Jornal · 2018-12-05 · 2 Shopping 680, da N. S. de Copacabana, é ponto importante de...

20
Jornal Retrospectiva Páginas 10 a 13 Ano XXIII - #279 - 05/12/18 a 20/01/19 Distribuição gratuita - 22 anos Foto: Marcelo Fraga

Transcript of Jornal · 2018-12-05 · 2 Shopping 680, da N. S. de Copacabana, é ponto importante de...

Page 1: Jornal · 2018-12-05 · 2 Shopping 680, da N. S. de Copacabana, é ponto importante de distribuição do seu Jornal Copacabana no bairro. Telefone / whatsApp: 99631-1284 - docjornalcopacabana@gmail.com

Jornal

Retrospectiva

Páginas 10 a 13

Ano XXIII - #279 - 05/12/18 a 20/01/19 Distribuição gratuita - 22 anos

Foto

: Mar

celo

Fra

ga

Page 2: Jornal · 2018-12-05 · 2 Shopping 680, da N. S. de Copacabana, é ponto importante de distribuição do seu Jornal Copacabana no bairro. Telefone / whatsApp: 99631-1284 - docjornalcopacabana@gmail.com

Um jeito diferente de fazer jornal de bairro2

Shopping 680, da N. S. de Copacabana, é ponto importante de distribuição do seu Jornal Copacabana no bairro.

Telefone / whatsApp: 99631-1284 - [email protected] - www.jornalcopacabana.com.br - Facebook Jornal Copacabana

Uma publicação da Mig Editora e Publicidade Ltda

Nossos colaboradores não possuem obrigações de horário ou continuidade, não mantendo nenhum vínculo empregatí-cio com esse Jornal, em consonância com a Lei de Imprensa 5250/67. Os conceitos emitidos pelos colunistas e matérias assinadas são de inteira responsabilidade dos mesmos.

Fundador: Eduardo PintoDiretora Presidente: Márcia Araujo - JP-24826 RJ

Editora: Renata Moreira Lima - Mtb: 26977-RJ

Conselheiro: Paulo Scherer

Colaboraram na edição: Luis Pimentel, Patrízia Bremer, Andre Pellegrino, , Gabriela Mendes e Ursulla Lodi, Jayme Sandall Jr, Maria Helena Farelli, Juliana Menezes.

Desde 1996

EDITORIAL PONTOS DE DISTRIBUIÇÃO

Pegue o seu Jornal Copacabanacom nossos parceiros

Segue vivaa esperança

Manolo’s Cabeleireiros na Raimundo Correia, 27. Na foto, Teresa (embelezamento pés e mãos) e Graciete (cabelos, cortes, escovas e tal)

Fogos de artifício? Um fim de ano melancólico para um início esperançoso. De qualquer forma, o bairro como palco da maior festa de virada de ano do país! De uma Copacabana que agoniza, mas como o samba, ela não morre! De um bair-ro que vive entre tiroteios, assaltos, moradores de rua, mas também da arte nas ruas, os anos 70 retratado pelo teatro. O “cartão postal” que assume mais uma vez o protagonismo.

No que pensar ao pular as sete ondinhas? Talvez na própria virada, ou na esperança de que as lojas parem de fechar e os investimentos no bairro possam vir, de que o subemprego e o descaso com a Terceira Idade darão lugar ao emprego e à civi-lidade. Que o próximo ano possa ser de prosperidade e escolas públicas funcionando. Menos dinheiro no bolso deles, mais di-nheiro para o nosso bolso, investimento em saúde, educação, saneamento, moradia. Aquele pensamento positivo para que nossos representantes se deem conta de que nosso bairro preci-sa de calçadas limpas e sem buracos, para evitar acidentes. Que cada pouco que nós e nossos vizinhos façamos, represente uma grande mudança para melhor na comunidade como um todo. Menos crianças pedindo esmola, mais crianças na escola.

Que sigamos com a eterna esperança na renovação, na per-manência e continuidade dos trabalhos bem feitos, na esperan-ça através do sorriso de cada criança.

O Jornal Copacabana Gratuito é testemunha das mudanças e acontecimentos desde 1996, quando foi às ruas pela primei-ra vez, em 14 de fevereiro. Impresso e eletrônico (jornalco-pacabana.com.br), o seu veículo de confiança está prestes a completar 23 anos e seguimos atentos, com parceiros que va-lorizam e apoiam a cultura e conhecimento oferecidos gratui-tamente pelo Jornal Copacabana, feito com amor, dedicação e esperança.

Boas festas e feliz 2019!

Page 3: Jornal · 2018-12-05 · 2 Shopping 680, da N. S. de Copacabana, é ponto importante de distribuição do seu Jornal Copacabana no bairro. Telefone / whatsApp: 99631-1284 - docjornalcopacabana@gmail.com

ANUNCIE: 99631-1284 (WhatsApp) - [email protected] 3

Tem sempre Jornal Copa-cabana nas lojas Laundry Express (Barata Ribeiro, 529A / Figueire-do Magalhães, 581E/ E Agora também na Ro-dolfo Dantas, 89-A.

Bar 420: você degusta uma empadinha e aproveita para ler o Jornal Copacabana.

LF Café & Bistrô é super aconchegante. Aproveite para ler o nosso Jornal! Rua Duvivier, 12.

Bar 420: N. S. Copacabana 420 – Biscuit Doces e Salgados – Carvalho de Mendonça, 35B – Churrascaria Carretão: Rua Ronald Carvalho, 55 Copabomba: Rua Carvalho de Mendonça, 13 – Cumpadres: Av. N. S. Copacabana, 434 – Cutelaria Siqueira Campos: Rua Barata Ribeiro, 428Dibrama Sul Madeiras: Rua Barata Ribeiro, 105 – Flora Santa Clara: Rua Barata Ribeiro, 522 – Gelo Letícia: Carvalho de Mendonça, 35/Lj A

Laundry Express: Rua Barata Ribeiro, 529A / Figueiredo Magalhães, 581E / Rodolfo Dantas, 89A – LF Café & Bistrô: Rua Duvivier, 12Manolo’s Cabeleireiros: Rua Raimundo Correia, 27 – Quick Galetos: Rua Duvivier, 28/Ljs A e B – Restaurante Cervantes: Rua Prado Junior 335/Lj BShopping Cidade Copacabana (dos Antiquários): Rua Siqueira Campos, 143/1º e 2º pavimento – Shopping 680: Av. N. S. Copacabana, 680

Edifícios: Av. N. S. Copacabana, 978 e Rua Hilário de Gouveia, 66 – Em Botafogo: COB - Rua Sorocaba, 584.

Pegue o Jornal Copacabana GRÁTIS com os nossos parceiros

Miguel Lemos, 41: Seu Cabral com o Jornal Copa-cabana. Pegue o seu!

Anunciante do Jornal Copacabana e associadado Polo Copacabana+Leme, a Churrascaria

Carretão do Lido, é ponto de distribuição.

Biscuit: Atendida por Carlete Vi-torino, você degusta uma coxinha ou uma torta e aproveita para ler o Jornal Copacabana. Carvalho de Mendonça, 35.

Shopping dos Antiquários: você encontra o Jornal Copaca-bana no 1º e no 2º piso.

Tem Jornal Copacacabana gratuito na loja DIBRAMA, Sul Madeiras Pegue o seu na Rua Barata Ribeiro, 105.

Pegue o Jornal Copacabana no

Theatro NetRio.

Page 4: Jornal · 2018-12-05 · 2 Shopping 680, da N. S. de Copacabana, é ponto importante de distribuição do seu Jornal Copacabana no bairro. Telefone / whatsApp: 99631-1284 - docjornalcopacabana@gmail.com

Um jeito diferente de fazer jornal de bairro4

FELIZ NATAL

LUIS PIMENTELIlustração: Amorim

Quando menos se esperaTornou-se folclore no memorial da imprensa brasileira a história do redator que, sem inspiração para a manchete

de uma edição de 25 de dezembro, tacou lá no alto da página, em letras maiúsculas e exclamação:QUANDO MENOS SE ESPERA, CHEGA O NATAL!Acertou em cheio. Geralmente, quando pensamos que ainda estamos no meio do ano, ela chega, provocando na

gente aquela frase mais manjada do que a ideia do redator:“Puxa! Como este ano passou depressa...”Há quem espere o Natal fazendo contas (os comerciantes), se preparando para trabalhar pelo ano inteiro (a turma

que faz bico como papai Noel) ou bebendo para esquecer (o peru da ceia); alguns torcem para que o dezembro todo passe logo, carregue com ele o janeiro e o fevereiro, venha logo março e a voltas às aulas (os pais daquele moleque que passa as férias inteiras em casa, grudado no videogame).

O certo é que, quando menos se espera, a gente sente certo prazer em abraçar aquela pessoa querida e dizer “Feliz Natal”.E isso é o que conta.

Dia de folgaTodo dia 24 de dezembro o genro levava duas grandes bisnagas de pão

de sal e uma garrafa de vinho adocicado. Na sacola de papel pardo estavam também uma peça de bacalhau, danado de ossudo, e umas castanhas que a mãe botava logo para cozinhar.

O menino ia até a venda do bairro comprar óleo, manteiga, ovos, canela e açúcar, e à noite os pães já tinham virado rabanadas. O bacalhau passava a noite dentro de uma bacia com água. Pela manhã era separado dos ossos e da pele. A mãe caprichava no ensopado com leite de coco, tomate, batata e coentro à vontade.

Aí sentavam-se à mesa – costume que não era do dia-a-dia. Os adultos bebiam vinho, os meninos bebiam K-suco, o bacalhau engolido com arroz fresco e farinha de mesa parecia a terceira coisa melhor do mundo; a segunda era a rabanada com café quentinho logo depois e a primeira era que naquele dia a mãe não tinha que sair para o trabalho, era dia de folga, mesmo que não fosse domingo.

A menina queria porque queria a boneca que tinha cabelos de milho e revirava os olhinhos.

Diante da vitrine da loja, na manhã do 24 de dezembro, o pai contava os trocados. Um olho nos olhos ansiosos da filha, outro nos olhos sedutores da boneca.

Feita a conta, o pai perguntou à vendedora se poderia parcelar. A moça respondeu que não.

O pai perguntou se a menina ficava triste. A filha não respondeu nada. Ele quis saber se poderia adiar a compra para o final do mês. A vendedora disse que no fim do mês talvez a boneca já tivesse sido vendida.

O pai coçou os olhos de angústia, secou uma lágrima triste. A menina deu um abraço bem apertado no pai, sorriu com os olhos de amor e disse:

– Não importa. Essa boneca nem é tão bonita assim.

Para não perder a viagemChegaram em casa com a informação de que o caminhão da Ação Social

estava parado na praça, carroceria carregada de brinquedos, farta distribui-ção de presentes para os necessitados.

O menino largou o time de botão espalhado sobre a mesa, recolheu cami-seta e sandálias e partiu na carreira. O moço da Prefeitura disse que bolas de futebol, de couro ou de plástico, não havia mais. Nem carrinhos de madeira ou controle remoto, nem livros ou velocípedes, bonés do Batman, insígnia de comandante, nada.

– Agora, só tem bonecas que choram e fazem xixi.– Me dê. Vou levar para minha irmã.O menino não tinha irmã para dar a boneca que chora e faz xixi. Mas não

ia perder a viagem.

Page 5: Jornal · 2018-12-05 · 2 Shopping 680, da N. S. de Copacabana, é ponto importante de distribuição do seu Jornal Copacabana no bairro. Telefone / whatsApp: 99631-1284 - docjornalcopacabana@gmail.com

ANUNCIE: 99631-1284 (WhatsApp) - [email protected] 5

Capriche no visual para o Natal e Ano Novo!Venha ao Manolo`s!Cortes, escovas, penteados e o que você precisa, com uma equipe preparada para o melhor atendimento!

Page 6: Jornal · 2018-12-05 · 2 Shopping 680, da N. S. de Copacabana, é ponto importante de distribuição do seu Jornal Copacabana no bairro. Telefone / whatsApp: 99631-1284 - docjornalcopacabana@gmail.com

Um jeito diferente de fazer jornal de bairro6

CULTURA E TURISMO Por Gabriela Mendes e Ursulla Lodi - Cultura e turismo Gira MundoRoteiros personalizados de acordo com o perfil do viajantewww.bloggiramundo.com

De tudo um pouco: por dentro do

Mercadão de Madureira

Conhecer o Mercadão de Madureira é muito mais do que ir a um mercado popular onde se acha de tudo um pouco. É mergulhar na história do subúrbio do Rio de Ja-neiro, para além dos trilhos dos trens, e se deparar com o movimento de mais de 80

mil pessoas que passam por lá todos os dias.O Mercadão começou sua trajetória em 1914, quando era uma feira livre onde hoje fica

a quadra da escola de samba Império Serrano. Nos anos 50, quando o Brasil estava de vento em popa na modernização, ele mudou para um endereço bem próximo e se tornou o principal centro de distribuição de alimentos do subúrbio. Porém, nos anos 2000 um incêndio colocou o mercado abaixo e, depois de uma grande renovação ele foi reinaugurado, com uma nova estru-tura toda organizada. Atualmente o espaço mantém essa organização, tem até ar-condicionado, além de ser referência como um dos melhores e mais importantes centros comerciais do Brasil.

“Olha o pesado!”: um pouquinho do mercado mais democrático, popular e organizado do Rio de Janeiro

São mais de 580 lojas separadas em dois andares com produtos dos mais variados possíveis e com preços bem camaradas. Algumas das principais são as focadas em artigos religiosos, principalmente com objetos usados nas cerimônias afro-brasileiras. A Casa dos Orixás é a mais famosa, mas há outras 24 com essa especialidade.

Outro destaque vai para o espaço dedicado às ervas e flores, no Mercadão das Ervas. Ali, além de você encontrar temperos, todos os males são curados, com banhos de patchouli e chás para todo tipo de doença ou superstição.

No primeiro piso os corredores são repletos de artigos de festas, que reúnem uma variedade inacreditável. Sabe a temática mais aleatória que você já pensou para alguma festa? Pois é, lá você encontra.

Além disso, há venda de alimentos, itens de beleza, roupas e outros espaços que parecem que pararam no tempo. Uma das lojas que me chamou atenção era especializada em saquinhos para pipoca e churros, com as estampas mais nostálgicas possíveis, como a famosa “Feito com Amor”.

Já na Aluap Pipas você encontra tudo para confeccionar sua própria pipa ou compras elas prontas, o sonho de toda criança que nasceu antes da era do celular. Se o assunto é botão tam-bém tem uma loja só para isso, no Zé Botão, com todas os estilos possíveis e imagináveis.

No Mercadão dá pra comprar até animais vivos – se ela vai virar canja ou trabalho, aí é com você. Os corredores despertam os sentidos com suas cores, cheiros e, conforme a tarde vem chegando o espaço fica repleto de muita, mas muita gente.

Porém, mesmo que seu objetivo não seja fazer compras, vale a pena conhecer o Mercadão de qualquer forma, seja para observar as lojas e o fluxo de pessoas, que é gigantesco ou foto-grafar as mil e uma cenas que rendem bons cliques. Existe inclusive opção de visita guiada com a experiência do Airbnb Experiences que a Adriana oferece na plataforma digital.

Ficou curioso? Mais informações:Para chegar lá: Supervia Carioca sentido Belford Roxo e Santa Cruz para Madureira; ou

estação “Mercadão” do BRT.Quando ir: dá para visitar o mercado o ano inteiro, porém fique atento às épocas antes das

grandes festas, como Natal e Carnaval, que costumam lotar mais ainda. O horário da manhã é sempre mais tranquilo.

Horário de funcionamento: segunda a sábado, de 7h às 19h; domingos até às 14h.Av Min. Edgard Romero, 239 || Rua Conselheiro Galvão, 96 Madureira Site oficial: mercadaodemadureira.com

Page 7: Jornal · 2018-12-05 · 2 Shopping 680, da N. S. de Copacabana, é ponto importante de distribuição do seu Jornal Copacabana no bairro. Telefone / whatsApp: 99631-1284 - docjornalcopacabana@gmail.com

ANUNCIE: 99631-1284 (WhatsApp) - [email protected] 7

Page 8: Jornal · 2018-12-05 · 2 Shopping 680, da N. S. de Copacabana, é ponto importante de distribuição do seu Jornal Copacabana no bairro. Telefone / whatsApp: 99631-1284 - docjornalcopacabana@gmail.com

Um jeito diferente de fazer jornal de bairro8

Loja virtual no florasantaclara.com.br

- Na loja virtual você compra e envia flo-

res e presentes com a mesma qualidade de

quando se compra em nossa loja física.

- Vai fazer uma visitinha?

Que tal levar esse lindo buquê de Rosas e

Lírios de presente?

- Na Flora Santa Clara você encontra

lindos arranjos para todas as ocasiões!

FLORESSEMPREO MELHORPRESENTE!

Rua Rua Barata Ribeiro, 522(esquina com Santa Clara)

Tel.: 2549-4591

Camisetas, camisas de times de futebol original, artesanato, bijouterias, óculos de sol e souvenirs para todos os gostos. Vale a pena conhecer!Av. N. S Copacabana, 209/Loja A / 2275-6925

Tecidos Nacio-nais e Internacio-

nais.Tradição e qua-

lidade em Copaca-bana.

Os irmãos Gomes, Abel e

Alberto, há mais de 50 anos produzindo

camisas, calças e paletós sob medida,

para uma clientela exigente e sofis-

ticada.Rua Barata Ribeiro, 559.

GOMES ALFAIATARIA E CAMISARIA

Tel.: 2549-5964

POR DENTRO DO COMÉRCIODicas para você

Desde 1989, a Laundry Express oferece serviço de qualidade e tem um cuidado pro-

fissional com suas roupas, com profissionais sempre atualizados para atender às mais

diversas demandas. Por conta disso, mudaram identidade visual das três lojas em Co-

pacabana. NOVA LOJA! Rua Rodolfo Dantas, 89-a / Rua Figueiredo de Magalhães,

581 E / Rua Barata Ribeiro, 529 A - Tels: (21) 2542-2625 / 2256-0120 / 3597-0788.

Lavanderia Laundry Express

Fundada em 1967, a Copabomba conseguiu ao longo deste tempo uma relação com os seus clientes derivada, em grande parte, de um rigoroso controle de qualidade. A Copabomba instala e faz a manuten-ção de todo tipo de bombas e instalações hidraulicas. Está licenciada a executar a limpeza e higienização de caixas d’água. Possui entre seus clientes edificios e condominios de Copacabana e de outros bairros, graças a experiencia adquirida em todo este tempo de trabalho.

Rua Carvalho de Mendonça, 13 Tel.: 2543-0800 / WhatsApp.: 99996-5090

Assistência Técnica e Limpeza de Caixa D`Água

Page 9: Jornal · 2018-12-05 · 2 Shopping 680, da N. S. de Copacabana, é ponto importante de distribuição do seu Jornal Copacabana no bairro. Telefone / whatsApp: 99631-1284 - docjornalcopacabana@gmail.com

ANUNCIE: 99631-1284 (WhatsApp) - [email protected] 9

Famoso em Copacabana, o

Quick Galetos

está tinindo de

bacana depois

da reforma. Galetos com acompanha-mentos mais variados. Atendimento nota 10!

Rua Duvivier, 28/ Ljs. A e B

Tel.: 2541-2897

Doces e Salgados

Tortas variadas, doces, salgados e refeições.Confira as delícias da Biscuit.

2541-01402541-8648Rua Carvalho de

Mendonça, 35

Desde 1976, a La Trattoria reú-ne amantes e fiéis devotos de uma das melhores pastas do Rio de Ja-neiro. Venha conhecer esse restau-rante que é um pedacinho da Itália no coração de Copacabana.Rua Fernando Mendes, 7Tel.: 2255-3319

LF Café - Gastronomia italiana com toque contemporâneo internacional e vinhos prestigiosos em ambiente requintado.

R. Duvivier, 12 / Telefone: (21) 2275-7449 / Cardápio: lfcafe.com.br / Pedido: ifood.com.br

Um dos mais tradicionais points da gastronomia do bairro. Ponto de encontro de gerações de moradores que degustam seus saborosos pratos, bolinhos e chopp de qualidade. O clima amistoso acaba atraindo turistas que degustam pratos famosos de nossa culinária, como feijoada, Bolinho de bacalhau. Lula Gurjão de peixe. Picanha. Feijão amigo c/ torrada. Carne Seca. Porção de pastéis de vários sabores.

Bar 420Av. N. S. Copacabana, 420

Entrega em Domicílio / 2547-7464

CHURRASCARIACARRETÃO(Lido)

Carnes no espeto e buffet de opções variadas para todos os gostos servidos em recinto amplo e acolhedor.

Rua Ronald de Carvalho, 55/A e B / Tel: 2543-2666

Page 10: Jornal · 2018-12-05 · 2 Shopping 680, da N. S. de Copacabana, é ponto importante de distribuição do seu Jornal Copacabana no bairro. Telefone / whatsApp: 99631-1284 - docjornalcopacabana@gmail.com

Um jeito diferente de fazer jornal de bairro10

ASSOCIADOS: Academia Palace * Alfaia * Amendola Salumeria * Amir * Arab * Baalbek * Bancorbrás Bar 420 * Barraca da Chiquita * Basha * Belmond Copacabana Palace * Biscuit Doces e Salgados * Bar Bossa * Bota pra Girar * Bottle’s Bar * Churrascaria Carretão * Churrascaria Palace * Cia do Garfo * Cumpadres Gastrobar * Gastro Bar * Dom Camillo * Fogão Desmontado * Gaia Arte Café * Hoc Bar InfoService * Jornal Copacabana * La Trattoria * Lanoz Premium Event’s * Lapamaki * Laundry Express * LF Café & Bistrô * Os Imortais * Quick Galetos * Rio Sports & Souvenir * Royal Rio Palace Hotel * Sala Baden Powell * Studio Valorarte * Sushi AkyRio * Temperarte * Tony Imobiliária

O Polo Copacabana +Leme lança a primeira ação comemorativa pelos 10 anos em 2019 com inauguração do ParCão da Praça do Lido em parceria com a Superintendência da Zona Sul, iniciando, já este ano, a série de ações que promoverão em 2019, ano em que completa-rão 10 anos.

O marco da programação de aniversário será com a inauguração do Parcão, na Praça do Lido, numa parceria entre os 40 empresários e Prefeitura do Rio, através da Superintendência da Zona Sul, comandado por Marcelo Maywald.

Um domingo de família na praça com direito a área de lazer para o seu cão brincar com conforto e diversão. Ao som de dj e atividades pra cachorrada e criançada também.

Para os adultos têm uma programação voltada pro meio ambiente e responsabilidade so-cial. Em parceria com alunos da UFRJ, todos convidam os moradores e frequentadores do bairro pra atitude de arregaçar as mangas e fazer o plantio e replantio de áreas sem manuten-ção. Um domingo consciente em família!

III Encontro Estadualdo Projeto Sebrae na Mesa

Ano difícil para os cariocas, empresários e comerciantes do Rio. E, aos que aqui sobrevi-veram firme e forte, vale somente a retrospec-tiva dos bons momentos que incentiva o enga-jamento e a união entre as pessoas em prol de melhorias pro bairro.

As ações de 2018 desencadearam outros grandes projetos pra 2019. Tim-tim aos que participaram de ações relacionadas abaixo e aos que ainda pretendem se associar ao Polo Copacabana+Leme.

Retrospectiva de ações 2018: - Empresários visitam produtores orgânicos

(brejal) - fevereiro, promovido pelo Sebrae. - Empresários participam de curso líder coach

- agosto, promovido pelo Sebrae.- Curso vigilância sanitária - setembro- Ação interna Dia do Amigo - julho- Reuniões constantes com PM, subprefeitura,

Guarda municipal - setembro e outubro- Lançamento do novo site do Polo

Copacabana+ Leme - novembro- Empresários promovem toda segunda

quarta feira do mês o roteiro Art Déco realizado pelo prof e historiador Milton Teixeira.

- Empresários lançam em suas redes sociais a campanha educativa “Canudo? não, obrigada!”

INFORMATIVO

Ação de aniversário do Polo e inauguração do ParCão.

RETROSPECTIVA 2018

Caso de sucesso, experiência e qualificação de mão de obra, tendências, ações e propostas do Sebrae na Mesa para 2019.

O Polo Copacabana+Leme esteve presente através dos associados, Ramoa, da Biscuit Doces e Salgados, do diretor financeiro Sildo Frutuoso do LF Café & Bistrô, na foto com a consultora do Sebrae, Danuza Escudeiro.

Agendas de apoio aos 11 polos gastronômicos, culturais e turísticos vêm sendo tratadas nos últimos dias por representantes de órgãos públicos e empresários dos principais bairros do Rio.

Em primeiro encontro (26/11/18) uma parceria foi proposta ao Centro de Operações Rio - COR. E em outro, a parceria com a RIOTUR (29/11/2018)

Houve manifestação por parte dos empresários e uma reunião está sendo articulada para dar seguimento aos interesses propostos nesses encontros.

Os interessados na próxima agenda com a RIOTUR foram Polo Copacabana+Leme, Tijuca, Botafogo, Polo Rio Carioca (Laranjeiras, Flamengo), Polo Vargem Grande, Polo Região Portuária, Polo Grajaú, Polo Novo Rio Antigo, Polo Vila Isabel, Polo Mariz e Barros, Polo Saens Peña, Polo Santa Teresa.

Page 11: Jornal · 2018-12-05 · 2 Shopping 680, da N. S. de Copacabana, é ponto importante de distribuição do seu Jornal Copacabana no bairro. Telefone / whatsApp: 99631-1284 - docjornalcopacabana@gmail.com

ANUNCIE: 99631-1284 (WhatsApp) - [email protected] 11

Page 12: Jornal · 2018-12-05 · 2 Shopping 680, da N. S. de Copacabana, é ponto importante de distribuição do seu Jornal Copacabana no bairro. Telefone / whatsApp: 99631-1284 - docjornalcopacabana@gmail.com

Um jeito diferente de fazer jornal de bairro12

INFORMATIVO

BEM NA FOTO - Associados do Polo Copacabana +Leme se encontram para a foto de capa do Jornal

Marcelo Fraga – MTE/ 22.247-7/SP: foto de capa. Ele é jornalista, fotógrafo, produtor cultural e curador de exposições em São Paulo e Rio de Janeiro. Atu-almente é assessor da associada ao Polo, Barraca da Chiquita.

Marcelo foi repórter de Rede Nacional, Editor e Apresentador em emissoras de Tv de São Paulo, Mato Grosso e estados do Nordeste, foi presidente do Memorial Padre Cícero, no Ceará e gestor da Feira de São Cristóvão no Rio de Janeiro.

Está com três Exposições: Cultura Nordestina: Artesanato e Folclore, no Sesc/Tijuca, Cordel e Cantadores, no Sesc/Nova Iguaçu e Religiosidade e Meio Ambiente, no Sesc/Campos dos Goytacazes.Contato: [email protected] / 11 95929-9011.

Israel da AkiRio, Claudia, Pedrinho, Guilherme, Leonardo, Már-cia, Célia, Ricardo e Sildo do LF Café & Bistrô.

Leonel com a irmã Chiquita, da Barraca da Chiquita e Pedrinho da Churrascaria Carretão.

Joelma, Carminha, Chiquita, Marisol da Quick Galetos e Antonio da Churrascaria Palace.Bruna e Cassiano do Belmond Copacabana Palace compareceram

Associados na foto de capa: Nicola do Basha, Leonel e Chiquita da Barraca da Chiquita, Pierre da Temperarte, Pedrinho do Carretão, Jorge da Academia Palace, Célia da Lanoz Events, Márcia do Jornal Copacabana, Sildo do LF Café & Bistrô, Ricardo do Fogão Desmontado, Edilamar do Bancorbrás, Fabiana da ValorArte, Ettore da Amendola Salumeria, Carminha da Biscuit Salgados e Doces, Joelma da Rio Sport Souvenir, Claudia da Laundry Express, Leonardo da Temperarte, Israel da AkiRio e Guilherme da La Trattoria.

Começam em dezembro as comemorações pelos 10 anos do Polo Copacabana + Leme. Os associados se encontraram especialmente para fazer a foto comemorativa para a capa do Jornal Copacabana, que é associado e parceiro do Polo, contendo nosso informativo oficial.

Page 13: Jornal · 2018-12-05 · 2 Shopping 680, da N. S. de Copacabana, é ponto importante de distribuição do seu Jornal Copacabana no bairro. Telefone / whatsApp: 99631-1284 - docjornalcopacabana@gmail.com

ANUNCIE: 99631-1284 (WhatsApp) - [email protected] 13

Laundry Express Lavanderia - “Com um olhar atento ao presente e ao futuro, nossa empresa cresceu investindo em tecnologia, processos e dando uma atenção especial à qualidade no atendimento.

Oferecemos um serviço profissional de alta qualidade e ainda têm a possibilidade de usar o nosso autosserviço, pensado em uma clientela que gosta e prefere pessoalmente lavar suas roupas do dia a dia.

Começamos e continuamos em Copacabana, com 3 lojas no bairro. Ainda não conhece? Venha nos visitar!”, Cláudia.

RIO + SEGURO

PASSEIO ART DÉCO

PRÓXIMO PASSEIO - DIA 12 DE DEZEMBROcom o Professor Milton Teixeira

A PARTIR DAS 14H - ENCONTRO NA VARANDA DO CARRETÃO DO LIDO

O Polo Copacabana+Leme através do seu associado Tony Teixeira esteve presente na missa de Ação de Graças pelos três anos dos projetos de Segurança Presente e Rio+Seguro, na Candelária, no último dia 30/11. A comemoração foi também pelos 1000 mandatos executados ao longo desses anos.

As manhãs de segunda feira estão mais interessantes, pelo menos nas redes sociais do Polo Copacabana+Leme. Foi lançado há um mês o quadro “Por dentro do Polo” no facebook para que o público conheça melhor os serviços e histórias dos mais de 40 associados. Aguarde que toda semana teremos histórias e serviços pra apresentar.

POR DENTRO DO POLO - mídias sociais

Lanoz Events é a nossa única associada que oferece serviços de produção de eventos de pequeno, médio e grande portes.

Já conhece o trabalho da Célia Lanoz? Não? Acesse e conheça os serviços através da página do Polo no Facebook.

Tony Teixeira Imobiliária alerta pra corrida dos aluguéis de temporada. Pra quem quer aproveitar a vista, a praia e a vida noturna do bairro mais conhecido do mundo, ligue pra ele. Tem sempre ótimas opções que cabem no seu bolso.

A proposta do Studio ValorArte é incentivar a cultura em todos os segmentos estimulando nos frequentadores, alunos e profissionais, a expressão e o aprendizado de diferentes artes cênicas.

Além disso, no Studio você ainda cuida da saúde do seu corpo e da sua mente.

Jornal Copacabana há mais de 9 anos parceiro e associado! Distribuído mensalmente pelas ruas do bairro, traz notícias sobre Copacabana e, claro, tudo sobre as ações que os mais de 40 associados promovem juntos em prol de melhorias ao bairro, através do INFORMATIVO do Polo, a cada nova edição. Fique atento!

Page 14: Jornal · 2018-12-05 · 2 Shopping 680, da N. S. de Copacabana, é ponto importante de distribuição do seu Jornal Copacabana no bairro. Telefone / whatsApp: 99631-1284 - docjornalcopacabana@gmail.com

Um jeito diferente de fazer jornal de bairro14

Page 15: Jornal · 2018-12-05 · 2 Shopping 680, da N. S. de Copacabana, é ponto importante de distribuição do seu Jornal Copacabana no bairro. Telefone / whatsApp: 99631-1284 - docjornalcopacabana@gmail.com

ANUNCIE: 99631-1284 (WhatsApp) - [email protected] 15

PATRIZIA BREMERPatrizia Bremer / Jornalista 17478 / Estilista

MUST HAVE

Com um pé no verão, a estação mais querida das cariocas, sabe aquela roupa que deixa a gente esbelta, longelínea e pronta para o que der e vier? que é “in” e nos envolve numa aura de bem vestidas, seja lá qual for a situação? É a peça “must

have” ‘tem que ser”, que empodera, que não pode faltar em nenhum guarda roupa de quem coloca o estilo de vida carioca em primeiro lugar preocupada com a liberdade e o bem estar.

Nesse eterno vai e vem da moda festejamos a deliciosa volta de um dos maiores ícones das produções das décadas 1980/90, devidamente repaginado e colocado up-to-date para se inserir no lifestyle atual: do nosso século 21: o macacão, que oferece conforto absoluto, dá liberdade de movimento e lisonjeia o visual. É sempre um sucesso pois é super descolado e tem tudo a ver com uma cidade como o Rio de Janeiro, de sol constante, descontração, muito agito e informalidade. É extremamente versátil e faz bonito em qualquer ocasião: É perfeito para o dia a dia, no trabalho. na ida ao barzinho com amigos ou para brilhar em ocasiões especiais. Se enquadra muito bem também em ocasiões sofisticada, que requer materiais nobres, bordados, pedrarias, etc. Como podem ver, dependendo da produção, pode ser usado tanto em momentos despojados, chiques, ou em eventos sociais.

O overall, que é uma peça inteiriça de alto a baixo, pode ser soltinho, folgado ou ajusta-do no corpo, com ou sem cintura marcada, mostrando na sua versatilidade que se adequa a qualquer tipo de silhueta: seja a pessoa esbelta ou cheinha – todas ficam bem.

É a roupa perfeita para quem não tem tempo a perder, pois, sendo uma peça única, é só vestir e pronto – fica livre da agonia de escolher qual calça combina com que blusa, ou seria melhor um top, fica melhor a cor A ou a cor B, etc...?

A tendência atual aponta para infinitas opções desde os florais tropicais, que são a gran-de pedida, animal print, temas geométricos, listras coloridas, até cores lisas. A ordem do dia entretanto é sair da rotina de uma cor só, sair da mesmice, misturar cores e padrona-gens – Listras e floral, porque não? Misturar duas ou mais cores fortes no mesmo look, que resulta em uma explosão de cores,

Que tal apostar em cores quentes como Rosa com Laranja, uma mistura vibrante e con-tagiante, que tem tudo a ver com verão - Anote aí, essas cores são também uma tendência forte na maquiagem -. Invista em texturas harmonizantes que combinem entre si. Arrisque--se, inspire-se na mistura de cores alegres e garanta um visual que levanta o astral. Escolha o modelito com o qual você mais se identifica. Por exemplo: Para quem não gosta de se sentir “aprisionada” numa roupa o ideal é o tipo despojado, uma peça bem folgada, solta no corpo, de medidas amplas, que é um conforto só. Outra dica são os tricôs leves, que empregam linhas frias e tramas mais abertas e são sinônimos de leveza e conforto. Quer um visual temático, mas mostrando silhueta, sobreponha um overall branco ou azul marinho a uma camiseta listrada – e deixe sua criatividade te levar.... Ou faça a parte de cima numa estampa que contraste com a parte de baixo Já o macacão moderno-chique tem a cintura marcada que valoriza as curvas, tem as pernas das calças compridas, ou cropped, bem amplas presas na cintura a um top de alcinhas, com um bom decote em V, ou com decote regata, frente única, cachê-coeur, sem mangas, com mangas, ou o que você imaginar. O tipo socialite requer tecidos nobres, brilhos e muito decote profundo, na frente e nas costas. Para este tipo de roupa se faz imprescindível compor com sandálias ou escarpins de saltos bem altos. Os macacões, em geral, vão bem com ,qualquer calçado, dependendo da situa-ção rasteirinhas, tênis, sandálias, tamancos.

Page 16: Jornal · 2018-12-05 · 2 Shopping 680, da N. S. de Copacabana, é ponto importante de distribuição do seu Jornal Copacabana no bairro. Telefone / whatsApp: 99631-1284 - docjornalcopacabana@gmail.com

Um jeito diferente de fazer jornal de bairro16

Realizado de for-ma independente, o documentário Livres, produzido e roteiri-zado por Káliman Chiappini e dirigido por Patrick Granja, foi idealizado por seis ex-presidiários e fala sobre o sistema carce-rário brasileiro.

O filme ganhou o mundo e é exibido em salas da Europa, depois de ter passado pelo Festival do Rio. A produção também pode ser vista no Net Now, Oi Play e Vivo Play e na programa-ção do Canal Brasil.

Livres nasceu a partir da ideia dos ex--detentos Gilson da Maia, Ivonildo Alves, Fabio Gomes, Fabio Gregório, Renee e Márcio Souza, que

participaram em 2007 do projeto Carceragem Cidadã’, gerido pelo delegado Orlando Zaccone, pelo músico Marcelo Yuka, com participação do cineasta Silvio Tendler, que levou um cineclube para dentro da carceragem da 52a DP, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Seis anos depois, quando estavam em liberdade, eles tiveram a ideia. “Es-crevi a partir das histórias dos personagens principais. Assino o roteiro, mas é deles a ideia original. Foi um trabalho em conjunto, assim como toda a obra”, conta a roteirista.

Káliman salienta a importância histórica e social do tema e conta que o documentário se divide entre ficção e entrevistas com os ex detentos e especialistas jurídicos.

O filme caminha agora pra se tornar série.

MÁRCIA ARAUJOCOLUNA SOCIAL - Fotos: divulgação Sucesso no festival do Rio, filme Livres,

da roteirista Káliman, vai virar série

EXPOSIÇÃO DO FOTÓGRAFO (até 20/01)

LUIS TEIXEIRA MENDESNO PALÁCIO TIRADENTESwww.luisteixeiramendes.com / [email protected]: Walter Firmo

Luis Teixeira Mendes, ex-proprietário da saudosa Paradise Vídeo, tem motivos su-ficientes para comemorar sua atual trajetória de sucesso como fotógrafo.

Sua atuação exposição, Crônica de Uma Cidade Amada, em cartaz no Palácio Ti-radentes, foi prorrogada até 20 de janeiro, batendo todos os recordes de permanência de uma exposição na ALERJ. São sessenta fotos sobre a cidade do Rio, onde o artista convida o visitante para um passeio através de ângulos inéditos e inusitados, revelando um Rio poético, passional e misterioso. Segundo o curador da mostra, o renomado fo-tógrafo Walter Firmo, “Luis Teixeira Mendes pertence à nova safra que usa a fotografia como leitura e legítima defesa do belo, com luzes rebuscadas e requintes formais como quem escreve uma crônica carioca”.

Sua primeira exposição individual Crônica Carioca de Um Rio Particular, também sob curadoria de Firmo, foi sucesso no Palácio do Catete e atraiu mais de 12 mil visi-tantes em 3 meses.

O artista, apaixonado morador de Copacabana, pretende em breve, fazer uma expo-sição somente sobre o bairro.

Crônica de Uma Cidade Amada - até 20 de janeiro no Palácio Tiradentes (Rua Primeiro de Março s/n - Praça XV). De segunda a sábado das 10h às 17h. Feriados das 12h às 17h. Entrada franca. Classificação Livre.

Luis Teixeira Mendes com Isadora Ribeiro.

Page 17: Jornal · 2018-12-05 · 2 Shopping 680, da N. S. de Copacabana, é ponto importante de distribuição do seu Jornal Copacabana no bairro. Telefone / whatsApp: 99631-1284 - docjornalcopacabana@gmail.com

ANUNCIE: 99631-1284 (WhatsApp) - [email protected] 17

Natal eReveillonCelebração e Agradecimento

GOURMETAndre Pellegrino - SomelierSalumeria Deli

Após um ano vivenciado em clima de incertezas nos encontramos novamente diante da esperança que renova nossas almas de otimismo ao mesmo tempo que nos convida a refle-xão. Vivenciamos uma época de notáveis e preocupantes transformações mundiais, onde

os arcabouços que construímos parecem ruir diante de nós e certezas são desconstruídas a cada dia, e se a realidade na qual estamos inseridos se transforma a cada instante, nós precisamos também interagir e entender todo esse processo como uma oportunidade de crescimento interior, reavaliando velhos conceitos e estando abertos a novas ideias e perspectivas.

A celebração natalina e o nascimento do ano novo são eventos eivados de simbolismo, que trans-cende a própria tradição cristã e estão presentes em mitologias milenares inseridas há muito no inconsciente coletivo da humanidade, como preconizava Jung em suas fascinantes descobertas no campo da psicologia.

O vinho simboliza no Cristianismo o sangue de Cristo, símbolo máximo do sacrifício altruísta. O altruísmo é a única forma real de melhorar o mundo e a nós mesmos, é o contrário do egoísmo, que sem rédeas e estimulado pelo hedonismo desenfreado conduzirá o mundo a aniquilação.

O vinho com sua história e construção cultural traz a tona arquétipos que fazem sonhar os aman-tes, reúne os amigos há muito afastados para o reencontro tão desejado, e compartilhado em família unindo diversas gerações em confraternização no entorno das mesas. O simbolismo contido e a cele-bração festiva vão muito além das questões sociais e das formalidades, podem ser tão efusivos, sejam brindados com a sidra ou o vinho de garrafão mais baratos, quanto com o Champagne mais caro, o que efetivamente conta é o sentimento humano e a expansão dos sentimentos de alegria e amor ao próximo.

Em sua companhia a Tradição une o Oriente com o Ocidente, através da riqueza da gastronomia e diversidade cultural, frutas secas ou frescas, queijos diversos, bolos coloridos, doces variados, ba-calhaus, aves, pernis preparados nas mais diversas receitas, passadas de geração em geração dentro das tradições familiares.

Não podemos deixar de mencionar também o crescimento do vegetarianismo com sua gastrono-mia cada vez mais rica, substituindo as carnes com alternativas saborosas e que surpreendem não somente pelo bom gosto mais principalmente pela criatividade dos chefs antenados com as novas alternativas. Assim a enogastronomia cada vez mais amplia seus horizontes se revelando um inesgo-tável universo a ser explorado, um mundo sempre pronto a descortinar uma impressionante gama de novos e surpreendentes sabores.

Dentre as muitas opções na hora de escolher o que iremos beber em nossos brindes e como acom-panhamento harmonioso para as nossas refeições temos espaços para os mais diversos estilos e gostos.

Vinhos espumantes, símbolo de festa e felicidade, frisantes, deliciosa opção para bebericar no bate-papo com os amigos, brancos e tintos, inigualáveis acompanhantes das refeições, fortificados, para acompanhar as sobremesas ou serem a própria sobremesa, cervejas geladas, que acompanham tanto os aperitivos quanto as refeições, além de descontrair qualquer ambiente, são todas opções que valorizam e enobrecem os encontros e as confraternizações, sempre preconizando o bom senso e a moderação como fatores fundamentais para a manutenção do equilíbrio.

E assim imbuídos do verdadeiro espírito cristão podermos agradecer a todas as dádivas que rece-bemos do Universo.

Nós da equipe Amendola Salumeria Bistrô desejamos a todos um Natal com saúde e fartura, com crescimento para todos, e um ano novo abençoado e repleto de conquistas físicas e espirituais.

Tim tim!

O Amendola Bistrô é o mais novo wine bar de Copa-cabana. Nasceu da remodelação da Salumeria e apresenta 3 opções diárias de taças, além de destilados e drinques como o Aperol, Portotônica, gintônica e a tradicional caipirinha. O cardápio de pratos e petiscos surpreende pela variedade, con-tando, ainda, com vasta opções de alta gastronomia vegana.

Rua Rodolfo Dantas, 40. Telefone 2542-9535

TEM MUDANÇA NA SALUMERIA

1) Doando mate-rial - você pode doar materiais diversos para a confecção das bonecas: tecido de algodão com estampas pequenas, fiti-nhas, rendas, feltros, lãs, botões, linhas coloridas de costura e bordado etc....e o que mais tiver em casa e não for usar!

2) Sendo voluntário(a) - [email protected], informando sua cidade, seu bairro e seu telefone. En-traremos em contato assim que for possível!

3) Doando dinheiro - acesse o site DOARE (https://doare.org/br/doacao/680/bonecas-de-proposito) e doe o quanto quiser e puder, com total segurança. Qualquer quantia é muito bem-vinda!

4) Adotando uma bo-nequinha ou bonequi-nho - você pode direcionar a bonequinha ou bonequinho diretamente para uma das

Bonecas de Propósito

instituições atendidas por nós: INCA, Fundação do Rim ou Instituto Pró--Criança Cardíaca. Ela vai com uma plaquinha em seu nome para uma criança que irá recebê-la.

Na hora de escolher o boneco certo para cada criança, as equipes de assis-tentes sociais e psicólogos selecionam o mais seme-lhante ou com mais caracte-rísticas físicas do menino ou da menina presenteado.

Na foto muito amor na entrega das bonecas e bo-necos para o Pró-Criança Cardíaca!

COMO AJUDAR O PROJETO?

Page 18: Jornal · 2018-12-05 · 2 Shopping 680, da N. S. de Copacabana, é ponto importante de distribuição do seu Jornal Copacabana no bairro. Telefone / whatsApp: 99631-1284 - docjornalcopacabana@gmail.com

Um jeito diferente de fazer jornal de bairro18

O mito do milênio ou Arma-gedon foi criado na Babilônia pelo profeta Zoroastro. Conta a última das batalhas do mundo entre o bem e o mal. Os deuses Bel- Marduque, Ea, Anu, Istar, Xamare, ditaram ao profeta que na frente dos maus vinha uma mulher num dragão vermelho de 7 cabeças e os bons traziam anjos. Este mito atravessou to-das as eras históricas.

Hoje está na moda e tem um horóscopo que será usado devido aos acontecimentos es-tranhos no nosso mundo atual. Esta lenda penetrou no catoli-cismo, no judaísmo, no protes-tantismo, no Kardecismo e até na Maçonaria.

HORÓSCOPO Maria Helena Farelli / Tel: 3277-1480Rua Décio Vilares, 300/308, B. Peixoto, Copacabanatemplodemagiacigana.blogspot.com.br / [email protected]

O ZODÍACO DOMILÊNIO

ÁRIES 21/03 a 20/4Você tem grandes chances para mudar o foco de projetos, use sua força mental. Co-res: vermelho e branco. Número: 6.TOURO 21/4 a 20/05Momento para se empenhar de maneira mais intensa a sua fé. Cor: azul. Número: 42.GÊMEOS 21/05 a 20/06Regente de seu signo, Mercúrio está em conjunção com Plutão use esta influencia para resolver assuntos pendentes. Faça exercícios, cuide-se bem. Cor: verde. Nu-mero: 17.CÂNCER 21/06 a 22/07Creia na felicidade, não se deixe levar pela tristeza. Tudo vai melhorar. Seja feliz. Cor: amarelo. Número: 8.LEÃO 23/07 a 22/08Mudanças sérias na sua economia, procure um novo modo de ganhar a vida. Cor: azul claro. Número: 3.VIRGEM 23/08 A 22/09Cuide para não radicalizar sentimentos. Cores: rosa e branco. Número: 1.

LIBRA 23/09 a 22/10Você anda esgotado(a) no entanto tem grande possibilidade para tratar assuntos antigos. Cor: preto. Número :51.ESCORPIÃO 23/10 a 21/11Use a sua intuição. Viva bem, não ligue para tolices. Cor: azul marinho. Número: 131.SAGITÁRIO 22/11 A 21/12Tenha uma atenção para evitar que gestos de ciúme interfiram em sua conduta diante dos relacionamentos. Cor: lilás. Número: 44.CAPRICÓRNIO 22/12 a 20/01Mudanças de postura diante de certas pes-soas com tendências as conversas intensas. Aceite o amor que vai chegar. Cor: verme-lho. Número: 22.AQUÁRIO 21/01 a 19/02Recomenda-se mais cuidado com a manei-ra de expor certas opiniões. Cores: preto e branco. Número: 17.PEIXES 20/02 a 20/03Cuide para não ser rigoroso demais com as pessoas de sua convivência. Cores: verde e amarelo. Número: 81.

SAÚDEDra Juliana Menezes - CREFITO 148545-F

Mochilas com pesos absurdos obviamente causam danos na coluna!Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT)

aponta que crianças de apenas sete anos carregam cerca de 15% do seu próprio peso e, se a carga transportada é grande, a postura e o esforço requeridos afetam até a capacidade respiratória.

Segundo um estudo do Departamento de Fisioterapia da USP, o peso ade-quado deve ser, no máximo, de 10% do peso corporal, o que raramente ocorre.

Escoliose, dores lombares, contraturas musculares e outras patolo-gias são comumente verificadas nos consultórios.

Uma atenção redobrada para a postura correta na infância significa menos problemas na vida adulta, é importante apresentar medidas de educação postural para as crianças.

O ideal é retirar todo o material desnecessário da mochila antes da criança ir para a escola. Uma boa dica é trocar aqueles cadernos pesados de mais de 10 matérias por um caderno para cada, e só levar o que vai ser usado, pois se houver espaço sobrando, certamente a criança levará peso a mais. A mochila ideal deve ter alças largas, acolchoadas e ajustáveis nos ombros. Coloque um acolchoado também na parte de trás e compar-timentos no inferior para que os itens mais pesados possam descansar contra as costas. É preciso ajustar as alças de modo que a parte inferior da mochila, quando cheia, não fique a menos de 4 centímetros abaixo da cintura. Não carregue a mochila em um ombro só!

Lembrando que as mochilas de rodinhas, super usadas hoje em dia, tam-bém podem afetar os ombros, e elas são populares nas crianças menores só.

Atualmente há também armários (lockers) nas escolas, porém o seu funcionamento é duvidoso, uma vez que sempre é preciso levar livros e cadernos para casa com a necessidade de estudar.

Enfim, continuamos tentando pensar em uma solução, porque as co-lunas vertebrais sofrem cada vem mais!

x Mochila Pesada Coluna Vertebral

Page 19: Jornal · 2018-12-05 · 2 Shopping 680, da N. S. de Copacabana, é ponto importante de distribuição do seu Jornal Copacabana no bairro. Telefone / whatsApp: 99631-1284 - docjornalcopacabana@gmail.com

ANUNCIE: 99631-1284 (WhatsApp) - [email protected] 19

Bravo. Bravo demais!Ela engravidou, e o cachorro pegou raiva da criança, morre de ciúme, e tenta

avançar sempre que tem acesso ao bebê.O que fazer? Será que o jeito é dar o cão?Realmente é um caso muito sério e que requer toda atenção e delicadeza.O cão já estava no ambiente, e é parte da família há anos. Mas agora se tornou

uma ameaça à criança que acabou de chegar.Antes de pensar em dar o cachorro, há certas atitudes que devem ser tentadas. Em

primeiro lugar o cachorro deve ser castrado. Com isso, a quantidade de testosterona despenca, e a agressividade, territorialismo e sentimento de posse tendem a diminuir. Em seguida, deve-se contratar um adestrador. Um profissional experiente e tarim-bado vai ser capaz de detectar os motivos da agressividade e do ciúme, e te ensinar técnicas que podem reduzir bastante o problema. Muitas vezes o cão é agressivo por não compreender o que está acontecendo em seu ambiente, e por não reconhecer o dono como líder. O adestrador lhe ajudará nessas questões.

Se, mesmo castrado e adestrado o seu cão continuar com a mesma agressividade, ainda restará a alternativa medicamentosa.

Seu médico veterinário prescreverá algumas medicações que poderão diminuir a ansiedade, agitação e agressividade do seu cachorro.

Se nada der resultado, aí sim, você e seu médico veterinário devem conversar. Caso seja constatado que a agressividade de seu amigo é patológica, então ele deverá ser doado. Enquanto não arruma alguém de confiança para seu cachorro, ele deverá ficar separado permanentemente de seu pequeno, para evitar algum acidente grave.

A única coisa que você não deve fazer é não fazer nada.Grande abraço e até a próxima.

Uma mulher temum cão macho

AMOR AOS BICHOSDr. Jayme Sandall Junior CRMV-RJ 7122 desvet.blogspot.com

PALAVRAS CRUZADASDiretas

Page 20: Jornal · 2018-12-05 · 2 Shopping 680, da N. S. de Copacabana, é ponto importante de distribuição do seu Jornal Copacabana no bairro. Telefone / whatsApp: 99631-1284 - docjornalcopacabana@gmail.com

Um jeito diferente de fazer jornal de bairro20