Catequese Dos Discipuladores

3
CATEQUESE DOS DISCIPULADORES 1. PRINCÍPIOS ABSOLUTOS a) O Propósito Eterno de Deus - “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos” (Rm. 8:29). b) Jesus é o nosso único ponto de referência “Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: este é o meu Filho Amado, em quem me comprazo: a ele ouvi” (Mt. 17:5). c) A palavra apostólica é a nossa única fonte de informação “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular” (Ef. 2:20). “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações” (At.2:42). d) A ordem de Jesus é que façamos discípulos Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. “E eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mt. 28:19, 20). e) A única pregação que forma discípulos é a do Evangelho do Reino “Porque não nos pregamos a nós mesmo, mas a Cristo Jesus como Senhor, e a nós mesmos como vossos servos por amor de Jesus” (2Co. 4:5). f) A estratégia de Deus para cumprir o seu propósito é o serviço dos santos “de quem todo corpo, bem ajustado e consolidado, pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor” (Ef. 4:16). g) Todo reconhecimento do ministério deve ser pelo fruto do seu serviço “Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?” (Mt. 7:16). h) Os pastores e outros líderes devem ser e fazer tudo aquilo que querem que os demais discípulos sejam e façam “Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar” (At.1:1). “O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco” (Fl.4:9). i) Todo ensino e estrutura deve se manter na simplicidade “Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também, sejam corrompidas as vossas mentes, e se apartem da simplicidade e pureza devidas a Cristo” (2Co. 11:3). j) Tudo isto se faz nas casas e nas ruas “As igrejas da Ásia vos saúdam. No Senhor muito vos saúdam Aqüila e Priscila e, bem assim, a igreja que está na casa deles” (1Co. 16:19). “Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa, e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração” (At.2:46). “E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar, e de pregar Jesus, o Cristo” (At.5:42). 2. O que é um discípulo? a) Amor supremo por Jesus “Se alguém vem a mim, e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não Página 1 de 3

description

Catequese Dos Discipuladores- discipuladores

Transcript of Catequese Dos Discipuladores

CATEQUESE DOS DISCIPULADORES

CATEQUESE DOS DISCIPULADORES

1. PRINCPIOS ABSOLUTOS

a) O Propsito Eterno de Deus - Porquanto aos que de antemo conheceu, tambm os predestinou para serem conformes imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primognito entre muitos irmos (Rm. 8:29).b) Jesus o nosso nico ponto de referncia Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: este o meu Filho Amado, em quem me comprazo: a ele ouvi (Mt. 17:5).c) A palavra apostlica a nossa nica fonte de informao Edificados sobre o fundamento dos apstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular (Ef. 2:20). E perseveravam na doutrina dos apstolos e na comunho, no partir do po e nas oraes (At.2:42).d) A ordem de Jesus que faamos discpulos Ide, portanto, fazei discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias at a consumao dos sculos (Mt. 28:19, 20).e) A nica pregao que forma discpulos a do Evangelho do Reino Porque no nos pregamos a ns mesmo, mas a Cristo Jesus como Senhor, e a ns mesmos como vossos servos por amor de Jesus (2Co. 4:5).f) A estratgia de Deus para cumprir o seu propsito o servio dos santos de quem todo corpo, bem ajustado e consolidado, pelo auxlio de toda junta, segundo a justa cooperao de cada parte, efetua o seu prprio aumento para a edificao de si mesmo em amor (Ef. 4:16).g) Todo reconhecimento do ministrio deve ser pelo fruto do seu servio Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? (Mt. 7:16).h) Os pastores e outros lderes devem ser e fazer tudo aquilo que querem que os demais discpulos sejam e faam Escrevi o primeiro livro, Tefilo, relatando todas as coisas que Jesus comeou a fazer e a ensinar (At.1:1). O que tambm aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz ser convosco (Fl.4:9).i) Todo ensino e estrutura deve se manter na simplicidade Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astcia, assim tambm, sejam corrompidas as vossas mentes, e se apartem da simplicidade e pureza devidas a Cristo (2Co. 11:3).j) Tudo isto se faz nas casas e nas ruas As igrejas da sia vos sadam. No Senhor muito vos sadam Aqila e Priscila e, bem assim, a igreja que est na casa deles (1Co. 16:19). Diariamente perseveravam unnimes no templo, partiam po de casa em casa, e tomavam as suas refeies com alegria e singeleza de corao (At.2:46). E todos os dias, no templo e de casa em casa, no cessavam de ensinar, e de pregar Jesus, o Cristo (At.5:42).2. O que um discpulo?

a) Amor supremo por Jesus Se algum vem a mim, e no aborrece a seu pai, e me, e mulher, e filhos, e irmos, e irms e ainda a sua prpria vida, no pode ser meu discpulo. E qualquer que no tomar a sua cruz, e vier aps mim, no pode ser meu discpulo (Lc. 14:26, 27).

b) Renuncia a tudo quanto tem Assim, pois, todo aquele que dentre vs no renuncia a tudo quanto tem, no pode ser meu discpulo (Lc. 14:33).

c) Pratica a doutrina - Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vs permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discpulos (Jo. 8:31).

d) Ama a seu prximo - Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que tambm vos ameis uns aos outros. Nisto conhecero todos que sois meus discpulos, se tiverdes amor uns pelos outros (Jo. 13:34, 35).

e) D muito fruto Nisto glorificado o meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discpulos (Jo. 15:8).

3. O que dar para o discpulo?a) Dar-se a si mesmo Ento designou doze para estarem com ele e para envi-los a pregar (Mc. 3:14).

b) Dar exemplo - Porque eu vos dei e exemplo, para que, como eu vos fiz, faais vs tambm (Jo13: 15).

c) Dar a Palavra vide acima (Jo. 8:31).

4. Passos para tratar reas da vidaa) Ensinar ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado... (Mt. 28:20).

b) Repetir = instruir = catequizar para que tenhas pela certeza das verdades em que foste instrudo (Lc. 1:4).

c) Corrigir Irmos, se algum for surpreendido nalguma falta, vs, que sois espirituais, corrigi-o, com o espirito de brandura; e guarda-te para que no sejas tambm tentado (Gl. 6:1).

d) Exortar ou o que exorta, faa-o com dedicao (Rm. 12:8a).e) Repreender (admoestar) Portanto, vigiai, lembrando-vos de que por trs anos, noite e dia, no cessei de admoestar, com lgrimas, a cada um (At.20:31). Exortamo-vos, tambm, irmos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longnimos para com todos (1Ts. 5:14).

f) Disciplinar Ora, necessrio que o servo do senhor no viva a contender, e, sim, deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente; disciplinando com mansido os que se opem, na expectativa de que Deus lhes conceda no s o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, mas tambm o retorno sensatez, livrando-se eles dos laos do diabo, tendo sido feitos cativos por ele, para cumprirem a sua vontade (2Tm. 2:24-26).

5. Entender a diferena entre:

a) Palavra de Deus ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado (Mt. 28:20).

b) Conselhos Aos mais digo eu, no o Senhor: Se algum irmo tem mulher incrdula, e esta consente em morar com ele, no a abandone (1Co 7:12).c) Opinies Todavia ser mais feliz se permanecer viva, segundo a minha opinio; e penso que tambm eu tenho o Esprito de Deus (1Co 7:40).

6. Deve estar sempre disposta a:

a) Servir e no ser servido Pois o prprio Filho do Homem no veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos (Mc. 10:45).

b) Ter dores de parto meus filhos, por quem de novo sofro as dores de parto, at ser Cristo formado em vs (Gl). 4:190.

c) Se gastar e deixar gastar Eu de boa vontade me gastarei e ainda me deixarei gastar em prol de vossas almas. Se mais vos amo, serei menos amado? (2Co. 12:15).

d) Se afadigar o mais que puder para isso que eu tambm me afadigo, esforando-me o mais possvel, segundo a sua eficcia que opera eficientemente em mim (Cl. 1:29).

Pgina 1 de 2