EDUCAÇÃO Professora da UEA desenvolve APP para...

13
POLÍTICA INFORME PUBLICITÁRIO EDUCAÇÃO Professora da UEA desenvolve APP para aprendizagem acessível Página 4 CNPJ 28.321.315/0001-50 MANAUS, 5 DE JULHO DE 2019 * Ano 2 * Nº 430 Sexta-feira /jornaloportunidadesenoticias @onjornal @_onjornal Amazonas proíbe mutilação em animais para fins estéticos Página 2 e 3 Página 6

Transcript of EDUCAÇÃO Professora da UEA desenvolve APP para...

Page 1: EDUCAÇÃO Professora da UEA desenvolve APP para ...onjornal.com/wp-content/uploads/2019/07/ON-430-1.pdf · POLÍTICA INFORME PUBLICITÁRIO EDUCAÇÃO Professora da UEA desenvolve

POLÍTICA INFORME PUBLICITÁRIO

EDUCAÇÃO

Professora da UEA desenvolve APP para aprendizagem acessível

Página 4

CN

PJ 2

8.3

21.

315

/00

01-

50

MANAUS, 5 DE JULHO DE 2019 * Ano 2 * Nº 430Sexta-feira /jornaloportunidadesenoticias @onjornal @_onjornal

Amazonas proíbe mutilação em

animais para fins estéticos

Página 2 e 3

Página 6

Page 2: EDUCAÇÃO Professora da UEA desenvolve APP para ...onjornal.com/wp-content/uploads/2019/07/ON-430-1.pdf · POLÍTICA INFORME PUBLICITÁRIO EDUCAÇÃO Professora da UEA desenvolve

MANAUS, SEXTA-FEIRA, 5 DE JULHO DE 2019PolíticaOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 2

Amazonas proíbe mutilação em animais para fins estéticos

Foi aprovado, o Proje-to de Lei nº 27/2019, de autoria da Deputada Es-tadual Joana Darc (PR), que proíbe a mutilação e procedimentos cirúrgicos desnecessários em ani-mais para fins estéticos no Estado do Amazonas.

O Projeto de Lei da parlamentar proíbe atos como amputação de cau-das, cordas vocais e parte de orelhas, além da reti-rada de garras. De acor-do com o artigo primeiro do PL, são considerados mutilações e procedi-mentos proibidos as ci-rurgias com fins estéticos cordectomia, conchec-tomia, caudectomia e onicectomia em animais domésticos ou domesti-cados, silvestres, nativos ou exóticos. De acordo

com Joana Darc, o Proje-to de Lei irá inibir as prá-ticas irregulares e tam-bém os maus-tratos aos

animais. “O que muitas pessoas não sabem é que retirar parte da orelha ou a cauda do animal, além

de ilegal, não faz bem e prejudica a saúde. Pou-cas pessoas sabem, por exemplo, que a cauda está ligada ao sistema nervo-so do animal, então isso é totalmente prejudicial e poderá salvar a vida de muitos animais”, explicou a deputada. A deputada também ressalta que exis-tem pessoas que exercem tal prática na ilegalidade. “Algumas pessoas que fa-zem esses procedimentos nos animais, muitas das vezes nem são médicos veterinários, realizam as mutilações em ambientes inapropriados, sem equi-pamentos próprios e sem licenciamento para isso. Queremos combater esta prática de maneira mais incisiva”, informou Joana Darc.

Lei aumenta pena por estupro cometido por profissional

ou religioso

TSE anuncia compra de 180 mil urnas eletrônicas para

eleições de 2020O Projeto de Lei 2565/19 aumenta pela metade a pena aplicada a quem co-meter abuso sexual con-tra vulnerável valendo-se de autoridade profissional ou religiosa. O objetivo da proposta, que altera o Có-digo Penal, é punir com mais rigor, por exemplo, padres, pastores e técni-cos esportivos envolvidos em casos de crime sexual.

Atualmente, o Código Penal já prevê o aumento da pena em 50% no caso de o crime sexual contra vul-nerável ter sido praticado por padrasto ou madrasta, tio, irmão, cônjuge, com-panheiro, tutor, curador, preceptor ou empregador da vítima ou por qualquer outra pessoa que tiver au-

toridade sobre ela ou lhe inspire confiança.

O deputado Luiz Lima (PSL-RJ), autor do projeto, explica que esse aumento de pena atingiria casos de abusos sexuais como o co-metido pelo médico Roger Abdelmassih, condena-do pela prática de estupro contra dezenas de pacien-tes, pelo médium João de Deus e pelo “guru” Sri Prem Baba, acusados por abusos e prática de crimes contra a dignidade sexual por mulheres que os pro-curaram em busca de aju-da.

O projeto será analisado pela Comissão de Consti-tuição e Justiça e de Cida-dania e, em seguida, pelo Plenário.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai comprar cerca de 180 mil urnas eletrônicas para serem usadas nas eleições mu-nicipais do ano que vem, quando serão escolhidos novos prefeitos, vice-pre-feitos e vereadores. As no-vas urnas vão substituir as mais antigas, que entra-ram em funcionamento em 2006 e 2008. O custo da aquisição ainda não foi definido.

Nesta semana, o TSE re-alizou audiência pública para colher sugestões das empresas interessadas. O TSE também tirou dúvi-das sobre especificações técnicas, segurança e ma-nutenção da urna. Está

prevista para a próxima terça-feira (9) a divulga-ção de um parecer técni-co sobre as propostas re-cebidas pelo tribunal.

Segundo o secretário de Tenologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, a substituição dos equipa-mentos é necessária para melhorar a tecnologia uti-lizada nas urnas.

De acordo com o se-cretário, o Brasil realiza a maior eleição informati-zada do mundo.

As urnas eletrônicas co-meçaram a ser utilizadas nas eleições municipais de 1996. Segundo o TSE, nunca houve qualquer es-pécie de fraude no sistema eletrônico de votação.

Page 3: EDUCAÇÃO Professora da UEA desenvolve APP para ...onjornal.com/wp-content/uploads/2019/07/ON-430-1.pdf · POLÍTICA INFORME PUBLICITÁRIO EDUCAÇÃO Professora da UEA desenvolve

MANAUS, SEXTA-FEIRA, 5 DE JULHO DE 2019PolíticaOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 3

Wilker Barreto alerta para internacionalização da AmazôniaO presidente da Comis-

são de Indústria, Comér-cio e Zona Franca da As-sembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), depu-tado estadual Wilker Bar-reto (Podemos) fez um alerta sobre a internacio-nalização da Amazônia e chamou o ‘Plano Dubai’ de conversa de boteco, ontem (4), no plenário da Casa Legislativa.

Presente na Audiência Pública na Câmara Fede-ral, em Brasília, da última quarta-feira (3), que dis-cutiu o ‘Plano Dubai’, Bar-reto obteve informações a respeito do desmatamen-to da Amazônia, e ouvin-do especialistas descobriu que um grupo geopolítico pretende internacionalizar a Amazônia, o que deverá ocorrer em até duas déca-das, devido o Brasil não ter o total controle do desma-tamento.

“O G20 2019 já está pres-sionando o Brasil: se o nosso País não fizer o de-

ver de casa (reduzir o des-matamento), em menos de duas décadas, vão interna-cionalizar o Amazonas. E para afetar o país não pre-cisa dar um tiro, é só fa-zer as barreiras econômi-cas. Estamos devastando a Amazônia, virando as cos-tas e o Brasil não aguenta as pressões. O mundo não vai permitir que o Brasil cometa seus crimes e, por

isso, precisamos fazer o nosso dever de casa”, disse em tom de alerta.

Para o presidente da co-missão que cuida da Zona Franca na Aleam, a falta de diálogo e bom senso de governantes de outros estados e representantes do governo federal podem elevar o desmatamento e causar crises avassalado-ras.

Candidatas à deputada federal receberam mais

verba eleitoral em 2018

As candidatas a depu-tada federal nas eleições do ano passado tiveram aumento no valor médio recebido para a campa-nha. No entanto, a maio-ria dos partidos políticos não conseguiu cumprir as novas regras estabe-lecidas pelo Tribunal Su-perior Eleitoral (TSE). É o que revela a pesquisa De-mocracia e Representa-ção nas Eleições de 2018: Campanhas Eleitorais, Fi-nanciamento e Diversida-de de Gênero, divulgada nesta quarta-feira (3) em São Paulo.

Em 2018, o TSE determi-nou que os partidos po-líticos reservassem pelo menos 30% do Fundo Es-pecial de Financiamento de Campanha (FEFC), o chamado Fundo Eleitoral, para financiar candida-turas femininas. O fundo disponibilizou valor supe-rior a R$ 1,7 bilhão, desde que ao menos 30% fos-sem destinados exclusi-vamente às candidaturas de mulheres.No entanto, a pesquisa, coordenada por Catarina Helena Cor-tada Barbieri e Luciana de Oliveira Ramos, da Funda-ção Getulio Vargas, FGV Direito, mostra que 45,7% dos partidos não deixa-ram claro se os recursos deveriam ser destinados a candidaturas propor-cionais ou majoritárias.

Apesar de a maioria dos partidos não ter destina-do os 30% dos recursos dos fundos públicos às campanhas proporcio-nais femininas, as mulhe-res tiveram acesso a mais recursos para financiar campanhas em 2018 do que em 2014.

Comissão rejeita regras especiais de aposentadoria para policiais

A comissão especial da reforma da Previdência (PEC 6/19) na Câmara dos Deputados rejeitou na tarde de ontem (4), por 31 votos a 17, a mudança nas regras de aposentadoria para agentes de seguran-ça.

Pelo texto aprovado hoje pela comissão espe-cial, policiais federais e le-gislativos se aposentarão aos 55 anos de idade, com 30 anos de contribuição e 25 anos de exercício efe-tivo na carreira, indepen-dentemente de distinção de sexo.

A regra incluirá profis-sionais que exercem ati-vidades ligadas à segu-rança pública, entre eles policiais federais e rodo-viários federais, servido-res da Agência Brasilei-ra de Inteligência (Abin), policiais legislativos, civis e militares, bombeiros, agentes de trânsito, peni-tenciários e socioeduca-tivos, oficiais de justiça e guardas municipais.

Aos gritos de “PSL traiu a polícia do Brasil”, policiais que têm acompanhado a votação da proposta na Câmara reagiram à derru-

bada do destaque. Apesar da pressão dos policiais, já era previsto que a alte-ração não fosse acatada na comissão.

Ontem (3), parlamenta-res de vários partidos se reuniram com presiden-te da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), para tentar viabilizar a aprovação da proposta na comissão. Além das regras diferenciadas para policiais, estados e muni-cípios também foram reti-rados no texto do relator, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP).

Page 4: EDUCAÇÃO Professora da UEA desenvolve APP para ...onjornal.com/wp-content/uploads/2019/07/ON-430-1.pdf · POLÍTICA INFORME PUBLICITÁRIO EDUCAÇÃO Professora da UEA desenvolve

MANAUS, SEXTA-FEIRA, 5 DE JULHO DE 2019EducaçãoOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 4

PUBLICIDADE

EDITORES E JORNALISTAS RESPONSÁVEIS

COMERCIAL

Carol da SilvaÍtalo [email protected]

PROJETO GRÁFICO:Luiz Alves - MT 1169/AM

Enygleuce (92) 99231-3820Lina Castro (92) [email protected]

55 (92) 3020-7514 99231-3820 98416-1450

www.onjornal.comCNPJ 28.321.315/0001-50Rua H, nº 10 Cj Eldorado

Manaus - AM - Brasil

CNPJ 28.321.315/0001-50

Professora da UEA desenvolve APP para aprendi-zagem acessível

O desenvolvimento de um aplicativo de dispo-sitivos móveis voltados à acessibilidade de pesso-as com deficiência audi-tiva se tornou um fruto da tese de Doutorado da Professora da Universida-de do Estado do Amazo-nas (UEA), Andreza Bas-tos Mourão com foco no desenvolvimento de um Modelo Inclusivo de Ob-jetos de Aprendizagem Acessível (MIDOAA), sob a orientação do Professor Dr. José Francisco de Ma-galhães Netto da Univer-sidade Federal do Amazo-nas (UFAM).

O modelo foi concebido para atender a demanda de estudantes com defi-ciência auditiva e motivar professores, técnicos e o

público acadêmico da Es-cola Superior de Tecno-logia (EST) através de um processo com base nas abordagens pedagógicas e computacionais. Segundo Mourão o direcionamento

determinante para a tese de Doutorado foi identi-ficado através de pesqui-sa na EST, inicialmente com alunos dos Cursos de Computação. “A pesquisa foi realizada com alunos

matriculados no Curso de Sistema de Informação que testaram o aplicativo, onde havia um estudante com deficiência auditiva”, enfatiza a pesquisadora.

Mourão desenvolve ob-jetos de aprendizagem desde 2016 e com apoio da coordenação e professo-res, a aplicação deste es-tudo de caso específico na Universidade visa à vali-dação do MIDOAA e a pro-moção de politicas inclu-sivas na UEA. “O modelo é uma contribuição do Dou-torado para a educação inclusiva e também para incentivar professores da Universidade a trabalhar recursos educacionais voltadas aos estudantes com as mais diversas defi-ciências”, destaca.

Frequência escolar de alunos bate mais um recorde da série

histórica

Brasileiros vencem maratona da criatividade

com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável A frequência escolar dos alunos benefi-

ciados pelo Bolsa Família obteve o melhor resultado da série histórica do segundo pe-ríodo de coleta, referente aos meses de abril e maio de 2019. De 14.044.578 estudantes contemplados pelo programa, foi registrado o acompanhamento de 12.613.273 — 89,81% do total.

Até então, o maior índice tinha sido o de 2014, com 89,22% de beneficiários acom-panhados. No início da série histórica, em 2007, só 68,95% foram registrados. O resul-tado do acompanhamento da frequência escolar é registrado no Sistema Presença, do Ministério da Educação.

O trabalho de coleta mobiliza cerca de 140 mil instituições em todo o Brasil. Os da-dos funcionam como um raio-x da educa-ção e auxiliam no trabalho de combate ao abandono e a evasão escolar. Eles também são essenciais para o direcionamento de di-versas políticas públicas.

Em fevereiro e março, o recorde para o pe-ríodo também havia sido batido. A taxa de alunos beneficiários dentro da sala de aula chegou a 90,31% no primeiro bimestre do ano letivo de 2019, enquanto há doze anos registrou 66,22%.

Qual o impacto que você quer causar no mundo? Esta foi a pergunta feita para estudan-tes de 44 escolas de todo o Brasil no projeto Maratona da Criatividade, promovido pela Yes Intercâmbio em parceria com a Full Sail Uni-versity e a Organização das Nações Unidas (ONU). Os alunos deveriam levar em conta a agenda de Objetivos de Desenvolvimento Sus-tentável (ODS) para 2030 da ONU e gravar um vídeo falando sobre a mudança que querem ver na sociedade. O Colégio SESI Internacional foi o vencedor.

Os alunos do ensino médio Júlia Lamari, Luana Carpinski, Gabriela Chiapetti, Isaque Vi-dal e Henrique Berguer produziram um vídeo e uma campanha com objetivo de diminuir e, futuramente, zerar o uso de copos descartáveis na escola. “O Colégio SESI trabalha com seus alunos diferentes habilidades, para que eles te-nham uma formação completa, apresentando inovação ligada à educação. A participação e a vitória são o reconhecimento do nosso pro-jeto educacional e dos nossos alunos”, aponta João Eduardo Malheiros Pereira, coordenador de Educação do Colégio SESI Internacional do Campus da Indústria.

Os alunos tiveram apoio de professores nas salas de aula, durante os workshops ministra-dos no contraturno (after school workshops) e por monitorias via Skype ofertadas pela Yes In-tercâmbio. “Além da maratona engajar os estu-dantes em inovação e sustentabilidade, apoia o SESI em uma educação que desenvolve outras habilidades, como flexibilidade, comunicação e trabalho em grupo”, conclui João.

Page 5: EDUCAÇÃO Professora da UEA desenvolve APP para ...onjornal.com/wp-content/uploads/2019/07/ON-430-1.pdf · POLÍTICA INFORME PUBLICITÁRIO EDUCAÇÃO Professora da UEA desenvolve

MANAUS, SEXTA-FEIRA, 5 DE JULHO DE 2019CuriosidadeOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 5

Por que pessoas com depressão preferem ouvir músicas tristes?

Diversas pesquisas já fo-ram realizadas para expli-car as causas e os efeitos da depressão. De origem química, essa doença, que vem afetando um gran-de número de pessoas no mundo, já se tornou um problema de saúde públi-ca, despertando o interes-se de médicos e cientistas em geral para a busca de tratamentos mais eficazes.

Um estudo recente mos-trou que pessoas com de-pressão se sentem me-lhores depois de ouvirem músicas tristes. De acordo com o estudo, as pesso-as com depressão ouvem músicas tristes porque isso faz com que elas se sintam melhores.

A primeira parte do es-tudo, publicada na revis-ta Emotion, tentou repe-tir as conclusões de uma pesquisa de 2015, que mostrou que pessoas de-primidas preferem ouvir canções tristes. Pesquisa-dores da Universidade do Sul da Flórida pediram a 76 alunas de graduação, das quais metade tinha depressão, para assistirem

vários clipes de música clássica. Como resultado, as músicas deprimentes foram as que tiveram me-lhor impacto nas voluntá-rias com depressão.

Em seguida, os pesqui-sadores deram às parti-cipantes novos clipes de música instrumental com batidas e ritmos mais feli-zes e mais tristes e pediram que elas descrevessem os sentimentos que as faixas despertavam nelas. Para as participantes deprimidas,

as músicas tristes fizeram com que elas se sentissem mais felizes.

Segundo Jonathan Rot-tenberg, co-autor do estu-do, as músicas tristes pare-cem ter efeitos relaxantes e calmantes. Pode parecer contraditório, mas as mú-sicas tristes podem ser um mecanismo de enfrenta-mento.

O estudo analisou ape-nas estudantes de gradu-ação do sexo feminino. A descoberta é bastante in-

trigante e pode contribuir muito para o desenvolvi-mento de tratamentos de musicoterapia, garantindo novas interações com os pacientes com depressão.

Os efeitos da depressãoUm dos principais sinto-

mas do transtorno depres-sivo é a tristeza persisten-te. Por isso, pode parecer estranho que os estímulos tristes tenham um poten-cial de alegrar estes pa-cientes.

De acordo com os es-tudos realizados, pessoas com depressão são mais propensas a escolherem músicas tristes porque elas têm baixos níveis de energia e efeitos calman-tes, atuando como regula-doras das emoções.

Até agora, três estudos já apontaram que os parti-cipantes clinicamente de-primidos se mostram mais propensos do que os não-deprimidos a usarem es-tratégias de regulação de emoções com comporta-mentos que poderiam se-guir em uma direção que provavelmente manteria ou aumentaria seu nível de tristeza.

Page 6: EDUCAÇÃO Professora da UEA desenvolve APP para ...onjornal.com/wp-content/uploads/2019/07/ON-430-1.pdf · POLÍTICA INFORME PUBLICITÁRIO EDUCAÇÃO Professora da UEA desenvolve

MANAUS, SEXTA-FEIRA, 5 DE JULHO DE 2019CuriosidadeOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 6

Programação de Férias Para o Mês de JulhoPor: Secretaria Municipal de

Comunicaçãoconteúdo de responsabilidade

do anunciante

Tradicionalmente, o mês de ju-lho é um dos períodos mais pro-curados por quem quer viajar, sair da cidade. Mas, uma boa parcela da população em Manaus acaba ficando na capital e busca apro-veitar ao máximo as opções que ela oferece.

Muitas das opções de lazer são gratuitas ou tem baixo custo. Tem cultura, parque, natureza e muita diversão. No centro histórico, por exemplo, região que reconquistou a atenção dos manauaras e turis-tas que visitam a cidade, o Museu de Manaus é uma programação imperdível. Ele funciona dentro do prédio do Paço Municipal, na rua Gabriel Salgado, em frente à praça Dom Pedro II, e mescla en-tretenimento com conhecimento e experiências sensoriais e inova-doras.

Na sala principal, por exemplo, o público pode encontrar uma ex-posição de longa duração e que conta a formação histórica da ci-dade de Manaus em uma linha do tempo interativa. Telões de LED

instalados e protegidos por uma fina camada de vidro e água pro-porcionam um toque moderno ao museu. Sensores levam a impres-são no público de que, ao tocar na água, o cenário muda. Uma expe-riência que vale a pena para qual-quer manauara.

O espaço possui ainda a sala dos prefeitos. Por meio de um tablet recebido pelo visitante na entrada do museu, é possível usar um QRCode para conhecer a his-tória de cada prefeito. Já na sala de arqueologia, as descobertas de sítios arqueológicos são apre-sentadas por meio de realidade virtual.

O museu é tecnológico, intera-tivo e intuitivo. Você pode, inclu-sive, optar por não ter a visitação guiada e baixar o aplicativo no celular e encontrar, sozinho, o que mais lhe interessar. O horário para visitas é das 9h às 17h (com últi-ma entrada às 16h20).

Outra opção para a garotada é o parque Cidade da Criança. No local, meninos e meninas podem viver um imaginário repleto de fantasias por intermédio dos per-sonagens infantis. A programa-ção especial de férias do espaço começou no último dia 2. Serão

quatro dias com atividades diver-sificadas, que incluem oficinas, jogos de rua, tirolesa, show mu-sical, circuito no parque, ritmos infantis, muro de escalada e ses-são de fotos com personagens. A entrada é gratuita e as atividades especiais vão ocorrer sempre de 14h às 18h. O parque da Criança está localizado na rua Castro Al-ves, no Aleixo.

Para quem prefere aproveitar as férias em meio ao verde, a opção é o parque do Mindu. O espaço oferece trilhas e uma fascinante experiência em meio à fauna e a flora amazônica. Nos finais de se-mana, a opção é aproveitar o café da manhã no chapéu de palha do parque.

Outra opção ao ar livre é apro-veitar as maravilhas oferecidas pelo Complexo Turístico Ponta Negra. Um lugar para passear de mãos dadas com o parceiro e as crianças, o complexo é recheado de opções gastronômicas. Doces, pizzas, comida japonesa, os tradi-cionais açaí e tacacá podem ser saborosas opções para um fim de tarde ou passeio noturno. Junto a isso, um cenário que incentiva a prática esportiva ou simples pas-seios de bicicleta e patinete. Não

bastassem esses atrativos, a Pon-ta Negra é ainda o lugar perfeito para se contemplar um fim de tar-de com a beleza do rio Negro e um pôr do sol incrível.

Seja qual for a opção, o impor-tante é se divertir e aproveitar Ma-naus ao máximo.

Serviço

Museu de ManausEndereço: Paço Municipal, na

rua Gabriel Salgado, em frente à praça Dom Pedro II, Centro Histó-rico.

Horário de funcionamento: De 9h às 17h.

Parque Cidade da CriançaEndereço: Rua Castro Alves,

Aleixo.Horário de funcionamento: De

14h às 18h.Parque Municipal do MinduEndereço: Rua Perimetral, s/n,

Parque Dez.Horário de funcionamento: De

7h às 17h.Complexo Turístico Ponta Ne-

graEndereço: Avenida Coronel Tei-

xeira, s/n, Ponta Negra.Horário de funcionamento:

Aberto 24h.

Page 7: EDUCAÇÃO Professora da UEA desenvolve APP para ...onjornal.com/wp-content/uploads/2019/07/ON-430-1.pdf · POLÍTICA INFORME PUBLICITÁRIO EDUCAÇÃO Professora da UEA desenvolve

MANAUS, SEXTA-FEIRA, 5 DE JULHO DE 2019JustiçaOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 7

Presidente do TJAM

apresenta balanço de um ano de

gestão à frente do Judiciário Estadual

O presidente do Tribu-nal de Justiça do Amazo-nas (TJAM), desembargador Yedo Simões, apresentou, em coletiva para imprensa, um balanço de seu primeiro ano de gestão à frente do Judici-ário Estadual, iniciado em 4 de julho de 2018. A prestação de contas, destacou as prin-cipais ações realizadas em prol dos jurisdicionados, os projetos de modernização do sistema de Justiça e as metas nacionais alcançadas pelo Judiciário do Amazonas. Du-rante a coletiva, foi exibido um vídeo com o resumo das principais ações, incluindo as atividades da vice-presi-dência, exercida pelo desem-bargador Wellington Araú-jo e da Corregedoria-Geral de Justiça, que tem à frente o desembargador Lafayette Carneiro Vieira Júnior.

Dentre as ações realizadas, o presidente destacou as pro-vidências adotadas na área de Tecnologia da Informação com ênfase na melhoria dos serviços das unidades judi-ciárias do interior do Estado, como expansão do sinal de internet de todas as comar-cas (de 128/256 kbps para 1 MEGA); a contratação de links satelitais para impulsionar a conectividade dessas unida-des judiciárias e a instalação de contêineres data centers nas comarcas objetivando a maior seguridade aos dados processuais. Este último pro-jeto, ressaltou o presidente, está com sua fase 1 concluí-da, com seis unidades insta-ladas, e o trabalho continua-rá, com expansão para novas comarcas. Outra medida im-portante foi a reformulação do Sistema de Automação e Tramitação Processual (Pro-judi) disponível para o inte-rior do Amazonas.

TCE-AM inaugura novo e moderno datacenter

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) inaugurou ontem (4) seu novo datacenter, local onde se guardam os equipamentos para o processamento e armaze-namento de dados de to-dos os sistemas do TCE. A solenidade foi conduzida pela presidente da Cor-te de Contas, conselheira Yara Lins dos Santos, com a presença do vice-presi-dente, conselheiro Mario de Mello e dos conselhei-ros Érico Desterro e Júlio Pinheiro, além do auditor Luiz Henrique Mendes e dos procuradores João Barroso e Carlos Alber-to de Almeida e de vários

servidores do Tribunal.O novo centro de pro-

cessamento de dados é parte das obras de re-forma e modernização do Tribunal realizadas na gestão da conselhei-ra-presidente, Yara Lins dos Santos. Na ocasião, a presidente destacou a im-portância da obra. “O TCE está mais moderno e se-guro, não teremos mais problemas como a perda de processos ocorrida em 2017, felizmente recupera-da. Agora, o Tribunal terá uma capacidade maior de armazenamento e segu-rança”, ressaltou, ao agra-decer pelo empenho de toda a Diretoria de Tecno-

logia da Informação (Di-tin) no ousado projeto.

Com um total de 56 sis-temas internos e exter-nos ativos e mais de 1.200 funcionários, o Tribunal demandava um novo da-tacenter para suprir suas necessidades.

A obra inaugurada pos-sui um moderno sistema contra incêndios, nobreak e gerador próprios, além de monitoramento de câ-meras e entrada controla-da por biometria, que ga-rantem a segurança e pelo funcionamento dos equi-pamentos.

O equipamento é um dos mais modernos do norte do país.

Bens valiosos apreendidos na Lava Jato não têm interessados em

Os bens mais valiosos da lista de itens apreendidos na Operação Lava Jato, no Rio de Janeiro, postos em leilão, ontem (4), não tive-ram compradores. Nesta primeira fase do certame, que ocorreu no prédio da Justiça Federal, havia lan-chas, carros de luxo e pro-priedades pertencentes ao empresário Eike Batista, ao ex-governador do Rio Sér-gio Cabral e ao economis-

ta Carlos Miranda.O valor arrecadado fi-

cou em R$ 90,5 mil. Dos dez bens disponibilizados, foram vendidos o jetboat Thorolin, com lance inicial de R$ 47 mil e arrematado por esse valor. Já o jet ski Spirit of Brazil X, com lance de R$ 42 mil alcançou R$ 43,5 mil.

Outros bens de Eike Ba-tista não tiveram interes-sados. A embarcação In-

termarine 680 Spirit of Brazil, avaliada em R$ 3,5 milhões; o Lamborghini Aventador, branco, avalia-do em R$ 2,24 milhões e o jet ski Spirit of Brazil IX, avaliado em R$ 52 mil. Em-bora não tenha recebido oferta de compra, o Lam-borghini foi o item que teve o maior número de visitas (2.646), seguido da lancha de Cabral (2.353) e da em-barcação de Eike (2.176).

Page 8: EDUCAÇÃO Professora da UEA desenvolve APP para ...onjornal.com/wp-content/uploads/2019/07/ON-430-1.pdf · POLÍTICA INFORME PUBLICITÁRIO EDUCAÇÃO Professora da UEA desenvolve

MANAUS, SEXTA-FEIRA, 5 DE JULHO DE 2019Manaus AconteceOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 8

Latrocínios caem pelo quinto mês seguido em Manaus

Pelo quinto mês conse-cutivo, o número de latro-cínios caiu em Manaus. No acumulado até maio, a ca-pital acumula redução de 26% no número deste tipo de crime, segundo indica-dores da Secretaria de Se-gurança Pública (SSP-AM). Em cinco meses, foram re-gistrados 14 roubos segui-dos de morte na cidade, contra 19 do mesmo perí-odo do ano passado. Dos 14 latrocínios registrados, nove já foram elucidados. Os demais estão em inves-tigação.

Conforme o titular da De-legacia Especializada em Roubos, Furtos e Defrau-dações (DERFD), delegado Guilherme Torres, a redu-ção desse tipo de ocor-

rência é reflexo de ações integradas desencadeadas pelas forças de segurança.

“A Polícia Civil tem feito seu papel constitucional, que é a investigação crimi-nal, trabalhando de manei-ra repressiva e, assim, elu-cidando os crimes. Aliado a isso, a Polícia Militar tem observado a mancha cri-minal e planejado ações nas áreas de maior impac-to dos crimes de roubo, in-dicadas pelo serviço de in-teligência”, disse.

O delegado enfatiza que, além da intensificação de ações de combate ao cri-me, a unidade policial está empregando esforços nos trabalhos de investigação para elucidar esse tipo de delito.

PM prende 12 pessoas e apreende cinco adolescentes

em Manaus e no interiorEm ações da Polícia Mi-

litar em Manaus, dez pes-soas foram presas e cinco adolescentes apreendi-dos, entre a última quar-ta-feira (03/07) e a madru-gada desta quinta-feira (04/07), em bairros das zonas norte, sul, leste e oeste. No interior, duas pessoas foram presas por furto, no município de Novo Aripuanã. Também foram apreendidas 202 porções de entorpecentes e R$ 139 em espécie, além de serem recuperados três veículos com restrição de roubo. Uma arma de fogo, duas munições e uma arma branca foram retira-das de circulação.

No bairro Novo Israel, na zona norte, policiais militares das Rondas Os-tensivas Cândido Mariano

(Rocam) prenderam uma dupla, de 20 e 23 anos, após revista na casa de um dos suspeitos e cons-tatação de que estavam em posse de aproxima-damente 2 quilos de ma-conha. Um dos detidos estava usando uma torno-zeleira eletrônica.

Também na zona nor-te, no bairro Cidade Nova, um homem de 18 anos foi preso em posse de 72 trou-xinhas de cocaína e 30 de maconha. O flagrante da ocorrência foi registrado no 6º DIP.

Dois adolescentes, am-bos de 17 anos, foram apreendidos no Centro, zona sul de Manaus, com entorpecentes, sendo 51 trouxinhas de oxi, uma de cocaína e 38 de pasta base de cocaína.

Governo do Amazonas vai entregar 341 títulos de terra no próximo

sábado, na zona norte de ManausOs moradores do Beco

São Francisco, no bairro Monte das Oliveiras, zona norte de Manaus, recebe-ram na quarta-feira (03/07) o convite para a solenidade de entrega de títulos defi-nitivos de terra, que será realizada pelo Governo do Amazonas no próximo sá-bado (06/07). Para a surpre-sa dos moradores do Beco, o convite foi entregue pelo próprio governador Wil-son Lima, que fez questão de visitar a área onde es-tão localizados os imóveis cujos proprietários final-mente terão o documen-to de posse do terreno. Ao todo, serão entregues 341 títulos definitivos de terra no próximo sábado (06/07), às 10h, na Escola Estadu-al Ernesto Pinho Filho, na avenida Samaúma s/nº, no

Monte das Oliveiras. A ação faz parte da primeira etapa de entrega de títulos para os moradores do bairro. A meta é entregar 800 até se-tembro deste ano.

Wilson Lima conversou com moradores da área, que aguardavam há mais de dez anos pelo docu-mento. “Daqui a 15 dias nós estamos programando um outro retorno para que nós continuemos a entrega desse documento que traz dignidade para as pessoas, traz a tranquilidade de que elas serão definitivamente as donas dessas áreas, uma vez que já estão aqui há muito tempo e são impedi-das, por exemplo, de con-trair um empréstimo junto ao banco para reformar a sua residência”, disse o go-vernador durante a visita.

Page 9: EDUCAÇÃO Professora da UEA desenvolve APP para ...onjornal.com/wp-content/uploads/2019/07/ON-430-1.pdf · POLÍTICA INFORME PUBLICITÁRIO EDUCAÇÃO Professora da UEA desenvolve

MANAUS, SEXTA-FEIRA, 5 DE JULHO DE 2019Ciência & TecnologiaOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 9

Cachorro robô super realista faz companhia para idosos

Pessoas idosas ou com doenças degenerativas, como Alzheimer, muitas vezes não conseguem atender às demandas de um pet, por mais que ter uma companhia ca-nina possa ser um com-plemento para diversos tratamentos. Pensando nisso e vivenciando a do-ença de Alzheimer através de sua mãe, o empreen-dedor Tom Stevens criou um cachorro robótico bastante realista. Desen-volvido na Califórnia, o cachorro robô é fruto da parceria entre a Tombot, empresa de Stevens, com a Creature Shop, fundada pelo criador dos Muppets e responsável por tornar

a tecnologia o mais rea-lista possível. O robô tem 16 motores que contro-lam seus movimentos, como balançar a cabeça e o rabo, além de latir. Os sensores presentes nele também permitem que o cachorrinho entenda co-mandos de voz e tenha as reações adequadas.

O modelo de teste é um labrador amarelo bebê chamado Jenny que con-vive com os moradores de uma casa de repouso na Califórnia. O robô não anda, por isso precisa ser carregado em uma espé-cie de cama.

A Tombot planeja co-mercializar o cão robô a partir de 2020.

Cientistas criam braço robótico controlado pela mente sem chip cerebral

Uma equipe de pesqui-sadores da Universidade Carnegie Mellon, em par-ceria com a Universidade de Minnesota, ambas nos Estados Unidos, fez um grande avanço no campo do controle de dispositi-vos robóticos não invasi-vos. Usando uma interface não invasiva cérebro-com-putador (BCI), os pesqui-sadores desenvolveram o primeiro braço robótico controlado pela mente de forma precisa. Em artigo publicado na revista espe-cializada Science Roboti-cs, os pesquisadores des-crevem como eles usaram uma combinação de téc-nicas de sensoriamento e aprendizado de máquina para criar uma interface cérebro-computador (BCI) capaz de alcançar sinais no

cérebro de participantes usando eletrodos coloca-dos sobre o couro cabelu-do combinado à aplicação de um eletroencefalogra-ma (EEG).

Até agora, os BCIs que usam sensoriamento ex-terno não invasivo em vez de implantes cerebrais receberam sinais “mais sujos”, o que leva a um controle menos preciso. “Houve grandes avanços em dispositivos robóticos controlados pela mente usando implantes cere-brais. É uma excelente ci-ência, mas o objetivo final é utilizar uma tecnologia menos invasiva”, explica Bin He, professor e chefe do Departamento de En-genharia Biomédica da Carnegie Mellon Universi-ty.

Brasileiros preferem IAs do que pessoas para garantir sua

segurança onlineMais da metade (52%)

dos cerca de mil brasi-leiros entrevistados por uma pesquisa se sen-tem mais seguros na in-ternet se a responsável por garantir a integri-dade de seus dados for uma inteligência artifi-cial no lugar de um hu-mano. O dado é de um estudo sobre confiança na era digital realizado pela Palo Alto Networks, líder global em ciberse-gurança, em parceria com a YouGov.

A pesquisa revelou também que 62% dos entrevistados se sentem mais tranquilos quanto a segurança digital por conta de tecnologias

para este fim — a checa-gem de senhas para ga-rantir que o usuário não é um robô, por exem-plo, faz com que 55% dos brasileiros ouvidos tenham uma experiên-cia melhor em sites.

Grande parte dos en-trevistados (55%) se considera responsá-vel pela integridade de seus dados na internet enquanto 54% acham que essa é uma respon-sabilidade dos provedo-res de internet. Surpre-endentemente, apenas 39% acredita que a se-gurança das informa-ções pessoais deve ser garantida pelos aplica-tivos que as usam.

Page 10: EDUCAÇÃO Professora da UEA desenvolve APP para ...onjornal.com/wp-content/uploads/2019/07/ON-430-1.pdf · POLÍTICA INFORME PUBLICITÁRIO EDUCAÇÃO Professora da UEA desenvolve

MANAUS, SEXTA-FEIRA, 5 DE JULHO DE 2019CulturaOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 10

Projeto ‘Museu com artista amazônico’ é apresentado em Manaus

O Museu Amazônico apresenta o projeto MU-SEU COM ARTISTA AMA-ZÔNICO, e na primeira edi-ção que acontece no mês de julho, será realizado um ciclo de palestras sobre audiovisual com profissio-nais das diversas áreas do mercado e da produção. Com o objetivo de fomen-tar a produção cultural e aproximar o público do Museu Amazônico com os profissionais das áreas de cultura através do diálogo e troca de experiências. O evento é gratuito e aberto ao público.

Evento: MUSEU COM AR-

TISTA AMAZÔNICOLocal: Museu Amazôni-

coEndereço: Rua Ramos

Ferreira, 1036 – centro.Horário: 9h às 12hInformações: 3305-1181

ramal 2021Para emissão de certifi-

cado os interessados deve-rão enviar email para [email protected] informando o nome completo.

Sexta-feira05/07 – Captação de som

direto para filmes com a produtora audiovisual he-lione meireles

Museu Republicano

promove eventos culturais nas férias

O Museu Republicano de Itu da USP anunciou nesta semana a sua programação de férias, que inclui concerto de piano, ações educativas, exposições, curso e lançamento de livros. Todos os eventos são gratuitos e acon-tecem no museu, localizado na Rua Barão de Itaim, 67, no cen-tro de Itu (SP). A programação começa neste sábado, dia 6, às 11 horas, com um concerto do pianista Ricardo Diniz, que exe-cutará cantigas selecionadas do Guia Prático, de Heitor Villa-Lo-bos (1887-1959). O local tem ca-pacidade para 100 pessoas. Di-niz estudou da Fundação Escola Magda Tagliaferro, em São Pau-lo, e foi aluno do pianista Gilber-to Tinetti, professor aposentado do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. No dia 7, domin-go, também às 11 horas, haverá o evento Mediação de Leitura de Fontes Documentais Textuais nas Exposições, com a arte-edu-cadora, atriz e produtora cultural Camila Luiza, que atua em pro-jetos de incentivo à leitura, além de encenar espetáculos teatrais e produzir eventos artísticos.

Usina Chaminé é palco da dança “Caminhão a Galope”

O Centro Cultural Usi-na Chaminé receberá nesta sexta-feira, 5/7, o espetácu-lo “Caminhão a Galope”, às 19h, com entrada gratuita. “Caminhão a Galope” é um experimento cênico que se desenvolve a partir de es-tudos teóricos e práticos sobre a Dança Butoh, uma dança contemporânea que se movimenta em detrimen-to de tecnicidades ao corpo, intuindo a buscar por mo-vimentos pessoais e de po-tencialidade poética singu-lar de cada corpo.

Surgido no fim do século XX, o Butoh vem suscitando pesquisas pelo mundo, com várias linhas de investiga-ção, cada uma segundo as crenças de seus movimenta-dores. O processo prático de

“Caminhão a Galope” parte de reflexões onde as experi-mentações, sendo nenhuma sobreposta a outra, são de cunho inerente ao processo, visto que este acontece na exploração das experimen-tações do corpo no espaço cênico. A trajetória narrati-va que concerne o trabalho é sobre o corpo nascido do

útero que, por estipulações sociais a exercer, buscar in-ventar novas possibilidades de corpo tendo fracassos que o encaminham para o corpo sem demandas e que dança sua dança pessoal.

Mais informações estão disponíveis também pelo te-lefone (92) 99337-2833 (Fá-bio Moura).

Concultura promoverá 2º

curso de Elaboração de

Projetos CulturaisNa próxima semana,

de 8 a 12/7, o Conselho Municipal de Cultura (Concultura) promove-rá a 2ª edição do curso de “Elaboração de Proje-tos Culturais’’, destinado àqueles que fazem parte da cultura popular na ci-dade de Manaus. O cur-so será realizado no Grê-mio Recreativo Escola de Samba Reino Unido da Liberdade, no Morro da Liberdade, sempre das 19h às 22h, e terá carga horária total de 20h.

De acordo com o con-selheiro de Cultura Po-pular do Concultura, Dudson Carvalho, o ob-jetivo do curso é preparar as instituições e artistas para a Lei Municipal de Incentivo à Cultura, que está com o edital aberto até o dia 31 de agosto. “A Lei tem algumas par-ticularidades que preci-samos repassar para que as pessoas interessadas possam participar e to-mar posse dessa legisla-ção”, afirmou.

A atividade será con-duzida pela publicitária e gestora ambiental Joi-ce Pinho Maciel, que é consultora de gestão e projetos desde 2004. Ao final das aulas, será emi-tido um certificado de conclusão de curso para todos os participantes.

Para quem quiser se inscrever no curso é ne-cessário entrar em con-tato pelos telefones (92) 99418-0469 ou 99219-5437, e serão repassadas as orientações aos inte-ressados. O curso tem possui 30 vagas disponí-veis.

Page 11: EDUCAÇÃO Professora da UEA desenvolve APP para ...onjornal.com/wp-content/uploads/2019/07/ON-430-1.pdf · POLÍTICA INFORME PUBLICITÁRIO EDUCAÇÃO Professora da UEA desenvolve

MANAUS, SEXTA-FEIRA, 5 DE JULHO DE 2019EntretenimentoOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 11

Café Teatro recebe espetáculos do Palco Giratório 2019

O palco do Les Artistes Café Teatro, situado no Centro Histórico de Ma-naus, vai receber oito ati-vidades gratuitas, entre espetáculos e discussões, que compõem o projeto Palco Giratório 2019, do Serviço Social do Comér-cio (Sesc), que visa difundir as artes cênicas brasileiras e democratizar o acesso à cultura. O espaço é admi-nistrado pela Prefeitura de Manaus.

Há 20 anos circulando pelo país, o Palco Girató-rio é o principal projeto de Artes Cênicas do Sesc, e busca caminhos para di-fundir a cultura onde o te-atro puder chegar, além de proporcionar trocas de ex-periências e intercâmbios entre artistas e a plateia, valorizando sempre a edu-

cação e a cidadania dos espectadores.

Programação – Palco Gi-ratório – Les Artistes Café Teatro

5/7 (sexta) – 16hIntercâmbio e Pensa-

mento Giratório: “Se eu fosse Iracema”, do 1Co-mum Coletivo (RJ)

Classificação: 14 anos

6/7 (sábado) – 19hEspetáculo de dança

“Cria”, da Cia. Suave/Alice Ripoll (RJ)

Classificação: 14 anos12/7 (sexta) – 19hEspetáculo de dança “A

Mulher do Fim do Mundo”, da Cia. Casa Circo (AP)

Classificação: 14 anos12/7 (sexta) – 21h

Espetáculo circense “Fe-mi-Clown Cabaré-Show”, do Cabaré das Rachas (DF)

Classificação: 18 anos19/7 (sexta) – 19hEspetáculo de dança

“R.A.L.E. (Realidade Apro-priada Libera Evidência)”, de Jessé Batista (AL)

Classificação: 12 anos20/7 (sábado) – 19hEspetáculo de dança

“Subterrâneo”, do Gum-boot Dance Brasil (SP)

Classificação: Livre21/7 (domingo) – 17hEspetáculo infantojuve-

nil “Voa”, do Coletivo An-tônia (DF)

Classificação: Livre22 e 23/7 (segunda) –

14hEspetáculo de dança in-

fantojuvenil “Tandan!”, da Cia. Etc. (PE)

Classificação: Livre

Festival de breakdance agita fim de semana na capitalNeste fim de semana,

nos dias 6 e 7 de julho, acontece a 7ª edição do Festival Nacional de Ba-talhas Tribo vs Tribo. O evento, que recebe o apoio da Prefeitura de Manaus, visa colaborar para o de-senvolvimento dos com-petidores com o treino da dança e do intelecto, além de disponibilizar oficinas e certificados com pro-fissionais experientes na área.

A iniciativa surgiu em 2012, com o diretor e pro-dutor do grupo de dança “Nativos Crew”, Maykon Andrade, visando a va-lorização da cultura hip hop em Manaus e de seus competidores, e expondo suas habilidades artísticas juntamente com a nova geração de dançarinos.

No sábado, 6/7, a pro-gramação terá início às 13h, no Palacete Provin-

cial, situado na Praça He-liodoro Balbi, s/nº, Cen-tro, com o Workshop de Breakdance, ministrado por Samuel Duarte e Be-lém Pará. Também haverá oficina de Pop e Loocking, com Fernando e Felipe Ja-cquiminut e, ainda, uma roda de conversa com Dimas Augusto, pioneiro do Movimento Hip Hop de Manaus (MHM).

Já no domingo, 7/7, a programação também começa às 13h, desta vez no Les Artistes Café Tea-tro, localizado na aveni-da Sete de Setembro, nº 377, Centro. Competições de Grupo de Break 6vs6, All Style 3vs3, batalha de- rima e batalhas show, com premiações em dinheiro, integram a programação do dia. O evento conta-rá, ainda, com o concurso de Revelação do Evento e o Melhor BBoy e Bgirl e

apresentações de grupo de dança e musicais.

ServiçoO quê: 7º Festival Nacio-

nal de Batalhas Tribos vs Tribos

Quando: 6 e 7/7 (sábado e domingo), às 13h

Onde: 6/7 – Palacete Provincial – Praça Helio-doro Balbi (antiga praça da Polícia), Centro

7/7 – Les Artistes Café Teatro – avenida Sete de Setembro, nº 377, Centro

Quanto: GratuitoInformações: (92)

99198-7885

05/07/2019 - Sexta-feira Banda Melim e Overdri-

ver DuoMelim, Formada por Ro-

drigo, Gabi e Diogo.Estilo: MPBIngressos: R$ 65 (meia/

pista), R$ 95 (meia/fronts-tage) e R$ 105 (meia/ca-marote)

Local de venda: Stands da Alô Ingressos nos Sho-ppings Amazonas, Ma-nauara e Sumaúma

Horário: 22:00Local: Studio 510/08/2019 - Sábado Garota VIPCom Simone e Simaria,

Wesley Safadão, Dilsinho e Gustavo Mioto

Estilo: SertanejoLocal de venda: Arena

da AmazôniaHorário: 22:00Local: Arena da Amazô-

niaqa24/08/2019 - Sábado Planeta Rock 3ª ediçãoCom CPM 22, Raimun-

dos e Pitty.Estilo: RockIngressos: Camarote R$

155,00, por pessoa. Rock Premium R$ 85,00.

Local de venda: Studio 5Informações: Horário: 22:00Local: Studio 5

Page 12: EDUCAÇÃO Professora da UEA desenvolve APP para ...onjornal.com/wp-content/uploads/2019/07/ON-430-1.pdf · POLÍTICA INFORME PUBLICITÁRIO EDUCAÇÃO Professora da UEA desenvolve

MANAUS, SEXTA-FEIRA, 5 DE JULHO DE 2019Atos LegaisOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 12

I- Licitação: Tomada de Preço nº 003/2018. II – Contratada: COLASAM CONSTRUÇÕES E INSTALAÇÕES INDUSTRIAL LTDA – ME, inscrita no CNPJ sob o n° 16.783.200/0001-06. III – Objeto: Construção de Obras e Serviços de Engenharia na IMPLANTAÇÃO DE 27 (vinte e sete) MELHO-RIAS SANITÁRIAS DOMICILIARES, Convenio Federal nº 855801/2017 – FUNASA/MS. IV – Objeto do Aditivo: O prazo de execução do serviço continuará por mais 120 (cento e vinte) dias, a contar de 25 de junho de 2019 à 25 de outubro de 2019. V- Fundamentação Legal: O Presente aditi-vo encontra embasamento legal no artigo 57, inciso II da Lei 8.666/93, e de suas alterações posteriores. VI- Ratificação: Ficam ratificadas as demais cláusulas do Termo Original, assinado em 08/06/2018. Publique-se, com efeito ex tunc, a partir da data da assinatura.

Urucurituba-AM, em 25 de junho de 2019.

JOSÉ CLAUDENOR DE CASTRO PONTES Prefeito Municipal

I- Licitação: Tomada de Preço nº 003/2018. II – Contratada: COLASAM CONSTRUÇÕES E INSTALAÇÕES INDUSTRIAL LTDA – ME, inscrita no CNPJ sob o n° 16.783.200/0001-06. III – Objeto: Construção de Obras e Serviços de Engenharia na IMPLANTAÇÃO DE 27 (vinte e sete) MELHO-RIAS SANITÁRIAS DOMICILIARES, Convenio Federal nº 855801/2017 – FUNASA/MS. IV – Objeto do Aditivo: O prazo de execução do serviço continuará por mais 120 (cento e vinte) dias, a contar de 25 de fevereiro de 2019 à 25 de junho de 2019. V- Fundamentação Legal: O Presente aditivo encontra embasamento legal no artigo 57, inciso II da Lei 8.666/93, e de suas alterações posteriores. VI- Ratificação: Ficam ratificadas as demais cláusulas do Termo Original, assinado em 08/06/2018. Publique-se, com efeito ex tunc, a partir da data da assinatura.

Urucurituba-AM, em 25 de fevereiro de 2019.

JOSÉ CLAUDENOR DE CASTRO PONTES Prefeito Municipal

EXTRATO DO TERCEIRO TERMO ADITIVO DE PRAZO DO CONTRATO N.º 024/2018 EXTRATO DO SEGUNDO TERMO ADITIVO DE

PRAZO DO CONTRATO N.º 024/2018

ESTADO DO AMAZONASPREFEITURA MUNICIPAL DE AMATURÁ

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO - CPL

ESTADO DO AMAZONASPREFEITURA MUNICIPAL DE AMATURÁ

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO - CPL

O PREFEITO MUNICIPAL DE AMATURÁ, com supedâneo na Lei Orgânica Municipal e nos termos do Edital da Tomada de Preços n.º 002/2019, CONSIDERANDO o resultado da To-mada de Preços n.º 002/2019 aberta em 26/06/2019 às 15:00 H na Comissão Permanente de Licitação de Amaturá; CONSIDERANDO o teor do relatório da Comissão Permanen-te de Licitação, constante do presente processo administra-tivo relativo à Tomada de Preços Nº 002/2019, instaurado na Comissão Permanente de Licitação; CONSIDE-RANDO que no referido processo foram respeitados todos os pra-zos estabele-cidos pela legislação vigente; CONSIDERANDO a inexistência de recursos pendentes ao referido procedi-mento licitatório; CONSIDERANDO a proposta apresentada pela empresa PHOENIX CONSULTORIA EMPREENDIMENTOS E CONSTRUÇÕES LTDA, CNPJ N° 04.611.543/0001-04, no valor de R$ 498.901,90 (quatrocentos e noventa e oito mil, novecentos e um reais e no-venta centavos), para Contra-tação de Pessoa Jurídica para Execução de obras e servi-ços de Construção de Melhorias Sanitárias Domiciliares na Zona Rural do Município de Amaturá/AM; RESOLVE: Art. 1º. Adjudicar o resultado da presente licitação à empresa ven-cedora do certame, acima mencionada que apresentou o menor preço para execução do objeto. Art. 2º. HOMOLOGAR nos termos do Lei n.º 8.666/93, o resultado da presente licitação para exe-cução do objeto.

Prefeitura Municipal de Amaturá, em 01 de julho de 2019.

Joaquim Francisco da Silva Corado Prefeito Municipal

Termo de Contrato de Prestação de Serviços n° 011/2019 Data: 01/07/2019. Partes: Prefei-tura Municipal de Amaturá e PHOENIX CONSUL-TORIA EMPREEN-DIMENTOS E CONSTRUÇÕES LTDA. Objeto: Contratação de Pessoa Jurídica para Execução de obras e serviços de Cons-trução de Melhorias Sanitárias Domiciliares na Zona Rural do Município de Amaturá/AM. Vigên-cia: 01/07/ 2019 a 30/06/2020. Valor Global: R$ 498.901,90 (quatrocentos e noventa e oito mil, novecentos e um reais e noventa centavos). Dotação Orçamentária: 02.06.17.511.91.1.012 – Implantação de Infraestrutura e Serviços de Saneamento Básico na Zona Rural. Elemento da Despesa 44.90.51 – Obras e Instalações. Fonte: 49 – Fundação Nacional de Saúde - FU-NASA. Fundamento Legal: Processo Licitatório modalidade Tomada de Preços nº 002/2019.

Prefeitura Municipal de Amaturá, em 01 de julho de 2019.

Joaquim Francisco da Silva Corado Prefeito Municipal

DESPACHO DE HOMOLOGAÇÃO TOMADA DE PREÇOS Nº 002/2019

EXTRATO DE CONTRATO

Page 13: EDUCAÇÃO Professora da UEA desenvolve APP para ...onjornal.com/wp-content/uploads/2019/07/ON-430-1.pdf · POLÍTICA INFORME PUBLICITÁRIO EDUCAÇÃO Professora da UEA desenvolve

MANAUS, SEXTA-FEIRA, 5 DE JULHO DE 2019Atos LegaisOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 13

MAGNUM INDÚSTRIA DA AMAZONIA S.A.CNPJ/MF: 63.715.510/0001-65 - NIRE: 13.3.0000525.4

Data, Hora e Local: Ás 8:30 hs, do dia 27 de Janeiro de 2019, na sede, na Av. Cupiuba, 1.500 – D.I, na cidade de Manaus/Am., CEP 69075-060. Convocação: Publicação no Diário Oficial Estado, dias 19, 24 e 25.06.19, Caderno Publicações Diversas. Presença: Todos os acionistas com direito a voto, conforme consta do livro de presenças. Mesa: Presidente Sr. Roberto Graziano e Secretário Sr. Mário Batista Muniz. Ordem Do Dia: 1) Reeleição dos membros do Conselho de Administração para o próximo triênio: 06/2019 a 06/2022; 2) Reeleição dos membros da Diretoria para o próxi-mo triênio: 06/2019 a 06/2022. Deliberação: 1) Foi aprovada expressa-mente e por unanimidade, a reeleição para o próximo triênio, 06/2019 a 06/2022, do Sr. Roberto Graziano, brasileiro, casa-do, empresário, portador do RG no. 16.360.602-SSP/SP, inscrito no CPF/MF. No. 021.470.988-41, residente e domiciliado Rua Teodoro Ramos, no. 121, Pacaembu, São Paulo/SP, CEP 01250-020, para Presidente do Conselho de Administração, e dos Srs. Nelson de Jesus Zanardi, brasileiro, divor-ciado, administrador, portador do RG no. 12.476.626-SSP/SP., inscrito CPF/MF. no. 011.018.678-84, residente e domiciliado na Rua Cláudio Xavier, no. 6, Cangaiba, em São Paulo/SP, CEP 03715-120, e João Luis de Amaral Resendes, cidadão português, casado, administrador, portador do RG no. 32.668.463-3-SSP/SP., inscrito no CPF/MF. no. 068.509.528-20, residente e domiciliado na Rua Pedro Cizutto, no. 410, Jerivá, em Boituva/SP.,CEP 18550-000, para membros do Cons. Admi-nistração. Foram empossados os reeleitos, assinando os respectivos termos de posse e declara-ram não estarem incursos em quaisquer dos crimes previstos em Lei que os impeçam de exercer a atividade mercantil. Os membros do Conselho de Administração não receberão honorários pelos cargos que exercerem na sociedade. Fixou-se para os membros do Conselho de Administração uma remuneração mensal, a título de “pro-labore”, que não poderá exceder a quinze vezes o valor fixado como limite de isenção na tabela de desconto do imposto de renda na fonte para pessoa física, vi-gente no mês do pagamento ou crédito. 2) Também, foi aprovada expressamente e por unanimida-de, a reeleição dos membros da Diretoria para o próximo triênio, 06/2019 a 06/2022, da seguinte forma: Diretor Presidente,Sr.Roberto Graziano, brasileiro, casado, empresário, portador da RG no. 16.360.602-SSP/SP ,inscrito no CPF/MF. no. 021.470.988-41, residente e domiciliado na Rua Teodoro Ramos, no. 121,Pacaembu, São Paulo/SP.,CEP 01250-020 e Diretor,Sr.Amilton Cestari, brasileiro, casado, administrador, portador do RG no. 16.199.002-SSP/SP., inscrito no CPF/MF. no. 049.109.458-22, residente e domiciliado na Rua Uarini, no. 241 Conj. Efhigênio Salles, Aleixo, Manaus/AM., CEP 69060-456. Foram empossados os reeleitos, assinando os respectivos termos de posse e declararam não estarem incursos em quaisquer dos crimes previstos em Lei que os im-peçam de exercer a atividade mercantil. Fixou-se para os membros da Diretoria uma remuneração mensal, a título de “pro-labore”, que não poderá exceder a quinze vezes o valor fixado como limite de isenção na tabela de desconto do imposto de renda na fonte para pessoa física, vigente no mês do pagamento ou crédito. Encerramento: Com a lavratura da presente ata, aprovada por unanimi-dade, sob a forma de Sumário, a qual é cópia fiel e autêntica da original lavrada em livro próprio.

Manaus, 27 de Junho de 2019.

Mário Batista Muniz - SecretárioJunta Comercial do Estado do Amazonas

Certifico registro sob o nº 999638 em 27/06/2019 da Empresa MAGNUM INDÚSTRIA DA AMAZO-NIA S/A, Nire 13300005254 e protocolo 190356707 – 27/06/2019. Autenticação: 5CE6153A72E-638E6A8C87486AC7 84D347241A57. Alberto Pacheco da Silva Ladeira – Secretário-Geral.

ATA DE ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA REALIZADA EM 27 DE JUNHO DE 2019