Dentro do padrão de desenvolvimento humano adulto segue uma proposta dentro do esperado para o...

19
DESENVOLVIMENT O HUMANO FASE ADULTA

Transcript of Dentro do padrão de desenvolvimento humano adulto segue uma proposta dentro do esperado para o...

Page 1: Dentro do padrão de desenvolvimento humano adulto segue uma proposta dentro do esperado para o desenvolvimento. A vida adulta é marcada por indicadores.

DESENVOLVIMENTOHUMANO

FASE ADULTA

Page 2: Dentro do padrão de desenvolvimento humano adulto segue uma proposta dentro do esperado para o desenvolvimento. A vida adulta é marcada por indicadores.

Dentro do padrão de desenvolvimento humano adulto segue uma proposta dentro do esperado para o desenvolvimento.A vida adulta é marcada por indicadores internos como:

sentimento de autonomia autocontrole

responsabilidade pessoal.

Compreendem-se também mais três critérios importantes:

aceitar a responsabilidade por si mesma, tomar decisões independentes

tornar-se financeiramente independente.

MATURIDADE PSICOLÓGICA

Page 3: Dentro do padrão de desenvolvimento humano adulto segue uma proposta dentro do esperado para o desenvolvimento. A vida adulta é marcada por indicadores.

Aos 20 anos o jovem adulto se encontra no auge de sua energia, força e resistência = grande parte das funções corporais está completamente desenvolvida.

Os cinco sentidos básicos –visão, paladar, tato,

olfato, audição - atingem seu máximo dos 20 aos 45 anos; entretanto já é possível perceber pequenas perdas sensoriais, principalmente auditivas e visuais neste período.

De modo geral apresentam boa saúde: poucos sofrem com doenças crônicas, graves ou incapacitantes.

DESENVOLVIMENTO FÍSICO

Page 4: Dentro do padrão de desenvolvimento humano adulto segue uma proposta dentro do esperado para o desenvolvimento. A vida adulta é marcada por indicadores.

As etapas que constituem o caminho para a vida adulta se caracterizam como:

ingressar na universidade, sair da casa dos pais,

casar-se e ter filhos.

Porém a ordem e o momentodessas transiçõesvariam.

Page 5: Dentro do padrão de desenvolvimento humano adulto segue uma proposta dentro do esperado para o desenvolvimento. A vida adulta é marcada por indicadores.

APESAR DA BOA SAÚDE FÍSICA

As Estatísticas Mostram que a Fase da Vida onde Ocorre Maior nº de Mortes é a do Adulto Jovem (20 – 40 anos)

Acidentes automobilísticos,

violência urbana;

Câncer;

Doenças cardíacas;

AIDS.

Page 6: Dentro do padrão de desenvolvimento humano adulto segue uma proposta dentro do esperado para o desenvolvimento. A vida adulta é marcada por indicadores.

CONDIÇÕES DE SAÚDEOs alicerces do funcionamento físico para a

vida inteira são estabelecidos na vida adulta. Geneticamente, a saúde pode ser influenciada:

fatores comportamentais (o que os adultos comem, se eles dormem o suficiente, se são ativos fisicamente e se fumam, bebem ou usam drogas)

a pobreza,

a discriminação.Tudo isso contribuem espantosamente para a

saúde e o bem estar presentes e futuros,

Page 7: Dentro do padrão de desenvolvimento humano adulto segue uma proposta dentro do esperado para o desenvolvimento. A vida adulta é marcada por indicadores.
Page 8: Dentro do padrão de desenvolvimento humano adulto segue uma proposta dentro do esperado para o desenvolvimento. A vida adulta é marcada por indicadores.
Page 9: Dentro do padrão de desenvolvimento humano adulto segue uma proposta dentro do esperado para o desenvolvimento. A vida adulta é marcada por indicadores.
Page 10: Dentro do padrão de desenvolvimento humano adulto segue uma proposta dentro do esperado para o desenvolvimento. A vida adulta é marcada por indicadores.
Page 11: Dentro do padrão de desenvolvimento humano adulto segue uma proposta dentro do esperado para o desenvolvimento. A vida adulta é marcada por indicadores.

http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/518631-as-vitimas-da-invisibilidade-entrevista-especial-com-luana-ferreira-lima-e-maria-do-rosario-de-oliveira-carneiro

Page 12: Dentro do padrão de desenvolvimento humano adulto segue uma proposta dentro do esperado para o desenvolvimento. A vida adulta é marcada por indicadores.

A maioria das pessoas em situação de rua é do sexo masculino (82%) e jovem, entre 25 e 44 anos, de cor declarada parda ou afrodescendente, sendo composta por trabalhadores excluídos do mercado de trabalho, trabalhadores sazonais (migrantes e trecheiros), famílias que perderam a moradia, vítimas de vulnerabilidade social, pessoas com sofrimento mental, drogadição e uso abusivo de álcool e outras drogas. O desemprego aparece em 30% das citações, e os conflitos familiares, com 29%, compõem o quadro de razões que os levam a viver nas ruas. Dos entrevistados, 88,5% não têm acesso a programas governamentais, como aposentadoria, Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada, cesta básica, vale transporte ou outro. Sobre a questão do trabalho, a partir da pesquisa podemos concluir que a maior parte das pessoas em situação de rua possui uma ocupação ou um trabalho, 72% afirmam que exercem alguma atividade remunerada, a maior parcela (28%) é catadora de materiais recicláveis. A atuação como flanelinha (guardadores de carro), carregador, na construção civil e no setor de limpeza são outros tipos de trabalho mais citados. Os dados revelam que a população de rua não é composta por mendigos e pedintes.

Page 13: Dentro do padrão de desenvolvimento humano adulto segue uma proposta dentro do esperado para o desenvolvimento. A vida adulta é marcada por indicadores.

Os moradores de rua são “trabalhadores excluídos do mercado de trabalho, trabalhadores sazonais (migrantes e trecheiros), famílias que perderam a moradia, vítimas de vulnerabilidade social, pessoas com sofrimento mental, drogadição e uso abusivo de álcool e outras drogas”

Page 14: Dentro do padrão de desenvolvimento humano adulto segue uma proposta dentro do esperado para o desenvolvimento. A vida adulta é marcada por indicadores.

A situação dos moradores de rua é um reflexo de quais circunstâncias?

Compreendemos que a realidade das pessoas em situação de rua é resultado de fenômenos complexos com origem, sobretudo no processo histórico de exclusão social, deslanchando com o desenvolvimento do capitalismo e que se perpetua com os modelos atuais de desenvolvimento econômico. Na contemporaneidade, a utilização dos logradouros e espaços públicos como moradia se desencadeia em decorrência de vários fatores: ausência de vínculos familiares, desemprego, violência, perda da autoestima, alcoolismo, uso de drogas, doenças mentais e falta de acesso à moradia convencional e regular, entre outros.

Page 15: Dentro do padrão de desenvolvimento humano adulto segue uma proposta dentro do esperado para o desenvolvimento. A vida adulta é marcada por indicadores.

existe a Política Nacional da População em Situação de Rua, instituída pelo governo federal por meio do Decreto no. 7.053/09. Partindo da Política Nacional, os estados e municípios devem instituir a política local, o que ainda anda de maneira muito vagarosa. A Política Nacional, em seu Art. 7º, dentre outros objetivos, garante os seguintes:

• #1

Page 16: Dentro do padrão de desenvolvimento humano adulto segue uma proposta dentro do esperado para o desenvolvimento. A vida adulta é marcada por indicadores.

• Assegurar o acesso amplo, simplificado e seguro aos serviços e programas que integram as políticas públicas de saúde, educação, previdência, assistência social, moradia, segurança, cultura, esporte, lazer, trabalho e renda.• Implantar centros de defesa dos direitos humanos para a população em situação de rua.• Criar meios de articulação entre o Sistema Único de Assistência Social e o Sistema Único de Saúde para qualificar a oferta de serviços.• Implementar ações de segurança alimentar e nutricional suficientes para proporcionar acesso permanente à alimentação pela população em situação de rua, alimentação com qualidade.

O CNDDH é um dos objetivos da Política Nacional da PSR: “implantar centros de defesa dos direitos humanos para a população em situação de rua”. Com a especificidade dessa população, sobretudo a ausência de endereço residencial, muitas vezes se torna difícil o acesso à justiça. O CNDDH, com o objetivo de combater a violência contra esta população e garantir-lhe o acesso à justiça, trabalha articulado com as Defensorias Públicas, o Ministério Público e demais espaços de defesas de direitos e redes de proteção social, diminuindo as distâncias e facilitando a participação nos processos judiciais e administrativos em que a PSR figura como parte.

#2

Page 17: Dentro do padrão de desenvolvimento humano adulto segue uma proposta dentro do esperado para o desenvolvimento. A vida adulta é marcada por indicadores.

No que se refere à segurança alimentar, outro objetivo da Política Nacional e um direito assegurado pela Lei Federal n. 11.346/2006, convém salientar que em Belo Horizonte o Movimento da PSR conquistou da prefeitura municipal as refeições gratuitas nos restaurantes populares de segunda a sexta feira. Contudo, embora haja previsão na legislação municipal, as refeições não são oferecidas nos finais de semana e feriados, o que tem sido uma das pautas de reivindicações da PSR em Belo Horizonte. Não temos notícias de que outros municípios brasileiros assegurem a alimentação à PSR na modalidade de Belo Horizonte. Entendemos ser esta uma política elementar e fundamental, devendo ser instituída por todos os municípios brasileiros nos termos da legislação federal.

Pode-se afirmar que a violência física, como os homicídios e as tentativas, em tese, é a culminância dos diversos tipos de violências praticadas contra esta população, sobretudo a violência institucional como a omissão e ineficácia de políticas públicas que asseguram direitos fundamentais.

#3

Page 18: Dentro do padrão de desenvolvimento humano adulto segue uma proposta dentro do esperado para o desenvolvimento. A vida adulta é marcada por indicadores.
Page 19: Dentro do padrão de desenvolvimento humano adulto segue uma proposta dentro do esperado para o desenvolvimento. A vida adulta é marcada por indicadores.

Não somos lixo.Não somos lixo e nem bicho.Somos humanos.Se na rua estamos é porque nos desencontramos.Não somos bicho e nem lixo.Nós somos anjos, não somos o mal.Nós somos arcanjos no juízo fi nal.Nós pensamos e agimos, calamos e gritamos.Ouvimos o silêncio cortante dos que afirmam serem santos.Não somos lixo.Será que temos alegria? Às vezes sim...Temos com certeza o pranto, a embriaguez,A lucidez dos sonhos da fi losofia.

Não somos profanos, somos humanos.Somos fi lósofos que escrevemSuas memórias nos universos diversos urbanos.A selva capitalista joga seus chacais sobre nós.Não somos bicho nem lixo, temos voz.Por dentro da caótica selva, somos vistos como fantasmas.Existem aqueles que se assustam.Não somos mortos, estamos vivos.Andamos em labirintos.Depende de nossos instintos.Somos humanos nas ruas, não somos lixo.

Carlos Eduardo (Cadu),Morador de rua em Salvador.