Hemosthase Perfil técnico

8
Gel Hemostático Perfil Técnico Rev. 01 - Abr/10 Você merece. hemosthasegel

Transcript of Hemosthase Perfil técnico

Gel Hemostático

Perfil TécnicoRev. 01 - Abr/10

Você merece.

hemosthasegel

ÍNDICE

1. Apresentação

2. Indicação do Produto

3. Composição Básica

4. Formas de Apresentação do Produto

5. Informações Gerais

5.1 Mecanismo de Ação

5.2 Características Físico-Químicas

6. Principais Características e Vantagens

7. Referências de Apoio

hemosthasegel

01

01

01

01

02

02

02

02

02

01

1. Apresentação

Todos os procedimentos odontológicos demandam um bom acesso e visualização do campo operatório para serem executados com precisão. Determinados procedimentos necessitam ainda estarem isentos de fluídos e/ou sangramento para que se obtenha êxito no processo. É o caso de moldagens para prótese fixa, confecção de preparos protéticos ou cavitários, restaurações subgengivais, alguns casos de cimentação, etc., onde pode-se então lançar mão do uso de agentes hemostáticos.O Cloreto de Alumínio a 25% tem ação adstringente, diminuindo o lúmen dos vasos sanguíneos locais tendo, portanto, participação no processo de hemostasia. Este processo provê boas condições de trabalho em diversas situações onde se exija campo operatório sem sangramento ou fluídos.Os agentes hemostáticos vêm sendo largamente utilizados em situações críticas e podem tanto ser combinados com outros equipamentos e técnicas, como utilizados singularmente em superfícies sangrantes.

2. Indicação do Produto

HemoGel é indicado para controle de exsudato e sangramento, melhorando as condições de visualização e manipulação dos tecidos gengivais e periodontais. É indicado, portanto, nos seguintes procedimentos:

Retração gengival temporária (uso combinado ao fio retrator gengival Pro Retract); Moldagens de elementos dentais (todas as técnicas); Cimentação de coroas totais; Restaurações subgengivais; Mucosa que apresenta sangramento leve ou moderado.

3. Composição Básica

Agente Ativo: Cloreto de Alumínio a 25%Agentes Inativos: Água deionizada, Hidróxido de Sódio, espessante e umectante.

4. Formas de Apresentação do Produto

Caixa ou Blister contendo 1 seringa com 2,5 g de gel, 5 ponteiras e Manual deInstruções.

5. Informações Gerais

5.1 Mecanismo de Ação

O princípio ativo do produto, Cloreto de Alumínio, causa o entumescimento (aumento de volume) das fibras colágenas dentro dos vasos capilares rompidos promovendo obstrução destes e conseqüente hemostasia. As vantagens deste mecanismo é que não são gerados coágulos e resíduos que possam aderir e interferir nos preparos dentais, tipicamente observados em produtos à base de Sulfato Férrico, por exemplo.

5.2 Características Físico-Químicas

hemosthasegel

Aparência Incolor, com ligeira opacidade

Viscosidade Gel tixotrópico

pH 0,5 ± 0,2

6. Principais Características e Vantagens

a) Gel Incolor: As principais opções de produtos para hemostasia temporária disponíveis no mercado são à base de Cloreto de Alumínio ou à base de Sulfato Férrico. As soluções ou géis à base de Sulfato Férrico têm coloração marrom intensa e freqüentemente provocam manchamento temporário de restaurações e tecidos adjacentes por causa da precipitação de coágulos, causando um impacto estético negativo. Já as soluções ou géis à base de Cloreto de Alumínio como o Hemogel, possuem a vantagem de não causar qualquer prejuízo estético quando aplicados.b) Eficácia: Bastam alguns segundos de fricção na mucosa desidratada para que o produto manifeste a sua ação; o controle de fluídos e sangramento é obtido rapidamente. A ação do produto geralmente dura até o final do procedimento, contribuindo para o sucesso do mesmo.c) Segurança: Produtos à base de Cloreto de Alumínio a 25% para hemostasia temporária já estão disponíveis no mercado há bastante tempo. Dentre as diversas opções de produtos para hemostasia temporária existentes, o uso do Cloreto de Alumínio é considerado como um dos mais seguros. Ação somente local.d) Viscosidade Adequada: A Viscosidade do produto foi especialmente dosada em função de suas características de aplicação.HemosthaseGel tem efeito tixotrópico: diminui sua viscosidade quando da aplicação de força cisalhante (fricção) e retorna à viscosidade inicial assim que cessa sua manipulação. Esta propriedade permite que o produto seja facilmente aplicado e não escorra do local.

7. Instruções de Uso

Hemostasia de Superfície:1 - Deposite pequena quantidade de gel hemostático sobre a região a ser tratada e friccione-a

firmemente com auxílio de um microaplicador Cavibrush (FGM);2 - Deixe agir por 4 a 5 minutos e lave com jato de água/ar;3 - Repita a aplicação, se necessário. Se após duas aplicações não for observado progresso na

hemostasia recomenda-se mudar de técnica.

Hemostasia de Sulco Gengival e Afastamento Gengival:1 - Deposite pequena quantidade de gel hemostático FGM no sulco gengival previamente seco e

friccione firmemente o produto com auxílio de um microaplicador Cavibrush (FGM);2 - Posicione o fio retrator no sulco sobre o gel hemostático FGM e deixe agir por 4 a 5 minutos.

Para facilitar a inserção do fio, este pode ser lubrificado com um pouco de gel;3 - Após obtenção de hemostasia, lave o local com suaves jatos de ar/água e depois seque

adequadamente. Se necessário, reposicione o fio retrator;4 - Proceder a moldagem, preparo ou cimentação, conforme o saco.

02

hemosthasegel

Figura 1a e 1b: Hemosthase Gel aplicado na margem gengival e associado ao Pro Retract.

Co

rtesi

a D

r. R

ap

ha

el M

on

te A

lto

03

hemosthasegel

8. Referências de Apoio

1. Mendes, E. M., Pagani, C.; Considerações sobre os Métodos de Afastamento Gengival. Jornal Brasileiro de Clínica & Estética em Odontologia – V.5 – N.26 – Mar./Abr. – 2001.

2. BOTTINO, M.A. Afastamento gengival: comportamento dos tecidos gengivais quando afastados com fio de algodão seco, impregnado com cristais de epinefrina racêmica e embebido em solução de epinefrina racêmica. Ver Assoc Paul Cir Dent, São Paulo, v.31, n.4, p.250-268. Jul./Ago 1977.

3. WEIR, J.D.: WILLIAMS, B.H.Clinical effectiveness of mechanical- mechanical tissue displacement methods. J. Prosthet Dent, St Louis, v.52, n.3, p326-329.

4. SOUZA Jr., M.H.S.; BARATIERI, L.N.; ANDRADA, M.C. Técnicas de moldagens para restaurações metálicas fundidas: considerações clínicas. Ver Brás Odontol, Rio de Janeiro, v.44, n.3, p.22-28, maio/Jun.1987.

5. SHILLINBURG, H.T. Fundamentos de Prótese. Quintessence Editora, 1988.

6. SUZART de Pádua, Adriana. Revisão de literatura técnicas de afastamento gengival e suas conseqüências ao periodonto. R. Un. Alfenas, Alfenas, 4:67-70, 1998

7. THOMPSON, M. J. Exposing the cavity margin for hydrocolloid impressions. J. South Calif. Dent.Ass., v.19, p.17-24, 1951.

8. MIRANDA, C. C. Atlas de Reabilitação Bucal. São Paulo: Santos, p 218-21 e 245-248,1984.

9. GLICKMAN, I. Clinical periodontology. 3º ed. Philadelphia: Saunders, 1964.

10. LIMA, D.S. Avaliação de moldagens obtidas com resina Duralay e com mercaptana metalizada pelo cobre ou prata, através do ajuste cervical de coroas totais. Faculdade de Odontologia de Bauru-USP. Bauru, 1980.

11. SUZART de Pádua, Adriana. Revisão de literatura técnicas de afastamento gengival e suas conseqüências ao periodonto. R. Un. Alfenas, Alfenas, 4:67-70, 1998

12. JBC, J. Brás. Clín. Estét. Odontol. 5(26): 137-42, mar. abr. 2001. tab.

04

hemosthasegel

Fabricado porDENTSCARE LTDAAv. Edgar Nelson Meister, 474Bairro: Distrito Industrial89219-501 Joinville SCFone: (047) 34416100 /Fax: (47) 34273377Autorização de Funcionamento MS P5X44XY0XX28CNPJ: 05.106.945/0001-06 INDÚSTRIA BRASILEIRARegistro na ANVISA 80172310037Responsável Técnico: Friedrich Georg MittelstadtCRQ.: 13100147-SC

Distribuído por:FGM PRODUTOS ODONTOLÓGICOS LTDA.Autorização de Funcionamento MS 103.113-9CNPJ 03.397.905/0001-35 INDÚSTRIA BRASILEIRA

Atendimento ao Profissional:+ 55 (47) 344161000800 644 6100www.fgm.ind.br [email protected]

Este material foi fabricado somente para uso dental e deve ser manipulado de acordo com as instruções de uso. O fabricante não é responsável por danos causados pelo uso indevido ou por manipulação incorreta do material. Além disto, o usuário está obrigado a comprovar, antes do emprego e sob sua responsabilidade, se este material é compatível com a utilização desejada, principalmente quando esta utilização não está indicada nestas instruções de uso.

Rev: 01

Av. Edgar Nelson Meister, 474. Industrial District. ZIP CODE 89219-501. Joinville. SC.