Manual JIF

25
Manual de Aplicação da Marca

description

Manual de aplicação da marca dos Jogos dos Institudos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Somente o manual foi desenvolvido por mim, o logotipo e as aplicações foram criadas pela Coordenadoria de Comunicação Social - CSO - do Instituto Fedral do Espírito Santo - Ifes.

Transcript of Manual JIF

Page 1: Manual JIF

Manual de Aplicação da Marca

Page 2: Manual JIF

Índ

ice Apresentação

O ÍconeTipoCoresMarcaMalha ConstrutivaÁrea de ProteçãoReduçãoMonocromiaNegativoVariaçõesUsos ProibidosPatternAplicações

2345689

10111214151618

Page 3: Manual JIF

A marca dos Jogos das Instituições Federais de Ensino tem como conceito principal “o ato de comemoração” e pretendeu reproduzir, no ambiente que foi realizado, o princípio que diz: “O esporte iguala, principalmente no nível escolar”.

Foi criada com intenção de demonstrar o momento de coletividade e comemoração nas modalidades esportivas que fazem parte do JIF: atletismo, basquete, futebol de campo, fute-bol de salão, handebol, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. Dentro des-te contexto buscou transmitir as características esportistas mais conhecidas: movimento, impulso, energia, disciplina, interação e coletividade, vitória e superação constante.

oãç

atn

eser

pA

2

Page 4: Manual JIF

O ícone isoladamente já pode ser compreendido como o ato de comemoração, ao sugerir através de formas circulares um ser humano com os braços levantados sobre a própria ca-beça. Partindo deste elemento gerador, o ícone foi repetido 5 vezes em posições, tamanhos e diferentes ângulos de inclinação, demonstrando na coletividade que a participação dos desportistas, em seus vários momentos, podem realizar.

O Í

con

e

3

Page 5: Manual JIF

A tipografia institucional escolhida foi a Kontrapunkt, que ganhou prêmio de excelência em Design, por suas características contemporâneas, elegância e distinção, ela contribui como um fator de reconhecimento forte na identidade visual da marca, além de ser livre de custo algum, podendo ser usada sem ônus.

Tip

o

4

Page 6: Manual JIF

A cor escolhida para o ícone foi o azul porque é a cor associada ao ensino. A cor ver-melha é herança da mesma cor da marca dos Institutos Federais. A cor amarela foi definida como complementar pois simboliza a energia e o dinamismo que os Jogos representam.

Cor

es

5

Page 7: Manual JIF

A marca mostra os momentos de interações dos jogos, quando acontece um entrosa-mento entre os participantes que socializam os momentos de alegria, de lutas, vitórias e comemoração.

As possibilidades e oportunidades de intercâmbio e cooperação que surgem ao reunir num só local desportistas da rede federal de ensino tecnológico de todo o Brasil são amplia-das e foi isto que pretendeu-se com esta marca.

Ma

rca

6

Page 8: Manual JIF

O elemento pontual vermelho foi retirado da marca do Ifes, ele é precisamente o “pingo do i” da marca Ifes, o ponto vermelho foi usado como uma bola e repetido 3 vezes na marca, reforçando assim a idéia de esporte e movimento ao interagir com os ícones de braços levantados.

Ma

rca

7

Page 9: Manual JIF

A malha de construção geométrica da marca é composta por 31 módulos de comprimento por 19 módulos de altura.

Ma

lha

Con

stru

tiva

8

31 módulos

19

mód

ulos

Page 10: Manual JIF

O elemento escolhido como módulo para definir a área de proteção da marca dos JIF é o “número zero” da assinatura institucional. Qualquer outro elemento gráfico deve ficar, no mínimo, à distância delimitada por este elemento.

Áre

a d

e P

rote

ção

9

Page 11: Manual JIF

Para que a visualição da marca não fique comprometida, o limite de redução fica estabelecido em 56 mm x 34 mm para a versão completa, com a inscrição por extenso, e 30,5 mm x 15 mm para a versão resumida, apenas com a sigla JIF e o ano de realização.

Re

du

ção

10

Page 12: Manual JIF

Utiliza-se a versão em monocromia quando há restrição de apenas uma cor para impressão. Mon

ocr

omia

11

Page 13: Manual JIF

Deve-se utilizar a versão em negativo do Logotipo dos JIF quando a marca for aplicada sobre fundo escuro.

Ne

ga

tiv

o

12

Page 14: Manual JIF

Ne

ga

tiv

o

Versão em negativo para as reduções estabelecidas 13

Page 15: Manual JIF

Va

ria

çõe

s

É permitida a utilização da marca dos JIF utilizando o ícone e a sigla, somente. Como o evento é anual, o ano de realização deve ser alterado de acordo com a necessidade.

14

Page 16: Manual JIF

Uso

s P

roib

idos

15

Jogos das Instituições Federais de EnsinoEtapa Nacional - 2009

Não faça alterações na marca como os exemplos mostrados:

Alterar a proporção dos elementos.Mudar as cores.Distorcer vertical ou horizontalmente.Alterar a tipografia institucional.

Page 17: Manual JIF

Pa

tte

rn

Page 18: Manual JIF

Pa

tte

rn

Page 19: Manual JIF

Ap

lica

çõe

s

Em caso de aplicação em fundos com textura ou outros que, de alguma forma prejudiquem a legibilidade da marca, deve-se utilizar uma reserva de integridade na cor branca respeitando a área de proteção da marca estabelicida neste manual (ver página 9).

18

Page 20: Manual JIF

Ap

lica

çõe

s

18

Camiseta

Page 21: Manual JIF

Ap

lica

çõe

s

19

Bloco de Anotações

Page 22: Manual JIF

Ap

lica

çõe

s

20

Crachá

IF:

Função:

Nome:

Page 23: Manual JIF

Ap

lica

çõe

s12 a 17 de julho

Realização

SEJABEM-VINDO!

Vitória - ES

CS

O-

Ifes

-21

5-20

09

21

Banner

Page 24: Manual JIF

Ap

lica

çõe

s

22

Certificado

Vitória - ES, 17 de julho de 2009

Danilo Abdalla GuimarãesCoordenador do JIF 2009Portaria nº 31 – Ifes – Campus Vitória – 5.6.2009

Denio Rebello ArantesReitor Pro Tempore do IfesPortaria nº 265 – DOU 25.3.2009

CertificadoCertificamos, para os devidos fins, que

participou do JIF 2009, no período de 12 a 17 de julho,

realizado no campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes.

Page 25: Manual JIF

Ficha Técnica

Coordenadora de Comunicação SocialRenata Cristina Pinto Pazzini

Equipe de Design GráficoLeila Maria da SilvaWener Marq de MedeirosWilce Prota

EstagiáriosGustavo Binda Faria – Design GráficoMarcus Vinícius Mauro Rangel – Design GráficoJananda Carneiro Soares – JornalismoManuella Fonseca Nacif – JornalismoNatasha Lima Marcondes – Publicidade

Vitória, dezembro de 2009

CSO – Ifes – 881-2009