CINESIOLOGIA Polícia Militar do Estado de São Paulo Diretoria de Ensino Centro de Capacitação...

21
CINESIOLOGIA CINESIOLOGIA Polícia Militar do Estado de São Paulo Polícia Militar do Estado de São Paulo Diretoria de Ensino Diretoria de Ensino Centro de Capacitação Física e Operacional Centro de Capacitação Física e Operacional Escola de Educação Física Escola de Educação Física CIEF-I/08 e CMEF-I/08 CIEF-I/08 e CMEF-I/08 CAP PM ALEXANDRE MERLIN CAP PM ALEXANDRE MERLIN

Transcript of CINESIOLOGIA Polícia Militar do Estado de São Paulo Diretoria de Ensino Centro de Capacitação...

Page 1: CINESIOLOGIA Polícia Militar do Estado de São Paulo Diretoria de Ensino Centro de Capacitação Física e Operacional Escola de Educação Física CIEF-I/08.

CINESIOLOGIACINESIOLOGIA

Polícia Militar do Estado de São PauloPolícia Militar do Estado de São PauloDiretoria de EnsinoDiretoria de Ensino

Centro de Capacitação Física e OperacionalCentro de Capacitação Física e OperacionalEscola de Educação FísicaEscola de Educação Física

CIEF-I/08 e CMEF-I/08CIEF-I/08 e CMEF-I/08

CAP PM ALEXANDRE MERLINCAP PM ALEXANDRE MERLIN

Page 2: CINESIOLOGIA Polícia Militar do Estado de São Paulo Diretoria de Ensino Centro de Capacitação Física e Operacional Escola de Educação Física CIEF-I/08.

PROGRAMA DA MATÉRIA

- Plano Didático de Matéria (PDM)Plano Didático de Matéria (PDM)

- Programa PropostoPrograma Proposto

Page 3: CINESIOLOGIA Polícia Militar do Estado de São Paulo Diretoria de Ensino Centro de Capacitação Física e Operacional Escola de Educação Física CIEF-I/08.

INTRODUÇÃO À BIOMECÂNCIA

-ConceitosConceitos

-Aspectos HistóricosAspectos Históricos

-TerminologiaTerminologia

Page 4: CINESIOLOGIA Polícia Militar do Estado de São Paulo Diretoria de Ensino Centro de Capacitação Física e Operacional Escola de Educação Física CIEF-I/08.

ConceitosConceitos

Cinesiologia: Cinesiologia: ramo da ciência que, ramo da ciência que, combinando parâmetros de anatomia e combinando parâmetros de anatomia e de fisiologia, estuda o movimento de fisiologia, estuda o movimento humanohumano

Biomecânica: Biomecânica: ramo da ciência que estuda ramo da ciência que estuda a aplicação dos fundamentos da a aplicação dos fundamentos da mecânica às estruturas orgânicas vivasmecânica às estruturas orgânicas vivas

INTRODUÇÃO À BIOMECÂNCIA

Page 5: CINESIOLOGIA Polícia Militar do Estado de São Paulo Diretoria de Ensino Centro de Capacitação Física e Operacional Escola de Educação Física CIEF-I/08.

Aspectos HistóricosAspectos Históricos

Idade Antiga: Idade Antiga: pensamento científico pensamento científico incipiente, exercitado, sobretudo, incipiente, exercitado, sobretudo, através do ato de observar através do ato de observar fenômenos. Oposição às concepções fenômenos. Oposição às concepções emocionais e religiosas.emocionais e religiosas.

INTRODUÇÃO À BIOMECÂNCIA

Page 6: CINESIOLOGIA Polícia Militar do Estado de São Paulo Diretoria de Ensino Centro de Capacitação Física e Operacional Escola de Educação Física CIEF-I/08.

INTRODUÇÃO À BIOMECÂNCIA

Idade Antiga:Idade Antiga:

I – GregosI – Gregos

- Hipócrates(460-370aC): observação e - Hipócrates(460-370aC): observação e conclusões baseadas nos sentidos (visão, conclusões baseadas nos sentidos (visão, audição e tato)audição e tato)

Page 7: CINESIOLOGIA Polícia Militar do Estado de São Paulo Diretoria de Ensino Centro de Capacitação Física e Operacional Escola de Educação Física CIEF-I/08.

- Aristóteles(384-322aC): pai da Cinesiologia.- Aristóteles(384-322aC): pai da Cinesiologia.

▪▪Obras: O movimento do animais e As partes Obras: O movimento do animais e As partes dos animaisdos animais

INTRODUÇÃO À BIOMECÂNCIA

“...o animal que se move faz sua mudança

de posição pressionando contra o que está sob

ele...”

Page 8: CINESIOLOGIA Polícia Militar do Estado de São Paulo Diretoria de Ensino Centro de Capacitação Física e Operacional Escola de Educação Física CIEF-I/08.

II – RomanosII – Romanos

- Galeno(131-201dC): pai da Medicina - Galeno(131-201dC): pai da Medicina Desportiva. Desportiva.

▪▪Obra: Do movimento muscularObra: Do movimento muscular

INTRODUÇÃO À BIOMECÂNCIA

Page 9: CINESIOLOGIA Polícia Militar do Estado de São Paulo Diretoria de Ensino Centro de Capacitação Física e Operacional Escola de Educação Física CIEF-I/08.

Aspectos HistóricosAspectos Históricos

Idade Média:Idade Média: diminuição da importância diminuição da importância do desenvolvimento do corpo e da do desenvolvimento do corpo e da prática do exercício físico – todas prática do exercício físico – todas investigações nesse sentido foram investigações nesse sentido foram negligenciadas. Nesse período, os negligenciadas. Nesse período, os povos árabes foram os responsáveis povos árabes foram os responsáveis por perpetuar os conhecimentos por perpetuar os conhecimentos antigos.antigos.

INTRODUÇÃO À BIOMECÂNCIA

Page 10: CINESIOLOGIA Polícia Militar do Estado de São Paulo Diretoria de Ensino Centro de Capacitação Física e Operacional Escola de Educação Física CIEF-I/08.

Aspectos HistóricosAspectos Históricos

Idade Moderna:Idade Moderna: período do despertar período do despertar científico, com o aprimoramento dos científico, com o aprimoramento dos conceitos e métodos das ciências conceitos e métodos das ciências exatas e naturais.exatas e naturais.

INTRODUÇÃO À BIOMECÂNCIA

Page 11: CINESIOLOGIA Polícia Militar do Estado de São Paulo Diretoria de Ensino Centro de Capacitação Física e Operacional Escola de Educação Física CIEF-I/08.

Idade Moderna:Idade Moderna:- - Leonardo da Vinci (1452-1519dC)Leonardo da Vinci (1452-1519dC)

- Giovanni Alfonso Borelli (1608-1679dC): pai da - Giovanni Alfonso Borelli (1608-1679dC): pai da Biomecânica.Biomecânica.

▪ ▪Obra: O movimento do animaisObra: O movimento do animais

- Francis Glisson (1597-1677dC)- Francis Glisson (1597-1677dC)

- Albrecht von Haller (1708-1777dC)- Albrecht von Haller (1708-1777dC)

- Isaac Newton (1642-1727dc)- Isaac Newton (1642-1727dc)

▪ ▪Obra: Princípios Matemáticos da Filosofia NaturalObra: Princípios Matemáticos da Filosofia Natural

INTRODUÇÃO À BIOMECÂNCIA

Page 12: CINESIOLOGIA Polícia Militar do Estado de São Paulo Diretoria de Ensino Centro de Capacitação Física e Operacional Escola de Educação Física CIEF-I/08.

Aspectos HistóricosAspectos Históricos

Idade Contemporânea:Idade Contemporânea: Pesquisas Pesquisas revolucionaram os métodos de revolucionaram os métodos de investigação ao concluírem pela investigação ao concluírem pela existência de potenciais elétricos em existência de potenciais elétricos em músculos e nervos.músculos e nervos.

INTRODUÇÃO À BIOMECÂNCIA

Page 13: CINESIOLOGIA Polícia Militar do Estado de São Paulo Diretoria de Ensino Centro de Capacitação Física e Operacional Escola de Educação Física CIEF-I/08.

Idade Contemporânea:Idade Contemporânea:- Luigi Galvani (1737-1798dC): pai da Luigi Galvani (1737-1798dC): pai da

neurologia experimental.neurologia experimental.

- - Guillaume Duchenne (1806-1875dC)Guillaume Duchenne (1806-1875dC)

- Irmãos Weber (1795-1878dC)- Irmãos Weber (1795-1878dC)

- Jules Etienne Marey (1830-1904dc)- Jules Etienne Marey (1830-1904dc) ▪▪Obra: O MovimentoObra: O Movimento

INTRODUÇÃO À BIOMECÂNCIA

Page 14: CINESIOLOGIA Polícia Militar do Estado de São Paulo Diretoria de Ensino Centro de Capacitação Física e Operacional Escola de Educação Física CIEF-I/08.

Aspectos HistóricosAspectos Históricos

Início do Séc XX:Início do Séc XX: produção de estudos produção de estudos fisiológicos, neurológicos e fisiológicos, neurológicos e osteológicos dedicados a osteológicos dedicados a compreensão do movimento.compreensão do movimento.

INTRODUÇÃO À BIOMECÂNCIA

Page 15: CINESIOLOGIA Polícia Militar do Estado de São Paulo Diretoria de Ensino Centro de Capacitação Física e Operacional Escola de Educação Física CIEF-I/08.

Início do Séc XX:Início do Séc XX:

- Adolf Eugen Fick (1829-1901)- Adolf Eugen Fick (1829-1901)

- - Charles Sherrington (1857-1952)Charles Sherrington (1857-1952)

- Julius Wolff (1836-1902)- Julius Wolff (1836-1902)

- Jonh Kock- Jonh Kock

- Murk Jensen - Murk Jensen

INTRODUÇÃO À BIOMECÂNCIA

Page 16: CINESIOLOGIA Polícia Militar do Estado de São Paulo Diretoria de Ensino Centro de Capacitação Física e Operacional Escola de Educação Física CIEF-I/08.

Aspectos HistóricosAspectos Históricos

Atualmente:Atualmente: produção de estudos sobre produção de estudos sobre eletromiografia, cinematografia, eletromiografia, cinematografia, cinerradiografia, estroboscopia eletrônica e cinerradiografia, estroboscopia eletrônica e simulações computadorizadas destinados ao simulações computadorizadas destinados ao aprimoramento e detalhamento da aprimoramento e detalhamento da compreensão do movimento humano.compreensão do movimento humano.

INTRODUÇÃO À BIOMECÂNCIA

Page 17: CINESIOLOGIA Polícia Militar do Estado de São Paulo Diretoria de Ensino Centro de Capacitação Física e Operacional Escola de Educação Física CIEF-I/08.

TerminologiaTerminologia

Segmentos do corpoSegmentos do corpo

Termos direcionaisTermos direcionais

Planos e eixos anatômicos de Planos e eixos anatômicos de referênciareferência

INTRODUÇÃO À BIOMECÂNCIA

Page 18: CINESIOLOGIA Polícia Militar do Estado de São Paulo Diretoria de Ensino Centro de Capacitação Física e Operacional Escola de Educação Física CIEF-I/08.

TerminologiaTerminologiaSegmentos do corpoSegmentos do corpo

INTRODUÇÃO À BIOMECÂNCIA

Page 19: CINESIOLOGIA Polícia Militar do Estado de São Paulo Diretoria de Ensino Centro de Capacitação Física e Operacional Escola de Educação Física CIEF-I/08.

INTRODUÇÃO À BIOMECÂNCIA

TerminologiaTerminologiaTermos direcionaisTermos direcionais

Page 20: CINESIOLOGIA Polícia Militar do Estado de São Paulo Diretoria de Ensino Centro de Capacitação Física e Operacional Escola de Educação Física CIEF-I/08.

TerminologiaTerminologiaPlanos e eixos anatômicos de referênciaPlanos e eixos anatômicos de referência

INTRODUÇÃO À BIOMECÂNCIA

PlanosPlanos

SagitalSagital CoronalCoronal TransversoTransverso

Page 21: CINESIOLOGIA Polícia Militar do Estado de São Paulo Diretoria de Ensino Centro de Capacitação Física e Operacional Escola de Educação Física CIEF-I/08.

TerminologiaTerminologiaPlanos e eixos anatômicos de referênciaPlanos e eixos anatômicos de referência

INTRODUÇÃO À BIOMECÂNCIA

EixosEixos

CoronalCoronal Sagital Sagital LongitudinalLongitudinal