eficiente os ativos de telecomunicações - Minsait

12
Gerenciando de forma eficiente os ativos de telecomunicações Rumo a uma gestão inteligente do site

Transcript of eficiente os ativos de telecomunicações - Minsait

Page 1: eficiente os ativos de telecomunicações - Minsait

1

Gerenciando de forma eficiente os ativos de telecomunicações Rumo a uma gestão inteligente do site

Page 2: eficiente os ativos de telecomunicações - Minsait

Índice1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

Mais conectados do que nunca

Em destaque: os sites de telecomunicação

As tendências no setor

Uma visão de 360º dos sites

As peças necessárias

O futuro dos sites de telecomunicação

Conclusões

Page 3: eficiente os ativos de telecomunicações - Minsait

1

Mais conectados do que nunca

Las circunstancias extremas derivadas de la COVID-19 As circunstâncias extremas resultantes da COVID-19 marcaram um antes e um depois em nossa relação com as tecnologias da informação, tornando-nos ainda mais dependentes do que antes. Hoje, a única maneira de continuar o ritmo ininterrupto de imediatismo ao qual nos acostumamos é ter serviços poderosos de voz e dados que é ter serviços poderosos de voz e dados que garantam conectividade estável e constante. Em um mundo onde 88% das empresas incentivaram seus profissionais a trabalhar em home office, as infra-estruturas de telecomunicações enfrentam desafios significativos para poder atender a essa demanda:

• Os clientes estão exigindo cada vez mais largura de banda a preços mais baixos

• São necessários altos investimentos em infra-estrutura para redes fixas e móveis, tais como as novas 5G, com baixo ROI

• El OPEX é alto devido à existência de muitos sistemas que suportam a operação e a manutenção das redes

• As regras do jogo são complicadas pelo surgimento de novos participantes, tais como operadores virtuais e operadores de infra-estrutura

O grande desafio do setor de telecomunicações

1 Gartner, 2020

Em um mundo onde 88% das empresas incentivaram seus profissionais a trabalhar em home office, as infra-estruturas de telecomunicações enfrentam desafios significativos para poder atender a essa demanda

1

Page 4: eficiente os ativos de telecomunicações - Minsait

2

Em destaque: sites de telecomunicação

Este investimento crescente e necessário em infraestruturas capazes de alojar e satisfazer as exigências das novas tecnologias - que também estão surgindo a um ritmo cada vez maior - está levando as empresas de telecomunicações a buscar soluções de economia de custos e identificar novas fontes de receita para rentabilizar suas infraestruturas. Para isso, um foco comum é a gestão de ativos e operações realizadas nestes locais.

Os sites de telecomunicações (também chamados de instalações, torres ou estações base) são os lugares estratégicos em que se baseia a atividade das operadoras: normalmente estão localizados em pontos de fácil emissão, tais como telhados de edifícios ou em terrenos elevados; e abrigam as torres ou mastros com antenas para a troca de sinais de rede celular, bem como os equipamentos de comunicação necessários para seu processamento e transmissão, juntamente com a infra-estrutura para apoiá-los (baterias, ar condicionado, painéis de energia, geradores, etc.).

Estima-se que existam mais de 5 milhões de sites em todo o mundo, com um OPEX anual por site de

30.000 USD (incluindo mão-de-obra, reparos, instrumentação, veículos, suprimentos e energia). Além disso, com o surgimento do 5G, estima-se que o número de sites de telecomunicações aumentará de 4 a 7 vezes, principalmente devido ao uso de altas frequências que têm uma cobertura menor.

É, portanto, um negócio de volume onde uma pequena melhoria em qualquer aspecto pode ser muito relevante. Fontes tais como TowerXChange² estimam que até 30% dos custos de gerenciamento do site podem ser otimizados. Entre os itens de custo para cada site é interessante destacar os custos de energia, portanto, qualquer melhoria na eficiência energética terá um impacto nas contas do operador da rede ou da infra-estrutura que assume esse custo.

Até 30% dos custos de gerenciamento do site podem ser otimizados

2 TowerXChange Europe Dossier 2017

Page 5: eficiente os ativos de telecomunicações - Minsait

3 3

Tendências entre as empresas de telecomunicações que possuem infraestruturas

Tendências do setor

Até alguns anos atrás, eram as próprias operadoras as responsáveis pela gestão integral de um site, cuidando de todos os processos necessários, desde a busca de um local, até a locação ou compra de terrenos e instalações de equipamentos, gerenciamento de energia, necessidades de refrigeração, troca de equipamentos, etc.

Isto foi feito com muitas ferramentas próprias e comerciais para cada fase ou processo de gestão de ativos, sem integração ou visibilidade entre elas. Além disso, em muitos casos, o próprio pessoal da empresa foi utilizado para tarefas de operação e manutenção, juntamente com uma grande quantidade de subcontratados, o que complicou excessivamente a gestão das operações.

Mas o crescente investimento em infra-estrutura devido ao surgimento de novas tecnologias (5G, fibra ótica, IoT, etc.), juntamente com os problemas legais e administrativos envolvidos na construção e manutenção de sites, bem como o surgimento de novos players, levou as empresas de telecomunicações a buscar outras soluções.

Compartilhar a infraestrutura através de acordos entre empresas de telecomunicações para reduzir custos: alianças não só procuram compartilhar espaço no local físico, mas também elementos da própria rede móvel, tais como antenas, em um cenário de co-localização de recursos com várias empresas no mesmo site. Um cenário que se tornará ainda mais comum com a consolidação de novas tecnologias, como a 5G, desde que as questões de concorrência e de regulamentação sejam resolvidas. De acordo com um estudo da McKinsey³ o compartilhamento de rede pode reduzir o custo de implantação de 5G em cerca de 40% se houver três ou mais operadores compartilhando a infrestrutura com uma estratégia de implantação greenfield.

Segregar ativos para maximizar a comercialização: A criação de empresas de infraestrutura controladas pelas operadoras mais sólidas é uma forma amplamente utilizada para reduzir sua dívida e monetizar seus recursos (modelo de carve out). A venda e locação de volta à operadora (sell and lease back) para operadoras independentes de infraestrutura (TowerCos) também é utilizada, cujo objetivo é a utilização máxima das infraestruturas para sua monetização através da comercialização da capacidade disponível, em termos de espaços horizontais e verticais. As TowerCos, tanto as passivas (administram apenas a infraestrutura, próximas ao setor imobiliário) assim como ativas (elas também fornecem os elementos da rede) têm tido um forte retorno nos últimos anos e, graças à co-locação, é possível obter ganhos de eficiência de até 40%⁴ , reduzindo os custos de energia e custos de operação e manutenção.

3 McKinsey Network Sharing and 5G: A turning point for lone riders, McKinsey, 20184 Ernst & Young; EWIA, 2019

Page 6: eficiente os ativos de telecomunicações - Minsait

4

Criação e implementação do siteIncluindo a busca de locais adequados com garantia de conformidade legal, obras e projetos de engenharia ou planejamento e implantação de redes.

Gestão de processos comerciaisTais como gerenciamento com locadores, aquisição de equipamentos, gerenciamento de locações e direitos a equipamentos, gerenciamento de capacidade e espaço disponível para possível comercialização a terceiros, contratos e faturamento, fornecedores e subcontratados, ou troca de informações com clientes e outras partes interessadas.

Operação e manutenção do siteTais como a gestão de ordens de trabalho, tipos de manutenção (corretiva, preventiva, preditiva), gestão de mão-de-obra, materiais, instalação e substituição de equipamentos, ou o monitoramento de SLAs.

Desmantelamento do site com vendas a terceirosIsto inclui realocação de equipamentos, desinstalações e limpezas, ou gerenciamento de formalidades legais.

Poder gerenciar um número tão grande de atividades na velocidade que a situação atual exige e em busca de economia de custos a médio prazo, envolve necessariamente a digitalização.

Estamos falando da necessidade de ter uma solução que nos proporcione uma visão de 360 graus em tempo real de todos os elementos ao redor do ciclo de vida de um site de telecomunicações. Isto torna possível a gestão abrangente dos processos envolvidos, tanto operacionais quanto comerciais, alcançando:

• Evitar tarefas manuais suportadas por planilhas e ferramentas departamentais que não estejam integradas entre si

• Minimizar os erros manuais que ocorrem ao aumentar o número de sites e processos a serem tratados

• Contribuir para a rentabilidade do site, através de uma única plataforma centralizada onde os proprietários de infraestrutura de telecomunicações podem gerenciar todos os seus ativos e seu relacionamento com outros fornecedores e empresas de forma mais eficiente

• Melhorar a tomada de decisões e respostas proativas aos problemas, graças à disponibilidade de informações em tempo real

• Sistematizar o conhecimento da operação, evitando a dependência nas pessoas

• Ter todas as informações sobre clientes e terceiros, de forma acessível, com as peculiaridades de seus contratos e SLAs assinados, e fazer uma gestão end-to-end dos pedidos de recursos dos clientes para os espaços que podem ser oferecidos quando há co-locação

4

Uma visão 360ºdos sites

Ao longo de todo o ciclo de vida de um site, há vários processos e atividades que requerem gerenciamento com diferentes parceiros:

1

3

2

4

Page 7: eficiente os ativos de telecomunicações - Minsait

5

As peças necessárias

Gestão de compras e comercial

Para manter a rentabilidade, é necessário ter um repositório que colete dados comerciais históricos para cada site, assim como ferramentas para gerenciar contratos comerciais ao longo de seu ciclo de vida. Deve incluir tanto a gestão dos arrendamentos como a administração dos elementos disponíveis, bem como a provisão de mecanismos eficientes para pagamentos e faturamento de vários clientes, empreiteiros e fornecedores. Também seria interessante ter uma ferramenta que permita a supervisão de SLAs com terceiros para a liquidação de pagamentos fixos e variáveis. Além disso, este componente é responsável por oferecer produtos e serviços, coletar e gerenciar todos os processos relacionados às solicitações de recursos dos clientes para alugar o espaço disponível em mastros ou estandes e preparar o contrato individual.

Visão integral das informações

Se pensarmos em facilitar a experiência do usuário de nossos funcionários, é necessário ter um ponto de entrada com login único e seguro, a partir do qual se pode acessar a gestão de todos os módulos. E deve fazê-lo com uma visão personalizada de 360 graus, o que significaria poder ver as informações mais úteis para cada pessoa através do controle de funções: tarefas,

ordens de trabalho, possíveis alarmes em determinados sites, ou painéis com a evolução de certos KPIs..de roles: tareas, órdenes de trabajo, posibles alarmas en determinados emplazamientos, o cuadros de mando con la evolución de ciertos KPIs.

Inventário de ativos do site

É essencial ter um inventário unificado, com uma visão técnica e de recursos, com informações atualizadas e confiáveis (com boa qualidade de dados) de todos os elementos em cada site, com suas características e a possibilidade de conhecer seu status. Um inventário hierárquico com os elementos posicionados e dinâmicos onde a inclusão de novos elementos não o afete e os dados podem ser atualizados a partir do próprio site. Isto é essencial para poder realizar operações de manutenção, incluindo o fornecimento de peças de reposição e consumíveis, assim como para a gestão de possíveis recursos a serem comercializados, que é um dos principais objetivos da TowerCos.

No processo de construção desta solução para alcançar uma visão de 360 graus, é necessário rever aqueles componentes ou funcionalidades nos quais queremos nos concentrar como prioridade para garantir uma gestão abrangente de nossos site.

5

Page 8: eficiente os ativos de telecomunicações - Minsait

6

Gestão de documentos

A fim de padronizar e unificar a documentação comum do site (técnica, contratual, oficial, etc.) e torná-la facilmente acessível a todos aqueles que precisam consumi-la ou editá-la, um sistema de gerenciamento de documentos deve a partir de uma estrutura hierárquica, a otimização das buscas de texto e arquivo e o acesso à versão mais atualizada dos documentos digitalizados que são gerados diariamente em cada site (fotos, vídeos, planos, contratos com assinatura eletrônica, informações patrimoniais, manuais, etc.).

Operação e manutenção

Para conseguir uma gestão ágil das operações e manutenção, você não deve perder a possibilidade de controlar materiais, incidentes e notificação de falhas, fazendo rastreamento completo das ordens de trabalho por tipo de manutenção (preventiva, corretiva ou preditiva), e gerenciamento da força de trabalho móvel atribuindo tarefas a técnicos ou grupos com base em sua ocupação e otimizando suas rotas de viagem.

Soluções em mobilidade para técnicos de campo

O uso de um aplicativo móvel é uma solução que, por um lado, permite que os técnicos sejam geolocalizados o tempo todo e, por outro lado, facilita a visualização de suas ordens de trabalho, a execução de tarefas de forma orientada durante a realização de auditorías ou manutenção (incluindo fotos e vídeos), a conclusão de ordens de trabalho e a atualização do inventário no site.

Inteligencia de negocio

A fim de obter proativamente informações relevantes sobre o gerenciamento do site, é necessário armazenar os dados necessários para a definição e visualização dos KPIs (indicadores-chave de desempenho para análise técnica e de equipamento) e a representação de qualquer informação em painéis de controle (dashboards) e relatórios. Além disso, graças aos avanços nos algoritmos de inteligência artificial (como o Machine Learning), há a possibilidade de descobrir padrões inesperadas e tendências que facilitem a manutenção preditiva.

Gerenciamento e controle remoto dos equipamentos do site

O uso de sensores/atuadores para monitorar o equipamento permite conhecer em tempo real o estado operacional dos vários dispositivos presentes e receber notificações oportunas em caso de mau funcionamento ou eventos inesperados nos mesmos, sem a necessidade de locomoção. Tudo isso é suportado pelas capacidades da Edge Computing e das plataformas de gerenciamento de dispositivos IoT.

Gestão de segurança

Isto é conseguido através da inclusão de sistemas seguros de acesso ao local e do cumprimento das leis de prevenção de riscos ocupacionais.

Page 9: eficiente os ativos de telecomunicações - Minsait

7

O futuro dos sites de telecomunicação

Atualmente, estamos vendo a colaboração entre as operadoras de telecomunicação incumbentes e a TowerCos em diferentes regiões do mundo para dividir os custos do CAPEX/OPEX. Mas outras empresas que exigem alta conectividade com sistemas de fibra ou links de rádio (fabricação, química, automotiva...), empresas de logística que usam drones e precisam de bases para operar, ou até mesmo para fornecer serviços de IoT e computing edge (aproveitando os sites como Data Centers), serão parceiros interessantes para os proprietários de infraestruturas de telecomunicações.

Por outro lado, a crescente demanda por conectividade que as operadoras de telecomunicações enfrentam,indica a necessidade de criar novos sites. Provavelmente, inicialmente, será necessário aumentar o volume de sites semelhantes aos que já conhecemos. Entretanto, o aumento da 5G e de outras tecnologias emergentes levará a uma reavaliação das necessidades e exigências de espaço e requisitos técnicos. Em relação a isso, existem tecnologias para melhorar a cobertura e a capacidade, tais como small cells e DAS (Sistemas de Antenas Distribuídas) que reduzem o tamanho do equipamento e são

determinantes nos portfólios em que a TowerCos está apostando para reduzir o custo de investimento das operadoras tradicionais de telecomunicações e para reforçar seu papel como agentes ativos e neutros.

Ao mesmo tempo, tudo relacionado à sustentabilidade e à redução da pegada ambiental está se tornando cada vez mais importante. Assim, o objetivo é otimizar o consumo de energia reduzindo a necessidade de espaços internos, utilizando soluções alternativas de energia como a energia solar ou utilizando baterias e retificadores mais eficientes. Desta forma, os sites greenfield ganharão peso, como aqueles que reduzem o impacto ambiental, otimizando o consumo de energia e alcançando um maior nível de eficiência.

Tudo isso abre a porta para reflexões interessantes sobre futuros sites de telecomunicações e, por exemplo, sua localização em ambientes urbanos, aproveitando o mobiliário existente e outros espaços, como a construção em interiores de edifícios ou em shopping centers.

Page 10: eficiente os ativos de telecomunicações - Minsait

8 8

Conclusões

Nos últimos anos, tem havido um interesse crescente na gestão integrada de sites de telecomunicações marcados por estratégias derivadas da necessidade de reduzir os custos das empresas proprietárias e, como resultado, o surgimento de gestores de infraestrutura neutros e a incorporação de novas tecnologias, tais como o 5G.

Conforme o número de locais aumenta e a infra-estrutura cresce em volume e complexidade, sua gestão, tanto para manutenção e operação como para a comercialização de recursos para os espaços disponíveis, também se torna mais difícil. Isto torna necessário evoluir do uso de ferramentas específicas para cada processo, para ter uma única plataforma centralizada que integre os módulos necessários para os diferentes processos e atividades envolvidas no ciclo de vida do site. E tudo isso com a flexibilidade necessária para ter uma visão completa de 360 graus em tempo real do que está acontecendo ali.

Assim, descrevemos como um gerenciamento inteligente do site requer um ponto de entrada comum a partir do qual os usuários, dependendo de sua função, podem ter acesso ao gerenciamento

e comercialização de recursos de co-locação; contendo um bom e continuamente atualizado inventário; monitoramento e gerenciamento de incidentes e ordens de trabalho; e tendo as ferramentas necessárias para impulsionar a eficiência da força de trabalho, incluindo aplicações de mobilidade para otimizar as atividades de operação e manutenção.

O contexto atual também nos leva a pensar mais do que nunca em soluções que facilitem o trabalho remoto, como o monitoramento e o controle de acesso remoto.

E não menos importante é a análise de dados através de KPIs, dashboards e algoritmos de inteligência artificial (como técnicas de machine learning). Uma modalidade que se tornou o grande aliado para descobrir ineficiências, desenvolver capacidades preditivas e, em resumo, para alcançar a máxima otimização da gestão do site.

Page 11: eficiente os ativos de telecomunicações - Minsait

9

Autores

Você quer saber mais?

César Berlanga de Miguel Desenvolvimento de Negócios Telco & [email protected]

José Nidal Jreige IskandarDesenvolvimento de Negócio Telco & [email protected]

Ricardo [email protected]

Para os interessados em mais informaçõesnestes tópicos, favor entrar em contato:

9

Page 12: eficiente os ativos de telecomunicações - Minsait

10

Avda. de Bruselas 3528108 AlcobendasMadrid (Spain)T +34 91 480 50 00

minsait.com

Mark Makingthe way forward