Jornal de Gravataí. 6 de maio de 2015. Edição 2226.

12
Manifestação por salários no Centro Página 3 Grupo de trabalhadores da educação municipal solicitou regularização da folha de pagamento Último lote foi entregue nesta segunda-feira (4) Guerra entre duas facções pode ter causado execuções Governo descarta falta de vacina contra a gripe Prefeitura encerra entrega dos 27 mil kits de uniformes escolares Página 9 Página 10 Página 9 Gravataí, 6 de maio de 2015 ANO IX | Edição # 2226 Quarta-feira qua qui sex 20º 21º 23º

description

 

Transcript of Jornal de Gravataí. 6 de maio de 2015. Edição 2226.

Page 1: Jornal de Gravataí. 6 de maio de 2015. Edição 2226.

Gravataí, 6 de maio de 20151Manifestação por salários no Centro

Página 3

Grupo de trabalhadores da educação municipal solicitou regularização da folha de pagamento

Último lote foi entregue nesta segunda-feira (4)

Guerra entre duas

facções pode ter causado

execuçõesGoverno descarta falta de vacina contra a gripe

Prefeitura encerra entrega dos 27 mil kits de uniformes

escolares

Página 9

Página 10Página 9

Gravataí, 6 de maio de 2015

ANO IX | Edição # 2226

Quarta-feiraqua qui sex

20º 21º 23º8º 8º 9º

Page 2: Jornal de Gravataí. 6 de maio de 2015. Edição 2226.

Gravataí, 6 de maio de 20152

O Dia das Mães está che-gando novamente e eu per-cebo que, apesar de estar com sessenta e dois anos, ainda sou umm filho como todos os outros, como se ti-vesse apenas cinco, dez ou quinze anos. A não ser pelo peso, que insiste em au-mentar, pelos fios de cabelo, que vão rareando, pelas rugas e epelas ites e oses, sou o mesmo menino de sempre, que tem uma mãe lutadora e protetora, que ama todos os filhos como se fossem apenas um.

Hoje o tempo já lhe pesa nas costas, mais do que pesa nas minhas, mas ela continua forte e resistente, apesar da idade bem avan-çada e apesar das próteses nos joelhos. Ela continua indo e vindo, visitando a gente e os outros parentes, mesmo que isso não seja mais tão frequente como outrora. Ela não pode mais viajar de avião, em viagens como para Portugal, onde estão duas netas, pois a viagem é longa demais e não faz bem para as pernas dela, ficar sentada tanto tempo. Mas ela viaja de carro e, às vezes, até de ônibus.

Ela recebe a gente como sempre, na sua casa, onde mora sozinha. Sozinha, mas com algumas de minhas irmãs morando por perto. Sua casa é pequena, mas é uma graça. Ela andou au-mentando, recentemente, fazendo mais um banheiro e uma edícola que avança pelo quintal, onde colocou a área de serviço e um grande varandão com uma enor-

me mesa para reunir todos os filhos e/ou os irmãos, para grandes almoços ou grandes jantas.Reunindo a família, enfim.

Ela ainda cozinha aque-las comidinhas que só mãe faz. E a gente come até não poder mais, porque é a co-midinha da mamãe e é deli-ciosa, mesmo que aumente uns quilinhos. E ela faz compotas, conservas de le-gumes e verduras, os quais ela colhe de sua própria horta, pois a gente – nos, os filhos e genros – vamos lá, de tempos em tempos, e plantamos alfaces, beterra-bas, vagens, pepinos, etc. E ainda existe um grande e produtivo pé de chuchu, que nunca deixa faltar matéria prima.

Minha mãe trabalhou a vida toda – ela foi ferroviá-ria, trabalhou nas estações de Corupá e São Francis-co do Sul – e, além disso, cuidou dos dez filhos e da casa ela mesma, nunca teve empregada. Fomos sem-pre humildes, mas nunca nos faltou nada, porque ela sempre esteve lá, provendo tudo.

Neste ano, o aniversário dela cai no Dia das Mães. Então, esse dia 10 de maio é duas vezes o dia dela. Duas vezes mais carinho pra você, mãe. Muito or-gulho de poder chamá-la de mãe. Mil beijos, hoje e sempre.

Opinião

Diretor geral: Moacir Menezes

Diretor administrativo: Gabriel Diedrich

Editor-chefe: Jacson Dantas

* Os textos assinados são de responsabilidade de seus autores e não emitem a opinião do jornal

51 3421.3381 / 3423.1792

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira nº 6125 - Pda. 64 - Bairro São Vicente - CEP 94070-001 - Gravataí - RS - Brasil

www.2mnoticias.com.br [email protected]

Diagramador: Jacson Dantas

Redação: Filipe Foschiera e Jacson Dantas

Depto. Comercial: Adilson Mendes

Publicação da empresa Gráfica Jornal 2M Ltda

CNPJ nº 03.851.285/0001-62

Registro nº 39987 do livro A-4

Tiragem: 8.000 exemplares

Fundação: 22 de março de 2005

Filiado:

TRUBUTO A MINHA MÃE CHARGE

Luiz Carlos Amorim

Escritor, editor e revisor

RADAR

Espaço para o leitor ENVIAR imagens da cidade ou do seu cotidiano (algo que queira compartilhar conosco) além de poder denunciar problemas da comunidade em busca de

soluções. Participe pelo e-mail [email protected] Whatsapp (51) 9415.3122

Betoneiras abandonadas por um construtora no meio da Rua Recanto das Taquareiras, no bairro Àguas

Mortas, próximo a Av. Rondon.

Page 3: Jornal de Gravataí. 6 de maio de 2015. Edição 2226.

Gravataí, 6 de maio de 201533Cidade

Grupo de trabalhadores da educação municipal solicitou regularização da folha de pagamento

Filipe Foschiera

Professores da rede municipal real-izaram um protesto na manha desta terça-feira (5), em frente à Prefeitura Municipal. Por volta das 9h, os manifestantes se reuniram na Praça Borges de Medeiros e solicitaram que o prefeito regularize a folha de pagamento. Um ato em solidariedade aos professores do estado do Paraná tam-bém foi realizado no local.

Conforme deliberado em assembléia geral no início da campanha salarial 2015, o Sindicato dos Trabalhadores em Educa-ção Pública Municipal de Gravataí (SPMG) tentou de todas as formas comunicar ao prefeito, falando sobre a luta dos professo-res por valorização e respeito. Os mani-festantes aproveitaram o Dia Nacional da Comunicação para a realização do ato.

O Sindicato reivindica que a prefeitura negocie uma proposta de reajuste sala-rial com a categoria e regularize a folha de pagamento. A manifestação encerrou com a entrega de um ofício ao Prefeito Marco Alba, que conversou com os repre-

sentantes e disse que um diálogo com os professores será iniciado a partir de hoje.

O mesmo grupo realizou também o Ato Nacional pela Educação, em frente à Prefeitura, dentro do chamado feito pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), em solidariedade aos educadores do Paraná. “Somos todos trabalhadores em educação e a nossa luta é a mesma!”, destacou um dos organiza-dores.

Ao receber pedido de agenda, o pre-feito reforçou a disposição do governo em manter um diálogo permanente, respeitoso e transparente com todos os servidores. “Enfrentamos as dificuldades impostas pela queda de arrecadação, como con-sequência da crise financeira que afeta todos os setores da sociedade”, reiterou o prefeito.

Conforme a Prefeitura, em 2015 o governo vai encerrar três parcelamen-tos de dívidas feitas junto ao Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais (IPAG), para regularizar valores previdenciários e de auxílio em saúde jamais pagos por governos anteriores. Esses parcelamentos, assim como out-ros, são mantidos rigorosamente em dia, pela compreensão de que o instituto é a salvaguarda dos servidores, que deve ser tutelado. “É importante que, de forma transparente, todos tenham conhecimento dessa realidade, para que a Prefeitura não assuma compromissos que não cabem na arrecadação”, disse o prefeito.

Manifestação por salários no Centro Projeto TV Câmara é apresentado no Rotary Club

Mobilização para doação de sangue ao Hemocentro

O presidente da Câmara de Vereadores de Gravataí, Juarez Souza, participou na sede do Alvi-Rubro, de reunião-almoço promovido pelo Rotary Club Gravataí. Na oportunidade, o legislador compôs a mesa principal ao lado do presidente da entidade, Rudi Nelson Mar-kiewicz, e apresentou o Projeto de Instalação da TV Câmara Gravataí, junto do assessor de imprensa, Giul-liano Pacheco, responsável pela implantação da emis-sora de TV do Parlamento Municipal.

Juarez explicou que a TV Câmara terá como objetivo ser uma emissora pública, tendo em sua programação a exibição de telejornal diário, programa de debates, entrevistas, espaço para divulgações culturais e artísti-cas, informações sobre saúde, educação e meio-ambiente e muita interatividade. Além disso, sessões ordinárias, extraordinárias e solenes terão transmissões ao vivo.

“A TV Câmara será disponibilizada em parceria com a TV Assembleia, abrindo sinal em conjunto. Além disso, será criado aplicativo no celular, onde as pes-soas podem acessar de qualquer lugar do mundo as matérias, reportagens e entrevistas feitas pela TV. Além de acompanharem, em tempo real, e depois na íntegra, as sessões parlamentares”, disse o presidente Juarez Souza.

Gravataí recebeu nesta terça-feira (5), no Quiosque da Cultura, a unidade móvel da Hemorrede Pública do Estado do Rio Grande do Sul. Pertencente à Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS)/Hemocentro, o ônibus esteve em Gravataí realizando coleta externa de sangue. Segundo o HDJB, que auxiliou na triagem e na coleta, foram realizadas 130 doações, mas a procura foi bem maior. “Ficamos muito satisfeitos em ver que as pessoas se sensibilizaram e vieram ajudar, mas a Unidade Móvel tem uma capaci-dade restrita de coleta e é preciso respeitar os limites para não comprometer os resultados”, destacou a enfermeira Fernanda Borba.

Quem não conseguiu doar sangue durante a ação no município, pode dirigir-se aos hospitais da capital que realizam coletas.

Page 4: Jornal de Gravataí. 6 de maio de 2015. Edição 2226.

Gravataí, 6 de maio de 20154 Política

GABRIEL [email protected]

Objetividade

Cooperação com CPI do Senado

Carlito Nicolait manifesta-se sobre fala de Juarez Souza

O presidente da CPI, Gerson Rovisco (PV) - que foi acompanhado na audiência pelo relator Alan Vieira (PMDB) e o membro Dimas Costa (PT) - disse que o foco da in-vestigação em Gravataí é apurar se houve irregularidades no uso de recursos públicos do SUS para procedimentos no Hospital Dom João Becker e no plano de seguridade e previdência (Ipag) do Município.

A CPI, instaurada em Gravataí após as denúncias reve-ladas em reportagem do Fantástico que colocaram a cidade no centro das investigações da máfia das próteses, também vai trocar informações com a CPI criada no Senado. Nesta quinta-feira, às 9h, vereadores vão acompanhar uma ses-são itinerante da CPI federal, que será realizada na Assem-bleia Legislativa gaúcha.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada na Câmara de Gravataí começou a troca de informações com a Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Fazenda Estadual nas investigações da máfia das próteses. A pri-meira reunião de trabalho foi realizada segunda-feira (4), no Palácio da Polícia, com a presença dos integrantes da CPI e dos delegados Joerberth Nunes e Daniel Mendelski, titular e adjunto das investigações da chamada Operação Bones.

Máfia das próteses

PARTIDOS A GRANELVinte e dois novos partidos estão em processo de formação no

Estado. Ainda na fase de coleta de assinaturas de apoio, estão siglas voltadas para idosos, cristãos, liberais, militares, mulheres e estu-dantes. Somente nos primeiros quatro meses deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral do RS (TRE-RS) recebeu sete pedidos — ou 31,8% do total de ações que tramitam na Corte desde 2010. Para especialistas consultados, o dinheiro do fundo partidário funciona como um "chamariz" para a criação de novas legendas. Em uma etapa mais adiantada, quatro dessas siglas já conseguiram coletar o número mínimo de assinaturas (0,5% do eleitorado, espalhados por ao menos nove estados) e aguardam aval do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para se juntar aos 32 partidos políticos existentes no País. Na fila de espera, estão os partidos: Novo (Novo), Liberal (PL), da Mulher Brasileira (PMB) e do Servidor Público e Privado (PSPP).

Contrapondo-se à nota de ontem desta coluna, que trazia a fala do presidente do Legislativo sobre a ocorrência de um desentendi-mento, o vereador Carlito Nicolait disse: “abri aquela sessão falando de forma educada e fui atacado pelo presidente Juarez Souza e outros vereadores da bancada governista. O presidente cortou o mi-crofone de forma abrupta”. Pouco depois a sessão era interrompida para a realização de sessão solene em uma escola da Morada do Vale, onde Juarez teria ameaçado Carlito dizendo que Nicolait não faria com ele o que faz com outros vereadores.

No retorno, Carlito questionava os governos municipal e estadual: “quanto falava, tive a palavra cortada de forma arbitrária. Ele (Juarez) só não me agrediu porque foi contido. Falei com ele e fiquei parado. Então a vitima sou eu. Não penso ainda em colocá-lo na comissão de ética, creio que ele não estava num bom dia. Mas pra que fique claro, a vítima sou eu. Se for levado à comissão, poderia levá-lo também, mas não penso que seja o caso. Convido qualquer pessoa a assistir a sessão e ver que fui extremamente elegante na minha fala e nem citei o nome dele”. Ao final da sessão, diz Carlito: “real-mente chamei-o de covarde, porque Juarez não permitiu apartes e cortou o microfone, sem permitir debates. Ele ainda cortou a fala dos vereadores Alex Peixe e Paulo Silveira, que tentaram me defender”, reclama o petista.

No início desta semana o vereador Paulinho da Farmácia (PTB) reuniu-se com o deputado federal e presidente estadual do PTB, Luiz Carlos Busato. Na pauta, o cenário político brasileiro e possíveis investimentos para Gravataí, dentre outros assuntos, como as próximas eleições...

Encontro político

Page 5: Jornal de Gravataí. 6 de maio de 2015. Edição 2226.

Gravataí, 6 de maio de 20155

O Museu Municipal Agostinho Martha realizou com os alunos do 6º e 8º ano da Escola Municipal de Educação Fundamental Jardim Florido, localizado no Parque Florido, na parada 63, o Circuito Cultural.

Conforme o guia do museu João Carlos Ilha revelou que acompanhou os alunos numa visita orientada as salas do Museu, a Fonte do Forno, a Igreja Matriz Nossa Senhora dos Anjos, as Praças Dom Feliciano e Borges de Medeiros e o Prédio da Prefeitura. Ilha faz mais do que levar os alunos aos locais turísticos, ele conta a história de cada lugar, de cada objeto exposto, do nosso brasão e da história da Aldeia dos Anjos.

A aluna do 6º ano da escola Rafaela Reus Windberg relatou que esta é uma ocasião muito

especial. “Ainda não tinha vindo para este lado da cidade, gostei de tudo o que vi e aprendi muito sobre a minha cidade”, disse a aluna.

Ingrid Fagundes Borges, 12 anos, aluna do 6º ano, ficou contente por poder conhecer os pontos turísticos do Centro da cidade. “Ainda não tinha prestado atenção aos prédios e praças que visitei hoje. A visita foi muito proveitosa”, declarou a aluna.

As professoras Viviane Restano e Aline Reck concordam que é muito importante para os alunos conhecerem os pontos turísticos do Centro da cidade. “A maior parte das pessoas passa pelo Centro e não nota a forte influência açoriana nos prédios em Gravataí e não imaginam as histórias que cada praça do centro contém”, observou Viviane.

A Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), está com a Operação Tapa-Buracos na Morada do Vale. As equipes concentraram-se nas ruas Epitácio Pessoa e Lopes Trovão na tarde desta segunda-feira (4).

Segundo o secretário de Obras Públicas, Paulo Martins, grande parte dos problemas críticos do município já foram solucionados. “Sabemos que alguns bairros estão bastante afetados pelos danos no pavimento, felizmente boa parte dos problemas críticos já foi atendido pela operação. Estamos trabalhando conforme o cronograma para atender as demandas”, afirmou.

Para a revitalização do asfalto é necessário retirar a parte danificada com uma retroescavadeira e colocar a base de brita graduada

que aplaina e firma o solo. Na Epitácio foi identificada uma quantia grande de barro embaixo do asfalto, o que faz com que o asfalto levante, formando os chamados “borrachudos”. A camada será retirada e substituída por areia para evitar que o problema aconteça novamente. Após o processo, é feita a imprimação que serve como uma cola que impermeabiliza e fixa o asfalto e por fim a massa asfáltica é colocada e compactada no chão.

Os serviços já foram feitos em mais de 150 ruas e estradas do município, incluindo os bairros São Geraldo, Itatiaia, Parque Florido, Centro, Parque dos Anjos, Parque Olinda, Rincão da Madalena, Bonsucesso e Santa Cruz. Nos próximos dias as equipes seguem nas Moradas e depois seguem para o Mato Alto.

A Secretaria Municipal da Saúde, realizou nesta segunda-feira (4) no Centro de Atenção à Saúde do Idoso, uma ação de imunização contra a Gripe com os pacientes que frequentam o local.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Jones Martins, 49 mil pessoas devem ser vacinadas em Gravataí contra os três vírus causadores da gripe. Os idosos pertencem ao grupo prioritário de imunização, assim como gestantes, crianças menores de cinco anos de idade, puérperas, profissionais da saúde e portadores de doenças crônicas.

A coordenadora do Centro de Atenção à Saúde do Idoso, Josione de Jesus, explica que a iniciativa foi importante para os idosos que utilizam o serviço. "Foi uma atividade positiva, que serviu para vacinar aqueles idosos que não tinham se vacinado ainda", frisou.

Até o final da manhã mais de 30 usuários do serviço já haviam sido imunizados contra o vírus da gripe. A estimativa na Casa é vacinar até 70 idosos até o fim do dia. O dia D da campanha de vacinação no município será no próximo sábado, dia 9.

Cidade

Morada do Vale recebe equipes de repavimentação

Casa do Idoso promove Vacinação contra a Gripe

Alunos da EMEF Jardim Florido realizam o Circuito Cultural

Obras devem consertar danos no asfalto

Page 6: Jornal de Gravataí. 6 de maio de 2015. Edição 2226.

Gravataí, 6 de maio de 20156 Esportes

Cenário esportivo

O Gauchão terminou, mas o sistema de rodízio do técnico Diego Aguirre deve se-guir na Libertadores no duelo entre Inter e Atlético-MG, marcado para esta quarta-feira, às 22h, no Independência. Preocupado com a condição física dos jogadores e com a neces-sidade de experiência em um jogo decisivo, o treinador pode promover a entrada de Juan na vaga de Alan Costa.

O retorno de Juan, que sofreu uma lesão antes da disputa dos clássicos, pode ser confirmado por Aguirre porque Alan Costa já jogou duas partidas seguidas, ambas pelo Gauchão. Além disso, o jogador, com pas-sagem pela Seleção Brasileira, ajudaria a liderar a defesa colorada contra o perigoso Atlético-MG. A entrada de Juan seria a terceira mudança de Aguirre no time do Inter venceu o Grêmio e conquistou o Gauchão nesse domingo. Nilmar e Geferson nem viajaram para Belo Horizonte e são desfalques no jogo de ida contra o Galo. O atacante reclamou de dores na coxa, enquanto o lateral passará por uma artroscopia. Lisandro López e Alan Rus-chel são os substitutos preferenciais.

Depois de conquistar seu terceiro título do Campeonato Inglês pelo Chelsea, quinto do clube londrino, José Mourinho está próximo de assinar um novo contrato com os Blues. O técnico português já fechou um acordo verbal e com isso deve ficar em Stamford Bridge até 2019. Com o novo vínculo, o “Special One” se tornaria o técnico mais bem pago do mundo.

O contrato atual de Mourinho termina daqui a dois anos, mas a recente conquista do Chel-sea fez com que o empresário Jorge Mendes e o clube, começassem a as conversas para renovação do treinador, que atualmente recebe cerca de R$ 48 milhões. As cifras do novo acordo ainda não foram reveladas, mas uma definição pode sair ainda nos próximos dias. Em entrevista após o título, Mourinho disse que fica no clube até quando o presi-dente quiser.

Grohe comemora convocação, mas lamenta perda do Gauchão

Juan pode voltar ao time do Inter contra Atlético-MG

Mourinho pode se tornar treinador mais bem pago do mundo no Chelsea

Goleiro foi chamado para Copa América e vai desfalcar Grêmio por sete jogos

Chamado pelo técnico da Seleção Brasileira, o goleiro do Grêmio Marcelo Grohe afirmou que está feliz com a convocação para a Copa América. O atleta, porém, comentou que a felicidade só não é completa por conta do insucesso no Gauchão. "Todos os meus companhei-ros fazem parte disso. Eu cheguei à Seleção graças ao trabalho deles também, não foi sozinho. Teve a ajuda de

todos. Estou feliz, mas seria melhor se a gente tivesse conquistado o Gauchão", disse Grohe.

O goleiro gremista relem-brou os tempos em que foi reserva no time do Grêmio e observou que o sonho de chegar à Seleção Brasileira estava distante. "Se você perguntar, vai ver que todos querem chegar à Seleção. É um momento muito especial para qualquer atleta e hoje eu estou tendo esta possi-bilidade. Fiquei muito tempo como reserva e quando as coisas aconteceram de maneira positiva, a gente fica pensando que o sonho poderia se tornar realidade", argumentou Grohe.

Grohe explicou que o vestiário gremista ficou aba-tido e com um sentimento de

frustração. "Sentimos isso porque estávamos confiantes para a decisão. Sabíamos que tinha do outro lado uma equipe competente, mas um time com as mesmas condições que a gente. Por conta de algumas situações do jogo, as coisas não ocor-reram como a gente queria e ficamos com esta sensação de tristeza coletiva", explicou.

Com a convocação, Mar-celo Grohe será desfalque no Grêmio por pelo menos sete jogos do Brasileirão. Ele deverá se apresentar no dia 1º de junho à Seleção e só poderá defender o clube até o duelo contra o Goiás, agendado para a 4ª rodada do Brasileirão. Depois disso, o goleiro só retornará no jogo contra a Chapecoense, no dia 8 de julho.

Competição será disputada de 11 de junho a 4 de julho no Chile (Foto: Lucas Uebel / Grêmio)

Foto: Ricardo Giusti

Page 7: Jornal de Gravataí. 6 de maio de 2015. Edição 2226.

Gravataí, 6 de maio de 20157Esportes

Cenário esportivo

Na noite de segunda-feira, 4, foi conhecida a Seleção do Gauchão. Em uma cerimônia realizada na nova sede da Federação Gaúcha de Fute-bol, onze jogadores ganharam trofúes por se destacarem no Campeonato Gaúcho e serem eleitos os melhores.

O Cruzeiro conseguiu dois destaques importantes: o goleiro Bruno Grassi, agora já contratado pelo Grêmio, bateu o goleiro de Seleção, Marcelo Grohe, e alcançou o título de melhor goleiro do Gauchão. Já o técnico Luiz Antonio Zaluar, que esteve durante todo o Gauchão à frente do Cruzeiro, ganhou como melhor técnico da competição.

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), participou na tarde desta sexta-feira (1º) da festa de confraternização do Dia do Trabalhador, realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Artefatos de Borracha de Gravataí (SITAB).

O titular da Smel, secretário Luciano Oliveira, foi recebido pelo presidente do SITAB, Moacir dos Santos Bitencourt e pelo diretor social, Paulo Roberto Bonato, e acompanhou o tradicional Campe-onato de Futebol que neste ano

contou com 15 equipes.O secretário observou que o

evento é tradicional na cidade. “Este é o 6º Campeonato de Fute-bol e envolve um número grande de pessoas”, referiu Oliveira.

O secretário da entidade, Flávio Quadros, comentou que cerca de 2.000 pessoas participa-ram do evento que agregou diver-sas atividades. “Este ano tivemos além do futebol, torneio de bocha, atrações no palco montado no lo-cal e o tradicional baile ao final da tarde”, referiu Quadros.

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), em parceria com a Liga Gravataiense de Futebol está realizando o Campeonato Munici-pal de Futebol de Campo. Nesta primeira etapa acontece a disputa nas Categorias Especial Amadores e Veterano. Os jogos aconteceram no domingo (3) e os resultados seguem abaixo.

Cruzeiro tem dois nomes entre os melhores do Gauchão

Prefeitura participa de jogo de confraternização no 1º de Maio

Confira o resultado da 2ª rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Campo

O goleiro Bruno Grassi, que jogou todo o Gauchão pelo Cruzeiro, se destacou durante toda a competição, recebendo o prêmio de melhor goleiro do campeonato e também uma contratação com o Grêmio

A 03/mai UNIDOS DA VILA 1 X 5 UNIÃO VU 15:00 BARNABÉA 03/mai AMÉRICA 1 X 5 CENTENÁRIO 15:00 AMÉRICAA 03/mai BAGÉ 0 X 0 TRÊS ESTRELAS 15:00 BAGÉA 03/mai VILA BRANCA 6 X 4 BARNABÉ 15:00 VILA BRANCAA 03/mai REAL MADRI 1 X 1 GRAVATAIENSE 15:00 UNIÃO MV II

A 03/mai BARNABÉ 1 X 0 GRAVATAIENSE 10:00 BARNABÉA 03/mai CAVEIRENSE 0 X 0 UNIÃO VU 10:00 CAVEIRENSEA 03/mai AGFA 3 X 3 AMOVALE III 10:00 BAGÉA 03/mai ECO 0 X 13 TRÊS ESTRELAS 10:00 GRAVATAIENSE

3ª RODADA

3ª RODADA

Campeonato Categoria Especial de Amadores

Campeonato Categoria Veterano

Page 8: Jornal de Gravataí. 6 de maio de 2015. Edição 2226.

Gravataí, 6 de maio de 20158 Economia

ECONOMIA

O uso de depósitos judiciais para engordar o caixa do governo pode prejudicar os bancos públi-cos, disse ontem (5) o ministro da Fazenda, Joa-quim Levy. Ao sair de almoço com parlamentares da Frente Parlamentar Agropecuária, ele declarou ser necessário ter prudência em relação ao projeto de lei que autoriza estados e municípios a saca-rem até 70% dos recursos depositados em juízo em processos contra entes públicos.

“A questão dos depósitos judiciais têm de ser tratada com extrema cautela, porque tem repercus-sões bastante sérias. Não se pode tirar todos os re-cursos dos depósitos judiciais, nem há necessidade disso”, destacou o ministro. De acordo com Levy, a retirada dos depósitos judiciais pode pressionar o caixa dos bancos públicos e restringir linhas ofi-ciais de crédito.

“O Banco do Brasil é uma instituição públi-ca, com ações negociadas em bolsa. Há toda uma questão de supervisão bancária. Então, é preciso avaliar muito bem que riscos uma medida como essa poderia trazer, com possíveis repercussões para a disponibilidade de recursos e para o finan-ciamento do Plano Safra”, advertiu.

De autoria do senador José Serra (PSDB-SP), a proposta pode ser votada esta semana. O projeto permite que estados e municípios saquem, de ime-diato, cerca de R$ 21 bilhões para pagamento de precatórios judiciais, dívida pública e investimen-tos. A partir de 2016, eles teriam direito a retirar R$ 1,6 bilhão por ano.

O ministro voltou a defender as medidas que restringem o acesso ao seguro-desemprego, abono salarial, pensões por morte e seguro-defeso (usado por pescadores). Segundo Levy, as propostas, que proporcionarão ao governo economia de até R$ 18 bilhões neste ano, não retiram direitos trabalhistas, apenas combatem abusos e aperfeiçoam progra-mas sociais.

“São medidas que não tiram direito do traba-lhador e corrigem brechas que, na verdade, enfra-quecem alguns programas sociais. A gente quer programas sociais fortes. O próprio seguro-defeso tem de ter a mesma qualidade de programas como o Bolsa Família”, comentou Levy.

Para o ministro, a transferência do pagamento do seguro-defeso para a Previdência Social traz mais segurança para o programa. “A própria ad-ministração de cadastro, pela Previdência Social, permite ter uma estrutura mais estabelecida e com bastante capilaridade, de modo a dar o máximo de segurança a esses programas”, acrescentou.

A produção de óleo equivalente (petróleo e gás natural) nos campos brasileiros atingiu, em março deste ano, aproximadamente 3 milhões de barris diários. Na comparação com março de 2014, a geração de petróleo cresceu 13,9%. Comparado a fevereiro deste ano, a produção de óleo fechou em queda de 0,7%. A de gás natural subiu 14,6% ante o mesmo mês de 2014 e apenas 0,3% sobre o mês anterior.

Os dados foram divulgados ontem (5) pela ANP. Desse total 2,413 milhões de barris/dia são relativos à produção de petróleo. A produção de gás natural alcançou 95,6 milhões de metros cúbi-cos diários. As informações do Boletim de Produ-ção da ANP de março indicam que a produção dos 46 poços em atividade na área do pré-sal atingiu 833 mil barris/dia de óleo equivalente, registrando crescimento de 2,9% em relação ao mês fevereiro.

Usar depósitos judiciais para ajuste fiscal prejudica bancos públicos, diz Levy

Produção de petróleo em março cresceu 13,9% e a de gás 14,6%

PUBLICAÇÃO LEGALGoverno descarta falta de vacina contra a gripe

A Secretaria Estadual de Saúde confir-mou o recebimento de mais 600 mil doses da vacina contra a gripe no começo da tarde desta terça-feira. As vacinas serão distribuí-das para todas as regiões do Rio Grande do Sul. Nesta quarta, mais 800 mil chegam ao Estado. No total, cerca de 2,8 milhões das 3,5 milhões previstas terão sido enviadas. O secretário João Gabbardo dos Reis festejou o resultado até agora e descartou a possibi-lidade de esgotamento de estoques. “Nunca aconteceu isso, de tantas pessoas terem se vacinado logo no início da campanha. É muito pouco provável que falte vacina a partir de agora”, ressaltou.

"Com quase 3 milhões de vacinas, não tem possibilidade de faltar mais. Dessa forma acredito que chegaremos ao final da cam-panha com 100% da meta atingida", conclui.

O já conhecido evento do município, que visa ofertar um espaço de qualidade para que os comerciantes locais possam expor seus trabalhos e incen-tivar a geração de renda na região, conta com 26 estandes. A Feira da Economia Solidária, que é uma realização da Prefeitura de Gravataí, através da Secretaria Municipal de Emprego, Trabalho e Renda (SMTER), oferece produtos artesanais de diferentes tipos e materiais, além de contar com uma diversidade de gêneros alimentícios para os visitantes.

Segundo o secretário mu-nicipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), Denner Gelinger, a feira mensal já faz parte da cultura gravataiense e vem crescendo a cada edição. “Nós realizamos um trabalho junto à comunidade com intuito de fortalecer e desenvolver o comércio na nossa região, gerando emprego e renda. Nós vemos que a cada edição, mais pessoas se interessam em participar e isso nos deixa muito satisfeitos. Nós contáva-mos com 20 expositores, agora já temos 26. A nossa expecta-tiva é aumentar este número e ofertar este espaço bem local-izado ao maior número de co-merciantes possível”, explica. De acordo com a artesã Marli Quadros, participante há um

ano das Feiras de Economia Solidária, as exposições deram a possibilidade para que ela pudesse continuar produzindo seus trabalhos. “Para mim o artesanato é uma realização pessoal. Só que para continuar produzindo eu precisava vend-er as peças que eu tinha, e as Feiras têm sido fundamentais neste processo onde eu estou iniciando a minha entrada neste mercado. Com o Dia das Mães no próximo domingo, a expectativa é de boas vendas”, destaca.

O primeiro passo para se habilitar a expor em Gravataí, é participar de três reuniões do Fórum da Econo-mia Solidária que acontecem na segunda segunda-feira de cada mês. O local das re-uniões é na Rua Donga, 53, no Centro, às 14h. Também é fundamental ter uma ligação com alguma entidade ou asso-ciação para participar da Feira, além de fazer a carteira de artesão no Sine de Gravataí, através da e (FGTAS).

Feira de Economia Solidária inicia atividades do mês de maio

Page 9: Jornal de Gravataí. 6 de maio de 2015. Edição 2226.

Gravataí, 6 de maio de 20159Notícias

ANUNCIE NO JG

3423 1792

FACEBOOK.COM/JORNALDEGRAVATAI

“Aprender é mudar” é tema da 10ª edição da Feira de

Oportunidades do Senac-RS“Aprender é mudar.” Esse é o mote da 10º

edição da Feira de Oportunidades do Senac-RS. Promovido anualmente em todas as escolas e balcões de atendimento do Senac no Estado, o evento pretende capacitar mais de 100 mil pessoas gratuitamente entre os dias 4 e 8 de maio. A Feira de Oportunidades, que já figura como uma das mais importantes ações de incentivo à educação no Rio Grande do Sul, tem como objetivo levar qualificação e orienta-ção profissional gratuita ao maior número de gaúchos.

Ao longo das nove edições, 373.167 mil pessoas passaram pelo evento, que acontece em mais de 60 pontos de atendimento e atinge os 497 municípios do Estado. As atividades, que incluem palestras, workshops e oficinas, são abertas ao público e o valor da inscrição é simbólico, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível.

Para o diretor regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa, o evento cumpri o compro-misso do Senac de educar para o trabalho. “Ao longo de dez edições nos orgulhamos de fazer da Feira de Oportunidades uma importante ação de incentivo à educação. Para esse ano, o tema “Aprender é Mudar” nos fará pensar o quanto precisamos nos reinventar para con-quistar não só posições de destaque, mas fazermos a diferença no competitivo mundo do trabalho”, enfatiza.

As atividades geram um certificado de par-ticipação que pode ser retirado após o evento. Mais informações e a programação completa de todas as unidades envolvidas estão dis-poníveis através do site www.senacrs.com.br/feiradeoportunidades.

Thamy Spencer

Em algumas rodovias estaduais as tão esperadas obras de asfalta-mento ainda dependerão da libera-ção de recursos do BNDES, junto ao governo federal. No caso de outras, não há previsão de recursos para as-segurar os trabalhos, conforme det-alhou o governador José Ivo Sartori em entrevista dada a emissoras de rádio do interior na manhã de ontem (4), na sede da Agert, no Centro da capital. Ele reforçou que o governo não tem como buscar novos finan-ciamentos para a infraestrutura, mas que trabalhos de recuperação das

estradas, em operações tapa-bura-cos, vêm sendo feitos e até agora chegaram a quase 2 mil quilômetros de rodovias.

Ao responder a perguntas feitas no interior, Sartori explicou sobre a obra da ERS-404, entre Sarandi e o estado de Santa Catarina, no Norte gaúcho. O governador informou que há a ordem de serviço para o asfalta-mento, mas que foi necessário pedir mais prazo ao Banco Mundial (Bird) para não perder o financiamento porque ainda faltam alguns detalhes.

Para a construção de acessos como o que é necessário entre Feliz e Linha Nova e junto a São José do

Hortênsio a São Sebastião do Caí o governo depende da liberação de verba federal e há possibilidade de que venham do BNDES. O governa-dor disse que houve a solicitação, mas não se sabe a resposta. “Estão entre os quase 70 acessos que fal-tam no RS”, citou.

OUTRAS - Também está na pendência de definição do BNDES a liberação de recursos – quase R$ 6 milhões - para as obras da ERS-403, entre Cachoeira do Sul e Rio Pardo. A obra andou alguns quilômetros em dois trechos. “O Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem) montou um organograma, com a liberação interna de quase R$ 700 mil, para não se perder o que já foi investido”. A continuidade, porém, dependerá ainda da escolha de uma segunda empresa para realizar a obra.

Já para retomar o asfaltamento do trecho da RST-392, entre Tu-panciretã e Santa Tecla, de 45 quilômetros e usado para transporte e turismo, falta dinheiro. Sartori afirmou que existem disponíveis R$ 2,5 milhões, mas o valor necessário seria vinte vezes maior.

Ainda dentre as obras sem pre-visão de sair está a ERS-348, na Quarta Colônia, divisa de Faxinal do Soturno e Ivorá. “Foi contratada sem recurso indefinido, não faz parte de nenhum programa de construção”, disse às rádios e a jornalistas.

A entrevista foi dada a 94 emisso-

ras de rádio, e o governador respon-deu a perguntas feitas por 14 delas.

INVESTIMENTOS – Sartori voltou a dizer que o governo apos-tará nas Parcerias Público-Privadas para melhorar a infraestrutura. “É um dos poucos caminhos que te-mos para atender as necessidades de investimento.” O governo está gestando as regras das PPPS. Uma das preocupações é dotar o governo de capacidade de fiscalização e controle. “Teremos novidades neste ano”, avisou.

TELEFONES – Sobre o corte no serviço de telefone usado em batalhões do Comando Rodoviário no Estado, o governador disse que a expectativa é a normalização do serviço e que as contas do período deste governo estão pagas. Se-gundo ele, pode ser uma forma de pressão das empresas.

SEGURANÇA – O governador disse que 19 ou 20 cidades onde mais se concentram crimes vêm sendo monitoradas – no início do governo eram 15 – com a intenção de coibir homicídios e roubos.

SALÁRIOS – Conforme Sartori, não há ainda por parte do governo definição sobre se será mantido o cronograma de reajuste previsto para os servidores da Segurança Pública que começa agora em maio e se estende até os próximos anos.

SAÚDE – A intenção é construir três ou quatro hospitais regionais no Estado.

Obras de estradas vão depender do BNDES

Page 10: Jornal de Gravataí. 6 de maio de 2015. Edição 2226.

Gravataí, 6 de maio de 201510

Patricia Mello

Uma guerra entre facções criminosas ligadas ao tráfico é que pode estar por trás das mortes do casal Ana Paula Pedroso, 20 anos e do marido dela, João Gabriel Amaral de Oliveira, 24. Ela foi morta na noite de segunda-feira e ele, na quinta-feira passada, ambos a tiros. O carro usado no crime, foi encontrado queimado, meia hora depois dos disparos, na travessa Itacolomi.

O delegado Ânderson Spier, que comanda a delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) revelou que na última semana, inte-grantes de uma quadrilha rival que pode estar por trás das mortes foi solta da cadeia. "Pos-sivelmente eles estavam atrás de pontos de tráfico", destacou.

O que impressiona é que o carro onde es-tava Ana, foi alvejado por cerca de 60 disparos. Ana, que estava grávida de seis meses, morreu na hora, com um tiro no olho. Já os outros três ocupantes adultos, ficaram feridos. As duas crianças, um menino de quatro anos, filho de João e uma menina de sete, filha da irmã de Ana, que também estava no veículo, não foram atingidas pelos tiros.

Pela investigação, a polícia reforça que a intenção mesmo era de matar o irmão de João, Nathaniel Amaral Oliveira, que era um dos quatro adultos que estavam no carro. Ele tinha

progredido para o regime semi-aberto no dia 27 de abril e no dia em que João, seu irmão, foi morto, os dois tinham marcado de se encontrar, mas Nathaniel acabou se atrasando. "As inves-tigações apontam para o fato de que os dois seriam executados no mesmo dia", analisou.

O crime aconteceu por volta das 16h30, quando o veículo Pálio em que Ana estava, seguia no sentido centro/bairro. Em frente a Ulbra, um Corsa Classic encostou e os ocu-pantes ligaram o giroflex. Em seguida desceram e metralharam o Pálio. O Corsa foi abandonado meia hora depois, incendiado. A polícia desco-briu que ele estava clonado.

Polícia

Polícia apreende munição em Canoas Tenta roubar PM e acaba se dando mal

Guerra entre duas facções pode ter causado execuções

Policiais civis da Delegacia de Homicídios e Desaparecidos (DHD) de Canoas apreenderam, na manhã desta terça-feira (5/5), 485 cartuchos intactos, sendo 461 de calibre 12 e 24 de calibre 16. O material foi encontrado na residência onde ocorreu no dia 1º de maio último o assassinato de um jovem de 23 anos, suspeito de tráfico de drogas.

Segundo o delegado Daniel Ordahi, prosseguem as investigações para identificar os autores do crime e qualquer informação pode ser repassada diretamente à DHD através do telefone (51) 3477-1888.

Um menor de 15 anos acabou sendo preso na tarde de terça-feira após tentar roubar a moto de um policial militar aposen-tado. A tentativa de assalto aconteceu por volta das 14h30, na rua Francelino Schmitz, na Vila Central. O moleque, fingindo estar armado, tentou roubar a moto do PM que reagiu. O menor fugiu e tentou se esconder em uma padaria.

O PM foi atrás e conseguiu prender o moleque. Ao revistar para procurar a arma, o policial encontrou um telefone celular escondido embaixo da roupa do acusado. O adolescente, que possui antecedentes de atos infracionais por furto qualificado, tráfico e posse de entorpecente, porte ilegal de arma, lesão corporal e dano, foi encamin-hado à DPPA.

Outra execução duas horas depois

Enquanto a equipe da DHPP quebrava a cabeça tentando esclarecer o crime ocorrido em frente a Ulbra, mais uma morte aconte-ceu. Por volta das 18h30, João Carlos Car-doso da Silva, 23, foi morto a tiros, também dentro de um carro. Ele seguia dirifindo o Monza placas IBG 4394 quado foi alvejado por diversos tiros na estrada Timbaúva, próximo da fazenda Timbaúva. Chapolim, como era mais conhecido segundo os tiras da DHPP, tinha antecedentes por tráfico, homicídio, posse de entorpecente e ameaça.

Page 11: Jornal de Gravataí. 6 de maio de 2015. Edição 2226.

Gravataí, 6 de maio de 201511

Gugu Liberato realizou algumas entrevistas polêmicas com assassinos em seu retorno à TV. Suzane Von Richthofen e o goleiro Bruno receberam a visi-ta do apresentador na prisão e desde então ele tem virado piada na internet com montagens feitas por internautas.

Alguns chamam o quadro de "Gugu na minha Cela", referência ao "Gugu na minha Casa". No último final de semana não foi diferente e desta vez um artista da Globo fez brincadeira. O ator Bruno Gagliasso publicou em seu per-fil do Instagram uma montagem na qual Gugu aparece entrevistando Beatriz (Gloria Pires), a vilã de "Babilônia", que está presa.outro.

VariedadesUm contato com uma pessoa ou empresa estrangeira pode marcar o início de uma nova fase. As mudanças positivas conti-nuam.

Você não estará disposto a atividades sociais e vai preferir estar perto dos seus ou de amigos mais íntimos. O dia é óti-mo para estudar, ler e escrever.

Você está decidido a deixar para trás sentimentos que já não fazem sentido à sua vida. Mudanças positivas à vista.Mantenha a calma.

O dia é ótimo para organizar papéis e pensar em maneiras de equilibrar ga-nhos e gastos.

Uma sociedade ou parceria pode ser firmada e assinada. É possível que você esteja emocionalmente distante dos que ama.

Você pode sentir tristeza, pelo menos na maior parte do dia, e uma intensa falta de energia. Procure fazer apenas o que deve ser feito.

Um projeto pode ser concluído ou mesmo apresentar algum problema que, certamente, será solucionado em algumas horas.

O momento envolve a consciência da necessidade em deixar para trás situ-ações e pessoas que devem ficar no passado. Procure meditar.

Se estiver com alguém, estará distante e pouco afetivo. Não se preocupe, pois essa energia é passageira.

Você pode ser obrigado a enfrentar alguns problemas e dificuldades com um projeto que vem sendo desenvol-vido em equipe.

O melhor que você tem a fazer é estar consigo mesmo, em sua casa e junto dos seus. Você pode estar mais ligado no passado familiar.

É possível que você precise enfrentar um pequeno problema com um proje-to. No entanto, tenha calma, pois essa energia é passageira.

Ator de "Amor à Vida" surge completamente diferente em "Verdades Secretas"

Band divulga data de estreia da segunda temporada do "MasterChef"

Uma foto do ator Rainer Cadete caracterizado para a novela "Verdades Secretas" está causando muita surpresa no público. Isso porque ele está completamente diferente de quando interpretou o advogado bonzinho Rafael em "Amor à Vida", de 2013. Na nova história de Walcyr Carrasco, o ator será Visky, booker da agência de Fanny (Marieta Severo).

Homossexual afetado, o rapaz usa sempre roupas de moda, cabelo estiloso e salto alto. Rainer Cadete vem treinando há um bom tempo para o personagem. Na trama, o jovem se chama Visky por acaso. Seu pai, que vivia na zona rural, queria chamá-lo de Whisky, porque achava lindo o nome da bebida, mas na hora do registro falou errado e ficou assim.

Será um personagem engraçado, mas que faz tudo que Fanny manda. Ele também ajuda a descobrir as modelos e é responsavel por colocar Arlete (Camila Queiroz) no mundo da fama.

Acontece que esta agência trabalha com os chamado "book rosa", ou seja, modelos que fazem serviço como prostitutas."Verdades Secretas" será a primeira novela inédita da faixa das 23h, que até aqui só havia contado com remakes, como "Gabriela" e "O Astro".

Page 12: Jornal de Gravataí. 6 de maio de 2015. Edição 2226.

JORN

AL DE G

RAVATAÍ |Gravataí, 6 de m

aio de 2015

Prefeitura encerra entrega dos 27 mil kits de uniformes escolares

A Secretaria Municipal de Educação (Smed), entregou nesta se-gunda-feira (4), na Escola Municipal de Educação Fundamental Albino Dias de Melo, no Morro Agudo, o último lote de kits do uniforme escolar. Receberam os uniformes escolares alunos a partir dos quatro anos dos 74 estabelecimentos de ensino da rede municipal de ensino. “Foram 27 mil kits entregues, com investimento de R$ 3 milhões”, ressaltou a se-cretária da Educação (Smed), Sonia Oliveira. “Este é segundo ano que o Governo está cumprindo a Lei dos uniformes escolares, que existe há 21 anos no município”, observou a secretária.

Sonia destacou durante a entrega dos uniformes, que o Governo está cumprindo a lei. “Agora é a hora da comunidade escolar exigir que a lei seja cumprida pelos alunos, ou seja, o uso do uniforme escolar”, desta-cou a secretária.

Neste ano, a Smed enviou para as escolas os uniformes escolares e a secretária da Smed, visitou os estabelecimentos de ensino, chamando atenção para o fato de que o uso do uniforme escolar é obrigatório. “Este é um investimento realizado com uma parte dos impostos pagos pelos pais. É dinheiro público investido em educação”, acrescentou a secretária.

A diretora da escola Anai Minuzzo revelou que sua escola tem 134 alunos do 1º ao 9º ano. Ela destacou que além de ser um padrão de vestimenta para todos os alunos da rede municipal de ensino, o uni-forme escolar traz segurança. “O uniforme identifica nosso aluno”, desta-cou a diretora.

A professora do 1º ano da escola Milene da Silva Pacheco referiu que a coordenadora pedagógica da escola tem realizado um trabalho intenso com os alunos, no sentido de conscientizá-los sobre a importância do uso do uniforme. “Destacamos a importância de o aluno pertencer à rede pública de ensino, do seu orgulho por ter uma educação de quali-dade e um uniforme que os identifica com a sua escola”, disse a profes-sora.

O aluno do 1º ano, Gustavo Santos Farias, já está usando o uniforme escolar. “Acho o uniforme tudo de bom, é bonito e minha mãe diz que tenho que cuidar. Quando chego em casa tiro para não estragar”, falou o aluno.

O diretor administrativo da Smed, Guilester Neves, expôs que cada kit escolar teve um custo diferenciado por escola, pois dependeu do número de alunos, em cada estabelecimento de ensino que receberam as peças de roupa. “Cada aluno está recebendo duas camisas de man-ga curta ao custo cada uma de R$ 8,80, uma camisa de manga longa R$ 11,40 um agasalho R$ 30,80. Para os meninos será entregue uma bermuda R$ 16,95 e para as meninas uma corsário R$ 16,80”, constatou Neves.

O assessor da Smed, Janes Malheiros, revelou que foi comunicado à toda direção escolar que o uniforme tem que vestir bem ao aluno. “Es-tamos solicitando às diretoras que deixem os alunos provar as roupas e que disponibilizem peças de acordo com o tamanho do aluno. Ele pode usar uma camisa oito e uma calça dez; mas o importante é que ele se sinta bem com o uniforme. Os alunos provarão as peças que deverão servir, caso haja troca, providenciaremos”, referiu o assessor.