Click Paulista 5 - O melhor da Paulista em 1 Click

10
Camisa Verde e Branco faz ensaios técnicos gratuitos no Sambódromo. Pág. 3 Van Gogh, Monet, Renoir e outros pintores famosos no MASP. Pág. 7-8 ROTEIRO O artista Kobra presenteia a cidade com dois painéis. Pág. 6 O melhor da Avenida Paulista em 1 Click Boletim quinzenal da Associação Paulista Viva - Ano 1 / Jan. 2011 / nº 5 "Cãominhada", exposições, o Troféu São Paulo, pedaladas e roteiros turísticos celebram a nova idade de São Paulo. Pág. 4-5 457 ANOS e ANIMADA COMO SEMPRE Foto: José Cordeiro / SPTuris Foto: Eduardo Kobra

description

Boletim eletrônico da Associação Paulista Viva

Transcript of Click Paulista 5 - O melhor da Paulista em 1 Click

Camisa Verde e Branco faz ensaios técnicos gratuitos no Sambódromo. Pág. 3

Van Gogh, Monet, Renoir e outros pintores famosos no MASP. Pág. 7-8

ROTEIRO

O artista Kobra presenteia a cidade com dois painéis. Pág. 6

O melhor da Avenida Paulista em 1 Click Boletim quinzenal da Associação Paulista Viva - Ano 1 / Jan. 2011 / nº 5

"Cãominhada", exposições, o Troféu São Paulo, pedaladas e roteiros turísticos celebram anova idade de São Paulo. Pág. 4-5

457 ANOS e ANIMADA COMO SEMPRE

Foto: José Cordeiro / SPTuris

Foto

: Edu

ardo

Kob

ra

ANOS DEPOIS

editorial A cidade de Piratininga, com seu colégio dos jesuítas, tornou-se uma metrópole com quase 11 milhões de habitantes

O belvedere do Trianon, onde atualmente está o MASP, e o túnel da Avenida 9 de Julho, em 1930.

Há 457 anos, chegavam a esta “terra mui sadia, fresca e de boas águas”, os padres José de Anchieta e Manoel da Nóbrega, que buscavam um lugar seguro para se instalar e catequizar os índios.

Nem de longe poderiam imaginar que o pequeno povoado, nascido às margens dos rios Tamanduateí e Anhangabaú, seria rebatizado 157 anos depois, com o nome de São Paulo, e se torna-ria o que é hoje: uma megalópole com quase 11 milhões de habi-tantes. Tampouco poderiam supor que a cidade que se transfor-maria no maior centro cultural, econômico e financeiro do país, seria também, a cada verão, justamente quando se comemora seu aniversário, palco de problemas advindos de seu crescimen-to desenfreado, da falta de planejamento urbano, da ocupação de áreas de preservação ambiental e de áreas de risco.

Superando todas as tristezas, no entanto, as pessoas que aqui nasceram e as que escolheram esta cidade para viver sen-tem por ela uma paixão que dificilmente é abalada. Por isso, não vamos deixar de comemorar mais um aniversário de São Paulo, não vamos deixar de homenageá-la, como também não vamos perder as esperanças de que um dia esta voltará a ser uma terra agradável de “ares frios e temperados”, como a des-creveram os padres jesuítas há quase quinhentos anos.

Vale lembrar, nesta ocasião, um pouquinho da história de um dos mais importantes marcos da cidade, a nossa avenida Paulista. Projetada pelo engenheiro uruguaio Joaquim Eugenio de Lima e inaugurada em 1891, tendo como modelo as gran-des avenidas europeias - muito larga, com três vias separadas por magnólias e plátanos, com espaçosos lotes de cada lado -, a Paulista atraiu, algumas décadas mais tarde, os poderosos se-nhores do café, que aqui construíram seus pala-cetes para fugir do “caos” do centro da cidade que crescia a olhos vistos.

Mas a vocação desta avenida era a transforma-ção, a modernização e, aos poucos, ela foi assumin-do o papel de centro de animação da cidade, com suas corridas de charrete e de cabriolé e, mais tar-de, dos primeiros automóveis. Nos anos 20 e 30, foi também palco de grandes carnavais.

A partir de 1952, a charmosa avenida residencial começou a ganhar os primeiros edifícios públicos e logo foi tomada por grandes prédios comerciais. Precisou ser alargada, o que obrigou o recuo e de-molições. Os casarões foram cedendo espaço para os espigões e a Paulista ganhou uma nova persona-lidade: de centro financeiro e cultural.

Não sabemos ainda qual será a nova transfor-mação da nossa avenida. Mas temos certeza de que, cada vez mais, a Paulista vai assumir seu pa-pel de principal avenida de uma cidade que é rica em todos os sentidos: rica de oportunidades, de diversão, de hospitais de referência, de grandes teatros e dezenas de cinemas, de importantes centros educacionais, museus e, principalmente, rica de gente.

2

A Primeira Missa de São Paulo de Piratininga, realizada pelos padres jesuítas José de Anchieta (espanhol) e Manoel da Nóbrega (português), em 25 de Janeiro de 1554.

457

BOLETIM CLICK PAULISTABoletim Informativo Eletrônico Quinzemanal da Associação Paulista Viva

Publisher: Carlos Alberto SilvaJornalista Responsável e Editora: Maria Consolação da SilvaSubeditor e Projeto Gráfico: Ricardo ChacháReportagem: André Azenha

Departamento Comercial: Megahub Marketing Digital - Tel: (11) 3405 0135R. Prof. Carlos de Carvalho, 164 – 1º andar - 04531-080 – São Paulo - SP

Expediente

3

RUMO aoCARNAVAL 2011

notas Com o samba-enredo “Paulista Viva veste a Camisa. A mais paulista das avenidas”, Camisa Verde e Branco promove ensaios abertos a todos

A Paulista vai tomar conta da avenida, literalmente, no próximo Carnaval, cantada e muito bem apresentada pela escola de sam-ba Camisa Verde e Branco.

Os que gostam desta festa, já podem começar soltar a voz e treinar o samba no pé, ao som contagiante da bateria furiosa co-mandada pelo mestre Jeyson Ferro, nos ensaios gerais, abertos ao público, promovidos pela agremiação.

Em fevereiro, serão dois ensaios técnicos, no Sambódromo, com entrada gratuita: No sábado de 12/02, às 22h; No sábado de 26/02, às 24h.

O ponto de encontro será na Quadra da Escola, na rua Ja-mes Holland, 663 – Barra Funda.

Celebrando a Paulista, a Camisa Verde e Branco está mui-to confiante de que retornará ao grupo especial das escolas de samba da capital. Afinal, uma avenida com mais de 100 anos de história tem muito para mostrar e contar, dado que seu desenvolvimento se confunde com o crescimento de São Paulo. As fantasias e as alegorias refletem a profusão de casos e "causos" que tornaram a Avenida Paulista o centro financei-ro da metrópole e o motivo de estudo, cuidado e carinho da Associação Paulista Viva.

Valorizemos, pois, a via mais famosa de São Paulo — e, quiçá, do Brazil —, prestigiando os ensaios da Camisa e curtindo mui-to samba da melhor qualidade!

Ajude a preservar a Avenida Paulista, o cartão postal de São Paulo!

Projete uma boa imagem da sua empre-sa para mais de 20.000 contatos!

LIGUE: 3405-0135.

4

Aniversários são eventos especiais. Ocasiões para boas recordações e para a expressão dos sentimentos mais nobres. O desejo é eternizar aquele momento que remete ao que de bom já fizemos e conquistamos e àquilo que pede melho-rias. É uma promessa. Um novo horizonte, porque aberto à mudança e a novas conquistas.

É com esse espírito que o boletim Click Paulista também participa seu carinho pela cidade, desta-cando não só os tributos a ela prestados na região da Avenida Paulista, como também as mais apai-xonadas demonstrações de carinho que pipocam em todos os cantos da metrópole, como manteiga escorrendo sobre o bolo quente saído do forno dos nossos avós.

Esta generosa senhora, em seus 457 anos, mere-ce nossa atenção incondicional. Pois aqui estamos, com uma diversificada seleção de homenagens, tão rica como a cidade que as abriga.

Passeios A cidade é para todos. Todos são para ela, in-clusive os cães. A caminhada Cãonhecendo São Paulo, em sua segunda edição, leva os peludos e seus donos para um passeio ao longo da Avenida Paulista, com paradas em pontos de interesse cul-tural e turístico. A agência Turismo 4 Patas, orga-nizadora do evento, reuniu até adestradores para acompanharem a “cãominhada”, que também dis-porá de serviço para emergências veterinárias e distribuirá lanches e brindes para os caminhantes e petiscos para os animais. O ponto de partida é o oá-sis de Mata Atlântica do Parque Trianon, a partir do qual o grupo seguirá até a Casa das Rosas, que, no

CORAÇÃO da CIDADE

capaNas homenagens à cidade em seu aniversário, muitos eventos convergem para a região da Paulista, de passeios a exposições imperdíveis

passado, foi residência do engenheiro e arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo, criador de obras que marcam a cida-de, como o Teatro Municipal, o Grupo Escolar Rodrigues Alves e o Instituto Pasteur, ambos na Paulista, e o Liceu de Artes e Ofícios, hoje Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Esses edifícios, entre outros, fazem parte de roteiros ofere-cidos por agências de turismo da capital para celebrar o 25 de janeiro. A Go in São Paulo, em seu roteiro “Celebrando São Paulo”, leva os participantes ao Edifício Martinelli — o primeiro arranha-céu da cidade — e ao Copan, ao Palácio do Governo no Morumbi, ao MASP, à Casa das Rosas e à badalada Rua Oscar Freira, encerrando a programação com um café na cobe-rtura do Hotel Unique. Já a Graffit Viagens e Turismo foi ambici-osa ao montar 3 roteiros: o “Circuito Pegadas de Anchieta”, que

visita, a pé, o Solar da Marquesa de Santos, a Praça do Patriarca, a Igreja da Ordem Terceira do Carmo e outras atrações de cu-nho religioso; o Circuito Parabéns São Paulo, que passa pela Rua da Consolação, Avenida Paulista, o Monumento às Bandeiras, e chega até o elegante Hotel Grand Hyatt, na região da Berrini, e o “Circuito São Paulo Além dos Túmulos”, contemplando cemi-térios como o da Consolação, do Araçá e pontos de interesse como a Câmara Municipal, o Castelinho da Rua Apa, a Casa de Dona Yayá e a Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Por sua vez, o circuito da RMB Tour visita, além do Centro Histórico, a Paulista e os bairros dos Jardins e da Liberdade.

Arte e Cultura A fotografia é um dos pontos altos das exposições que fes-tejam o aniversário de São Paulo.

No elegante Instituto Cultural Chakras – espaço multiuso que reúne arte e boa gastronomia – , o fotógrafo Flávio Meyer A Cãominhada será assistida por UTI para os peludos, adestradores e veterinários

O CAB, Clube dos Amigos da Bike, organizada pedalada que sai do Itaim Bibi e vai até centro velho da cidade, passando pela Paulista

Foto: Flickr/ CC – governmentality

5

faz seu tributo à capital com fotos da cidade, capturadas du-rante sobrevôos de helicóptero e tratadas por meio de tilt-shift, técnica digital que faz com que cenários reais pareçam miniaturas ou maquetes. Batizada de “São Paulo, a Gigante em Miniatura”, a exposição começa no dia 25. Já o Shopping Center 3, localizado em frente ao Conjunto Nacional, na Ave-nida Paulista, expõe as 40 melhores fotografias da terceira edição do concurso “O Que Você Mais Gosta em São Paulo”, uma celebração aos 457 anos da metrópole, aberta a visita-ção de 20 a 29 de janeiro.

Na Passagem Literária da Consolação, na esquina da rua homônima com a Paulista, festeja-se não só a metrópole, mas também os 100 anos de seu Teatro Municipal. Em 140 imagens são contados a cronologia da construção e os personagens que fizeram a história do teatro, entre eles Procópio Ferreira — pai da atriz e diretora Bibi Ferreira —, que lutou pela classe teatral e atuou também no cinema e na teledramaturgia.

Mais uma viagem no tempo, mas agora para os aficcionados em veículos antigos. O dia 25 será uma oportunidade única para se verem reunidos mais de 100 modelos de várias marcas, fabri-cados entre 1906 e 1980. De caminhonetes a lambretas e jipes, os possantes estarão expostos no Palácio das Indústrias — an-tiga sede da prefeitura —, onde hoje funciona o Catavento, es-paço cultural e educacional que apresenta ao público a ciência e os problemas sociais, de modo atraente e interativo. Embora os carros fiquem expostos somente no dia 25, o Catavento tem muitas atrações abertas para visitação, de terça a domingo e nos feriados: em seus 14.000m2 há 250 instalações, que incluem um laboratório de química, um auditório para 180 pessoas, um mini-planetário e um cinema em 3D, além de uma coleção de 700 borboletas da Amazônia, aquário e muitos outros recursos para tornar a ciência motivo de apreciação por jovens e adultos.

Da fotografia e dos carros para o cartazismo, a terceira edi-ção da exposição “Um Cartaz para São Paulo” aborda o tema

Imagem da exposição São Paulo - Gigante em Miniatura, que usa técnicas fotográficas para dar aspecto de miniaturas ou maquetes a fotos aéreas comuns

“A Cidade e sua Memória” este ano. Designers, ar-quitetos e artistas gráficos criam cartazes de 60x90 cm, em papel fotográfico, mostrando suas inter-pretações sobre a cidade e sua memória, e sobre a própria presença do cartaz no ambiente urbano. Uma rara oportunidade para a apreciação do car-tazismo, arte que ainda não dominamos, mas cuja tradição vem desde a Paris do pintor Toulouse-La-trec — cujos cartazes promoviam os espetáculos do Molin Rouge —, passando por artistas russos como Alexander Rodchenko, que trabalhou com o poeta Maiakovsky, pelos americanos durante a Segunda Guerra e novamente os franceses, durantes os movimentos de contracultura na década de 60.

E, finalmente, o cinema, que não poderia ficar de fora. O Cine Olido, na Avenida São João, reali-za a mostra “Cidades de São Paulo”, de 25 a 30 de janeiro. São filmes que têm a capital como pano de fundo, contando desde a história dos seus bairros ao cotidiano do subterrâneo da metró-pole, caso do curta de animação “Fatia Paulista”, que será exibido no dia 30 e retrata os interiores do MASP, da estação de metrô Trianon e seus es-paços não acessados pelos usuários.

A história do Teatro Municipal de São Paulo e dos seus célebres personagens é tema de exposição na Galeria Literária da Rua da Consolação

Cena do curta de animação Fatia Paulista, que será exibido no Cine Olido, no dia 30

Maior Homenagem, Literalmente Do micro ao macro, surgem então aqueles que talvez se-jam, literalmente, os maiores presentes que a capital recebe no dia 25: dois painéis de 40 metros de altura e aproximada-mente 600m² de área, criados pelo artista plástico e muralis-ta Eduardo Kobra, pintados sobre as laterais do edifício do SENAC na Avenida Tiradentes. Em tons de cinza, as obras mostram a Rua Direita em 1905 e o Viaduto do Chá em 1950. Fazem parte do projeto “Muros da Cidade”, idealizado por Kobra em 2006, com o objetivo de transformar a paisagem urbana através da arte e resgatar a memória da cidade.

Kobra trabalha com sua equipe das 7h às 20h, diariamente, para concluir os painéis no dia do aniversário da cidade. Neles estão uma oportunidade não só para mostrar seu trabalho, mas para transformar a cidade, aos poucos, numa exposição de arte urbana permanente: “Muita gente não sabe que a Lei da Cidade Limpa foi criada também com o intuito de transformar em arte grandes fachadas que eram dominadas por propagandas”, escla-rece. Trata-se também de um esforço vigoroso de um artista cujo amor pela cidade é antigo. Como demonstração disso, já pintou também um mural de 1.000 m2 na Avenita 23 de Maio.

Simulação para uma das laterais do edifício, onde se vê uma pintura da Rua Direita, em 1905

Simulação que mostra como ficará a pintura final de uma das faces do prédio do SENAC, retratando o Viaduto do Chá na década de 50

Imagens gentilmente cedidas por Eduardo Kobra e Airton Gontow

Há dois anos, Kobra presenteou São Paulo com um belíssimo mural de mil metros quadra-dos, na avenida 23 de Maio, dentro do projeto “Muro das Memórias”, em que traz cenas de ca-pital no início do século XX. Em dezembro, fez na avenida Paulista um cenário de Natal em 3D.

Ainda este ano, o artista viajará para Londres para pesquisar seus murais e galerias. "A idéia é fazer na Europa intervenções em 3D e, principal-mente, o meu projeto Muro das Memórias”, afirma o artista, que começou como pichador de rua e hoje encanta São Paulo e o país com suas criações.

6

SERVIÇO e INFORMAÇÕES

Cãonhecendo São Paulo 2. Reservas, preços e detalhes: (11) 8280-9562 / [email protected]

Check Point Tours - www.checkpointtours.com.br

Go in São Paulo - www.goinsaopaulo.com.br

Graffit Viagens e Turismo - www.graffit.com.br

RMB City Tour - www.rmbcitytour.com

III Encontro de Veículos AntigosInformações com Carlos Guimarães pelo tel. (11) 82076544 E-mail: [email protected]

Clube dos Amigos da Bike, CAB - www.cab.com.br

Troféu São Paulo - www.jjseventos.com.br

Instituto Cultural Chakras - www.chakras.com.br

Shopping Center 3 - www.shoppingcenter3.com.br

Passagem Literária da Consolação - 7 às 22h, de seg. a sexta; 10h às 22h, sáb., dom. e feriados. Até 30/01.

Painéis de Eduardo Kobra - Av. Tiradentes, 620

Centro Universitário Mª Antônia - www.usp.br/mariantonia

Cine Olido - www.galeriaolido.sp.gov.br

20 anos do Programa de Exposições do CCSPCentro Cultural São Paulo - Rua Vergueiro, 1000 (Paraíso)Traz obras de 23 artistas selecionados ao longo de duas déca- das no Programa Anual de Exposições do Centro Cultural São Paulo. Criado em 1990, o Programa surgiu para incen- tivar a produção recente de arte no Brasil. Seg. a sexta, das 10h às20h / Sáb., dom. e feriados, das 10h às 18h. Até 27/02 - Gratuito.

III Mostra do Programa de Exposições 2010Centro Cultural São Paulo - Rua Vergueiro, 1000 (Paraíso)Apresenta trabalhos inéditos dos artistas convidados Claudio Mubarac e Daniel Acosta, além de mostras indivi- duais de artistas selecionados em edital. Seg. a sexta, das 10h às 20h / Sáb., dom. e feriados, das 10h às 18h. Até 27/02 - Gratuito.

A Arte Postal da 16ª Bienal de São PauloCentro Cultural São Paulo - R. Vergueiro, 1000 (Paraíso)Reúne trabalhos que estiveram presentes na 16ª Bienal de São Paulo, em 1981. Entre os artistas participantes, estão os brasileiros Artur Barrio, Paulo Brusky e Regina Silveira, além de canadenses, italianos e outros estrangeiros. Segunda a sexta, das 10h às 20h / Sáb., dom. e feriados, das 10h às 18h - Até 30/01 - Gratuito.

As Construções de BrasíliaGaleria de Arte do SESI - Centro Cultural FIESPFotografias do acervo do Instituto Moreira Salles e uma seleção de obras de artistas que retratam a cidade, em dois eixos temáticos: histórico, de caráter estético, e contemporâneo, voltado para questões polêmicas que afetam a capital federal. Seg., 11h às 20h / Ter. a sáb., 10h às 20h / Dom., 10h às 19h - Até 30/01 - Gratuito.

Carlos Oswald, O Resgate de Um MestreCaixa Cultural - Galeria Vitrine da Paulista Av. Paulista, 2073 - térreoRetrospectiva com 70 obras, entre paisagens, retratos e ima-gens religiosas. Terça a sábado, das 9h às 21h / Domingos e feriados, das 10h às 21h - Até 20/02 - Gratuito.

Deuses e Madonas — A Arte do SagradoMASP - Av. Paulista, 1.578O universo do sagrado na cultura ocidental, em 40 obras do acervo do museu, criadas por mestres dos séculos 14 ao 19 e escolhidas pelo curador Teixeira Coelho.Ter., qua., sex. a dom. e feriados das 11h às 18h; quinta das 11h às 20h. R$ 15,00. Grátis às terças - Sem previsão de encerramento.

ARTEROTEIRO O MASP presenteia a cidade com entrada gratuita

para as suas exposições, no dia 25; fotos de Brasília ficam na Galeria do SESI até o 30/01 e, em 05/02, começa no MASP exposição sobre o Romantismo

LITERATURACasa das Rosas - Biblioteca Circulante - Av. Paulista, 37Inaugurada em 2004, possui acervo especializado em literatura e poesia, com cerca de 2,5 mil títulos, além de um grande número de livros sobre a poesia concreta brasileira e periódicos literários. Informe-se sobre como se associar. Tel: (11) 3285.6986 / 3288.9447 ou [email protected].

Erramos A Biblioteca Jurídica da FIESP — situada à Avenida Paulista, 1313, 5º andar — é aberta apenas às empresas associadas da entidade, e não ao público em geral, como mencionado na edição de 07/01 do boletim Click Paulista.Atendimento das 8h30 às 17h. Mais informações: (11) 3549 4396.

Poesia na CasaCasa das Rosas - Avenida Paulista, 37Sarau dedicado a poetas anônimos. Microfone aberto à participação de quem tem algo a dizer. Traga seus versos e dê voz a um poema. 19/02, 19h30 às 21h30.

Lugares, Estranhos e Quietos - Win WendersMASP - Av. Paulista, 1.578A sensibilidade do cineasta alemão está evidenciada nessa mostra de 23 fotografias tiradas durante suas viagens, nos últimos dez anos. Ter., qua., sex. a dom. e feriados das 11h às 18h; quinta das 11h às 20h. R$ 15,00. Grátis às terças - Até 30/01.

Romantismo — A Arte do EntusiasmoMASP - Av. Paulista, 1.578Obras de Bosch, El Greco, Monet, Renoir, Van Gogh, Tomie Ohtake e deze-nas de outros mostram que os ideais do Romantismo dos séculos XVIII e XIX permeiam a arte produzida nos últimos 500 anos no Ocidente. Ter., qua.,sex. a dom. e feriados das 11h às 18h; quinta das 11h às 20h. R$ 15,00. Grátis às terças. Abertura em 05/02.

Roupa de Domingo - Prosa e PoesiaCasa das Rosas - Avenida Paulista, 37Em sua 9ª edição, essa mostra itinerante reúne vários artistas contemporâneos e suas interpretações sobre o conceito “roupa de domingo”. Ter., qua., sex. a dom. e feriados das 11h às 18h; quinta das 11h às 20h. R$ 15,00. Grátis às terças - Até 30/01.

Se Não Neste Tempo - Pintura Alemã Contemporânea: 1989-2010 MASP - Av. Paulista, 1.578Coletiva com 83 obras de 26 artistas, organizada exclusivamente para o MASP, com nomes como Thomas Scheibitz e Werner Tübke. Ter., qua., sex. a dom. e feriados das 11h às 18h; quinta das 11h às 20h. R$ 15,00. Grátis às terças - Até 30/01.

Obra de Carlos Oswald — precursor da gravura brasileira e autor dos croquis da estátua do Cristo Redentor — em exposição na Caixa Cultural

Detalhe de Passeio ao Crepúsculo, tela de Van Gogh que integra a exposição Romantismo - A Arte do Entusiasmo, que se inicia em 05/02 no MASP

7

TEATROROTEIRO

Blume-Zoof, o Hospital de Brinquedos, fica em cartaz até 30/01 no CCSP

No dia 8, começa a temporada de "Blume-Zoof, o Hospital de Brinquedos", no CCSP, inspirada em obra de Walter Benjamin"; as comédias "Toc Toc" e "O Clã das Divorciadas", ambas dirigidas por Ale-xandre Reinecke, reestreiam dia 7, no Teatro Gazeta

Ajude a preservar a Avenida Paulista, o cartão postal de São Paulo!

Projete uma boa imagem da sua empre-sa para mais de 20.000 contatos!

LIGUE: 3405-0135.

A Bomba e o Beijo - dramaTeatro Augusta - Rua Augusta, 943Pedro e Sofia se amaram. Hoje separados, vemos Sofia vi-vendo com o terapeuta de Pedro. Este, desiludido, constrói uma bomba e se prepara para o fim. Lorena, amiga de Sofia, e Renan, amigo de Pedro, formam um casal que ainda acre-dita no amor. A contagem regressiva prossegue, e o destino coloca todos eles na mesma sala, a minutos da explosão da bomba. Qua. e qui. às 21h. R$ 20,00. 02/02 a 17/03. Sala Experimental. Censura: 14 anos. Informaçõe s: (11) 3151 4141.

A Noviça Mais Rebelde - comédiaTeatro Renaissance - Alameda Santos, 2233A peça conta a história da Irmã Maria José, que convence a Madre Superiora a permitir que faça um show beneficente, seu único sonho não concretizado desde que se tornou freira.Sáb. às 19h / Dom. às 17h - 22/01 a 03/04. R$ 50,00. Censura: 12 anos. 466 lugares. Informações: (11) 2122 4241.

Amigos Ausentes - comédiaTeatro Augusta - Rua Augusta, 943 A deterioração das relações e as dificuldades de comunica-ção na contemporaneidade compõem o pano de fundo desta trama. Assim, o humor nasce do constrangimento dos persona-gens e da dificuldade que todos têm em lidar com a morte, seja a morte de alguém ou a morte do amor. Isso faz com que o es-pectador se identifique com os personagens e ria de si mesmo.Qua. e qui., às 21h / Sex. às 21h30 - 12/01 a 11/02. R$ 30,00. 300 lugares. Censura: 12 anos. 300 lugares. Informações: (11) 3151 4141.

Blume-Zoof, O Hospital de Brinquedos - infantilCentro Cultural São Paulo - R. Vergueiro, 1000 (Paraíso)Tendo como pano de fundo um hospital de brinquedos, a peça inspirada no livro “Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação” de Walter Benjamin — escrito en-tre 1913 e 1932 — aborda o brinquedo e a atividade lúdica como formas de relacionamento entre o adulto e a criança. Sáb., dom. e feriado às 16h - 8 a 30/01. R$ 15,00. Recomendado para maiores de 4 anos. Sala Paulo Emilio Salles Gomes - 100 lugares. Preço popular: dia 15, a R$ 2,55 (um ingresso por pessoa). Espetáculos gratuitos agendados: dias 19 e 26, às 14h30 - agendamento: [email protected]. Informações: (11) 3397 4002 / 4062.

Cândida - comédiaTeatro Augusta - Rua Augusta, 943 Escrita em 1895 pelo dramaturgo irlandês Bernard Shaw, a peça retrata os perigos de um iminente triângulo amoroso. Cândida

é a esposa do reverendo Morell, um pastor anglicano de ideologia socialista. Com a chegada do aristocrata Eugênio, a estabilidade desse casamento será abalada pela constante possibilidade de traição. Sáb. às 21h e Dom. às 18h - R$ 60,00. Reestreia em 22/01. Sala Nobre - 302 lugares. Censura: 12 anos. Informações: (11) 3151 4141.

Corações Under Rocks - comédiaCentro Cultural São Paulo - R. Vergueiro, 1000 (Paraíso)Dois amigos viveram intensamente os anos 80, mas acabaram se separando de maneira traumática, seguindos caminhos distintos e interrompendo um sonho. Vinte anos depois se reencontram e tentam compreender o signifi-cado da palavra amizade. Sex. e sáb. às 21h / Dom. às 20h - 21/01 a 06/03. R$ 10,00. Censura: 14 anos. Sala Paulo Emilio Salles Gomes - 100 lugares. Preço popular: dia 05/02, a R$ 2,55. Informações: (11) 3397 4002 / 4041.

Então... Deu no que deu – stand-up comedyTeatro Procópio Ferreira - Rua Augusta, 2823Com estilo inconfundível, Nany People apresenta pela primeira vez em São Paulo o seu solo de stand-up comedy. Satiriza situações do cotidiano, suas ex-periências na televisão e as diferenças entre os universos masculino e femi-nino, sempre com bom humor e altruísmo. Qua. às 21h. R$ 40,00. Censura: 14 anos. 671 lugares. Informações: (11) 3083 4475.

Fora do Normal – stand-up comedyTeatro Procópio Ferreira - Rua Augusta, 2823Fora do Normal, solo do humorista Fábio Porchat, traz ao palco observações bem-humoradas sobre situações do dia a dia. Aborda, entre outros assuntos, telemarketing, viagens ao exterior e tecnologia em banheiros. Qui. às 21h. R$ 40,00. Censura: 14 anos. 671 lugares. Informações: (11) 3083 4475.

João e Maria - infantilTeatro Procópio Ferreira - Rua Augusta, 2823Um dos contos mais famosos dos irmãos Grimm, o espetáculo João e Maria, criado e dirigido pela Cia. Le Plat du Jour, constrói versão ecológica da famosa história. A montagem utiliza técnicas variadas de teatro físico, mímica, manipu-lação de objetos, improviso, dança e a técnica de palhaço. As atrizes Laura Carvalho e Bebel Ribeiro dão vida a dois pássaros, que, descontentes com o desmatamento, querem se mudar da floresta. Sáb. e dom. às 16h. R$ 40,00. Estreia em 22/01. Censura: Livre. 671 lugares. Informações: (11) 3083 4475.

Marcha para Zenturo - dramaCentro Cultural São Paulo - R. Vergueiro, 1000 (Paraíso)Uma turma de amigos se reencontra para celebrar a festa de Ano Novo. Este reencontro desperta lembranças e reflexões sobre suas vidas, como eram, o que desejaram ser, o que se tornaram e o que ainda se tornarão. Sex. e sáb., às 21h / Dom. às 20h - 14/01 a 13/02. R$ 20,00. Censura: 14 anos. Sala Jardel Filho - 324 lugares. Preço popular: dia 21/01, a R$ 2,55. Informações: (11) 3397 4002 / 4041.

8

TEATROROTEIRO

Mulheres Alteradas - comédiaTeatro Procópio Ferreira - Rua Augusta, 2823Um dos maiores fenômenos editoriais da Argentina, a char-gista e cartunista Maitena chega ao teatro com a adaptação dos 5 volumes da série 'Mulheres alteradas'. Temas femininos universais — corpo, moda, homens, amores, família, filhos, tra-balho, o passar do tempo e a falta dele — são tratados com humor. Sex. às 21h - R$ 50,00 / Sáb., às 21h - R$ 70,00 / Dom. às 19h. R$ 60,00. Reestreia em 07/01. Censura: 14 anos. 671 lugares. Informações: (11) 3083-4475.

O Clã das Divorciadas - comédiaTeatro Gazeta - Avenida Paulista, 900O Clã das Divorciadas é a versão brasileira de Le Clan des Di-vorcées, peça que, na França, superou 2.500 apresentações e integra a lista das comédias mais assistidas em Paris. Narra o cotidiano de três mulheres que dividem o mesmo apartamento — uma camponesa, uma burguesa e uma anglo-argentina —, de-pois de abandonadas pelos maridos. Sex. às 21h / Sáb. às 20h / Dom. às 18h. R$ 60,00 a R$ 80,00. Reestreia em 07/01. Censura: 12 anos. 640 lugares. Informações: (11) 3253 4102.

Pensando Sobre - dramaTeatro Augusta - Rua Augusta, 943 Uma reflexão do comportamento dentro do cotidiano atual, aliada à dança como narradora da depressão global. Temas como a liberdade de expressão e a verdadeira manifestação dos sentimentos são abordados. Uma viagem em direção aos desa-fios, sonhos e metas. Sex. às 21h30 / Sáb. às 21h / Dom. às 19h. R$ 30,00. 14/01 a 13/02. Sala Experimental. Censura: 12 anos Informações: (11) 3151 4141.

Toc Toc - comédiaTeatro Gazeta - Avenida Paulista, 900Seis pacientes com distúrbios de "toc" — transtorno obses-sivo compulsivo — se conhecem na sala de espera de um médico especialista no assunto. Devido à demora no atendi-mento, formam um grupo de terapia que se auto-analisa, em meio a crises, brigas e gargalhadas.Sex. às 22h45 / Sáb. às 22h / Dom. às 20h.R$ 60,00 a R$ 70,00. Reestreia em 07/01. Censura: 12 anos. Informações: (11) 3253 4102.

Como acontece anualmente, durante o fim de janeiro e todo o mês de fevereiro as atenções da indústria cinemato-gráfica e de quem gosta de cinema se voltam para as princi-pais premiações do setor. Em pouco mais de um mês, em 27 de fevereiro, acontecerá no Teatro Kodak, de Los Angeles, a 83ª edição do Oscar. No próximo dia 25, no entanto, serão anunciados os finalistas da premiação.

A mídia especializada tem considerado a atual temporada como uma das mais fracas dos últimos tempos em Hollywood. Com exceção de “A Origem”, “Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte I”, e “Toy Story 3”, unanimidades entre público e crítica, todos os outros grandes lançamentos do ano acabaram fracassando nas bilheterias e sendo repudiados pela impren-sa. Além disso, os membros da Academia não estão mais dis-postos a votar em blockbusters como no passado.

Assim, deve acontecer neste Oscar o que ocorreu nos últi-mos anos, quando filmes independentes se consagraram no lu-gar dos famosos “arrasa-quarteirões”. Dois grandes exemplos foram as vitórias, nas duas últimas edições, de “Quem Quer Ser um Milionário?” e “Guerra ao Terror”, dramas de baixo or-çamento, premiados em detrimento de “O Curioso Caso de Benjamin Button” e “Avatar”, longas que tiveram grandes in-vestimentos dos estúdios e foram sucesso de público.

Em 2011, isso deve continuar. Para confirmar a tendência, basta conferir os concorrentes ao prêmio do Sindicato dos Produtores da América, o principal “termômetro” do Oscar.

roteiro - especial CINEMA Lista dos indicados é divulgada no dia 25 de janeiro, mas alguns deles já ocupam os cine-mas paulistanos e outros saíram em DVD

OSCAR 2011 nasSALAS da PAULISTA

Detalhe de Atriz Milenar, drama de animação que será exibido no Centro Cultural São Paulo

Ajude a preservar a Avenida Paulista, o cartão postal de São Paulo!

Projete uma boa imagem da sua empre-sa para mais de 20.000 contatos!

LIGUE: 3405-0135

9

10

Frequentemente, os vencedores do sindicato são também escolhidos pelos votantes da Academia de Hollywood para a categoria melhor filme. São eles “A Rede Social”, “O Discurso do Rei” — ambos considerados os principais favoritos do ano, sendo que o primeiro tem levado todos os prêmios da crítica norte-americana e o segundo tende a consagrar o ator Colin Firth —, “127 Horas”, “Cisne Negro”— que deve premiar a atriz Natalie Portman —, “A Origem”, “O Vencedor”, “Minhas Mães e Meu Pai”, “Toy Story 3", “Atração Perigosa” e “Bravura Indômita”.

Dentre esses, os mais polêmicos, controversos e provocativos talvez sejam "Minhas Mães e Meu Pai", que mostra as lésbicas Nic (Anette Benning) e Jules (Julianne Moore), cujo casamen-to estável é abalado quando seus filhos resolvem trazer Paul (Mark Ruffalo), o pai, doador de esperma, de volta para suas vi-das; "Cisne Negro", thriller psicológico que dá vazão à psique da bailarina titular — vivida por Natalie Portman — da companhia de Nova York, que se desequilibra com a chegada de uma rival, num jogo oscilante de admiração, inveja, desdém e desejo de morte; já "Atração Perigosa" mostra o amadurecimento de Ben Affleck, que dirigiu o filme e também nele atuou, protagonizando uma relação amorosa com uma vítima — eventualmente tomada como refém — dos assaltos a banco realizados com sua gangue.

Dessa lista dos prováveis indicados ao Oscar, chegam aos ci-nemas de São Paulo “Bravura Indômita” e “O Vencedor” — que deve dar o prêmio de ator coadjuvante ao atual Batman, Chris-tian Bale. “Cisne Negro” estreará em 4 de fevereiro, junto com “O Discurso do Rei” . “127 Horas”, de Danny Boyle, diretor de

“Quem Quer Ser Um Milionário?”, será lançado em 18 de feve-reiro. “Toy Story 3”, provável vencedor do Oscar de animação, e “A Origem”, que deve ficar com os prêmios técnicos, como efeitos visuais e som, já estão disponíveis em DVD e Blu-ray.

Uma curiosidade são os pouco lembrados curta-metragens de animação, que acabam revelando grandes talentos. De uma lista de 33 pré-indicados, a Academia chegou a 10 pré-selecionados, de onde sairão entre 3 a 5 competidores. Com raras exceções, como no caso do Festival de Animação Ani-ma Mundi, que passa por São Paulo e pelo Rio de Janeiro, essas grandes pequenas obras podem ser vistas apenas na

Cena de Cisne Negro, thriller psicológico que chega ao Brasil em fevereiro

Ajude a preservar a Avenida Paulista, o cartão postal de São Paulo!

Projete uma boa imagem da sua empre-sa para mais de 20.000 contatos!

LIGUE: 3405-0135

Atração Perigosa traz um Ben Affleck maduro, como ator e diretor

internet. Os apaixonados por animação podem conferir a lista desses filmes no blog Race do jor-nal Hollywood Reporter — que traz tudo sobre a corrida do Oscar —, no endereço www.hollywoo-dreporter.com/blogs/race.

O Brasil, infelizmente, está fora da competição. “Lula, O Filho do Brasil”, aposta nacional para tentar uma vaga entre os finalistas para melhor filme es-trangeiro, não agradou aos votantes da Academia.

Animes A edição passada do Click Paulista informou sobre a mostra de filmes de animação do japonês Satoshi Kon, falecido em 2010. Do dia 25 ao 30, no Centro Cultural São Paulo, sessões gratuitas de suas obras trarão ao público as imagens oníri-cas que as caracterizam, entre elas "Paprika", de 2006, a história de uma psiquiatra que inventa uma máquina que a permite entrar nos sonhos de seus pacientes, e "Atriz Milenar", drama de 2001, que conta, em flashback, a vida e a carreira da atriz Chiyoko Fujiwara, e os motivos de sua aposenta-doria. A criatividade dos temas e a abordagem nada convencional com que são tratados justifica acompanhar toda a programação, que está no site www.centrocultural.sp.gov.br.