Jornal do Coração

12

description

Informativo - Ano II - nº04 - 1º Semestre 2012

Transcript of Jornal do Coração

Page 1: Jornal do Coração
Page 2: Jornal do Coração

2

Editorial

Expediente:Jornal do Coração – maio-junho/2012 – Veículo de Comunicação do Instituto Educacional Coração de Jesus – Diretora: Elisa Maria de Moraes Montagnana – Departamento de Marketing: Fernanda Leme Fonseca – Projeto Gráfico: Arte Brasil Publicidade – Atendimento: Izabel Cristina Macedônio – Jornalista responsável: Cristiane Billis – MTb 26.193 – Edição e textos: Cristiane Billis – Fotos: Arte Brasil e Arquivo do Colégio – Arte Brasil Publicidade – Rua Pe. Domingos Giovanini, 165 – Pq. Taquaral - Campinas/SP – Tel: (19) 3242.7922 - Fax: (19) 3242.7077 – www.artebrasilpublicidade.com.br

A diretora do IECJ, Elisa Ma-ria de Moraes Montagnana, e as educadoras Glória Pe-

luso e Mariana Brandi estiveram presentes no 2º Fórum de Educa-ção realizado no dia 16 de maio em São Paulo. O evento abordou “o papel da Escola na decisão de jovens por uma carreira”, tema de extrema relevância em um momento de decisão tão importante na vida dos vestibulandos.O Fórum contou com palestra ministrada pelo filósofo, doutor em educação, escritor e professor da PUC-São Paulo Mário Sérgio Cortella. Durante o evento, Cortella também lançou o livro “Qual é a tua obra? Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética”. Para ele, a ideia do trabalho como castigo precisa ser substituída pelo conceito de realizar uma obra. Enxergar um significado maior na vida aproxima o tema da espiritualidade do mundo do trabalho.

2º Fórum de Educação

O IECJ e as famílias estão ainda mais próximos.

Flash

Por dentro da “Primavera Árabe”

Neste 1º trimestre, em meio a gran-des desafios, inovações tecnológi-cas, abertura do Portal da Rede,

início do ano Jubilar, damos graças ao Senhor a estes 97 anos de IECJ em Bra-gança Paulista, terceira escola fundada pelas Filhas de Jesus, em terras brasi-leiras.Aqui estiveram: Ir. Magdalena Inibárren, Ir. Gabriela Herrero Hernández e Ir. Ana Izquierdo que nos deixaram como he-rança o legado de Santa Cândida, de “Evangelizarmos Educando e Educar-mos Evangelizando”, ou seja, a missão de acolher com alegria muitas crianças e

jovens e oferecermos a complementação da educação da família, com bases na fé e no compromisso dos valores humano--cristãos.É preciso também ressaltar a impor-tância deste Informativo. Além de seu objetivo – como o próprio nome nos re-vela – de informar, possibilita que todos conheçam o trabalho de cada segmento da escola, sua importância no desenvol-vimento de cada educando, bem como, a interdisciplinaridade que traz a trans-disciplinaridade, transportando, assim, nossos educandos para a vida.A todos, boa leitura!

A “Primavera Árabe” – onda revolucionária de manifes-tações e protestos que vêm ocorrendo no Oriente Médio e no Norte da África desde 18 de dezembro

de 2010 – foi o tema da palestra ministrada pelo professor de Geografia Tiago Tomazi, no dia 12 de abril, para os alu-nos do Ensino Médio. Além de ser assunto abordado nas questões dos vestibu-lares, este também é o tema do con-curso de redação promovido pelo jor-nal MUNDO, que terá a participação dos estudantes do IECJ.

Elisa Maria de Moraes MontagnanaDiretora

Nele você pode visualizar: Boletim e frequência. Atividades das aulas. Download de trabalhos enviados pelo professor. Dados cadastrais e solicitar troca. Boleto bancário e solicitar segunda via. Informe de Imposto de Renda e imprimi-lo.

O Portal já está disponível no

site do Colégio: www.iecj.com.br Acesse e comprove!

Chegou o Portal do Aluno.

O Encontro Regional de Educadores Veteranos da Rede Filhas de Jesus integrou docentes das escolas de Bragança Paulista, Mogi Mirim

e Campinas. O evento foi sediado em Bragança Pau-lista no dia 31 de março deste ano.

Page 3: Jornal do Coração

3

Fé e Emoção marcam visita da imagem da Imaculada Conceição

Fé, emoção e alegria marcaram a visita da imagem peregrina da Imaculada Conceição de Pirenópolis, no mês de maio, no IECJ. A imagem foi acolhida pelos educandos do Ensino Fundamen-

tal II e Médio, educadores e Irmãs FI com muito respeito na manhã do dia 4 de maio, na praça de entrada do Colégio. A recepção contou com as palavras de Padre José Roberto que pro-clamou um trecho do Evangelho de Marcos e lembrou a devoção de Santa Cândida por Maria.Levada para a Capela do Colégio, a imagem foi visitada durante todo o dia pelas diferentes turmas que rezaram, agradeceram, fizeram pedidos e tiraram fotos junto a ela. Às 16h15, uma Celebração Mariana foi realizada no Ginásio Polies-portivo, onde a imagem recebeu diversas homenagens: músicas, danças, poema e coroação.Na manhã de sábado, dia 5, foi realizada uma Celebração Eucarís-tica com mais uma coroação, feita pelos educandos da 3ª série do Ensino Médio.Com a visita, toda a Comunidade Educativa sentiu-se ainda mais fortalecida e esperançosa. Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós!

Foi a própria Madre Cândida quem pro-curou um escultor para fazer a imagem da Virgem Maria. Desde então a Virgem começou a irradiar amor e devoção. A imagem testemunhou as dificuldades e alegrias da fundadora. Em 1911, Madre Cândida viu seu sonho se tornar realida-de: a Congregação expandida e propaga-da pelo mundo. A primeira expedição de religiosas partiu da Espanha rumo à Pire-nópolis (GO), no Brasil e a Virgem Imacu-lada acompanhou-a na nova empreitada como a “Estrela Guia dos caminhos da Congregação”.

“Estamos muito felizes em participar da Coroação de Maria. A imagem da Virgem que acompanhou a devota nos momentos mais difíceis e também, nos felizes, é como uma herança que Santa Cândida deixou para nós. Assim como ela sabia que podia contar com Maria, também sabemos que podemos.“

Trecho da homenagem feita pelos alunos da 3ª série do Ensino Médio à imagem peregrina

“Amem muito a esta Virgem. Ela nos tiroude tantos apertos!...” Santa Cândida

Page 4: Jornal do Coração

4

Corpo em MovimentoCorpo em MovimentoCorpo em Movimento

Pintura no Azulejo

Culinária na Escola

Explorando o tema “Corpo em Movi-mento”, as crian-

ças do Pré II receberam a visita de alunas ginas-tas e do professor Fer-nando Ferreira. A turminha assistiu a algumas evoluções da ginástica olímpica, como saltos, estrelas e camba-lhotas. Depois foi a vez

de vivenciarem alguns dos movimentos, sob a orientação do professor. Por meio da modalidade apresentada, constataram mais uma vez o quanto é importante praticar esportes para terem uma boa condição de saúde física e mental.

A aprendizagem sobre regras e li-mites pode ser feita com muita diversão! Que o digam as crianças

da Educação Infantil que desenvolveram uma atividade de expressão artística em espaços delimitados de azulejo, na pare-de da Ludoteca. Confira nas fotos.

As aulas de Culinária são sempre um momento de alegria e de aquisição de novos conhecimentos. Para incentivar uma alimentação saudável, rica em vita-

minas e minerais, as crianças do Maternal I saborearam uma deliciosa salada de frutas, preparada pelas professoras.Outra aula de destaque, vivenciada pela mesma turma, foi a preparação dos ovos de Páscoa. O momento foi ainda mais especial pela integração família-escola, já que os ovos foram feitos com a colaboração da chefe de cozinha Silvana, mãe de um dos alunos da Educação Infantil.

Page 5: Jornal do Coração

5

Mais verde na escola

No mundo encantado dos contos

Com a mão na terra e a mente na sustentabilidade do planeta, as turmas da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental I aprendem sobre os

vegetais e o valor da natureza. Neste primeiro semestre, as crianças plantaram diversas mudas de árvores no parque da escola: Manacás, Cho-rões, Uvas Japonesas e Cereja do Rio Grande. Como parte do Projeto Cuidar na Educação Infantil, outros plan-tios serão realizados. O objetivo da atividade é possibilitar mais sombra para o local, atrair pássaros e permitir que a beleza do verde esteja presente no dia a dia dos educandos.

O contato com a natureza é sempre um momento pra lá de especial. Uma das atividades vivenciadas,

neste semestre, foi o plantio de mudas de beterraba na fazendinha da Escola. Cada criança plantou uma muda “Escolhemos a beterraba para o plantio por ser uma ‘planta surpresa’. Nunca sa-

bemos o tamanho e a forma que ela terá.”Durante o estudo, as crianças também observaram e fizeram a identificação dos espaços dentro da fazendinha, como: horta, pomar, jardim e viveiros.

O Projeto “Contos que Encantam” empolgou as crianças do Maternal II des-pertando-as ainda mais para o mundo dos livros e das histórias infantis. Os estudos foram finalizados com a festa do casamento da Dona Baratinha.

As crianças foram os ilustres convidados da festa na Casa de Pastoral, onde vivenciaram, dramatizaram, brincaram e se deliciaram com o baquete: uma de-liciosa feijoada.

Plantar e colher é só começar!

Page 6: Jornal do Coração

66

Estudo do Meio: muito próximo da sala de aula!

Para aproximar a sala de aula da vida, ele acontece da Educação Infantil ao Ensino Médio. Confira alguns deles nas fotos:

Os alunos do 5º ano conheceram em março a exposição de dinossauros “Era T-Rex” e o rico acervo do Museu do Ipiranga em São Paulo.

Visita à Casa de Chocolate “Chocolatti” ocorrida no dia 20 de março pelas crianças do Maternal II.

Ensinar às crianças a importância de uma alimentação equilibrada é o cami-nho para que saibam fazer boas escolhas alimentares. No Mercado Municipal, as crianças do Pré I observaram a grande variedade de alimentos e saborea-ram uma deliciosa salada de frutas.

Pesquisa de produtos naturais e industrializados feita pelos alunos do 4º ano no supermercado Hara. No local, houve também estudo sobre as Propagandas.

As turmas do Pré II conheceram passo a passo a elaboração de um jornal na sede do Bragança Jornal Diário. Estudo do Meio das turmas do 2º ano à Empresa Elétrica Bragantina,

após a leitura do livro: Pedro e o Desperdício.

Visita ao Correio feita pelos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, oportunidade para enviar cartas.

Page 7: Jornal do Coração

77

Brasil é destaque da Feira do Livro 2012Muitos “brasis” em um só Brasil

Linguagem e conhecimento: tudo a ver!

Brasil e seus contrastes”. O tema da Feira do Livro 2012, ocorrida nos dias 25 e 26 de maio, abriu um amplo leque de subtemas para os alunos desenvolverem e apre-

sentarem no evento. Afinal, estamos falando do maior país da América do Sul, o quinto maior do mundo em área territorial, com mais de 192 milhões de habitantes, rico em influências culturais e étnicas. Durante o evento, os visitantes conferiram a abordagem de assuntos variados relacio-nados ao Brasil, como um debate sobre a Copa do Mundo no país, os 100 anos do escritor Jorge Amado, o livro Vidas Secas, além de muitos outros temas relacionados à leitura, palestras, exposição de livros, apresentação de dança com arcos, desafios lógicos, dentre outros. Confira nas fotos um pouco deste evento.

A Feira do Livro promoveu a palestra “A importância da linguagem no desenvolvimento do processo cognitivo”, ministrada pelo pro-fessor Leonardo Dela Coleta Baldi, que mostrou as relações entre

o contato com a linguagem e a aquisição de conhecimento. Para tanto, foram utilizados trechos de teóricos da linguagem (como Wittgenstein e Frege) e de escritores de ficção (como Mary Shelley, Graciliano Ramos, Fernando Pessoa, Machado de Assis, dentre outros). O palestrante também abordou a importância de ler com competência tanto textos não verbais, como as pinturas que serviram de pano de fundo para os slides, quanto o mundo que nos cerca: olhares, gestos, tudo merece uma leitura atenta, ainda que o conhecimento adquirido através desse corpo a corpo com a linguagem nem sempre resulte em algo agradável. O ganho, porém, é só do leitor!

Capitães de Areia – Jorge Amado

Realejo Humano: anjos do realejo 4os anos: “Descobrindo o Brasil”

Vidas Secas de Graciliano Ramos1os anos - EFI: “Eu, meus amigos e o mundo da alfabetização”

Sincretismo religioso na visão de Jorge Amado O mundo mágico de Escher e a Física

O vice-prefeito de Bragança Paulista, Luiz Gonzaga Pires Mathias, o prefeito João Afonso Sólis, a diretora do IECJ, Elisa Maria de Mo-raes Montagnana e a supervisora de Ensino, professora Huguette

Disney: uma paixão brasileira

Palestras ministradas pelos professores: Leonardo Dela Coleta Baldi e Mateus Bego Bueno

Page 8: Jornal do Coração

8

Representantes de Classe fazem a diferença

Um viva à poesia!

Em um importante exercício de cida-dania, o IECJ realizou no início do ano letivo as Eleições de 2012 para

os Representantes de Classe e seus Vi-ces.E você? Sabe qual a importância do re-presentante de turma no colégio? Ele é um importante elo entre a turma e a co-munidade escolar.

A poesia é a arte da linguagem hu-mana e do lirismo que expressa sentimento através do ritmo e da

palavra cantada. Este gênero literário ganhou um dia especial no Brasil: 14 de março, uma homenagem ao poeta brasi-leiro Castro Alves (1847-1871) que tam-bém nasceu neste dia e mês.Em comemoração ao Dia do Poeta, os alunos do 5º ano estudaram as poesias de Cecília Meireles, uma poetisa de signi-ficativa importância na Literatura.

Motivo

Eu canto porque o instante existee a minha vida está completa.Não sou alegre nem sou triste:sou poeta.Irmão das coisas fugidias,não sinto gozo nem tormento.Atravesso noites e diasno vento.Se desmorono ou se edifico,se permaneço ou me desfaço,– não sei, não sei. Não sei se ficoou passo.Sei que canto. E a canção é tudo.Tem sangue eterno a asa ritmada.E um dia sei que estarei mudo:– mais nada.

Cecília Meireles

Page 9: Jornal do Coração

9

Robótica é aprendizado para toda a vida

Construindo células

Folia de Carnaval

O Projeto de Robótica é um enfoque inovador à educação que engloba tecnologia, cultura, uma grande

relação entre escola e o mundo externo e o aprendizado para toda a vida. A Robótica é trabalhada semanalmente com as turmas do 4º e 5º anos do EF I e do 6º ao 8º ano do EF II por meio de atividades práticas. Os estudantes re-

cebem um kit composto de 300 peças, entre eixos, polias, engrenagens, travas, conectores, correias elásticas, rosca sem fim, cremalheiras, leds e motor.A partir daí desenvolvem projetos que en-globam atividades de pesquisa, planeja-mento, construção e manipulação de me-canismos, o que proporciona aos alunos um rico ambiente de aprendizagem. Atra-

vés da montagem de modelos, eles viven-ciam na prática situações do seu cotidiano, planejando, apurando as ideias, montando, programando, testando e corrigindo o fun-cionamento desses mecanismos.Mais que isso, as aulas desenvolvem nos educandos autonomia, criatividade, resi-liência, capacidade de trabalhar em gru-po e outras habilidades importantes nas relações pessoais e profissionais.

Junta-se isopor, gel de cabelo, massa de modelar, materiais reciclados e eis que surgem... células! No Laboratório

de Ciências, os alunos do 8º ano cons-truíram células eucariontes animais com esses materiais, o que tornou mais fácil a visualização de sua estrutura e compo-nentes.

“Ei você aí...” O Carnaval foi um dos dias especiais na escola em meio a confetes e serpentinas; o encontro de toda Comunidade Educativa na alegria.

Page 10: Jornal do Coração

Seja bem-vindo, bispo Dom Sérgio

A comunidade educativa do IECJ recebeu com carinho a visita do bispo diocesano Dom Sérgio Apa-

recido Colombo, no dia 16 de abril. Ele foi acolhido no Salão da Ala B pelos educadores da Administração e da Ma-nutenção, com muito entusiasmo. Todos ouviram as palavras de ânimo de Dom Sérgio pela festa da Ressurreição de Jesus.Dom Sérgio abençoou cada um dos pre-sentes, em um clima de família-cristã.

Ressurreição é celebrada

A paz esteja convosco!’. Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos, então, ficaram cheios de alegria por verem o Senhor. Ele lhes disse de novo: ‘A paz esteja convosco!’ ” (Jo 20,19-21).

Nesse clima de paz, alegria e esperança, as turmas do Ensino Funda-mental I se reuniram para celebrar a Páscoa, a Ressurreição de Jesus.

Páscoa juvenil: única, especial, inesquecível!A Páscoa Juvenil foi um momento único vivenciado durante quatro dias por um grupo de alunos do Ensino Médio. Confira suas impressões nos depoimentos:

“ ‘

“A PJ foi uma experiência única e sem dú-vida uma das mais importantes para mim. Só tenho a agradecer a todos pela ajuda e força que me deram. Espero voltar mais ve-zes, pois ainda tenho muito para aprender e conhecer, até mesmo sobre mim mesma.”Taís Cordeiro Consolin - 1º EM

“A PJ me trouxe lições que hoje levo comigo no meu dia a dia. Com certeza foi a melhor experiência que eu vivi. Foi maravilhoso!”Ana Laura - 1º° EM

“A PJ para mim foi algo inesquecível. Os mo-mentos sobre a Semana Santa me tocaram muito, as amizades que fiz nunca vou deixar de lado e as lições que aprendi estou colo-cando em prática no meu dia a dia.”Beatriz Destro - 1º° EM

“Na PJ descobri novos sentidos, encontrei respostas, enxerguei a imensidão do mun-do, suas diferenças, carências. Lá eu refle-ti e senti o amor de Deus na minha vida. Descobri que posso mudar. Percebi o signi-

ficado de cada gesto, momento, pala-vra, abraço e o quanto podemos

ser imprescindíveis para uma pessoa em um determinado momento. O amor é um sen-timento que nos move e ser a prova viva disso tudo é muito especial.”Maria Carolina - 3º EM

“A PJ foi uma experiência incrível que vou levar para minha vida toda. Ao voltar para a casa percebi quanto ela fez diferença para mim. Entendi a força de Deus em nossas vidas e o porque ele é essencial em nossos corações. Ao ser submetida a conviver com pessoas com diferentes histórias de vida, que lutam para sobreviver e mesmo assim não negam um sorriso, aprendi a dar valor a coisas mínimas que antes passavam de-sapercebidas, aprendi que se alguma coi-sa dá errado posso lutar e que sem Deus nesta minha atitude nada iria se realizar.”Aline Zecchin - 1º° EM

“A PJ foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Descobri sentimentos novos, vivi experiências únicas e indescritíveis. Daria tudo para reviver esses momentos.”Jorge Fernandes - 3º° EM

10

Dom Sérgio e os funcionários da Manutenção e Administração

Page 11: Jornal do Coração

Estudantes refletem sobre a Campanha da Fraternidade 2012

A Campanha da Fraternidade (CF) 2012 convida todos a refletirem sobre a realidade da saúde públi-

ca no Brasil, trazendo o termo Samarita-nidade, à luz da Parábola do Bom Sama-ritano (Lc. 10, 25-37). Nessa passagem bíblica, Jesus ensina que é preciso se fazer próximo daquele que necessita de nossa ajuda, carinho e atenção.Em um dos momentos de reflexão sobre a CF 2012, o grupo “Terapia com Ale-gria” trouxe para a Comunidade Educa-tiva do IECJ seu “exemplo de Samarita-nidade”.

Solidariedade em cena

O Projeto Solidariedade “Santa Cândida” continua com força total em 2012. Os participantes visitaram o Asilo São Vicente. Doaram mantimentos e rea-lizaram atividades com os assistidos. Uma atividade importante para o pro-

cesso educativo dos alunos, que se insere numa realidade cuja experiência é única.

Catequizandos vivenciam Primeira Eucaristia

Fazei isto em memória de Mim”. O pedido de Jesus na Última Ceia foi acolhido com amor pelos catequizandos do IECJ que participa-ram, pela primeira vez, do Banquete Eucarístico. Celebrar a Euca-

ristia é comprometer-se a viver como Jesus viveu, é doar uma vida a serviço do irmão. Que a participação na Eucaristia dê força para que todos continuem na caminhada da construção de uma nova história.

11

A ação social, destinada a todos os estudan-tes do Ensino Fundamental I ao Ensino Mé-dio, também conta com a participação das famílias.

Page 12: Jornal do Coração

12

Período Integral faz a diferença

Melhorias

Atendendo aos anseios dos novos tempos, o IECJ oferece a opção do Período Integral com formação diferenciada para crianças de 2 a 6 anos. Neste projeto, os alunos desenvolvem suas habilidades, competências, aprimo-

ram sua visão de mundo, fortalecem as relações de convivência e a autoestima por meio de vivências variadas e significativas. As atividades englobam a orientação de estudos, atividades lúdicas, de culinária, jardi-

nagem, música, teatro, iniciação ao esporte, balé, judô, expressão corporal e piscina. As crianças também contam com uma estrutura necessária para seu bem-estar,

conforto e boa alimentação com orientação da nutricionista das Cantinas Tio Júlio.

A Reforma das Quadras Principais e a troca de pisos que ocorrerá no Ginásio de Esportes vêm contribuir para a Prá-tica de Esportes no IECJ.

Preencha o formulário e envie uma foto, com uma descrição de 120 caracteres. A foto pode mostrar uma conquista, descoberta ou inovação para a sua vida, uma ação de solidariedade à vida do seu próximo, alguma atitude em favor da preservação da vida no planeta, ou simplesmente uma criativa declaração de amor à vida. Se a sua foto for a mais votada pelo público em nossa galeria, você irá ganhar 1 (um) iPad2. A premiação será no dia 10/08/2012. Serão 6 (seis) iPad´s2, sendo um para cada foto mais votada de cada perfil (1 para a Educação Infantil, 1 para o Ensino Fundamental I, 1 para o Ensino Fundamental II, 1 para o Ensino Médio, 1 para um ex-aluno e 1 para um colaborador).Não fique de fora, participe!