Informe Pan 103

9
Novas contratações, novo fôlego Pág.04 VII Olimpíadas Pan: em benefício da saúde Pág.08 nº 103 ano 15 agosto/setembro 2010 PanAmericano recebe prêmio Top Social ADVB Pág.03

Transcript of Informe Pan 103

Page 1: Informe Pan 103

Novas contratações, novo fôlego Pág.04

VII Olimpíadas Pan: em benefício da saúde Pág.08

nº 103 • ano 15 • agosto/setembro 2010

PanAmericano recebe prêmio Top Social ADVBPág.03

Page 2: Informe Pan 103

Caro colaborador,

Incentivo à educação e ao esporte dá prêmio Top Social ADVB ao PanAmericano

A partir desta edição, o Informe Pan – uma importante ferramenta de comunicação que você já conhece, afinal são 15 anos de publicações ininterruptas – estará totalmente reformulado.

E, como o clima é de novidade, aproveito para dar boas-vindas aos novos gerentes das áreas de Formalização, Cobrança e Crédito de Pessoa Física. Uma importante reciclagem realizada com o objetivo de continuar expandindo nossos negócios da melhor forma possível.

Nesta edição, você também conhecerá várias ações desenvolvidas pela área de Gestão de Pessoas com o intuito de aproximar e criar um ambiente de trabalho cada vez melhor.

Ainda vamos destacar algumas conquistas de grande importância para o PanAmericano, como o Prêmio Top Social ADVB 2010 que acabamos de receber, homenageando as empresas que mais investem em questões sociais, e as ótimas colocações que obtivemos

no ranking das maiores e melhores empresas do Brasil, um reconhecimento merecido, publicado em três conceituados anuários das revistas Isto É Dinheiro, Valor 1000 e Exame.

Toda esta valorização é mais uma prova de que estamos cumprindo nossa missão, que é ser considerado por você e por nossos clientes uma das melhores instituições para crédito, financiamento e investimento do Brasil.

Rafael Palladino

No dia 9 de setembro, o PanAmericano promoveu um almoço para homenagear os gerentes e promotores que mais se destacaram no mês de agosto, nas categorias de veículos e crédito pessoal. Mensalmente, todas as filiais e promotoras concorrem ao prêmio que reconhece o esforço e a dedicação das equipes que atingiram os melhores resultados.

No dia 22 de agosto, o PanAmericano recebeu o premio Top Social ADVB 2010. Promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, o prêmio tem como objetivo homenagear as empresas que investem em questões sociais, fortalecendo a cidadania e os direitos coletivos.

O PanAmericano foi premiado por apoiar projetos voltados à formação de crianças e adolescentes no Guarujá. Essa iniciativa foi eleita como uma das dez melhores práticas de 2009.

Segundo o diretor superintendente Rafael Palladino, “o desafio de formar cidadãos com boa formação escolar e capacitados para o mercado de trabalho muitas vezes é tão grande

Ao total, 21 pessoas – entre coordenadores e gerentes – comemoraram os ótimos resultados obtidos. Durante o almoço, o diretor comercial Carlos Roberto Vilani agradeceu o excelente desempenho de todos e destacou a importância dessa conquista.

Para a gerente regional de São Paulo, Deborah Huang, essa

comemoração teve um gosto especial, uma vez que as metas, inclusive os desafios – percentual acima das metas estipuladas para o mês – foram atingidos. “Acho importantíssimo destacar que o mês de agosto deve realmente ser comemorado porque atingimos todas as metas”, afirma.

Parabéns aos vencedores

pelo excelente resultado.

que demanda a participação de vários atores sociais. O Estado continua com seu papel de principal responsável, mas ele se alia à comunidade e à iniciativa privada em prol de um bem maior”, afirma.

Atualmente, o PanAmericano dá suporte ao projeto Cidadão, que capacita 100 jovens de 17 a 20 anos de idade para o mercado de trabalho.

Outra iniciativa da instituição, o Projeto

Participação Esportiva, começou em 2009 e atende 700 crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos de idade em risco de vulnerabilidade social. O projeto, realizado em parceria com a Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) - que possui uma unidade no Guarujá -, faz parte da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério dos Esportes.

Caro(a) colaborador(a),Premiação

Responsável pelo desenvolvimento de projetos sociais, Carlos Valdir Ayudarte, durante apresentação dos projetos do Pan

3Setembro/Outubro 20102 Informe Pan

Metas

O sabor da conquista

Page 3: Informe Pan 103

PanAmericano reforça equipe com novas contrataçõesExecutivos experientes ocuparão cargos de gerência nas áreas de Formalização, Cobrança e Crédito de Pessoa Física

Reciclagem

Falando de Compliance

A importância de cumprir prazos de atendimento

As empresas da divisão financeira, no intuito de agregar valor aos seus negócios, vêm fortalecendo cada vez mais seus programas de Compliance, que consiste na melhoria dos controles internos. Esses controles são criados para garantir o cumprimento de exigências legais e regulamentares relacionadas às atividades da empresa, bem como evitar, detectar e tratar quaisquer desvios ou inconformidades.

No cenário atual – altamente globalizado – o fortalecimento da cultura de Compliance pode, por exemplo, evitar perdas financeiras e danos à imagem da instituição, trazendo um diferencial que favorece a escolha da instituição para realizar determinada operação.

É cada vez mais comum, no momento de investir em empresas de capital aberto, ou fazer qualquer outra operação, as pessoas analisarem, além do desempenho de suas ações, condições comerciais, fundamentos e valores e, também, a existência de um efetivo programa de Compliance.

A partir do grande acesso deste importante meio de comunicação interna pelos colaboradores do PanAmericano, o departamento de Ouvidoria aproveita para reforçar a importância e, também, a responsabilidade de todos no cumprimento do prazo de atendimento às reclamações recebidas por meio da Ouvidoria.

O prazo de resposta às ocorrências de reclamação recebidas pela Ouvidoria, conforme Resolução 3.849 do Banco Central do Brasil (Bacen), é de no máximo 15 dias corridos. No entanto, para que o departamento tenha tempo hábil de preparação e envio de resposta ao cliente, o Comitê de Ouvidoria do PanAmericano definiu que o prazo deverá ser de até 10 dias corridos.

Neste contexto, as empresas da divisão financeira, em mais uma demonstração de seu compromisso com o fortalecimento da cultura de Compliance, distribuiu em agosto, para todos os colaboradores, a revista “Lavagem de Dinheiro – Isso é problema meu?”, com o objetivo de disseminar, de forma descontraída e amigável, os conceitos de prevenção à lavagem de dinheiro.

Caso não tenha recebido seu exemplar, por gentileza solicite diretamente à gerência de Compliance.

Adicionalmente ao atendimento da regulamentação do Bacen, um dos principais objetivos do PanAmericano é trabalhar sempre para reduzir cada vez mais a quantidade de reclamações, o que certamente refletirá de forma positiva na imagem das empresas da Divisão Financeira do Grupo Silvio Santos (DVF).

Para que o resultado deste importante trabalho seja alcançado, a equipe da Ouvidoria conta sempre com a habitual colaboração dos envolvidos, diretamente ou indiretamente, no atendimento ao cliente e ao cumprimento dos prazos.

O PanAmericano agradece aos seus colaboradores pelo empenho.

Compliance

Ouvidoria

O PanAmericano anunciou as contratações para assumir as gerências das áreas de Formalização, Cobrança e Crédito de Pessoa Física de dois gestores com forte experiência no mercado financeiro, como também a promoção de um de seus colaboradores. Tudo para dar novo fôlego à instituição.

O PanAmericano dá boas-vindas e deseja boa sorte aos novos colaboradores!

Segundo o diretor de crédito e cobrança Adalberto Savioli, “Vamos continuar crescendo. Porém, é necessário preparar o Pan para isso, investindo no desenvolvimento de pessoal, processos e sistemas. Precisamos estar tecnicamente preparados, mais automatizados e menos vulneráveis a erros”.

Assumiu a gerência de Formalização, é formado em administração de empresas pela Universidade Anhembi Morumbi e possui 17 anos de vivência no mercado financeiro. Tambellini tem sólida experiência em processos e prevenção a fraudes e terá como objetivo revisar as atividades, buscando oportunidades para automatizar processos e melhorar a qualidade e agilidade da área.

“A proposta do Pan é um grande desafio, ligado a uma ótima oportunidade. A área de Formalização exige muito comprometimento” explica.

Eduardo Reys Tambellini

O novo gerente da área de Crédito Pessoa Física é graduado em matemática aplicada pela UNICAMP, possui MBA em banking pelo Mackenzie e especialização em risco de crédito e mercado pelo Institute Financial of Scotland, em Madri. Possui forte vivência em modelagem e em árvores de decisão de crédito. O objetivo do PanAmericano com sua contratação é aumentar o processo de decisão automática dos créditos, garantindo melhor segurança.

“Tenho certeza que poderei contribuir com o PanAmericano, tomando iniciativas com o intuito de facilitar e melhorar ainda mais o setor”, afirma.

Francisco de Assis Tega Júnior

Formado em direito pela Universidade São Judas Tadeu, Monteiro é colaborador do PanAmericano há um ano e, agora, foi promovido para complementar o ciclo de crédito da área de Pessoa Jurídica Middle. Monteiro iniciou sua carreira no BCN, passando pelos Bancos Safra, Santander e Industrial, sempre atuando nas operações de pessoa jurídica. O objetivo da sua promoção é recuperar créditos vencidos.

“Eu gosto de desafios, isso me deixa entusiasmado. Acredito que poderei conciliar minha formação com as necessidades da área”, finaliza.

André Monteiro Filho

5Setembro/Outubro 20104 Informe Pan Setembro/Outubro 2010

Page 4: Informe Pan 103

A cada ano melhorPanAmericano está no ranking das melhores empresas do Brasil

Com ascensão efetiva e resultados mais do que significativos, o PanAmericano está mais uma vez no ranking das maiores e melhores empresas do Brasil. Esse reconhecimento foi publicado em três conceituados anuários, que tem como principal objetivo identificar as melhores empresas de 2009.

Promovido pela Revista Isto É Dinheiro, a publicação “As 500 melhores empresas do Brasil” destacou o desempenho excelente do PanAmericano, que ficou em 131º lugar no ranking geral das “500 Melhores Empresas do Brasil”, subindo 37 posições em relação ao ano anterior. Já no ranking setorial dos bancos, a instituição ficou em 1º lugar na categoria Inovação e Qualidade e 5ª colocada em Governança Corporativa.

Na Revista Valor 1000, produzida pelo jornal Valor Econômico, o PanAmericano se classificou em diversas categorias, com destaque para o 2º lugar entre os bancos que mais cresceram em depósitos totais; 5º como banco com a melhor rentabilidade operacional sem equivalência patrimonial; 6º entre os bancos que mais cresceram em operações de crédito, 18º entre os 20 bancos com maior lucro líquido e 19º colocado entre os 100 maiores bancos.

Já no anuário “Melhores & Maiores – As 1000 Maiores Empresas do País”, desenvolvido pela Revista Exame, o PanAmericano está em 20º lugar entre os maiores bancos brasileiros, além de se destacar nas seguintes categorias: 2° lugar

em riqueza criada por empregado; 4° lugar em emissores de cartão de crédito; 14.° lugar em receita da intermediação financeira e serviço; 14.° lugar em depósitos a prazo; 16° lugar em empréstimos e financiamento; 20° lugar em patrimônio líquido; 98º lugar entre as 100 maiores empresas de capital aberto, entre outras categorias.

“Ser um banco de porte médio e estar bem posicionado entre os maiores é uma forma de reconhecimento pela competência na administração e atendimento aos nossos clientes. Porém, é importante destacar que esses resultados só foram alcançados graças ao empenho de todos os colaboradores, que se dedicam para atender aos objetivos do PanAmericano”, afirma Wilson de Aro, diretor operacional e financeiro.

Campanha Camarote PanDedicação e comprometimento são palavras-chave para os ganhadores

A Campanha Camarote Pan está premiando todos os gerentes, coordenadores de crédito pessoal, contatos comerciais e supervisores das filiais, além das promotoras, que mais se destacaram no primeiro semestre deste ano.

Merecidamente, os vencedores serão recebidos – entre os meses

de setembro e outubro – pela diretoria comercial, na sede do Pan. Logo depois, levados para almoço e visita ao Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), onde conhecerão os estúdios da emissora.

A Campanha Camarote Pan foi criada para premiar os colaboradores que

atingirem o maior volume de produção acumulada, além do percentual de meta relativa ao semestre.

A participação e desempenho de cada um foi fundamental para a conquista desses resultados e o sucesso dessa campanha.

Gerentes Categoria “A”: Goiânia - Marília Godoy Joesting;

Brasília - Thatiana Antonia Dias de Souza; Campinas - Wilson

Tosi; Teresina - João Henrique dos S. Oliveira; Cuiabá - Célio

Carlos dos S. Ferreira; Curitiba - Jairo Lemos Neto; Belém -

Heloisa Helena Mendes Costa; Manaus - Ruslane Moraes Pires.

Gerentes Categorias “B E C”: Sorocaba - Flávia Alves

Leonel; São Luis - Ademar Henrique da Silva Jr; Ribeirão Preto

- Vivaldo Antonio Saura; Lapa - Alexander Garcia Alves; Santo

Amaro - Andrea Eli Rieger; Campo Grande - Karina Pinheiro

Guimarães; Natal - José Rogério Fonseca Barbosa; Uberlândia

- Haroldo Visona de Oliveira; Palmas - Orney Parriao Miranda;

Taboão da Serra - Andrea Zeitune; São José dos Campos -

Alessandro Godoy Chimentão; Maceió - Maria Jose dos Santos;

Feira de Santana - Risoneide Lina Nascimento; Bauru - Oswaldo

Amancio de S. Filho; Taubaté - Valeria Babinskas; S.B. do Campo

- Armindo Tadeu Montanaro; Rondonópolis - Silvia Barbosa

Rodrigues; Jundiaí - Maria Rosa da Silva; S.J. do Rio Preto - Valdir

Brancalhao; Florianópolis - Jailton Munhoz Duarte; Volta

Redonda - Marcelo Pessoa Seixas; Vitória da Conquista - Sandro

Roberio Jardim Pereira; Paulista - Monique Martins Moreno.

Coordenadores: Goiânia - Sheila Pereira Goncalves;

Curitiba - Marisa Aparecida Costa Adimari; Belo Horizonte -

Bruno Alexandre A de Miranda; Manaus - Oneide Francisca

F Porto; Teresina - Joana Carola Araujo; Campo Grande/Ms -

Rosinete Souza da Silva; São Luis/Imperatriz - Antonia Maria

Melo Araujo; Maceió - Jose Erivânio S de Oliveira; Londrina

- Aline Evaristo Fongari; Florianópolis - Karina Vieira; Santo

André - Andrea Lucia de Araujo Sampaio; Sorocaba - Pétala

Maria Carolina Aleixo; São José dos Campos - Keila Cristina De

Carvalho; Jundiaí - Jorge Marcos Alves Feitosa; Santo Amaro -

Ronaldo Marcos Ramalho; Shopping Continental - Noilza Rosa

Barreto de Amorim; Brigadeiro - Neuza Batalha de Alencar.

Contatos Comerciais: Goiânia - Alexandre Kunert dos

Santos; Teresina - Eliene Pereira Da Silva; Taboão da Serra -

Thiago Moraes dos Santos; Palmas - Edvânio Dutra Rodrigues;

São Luis - Letícia de Abreu Gaspar; São Luis - Francisco de Assis

Leão Costa; Vitória - Paulo Ricardo Garuzzi Belem; Sorocaba

- Caryn Benette; S. J.Rio Preto - Damião Bernardino Moreira;

Brasília - Antonio Cleudo G . Rodrigues; Uberlândia - Hugo

Leonardo Matos; Uberlândia - Rodrigo Campos Nogueira;

Campo Grande - José Romeiro Saldanha; Natal - Victor West

Wanderley - Brasília - Eugênio Gomes Pedroza Neto; Aracajú -

Valter Rubens Santos; Manaus - Raicicleide da Rocha Rodrigues;

Goiânia - Galba Cristina Bezerra Franca; Rondonópolis - Helena

Carvalho Monteiro; Santana - Francisca de Oliveira Silva Costa;

Uberlândia - Bigvone Fernandes de Oliveira; Feira de Santana

- Cícero Jose de Oliveira Medeiro; Rondonópolis - José Resende

de Almeida; Feira de Santana - Isis Oliveira Duboc; Teresina

- Norma Emanoela Lima Ferreira; Belo Horizonte - Leandro

Cearenco Lima; Belo Horizonte - João Lopes Pereira; Cuiabá

- Alair dos Santos Silva; Brasília - Alessandra T L Fernandes;

Teresina - Elenir Ferreira de Souza; Manaus - Selma da Silva

Ximenes; Imperatriz - Francisca Nilse L Silva; Tatuapé - Gerson

Luiz Palari; Brasília - Jucélia Vieira Lopes; Sorocaba - Marli

Aparecida B Cunha; Palmas - Hércules de Andrade; Campinas -

Lilian Bueno Trolezi.

Supervisores de Atendimento: Campo Grande - Vanessa

de Barros Farias Minho; Curitiba - Renato Perin Cassarotti;

Campo Grande - Karla Heringer Fernandes; Goiânia - Maria

Pereira de Lima Povoa; Campo Grande - Adriana Moreira Dias;

Curitiba - Demétrius D O L de Oliveira; Goiânia - Cristiano Lima

Spnola; Palmas - Marcos Gomes da S Castanheira; Palmas -

Maria Celma de Queiroz; Londrina - Thiago Puríssimo Martins;

Curitiba - Joana Darc Albunio; Maceió - Maria Cristina da

Silva Lima; Manaus - Andrea Eva Ramsay Garcia; Londrina

- Marcinéia Donato Coutinho; Manaus - Conceição Santos de

A Andrade - Goiânia - Leonardo Cantuario da Silva; Campo

Grande - Renata de Sá Mauricio; Curitiba - Raquel Cesar Bordim;

Anápolis - Eva Aparecida Monterio da S Rezende; Goiânia -

Eliana Leite de Sousa Siqueira.

Melhores Promotoras: Nordcred Promotora de Vendas

Ltda - Fernando Porto; Vicred Serviços de Informações Cadastrais

Ltda. - Manuel Vieira Pereira; Light Promotora de Vendas e

Serviços Ltda - Débora Morégola; Jb Promotora de Crédito e

Financiamento Ltda - Jose Lima Balieiro; Wm Assessoria Adm.

de Crédito e Cobrança Ltda - Jaap Stelia T ‘ Hoen; Centercred

Serviços Empresariais Ltda - Justus Laurentius Cornelios;

Lages Promotora de Vendas Ltda - Luiz Carlos Batistela; Cboro

Promoção de Vendas e Eventos Ltda - Cléber Boro; Brasil Cred

Ltda - Alessandra Cristina Costa; Nunes Representação Crédito

E Cobrança Ltda - Antonio Cesar Nunes; Ams Promotora

de Vendas Ltda - Alberto Savioli; Promotora Nova Friburgo

Ltda - João Manoel Abreu Gomes; Mega Cred Promotora de

Negócios Ltda - Michel William Ramos da Silva; Jrg Serv.

Crédito e Representações Ltda - Celio Aliceda Porcel; Shalev

- Promotora de Vendas Ltda - Wellington Alves Ferreira; Grc

Genesis Representações e Consorcios Ltda - Renato Barbosa

Chaves; Alvim Promotora de Vendas Ltda - Olavo Pereira

Alvin; Bonsucesso Intermediação Financeira Ltda-Me - Alacil

Lima Filho; Credsol Prestadora de Serviços de Informações

Cadastrais Ltda - Solange Medeiros; Embrascred Emprestimos e

Financiamentos Ltda - Marluza Chitolina.

7Setembro/Outubro 20106 Informe Pan

RankingCamarote Pan

Page 5: Informe Pan 103

Analistas são premiados por bom desempenho

Todos os meses o PanAmericano premia - como forma de reconhecimento pelo empenho e dedicação - um monitor, um coordenador e 14 analistas que obtiveram os melhores desempenhos nas áreas em que atuam. Os vencedores são levados ao SBT para conhecer os estúdios da emissora, além de receberem uma pasta ou nécessaire personalizada e um cartão com bandeira Visa, no valor de R$ 300,00, para gastarem livremente.

Segundo Marcela Ferreira, supervisora das centrais de créditos, “para definir os melhores analistas são avaliadas a produtividade em quantidade e valor, o baixo índice de inadimplência nos contratos, o comprometimento e a colaboração para a obtenção de bons resultados nas operações”.

PanAmericano acelera na Fórmula Truck

Roberval Andrade e Helen Ganzarolli

Como patrocinador do piloto Roberval Andrade, e da Fórmula Truck, o PanAmericano dá continuidade às ações de marketing de relacionamento programadas para este ano.

Um dos diferenciais é que, a cada corrida, o Pan disponibiliza um camarote especial para receber seus convidados. Na 5º etapa da competição, realizada dia 25 de julho em Interlagos, 500 convidados puderam acompanhar de perto todas as emoções da prova. A apresentadora Helen Ganzarolli também marcou presença no paddock do PanAmericano e encantou todos os convidados durante o evento. Na ocasião, Roberval Andrade conquistou a sua quarta vitória no Autódromo de Interlagos.

Segundo Mariana Malta, coordenadora de promoções e eventos, participar da F-Truck traz inúmeras vantagens

ao PanAmericano. “Nossa participação tem como objetivo estreitar o relacionamento e criar novas oportunidades de negócios junto aos lojistas de veículos, CDC e, também, com clientes de Middle e captação”, afirma.

Já na etapa de Londrina (PR), realizada em 22 de agosto, os 200 convidados assistiram do paddock do Pan a vitória de Roberval Andrade, que superou os problemas ocorridos nas voltas finais e venceu. Com mais esta importante conquista, deu um show de profissionalismo, confiança, determinação e assumiu o terceiro lugar no campeonato.

A sétima etapa da temporada 2010 da F-Truck foi realizada entre os dias 17 e 19 de setembro, no Autódromo Juan y Oscar Gálvez, em Buenos Aires, na Argentina.

Aberta mais uma temporada de jogos750 pessoas já estão participando da VII Olimpíadas Pan

No dia 17 de agosto, as equipes de futsal feminino e masculino abriram, no SESC Consolação, a VII edição das Olimpíadas Pan. O evento conta com a participação de 750 inscritos em diversas modalidades, como natação, corrida, tênis, tênis de mesa, futsal masculino e feminino, futebol society, vôlei, handebol e basquete.

Segundo a analista de Gestão de Pessoas Louise Zaffalon Silveira, “os jogos são uma maneira

de promover a integração entre os colegas e desenvolver o conceito de trabalho em equipe. Além disso, estimula a prática de esportes no dia a dia e, consequentemente, os competidores ganham uma melhor qualidade de vida”.

A cerimônia de encerramento da VII Olimpíadas Pan está programada para o final de setembro, no Clube São Paulo. As equipes vencedoras receberão um troféu e os ganhadores das modalidades individuais, medalhas.

Ganhadores do mês de agosto

8 9Informe Pan Setembro/Outubro 2010

Premiados

Olimpíadas Pan

F-Truck

Etapa Londrina

Nem Me Viu F.C.

Page 6: Informe Pan 103

Passeio, corrida ao ar livre e novas modalidades de esporte

Eleição define Pan Prefeitos 2010

Animação marca a festa do Dia dos Pais

No mês de agosto foram realizadas várias atividades esportivas que deixaram os colaboradores muito entusiasmados: um passeio à cidade de Serra Negra, interior de São Paulo, e três corridas ao ar livre. Além disso, o TACOPAN, junto com o Comitê de Esportes/Gestão de Pessoas, acaba de lançar as modalidades de vôlei misto e o futsal feminino e masculino com o intuito de integrar ainda mais os colaboradores.

O passeio à cidade turística de Serra Negra aconteceu no dia 15 e contou com a participação de 82 pessoas, entre colaboradores e familiares.

Dentre todos os lugares visitados, o city tour realizado de trenzinho e a parada no parque Macaquinhos Turismo mereceu destaque, tanto pela interação com os moradores quanto pela beleza da região.

Já as corridas aconteceram em dias alternados. A 8ª Meia Maratona de São Bernardo do Campo, aconteceu no dia 1º em comemoração ao aniversário do município; a XV Corrida Corpore Centro Histórico aconteceu no dia 8, e

No dia 23 de agosto todos os colaboradores participaram da eleição para definir os Pan Prefeitos deste ano. Os ganhadores serão parceiros da área de Gestão de Pessoas e responsáveis pela organização do andar, além de ajudarem nas campanhas sociais e em outras atividades durante o ano.

Veja quais são os eleitos de cada andar.

Alegria e descontração. Assim foi marcado o evento que acontece anualmente em comemoração ao Dia dos Pais. Neste ano, a festa foi realizada em 5 de agosto, e os colaboradores da matriz foram convidados a participar de uma noite super especial no Villa Bowling – espaço com pista de boliche, restaurante, área recreativa de games e diversões eletrônicas – localizado no Shopping Vila Olímpia, em São Paulo.

Depois de muita diversão, todos receberam um presente, oferecido pelo PanAmericano.

Os colaboradores das filiais também foram homenageados e receberam uma lembrança em comemoração a esta data tão especial.

O evento foi uma homenagem a todos os pais do PanAmericano que demonstram, dia após dia, sua dedicação à família e ao trabalho.

os colaboradores aproveitaram para prestigiar a paisagem do centro velho da capital paulista; por último aconteceu a 8ª Corrida Troféu Duque de Caxias no dia 22, realizada em uma manhã de sol de temperatura agradável no Parque do Ibirapuera.

E não para por ai, logo os corredores participarão da 18ª Maratona Pão de Açúcar de Revezamento. O PanAmericano estará torcendo pelos seus atletas!

Cada vez mais colaboradores adotam um ritmo de vida saudável e se inscrevem para participar das atividades do grupo de esportes TACOPAN

Cerca de 700 colaboradores foram homenageados

Passeio a Serra Negra/SP

Corrida no Centro Histórico da Cidade de São Paulo

Simone F. da Silva(1º subsolo)

Elaine C. Alves (3º andar)

Eliane M. Olinda (1° andar)

Marcos Serikako (4º andar)

Daniela R. Spinazzola (6º andar)

Gardênia Alencar (2º andar)

Juliana L. de Sousa (5º andar)

Vanessa Abrahão (7° andar)

Eduardo O. da Costa (9º andar)

Cassio Maciel (12º andar)

Karina Cortizo (10° andar)

Rosangela Gaia (13º andar)

Marcia C.Oliveira (8º andar)

Eliane Torres (11º andar)

Sandra R. J. Lapa (15º andar)

11Setembro/Outubro 201010 Informe Pan

Gestão de Pessoas

Page 7: Informe Pan 103

Doação: um gesto que faz a diferença!

Como acontece há sete anos, a área Gestão de Pessoas, com o intuito de conscientizar todos os colaboradores sobre a importância de ajudar milhares de famílias a enfrentar o inverno de forma mais protegida, promoveu a 8º edição da Campanha do Agasalho.

A ação arrecadou 11.912 peças graças à colaboração e dedicação de todos os colaboradores, dos Pan Prefeitos da matriz e filiais e dos diversos parceiros espalhados por todo o País, que ajudaram na arrecadação.

Na matriz, a área de Gestão de Pessoas contabilizou e elegeu os andares que participaram com um maior número de agasalhos arrecadados. Sendo assim, a primeira colocação ficou com o 6º andar com um total de 1.037 peças arrecadadas (15,95 média/pessoa); o 2º lugar foi para o 3º andar com 1.106 (15,15 média/pessoa); e o terceiro para o 13º andar com 605 itens (17,76 média/pessoa).

As filiais, promotoras, call center e consórcio também participaram e juntos arrecadaram 4.926 agasalhos.

As filiais que mais se destacaram foram: Maceió (AL) com 549 peças, Jundiaí (SP) com 512 e Taubaté (SP) com 480 itens.

Com esse resultado, a 8º Campanha do Agasalho conseguiu atender 18 instituições – algumas indicadas pelos próprios colaboradores. Parabéns a todos que contribuiram, pois são atitudes como essa que reforçam o espírito de solidariedade e aumentam o orgulho do PanAmericano em promover campanhas em função da sociedade.

Confira o balanço final da Campanha do Agasalho

Primeiro curso de matemática é concluído

No dia 11 de agosto as duas primeiras turmas do curso de matemática financeira, composta por 44 colaboradores, receberam o certificado de conclusão reunidos em um café da manhã descontraído e animado.

O curso, oferecido pelo Comitê Gestão de Pessoas/Grupo Educação Corporativa do PanAmericano, teve duração de 12 horas e contou com a participação do colaborador Pedro Maese, que destacou o critério de avaliação dos alunos. “A turma foi avaliada por meio de provas e todos tiveram um bom aproveitamento”, afirma.

No curso foram tratados os temas juros compostos, cálculo de juros, equivalência de capitais e sistema de amortização.

O segundo curso de matemática financeira já está acontecendo.

Parabéns a todos!

Prevenir é o melhor remédio

PanAmericano investe no desenvolvimento de seus colaboradores, oferecendo cursos de aperfeiçoamento profissional

A área de Gestão de Pessoas do PanAmericano, em parceria com o Vale Saúde e a Amil, promoveu nos dias 1 e 2 de setembro duas palestras para conscientizar os colaboradores sobre a importância de prevenir doenças. No primeiro dia, o tema foi os “Benefícios da Acupuntura sobre o tabagismo”, ministrada por Marat Fage. Dentre os vários assuntos abordados estavam as técnicas da acupuntura no tratamento do tabagismo. Um forte aliado para quem deseja parar de fumar.

Já no segundo dia, os colaboradores assistiram a palestra “Doenças sexualmente transmissíveis (DST)”, apresentada por Jamille

Previdi. O uso da camisinha na prevenção da DST foi um dos assuntos de interesse dos que estavam presentes.

Segundo a coordenadora da área de Gestão de Pessoas, Ana Christina Serigatto, o público – em sua maioria jovens – contribuiu para o esclarecimento de dúvidas. “Nos dois dias de palestras os colaboradores tiveram a oportunidade de fazer perguntas e esclarecer alguns mitos que envolvem os temas abordados. Além disso, o conteúdo das palestras foi disponibilizado na intranet do PanAmericano para que todos possam ter acesso às informações e esclarecer dúvidas que ficaram”, explica.

Turma do segundo curso de matemática financeira

12 13Informe Pan Setembro/Outubro 2010

Page 8: Informe Pan 103

Novas lojas do PanAmericano estão a todo vapor

Este ano está sendo de muitas conquistas para o PanAmericano. Em um processo bastante arrojado, inaugurou 27 unidades nos últimos dois meses e sua expectativa é de crescer cada vez mais. As novas lojas estão espalhadas por todo o País e foram inauguradas com o intuito de continuar oferecendo aos interessados acesso ao crédito de forma facilitada.

Todas as unidades já estão em operação e oferecem suporte online de atendimento, além de vários produtos financeiros para pessoas físicas, como crédito consignado, AutoPan, Imóvel Pan e outros.

Veja algumas das novas lojas:

Rio de Janeiro/RJ- responsável: Michel William Ramos da Silva • Cristalina/GO - responsável: Arildo de Souza • Castanhal/PA - responsável: Carlos Guilherme Francisco Teixeira • Catalão/GO - responsável: Arildo de Souza • Luziânia/GO - responsável: Arildo de Souza • Lins/SP - responsável: Giovani Dias Granna • Linhares/ES - responsável: Marcos Linhares Pache de Faria • Alagoinhas/BA - responsável: Wilton Bonadie Marques • Cachoeirinha/RS - responsável: Marluza Chitolin •

Jatai/GO - responsável: Daniel Cintra Freitas • Duque de Caxias/RJ - responsável: Alacil Lima Filho • Santo André/SP - responsável: Elisangela Nunes Busana • Sapucaia do Sul/RS - responsável: Valdemir de Oliveira Vargas • Frutal/MG - responsáveis: Adezio Garcia e Marcelo Ricardi Rorato Genitor • Paulinia/SP - responsável: Andréia Lovo • Tupã/SP - responsável: Wellington Alves Ferreira • Santa Barbara D’oeste/SP - responsável: Alda Tecia Pinheiro da Silva Almeida • Jaraguá do Sul/SC - responsável: Symone Kopp Gonçalves de Matos

Pensando em oferecer o que há de melhor para seus clientes, o PanAmericano mudou três lojas de endereço. As novas instalações têm acesso adaptado para pessoas portadoras de necessidades especiais e continuam oferecendo um grande leque de produtos e facilidades de financiamento para seus clientes. As mudanças aconteceram nas lojas de São Paulo/SP (Ponte Rasa) - Responsáveis: Danilo Porto e Carlos Alberto Silva); Indaiatuba/SP – Responsáveis: Flaudemir Matiazzo Junior e Francisco Brescansin; e Campos dos Goytacazes/RJ - Responsável: Antônio Carlos Matheus.

Lojas mudam de endereço

Clientes contam com excelente atendimento e suporte online

Instalações modernas e acessibilidade são algumas novidades

São José/ScResponsáveis: Antonio Mauricio Siemann e Felipe Marco Siemann

Franca/SPResponsáveis: José Benedito Cunha e Gustavo Campos Cunha

Jatai/GOResponsáveis: Daniel Cintra Freitas

Rio Verde/GOResponsável: Daniel Cintra Freitas

Aparecida de Goiânia/GO

Responsável: Julio Cesar de Paiva

Santo Antônio de Jesus/BA

Responsável: Wilton Bonadie Marques

Campo Largo/PRResponsável: Marco Tulio Coelho de Brito

Francisco Beltrão/PRResponsáveis: Jose Aparecido dos Santos e Judas Tadeu Andreetta

Balneario Camboriu/SCResponsável: Adalberto Andrioli

Sertãozinho/SPResponsável: Victor Pileggi Filho

14 15Informe Pan Setembro/Outubro 2010

Page 9: Informe Pan 103

ExpedienteInforme Pan é uma publicação interna do PanAmericano • Coordenação: departamento de Marketing e

Gestão de Pessoas • Jornalistas Responsáveis: Priscila Duarte (Mtb. 51.892/SP) e Vanessa Teles (Mtb: 50.728/SP) Arte, Redação e Produção: Sociedade Coletiva Comunicação • www.sociedadecoletiva.com.br

Grupo de produto proveniente de florestasbem manejadas e fontes controladaswww.fsc.org Cert no. SW-COC-001388 1996 Forest Stewardship Council

Fontes Mistas

Grupo de produto proveniente de florestasbem manejadas e fontes controladaswww.fsc.org Cert no. SW-COC-001388 1996 Forest Stewardship Council

Fontes Mistas

Este informativo foi impresso em papel certificado FSC

Num cenário extremamente favorável à concessão de crédito e financiamento às classes populares em diversas modalidades, o PanAmericano desenvolveu um extenso portfólio de produtos e serviços que visam atender às necessidades de cada tipo de cliente, com destaque para os cartões.

Um exemplo dessa iniciativa é o cartão de crédito Baú. Criado em 2008, em parceria com a rede de lojas Baú Crediário, teve sua operação reformulada e ampliada em janeiro deste ano, com o objetivo de expandir a participação do PanAmericano no faturamento mensal da Rede e na emissão de cartões, além de apoiar o processo de venda do lojista, concedendo crédito e diferenciais para os clientes de forma rápida e eficiente.

Segundo Rosimery Prado, gerente comercial do PanAmericano Cartões, “o projeto tem feito com que o desempenho do cartão Baú proporcione vantagens ao cliente final, às lojas Baú e, também, ao PanAmericano”.

Até dezembro do ano passado, essa operação estava concentrada apenas em 30 lojas do Baú em São Paulo. Agora, a operação foi estendida para toda a Rede, abrangendo as 130 lojas localizadas nos estados de São Paulo e Paraná.

Em agosto, diversos índices foram atingidos com essa ampliação, como, por exemplo, o crescimento de 883% na quantidade de cartões emitidos (29.560 cartões emitidos nos canais PDV e venda direta), além da evolução de 350% do faturamento (em relação a janeiro/10), alcançando a marca de 25,7 milhões.

Outro lançamento do PanAmericano é o cartão Jequiti. Desenvolvido em parceria com a empresa de cosméticos Jequiti, também pertencente ao Grupo

Silvio Santos, o cartão tem como objetivo facilitar o pagamento dos produtos Jequiti e, ao mesmo tempo, criar um capital de giro para as consultoras, que terão até 40 dias sem juros para pagar os produtos.

“Apenas dois meses após o lançamento, muitas consultoras já aderiram ao cartão, superando as expectativas. Com isso, o fechamento de agosto mostrou um faturamento acumulado superior a 2 milhões de reais! Esta é a confirmação do perfeito alinhamento entre os benefícios que desenvolvemos para este produto e as necessidades diárias das consultoras Jequiti”, explica a gerente comercial Nayara Maluf Monteiro.

O PanAmericano desenvolveu também um programa de fidelidade exclusivo para este público, o Jequiti Bônus, no qual 2% das compras em lojas e estabelecimentos viram créditos na fatura do cartão de crédito.

“Com a criação deste cartão, o PanAmericano tem acesso ao perfil de crédito de mais de 150 mil consultoras. Boa parte delas passam a ter o cartão de crédito, o que não ocorria pela dificuldade de comprovação de renda”, afirma Caio Costa, gerente geral de Parcerias e Vendas Diretas.

Caio ainda afirma que “até a criação do cartão Jequiti, todo faturamento do cartão circulava somente via boleto bancário de bancos concorrentes. A partir desta parceria, o PanAmericano terá parte desse faturamento, processado via cartão de crédito. Afinal de contas, a consultora terá mais prazo para pagar o boleto do cartão sem qualquer custo adicional”, finaliza.

PanAmericano se consolida no segmento de cartõesCartões Baú e Jequiti: facilidade, rapidez e segurança

Cartões

Emerson Teixeira, gerente de Business Support da Jequiti Cosméticos

O lançamento do cartão Jequiti PanAmericano torna-se uma excelente iniciativa já que agora as consultoras terão maior prazo para efetuar o pagamento, uma vez que o cartão proporciona até 40 dias adicionais de prazo a elas.

16