Gênesis 1_ a Serpente Do Éden

2
Algumas cobras da Era dos Dinossauros possuíam diminutas patas, como o Pachyrhachi s (foto ao lado). Já no Eoceno a coisa muda, pois a Giganthophis , ou Anaconda gigante, não possuía pernas e seus fósseis datam dessa época...Ou seja, as cobras modernas surgiram no 6º dia de acordo com os fósseis, porém antes de Adão. E mesmo que existissem fósseis de cobras com patas no registro Cenozóico (6º dia), existe um fato que não se pode ignorar: tanto o extinto Tanystropheus como o também extinto Pachyrhachis eram animais rastejantes. Mas então no que realmente a serpente foi afetada com a maldição? O que a Bíblia quer dizer em Gênesis 3? Assim como a questão das asas, a Bíblia não diz em específico que o animal usado para tentar Eva havia tido pernas e que depois as perdeu. Mesmo que as palavras de Gênesis 3:14 possam levar alguns a pensar que esse tenha sido o caso, não precisamos concluir que, antes dessa maldição, as serpentes eram diferentes das de hoje fisicamente falando. Por que não? Em especial porque o verdadeiro alvo da condenação de Deus era Satanás — o espírito invisível que fez mau uso daquele animal inferior. A Bíblia chama Satanás de “pai da mentira” e “a antiga serpente”, como já vimos. Essas expressões pelo visto se referem ao fato de Satanás ter usado um animal visível, a serpente, como seu portavoz para induzir Eva a desobedecer à ordem de Deus(João 8:44; Apocalipse 20:2). Deus criou as serpentes e, aparentemente, Adão tinha dado esse nome a elas antes desse ato enganador de Satanás. Não se pode culpar a serpente irracional que falou com Eva. Aquele animal não tinha condições de saber que Satanás o manipulava ou de entender o julgamento de Deus contra os desobedientes. UMA PROFECIA DE MUITO TEMPO ATRÁS Então, por que Deus falou do rebaixamento físico da serpente? O comportamento típico da serpente no seu ambiente natural, rastejando em seu ventre, simbolizava muito bem a condição rebaixada de Satanás. Tendo antes usufruído uma posição elevada como um dos anjos de Deus, ele foi relegado a uma condição rebaixada (a Bíblia afirma ainda em 2 Pedro 2:4 que Satanás e os demais anjos caídos foram lançados no "tártaro", ou inferno). A questão da afirmação "pó comerás todos os dias da sua vida" exprime também a condição do Opressor. Vejam bem: serpentes realmente rastejam, mas... elas não comem pó! Agora observemos esta afirmação sob o prisma espiritual: Satanás é o pai da mentira (João 8:44) e tem o poder da morte (Hebreus 2:14)... podemos considerar que os pecadores e seus pecados são uma espécie de alimento para ele. Observe que, em muitas citações da Bíblia, o pó está relacionado á morte física (leia Eclesiastes 3,20 e Gênesis 3,1719). Fazendo uma analogia, a serpente (Satanás) realmente passou a alimentarse de "pó"! Além disso, assim como uma serpente literal pode ferir o calcanhar de uma pessoa, Satanás, em seu estado rebaixado, "machucaria o calcanhar" do “descendente” de Deus (Gênesis 3:15).

description

ESTUDO BIBLICO

Transcript of Gênesis 1_ a Serpente Do Éden

Page 1: Gênesis 1_ a Serpente Do Éden

Algumas cobras da Era dos Dinossauros possuíam diminutas patas, como oPachyrhachis (foto aolado). Já no Eoceno a coisa muda, pois a Giganthophis, ou Anaconda gigante, não possuía pernase seus fósseis datam dessa época...Ou seja, as cobras modernas surgiram no 6º dia de acordocom os fósseis, porém antes de Adão. E mesmo que existissem fósseis de cobras com patas noregistro Cenozóico (6º dia), existe um fato que não se pode ignorar: tanto oextinto Tanystropheus como o também extinto Pachyrhachiseram animais rastejantes.

Mas então no que realmente a serpente foi afetada com a maldição? O que a Bíblia quer dizerem Gênesis 3?

Assim como a questão das asas, a Bíblia não diz em específico que o animal usado para tentarEva havia tido pernas e que depois as perdeu. Mesmo que as palavras de Gênesis 3:14 possamlevar alguns a pensar que esse tenha sido o caso, não precisamos concluir que, antes dessamaldição, as serpentes eram diferentes das de hoje fisicamente falando. Por que não?

Em especial porque o verdadeiro alvo da condenação de Deus era Satanás — o espírito invisívelque fez mau uso daquele animal inferior. A Bíblia chama Satanás de “pai da mentira” e “a antigaserpente”, como já vimos. Essas expressões pelo visto se referem ao fato de Satanás ter usadoum animal visível, a serpente, como seu porta­voz para induzir Eva a desobedecer à ordem deDeus(João 8:44; Apocalipse 20:2).

Deus criou as serpentes e, aparentemente, Adão tinha dado esse nome a elas antes desse atoenganador de Satanás. Não se pode culpar a serpente irracional que falou com Eva. Aqueleanimal não tinha condições de saber que Satanás o manipulava ou de entender o julgamento deDeus contra os desobedientes.

UMA PROFECIA DE MUITO TEMPO ATRÁS

Então, por que Deus falou do rebaixamento físicoda serpente? O comportamento típico da serpenteno seu ambiente natural, rastejando em seuventre, simbolizava muito bem a condiçãorebaixada de Satanás. Tendo antes usufruído umaposição elevada como um dos anjos de Deus, elefoi relegado a uma condição rebaixada (a Bíbliaafirma ainda em 2 Pedro 2:4 que Satanás e osdemais anjos caídos foram lançados no "tártaro",ou inferno).

A questão da afirmação "pó comerás todos os diasda sua vida" exprime também a condição doOpressor.Vejam bem: serpentes realmente rastejam, mas...elas não comem pó! Agora observemos estaafirmação sob o prisma espiritual: Satanás é o paida mentira (João 8:44) e tem o poder da morte(Hebreus 2:14)... podemos considerar que ospecadores e seus pecados são uma espécie dealimento para ele. Observe que, em muitascitações da Bíblia, o pó está relacionado á mortefísica (leia Eclesiastes 3,20 e Gênesis 3,17­19).Fazendo uma analogia, a serpente (Satanás)realmente passou a alimentar­se de "pó"!

Além disso, assim como uma serpente literal podeferir o calcanhar de uma pessoa, Satanás, em seuestado rebaixado, "machucaria o calcanhar" do

“descendente” de Deus (Gênesis 3:15).

Page 2: Gênesis 1_ a Serpente Do Éden

Esse versículo às vezes é chamado de “O Primeiro Evangelho” porque prediz a vinda dAquele quenasceria da semente de mulher e “pisaria na cabeça” da semente da serpente, enquanto que asemente da serpente conseguiria apenas “ferir o calcanhar”. E temos aqui uma referência sobrea vinda do Messias, o prometido libertador (Jesus Cristo), que lutará com o diabo. Ele veio dasemente da mulher. A semente do homem não é mencionada, somente a da mulher, o que temimplicações na nascimento de Cristo a partir de uma virgem. O diabo “feriu o calcanhar” deJesus quando Jesus foi morto na cruz. Mas Jesus “feriu a cabeça” de Satanás, um golpe fatal,renascendo da morte, vencendo o pecado, a morte, o inferno e... A sepultura.

Essa "maldição", como podemos ver, trata­se de uma das primeiras profecias relatadas naBíblia, Assim, ao amaldiçoar aquela serpente visível, Deus ilustrava apropriadamente orebaixamento e, por fim, a destruição da invisível “antiga serpente”: Satanás.