Boneco O Vale

16
Edição 250 Porecatu Setembro 2008 www.ovaleonline.com.br Com o aumento de 33,7 m², reforma de 1.635,86m², sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal, as obras do Hospital Municipal Dr. Egas Izique Penteado foram concluídas. Para sua inauguração estiveram presentes aqui o Governador Roberto Requião, a Primeira Dama Maristela Requião, Secretários de Estado, Depu- tados, o Prefeito de Porecatu Dario Di Migueli Lunardelli, a Primeira Dama do Município Vilma Isabel Senra Lu- nardelli, políticos de Porecatu e região, a viúva do Dr. Egas senhora Lenita Izi- que, Paula Izique Penteado, Mônica Izi- que Vitorelli e a grande população local. Esse grande empreendimento concen- trará em Porecatu uma micro regional de saúde, atrairá profissionais do ramo e pacientes de fora. Pág. 3 Hospital Municipal de Porecatu com novas e modernas instalações Inaugura Hospital Municipal de Porecatu Voto é direito e dever Porecatu fica em terceiro em campeonato regional GERAL Prestação de contas Tele Centro Comunitário será instalado na Biblioteca Municipal ESPORTE Começa campeonato de Másters Agenda Porecatu Divirta-se com as estórias de nossa gente Uel proporciona curso “Aluno Monitor” à professores de Porecatu Professores mais capacitados Diretoria ACEP ESPORTE GERAL GERAL Nova diretoria assume cargo em jantar Pág. 10 Pág. 3 Pág. 4 Edição 250 Porecatu Setembro 2008 www.ovaleonline.com.br SOCIAL Acompanhe a câmara de vereadores POLÍTICA CALABAR COMUNIDADE Cartas Veja também Opinião Miss Teen Paraná Paróquia Provopar 12 7 6 2 2 GERAL Pág. 8 Jogadores não suportaram pressão do time da casa 14 Peixe Brasília 3 10 12 8 14 4 32 anos + Completo + Moderno + Dinâmico

description

Boneco do novo design proposto ao jornal O Vale do Paranapanema

Transcript of Boneco O Vale

Page 1: Boneco O Vale

Edição 250Porecatu

Setembro 2008www.ovaleonline.com.br

Com o aumento de 33,7 m², reforma de 1.635,86m², sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal, as obras do Hospital Municipal Dr. Egas Izique Penteado foram concluídas.

Para sua inauguração estiveram presentes aqui o Governador Roberto

Requião, a Primeira Dama Maristela Requião, Secretários de Estado, Depu-tados, o Prefeito de Porecatu Dario Di Migueli Lunardelli, a Primeira Dama do Município Vilma Isabel Senra Lu-nardelli, políticos de Porecatu e região, a viúva do Dr. Egas senhora Lenita Izi-

que, Paula Izique Penteado, Mônica Izi-que Vitorelli e a grande população local. Esse grande empreendimento concen-trará em Porecatu uma micro regional de saúde, atrairá profissionais do ramo e pacientes de fora.

Pág. 3

Hospital Municipal de Porecatu com novas e modernas instalações

Inaugura HospitalMunicipal de Porecatu

Voto é direito e dever

Porecatu fica em terceiro em campeonato regional

Geral

Prestação de contas

Tele Centro Comunitário será instalado na Biblioteca Municipal

esporte

Começa campeonato de Másters

AgendaPorecatu

Divirta-se comas estórias de nossa gente

Uel proporciona curso “Aluno Monitor”à professores de Porecatu

Professores mais capacitados

Diretoria ACEP

esporte

geral geral

Nova diretoria assume cargo em jantar

Pág. 10

Pág. 3 Pág. 4

Edição 250Porecatu

Setembro 2008www.ovaleonline.com.br

social

Acompanhe a câmara de vereadores

política

calabar

comunidade

Cartas

Veja também

Opinião

Miss Teen Paraná

Paróquia

Provopar

127622

geral Pág. 8

Jogadores não suportaram pressão do time da casa 14 PeixeBrasília

3

10

12

8

14

4

32 anos+ Completo + Moderno

+ Dinâmico

Page 2: Boneco O Vale

Setembro 2008

Anuncie sua empresa no Vale

o valeSetembro 2008

Dona Nair Maria de Oliveira é dona de um linguajar que eu entendo. En-tendo tanto que a chamo de “dona” e ela não gosta. Fazer o quê? É dona das palavras. Sabia-o antes de a conhecer pessoalmente. Antes de ter o prazer de ver, conhecer, apertar a mão e abraçar esta senhora, no mais lato sensu da expressão, tive a honra de ser presen-teado com dois livros dela. O primeiro foi portão quebrado livro em que ela conta a sua história e a história de mais um monte de gente que viveu e vive ao derredor. História em que, de alguma forma, me vejo também e, tenho cer-

teza, alguém mais se vê. Depois, logo depois, eu li esbarrando. Depois... Vi, conheci, apertei a mão e abracei a dona Nair. E a tenho como amiga desde en-tão. Já li mais dois livros dela, e agora certamente como privilegiado, porque ainda não editados. Somos poucos os que neste ano de 2008 tiveram o pra-zer destas leituras. “Casos do acaso nos contos que conto, é um; contan-do que a vida era essa, o segundo.” Babem: li no original. E ainda há em minha gaveta mais uns dois ou três ori-ginais desta mulher forte, neta, filha, mãe, avó. Obrigado, Nair.

Cartas

Passado a alegria da Vitória de nos-sas escolas municipais terem melhora-do muito sua Avaliação Nacional com a média 5.1, recomeçamos as aulas após um período de descanso e nos cabe con-tinuar o compromisso de bem educar nossas crianças.

As escolas de Tempo Integral ser-vem para que se possa atender as crian-ças em muitas de suas necessidades que um período de 4 horas não permite. Vejamos:

1º) Combater a presença de crianças nas ruas esmolando.

2º) Impedir a prostituição de crian-ças no caminho das drogas e do consu-mo das telecomunicações.

3º) Os pais terem oportunidade de trabalho com tranqüilidade porque seus filhos ficam em nossas escolas durante 9 horas diárias e 45 horas por semana.

4º) Aos pais economia no lar porque seus filhos se alimentam na escola.

5º) Dar às crianças alimento neces-sário e balanceado diário e com rotinas corretas que melhora sua saúde.

6º) Educar as crianças com bons hábitos de estudos, tarefas, atividades lúdicas, culturais, artísticas e esportivas

sem maiores gastos aos pais.7º) Socializar a criança a conviver

com seus colegas sem exclusão, onde fi-cam e trabalham juntos para o exercício da solidariedade e valores éticos: hones-tidade, bondade, justiça e o amor.

8º) Usufruir dos benefícios que o município concede quanto a saúde, es-porte, laser, viagens, passeios, excur-sões, apresentações cívicas, culturais e festivas.

9º) Uma educação de qualidade des-pertando as melhores aptidões naturais da criança na música, no esporte, na dança, no teatro e desempenho cogniti-vo acadêmico.

10º) Ampliar a capacidade de desen-volvimento integral da criança aumen-tando as suas competências para enfren-tar os próximos níveis de ensino, para que use com sucesso os anos finais da escola básica rumo a uma boa educação, boa profissionalização. A Educação de qualidade garante o futuro das crianças.

A Educação de Tempo Integral já está construindo esta realidade em Po-recatu, esperamos que a população per-ceba quantos benefícios estão ocorren-do na vida das nossas crianças.

Os 10 mandamentos das escolas de tempo integral

Risoleta Araújo Paduan – Departamento de Educação

End.: Rua Belo Horizonte 626-Porecatu - PRE-mail: [email protected]: www.ovaleonline.com.brTelefone: (43) 3623 - 1127

Circulação MensalTiragem: média de 1800 exempla-resDistribuição gratuita em pontos comerciaisAssinaturas: entrar em contato com APAE de Porecatu

A direção não se responsabiliza pelos conceitos emitidos sobre matérias pagas ou assinadas.

Diretor: Edson Luiz MorettiColaboradores: Marco Antonio (social), Mauricio Agostinho (Esporte)

Para Nair Maria de Oliveira

Opinião

2

Anúncio

Anúncio

Page 3: Boneco O Vale

Setembro 2008

Denominado Casa de Saúde e Ma-ternidade Dr. Ângelo Ninno, o Hospital Porecatu Ltda foi adquirido pelos dou-tores Antonio Henrique e Agamemnon N. Paduan e pelo sr. Wladmir Trunck-le, tendo como enfermeira chefe a sra. Benedita Henrique.

Em 1990 aconteceu a municipaliza-ção na gestão do então prefeito Ademar Pícolo, já com a visão de se investir para torná-lo um Pólo Regional de Saúde.

Depois de muitos anos, foram reali-zadas obras de reforma e ampliação no Hospital Municipal “Egas Penteado Izi-que”, o que irá permitir um atendimen-to à saúde com maior qualidade.

Com apoio do Governo do Estado do Paraná, as obras foram orçadas em R$ 914.000,00 e atenderão ao anseio da comunidade porecatuense e da região.

No dia 03 de julho de 2008, aconte-ceu a solenidade de inauguração das obras de Ampliação e Reforma do Hos-pital Municipal Egas Penteado Izique. O evento foi um verdadeiro espetáculo condizente com a grandeza deste gran-de acontecimento.

Presentes ao evento o Exmo. Gover-nador do Estado Sr. Roberto Requião; o prefeito Dario Di Migueli Lunardelli; Ademar Pícolo ex- prefeito; Vice- Pre-feita Maria Neusa dos Santos Pícolo; Secretário do Estado de Saúde do Para-ná Sr. Gilberto Berguio Martin; Secre-tário do Governo do Estado do Paraná Sr. Luiz Mussi; Deputado Estadual Sr. Alexandre Curi; Deputado Estadual Sr. Luiz Eduardo Cheida; Presidente da Câmara Municipal de Porecatu Osmar de Oliveira e demais vereadores; Che-

fe da 17ª. Regional de Saúde Dr. Adil-son de Castro; Pároco Padre Manuel Joaquim Rodrigues dos Santos; Diretor do Departamento de Saúde e Serviço Social Olívio Ivan Rodrigues; Assessor Clínico Agamemon Newton Paduan; Chefe do Cismepar Drª. Ogli Beatriz Bacci de Souza; Delegado Elizandro de Souza Correia; Capitão Mario Celso Andrade e a Srª. Lenita Izique, pioneira na construção do hospital, demais au-toridades que se fizeram presentes e comunidade em geral.

Em andamento, nas dependências da Biblioteca Municipal Bento Pereira Louzada, a instalação do Tele Centro Comunitário.

É a oportunidade de inserção no mundo da informação por meio de uma iniciativa governamental, pública e gratuita. O programa busca criar con-dições de desenvolvimento integral das localidades atendidas. A infra-es-trutura do programa passa a ser um es-paço de integração das comunidades consigo mesmas e com o mundo intei-ro por meio da rede mundial de compu-tadores. Assim, a tecnologia colabora para o crescimento cultural e para a formação do brasileiro cidadão.

Inaugura Hospital Municipal de Porecatu

Carlos Eduardo Ortega finalizou a 1ª etapa do programa “Aluno Monitor” na Universidade Estadual de Londrina. O projeto é uma parceria da UEL com a Mi-crosoft com a finalidade de promover a inclusão digital.nas escolas públicas.

Cerca de 120 professores da APAE, Colégio Malvino de Oliveira e Ricardo Lunardelli participarão do curso gratuito com início em agosto.

“O objetivo do curso será o de formar os professores, para que atuem, poste-riormente, como disseminadores do conhecimento digital e inclusão digital”, complementa o tutor do curso, professor Carlos Ortega.

Na foto, Vinícius André (Tutor Par - Educommatica) - Cláudio André (Tutor Colaborador - Educommatica) - Carlos Ortega e Prof. Dirceu Guazi (Diretor do Centro de Ciências Exatas da UEL).

Procura-seUm livro de atas, com 50 folhas, pertencente à Culturinha Musi-cal Sertaneja para registro de presença. Por favor, quem o en-controu telefone para 36233313 ou 99343485

RotatóriaNa confluência das ruas Pa-ranapanema, Iguaçu, Maestro Honório Maestrelli e 21 de Setembro surge uma rotatória que já está desafogando e orga-nizando o trânsito. A escolha do local foi muito precisa. Sua con-strução, assim como a Praça da Bíblia, além de útil, vão deixar a localidade muito bonita.

Foi realizada, na Tele-Sala do Departamento de Cultura e Turismo, a III Oficina do IPAC/PTU - Inventário do Patrimônio Cultural de Porecatu.Mais detalhes na próxima edição.

Uel proporciona curso “Aluno Monitor” à professores de Porecatu

Tele Centro Comunitário será in-stalado na Biblioteca Municipal

Solenidade marcou a inauguração da reforma e ampliação do Hospital Municipal de Porecatu

tecnologiaeducação

joGo rápido

geral10 página

Informáticapara todos

Professores mais capacitados

3

IPAC realizou a III Oficina

Anúncio

Page 4: Boneco O Vale

Setembro 2008

Porecatu é uma cidade acentuada-mente religiosa, com várias denomina-ções, tradicionais e novas. O coreto e a praça servem para manifestações de to-das, assim como as capelas ecumênicas da Vila Paranapanema e a do Hospital. Agora surge um novo espaço para as

concentrações de louvor a Deus, cultos e missas. É a Praça da Bíblia com um monumento muito sugestivo, bonito e significativo que nos remete à espiritu-alidade. Tem gramado, bancos e lugar para muita gente. Deus merece e Pore-catu está de parabéns.

A Junta de Serviço Militar 096, de Porecatu, realizou solenidade no dia 14 de julho na Praça da Matriz, para entrega de Certificados de Dispensa de Incorporação a 165 jovens da Classe de 1990 e anteriores.

Os trabalhos foram conduzidos pelo 2º tenente Antonio Carlos dos Reis Pereira, delegado da 14ª DEL SM. Pre-

sentes à solenidade o dr. Luiz Rubens dos Reis, representando o Prefeito Mu-nicipal; Paulo dos Santos Silva, procu-rador jurídico do Município; Rubene Rodrigues Fernandes, secretária da Câmara Municipal; Beldemiro Apareci-do Vanzella, secretário da JSM 096.

O evento foi abrilhantado pela Ban-da Musical Santa Cecília.

ReservistasPraça da Bíbliacidade cidade

JSM entrega CDIs durante solenidade

geral

4

Feira do EmpreendedorO SEBRAE realiza no período de 14

à 17 de agosto, A Feira do Empreende-dor, no Centro de Eventos de Londrina. A Feira contará com mais de 80 opor-tunidades de negócio, além de Cursos, Workshops, Palestras e Consultorias.

No dia 17, os alunos do Curso Técnico em Secretariado, estarão participando da Feira, como parte das Disciplinas de Cerimonial e Protocolo e de Empreen-dedorismo. Maiores informações, na Associação Comercial com David.

comércio

Tomou posse durante concorrido Jantar, a nova Diretoria da ACEP – As-sociação Comercial e Empresarial de Porecatu.

A Presidência para o novo biênio fica a cargo de Antonio Carlos Furlane-to Junior, que tem na sua equipe nomes como Elza Gomes, Osmar de Oliveira e Sérgio Luiz.

Nova diretoria ACEP

trabalho

Anúncio

Anúncio

Page 5: Boneco O Vale

Setembro 2008

Anúncio

A Escola Padre Franco Pasini rece-beu o Titulo de Escola Solidária 2007 do Projeto Faça Parte iniciativa do Minis-tério da Educação, Unesco, Undime e o Consed, pelo seu trabalho de parceria com o Paraná Alfabetizado das turmas da professora Isabete Pontes Martins.

O projeto foi realizado com os alunos das 4ªs séries do Ensino Fundamental coordenado pelas professoras Isabel Tonet e Edilene Piovesana. As crianças se encontravam quinzenalmente com os alunos do Paraná Alfabetizado com o objetivo de trocar experiências em lei-turas, conversas, brincadeiras, cartas, teatro, música e muita interação entre criança e idoso, resgatando os valores de respeito, auto-estima, amor e solida-riedade.

A Diretora Gabriela Santana Ribeiro Orlando parabeniza seus professores, alunos e os envolvidos que permitiram essa premiação em que duas mil esco-las brasileiras receberam o Selo de Es-cola Solidária.

Juntos nossa comunidade desponta no cenário nacional.

Faça parte você também!

Faça parte você também!

Biblioteca Pública Municipal – Pesquisas Literárias: Folclore Brasileiro; Folclore Paranaense. Cultura Folclórica de Porecatu: Dança Típica; Grupos Populares; Etnias. Manifestações Culturais. Varal Literário

Biblioteca Pública Municipal – Seção Infantil: Pinturas referentes ao Folclore; Cantigas de Roda; Contação de Histórias; Leitura Folclórica

Museu Municipal: Exposição dos trabalhos artesanais referente ao Folclore; Exposição de maquetes da arquitetura porecatuense das primeiras construções – 1947 a 1977.

Sexta Cultural: Apresentações de danças folclóricas dia: 22 / 08. Local: Praça da Matriz. Horário: 13:30 às 16:00h

Obs: Todas as atividades serão atendidas com agendamento prévio.

•••

••

•••

••

cultura

Biblioteca e Museu desenvolvem atividades de 15 a 22 de agostoVeja a programação à seguir

geral

Creme Dental Colgate MPA – 90g 1,29

Cotonetes Johnson 2,29

Papel Higiênico Paloma c/ 4 - Tradic. Perf 1,35

Biscoito Águia – 360g – Salt Cracker. 0,59

Pão de Mel Valor – 90g 6,99

Doce de Leite Frimesa tradicional – 400g 2,29

Extrato de Tomate Valor – 340g 1,59

Molho de Tomate Valor tradicional – lata 340g 1,65

Leite Condensado Leitbom – 395g 1,59

Maionese Maria tradicional – 500g 1,99

Gelatina Sol – sabores 1,05

Queijo Ralado Valor Parmesão – 50g 1,05

Achocolatado Líq. Valor Prontinho – 200ml 1,59

Farinha de Trigo Sol Especial – 1 kg 1,57

Óleo de Soja Leve – lata 900ml 0,49

Açúcar refinado União – 1 kg 0,99

Cerveja Sol Shot – 250 ml 0,79

Refrigerante Coca Cola – 2 l 2,67

Suco Valor – 500ml – sabores 2,79

Sandália Havaianas Top – tamanhos/cores 8,90

Sabão em Pó Tixan – kg – fragrâncias 3,29

Sabão em Barra Ypê – 200g 3,48

Desinfetante Pinho Sol – 500ml 1,79

Presunto cozido Perdigão – s/capa de gordura – 100g 0,99

Hambúrguer Perdigão – 56g 0,39

Iogurte bandeja Líder – 600g 1,69

5

solidariadade

Anúncio

Page 6: Boneco O Vale

Setembro 2008

Queremos trazer uma contribuição para uma reflexão que não é nova. Co-meçou exatamente nos preâmbulos da atual Constituição Federal. E se aplica ao abuso monárquico e absolutista dos diretores da Usina da região.

Existem vários artigos sobre este as-sunto, mas nos pareceu interessante um do Mário Saab Neto.

A propriedade privada deve seguir a “primazia da destinação universal dos bens sobre a apropriação individual”; os bens naturais se destinam a toda a humanidade. O direito de propriedade, que consiste na apropriação individual, é uma forma eficaz de realizar melhor esta destinação. Através da propriedade o ho-mem pode trabalhar, sobreviver, criar e por ela serve de meio para realização de direitos essenciais, não tem legitimida-de na posse, mas na sua destinação. A propriedade, situada assim à luz deste

princípio, é entendida como responsabi-lidade social e não como privilégio exclu-dente: “Sobre toda a propriedade privada pesa uma hipoteca social”! São palavras do querido e saudoso papa João Paulo II.

A propriedade tem, conforme o bom senso, sua importância reconhecida e devidamente enquadrada; é meio, não é absoluta. Deve estar sempre associada aos direitos e às necessidades humanas, e no contexto social, ao trabalho, por ser um aspecto chave para toda questão so-cial.

Decidir o que se deve ou não deve, quando ou não se deve é algo que ultra-passa as fronteiras do possuir. Moer ou não moer... Não pode ser questão de um grupo! Deve ser assunto discutido com toda a comunidade e principalmente com os funcionários. Se não existem re-cursos, busca-se a causa. E buscam-se soluções definitivas.

Sobre toda a propridade privada pesa uma hipoteca social!

Padre Manuel Joaquim R. dos Santos

A Campanha de Vacinação contra a rubéola será realizada de 09 a 12 de agosto/08.Homens e mulheres na faixa etária de 20 a 39 anos deverão tomar a vacina.Os homens são mais suscetíveis à doença, pois dos 60 casos registrados em 2007 no Paraná, 46 eram homens. As mulheres devem vacinar-se para evitar a S.C.R., Síndrome Congênita da Rubéola durante a gravidez.Com esta campanha o Ministério da Saúde pretende erradicar a rubéola. No mesmo período acontecerá a vacinação contra poliomielite (paralisia infantil).

Campanha de Vacinação

paróquia nossa senhora aparecida

receitas

Côngruas – Salário de diáconos 1.665,00

Contribuição à cúria, fap. e rádio Alvorada 3.535,96

Água, luz, telefone e correio 2.147,38

Auxilio aos pobres, S.O.S., alimentos para famílias e doação 898,97

Despesas financeiras e CPMF 71,10

Seguros 260,72

Cursos, culto e liturgia 125,00

Jornal O Vale do Paranapanema 281,00

Veículos, manutenção, combustíveis, multas e revisão do carro 2.171,68

Impressos, concertos e materiais para escritório 75,20

INSS, plano de saúde e farmácia 668,01

Mensalidade da Desenvolv Informática 34,00

Mobiliários (cadeiras) 1.020,34

Honorários, Escritórios Santo Antônio 100,00

Consórcio 628,78

Aquisição de achocolatado para pro. Anjos 618,17

Doação proj. Irmã Clorinda 500,00

Despesas com jornal paroquial 890,00

Repasse Casa Formação Emaus 750,90

Despesas com pastoral Catequética 107,80

Despesas com aluguel Casa Padre 400,00

Ofertas Campanha Nordeste 532,55

TOTal 22.017, 83

Agradecemos a generosidade de todos os dizimistas que alimentam a vida da comunidade. Fizemos a construção da capela do Congo, a re-forma ampla dos Conjuntos, o presbítero da matriz, a capela do Santís-simo e agora a reforma do Centro de Pastoral.

Balancete do mês de junho/2008

Saldo mensal positivo de 8.865,43

Despesas com construção 9.675,62

Dízimos 21.583,90

Ofertas nas missas 4.414,72

Espórtulas de missas e sacramentos 144,55

Doações 206,00

Ressarcimento de despesas 342,05

Aluguel 1450

Capelinhas 44,87

Patrocínios 660,00

Rendas s/ aplicações 146,23

Outros repasses 1.265,64

Oferta de crisma 655,00

TOTAL 30.833,26

Paróquia Nossa seNhora aParecida - arquidiocese de loNdriNa

Despesas

geral comunidade

6

Anúncio

Anúncio

Page 7: Boneco O Vale

Setembro 2008

Com apoio da prefeitura, dia 4/7 o Departamento de Ação Social e o PRO-VOPAR realizaram evento para arreca-dar mantimentos para os mais carentes. Com a locução do Daniel e do Wilson Bispo, e música exibida pelas duplas Renato & Maurício (de Campo Grande – MS), Paulo Sérgio e Alexandre (de Porecatu) e Banda Nova Era ( de Assis – SP), números artísticos apresentados pelos alunos das escolas municipais, o acontecimento foi muito produtivo, ar-recadando aproximadamente 3.000 kg de alimentos.

Agradecimentos à Guarda Mirim, Escolas Municipais e Estaduais, Cre-ches Maria Tereza e Maria Helena e a toda comunidade.

O Provo-par agradece a Srª Lenita Egas e suas filhas Srªs Flávia e Paula, pelas doações feitas ao Hospital Municipal Drº Egas Izique Penteado. (Vide fotos)

Vilma Lunardelli e Dario Di Migueli Lunardelli agradecem a família do Dr. Egas Izique pela acolhida em sua residên-cia na cidade de Curitiba.

O Provopar de Porecatu agra-dece ao Provopar Estadual pela doação de 200 cobertores que serão repassados às famílias carentes através do Departa-mento de Serviço Social.

Show solidário

Reunião do Conselho Municipal de Saúde

Provopar agradeceprovopar

saúde

Gab. Diretor 10.764,76

Manutenção 66.151,37

Manutenção Vigilancia Sanitária 9.596,90

Manutenção Odontológica 16.073,47

Manutenção H. Municipal 209.232,79

Manutenção Fisioterapia 429.212,27

Manutenção Fisioterapia 9.539,58

Manutenção Epidologia 4.839,25

TOTAL 755.413,39

No dia 18 de julho, na Câmara Municipal, foi realizada a reunião do Conselho Municipal de Saúde, referente aos meses de janeiro, fevereiro e março/2008.

Consultas realizadas no Hospital Municipal e nos Ambulatórios

10.334

Internações Hospitalares 387

Procedimentos de pequenas cirurgias 1426

Puericultura 634

Pré-Natal 164

Prevenção de colo de útero 211

Transporte de pacientes para hospitais e clínicas com ambulâncias

349viagens

Transporte com ônibus e Van para cismepar 6.072pessoas

Transporte para ultra-sonografia endoscopia em Cambé 528pessoas

Relatório

PAB 174.575,25

Vigilância Sanitária 9.502,92

Atendimento Hospitalar e Ambulatório 79.776,43

TOTAL 263.854,46

Receitas

Despesas

Deficit - R$ 491.558,79 (arcado com recursos do próprio município)

geralcomunidade

7

Anúncio

Page 8: Boneco O Vale

Política

O melhor sistema governamental é a democracia, tendo em vista a fonte do poder emanar do povo, que escolhe os governantes que desejam. Cidadania são direitos e deveres: Dentre eles o voto consciente. Votar é direito e dever ao mesmo tempo, a ser exercido com plena liberdade, é ato moral, mais do que obedecer a uma lei. Não se pode ficar indiferente às eleições. Ou se vota bem ou se vota mal. Posso enganar-me com o candidato; mas, não posso é enganar minha consciência. Não há quem não queira dirigentes honestos, coerentes e éticos; competentes e traba-lhadores. É primordial, portanto, saber escolher nossos dirigentes, jamais usar nosso voto como mercadoria, o voto é

individual e pessoal, voto não tem preço e sim conseqüência, vender o voto é ven-der nossa liberdade. É de suma impor-tância desfrutar de nossa liberdade, é a essência da democracia. Aí está o gran-de problema de uma democracia: não deixar-se enganar nem corromper-se: Por outro lado, os partidos devem ajudar os eleitores a escolher bem, apresentan-do candidatos que trabalhem em prol do bem-comum e que sejam altruístas e que pensem no povo, que é a finalidade de toda ação política. Lamentavelmente, muitas vezes, lançam candidatos que não defendem idéias que favoreçam o povo. Na maioria, defendem idéias de interesses eleitoreiros, sem espírito de discernimento das prioridades do povo.

Só prometem obras, são mais empresá-rios defendendo suas empresas do que governantes que defendam o interesse público. Oferecem aos eleitores nomes que atraem votos por serem conheci-dos, os quais estão se lixando por justi-ça social, desenvolvimento integral e direitos humanos. Tudo parece ser feito democraticamente dentro da lei e em convenções partidárias, mas na verda-de, a maioria dos partidos decide pontos importantes apenas com opiniões de alguns xerifes que se sentem os donos da verdade. Porém, tem um lado muito bonito que é comovente e eloqüente, ao mesmo tempo: uma campanha eleitoral pela qual o candidato esforça-se para ser conhecido pelos eleitores. A beleza da

democracia está na liberdade dos can-didatos ao pedirem votos com promessa de trabalhar pelo bem-comum. O verda-deiro sentido do governante e legislador é trabalhar pelo próximo, sacrificando os interesses particulares. Trabalho que, todos reconhecem, merece ser remune-rado, porém não pode ser fonte de enri-quecimento. A política é a mais nobre das atividades humanas. Cuida do bem da sociedade como um todo. Não per-mitamos que ela seja enxovalhada por candidatos sem decoro e que estejam em processos de execuções judiciais. O verdadeiro político é um empenhado realizador de ações: que beneficiam a população. Pense neste contexto e vote consciente. E que Deus nos ajude!

eleições

Voto é direito e deverAntônio Carlos de Melo - comerciante porecatuense.

ofícios eNviados ao sr. Prefeito MuNiciPal

064/2008

065/2008

066/2008

067/2008

068/2008

069/2008

071/2008

- Agradece pela doação de uma tele- visão e uma geladeira para a cozinha da Educação Infantil, recentemente feita.

- Agradece por ter propiciado o transporte de 36 pessoas que participa-ram de encontro alusivo ao Programa Paraná Alfabetizado, realizado em Lon-drina, com a presença de representan-tes do Exmo. Sr. Secretário de Estado da Educação Maurício Requião..

Solicita que seja realizado estudo para construção de um quebra-molas na Rua Aniz Zakir, assim forçando motoris-tas imprudentes a diminuir a velocidade de seus veículos.

Solicita a troca das lâmpadas quei-madas do Terminal Rodoviário, que está praticamente às escuras, bem como vistoria na pavimentação dos acessos àquele próprio.

Solicita que mande instalar ilumi-nação pública no cruzamento da Rua Ernestina Antunes de Melo com a Rua Brasil, eis que, segundo reclamação de moradores, aquela área está às escuras.

Encaminha a Lei nº 1312/2008, de 13 de junho de 2008, que dispões so-

- Tendo em vista reclamação de mu-nícipes quanto à iluminação deficiente em vários postes da Avenida Paranapa-nema, solicita que mande proceder aos reparos devidos, inclusive com a troca de lâmpadas, se necessário.

- Reitera pedidos anteriores, para que mande reparar a pavimentação da Rua Heitor Celestino Teixeira, que se encontra em péssimo estado, totalmen-te esburacada.

Encaminha para sanção o Projeto de Lei nº 14/2008, aprovado na Sessão rea-lizada no dia 17/06/08.

Solicita a limpeza da boca-de-lobo existente no cruzamento das Ruas Rio Grande do Sul e Albina Merizio Vieira, que se encontra obstruída..

- Agradece pelo serviço de limpeza de bocas-de-lobo, realizado pela Muni-cipalidade, o que, com certeza, irá me-

070/2008

072/2008

073/2008

074/2008

- Tendo em vista reclamação de mu-nícipe solicita providência para melho-rar a iluminação pública nas imediações do prédio residencial nº 10 na Rua 12.

-Tendo em vista reclamação de moradores da Fazenda Congo, solicita medidas para evitar a cobrança de taxa relativa à iluminação pública nos locais onde esse serviço não esteja regular-mente disponibilizado.

Reitera solicitação no sentido de introduzir melhoria do campo de fute-bol da Vila Rural, de forma a permitir o plantio de grama, bem como a implan-tação imediata da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, da Prefeitura Municipal de Porecatu.

075/2008

Solicita que seja reparada a pavimen-tação das Ruas Rio Grande do Sul e Er-nestina Antunes de Melo, que se encon-tra deteriorada em vários locais, o que atenderá a reivindicação de moradores daquela região.076/2008

Solicita o estudo da possibilidade de se instalar em Porecatu um Centro de Atendimento Psico-social, nos moldes preconizados pela legislação pertinen-te e tomando-se como modelo outros já instalados na região, a exemplo de Lon-drina e Bela Vista do Paraíso.

Ressalta que, segundo informações da cidadã porecatuense Arilda Batista de Araújo - que poderia esclarecer o assunto em detalhes - o poder público

dispõe de verbas específicas, bastando a elaboração de projeto e vontade políti-ca para essa finalidade.

bre a criação de Ouvidoria da Saúde da Rede Municipal de Saúde e dá outras providências, promulgada pelo Presi-dente da Câmara..

lhorar o escoamento de águas pluviais, com os benefícios daí decorrentes.

- Informe ao Legislativo qual o prazo previsto para a troca das lâmpadas de iluminação pública dos Conjuntos Ha-bitacionais Iolanda Ferrareze, Fátima Aparecida Fernandes e Celso Fernan-des.

- Reiterando pedidos anteriores da Câmara Municipal, solicita a constru-ção de guaritas ao longo da Rua Igua-çu, no trecho em frente aos conjuntos habitacionais referidos no parágrafo anterior, o que atenderá antiga reivin-dicação dos moradores daquela região da cidade

8

Anúncio

Setembro 2008

Page 9: Boneco O Vale

ofícios eNviados à diversos

resPostas do executivo aos ofícios eNviados Pela câMara MuNiciPal

074/2008

075/2008

076/2008

077/2008

078/2008

079/2008

081/2008

Solicita doação de um ônibus em condições de uso, que tenha sido apre-endido pela fiscalização da Receita Fe-deral do Brasil e que esteja legalmente disponível para tanto, para o Municí-pio de Porecatu, a ser destinado para o transporte de estudantes, o que viria atender importante segmento da socie-dade porecatuense.

Exmo. Sr. Dr. Sérgio Gomes Numes (Delegado da Receita Federal do Brasil de Londrina).

Cumprimenta pela realização do primoroso evento do dia 29/05/08, cuja solenidade de abertura e apresentação de trabalhos foi de relevância ímpar para todos quantos se preocupam com os problemas educacionais do Município e com certeza servirá de exemplo a outras escolas municipais.

Ilma. Sra. Márcia Francisquette - Es-cola Municipal Hélio Pedro Vanzella

Cumprimenta pela primorosa coor-denação do programa Paraná Alfabe-tizado em Porecatu, cujos frutos têm sido colhidos por toda a sociedade, o que se faz de forma extensiva à profes-sora Maria Sueli Barbosa.

Ilma. Sra. Profª Janilde Severino da Silva.

Considerando que, segundo infor-mação, existem salas de aula sob respon-sabilidade apenas de estagiários, o que, em princípio seria irregular solicita que determine rigorosa inspeção para o fim de detectar e sanar eventuais irregulari-dades no sistema educacional do Muni-cípio.

Ilma. Sra. Profª Márcia Maria Lopes de Souza - Núcleo Regional de Ensino - Londrina.

Comunica o registro nos Anais da Câ-mara de voto de pesar, ao mesmo tempo em que transmite as mais sentidas con-dolências pelo falecimento do senhor Rubens Verpa.

À família Verpa

Cumprimenta por ter reagido à altura e medida certas, na defesa dos brios dos cidadãos porecatuenses, injustamente

Atendendo a ofício informa que o nú-mero de vereadores deste Município é 9 (nove) e a data da posse é 1º de janeiro do ano subseqüente às eleições municipais.

Exmo. Sr. Dr. Walterney Amâncio (Juiz da 65ª Zona Eleitoral do Estado – Porecatu).

Atendendo a ofício informa que o número de vereadores deste Municí-pio é 9 (nove) e a data da posse é 1º de janeiro do ano subseqüente às eleições municipais.

Exmo. Sr. Dr. Walterney Amâncio (Juiz da 65ª Zona Eleitoral do Estado – Porecatu).

Ao mesmo tempo em que cumpri-mente pela primorosa condução da Se-cretaria da Educação do Paraná, destaca a excelência do programa Paraná Alfa-betizado, cujos sobejos frutos têm sido colhidos por todas a sociedade.

Ao ensejo, e para que o Programa Paraná Alfabetizado seja regularmente desenvolvido no Município de Porecatu, solicita o envio de material a ser usado em sala, com isso propiciando melhor aproveitamento dos alunos.

Exmo. Sr. Maurício Requião – Secre-tário de Estado da Educação do Paraná

080/2008

ofendidos quando se realizava partida de futebol na cidade de Prado Ferreira, oca-sião em que, munido de guarda-chuva, fez o ofensor calar-se nas suas invectivas.

Ilmo. Sr. Décio de Albuquerque.

083/2008

Política

047/2008

048/2008

051/2008

049/2008

058/2008

053/2008

062/2008Informamos que o projeto de re-

forma da Praça Pe. Calógero Gaziano já inclui a construção de rampas para acesso de cadeirantes e que o mesmo já está em fase de licitação.

Esclarecemos que procuraremos nos informar a respeito da instalação de antena de transmissão de sinais da Internet para a zona rural e, posterior-mente, informaremos se teremos con-dições de realizar essa tarefa.

Referentemente a colocação de alambrado na quadra de esportes do Conjunto Habitacional Celso Fernan-des, solicitamos mais informações a respeito, pois desconhecemos a locali-dade desse próprio público.

Em anexo, remetemos a esta Casa, relação do débito da Usina Central do Paraná, atualizado até 30 de maio do corrente.

Outrossim, informamos que pro-tocolizamos junto à referida empresa, ofício cuja cópia também anexamos, no qual solicitamos a cessão onerosa da área de 05 (cinco) alqueires, a ser destacado da Fazenda Marrecas, para o aterro sanitário, razão pela qual não tomamos ainda outras medidas com re-lação ao débito.

Em face dos expedientes originá-rios da Diretoria da Secretaria de Pre-catórios do Tribunal Regional do Tra-balho da 9ª Região, referentes aos autos

Esclarecemos que todos os docu-mentos desta Prefeitura estão à dispo-sição dos Nobres Edis, como sempre manifestamos em outros ofícios, e não só os relativos aos pagamentos efetu-ados com a verba arrecadada junto ao bradesco através da licitação da folha de pagamento.

Remetemos cópia de justificativa expedida pelo Departamento Munici-pal de Educação, acerca da cessão das dependências da Escola Municipal Pe. Franco Pasini para desenvolvimento de curso de formação continuada.

Quanto à desinsetização dos sanitá-rios do prédio da Prefeitura e Câmara, estaremos efetuando o serviço tão logo tenhamos condições para tal.

Esclarecemos que o pedido já havia sido feito pelo Conselho Tutelar e es-peramos, em breve, poder instalar um toldo junto à porta do prédio onde fun-ciona o referido órgão.

Quanto à coleta de lixo na Fazenda Rancho Alegre, salientamos que ten-taremos nos reunir com a Diretoria da Usina Central do Paraná no sentido de solucionar o problema.

Informamos que verificaremos as causas para os danos ocorridos na Rua Osvaldo Silva e tentaremos, na medida do possível, saná-los.

Quanto à melhoria no calçamento dos acessos à Praça Pe. Calógero Ga-ziano, esclarecemos que a reforma da mesma ainda não está concluída e que a segunda parte das obras está na imi-nência de acontecer.

Informamos que já está sendo reali-zado serviço de melhoria no campo de futebol localizado na Vila Rural.

Referentemente a implantação da CIPA na Prefeitura de Porecatu, esta-mos no aguardo do término dos servi-ços referentes ao perfil profissiográfico previdenciário dos funcionários pela empresa vencedora do certame lici-tatório e aí sim poder definitivamente implantá-la e dar total apoio ao seu fun-cionamento, como já esclarecido aos Nobres Vereadores através de nosso ofício nº 009/306/08.

052/2008

063/2008

Em atenção ao Ofício nº 061 e parte final do 078/2008, que dizem respeito ao processo licitatório re-ferente à contratação de empresa para elaboração, aplicação e julga-mento das provas concernentes ao concurso público aberto pelo Edital nº 001/08, esclarecemos que os No-bres Vereadores poderão obter todas as informações necessárias no setor municipal correspondente, ou seja, a divisão de licitação.

061/2008

de RTs. nºs. 01130/2005, 00539/2005, 01133/2006, 00347/2006, 01135/2005, 01134/2005, 01009/2005, 01151/2005, 01098/2005, 01061/2005, 00352/2006, 01122/2005, 02597/2005, 01120/2005, 00571/2005, 00328/2006, 01186/2005, 00007/2006 e 00377/2006, dos recla-mantes: Maria Célia Bueno Pires de Campos, Iracy Albuquerque Barranco, Valdemar Macena Reis, Maria Lourdes Silva Dale Vedove, Maria Eunice de Macedo, José de Souza Leite, Agenor Vieira da Silva, Cladir Vaz dos Santos, Débora Gomes Pinheiro, Jacira de Oliveira Santos Agostinho, Delvani da Silva Urias, Celsa Maria de Brito Pi-nheiro, Pedro Lino dos Santos, Maria Lucia Fontanez Vergílio, José Ferreira de Lima, Antonio Rodrigues de Souza, Vicente José da Silva e Outros 9, Maria Isabel Paduanelo Ferrarese e Vera Lu-cia Matos dos Santos, respectivamente, com o devido respeito, informamos que todas as Reclamatórias foram incluídas no orçamento, obedecendo aos princí-pios legais vigentes, conforme consta da relação anexa, expedida pela Divisão de contabilidade do Município.

Outrossim, informamos a Vossa Ex-celência que apenas houve falha funcio-nal, sem dolo ou má-fé, no que tange ao não atendimento da solicitação do Egré-gio Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, no sentido de que as inclusões fossem informadas.

Assim, não houve nenhum prejuízo para os reclamantes, não podendo o Chefe do Executivo ser responsabiliza-do por fato que não tenha dado causa.

Por outro lado, alertamos os respon-sáveis para que fatos dessa natureza não se repitam, determinando ainda seja re-metida cópia do presente expediente ao Egrégio Tribunal Regional da 9ª Região, em Curitiba, dando conhecimento das inclusões na forma e prazo legais.

Dessa forma, em nenhum dos casos houve culpa do agente político, consis-

tindo os fatos em erros grosseiros, sem a intenção de causar quaisquer preju-ízos e muito menos desrespeito ao Po-der Judiciário Trabalhista.

Assim, com a devida vênia, são estes os nossos esclarecimentos, requerendo a Vossa Excelência o arquivamento do procedimento, por medida de Justiça.

9Setembro 2008

Page 10: Boneco O Vale

Por iniciativa do Departamento de Esportes do município teve início mais um campeonato de masters de futebol suíço, edição 2008. Seis equi-pes estão disputando o título da tem-porada: AABB, Coroas A, Coroas B, Rancho Alegre, Mecanizada e Más-ter Clube 05.

A rapaziada, com mais de 40 anos, começou a todo vapor a competição no dia 27 de julho. Na primeira roda-da a aabb venceu aos Coroas A por 2 a 0 e os Coroas B conheceram uma estrondosa goleada imposta pela Mecanizada por 8 a 0. Nas manhãs domingueiras, o campo de Futsui do Ginásio de Esportes Isaac Jabur será palco para as partidas do campeonato de Masters 2008.

Na semi-final os comandados de Roberto Cabreira não suportaram a pressão ao jogar com o time da casa e sofreram derrota por 7 a 2. Embora di-latado, o placar não refletiu o que foi o jogo, bem disputado e com jogadas de efeito. Ao tomar o quarto gol a equipe Porecatuense tentou diminuir o placar e sofreu os contra ataques do bom time do Cafeara. Na disputa pelo terceiro lu-gar, enfrentando o Santa Fé, a equipe do Transtim esteve melhor em quadra e conseguiu mandar no jogo, vencendo por 5 a 3. Na final o Cafeara enfrentou Jaguapitã em jogo espetacular. Bido-la do Cafeara fez a diferença em noite bastante inspirada e o jogo foi definido na prorrogação com a vitória do time da casa. Durante a competição, Zé Filho foi premiado como destaque no jogo contra o Centenário do Sul, Tibuia, no jogo contra o Guaraci e José Fernando por duas vezes nas partidas disputadas contra o Santa Fé nas quartas de finais e na disputa de terceiro lugar. A organi-zação da competição esteve impecável. Cafeara, através do Departamento de Esportes do Município proporcionou à região um campeonato muito bem or-ganizado e está de parabéns.

Porecatu fica em terceiro em campeonato regional

futsal

A TRANSTIM de Porecatu terminou sua participação no Campeonato Regional de Cafeara conquistando o troféu de terceiro colocado.

Começa campeonato de Másters

futisui

Lembramos nesta edição de um atleta exemplar. Dono de uma habili-dade incomum, ele fez parte de uma geração vitoriosa no Voleibol Poreca-tuense. Destaque por suas qualidades de ala e levantador em uma equipe de grandes nomes, ele fazia a diferença nas batidas fortes no fundo da quadra e nas largadinhas espetaculares que

desconcertavam os adversários. Não media esforços para destacar o nome do Voleibol de Porecatu e, acima de tudo, sempre se mostrou um atleta su-per disciplinado em todos os sentidos. Companheiro em todos os momentos celso aparecido Machado destacou-se na história do nosso esporte, mostran-do a Porecatu e a todo o Estado do Pa-

raná que o trabalho em equipe sempre deve ser valorizado. Incontáveis os tí-tulos conquistados pelo Celso.

Por ter escrito com letras de ouro a história de vitórias e de grandes mo-mentos no Voleibol de Porecatu, Celso Aparecido Machado é hoje condecora-do pela nossa lembrança como atleta inesquecível.

Atleta inesquecívelCelso Aparecido Machado

esporte

recordando...

Anuncie sua empresa no Vale

10 Setembro 2008

Page 11: Boneco O Vale

Setembro 2008 11

Anúncio

Page 12: Boneco O Vale

Entre fraldas e mamadeiras, está o casal Gisele Greque e Glaudi-ney Agostinho com a chegada da “pequena” Marianni Sofia. Parabéns aos novos papais.

Acontece no dias 27, 28 e 29 de agosto, no Mabu Thermas & Resort em Foz do Iguaçu, a 180 Convenção Anual das Associações Comerciais do Paraná. Como parte da programa-ção, ainda acontece o 30 Encontro Estadual da Mulher Empresária e o 20

Encontro Estadual do Jovem Empre-sário. Como todos os anos, um grupo de comerciantes de Porecatu estará fazendo parte deste grande evento. Maiores informações, na Associação Comercial de Porecatu, ou pelo site (www.faciap.org.br)

No próximo dia 07 de setembro, acontece em Maringá, no Teatro Ka-lil Haddad, o concurso Miss Teen do Paraná. Nossa cidade estará sendo re-presentada por LUANNA NEGRÃO, 16 anos, filha do casal Edna e Rober-son Negrão. Cerca de 40 candidatas disputam o cobiçado titulo, que tem como prêmio principal um contra-to com a grife paranaense “Olho da Gata”. Vale a pena lembrar que as duas últimas vencedoras foram da nossa região: Mayara Prudencio de Jaguapitã e Raphaela Morandi de Mi-raselva. Na próxima edição estaremos divulgando as empresas que patroci-naram nossa candidata.

Este mês quero destacar o traba-lho incansável em nossa sociedade da Sra. Márcia rosMan. Casada com o Sr.Roberto Costa, mãe de dois filhos, formada em Farmácia pela Unopar e com Especialização em Manipulação e Cosmetologia, ela está à frente da Droganova Manipula. Mesmo com seus compromissos profissionais, ela ainda atua como Voluntária no SOS e nos Anjos da Madrugada, participa da Diretoria da Associação Comercial e na Organização da Festa da Padroeira .Ela é uma grande incentivadora de eventos culturais, sempre disposta a colaborar com todos que a procuram. É de gente assim que precisamos, “gente” que faz e marca Porecatu.

A cidade de Palmas/Pr, realizou o seu XX Festival Pé Vermelho da Can-ção, festival que teve sua primeira edição no ano de 1986, tornando-se verdadeiro patrimônio cultural. A cada edição, o Festival Pé Vermelho tor-na–se um ícone na projeção de talentos musicais, sendo reconhecido em todo o Estado do Paraná , regiões sudeste e

sul do Brasil. Desta forma, os admira-dores da cultura musical podem dizer que possuem um ponto de encontro e de enriquecimento artístico e cultural. Este colunista, foi responsável pelo Cerimonial do Evento a convite da Se-cretária de Cultura do Municipio de Palmas, Sra. Rosângela alMeida.

Festival Pé Vermelho

Miss Teen Paraná

Gente que marca em Porecatu

Gente nova

social

180 FACIAP

Recebe os parabéns da nossa colu-na, CLAUDEMIR, que estreou idade nova no último dia 30. Sempre de bem com a vida, ele é muito estimado pelos amigos e companheiros de trabalho no Banco do Brasil, além de arrasar nas passarelas de modas da nossa região. Parabéns!

Aniversário

(Foto - Claúdia Corsino)

Estrearam alianças de noivado, durante jantar entre a família, Ange-lita Penteado e Marcelo Feltrin. O

casamento deve acontecer no inicio do próximo ano. Será com certeza uma das mais belas noivas da temporada.

Noivado

12

Anúncio

Anúncio

Setembro 2008

Page 13: Boneco O Vale

Com uma elegante cerimônia, os jovens ANA CLAÚDIA e GIÓRGIO VIEIRA, disseram o “sim”, na presença de parentes e amigos, seguidode recepção no Centro Social Urbano. Felicidades!

Em concorrida Colação de Grau, as irmãs Kell e Arilda Araújo, re-ceberam seus diplomas pela con-clusão do Curso de Psicologia pela Unoeste de Presidente Pru-dente.

Zuleica Cruz, natural de Cabo Verde (África), proferiu Palestra para os alu-nos do terceiro ano noturno do Colégio Malvino de Oliveira, com o tema “Co-

nhecimentos Gerais sobre os países africanos”. Ela é graduada pela UEL, e foi convidada pelas professoras Luciene Barbosa, Perla Barros e Hilda Antonia.

As paranenses Vivian Noronha de Umuarama e Anelise Garcia de Maringá, foram finalistas do Concurso Miss Mundo Brasil, realizado na cidade de Angra dos Reis. A vencedora foi Tamara Almeida de Minas Gerais, que agora começa sua preparação para disputar o Miss Mundo 2008 que acontece em novembro na Ucrânia.

Miss Mundo Brasil

Palestra África

Formatura

Chuva de arroz

Até que a Lua vire Sol

Festa da Primavera

A Escola Vicentina Santa Luisa, está preparando para os dias 06 e 07 de setembro, a “Festa da Primavera”, que terá barracas típi-cas, shows, apresentações artísti-cas, além da escolha da Rainha da Festa. Vale a pena agendar!

Em ritmo acelerado estão os Professores, funcionários e alu-nos do Colégio Diocesano, para a realização da sua tradicional “Diofest” , que acontece no dia 23 de agosto. Agende.

Diofest

Do dia 01 ao dia 05 de setembro será desenvolvida a programação alusiva à Semana da Pátria.Do dia 01 ao dia 04 serão reali-zadas apresentações Culturais na Praça da Matriz.No dia 05, às 17h, acontecerá o grandioso desfile Cívico. A concentração será em frente ao Seminário.

Semana da Pátria

ageNda Porecatu

Acontece dia 23, a super festa “Até que Lua vire Sol”, uma das mais esperadas na agenda do Clu-be do Café. Este ano, a animação fica por conta da Banda Detroit, Dj, além de um super café da manhã. Reservas de camarotes e convites, na secretaria do clube.

13

social

Anúncio

Setembro 2008

Page 14: Boneco O Vale

A Márcia e o Robertinho, natural-mente, foram à Festa dos Queijos e Vi-nhos promovida pelo SOS. Aliás, a festa foi excelente.

Chegando em casa, a Márcia resol-veu deitar-se imediatamente. Porém, entrou no banheiro e de lá gritou:

— Roubaram a cama!!!

Damos as boas vindas ao casal Osval-dinho e Adriana.. O botijão de gás na casa deles está durando mais de 06 meses o que os habilita a serem sócios do clube que mais cresce no mundo.Acontece que o escritório da empresa é bem defronte a casa da mãe dela. Assim, eles aproveitam e “filam a bóia” com mais tranqüilidade.

O pessoal do ECC faz reuniões pe-riódicas. É costume cada casal levar alguma coisa para comer na confrater-nização que se segue após a reunião.Porém, as coisas já devem ser levadas cortadas em pedaços, para facilitar.

Pois bem, No último encontro o Fa-binho e a Carol levaram um bolo numa grande forma redonda. O bolo estava maravilhoso, de dar água na boca. Só que não estava cortado. Resultado: a Carol e o Fabinho levaram o bolo intei-rinho de volta para casa.

O pessoal maldoso disse que foi golpe.

Eu não acredito...

Todos sabem que na represa existe uma variedade muito grande de peixes: pacus, piranhas, lambaris, piaus, tucu-narés, e outros.

Mas dias atrás foi pescado um peixe inédito. Trata-se do enorme e raro “pei-xe brasília”.

Tudo começou quando o Pádua e o Wilsinho Azinari resolveram ir pescar. Pegaram o barco, prenderam atrás da Brasília e foram para a represa.

Chegando lá, manobraram a Brasí-lia, desceram de ré e colocaram a carre-ta com o bote na água.

Como a Brasília não tinha partida, calçaram os pneus com duas pedras, enquanto acabavam de soltar o bote.

Acontece que, com o vaivém da água, o bote puxou a Brasília, que pulou as pedras que serviam de calço e come-çou a afundar.

Aí bateu o desespero. O Pádua e o Wilson agarraram o pára-choque da Brasília e começaram a gritar por socor-ro.

A sorte foi que uma pessoa que esta-va numa casa vizinha viu o drama e trou-xe uma corda. A Brasília, que já estava

com a água até o teto, foi devidamente amarrada.

Foi quando o Pádua teve uma boa idéia e disse ao Wilsinho: - Pega o celu-lar e liga para o João trazer o guincho.

O Wilsinho respondeu: - Ligar como? O celular está dentro da Brasília!

Finalmente, conseguiram o socorro e o “peixe brasília” foi tirado das águas.

O curioso é que eles tinham deixado o motor da Brasília funcionando para que ela não afogasse!

Ela acabou se afogando. E como!!!

Golpe Velho

Peixe Brasília

É ISSO AÍ...

calabar14

Clube do Gás em expansão

Festa prá lá de boa

Alô, gente amiga do Vale do Pa-ranapanema. Novamente o Todo Poderoso nos concedeu a oportu-nidade de estarmos juntos nesta gloriosa e construtiva coluna. Para mim é inenarrável a satisfa-ção deste contato mensal. Mas deixemos de “rapapés” e vamos ao que (não) interessa.

Anúncio

Setembro 2008

Page 15: Boneco O Vale

O encontro estava sendo realizado numa escola infantil. Daquelas para crianças bem pequenas. O Toninho, da Telepar, participava. Num determi-nado momento bateu a necessidade e ele correu para o sanitário. Quando entrou teve a surpresa de ver que os vasos sanitários eram todos bem pe-quenos. Quase uma miniatura.Mas na hora do aperto, o Toninho não teve dúvidas: sentou-se assim mesmo.

O problema foi na hora de levan-tar-se. O vaso era muito baixinho e o Toninho apoiou-se no trinco da porta para facilitar. E não é que o danado do trinco soltou-se? Ele ficou com a fechadura na mão e ainda por cima, trancado.

O jeito foi começar a bater na porta e pedir ajuda. Até que alguém perce-beu que o Toninho estava trancado e providenciou a operação salvamento.

E vamos ficando por aqui que o espaço é limitado. Continuo so-licitando aos amigos que enviem os “causos” e “aprontadas” para que minha edificante coluna con-tinue a existir. Sempre lembrando que tudo deve ser feito dentro da ética e do bom senso.Fiquem com meu caloroso am-plexo e... até o próximo...

CALABAR

Saia justaChuveiro sofisticado ou desculpa para não tomar banho?

15

O pessoal deu uma “esticadinha” até Foz do Iguaçu. Devidamente instalados no hotel, jantaram, festaram e foram para os apartamentos.

O Robertinho, da Farmácia, resolveu tomar um belo banho quente antes de deitar-se; abriu o chuveiro, mas só saía água fria. O pior é que o clima já estava frio de rachar. O Robertinho solicitou es-

clarecimentos e foi informado que havia um dispositivo no chuveiro que regulava a temperatura da água.Mexe daqui, vira dali, aperta acolá e... nada! A água con-tinuava gelada! Diz o dr. Galdiolli que o Robertinho praticamente desmontou o chuveiro e nada de água quente.

Resultado: o Robertinho foi para a cama sem tomar banho.

calabar

calabar se desPede

Anuncie sua empresa no Vale

Assine O ValeÉ só entrar em contato com Apae de Porecatu

Anúncio

Setembro 2008

Page 16: Boneco O Vale

Setembro 2008

Anúncio

16