I 2010 tendencIas : t logístIca comércIo InternacIonal · PCMSO 16/09/2010 – NOÇÕES DE...

8
INTERMODAL 2010 APRESENTA TENDENCIAS NOS SETORES: TRANSPORTE, LOGÍSTICA E COMÉRCIO INTERNACIONAL Pág.2 Entrega dos novos unifor- mes prevista para o final do mês Cruzeiro internacional visita Vitória ENTIDADES DA GRANDE VITÓRIA SE UNEM CONTRA A DENGUE Pág.3 Pág.3 Pág.5

Transcript of I 2010 tendencIas : t logístIca comércIo InternacIonal · PCMSO 16/09/2010 – NOÇÕES DE...

Intermodal 2010 apresenta tendencIas nos setores: transporte, logístIca e comércIo InternacIonal Pág.2

Entrega dos novos unifor-mes prevista para o final

do mês

Cruzeiro internacional visita Vitória

EntidadEs da GrandE Vitória sE unEm contra a dEnGuE

Pág.3

Pág.3

Pág.5

Sempre marcando presença no porto capi-xaba, o navio Morning Cecilie atracou no berço 202, em Capuaba na manhã do último dia 8. O Cecilie veio trazer 17 retroescavadeiras e 1586 ve-ículos da Kia, Hyundai e Ssangyong. A embarcação possui bandeira do Panamá e tem como agência marítima a Poseidon Marítima Ltda. O navio zarpou na noite do mesmo dia e os veículos foram distribuídos para concessionárias do Estado e proximidades. No dia anterior (7), foram descarregados 325 veículos no mesmo berço de Capuaba. As movimentações seguem dan-do sequencia à intensa importação de carros que houve no ano anterior.

Clima de expectativa para as empresas que operam com comércio internacional.

Vem aí a 16ª Intermodal South America, feira de Transporte, Logística e Comércio Internacional que acontecerá entre os dias 6 e 8, a no Transamérica Expo Center, em São Paulo.Participarão da Intermodal cerca de 490 expositores, entre eles a CODESA que terá um stand de 72 m² no evento. Nos 28 mil m² da feira, mais de 40 empresas irão expor pela primeira vez os seus produtos. Estima-se que a feira seja visitada por mais de 45 mil pessoas. No evento, além de expandir sua rede de relacionamentos, as empresas terão a oportunidade de ampliar sua carteira de clientes e apresentar seus produtos e serviços para um público seleto, qualifica-do e com poder de decisão diretamente relacionado ao setor.

Intermodal 2010 reúne exposItores dos setores de transporte, logístIca e comércIo InternacIonal

Stand da Codesa na Intermodal 2009

Mornig Celine descarrega de Carros e máquina em Capuaba

Navio desembarca mais carros em Capuaba

Pág.2

Após a “Operação sob medida” para a confecção dos novos unifor-mes, chegou a hora da entrega do produto final. Os uniformes estão previstos para serem entregues até o fim deste mês. Serão fornecidos pela em-presa, para o homem, uma camisa de manga comprida, duas camisas de manga curta, duas calças e uma jaqueta, para mulher, duas camisas

de manga curta, duas calças e um blazer. Os uniformes serão enviados para cada setor identificados com o nome e matrícula do funcionário. Conforme o acordo coletivo (Resolução 052) é obrigatório a distribuição gratuita dos uniformes aos funcionários assim como a utilização dos mesmos. A ma-nutenção é feita duas vezes ao ano, uma vez a cada semestre.

Entrega dos novos uniformes prevista para o final do mês

Cruzeiro Minerva encerra a temporada 2009/2010 em Vitória

MS Minerva, Navio de Cruzeiro de bandeira bahamense

Pág.3

O navio turístico Minerva, com 380 passageiros a bordo, visitou Vitória nessa terça-feira, dia 16. Os turistas ,em sua gran-de maioria alemães, chegaram no cais comercial do Porto de Vitória por volta de 8h40 e fo-ram recepcionados na Estação Porto onde receberam orienta-ções para visitas e informações acerca da capital capixaba. O cruzeiro a bordo do Minerva começou no último dia 12, no Rio de Janeiro. Antes de

Vitória, o navio passou por Búzios e da capital capixaba segue para Salvador, Recife e Fernando de Noronha, antes de cruzar o Atlântico rumo a África e Europa. A viagem se encerra dia 7 de abril, na Espanha. Com essa visita , a temporada 2009/2010 de cruzeiros em Vitória foi encerrada. Desde 2005, a capital já recebeu 34 cruzeiros e mais de 43 mil visitantes. Na temporada que se encerra, 22 mil passageiros - divididos em 13 escalas - passaram por aqui, gerando uma receita de mais de R$4 milhões gastos em serviços e comércio. Para 2010/2011, 30 escalas já estão confirmadas, mas o número pode ser bem maior chegando a mais de 40. Se confirmadas, 60 mil pessoas chegarão à Vitória pelo mar.Nessa temporada , 18 navios devem embarcar aproximadamente 900 mil pessoas para fazer cru-zeiros marítimos pelo país. As viagens começaram em outubro do ano passado e devem ir até maio próximo.Tais números significam 40% a mais que o total de turistas contabilizados na tempo-rada anterior.

CODESA prOmOvE CiClO DE pAlEStrAS SObrE SAúDE E mEDiCinA DO trAbAlhO

08/04/2010 – TABAGISMO

06/05/2010 – DIABETES

10/06/2010 – HIPERTENSÃO ARTERIAL

08/07/2010 – SEDENTARISMO

A CODESA promove uma série de palestras na área de saúde e medicina do trabalho, que vão até dezembro, no auditório da Companhia. Na programação serão abordados temas sobre do-enças que atingem boa parte da população mun-dial, além de assuntos relacionados ao ambiente de trabalho. As palestras serão ministradas pelo médico do trabalho Carlos Lugon, recém contra-tado pela Companhia. O primeiro tema abordado, no dia último dia 11, foi “Doenças Coronarianas”, moléstia que mais mata no mundo e atinge a todos, não se restrin-gido apenas a pessoas de idade mais elevada. Os problemas coronarianos podem começar na ju-ventude, logo, podem ser prevenidos desde então.

De acordo com o médico Carlos Lugon, as doenças coronarianas podem ser prevenidas com diagnóstico pre-coce. No entanto, há pessoas que estão mais pré dispostas, seja devido aos seus hábitos ou à herança genética. Estes fatores de riscos são o tabagismo, sedentarismo, obesidade, hipertensão arterial e a diabetes.

Lugon frisa a importância desde assunto ser colocado em pauta. “Os índices de mortes em decorrência das doenças coronarianas só perdem para acidentes de transito e violência urbana, por isso, foi o primeiro assunto a ser escolhido.” explicou.

As palestras serão abertas ao público em geral e estão previstas para acontecer mensalmente sempre de 9 a 12h, no auditório da Codesa.

Carlos Lugon, Médico do Trabalho da Codesa

12/08/2010 – MEDICINA DO TRABALHO/PCMSO

16/09/2010 – NOÇÕES DE ACIDENTE DE TRA-

BALHO

07/10/2010 – AIDS/DST

PROGRAMAÇÃO DAS PALESTRAS – AUDITÓRIO DA CODESA

Pág.4

No último dia 11, o Comitê de Mobilização Contra a Dengue realizou uma reunião na Assembléia Legisla-tiva para discutir ações voltadas para a eliminação da dengue no Estado do Espírito Santo.

Na oportunidade, as entidades convocadas, entre elas a CODESA, apresentaram seus problemas internos referentes à dengue e aos programas que cada uma projetou para evitar a proliferação do mosquito.

O Porto de Vitória possui uma comissão interna, ten-do como presidente Lucimar Luis Camata, que atua no Cais Comercial,em Capuaba e em Barra do Ria-cho. O trabalho é uma parceria com a Prefeitura de Vitória, que mensalmente envia técnicos qualificados para detectar a presença do mosquito nos Portos.

Hoje pela manhã a Secretaria de Saúde do Estado entregou 14 veículos UBV Pesado, mais conhecidos como fumacê, para os municípios da Grande Vitória que contém maior ocorrência de dengue.

“A CODESA divulga internamente o trabalho por meio de folders, banners, além de incentivar e orientar seus empregados na prevenção. No começo da semana que vem, a CODSAT (Coordenação de Saúde e Segurança do Trabalho), juntamente com os colaboradores da limpeza, irão fazer uma vistoria em Capuaba, visando a eliminação de possíveis focos da dengue.”, conta Sér-gio da Costa Muniz, técnico de Segurança de Trabalho da CODSAT.

EntidadEs da GrandE Vitória sE unEm contra a dEnGuEPág.5

A economia do Espírito Santo obteve uma re-tomada após a crise econômica mundial. O panorama econômico do Estado, apresentado pelo Instituto Jo-nes dos Santos Neves, mostrou que o quarto trimestre de 2009 foi o terceiro período seguido de recuperação. Para 2010, os analistas da instituição apos-tam em forte crescimento, mas com ressalvas devido ao fato de ser ano político, fato que sempre interfe-re, apesar das boas perspectivas. Segundo Matheus Albergaria, coordenador de Estudos Econômicos do IJSN, os candidatos ao governo do Estado precisam manter as conquistas éticas dos últimos anos para não haver o risco de um retrocesso político e econômico. O Espírito Santo deve apresentar um bom padrão de crescimento nos próximos trimestres por conta da expansão da renda no Brasil e aumento no preço do minério, celulose e aço. Se em dezembro a indústria local cresceu 4,1%, caso consiga manter o ritmo, o crescimento poderá ser de mais de 18% no acumulado. No comércio internacional, a China se conso-lidou como o maior destino das exportações capixa-

bas. 20% de tudo que é vendido pelo Espírito Santo vão para o país oriental, um aumento de 15% em rela-ção a 2008. O minério é o principal produto adquirido pela China. Os Estados Unidos, em segundo lugar, respondem por 13% das exportações. Já o comércio de rochas ornamentais teve uma retomada. Proporcionalmente, as vendas do se-tor foram as que mais cresceram no intervalo entre o primeiro e quarto trimestre de 2009: 95,2%. Mais de US$ 200 milhões em negócios foram fechados. Em janeiro de 2010, a indústria capixaba li-derou o crescimento do país. O setor teve expansão de 5,6%. Em todo o país, o crescimento foi de 1,1%. No comparativo com janeiro de 2009, a expansão foi de 48,5%, na maior alta da série do IBGE. Em nota, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística afirmou que o resultado “foi influenciado pela baixa base de comparação, por conta dos efeitos da crise interna-cional. O crescimento atípico de 158,4% do setor ex-trativo, explicado principalmente pela recuperação no item minérios de ferro, influiu significativamente no resultado global”.

Economia capixaba rEgistra crEscimEnto após crisE mundial

EDILENE BATISTA SANTOS 17/03 FERNANDO ELIAS S. RANGEL 18/03JULIO CESAR DAL PIAZ 18/03FERNANDO E. MOREIRA 18/03GILMAR OLIVEIRA BASTOS 20/03FELIPE DE ALMEIDA TAVARES 20/03RAULINO GONÇALVES FILHO 24/03LUIS EMMANUEL CARVALHO 25/03TATIANE S. DO SACRAMENTO 25/03

Os trabalhadores portuários avulsos podem ser sindicalizados ou não, prestam serviço de natureza urbana ou rural, a diversas empresas, sem vínculo empregatício, com a intermediação obrigatória do órgão gestor de mão-de-obra ou do sindicato da categoria. Possuem igualdade de direi-tos com o trabalhador com vínculo empregatício permanente.

A atividade portuária executada pelo trabalhador avulso compreende:

• CAPATAZIA: que consiste na movimentação de mercadoria nas instalações de uso públi-co (recebimento, conferência, transporte interno, abertura de volumes para conferência aduaneira, manipulação, arrumação e entrega, bem como o carregamento e descarga de embarcações, quando efetuadas por aparelhamento portuário);

• ESTIVA: que é a movimentação de mercadorias nos conveses ou porões das embarcações principais ou auxiliares (quando realizados com equipamento de bordo, ou seja, quando só se utiliza equipamentos do navio e não do porto, acrescentamos);

• CONFERÊNCIA DE CARGA: que é a contagem de volumes, anotações de suas caracte-rísticas, procedência ou destino, verificação do estado das mercadorias e demais serviços correlatos nas operações de carregamento e descarga de embarcações;

• CONSERTO DE CARGA: que é o reparo e restauração das embalagens de mercadorias, nas operações de carregamento e descarga de embarcações, reembalagens, marcação, remarcação, carimbagem, etiquetagem, abertura de volumes para vistoria e posterior re-composição;

• VIGILÂNCIA DE EMBARCAÇÕES: que é a atividade de fiscalização da entrada e saída de pessoas a bordo de embarcações atracadas ou fundeadas ao largo, bem como da movimentação de mercadorias nos portalós, rampas, porões, conveses, plataformas e em outros locais da embarcação;

• BLOCO: que é a atividade de limpeza e conservação de embarcações mercantes e de seus tanques, incluindo batimento de ferrugem, pintura, reparos de pequena monta e correlatos.

TRABALHADORES AVULSOS

FRANCISCO DE ASSIS GOMES 26/03 LUCAS GONÇALVES RAMOS 26/03ALESSANDRA MANÇO L. PAIVA 27/03RENAN R. DE ALMEIDA 28/03 RICARDO LEANDRO DE FARIA 29/03MARTA LUIZA POLTRONIERI 30/03FABIO HENRIQUE PINA NIELSEN 30/03DANILO BRAVIM CARVALHO 31/03ALLAN DIEGO R. BRITO 31/03

Pág.6

NOME Rouzemberg Lugão

TEMPO DE EMPRESA 21 anos

CARGO Secretário dos Conselhos

SETOR ONDE ATUA SECONS

FATO MARCANTE“O fato mais marcante para mim, foi quando fui nomeado Secretário dos Conselhos, em 2007, pois fui o pri-meiro homem a ocupar este cargo aqui na CODESA. Entrei na empresa como eletricista com apenas o segun-do grau completo, rompi as barreiras, mudei da área operacional para administrativa, e cursei duas faculdades neste período (Ciências Contábeis e Letras).”

Operação tapa buraco realizada na ponte sobre o Rio AribiriPág.7

A CODESA, através da sua Coordenação de Obras e Manutenção, informa que foi feita uma ope-ração tapa-buracos na parte norte da ponte sobre o Rio Aribiri.O trecho, localizado na entrada de acesso ao Cais de Capuaba e de responsabilidade do Porto de Vitória, apresentava buracos que traziam dificuldades para os usuários da via. Ao analisar e constatar a situação precária do acesso, a CODESA iniciou e concluiu a opera-ção tapa buraco em apenas 1 dia. “Na parte interna da Companhia estamos sempre realizando inspeção e manutenção das obras, além de sempre regularizar

a pista da ponte para que não haja nenhum tipo de transtorno para os motoristas e moradores”, explica Clóvis Lascosque, coordenador de obras e manuten-ção da CODESA. O lado sul da ponte do Aribiri é de responsabi-lidade da DNIT-ES. A obra de duplicação da ponte foi paralisada, mas o projeto está em processo de análise e estudos para que o serviço seja reiniciado em breve. Além dis-so, o projeto estuda também a possibilidade de fazer a correção do guarda corpo da ponte e alargamento da pista de pedestres e ciclistas.