Definida pré-candidatura a prefeito de Carlos Grana

4
Santo André ESPECIAL www.ptsantoandre.org.br Informativo do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores 1 a 15 de maio de 2012 - Nº 03 PÁGINA 2 ÚLTIMA PÁGINA Carlos Grana PÁGINA 3 Definida pré-candidatura a prefeito de Imprensa denuncia gestão do prefeito Aidan Ravin Conheça a trajetória do deputado Carlos Grana Programa Santo André + IGUAL ganhou prêmios Encontro Municipal do PT confirmou por aclamação - em clima de festa e muita responsabilidade - o nome do deputado estadual Carlos Grana, como pré-candidato do PT à Prefeitura de Santo André, e a chapa de 41 pré-candidatos à Câmara Municipal. O encontro contou também com as principais lideranças locais do partido, além do prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, do presidente nacional do PT, Rui Falcão, e lideranças dos partidos aliados ao PT de Santo André. PÁGINA 3 Linha do Tempo...

description

Informativo do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores 1 a 15 de maio de 2012 - Nº 03

Transcript of Definida pré-candidatura a prefeito de Carlos Grana

Page 1: Definida pré-candidatura a prefeito de Carlos Grana

Santo André

ESPECIAL

www.ptsantoandre.org.brInformativo do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores 1 a 15 de maio de 2012 - Nº 03

PÁGINA 2 ÚLTIMA PÁGINA

Carlos Grana

PÁGINA 3

Definida pré-candidatura a prefeito de

Imprensa denunciagestão do prefeito Aidan Ravin

Conheça a trajetória do deputado Carlos Grana

Programa Santo André + IGUALganhouprêmios

Encontro Municipal do PT confirmou por aclamação - em clima de festa e muita responsabilidade - o nome do deputado estadual Carlos Grana, como pré-candidato do PT à Prefeitura de Santo André, e a chapa de 41 pré-candidatos à Câmara Municipal.

O encontro contou também com as principais lideranças locais do partido, além do prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, do presidente nacional do PT, Rui Falcão, e lideranças dos partidos aliados ao PT de Santo André. PÁGINA 3

Linha do Tempo...

Page 2: Definida pré-candidatura a prefeito de Carlos Grana

Segurança Pública é direitohumano fundamental das pessoas

Mais uma - O prefeito de Santo André e um ex-vereador andam espalhando por aí que a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Sacadura Ca-bral é uma realiza-ção única e exclusiva da atual gestão. Es-condem, no entanto, que esta obra só foi possível por conta de recursos do Gover-no Federal, através de convênio assinado com o Ministério da Saúde.

-oOo-

Luiz TurcoPresidente do

Diretório Municipal do PT Santo André

A unidade é a nossa força!

SANTO ANDRÉ - Informativo do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores02 1 a 15 de maio de 2012

Esta publicação é de responsabilidade do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Santo André. Sede: Rua Antonio Cardoso Franco, 501 - Casa Branca, Santo André, SP, CEP 09015-530. Tel e fax.: 4990.8233. E-mail: [email protected] . Site: www.ptsantoandre.org.br. Presidente: Luiz Turco - Secretário de Comunicação: Carlos Augusto Alves dso Santos . Executiva: Antonio Rodrigues de Souza, Carlos Donizete Sanches, Rosângela das Graças Carlos, Elisabete Tonobom, Antonio Aparecido da Silva Pinto (Padre), Valdineia dos Santos Cruz, Valdir Eduardo Pires da Hora, Jairo Bafilehh. Edição e fotografia: José Alfredo Rodrigues. Redação: Sérgio dos Santos e Sueli Auxiliadora.

O PT de Santo André está em festa! No último dia 22 de abril, mais de 300 delegados e delegadas, reunidos no En-contro Municipal do partido, referendaram o nome do de-putado estadual Carlos Grana a pré-candidato do Partido à Prefeitura de Santo André, nas próximas eleições de outubro.

Festa, porque saímos desse Encontro muito mais fortalecidos do que já estávamos. E, o me-lhor, cientes das nossas responsabilidades de restaurar a ordem econômica, social e cultural, completamente devastadas em Santo André nos últimos três anos.

E cá entre nós, o PT unido é muito difícil de ser vencido. Temos uma grande história de êxi-to nas administrações de Celso Daniel e João Avamileno – que estão na lembrança de cada andreense. Nós, portanto, temos o dever de reto-mar o desenvolvimento da cidade, interrompidos momentaneamente, e oferecer muito mais.

Nos últimos três anos, a cidade viveu em le-targia. Retrocedeu em muitos pontos e perdeu inúmeras possibilidades. Os jornais informam que a atual administração é forçada a devolver recursos do governo federal destinados ao PAC ou à Saúde por não ter apresentado projetos que justifiquem e sustentem esses investimentos. Isso é um absurdo!

Enquanto isso, a Administração se vê às vol-tas com a corrupção escancarada batendo às portas do Gabinete do Prefeito.

Mas, como diria Cazuza, “o tempo não para”. Ainda bem! Falta pouco mais de cinco meses para as eleições e tudo voltar ao normal, com o PT na administração municipal.

Vanderlei Siraque foi vereador em Santo André, deputado estadual e é deputado federal (PT-SP)

-oOo-

Plenárias Regionais - O diretório munici-pal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Santo André rea-lizará, a partir de 25 de maio, sete plená-rias regionais para debater as eleições e a construção do Plano de Governo do pré-candidato do Partido às eleições de outubro. Para partici-par, basta ligar para o partido e informar-se sobre datas, locais e horários.

8º Parada LGBT - De-pois de debatermos a saúde, educação, cultura, moradia, em-pregabilidade, justiça e segurança pública, a 8ª Parada do Or-gulho LGBT de 2012, alertou para que a população LGBT vote em candidatos que tenham compromis-sos com políticas pú-blicas e ações afir-mativas nas próximas eleições.

A cronologia de uma gestão em crise e em decomposição. Essa é a sensação que o leitor andreense tem todas as manhãs, assim que abre as páginas dos principais jornais da cidade.

As notícias sobre o envolvimento da Admi-nistração Aidan com a corrupção estão escan-caradas e ferem de mor-te o orgulho e o respeito que o cidadão tem por Santo André.

Além do escânda-lo do Semasa (desde as denúncias, passan-do pelas investigações do Ministério Público, da Polícia e da CPI, as confirmações dos em-presários e o repentino silêncio do Prefeito) a

Imprensa denuncia gestão do prefeito Aidan Ravin

malversação dos recur-sos impossibilitaram a destinação de verbas federais em benefício do povo andreense. Os dias estão contados.

Até o fechamento desta edição, estas eram algumas das principais matérias em destaque, retratadas na ilustração acima:

“MP investiga denún-cia de extorsão no Se-masa”; “Diretor confirma extorsão no Semasa”; “CPI vistoria Semasa e convoca empresários”, “Diretor da autarquia confirma esquema, diz vereador da comissão” ou então “Empresário confirma à polícia co-brança de propina no Semasa”.

NA MÍDIA...

Existe uma relação de interdependência entre a concepção de Estado e a Segurança Pública. Assim, num Estado autoritário os agentes da segurança estarão a serviço desta ordem, mas se o Es-tado for democrático, social e de direito, os agentes de seguran-ça, também, devem estar a serviço desse sistema.

A Constituição Fe-deral define o Estado

bras i le i ro como de-mocrático, social e de direito e diz que a Se-gurança Pública, além de, também, ser um direito social, é obriga-ção do Poder Público e direito das pessoas, indistintamente, e ser-ve para a proteção da vida, do patrimônio e da tranquil idade pú-blica.

Por isso, a segu-rança pública é direito humano fundamental que tem por finalida-

de a pro-teção de outros di-reitos es-senc ia i s : a v ida, a d i g n i d a -de, a paz, o patrimô-nio, o di-reito de ir, vir e per-m a n e c e r t r anqu i l o em casa, no lazer, no trabalho, na escola etc.

Mas, qual o significado de direito hu-mano funda-menta l? Os d i re i tos hu-manos exis-t e m p a r a a proteção da d i g n i d a d e d a s p e s s o -as, porque o ser humano não pode ser tratado como

objeto e prestam-se ao resguardo da liberdade

(direitos e garantias individuais e políticas); necessidades (direitos econômicos, sociais, culturais, felicidade); preservação da espé-cie (direitos à fraterni-dade, à solidariedade, à paz, ao ambiente sadio).

Todos estes direi-tos estão previstos na Constituição e a Se-gurança Pública tem por missão protegê-los através dos diversos meios disponíveis:

EDITORIALEDITORIAL

I- políticas públicas de prevenção à vio-lência, sobre drogas, sobre qualquer forma de discriminação de gê-nero, gerações, racial, deficiência, renda, ide-ologia, filosofia, orien-tação sexual, religião...;

II- órgãos policiais preparados, equipa-mentos adequados, in-vestigação científ ica dos crimes e de seus autores, política correta de punição e recupera-ção dos delinquentes.

“A Segurança Pública é obrigação do poder público e um direito das pessoas”

Mas os demandos não param por aí. A atual administração Ai-dan Ravin é pródiga em produzir manche-tes, não pelo que fez, mas pelo que não fez, tais como: “Prefeitura de Santo André deve perder R$ 3 milhões em repasses do PAC”, “Sala de cinema de Pa-ranapiacaba não sai da promessa”, revelando o estado de abandono em que se encontra um dos lugares mais bonitos da Região do ABC.

Mas estas e outras manchetes estampadas pela imprensa local e re-gional serão publicadas na próxima edição do jornal do PT de Santo André.

Page 3: Definida pré-candidatura a prefeito de Carlos Grana

O partido está se renovando, crescendo, com energia nova. Estou feliz, pois estou vendo um PT unido. Essa postura das lideranças políticas é fundamental para a retomada da Prefeitura.Encontro Municipal

1 a 15 de maio de 2012 SANTO ANDRÉ - Informativo do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores 03

Carlos Grana é escolhidopré-candidato a Prefeito pelo PTA unidade faz

a diferença

Linha do Tempo...Conheça a trajetória do pré-candidato Carlos Grana

Avamileno, Grana, Miriam, Ivete e Siraque: juntos por Santo André

A presença de gran-des estrelas do PT e de todos pré-candidatos unidos em torno da pré-candidatura de Carlos Grana é sinal da maturi-dade do PT e a certeza de que as bases para a vitória em outubro estão dadas. João Avamileno - “Gra-na é o nome de consen-so, é jovem, excelente dirigente sindical e depu-tado exemplar. Por isso, tem meu apoio”.

Ivete Garcia – “Sua tra-jetória é de compromis-so por Santo André”. Vanderlei Siraque – “Já chega, a página em branco do prefeito agora está preenchida com um Boletim de Ocorrência Polícial”. Miriam Belchior – “A cidade de Santo André vai voltar ao que era, porque a cidade não avançou neste mandato, com poucas obras em execução”. Aproximadamente

300 delegados(as) ao Encontro Municipal do PT, realizado, dia 22/4, aprovaram, por acla-mação, o nome do de-putado estadual Carlos Grana, pré-candidato do partido à prefeitura de Santo André, e a lista dos 41 pré-candidatos à Câmara de Vereadores. Em clima de unidade e confraternização, os delegados aprovaram também o texto básico sobre as Diretrizes do

Programa de Governo, resoluções sobre “tá-tica eleitoral e política de alianças” e “sobre a conjuntura municipal”.

Na mesa de abertura, além de Grana; o presi-dente do PT andreense Luiz Turco, a ministra Miriam Belchior; o pre-sidente nacional do PT, o deputado estadual Rui Falcão; os deputados fe-derais Vanderlei Siraque e Vicentinho; o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho; o ex-prefeito

de Santo André, João Avamileno; a ex-vice--prefeita, Ivete Garcia; os líderes das bancadas do PT na Câmara, Jairi-nho, e na Alesp, Alencar Santana; dirigentes do PSDC, PRP, PR, PCdoB e PP; e a secretária esta-dual de Mulheres do PT, Marta Domingues.

A ministra Miriam Bel-chior afirmou que “está na hora do PT voltar a ter maioria das prefeituras no ABC e fazer barba, cabelo e bigode”

Disse ainda que se colocará à disposição na elaboração do Plano de Governo. Segundo apro-vou o Encontro, constam dessas “diretrizes”, sete eixos; desenvolvimento humano, social e eco-nômico; transparência com participação cidadã e ética; desenvolvimento urbano e sustentável; infraestrutura e mobili-dade urbana; integra-ção regional e nacional; qualidade de vida; e educação.

Encontro homologou o nome dos candidatos a prefeito e a vereadores que disputarão as eleições municipais

Carlos Grana come-çou cedo na política. Em 1980, ainda estudante do SENAI, iniciou sua militância na Juventude Operária Católica no ABC. Trabalhador da Brosol, ingressa, em 1984, aos 18 anos, na diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André, elegendo--se, alguns anos depois, o secretário geral da entidade. Participa ati-vamente no processo que resultaria na fusão dos sindicatos de Santo André e de São Bernar-do, que consagraria, no final dos anos 80, na edi-

ficação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Por sua participação ativa em defesa dos trabalhadores do ABC, é eleito para compor a Direção Executiva da CUT Estadual São Pau-lo, em 1988. Torna-se secretário geral do Sin-dicato do ABC (1993-99) e vice-presidente, em 99. Também por suas qualificações, entra para a Executiva Nacional da CUT, em 2000, e é elei-to, por duas vezes con-secutivas presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos.

No governo Lula, re-

presentou os trabalha-dores no Conselho De-liberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador, pela CUT.

Grana acumulou, ao longo da sua curta, mas vitoriosa militância po-lítica, experiência e co-nhecimentos suficientes sobre as reivindicações e demandas dos traba-lhadores e, principal-mente, dos cidadãos do ABC. Candidatou-se a deputado estadual, pelo PT, e aufere uma das maiores votações do Estado, com mais de 126 mil votos. E com apenas seis meses de

mandato, Grana conse-gue, de forma surpre-endente, aprovar, por unanimidade, o Projeto de Lei, transformada na Lei 14.546/11, dos Bom-beiros Mirins, que per-mite ao Estado instalar nas unidades do Corpo de Bombeiros da PM um programa de ocupação sadia dos adolescentes e jovens carentes. Ou-tro projeto, o do Bilhete Único, que integra os sistemas de transpor-tes dos 39 municípios da Grande São Paulo, beneficiando milhões de pessoas, também já está tramitando na Alesp.

Page 4: Definida pré-candidatura a prefeito de Carlos Grana

Para administrar uma cidade é preciso competên-cia e respeito pelo dinheiro público, vontade política para tomar decisões que beneficiem a população. Foi por esse motivo que os programas criados pelas administrações petistas, em Santo André, receberam prêmios. Confira na relação a seguir:

Prefeito Amigo da Crian-ça, Fundação Abrinq, 2004;

Prêmio Integração Latino Americana 2202/2003, Mé-rito Educacional, da Câmara Internacional de Pesquisa e Integração Social (CIPIS);

Prêmio Cidade Eficiente na Energia Elétrica – pelo Programa de Modernização

O "Santo André Mais Igual", programa implantado pelo prefeito Celso Daniel, trouxe prêmios internacionais à cidade pela qualidade dos serviços em saúde, educação, cultura, habitação, além de gerar trabalho e renda.

“ FALA POVO...

SANTO ANDRÉ - Informativo do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores 1 a 15 de maio de 2012

Infelizmente não há política pública municipal de preven-ção e combate às drogas. O governo federal destina verbas, mas a atual adminis-tração não tem projetos, nem ações.

Pr. Aparecido Araújo Desafio Jovem

Programa de urbanização e inclusão social desenvolvido em quatro áreas da cidade foi citado como exemplo pela ONU (Organização das Nações Unidas) Folha de São Paulo – 1 de Junho de 2001

Minha filha está com três anos. Porém, até agora ela não foi chamada para pre-encher a vaga prometida. A Prefeitura alega que a vaga é para crianças em situação de risco.

Tatiana C. de LimaOperadora de Caixa

Emprego tem. Porém, falta qualificação principalmente para que os jovens possam ocupar as vagas.

A prefeitura deveria ter criado cursos para ajudar a solucionar o problema.

Milena M.RodriguesEstudante

Segurança Apagão Drogas Emprego Educação

Santo André + IGUALO Programa Santo André

Mais Igual, trata-se de um programa de políticas públicas de inclusão social que envolve 19 ações integradas nas áreas de saúde, educação, cultura, habitação assistência social e de geração de emprego e renda.

O progama teve início na gestão pe-tista de 1997/2000 e continuou sendo um dos carros-che-fes da administra-ção do Partido dos Trabalhadores nas gestões seguintes. Recebeu o Prêmio Internacional Dubai Sobre as Melhores Práticas de 2001 iniciativa da Pre-feitura de Dubai, nos Emirados Árabes, e do Centro das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (Habitat).

As primeiras intervenções ocorreram nos núcleos: Sa-cadura Cabral, Tamarutaca, Capuava, Quilombo II, Espírito Santo, Maurício de Medeiros e Gonzalo Zarco. O Programa Santo André Mais Igual trans-formou antigas favelas em bairros populares, oferecendo ferramentas para que morado-res (as) mais carentes desses locais pudessem sair da faixa de exclusão social.

Comunidade de Santo André vira “cartão postal”

Centro de Negócios e Ser-viços Sacadura Cabral e

Prestes MaiaTambém integravam o pro-

grama, as unidades de negó-cios com espaço para serviços públicos e comércio. O primei-ro a ser implantado no muni-

cípio foi o Centro de Serviços e Ne-gócios Sacadura Cabral Mais Igual. Com 24 boxes, entre eles o do Banco do Brasil e da livraria Cortez. Além da Central de Serviços Auto-motivos.

No local, pe-dreiros, encana-dores e outros profissionais que antes faziam bi-

cos, receberam treinamento, assessoria e complementa-ção profissional, bem como, aprenderam a gerenciar seu próprio negócio.

Os interessados foram ca-dastrados e atendidos por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, advogados, educadores, economistas e as-sistentes sociais. Além disso, tiveram acesso a recursos do Banco do Povo. O Centro de Negócios e Serviços Prestes Maia foi o segundo a ser inau-gurado na gestão do então prefeito João Avamileno.

Programa criado pelo ex-prefeito Celso Daniel beneficiou mais de 30 mil pessoas

Geneilson TénorioComerciante

da Iluminação Pública, em 2000

Programa Santo André Mais Igual – Prêmio Internacional Dubai Sobre as Melhores Práticas de 2001, iniciativa da Prefeitura de Dubai, nos Emi-rados Árabes, e do Centro das Nações Unidas para Assenta-mentos Humanos (Habitat);

Programa Integrado de In-clusão Social, escolhido entre os 16 melhores programas sociais do planeta pela Con-ferência Istambul + 5, Pelo Habitat, ONU, em 2001;

XII Prêmio Volvo de Segu-rança no Trânsito, categoria Cidade, em 2001;

Política Habitacional de Santo André, da Fundações Getúlio Vargas/Ford, em 2001;

Ouvidoria da Cidade de

Santo André, da Fundações Getúlio Vargas/Ford, em 2001;

Prêmio Governador Mário Covas, Prefeito Empreende-dor, pelo Programa Política de Desenvolvimento Econô-mico de Santo André, Selo Prefeitura Empreendedora, classificada entre sete mu-nicípios do estado de São Paulo, em 2001;

Coleta Seletiva, finalista do prêmio das Fundações Getúlio Vargas/ Ford;

Programa de Moderniza-ção Administrativa, selecio-nado entre as 100 melhores políticas públicas pela ONU – Organização das Nações Unidas, em 2000;

Prefeito Amigo da Crian-ça, Fundação Abrinq,1999.

A sensação de insegu-rança é muito grande, prin-cipalmente, para nós com-erciantes que precisamos estar sempre com antena ligada, preocupado com o que pode vir acontecer.

Arthur Emílio MiguelComerciante

Isso acontece quase todo dia. É ruim porque a gente perde mercadoria e ficamos vulneráveis. No final do ano passado ficamos 12 horas sem energia e eles não dão satisfação.

Prefeitura andreense, nos governos do PT, ganhou prêmio no Brasil e no exterior