Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte Departamento da gestão, serviços...

13
Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte Grande do Norte Departamento da gestão, serviços e comércio Departamento da gestão, serviços e comércio Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior Disciplina: Gestão da Informação Disciplina: Gestão da Informação Prof. João Maria Filgueira Prof. João Maria Filgueira Desenvolvimento em equipe Desenvolvimento em equipe Danilo Azevedo Danilo Azevedo José Gabriel José Gabriel Raíssa Ingrid Raíssa Ingrid Natal/RN Natal/RN 2008 2008

Transcript of Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte Departamento da gestão, serviços...

Page 1: Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte Departamento da gestão, serviços e comércio Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior.

Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do NorteNorte

Departamento da gestão, serviços e comércioDepartamento da gestão, serviços e comércioCurso Superior de Tecnologia em Comércio ExteriorCurso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior

Disciplina: Gestão da InformaçãoDisciplina: Gestão da InformaçãoProf. João Maria FilgueiraProf. João Maria Filgueira

Desenvolvimento em Desenvolvimento em equipeequipe

Danilo AzevedoDanilo AzevedoJosé GabrielJosé Gabriel

Raíssa IngridRaíssa Ingrid

Natal/RNNatal/RN20082008

Page 2: Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte Departamento da gestão, serviços e comércio Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior.

ROTEIRO DE APRESENTAÇÃOROTEIRO DE APRESENTAÇÃO

1.1. Visão Sistêmica da EquipeVisão Sistêmica da Equipe

2.2. Como desenvolver o trabalho em Como desenvolver o trabalho em equipeequipe

3.3. Principais problemas encontrados nas Principais problemas encontrados nas equipesequipes

4.4. O impacto de um líder no O impacto de um líder no desenvolvimento da equipedesenvolvimento da equipe

5.5. Analisando um estudo de casoAnalisando um estudo de caso

6.6. SoluçãoSolução

7.7. Considerações finaisConsiderações finais

Page 3: Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte Departamento da gestão, serviços e comércio Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior.

Visão Sistêmica daVisão Sistêmica da equipe equipe

DefiniçãoDefinição Características de uma Características de uma

equipeequipe Critérios indispensáveis Critérios indispensáveis

para o bom funcionamento para o bom funcionamento de uma equipede uma equipe::

FlexibilidadeFlexibilidade Profundidade organizacionalProfundidade organizacional Mínimo de supervisão de rotinaMínimo de supervisão de rotina Melhorar e avançarMelhorar e avançar

Page 4: Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte Departamento da gestão, serviços e comércio Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior.

Como Desenvolver o Como Desenvolver o trabalho em equipetrabalho em equipe

Algumas regras devem ser observadas para Algumas regras devem ser observadas para que o trabalho em conjunto torne-se produtivo e que o trabalho em conjunto torne-se produtivo e contribua para o desenvolvimento da capacidade contribua para o desenvolvimento da capacidade competitiva da empresa.competitiva da empresa.

Definir claramente as metasDefinir claramente as metas

e os objetivos.e os objetivos. Estabelecer os papeisEstabelecer os papeis Aprender a lidar com um conflitoAprender a lidar com um conflito Avaliar e monitorarAvaliar e monitorar

Page 5: Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte Departamento da gestão, serviços e comércio Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior.

Principais problemas Principais problemas encontrados nas equipesencontrados nas equipes Reuniões improdutivasReuniões improdutivas Falta de iniciativaFalta de iniciativa Rivalidade entre equipesRivalidade entre equipes O conflitoO conflito Confrontos de personaliddaeConfrontos de personaliddae Padrões de comunicação destrutivosPadrões de comunicação destrutivos Pensamento de grupoPensamento de grupo Nostalgia de equipeNostalgia de equipe

Page 6: Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte Departamento da gestão, serviços e comércio Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior.

Liderança: 0 impacto do Liderança: 0 impacto do líder nos desenvolvimentos líder nos desenvolvimentos

da equipeda equipe O que faz de alguém um bom O que faz de alguém um bom

líder?líder? Há um estilo ideal de Há um estilo ideal de

liderança?liderança? Seis importantes habilidades Seis importantes habilidades

de um bom líderde um bom líder SensibilidadeSensibilidade AtençãoAtenção Habilidade de conduçãoHabilidade de condução Treinamento de pessoasTreinamento de pessoas Apoio a equipeApoio a equipe Auxílio aos membrosAuxílio aos membros

Page 7: Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte Departamento da gestão, serviços e comércio Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior.

Analisando um Analisando um estudo de estudo de

CasoCasoA express A express

concursos, trata-se de concursos, trata-se de uma empresa que uma empresa que realiza concursos a realiza concursos a nível nacional e está nível nacional e está no mercado há 20 no mercado há 20 anos.Conta com uma anos.Conta com uma equipe de equipe de profissionais profissionais capacitados e é uma capacitados e é uma empresa renomada na empresa renomada na área de concursos.área de concursos.

Page 8: Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte Departamento da gestão, serviços e comércio Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior.

CARGO CARGO VAGAS VAGAS Nº INSCRITOSNº INSCRITOS

Médico (clínico Médico (clínico geral) geral)

4040 297297

Cirurgião-Dentista Cirurgião-Dentista 3030 250250

Enfermeiro Enfermeiro 3030 225225

Farmacêutico Farmacêutico Bioquímico Bioquímico

2525 160160

Nutricionista Nutricionista 2525 253253

Fonoaudiólogo Fonoaudiólogo 2525 150150

Fisioterapeuta Fisioterapeuta 2525 190190

Total: 200Total: 200 Total :1.525Total :1.525

Page 9: Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte Departamento da gestão, serviços e comércio Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior.

A situaçãoA situação

A formação dos A formação dos gruposgrupos

Métodos utilizadosMétodos utilizados

O problema O problema encontrado pela equipeencontrado pela equipe

A solução alcançadaA solução alcançada

Page 10: Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte Departamento da gestão, serviços e comércio Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior.

Considerações FinaisConsiderações Finais

O desenvolvimento em equipe é um O desenvolvimento em equipe é um elemento chave em muitas das elemento chave em muitas das organizações bem sucedidas e organizações bem sucedidas e competitivas, é uma estratégia concreta de competitivas, é uma estratégia concreta de negócios. Porém, apesar de óbvias negócios. Porém, apesar de óbvias vantagens, o trabalho em equipe não é uma vantagens, o trabalho em equipe não é uma tarefa tão fácil, existem vários obstáculos tarefa tão fácil, existem vários obstáculos que podem prejudicar o andamento de uma que podem prejudicar o andamento de uma empresa, o desenvolvimento eficiente empresa, o desenvolvimento eficiente requer uma liderança eficaz e pessoas com requer uma liderança eficaz e pessoas com responsabilidade e desempenho para responsabilidade e desempenho para atingir um objetivo comum a todos. atingir um objetivo comum a todos.

Page 11: Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte Departamento da gestão, serviços e comércio Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior.

““Nenhum de nós é melhor que Nenhum de nós é melhor que todos nós juntos”.todos nós juntos”.

(Kléber Nóbrega)(Kléber Nóbrega)

Page 12: Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte Departamento da gestão, serviços e comércio Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior.

ReferênciasReferências

PARKER, Glenn M. O poder das equipes. Rio PARKER, Glenn M. O poder das equipes. Rio de Janeiro: Campus, 1995.de Janeiro: Campus, 1995.

MOURA, Ana Rita de Macedo. Trabalho em MOURA, Ana Rita de Macedo. Trabalho em equipe. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2007.equipe. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2007.

http://www.plugbr.net/um-exemplo-de-trabalho-em-equipe/

HARDINGHAM, Alison. Trabalho em equipe. São Paulo: Nobel, 2001.

Page 13: Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte Departamento da gestão, serviços e comércio Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior.

Obrigado.Obrigado.