Ebook - Litíase Urinária · LITÍASE URINÁRIA . A formação do cálculo urinário ocorre em 3...

3
Afecções dos Rins LITÍASE URINÁRIA

Transcript of Ebook - Litíase Urinária · LITÍASE URINÁRIA . A formação do cálculo urinário ocorre em 3...

Page 1: Ebook - Litíase Urinária · LITÍASE URINÁRIA . A formação do cálculo urinário ocorre em 3 fases: saturação, agregação e reten-ção. A saturação ocorre quando a quantidade

Afecções dos Rins

LITÍASE

URINÁRIA

Page 2: Ebook - Litíase Urinária · LITÍASE URINÁRIA . A formação do cálculo urinário ocorre em 3 fases: saturação, agregação e reten-ção. A saturação ocorre quando a quantidade

A formação do cálculo urinário ocorre em 3 fases: saturação, agregação e reten-ção. A saturação ocorre quando a quantidade de minerais no líquido (urina) é maior que a capacidade de solubilidade do meio; A agregação se dá pela forma-ção de grandes partículas por reações moleculares que unem os sais precipita-dos. E a retenção é a fase responsável pelo crescimento dos cálculos (se a solu-ção fosse “lavada” pela urina, não haveria cálculo retido).

Cálculos de cálcio (oxalato de cálcio):

Os cálculos de oxalato de cálcio podem ser idiopáticos (hipercalciúria familiar), quando há acúmulo de sais nas placas de Randall na papila renal, ou pós-bypass intestinal, por acúmulo nos ductos coletores. Já os cálculos de fosfato de cálcio possuem formação pelas duas vertentes concomitantemente.

A hipercalciúria é principalmente idiopática, sendo definida por excreção aumen-tada de cálcio, com dosagens séricas normais de cálcio, fosfato e PTH. Outras causas específicas também podem ser causas, como hiperparatireoidismo pri-mário, sarcoidose, dç de Cushing, hipertireoidismo, uso de glicocorticoides, aci-dose tubular renal e Dç de Paget. O tratamento principal é feito com dieta (com aumento da hidratação, restrição de sal e proteínas e uma dieta rica em cálcio). A terapia medicamentosas é feita com diuréticos tiazídicos, pois reduzem a ex-creção urinária de cálcio.

A hipocitratúria também propicia a formação do cálculo, uma vez que o citrato se liga ao cálcio formando um complexo solúvel e, portanto, impedindo a ligação do cálcio com o oxalato. A acidose é grande responsável pela redução do citrato (como em casos de diarreia, hipocalemia e excesso de proteínas na dieta). O tra-tamento é realizado com citrato de potássio, que é metabolizado em bicarbonato e alcaliniza a urina.

Page 3: Ebook - Litíase Urinária · LITÍASE URINÁRIA . A formação do cálculo urinário ocorre em 3 fases: saturação, agregação e reten-ção. A saturação ocorre quando a quantidade

A hiperoxalúria pode ocorrer por aumento da produção (endógena) ou da absor-ção (dieta). Estes pacientes devem evitar alimentos como espinafre, chocolates, nozes e tomate. Nos pacientes pós-op de ressecções intestinais (by-pass), há má absorção de gorduras, propiciando a ligação do cálcio com ácidos livres de gordura, permitindo absorção de oxalato livre. O tratamento dietético é feito com aumento da ingesta de cálcio e dieta pobre em gordura e oxalato.

Cálculos sem cálcio (ácido úrico, estruvita, cistina e indinavir):

Cálculos de ácido úrico são mais comuns em pacientes com ganho de peso, dia-betes e obesidade, por aumento na produção de ácido úrico. O baixo volume urinário é outro fator importante, pois facilita a saturação do sal. São, portanto, mais comuns em pessoas com diarreia crônica e que possuem ambientes de tra-balho quente, com atividade física extenuante. A hiperuricosúria possui causa mista, sendo genética e dietética, esta última principalmente em pacientes com alta ingesta protéica, uso de salicilatos ou probenecida e pacientes com neopla-sia. A urina com baixo ph é achado comum. O tratamento inclui alta ingesta hí-drica, com restrição a proteínas e elevação do ph urinário com alcalinizantes de sódio ou potássio.

Os cálculos infecciosos, principalmente de estruvita, são responsáveis por 75% dos cálculos coraliformes, possuem alta morbidade e recorrência e são causados por pela cristalização da estruvita em ph básico. A presença de bactérias produ-toras de uréase (prineipalmente Proteus) favorece a formação de amônia, ge-rando ph ainda mais básico. O tratamento deve contemplar sempre a retirada completa do cálculo.

Os cálculos de indinavir, comuns no HIV, fazem formação de “rua de cálculos” (múltiplos enfileirados no ureter).