FOLHA MAGGIO

12
Reflexão Página 5 Podemos separar Fé de Política? Candidatos vivem "guerra jurídica" pela disputa eleitoral em Treze de Maio Treze de Maio - - Ano 1 - Nº 7 30 de Agosto de 2012 Esporte Página 11 Inicia campeonato regional de futebol suíço no campo da Vila Nandi Meio Ambiente Página 5 Comitê do Rio Urussanga visita Treze de Maio Cultura Página 10 Conheça a história de colonização da localidade da Lage

description

ANO I - Edição 07

Transcript of FOLHA MAGGIO

Page 1: FOLHA MAGGIO

Reflexão

Página 5

Podemos separarFé de Política?

Candidatos vivem "guerrajurídica" pela disputa

eleitoral em Treze de Maio

Tr eze de Maio - - Ano 1 - Nº 730 de Agosto de 2012

Esporte

Página 11

Inicia campeonatoregional de futebol suíçono campo da Vila Nandi

Meio Ambiente

Página 5

Comitê do RioUrussanga visitaTr eze de Maio

Cultura

Página 10

Conheça a históriade colonização dalocalidade da Lage

Page 2: FOLHA MAGGIO

2 Política 30 de Agosto de 2012

Folha Maggio CNPJ: 15.575.739/0001-07Endereço: Rua João Fragnani, nº 93, CentroTreze de Maio/SC - CEP: 88710-000Telefone: (48) 3625-0920Editora Chefe: Lysiê O. dos Santos / [email protected]

Diagramação: Fábio Julio Gonçalves / 9637-6952 - [email protected] Comercial: Maria Aparecida O. dos Santos [email protected]

Fotografia: Thamara O. dos Santos - [email protected]: Gilmar Recchia, Erica Borges, Daniela Teodoro, Paula Fregnani,Stela Guarezi, Valerio Nandi

Gráfica: Alternativa Gráfica

Tiragem: 1000 exemplares

Acesse o nosso site: folhamaggio.com.br

Na medida em que o tempo passa, os ânimos vão se alterando e as pessoas vãotomando posicionamentos mais definidos chegando ao radicalismo em determi-nados casos. Surgem casos até de agressão verbal e física.

Claro que a política não precisa disso. Todos tem parcela de culpa, os candi-datos, que inflamam seu eleitorado na expectativa de motivá-los para melhorengajamento na campanha e do próprio eleitor que enxerga num adversário polí-tico um inimigo pelo fato de não comungar com suas ideias. Além de diferençasantigas, pessoais, familiares, etc., que neste momento afloram.

Calma gente, a vida segue, independentemente de quem sejam os vitoriososnas eleições. Quem vencer vai administrar o município por quatro anos. O prefei-to que vai escolher seus secretários e demais cargos de confiança é quem vairesponder pela lei de responsabilidade fiscal e todo o orçamento municipal. Osvereadores que serão nossos representantes no legislativo, que ganham saláriospara isso e que precisam exercer melhor esta função, não apenas limitando-se adefender o prefeito se este for de seu partido, ou criticando somente pelo fato deser contra o seu partido. Que os votos conseguidos não sirvam apenas para VA-LORIZAR seu preço.

E nossa vida segue cada um com seus afazeres, seus compromissos, suas fa-mílias, enfim, seu dia a dia. A política não pode ser meio de vida e sim uma formade participar da sociedade.

Chatices a parte, Itamar Bonelli teve sua candidatura impugnada, mas caberecurso, isso causou uma movimentação muito grande em Treze de Maio estasemana, com carreatas, comícios inflamados, foguetórios, etc. Os progressistascontam vitória, seus adversários motivam-se ainda mais e o ambiente ferve. Oassunto toma conta das rodas de amigos, dos bares, das ruas. Para quem gosta deemoção, temos um prato cheio.

Complicada a situação do Itamar, pois sua impugnação foi por unanimidade,sete a zero. Agora vai para o Supremo, em Brasília. Vale lembrar que PMDB e PTsão os partidos que estão na Presidência do Brasil e alguém duvida da força polí-tica que isso representa?

Semana passada teve debate na rádio Tubá, tive o cuidado de ouvir do inícioao fim, considero que ambos foram bem, ao menos não comprometeram, estavambem preparados. Tocaram em pontos cruciais para o futuro do município queespero sejam realmente levados a sério. A falta de creche, de área industrial, quefaço questão de realçar que deve ser focada para empreendedores locais, que sãoquem dão sustentabilidade ao município, são comprometidos com sua terra. In-centivo ao turismo religioso, agro turismo, etc. Estes itens talvez sejam os queficaram fora das atenções da atual administração, mas que merecem mais, muitomais investimentos, sob o risco de nosso município parar no tempo.

Que isso não fique apenas no campo das promessas, pois recursos existem,precisamos de boa vontade e capacidade de buscá-los.

Boa semana a todos e continuem participando desta coluna, com sugestões,críticas, etc.

Esquenta o clima daseleições em Tr eze de Maio

Page 3: FOLHA MAGGIO

3Geral30 de Agosto de 2012

• Vende-se balança di-gital para produtos akg.• Estufa fria para do-ces e salgados• Balcão inox para sor-veteria

Preço a combinar(aceito proposta)Fones: 3625-0920

9639-9283

O Abono Sala-rial é liberado anu-almente aos traba-lhadores cadastra-dos no PIS quecumpram os requi-sitos previstos emlei.

Tem direito aorecebimento no va-lor de 01 saláriomínimo, (R$622,00), os traba-lhadores que aten-dem simultanea-mente às condi-ções listadas abai-xo:

Estar cadastra-do no PIS até2007;

Ter recebido, em média até 02 salários mínimos noano de 2011;

Ter trabalhado no mínimo 30 dias em 2011, comcarteira assinada;

Ter seus dados informados corretamente na RAISano base 2011.

Para receber o Abono Salarial do PIS, o cidadãodeverá dirigir-se a uma agência da Caixa EconômicaFederal ou Casa Lotérica de sua preferência, portandoo cartão do cidadão.

DESTAQUES:Ficha Limpa de caminhoneiros:A Liberty Seguros foi condenada pela Justiça a pa-

gar danos morais no valor de R$ 100 mil por aprovarseguro de carga apenas para motoristas com “ficha lim-pa”.

De acordo com Ação Civil Pública proposta peloMinistério Público do Distrito Federal e de Tocantins,a companhia pesquisava a vida do caminhoneiro parasaber se tinha alguma restrição de crédito, passagempela Polícia ou processo judicial.As informações são do jornal Valor Econômico.

Roubou o Papa: Um juiz do Vaticano ordenou que o ex-mordomo

do papa Bento XVI, Paolo Gabriele, seja processadopor roubo. Ele é acusado de ter vazado documentos doapartamento particular do pontífice, fato que desenca-deou acusações de corrupção dentro do Vaticano. Nosaposentos de Gabriele teria sido encontrado, além dedocumentos do papa, um cheque de 100 mil euros paraBento XVI, uma pepita de ouro e uma tradução deEneida, de Virgílio, do século 16.As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Page 4: FOLHA MAGGIO

4 Saúde 30 de Agosto de 2012

Campanha nacional de multivacinaçãoA Campanha Nacio-

nal de Multivacinaçãorealizada para atualizaro esquema vacinal dascrianças menores decinco anos de idade en-cerrou-se nesta sexta-feira (24), conformecronograma distribuídono município.

No dia 18 ocorreu oDia “D” da campanhacujo slogan foi: “Leveo seu super-herói aoposto de vacinação paraatualização da caderne-ta”. Neste clima, a fun-cionária da sala de va-cina, Gisele já havia

confeccionado másca-ras para a distribuiçãonos dias de campanha,e estas foram um suces-so entre as criançadas.E também serviu comodistração na hora da ad-ministração das dosesde vacina.

De acordo com da-dos do Sistema de In-formação do ProgramaNacional de Imuniza-ções (SI-PNI), segueabaixo a tabela de cri-anças que comparece-ram, porém estavamcom a caderneta em diae crianças que recebe-

Comparecimento por faixa etáriado município de Treze de Maio

ram vacina:De acordo com a va-

cinadora Gisele, "nãohavia muitas crianças

com vacinas atrasadasno município, algumasjá foram vacinadas nacampanha e outras que

não compareceram, elaestará fazendo buscaativa juntamente com oauxílio das Agentes Co-

munitárias de Saúde,para que os pais levemo quanto antes na Uni-dade de Saúde."

Como sabemos, é nor-mal muitas pessoas senti-rem medo de agulha, prin-cipalmente as crianças.

E o dia da vacina paraalgumas crianças é algode muito medo/ pavor. Epara isto o pai já tem quevir trabalhando a impor-tância dessas injeçõespara o filho.

Por isso, explique, ex-

ponha e explore, pois umacriança assustada às vezesconsegue superar o medose você der uma explicaçãosimples sobre o que iráacontecer.

Procure sempre usar obom senso, explique que avacina dói no começo, masque passa rápido e que de-pois vocês podem fazeralgo bem divertido.

PARA SABER:

Page 5: FOLHA MAGGIO

5Geral30 de Agosto de 2012

O Comitê da Bacia Hi-drográfica do Rio Urussan-ga realizou uma visita técni-ca no município de Treze deMaio na tarde de quinta-fei-ra (16), com o objetivo debuscar o apoio de diversossetores da cidade. Represen-tantes do executivo e entida-des ligadas ao Comitê parti-ciparam do encontro.

Na ocasião, a consultorado Comitê, Cenilda Mazzuc-co, apresentou a história e asações que o órgão desenvol-ve desde 2006, enfatizandoas atividades desenvolvidasatualmente como os encami-nhamentos para a elaboraçãodo Plano da Bacia do RioUrussanga, com o apoio doPrograma SC/Rural, previs-to para o período 2012-2013,

Em Treze de Maio ocorreu formatura de 138 alunos, entre crianças e adoles-centes, da escola municipal e estadual, no PROERD-Programa Educacional deResistência às Drogas.

O PROERD tem como objetivo atuar na prevenção do uso de drogas porcrianças e adolescentes. Este programa adota uma postura educacional, preventi-va e de cunho estratégico. Ensina como dizer não às drogas, licita e ilícitas, comotomar decisões e as consequências, trabalhando com a autoestima dos alunos.

Tem se obtido resultados significativos, além do que a presença da policia nasescolas para aplicação do PROERD, aumenta também a possibilidade de reduçãode outros problemas locais afetos à segurança pública, aproximando a policia e aprópria entidade de ensino à comunidade.

Durante a formatura foram distribuídas várias bicicletas como prêmios, doa-das por empresas locais, para os alunos que mais se destacaram na elaboração deredações sobre o curso, além de distribuição de lanches a todos.

Este programa vem sendo ministrado pelo Cabo PM Querino, lotado em Trezede Maio, o qual possui ótima didática de ensino que vem conquistando os alunos.

Prevenção do uso de drogas:

A policia civil e militar de Treze de Maio prendeu J. R., 36 anos, em cumpri-mento de Mandado de Prisão expedido pelo juízo da Comarca de Jaguaruna. Eleresponde a inquérito policial por crime previsto na lei Maria da Penha. Após asformalidades legais o preso foi encaminhado ao Presídio de Tubarão.

Preso homem acusado de violência domestica:

Criada em 2006 a lei Maria da penha tem aumentado o número de procedimen-tos instaurados para coibir a violência doméstica e familiar. Sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio da silva 22de setembro de 2006, tornou-se uma aliada amulher que sofria com a violência no âmbito doméstico e familiar, que dará comopunição ao agressor ser preso em flagrante ou terá sua prisão preventiva decretada,no dia seguinte a lei entrar em vigor, o primeiro agressor foi preso no rio de janeiroapós tentar estrangular a ex-esposa.

Lei Maria da Penha - Nº 11.340/2006

Muitos tentam separar a fé da po-lítica. Contudo, é preciso ter consci-ência que política no seu sentido lite-ral é a arte de governar. A política as-sim está incluída na vida do homemdesde o principio, onde ele foi colo-cado por Deus para cuidar "governar"sobre a terra. Gen 1:26

A representação da igreja no mun-do político é de suma importância paradefender os interesses públicos, mo-rais, sociais, educacionais e assisten-ciais, entre outros, e possui fundamen-tação bíblica (2 Tm 3.16,17; Sl119.105)."Bem aventurada a naçãocujo Deus é o Senhor".(sl 33:12).

Em Juizes 9. 7-21, encontramos orelato de um "comício" onde Jotão falaao povo por meio de uma parábola,conscientizando-o a respeito das másescolhas:

Jotão, subiu ao topo do monte Ge-rizim e gritou para eles: "Ouçam-me,cidadãos de Siquém, para que Deus osouça. Certo dia as árvores saíram paraungir um rei para si. Disseram à oli-veira: Seja o nosso rei! "A oliveira,porém, respondeu: Deveria eu renun-ciar ao meu azeite, com o qual se pres-ta honra a Deus e aos homens, paradominar sobre as árvores?

"Então as árvores disseram à fi-gueira: Venha ser o nosso rei! "A fi-gueira, porém, respondeu: Deveria eurenunciar ao meu fruto saboroso edoce, para dominar sobre as árvores?

"Depois as árvores disseram à vi-

Podemos separar Fé e Política?deira: 'Venha ser o nosso rei! "A vi-deira, porém, respondeu: Deveria eurenunciar ao meu vinho, que alegra osdeuses e os homens, para ter domíniosobre as árvores?

"Finalmente todas as árvores dis-seram ao espinheiro: Venha ser o nos-so rei! "O espinheiro disse às árvores:Se querem realmente ungir-me rei so-bre vocês, venham abrigar-se à minhasombra; do contrário, sairá fogo do es-pinheiro e consumirá até os cedros doLíbano!

"Será que vocês agiram de fatocom sinceridade quando fizeram Abi-meleque rei? Foram justos com Jeru-baal e sua família, como ele merecia?

Se analisarmos o relato de Juizes9.7-21, cujo tema é eleição, aprende-remos na parábola das árvores que aoliveira, a figueira e a videira que re-presentam os homens de bom caráter,que possuem o Espírito de Deus seomitiram.

Conferindo Romanos 1.32 e Tiago4.17 (Aquele, pois, que sabe fazer obem e não o faz, comete pecado.), po-demos ver que a omissão também épecado. O espinheiro, que acabou sen-do eleito, representa homens ímpiosde maus procedimentos conforme re-lata o livro de Romanos capítulo 1 ver-sículos 28 a 31.

Que todo o cristão possa entendersuas responsabilidades: apoiar, orar evotar com consciência e sabedoria na-queles que serão seus representantes.

Comitê do Rio Urussanga visita Tr eze de Maioa mobilização para comple-mentar o cadastro de usuá-rios de água e o fortaleci-mento da Comissão de Edu-cação Ambiental. “Estamosaqui para mobilizar os ór-gãos de Treze de Maio equeremos a participação detodos junto aos projetos pararevitalização da bacia hidro-gráfica”, relata Cenilda.

Cenilda explicou a im-portância de implantar o ca-dastramento de usuáriosde água. “É desta forma quevamos saber o quanto deágua é captada na natureza,quais os setores que captam,de onde é captada e tambémem relação à emissão deefluentes, aonde são lança-dos”, destaca. A consultorasolicitou a participação de

representantes do municípiopara apoiarem a realizaçãodo cadastro de usuários deágua e integrarem a Comis-são de Educação Ambiental.

Umas das ações do co-mitê é a atuação das entida-des participantes aprovandoo plano de recursos hídricosda bacia e acompanhar suaexecução. Já estão em anda-mento mobilizações paracomplementação do cadas-tro de usuários de água, arti-culação para maior envolvi-mento das entidades, buscade maior integração dosnove municípios envolvidos,fortalecimento da comissãode educação ambiental e ca-pacitação dos educadores.“Vamos continuar promo-vendo saída de campo com

os escolares, desenvolvi-mento de folhetos e elabo-ração e encaminhamento denovos projetos para que to-dos participem desta causa”,relata Cenilda.

O presidente do Sindica-to dos Trabalhadores naAgricultura Familiar de Tre-ze de Maio e Região, Adria-no Bardini, e o EngenheiroAgrônomo do município,Geraldo Eller, serão os res-ponsáveis pelo auxílio nocadastramento.

A secretária de Educa-ção, Marileia Bressan, é anova integrante da Comissãode Educação Ambiental.Para a secretária, a interaçãocom o Comitê reflete nas ati-vidades educacionais. “Émuito importante conhecer

o órgão e proporcionar aosestudantes todo este conhe-cimento. Eles são a nossafutura sociedade e é por issoque em sala de aula temos ocuidado de abordar e cativaros alunos para este temaambiental”, conclui Mari-leia.

Durante a visita, o asses-sor administrativo do Comi-tê, José Elson Bittencourt,definiu com a secretária deEducação a quantidade e aturma de estudantes do mu-nicípio que participará dasaída a campo no dia 26 deoutubro.

Page 6: FOLHA MAGGIO

6 Geral 30 de Agosto de 2012

Keke e Nego promovem lançamentooficial da campanha em Treze de Maio

A coligação “Treze deMaio seguindo em frente”está a todo vapor visitandoas comunidades. No últimosábado (18), foi dia de fes-ta azul em Treze de Maio.Mais de 1500 pessoas lo-taram o salão paroquial daIgreja Matriz no lançamen-to oficial da campanha dekeke e Nego. Com as pre-senças dos deputados Joa-res Ponticelli e Valmir Co-min, do prefeito Xela, dospresidentes de partidos queformam a coligação e dos18 candidatos a vereador,Keke e Nego foram aplau-didos com muita euforiapela população participan-te.

Carreatas vindas de to-das as comunidades movi-mentaram o centro da cida-de já uma hora antes do iní-cio do evento. Com o sa-lão lotado todos os candi-datos a vereador discursa-

ram, deixando sua mensa-gem e pedindo o voto.

As autoridades marca-ram presença reforçando oapoio a coligação. O depu-tado Ponticelli agradeceu apopulação de Treze deMaio por sempre lhe terapoiado e pediu voto paraKeke, Nego e os candida-tos a vereador. Valmir Co-min falou das dificuldadese alegrias de uma campa-nha eleitoral, enaltecendoos candidatos Keke e Nego.O prefeito Xela iniciou suafala fazendo uma emocio-nada homenagem ao vice-prefeito Pedrinho Marcon,que encontra-se adoentadoe seria, não fosse seu pro-blema de saúde, o candida-to a prefeito. Xela enume-rou ainda algumas ações desua administração, dizendoque Keke e Nego poderãofazer muito mais para Tre-ze de Maio.

Agnaldo Carara, oNego, falou aos presentesagradecendo a acolhidaque está tendo nas casasque visita e se comprome-tendo em continuar o tra-balho nas ruas pedindo ovoto para a dupla que pre-

tende administrar Treze deMaio. Clésio De Biasi, oKeke, arrancou muitosaplausos dos presentes,quando usou da palavra,falando de suas propostaspara Treze de Maio. Pediuo voto de todos e o engaja-

mento na campanha.No evento foi lançado

também um documentochamado de 11 propostaspara Treze de Maio seguirem frente. Trata-se de umaprévia do plano de gover-no de Keke e Nego, que

está sendo elaborado a par-tir de diversas reuniões pro-movidas nas comunidades.O site oficial da candida-tura também foi lançado epode ser acessadoem www.keke11 prefeito.com.br.

COORSEL adere ao COOPERJOVEMA Cooperativa Regio-

nal Sul de EletrificaçãoRural-COORSEL, aderiuesta semana ao COOPERJOVEM. Desenvolvidodesde 2000 pelo SistemaCooperativista Brasileiro,o programa tem abrangên-cia nacional e é implemen-tado pelas unidades esta-duais do Serviço Nacionalde Aprendizagem do Coo-perativismo (Sescoop), emparceria com secretariasde educação, cooperativase estabelecimentos de en-sino.

Na última terça-feira(21) a Coordenadora dePromoção Social da SES-COOP/SC, Patrícia Gon-çalves de Souza, esteve emTreze de Maio. Na opor-tunidade reuniu-se com opresidente da Coorsel, Vi-torassi, e com a Coordena-dora do Programa Cooper-jovem da cooperativa,Marijane Boratti Frasson,para esclarecer as dúvidase dar início aos trabalhos.Este ano participarão do

programa apenas as esco-las do município de Trezede Maio, mas a intençãopara o próximo é expandirpara os demais municípi-os em que a Coorsel aten-de.

“Acredito na força doCooperativismo e deve-

mos levar isso para as nos-sas escolas. O Cooperjo-vem mostra a importânciada cooperação no ambien-te escolar e social. E quan-do os jovens participamdeste aprendizado estão sepreparando para o exercí-cio de sua cidadania, via-

bilizando expectativas deum mundo mais humano,justo e fraterno. Foi comeste pensamento que resol-vemos implantar na Coo-perativa o programa Coo-perjovem,” afirma o pre-sidente da Coorsel, Vito-rassi.

Page 7: FOLHA MAGGIO

7Geral30 de Agosto de 2012

Itamar Bonelli continua campanhapara prefeito de Tr eze de Maio

Os candidatos da coli-gação “Aliança Democrá-tica Popular” segue em rit-mo de campanha. A coli-gação reuniu os militantesque apoiam a majoritáriaItamar Bonelli e Zé do PTna comunidade da Lage naúltima sexta-feira (24). Acomunidade foi contagia-da por bandeiras verme-lhas por todos os lados.

Um expressivo núme-ro de pessoas saiu em car-reata até o Salão Paroqui-al da Lage lotando o espa-ço. Durante a reunião, aproporcional realizouapresentação reforçandoapoio à majoritária. O ex-vice prefeito de Treze deMaio, Zezinho Salvan e overeador Eloir Savalaiomarcaram presença levan-do apoio aos candidatos.

Os candidatos à pre-feito Itamar e Zé foramaplaudidos pelo públicopresente que com entusi-asmo levantaram a bandei-ra vermelha. Itamar agra-deceu a presença de todose apresentou as principaispropostas do plano de go-verno.

O representante da co-munidade relatou algumasdas reivindicações do lo-cal solicitando asfalto eoutras melhorias. Itamarassumiu compromissocom a comunidade alegan-do que se eleito, fará mui-tas obras.

Segundo Itamar, a co-ligação já entrou com re-curso no Tribunal Superi-or Eleitoral e estão comboas expectativas em rela-ção ao resultado. “A minhacandidatura está registra-da e estou extremamenteconfiante, foi uma injusti-ça à decisão do TribunalRegional Eleitoral, masvamos continuar a campa-nha”, declara.

Bonelli também afirmaque apesar da situação, opovo continua apoiando acandidatura. “Fiquei sur-preso com o número depessoas que reunimos aquina Lage estou muito con-tente com o apoio da po-

pulação. Nossos advoga-dos estão trabalhando paramudar o quadro no TSE enós continuaremos emcampanha visitando as co-munidades até a vitória nodia 7 de outubro”, enfati-za.

O lançamento oficialda campanha deve ocorrernas próximas semanas.

O Tribunal RegionalEleitoral de Santa Catari-na decidiu na última terça-feira (21), por unanimida-de, dar provimento ao re-curso apresentado pelacoligação “Treze de MaioSeguindo em Frente” (PP,PSD e PSDB) e indeferiro registro do candidato aprefeito de Treze de MaioItamar Bressan Bonelli(PMDB), modificando as-sim a sentença da 33ª ZonaEleitoral (Tubarão).

O candidato encontra-se inelegível pelo artigo1º, inciso I, alínea “g”, daLei Complementar n° 64/1990, modificada pela Lei Complementar n° 135/2010 (Lei da Ficha Lim-pa). Da decisão, disponí-vel no Acórdão nº 26.961,cabe recurso ao TribunalSuperior Eleitoral (TSE).

Bonelli, que teve ascontas de 2004 de sua ges-tão como prefeito de Tre-ze de Maio rejeitadas pelaCâmara Municipal, argu-mentou que a Lei da FichaLimpa não pode ser apli-cada no seu caso, pois es-taria sendo retroativa.

Por sua vez, a coliga-ção adversária alegou quea sentença da 33° ZE foiequivocada, já que o fatode o representante do Mi-nistério Público Eleitoralter arquivado a represen-tação enviada pelos parti-dos “não importa no reco-nhecimento judicial deausência de conduta dolo-sa do agente público”.

Argumentou ainda quea decisão de 1º grau nãomenciona a realização dedespesas sem disponibili-dade de caixa durante oúltimo quadrimestre de2004, o que seria o fato

mais importante.O relator do caso, juiz

Julio Schattschneider, deuprovimento ao recursopara indeferir o registro docandidato, explicando que,de acordo com o SupremoTribunal Federal (STF), a

Lei da Ficha Limpa “seaplica também a fatosocorridos antes de sua edi-ção, sem que possa haveralegação de ofensa aosprincípios da irretroativi-dade e da segurança jurí-dica”.

O magistrado reconhe-ceu ser incontroverso queBonelli realizou despesassem ter recursos no últimoquadrimestre de 2004, fatoque é proibidopelo caput do artigo 42 daLei Complementar n° 101/

2000 (Lei da Responsabi-lidade Fiscal). “Não háqualquer alegação ou pro-va de que aquilo tenhaocorrido em razão de algu-ma situação excepcional ealheia à vontade do prefei-to”, concluiu o relator.

Page 8: FOLHA MAGGIO

8 Moda 30 de Agosto de 2012

Jeans Com Tênis Esportivo

Talita Calegario: Prefiro o jeans com um tênisesportivo do que com um sapato super social. Apa-renta um ar despojado, mas a combinação com umacamiseta legal e não muito grande deixa um lookbonito aos olhos.

Carol Perdoná: Acho um mimo. Fica muito esti-losinho, não sou muito fã do estilo "homenzinho" porisso recomendo, boné, jeans tênis.

Camisa de FutebolNo Cotidiano

Talita Calegario: Nada contra, porém,combina muito mais com uma balada duranteo dia.

Carol Perdoná: Eu particularmente curtobonés aba reta. Mas tudo depende do estilodo menino e também o look que ele escolheuporque tem alguns que não combinam.

Boné na Balada...

NA OPINIÃO DELAS: Duas mulheres respondem pra gente, dúvidas masculinas em relação à moda.

Carol PerdonáAcadêmica de Engenharia Civil - UNISUL

Talita CalegarioFarmacêutica e Bioquímica

Talita Cale-gario: Não sen-do uma camisade futebol comuma bermudatoda colorida,até pode ser di-vertido. É umapeça que por serbastante infor-mal tem maiscara de final desemana ou paraassistir o jogocom os amigos enão para ir tra-balhar, porexemplo.

Carol Perdoná: Não, isso não acho bacana. Ficaum pouco forçado, tem tantas outras possibilidadesde camisa por ai, pra que usar a de futebol? Nãorecomendaria.

Page 9: FOLHA MAGGIO

9Social30 de Agosto de 2012

Agosto foi o mês decomemoração dobradapara a família Matildes.Jadson IdalêncioMatildes comemoroumais um ano de vida nodia 05 de agosto. Já nodia 28 foi a vez de seufilho, Jean VitorMatildes Nandi quecompletou 8 anos.Recebem a homenagemde seus familiares eamigos da Igreja doEvangelhoQuadrangular.Felicidades!

Durante o mês de agostoaconteceram alguns eventos ecomemorações que marcaram

Treze de Maio. Iniciamosparabenizando a simpática VitóriaGhizzo Gislon, que completou 12

anos neste dia 23 de agosto.Recebe a homenagem dos pais,

Gedson e Diana e da irmã Larissa.

Parabéns a Fabiano Linhares Lacerda que completoumais um ano de vida no dia 03 de agosto. Que Deusabençoe sua vida. Familiares e amigos lhe desejam

muitas felicidades!

Nesse sábado (25),um SIM representoua vida de um casal.Parabéns a nossacolunista PaulaFregnani pelo enlacematrimonial. Ocasamento é aaliança, o início dafamília, princípio denovos projetos,sonhos e realizações.Desejamos muitasfelicidades ao novocasal!

Para dar apoio a Itamar Bonelli e Zé do PT mar-caram presença em Treze de Maio o Deputado Ro-naldo Benedet e o Presidente do DEINFRA PauloMeller.

Além das festas de casamentos e aniversários,nosso município tem comemorado a visita de figu-ras públicas da política estadual.

No sábado (18) quem compareceu no lançamen-to oficial da campanha de Keke e Nego foi o Presi-dente Estadual do Partido Progressista, DeputadoJoares Ponticelli e o Deputado Valmir Comin.

DESTAQUES:

Reflexão:Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que

minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões

e períodos de crise.

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história.

É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua

alma.É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.

Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter cora-

gem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

(Dez leis para ser feliz, Editora Sextante, 2003) - Augusto Cury

Page 10: FOLHA MAGGIO

10 Cultura 30 de Agosto de 2012

HISTÓRIA E CULTURA TREZEMAIENSELOCALIDADE: LAGE

EM FOCO

Entrevista realizada com o senhor Santos Bez Fontana, um dos mais antigos moradores da comunidade da Lage

Sr.Santos Bez fontana, seus filhos Brizola Bez Fontana, NilsonBez Fontana e sua nora Celita Inásio Bez Fontana

Sr. Santos Bez Fontana e sua esposa Antenízia Burato BezFontana

Coluna Cultural: Como ocorreu acolonização da comunidade de

Lage e por que recebeu este nome?

Sr. Brizola Bez Fonta-na: O primeiro morador foimeu nono Feuravanti Fon-tana. Lage recebeu estenome por existir um gran-de lajeado em volta de todaesta localidade. Há 45anos, meu pai veio da Au-xiliadora para morar aqui.Ao chegar, encontrou gran-des dificuldades, como afalta de estradas e por serum solo comlaje, foi a difi-culdade de en-contrar água.Foi um dos pri-meiros coloniza-dores. No inícioda colonizaçãoviviam da agri-cultura, pecuáriae engenho de fa-rinha. O meio detransporte utili-zado era o cava-lo e a carroça.Como naquelaépoca, a vida eramuito difícil equase não tínha-mos dinheiro, trocavam-seprodutos por outro. Meupai levava de carro de boinossos produtos até Lagu-na para trocar. Às vezes le-vava uma semana para che-gar ao seu destino.

Meu pai colocou umarmazém e vendia peças deroupas, já que nem todas aspessoas poderiam ir até La-guna. Isto facilitou um pou-

co a vida dos nossos vizi-nhos que mais tarde vierammorar nesta localidade. Foicom luta que meu pai ga-rantiu nossa sobrevivência.Criou oito filhos na agricul-tura e hoje nenhum de seusfilhos trabalham na agricul-tura. Hoje em dia os terre-nos foram vendidos e, exis-tem apenas umas quarentafamílias.

Meu paivendeu mui-tos terrenos,entre eles parafamília Perdo-ná, AntônioBurato, quepor sua vez foidistribuindopara seus fi-lhos que foramse instalando, e

assim, formaram a comu-nidade da Lage.

Há anos atrás a econo-mia da região era muito for-te, existia mais de 100 es-tufas de fumo, feijão, mi-lho. Hoje a maioria mudoupara a granja de frango.Este trabalho é realizadopelos homens. Esposas efilhas saíram da roça e es-tão trabalhando nas fac-ções no centro do municí-pio. É preocupante saberque aqui a agricultura estáem decadência. Existemhoje apenas um ou doisengenhos de farinha na re-gião.

Lage, atualmente pos-sui iluminação pública, oacesso até o centro do mu-

nicípio é todo asfaltado, eisto facilita muito a vida dapopulação, mas o proble-ma sério que a comunida-de enfrenta é a falta deágua encanada (o sanea-mento básico) necessária atodo cidadão, pois a águapara chegar às casas é tra-zida de longe devido onosso solo rochoso.

Os jovens estão emi-grando para outras regiõesem busca de melhores con-dições de vida ficandoaqui somente os idosos.

Aqui como é uma regiãocom um grande número depessoas idosas sentimos anecessidade de fazermosalgo por estas pessoas queficam o dia inteiro emcasa, muitas vezes sozinhoser terem o que fazer. Gos-taríamos que o poder pú-blico independente do par-tido político, olhasse poresta comunidade.

"Cuidar de seus idososé valorizar a vida daquelesque lutaram para construirnossa cidade, nosso país".

Page 11: FOLHA MAGGIO

11Geral30 de Agosto de 2012

Campeonato de Futebol Suíço em Treze de MaioA abertura do campeo-

nato regional de futebolsuíço aconteceu neste sába-do (25), no campo da VilaNandi. O frio e a chuva nãoimpediram os atletas departiciparem da 1º rodadade jogos.

O campeonato regionalserá disputado entre os mu-nicípios de Treze de Maio,Morro da Fumaça, Tubarãoe Sangão. A organização docampeonato é realizadapela LASC- Liga AtléticaSul Catarinense.

De acordo com os orga-nizadores, o objetivo é pro-mover o campeonato entreas equipes em um clima deamizade, respeito e despor-tividade, visando principal-mente o lazer e a recreaçãode todos os envolvidos.

Os vencedores serãopremiados com troféus emedalhas. As equipes es-tão divididas em duas

Veja a tabela:

chaves. Logo, as chavesjogarão entre si na própriachave, classificando-se asquatro melhores de cadaetapa.

Na segunda fase, osdois primeiros colocadosde cada chave jogarãopelo empate no temponormal e na prorrogação.No jogo final, as equipesnão terão nenhuma vanta-gem. Se ao final do temponormal de jogo tiver empa-te, haverá cobrança de trêstiros livres penais alterna-dos para cada equipe. Per-sistindo o empate continu-am as cobranças alternadasaté chegar ao vencedor.

O primeiro jogo foi disputado entre os times de Tre-ze de Maio Área Verde e Pedreira. Segue abaixo osresultados da primeira rodada de jogos:

1ª FASE

No próximo sábado a disputa continua. Veja a tabe-la abaixo:

Sábado (01/09/2012) - 2ª RODADA

Domingo (02/09/2012) - 2° RODADA

Page 12: FOLHA MAGGIO

12 Geral 30 de Agosto de 2012

São Roque com nova praça

A comunidade de SãoRoque homenageou seupadroeiro já com umanova praça totalmente pa-vimentada com lajotas,além da estrada geral quetambém recebeu a melho-

ria.No total foram pavi-

mentados 2.500m², alémda drenagem e paisagis-mo, que deixou o localainda mais bonito. A obrateve um custo de R$ 111.

493,74 e foi pago total-mente com recursos pró-prios.

Para o prefeito AriltonFrancisconi Cândido, estaobra é mais um investi-mento na qualidade de

vida dos moradores da-quela localidade, alémdisso, a rua ficará estru-turada e organizada como estacionamento, dandomais comodidade à popu-lação.