Boletim do Projeto Beija-flor

2
N esta edição 05 do nosso boletim ambiental, fica claro o crescimento das ações do Projeto Beija-Flor, o que representa uma vitória para a coletividade. O projeto apresentou palestra para jovens da JAM, continua acompanhando o debate sobre o projeto do governo estadual de desvio das águas do Paraíba para a região metropolitana da capital paulista e apóia iniciativas da comunidade de bair- ros, proferindo palestras em escolas e igrejas e se integrando a reuniões de moradores. Atualmente, felizmente, o projeto cresceu e vai além do combate ao uso de sacolas plásticas; conscientiza, educa e motiva pessoas a preservar o meio ambiente. Afinal, se o projeto luta pela proteção do meio ambiente, deve defender a vida num contexto mais amplo. Crescimento Editorial Jovens da JAM assistem palestra do Projeto Beija- flor O “Homem Sacola” durante a palestra na JAM O Projeto Beija-Flor mi- nistrou, em abril, palestra para jovens do curso de Auxiliar Administrativo do Projeto Aprendiz da JAM (Jacareí Ampara Menores). A palestra foi realiza- da pelo ‘Homem Sacola’, personagem criado por Marcos Avlis, idealizador do Projeto Beija-Flor, am- bientalista e empresário. A roupa foi confeccionada com sacolas recolhidas das ruas da cidade pelo projeto, que luta pela pro- teção do meio ambiente. Na palestra, os alunos, de 16 a 18 anos, recebe- ram motivação ambiental. Além de conhecer o traba- lho de combate ao uso de sacolas plásticas -nocivas ao meio ambiente- e a substituição das mesmas por sacolas de algodão crú e biodegradável, os jovens receberam infor- mações sobre o traba- lho de conscientização ambiental desenvolvido pelo projeto. A palestra prendeu a atenção dos alunos. “Agra- deço pela oportunidade de ter conhecido o Projeto Beija-Flor ... que me inspirou nesta luta pela conscien- tização ambiental e me fez acreditar, mais uma vez, que podemos ser melhores se agirmos como um beija-flor”, destacou Rosana Lopes da Cruz (Instrutora de Educação Ambiental da JAM). Ela acrescentou: “Tenho cer- teza de que o projeto fez a diferença para esses jovens, dando-lhes uma nova visão so- bre o assunto” . MAIO 3 Dia do Solo 3 Dia do Pau-Brasil 5 Dia Mundial do Campo 7 Dia Mundial da Saúde 8 Dia Mundial das Aves Migratórias 13 Dia do Zootecnista 16 Dia do Gari 18 Dia das Raças Indígenas da América 22 Dia Internacional da Biodiversidade 22 Dia do Apicultor 25 Dia do Trabalhador Rural 27 Dia Nacional da Floresta Atlântica 29 Dia do Geógrafo 30 Dia do Geólogo JUNHO 5 Dia Mundial do Meio Ambiente 5 Dia da Ecologia 8 Dia do Citricultor 8 Dia dos Oceanos 17 Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca 21 Início do Inverno 23 Dia do Lavrador 29 Dia do Pescador Caléndário Ambiental ie

description

Boletim Informativo n 02.

Transcript of Boletim do Projeto Beija-flor

Page 1: Boletim do Projeto Beija-flor

Nesta edição 05 do nosso boletim ambiental, fi ca claro o crescimento das ações do Projeto Beija-Flor, o que representa uma vitória para

a coletividade.O projeto apresentou palestra para jovens da

JAM, continua acompanhando o debate sobre o projeto do governo estadual de desvio das águas do Paraíba para a região metropolitana da capital paulista e apóia iniciativas da comunidade de bair-ros, proferindo palestras em escolas e igrejas e se integrando a reuniões de moradores.

Atualmente, felizmente, o projeto cresceu e vai além do combate ao uso de sacolas plásticas; conscientiza, educa e motiva pessoas a preservar o meio ambiente. Afinal, se o projeto luta pela proteção do meio ambiente, deve defender a vida num contexto mais amplo.

Crescimento

Editorial

Jovens da JAMassistem palestra do Projeto Beija-flor

O “Homem Sacola” durante a palestra na JAM

O Projeto Beija-Flor mi-nistrou, em abril, palestra para jovens do curso de Auxiliar Administrativo do Projeto Aprendiz da JAM (Jacareí Ampara Menores).

A palestra foi realiza-da pelo ‘Homem Sacola’, personagem criado por Marcos Avlis, idealizador do Projeto Beija-Flor, am-bientalista e empresário. A roupa foi confeccionada com sacolas recolhidas das ruas da cidade pelo projeto, que luta pela pro-teção do meio ambiente.

Na palestra, os alunos, de 16 a 18 anos, recebe-ram motivação ambiental. Além de conhecer o traba-lho de combate ao uso de sacolas plásticas -nocivas ao meio ambiente- e a substituição das mesmas por sacolas de algodão

crú e biodegradável, os jovens receberam infor-mações sobre o traba-lho de conscientização ambiental desenvolvido pelo projeto.

A palestra prendeu a atenção dos alunos. “Agra-deço pela oportunidade de ter conhecido o Projeto Beija-Flor ... que me inspirou nesta luta pela conscien-tização ambiental e me fez acreditar, mais uma vez, que podemos ser melhores se agirmos como um beija-flor”, destacou Rosana Lopes da Cruz (Instrutora de Educação Ambiental da JAM). Ela acrescentou: “Tenho cer-teza de que o projeto fez a diferença para esses jovens, dando-lhes uma nova visão so-bre o assunto”.

MAIO3 Dia do Solo3 Dia do Pau-Brasil5 Dia Mundial do Campo7 Dia Mundial da Saúde8 Dia Mundial das Aves Migratórias13 Dia do Zootecnista16 Dia do Gari18 Dia das Raças Indígenas da América22 Dia Internacional da Biodiversidade22 Dia do Apicultor25 Dia do Trabalhador Rural27 Dia Nacional da Floresta Atlântica29 Dia do Geógrafo30 Dia do Geólogo

JUNHO5 Dia Mundial do Meio Ambiente 5 Dia da Ecologia8 Dia do Citricultor8 Dia dos Oceanos17 Dia Mundial de Combate à Desertifi cação e à Seca21 Início do Inverno23 Dia do Lavrador29 Dia do Pescador

Caléndário AmbientalCaléndário Ambiental

Page 2: Boletim do Projeto Beija-flor

Impressão: Avlis Soluções em CartuchosTiragem: 2 mil exemplares

EXPE

DIEN

TE

Boletim Informativo do Projeto Beija-Flor

Jornalista responsável: Williams Clementino de Sousa ( MTb 17 483 )Diagramação: Zé Neto (3958-3300)

Patrocínio: Rua Dr. Lúcio Malta, 140

Centro - Jacareí/SPTel: (12) 3961-2295/3951-5823

Projeto Beija-Flor acompanha discussão sobre transposição do Rio Paraíba

Debate com integrantes das bacias hidrográficas. O idealizador do Pro-jeto Beija-Flor, ambientalista e empresário, Marcos Avlis (No destaque)

O Projeto Beija-Flor tem acompanhado os debates realizados em várias cida-des sobre a transposição do Rio Paraíba.

A transposição, um pro-jeto do governo estadual que pretende desviar água do Paraíba para atender a região metropolitana de São Paulo, tem sido deba-tido em Jacareí, São José, Taubaté, etc, devido a pre-ocupação das populações desses municípios, que tem receio de ver o seu de-senvolvimento prejudicado.

Em São Paulo - O as-sunto foi debatido na FIESP

(Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), no dia 14 de abril, com o tema: “Disponibilidade de água para o setor produti-vo - Perspectivas para as bacias industrializadas”

O idealizador do Projeto Beija-Flor, ambientalista e empresário, Marcos Avlis assistiu o debate na Fiesp como integrante do GTMA (Grupo de Trabalho de Meio Ambiente) do Ciesp de Jacareí.

Na Fiesp, estavam re-presentantes de três es-tados que utilizam águas do Paraíba: São Paulo,

Rio de Janeiro e Minas Gerais. Jacareí estava muito bem representada por membros do CIESP, entre eles José Carlos

Pelóia (diretor t i tu lar) , Walker Ferraz (coordena-dor do GTMA),Tiago Lobo (Techfi ve), Alessandro e Gisele Braga (ETEC).

A instrutora de Edu-cação Ambiental da JAM, Rosana Lopes da Cruz, apóia o Projeto Beija-Flor pelo trabalho desenvolvido na cidade.

“O Projeto Beija-Flor nos propõe mudar hábitos, costumes, ter nova postura diante da crise ambiental no mundo; propõe-nos ser como o beija-flor, unidos pela mesma causa, fazendo cada um a sua parte, pois é através de pequenos gestos que alcançaremos o objeti-vo comum: garantir um fu-turo sustentável e digno às futuras gerações.

Sobre o filme “A im-portância do presente” da Turminha Ecolegal, que aborda o combate ao uso de sacolas plásticas, Rosana afirmou: “Demonstra de forma clara, o quanto é im-portante que pensemos no agora, no “presente” para termos um amanhã melhor para os nossos fi lhos, pois as nossas ações hoje defi ni-

Instrutora de Educação Ambientalapoia o Projeto Beija-Flor

A instrutora Rosana Lopes

rão efetivamente o amanhã. É preciso agir diante dessa crise e não apenas refl etir sobre o assunto. Seja mais um beija - f lo r, una-se a esta causa! A troca das sacolas plásticas por sa-colas retornáveis é uma forma de começar. Então... Que comece já!”

Projeto apóia iniciativas da comunidade do Santa Maria

O Projeto Beija-Flor apóia a comunidade do Jardim Santa Maria, bairro onde reside a família do seu idea-lizador, ambientalista e empresário, Marcos Avlis.

Avlis é Diretor de Meio Ambiente da Associação de Moradores do Jardim Santa Maria, Prolonga-mento, Parque Brasil e Avareí. Nessa função na associação de moradores,

ele apresentou relatório dos principais problemas da EMEF “Silvio Silveira”, que foi transformado em ofício (pela associação) e enviado à prefeitura, para as providências cabíveis.

Reunião realizada em abril pela da associação de moradores do bairro e imediações

Frases...

“ “Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba.Não ame por admiração, pois um dia você se decepciona.Ame incondicionalmente como Deus nos amou.