CATEGORIAS DE
Embed Size (px)
description
Transcript of CATEGORIAS DE

CATEGORIAS DE

TURISMO EMISSIVOÉ aquele gerado pela viagem de pessoas
residentes em um país para outra
localidade, e que permaneça em seu
destino por mais de 24 horas e menos de
um ano no local de chegada, não
recebendo remuneração no local visitado.

Assim sendo, apesar de muitos leigos entenderem que só o turismo
receptivo, aquele que recebe os turistas, é capaz de obter
desenvolvimento e lucro com a indústria do turismo, se engana, o
turismo emissivo também traz desenvolvimento e é de fundamental
importância para o crescimento do setor.
O turismo emissivo também tem
grande importância pois cabe a ele
destacar os principais locais a
serem visitados e as opções
naturais ou culturais destes locais.

São as maiores representantes deste segmento, pois são estas empresas que organizam pacotes turísticos que podem incluir desde a passagens, as orientações para viagem de menores e também sobre câmbio, atrações, como tirar seu passaporte, fazem a organização de viagens personalizadas com shows, eventos, concursos, viagens nacionais e internacionais, cruzeiros, organizam a viagem de lua de mel, fazem reservas em hotéis, restaurantes, providenciam transporte, oferecem assistência quando ocorre o extravio de bagagem, etc.

O TURISMO EMISSIVO NO BRASIL
As regiões Sul e Sudeste do Brasil como
a Serra do Mar juntas são responsáveis por
cerca de 80% do turismo emissivo do
Brasil, sendo São Paulo seu núcleo
principal.

TURISMO DOMÉSTICOO turismo doméstico se
constitui de viagens dentro do próprio
país/região de residência.

TURISMO DOMÉSTICO NO BRASIL
No Brasil esse tipo de turismo é muito explorado, principalmente nas épocas de crises e dólar com valor alto, quando fica bem mais caro viajar para o exterior. Apesar de haver campanhas no exterior com a finalidade de trazer estrangeiros para o Brasil (turismo receptivo), os que mais movimentam o turismo no Brasil são os moradores locais.

TURISMO RECEPTIVONo turismo receptivo, o país de destino de uma viagem oferece infraestrutura, bens, e serviços capazes de atender a todas as necessidades do turista que visita o local. Trata-se do inverso do turismo emissivo. Corresponde à oferta turística, já que se trata da localidade receptora e seus respectivos atrativos, bens e serviços a serem oferecidos aos turistas lá presentes.

O turismo receptivo, para se organizar de modo que seja bem estruturado, deve ter o apoio de três elementos essenciais para que esse planejamento seja executado com sucesso. São eles:
• Relação turismo e governo em harmonia;
• Apoio e investimentos dos empresários;
• Envolvimento da comunidade local.

Com o trabalho em conjunto desses três elementos, é possível fazer uma recepção de qualidade e competitiva capaz de atrair muitos turistas. Mas estes elementos apesar de essenciais não são os diferenciais. O local precisa ter atrações como: belezas naturais, construções históricas ou eventos.

O TURISMO RECEPTIVO NO BRASIL
Estados como Rio de Janeiro, Santa Catarina, Ceará, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte são centros de turismo receptivo, assim como São Paulo que figura nos dois extremos da cadeia turística brasileira

FONTES DE PESQUISA• http://meguiabrasil.com/historiadoturismo.php• http://turismoftdr2011.blogspot.com.br• http://pt.wikipedia.org/wiki/Turismo#Categorias