Férias são para brincar

4
pela Infância Rádio unicef Nº 107 - Brasília, julho de 2009 Férias são para brincar As férias de julho finalmente chegaram. É época de brincar, passear, visitar amigos, fazer coisas diferentes para repor as energias, enfim, sair da rotina. Para os psicólogos, quem não aproveita bem este período, além de não descansar, não tem disposição para aprender. Então, as férias são um tempo de descanso dos livros didáticos e da escola sim, mas também são uma forma de preparação para a volta às aulas com mais pique para o aprendizado. Radialista, no boletim deste mês, além de entender melhor por que todos precisamos de férias, você vai conhecer dicas para meninos e meninas aproveitarem bem este período tão aguardado. De preferência, na companhia dos pais, da família! Uma dica é descobrir, por exemplo, o que há para fazer na sua cidade. Existem parques, praças e museus? Se sua cidade tem uma biblioteca, incentive a comunidade a frequentá-la. Que tal pesquisar e divulgar na sua rádio, hein!? É bom lembrar que o direito ao lazer, de brincar, é tão importante que está previsto na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente. Também é um dos princípios da Declaração Universal dos Direitos das Crianças. Além disso, faz parte da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança. Na convenção, 192 países reconhecem que meninos e meninas têm direito ao descanso e ao lazer, ao divertimento, às atividades recreativas próprias da idade e à livre participação na vida cultural e artística. Você pode contribuir para que esses direitos sejam assegurados! Boa Leitura! Equipe do Rádio pela Infância Ceará conta com brinquedotecas Brincadeira para pais e filhos juntos A importância das férias O direito ao lazer Recreio com muitos passeios Cadastre-se e receba material do Todos pela Educação Radialista, receba em sua caixa de e-mail o material do projeto No Ar, Todos pela Educação. São peças de mobilização, spots, músicas, depoimentos de pais, mães, de artistas e, ainda, este boletim Rádio pela Infância. Todo mês há novidades e um tema diferente voltado para a educação. Para fazer o cadastro, basta enviar uma mensagem para o e-mail [email protected] . O No Ar, Todos pela Educação também está disponível no site www.todospelaeducacao.org.br . Franqueado DECRETO LEGISLATIVO No 52288/63 2 parceria 1 3 Ivan Cruz 4 5

Transcript of Férias são para brincar

Page 1: Férias são para brincar

pela InfânciaRádio

unicef

Nº 107 - Brasília, julho de 2009

Férias são para brincar

As férias de julho fi nalmente chegaram. É época de brincar, passear, visitar amigos, fazer coisas diferentes para repor as energias, enfi m, sair da rotina. Para os psicólogos, quem não aproveita bem este período, além de não descansar, não tem disposição para aprender. Então, as férias são um tempo de descanso dos livros didáticos e da escola sim, mas também são uma forma de preparação para a volta às aulas com mais pique para o aprendizado.

Radialista, no boletim deste mês, além de entender melhor por que todos precisamos de férias, você vai conhecer dicas para meninos e meninas aproveitarem bem este período tão aguardado. De preferência, na companhia dos pais, da família! Uma dica é descobrir, por exemplo, o que há para fazer na sua cidade. Existem parques, praças e museus? Se sua cidade tem uma biblioteca, incentive a comunidade a frequentá-la. Que tal pesquisar e divulgar na sua rádio, hein!? É bom lembrar que o direito ao lazer, de brincar, é tão importante que está previsto na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente. Também é um dos princípios da Declaração Universal dos Direitos das Crianças. Além disso, faz parte da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança. Na convenção, 192 países reconhecem que meninos e meninas têm direito ao descanso e ao lazer, ao divertimento, às atividades recreativas próprias da idade e à livre participação na vida cultural e artística. Você pode contribuir para que esses direitos sejam assegurados!

Boa Leitura!

Equipe do Rádio pela Infância

Ceará conta com brinquedotecas

Brincadeira para pais e fi lhos juntos

A importância das férias

O direito ao lazer

Recreio com muitos passeios

Cadastre-se e receba material do Todos pela Educação Radialista, receba em sua caixa de e-mail o material do projeto No Ar, Todos pela Educação. São peças de mobilização, spots, músicas, depoimentos de pais, mães, de artistas e, ainda, este boletim Rádio pela Infância. Todo mês há novidades e um tema diferente voltado para a educação.

Para fazer o cadastro, basta enviar uma mensagem para o e-mail [email protected]. O No Ar, Todos pela Educação também está disponível no site www.todospelaeducacao.org.br.

FranqueadoDECRETOLEGISLATIVONo 52288/63

2parceria

13

Ivan

Cru

z

4 5

Page 2: Férias são para brincar

5

A importância das férias

As férias representam um descanso merecido para os nossos estudantes. É um tempo para meninas e meninos brincarem mais, ficarem mais tempo com os pais, avós ou responsáveis e, também, uma pausa necessária para a reposição de energias. A explicação é da psicóloga e psicopedagoga Eliane Pisani. Autora do livro “Brinquedos e brincadeiras – teoria e prática”, a psicóloga afirma que a competitividade faz com que as crianças hoje sejam muito exigidas e estimuladas de todas as formas, o que às vezes ocasiona agressividade por carência de lazer. Então, nas férias, nada de lição de casa e de estudos para provas, por exemplo, a não ser em casos bem específicos, como de aluno que precisa de reforço escolar.

Brincadeiras – A psicóloga explica que os jogos e brincadeiras são importantes para o desenvolvimento da habilidade e do raciocínio. Dama e xadrez, por exemplo, são bem indicados, mas valem também as brincadeiras antigas, como amarelinha e bolinha de gude, e jogos feitos com materiais criados pela comunidade. Para Pisani, o importante é criar regras. “Leitura, só para o lazer, ou seja, nada de livro didático, porque a criança precisa descansar, se ligar no nada para se reenergizar”, acrescenta.

Pisani dá três dicas para os pais e a família ajudarem a criança a aproveitar bem as férias:

1 –Respeitar o período de lazer. Nada de criar atividades específicas ou grandes responsabilidades.

2 –Propiciar jogos e atividades que estimulem o contato direto com os pais e familiares. Podem ser atividades simples, como contar histórias, ou passear na praças... “A interação é muito importante”, ressalta a psicóloga.

3 –Escutar e respeitar o que a criança tem vontade de fazer. Se ela quer apenas dormir, ficar quietinha, é preciso deixar, levar em consideração o desejo dela.

Eliane Pisani [email protected] (11) 2099-1717

Faltam brincadeiras

“Os pais estão deixando de brincar com os filhos”, reclama a pró-reitora de Cultura e Divulgação Acadêmica da Universidade do Vale do Paraíba, a pedagoga Maria de Fátima Manfredini. Ela é autora do livro “Brinquedos e cantigas de roda – convivência entre pais e filhos”.

Com 33 anos de experiência no trabalho com os pais, a pedagoga também diz que a participação da família nas brincadeiras é importante para a formação da personalidade da criança. A ideia do livro surgiu justamente com a intenção de dar aos pais e mães um caminho para que eles pudessem brincar mais com os filhos. Na última página deste boletim, você encontra algumas sugestões da pedagoga.

Maria de Fátima [email protected] (12) 3947-1009

O lazer é um direito previsto na legislação, e ele não deve ser exercido apenas durante as férias, mas o ano inteiro. A seguir, o que diz a Constituição, o Estatuto da Criança e o Adolescente e a Declaração Universal dos Direitos das Crianças sobre o assunto.

Constituição Federal

Art. 6o. São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

Estatuto da Criança e do Adolescente

Art. 4º. É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Art. 59. Os municípios, com apoio dos estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude.

Declaração Universal dos Direitos das Crianças

Princípio IV - A criança terá direito a desfrutar de alimentação, moradia, lazer e serviços médicos adequados.Princípio VII - A criança deve desfrutar plenamente de jogos e brincadeiras os quais deverão estar dirigidos para educação; a sociedade e as autoridades públicas se esforçarão para promover o exercício deste direito.

Mar

celo

Cas

al J

r./AB

r

O direito ao lazer

Page 3: Férias são para brincar

A importância das férias

Toda criança precisa brincar

A brincadeira é fundamental para o desenvolvimento infantil. Pela importância, está prevista também na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, de 1989. Ao brincar, a criança conhece coisas e pessoas, estabelece relações, resolve problemas e aprende a conquistar segurança psicológica.

Os municípios precisam oferecer locais apropriados para brincadeiras. Também necessitam ofertar espaços públicos, como parques, praças, áreas verdes e locais para a prática de esportes. As informações estão na publicação “O município e a criança de até 6 anos – direitos cumpridos, respeitados e protegidos”, do UNICEF, também disponível no endereço eletrônico http://www.unicef.org/brazil/pt/municipio.pdf.

Recreio nas férias

Os alunos da rede municipal de Osasco, em São Paulo, contam com

Cam

ila M

aced

o

Sugestão de pauta Em Osasco, crianças e adolescentes contam com o programa Recreio nas Férias; em Porteiras e outras cidades cearenses, com as brinquedotecas. Radialista, e na sua cidade, o que há para os jovens? Que tal procurar saber quais são as atividades programadas para este mês de julho e divulgar na sua rádio? Já pensou também em fazer uma programação especial nestas férias? Pode ser um programa infantil, por exemplo. Você também pode chamar pessoas da comunidade para contar histórias, promover gincanas e muito mais!

Ceará conta com brinquedotecas

o Recreio nas Férias, programa da Secretaria de Educação local. Durante duas semanas do mês de julho, meninos e meninas praticam atividades lúdicas

e fazem diversos passeios pela cidade.

Na companhia de professores, visitam o zoológico, o parque de diversões e outras atrações da cidade. O jogo de futebol também faz parte da maratona de lazer. Além disso, os estudantes recebem um kit

com boné, camiseta, sacola e lanche diário. O almoço também

é garantido pelo programa.

O município de Osasco tem cerca de 60 mil alunos na educação infantil e fundamental. Anualmente, a Secretaria envia fichas de inscrição para as escolas, que devolvem com a relação dos estudantes que vão participar do programa. No ano passado, mais de 17 mil alunos de 71 escolas foram atendidos pelo Recreio na Escola. O número de crianças esperadas para julho de 2009 é ainda maior.

[email protected] (11) 3681-3598

A cidade cearense de Porteiras se tornou, no último mês de junho, a oitava do estado a ganhar uma brinquedoteca, ponto de cultura e lazer planejado especialmente para que crianças e adolescentes exerçam, junto com suas famílias, o direito de brincar, praticar esportes, ter lazer. Cada tipo de brincadeira ocorre dentro

de um cantinho diferente e no local há sempre um brinquedista, profissional capacitado para orientar sobre brinquedo, teatro, leitura.

Inaugurada pelo UNICEF, Associação das Primeiras Damas do Estado do Ceará (APDMCE), Instituto Stela Naspolini (ISN) e parceiros, a brinquedoteca também é um espaço para a formação continuada de educadores e capacitação de famílias na arte de brincar. Os participantes podem aprender, por exemplo, como fabricar brinquedos artesanais e resgatar a cultura popular. O novo espaço pode atender diretamente cerca de mil crianças, 500 adolescentes e 300 famílias, além de educadores infantis da rede pública de ensino.

Além de Porteiras, já contam com brinquedotecas as cidades de Assaré, Cruz, Hidrolândia, Fortaleza, Pedra Branca, Tejuçuoca e Viçosa do Ceará.

Ana Márcia Diógenes Oficial de Comunicação do UNICEF [email protected] (85) 3306-5704.

Page 4: Férias são para brincar

Recreio nas férias Brincadeiras para pais e filhos juntos

Na opinião da pedagoga Maria de Fátima Manfrendini, todos podem, por meio das brincadeiras, transmitir para as crianças as tradições, o folclore brasileiro e também ajudar a transformar meninos e meninas em cidadãos, mas, antes, é preciso fazer um acordo com as crianças e limitar as horas de uso da TV e do computador.

A seguir, algumas ideias de brincadeiras propostas por ela e que podem ser feitas por toda a família! ler e dramatizar poesias.

declamar quadrinhas.

à noite, reunir as crianças e contar histórias, brincar de teatro de sombra, de procurar estrelas no céu.

brincar com os pequenos utilizando as parlendas que eles gostam muito. Ex.: Cadê o toucinho que estava aqui? O gato comeu! – Cadê o gato? E assim por diante...

ESPAÇO DO RADIALISTA

“Em primeiro lugar, parabenizo pelo trabalho voltado para a educação. É disso que o nosso País precisa: pessoas que priorizam a educação, com o grande apoio dos radialistas do Brasil. Apresento o programa

”Olá, galera do Rádio Pela Infância. Recebi mais um boletim e spot de vocês. Quero dizer que esse material é de suma importância e muito enaltece nossa grade de programação. Ano passado

Luiz CabrineRádio Jovem Jan FM 87,9 Janaúba (MG)(38) 3821 [email protected]

Francisco de Assis Alves da Silva, o RatinhoRádio Comunitária Angical FM 87,9Angical do Piauí (PI)[email protected]

OSCIP Escola BrasilSRTVN 702, Ed. Brasília Rádio Center, 4033 CEP 70.719-900, Brasília-DFTel.: (61) [email protected]

Fundo das Nações Unidas para a InfânciaSEPN 510, bloco A, 2º andarCEP 70.750-521, Brasília-DFTel.: (61) 3035-1900 Fax: (61) [email protected]

EdiçãoHeloisa d’Arcanchy (Escola Brasil)Pedro Ivo Alcantara (UNICEF)ReportagemRadígia de Oliveira

Tiragem5.700 exemplaresDiagramaçãoRV Comunicação Integrada

EXPEDIENTE

Movimento Todos pela EducaçãoAv. Paulista, 1294, 19º andarCEP 01.310-915, São Paulo-SPTel.: (11) [email protected]

propor adivinhações como: Quem sabe o que é? - Casa caiada, bonita amarela, telhado de vidro, ninguém mora nela... (o ovo).

brincar com exercícios de trava-língua: - No vaso tinha uma aranha e uma rã. A

rã arranhava a aranha. A aranha arranhava a rã.

atividades com papel, como fazer dobraduras, pipa, desenhar, fazer alinhavo...

brincar no quintal, rua, área de um prédio, onde houver um espaço, de pegador, barra-

manteiga, esconde-esconde, bola ao cesto, futebol e outros, de acordo com a idade da criança.

proporcionar oportunidades de fazer quebra-cabeça, palavras cruzadas, sodoku, dominó e outros jogos de mesa.

Maria de Fátima [email protected] (12) 3947-1009

Escreva para o Espaço do Radialista. Fale do seu trabalho, envie sugestões e críticas. Mande um e-mail para [email protected] e solicite ainda o envio dos spots do UNICEF pela internet.

Você também pode visitar a seção multimídia do site www.unicef.org.br, onde há vários spots disponíveis para veiculação gratuita.

tínhamos um programa aqui que se chamava Estação Jovem, feito em parceria com a Secretaria de Promoção e Ação Social. Infelizmente, por falta de apoio, o programa acabou, mas adoramos a experiência.”

Mídia 87, que este ano está mais voltado para a educação. Gostaria que vocês nos enviassem os jingles para um programa educacional mais completo.”