Jornal Especial de 40 anos da Acifv

12
Ano V - Edição 20 - Boletim Informativo da Associação Comercial e Industrial de Ferraz de Vasconcelos * www.acifv.org.br * [email protected] * Julho/2010 * Associação Comercial comemora Bodas de Esmeralda com o empresariado ferrazense Conheça a história de fundação da entidade Página 05 As conquistas da Acifv para os empresários Página 06 Contribuindo para o crescimento da cidade Página 08

description

Jornal Especial de 40 anos da Acifv

Transcript of Jornal Especial de 40 anos da Acifv

Page 1: Jornal Especial de 40 anos da Acifv

Ano V - Edição 20 - Boletim Informativo da Associação Comercial e Industrial de Ferraz de Vasconcelos* www.acifv.org.br * [email protected] * Julho/2010 *

Associação Comercial comemora Bodas de Esmeralda

com o empresariado

ferrazense

Conheça a história de fundação da entidade

Página 05

As conquistas da Acifv para os empresários

Página 06

Contribuindo para o crescimento da cidade

Página 08

Page 2: Jornal Especial de 40 anos da Acifv

Página 02 www.acifv.org.br

Acifv Notícias é uma publicação da Associação Comercial e Industrial de Ferraz de Vasconcelos –

Acifv

Rua Bruno Altafin, 26 – Sítio Paredão - Ferraz de Vasconcelos - Telefone:

11 – 4678-2697 E-mail: [email protected]

Editoração: Kurth Tonn e

Lourdes RamosDiagramação e Arte:Jornal do Município

4674-0872Colaboração: Alison Santos

Aline RodriguesLuiz Otaviano de Araújo

Diretor ExecutivaPresidente - Vanderlei de

Jesus Kerchner (Auto Peças Vila Correa)Vice-Presidente - Maurílio

Correa Sales (Corretora de Seguros Mc Sales)

Secretário(a) - José Marcelino Mirandola

(Org. Contábil Marcelino)Tesoureiro(a) - Lenice

Kovacs (KS Contabilidade)

Conselho DeliberativoPresidente - Rafael

Luiz Ramos (Festival de Cozinha)

Primeiro(a) Secretário(a) - Natalino de Almeida

Siqueira (Natal Box)Segundo(a) Secretário(a)

- Luiz Evandro Trevisani - (Depósito Irmãos Correa)

Conselho Fiscal

Eduardo Luiz da Luz (Supermercados Veran)Antônio Galdino da Silva

Lemos (Ótica Lemos)Altair Márcio Campanille

(Óticas Carol)

ConselheirosAurélio Costa de Oliveira

(Alegrete)Samuel Lourenço

(Romar Metais Sanitários)

Luiz Otaviano de Araújo (Nova Luz)

Aureo do Carmo (Aluferraz)

Cecília Sumie(Cecília Flores)

Léo de Barros Dalmazio (Geramax Geradores)

José Luiz Batista de Nóbrega (Depósito de

Mat. para Const. Nóbrega)Yukio Newton Maeda

(OrganizaçãoContábil Miki)

Ubirajara da Silva Scutari (Sax Som)

Expediente

... muito trabalho e profissionalismo, com transparência e participação de todos.

Uma entrevista sobre a Associação Comercial e Industr ial de Ferraz de Vasconcelos me fez viajar no tempo e relembrar vários momentos e ter noção da grandiosidade de um trabalho e que teve início em 1970, que também vem de encontro ao início do crescimento comercial e industrial de Ferraz de Vasconcelos.

É importante lembrar, que desde o início de nossa entidade as parcerias foram primordiais e muito valorizadas, posso citar que em 1970 a Acifv nasceu de dentro do Rotary Club do Município, que mantém-se parceiro nessas 4 décadas. Sabemos que a nossa entidade surgiu devido a uma necessidade e levando em consideração que todo começo é difícil, o apoio do Rotary sempre foi muito importante.

Nossa história começou forte, com apoio, mas teve seu momento de dificuldade, ficou inativa por alguns anos, mas não parou. Novamente um grupo de comerciantes uniram forças e retomaram as atividades, foi conquistando apoio e adquiriram a sede própria. Assim se fez, ganhando respeitabi l idade, representat ividade,

implantando serviços, benefícios e lutando pelos interesses de nossa classe.Nossa diretoria chegou em um momento bom em muitos aspectos, mas a entidade

tinha algumas dificuldades. O que era bom nós mantemos e passamos a implantar mais projeto, benefícios e cuidar ainda mais da imagem da Acifv, com posicionamentos e decisões firmes. Buscamos junto aos nossos parceiros ferramentas para o desenvolvimento e o crescimento.

Temos hoje uma entidade respeitada, com visibilidade, bom relacionamento com o Poder Público, Câmara Municipal, não só parceiros municipais mas também Sebrae, Senai, Senac, Fiesp, Ciesp e tantos outros.

Nesses 40 anos a Acifv veio em uma crescente, além de muitos parceiros que agregaram, conquistamos uma nova sede que atenderá as necessidades de nossos associados pelos próximos 15 anos, e não cabe mais ações e projetos que não sejam baseados no trabalho, na transparência e profissionalismo.

Fazemos parte de uma entidade madura, que pensa e está preparada para o futuro, e pretendemos prepará-la ainda mais com um plano gestor , que consiste no desenvolvimento, crescimento e descentralização dos projetos e serviços.

Parabéns a todos que participaram desses 40 anos, parabéns aos que se fazem presentes. Obrigado funcionários, diretores, parceiros, empresários e todos que acreditam que a base do sucesso é trabalho e transparência.

Feliz 40 anos e que venham 41, 42, 43, 44, 45 ...

Acompanhei de perto, desde muito jovem, a expansão econômica de Ferraz. E sei o quão importante a Associação Comercial foi para que nossa cidade se tornasse grande como ela é hoje. E sei também que ela está sempre junto ao desenvolvimento de nosso município. Em minhas gestões como prefeito, procuro sempre realizar projetos que a envolva. E nunca fiquei desamparado quando precisei de apoio da Associação para executar uma série de ações governamentais da prefeitura.

Nessas quatro décadas, a ACIFV foi muito mais do que apenas um órgão comercial. Ela foi – e ainda é – um local onde todo o empresariado ferrazense encontra respostas para suas dúvidas comerciais. Onde eles são sempre muito bem atendidos, com toda a atenção que merecem. É uma associação de respeito, que respeita seus associados. E tudo isso, sem contar seus convênios e programas que fazem com que a economia de Ferraz fique sempre em evolução.

Parabenizo em nome de todos os cidadãos ferrazenses, a Associação Comercial e Industrial de nossa cidade. E agradeço a esse importante marco na história de nossa economia. Esses foram apenas os primeiros

Nestes 40 anos a Acifv tem cumprido sua missão de dar suporte à classe empresarial e empreendedora gerando emprego e renda, alavancando a expansão da economia.

Tem sido parceira da Prefeitura e da Câmara de Vereadores desde a sua fundação, contribuindo com o desenvolvimento social sustentável do nosso município através de seu trabalho integrado. Com diversas instituições como Rotary Club, Senac, Sebrae entre outras, promove hoje, ações produtivas, com projeção visionária na construção do futuro.

Palavra do Presidente

Sucesso, 40 anos...

Vanderlei Kerchner - Presidente da Associação Comercial e Industrial de Ferraz de Vasconcelos

Foto: Renan Odorizi

Palavra do Prefeito

Jorge Abissamra - Prefeito Municipal de Ferraz de Vasconcelos

Foto: Renan Odorizi

40 anos de uma instituição que tem o carinho eterno de Ferraz de Vasconcelos.

Palavra do Presidente da Câmara

Juracy Ferreira - Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos

Foto: AI/CMFV

Page 3: Jornal Especial de 40 anos da Acifv

Página 03www.acifv.org.br

Por Lourdes Ramos

Os anos 70 constituíram a década da transformação social através da revolução das massas, movidas por ideologias. Num cenário de livre iniciativa, brotaria, com pleno vigor, a nova racionalidade, alicerce para o desenvolvimento após longo período desde a II Guerra Mundial.

Lembranças que o tempo não apaga

Foi no início dos anos 70 que aconteceu a primeira crise do petróleo, o que levou os Estados Unidos à recessão, com reflexos em quase todo o mundo, ao mesmo tempo em que economias de países, como o Japão, começavam a crescer. Nesta época em que surgia o movimento da defesa do meio ambiente, houve também o crescimento das revoluções comportamentais surgidas na década

anterior e eclodiam os movimentos musicais do rock and rol l , das discotecas e do experimentalismo na música erudita. Neste período, as corridas espacial e armamentista se encerravam, dando lugar aos projetos humanísticos que visavam os interesses individuais das potências. Es te pe r íodo fo i chamado de humanidade progressista.

No Brasil, o comando da execução da

política econômica nos anos 70 iniciou com o apogeu do golpe de estado pelos militares que elegeu para presidente da República o general Médici com o projeto Brasil gigante potência. O governo Médici incorporou a preocupação do regime militar com a aceleração do desenvolvimento econômico num ritmo e duração adequada à meta de superação do subdesenvolvimento – na perspectiva da época tratava-se da corrida ao segundo milênio.

Ainda sob impulso do milagre econômico, o Brasil posterga os efeitos da primeira crise do petróleo utilizando reservas cambiais e, em seguida, empréstimos internacionais para equilibrar sua deficitária balança comercial. Mas em 1979 uma nova crise do petróleo ameaça abalar o Ocidente, desta vez motivada pela queda do Xá do Irã, então aliado dos EUA. A ascensão ao poder do aiatolá Khomeini, líder dos muçulmanos xiitas e inimigo declarado de Israel.

O Brasil sofrerá com muito mais intensidade os reflexos desta segunda crise do petróleo, tendo a inflação, gradualmente, acelerado seu ritmo de crescimento por conta dos seguidos aumentos de preços dos combustíveis no mercado interno. O mi lagre econômico, então, terminou.

Anos de contraste no Brasil, os anos 70 podem ser vistos como anos de chumbo brasileiro, anos em que os movimentos sociais foram sufocados, muitos presos políticos, tortura, exílio forçado, mas também vivenciou a glória da Taça Jules Rimet que consagrava o Brasil 3 vezes campeão mundial de futebol, no México.

Foram anos de ditadura militar e de falta de liberdade, censura e de perseguições. Mas também foram anos de resistência, formada pelos intelectuais, estudantes, operários e artistas que, através do ressurgimento dos movimentos sociais, derrotaram o regime militar.

Arquivo: Baxmann

Praça da Independência durante ato pré-emancipatório em 07 de setembro de 1951.Ferraz ainda era subdistrito da extensa área Leste da capital paulista

Page 4: Jornal Especial de 40 anos da Acifv

Página 04 www.acifv.org.br

Nosso maior presente é ver você bem.

Rua Juvenal Guerra, 32 | CentroFerraz Vasconcelos- SP

A Vigorito e a ACIFV estão juntas paravocê ganhar as melhores ofertas.

Vendas Diretas da Fábrica. Ganhe descontos faturando o veículo através do CNPJ da sua empresa. Vendas com Everaldo - 11 2723 2140

A 1ª Concessionária Chevrolet do Brasil

Aricanduva

2723-2140

Page 5: Jornal Especial de 40 anos da Acifv

Página 05www.acifv.org.br

Por Aline Rodrigues

Arthur Hormínio da Costa, recém-casado, desembarcou em 17 de maio de 1943 em Ferraz de Vasconcelos para tornar-se gerente da fábrica de lixas, “Vim de Joinville, Santa Catarina, para trabalhar na fábrica que tinha sede aqui na cidade. Quando cheguei, me encantei com a paisagem da pequena Ferraz pacata e acolhedora” relatou Sr. Arthur.

Em 1947, foi fundada a Sociedade Amigos de Ferraz de Vasconcelos (SAFV) por um pequeno grupo de agricultores e empresários, pois na época, poucas pessoas eram proprietárias de casas comerciais, industriais e serviços, e cujo objetivo principal do grupo era encampar a luta pela emancipação política. Começava-se uma longa luta que só terminaria seis anos depois, em 1953.

O desenvolvimento social de Ferraz de Vasconcelos intensificou-se após a sua emancipação, pois foi em consequência do grupo (SAFV), que surgiu outro movimento social: o Rotary Club de Ferraz de Vasconcelos, fundado em 12 de maio de 1966, filiado ao Rotary Internacional. “No início, a missão era desafiadora, não apenas pela razão de ser o primeiro clube de serviços na cidade, mas principalmente pela responsabilidade de manter, a partir daquele momento, o movimento rotário e a provável necessidade de projetá-lo na busca de novas conquistas e vitórias. E sob o lema da primeira gestão - Atue com integridade, sirva com amor e trabalhe pela paz -, fui eleito presidente”, disse.

Em 1970, era evidente a necessidade de criar no município uma entidade que representasse os interesses do comércio e passasse a dar respaldo às atividades do futuro centro comercial que, aos poucos, começava a se formar acompanhando o progresso da cidade, pois nesse mesmo ano, as primeiras lojas e supermercados foram se instalando nas duas principais avenidas do município: XV de Novembro e Avenida Brasil.

Com o apoio do Rotary, no dia 28 de maio de 1970, na Avenida Dom Pedro II, sede da Fundação Municipal de Cultura e Esporte, foi realizada a primeira reunião oficial do Conselho Deliberativo da Associação Comercial e Industrial de Ferraz de Vasconcelos. Foram realizadas várias reuniões para planejar a futura associação, 20 pessoas formaram esse conselho e no encontro seguinte, o presidente do Conselho Deliberativo Ayres Rubens Domingues, verificou a presença de 12

Edificação e consolidação da AcifvPor Lourdes Ramos

Com justo reconhecimento, Rubens Soares é considerado presidente fundador da sede própria da Acifv (Associação Comercial e Industrial de Ferraz de Vasconcelos) e nos relata explicando:

“Costumo dizer que a nossa entidade passou por duas fases ou seja; a primeira foi após sua fundação e a segunda fase iniciada na minha gestão em 1993. Para melhor esclarecimento, nossa entidade, fundada em 1970, se tornou inativa em 1983, ficando portanto 10 anos sem diretoria. Não se extinguiu devido à existência de 16 associados que continuaram contribuindo e a mesma ficou sendo administrada apenas por um dos associados de 1983 à 1993.

Em 1993, por minha iniciativa e liderança, através da formação de uma nova diretoria, a qual passei presidir, teve início a segunda fase. Empossado com 16 associados, comecei um trabalho corpo a corpo junto aos empresários da cidade, com pesquisas e levantamentos de dados para identificar as necessidades e os problemas relacionados a categoria. A princípio, a intenção era divulgar a entidade, melhorar a qualidade do atendimento, ampliar os serviços e elevar o número de filiados.

Regularizei também sua situação junto à prefeitura de Ferraz, pois a ACIFV não tinha sequer inscrição municipal, apenas CGC (Cadastro Geral do Contribuinte) hoje CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), e após três meses de trabalho tivemos o quadro de associados elevado de 16 para 83 filiados.

Com os resultados positivos, a receita aumentou e os recursos foram empregados em tecnologia e informatização, reformulando e modernizando totalmente nosso Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), melhorando consideravelmente a sua qualidade e agilidade.

Ao longo dos meus quatro mandatos de oito anos,

chegamos a atingir cerca de 225 associados e inúmeros serviços e convênios foram implantados: convênios médicos, medicina ocupacional do trabalho, laboratórios, centros radiológicos, dentistas, convênio SESC, balcão de emprego, consultoria empresarial, convênio SEBRAE e farmácia, vídeo texto e internet, boletim informativo, xerox e fax, cursos e palestras, campanhas de fim de ano e outras datas comemorativas.

Finalmente, a mais importante de todas as realizações foi a fundação da nossa sede própria, na Rua Bruno Altafin, 26. Num terreno de 350 m2 com dois prédios, cuja área construída era de 200 m2, e mais uma área livre para estacionamento de 160 m2.

A Associação participou ativamente da construção do Posto Policial na Praça da Independência, cujo custo da mão de obra e administração da construção foi de nossa responsabilidade e o fornecimento do material de construção foi pago pela prefeitura, com projetos de implantação de outros postos nos bairros, beneficiando toda população.

Essa grata lembrança me enche de orgulho e satisfação. Com muita felicidade comemoro os 40 anos da ACIFV, parabenizando a todos meus antecessores de fundação e aos que me sucederam, realizando gestões administrativas de continuadas conquistas e vitórias”, finalizou o Sr Rubens, comerciante em Ferraz desde 1977.

Fundação da Acifv

conselheiros, deu início a sessão e os empossou. Após isso, José Maria Novaes foi nomeado como o primeiro secretário: Silvio Carrupt Ribeiro Alves ficou na 2ª secretaria. José Antonio Fares (ex-prefeito de Ferraz), João Martins e o futuro prefeito, Makoto Iguchi integraram a Comissão de Sindicância. Seguindo o estatuto, o presidente do Conselho indicou Walter Penninck Caetano, Tarcísio José Martins e Antonio Lopes Rodrigues para a comissão fiscal. Para a eleição da presidência foram apontados os nomes de: Ângelo Castello (ex-prefeito), Albino Rodrigues e Vitor Carillo. Para a vice-presidência ficaram os nomes: Júlio Ferreira Júlio, José Bruno Kessner e Levon Bademian. Depois da votação foram eleitos Vitor Carillo para presidente e Ângelo Castello para vice-presidente. Com a entidade já criada faltava um local para que ela funcionasse. Foi então que um dos integrantes da Acifv, João Martins, ofereceu uma sala de 12 m² para que a entidade fosse instalada na avenida XV de Novembro, nº 93, primeiro andar, sala três e desse início nessa caminhada de 40 anos.

No período de 2002/2006, Ubirajara Scutari assumiu a presidência da entidade com sua diretoria. Esta gestão foi marcada por importantes realizações, projetos e parcerias que beneficiaram a cidade e seus associados. Entre eles destacamos a reforma do prédio da associação, que passou a contar com um mini-auditório com capacidade para 60 pessoas, expansão da rede industrial de gás natural, “Exposição Industrial” como parte das festividades de aniversário da cidade.

Rubens Soares,

presidente responsável

pela aquisição da sede prórpia da entidade

em 1997

Page 6: Jornal Especial de 40 anos da Acifv

Página 06 www.acifv.org.br

Administração daAcifv - 2006/2010

Em outubro de 2006, a aprovação de uma lei municipal permite que a Associação Comercial e Industrial de Ferraz de Vasconcelos tenha repasse mensal do poder público para manter a estrutura do PAE e contrata uma agente de desenvolvimento que presta consultoria gratuita aos empreendedores. Oferece também, cursos, palestras, oficinas e projetos visando o desenvolvimento sócio-econômico do município, levando in fo rmação e conhec imento aos comerciantes e empresários.

2006 – Ativação e Reinauguração do Posto SEBRAE e Atendimento

Texto e fotos:Assessoria de Imprensa da Acifv e Colaboradores

Em 2007 acontece a implantação do Programa Comércio Brasil, com parceria SEBRAE-SP, por intermédio do Escritório Regional no Alto Tietê e Associação Comercial e Industrial de Ferraz de Vasconcelos. Esse Programa facilita o acesso e o relacionamento sustentável entre as micros e pequenas empresas e novos canais de comercialização, contribuindo para o fortalecimento e o estímulo ao acesso a novos mercados, fazendo um trabalho direto com os empresários participantes e após esse projeto, algumas empresas cresceram cerca de 213% nas vendas.

A realização do 1° Fórum Regional de Representantes Comercias do Alto Tietê, em parceria do Escritório Regional do SEBRAE no Alto Tietê e a ACIFV. O evento foi realizado dentro da programação especial em comemoração ao 10° aniversário do Escritório Regional do SEBRAE. O Fórum dividido em duas etapas, contou com a palestra de Hamilton Bueno na primeira etapa, com o tema “Representantes Comercias” com ênfase no papel do profissional e seus direitos e na segunda etapa os participantes tiraram suas dúvidas num debate entre palestrantes e participantes.

2007 – Comércio Brasil e 1° Fórum Regional de Representantes Comerciais

Page 7: Jornal Especial de 40 anos da Acifv

Página 07www.acifv.org.br

Dia 2 de dezembro de 2008 foi a entrega da Pedra Fundamental, um projeto de uma nova sede para a ACIFV, nomeado como audacioso, prevê uma estrutura moderna. O novo empreendimento abrigará todos os departamentos da entidade, conta com dois pavimentos – térreo (entregue em dezembro/2009) sendo essa a primeira fase da obra, contando também com espaço para atendimento administrativo, três banheiros, espaço para a instalação de baias de atendimento dos projetos existentes: Programa Empreender, Posto SEBRAE de Atendimento ao Empreendedor e Posto Caixa Aqui. A segunda fase da obra será entregue em 2010. E contará com três salas, elevador para acesso de deficientes, auditório para 80 pessoas equipado para treinamentos. Visando sempre o futuro e o desenvolvimento de Ferraz de Vasconcelos.

Com iniciativa do SEBRAE-SP, junto com a ACIFV e a Prefeitura Municipal de Ferraz foi criado o Programa Espaço do Empreendedor. Garantido em lei, o Programa tem espaço em praça pública para realizar atendimento e consultoria empresarial, informações de acesso a crédito, palestras, cursos e cine SEBRAE. A tenda com uma infraestrutura moderna está disponível na Praça Afonso Carlos Fernandes (próximo a Praça da Bíblia), na última semana de cada mês.

2010 é ano de comemorações para a Associação Comercial e Industrial de Ferraz de Vasconcelos! Um novo site foi criado para faciliar o trabalho do empresário, priorizando suas necessidades. Com um visual limpo e claro ele contém notícias, boletins, link direto para consulta de informações de pessoa física e jurídica, cartilhas e serviço de ouvidoria. Desejando sempre o melhor ao empreendedor. No ar a partir do dia 23 de julho.

2010 - ACIFV com nova cara na web

2008 – Entrega

da Pedra Fundamental

2008 – Espaço do Empreendedor

Page 8: Jornal Especial de 40 anos da Acifv

Página 08 www.acifv.org.br

Promoção “Megaoferta nos Distribuidores Ford” (válida até 28/7/2010 ou enquanto durarem os estoques). Ka 1.0L 2011 (cat. KBC1) a partir de R$ 23.900,00 à vista. Fiesta Hatch 1.0L 2011 (cat. FAB1) a partir de R$ 27.900,00 à vista. Fiesta Hatch 1.6L 2011 (cat. FDC1) a partir de R$ 34.900,00 à vista. Fiesta Sedan 1.6L 2011 (cat. SDG1) a partir de R$ 37.490,00 à vista. Acabamento Freestyle, My Connection grátis, taxa zero e saldo em 24 vezes: EcoSport 1.6L XLS 2011 (cat. ESA1) a partir de R$ 57.380,00 à vista. Preço promocional para a EcoSport 1.6L Freestyle 2011 (cat. ETA1) a partir de R$ 57.380,00 à vista, com acabamento Freestyle e My Connection inclusos ou financiado com taxas de 0% a.m. - 0% a.a., 50% de entrada, 24 parcelas de R$ 1.264,19 na modalidade CDC com 30 dias de carência para pagamento da 1ª parcela, inclusão de tarifas, custos e impostos (IOF). Valor total a prazo: R$ 59.030,57. Custo Efetivo Total (CET), calculado em 28/6/2010, a partir de 0,45% a.m. - 5,56% a.a. através do Programa Ford Credit. Novo Focus Sedan 2.0L 2011 (cat. PDA1) a partir de R$ R$ 57.380,00 à vista ou financiado com taxas de 0% a.m. - 0% a.a., 50% de entrada, 24 parcelas de R$ 1.264,19 na modalidade CDC com 30 dias de carência para pagamento da 1ª parcela, inclusão de tarifas, custos e impostos (IOF). Valor total a prazo: R$ 59.030,57. Custo Efetivo Total (CET), calculado em 28/6/2010, a partir de 0,45% a.m. - 5,56% a.a. através do Programa Ford Credit. Toda a linha Ford com o pagamento da 1ª parcela para janeiro de 2011, em 48 meses e com 40% de entrada. Fiesta Hatch 1.0L 2011 (cat. FAB1) a partir de R$ 27.900,00 à vista ou financiado com taxas de 1,65% a.m. - 21,70% a.a., 40% de entrada, 48 parcelas de R$ 610,61 na modalidade CDC com 210 dias de carência para pagamento da 1ª parcela, inclusão de tarifas, custos e impostos (IOF). Valor total a prazo: R$ 40.469,28. Custo Efetivo Total (CET), calculado em 28/6/2010, a partir de 1,97% a.m. - 26,42% a.a. através do Programa Ford Credit. Garantia de 1 unidade em estoque por catálogo anunciado. Valores para pintura sólida e frete incluso. Estas ofertas não abrangem seguro, acessórios, documentação e serviços de despachante, manutenção ou qualquer outro serviço prestado pelo distribuidor. Sujeito a aprovação de crédito. O valor de composição do CET poderá sofrer alteração quando da data efetiva da contratação, considerando o valor do bem adquirido, as despesas contratadas pelo cliente e a data da contratação. Contratos de Financiamento e Arrendamento Ford Credit operacionalizados pelo Banco Bradesco Financiamentos S.A. Revisão Preço Fixo Ford para 10.000 km ou 6 meses: Ka 1.0L 2011 (cat. KBC1) em 4 vezes de R$ 36,00; Fiesta Hatch 1.0L 2011 (cat. FAB1) em 4 vezes de R$ 41,00; Fiesta Hatch 1.6L 2011 (cat. FDC1) em 4 vezes de R$ 41,00; Fiesta Sedan 1.6L 2011 (cat. SDG1) em 4 vezes de R$ 41,00; EcoSport 1.6L XLS 2011 (cat. ESA1) em 4 vezes de R$ 41,00; EcoSport 1.6L Freestyle 2011 (cat. ETA1) em 4 vezes de R$ 41,00. As revisões devem ser executadas conforme o período ou quilometragem indicada, prevalecendo o que ocorrer primeiro. A Revisão Preço Fixo Ford de 6 e 12 meses contempla mão de obra gratuita. Para as demais revisões (18 a 36 meses), a mão de obra já está incluída nos valores da tabela para todos os modelos. Consulte o manual de garantia para a identificação da composição de cada revisão e dos mais de 60 itens verificados gratuitamente. Os veículos Fiesta e EcoSport equipados com motores 1.0L ou 1.6L gasolina não incluem troca de filtro de combustível para as revisões de 6, 18 e 30 meses ou 10.000, 30.000 e 50.000 km (quilômetros), ou o que ocorrer primeiro. As peças trocadas nas revisões possuem uma garantia de 12 meses, exceto em casos de desgaste e/ou mau uso das mesmas. Para verificação da composição de cada revisão e Distribuidores Ford com Box Rápido Motorcraft, consulte www.ford.com.br e/ou SAC 0800-703-3673. O total do valor parcelado em 4 vezes é igual ao valor à vista. Imagens somente para fins ilustrativos.

O shopping dos Ford

Mogi das Cruzes

(11) 4791-7700Rodovia Mogi-Dutra, 1461

Suzano

(11) 4741-3188Av. Major Pinheiro Fróes, 2161

Consulte nosso site para outras ofertas

www.horizonteveiculos.com.br

www.ford.com.br

Be

ne

fícios e

du

cacio

na

is

Crescendo com Você!Parceiros:

Universidades

Até 20% de desconto para os seus funcionários

e dependentes

Até 15% de desconto para os seus funcionários

e dependentes

Até 15% de desconto para os seus funcionários

e dependentes

Até 10% de desconto para os seus funcionários

e dependentes

Até 20% de desconto para os seus funcionários

e dependentes

Até 20% de desconto para os seus funcionários

e dependentes

Até 15% de desconto para os seus funcionários

e dependentes

Até 15% de desconto para os seus funcionários

e dependentes

Até 30% de desconto para os seus funcionários

e dependentes

Até 50% de desconto para os seus funcionários

e dependentes

Curso de Idiomas e Profissionalizante

A ACIFV, visando oferecer oportunidadese benefícios aos funcionários e

depentes das empresas associadas, apresenta a sua Empresa as

Instituições de Ensino conveniadas.

Nossos benefícios educacionais

Mais Informações ligue: ACIFV 4678-2697

Até 50% de desconto para os seus funcionários

e dependentes B

en

efício

s Saú

de

Crescendo com Você!Parceiros:

Planos de Saúde

Especializada em Clinica médica geral, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia,

Pré-natal, Ortopedia,Inalação , Anatomia Patologia,

Endoscopia entre outras especialidades.

Planos a partir de R$ 61,60( de 0 a 38 anos)

*Informações ligue ACIFV)

Farmácias

A ACIFV, visando oferecer acessibilidadee benefícios aos funcionários e depentes

das empresas associadas, apresenta a sua empresa, as empresas conveniadas e

serviços relacionados sobre saúde.

Nossos benefícios sobre Saúde

Mais Informações ligue: ACIFV 4678-2697

Até 15% de desconto em compras de medicamentos

para os seus funcionários

Drogaria Estrela

Pça. Da Bíblia, 104678-3844

Drogaria San Thiago

Av. XV de Novembro,1994678-1791

Droga SilvaAv. Pedro C. Xavier, 102

4675-6540

Drogaria Ferraz

Av. Brasil 6854678-2459

Até 15% de desconto em compras de medicamentos

para os seus funcionários

Até 15% de desconto em compras de medicamentos

para os seus funcionários

Até 15% de desconto em compras de medicamentos

para os seus funcionários

Especializada em Clinica médica geral, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia,

Pré-natal, Ortopedia, Inalação , Anatomia

Patologia, Endoscopia entre outras especialidades.

Planos a partir de R$ 42,00(Vida até 59 anos)

*Informações ligue ACIFV

Especializada em Clinica médica geral, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia,

Pré-natal, Ortopedia, Inalação , Anatomia

Patologia, Endoscopia entre outras especialidades.

Planos a partir de R$ 42,80(Vida até 59 anos)

*Informações ligue ACIFV

Be

ne

fícios Se

rviços

Crescendo com Você!Parceiros:

Publicidade e Propaganda

Jornal do Município, a serviço do munícipe.

Serviços de publicidade regional com desconto de 20%

para associado ACIFV.www.jornaldomunicipio.com.br

Serviços

A ACIFV, visando oferecer benefícios em serviços para as empresas associadas, apresenta a sua empresa, as empresas conveniadas a serviços e mão de obra.

Nossos benefícios sobre Serviços

Mais Informações ligue: ACIFV 4678-2697Mais Informações ligue: ACIFV 4678-2697

Criação de Web Site a partir de R$ 300,00

para associados.Descrição Geral: Modelos Pré-prontos, sistema com

licença de uso mensal, período mínimo de

contratação de 06 meses, incluso hospedagem,

suporte e manutenção. Forma de pagamento via

boleto bancário valor mensal

R$ 30,00 (Vinte Reais).Modelos disponíveis no site

www.disksite.com.br

Radio LOOKAL 87,5 FM A Radio da Cidade!

Serviços de publicidade Regional com descontos de 20%

para associados ACIFV.

9803-3929 - Hallak

4674-0872

4678-3999

Page 9: Jornal Especial de 40 anos da Acifv

Página 09www.acifv.org.br

Festa da Uva & Feira IndustrialDiversão e Negócios

O novo prédio foi projetado pelo arquiteto e urbanista Antonio Carlos dos Santos . O ed i f í c io apresen ta suntuosa e bela fachada ostentada por um design de vista futurista com destaque imponente. O projeto de construção consiste em 2 pavimentos – sendo térreo (primeira fase entregue em dezembro de 2009). A segunda fase da obra tem previsão de ser retomada ainda este ano.

Promovida pela Secretaria de Cultura e Turismo de Ferraz de Vasconcelos, essa festiva é um evento popular de resgate da história ferrazense. Sensacionais atrações musicais, barracas de comidas típicas, entretenimento e muita diversão são os grandes chamarizes, durante os 5 dias de festa para um público que pode chegar até 700 mil pessoas.

A festa popular mais concorrida do Alto Tietê, além de entreter a população com apresentação de artistas renomados e da região, ainda tem uma outra característica marcante: tornou-se um grande pólo de negócios impulsionada pela Feira

Fotos: Renan Odorizi e ACIFV

Inauguração da nova Casa do Empresário

Vanderlei Kerchner discursa durante o evento

“A inauguração da nova Casa do Empresário vem para indicar o caminho da inovação’’, disse Vanderlei Kerchner, presidente da ACIFV, durante a cerimônia de inauguração no dia 3 de dezembro 2009.

A construção da primeira fase da obra foi toda custeada pela Associação Comerc ia l e Indust r ia l – ACIFV –

A nova sede te rá o que há de mais moderno em equipamento de comunicações, com sistema de som, internet, mult imídia e equipamento com estrutura para teleconferência em tempo real. Além disso, contará com banheiros e vestiário para funcionários. A construção da nova sede da ACIFV atende as necessidades da associação no acompanhamento do desenvolvimento do mercado e o crescimento de Ferraz.

e por doações dos empresár ios e associados.

“ O n o v o e m p r e e n d i m e n t o v a i dar condições a toda comunidade empresarial ferrazense de expandir ainda mais seus serviços, adequando sua infra-estrutura para projeção de crescimento sustentável por mais uma década”, comemorou o presidente.

Industrial, realizada pela Associação Comercial e Industrial – ACIFV – em parceria com a Prefeitura.

“Estamos valorizando as empresas do nosso município, e dando oportunidade para a população conhecer alguns produtos que são fabricados na nossa cidade”, d isse Vanderlei Kerchner, presidente da ACIFV.

Mais de 90 empresas apresentam para os visitantes da feira os produtos fabricados na cidade, realizada todos os anos durante a Festa da Uva, geralmente nos meses de março ou abril, no Complexo Esportivo Gothard Kaesemodel Jr., o Turcão.

Page 10: Jornal Especial de 40 anos da Acifv

Página 10 www.acifv.org.br

A mulherem síntese

Por Alison Santos

Houve no Brasil tempos de chumbo. Tempos em que as pessoas eram privadas de exercer seus direitos humanitários de livre expressão. Palavras eram proibidas de serem ditas. Inúmeras pessoas foram presas pelo simples ato de expressarem-se. O que durante os tempos militares era uma grande ameaça ao governo. Mas, e as mulheres? Qual foi o papel delas em toda essa revolução das massas?

Além de serem providas pelo dom da vida, as mulheres sempre possuíram um papel fundamental nas sociedades. Porém, na sociedade do século XXI, elas estão em um nível que vai muito além do fundamentalismo familiar. Além dos princípios maternos e além, muito além, daquelas simplórias figuras que comandam apenas as cozinhas dos lares brasileiros. A mulher em nossa sociedade contemporânea tornou-se parte indispensável de nossa economia. Tornou-se uma peça fundamental no motor da locomotiva empresarial de nosso país.

Nas últimas quatro décadas, as mulheres idealizaram uma série de revoluções e conquistas. E nessa conta não estão apenas passeatas e manifestações. Porque a maior revolução feminina dos últimos tempos foi silenciosa e singela. Aos poucos, as mulheres começaram a sair de suas

casas e descobrir um mundo que, até então, era teoricamente apenas do universo masculino. O que começou a tornar-se desesperador para alguns. Pois quando se vive em uma sociedade repleta de homens cujas mentes machistas estacionaram no século XIX, o profissionalismo feminino ficaria cada vez menor e mais restrito. O que, felizmente, não aconteceu. O que ocorreu foi exatamente o contrário disso tudo: O início da independência feminina.

O momento em que as mulheres das grandes massas começaram a perceber que poderiam assumir a frente de suas famílias sozinhas foi o grande estopim da emancipação feminina. O perfil da mulher contemporânea está em constante metamorfose. Em 40 anos, seus valores, seus princípios e suas prioridades mudaram. Há poucas décadas era muito comum ver que as mulheres preocupavam-se apenas em deixar suas casas impecáveis e agradar seus maridos. E infelizmente é comum ver o reflexo disso, ainda em 2010.

Porém esse quadro teve uma significativa mudança positiva. Atualmente, as mulheres possuem outras diretrizes em suas vidas. Como por exemplo, tomar a frente e administrar suas próprias empresas. O que há algumas décadas acontecia somente entre as mulheres das elites, e entre algumas mulheres de classe baixa que tiravam seu sustento familiar da cozinha e da produção de quitutes e doces caseiros.

A mulher empresária tornou-se uma realidade cotidiana em nosso país. Porque ela não está somente abrindo espaço para o toque feminino no mercado nacional. Mas sim, por que ela está quebrando a supremacia masculina que o Brasil viveu desde sempre. E essa queda do machismo é a maior prova da revolução das mulheres. Em um país em que os governantes eram coronéis, comandantes e capitães, as mulheres conquistaram um grande espaço na política. E, consequentemente, influenciaram milhares de outras mulheres a exercerem seus direitos, a serem cidadãs, e acima de tudo, provarem a todos que têm potencial igual – e muitas vezes até superior – ao dos homens e, em diversos quesitos.

Provas de que a sociedade ainda possui resquícios machistas não faltam. Desde pequenas piadas no trânsito até ofensas vulgares com relação à aparência física das mulheres. E talvez a necessidade de contrariar esses dizeres dos homens e provar a eles que elas possuem capacidade, é um dos grandes ápices do perfil da mulher contemporânea. E é o que garante seu sucesso na administração empresarial.

As mulheres possuem por natureza o instinto de liderança. E aquele famoso instinto materno delas,

faz com que saibam tomar decisões inteligentes ao longo de sua vida profissional. E é isso que as destaca no mercado. Existem mulheres no comando de grandes empresas multinacionais. Da mesma forma que existem mulheres que, ao perceberem que determinado modelo de fralda incomoda o seu bebê, desenvolvem de maneira simples um novo sistema de fechamento de fraldas. E o que todas essas mulheres modernas possuem em comum? É simples, sua independência de ideias e ações.

Elas possuem o visionarismo do século XXI. E fazem sua revolução, todos os dias. Cada ato cotidiano é uma nova provação de competência e potencial. O que, literalmente, não faz jus ao estereótipo da mulher frágil imposto pela sociedade e pelo passado político do Brasil. Todavia, o que ainda precisa ser trabalhado não é a imagem feminina na sociedade. Mas sim, a mentalidade social masculina.

O grito de “Independência ou morte” feminino já foi dado, e foi a muito mais de quatro décadas. Talvez até, a cerca de quatro séculos. E por conta disso as mulheres não precisam mais provar nada a ninguém. As provas de que suas capacidades e habilidades são equivalentes às masculinas estão à frente de nossos olhares. Estão a cada passo que damos pelas ruas. As mulheres movimentam a economia brasileira tanto quanto os homens. Produzindo, comprando, importando e exportando. E se visto com um olhar clínico no passado, isso não é algo de agora, dos tempos modernos. É de décadas e séculos atrás. Mas o que diferencia a atuação feminina na atualidade e no passado, é que os tempos agora são de livre expressão.

Elas não necessitam mais pedir por pão e paz como na década de 10. Não precisam mais implorar aos barões do café para não irem para o tronco. Elas têm independência. Simplesmente isto: são livres. Não existem mais muros que dividem a sociedade em oriental e ocidental. Não há mais a necessidade da existência de Adõe’s, para que as Eva’s do século XXI possam prosperar. E se há algo que realmente elas precisam, é reconhecimento.

Não é um reconhecimento por serem exemplares mães, avós ou tias. Não é um reconhecimento por serem do “sexo frágil” e ainda assim prosperarem. É o reconhecimento por serem tão importantes na sociedade quanto os homens. Por terem uma relevância equânime na economia da atualidade. Por, nesse quebra cabeça chamado de sociedade contemporânea, serem peças fundamentais.

O único reconhecimento que precisam é por serem, simplesmente, mulheres. Por serem responsáveis pela ordem social do nosso século. E por estarem na ala principal e à frente da maior de todas as evoluções das massas: A evolução ideológica.

Page 11: Jornal Especial de 40 anos da Acifv

Página 11www.acifv.org.br

Por Alison Santos

Há muito o empresariado ferrazense possui a presença constante do

empreendorismo feminino. E sabendo do perfil da mulher contemporânea, a Associação Comercial e Industrial de

Ferraz de Vasconcelos criou o conselho feminino, que pretende utilizar da

sensibilidade dessas empreendedoras nas decisões e ações realizadas pela

entidade.Existem muitas coisas no mundo

empresarial que precisam ter um toque feminino. E na Associação Comercial não

é diferente, porém, esse indispensável toque está sendo dado por um conselho feminino forte e atuante. Esse grupo de

mulheres é uma sociedade de intuito organizacional, sócio-econômico e cultural

com duração ilimitada. Reconhecida e credenciada perante ACIFV, que tem

por finalidade congregar os associados do sexo feminino em atividade. Com

o objetivo principal de promover e fundamentar os princípios básicos da ética

profissional entre os representantes da classe comercial, industrial e profissionais

autônomos e afins. E para com os diversos segmentos da comunidade,

estimulando iniciativas individuais

Mulheres Empreendedoras

e coletivas que contribuam para o fortalecimento e desenvolvimento de práticas a desenvolver a comunidade

e seus interesses. Segundo a Diretora da Acifv, Lenice Kovacs, o Conselho

da Mulher Empresária é um órgão muito forte, com uma visão madura e ações que contribuem de maneira

significativa com o empreendedorismo feminino na cidade. “Em nossas reuniões colocamos em prática nossa força,

auxiliando a diretoria da ACIFV em todos os projetos. Além de estimular mulheres do município que têm uma

visão empreendedora, mas possuem algum tipo de receio em entrar para o mundo empresarial”, disse.

Atualmente as mulheres desenvolvem vários papéis em nossa sociedade, além dos que são comuns de serem

visto. Somente as mulheres possuem responsabilidade, capacidade e disposição para serem em um mesmo dia mães, donas de casa, amigas, esposas e empresárias.

E são esses atributos femininos que garantem o sucesso e a visão empreendedora das mulheres no mercado

empresarial de Ferraz de Vasconcelos.

Fotos: Acifv e Jornal do Município

Lenice Kovacs, Diretora da Acifv

Page 12: Jornal Especial de 40 anos da Acifv

Página 12 www.acifv.org.br