Hoje Macau 09 AGO 2012 #2669

20
TEMPO POSSIBILIDADE DE TROVOADAS MIN 26 MAX 33 HUMIDADE 50-95% • CÂMBIOS EURO 9.6 BAHT 0.2 YUAN 1.2 AGÊNCIA COMERCIAL PICO 28721006 PUB MOP$10 DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ QUINTA-FEIRA 9 DE AGOSTO DE 2012 ANO XI Nº 2669 PUB Ter para ler CONJUNTO DA EXPOSIÇÃO VALE MAIS DE 100 MILHÕES Obras clássicas e contemporâneas da pintura chinesa no Venetian CENTRAIS ESTUDO DA UMAC CONCLUSIVO “Veículos verdes” fazem muita falta às ruas de Macau PÁGINA 5 CANOAGEM SALVA Portugal ganha primeira medalha nas Olimpíadas PÁGINA 16 Maioria das entidades beneficiadas tem deputados como membros, muitos com lugares preponderantes na direcção. PÁGINA 3 Fundação da Universidade Cidade Macau 40 MILHÕES Despesas com actividades e aquisição de equipamentos Federação das Associações dos Operários de Macau 38 MILHÕES Despesas com actividades e obras de ampliação Escola de São Paulo de Macau 25 MILHÕES Obras de ampliação Associação de Intercâmbio Religioso e Cultural de Macau 24 MILHÕES Cerimónias de recepção de um Buda Chuvinha da boa Fundação Macau distribui milhões de patacas

description

Edição do Hoje Macau de 9 de Agosto de 2012 • Ano X • N.º 2669

Transcript of Hoje Macau 09 AGO 2012 #2669

Page 1: Hoje Macau 09 AGO 2012 #2669

TEMPO POSSIBILIDADE DE TROVOADAS MIN 26 MAX 33 HUMIDADE 50-95% • CÂMBIOS EURO 9.6 BAHT 0.2 YUAN 1.2

AGÊNCIA COMERCIAL PICO • 28721006

PUB

MOP$10 DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ • QUINTA-FEIRA 9 DE AGOSTO DE 2012 • ANO XI • Nº 2669

PUB

Ter para ler

CONJUNTO DA EXPOSIÇÃO VALE MAIS DE 100 MILHÕES

Obras clássicas e contemporâneasda pintura chinesa no Venetian

CENTRAIS

ESTUDO DA UMAC CONCLUSIVO

“Veículos verdes” fazem muita falta às ruas de Macau

PÁGINA 5

CANOAGEM SALVA

Portugal ganha primeira medalha nas Olimpíadas

PÁGINA 16

Maioria das entidades beneficiadas tem deputados como membros, muitos com lugares preponderantes na direcção. PÁGINA 3

Fundação da Universidade Cidade Macau40 MILHÕESDespesas com actividades e aquisiçãode equipamentos

Federação das Associações dos Operários de Macau38 MILHÕESDespesas com actividadese obras de ampliação

Escola de São Paulo de Macau25 MILHÕESObras de ampliação

Associação de Intercâmbio Religioso e Cultural de Macau24 MILHÕESCerimónias de recepção de um Buda

Chuvinhada boa

Fundação Macau distribui milhões de patacas

Page 2: Hoje Macau 09 AGO 2012 #2669

GONÇ

ALO

LOBO

PIN

HEIR

O

2 política quinta-feira 9.8.2012www.hojemacau.com.mo

Cecília [email protected]

A Federação das Asso-ciações dos Operários de Macau (FAOM) fez ontem uma acção de rua

para recolher assinaturas dos cida-dãos, com o objectivo de pedir o fim de um limite para o pagamento das indemnizações aos trabalhadores em situação de despedimento.

“Desde Julho que a nossa associação tem vindo a recolher assinaturas dos membros da FAOM”, conta Chiang Chong Sek, presidente da FAOM. “Hoje [ontem] foi o dia destinado aos cidadãos. Isto porque queremos que mais residentes conheçam a nossa acção e desejamos mais apoios. Passámos por dez locais na cidade para a recolha, depois vamos continuar a distribuir os folhetos para que os cidadãos sai-bam que têm o direito de defender os seus direitos.”

“CAUSOU DANOS”Os três deputados da Associação Novo Macau (ANM), Paul Chan Wai Chi, Ng Kuok Cheong e Au Kam San, já tinham defendido o aumento do limite salarial base para calcular a indemnização, que, segundo eles, deveria passar de 14 mil para 28 mil patacas. Os operários vão mais longe e querem acabar com esse limite.

“A lei laboral foi feita em 1989”, explica Ella Lei Chang, vice-presidente da FAOM. “Na altura o Governo queria que os

O deputado José Pereira Coutinho volta a ques-

tionar o Executivo sobre concursos públicos que são abertos e depois cancelados pelos serviços.

Em mais uma interpelação escrita enviada ao Governo, o deputado à Assembleia Le-gislativa (AL) fala de queixas que recebeu no seu escritório por parte de cidadãos, que se terão inscrito num concurso dos Serviços de Saúde de Ma-cau (SSM) para 27 vagas na carreira de farmacêutico da 2ª classe, 1º escalão, bem como noutro concurso semelhante, para 87 formandos na cate-goria de inspector sanitário.

Segundo o documento, “as referidas anulações lesa-ram milhares de concorrentes e deveram-se a irregularida-des administrativas dos SSM, para além de implicarem desperdício de recursos e de erário público”.

CHUI Sai On esteve ontem em Jiangmen

para presenciar o lança-mento da primeira pedra da obra de construção de um centro de comércio e exposições.

A visita, no contexto do CEPA – projecto de cooperação entre Guangdong e Macau na área da indústria de ser-viços inovadores para uma cidade com energia verde –, contou com ainda com a assinatura de um acordo-quadro de cooperação com a RAEM.

O Governo tem-se esforçado por reforçar os laços e relações com as regiões e províncias do

Coutinho voltou a receber queixas de candidatos no seu gabinete

Concursos públicos na miraChui Sai On tem encontro

com responsáveis de Jiangmen

Acordo CEPA em acção

país, a fim de dinamizar a aplicação do CEPA. “Jiangmen é uma das importantes cidades da Região do Grande Del-ta do Rio das Pérolas e próxima de Macau”, diz um comunicado do Executivo. “Por isso, ambas as partes podem incrementar e estreitar, gradualmente, o nível de cooperação.”

A referida cidade é bastante atraente para os investidores de Macau, especialmente na área de Jianghai, como zona de desenvolvimento de novas indústrias de alta tecnologia e, em particu-lar, no ramo da “ilumina-ção verde”.

Pereira Coutinho fala ainda de outra anulação de concursos sob responsabilidade da Direc-ção dos Serviços para os As-suntos Laborais e da Direcção dos Serviços de Alfândega. “O Governo está constantemente a anular os concursos, o que leva inevitavelmente a pensar que os procedimentos administra-tivos nos serviços públicos não passam de uma brincadeira.”

“TRANSTORNO PÚBLICO”Pereira Coutinho critica os SSM de, segundo dados do Boletim Oficial, não terem cumprido as regras administrativas no que diz respeito aos métodos de selecção dos candidatos. Assim, “devem estes servi-ços responsabilizar-se pelos erros, bem como efectuar as diligências necessárias para resolver a situação”.

Os SSM devem ainda “implementar medidas para

aumentar a transparência administrativa”. “Caso anu-lem mais algum concurso, vão resguardar-se apenas na legislação e dar respostas vagas ou vão esclarecer o público sobre as causas da anulação?”

Quanto ao Governo, deve “exigir responsabili-dades pelas irregularidades administrativas regista-das”, além da necessidade de adoptar medidas para que “situações semelhantes não se repitam”.

Democratas querem aumentá-lo, operários acabar com ele

Limite de indemnizaçõespor despedimento em causa

empregados se adaptassem gra-dualmente ao cálculo dos salários. Mas quando a lei foi alterada em 2008, o Governo nada disse sobre o fim desse limite, que não é ra-zoável. Isso provocou danos aos trabalhadores.”

Além disso, a responsável utilizou as diferenças salariais actuais como argumento para a sua causa. “Hoje em dia o salá-

rio médio já atingiu as 11 mil patacas. No primeiro trimestre 30% da população da RAEM ganhava mais de 15 mil patacas por mês, o que dá cerca de 110 mil residentes. Se estes 110 mil forem despedidos sem justa cau-sa, não vão obter a compensação que merecem.”

Tal como os democratas, os operários também desejam que a

compensação por despedimento sem justa causa seja calculada segundo os anos dados pelo fun-cionário à empresa, sem o cálculo base de 12 vezes o salário mensal.

AINDA HÁ DÚVIDASEmbora a maioria dos assinantes concorde com as propostas da FAOM, o Hoje Macau viu que ainda há muitos residentes com

dúvidas quanto às fórmulas de cálculo. Contudo, acreditam que os operários querem ajudar quem trabalha.

É o caso do senhor Fong. “Apoio sim. Embora os meus filhos não ganhem 14 mil patacas por mês, têm possibilidade de ganhar mais. Acho que os patrões não vão apoiar esta proposta, porque terão de pagar mais.”

Page 3: Hoje Macau 09 AGO 2012 #2669

GONÇ

ALO

LOBO

PIN

HEIR

O

3políticaquinta-feira 9.8.2012 www.hojemacau.com.mo

Joana [email protected]

A Fundação Macau atri-buiu mais de 300 mi-lhões de patacas em subsídios em apenas três

meses. De Abril a Junho, o valor de apoios financeiros subiu mais de 240%, face aos números dos primeiros três meses do ano.

Desta vez, a Fundação da Universidade Cidade Macau – presidida pelo deputado Chan Meng Kam – foi quem arrecadou mais ajuda financeira, ao receber 40 milhões de patacas para “cus-tear parcialmente despesas com o plano anual de 2012/2013” e para “aquisição de equipamentos”.

Segundo o Boletim Oficial ontem publicado, a Universidade ficou à frente na lista de mais de duas centenas de apoios. De fora, desta vez, ficou a Universidade de Ciência e Tecnologia (MUST), que merece constantemente acusações de favoritismo.

A Federação das Associações dos Operários de Macau (FAOM) recebeu 30 milhões, dedicados a despesas com o plano de activida-des que incluem as da própria en-tidade e dos centros comunitários e sindicatos a ela ligados. Mas na mesma lista, constam ainda mais oito milhões dirigidos à mesma Federação, para ajudar em despe-sas de ampliação e funcionamento. É vice-presidida por Lam Heong Sang e tem Lee Chong Cheng como membro. São ambos deputados.

GRANDE BUDANa lista dos que mais receberam consta ainda a Escola de São Paulo de Macau, que contou com 25 milhões de apoio para ampliações, e a Associação de Intercâmbio Religioso e Cultural de Macau, apoiada com um total de 24 milhões. Um valor dirigido para as cerimónias de recepção de um Buda em Macau.

A União Geral das Associações dos Moradores de Macau, que tem o deputado da Assembleia Legislativa Ho Ion Sang como vice-presidente, recebeu um pouco menos: 23 milhões, a aplicar nas despesas com o plano de activida-des deste ano.

Na tabela dos milhões são diversos os apoios. Neste índice, fica ainda a Associação Geral das Mulheres de Macau, com 15 milhões para o seu plano de actividades e as suas 18 entidades subordinadas.

A União das Associações dos Proprietários de Estabelecimen-tos de Restauração e Bebidas de Macau foi outra das entidades contemplada com apoios da Fundação Macau neste segundo trimestre. Também dirigida por um deputado – Chan Chak Mo –, tinha já recebido oito milhões para a segunda fase de um pro-jecto de preservação das caracte-

Cecília [email protected]

O deputado da Associação Novo Macau (ANM) Ng Kuok Cheong questionou o

Governo há cerca de uma semana, através de uma interpelação escrita, sobre os aconteci-mentos passados durante a visita do Chefe do Executivo, Chui Sai On, à zona do bairro de Iao Hon. Ng Kuok Cheong disse que alguns idosos tentaram entregar uma carta a Chui Sai On sobre os problemas da habitação e reformas, alegadamente recusada pelo Chefe do Executivo.

O gabinete dele responde agora em comu-

nicado, afirmando que era desejo de Chui Sai On receber a carta, mas que alguém a terá inter-ceptado e recusado entregar-lhe directamente. Afirma-se também que é dada uma “atenção permanente aos residentes” e que o Chefe do Executivo já terá reunido com o Instituto de Acção Social (IAS), a fim de compreender os problemas dos autores da carta, com vista a encontrar soluções.

Na resposta enviada pelo seu gabinete, Chui Sai On agradece o facto “de os morado-res terem apresentado opiniões e sugestões”, esperando que a comunidade continue a apoiar o trabalho do Governo. “Vamos continuar a ouvir os comentários e sugestões com vista

a melhorar, de forma contínua, o trabalho do Executivo, estando empenhados em melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores.”

ACUSAÇÃO DE AGRESSÃOChui Sai On falou ainda nos aumentos do Fundo de Poupança Central, que pela primeira vez este ano ascenderam às seis mil patacas, por oposição às 1.200 patacas pagas em 2005.

Na sua interpelação, o democrata acusou o Chefe do Executivo de ter recusado as car-tas e saído do local, tendo acusado ainda os funcionários que o acompanhavam de terem agredido uma idosa com cerca de 70 anos.

Chui Sai On responde à interpelação de Ng Kuok Cheong

Atenção permanente aos residentes

Universidade presidida pelo deputado Chan Meng Kam recebe apoio mais alto da Fundação Macau

A liderar lista de milhões

rísticas dos estabelecimentos de comida de Macau. Agora volta a receber mais quase dez milhões para a mesma fase do mesmo projecto.

ANO GORDOPara financiar os planos de ac-tividades referentes a este ano, seguiram seis milhões para o Instituto Internacional de Macau, dois milhões para a Associação de Amizade de ex-deputados à Assembleia Nacional Popular e ex-membros da Conferência Consultiva do Povo Chinês e um milhão e meio para a Associação dos Trabalhadores da Função Pública de Macau, dirigida pelo deputado José Pereira Coutinho.

A Caritas recebeu seis mi-lhões para um projecto, enquanto a Associação de Beneficência do Hospital Kiang Wu obteve dois milhões e meio para ajudar com a elaboração de um estudo de saúde. Esta associação, no último trimestre do ano passado, ganhou cerca de um terço dos apoios financeiros concedidos pela Fundação Macau.

Em 2011, o total dos montan-tes dados pela Fundação Macau a associações e particulares atingiu 791,9 milhões. Este ano, o valor vai já em cerca de 470 milhões.

Fundação Macau não dá mais ao Centro de Lee Chong ChengO Centro de Estudos do Desenvolvimento de Qualidade dos Cidadãos de Macau, liderado pelo deputado Lee Chong Cheng, não vai receber mais dinheiro da Fundação Macau para equipamentos. A Fundação tinha doado dez milhões de patacas ao centro, sendo cinco para equipar os escritórios. O dinheiro não terá chegado, mas mesmo assim Peter Lam, vice-presidente da Fundação Macau, garantiu ontem que não vai haver mais doações para esse fim, segundo declarações à TDM. O resto do dinheiro inicialmente

doado, outros cinco milhões, também não poderá servir para isso, uma vez que era destinado a actividades. Para Jason Chao, presidente da Associação Novo Macau Democrático, o papel de Lee Chong Cheng é fácil de descrever. “Parece um aluno que fala com o director da escola, que aqui é a Fundação Macau”, afirmou ao Hoje Macau. “Diz que vai obter notas boas em tudo no futuro e que para isso precisa de uma bolsa de estudo no primeiro dia de escola.” O presidente da ANMD insiste que o dinheiro

está a ser mal aplicado. Jason Chao já tinha denunciado que o centro paga uma renda ao jornal Ou Mun, onde está instalado. A Fundação Macau disse que as 75 mil patacas pagas mensalmente ao jornal são despesas de serviços. Jason Chao pensa de forma diferente. “Sabem onde ele utiliza os fundos? Publicidade nos autocarros, para promover o Centro que ainda nem sequer funciona. Por isso suspeito que a Fundação Macau só dá fundos a pessoas famosas e com poderes.” - J.F./C.L. Lee Chong Cheng

Page 4: Hoje Macau 09 AGO 2012 #2669

4 sociedade quinta-feira 9.8.2012www.hojemacau.com.mo

O Comissariado contra a Corrupção (CCAC) investigou o caso de um alto

funcionário público da Fundação Macau (FM), de apelido Chiang, que usava um carro oficial da RAEM para uso persona-lizado sem para tal ter autorização.

Deslocou-se até consultas no hos-pital e salões de beleza durante os dias de trabalho, com motorista, explica o CCAC, não mencionando nos boletins de serviços dos veículos estas deslocações. Por essa razão, foi tornado suspeito de crime de falsificação de documento e de desvio e roubo de dinheiro público (peculato de uso).

Estas manobras, segundo o CCAC, decorriam desde pelo menos o início deste ano, tendo utilizado quase todos os dias o veículo da FM, excepto aos fins--de-semana, para tratar de assuntos de natureza particular tendo recorrido aos serviços de condutores.

Em comunicado, o Conselho de Administração (CA) da FM disse estar a cooperar activamente no caso com

o CCAC, tendo entregado atempada-mente documentos e informações, no decurso da investigação. O CA garantiu dar ordens explícitas sobre o uso dos veículos, tendo “exigindo que todos os funcionários que requisitem o uso de ve-ículos oficiais cumpram rigorosamente o procedimento de registo, devendo o uso destinar-se à missão oficial em serviço”. Desta forma, avançou ainda, “caso se verifiquem actos que não correspondam à realidade, os incumpridores devem assumir as respectivas responsabilidades disciplinares e legais”. A FM assumiu proceder a uma revisão mais cuidadosa do Regime de Condutores e Organização de Uso dos Veículos da FM, reforçan-do a “formação e prevenção de actos indevidos junto dos seus funcionários”.

O CCAC vai continuar as diligên-cias de investigação para apurar se se encontram ainda envolvidos outros fun-cionários públicos suspeitos de actos de encobrimento, ilegalidade ou infracções disciplinares.

A Direcção dos Serviços de Educação e Juven-

tude (DSEJ) vai iniciar uma sessão de consulta pública sobre o documento que irá determinar a “Politica de Juventude de Macau (2012-2020)”. A medida, anunciada recentemente, pretende levar os cidadãos a discutirem quais as melhores acções para o Governo desenvolver na área da juventude, “for-necendo um grande apoio no desenvolvimento integral dos jovens de Macau”. A partir do próximo dia 21 de Agosto, e até 21 de Outubro, a DSEJ pretende “convidar vários sectores da sociedade a participarem e debaterem o documento”, para que “a futura Politica da Juventude acompanhe mais de perto a opinião pública e seja reco-

DEPOIS das previ-sões pouco simpáticas apontadas pelo analista financeiro Nicholas

Pardini, a MGM China Holdings apresentou resultados positivos nos primeiros seis meses do ano. Um comunicado enviado às redac-ções mostra uma receita liquida de 11 mil milhões de patacas, uma subida de 11% face a igual perí-odo do ano passado. Já os lucros obtidos antes dos juros, impostos, depreciações ou amortizações (EBITDA) atingiram os 9,9 mil milhões de patacas.

No comunicado, a empresa diz ainda que pretende terminar a expansão do segundo piso do empreendimento MGM Macau no quarto trimestre deste ano, devendo contar com mais 40 mesas de jogo. É ainda objec-tivo “aumentar as receitas e a produtividade dos junkets, in-troduzindo novos junkets e olhar para as localizações de junkets já existentes. Ao mesmo tempo, estamos focados nas melhorias de capital no próximo ano, para renovar a nossa experiência no jogo de massas”.

Grant Bowie faz uma análise

Funcionário da Fundação Macau acusadode uso indevido de veículo oficial

Ia ao salão de belezacom motorista

Actividades para cidadãos decorrematé 21 de Outubro

Consulta sobre“Políticas da Juventude”

Casinos de Macau apresentam resultados positivos

Expansão do MGM no final do ano

positiva do desempenho da empre-sa. “Demonstrámos de uma manei-ra satisfatória que estamos aptos a conduzir os ganhos e melhorar a nossa margem através de uma

gestão adequada nos segmentos do cliente, fomentando a nossa área de jogo e fazendo contenções de custos”. Quanto ao projecto no Cotai, que espera aval do Governo,

Bowie está igualmente confiante. “Enquanto o processo continua temos vindo a fazer esforços para desenvolver o projecto assim que a questão do terreno esteja concluída”.

SJM A SUBIRA Sociedade de Jogos de Macau (SJM) anunciou ontem lucros líquidos equivalentes a 3,5 mil milhões de patacas no primeiro semestre do ano, mais 28% do que no período homólogo de 2011.

De acordo com os principais resultados da operação da SJM, fundada por Stanley Ho, entre janeiro e junho deste ano, a em-presa registou lucros líquidos de 3,5 mil milhões de patacas, contra os 2,7 mil milhões ar-recadados em igual período do ano passado.

Num comunicado, a empresa atribui a subida ao forte cresci-mento no segmento do mercado de massas.

A receita do jogo do grupo au-mentou 3,8% para 40 mil milhões de patacas. Já o EBITDA ajustado foi de 3,9 mil milhões de patacas, mais 9,1% face a igual período do ano passado.

A SJM continuou a liderar o mercado de jogo, detendo no final do primeiro semestre do ano uma quota global de 27%, apesar da abertura de novos espaços pela concorrência.

No mercado de massas, a SJM possuía uma fatia de 32,4% das receitas do sector do jogo, enquanto no segmento VIP uma quota de 26%.

No mesmo comunicado, o di-rector executivo da SJM, Ambrose So, disse estar satisfeito com o facto de a empresa “ter registado fortes resultados, com aumentos nos lucros líquidos EBITDA ajustado e receitas” e por a SJM continuar a liderar o mercado de jogo de Macau. “Apesar das in-certezas no que toca à economia global, continuamos optimistas relativamente aos nossos negócios para o exercício de 2012 e poste-riores”, rematou.

GANHOS DA MELCO CROWNQuanto à Melco Crown Enter-tainment, apesar dos números positivos registados no segundo trimestre do ano, ficaram um pouco aquém quando compara-dos com os ganhos obtidos em igual período de 2011. A receita liquida situou-se nas 7,3 mil mi-lhões de patacas, uma descida de 2%. Já o EBITDA foi de 1,5 mil milhões de patacas, uma descida de 6%. A receita liquida dos pri-meiros seis meses do ano foi de 15,3 mil milhões. – A.S.S. com Lusa

nhecida amplamente pela sociedade”.

Este documento começou a ser preparado o ano passa-do, para o qual contribuíram diversos académicos e insti-tuições de ensino. Segundo a DSEJ, o documento “foi concluído com base na orga-

nização e integração das 15 áreas já definidas na Estratégia do Desenvolvimento Integral dos Jovens de Macau”, sem esquecer a implementação do Planeamento para os Próximos Dez Anos para o Desenvolvimento do Ensino Não Superior (2011-2020).

Page 5: Hoje Macau 09 AGO 2012 #2669

PREÇO DOS VEÍCULOS

5sociedadequinta-feira 9.8.2012 www.hojemacau.com.mo

Rita Marques [email protected]

A Universidade de Macau (UMAC) elaborou dois es-tudos este ano

sobre veículos movidos a bateria eléctrica (BEV, na sigla em inglês), relativos à performance dos carros eléctricos em Macau e seu custo de vida, quando com-parados com automóveis de combustão interna (ICE, também na sigla inglesa).

O teste prático nos 29,5km2 do território foi desenvolvido em Abril de 2010. Recorreu-se a um dos três veículos existentes em Macau, da CEM – tendo em conta o ambiente subtropical da região e a estrutura rodo-viária – e a outro a gasolina, de modo a considerar os custos de combustível, as reduções de emissões de car-bono e as despesas durante o ciclo de vida dos veículos.

Existem prós e contras na aquisição dos “veículos verdes”, segundo o estudo da Faculdade de Engenharia Electromecânica da UMAC, liderado pelo professor Her-man Ching. Contudo, a sua

Solução e-bikeMais de metade dos veículos licenciados em Macau são motociclos, pelo que para alargar o mercado de veículos eléctricos faria sentido escolher as bicicletas eléctricas (e-bikes), evidencia o estudo da UMAC. Segundo os dados apurados, a distância percorrida pelo carregamento destes veículos numa noite é de 45km. Mais do que a condução média da maioria dos utilizadores de Macau, por isso uma noite de recarregamento seria suficiente. Sendo que em apenas em três horas seria carregada 75% da bateria. A recomendação do estudo passa ainda por dividir os carregamentos em diferentes grupos horários, a começar a cada três horas.

ICEV i-MiEV (10,5kWh)

24 meses 180,965 280,933

36 meses 199,621 285,396

60 meses 235,429 290,499

96 meses 297,522 301,195

120 meses 340,062 308,593

Roubo origina prisão preventivaTrês jovens, com idades compreendidas entre os 18 e os 20 anos, ficaram em prisão preventiva por suspeita de roubo, depois de uma investigação preliminar do Ministério Público (MP). O caso remonta a 12 de Julho, quando os jovens, de apelidos Wong, Leong e Hong, terão cometido os crimes de roubo e furto por alegada “falta de dinheiro”. Durante o fim de tarde, terão cometido os crimes perto do jardim Luís de Camões, onde “roubaram telemóveis e malas de jovens menores”. O MP diz ainda que “durante o mesmo período os suspeitos Wong e Leong também roubaram, nas duas vezes, telemóveis de amigos. Para evitar investigação pela polícia, os três suspeitos venderam os telemóveis na China Continental e dividiram o dinheiro.” O MP considera ainda que “os suspeitos deste caso são jovens, mas desempregados, que escolheram roubar menores vulneráveis”, e que “recentemente tem havido muitos jovens problemáticos em Macau, causando uma série de problemas sociais”.

UMAC mostra vantagens do uso de veículos eléctricos em Macau

O que falta para uma condução ecológica?O grande contra da operação dos “veículos verdes” em Macau são os altos custos de aquisição, só compensados ao fim de 10 anos. Tudo o resto é positivo, como a melhoria do ar e os baixos custos de manutenção

utilização traz mais benefí-cios não só para os usuários, a médio-longo prazo, como para o ambiente de Macau. Isto depois de o Governo ter lançado um diploma, em Fevereiro, onde os com-pradores têm facilidades na aquisição de veículos de “eficiência energética”, com uma redução de impostos de 50%, a um limite de 6.000 patacas.

MENOR CUSTO DIÁRIOA poupança alcançada pe-los BEV a nível de custos diários é de 70,4%, quando comparada com os ICE, devido ao seu menor con-sumo. Sem grande espanto, as emissões de carbono, segundo o estudo, também seriam substancialmente menores caso os veículos eléctricos (EV) fossem gradualmente adoptados

na RAEM. Contabilizou--se uma redução de 50%, tendo em conta o impacto ambiental na produção de electricidade, já que por si não têm qualquer emissão de CO2.

Por sua vez, os custos na aquisição dos EV são maiores do que em veículos a gasolina – poupa-se nas despesas de desgaste diário e na manutenção, evitando pagar por óleo do motor, maior custo com pneus, que custam aos ICE 2.000 patacas, e imposto de cir-culação, que é de 850 para carros a gasolina. A própria manutenção fica a menos 4.000 patacas, a cada 12 mil quilómetros.

QUESTÃO DE ENERGIAO custo do ciclo de vida dos dois automóveis, eléctrico e a gasolina, foi também comparado, concluindo-se que só depois de 10 anos de uso (120 meses) se equipara. Ou seja, o investimento – olhando-se apenas para a parte financeira – compensa após esse período.

A capacidade energé-tica do território também foi considerada no estudo, que analisou o impacto dos carregamentos no consumo de energia, que depende da duração do tempo de con-

Custo (patacas) Impostos (patacas)

Veículo a gasolina 137,749 152,829

Eléctrico (16kWh) 354,639 437,887

Eléctrico (10.5kWh) 242,648 276,508

VALORES DE CUSTODE VIDA DO VEÍCULO

dução e, consequentemente, do padrão de carregamento, bem como do número de veículos em uso.

A recomendação do estudo – segundo o mode-lo de design elaborado da estação de carregamento de electricidade – levou a concluir que a altura ideal de carregamento é fora das horas de ponta, entre as 20h00 e as 9h00, aumentan-do desta forma a venda de electricidade de baixo custo. Seria assim mais económico

para os condutores carregar os veículos durante a noite, dadas as reduções das tarifas de energia.

GOVERNO NÃO DÁ EXEMPLOO académico Herman Ching vê todas as condições reuni-das para que o Governo - que tem apenas um ao serviço da Direcção dos Serviços de Protecção Ambiental – dê o exemplo, criando uma frota de veículos oficiais EV.

O especialista em ve-ículos eléctricos lamenta

no entanto que, depois de posta em prática a lei de incentivo à aquisição de veículos, ainda haja outras falhas legislativas. “Macau encoraja os veículos velhos e ineficientes, ao contrário de Hong Kong, que obriga a uma inspecção anual dos veículos com mais de seis anos. No território é apenas feita ao fim de 10.”

Sublinha ainda que grande parte das emissões de CO2 são feitas por autocarros e camiões. “O Governo não foi capaz de criar regulamentos para os operadores de autocarros, especialmente os novos.”

Page 6: Hoje Macau 09 AGO 2012 #2669

6 nacional quinta-feira 9.8.2012www.hojemacau.com.mo

OS Estados Unidos dizem que reivindicações ter-ritoriais cada vez mais agressivas da China

no Mar do Sul da China estão a aumentar as tensões na região e apelaram por uma abordagem que respeite as regras para a resolução das disputas territoriais.

Patrick Ventrell, um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, disse num comunicado em 3 de Agosto que o aumento das tensões no Mar do Sul da China é preocupante e apontou particular-mente a abordagem de confronto da China em lidar com as disputas territoriais e marítimas. “Os de-senvolvimentos recentes incluem um pequeno aumento na retórica de confronto, divergências sobre a exploração de recursos, acções económicas coercivas e incidentes em torno da Ilha Scarborough, incluindo o uso de barreiras para impedir o acesso”, dizia a decla-ração.

O secretário de Defesa filipi-no Voltaire Gazmin informou na semana passada que os pescado-res chineses tinham bloqueado a embocadura da laguna Scar-borough, usando boias e cordas para evitar que outros pescadores entrassem.

A Ilha Scarborough, que é reivindicada pelas Filipinas, China e Taiwan, encontra-se adjacente a rotas comerciais marítimas e fica cerca de 160 km da ilha filipina de Luzon. O território chinês reconhecido mais próximo está a cerca de 640 quilómetros a oeste.

EUA NÃO ESQUECEM SANSHAO comunicado dos EUA também referiu-se à mais recente cidade da China, a cidade de Sansha, situada numa pequena ilha no arquipélago Paracel, que fica

UMA rede com equipamen-tos sofisticados de alerta de

desastres foi estabelecida num distrito montanhoso no noroeste da China, dois anos após um deslizamento de terra ter matado 1.765 pessoas.

A rede, construída com um investimento governamental de 32 milhões de yuans, é uma das melhores no país, disse Shi Hua-xiong, chefe do distrito de Zhouqu, na Província de Gansu.

Zhouqu localiza-se entre mon-tanhas íngremes, vales e canais aquáticos, e portanto é vulnerável perante desastres geológicos, incluindo terramotos e desliza-mentos de terra.

Shi afirmou que boa parte do dinheiro foi destinado à compra de equipamentos sofisticados, tais como radar do tempo e aparelhos para captar e analisar ondas sonoras, e equipamentos que podem medir a intensidade

da onda de choque de desliza-mento.

Vinte e três telas de LED foram instaladas em 19 vilas e aldeias para advertir residentes locais de riscos iminentes, segundo funcionários.

Shi disse que 5 milhões de yuans serão investidos no aumento de salários de profissionais de monitorização de desastres em 72 áreas vulneráveis.

A monitorização manual era a única forma no distrito, que se

mostrou ineficaz, parcialmente devido aos salários baixos.

O Governo alocou 5 mil mi-lhões de yuans para reconstruir Zhouqu depois do deslizamento de terra que deixou 1.765 mortos na noite de 8 de Agosto de 2010.

Um quarto do fundo foi usado para os trabalhos de prevenção e controlo de desastres, incluindo a construção de um canal de inunda-ção de 30 metros de largura e 15 barreiras de deslizamento.

EUA diz à China para terminar com a disputa no Mar do Sul

Respeitar a Lei do Mar

aproximadamente equidistante do Vietname e da orla costeira da China e também é reivindicado pelo Vietname.

Lançada como um centro admi-

nistrativo para a região circundante com muita comemoração em 24 de Julho, a cidade de Sansha foi designada como uma guarnição do exército chinês.

O Departamento de Estado dos EUA disse que estes desen-volvimentos “avançam contra a colaboração dos esforços diplomá-ticos para resolver as diferenças e

Distrito instala rede de alerta de alta tecnologia

Para prever a catástrofe

ameaçam aumentar ainda mais as tensões na região”.

Tanto o Vietname como as Fi-lipinas apresentaram um protesto diplomático contra a cidade de Sansha.

O senador norte-americano John McCain emitiu uma decla-ração em 24 de Julho chamando o movimento da China de “desne-cessariamente provocativo” e disse que tais acções apenas reforçaram as preocupações levantadas por outros países na região sobre as “reivindicações territoriais expan-sivas” da China.

Ventrell reiterou a posição de neutralidade dos EUA nas disputas territoriais, acrescentando que, “acreditamos que as nações da região devem trabalhar de forma colaborativa e diplomaticamente para resolver as disputas sem coacção, sem intimidação, sem ameaças e sem o uso da força.”

O regime chinês, através de Qin Gang, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, emitiu uma resposta típica, dizendo que os Estados Unidos tinham “ignorado completamente os factos” e envia-ram um “alerta seriamente errado” ao pedir a China para respeitar o direito internacional em prosseguir com as suas ambições marítimas.

ABORDAGEM COM REGRASO comunicado dos EUA apela às partes que usem as leis interna-cionais para resolver as disputas territoriais, incluindo a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM).

A Assembleia Nacional do Vie-tname aprovou uma lei marítima para reivindicar a soberania dos arquipélagos Paracel e das Ilhas Spratly em Junho deste ano. O status das Ilhas Spratly é disputa-do pela China, Taiwan, Filipinas, Brunei e Malásia.

Carl Baker, um analista de segurança do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS) sediado em Washington, disse que o comunicado dos EUA reafirma a posição norte-americana de enfatizar as normas internacio-nais existentes.

Baker diz que a arquitetura regional, como a ASEAN (As-sociação das Nações do Sudeste Asiático), não conseguiu até hoje resolver as disputas territoriais, mas a CNUDM, que delineia o território marítimo pela sua proxi-midade à base da terra de um país, consegue fazer isso. “É a melhor forma de resolver isso de uma maneira que satisfaça a todos”, disse ele.

Se os países não optarem por uma abordagem baseada em regras, isso deixa a porta aberta para o assédio, disse ele. “Se isso não for feito, é basicamente um jogo de poder da China”, disse Baker. “Es-tabelecer o distrito administrativo de Sansha é certamente um passo nessa direcção.”

Page 7: Hoje Macau 09 AGO 2012 #2669

7nacionalquinta-feira 9.8.2012 www.hojemacau.com.mo

O sucesso do “Kung Fu Pan-da” na China fez com que

a DreamWorks repensasse os seus planos para aquele mercado e, esta terça-feira, a companhia de entretenimento americana anunciou que vai construiu um estúdio de filmes no país asiático.

Segundo comunicado divul-gado à imprensa, a companhia e parceiros chineses vão investir cerca de 350 milhões de dólares norte-americanos para construir o estúdio, o projecto será insta-lado em Xangai.

A DreamWorks terá 45% de participação no negócio, o restante ficará com os meios de comunicação chineses contro-lados pelo Governo do país. A ideia é que o a co-produção do terceiro filme da série “Kung Fu Panda” já seja feita no novo estúdio.

O projecto deve ficar to-talmente pronto em 2017 e três filmes por ano devem ser produzidos no novo estúdio. As produções irão atender o merca-do global cinematográfico.

O tufão Haikui, o terceiro a afectar a China numa

semana, atingiu ontem a pro-víncia de Zhejiang, causando a suspensão dos transportes em Xangai, capital financeira do país, e danos em habitações de áreas rurais, informou a imprensa estatal.

As autoridades locais ordenaram a retirada de mais de um milhão de pessoas na terça-feira como medida de precaução perante a aproxi-mação do tufão ao território chinês.

O tufão regista ventos de 144 quilómetros por hora, não atingiu directamente Xangai e deixou sem elec-tricidade cerca de 100 loca-lidades, de acordo com um primeiro balanço avançado pela imprensa oficial.

As autoridades alerta-ram, porém, que Xangai de-verá ser afectada por fortes chuvas à medida que o tufão se dirige para noroeste.

A bolsa de Xangai abriu

UMA mulher de 26 anos imolou-se com fogo nesta terça-feira na região

autónoma chinesa do Tibete, depois de entoar slogans pedindo a volta do Dalai Lama, anunciou a organização de defesa dos tibetanos Free Tibet.

Dolkar Kyi imolou-se no mosteiro de Tso, em Kanlho, região que foi cenário de inúmeras manifestações em 2008 contra a tutela de Pequim.

Os monges de Tso velaram pelo corpo da jovem tibetana. Não foi possível confirmar a notícia junto das autoridades.

DE acordo com o rela-tório da China Labor Watch, um grupo de direitos trabalhistas do

país, uma fornecedora da Samsung estaria contratando menores de 16 anos para trabalhar. As crianças e adolescentes, além de trabalhar por várias horas, estariam em condições extremamente abusivas.

A HEG Eletronics, como é chamada a companhia localizada na cidade de Cantão, é responsá-vel por fabricar celulares, DVDs e MP3. Somente nos meses de Junho e Julho, a China Labor Watch encontrou sete funcionários menores de idade no sector de em-balagens. “O número preciso de crianças que trabalham na fábrica é desconhecido, porque os nossos investigadores tiveram contacto limitado com os empregados de outros departamentos”, diz o relatório. “Mas a empresa violou claramente as leis chinesas.”

Conforme o relatório, a fábrica tem como a maioria dos funcioná-rios estudantes que estão nas férias de inverno e verão, somando 80% do total. O grupo que averiguou

Dolkar Kyi pediu a volta de Dalai Lama

Jovem imola-se no TibeteTufão Haikui atingiu ontem

a província de Zhejiang

Xangai suspensa

Companhia e parceiros chineses vão colocar projecto de pé até 2017

DreamWorks vai construir estúdio na China

Fornecedora da Samsung explora trabalho infantil

Nos braços dos mais novos

ontem, mas os dois aeropor-tos da cidade continuam pa-ralisados e alguns serviços de comboio foram suspensos.

As empresas da capital financeira da China permiti-ram que os seus funcionários ficassem em casa até o sinal de tufão ser levantado, os parques públicos da cidade estão encerrados e as obras em curso foram suspensas.

As autoridades de Xangai temiam que este tufão fosse o pior a atingir a cidade desde 2005, quando o tufão Matsa causou a morte a sete pessoas e obrigou à retirada de 374 mil pessoas.

O Haikui é o terceiro tufão a atingir esta semana a China, depois de outros dois terem causado no fim-de--semana 23 mortos, desig-nadamente 14 na província de Hubei devido ao tufão Saola e nove na província de Liaoning devido ao tufão Damrey, de acordo com a agência oficial Xinhua.

O Tibete, e em particular a ca-pital Lhassa, registaram em 2008 violentos protestos anti-China. Estas manifestações começaram a 10 de Março, dia do aniversário do levante contra a tutela de Pequim em Março de 1959, antes de estender--se a outras regiões da China onde vivem minorias tibetanas.

Mais de 40 tibetanos, na sua maio-ria monges budistas, imolaram-se ou tentaram fazê-lo desde o início de Março de 2011 nas zonas tibetanas chinesas.

o local acredita que haja entre 50 e 100 crianças e adolescentes tra-balhando sob “duras condições”.

O relatório apontou que essas crianças e adolescentes são subme-tidos a trabalhar em locais aos quais acarretam inclusive em ferimentos. Os funcionários tem muito contacto com o álcool etílico e só podem trocar de luvas uma vez ao dia.

ENTIDADES FALSAS O grupo que realizou a pesquisa acredita que a supervisão nada adequada da empresa faz com que essas crianças e adolescentes permaneçam a trabalhar, já que “nunca é vista a identidade dos estudantes”. Outra razão seria que escolas estariam a fornecer iden-tidades falsas a esses estudantes.

De acordo com a China Labor, mesmo depois da descoberta de

menores de 16 anos pela HEG, nada teria sido feito para mudar a situação. Ao contrário, essas crianças teriam sido transferidas para dormitórios fora da fábrica para que não fossem notadas.

A Samsung, após ser notificada

pelas condições de trabalho de sua fornecedora, disse que conduziu duas inspecções na fábrica, no entanto, não encontrou irregulari-dades. “Considerando o relatório, vamos realizar outra pesquisa de campo o mais cedo possível para

garantir que as nossas inspecções anteriores se basearam em infor-mações completas e tomar medidas para corrigir quaisquer problemas que apareçam”, disse a porta-voz da Samsung Nam Ki Yung, por e-mail à Bloomberg.

Page 8: Hoje Macau 09 AGO 2012 #2669

8 publicidade quinta-feira 9.8.2012www.hojemacau.com.mo

Page 9: Hoje Macau 09 AGO 2012 #2669

9regiãoquinta-feira 9.8.2012 www.hojemacau.com.mo

Japão Superávit da conta correntecaiu 45% no primeiro semestreO superávit da conta corrente do Japão, terceira economia mundial, caiu 45% no primeiro semestre do ano face ao período homólogo do ano passado, informou ontem o Governo nipónico. De acordo com os dados oficiais, o superávit da conta corrente atingiu 312 mil milhões de patacas no período entre Janeiro e Junho, face aos 567 mil milhões de patacas registados nos primeiros seis meses do ano passado. Só em Junho, o superávit da conta corrente do Japão foi de 44 mil milhões de patacas, menos 19,6% face ao mesmo mês do ano passado, tendo sido o 16.º mês consecutivo de quebra, de acordo com o Ministério das Finanças japonês. Até Junho, o Japão registou exportações de 3 biliões de patacas, mais 2,8% do que no primeiro semestre do ano passado, enquanto as importações aumentaram 9,2% para 3,5 biliões de patacas. Esta situação reflecte a valorização do iene e o aumento das importações de hidrocarbonetos devido à crise nuclear de Fukushima.

A mulher do líder da Coreia do Norte,

Kim Jong-Un, surgiu numa foto divulgada pela imprensa estatal norte-coreana com uma mala aparente-mente da marca france-sa Christian Dior, um luxo num país afectado pela fome.

Ri Sol-Ju surge na fotografia de vestido branco e casaco preto, aplaudindo ao lado do marido as perfor-mances dos soldados, durante uma visita a um regimento militar.

O estilo da primei-ra-dama norte-coreana contrasta com o do ma-rido, que opta pelo fato escuro de estilo Mao.

Na cadeira onde Ri Sol-Ju surge sentada encontra-se a sua mala, preta e cujo design tem origem na célebre casa parisiense. Original ou imitação, na pequena mala de couro preto acolchoado é visível um “D” em metal,

referente à marca Dior.A fotografia foi

divulgada pela televi-são estatal na noite de terça-feira, mas a data em que foi tirada não foi revelada.

O regime norte--coreano confirmou no mês passado num anúncio inabitual que a misteriosa jovem que surgia ao lado de Kim Jong-Un em fotogra-fias e imagens divul-gadas pela imprensa estatal é Ri Sol, a sua mulher, que se julga ter cerca de 20 anos.

Na década de 90, milhares de pessoas morreram na Coreia do Norte devido à fome, segundo várias organizações não go-vernamentais.

As Nações Unidas calcularam no final do ano passado que três milhões de norte--coreanos entre um total de 24 milhões têm necessidade de ajuda alimentar este ano.

A transportadora aérea Ca-thay Pacific anunciou

ontem ter registado prejuízos líquidos de 935 milhões de dólares de Hong Kong durante o primeiro semestre do ano.

A operadora de Hong Kong atribui as perdas aos elevados preços dos combus-tíveis, à forte concorrência e ainda à instabilidade econó-mica na Europa.

Os prejuízos dos pri-meiros seis meses de 2012 contrastam com os lucros líquidos de 2,81 mil milhões de dólares de Hong Kong apu-rados no primeiro semestre do ano passado, traduzindo uma reversão na ordem dos 133%.

Já as receitas da Cathay Pacific cresceram 4,4% para 48,86 mil milhões de dólares de Hong Kong.

De acordo com o presi-dente da companhia aérea, Christopher Pratt, o desem-penho foi “significativamente afetado” nomeadamente pela persistente escalada dos pre-ços dos combustíveis, pela pressão sobre as receitas do

UM restaurante e loja es-pecializados em produtos mediterrânicos com oferta maioritariamente portu-

guesa vão abrir em Hong Kong na primeira semana de Setembro, num investimento 100% português, disse à agência Lusa o empresário Filipe Gonçalves.

Designado “Porto Fino - Me-diterranean Kitchen & Deli”, o espaço é um investimento de uma empresa do grupo Linka World, estabelecido na antiga colónia inglesa desde 2005 e com activi-dade no comércio, distribuição e serviços. “O projecto tem 100% de capital português. O que nos levou a investir neste projecto é o orgulho em ser português e tentar mostrar um conceito diferente, porque o mercado em Hong Kong está propício ao consumo”, afirmou o empresário Filipe Gonçalves.

Segundo o responsável, o inves-timento de 4,1 milhões de patacas é justificado pelo dinamismo do mercado da antiga colónia britânica, onde “há uma grande aptidão pelo

consumo, ao contrário do que se vê hoje em dia na Europa”. “É um in-vestimento muito grande, que dava para abrir três ou quatro restaurantes em Portugal, mas Hong Kong é uma cidade muito movimentada, onde as pessoas fazem fila para entrar nas lojas de luxo”, disse.

O projecto tem por base um con-ceito de restaurante e loja de produtos mediterrânicos, em que “80% é de origem portuguesa e os restantes 20% são italianos, espanhóis e gregos”, explicou.

MONTRA LUSAO objectivo, segundo defendeu, é usar o espaço como “montra de produtos portugueses”, com base em con-tactos já estabelecidos com marcas nacionais, estando em preparação uma plataforma de venda ‘online’ para distribuir os produtos para lojas, bares e restaurantes de Hong Kong e, mais tarde, para outros mercados na Ásia”. “Vamos vender o bacalhau, o vinho, as azeitonas, o pastel de nata, o frango de churrasco, e a partir das nove da noite, as pessoas vão jantar

na loja, entre o presunto, o queijo e a esparguete”, descreveu.

Filipe Gonçalves explicou que estão previstas ações de marketing directo nas ruas, incluindo a distri-buição de “café e pastel de nata” em quiosques instalados nos centros co-merciais das zonas turísticas e distrito financeiro de Hong Kong.

O projecto está pensado à escala da cidade com cerca de sete milhões de habitantes, contemplando a aber-tura de cinco restaurantes e lojas ‘gourmets’ em Hong Kong “dentro de um ano”. “Depois da abertura em Caine Road - na primeira semana de Setembro -, estamos interessados em zonas como Discovery Bay, Stanley, Wanchai e Happy Valley”, disse.

Outros destinos asiáticos como Jacarta (Indonésia), Banguecoque (Tailândia) e Xangai (China) estão também previstos no plano de ex-pansão do projecto que, segundo o empresário, assumirá o conceito de ‘franchising’ fora da antiga colónia britânica. “Queremos abrir em Ja-carta, possivelmente até ao final do ano”, afirmou.

Perdas líquidas superiores a 935 milhões no primeiro semestre

As derrapagens da Cathay Pacific

Hong Kong Restaurante abre em Setembro

Totalmente português

Coreia do Norte Primeira-dama surge em fotografia com mala Dior

Luxo em tempo de fome

transporte de passageiros e pela fraca procura no segmen-to da carga. “Estes factores são comuns na indústria da avia-ção em geral. As companhias aéreas em todo o mundo estão a ser severamente afectadas pelo actual ambiente de negó-cios”, afirmou o responsável num comunicado.

“Os nossos lucros oriun-dos de companhias associa-das, incluindo a Air China, também mostram um declínio acentuado”, exemplificou, ao indicar que uma diminuição dos preços dos combustíveis poderia proporcionar um “alívio”.

Christopher Pratt também garantiu que a Cathay Pacific vai continuar a tomar medi-das necessárias com vista a proteger o negócio, gerindo as dificuldades a curto prazo enquanto permanece compro-metida com a sua estratégia a longo termo. “A nossa posição financeira continua forte e estamos em boa posição de lidar com os nossos desafios actuais”, concluiu.

Page 10: Hoje Macau 09 AGO 2012 #2669

10 quinta-feira 9.8.2012www.hojemacau.com.moreportagem

José C. [email protected]

A pintura em tinta da china e a arte da caligrafia têm uma longa história na Chi-na, constituindo uma parte

significativa do desenvolvimento cultural do país. Pela primeira vez, Macau recebe algumas das obras

Qualidade do conjunto é de altíssimo nível, estando o total de peças avaliado acima dos 100 milhões de patacas. Uma exposição imperdível

Venetian expõe 90 obrasda pintura tradicional chinesa

Mestresda tintada China

mais importantes da pintura tradi-cional chinesa, divididas em dois grupos: 40 obras de vários mestres lendários como Qi Baishi, Wu Guanzhong e Li Kuchan, avaliadas em cerca de 75 milhões de patacas; e outros 50 quadros de 25 mestres contemporâneos, como Liu Dawei, Du Ziling ou Yang Lizhou, atingindo cerca de 25 milhões.

Muitos dos trabalhos agora ex-postos em Macau têm já viajado um pouco por todo o mundo. A secção das 40 obras dos mestres mais an-tigos acompanhou inclusivamente o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, aquando da sua visita ao Paquistão.

Na cerimónia de apresentação à imprensa estiveram presentes alguns dos mestres contemporâneos chine-ses, nove dos quais desenvolveram

na parte da manhã um workshop de pintura com outros nove artistas de Macau, entre os quais Lee Tak Sheng, vice-presidente da Sociedade de Artistas de Macau, ou Kwan Kun Cheong, presidente da Associação de Arte e Cultura “WAHA”.

Ma Xilin, membro do conselho administrativo da Associação de artistas chineses e Zhu Daoping, do Conselho Executivo do Instituto de pintura chinês foram alguns dos representantes da China continental que partilharam a sua arte com os artistas locais.

UMA LONGA HISTÓRIAA cerimónia de abertura da exposi-ção, que ocorreu às 18h30 no Milan Ballroom do Venetian, contou com a presença dos principais impulsio-nadores do evento.

Os representantes da China In-ternational Exhibithion Agency e da Beijing Hong Bao Bo Yi Cultural De-velopment Company, Wan Ji Yuan e Chang Hong, respectivamente, e ainda o CEO da Sands, China Lda, Edward Tracy.

“A pintura chinesa tem uma his-tória longa que fez dela uma forma de arte única ganhando um importante estatuto na história da arte mundial”, disse Wan Ji Yuan no seu discurso. “Seleccionámos 40 obras de 25 artistas para serem exibidas nesta mostra. Estes artistas representam o mais alto nível da pintura e caligrafia chinesa do século XX.”

Chang Hong salientou também a riqueza artística das obras. “A pintura tradicional chinesa e a caligrafia são uma pérola no tesouro da cultura mundial. A pintura e caligrafia chi-

Page 11: Hoje Macau 09 AGO 2012 #2669

11quinta-feira 9.8.2012 www.hojemacau.com.mo reportagem

Venetian expõe 90 obrasda pintura tradicional chinesa

Mestresda tintada China

nesa não só têm uma longa história, mas são também ricas em excelência e possuem um carácter único. Es-peramos que esta exposição não só proporcione à população de Macau a possibilidade de apreciar estas obras extraordinárias, mas que também ajude a aumentar o seu conhecimento sobre a cultura chinesa.”

Para Edward Tracy, ontem foi um dia especialmente importante. “Estamos a celebrar o lançamento de uma importante iniciativa em conjunto. No Sands estamos sempre atentos às oportunidades de enrique-cer a vida cultural de Macau. Estou muito feliz por termos conseguido proporcionar esta importante troca cultural entre a China Continental e Macau.”

A exposição estará no Venetian até ao próximo dia 21 de Agosto.

Page 12: Hoje Macau 09 AGO 2012 #2669

12 publicidade quinta-feira 9.8.2012www.hojemacau.com.mo

AVISOCONCURSO PÚBLICO N.º 23/P/2012

Faz-se público que, por despacho de Sua Excelência, o Chefe do Executivo, de 24 de Julho de 2012, se encontra aberto o Concurso Público para «Fornecimento de Medicamentos do Extra-formulário Hospitalar e Outros Produtos Farmacêuticos aos Serviços de Saúde», cujo Programa do Concurso e o Caderno de Encargos se encontram à disposição dos interessados desde o dia 8 de Agosto de 2012, todos os dias úteis, das 9,00 às 13,00 horas e das 14,30 às 17,30 horas, na Divisão de Aprovisionamento e Economato, sita na Cave 1 do Centro Hospitalar Conde de S. Januário, onde serão prestados esclarecimentos relativos ao concurso, estando os interessados sujeitos ao pagamento de $62,00 (sessenta e duas patacas), a título de custo das respectivas fotocópias ou ainda mediante a transferência gratuita de ficheiros pela internet no website do S.S. (www.ssm.gov.mo).

As propostas serão entregues na Secção de Expediente Geral destes Serviços, situada no r/c do Centro Hospitalar Conde de São

Januário e o respectivo prazo de entrega termina às 17,45 horas do dia 24 de Setembro de 2012.

O acto público deste concurso terá lugar no dia 25 de Setembro de 2012, pelas 10,00 horas, na sala do «Auditório» situada no r/c do Edifício da Administração dos Serviços de Saúde junto ao C.H.C.S.J.

A admissão a concurso depende da prestação de uma caução provisória no valor de $ 100 000,00 (cem mil patacas) a favor dos Serviços de Saúde, mediante depósito, em numerário ou um cheque, na Secção de Tesouraria destes Serviços ou através da Garantia Bancária/Seguro-Caução de valor equivalente.

Serviços de Saúde, aos 31 de Julho de 2012.

O Director dos Serviços,

Lei Chin Ion

Governo da Região Administrativa Especial de MacauDirecção dos Serviços de Administração e Função Pública

Extracto do Aviso de Aberturado Concurso de Ingresso Externo

Faz-se público que, por despacho de 2 de Abril de 2012, da Exmª. Senhora Secretária para a Administração e Justiça, se encontra aberto o concurso comum, de ingresso externo, de prestação de provas, nos termos definidos na Lei n.º 14/2009 «Regime das carreiras dos trabalhadores dos serviços públicos» e no Regulamento Administrativo n.º 23/2011 «Recrutamento, selecção, e formação para efeitos de acesso dos trabalhadores dos serviços públicos», para o preenchimento de quatro lugares de intérprete-tradutor de 2.ª classe, 1º escalão (índice de vencimento 440), da carreira de intérprete-tradutor da área de interpretação e tradução nas línguas chinesa e portuguesa, do quadro de pessoal intérprete-tradutor, da Direcção dos Serviços de Administração e Função Pública.

Encontra-se publicado no Boletim Oficial da Região Administrativa Especial de Macau n.º 32, II Série, de 8 de Agosto de 2012, o aviso de abertura do concurso, cujo prazo para a apresentação de candidaturas decorre entre os dias 9 e 28 de Agosto de 2012. A admissão ao concurso faz-se mediante a apresentação de requerimento, em impresso próprio, aprovado pelo Despacho do Chefe do Executivo n.º 250/2011, devendo o mesmo ser entregue, pessoalmente, dentro do prazo indicado e no horário de expediente (Segunda a Quinta-feira entre as 09:00h e as 17:45h e Sexta-feira entre as 09:00h e as 17:30h), na Rua do Campo, n.° 162, Edifício Administração Pública, no balcão de atendimento(rés-do-chão), Macau.

As informações detalhadas sobre a candidatura e os documentos necessários podem ser consultadas na página electrónica desta Direcção de Serviços http://www.safp.gov.mo/.

7 de Agosto de 2012.

O Director, José Chu

Aviso às pessoas colectivas da área do desportopara a apresentação do relatório final anual

Informam-se as pessoas colectivas reconhecidas como pertencentes à área do desporto que, nos termos da lei, devem enviar o relatório final anual ao Conselho do Desporto, sito na Av. Dr. Rodrigo Rodrigues, Fórum de Macau, Bloco I, 4º andar, até ao termo do prazo legal (até às 17:30 de 28 de Setembro do corrente ano).

Nos termos do n.o 1 do artigo 30.º da “Lei do Recenseamento Eleitoral”, aprovada pela Lei n.o 12/2000, com a redacção que lhe é dada pela Lei n.o 9/2008, republicada pelo Despacho do Chefe do Executivo n.o 390/2008, as pessoas colectivas reconhecidas como pertencentes a determinado sector estão obrigadas a enviar, até ao último dia útil do mês de Setembro de cada ano, o relatório final anual à respectiva entidade competente.

Ainda nos termos do n.o 1 do artigo 34.o, a pessoa colectiva eleitora que não apresente o relatório final anual, conforme acima referido, “ e volte a cometer o mesmo facto nos 5 anos subsequentes à primeira falta de apresentação, vê a sua inscrição eleitoral suspensa a partir da data do termo da exposição dos cadernos de recenseamento que tiver lugar imediatamente a seguir à segunda falta de apresentação do relatório”.

Para o conhecimento da lista das pessoas colectivas da área do desporto para a apresentação do relatório final anual e respectivas informações, é favor aceder ao website do Instituto www.sport.gov.mo ou contactar as funcionárias Sra. Lam, Sra.Cheong e Sra. Iao pelo telefone número 2858 0762. As pessoas colectivas podem ainda aceder ao mencionado website para o conhecimento da situação da apresentação do relatório final anual nos anos anteriores.

Conselho do Desporto

Page 13: Hoje Macau 09 AGO 2012 #2669

13vidaquinta-feira 9.8.2012 www.hojemacau.com.mo

AS toneladas de grânulos de polipropileno espa-lhadas pelas águas ter-ritoriais de Hong Kong,

após a queda de contentores no mar, vão ser enviadas para a reciclagem e não para aterros, noticiou ontem o “South China Morning Post”.

A viragem por parte do exe-cutivo da antiga colónia britânica surge um dia depois de membros do Governo ligados à protecção ambiental terem indicado que seria difícil reciclar os grânulos de polipropileno (plástico) porque acabaram por se misturar com areia ou lixo depois de terem dado à costa nas zonas a sudeste de Hong Kong.

O cargueiro Yong Xin Jie perdeu vários contentores - dos quais seis transportavam 150 toneladas de grânulos de plástico -, na sequência da passagem do tufão Vicente - o mais forte da última década - pelo território há duas semanas.

O secretário para a Saúde de Hong Kong, Ko Wing-man, reve-lou na terça-feira que foi alcançado um acordo com o Departamento de Proteção Ambiental, relativamente

O mais moderno satélite meteorológico euro-peu, o terceiro da série Meteosat de segunda

geração, enviou nesta quarta-feira a sua primeira imagem do planeta Terra, cerca de um mês depois de ter sido lançado do centro espacial de Kourou, na Guiana Francesa.

O mayor de Londres, Boris Johnson, apresentou esta

semana o primeiro protótipo da nova frota de táxis londrina, com preocupação ecológica. O Nissan NV200 vai entrar em circulação até 2014 e tem zero emissões de dióxido de carbono.

Os táxis negros com um estilo e subtileza clássica são umas das imagens de marca da cidade de Londres, em Inglaterra. Contudo, também são um dos responsáveis pelos níveis de poluição que a cidade enfrenta.

Dado isto, o município de Londres procurou novos modelos mais ecológicos para o transporte de passageiros na cidade. A marca de automóveis Nissan prometeu a Londres um táxi eléctrico, em formato carrinha, para que seja possível eliminar 20% da poluição causada pelos seus 22.000 veícu-los, mantendo alguns dos traços mais típicos – a cor, as portas de correr e os vidros fumados.

Andy Palmer, vice-presidente executivo da Nissan, descreveu ao jornal britânico The Guardian que “o modelo NV200 vai ter um motor eléctrico, sem emissões de dióxido de carbono, e será capaz de percorrer até 321 quilómetros por dia.” Para tal, os veículos terão de passar a noite, ou dia, a carregar as baterias e ainda contar com mais meia hora de abastecimento no meio do dia.

O novo modelo vai também

Nova espécie de ave descoberta no PeruUma colorida ave, com uma “máscara” preta e que se alimenta de frutos, foi descoberta nas remotas florestas nebulosas do Peru e agora descrita para a ciência. A ave capitão-de-sira (Capito fitzpatricki) faz parte do género capitão e da vasta família dos barbaças ou barbadilhos, aves das regiões tropicais. Foi descrita por investigadores da Universidade de Cornell num artigo publicado em Julho último na revista The Auk, publicação da União dos Ornitólogos americanos. A nova espécie foi descoberta durante uma expedição de dois meses em 2008, liderada pelos ornitólogos Michael G. Harvey, Glenn Seeholzer e Ben Winger, da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, acompanhados pelo investigador peruano Daniel Cáceres e por guias locais.

Hong Kong Toneladas de bolinhas de plástico vão para a reciclagem

O melhor dos destinosà reciclagem das ‘bolinhas’ de plástico. “Este talvez possa ser um processo ineficaz, mas ainda assim vale a pena a bem da protecção ambiental. Vamos reciclar tanto quanto conseguirmos”, afirmou o responsável, citado pelo jornal “South China Morning Post”.

VERIFICAR O PROPRIETÁRIOUm porta-voz do Departamento de Proteção Ambiental indicou que serão efectuados acordos com uma Organização Não Go-vernamental com vista à retirada dos grânulos, logo que o Governo verifique quem é o seu “proprie-tário legal”. Contudo, não soube referir a quantidade de grânulos de polipropileno que, entretanto, foram depositados em aterros sanitários.

Três departamentos retiraram

cerca de 3,85 toneladas de grânulos do mar e das praias na terça-feira, elevando o total recuperado desde o arranque das operações, que vão

prosseguir nos próximos dias, para 74,85 toneladas.

O Centro para a Segurança Alimentar de Hong Kong reco-

lheu, desde segunda-feira, 50 amostras de peixe, mas, até ao momento, não se detetaram sinais de plástico.

As autoridades decidiram efectuar testes depois de o depar-tamento de Agricultura, Pescas e Conservação ter recebido informa-ções da parte de cinco piscicultores de que foram encontrados vestígios de plástico em duas zonas.

O organismo descobriu no estô-mago de dois dos cinco peixes alvo de análise um total de 1,04 gramas de plástico, contudo, de acordo com as autoridades, acredita-se ser baixo o risco em termos de segurança alimentar.

Os grânulos de polipropileno foram fabricados numa unidade da petroquímica chinesa Sinopec, mas, até agora, ninguém reivindi-cou a sua propriedade.

Meteosat envia a primeira imagem da Terra

Eis o Planeta AzulTáxis londrinos mais amigos do ambiente

Negros mas verdes

ser produzido numa versão com motor a diesel, com uma eficiência energética que a empresa defende como sendo 50% superior a outros motores.

As versões eléctricas dos táxis vão ser construídas em Barcelona e espera-se que entrem em circulação até 2014. No entanto, outros mem-bros da assembleia municipal da cidade levantam questões quanto à viabilidade da mudança repen-tina, pois ainda existem poucos postos de abastecimento eléctrico na cidade.

Ao mesmo tempo, a Nissan está a adaptar o mesmo modelo, mas em tons de amarelo, para as cidades de Nova Iorque e Tóquio.

A imagem do planeta foi captada a cerca de 36.000 quilómetros de altitude por este satélite geoestacionário, cuja velocidade coincide precisa-mente com a da rotação da Terra. Em comunicado, a Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos (Eumetsat), proprietária do MSG-3, disse que esta imagem “demonstra que o satélite está a funcionar bem”.

O MSG-3 é o terceiro de uma série de quatro satélites, introduzidos em 2002, e foi lançado a 5 de Julho para observar as condições meteorológicas do planeta e recolher registos climáticos, permitindo a detecção de situações climáticas extremas.

Os sensores do satélite estão focados na Europa e em África “para fornecer cobertura meteorológica melhorada, de forma a aumentar a qualidade das previsões locais, em especial para as tempestades de rápido desenvolvimento”, segundo a Agência Espacial Europeia. Os sensores verificam a superfí-cie da Terra e a atmosfera a cada 15 minutos em 12 comprimentos de onda diferentes, para verificar o desenvolvimento de nuvens e medir temperaturas.

O lançamento do último da série, o MSG-4, está planeado para 2015.

Page 14: Hoje Macau 09 AGO 2012 #2669

14 publicidade quinta-feira 9.8.2012www.hojemacau.com.mo

Page 15: Hoje Macau 09 AGO 2012 #2669

15culturaquinta-feira 9.8.2012 www.hojemacau.com.mo

José C. [email protected]

A poesia e a dança encon-tram-se de forma harmo-niosa no espectáculo da consagrada companhia de

dança de Taiwan, segundo o comu-nicado de imprensa da organização. Inspirada na obra-prima de Jiu Ge, com o mesmo nome, escrita há mais de dois mil anos, “Nove Canções” é ao mesmo tempo uma celebração da vida e uma exaltação da morte honrosa, evocando figuras divinas ao ritmo de uma multitude de sons asiáticos, da Índia às indígenas tribos taiwanesas, acrescenta a nota.

“Beleza é a principal mensa-gem deste espectáculo. Acho que este é um dos meus trabalhos mais complexos. Tem muitos aspectos multiculturais. Em termos sonoros a música vem da Índia, Japão, Java, dos aborígenes de Taiwan, Tibete e mesmo o movimento foi concebido a partir de várias fontes até ganhar uma linguagem própria. O cenário, um lótus, foi concebido a partir de uma obra de um pintor de Taiwan. São muitas, muitas coisas.”, disse ao Hoje Macau o coreógrafo e fundador da com-panhia taiwanesa, Lin Hwai-min.

A POESIA DE QU YUANGNove Canções é um ciclo de poemas escritos por Qu Yuang há cerca de 2.300 anos, e é considerado o piná-culo da literatura clássica chinesa. Os seus poemas são uma adaptação de antigos hinos xamãs, que celebram a vida, a natureza e uma morte honrada. “Tive de me esquecer de Qu Yuang. Não sei bem quem é Qu Yuang. Na verdade nós não sabemos. Temos montes e montes de interpre-

George Chinnery no Museu de Arte de MacauO Museu de Arte de Macau inaugurou ontem a exposição de desenhos do pintor inglês George Chinnery. Considerado o mais influente pintor Ocidental do século XIX no Oriente, Chinnery nasceu em Londres em 1774 e acabaria por falecer em Macau aos 78 anos. Chegado a Macau em 1825 começou a retratar a pequena cidade a partir de uma perspectiva única. Durante este período viveu também em Cantão e Hong Kong, deixando trabalhos que representam a vida local destas duas cidades. Chinnery registou nos seus esboços a arquitectura e hábitos locais contribuindo de forma preciosa para o estudo daquela época pelas gerações posteriores. A 30 de Maio de 1852 faleceu na sua casa de Macau com 78 anos e foi sepultado no Cemitério Protestante de Macau, junto ao Jardim Luís de Camões. O Museu de Macau apresenta na Galeria de Quadros Históricos 30 das suas obras.

Morreu Robert BréchonFaleceu, na sexta-feira, aos 92 anos, o ensaísta literário francês Robert Bréchon, especialista em Fernando Pessoa e que viveu em Lisboa entre 1962 e 1968, onde desempenhou funções como director do Instituto Francês de Lisboa e Conselheiro Cultural da Embaixada de França. Amigo de Ramos Rosa, através de quem conheceu autores como Sophia de Mello Breyner Andresen, Herberto Hélder, Vergílio Ferreira ou Ruy Cinatti, Robert Bréchon contactou com a nata da intelligentsia portuguesa e apaixonou-se por Pessoa. Em Abril de 1968, publicou o ensaio ‘Fernando Pessoa et ses Personnages’, na revista ‘Critique’ – considerado o seu primeiro trabalho sobre o autor de ‘A Mensagem’. Com Eduardo Prado Coelho dirigiu as ‘Oeuvres de Fernando Pessoa’, publicadas em nove volumes, em França, entre 1988 e 1992. Sobre o poeta escreveu também duas biografias: ‘Étrange Étranger: Une Biographie de Fernando Pessoa’ (1996) e ‘Fernando Pessoa. Le Voyageur Immobile’.

O director artístico do Festival de Cinema

de Locarno (Suíça), Olivier Père, elogiou na segunda--feira o cinema português, em particular o de “uma van-guarda jovem e incrivelmen-te talentosa”, encabeçada por João Pedro Rodrigues.

O elogio foi feito a propósito da estreia mun-dial, na segunda-feira, do filme “A última vez que vi Macau”, de João Pedro Ro-drigues e João Rui Guerra da Mata, no âmbito da

competição internacional do festival de Locarno.

Num blogue onde rela-ta o que se passa em Locar-no, até sábado, o director artístico do festival traçou um perfil cinematográfico de João Pedro Rodrigues, descrevendo-o como um dos “franco-atiradores” de uma geração do cinema português que inclui tam-bém, por exemplo, Miguel Gomes e João Nicolau. “Portugal é um país que produz cinema, mas um ci-

nema feito exclusivamente por artistas. Tem grandes mestres, os seus ‘poetas malditos’, mas também uma vanguarda jovem e incrivelmente talentosa”, começou por escrever Olivier Père.

Apesar de João Rui Guerra da Mata estar este ano em Locarno com dois filmes em competição - “A última vez que vi Macau” e “O que arde cura” -, Olivier Père foca-se sobretudo em João Pedro Rodrigues, que

divide a realização com aquele realizador numa das produções.

O director artístico passa em revista os filmes de João Pedro Rodrigues, como “Fantasma” e “Mor-rer como um homem”, e afirma que o realizador criou “um universo homo--erótico muito pessoal”, um cinema transgénero, “no plano sexual e cine-matográfico”, que tem sido “a arte da metamorfose”.

Sobre “A última vez

que vi Macau”, Olivier Père considera-o “o mais barroco dos filmes, que nunca para de se trans-formar diante dos nossos olhos, passando, dentro do mesmo plano, de um diário íntimo à mais delirante das ficções policiais”.

“A última vez que vi Macau” assinala a colabo-ração entre João Pedro Ro-drigues e João Rui Guerra da Mata na realização, embora ambos trabalhem juntos há vários anos.

CCM recebe “Nove Canções” da Cloud Gate Dance Theatre de Taiwan

“Os deuses são cruéis”

Portugueses no Festival de Cinema de Locarno marcam a diferença

Elogios ao cinema português

tações de académicos ao longo dos tempos, mas eles estão sempre a falar é de Confucionismo! Que Qu Yuang era muito patriótico . É tão triste... na verdade Qu Yuang era gay! Era um poeta muito corajoso que expunha as suas emoções atra-vés da poesia. Mas os estudiosos não tinham coragem de o dizer, e então puseram-lhe imensos rótulos. E é por isso que tive de me esquecer dele para confrontar os rituais iniciais”,

disse o coreógrafo e director artístico da Cloud Gate Dance de Taiwan.

“Todos os deuses presentes nes-ta produção não são gloriosos. Por vezes até o podem ser , mas sempre cruéis, ou patéticos. A minha ques-tão é esta: porque é que as pessoas continuam a rezar, a realizar rituais? Porque os deuses nunca aparecem! É por isso que continuamos a rezar. Os deuses são maus. E no fim do espectáculo a última homenagem

vai para os seres humanos. Os seres humanos levantam-se para se proteger e procuram a sua pró-pria salvação. Não os deuses. Será isto que Qu Yuan quer dizer? Não quero saber?”, concluiu entre risos o coreógrafo.

CRIAR A “AVENTURA”Para Lin Hwai-min “a construção de um espectáculo é uma aven-tura. É como entrar na selva. As fragrâncias vêm de muito longe e são elas que nos guiam até encontrarmos o nosso caminho. Por isso eu apuro o nariz e os dan-çarinos começam a improvisar e caminhamos juntos. É uma grande aventura!” disse ao Hoje Macau.

Li Hwai-min ganhou o Pré-mio Honorífico pela sua carreira do júri do Prémio de Dança Internacional Movimentos, da Alemanha. O júri considerou-o “um inovador vanguardista da dança” que “está no patamar de artistas do século como William Forsythe, George Balanchine...”

Aclamado como “ o mais im-portante coreógrafo da Ásia”, Lin inspira-se muitas vezes na cultura e estéticas tradicionais asiáticas para criar obras originais com uma ressonância contemporânea que suscitou este elogio da Dance Europe: “Nenhuma companhia do mundo dança como a Cloud Gate, que apresenta uma lingua-gem coreográfica chinesa sólida e distinta. A importância desta evolução na dança asiática não é menos profunda que o impacto do Ballett de Frankfurt de Forsythe no ballet clássico europeu.”

“Nove Canções”, será apre-sentado no Grande Auditório CCM esta sexta-feira pelas 20:00.

LIU

CHEN

-HSI

ANG

Page 16: Hoje Macau 09 AGO 2012 #2669

RANKING FIFA (POR PONTOS)

(ACTUALIZADO A 8 DE AGOSTO)

16 desporto quinta-feira 9.8.2012www.hojemacau.com.mo

A Selecção Nacional portuguesa mantém o quinto lugar no “ranking” da FIFA,

actualizado esta quarta-feira, onde se destaca a subida da Inglaterra ao terceiro lugar por troca com o Uruguai.

A Espanha, que revalidou o título euro-peu no campeonato da Polónia e da Ucrânia, mantém a liderança, seguida pela Alemanha.

Destaque ainda para a Rússia, que subiu duas posições e é agora 11.º, atirando com o Brasil para o 13.º posto, atrás da Grécia (12.º).

Nos restantes países lusófonos, Cabo Verde aparece na 78ª posição, depois vem Angola (85.º), Moçambique (107.º), São Tomé e Príncipe (131.º), Guiné-Bissau (103.º), Macau, cada vez mais a cair no ranking, (201.º) e Timor-Leste (205.º)

UMA parte do Parque Olímpico de Londres poderá ser comprado por investidores

chineses. Enquanto atletas competem por medalhas em alguns dos estádios e ginásios mais modernos do mundo, um outro grupo percorre salas de reuniões e prolifera contactos justamente para negociar a venda das instala-ções e transformar a região que hoje recebe os jogos numa nova área da capital britânica.

Para cuidar do legado dos Jogos, as autoridades e o Comitê Organizador Local criaram uma agência responsável justamente por desenvolver o futuro da área. Negociam não apenas a venda do Estádio Olímpico, mas também de todas as instalações.

Mas com uma recessão no Reino Unido que não dá sinais de perder força e inves-tidores europeus receosos do futuro do continente, a negociação sobre o futuro do Parque Olímpico está a ocorrer com

PORTUGAL conquistou a primeira medalha olímpica dos Jogos Olím-picos de Londres. Os canoístas Emanuel Silva e Fernando Pimenta

conquistaram ontem a prata na final da prova de K2 1000 metros masculinos.

Em Eton Dorney, a canoa portuguesa passou em terceiro lugar aos 250, 500 e 750 metros, quebrando no início do último parcial. Todavia, a raça e a vontade dos representantes olímpicos portugueses foi inexcedível, acabando por cruzar a meta em segundo lugar.

A canoa portuguesa fez um tempo total de 3:09.699 minutos, apenas a 53 centési-mos de segundo da dupla húngara Rudolf Dombi e Roland Kokeny, que venceram a medalha de ouro. O bronze foi arrecadado pelos alemães Martin Hollstein e Andreas Ihle.

Trata-se da confirmação da incrível evo-lução da canoagem nacional no espaço de quatro anos. Recorde-se que Portugal ainda irá competir, hoje, a final na modalidade K2 500m femininos.

SEXTO LUGAR PARA K4 500 MPortugal terminou a final A de K4 500 metros femininas na sexta posição. As canoístas portuguesas fizeram um tempo de 1:33.453 minutos, na prova disputada na manhã de ontem em Eton Dorney.

A medalha de ouro foi para as repre-

Portugal mantémquinto lugar no “ranking”

Macau cada vez pior

1. Espanha 1605

2. Alemanha 1474

3. Inglaterra 1294

4. Uruguai 1236

5. Portugal 1213

6. Itália 1192

7. Argentina 1098

8. Holanda 1053

9. Croácia 1050

10. Dinamarca 1017

11. Rússia 1016

12. Grécia 1003

13. Brasil 991

14. França 980

15. Chile 953

16. Costa do Marfim 939

17. Suécia 909

18. México 862

19. Rep. Checa 854

20. Equador 836

...

78. Cabo Verde 441

85. Angola 407

107. Moçambique 316

131. São Tomé e Príncipe 240

169. Guiné-Bissau 103

201. Macau 13

205. Timor-Leste 2

Emanuel Silva e Fernando Pimenta em K2 1000 metros

Prata para Portugal

sentantes da Hungria, com um tempo de 1:30.827, enquanto a Alemanha e a surpre-endente Bielorrússia arrecadaram a prata e o bronze, respectivamente.

À ESPERA DE MAIS MEDALHASO presidente do Comité Olímpico por-tuguês mostrou-se muito feliz depois de Fernando Pimenta e Emanuel Silva terem

conquistado a primeira medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos de Londres.

Vicente Moura não quis falar após a final de K2 1000 metros, na qual os ca-noístas portugueses falharam por muito pouco a medalha de ouro, mas acabou por confessar a A Bola que está muito feliz e que conta ficar ainda mais feliz até ao final dos Jogos Olímpicos.

China e Qatar mostram interesse em comprar

Quem dá mais pelo Parque Olímpico?parceiros chineses, além de investidores do Qatar e de outros países árabes.

A parcela que mais interessa aos chineses é uma área de 372 mil metros quadrados que serão transformados em escritórios. Outra área que pode acabar nas mãos de Pequim é a região onde hoje está o centro de imprensa,

que acolhe a cada dia 21 mil jornalistas, além de outra área para a construção de 5 mil apartamentos. Já a Vila Olímpica, onde atletas vivem durante os Jogos, foi negocia-da pelo fundo do Governo do Qatar, que a transformará em apartamentos de luxo. A família real do país árabe pagou 554 milhões de libras esterlinas pelo direito de explorar comercialmente o local.

O interesse dos chineses e árabes pelo projecto é recebido pelas autoridades britânicas como um alívio e uma chance de recuperar o dinheiro público investido. Diante da crise de 2008, as autoridades londrinas foram obrigadas a resgatar o projecto olímpico, pagando pela constru-ção da Vila Olímpica. Ao tentar colocar a venda os apartamentos, deu-se conta que acabaria com prejuízo, diante da recessão mais longa que vive o país desde 1955.

Page 17: Hoje Macau 09 AGO 2012 #2669

TDM13:00 TDM News - Repetição13:30 Jornal das 24h14:30 RTPi DIRECTO19:00 Resistirei20:30 Telejornal21:00 TDM Talk Show21:30 Castle22:15 Aquarela do Brasil23:00 TDM News23:35 Reportagem Sic00:10 Telejornal (Repetição)00:40 RTPi DIRECTO

INFORMAÇÃO TDM

RTPi 8214:00 Telejornal Madeira14:30 Poplusa15:30 Cenas de Casamento - SIC16:00 Bom Dia Portugal17:00 Decisão Final18:00 Vingança18:30 Tempos Modernos RTPi19:00 Ler +, Ler Melhor19:20 Liberdade 21 20:00 Jornal Da Tarde 21:15 Ler +, Ler Melhor21:30 O Preço Certo22:15 Verão Total - Viseu

30 - ESPN13:00 London 2012 Olympic Games Daily Highlights14:00 London 2012 Olympic Games Onc Highlights Day 1215:00 (LIVE) London 2012 Olympic Games Live Day 1319:30 (LIVE) Primetime Update (Sea) - Day 1320:00 (LIVE) London 2012 Olympic Games Live Day 13

31 - STAR Sports13:00 London 2012 Olympic Games Daily Highlights15:00 London 2012 Olympic Games Onc Highlights Day 1216:00 (LIVE) London 2012 Olympic Games Live Day 13

40 - FOX Movies12:50 Marmaduke14:20 Men In Black16:00 You Again

17:50 Gulliver’S Travels19:20 Unstoppable21:00 Shark Night22:35 Big Mommas00:25 The Next Three Days

41 - HBO12:00 Licence To Kill14:10 2 Fast 2 Furious16:00 Transformers18:30 Kung Fu Panda 220:00 Battle Los Angeles22:00 Inception00:25 The Untouchables

42 - Cinemax12:05 Up In The Air14:00 The Book Of Eli16:00 The Time Machine17:50 Godzilla20:10 Dante’S Peak22:00 Never Back Down 223:45 Spartacus: Vengeance00:45 Up In The Air

17futilidadesquinta-feira 9.8.2012 www.hojemacau.com.mo

[Tele]visão

Aqui há gato

Sudoku [ ] Cruzadas

PATRIMÓNIO,MAS POUCOFoi há cerca de duas semanas que eu decidi ir conhecer uma história por detrás de uns caracteres chineses. Peguei nas minhas patinhas e fui até à Ilha Verde, que naquele dia aguentava firme um sol muito forte e uma humidade ainda maior. Gatinhei um bocadinho, lá apanhei um autocarro da Reolian e fui ver onde é que estava um convento na Ilha Verde, um lugar cujo nome não tem nada a ver com nada, como diz o caro Leocardo no Bairro do Oriente. Depois de muito transpirar e olhar o quotidiano da zona (coisa que eu gosto muito de fazer), lá entrei eu no dito convento, cheio de roupa pendurada, arroz acabado de fazer em panelas e camas improvisadas ao lado da televisão. Dois senhores moravam lá e até conversaram comigo. Se não fossem as árvores densas, a vista sobre Macau seria magnifica. Mas os poucos sinais de verde naquela ilha estão lá, bem ao lado de pneus velhos, latas perdidas e mais umas coisas de mecânicos. Esta história é digna de ser contada: o convento que eu fui visitar é um edifício histórico num lugar que poderia ser bonito, e tem lá pessoas a morar segundo um arrendamento sem regras. E esta história merece ser contada porque mostra até que ponto os governantes podem ignorar aquilo que poderia ser o ex-libris de uma região que quer ser um centro mundial de turismo e lazer. Ao invés disso, tanto o Instituto Cultural como as Obras Públicas continuam sem nada dizer quanto à questão do convento jesuíta na Ilha Verde. Não tinham prometido restaurar o espaço e criar uma biblioteca, ou um museu? Pois façam-no, porque há dinheiro. O mesmo acontece com a antiga Fábrica de Panchões. Não façam mais um museu, façam um espaço com história mas que tenha esplanadas, um café, um restaurante, um lugar de livros, com produtos culturais de Macau, que os há. Tenham imaginação, senhores. Discutam as leis do património na Assembleia Legislativa mas saibam, sobretudo, aplicá-las à realidade. Porque não há nada mais triste do que leis desfasadas da realidade e das necessidades das pessoas.

Pu Yi

À VENDA NA LIVRARIA PORTUGUESA

RUA DE S. DOMINGOS 16-18 • TEL: +853 28566442 | 28515915 • FAX: +853 28378014 • [email protected]

SOLUÇÕES DO PROBLEMA

HORIZONTAIS: 1-Rogaste. Caloria (abrev.). 2-Ouro (s.q.). Causa, motivo (Ant.). Abóbora de que se faz doce. 3-Que bebe em excesso, bêbedo. 4-Milha marítima (pl.). Mínimo (abrev.). Nota musical. 5-Aparelho receptor de televisão. 6-Sacrifica. Mesquinha, sôfrega. 7-Importunaremos (Fig.). 8-Ante-meridiano (abrev.). Oferecer. Passa para fora. 9-Fictício. 10-Retirar-se. Reflexão da voz. Assume expressão de alegria. 11-Início de uma nova ordem de coisas. Empregariam.

VERTICAIS: 1-Dez tostões ou um escudo (Pop). Extraísse. 2-Európio (s.q.). Também não. Mu, macho. 3-Fungo que se forma nas matérias orgânicas, quando entram em decomposição. Santa, virtuosa. 4-Prefixo o m. q. IN. Que ou aquele que sela. 5-No tempo de. Regos. 6-Estremeci. Dom, habilidade (pl.). 7-Pedir repetição. Esvazia. 8-Habitante de Génova. Autor (suf.). 9-O Campeador. Ramalhete. 10-Vamos!. Consome, atormenta (Fig.). Rádio (s.q.). 11-O m. q. Larídeos (aves palmípedes). Víscera secretora da urina.

HORIZONTAIS: 1-PEDISTE. CAL. 2-AU. MOR. GILA. 3-U. B. BEBEDOR. 4-NOS. MIN. MI. 5-TELEVISOR. D. 6—IMOLA. AVARA. 7-R. RALAREMOS. 8-AM. DAR. SAI. 9-SUPOSTO. L. R. 10-SAIR. ECO. RI. 11-ERA. USARIAM.VERTICAIS: 1-PAU. TIRASSE. 2-EU. NEM. MUAR. 3-D. BOLOR. PIA. 4-IM. SELADOR. 5-SOB. VALAS. U. 6-TREMI. ARTES. 7-E. BISAR. OCA. 8-GENOVES. OR. 9-CID. RAMAL. I. 10-ALOM. ROI. RA. 11-LARIDAS. RIM.

REGRAS |Insira algarismos nos quadrados de forma a que cada linha, coluna e caixa de 3X3 contenha os dígitos de 1 a 9 sem repetição

SOLUÇÃO DO PROBLEMADO DIA ANTERIOR

[ ] Cinema Cineteatro | PUB

SALA 1THE BOURNE LEGACY [B]Um filme de: Tony GilroyCom: Jeremy Renner, Rachel Weisz14.30, 16.45, 19.15, 21.30

SALA 2BRAVE [3D] [B]FALADO EM CANTONENSEUm filme de: Mark Andrews, Brenda Chapman14.15, 16.00, 17.45

ICE AGE 4: CONTINENTAL DRIFT [3D] [A]FALADO EM CANTONENSEUm filme de: Steve Martino, Mike Thurrneier19.30

THE DARK NIGHT RISES [B]Um filme de: Christopher NolanCom: Christian Bale, Anne Hathaway, Gary Oldman, Liam Neeson21.15

SALA 3TOTAL RECALL [C]Um filme de: Len WisemanCom: Colin Farrell, Kate Beckinsale, Jessica Biel, Bill Nighy14.30, 19.30, 21.30

DORAEMON NOBITA AND THE ISLAND OF MIRACLES ANIMAL ADVENTURE [A]FALADO EM CANTONENSEUm filme de: Kôzô Kusuba16.30

THE BOURNE LEGACY

CRISTINA BRANCO • KronosCristina Branco convidou vários músicos portugueses a comporem sobre a passagem do tempo e o resultado foi o álbum “Kronos”, que revela os diferentes caminhos que criou dentro do fado. O álbum apresenta catorze temas compostos por músicos como Mário Laginha, Janita Salomé, Rui Veloso, José Mário Branco, Sérgio Godinho, Carlos Bica e Amélia Muge. A ideia do álbum, o décimo na carreira de Cristina Branco, surgiu ainda antes da cantora gravar “Abril”, dedicado a José Afonso. Há dez anos falava-se num novo fado. Agora, passa a ser legítimo usar a expressão pós-novo fado. E «Kronos» é decisivo para essa mudança de paradigma.

ANA MOURA • no ColiseuAna Moura é, por estes dias, uma das maiores certezas do fado, nacional e internacionalmente. A agenda lotada, com concertos por todos os continentes, podia ser um indicador suficiente da sua qualidade. Mas a isso junta-se o reconhecimento da crítica. O Prémio Amália foi disso exemplo, a nomeação para os Globos de Ouro, o Prémio Internacional da Portuguese American Leadership Council Association vão a par com alguns momentos ímpares, como a chamada ao palco do Estádio de Alvalade para cantar em dueto com Mick Jagger, ou o pisar, pela primeira vez, o palco do Coliseu. Este concerto é o primeiro DVD de Ana Moura e o seu primeiro registo ao vivo.

41 - HBO 00:25 The Untouchables

Page 18: Hoje Macau 09 AGO 2012 #2669

18 opinião quinta-feira 9.8.2012www.hojemacau.com.mo

da estre laCarlos M. Cordeiro

A insolvência nos Jogos OlímpicosSTA semana tem sido um fartote de Jogos Olímpicos cá pelo café do Tio Manel. Enchente garantida espalhada pelas mesas. As aten-ções gerais dos clientes viraram--se para os Jogos Olímpicos e os

verdadeiros comentadores estão sentados a olhar para o televisor. “Vais ver que ganha-mos já uma medalha de ouro com a Telma Monteiro”, ouviu-se nos primeiros dias do acontecimento. No dia seguinte, alguém quis marcar o seu dote de analista desportivo: “Teve azar mas vocês vão ver que na vela, no remo, no ping-pong, na maratona e nos cavalos, de certeza que sacamos algumas medalhas”, adiantou o clientes esperançado numa plateia que diariamente sentia uma desilusão seguida de outra desilusão. No domingo, o café estava a abarrotar para se assistir à maratona feminina. “Vamos a elas, Dulce!”, gritou um dos clientes para prosse-guir: “É hoje, é hoje que vamos ganhar. Se não for a Dulce Félix é de certeza a Jessica Augusto que fica nas medalhas”. Logo de seguida, ouviu-se de um canto da sala junto ao balcão: “Queres outra Rosa Mota?! Não

A Federação de Remo diz que o pagamento pertence ao Comité Olímpico e este tira a água do capote esclarecendo que não deve nada e que as verbas correspondentes estão retidas na Federação. Vergonhoso. Pior: os nossos atletas do remo estão a lutar por uma medalha sabendo que a sua Federação deve mais de 100 mil euros a uma empresa que foi responsável pelo transporte dos atletas e dirigentes nos últimos Europeus, cujo desiderato se encontra em tribunal. Uma dívida que irá levar certamente a Federação à insolvência...

querias mais nada...”. No final, alguns dos presentes, apesar do semblante carregado ainda festejaram com mais algumas cerve-jinhas o sétimo lugar de Jessica.

No rescaldo do dia havia quem alvitrasse a existência de Jogos Olímpicos separada-mente para países ricos e pobres, incluindo Portugal no rol dos pobres. A ideia foi re-jeitada porque segundo os “comentadores” a Etiópia, Geórgia, Roménia e Quénia são países pobres e ganham medalhas de ouro. Na verdade, algo está errado na estrutura e na preparação dos atletas portugueses para o maior palco do desporto mundial. Em Por-

tugal, de um momento para o outro, não há dinheiro para nada. Nem para a cultura e nem para o desporto. Há atletas que se preparam com o seu material e à sua sorte. O Comité Olímpico tem muito dinheiro, mas por que será que nunca chega para uma preparação de “luxo”. A presença de um país nos Jogos Olímpicos tem de conter um mínimo de dignidade e não é com condições deploráveis no apoio à preparação dos jovens atletas que se conquistam medalhas. No remo, o escân-dalo ultrapassa todos os limites. Temos uma barragem em Portugal que está considerada uma das melhores pistas mundiais para o

Etreinamento de remo. É ali que cerca de uma dezena de medalhados estrangeiros realiza-ram a sua preparação. Ora, se os estrangeiros, treinando em Portugal, conseguiram subir ao pódio da fama, como é possível que os atletas portuguesas nem sequer uma medalhinha de bronze como amostra da miséria olímpica? A resposta poderá estar, infelizmente, na si-tuação incrível que se verifica na Federação Portuguesa de Remo. O treinador da melhor dupla de “double scull” está há mais de dez meses sem receber salário. Uns parcos 1500 euros que não são pagos ao holandês Markus Emke, que ainda por cima assiste ao caricato. A Federação de Remo diz que o pagamento pertence ao Comité Olímpico e este sacode a água do capote esclarecendo que não deve nada e que as verbas correspondentes estão retidas na Federação. Vergonhoso. Pior: os nossos atletas do remo estão a lutar por uma medalha sabendo que a sua Federação deve mais de 100 mil euros a uma empresa que foi responsável pelo transporte dos atletas e diri-gentes nos últimos Europeus, cujo desiderato se encontra em tribunal. Uma dívida que irá levar certamente a Federação à insolvência...

Page 19: Hoje Macau 09 AGO 2012 #2669

19opiniãoquinta-feira 9.8.2012 www.hojemacau.com.mo

Propriedade Fábrica de Notícias, Lda Director Carlos Morais José Editores Nuno G. Pereira; Gonçalo Lobo Pinheiro Redacção Andreia Sofia Silva; Cecilia Lin; Joana Freitas; José C. Mendes; Rita Marques Ramos Colaboradores António Falcão; António Graça de Abreu; Fernando Eloy; Hugo Pinto; José Simões Morais; Marco Carvalho; Maria João Belchior (Pequim); Michel Reis; Rui Cascais; Sérgio Fonseca; Tiago Quadros Colunistas Arnaldo Gonçalves; Boi Luxo; Carlos M. Cordeiro; Correia Marques; David Chan; Gonçalo Alvim; Helder Fernando; Jorge Rodrigues Simão; José Pereira Coutinho, Marinho de Bastos; Paul Chan Wai Chi; Pedro Correia; Peng Zhonglian; Vanessa Amaro Cartoonista Steph Grafismo Catarina Lau; Paulo Borges Ilustração Rui Rasquinho Agências Lusa; Xinhua Fotografia António Falcão, Gonçalo Lobo Pinheiro; Lusa; GCS; Xinhua Secretária de redacção e Publicidade Madalena da Silva ([email protected]) Assistente de marketing Vincent Vong Impressão Tipografia Welfare Morada Calçada de Santo Agostinho, n.º 19, Centro Comercial Nam Yue, 6.º andar A, Macau Telefone 28752401 Fax 28752405 e-mail [email protected] Sítio www.hojemacau.com.mo

edi tor ia lCarlos Morais José

“Não faças aos outros, o que não gostarias que te fizessem a ti”

Confúcio

A atitude do deputado Cheang Chi Keong leva a pensar que existe um défice de educação clássica chinesa entre os membros que com-põem o nosso hemiciclo. Se seguirmos as palavras do Ve-nerando Mestre, que encontra repercussão na doutrina cristã, rapidamente compreender-mos o quanto é lamentável para o próprio deputado o tipo de comportamento que na terça-feira foi exibido perante os jornalistas.

Só para recordar. Convo-ca-se a imprensa para divulgar o resultado de uma reunião de uma comissão da Assembleia Legislativa, cuja missão é (só) rever o Código de Processo Penal e cujo processo se torna polémico por se suspeitar que o Ministério Público (só) quer rever a Lei Básica. Para, três horas e meia decorridas, vir dizer-se (só) que não há nada para dizer. Se isto não é brincar com o trabalho alheio e uma tremenda falta de chá (aqui, na China Continental e no lugar mais esconso do planeta), então é uma clara falta de respeito pelos profissionais que têm muito mais que fazer do que aquecer as cadeiras da Assembleia Legislativa.

O deputado, depois de anunciar o silêncio, sugere aos jornalistas que vão jan-tar, que se faz tarde. Foi a ce-reja em cima do bolo. Iguaria que se divide em fatias de ignorância, falta de educa-ção e desrespeito. Entendam os senhores deputados que a comunicação social, num estado de direito, representa a população e num contexto como o de Macau, em que a maior parte dos deputados não são eleitos directamente, representa muito mais essa

mesma população do que eles próprios.

Eles estão lá por favor e por favores, para defen-der certos interesses, jogar determinadas cartadas. Nós tentamos, muitas vezes nos limites das nossas possibili-dades, manter a população informada. Não ganhamos nada com isso, não defen-demos interesses obscuros: somos honestos, educados e bebemos chá. Na maior parte dos casos, fazemos da sinceridade a nossa principal arma e dos interesses das pessoas o nosso objectivo, o que parece não poder ser dito da maior parte dos deputados que, geralmente, defendem interesses corpo-rativos – o que explica a sua dificuldade em lidar com temas como o que estava naquela mesa.

À parte disto, pedimos para ser tratados como qual-quer ser humano merece, mais ainda quando se encon-tra a trabalhar: com respeito, consideração e educação. Se os senhores deputados não entendem isto, agradeço que voltem a folhear (ou folheiem pela primeira vez) as obras de Confúcio. Aprendam com o Mestre o que é a natureza humana (da qual parece se terem desviado em nome do dinheiro), rectifiquem o seu próprio coração, exerçam o cultivo de si e tentem ser pes-soas melhores. Realmente não é fácil ser um homem de bem (junzi), mas o pior é que muitos se contentam em ser homens de pouco (xiaoren). Numa palavra, que percebam o seu lugar que nós há muito percebemos o nosso.

Sem a sua cultura mile-nar, a China estará perdida neste mundo em convul-são, onde este enorme país deveria assumir-se como referência de dignidade.

Xiaoren

Realmente não é fácil ser um homem de bem (junzi), mas o pior é que muitos se contentam em ser homens de pouco (xiaoren). Numa palavra, que percebam o seu lugar que nós há muito percebemos o nosso

Page 20: Hoje Macau 09 AGO 2012 #2669

quinta-feira 9.8.2012www.hojemacau.com.mo

car toonpor Steff

CicloneExemplos não se compram.POR FERNANDO

TAP precisa de 3,8mil milhões de patacasAviso à navegação. As empresas que estiverem interessadas em assumir o controlo da transportadora aérea nacional (TAP) terão que injectar, no mínimo, cerca de 3,8 mil milhões de patacas. Segundo o relatório anual de 2011 da TAP, publicado na última terça-feira, a empresa fechou o exercício do ano passado com o capital próprio negativo em 3,7 mil milhões de patacas, uma verba que significa a deterioração das contas em cerca de 25% face ao mesmo período de 2010 (e mais 125% em relação a 2009). A dimensão da situação líquida negativa é superior aos últimos dados conhecidos, divulgados pela acionista da TAP, Parpública, que apontavam para um valor negativo abaixo dos 3,5 mil milhões. Os valores apurados no final de 2011 levaram a administração da empresa, liderada por Fernando Pinto, a calcular em 3,8 mil milhões de patacas a injecção mínima de capital que a transportadora precisa.

Três soldadosda NATO mortosTrês soldados da missão da NATO no Afeganistão (ISAF) morreram nesta quarta-feira no leste do país na sequência de um duplo atentado suicida, avança uma fonte da Aliança Atlântica. “Posso confirmar que ocorreu um ataque em Kunar esta manhã [ontem] que envolveu tropas da ISAF. Não podemos comentar mais nada”, afirmou um porta-voz da força militar internacional. Segundo a ISAF, através de comunicado, serão as autoridades dos países de proveniência dos falecidos que divulgarão as identidades das vítimas. As forças estrangeiras, que começaram em Julho de 2011 a abandonar progressivamente o país, estão a transferir a responsabilidade da segurança para o exército e polícia afegãos, um processo que deverá estar concluído em 2014.

Cantor Mika assume homossexualidadeO cantor britânico Mika revelou que é homossexual numa entrevista a uma revista. A revista Instinct publicou as declarações do inglês de origem libanesa que dão conta da sua orientação sexual: “Se me perguntassem se sou gay, eu diria que sim. Se estas canções são sobre os meus relacionamentos com um homem? Eu diria que sim.” Esta é a primeira vez que o artista assume a homossexualidade, após ter dito anteriormente ao jornal francês Le Figaro que era bissexual mas que não queria ser alvo de rótulos.

A partilha de uma lista negra entre casinos sobre dados pessoais de trabalhadores é ile-

gal. Quem o afirma é o Gabinete de Protecção de Dados Pessoais (GPDP), depois uma notícia avançada pelo jornal Macau Daily Time. O vice-presidente da Associação dos Trabalhadores de Jogo de Macau disse ao diário em inglês que as operadoras de jogo facilitam umas às outras

Lista negra partilhada entre casinos não é legal

Violação da leide dados pessoais

uma lista com dados pessoais de trabalhadores que são proble-máticos ou pouco cooperantes com as políticas de trabalho da empresa.

Segundo a TDM, os traba-lhadores que não concordam com alguns métodos de trabalho, podendo violar os seus direitos, e os funcionários mais reivindica-tivos são afastados. A Associa-ção dos Trabalhadores do Jogo confirma que os funcionários

vão queixar-se ao GPDP, mas este indica que ainda nada rece-beu. Ainda assim, o organismo diz que, apesar de nada poder fazer sem provas, as entidades não têm legitimidade para fazer circular uma lista negra relativa ao emprego. Inicialmente, a lista teria sido criada para que não se contratassem funcionários com cadastro, mas agora os trabalha-dores dizem que o intuito deixou de ser essa protecção.

PCP Imperialismo anda na SíriaO exército livre sírio está a ser apoiado pelo imperialismo. As declarações pertencem ao PCP. O partido comunista acusa o imperialismo e os aliados na região de fornecerem material de guerra e outros apoios ao denominado exército livre sírio. “O povo sírio está a viver momentos terríveis e que foi com base em campanhas e argumentos similares aos que hoje estão em curso em relação à Síria que se desenvolveram agressões na Jugoslávia, no Afeganistão, no Iraque e na Líbia”, aponta.

Vulcão em erupção115 anos depoisO vulcão Tongariro, localizado na ilha Norte da Nova Zelândia, entrou em erupção depois de 115 anos adormecido. O Tongariro decidiu ‘abrir os olhos’ na noite da última segunda-feira e lançou uma enorme nuvem de cinzas e rochas, que obrigou ao encerramento de estradas. Os especialistas descrevem a erupção como um evento hidrotermal em pequena escala e não implicou a expulsão de lava, apenas cinzas e vapor. A erupção aconteceu na cratera Te Maari, na montanha Tongariro, que se eleva a 1968 metros de altitude. A região afectada serviu de cenário para as filmagens da trilogia do filme Senhor dos Anéis. Segundo o Departamento de Conservação neozelandês, a actividade do Tongariro tem vindo a diminuir. A última vez que o vulcão tinha estado em actividade foi em 1897.

Arma mais pequena do Mundo pesa 20 gramasAs aparências por vezes enganam e muito. Como é que uma das armas mais leves do mundo pode ser uma das mais letais. A SwissMiniGun mede 6,5 centímetros, pesa 19,8 gramas e as balas têm um calibre de 2,34 mm. Ah, a arma custa cerca de 55 mil patacas. A arma foi produzida por uma empresa suíça, é uma das mais pequenas do Mundo, e já entrou para o livro de Recordes do Guinness.

100 METROS