Jornal

4

Click here to load reader

Transcript of Jornal

Page 1: Jornal

Notícias da RedeCuriosidades No mundo

Tablets a preço de banana

Na Inglaterra, as operadoras de telefonia oferecem tablets a preços bem abaixo dos encontrados nas lojas da Apple ou nos preços sugeridos por outros fabricantes, como a Samsung. Para isso, basta um contrato de fidelidade, e o aparelho sai bem mais em conta. O Japão foi mais longe. A operadora Softbank oferece iPads 2 de graça, em troca do contrato de fidelidade de dois anos.

Campanha Segurança On-Line

Para ajudar os internautas, o Google e o Citizens Advice Bureau publicaram cinco dicas para se manter seguro em ambiente on-line:1. Escolha uma senha forte como, por exemplo, uma frase de música, filme ou jogo favorito. Em seguida, use números, símbolos e letras para recriá-lo. Quanto mais incomum for a frase, melhor.2.Nunca responda e-mails suspeitos com suas informações pessoais ou financeiras, nem digite sua senha depois de abrir um link que você não confia.

3. Na barra de endereços, procure por "https" e um cadeado dourado. Essa é uma das formas para verificar se o site é seguro ou não.4. Se uma ou mais pessoas usam o mesmo computador que o seu, feche o navegador antes de desligá-lo.5. Use duas etapas de verificação de contas em serviços que oferecem essa possibilidade. Adicione, se possível, uma verificação extra de segurança.

Anúncio

Compre servidores IBM a melhor tecnologia com o menor preço

Page 2: Jornal

Notícias da RedeHistória do Linux

Antes de contar mais uma história, vale explicar um detalhe neste capítulo. Como existem diversos sistemas desenvolvidos nessa plataforma, Linux é o nome usado para qualquer sistema operacional que utilize o núcleo Linux.

O Linux nasceu como um projeto de um estudante finlandês chamado Linus Torvalds. Aliás, o nome Linux surgiu da mistura de Linus com Unix, um sistema operacional de grande porte dos anos 70. A primeira versão oficial do Linux foi lançada em 1991 e, desde então, o número de desenvolvedores e usuários cresceu rapidamente.

No início, o Linux era usado apenas por programadores ou por aqueles que entendiam muito de computação; tudo funcionava apenas em modo de texto e linhas de comando. Mas, isso começou a mudar a partir de 1994, quando diversas empresas criaram ambientes gráficos para a plataforma. Hoje o Linux é um sistema estável e fácil de ser usado. A distribuição Ubuntu é a versão mais popular; além de ser bastante simples de usar ela não requer qualquer conhecimento técnico do sistema.

Ainda hoje, o que mais chama a atenção no Linux é o fato de ser um código livre, ou seja, qualquer pessoa pode personalizá-lo ou adaptá-lo as suas necessidades sem ter que pagar nada por isso. Esse conceito vem de Torvalds que, quando desenvolveu o Linux, não tinha a intenção de ganhar dinheiro, mas sim, criar um sistema que atendesse suas necessidades. Atualmente, milhares de pessoas contribuem gratuitamente com o desenvolvimento do Linux, simplesmente pelo prazer de fazê-lo um sistema operacional melhor.

Claro, a popularidade do Linux não chega perto da distribuição do Mac OS, ou, muito menos do Windows. Mas, o sistema operacional é muito usado por governos, grandes empresas e uma legião de seguidores. E antes de acabar essa história, uma curiosidade. Você sabe porque o símbolo do Linux é um pinguim?

Em 1996, muito se discutia sobre um mascote para o Linux. Algumas sugestões da equipe foram de animais agressivos ou paródias de logotipos de sistemas concorrentes. Mas, Linus afirmou que adorava pinguins. Ele declarou que queria uma imagem do animal "gordinho" e com cara de satisfeito.

Não havia razão especial para a escolha. Linus somente os achava engraçados e declarou que, na Austrália, foi mordido por um. O desenho de Larry Ewing foi o escolhido. Mas, e o nome "Tux"? Essa é fácil: vem da junção de Linus Torvalds com Unix. Torvalds UniX.

Se você quiser conhecer mais sobre o Ubuntu, junto a esta matéria separamos um link em que você encontra todos os detalhes sobre a versão mais popular do Linux. Ah, e se você perdeu, conheça um pouco mais da história dos outros sistemas operacionais que dominam o mercado: Windows e Mac OS.

Page 3: Jornal

Notícias da RedeO Fim de uma Mente Genial?

Steve Jobs

O começo da Apple

Ao lado de seu parceiro tecnológico Steve Wozniak, Jobs fundou a Apple Computer em 1976 com o lançamento do Apple I e logo depois o Apple II.[12] Com a Apple capitalizada pelos seus computadores "criativos" e simples, respeitada pela sua ousadia, a partir de 1979 iniciaram em conjunto a criação de um projeto que iria revolucionar tudo em matéria de hardware e software. Era o então projeto Macintosh, que ainda estava em suas cabeças e no papel. Este projeto sugeria o desenvolvimento de uma interface gráfica baseada por navegação de ícones, pastas e janelas (a chamada GUI) tudo isso acionado por um mouse - naqueles tempos os computadores só usavam o teclado - e uma prévia demonstração da tecnologia foi vista por Jobs numa polêmica visita ao PARC da Xerox Corporation, o que lhe rendeu algumas acusações, sem provas concretas, de espionagem industrial, fato que ainda não foi totalmente esclarecido e ao que tudo indica o modelo do sistema da Xerox foi apenas uma inspiração que desencadeou a criação do primeiro Mac OS (o sistema operacional padrão nos Macintosh).

Em 1984, a Apple lançou o Macintosh, o primeiro e único

computador geral com recursos de desenho, tipografia, além de uma interface gráfica abundante. O lançamento do computador foi feito com um grande estardalhaço através de uma campanha publicitária exibida nos intervalos do Super Bowl, evento que atinge picos de audiência enormes. Este comercial de TV foi emblemático pela sua ideia criativa e já demonstrava certa rixa entre Apple e IBM. O anúncio faz uma analogia ao livro de ficção científica homônimo de George Orwell "1984".

Saída da Apple - 1985

Em 1985, Jobs foi forçado a deixar a Apple pelo conselho de administração da empresa, e fundou outra empresa de computadores, a NeXT. Em 1986, comprou a Pixar à Lucasfilm, que anos mais tarde ficou famosa por uma nova linguagem de animação 3D para desenhos animados. Na década de 1990, a Pixar sob liderança de Steve Jobs produziu o primeiro filme infantil animado na sua totalidade por computador, Toy Story. No dia 24 de janeiro de 2006 a Walt Disney Company adquiriu a Pixar por 7,4 bilhões de dólares.[12] A Disney/Pixar é atualmente o maior estúdio de filmes animados do mundo.

Retorno à Apple - 1997

Walter Mossberg e Kara Swisher entrevistam Steve Jobs e Bill Gates na conferência 'D5: All Things Digital', no Silicon Valley, em 2007

Em 1996 a Apple, que estava desenvolvendo um novo sistema operacional, comprou a NeXT Computer, de Steve Jobs, para poder usar o NeXTStep como base para o seu novo sistema operacional. Com esta operação Jobs retornou para a Apple - que estava numa situação financeira frágil e a ponto de fechar - em 1997 como consultor. A companhia foi salva a tempo com a venda de 40% das ações à rival Microsoft, com uma ideia e um produto criativo de impacto introduzindo o iMac em 1998 com o novo sistema operacional o Mac OS 9. Com o passar dos anos a Apple readquiriu as ações da Microsoft, que evitaram a sua falência.

Depois do sucesso de vendas dos primeiros iMacs, preparou uma nova revolução, a de refazer o famoso Mac OS, criando uma nova e poderosa plataforma que uniu o poder e a estabilidade do sistema Unix com a praticidade e elegância do tradicional Mac OS. Em 2000 foi lançado o Mac OS X.

Uma das suas inovações foi ramificar a Apple para além do

Page 4: Jornal

Notícias da Redeseu mercado restrito da informática, passando a atuar na área de eletrônica, telecomunicações (iPhone), músicas digitais (AAC e MP3), com a introdução em 2001 do tocador portátil de música iPod, integrado com a loja de venda legal de música pela Internet através do iTunes, um software dedicado para reprodução de áudio, vídeo, CDs e de rádios online. O iPod conquistou o público pela sua leveza, praticidade, modernidade e simplicidade.

Em 2007 a Apple passou a comercializar telefones moveis, chamados de iPhone, com tecnologia de toque (batizada de multi-touch por aceitar toques simultâneos); em 2008 lançou a versão de tecnologia 3G do aparelho, iPhone 3G; em julho de 2009 lançou o iPhone 3Gs (speed), com comando de voz e muito mais rápido que os modelos anteriores.

Em junho de 2010, a Apple lançou o iPhone 4. Uma das maiores novidades, muito aguardada pelos usuários das versões anteriores, foi a possibilidade do multitask (execução de vários programas simultaneamente), além da câmera com 5 MP com flash,

entre outras mudanças. O iPhone 4 foi alvo de polêmicas, após alguns usuários (0,55%, de acordo com a própria fábrica) constatarem que, se tocado em determinado ponto (onde ficava a antena), o equipamento sofria queda de sinal. Poucas semanas depois, Steve Jobs apresentou-se publicamente em uma conferência, admitindo a existência do problema. Para contorná-lo, os usuários teriam duas opções: receber gratuitamente uma espécie de capa para evitar o toque na antena; ou então ir a qualquer loja da Apple para a devolução do dinheiro.

Rivalidades

A rivalidade de Steve Jobs com Bill Gates, ex-presidente e principal acionista da Microsoft, já é elemento cultural do setor. Essa disputa pode ser verificada no filme produzido pelo canal de TV a cabo TNT, "Pirates of Silicon Valley" (Piratas do Vale do Silício, na versão em português), que aborda a biografia deles e das suas empresas, algumas vezes de forma exagerada. Podemos ver a disputa que existia entre eles e suas respectivas empresas muito antes de

serem os ícones e "ídolos" que são hoje.

Pixar e Disney

Em 1986, Jobs comprou da Lucasfilm um estúdio de computação gráfica, o Pixar Studios, por 10 milhões de dólares. Com uma parceria estratégica com a Disney criou, produziu e lançou vários filmes em animação 3D de sucesso, tais como o Toy Story, Procurando Nemo, Ratatouille, "Up, Altas Aventuras" e o mais recente "Carros 2". Com a compra dos estúdios Pixar pelo grupo de comunicação e entretenimento Walt Disney, Jobs tornou-se o maior acionista individual da Disney, onde deveria ocupar um posto no conselho diretivo, segundo uma nota divulgada pela Disney no dia da aquisição, em janeiro de 2006.

Renúncia

No dia 24 de agosto de 2011, Jobs renunciou à presidência da Apple. Ele esperava permanecer como presidente da mesa de direção da empresa, recomendando em sua carta de demissão que Tim Cook fosse nomeado seu sucessor.[13]

Falecimento 5/10/2011.