Apiaitem edicao290

16
Edição 290 - 18 de abril de 2015 - R$ 2,00 - Circulação: Apiaí, Adrianópolis, Barra do Chapéu. Iporanga, Itaoca, Itapeva, Itapetininga, Itapirapuã Paulista, Ribeira, Ribeirão Branco A maior cobertura da região [email protected] Devido aos problemas de sinal de telefonia móvel em vários bair- ros de Itaoca, no Vale do Ribeira, o vice-prefeito, Frederico Dias Batista (PR), se reuniu hoje (13 de abril) com o gerente instituci- onal interior de São Paulo da em- presa Telefonica/Vivo, Luiz Eduardo Da Ruiz Correa, na Capi- tal. O encontro foi marcado pelo deputado estadual, André do Pra- do, líder do PR, na Assembleia Legislativa. Página 12 Retomado o asfalto da SP 249 Apiaí-Ribeirão Nesta semana as obras da SP 249 Api- aí-Ribeirão Branco, que havia sido inter- rompida para ajustes com o governo do Estado foram retomadas. A empresa TCL com sede em São José do Rio Preto, desde terça-feira, 14, deu continuidade ao asfal- tamento da estrada. A reportagem do Api- aí Tem esteve no local acompanhando o Vice-prefeito Erisvaldo Bueno, Café. Página 9 Vice-prefeito Café comemora o reinício da obra na SP 249 O Prefeito de Ribei- ra, Jonas Dias Batista foi a São Paulo para cumprir uma agenda promissora que teve inicio no Escritório Po- lítico do Deputado Campos Machado (Pre- sidente Estadual do PTB) e, posteriormen- te, na Secretaria Estadual da Justiça, onde foi carinhosamente recebido pelo Secretário Adjunto Dr. Luiz Souto Madureira. Página 7 Deputado André do Prado e vice-prefeito de Itaóca buscam melhorias no sinal de telefonia móvel Daniel Alves, Luiz Antonio, Campos Machado e Prefeito Jonas Batista Prefeito Jonas se encontra com Campos Machado Prefeito Ari recebe vereadores O prefeito Ari Kinor se reuniu com vereadores para tratar sobre as dificuldades do município e bus- car formas de se resolver os proble- mas. Página 12 Deputado André do Prado com o vice-prefeito de Itaoca, Frederico Batista Prefeito Ari e vereadores no seu gabinete

description

Apiai Tem - Edição 290

Transcript of Apiaitem edicao290

Page 1: Apiaitem edicao290

Edição 290 - 18 de abril de 2015 - R$ 2,00 - Circulação: Apiaí, Adrianópolis, Barra do Chapéu. Iporanga, Itaoca, Itapeva, Itapetininga, Itapirapuã Paulista, Ribeira, Ribeirão Branco

A maior cobertura da regiã[email protected]

Devido aos problemas de sinalde telefonia móvel em vários bair-ros de Itaoca, no Vale do Ribeira,o vice-prefeito, Frederico DiasBatista (PR), se reuniu hoje (13de abril) com o gerente instituci-onal interior de São Paulo da em-presa Telefonica/Vivo, LuizEduardo Da Ruiz Correa, na Capi-tal. O encontro foi marcado pelodeputado estadual, André do Pra-do, líder do PR, na AssembleiaLegislativa.

Página 12

Retomado o asfalto da SP 249 Apiaí-RibeirãoNesta semana as obras da SP 249 Api-

aí-Ribeirão Branco, que havia sido inter-rompida para ajustes com o governo doEstado foram retomadas. A empresa TCLcom sede em São José do Rio Preto, desdeterça-feira, 14, deu continuidade ao asfal-tamento da estrada. A reportagem do Api-aí Tem esteve no local acompanhando oVice-prefeito Erisvaldo Bueno, Café.

Página 9

Vice-prefeito Café comemora o reinício da obra na SP 249

O Prefeito de Ribei-ra, Jonas Dias Batistafoi a São Paulo paracumprir uma agendapromissora que teveinicio no Escritório Po-lítico do DeputadoCampos Machado (Pre-sidente Estadual doPTB) e, posteriormen-te, na Secretaria Estadual da Justiça, onde foi carinhosamente recebidopelo Secretário Adjunto Dr. Luiz Souto Madureira. Página 7

Deputado André do Prado evice-prefeito de Itaóca buscam

melhorias no sinal de telefonia móvel

Daniel Alves, Luiz Antonio, Campos Machadoe Prefeito Jonas Batista

PrefeitoJonas seencontra

com CamposMachado Prefeito Ari recebe vereadores

O prefeito AriKinor se reuniucom vereadorespara tratar sobreas dificuldades domunicípio e bus-car formas de seresolver os proble-mas.

Página 12

Deputado André do Prado com ovice-prefeito de Itaoca, Frederico Batista

Prefeito Ari e vereadores no seu gabinete

Page 2: Apiaitem edicao290

Site: www.jornalapiaitem.com.brJ O R N A L A P I A Í T E M2 1 8 d e a b r i l . 2015 - Ano V - Edição Nº 2 9 0 Geral

Diagramação e Arte:Exceuni - (41) 3657-2864 / 9983-3933

Impressão: pressalternativa - 3047-4511CORRESPONDENTES:

Itaoca: Ivan Edson - MTE 53.825Ribeira: Paulo Galvão

Registro: Mônica Lima / Sueli Corrêa Itapirapuã Paulista: Loir Tigre

Barra do Chapéu: Gilson Ribeiro São Paulo: João Calixto - MTE 40.718

São Paulo: RGD Comunicação Ltda.

Tiragem desta edição: 2000

"A opinião do jornal é expressa em Editorial e os artigos assinadossão de responsabilidade de seus autores." Redação, administração,

publicidade, assinaturas, arte gráfica e produção editorial.

End.: Rua 7 de Setembro, nº 403 - CEP 18.320-000 - Cidade: Apiaí/SPFone/Fax: (15) 3552-2032 - Site: www.jornalapiaitem.com.br

[email protected]ão:Impressão:Impressão:Impressão:Impressão: Press Alternativa - (41) 3047-4511

Circulação: Apiaí, Adrianópolis, Barra do Chapéu, Capão Bonito, Guapiara,Iporanga, Itaoca, Itapetininga, Itapeva, Itapirapuã Paulista, Ribeirão Branco e Ribeira.

COLABORADORESDiretor Geral: Jairo Lacerda MTE 41715

Redação: Raquel Fernandes Lacerda

Votar com responsabi-lidade de escolher entre di-versas propostas, aquelaque vai de encontro as ne-cessidades do grupo e co-brar para que sejam colo-cadas em prática é uma li-ção que alunos da escolaAntonia e Regina estãoaprendendo. Acompanha-mos a eleição para consti-tuir o grêmio estudantil daescola Antonia, foram 09chapas, PPA, CEM %,RABE, FAO, JE, OFDE,MMPA, TUPEA, NENA, dis-putando 549 votos, com asmais diversas propostas detrabalho. Durante vintedias organizou-se toda aeleição, visitaram salas, fi-zeram a exposição e vota-ram.

A chapa NENA - 'Nuncaexistiu nada Assim' ganhoucom 217 votos, compostapor Walter Martins, PauloHenrique, Reginaldo Adri-ano, Wesley Dias, SabrinaAparecida, Milena Apareci-da, Jhaine Martines, RaizaFalcão, Wilson Ricardo, Ta-tiane Santos, Clieton Pires,Alifer Juan, Larissa Betin,Rodrigo de Lima, passamagora para a tarefa de con-cretizar o que idealizaram,o trabalho contou com acoordenação da professoraEzeni de Brito e teve daequipe escolar o apoio pararealizar.

Segundo a diretora,professora Maria do Car-mo: "observamos nos alu-nos o interesse em melho-rar a escola e ampliar os ho-rizontes dos colegas e exer-cendo assim a cidadania,acredito nos alunos, naspropostas e na melhoria

Democracia se aprende na escola

O 1º secretário da As-sembleia Legislativa, depu-tado Enio Tatto (PT), apre-sentou o Projeto de lei nº450/2015 que obriga as es-colas públicas estaduais ater sistema de captação deágua de chuva. As escolasjá em funcionamento terãoprazo de um ano para fa-zerem as adaptações ne-cessárias.

O projeto estabeleceque a obrigatoriedade daadoção do sistema de cap-tação de água de chuva ob-jetiva sua reserva para usona limpeza de pisos, pare-

1º secretário apresenta PL que obriga escolasa terem sistema de captação de água de chuva

des e demais áreas quepossam ser lavadas comágua não potável, além desua utilização para a des-carga de vasos sanitários emictórios.

"Diante da escassez dechuvas e com o avanço dosproblemas relacionados àescassez de água no Esta-do de São Paulo, torna-senecessário a adoção de me-didas visando a sua utiliza-ção racional, em especialquando se trata de garan-tir o seu fornecimento narede pública estadual deensino", observa o parla-

mentar. "O projeto agoraproposto também é impor-tante para difundir a edu-cação ambiental entre osestudantes, uma vez quecoíbe o desperdício e pro-move o uso consciente deum bem natural findável",acrescenta Enio Tatto.

"Por fim, vale observarque essa iniciativa tam-bém contr ibui para aconscientização da popu-lação sobre o uso respon-sável da água", conclui odeputado.

Assessoria de ImprensaPrimeira Secretaria da ALESP

geral, a democracia é umexercício que iniciamos naescola".

O presidente da chamaeleita, Walter comentou:"... eram nove chapas dis-putando, o nosso diferenci-al foi apresentar projetosdiferenciados, de gincanaseducativas a participaçãoem eventos que já estãoprogramados. Agradeço atodos pelos votos e vamosfazer o que prometemos,viemos para somar".

Na escola Regina, 69alunos se propuseram orga-nizar chapas para disputaras eleições, a frente do tra-

balho, o professor João Jo-aquim, vice-diretor da es-cola da família tem procu-rado levar toda informaçãopossível para que exercitemo voto e preparem-se paraviver numa sociedade de-mocrática. Realizou umapalestra convidando o pro-fessor Ananias para exporsobre o movimento estu-dantil. Os alunos ficaramentusiasmados com a pos-sibilidade de fazer algo pelasua escola.

Novidades dos estudan-tes de Apiaí são esperadas,vamos aguardar para aspróximas edições.

Ananias G. Pereira

Diretora, coordenadora e alunos contando os votos

A chapa vencedora

(*) Por Ivan Edson - [email protected]

Tua FéTua fé viva! - tua lâmpada. Zelarás por tua lâmpada para que as perturbações do

caminho não te mergulhem nas trevas. O serviço é a chama que lhe define a vida, acompaixão é o óleo que a sustenta. Clareia a estrada para os que se acolhem nasombra e segue adiante! Vê-los-ás tresmalhados no grande tumulto. Entre eles, en-contramos os que se julgam em liberdade, quando não passam de cativos da igno-rância e do ódio; os que deliram na ambição desregrada, pisando o cairel de pavoro-sas desilusões, os que estadeiam soberbia nas eminências do mundo, admitindo-seencouraçados de poder, sem perceberem o abismo que os espreita, os que fizeram davida, culto incessante a todos os excessos e para quem a morte breve surgira porfreio de contenção... Com eles se agitam aqueles outros que desprezaram as vanta-gens do sofrimento, transformando o benefício da dor em cárcere de revolta; os quedescreram do trabalho e se enredaram no crime; os que desertaram da consciênciaatirando-se ao fogo do remorso e os que perderam a fé, incapazes de sentir a bênçãode Deus que lhes brilha no coração.

Unge de amor o pensamento transviado de todos os que se demoram na retaguar-da, enlouquecidos por sinistros enganos e derrama o bálsamo do conforto nas feri-das abertas de quantos se afligem na estrada, sob a névoa do desespero! Para isso,não contes dificuldades, nem relaciones angústias.

Auxilia e ama sempre. Se garras de incompreensão ou de injúria te assaltaram namarcha, entrega os tesouros que carregas, abençoando as mãos que te firam ou tedespojem, mas alça a tua flama de confiança e caminha.

Cada golpe desferido na alma é renovação que aparece, cada espinho que se nosenterra na carne do sonho é flor de verdade e enriquecer-nos o futuro, cada lágrimavertida nos alimpa a visão.

Tua fé viva! - tua lâmpada!Faze-a fulgir, acima de tuas próprias fraquezas, para que, um dia, possas transfi-

gurá-la em estrela de eterna alegria, nos cimos da Grande Luz. Espírito Emmanuel

Por José Coutinho de Oliveira*

Direito DivinoEsse era o nome da doutrina que outorgava muitos privilégios às antigas monar-

quias da França e da Inglaterra. Essa doutrina considerava o rei como o substitutode Deus na Terra, ofuscando dessa forma os direitos do papa. Através das palavrasda enciclopédia Barsa/73, vol. 1,pg. 432 poderemos dimensionar a insinuação de taldoutrina: " Jean Bodin, no século XVI, considerava o rei a imagem de Deus na terra, eBossuet, um resoluto galicano será o grande teórico do direito divino dos reis.

"O Parlamento de Paris vai mais longe e "declara a Luís XIV que o trono domonarca é o trono de Deus, devendo o súdito prestar obediência ao rei como se àprópria divindade." Estávamos portanto diante da "regiolatria". Luís XIV, o Rei Sol,terá dito: L'État c'est moi (o Estado sou eu). Luís XV, dirigindo-se ao Parlamento, dizia:"É na pessoa do rei que existe a universalidade, a plenitude e a individualidade dopoder" acrescentando: "em minha pessoa está o poder soberano. E Luís XVI procla-ma: "C'est légal parce que je veux". (É legal porque eu quero). Essa interpretação dasacralidade era o pano de fundo para justificar o absolutismo do rei, ou seja, ele nãoconsultava ninguém da conveniência de suas ações.

O monarca absoluto tem, pois, todos os poderes: é o legislador, o administrador,o juiz, o que conduz ao fortalecimento do poder pessoal e à centralização burocráti-ca. "As coisas começariam a mudar com a Revolução Gloriosa de 1688 na Inglaterraquando o direito de legislar é tirado dos reis". Começa então o famoso modelomonárquico constitucional ou parlamentarista monista, onde o rei reina, mas nãogoverna. Com esse modelo ganhou a realeza, pois até hoje reina na Inglaterra.

Acredito que poderíamos experimentar, no futuro, uma monarquia teocráticaparlamentarista dualista nos três níveis de governo, onde o reinante legisla e o 1ºMinistro executa. Acredito que com esse modelo pouparíamos dinheiro e inimizades.

(*) José Coutinho de Oliveira é graduado em Letras e Pedagogia.

Page 3: Apiaitem edicao290

Site: www.jornalapiaitem.com.br 3J O R N A L A P I A Í T E M18 de ab r i l .2015 - Ano V - Edição Nº 290Geral

Fone: (41) 3678-1139Rua Rupplio Abdala

(próximo à ponte) - Adrianópolis - PR

RESTAURANTE MURALHACOMIDA CASEIRA

ATENDEMOSEMPRESAS

SÁBADO ADOMINGOMarmitex

CURSO DE ESPANHOL- Moderna metodologia.- Aulas para crianças e adultos.- Certificado de Conclusão

Inscrições até 16/04/2015 (concorrerá a um tablet)

Escola Miguel de Cervantes.Rua 19 de novembro, 45 centro.Fones: (15) 9 - 9642-6487

"PREPARE-SE PARA O MERCADO DE TRABALHO.GARANTA O SEU FUTURO!"

(15)

35522032

JORNAL

APIAÍ TEM

Entre os dias 10 a 12 deabril, a Prefeitura de Apiaírealizou a Feira Gastronô-mica, Cultural e Orgânica.Durante os três dias deevento, que fora organiza-da pelo departamento deCultura da Secretaria Mu-nicipal de Turismo, Culturae Meio Ambiente. A popu-lação compareceu em bomnúmero na Praça CentralAlberto Dias Batista paraprestigiar a atração. O ob-jetivo do evento foi apre-sentar as culturas típicas deApiaí e de municípios daregião.

Além de atrações musi-cais, de dança e literárias,a Feira contou com barra-cas com iguarias de comi-das típicas da região, comopor exemplo, pastel de fa-rinha de milho, encapota-do, espetinhos de carne efrango, mocotó, vaca ato-lada, doces, canjica, curaude milho, produtos orgâni-cos, licores, geleias, dentreoutras guloseimas, além deexposição de peças de ar-tesanatos. O Fundo Socialde Solidariedade esteve afrente da barraca de salga-dos, sob a coordenação dadiretora Marinilda Santos eservidores municipais.

Na sexta-feira (10), oprimeiro dia de festa con-tou com a apresentação dadupla sertaneja André Ma-teus e Gabriel, da cidade deItapeva. No repertório,canções clássicas da musi-ca sertaneja raiz e sucessosdo sertanejo universitário.No sábado (11), a Banda

Prefeitura de Apiaí promove Feira Gastronômica

Lyra de Araçaíba abriu asfestividades do dia, que ain-da contou com apresenta-ção de dança da AcademiaLua Sete Studio, show coma orquestra de violeiros dacidade de Ribeirão Branco,

com encerramento dabanda Feriado Nacional.No domingo (12), o últimodia de evento ocorreu aapresentação do grupo dedança Fandango de Taman-cos de Itaóca, do grupo cul-

tural raízes de RibeirãoBranco e no encerramen-to, a exibição do filme"Odisseia de Homero", queteve a participação de 20municípios, incluindo Apiaíe municípios da região do

Vale do Ribeira. O projetoé fruto de parceria com aSecretaria Estadual de Cul-tura. O filme já foi assistin-do em Londres e tambémestará presente no festivalde Gramado, exposto na

categoria produção cultu-ral. O evento contou com apresença de autoridades,como o vice-prefeito Eris-valdo Café, secretários mu-nicipais, vereadores, den-tre outros. De acordo como diretor de Cultura, EliasMiranda, o apoio da Prefei-tura de Apiaí foi fundamen-tal para o sucesso da FeiraGastronômica, Cultural eOrgânica. "Gostaria deagradecer a administraçãodo prefeito Ari Kinor e oapoio da Câmara Municipale comércio local e todosque participaram e presti-giaram mais um evento degrande porte da cultura deApiaí e da região", disse.

A Feira Gastronômica,Cultural e Orgânica propor-cionou a população de Api-aí dias de lazer, entreteni-mento, informação, apre-sentações musicais e dan-ças de ritmos populares. Oevento é fruto do esforçoda atual administraçãopara o desenvolvimento dacultura local, proporcio-nando momentos de lazere melhor qualidade de vidaa população apiaiense.

O vice-prefeito de Itaó-ca, Frederico parabenizoua administração municipalpela organização, e o espa-ço que estava abrindo parao município. A associaçãodo bairro Caraças trouxederivados da cana de açú-car, torrão rapadura, açú-car mascavo, bolinho demandioca, dentre outros.

José Neto - Ass. ImprensaPrefeitura de Apiaí

Dança de fandango em tamancos de Itaóca agitou o público Dupla sertaneja André Mateus e Gabriele o diretor de Cultura de Apiaí, Elias Miranda

Produtos orgânicos também fizeram parte do evento

Banda Lyra de Araçaíba Orquestra de violeiros de Ribeirão Branco

Público compareceu em massa apoiado pela Prefeitura de Apiaí Artesanato, literatura e pratos típicos da região do Alto Vale

Banda Feriado Nacional encerrou a programação, na Praça Central Balé do Lua Sete Stúdio apresentou culturas de vários países

Page 4: Apiaitem edicao290

Site: www.jornalapiaitem.com.brJ O R N A L A P I A Í T E M4 1 8 d e a b r i l . 2015 - Ano V - Edição Nº 2 9 0 Evento

Page 5: Apiaitem edicao290

Site: www.jornalapiaitem.com.br 5J O R N A L A P I A Í T E M18 de ab r i l .2015 - Ano V - Edição Nº 290Geral

A Auto Escola Sol Nascente está vendendo 4(quatro) veículos Volkswagen Gol G4 2013/2014 pelo preço da Tabela Fipe. Telefone (15)3552-2605.

Cuidados com bairrose conquistas de Ribeira

Esses assuntos dominaram asfalas dos vereadores na ultimasessão do Poder Legislativo, ocor-rida no dia 09.

O vereador Nicolas Otavio daSilva indicou reparo na estradado Bairro Areado, próximo à pon-te. O vereador Adauto Pedroso deMoura Pina falou sobre a neces-sidade de arrumar a estrada doSenhor Mamédio, Bairro IlhaRasa, para possibilitar a Ilumina-ção Pública. No uso da tribuna, overeador João Alaelson de Melocitou o prestigio do município porestar recebendo o governador, eanunciou novidades: a regulari-zação das terras urbanas, um ve-ículo no valor de cem mil reaispara a manutenção da Ilumina-ção Pública, a recuperação da es-trada de Catas Altas, Ribeira a Ita-pirapuã, também oitenta casas doCDHU, faltando somente o terre-no, e comprometeu-se em verifi-car com a empresa Vivo a torre detransmissão de celular, melho-rando o sinal para chegar aosbairros e anunciou o início daobra da SP 250 que liga CapãoBonito a Ribeira. Sugerindo aoprefeito nomes para ocupar a se-cretaria de esporte, o vereadorNicolas Otávio, também manifes-tou seu descontentamento com asaída de pessoas do município, asdificuldades do Bairro Guarare-ma com os esgotos e a necessida-de de atenção com a prevenção adengue. Comentou sobre os veícu-los estacionados que atrapalhama passagem no Bairro Guararema,a necessidade do pediatra avisarquando não pode atender paraevitar o deslocamento das pes-soas destacou que estava falan-do para ajudar a solucionar osproblemas que são simples deserem resolvidos.

Cobrando a aplicação da por-taria sobre agentes comunitários,o vereador Marcio Rodrigues, co-mentou que está faltando visitasem alguns Bairros, citou a neces-sidade de melhoria na estrada doprodutor Nego, assim como oacesso do morador Roberto Vol-ner, na Ilha Rasa. Também falou

sobre a pista da Cancha de malhaque está impedida, Bairro Vila Ito,a reposição salarial. Questionoua falta de médico, citou o BairroCoelhos pela coleta de lixos. Pe-diu o acesso a propriedade damorada Catarina no Bairro IlhaRasa, mencionou sobre o projetoque tinha intencionado sobre aidentificação dos veículos da Pre-feitura.

Falando de sua indicação, overeador Adauto Pedroso de Mou-ra Pina, destacou a urgência ematender ao pedido da estrada dosenhor Mamédio, pois em breveserá colocada iluminação públi-ca; sobre o campo do Bairro Al-meidas citou a necessidade delimpeza da roçada. Afirmando quetodas as solicitações e sugestõesserão levadas ao prefeito munici-pal, o presidente, vereador MárioAparecido disse que verificará aausência do médico pediatra, eque a saúde possa informar comantecedência aos pacientes.

Também falou sobre a visitado Governado Geraldo Alckmin,

dos inúmeros benefícios que trou-xe a Ribeira, juntamente com odeputado Edson Giriboni, e diver-sas autoridades que acompanha-ram. Outro assunto que destacoufoi o inicio de setenta e nove fos-sas sépticas, cinquenta e duas emCatas Altas, e vinte e sete em Sal-tinho, todas pela Empresa Meca,projeto do governo do Estado.Cumprimentou o aniversariantedo mês: vereador Sávio Dias Ba-tista, dia dezoito de abril e con-vocou a todos para a próxima ses-são ordinária, prevista para o diatrinta de abril. Estiveram presen-tes os vereadores Adauto Pedro-so de Moura Pina, Alessandra Bri-to Harps de Oliveira, Benildo doNascimento, João Alaelson deMelo, Márcio Rodrigues de Lima,Mário Aparecido de Oliveira, Ni-colas Otavio da Silva, Nivaldo deJesus e Sávio Dias Batista.

A ata com os detalhes das fa-las pode ser encontrada na pagi-na www.camaraderibeira.gov.br.

Assessoria de ImprensaCâmara de Ribeira

Page 6: Apiaitem edicao290

Site: www.jornalapiaitem.com.brJ O R N A L A P I A Í T E M6 1 8 d e a b r i l . 2015 - Ano V - Edição Nº 2 9 0 Geral

Reunidos no Cento deEducação Ambiental deApiaí, no final de março,monitores ambientais,professores de história,jornalista, professoresda ETEC Apiaí, funcioná-rios da Secretaria de Tu-rismo e pesquisadoresdo caminho do Peabiru,ouviram do caminhanteEduardo Victor Mendessobre a via transconti-nental que ligava do Pa-cífico ao Atlântico e tinhauma ligação ou passa-gem por Apiaí.

Muitos eram os cami-nhos utilizados pelospovos sul-americanosantes de o Brasil ser co-lonizado pelos euro-peus, a palavra da línguatupi-guarani "pe" signifi-ca 'caminho' e "abiru",'gramado amassado'. Arota ilustrava perfeita-mente a descrição donome, pois foi aberta nomeio da mata virgem e,segundo alguns historia-dores, tinham um metroe quarenta de larguracom quatro mil km deextensão. O tronco prin-cipal do caminho de Pe-

O Caminho do Peabiru discutido em Apiaí

O caminhante Eduardo quer desenvolvero Caminho do Peabiru no Vale

do Ribeira, partindo de Cananéia A reunião ocorreu no centro de Educação Ambiental de Apiaí

abiru cruzava o Estado doParaná de Leste a Oeste,penetrava no chaco pa-raguaio, atravessava aBolívia, a Cordilheira dosAndes e terminava no suldo Peru, onde pegavaparte da costa do Pacífi-co. A grande importânciahistórica do caminho dePeabiru foi, primeira-mente, guiar as migra-ções indígenas, mas tam-bém serviu para facilitara circulação de mercado-rias, comércio e as mis-sões religiosas. Foi poressa via que chegou car-

ne salgada pela primeiravez no Alto Vale, e a tri-lha foi, também, o prin-cipal acesso à região Suldo Brasil. Apesar de exis-tirem diversas teoriassobre seus fundadores, amais aceita é a de queforam os Incas que cons-truíram o Peabiru.

CAMINHANTEEDUARDO

O caminhante Eduar-do, que tem uma amplaexperiência, já fez o per-curso de Santiago deCompostela, no noroes-

te de Espanha, Caminhoda Fé no Brasil entre ou-tros, falou de sua pro-posta em desenvolver oCaminho do Peabiru noVale do Ribeira, partin-do de Cananéia, passan-do por Apiaí, seguindo aTibagi-Pr. Comentou so-bre suas pesquisas e dopotencial que o Vale doRibeira tem passar poraqui percorrendo o cami-nho sagrado do Peabiruem meio a uma naturezapreservada, com cidadesde rica cultura pode setornar uma via promisso-

ra para atividade turísti-ca de aventura, cultura,trazendo conhecimen-tos e renda para diversascidades. No encontrodiscutiu-se a implanta-ção do caminho Peabiruramal Vale do Ribeira.Todos contribuíram cominformações e ideias po-dendo continuar um tra-balho de pesquisa.

Em 2005 um grupo deApiaí participou do semi-nário 'Cananéia Tem His-toria', na cidade de Cana-néia, SP, onde estiveramautores e pesquisadores

como Luiz Galdino, jor-nalista Eduardo Bueno,historiador Hernani Do-nato. Tudo indica que embreve será percorrido ocaminho saindo de Cana-néia até Apiaí, que se-gundo Eduardo é possí-vel fazer em 15 dias com6 horas de percurso/dia.

Para a diretora de Tu-rismo, Lia Camargo: "... aimplantação do caminhodo Peabiru no Vale do Ri-beira será um importan-te projeto de desenvol-vimento do turismo noVale, pois além de unir obaixo com o Alto Vale,irá fortalecer e divulgarnossa região para o Bra-sil e para o mundo. Mas,para que isso aconteça,é necessário que todosos municípios se envol-vam e se comprometamcom a estrutura necessá-ria de apoio ao cami-nhante e assim percor-rermos um só objetivoque é desenvolver oVale do Ribeira para pro-jetos maiores visando opúblico internacional".

Assessoria de ImprensaPrefeitura de Apiaí

Page 7: Apiaitem edicao290

Site: www.jornalapiaitem.com.br 7J O R N A L A P I A Í T E M18 de ab r i l .2015 - Ano V - Edição Nº 290Geral

INDICAÇÃO LITERÁRIAProjeto Ler, Prazer e Saber,da Secretaria da Educaçãodo Município Apiaí - SPINDICAÇÃO LITERÁRIA 1

Indicação: ProfessoraAndressa Juliana S. Santos

EMEIEF:"Prof.ª Elisa dos Santos"

Livro: 'Milagres invisíveis'

INDICAÇÃO LITERÁRIA 2

Indicação: ProfessoraCleusane dos Santos Rosa

EMEIEF: Prof.ª Elisa dos SantosLivro: 'O colecionador de lágrimas'

Autor: Augusto Cury

O livro 'Milagres invisí-veis' narra a continuidadeda História de um Milagrede forma poderosa e emo-cionante. A história de umamulher de fé, provada porDeus da forma mais difícil edolorosa, mas que por suagrande fé e obediência aoPai teve êxito alcançandoa vitória.

"Os sentimentos e sen-sações, de voltar a viverapós meses, paralisada emum leito, mantida por má-quinas, ora em coma, oralúcida, aprisionada em meucorpo com falência múlti-pla dos órgãos, volto para

casa desfigurada e com se-quelas motoras e vocaisdefinitivas. O entusiasmode voltar a viver e finalmen-te conhecer o filho que nas-ceu durante a minha inter-nação em minha fase de in-consciência era grande,mas estava dilacerada econfusa". É assim que Bian-ca Toledo revela neste ma-ravilhoso livro sua históriade luta e amor a Deus. Valea pena conferir e ver de per-to que muitos dos nossosproblemas, por vezes pas-sam a ser nada diante deuma história como essa -um verdadeiro milagre.

"Adolf Hitler, um austrí-aco tosco, rude, inculto,usou técnicas sofisticadíssi-mas de manipulação deemoção para se agigantarno inconsciente coletivo deuma sociedade a qual nãopertencia, a Alemanha. Éprovável que fiquemos per-plexos ao passearmos pelainfância e formação da per-sonalidade do adulto que setornou um dos maioresmonstros, se não o maiorsociopata da história, masficaremos igualmente im-

pressionados com a com-plexidade da sua mente ecom o magnetismo socialfomentado por eles e seusasseclas, em especial Goe-bbels, seu ministro de pro-paganda. Antes de devoraros judeus eslavos, marxis-tas, homossexuais, ciganos,maçons, Hitler usou estra-tégias impares para devo-rar a alma dos alemães, umdos povos mais cultos doseu tempo, portador prova-velmente da melhor educa-ção clássica".

Na última segunda feira(13.04), o Prefeito da cida-de de Ribeira, Jonas DiasBatista foi a São Paulo paracumprir uma agenda pro-missora que teve inicio noEscritório Político do Depu-tado Campos Machado (Pre-sidente Estadual do PTB) e,posteriormente, na Secreta-ria Estadual da Justiça,onde foi carinhosamenterecebido pelo SecretárioAdjunto Dr. Luiz Souto Ma-dureira. O encontro foiagendado pelo Coordena-dor Regional do PTB, DanielAlves, no objetivo de se con-seguir a vinda de equipes doITESP, órgão vinculado àSecretaria da Justiça, paraa regularização das propri-edades do município de Ri-beira.

O Secretário Municipalda Administração de Ribei-ra e ex-prefeito por três

(15)

35522032

JORNAL

APIAÍ TEM

Campos Machado e o secretário adjunto Luiz SoutoMadureira recebem o Prefeito Jonas Dias Batista

mandatos, Luiz AntonioDias Batista informaramque o motivo do encontrocom as autoridades pete-bistas é de extrema impor-tância para toda a popula-ção Ribeirense, pois a pos-sibilidade de se regulamen-tar as propriedades dosmoradores do município deRibeira e entregar a eles ostítulos dessas terras, dessavez é grande, pois tanto oDeputado Campos Macha-do quanto o Secretário LuizSouto Madureira tem muitaproximidade com os ribei-renses.

O Prefeito Jonas infor-mou que já existe um con-vênio entre a Secretaria deJustiça e o município de Ri-beira para esse fim, mas queestava parado há muitotempo, sendo que após esseencontro os trabalhos se-rão retomados.

O Secretário Luiz SoutoMadureira, Campos Macha-do e Daniel Alves são ami-gos de longa data e compa-nheiros de partido, e se com-prometeram a ajudar o Pre-feito Jonas Batista a reali-zar o sonho de todos os ri-beirenses, em ter o título le-

gítimo de suas proprieda-des. Segundo o deputadoCampos Machado, o atualconvênio prevê o imediatoinício dos trabalhos no pe-rímetro urbano (cidade e ad-jacências) e posteriormen-te, em toda a zona rural. OSecretário Luiz Souto Madu-reira elogiou o interesse doprefeito ribeirense em sualuta, para entregar aos ri-beirenses os títulos de suaspropriedades.

Fonte:camposmachado.com e

secretariaadjuntadajustiça.com.br

Daniel Alves, Sec. Luiz Souto,Prefeito Jonas e Luiz Antonio

Luiz Antonio, Prefeito Jonas, Campos Machado e Daniel

Page 8: Apiaitem edicao290

Site: www.jornalapiaitem.com.brJ O R N A L A P I A Í T E M8 1 8 d e a b r i l . 2015 - Ano V - Edição Nº 2 9 0 Social

Dia 15/04, foi especial para a Raquel, que comemorou com a equipe detrabalho da prefeitura mais um ano de vida e pela primeira vez, comomamãe. Recebeu o carinho dos colegas de trabalho, esposo e familiares.Parabéns!

O empresário Eráclito Camargo (Jacaré), em franca expansão de sua esco-la, vai festejar com a família e amigos mais um ano de vida no dia 22/04.Parabéns!

A Psicóloga e Filósofa Priscila está debem com a vida e a comunidade de Barrado Chapéu. Priscila tem desenvolvidoótimo trabalho social no município, des-de o ano passado, com apoio da 1ª DamaFanny Filliettaz. Parabéns e sucesso!

Jandiro, o comunicador da 'Nossa FM' de Barrado Chapéu espera no próximo domingo anun-ciar a classificação do 'verdão' para a semifinaldo Paulistão. Estamos na torcida. Sucesso!

Doriquinho (Mascote da prefeitura) jáestá pronto para comemorar o 21 deabril. Numa demonstração de cidadania,se cobre com as cores da pátria.Parabéns!

Ari de Souza, da Isocred come-morou aniversário para alegriados familiares e amigos. "QueDeus esteja sempre ao seulado, iluminando seu caminhoe guiando os seus passos. Pa-rabéns pelo seu dia! Papai, nóste amamos! Grisi, Sarah, Gabri-ela e Samuel".

Page 9: Apiaitem edicao290

Site: www.jornalapiaitem.com.br 9J O R N A L A P I A Í T E M18 de ab r i l .2015 - Ano V - Edição Nº 290Destaque

Retomado nesta se-mana as obras da SP249 Apiaí - RibeirãoBranco, que havia sidointerrompida para ajus-tes com o governo doEstado. A empresa TCLcom sede em São Josédo Rio Preto, desde ter-ça-feira, 14, deu conti-nuidade ao asfalta-mento da estrada. A re-portagem do Apiaí Temesteve no local acom-panhando o Vice-pre-feito Erisvaldo Bueno,Café.

O vereador JorgePingas, proprietário deterras na região esteveobservando os traba-lhos da equipe. O en-carregado da obra,Mauricio Domingues,comentou sobre o cro-nograma do empreen-dimento: "A estradaestá com 8km de rola-mento pronta, aguar-dando a camada de as-falto. A pista da SP 249tem 12 metros de largu-ra, enquanto a SP 250Apiaí/Capão Bonito tem7 metros. Será uma dasmais modernas da re-gião. A conclusão daobra está prevista atémarço de 2016. Esta-mos fazendo a terrapla-nagem para a base doasfalto. Também estãosendo colocadas cana-letas nas laterais dapista para o escoamen-to das águas pluviais",esclareceu.

Retomado o asfalto da SP 249 Apiaí-Ribeirão

Flor de Maio dá novo colorido à estrada

Grama ajuda na preservação dos barrancos

Entrada de Lajeado de Araçaiba

Empresa após + de 30 anos de espera é beneficiada com asfalto

Desnivel para a retirada das curvas

Café, Mauricio e Jorge PingasTrevo para Encapoeirado e Barra do Chapéu

Pedras aguardam para serem denotadas

Material é procedente de Guapiara

Local próximo ao Distrito de lajeado

Novo traçado força o movimento de toneladas de terra

Movimento de terra impressiona

Base do asfalto usa terra analisada em laboratório

Arte no barranco. Tratoristas desafiam a gravidade

Falando à reporta-gem do Apiaí Tem queo acompanhou até aentrada do Distrito deLajeado de Araçaíba, ovice-prefeito Café des-tacou: "Será uma estra-da moderna que irá be-neficiar mais de 50 milpessoas na região. Afacilidade para o esco-amento da produçãodará outro impulso aosagricultores. Várias cur-vas estão sendo retira-das, com movimento demilhares de toneladasde terra. Pode-se verque é estilo de uma au-toestrada, com ima-gens de cartão postal.Quem conheceu a es-trada anteriormente epassar por aqui vai sesurpreender como agente. Tudo está sendoacompanhado pelos ór-gãos ambientais. Ondehouve parte de derru-bada da mata e avançonas terras dos proprie-tários, todos estão sen-do compensados ou in-denizados pela empre-sa responsável peloprojeto. Estamos traba-lhando diuturnamente,com o prefeito Ari, parao sucesso da obra. Te-mos uma empresa deresinagem de pinus queestá sendo instalada àsmargens da estrada,que começa a geraremprego e divisas paraApiaí", esclareceu Café.

Jairo Lacerda

Page 10: Apiaitem edicao290

Site: www.jornalapiaitem.com.brJ O R N A L A P I A Í T E M10 1 8 d e a b r i l . 2015 - Ano V - Edição Nº 2 9 0 Geral

A loja Imperial pro-moveu na tarde de on-tem (17) um evento ar-tístico com o Balé Clássi-co do Lua 7 Studio, daprofessora e bailarinaAlana. O grupo é forma-do pelas bailarinas: Isa-bela, Maria, Tainá e Yas-min.

A programação cha-mou a atenção das pes-soas que passavam emfrente à loja. Todos pa-ravam para assistir aobalé.

O objetivo do eventofoi comemorar o suces-so de vendas do 10º Fei-rão de Colchões Ecoflexna Loja Imperial.

Jairo Lacerda

Família Imperialpromove tarde festiva

Foi dado inicio nos repa-ros da tubulação na RuaCarlos Achmitz, via que dáacesso ao bairro Pinheiros,vicinal Apiaí/Barra, pararesolver um problema queiniciou com as ultimas chu-vas. A sustentação da ruaem frente ao córrego caiudeixando uma parte da pis-ta sujeita a desabar. Tam-bém acontece invasão daágua na residência de San-tina Maria Ambrósio.

Uma equipe de 6 funci-onários liderados por Rei-naldo Langner, popularNardo foi formada para re-alizar os serviços com má-quina escavadora, cami-nhão, conforme o crono-grama da secretaria deobras que foi divulgado nomês de março, quando senoticiou as dificuldades davia.

O secretário de obras,Dirceu Carneiro comentou:"... essa solicitação dosmoradores está sendoatendida dentro do nossocronograma, assim comoatenderemos outros pon-tos da cidade que estejamcom problemas, de acordocom as prioridades, segu-rança e bem estar da po-pulação, com total apoio doprefeito Ari Kinor".

Assessoria de ImprensaPrefeitura de Apiaí

Tubulação do bairroPinheiros passa por reparos

Page 11: Apiaitem edicao290

Site: www.jornalapiaitem.com.br 11J O R N A L A P I A Í T E M18 de ab r i l .2015 - Ano V - Edição Nº 290Geral

PRODUTOS DE LIMPEZA - DISK LIMPEZA - Entrega em domicilio com os melhores produtosdo mercado. Junior ou Vivian Cel. 9-9797-4935 ou 9-8157-3595.DOAÇÃO DE CÃES - Doa-se 3 cachorros, sendo 1 da raça Cocker, com 6 meses, todosvacinados. Tratar fones: (15) 35521316 / Cel. 9-97375254DIVERSOS - Vende-se 01 impressora WorkCentre 3045 da Xerox, seminova, por R$ 700,00;01 mesa usada 1,50m R$ 200; mesa 1,00m R$ 80. Carlos (15) 9-97114554.CASAGRANDE - Motorista particular e viagens em geral (carro próprio). Fretes com Savei-ro. Fones (15) 9-97378030 / 9-81153712CASAS - Vendo duas casas na Rua Silvério n°43 e Rua Hiroshima nº 45. São 274 m² escritu-rados e registrados. Valor R$ 240 mil. Cel. 9-91236156. João Carvalho.PONTO COMERCIAL - Alugo na Rua XV de Novembro, ao lado da Câmara Municipal. Cel. 9-97179999MOTO XRE-ABS 2013 - Vendo moto XRE ABS 2013 em ótimo estado de conservação c/ 4000Km. Cel. 9-97235177.PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS - Limpeza de terrenos, divisas, construções de cerca. Cel. 9-97373409/Vando - V. Sta Terezinha.CHEVROLET ONIX 2013 - Veículo Chevrolet Ônix LT 1.0, 2013, 22.000 km, quatro portas,econômico, ar condicionado, ABS/EBD, sistema multimídia Mylink, Ar bag, trio elétrico,abre porta malas pelo controle. Preço: R$ 33.000,00. Contato: Zilda (15) 3552-1652 ou 9-8116.3320 (TIM)D 20 86 - Vendo em ótimo estado de mecânica, documento em ordem. Preço 25 mil.Telefone (15) 9-9694.2876 e 9-9741.1846.PADARIA COMPLETA - Vendo instalações de padaria completa, em perfeito estado deconservação. Falar com Juvelina, Bairro Lageado de Araçaiba. Fone 9.9620 3142.CASA - ALUGA-SE -Aluga-se casa recém-construída na Rua Tertuliano Isaias de Olivei-ra, nº 65, Alto da Tenda. Valor R$ 400,00. Fone: (15) 3552-2856 / 9791.9098 / 9-9668.0770com Maria Emilia.MÁQUINA DE ASSAR FRANGO - Vendo máquina de assar frango em ótimo estado, comrodinhas e jogo completo de espetos. Fone: (15) 9-9845-2283. Anderson.VENDE-SE CASA - Vende-se casa com terreno, área total 460m2, área construída 217m2,localizada na Rua 7 de Setembro, 166 em Apiaí, SP, com 3 quartos, sala, copa, cozinha, 2banheiros, lavanderia e garagem para 3 carros. (escriturada e registrada) Valor: R$550.000,00 (sujeito a alteração). Contato: (15) 3552-4098.CASA - Vendo uma casa localizada na Rua Diogo de Oliveira, nº 155, c/ 8 cômodos egaragem. Ponto referência: Morro do Ouro. Preço a combinar, aceito carro no negócio.Fones: (15) 3552-1179 / 9-9723-5177 c/ Luzinete.POUSADA LUA - Agora com quartos para mensalistas e alojamentos para empresas.Fones: (15) 3552-2800 / 9-9717-9999 c/ Paulo.GOL X TERRENO - Gol 2009 completo, cor prata. Vendo ou troco por terreno. Fones: (15) 9-9606-7380 e 9-9818-5389.

SÍTIO 14 ALQUEIRES - Vendo um belo sitio c/14 alq., localizado no bairro Rio das Pedras,em Itaoca/SP. Propriedade com energia elétrica, cachoeira, piscina natural, tanque de pesca, 10mil pés de eucalipto e 1 alq. de pinus. Fone (15) 9-9696-0230. [email protected] 2001 - Vendo 2001 4P valor 12 mil, branco. Fone (15) 3552-1116 VanderleiGRAN CARAVAN 98/99 - Vendo Gran Caravan 98/99 estado de nova, cor vinho, sete lugares.Valor a combinar. Aceito outro bem. (15) 9-9789-1571 - Junior.CASA - Vendo casa localizada na Av. Castelo Branco, Bairro Pinheiros. (15) 9-9639-6474 -Leoni.ASTRA SEDAN - Vende-se Astra Sedan Milenium 2001/2001, prata, completo, valor de R$19.000,00. Tratar c/ Carlos - Cel. (15) 9-9711.4554.TERRAS EM IPORANGA - Vendo 25 alqueires c/ escritura. Ótimo preço; Vendo 23 alqueiressendo 10 de pasto e 13 alq. de mata; Vendo lote no bairro da Serra 12X100 escriturado.Contato Vicente (15) 9-9852-1201.TERRENO - 125 m² Rua Vieira, Bairro Cordeirópolis. Cel. 9.9694-4956/Marcelo.TERRENO - Bairro Palmital, terreno 15x15 bom negócio. Cel. 9.9642-6487/Alberto.TERRENO - Vendo terreno de esquina com salão comercial de 80m² tendo estrutura parasobrado. Av. Nelson Dias Batista, Apiaí, com escritura. Fone (15) 3552-3992.CASA PONTE ALTA - Vendo ou troco casa na Ponte Alta (Barra do Chapéu) com 10.000 m² deterra, tanque de peixe e outras benfeitorias. Aceito casa em Apiaí. Negócio de oportuni-dade. Cel. 9 9719 2213 falar com Gilberto.TERRENO X CASA - Troco terreno com 1000 m² em Angatuba, perto de Itapetininga, por casaem Apiaí. Fone (15) 9-9650 8201 - Ana Rosa.CASA QUITADA - VENDE-SE - Vende-se 01 casa no CDHU-5 - conjunto monsenhor Oscar Santos Junior- Quitada - valor a combinar - tratar pelo telefone (15) 9-9713-4793MONTADOR DE MÓVEIS - Edson Montador de móveis. Atendimento na cidade e região.Fone 3552-4495 Cel. 9 9767-4225.LOJA DA JÚ - Vendo Loja da Jú - Moda Intima com estoque e instalações. Tratar 9-9712-0065/Wilton ou 9-9628-3516/Juliana. Av. Leopoldo Leme Verneck nº 176. Aceito carro oumoto.TERRENO NO LAJEADO - Vende-se um terreno (4 tarefas) de terra roçado. Falar com PedroGomes 9-9981-8379 Valor R$ 25 mil.SITIO 24 HECTARES - Vendo sitio no Lajeado de Iporanga, com casa, mangueirão e algumas cabe-ças de gado. Vendo com ou sem gado. Fone (15) 3556-1519. Silvério ou Vilma.VENDE-SE DIVERSOS 'SEMINOVOS' - 01 fogão 04 bocas, Brastemp, semi novo R$ 150,00; Jogode armário cozinha grande, c/gabinete e pia inox, R$ 850,00 (seminovo); Geladeira Conti-nental, Frost Free, duplex, 403 L, R$ 1.200,00 c/ 6 meses de uso. Preço da loja R$ 1950,00;Lava-louça Brastemp, R$ 350,00; Cama de Casal c/colchão, ótimo estado, R$ 400,00; Col-chão Casal Ortopédico, ótimo estado, R$ 350,00; Estante sala, madeira escura, c/ 04 por-tas, R$ 400,00, ótimo estado; Jogo de Mesa, em mármore, c/ 06 cadeiras, cor branca, ótimoestado R$ 450,00; 02 mesas de centro, em madeira escura, R$ 60,00 (as duas); 01 microondas Eletrolux, seminovo, branco, R$ 230,00; Fone: (15) 3552-2535 de segunda a sexta atéÀs 16 horas.

ClassificadosClassificados

(15)

3552-2032

JORNAL

APIAÍ TEM

Page 12: Apiaitem edicao290

Site: www.jornalapiaitem.com.brJ O R N A L A P I A Í T E M12 1 8 d e a b r i l . 2015 - Ano V - Edição Nº 2 9 0 Geral

(15)

3552-2032

JORNAL

APIAÍ TEM

Ocorreu no final domês de março uma reu-nião entre o prefeito AriKinor, o vice-prefeito, Eris-valdo Café e os vereado-res. Durante três horas es-tiveram conversando so-bre o município, as suasdificuldades e formas dese resolver. Prefeito Arimostrou aos vereadoresas contas do município ci-tando as dificuldadespara saneá-las, visto quea verba de repasse da pre-feitura caiu consideravel-mente impedindo que al-

Prefeito Ari recebe vereadores

Prefeito Ari com vereadores discutempropostas e melhorias para o município

gumas coisas sejam feitasde imediato quando são so-licitadas, logo nem todopedido seja por indicaçãoou uso da tribuna pode serresolvido com a precisãoque desejam, a não ser quetambém façam uma contri-buição com verbas.

Dos vereadores ouviusolicitações para o bomatendimento do secretaria-do principalmente nas ques-tões de infraestrutura dasruas, citaram o quanto sãocobrados pelos moradorese que estão dispostos a co-

laborar. Analisando as di-ficuldades da administra-ção municipal e o caminhopara solucionar o Poder Le-gislativo dá a sua contri-buição em forma de leis, in-dicações e apoio a diversasações que a prefeitura pre-cisa desenvolver.

Da administração apostura tem sido de trans-parência e atenção com osvereadores, quando temalgo para questionar são re-cebidos e obtém as respos-tas, atitude que está sendoinovadora, pois, a alguns

mandatos anteriores o ve-reador escrevia, reclama-va e nada se resolvia hojea situação é outra, o tra-balho integrado dos pode-res legislativo e executivopara atender o município,uma ação que renova oscaminhos da política api-aiense. Estiveram presen-tes os vereadores: Marins,Vanderlei, Renato Coelho,João Paulo, Polaco Mou-ra, Tiago do Néio, Mauri-cio e Jorge Pingas.

Assessoria de ImprensaPrefeitura de Apiaí

O deputado estadualAndré do Prado, líder doPartido da República naAssembleia Legislativa, éum grande defensor das de-mandas da população doVale do Ribeira. Nesta se-gunda-feira, dia 13 de abril,ele esteve na Secretaria Es-tadual de Agricultura eAbastecimento para, acom-panhado dos representan-tes da Associação dos Ba-nanicultores do Vale do Ri-beira - ABAVAR, solicitar oapoio do titular da pastapara combater a concorrên-cia desleal dos produtoresequatorianos.

O parlamentar paulistae os representantes da ABA-VAR: Eduardo Correa, Wil-son Moraes, Ricardo Ha-

Deputado André do Prado luta com os bananicultores do Vale do Ribeira

rakawa e Rodrigo Fernan-des, apresentaram para osecretário Arnaldo Jardimum breve panorama da cul-tura de bananas no Vale doRibeira e afirmaram que,desde 2005, o governo equa-toriano tem trabalhado no

sentido de que o Brasil com-pre o produto para reven-der aqui, o que afetaria di-retamente a economia doVale do Ribeira. A EmpresaBrasileira de Pesquisa Agro-pecuária - EMBRAPA, estátrabalhando para evitar

que os bananicultores se-jam prejudicados pela in-sistência feita pelo Gover-no Equatoriano para que oBrasil consuma seu produ-to. No entanto, os represen-tantes do setor bananeiroencontraram grandes par-

ceiros no deputado estadu-al André do Prado e no se-cretário de Agricultura eAbastecimento do Estadode São Paulo, Arnaldo Jar-dim. "Em 2012 promovi, naCâmara Federal, uma audi-ência pública para debater

com a sociedade a concor-rência desleal que existecontra a banana brasileira.Essa é uma causa que eutambém abraço", comenta osecretário estadual.

"O Vale do Ribeira so-brevive economicamente,em sua grande maioria, daprodução de bananas. Senós não dermos o apoioque os produtores preci-sam, teremos uma grandequantidade de desemprega-dos e retração na região. Es-tou à disposição e lutandojunto com os bananiculto-res do Vale do Ribeira paravencermos a concorrênciadesleal do Governo Equato-riano", conclui o deputadoAndré do Prado.

Assessoria de Imprensa

Devido aos problemasde sinal de telefonia móvelem vários bairros de Itao-ca, no Vale do Ribeira, ovice-prefeito, Frederico DiasBatista (PR), se reuniu hoje(13 de abril) com o gerenteinstitucional interior de SãoPaulo da empresa Telefoni-ca/Vivo, Luiz Eduardo DaRuiz Correa, na Capital.

O encontro foi marcadopelo deputado estadual,André do Prado, líder do PR,na Assembleia Legislativa.

Na reunião, o vice-pre-feito falou das necessida-des da população, princi-palmente dos munícipesque moram em bairros dis-tantes do centro da cidadecujo sinal é muito ruim di-

Deputado André do Prado intercede e vice-prefeito de Itaóca solicita melhorias no sinal de telefonia móvel

ficultando a população defazer e receber chamadas."É uma situação muito com-plicada e, através do depu-

tado André do Prado, esta-mos buscando solucionaresta questão", enfatizou Fre-derico.

Na semana passada, ovice-prefeito esteve com odeputado em seu gabinetena Assembleia Legislativa

quando falou sobre proble-mas de telefonia móvel domunicípio.

O parlamentar, que co-nhece a cidade e região,logo se prontificou em mar-car este encontro junto aempresa para buscar umasolução do problema. "Re-almente a falta de sinal decelular em vários bairros dacidade torna-se um incomo-do e até um problema, vistoque a população fica quaseque incomunicável pelasdeficiências de sinal", fri-sou André do Prado.

Durante o encontro, ogerente institucional daempresa solicitou ao vice-prefeito informações sobreos bairros e a população

residente nestas localida-des, a fim de verificar ospossíveis investimentosque poderão ser feitos nomunicípio. "Na verdade,para melhorar o sinal ne-cessitamos instalar torresnestas localidades, maspara isso, precisamos de umlocal adequado para que osinal possa chegar às pes-soas", comentou Luiz Eduar-do.

O vice-prefeito se encar-regou de fazer este levanta-mento e encaminhar, o maisrápido possível a Vivo, paraque a equipe técnica da em-presa possa analisar a via-bilidade de instalar maisequipamentos de sinal nacidade.

Luis Eduardo (Vivo) com Frederico Deputado André do Prado como vice-prefeito de Itaoca, Frederico

Page 13: Apiaitem edicao290

Site: www.jornalapiaitem.com.br 13J O R N A L A P I A Í T E M18 de ab r i l .2015 - Ano V - Edição Nº 290Apiaí

(15)

3552-2032

JORNAL

APIAÍ TEM

O SEBRAE-SP, emparceria com a BAYER e aSecretaria Municipal deAgropecuária de Apiaí,promoveu no dia 07/08de abril o curso de Tec-nologia de Aplicação deDefensivos Agrícolas emFrutas e Olerícolas . Aparte teórica do cursoocorreu na Associaçãodos pequenos produto-res do Bairro Garcias e aparte prática no Sítio Ka-luz de propriedade do Sr.

Curso de aplicação de defensivos agrícolas no municípiodráulico do pulverizador,Falhas e Correção na Pul-verização, Pontas de pul-verização, Regulagem eCalibração. , Segurançado trabalho, Uso corretode EPI's. Na aula prática,os temas abordados fo-ram: Vistoria dos equi-pamentos, Regulagem eCalibração dos pulveriza-dores, Monitoramentoda aplicação, Uso corre-to de EPI's.Sec. de Agropecuária de Apiaí

José Carlos Simão e noSítio Boa Vista do Sr. Ta-danori. O curso foi pro-ferido pelo Engenheiro

Agrônomo Paulo Rosaconsultor da EmpresaBAYER e abordou váriostemas importantes para

uma melhor eficiênciano uso dos defensivosagrícolas na fruticulturae olericultura. Os tópicos

abordados durante ocurso teorico foram:Princípios de tecnologiade aplicação, Circuito hi-

A Prefeitura de Api-aí, através da SecretariaMunicipal de Promo-ção e Assistência Socialpromoveu nas últimassemanas curso de capa-citação profissional egeração de renda deconfecção de chocola-te. A iniciativa teveparceria com a direto-ria de Ensino, atravésdo programa Escola daFamília. As aulas ocor-reram nos finais de se-mana e foram ministra-das pela monitora Mei-re.

O curso oferecidopela municipalidade éparte do projeto "CRASNo Nosso Bairro" eatendeu famílias dosbairros Palmital, Cam-pininha, Pinheiros, Ca-ximba, Assentamento,Cordeirópolis, Moto-cross, Nosso Teto, VilaSanta Terezinha e bair-

Prefeitura promovecurso de chocolate

ros da área central deApiaí, para famílias be-neficiárias dos progra-mas Bolsa Família, dogoverno federal e AçãoJovem e Renda Cidadã,do governo estadual.

De acordo com o se-cretário municipal dePromoção e AssistênciaSocial, Alysson Garcia, ocurso de confecção dechocolate beneficia fa-mílias apiaienses.

"A realização do cur-so tem como objetivoatender famílias deApiaí, proporcionandogeração de renda e ca-pacitação profissional.Gostaria de agradecerao coordenador do pro-grama Escola da Família,Oziel de Pontes pelaparceria e apoio", afir-mou.

José Neto - Assessoriade Imprensa - Prefeitura

do Município de Apiaí

Com 85 km de ruas nasede do município, a Secre-taria Municipal de Obrasconta com nove funcioná-rios para fazer a coleta dolixo e três para retirar en-tulhos. Os números deixamclaro, a necessidade da po-pulação em contribuir comatitudes para manter a ci-dade limpa, como colocaro lixo no local correto paraser recolhido, limpeza deterrenos baldios e a desti-nação dos entulhos, dentreoutros. A Prefeitura de Api-aí salienta a importância doauxílio da população naquestão da limpeza públi-ca. Os funcionários munici-pais e da frente de traba-lho que têm cuidado da lim-peza da cidade, verifica-seque moradores colocamrestos de móveis, limpezade quintal e madeiras emvias públicas, o que dá apa-rência de abandono e faltade cuidado.

Em alguns bairros, ho-ras após a coleta de entu-lhos e fazer a limpeza, fo-ram descartados móveis eaté lixo doméstico. O quese observa é que por maisque os responsáveis se des-dobrem em limpar a viapública, a equipe não con-segue manter a cidade lim-pa como se propõe, pois,além de ter poucas pesso-as nesse setor, tem mora-dor que não está fazendo aparte que lhe cabe.

No início da semana, na

Limpeza da cidade depende dos moradores

Rua Luiz Barnabé da Trin-dade, no bairro Pinheiros,despejaram entulhos próxi-mos ao córrego, e apesarde todos saberem que issonão deveria acontecer,pois, os entulhos podem irpara a água e durante umachuva, contribuir com ala-gamentos de residências.

A Secretaria de Obrasinforma que o procedimen-to correto no caso dos en-tulhos, a solução é ligar esolicitar uma caçamba,algo simples de ser feito eque trará resultados naaparência das ruas e con-tribuirá com a saúde de to-

dos, visto que o lixo e o en-tulho jogados nas ruas en-topem os bueiros e bocasde lobo, causando alaga-mentos que expulsam ra-tos, baratas e escorpiõesdas suas tocas, obrigando-os a invadir quintais e resi-dências. Os roedores, porexemplo, são hospedeirosde graves doenças como apeste bubônica e a leptos-pirose. As enchentes po-dem causar também doen-ças como a hepatite, febretifoide e cólera. As latas,garrafas, pneus, plásticos,misturados ao lixo, acumu-lam água das chuvas for-

mando um ambiente pro-pício para a proliferação decriadouros do mosquito dadengue.

ESCOLA ANTÔNIAUma ação de limpeza

realizada pela equipe gara-gem municipal nos fundosda Escola Estadual AntôniaBaptista Calazans Luz, lide-rada por Reinaldo Langner,popular Nardo, recebeu oscumprimentos da direçãoda unidade escolar. O localestava com vegetação altae grimpa, o ramo seco daaraucária que caem natu-ralmente. A Prefeitura deApiaí, através da Secreta-ria Municipal de Obras rea-lizou os serviços. Com a ve-getação alta, insetos esta-vam abrigados. Algumashoras após a limpeza serefetuada dezenas de ara-nhas, entre outros insetosapareceram, mostrandoque se não fossem tomadosos cuidados estariam sujei-tos a diversos incômodos,além da aparência de aban-dono. Com esta ação a Pre-feitura de Apiaí contribuiupara a escola estar rece-bendo seus alunos com aorganização que é necessá-ria. A direção da Escolaagradeceu a atual adminis-tração do prefeito Ari Kinorpela execução e solução doproblema.

José Neto - Assessoriade Imprensa - Prefeitura

do Município de Apiaí

Fundos da Escola Estadual Antônia Baptista Calazans Luz

A prefeitura busca conscientizar a populaçãoem manter a cidade mais limpa e agradável a todos

Page 14: Apiaitem edicao290

Site: www.jornalapiaitem.com.brJ O R N A L A P I A Í T E M14 1 8 d e a b r i l . 2015 - Ano V - Edição Nº 2 9 0 Geral

(15)

3552-2032

JORNAL

APIAÍ TEM

São Paulo sai na frentee aprova propostas paraampliar as cidades turísti-cas do Estado e criar umranqueamento dos municí-pios que possuem atrativospara o turismo. Agora, alémdas 70 estâncias já existen-tes, outros 140 municípiosde interesse turístico, inclu-indo Apiaí poderão se habi-litar a receber recursos doFundo de Melhoria previs-to no artigo 146 da Consti-tuição do Estado. As medi-das resultam da aprovação,pela Assembleia Legislativado Estado de São Paulo, daProposta de Emenda Cons-titucional nº 11/2013, dogovernador Geraldo Alck-min, e do Projeto de Lei Com-plementar nº 32/12, de au-toria do deputado João Ca-ramez e outros, na quarta-feira (8).

Entre as principais ino-vações dessas propostas,está a adoção de uma novacategoria de município tu-rístico, que é o Município deInteresse Turístico (MIT), eo Projeto de Lei Revisional,que propiciará uma alter-nância entre as estânciasturísticas e os MIT, com baseno ranqueamento que seráfeito a cada três anos. "Es-sas propostas, que dentroem breve serão promulga-das e entrarão em vigor, fo-ram elaboradas por meiode um trabalho conjuntodos deputados estaduais,técnicos do setor e repre-sentantes do Poder Executi-vo", disse o autor João Ca-ramez que, enquanto depu-tado estadual, coordenou ostrabalhos da Frente Parla-mentar pelo Desenvolvi-mento dos Municípios deInteresse Turístico (FREMI-TUR) na formulação do PLC32/12 e na luta pela suaaprovação.

Aprovação de projeto de lei deinteresse turístico beneficia Apiaí

"Além da possibilidadede criação de 140 municí-pios de interesse turísticoaptos a receber verbas doFundo de Melhorias, prevêque o Poder Executivo deve-rá encaminhar à Assem-bleia Legislativa, a cada trêsanos, projeto de lei revisio-nal dos Municípios Turísti-cos, que possibilitará a al-ternância de classificaçãode até três municípios, detal forma que as estânciascom avaliação inferior po-derão perder tal condição,enquanto os MIT melhorclassificados podem vir ase tornar estâncias turísti-cas", explicou Caramez,lembrando que essa impor-tante mudança no cenárioturístico do Estado só foipossível graças ao empenhodo governador Geraldo Al-ckmin que cumpriu sua pro-messa de aumentar o núme-ro de municípios a seremcontemplados com os re-cursos do DADE.

O §2º da PEC aprovadaestabelece o Fundo de Me-lhoria dos Municípios Turís-ticos e o §3º a sua dotaçãoorçamentária anual quecorrespondente a 11%, ouseja, 1% a mais dos 10%anteriormente previstos, datotalidade da arrecadaçãodos impostos municipaisdas estâncias no exercícioimediatamente anterior. O

repasse anual de tais recur-sos do tesouro fica limita-do ao valor inicial da últi-ma dotação atualizado, ca-bendo 80% às estâncias e20% aos MIT.

A Prefeitura de Apiaí,através da Secretaria Muni-cipal de Turismo, Cultura eMeio Ambiente, salienta aimportância do projetopara o desenvolvimento doturismo no município. "Émais um passo que conquis-tamos para o objetivo de setornar Estância Turística erecebermos recursos do go-verno estadual para desen-volver o turismo", comentoua diretora de Turismo, LiaCamargo.

FREMITURCom a apresentação do

Projeto de Lei Complemen-tar nº 32/2012, que dispõesobre a classificação deestâncias e municípios deinteresse turístico, desen-cadeou-se um grande inte-resse e expectativa de inú-meros municípios paulistaspela sua aprovação, moti-vo pelo qual o deputadoJoão Caramez teve a inicia-tiva de criar a Frente Parla-mentar pelo Desenvolvi-mento dos Municípios deInteresse Turístico (Fremi-tur).

Fonte: Assessoria deImprensa - ALESP

Projeto de Lei na ALESP beneficia 140 municípiosde interesse turístico, incluindo Apiaí

Page 15: Apiaitem edicao290

Site: www.jornalapiaitem.com.br 15J O R N A L A P I A Í T E M18 de ab r i l .2015 - Ano V - Edição Nº 290Editais

(15)

3552-2032

JORNAL

APIAÍ TEM

Prefeitura Municipal de ItaocaEstado de São Paulo

Page 16: Apiaitem edicao290

Site: www.jornalapiaitem.com.brJ O R N A L A P I A Í T E M16 1 8 d e a b r i l . 2015 - Ano V - Edição Nº 2 9 0 Geral

OPORTUNIDADE ÚNICAParcele sua dívida com a

Prefeitura em até 36 meses.Sem juros e multa, mesmo

que esteja ajuizada.Prazo até 31.05.2015