Jornal Imprensa do ABC - Edição 142

6
18 locais serão fiscalizados simultâneamente pela GCM. Foto: arquivo Criação de Parque Tecnológico será retomada em Santo André Equipe da Prefeitura trabalhará em sintonia com o governo estadual para viabilizar complexo; espaço físico já está definido. Página 3 Conheça o Litoral Paulista com R$ 10 Eder Xavier contesta dívida de São Caetano Página 6 Página 3 Instituto é parceiro da Faculdade de Medicina do ABC Treinamento prático inédito em reprodução humana Página 4 Fábio Costa veio do Santos por empréstimo Fábio Costa e Rivaldo estreiam hoje contra o Corinthians Página 5 Segurança de SBC aumenta efetivo da Ronda Cidadã Página 2 A Secretaria de Turis- mo do Estado dentro do Programa Roda SP, até 13/2 estará visitando to- dos os pontos turisticos da região. A passagem custa 10 reais. Vereador entrou com requerimento querendo saber o valor exato da dí- vida da cidade e nomes de todos os credores. Do modo que foi divulgada não é confiável. A Prefeitura de Santo André deu mais um passo para consolidar o projeto de construção do Parque Tecnológico. A decisão de retomar a criação do polo foi tomada em comum acordo durante encontro com a participação da secretária de Desenvolvi- mento do município, Os- wana Fameli e membros da secretaria de Desenvol- vimento do Estado. A Prefeitura de São Bernardo do Campo aumentou em 71% o efetivo da Guarda Civil Municipal no Programa Ronda Cidadã. Reformulado, o projeto da Secretaria de Segurança Urbana vai percorrer semanalmente uma região da cidade com 18 viaturas e mais de 60 GCMs. O número é praticamente o dobro do efetivo nos bairros do município até o ano passado, quando 35 guardas faziam o serviço. Um bairro de São Bernardo será escolhido a cada semana para receber o serviço. Com quatro pontos ganhos e amargando as últimas posições do Paulistão, técnico do São Caetano promove neste sábado duas estreias (Fábio Costa e Rivaldo) no intuito de barrar o Corinthians hoje a tarde no Pacaembú. O setor de Genética e Reprodução Humana da Faculdade de Medicina do ABC e o Instituto Ideia Fértil de Saúde Reprodu- tiva organizam de 18 de março a 31 de julho Trei- namento Prático em Labo- ratório de Reprodução Assistida. Já o Hospital Estadual Mário Covas está com inscrições abertas até 15 de fevereiro para o pro- cesso seletivo do 9º Pro- grama Trainee de Enfer- magem. Foto: Divulgação Ano IV - nº 142 - ABC - 09 de Fevereiro de 2013

description

142 - Segurança de SBC aumenta efetivo da Ronda Cidadã

Transcript of Jornal Imprensa do ABC - Edição 142

Page 1: Jornal Imprensa do ABC - Edição 142

18 locais serão fiscalizados simultâneamente pela GCM.

Foto: arquivo

Criação de Parque Tecnológicoserá retomada em Santo André

Equipe da Prefeitura trabalhará em sintonia com o governo estadual para viabilizar complexo; espaço físico já está definido.

Página 3

Conheça oLitoralPaulistacom R$ 10

Eder Xaviercontestadívida deSão Caetano

Página 6 Página 3

Instituto é parceiro da Faculdade de Medicina do ABC

Treinamento prático inéditoem reprodução humana

Página 4

Fábio Costa veio do Santos por empréstimo

Fábio Costae Rivaldoestreiamhoje contra oCorinthians

Página 5

Segurança deSBC aumentaefetivo daRonda Cidadã

Página 2

A Secretaria de Turis-mo do Estado dentro doPrograma Roda SP, até13/2 estará visitando to-dos os pontos turisticosda região. A passagemcusta 10 reais.

Vereador entrou comrequerimento querendosaber o valor exato da dí-vida da cidade e nomesde todos os credores. Domodo que foi divulgadanão é confiável.

A Prefeitura de SantoAndré deu mais um passopara consolidar o projetode construção do ParqueTecnológico. A decisão deretomar a criação do polofoi tomada em comumacordo durante encontrocom a participação dasecretária de Desenvolvi-mento do município, Os-wana Fameli e membrosda secretaria de Desenvol-vimento do Estado.

A Prefeitura de São Bernardo do Campo aumentou em71% o efetivo da Guarda Civil Municipal no ProgramaRonda Cidadã. Reformulado, o projeto da Secretaria deSegurança Urbana vai percorrer semanalmente umaregião da cidade com 18 viaturas e mais de 60 GCMs. Onúmero é praticamente o dobro do efetivo nos bairros domunicípio até o ano passado, quando 35 guardas faziam oserviço.

Um bairro de São Bernardo será escolhido a cadasemana para receber o serviço.

Com quatro pontosganhos e amargando asúltimas posições doPaulistão, técnico doSão Caetano promoveneste sábado duasestreias (Fábio Costa eRivaldo) no intuito debarrar o Corinthians hojea tarde no Pacaembú.

O setor de Genética eReprodução Humana daFaculdade de Medicina doABC e o Instituto IdeiaFértil de Saúde Reprodu-tiva organizam de 18 de

março a 31 de julho Trei-namento Prático em Labo-ratório de ReproduçãoAssistida.

Já o Hospital EstadualMário Covas está com

inscrições abertas até 15de fevereiro para o pro-cesso seletivo do 9º Pro-grama Trainee de Enfer-magem.

Foto: Divulgação

Ano IV - nº 142 - ABC - 09 de Fevereiro de 2013

Page 2: Jornal Imprensa do ABC - Edição 142

Secretaria de Segurança de SBCaumenta efetivo da Ronda Cidadã

Serão18 viaturas e mais de 60 Guardas Civis Municipais em locais diferentes a cada semana a fim de prevenir delitos

TuribioLiberatto

“O povo tem os políticosque merecem”

Foto: Valmir Franzoi

A Prefeitura de São Ber-nardo do Campo aumentouem 71% o efetivo da GuardaCivil Municipal no ProgramaRonda Cidadã. Reformulado,o projeto da Secretaria deSegurança Urbana vaipercorrer semanalmente umaregião da cidade com 18viaturas e mais de 60 GCMs.O número é praticamente odobro do efetivo nos bairrosdo município até o anopassado, quando 35 guardasfaziam o serviço.

Um bairro de SãoBernardo será escolhido acada semana para receber oserviço. As escolhas serão

Tá tudo como antes noquartel de Abrantes, ou seja,trocaram seis por meia dú-zia!!! “Contra fatos, não háargumentos”. Uma das frasesmais antigas do mundo se en-caixa muito bem aos políticosbrasileiros, como também aoseleitores, provando centenasde vezes que tem memóriacurta quando o assunto épolítica.

Basta dar uma olhadarápida nas nossas casas de leisespalhadas por todo o país enotar que muitos dos inte-grantes já cansaram de apa-recer nas mídias em casos na-da republicanos envolvidos emcorrupção. Quem não se lem-bra dos “caras pintadas”, quelevaram para as ruas a indig-nação da população brasi-leira em relação ao pseudocaçador de marajás FernandoCollor, jovem político eleitopresidente, que tinha tudopara entrar para a históriacomo melhor presidente pósditadura, mas que prometiacaçar os corruptos e apresen-tava uma imagem da tãosonhada renovação? Porém,pouco depois veio o pedido deimpeachment, era bradadonos quatro cantos do país, nasruas.

Collor acabou frustrando osonho de milhões de pessoas,deixou o governo debaixo deseveras críticas e xingamen-tos. Porém, o mesmo povo queo tirou do Palácio do Planaltoo devolveu ao senado comgrande votação.

E o que falar do deputadoum dos mais bem votados paraa câmara em 2010, PauloMaluf? Que se botar o pé forado país será preso de imediatopela Interpol.

Os brasileiros já estão ha-bituados á enxurrada de de-núncias contra o parlamentar,que não perdeu seu lugar nacâmara, possivelmente paranão perder a vexatória e ver-gonhosa imunidade parlamen-tar. A bola da vez do momentoé o senador Renan Calheiros,que renunciou á presidênciado senado em 2007, após uma

avalanche de sérias denúnciasde que um lobista pagava suasdespesas pessoais, entre asquais a pensão de um filho queteve fora do casamento com ajornalista Mônica Veloso, pa-ralisando a casa por meses afio.

Porém, em 2010 para sur-presa geral da nação, Calhei-ros foi eleito para o terceiromandato de senador, e agoraem conluio com os petistas quehá tempos jogaram a cartilhada ética no lixo, foi eleitonovamente para presidir o se-nado obtendo 56 votos dos 81possíveis da casa. Sendo aju-dado pelos votos dos petistas,Renan Calheiros acaba deconquistar um dos mais altospostos da república. É o fimda picada...

Enquanto isso, a envergo-nhada sociedade brasileira,que afirma não tolerar maiscorrupção, picaretagem cana-lhice, falta de ética, graças ámemória curta de um povo emsua maioria analfabeto fun-cional, abre caminho para queo parlamentar maquiavélicoconquiste cargos cada vezmais alto, mesmo correndo orisco de ser novamente de-posto e ainda perder o man-dato, pelo fato de ter sido no-vamente denunciado pelo pro-curador geral da repúblicaRoberto Gurgel, por ter come-tido inúmeros crimes.

Ou talvez em um futuro nãotão distante, se eleja presiden-te do Brasil, se tudo continuarcomo está. Só nos resta dizer:o povo brasileiro tem em seucomando os políticos que me-recem, lembrando que os 56senadores que votaram em Re-nan Calheiros são todos fa-rinha do mesmo saco, não éverdade ???

TURÍBIO LIBERATTO

feitas de acordo com osdados do Sistema deInformações Criminais (Info-crim) da Secretaria de Segu-rança Pública de São Paulo.Antigamente, o programa eracoordenado pelos comandosregionais.

“É um trabalhopreventivo e comunitário.Por meio dos dados doInfocrim, vamos levantarquais são os locais e horáriosde maior incidência dedelitos”, afirma EdvaldoPires dos Santos Serafim,inspetor chefe da GCM ecoordenador do RondaCidadã. “O nosso objetivonão é caçar criminoso, massim prevenir para que ocrime não ocorra”, completa.

O primeiro bairro areceber o Ronda Cidadã emseu novo formato foi oRudge Ramos, na última

semana. Jardim Palermo,Irajá e Santa Terezinhatambém passaram a contarcom o serviço desde a últimasegunda-feira.

Além de prevenir delitos,a GCM também vai atuar emparceria com outrassecretarias da Prefeitura. “Seobservarmos problemas deiluminação, terreno baldio oudescarte irregular deentulhos, por exemplo,iremos acionar as secretariascompetentes para solucionaro problema”, explica Pires.

Após percorrer os bairros,haverá avaliação mensal daGCM para verificar se houvequeda na incidência decrimes nas regiões atendidaspelo Ronda Cidadã.Qualquer denúncia pode serfeita pelo telefone 4126-2800. Não é necessário seidentificar.

Ações da Guarda CivilMunicipal são parareduzir índice decrimalidade na cidade

A experiência religiosa, emsua essência, representa umadas mais belas manifestaçõessimbólicas do ser humano naconstituição de sua existência.A Religião se apresenta comoum caminho da beatitude e daautorrealização do ser humanoem sua vida, associando-seainda a questões tais como oproblema da finitude e a ex-pectativa do porvir, os valoresdas ações humanas imputadascomo boas ou ruins, a mani-festação do sagrado na esferacotidiana, dentre inúmerasoutras possibilidades.

Nessas reflexões, a refle-xão filosófica sobre a práticareligiosa é sempre um ofíciode grande dignidade intelec-tual. Uma Religião de valori-zação metafísica postularia

Redenção.Prof. JoséOdair da

Silvaque seus princípios existen-ciais e morais constituiriamem promover, mediante umasérie de preceitos normativose rituais, o restabelecimento daligação espiritual do indivíduopara com uma realidade trans-cendente a ele, “Deus”, ou ou-tra entidade que personifiqueum ideal de perfeição ou su-perioridade ontológica em re-lação ao ser humano.

Entretanto, a experiênciasagrada da religião pode muitobem ocorrer no âmbito de umarelação puramente imanente,sem que haja qualquer pos-tulado suprassensível que sus-tente o ideário valorativo dospreceitos de conduta que ser-vem de guia para o indivíduo,ou a coletividade de fiéis, pos-sa alcançar algum tipo de in-

teração com a esfera divina.Dessa maneira, podemos

encontrar no decorrer da his-tória da humanidade diversaspráticas religiosas, cujas valo-rações existenciais se pautamem princípios imanentes, pre-conizando o desenvolvimentode uma vida mais plena e sau-dável, condição para que a pró-pria busca pelo sagrado se tor-ne mais rica, pelo fato de sermovida não pela necessidadede se saciar uma indigênciaexistencial, mas pela neces-sidade de dar vazão a uma a-bundância de forças vitais si-tuadas no próprio âmago hu-mano, atividade que certamen-te se caracteriza concreta-mente pelo desenvolvimentode interações alegres entreindivíduos, promovendo-se as-

sim uma espécie de beatitudeprática que é a mais bela glori-ficação da vida.

Nessas condições, pode-mos dizer que se trata de umpreconceito sem igual a for-mulação da crença de que oâmago da experiência reli-giosa nasce exclusivamente deuma fuga do real, um desviodo enfoque cognitivo, afetivoe existencial acerca da reali-dade circundante, motivando anecessidade de criar um pata-mar sagrado em que todas asmisérias humanas que não sãoadequadamente resolvidasserão convenientemente resol-vidas no além vida, na dimen-são suprassensível.

Nome sujo nunca mais !!!Bruno

Chacon

Enfim, elaboraram um sitetotalmente gratuito, onde to-dos podem consultar se o seunome está sujo ou não, se pos-sui dívidas, ou pendências fi-nanceiras. Antes tínhamos queprocurar um dos postos autori-zados e pagar uma taxa. Massempre fiquei me pergun-tando, como uma pessoa, queestá sem dinheiro, com nomesujo, querendo consultar suaspendências, tem que pagarpara verificar sua situação. Omesmo é valido para os sitesde procura de emprego, ondeo cidadão desempregado a vá-rios meses, querendo encon-trar algum trabalho para ajudaras finanças em casa, tem quepagar uma mensalidade paradeixar seu CV no site e torcerpara ser chamado parar algu-mas entrevistas, que mesmopagando a mensalidade nãotem nada garantido.

O site que está disponibili-zando esse serviço gratuita-mente é da empresa Boa VistaServiços, administradora doSCPC (Serviço Central de Pro-teção ao Crédito). Ninguémquer deixar o nome sujo napraça, porém muitos nem sa-bem sua própria situação, sejapor falta de tempo ou por faltade informação em relaçãoonde e como descobrir se estátudo em ordem com seu nome.Através deste site é possívelverificar os débitos existentese em quais empresas você pos-sui pendências. A vantagemdeste serviço é exatamente es-sa, ao descobrir em qual em-presa estamos devendo, bastair negociar diretamente comelas, conseguindo um descon-to por acertar as dívidas ouuma negociação para facilitaro pagamento das pendências.

Pronto, agora com todas as

informações disponíveis, bastaapenas planejar a parte finan-ceira para quitar as dívidas elimpar seu nome. Em primeirolugar, some todas as pendên-cias existentes, inclusive osjuros. Esse será o valor máxi-mo que você terá que pagarpara limpar seu nome, o pró-ximo passo é negociar a dívidadiretamente com a empresa emque se deve, para reduzir aomáximo o valor a pagar. Emmuitos casos, o valor cairámuito, pois as empresas já es-tavam desacreditadas em re-ceber essas pendências, por es-se motivo é indispensável a ne-gociação, pois fará com queeconomize ainda mais.

E por fim, planeje-se fi-nanceiramente falando. Nãopense apenas naquela frase fa-mosa, “a parcela cabe no bol-so, então posso pagar”, pois sepensar assim, certamente terá

mais problemas financeiros fu-turamente. Planeje pensandoem quanto terá que poupar pormês para quitar à vista suasdívidas. Ao passar pelo pro-cesso de limpar seu nome eacabar com suas dívidas,apenas poupando por mês, farácom que você aprenda o ca-minho certo para colocar o há-bito de poupar na rotina do seudia a dia. Assim, ao invés deestar poupando para pagardívidas, você poderá estar pou-pando para aquela viagem defim de ano com sua família, a-quele imóvel dos sonhos, ouaté mesmo sua tão sonhadaindependência financeira.www.facebook.com/BrunoasChacon

Está no Código Civil e noEstatuto do Idoso: pessoasidosas necessitadas podempedir pensão a filhos e/ ounetos, para ajudar a cobrirgastos consideradosessenciais. O idoso carenteque necessita de auxíliofinanceiro dos familiarespode procurar a DefensoriaPública de São Paulo e pedirque os parentes maispróximos ajudem com suasdespesas. Esse benefíciotambém pode ser solicitadopor uma pessoa que sejaresponsável pelo idoso.

O procedimento ésimples: basta ir a uma dasunidades da DefensoriaPública com algumdocumento que comproveque o idoso não está apto aotrabalho. Fotos que mostremque a pessoa está debilitada

Idosos podem pedirpensão alimentíciaa familiares

ou receitas médicas tambémpodem ser utilizadas. Para teracesso aos serviços daDefensoria, a pessoa devetambém comprovar que nãotem condições de contratarum advogado privado.

Depois de dar entrada nasolicitação, o defensor abreum expediente e convida osfamiliares para uma sessãode conciliação. Caso nãohaja um acordo, um processoé aberto e a pensão serásolicitada judicialmente.Segundo a defensora públicaAline Rodrigues Penha, umasolução conciliada é maiscélere e efetiva do que umprocesso judicial. ADefensoria Pública de SãoPaulo na capital recebediariamente ao menos umasolicitação de pensão aidosos.

O prefeito de SãoBernardo do Campo, LuizMarinho, convocou para 20de fevereiro, às 10h, reuniãocom o Corpo de Bombeiros,polícias Militar e Civil eáreas da Prefeitura paradefinir ações para afiscalização de bares,restaurantes, casas noturnas eoutros locais com grandeafluxo de pessoas, inclusiveórgãos públicos.

Além do prefeito,secretários e técnicos daPrefeitura, vão participar dareunião os comandantes do6º e 40º batalhões da PolíciaMilitar, major Carlos Albertodos Santos e major LuizAntônio Dantas Valente,respectivamente, ocomandante do Corpo de

Prefeito Luiz Marinhodiscutirá estratégiaspara casas noturnas

Bombeiros, tenente-coronelRoberto Alboredo Sobrinho,e o delegado seccional,Waldomiro Bueno Filho.

“É preciso que todas aspartes envolvidas se sentemà mesa de reunião paradefinir estratégias e evitarque fatos lamentáveiscomo o de Santa Maria(RS) tornem a ocorrer”,afirma o chefe doExecutivo.

O prefeito Marinhodestaca ainda que é precisoagir com sensatez e calmanesse momento: “Não hásentido em sair pela cidadefechando estabelecimentoscomerciais sem antes definiras diretrizes. Por isso, estareunião será muitoimportante”, disse.

Page 3: Jornal Imprensa do ABC - Edição 142

Tá passando o tempoA explicação ainda não veiodo prefeito caetanense sobreo Auxílio Aluguel para toda apopulação carente e bolsa deestudos de 100% para gradua-ção e pós-graduação aos a-lunos da USCS - UniversidadeSão Caetano. Promessa é pro-messa, é já se passaram 40 di-as e nada mais se falou. O bomvelhinho não está cumprindoas promessas, e dificilmente ascumprirá, principalmente setoda vez que falar num micro-fone que a cidade está endi-vidada por causa do prefeitoanterior. Ele era governo an-tes também.

Nomeações ...Algumas nomeações feitas re-centemente devem tirar o sonode quem apoiou Pinheiro emoutubro passado. Alguns, quea turminha dele falavam quenão faziam nada, e, seriam ba-nidos definitivamente da ad-ministração pública, parecemque estão de volta mais fortes.Se não serviam antes, vão ser-vir agora pra que Pinheiro?Apoio? Em que?!!!

Quanto é a dívida...Ainda não foi divulgada a re-lação de empresas com cré-ditos a receber da Prefeiturade São Caetano, que atinjamo montante de 264,5 milhõesde reais. Se o alcaide, ficasseum pouco mais em sua cadeirano Paço Municipal, faria seus“técnicos” trabalharem paraapresentar o nome dos credo-res. Os munícipes querem sa-ber o nome dos credores e serealmente a mesma existe. Nãoadianta a primeira dama sairfalando em reuniões de portasfechadas que a dívida é esta,mas não sabe explicar quemsão os credores, ou se eles e-xistem mesmo.

Reunião com vereadorDias atrás, o único vereadordo PC do B, de São Caetano,Eder Xavier, conseguiu au-diência com o Secretário deEsportes do Estado, José Au-ricchio Jr., para falar da pro-palada dívida de 264 milhõesde reais divulgada pelos pre-feito Pinheiro e seus “técni-cos”. Saiu da reunião com al-guns dados interessantes, masnão atingem 270 milhões. Seráque o Pinheiro desaprendeu afazer contas de somar, e sóquer saber da de multiplicarpara ganhar pontinhos no ibo-pe com seu eleitorado? Vamosesperar, só o tempo dirá...

Articulações a vistaNem bem começou a adminis-tração PNP, e já estão falandona eleição de 2016. Deve serporque o atual administradorjá sinalizou que não quer sermais de uma vez prefeito, e abrincadeira cansa muito, prin-cipalmente quando tem detratar com o público sobre aspromessas que não pretendejamais cumprir. Como dizia ovelho Zuza - “minha vida é an-dar por este país...” e admi-nistrar que é bom, nada.

LigeirinhoCópia é cópia, nunca será o-riginal, por mais que tente.Copiar projetos de outras ci-dades, se é bom para admi-nistração e a população acei-ta, tudo bem. Mas, copiar ad-ministração, aí fica compli-cado. Quando vivo, Tortorello,lançou seu filho a deputadoestadual, Marquinho. Agoraseguindo os mesmos passos oPP quer lançar também seu re-bento. Isso que é cópia, doissão cotados para disputar aseleições para deputado esta-dual, a mesma coisa fez Luiz,lançou dois e apoiou um.

Cópia é cópia IIAté no apoio a AD São Cae-tano o atual prefeito está co-piando o prefeito fundador daAD. Investir no clube vai serdifícil, porque não é munici-pal, e se isso acontecer será

desastroso para a administra-ção que alega ter dívidasimensas deixadas pela admi-nistração anterior. Se investirno clube particular, é porquea dívida não assusta ninguém,e o bicho papão, não é tão feiocomo dizem os “técnicos”.

Minha Casa, Minha VidaDias atrás o prefeito Pinheirodivulgou a imprensa que quero programa Minha Casa,Minha Vida em São Caetano.Muito boa esta notícia para apopulação que mora na cidadehá muito tempo e comprovaque mora aqui, e não os para-quedistas que estão chegandoaos montes a procura de em-preguinho na administraçãopeemedebista. Se a TB conti-nuar prestando serviço a pre-feitura pode ser este o cami-nho. Por isso, estão diminu-indo o salário e cortando ex-tras. Vai saber...

Falha nossa...Chamar prefeito de presiden-te, só em São Caetano mesmo.Foi durante cerimônia naCâmara Municipal da cidade,onde Paulo Pinheiro saudou oLauro Michels de presidentede Diadema. Essas e outrasgafes inusitadas foram come-tidas na sessão. Os pinheiris-tas ainda não pegaram o jeito,muito menos o pessoal do ce-rimonial, que não avisaram osdiscursantes que alguns pre-feitos não foram eleitos e fo-ram convidados para traba-lhar em cidades da região.Sessão pastelão deveria cha-mar...

Fiscalizar o LegislativoO Prefeito Pinheiro, foi matara saudade da Câmara e assis-tir a primeira sessão do anodo Legislativo sancaetanense.Vai ver que já está sentindo sa-udades de seu antigo gabinete,onde não tinha que se preocu-par com nada. Agora é dife-rente, além de se preocuparcom a cidade, vai ter de expli-car onde encontrou os núme-ros da dívida da cidade, queele também votou a favor detodos os contratos quando ve-reador, e, sem contestar. Tem-po bom heim...

Nepotismo...Cuidado, você pode estar co-metendo nepotismo ao aceitartantos cargos públicos para asua família. Errado e certo,quem deve se preocupar équem tá nomeando. Daqui apouco vão nomear, a empre-gada doméstica o gato, o cãoe até o pinguim, se ele tiver.Tudo assessor II. Essa famíliadeve ter trabalhado e muito nacampanha para ganhar tantoscargos assim. E mais estranhoainda, a pessoa era da opo-sição, será?!?

Sair do papelParece que agora o ParqueTecnológico de Santo Andrédeve sair do papel. O prefeitoCarlos Grana ganhou umcolaborador de peso para oempreendimento, o que o ex-prefeito Aidan Ravin nãotinha, ou, não queria. Odeputado Orlando Morandoestá colaborando para aimplantação e fazendo a pontecom o governo do Estado,para o projeto ganhar vida. Ameta é trazer mais empregospara Santo André nos próxi-mos anos.

Crime de trânsitoSe dirigir embriagado é crime,dirigir falando em celulartambém é infringir a lei detrânsito e punível com multa eperda de pontos. Porque aGCM e nem a polícia militarnão pune estes infratores. Estáconstatado por cientistas detrânsito, que ambos “embria-guês e celular” não combinamcom direção. Enquanto isso,motoristas funcionários públi-cos usam e abusam desta prá-tica, principalmente os da redede Saúde do município.

LEMBRETES

Vereador Eder Xavier contestadívida divulgada por Paulo Pinheiro

De acordo com requerimento, a dívida de 264 milhões não foi explicada pelo atual prefeito, e vereador quer nome de credores.O advogado e vereador do

PC do B, dr. Eder Xavier, opo-sicionista ferrenho do ex-pre-feito José Auricchio Júnior,atual secretário Estadual doEsporte Cultura e Lazer; - pro-tocolou requerimento exigin-do do prefeito Paulo Pinheiroa divulgação dos nomes doscredores e os valores porme-norizados de cada um, só as-sim poderá dar conclusão aorelatório das dívidas da gestãopassada.

O método superficial da dí-vida da municipalidade comofoi apresentada a imprensa àalguns dias atras pelo prefeitoe seus secretários “técnicos”atingindo a cifra de mais de264 milhões de reais, não é amaneira correta de apontar quea administração anterior foirelapsa com o dinheiro pú-blico, visto que a transparênciapública se faz necessária namedida que as apurações dasdívidas ficaram a cargo de ser-vidores municipais que traba-lharam na gestão anterior eoutros haviam sido afastadosanos atrás da mesma adminis-tração, e agora retornam comotécnicos administrativos.

No requerimento ainda overeador Eder cita que a Ad-ministração Pública Municipalsó deve se responsabilizar pelocumprimento dos objetos con-tratuais executados.

Vale lembrar também que

Espera-se a mesma postura de cobrança do vereador EderXavier contra a atual administração

o prefeito Pinheiro foi verea-dor da base de sustentação doprefeito José Auricchio Júniorpor mais de sete anos conse-cutivos, votando e aprovandotodos os projetos e orçamentosmunicipais, e é de se extranharque agora venha a divulgarrelatórios de dívidas de maisde 264 milhões, sem nunca tê-la contestada no plenário daCâmara Municipal em nenhu-ma oportunidade.

Abaixo publicamos algunsquestionamentos que o verea-dor Eder Xavier faz a adminis-tração da cidade quanto as dí-vidas, que espera receber nospróximos dias, dando prosse-guimento a transparência quea administração atual querimpor às contas públicas.

1) O que compreende odébito total que correspondeR$ 233.536.812,05 (duzentose trinta e três milhões, quinhentose trinta e seis mil, oitocentos e dozereais e cinco centavos)?

2) Quais as empresascontratadas que tem créditos areceber? Apontar os respecti-vos valores; data em que ocontrato foi firmado; data devencimento; data presumidade pagamento; data que sepretende efetivar o pagamento,etc.

3) Quem foram os agentespúblicos responsáveis peloslevantamentos?

4) Está havendo negocia-

ção com os empresários?5) Quem são os servidores

responsáveis pelos contatoscom os empresários? Quais osservidores que estão fazendoas negociações e parcelamen-tos dos débitos?

6) Existe aprovação legis-lativa para o parcelamento dosdébitos financeiros?

7) Qual o documento u-tilizado para formalizar even-tual composição amigável?

8) Qual a previsão para pa-gamento total do suposto dé-ficit financeiro? Detalhar;

O requerente postula pelasinformações referidas, emba-sando-se nos contornos consti-tucionais e legais previstos naConstituição Federal, e na LeiOrgânica do município de SãoCaetano do Sul, que estabeleceo prazo para a prestação dasinformações é sempre de nomáximo 15 (quinze) dias úteis.

Diante disso o vereadorEder Xavier requer que sejamrespondidos os questionamen-tos formulados, possibilitandoa efetividade da fiscalizaçãodos atos públicos.

O vereador Gersio Sartorifoi eleito pelos internautascomo “Melhor Vereador deSão Caetano do Sul em 2012”.A pesquisa foi realizada no sitewww.quartaordinaria.com.br eo petebista obteve 61 % dosvotos totais, liderando a pes-quisa desde o primeiro dia.

Esta é a terceira vez conse-cutiva que o vereador tem seutrabalho reconhecido, em 2010enquanto presidente recebeu oprêmio de “Vereador desta-

Gersio Sartori recebe prêmio

Fernando Panda, Gersio Sartori e Samuel Boss

que“, em 2011 foi considerado“o vereador mais atuante” eem 2012 “o melhor vereador”.

No ato da entrega do prê-mio, o vereador Gersio Sartoriagradeceu aos internautas e àpopulação em geral dizendo:“Sinto-me orgulhoso e motiva-do pelo reconhecimento demeu trabalho e este prêmio meimpulsiona a buscar cada vezmais o desenvolvimento danossa cidade e o bem estar denossa população”.

Foi nomeado na últimasegunda-feira o líder doprefeito Paulo Pinheiro, quedefenderá a administração naCâmara de São Caetano nospróximos quatro anos. Overeador Jorge Salgado doPTB, aceitou a incumbênciade representar o Executivo,assim como o vereador PauloBottura, será o vice-lider dabancada.De acordo com o vereadorSalgado, o acordo deliderança ocorreu devido alonga amizade com oprefeito Pinheiro, namilitância petebista, além deconhecer profundamente osregulamentos regimentais.A primeira sessão doLegislativo caetanense foimarcada pelas votações enomeações dos membros dascomissões, não tendonenhum projeto de

Jorge Salgado é o liderdo prefeito na Câmara

Salgado - “amizade comprefeito gerou convite paradefendê-lo no Legislativonos próximos quatro anos”.

relevância do Executivo paradiscussão.

Santo André e Estado retomamcriação de Parque Tecnológico

Em reunião realizada noinício da semana em São Pau-lo, a Prefeitura de Santo Andrédeu mais um passo para con-solidar o projeto de construçãodo Parque Tecnológico. A de-cisão de retomar a criação dopolo foi tomada em comumacordo durante encontro coma participação da vice-prefeitae secretária de Desenvolvi-mento Econômico e Trabalhodo município, Oswana Fameli;o secretário estadual de Desen-volvimento Econômico, Ciên-cia e Tecnologia, Luiz CarlosQuadrelli e o deputado estadu-al Orlando Morando. Para ace-lerar o desenvolvimento e im-plantação do parque, uma e-quipe de técnicos já está tra-balhando em conjunto com oEstado.

Oswana Fameli informouque o Parque Tecnológico é u-ma prioridade desta gestão eSanto André se sentirá honradaem ser uma referência em umprojeto de sucesso. “Percebimuita boa vontade e coopera-ção vinda do governo do Es-tado para oficializar o projeto.Agora, vamos arregaçar asmangas e, com a união de to-dos, colocá-lo em prática”,destacou.

O espaço físico do empre-endimento já está definido,mas precisa passar pelo avaldo Legislativo. Serão duasáreas, uma de 30 mil m², naavenida dos Estados, próximoao Viaduto Salvador Avamile-no, atrás do atacadista Makro.A segunda fica no Parque An-dreense, com 184 mil m². Aexpectativa é promover o de-senvolvimento econômico nasimediações das áreas.

A vice-prefeita acrescentouque a ideia de trabalhar em sin-tonia com o governo estadualpermitirá conhecer polos jáinstalados em outras cidades,como em São José dos Cam-pos, Sorocaba e São Carlos.

CredenciamentoUm parque tecnológico é

formado por universidades,laboratórios de pesquisa, em-presas de alta tecnologia, pres-tadoras de serviços e incuba-doras empresariais e tecnoló-gicas. Neles, são exploradasdiversas áreas do conheci-mento, dependendo da voca-ção regional de onde está ins-talado: mecatrônica, tecnolo-gia da informação, agribusi-ness, energias limpas, saúde,nanotecnologia, mídia e ge-

rontologia, engenharia de soft-ware e biocombustíveis, entreoutros.

Para ser credenciado, o mu-nicípio precisa cumprir umasérie de exigências do pro-grama, como abrir uma empre-

sa pública para gerir o espaço,comprovar a viabilidade doempreendimento, fazer o pro-jeto urbanístico, firmar convê-nios com instituições de ensi-no e criar leis que incentivema inovação e a pesquisa.

Secretária de Desenvolvimento de Santo André, OswanaFameli, deputado Orlando Morando e Luiz C. Quadrelli -secretário estadual de Desenvolvimento Economico

Foto: arquivo

Foto: arquivo

Foto: Thaís Santiago

Page 4: Jornal Imprensa do ABC - Edição 142

Vinculado ao setor de Ge-nética e Reprodução Humanada Faculdade de Medicina doABC, o Instituto Ideia Fértil deSaúde Reprodutiva organizade 18 de março a 31 de julhoTreinamento Prático em La-boratório de Reprodução As-sistida. A capacitação tem porobjetivo oferecer embasamen-to teórico e treinamento prá-tico dos procedimentos reali-zados em laboratório de repro-dução assistida para o corretodesempenho profissional emnível básico.

Com total de 160 horas/au-la, a capacitação é direcionadaa profissionais graduados oualunos do último semestre dasáreas de Ciências Biológicas,Biomedicina e Veterinária. Osencontros serão às segundas equartas, das 17h às 20h, e aossábados, das 8h às 14h. A coor-denação está a cargo da Coor-denadora de Ensino e Pesquisado Instituto Ideia Fértil e pro-fessora da FMABC, Dra. An-gela Mara Bentes de Souza.

Interessados podem se ins-crever até 4 de março. Mais in-formações pelo e-mail [email protected] ou notelefone (11) 4433-2851.

Instituto Ideia Fértil terá treinamentoprático inédito em reprodução humanaParceiro da Faculdade de Medicina do ABC, Instituto é o maior serviço de reprodução assistida do país com cerca de 3 mil atendimentos mensais

Curso é fundamental no desempenho profissional

Mário Covas inscreve para Trainee de EnfermagemO Hospital Estadual Mário

Covas está com inscrições a-bertas até 15 de fevereiro parao processo seletivo do 9º Pro-grama Trainee de Enferma-gem. Sob responsabilidade daDiretoria de Enfermagem, a i-niciativa visa a preparar re-cém-formados para atuaçãocomo enfermeiros assistenci-ais, assim como contribuircom a formação de nova ge-ração comprometida com va-lores éticos, de humanização

e trabalho em equipe.Estão disponíveis seis va-

gas e podem participar candi-datos graduados em Enferma-gem nos anos de 2011 e 2012.Interessados devem se inscre-ver pessoalmente no Setor deGestão de Pessoas do HEMC(Rua Dr. Henrique Caldera-zzo, 321, B. Paraíso - SantoAndré), das 8h às 16h30. Maisdetalhes sobre o processo se-letivo, requisitos, conteúdo,datas, documentação e a ficha

inscrição - que deve ser entre-gue preenchida - no site www.hospitalmariocovas.org.br.

O início dos trabalhos estáprevisto para 20 de maio. Comcarga de 36 horas semanais, oprograma tem duração de 12meses. Durante esse período,os trainees vivenciarão diver-sas etapas de aprimoramentoprofissional, a partir de ativi-dades desenvolvidas em váriasclínicas do hospital, geridopela Fundação do ABC.

Seleção:O processo seletivo será di-

vidido em 4 etapas elimina-tórias. A primeira será provade múltipla escolha sobre co-nhecimentos gerais da profis-são. Também compõe a sele-ção prova dissertativa, cujosaprovados serão encaminha-dos a entrevistas coletivas, in-dividuais e dinâmicas degrupo. A última fase do proces-so consiste em entrevista coma Diretoria de Enfermagem.

O Centro de FormaçãoPadre Leo Commissari,com sede na Rua Padre LeoCommissari, 288, noJardim Silvina em SãoBernardo do Campo, vairealizar neste ano doisprojetos de qualificaçãoprofissional que ao todobeneficiará 1272 pessoas. Oprimeiro, patrocinado peloProjeto Criança Esperança,em parceria com a RedeGlobo e a Unesco. E osegundo, conveniado com aSecretaria de Educação deSão Bernardo do Campo.Os cursos são gratuitos e jáestão com as inscriçõesabertas. Estão disponíveisas aulas de: Panificação,Práticas Administrativas,Informática, Cabeleireiro,Mecânica de Autos,Construção Civil, Violão eInglês.O Centro de Formaçãodisponibiliza também aBiblioteca Comunitária,onde o interessado poderápegar livros, revista e gibisemprestados e ter acesso ainternet.Todas as quintas-feiras apartir das 9h tem o Bazar daPechincha.Oportunidade de empregonas áreas de AssistenteSocial, Pedagogos(as),Educadores de informática,

Cursos gratuitosno Jardim Silvina

Oficineiro para atividadesesportivas, Educador dePanificação e Confeitaria,Educador de Cidadania,Capoeira, Inglês, Espanhol,Italiano, Judô, Teatro,Danças e Musicalização.Seja voluntárioVocê poder fazer partedeste belo trabalho social.É que o Centro deFormação está precisandode voluntário que possamatuar nas áreas daBiblioteca para atividadescom crianças eadolescentes no período damanhã e da tarde. Do Bazarda Pechincha para ajudarna organização eatendimento na quinta-feirapela manhã e tarde. NoCadastro de Nota FiscalPaulista para inserir asnotas doadas sem o CPF nosite através da internet,todos os dias. No Jardimpara ajudar na manutençãoe reparo da grama. NaQuadra de Esportes pararealizar atividadesesportivas com crianças,adolescentes e jovens.Para mais informações,ligue: 4127.0866 /4334.1142 ou entre emcontato pelo email:[email protected] sitewww.padreleo.org.br

Para Anunciar Ligue

4221-1667 - 4221-1892

Carlos Grana dá novo passopara destravar Poupatempo

O secretário de Estado DaviZaia (Gestão Pública) emreunião em São Paulo com oprefeito Carlos Grana deunovo passo rumo àconcretização doPoupatempo de serviços emSanto André. Ficou acertadaentre as partes a realizaçãoimediata, de vistoriaenvolvendo técnicos dosgovernos estadual e munici-pal, e também da Cetesb,para avaliar as condições daárea que receberá oequipamento público, noespaço onde funcionava aantiga Rhodia Química.Grana destacou o esforço daadministração andreense emagilizar o processo. “Osecretário Davi Zaia afirmouque Santo André estava nalista de três Poupatempos

Encontro em São Paulo define vistoria conjunta em áreaque abrigará equipamento

Deputado Alex Manente e Admir Ferro - Prodesp dão apoio ao prefeito Carlos Grana

prioritários que seriamconstruídos pelo Estado nosúltimos meses. A unidade daLapa (bairro paulistano) foiinaugurada no fim de 2012, ade Suzano (cidade na regiãometropolitana) no iníciodeste ano, e a de Santo Andrénão saiu do papel. Nãopodemos perder tempo.Nossa região é muito grandee importante para ter apenasum Poupatempo”, afirmou.“A Prefeitura de Santo Andréfará o que for necessário paraacelerar o processo”,reforçou.Davi Zaia também externoua disposição do governoestadual em resolver aquestão em parceria com aadministração de SantoAndré. “Queremos viabilizaro projeto o mais rapidamentepossível. Estamos

empenhados em resolver aspendências e realizar asações conjuntamente”, disse.Paralelamente à vistoriatécnica, a Prefeitura de SantoAndré se comprometeu acancelar o decreto depermissão de uso da área emquestão ao Estado - aprovadono fim do ano passado, aindana gestão anterior - porapresentar problemas. Emsubstituição, será enviada àCâmara - a pedido do própriogoverno paulista - lei deconcessão de uso do localpelo Estado. “No decretohavia alguns problemas,inclusive, o de que omunicípio poderia retomar aárea a qualquer momento”,ressaltou Zaia.Carlos Grana tranquilizou ogoverno, dizendo que esta“insegurança jurídica criadapelo decreto” será anulada.“E vamos envolver osvereadores na discussão, aoenviar projeto de lei aoLegislativo.”O encontro entre Grana eZaia foi acompanhado pelosdeputados estaduais AlexManente (PPS-SãoBernardo) e Ana do Carmo(PT-São Bernardo), pelossecretários andreenses TiagoNogueira (Gabinete),Raimundo Salles (Cultura,Esporte, Lazer e Turismo) eLeandro Laranjeira(Comunicação), além deAdmir Ferro, novo diretor daProdesp (Companhia deProcessamento de Dados doEstado de São Paulo), setorresponsável peloPoupatempo.

Consórcio Intermunicipal discute mobilidade urbanaO Consórcio Grande ABC,

em sua última reunião, dis-cutiu a mobilidade urbana re-gional e o desafio de apre-sentar em 30 dias o projetobásico regional sobre o tema.

“Na próxima reunião or-dinária do Consórcio que a-contecerá dia 4 de março, nósdevemos analisar o projeto fi-nalizado e, a partir daí, soli-citar uma audiência públicacom a ministra Miriam Bel-chior, do Planejamento, Orça-mento e Gestão, para enca-minhar para a presidente Dil-ma um o Projeto de Mobili-dade Regional, diante do es-tudo e de ações concretas quepoderão ser adotadas em con-junto pelos sete municípios”,

Foto: Valmir Franzoi

afirmou o prefeito Luiz Ma-rinho de São Bernardo -presidente do Consórcio.

Desde o ano passado, oConsórcio e a Secretaria deEstado de DesenvolvimentoEconômico vêm desenvol-vendo um Plano de Mobili-dade Regional, no valor de R$1 milhão, que entrou em fasede prognósticos. A etapa paradefinição de diagnósticos foiconcluída em novembro, comaudiência pública realizada naentidade.

Todo seu detalhamento, di-retrizes e encaminhamentosforam apresentados aos pre-feitos empossados em 2013,que passaram a integrar ocolegiado de prefeitos. Reunião contou com a presença de todos os prefeitos do Grande ABC

Foto: Anderson Pereira Pedro

Page 5: Jornal Imprensa do ABC - Edição 142

São José Futebol Clubeé destaque no noticiárioesportivo do Cantinho

Repercutindo muito no BairroSão José entre os esportistas, a voltade um dos mais tradicionais clubesda era dourada do futebol amador.Num furo de reportagem do arti-culista local, diga-se de passagemque alguns de seus ex-atletas fica-ram emocionados com essa notícia.

Em primeira mão: O Cantinho doZezé vasculhando os seus controles,descolou nas amarelecidas páginasdo acêrvo importantes detalhes.

Em 1957 a campanha da equipeprincipal nas 52 partidas disputadasobteve 19 vitórias, 15 empates e 18derrotas, 69 gols pró, 64 sofridos,saldo de cinco gols. O expressinhoteve 25 vitórias, 10 empates, 17derrotas, 75 gols pró, 73 sofridos,saldo de dois gols. Os artilheiros fo-ram Jair Domingues com 26 gols naequipe principal e Cunhado com 16gols no expressinho.

José Henrique Marques, nascidoem Leiria - Portugal, foi o atleta quemais vezes vestiu a camisa cana-rinha com 47 partidas.

Ilustra a matéria acima os atletasCareca, Antenor, Sergião.

Cerealista Global Futsal(258 partidas) de memorável

campanha

Conforme dados descritos emFevereiro de 1996, um total de 1574gols fazem parte do legado deixadopelo fantástico futebol de salão daequipe da cerealista Globo da glo-riosa Estrada das Lágrimas, nº 391para gaudio do maior artilheiro doUnião Inter Amigos, no futebol decampo, eis as campanhas pela or-dem, principal 95 vitórias, 21 em-pates, 13 derrotas, 768 gols pró, 442sofridos, saldo de 326 gols, aspi-rantes, 90 vitórias, 19 empates, 20derrotas, 805 gols pró, 453 sofridos,saldo de 352 gols. Abaixo os dezprincipais artilheiros, são eles,Jorginho 185 gols, seguido de JoãoGomes 152, Zitinho 132, Zelão 129,Luquinhas 121, Lite 109, Zé Edu 108,Valdir Pinguim 97, Jair Z. Maia 88,Sergio Painelli 86. Parabéns, emborade forma nostálgica, fica aí gravadoum grande momento do futsal, JoséEduardo Tavares de Oliveira, para-beniza a todos os que vestiram afamosa camisa da cerealista Globo,no azul do infinito e no branco da paz.

Internacional Sport Club, o Sacida Vila na Copa Barcelona

Domingo último em partidarealizada no Estádio Distrital MiguelMarcucci - ABREV Barcelona, oInternacional Sport Club venceu por

3x1 o aguerrido conjunto da AFAMangueiras - São Caetano do Sul,para gaudio do dedicado WagnerRicardi Visacre, que já foi artilheirono colorado sulsancaetanense, tricampeão veteraníssimo em 'Sanca'.

Expressiva campanha do UniãoInter Amigos no chamado

futebol society

Digna dos maiores encômios epara a alegria do José Pires Maia"Zezé" que contabiliza carinhosa-mente os dados referentes à par-ticipação das equipes de futebol decampo e futebol society com seu ir-mão o Profº Luis Carlos Z. Maia, põenas vibrantes páginas do jornalImprensa ABC, a fantástica marca de4.628 gols marcados pelo futebolsociety, oportunamente a dupla esta-rá inserida no contexto esportivo,mostrando detalhadamente os gran-des goleadores da modalidade soci-ety, apurados os três principais paraas anotações dos principais órgãosjornalísticos da região do ABC.

Luis Zanirato Maia tem 426 gols,Nena com 412, Dinho 368. Lem-brando ainda que os astros dasquadras sintéticas do Bairro Fun-dação na semana finda foram o Gus-tavo, João Gomes, Augusto, Gallo,

Pulga, Dinho, Luis Carlos, Juninho,Gabriel, Djalma, Joaquim, Nena,Adriano Kalunga, e o incrível Helio,rei da fotografia que na somatóriageral das duas modalidades alcançaa extraordinária marca de 1053, issomesmo, mil e cinquenta e três par-tidas pelo União Inter Amigos, já nofutebol de campo reina soberano, naartilharia o popular, Zé Edu com 340gols em sua carreira no União Inter.Nr.: Essa se constituiu na apresen-tação de nº 170 desde que atua noCREF os irreverentes astros dofutebol show, 5.687 gols no futebolde campo mais 4.628 gols no futebolsociety, que lhe confere o primeirolugar no ranking de gols na somatóriade 10.315 gols, isso é incrível!

Colaboração do Cantinho doZezé, 59 anos falando das coisas dofutebol amador e profissional, tudocomeçou em primeiro de Março de1954, de quebra o que era utopia setornou sonho e depois a realidade desimplesmente 1021 locuções espor-tivas em São Caetano do Sul, comodiz o meu considerado amigo WilsonJoaquim da Silva firmes, fortes,pujantes, vibrantes fazendo asalegrias do esporte nos 16 anos,soltando a voz, na cidade que euamo!

Registrado!

CANTINHO DO ZEZÉJosé Pires Maia “Zezé”

Fábio Costa estreia hoje,contra o Corinthians

Dois atletas machucadose um suspenso. Esse é omotivo que vai fazer comque o time do São Caetanoantecipe a estreia do goleiroFábio Costa - marcada ini-cialmente para o fim de fe-vereiro.

Na última quinta-feira(07/02), o clube confirmouque o jogador estará relacio-nado para a partida destesábado, contra o Corinthi-ans.

Luiz, que é o goleiro titu-lar da meta, sofreu umagrave lesão no joelho direitono dia 22 de janeiro, que odeixará fora dos gramadospor mais cinco meses. Mas,a situação do time do ABCse complicou mais aindaapós a última rodada doCampeonato Paulista, naderrota por 3 a 1 para o Gua-rani. O substituto direto deLuiz, Fábio Gonçalves sen-tiu dores na coxa direita edeu lugar a Juninho, queacabou sendo expulso apóscometer pênalti no segundotempo diante do Guarani,obrigando Geninho a escalaro atacante Vandinho no gol.

A partida contra o Corin-thians será realizada às 16h30 (de Brasília), no Pacaem-bu. O São Caetano ocupa a18ª posição, com quatropontos, na zona de rebaixa-mento, enquanto o rival al-vinegro é o quinto colocado,somando 11 pontos.

Foto: Divulgação

Fábio Costa é relacionado e pode estrear diante do Corinthians

Wilson Jr. aponta

trabalho como

trunfo para reação

São Bernardo FC

Após o resultado adversodiante do XV de Piracicaba,o elenco do São Bernardo jáestá focado na partida destesábado, às 17h, contra o Bra-gantino, em Bragança Pau-lista.

Para o experiente goleiroWilson Júnior, o time tem debuscar a regularidade noPaulistão, para se recuperare brigar, consequentemente,pelas primeiras posições.Mas para Wilson isso só serápossível com muito trabalho.

"Não adianta lamentar.Temos de manter uma regu-laridade nesse campeonato,

que é muito equilibrado. Nãopodemos fazer um grande jo-go, como fizemos contra oSão Caetano, e depois umapartida ruim, como diante doXV. Mas só com trabalhoconseguiremos nos recupe-rar", afirmou.

Na última quinta-feira (7),os jogadores que não atuaramdiante do XV de Piracicabaparticipariam de um jogotreino contra a Portuguesa, noCT do Parque Ecológico doTietê, mas a partida foisuspensa devido à fortechuva que atingiu a cidade deSão Paulo.

Foto: Divulgação

São Caetano tem dois

atletas no Top 100 do

Ranking de Tênis de Mesa

A Federação Internacionalde Tênis de Mesa divulgou naúltima segunda-feira a atuali-zação do Ranking Mundialreferente ao mês de fevereiroe agora o Brasil tem dois atle-tas no Top 100, Cazuo Matsu-moto e Gustavo Tsuboi, ambosde São Caetano do Sul.

Graças ao título conquista-do no Aberto da Espanha, pri-meira etapa da temporada doCircuito Mundial, Cazuo Mat-sumoto, que já era o nº 1 dasAméricas, subiu dez posições,

saindo da 94ª para a 84ª, ocu-pando o melhor posto de suacarreira.

Cazuo não conseguiu repe-tir o feito e acabou sendo eli-minado na fase de grupos doAberto da Áustria, mas outrorepresentante conseguiu man-ter o nível e mostrou ao mundomais uma vez a evolução doTênis de Mesa do país.

A participação de GustavoTsuboi em Welts foi excelentee isso resultou em uma subidamais significativa ainda. O

brasileiro aparecia em janeirona 113ª colocação e agora estána 90ª, a terceira melhor de suacarreira.

Gustavo Tsuboi conseguiuuma vitória expressiva sobreo francês Adrien Mattenet, 28ºdo Ranking Mundial, e.seclassificou para as oitavas definal contra o japonês Kazu-hiro Chan, o 32º. Embora te-nha jogado de igual para igual,o brasileiro perdeu por 4 a 2,mas recebeu muitos elogios dotécnico da Seleção BrasileiraJean-René Mounie.

Quem também se mostraimpressionado com a evoluçãodos atletas brasileiros é o edi-tor responsável pelas publica-ções feitas no site da ITTF, IanMarshall, um dos maiores es-pecialistas no assunto, queentrou em contato com a Im-prensa da CBTM para dar anotícia em primeira mão, an-tes mesmo do Ranking sair naITTF.

“Sem dúvidas a evoluçãodo Tênis de Mesa de São Cae-tano e do Brasil é maior do quequalquer outra se comparadaaos países da América-Latina,inclusive superando muitosrepresentantes da Europa, queé um dos grandes centros” –afirmou Ian.

Com a excelente fase deCazuo Matsumoto e GustavoTsuboi, a juventude de Caro-line Kumahara e o surgimentode novos atletas como HugoCalderano, Eric Jouti e VitorIshiy, São Caetano se destacacomo a melhor equipe deTênis de Mesa do país e a metade ter dois atletas entre os 50melhores do mundo até 2016não parece tão distante assim.

Cazuo Matsumoto

Foto: Divulgação

Curtas doEsporte

Confira o esporte do ABCem nossa página:www.imprensaabc.com.br/esportes

Santo André perdenovamente na A2O Santo André enfrentou oAudax na última quarta, pelaquinta rodada e perdeu por2 a 0. Com este resultado,a equipe do Grande ABCaparece na 17ª colocação,com cinco pontos ganhos.

Avaliação GinásticaArtística em SCSDia 20/02 às 8h ou 14hCrianças de 5 a 10 anos(Masculino e Feminino)Informações: 4220-1970Local: AGITH - RuaCavalheiro ErnestoGiuliano, 1301.

Page 6: Jornal Imprensa do ABC - Edição 142

São 16 ônibus e sete vansque passam, ao todo, por novecidades do litoral de São Paulo.As paradas são em pontosestratégicos, de interesseturístico. A taxa é de R$ 10 porpessoa e vale por 24 horas.Este é o projeto Roda SP, da

Conheça o litoralpaulista com R$ 10,00Programa Roda SP integra pontos turísticos do litoral paulista, onde os turistaspagam R$ 10 e têm acesso a ônibus que fazem paradas de Bertioga a Peruíbe.

Secretaria de Turismo doEstado, que fica no litoral nestatemporada de verão até 13 defevereiro.

Os turistas podem embarcarem um dos 34 pontos nascidades de Bertioga, Guarujá,Cubatão, Santos, São Vicente,

Praia Grande, Mongaguá,Itanhaém ou Peruíbe. Dentrodo próprio ônibus, por R$ 10é possível comprar o cartãoque dá direito a um númeroilimitado de embarques edesembarques durante 24horas. Os ônibus passam de

hora em hora, e cada um possuium guia de turismo.

Os quatro itinerários sãointegrados. Veja alguns pontosde parada ao lado e para ver atodos os ponte acesse: http://www.imprensaabc.com.br/cultura.

Foto: Divulgação

Ônibus padronizado do programa Roda SP.

Sesc SCS apresentaFurunfunfum no carnavalNunca a expressão anima-

ção cultural foi tão adequadapara descrever um espetáculo.Mais do que apenas resgatar opassado, Furunfunfum noCarnaval pretende recriar ostão decantados "Carnavais doPassado" para o público con-temporâneo. O espetáculo é,em primeiro lugar, um baile deCarnaval para crianças de to-das as idades. Mas é um bailediferente, conduzido por músi-cos-atores, através de músicascarnavalescas de diferentesépocas, interpretadas ao vivo.

Furunfunfum no Carnavalé a valorização deste patrimô-nio musical por meio de umregistro tecnicamente bemfeito e de uma interpretaçãopermeada de alegria e descon-tração, como se fossem histó-rias cantadas. Música de Car-naval para ouvir, dançar ecantar, ou melhor ainda, ouvircantando e dançando - comtoda a família

Furunfunfum é a onomato-peia de um toque de sanfona,

Foto: Divulgação

podendo significar tambémfesta, bagunça, farra, folia...Nosso teatro é um pouco comoum baile de forró ou um showde rock'n roll, onde o calor e aparticipação do público fazemparte do espetáculo.

A Cia utiliza em suasmontagens as mais variadastécnicas e estilos teatrais -música, canto, manipulação debonecos. Seguindo a tradiçãodos atores ambulantes da IdadeMédia, apresentam os espetá-culos em teatros, escolas,feiras, praças, festas e ondequer que haja um público dis-posto a compartilhar as emo-ções de um encontro teatral.

Farra, Folia,Cultura e Alegria

Colombina e Pierrot can-tam a história dos Carnavaisbrasileiros, convidando o pú-blico a cantar, dançar e conhe-cer (ou recordar) o significadode "brincar" o Carnaval.

Esse espetáculo estreou em

fevereiro de 2000 no SescPompeia. Até 2004 foi apre-sentado por um trio de mú-sicos atores. Em 2005 o Fu-runfunfum uniu-se ao SoproBrasileiro, grupo de metais epercussão formado, em suamaioria, por músicos da BandaSinfônica do Estado de SãoPaulo. Em 2006 essa parceriaresultou no CD Furunfunfume Sopro Brasileiro no Carna-val. Desde então vem sendoapresentado no seguinte for-mato: 2 atores-cantores, 1violonista, 6 sopros e 2 per-

cussões, num total de 11integrantes.

Divertido e brincalhão, oálbum FURUNFUNFUM NOCARNAVAL CD do GrupoFurunfunfum faz a festa depais e filhos com marchinhasde Carnaval.

Serviço: Dia 9 de fevereirode 2013, sábado, 15h. Livrepara todos os públicos. Entradagratuita. 2 horas de duração.Local: Sesc São Caetano - RuaPiauí, 554 - SCS. Lotação: 80pessoas. Telefone para infor-mações: (11) 4223-8800

Museu de Santo André recebeexposição Uma Cidade no Céu

e Outras Miragens

O Museu de Santo AndréDr. Octaviano Armando Gai-arsa recebe a exposição UmaCidade no Céu e Outras Mi-ragens, do artista plásticoNilo de Almeida, até o dia 28de fevereiro. A mostra é com-posta pelas instalações UmaCidade no Céu e Mil Mi-ckeys. Os trabalhos de UmaCidade no Céu começaramem 2000, quando o artistaparticipou de um projeto dearte pública. Na ocasião,Almeida instalou casas demadeira, pintadas por crian-ças de uma escola da regiãodo ABC, pendurando-as emuma árvore. “Foi uma experi-ência que me marcou profun-damente, pois concluía umtrabalho sobre arte que haviafeito com as educadoras des-sa escola e que me colocouem contato com o público”,lembra o artista. Ao revisitara obra, as casinhas, então demadeira, ressurgem emfotografias, indo do 3D parao 2D, em que foram aplica-das colagens e suspensas naSala Especial do museu.

O projeto Mil Mickeysteve início em 2011, quandoNilo de Almeida estabeleceu

Obras do artista plástico Nilo de Almeida podem ser apre-ciadas até 28 de fevereiro, projeto Mil Mickeys está entre

os trabalhos expostos

Colagens em fotografias é umarevisitação de obra de 2000

Crédito: Divulgação

a meta de multiplicar o rati-nho mais famoso do mundoem estátuas de gesso de 8 cm- tamanho aproximado de umroedor. Por enquanto, a co-leção conta com 30 exem-plares do personagem daDisney. A Exposição UmaCidade no Céu e outras mira-gens vai ocorrer no Museu deSanto André Dr. OctavianoArmando Gaiarsa - Sala Es-pecial (Rua Senador Fláquer,470, Centro). Funcionamen-to: de segunda a sexta-feira,das 8h30 às 16h30; sábados,das 9h às 14h30, até 28 defevereiro. Estaciona-mentogratuito: Rua Dona Gertru-des de Lima, 499. Entradafranca. Mais informações:(11) 4438-9111 ou [email protected].

Estação Jovem abre espaçopara lançamento de filme

com grandes nomes do skate

Um vídeo com grandesnomes do skate brasileiro emundial será lançado noEstação Jovem na próximasemana. Intitulado Boo Prato,o filme conta com a partici-pação dos skatistas HumbertoBeto, Marcelo Alves, MarcosHiroshi e Alexandre Calado,além de uma parte especial dogrupo de amigos conhecidocomo Família Booerage. Háimagens de viagens e sessõesgravadas tanto no Brasilquanto na Europa. A premièredo filme, produzido de formaindependente, será no próximodia 13 de fevereiro, quarta-feira, a partir das 19h30, noCentro de Referência da Ju-ventude - Estação Jovem. O

lançamento tem apoio daSecretaria Municipal de Cul-tura da Prefeitura de São Cae-tano do Sul, por meio da Coor-denadoria Municipal da Juven-tude. A apresentação é gratuitae a classificação é livre.

Captando imagens desde2010, Boo Prato tem cenasgravadas em cidades comoPraga, Frankfurt, Barcelona,Madrid e São Paulo. O vídeotem como foco principal ocontraponto entre MarcosHiroshi e Humberto Beto, quefilmaram suas partes na Euro-pa, enquanto Marcelo Alves eAlexandre Calado tiveram ospicos brasileiros como princi-pal pano de fundo de suasfilmagens. Humberto Betocontou que a viagem para aEuropa rendeu “muita coisaboa”. E continuou: “Filmarpara o vídeo da Booerage foibem sossegado e divertido,pois no início não tínhamosprazos ou datas, somente umavontade de um dia fazer ovídeo. Outro fator que influen-ciou para que fosse maisprazeroso e divertido foi aviagem para a Europa, querendeu muita história para

contar”. Marcelo Alves deixouclaro o orgulho do resultado deum trabalho que, segundo ele,“foi feito com pouco recurso,mas com muito empenho eamor.” Marcelo também se re-feriu a uma surpresa que osexpectadores da premièrepodem aguardar: “O vídeo to-do foi filmado em HD e, alémdas partes de skate, conta comum diferencial que será umasurpresa que só poderá serconferida no dia da première”,disse. Alexandre Calado fezreferência ao aprendizado quea participação no vídeo lheproporcionou. “Para mim, foiuma satisfação muito grandefazer parte desse vídeo, poisindo às sessões com osbooeros aprendi muita coisaalém de “só manobras”. A-prendi a importância da uni-ão”, afirmou. Marcos Hiroshitambém reforçou a relevânciado trabalho em equipe. “Ovídeo é fruto de um trabalhoconjunto entre todos da Booe-rage. Sem essa união seriaimpossível a realização destesonho”, contou.

O Estação Jovem fica naRua Serafim Constantino, s/ nº- Centro – Piso Superior noMódulo II do Terminal Rodo-viário Nicolau Delic. Maisinformações pelo telefone4226-5518.

Cultura convocaescolas dedança para

cadastramento

A Secretaria da Culturade São Caetano do Sul, pormeio da Escola Municipalde Bailado Laura Thomé,convoca todas as escolas dedança da cidade para reali-zação de um cadastramentomunicipal. O objetivo éidentificar todos os estabe-lecimentos para partici-parem de eventuais ati-vidades e apresentações.

Para o cadastramento, énecessário enviar um emailpara [email protected] [email protected], contendo no-me da escola, nome doprofissional responsável,endereço, telefones e emailde contato, as modalidadesde dança que são desen-volvidas e o tempo de fun-cionamento do local.

Mais informações naEscola Municipal de Bai-lado Laura Thomé, loca-lizada na Rua João Rama-lho, nº100 ou pelo telefone4238-1999.

O Arte na Praçachega para

popularizar a culturaCom o intuito de popu-

larizar ainda mais a culturana cidade e facilitar o acessoàs ações, que serão reali-zadas sempre em praças eespaços ao ar livre.

O Arte na Praça queobteve sucesso em suaestreia ocorrida no mês dejaneiro, volta com suas apre-sentações em fevereiro comforça total.

Nos dias 22, 23 e 24 apopulação de São Caetano,assim como os seus vizinhospoderão se beneficiar deapresentações gratuitas e defaixa etária livre, dos maisdiversos estilos musicais.

Foto: Divulgação

Na foto estão Layo(esq.),Bob(meio), Joohn (dir.),integrantes da banda de rockIntimatte, que se apresentarádia 24/02.