Hippies (2)

14
HIPPIES

Transcript of Hippies (2)

Page 1: Hippies (2)

HIPPIES

Page 2: Hippies (2)

O movimento Hippie O termo derivou da palavra em inglês hipster, que

designava as pessoas nos Estados Unidos que se envolviam com a cultura negra. Em 6 de setembro de 1965, o termo hippie foi utilizado pela primeira vez: foi em um artigo do jornalista Michael Smith, em um jornal de São Francisco.

Os hippies foram parte do movimento de contracultura dos anos 1960. Embora tendo uma relativa queda de popularidade nos anos 1970 nos Estados Unidos, o movimento apenas ganhou mais força em países como o Brasil somente a partir dessa década. Uma das frases associadas a este movimento foi a célebre máxima "paz e amor“.

Adotavam um modo de vida comunitário , tendendo a uma espécie de socialismo libertário, a um estilo de vida nômade e à vida em comunhão com a natureza.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hippie

Page 3: Hippies (2)

O que defendiam ?

Os hippies defendiam o amor livre e a não violência. Como grupo, os hippies tendem a viver em comunidades coletivistas.

http://avidahippie.blogspot.com.br/2008/05/movimento-hippie.html

Músico caracterizado de hippie

Movimento hippie

Page 4: Hippies (2)

Cultura Os Hippies adotaram religiões como

o budismo , o hinduísmo e religiões das culturas nativas norte-americanas.

Eles estavam em desacordo com os valores tradicionais da classe média americana e das economias capitalistas e totalitárias.

wikipedia.org.br

Page 5: Hippies (2)

Como se vestiam Os hippies usavam roupas velhas e naturalmente

rasgadas, para ir em oposição ao consumismo, ou então roupas com cores berrantes para fazer apologia à psicodélia, além de diversos outros estilos incomuns (calças boca-de-sino, camisas tingidas e roupas de inspiração indiana).Também usavam túnicas e sandálias, tanto os homens, quanto as mulheres usavam os cabelos compridos , e flores nos cabelos.

Page 6: Hippies (2)

Fotos do movimento Hippie nos anos 60

Algumas fotos do movimento Hippie nos anos 60 :

Page 7: Hippies (2)
Page 8: Hippies (2)
Page 9: Hippies (2)
Page 10: Hippies (2)

As gírias hippies : As gírias hippies surgiram no Brasil

principalmente nos anos 70 e tornaram-se moda entre os jovens dá época.

Atualmente são usadas com menos frequência, mas muitas nunca deixaram de ser usadas como ‘’coroas’’( pessoas com mais de 30 anos)

Usavam gírias como por ex: Bicho, cara, meu, tudo jóia, chacrinha(conversa sem objetivo), parada, falou ,sacou, podes crer...

estilohippie.com/girias049moviment

SAMSUNG
Page 11: Hippies (2)

.

movimentohippie.blog/0235952

Page 12: Hippies (2)

Impactos na sociedade

O movimento hippie foi o primeiro movimento de impacto que questionou a sociedade industrial e os padroes culturais.

Os hippies se opunham radicalmente aos valores culturais considerados importantes na sociedade: o trabalho, o patriotismo e nacionalismo, a ascensão social e até mesmo a "estética padrão".

De um lado, movimentos de rebelião da juventude marcaram os anos 60, foram eles: o movimento hippie, o rock, uma certa movimentação nas universidades, viagens de mochila, drogas e assim por diante.

Page 13: Hippies (2)

Contracultura

A contracultura nada mais é do que a negação dos valores impostos pela sociedade norte-americana que valorizava o indivíduo que tivesse um bom carro, um bom emprego, dinheiro e uma família, por exemplo. Muitos foram os grupos da contracultura norte-americana, mas certamente os representantes mais importantes desta corrente foram os hippies.

http://lemad.fflch.usp.br/node/217

Page 14: Hippies (2)

Segundo o pensamento destes jovens, o que haveria de bom em uma sociedade que, apesar de defender a liberdade não a vive de fato? Uma sociedade que prega a igualdade, mas que segrega e discrimina os negros dos brancos, os homens das mulheres? Um país que enriquece, leva o capitalismo a outros países, mas joga bombas Napalm no Vietnã, mata famílias indefesas e crianças? Que sociedade é esta? É exatamente o tipo de sociedade que os jovens da contracultura não querem. Por isso, muitos deles foram presos ou fugiram para viver em comunidades autônomas, recusando-se a servir ao Exército na Guerra do Vietnã. E recusar-se a servir o Exército não é apenas contrariar a lei. Recusar o serviço militar é crime inafiançável nos EUA e o serviço militar obrigatório norte-americano é extremamente valorizado pelos setores mais conservadores da sociedade.

Conclusão