Apiaitem ed236

16
Edição 236 - R$ 2,00 A maior cober A maior cober A maior cober A maior cober A maior cobertur tur tur tur tura da r a da r a da r a da r a da região gião gião gião gião [email protected] [email protected] [email protected] [email protected] [email protected] Circulação: Apiaí, Adrianópolis, Barra do Chapéu. Iporanga, Itaoca, Itapeva, Itapetininga, Itapirapuã Paulista, Ribeira, Ribeirão Branco Durante dois dias o Estádio do Janguitão foi palco de grandes apre- sentações dos 288 garo- tos que passaram pela famosa peneira. Os téc- nicos de futebol Paulo Cesar (PC) de Apiaí e Flá- vio Souza, da Bahia sele- cionaram doze garotos. Página 2 da região participam da famosa peneira de futebol Mais um traficante fora de circulação Pág. 3 Banda Lira de Araçaíba recebe recursos A Banda Lira de Araçaíba recebeu recursos para a compra de mobília. A indicação é do deputado estadual, João Caramês. Página 12 OAB São Paulo entrega donativos em Apiaí e Itaoca Solidários com a tragédia de Itaoca, advo- gados de São Paulo estiveram nos municípios de Apiaí e Itaoca fazendo doações. Página 4 Morre médico cubano que trabalhava em Ribeira, SP Pág. 3 288 garotos · Husqvarna doa equipamentos para recuperação de Itaoca · Apiaiense recebe medalha da defesa civil · Saque Fácil – Pernambucanas AINDA NESTA EDIÇÃO

description

Apiai Tem ed 236

Transcript of Apiaitem ed236

Edição 236 - R$ 2,00

A maior coberA maior coberA maior coberA maior coberA maior cober turturturturtura da ra da ra da ra da ra da reeeeegiãogiãogiãogiãogião

[email protected]@[email protected]@[email protected]

Circulação: Apiaí, Adrianópolis, Barra do Chapéu. Iporanga, Itaoca, Itapeva, Itapetininga, Itapirapuã Paulista, Ribeira, Ribeirão Branco

Durante dois dias oEstádio do Janguitão foipalco de grandes apre-sentações dos 288 garo-tos que passaram pelafamosa peneira. Os téc-nicos de futebol PauloCesar (PC) de Apiaí e Flá-vio Souza, da Bahia sele-cionaram doze garotos.Página 2

da região participam da famosa

peneira de futebol

Mais um traficantefora de circulação Pág. 3

Banda Lirade Araçaíbareceberecursos A Banda Lira de Araçaíba recebeu recursos para a compra de mobília.

A indicação é do deputado estadual, João Caramês. Página 12

OAB São Pauloentrega donativos

em Apiaí e ItaocaSolidários com a tragédia de Itaoca, advo-

gados de São Paulo estiveram nos municípiosde Apiaí e Itaoca fazendo doações. Página 4

Morre médico cubano que trabalhava em Ribeira, SPPág. 3

288 garotos

· Husqvarna doaequipamentospara recuperaçãode Itaoca

· Apiaiense recebemedalha dadefesa civil

· Saque Fácil –Pernambucanas

AINDA NESTA EDIÇÃO

Site: www.jornalapiaitem.com.brJ O R N A L A P I A Í T E M2 01 d e ma r ç o .2014 - Ano V - Edição Nº 236 Geral

Diagramação e Arte:Exceuni - (41) 3657-2864 / 9983-3933

CORRESPONDENTES:Itaoca: Ivan Edson - MTE 53.825

Ribeira: Paulo GalvãoRegistro: Mônica Lima / Sueli Corrêa

Itapirapuã Paulista: Loir TigreBarra do Chapéu: Gilson Ribeiro

São Paulo: João Calixto - MTE 40.718São Paulo: RGD Comunicação Ltda.

Tiragem desta edição:2000 exemplares

"A opinião do jornal é expressa em Editorial e os artigos assinadossão de responsabilidade de seus autores." Redação, administração,

publicidade, assinaturas, arte gráfica e produção editorial.

End.: Rua 7 de Setembro, nº 403 - CEP 18.320-000 - Cidade: Apiaí/SPFone/Fax: (15) 3552-2032 - Site: www.jornalapiaitem.com.br

[email protected] - Impressão: Press Alternativa - (41) 3047-4511

Circulação: Apiaí, Adrianópolis, Barra do Chapéu, Capão Bonito, Guapiara,Iporanga, Itaoca, Itapetininga, Itapeva, Itapirapuã Paulista, Ribeirão Branco e Ribeira.

COLABORADORESDiretor Geral: Jairo Lacerda MTE 41715

Redação: Raquel Fernandes Lacerda

Garotos participam da famosa 'Peneira' de futebolO sonho de ser um

jogador profissional defutebol é um sonho detodos os meninos, des-de a tenra idade. Eles so-nham em ser jogador cra-que, famoso e ganharmuito dinheiro.

Foi com essa vontadede serem escolhidos edespontarem no cenáriodo esporte mais famosodo mundo que centenasde garotos vieram de vá-rias cidades da regiãopara mostrar talento ecriatividade no EstádioJanguitão, em Apiaí. Aseleção aconteceu entrenos dias 26 e 27 /02, sobos olhares de Flávio Sou-za, técnico de futebol daAssociação Atlética SãoFrancisco, filiada à Fede-ração Baiana de Futebol.

Falando à reporta-gem do Apiaí Tem, Fláviocomentou: "São Fran-cisco é uma cidade daBahia que fica a 67 kmde Salvador. Esse clu-be foi fundado pelaprefeitura local. Esta-mos alojando jogadoresdo Brasil inteiro. O SãoFrancisco é um time for-mador. Ele prepara os jo-gadores para times gran-des.

O time oferece aloja-mento para as crianças,ajuda de custo para asdespesas pessoais, além

de estudo e internet.Nesses dois dias encon-tramos jogadores comtalento e selecionamos12 garotos para levá-losà Bahia", esclareceu.

A reportagem ouviu otécnico de futebol PauloCesar Balbino, popularPC, que foi o organizadordo evento, com a super-visão do funcionário pú-blico municipal, Charli-nho, dirigente da Escoli-

nha de Futebol ChuteInicial.

Apiaí tem - Qual foi oobjetivo dessa peneira?

PC - Foi dar uma opor-tunidade para as criançasdessa região, que estãomuito longe dos grandescentros do futebol. A se-leção foi feita pelo Flá-vio que representa otime do São Francisco naBahia. Estou a um anotrabalhando na cidade e

posso dizer que aqui temum grande potencial detalentos, não só em Api-aí, mas nos municípiosvizinhos.

Apiaí tem - Quantascrianças participaram?

PC - Tivemos 280 cri-anças que passaram pelapeneira, vindas de diver-sas cidades: São MiguelArcanjo, Itapeva, Avaré,Barra do Chapéu, Barrado Turvo, Iporanga, Ri-

beira e Itapirapuã. Foium trabalho bem gratifi-cante. Entre todas as ca-tegorias foram selecio-nadas 12 crianças, comconvites para avaliaçãono time do São Francis-co, Bahia e seis criançasque estão indo para ficar.São crianças nascidas en-tre os anos 1999 e 2000.

Apiaí Tem - Que ava-liação você faria dessetrabalho na cidade?

PC - A gente tem fei-to um trabalho muito le-gal. Já temos um garotono Atlético Paranaense,o Léo, filho da Márcia.Em menos de um ano, jácolocamos seis meninosnos clubes. O nosso tra-balho não é apenas co-locar os meninos nosclubes, e sim, fazer umtrabalho social. Tirar acriança da rua, dar a elauma oportunidade, comacompanhamento na es-cola e formar um cida-dão.

ENTREVISTACOM LUCAS,

ESCOLHIDO DE APIAÍNo final do evento

ouvimos o garoto Lucas,13 anos, de Apiaí, quejoga desde os cinco anosde idade. Ele é filho dePatrícia Barbosa, do Mar-tins Cabeleireiros e estu-da na Escola Regina. Lu-cas foi um dos escolhi-dos, e deve seguir paraa terra baiana, ondepassará pela avaliaçãotécnica local ficando àdisposição do t ime."Eu estou muito con-tente em ser escolhi-do. A minha mãe tam-bém ficou e já irá provi-denciar a documentaçãopara eu poder viajar",esclareceu.

Jairo Lacerda

Paulo Cesar, Flavio e Lineu Jr. “Olheiros” que analisaram a peneira

Lucas foi um dos escolhidos Jovens que participaram da peneira

Através do programa'Contação de Historias',desenvolvido com muitasbrincadeiras e atividadeslúdicas, a biblioteca Prof.ªYolanda Bonow vem incen-tivando a busca pelos livrosaos jovens estudantes dapré-escola. Na última se-gunda feira alunos da esco-la Ala compareceram paraouvir uma historia e brincarcom a personagem Ajudan-te da Vovozinha e a Zinha,interpretadas pelas respon-sáveis pelo atendimento,Flavia Roberta e CleideSantos.

Com perucas coloridase roupas chamativas conta-ram a história interagindocom as crianças que parti-ciparam fazendo o som docasamento da baratinha.

Biblioteca Municipal de Apiaí incentivaa leitura aos alunos da pré-escola

Personagem apresentando livros às crianças

Contos simples que mos-tram nos livros historiaspara divertir e instruir e for-mam o habito da leitura,comentaram.

A biblioteca municipal ea do CIEM estão preparan-do atividades para março,

semana de Pascoa e abrilde Monteiro Lobato. As es-colas interessadas em levarseus alunos do pré à quartasérie poderão agendar pelotelefone (15) 3552-4200,com Flavia Roberta.

PMA - Assessoria de Imprensa

Site: www.jornalapiaitem.com.br 3J O R N A L A P I A Í T E M01 de março .2014 - Ano V - Edição Nº 236Geral

O médico cubanoVladimir Soublett Her-nandez, de 49 anos, queatuava no programa'Mais Médicos', no muni-cípio de Ribeira, localiza-do a 354 quilômetros deSão Paulo, morreu namanhã desta sexta-feira(28) em um hospital deManaus, onde estava in-ternado desde a manhãde quinta-feira (27). Oprofissional viajava deSão Paulo para Havana,em Cuba, quando passoumal dentro do avião. Eletratava um câncer nopâncreas, segundo o Mi-nistério da Saúde. A as-sessoria da Empresa Bra-sileira de InfraestruturaAeroportuária (Infrae-ro), em Manaus, confir-mou que uma aeronaveda companhia Cubana deAviación realizou umpouso técnico na capitalàs 6h55 da quinta (27),por conta do estado desaúde do médico.

Segundo a Infraero,

Cubano do Mais Médicos morre em hospital de Manaus com câncerMédico atuava no município de Ribeira, a 354 quilômetros de São Paulo.Profissional voava para Cuba e precisou parar na capital amazonense.

Médico cubano atuava no programa Mais MédicosFO

TO F

AC

EB

OO

K/V

LAD

IMIR

S.

HE

RN

AN

DE

Zum dos passageiros pas-sou mal no avião, quefazia o trajeto São Pau-lo-Havana, e teve que seratendido no AeroportoInternacional EduardoGomes, localizado naZona Oeste da capitalamazonense. A empresaafirmou ainda que o pas-sageiro foi encaminhadopara o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e aaeronave seguiu o traje-to até a capital cubana.

De acordo com aequipe de assistênciasocial do Hospital 28 deAgosto, o médico che-gou à unidade com malestar e hipoglicêmia. Elefoi levado para a Unida-de de Teperativa Inten-siva (UTI), onde morreu.

O secretário de saúdede Ribeira, Silvio Luis deBrito, disse ao que o mé-dico chegou ao municí-pio em dezembro de2013. O profissional ini-ciou os trabalhos na Uni-dade Integrada de Saúde

Ribeira, no dia 5 de janei-ro. "Ele era um bom mé-dico e desempenhava afunção normalmente.No fim de janeiro, ele sequeixou de dores no es-tômago e chegou a pen-sar que era a comida dacidade. Ele então passoua preparar a própria re-feição. Como o proble-ma continuou, resolve-mos fazer exames maisdetalhados. Foi quandouma tomografia revelouque o mesmo tinha umtumor. Após uma sema-na, veio a confirmação

de que era câncer", afir-mou.

O médico foi transfe-rido no dia 12 de feverei-ro ao município de Pari-quera-Açu, próximo a Ri-beira, e depois, no dia20, seguiu para a capital,onde ficou internado noHospital Arnaldo de Car-valho Vieira - Insituto doCâncer. "Depois disso eledecidiu voltar para Cuba,pois queria ser tratadopor lá. Infelizmente o Dr.Vladimir se sentiu mal naviagem e teve que pararem Manaus. Soubemos

há pouco sobre a mortedele".

O secretário criticou aforma de como o médi-co foi deslocado ao mu-nicípio. "Nós achávamosque ele gozava de totalsaúde, não havia ne-nhum laudo apontandoalgum problema comele. Acredito que podehaver melhor avaliaçãonesse sentido já que sãoprofissionais que vêm deoutro país", disse Silviode Brito. O Ministério daSaúde informou, pormeio de nota, que o mé-dico cubano recebeu aassistência devida e queforam realizados exa-mes antes da vinda doprofissional ao Brasil."Os sintomas da doençacomeçaram a se mani-festar no final do mês dejaneiro deste ano, quan-do o profissional apre-sentou dores abdomi-nais e falta de apetite, eo diagnóstico de câncerno pâncreas ocorreu al-

guns dias depois. O agra-vamento do quadro desaúde do médico o levouao óbito nesta madruga-da, enquanto ele se des-locava de volta a Cuba.Desde o início da mani-festação da doença, Vla-dimir Soublett Hernan-dez teve toda a assistên-cia e cuidados médicosnecessários e foi acom-panhado pela Coordena-ção Estadual do MaisMédicos e pela Organi-zação Pan-Americana daSaúde (OPAS), que inter-medeia o contrato dosprofissionais cubanos. Omédico passou por exa-mes de rotina antes devir ao Brasil para partici-par do Programa. Após aliberação dos documen-tos do profissional, seráfeita a repatriação docorpo conforme previstono acordo com a OPAS,garantindo todos proce-dimentos necessários",cita trecho da nota.

(Do G1 AM)

Mais um traficante fora de circulaçãoNo dia 21/02, por volta

das 19h30, através de de-núncia anônima a PolíciaMilitar conseguiu deter umtraficante que portava dro-gas, no bairro Pinheiros.José Antonio Xavier Souzafoi surpreendido num barno mesmo bairro e se faziaacompanhado de uma ado-lescente, já conhecida nosmeios policiais por uso dedrogas. Após vistoria na mo-chila do suspeito os milita-res encontraram grande

quantidade de entorpecen-tes, dinheiro e celular. Asdrogas estavam prontaspara o comércio: 244 trou-xinhas de maconha, cocaí-na embalada e 1170 pedrasde crack pesando 202 gra-mas. Os envolvidos foramalgemados e apresentadosao delegado Dr. Valmir deOliveira Barbosa, que deuvoz de prisão em flagrantee indiciou José Antonio portráfico de drogas e corrup-ção de menor.Produtos separados para a venda

José já era procurado da justica,pelos mesmos crimes.

Site: www.jornalapiaitem.com.brJ O R N A L A P I A Í T E M4 01 d e ma r ç o .2014 - Ano V - Edição Nº 236 Região

No dia 15 de feverei-ro a Coordenadora deAção Social da OAB deSão Paulo, Clarice D'Urso,acompanhada pela Co-missão formada pelosadvogados RosangelaMaria Negrão, Maria Lui-za de Ângelo, FranciscoSaccomano Neto, Danieldos Reis, Clóvis y. Koshi-mizu, Cibele Aguiar,Evandro Lemos, Mar-celo Henrique Gomes,Caio Wurpz Dias e aJuíza do Trabalho My-lene Pereira Ramosestiveram em Apiaí paraentregar doações deroupas, calçados, cober-tores e alimentos.

O Secretário de Assis-tência e Promoção Soci-al de Apiaí Alysson Gar-cia esteve presente, jun-tamente com os funcio-

OAB São Paulo entrega donativos em Apiaí e Itaoca

nários Oraci Santiago eAdilson Oliveira.

Os advogados de Api-aí Carlos Pereira Barbo-sa, Sebastião BernabelMendes, Letícia Raab,Mellissa Bandeira, Mar-cos Jason Pereira e Mi-chela de Souza Limaacompanharam a comiti-

va até Itaoca, onde foramentregues ao PrefeitoRafael Rodrigues de Ca-margo kits de materialescolar e leite em pó.

"Estamos reconstru-indo a cidade, pouco apouco, e precisamos daajuda de todos. Pois, seganharmos kit de mate-

rial escolar, sobrará di-nheiro para construir-mos uma ponte, porexemplo. Agradeço dofundo do coração vocêsterem vindo de tão lon-ge para nos ajudar", dizo prefeito Rafael.

"Embora muitas famí-lias de Apiaí tenham fi-

cado desabrigadas, nadase compara ao que acon-teceu com nossa vizinhaItaoca. Por isso, estamosajudando de todas as for-mas possíveis, seja guar-dando os produtos dedoações aqui em Apiaí,seja com pessoal paradistribuição dessas doa-ções lá em Itaoca. Comoeles ganharam muitascoisas, algumas delaseles doaram para nós,pois, embora a nossa si-tuação já esteja encami-nhada, o município émuito carente e sempreprecisa de roupas e ali-mentos para as pessoasnecessitadas. A ajuda daOAB foi bem vinda", ex-plica o Secretário Alys-son Garcia.

"Estamos muito emo-cionados, pois vimos na

televisão, mas não ima-ginávamos o quão de-vastador tinha sido essaenchente. A OAB de SãoPaulo fez um ciclo de pa-lestras, no qual o partici-pante deveria levar do-nativos para ajudar osmunicípios de Apiaí e Ita-oca. Graças a Deus con-seguimos muitas coisas,por isso viemos entre-gar. Estamos à disposiçãopara o que precisarem daOAB", esclarece Dra. Cla-rice D'Urso. "Queríamosagradecer a disponibili-dade de vocês, de viremde São Paulo para entre-gar esses donativos paraApiaí e Itaoca. Toda aju-da é bem vinda", afirmao advogado de Apiaí Dr.Marcos Jason.

Michela de Souza LimaAssessoria de Imprensa

Advogados de São Paulo e Apiaí unidos na solidariedade

Melhoria nos serviçosde comunicação, sinali-zação e segurança, alémde mais agilidade naexecução das obras, prin-cipalmente na implanta-ção de acessos aos mu-nicípios e na conclusãoda ponte sobre o Rio Ri-beira (Registro) e da du-plicação da Serra do Ca-fezal. Essas foram asprincipais reivindicaçõesdos prefeitos e vereado-res que participaram dareunião organizada pelodeputado estadual Sa-muel Moreira, presiden-te da Assembleia Legis-lativa de São Paulo, nes-ta terça-feira, 26 de fe-vereiro, em São Paulo,com o objetivo de discu-tir a situação da rodovia

Deputado Samuel organiza reuniãopara discutir situação de trecho na BR 116

Régis Bittencourt (trechoSão Paulo-Curitiba daBR-116). Eles puderamquestionar e ouvir escla-recimentos dos direto-res da concessionáriaAutopista Régis Bitten-court, Eneo Pallazi (pre-sidente) e Nelson Bosso-lam, e dos técnicos daAgência Nacional deTransportes Terrestre(ANTT), Sérgio Pina eFranco Mori.

A concessionária Au-topista Régis Bitten-court, que administra otrecho da BR-116 entreSão Paulo e Curitiba iráliberar para o tráfego, apartir do início do próxi-mo semestre, mais 6,5km de pistas duplicadasna Serra do Cafezal: 5 km

no alto da serra e 1,5 no´pé da serra`.

Os 13 quilômetrosrestantes da Serra só se-rão duplicados no iníciode 2017, com cinco anosde atraso em relação aoprazo estabelecido nocontrato de concessãooriginal, assinado em fe-vereiro de 2008. A falta

de sinal de telefoniamóvel em alguns trechosda rodovia e a dificulda-de de se obter informa-ções sobre a situação dotrânsito foram questõesbastante abordadas porprefeitos e vereadores.Quanto à lentidão nasobras, o diretor-presi-dente da concessionária

Dep. Samuel com prefeitos e vereadoresdiscutem trecho da BR 116

deu detalhes sobre ostrabalhos de duplicaçãona área central da Serrado Cafezal, falou da libe-ração de mais 6,5 km eafirmou que a ponte so-bre o Rio Ribeira, em Re-gistro, estará pronta nofinal de março. "Foi umareunião para buscarmosesclarecimentos e solu-ções para problemas quenos afetam diariamente,causando enorme trans-torno para todos nós quetrafegamos pela BR-116",afirma o deputado Sa-muel Moreira.

O presidente do Le-gislativo paulista solici-tou que as reivindica-ções fossem formaliza-das por meio de ofícios eentregues à concessio-

nária. Uma nova reuniãoestá pré-agendada paraa primeira quinzena deabril, quando será feitoum novo balanço da si-tuação.

Participaram da reu-nião os prefeitos Eduar-do Fouquet (Eldorado),Gilson Fantin (Registro),Henrique Barbosa (Bar-ra do Turvo), José Cân-dido Macedo (Jacupi-ranga e presidente doCodivar, consórcio demunicípios do Vale doRibeira), João Amaril-do (Miracatu), MerceHojeije (Juquiá). Tam-bém presentes vereado-res dos municípios deRegistro e Juquitiba.

Sueli CorrêaAssessoria de Imprensa

O Departamento de Es-tradas e Rodagens (DER)confirmou obras de melho-rias e serviços de pavimen-tação da Rodovia SP-165entre os km 42,5 e km 72,2,interligando os municípiosde Sete Barras e Eldorado.A confirmação é do depu-tado estadual André doPrado (PR), que recebeu ainformação do Superinten-dente do Departamento deEstradas e Rodagens, Clo-doaldo Pelissioni. Segundoo DER, o projeto executivojá foi concluído e aguardaapenas o início do processode licitação para dar inícioàs obras.

DER confirma obras de recuperação da Rodovia que interliga Sete Barras a Eldorado O projeto executivo já está concluído e os serviços devem ser licitados em breve, garante órgão

Deputado André do Prado e Superintendente do DER se reúnempara definirem investimentos nas estradas do Vale do Ribeira

O deputado André doPrado avalia que as obrasde recuperação e melhori-as na SP-165 são funda-mentais para garantir segu-rança aos usuários da via,sobretudo, por haver tre-chos perigosos ao longo daestrada, com grande fluxode caminhões que trans-portam a produção agríco-la da região, em especial,porque é o trajeto entre osdois municípios.

O parlamentar explicaainda que a estrada nãopossui asfalto em aproxima-damente 30 km de exten-são. "Com a pavimentaçãoda estrada, centenas de

tante ligação entre os doismunicípios", informa.

André do Prado avaliaque estradas pavimenta-das e em boas condições detráfego, proporcionam me-lhorias no transporte de in-sumos e da produção agrí-cola, além de oferecer maissegurança e conforto paraa população que utiliza arodovia. A melhora dos tre-chos que interligam os bair-ros do município tambémoferecerá maior conforto esegurança à população,com mais qualidade devida, com acesso ágil e se-guro aos serviços de educa-ção e de saúde.

As obras, segundo ele,significarão melhoria naqualidade de vida dos mo-radores e fluidez no tráfe-go dos usuários.

"Os investimentos dogoverno estadual são fun-damentais para desenvol-ver a infraestrutura e mo-bilidade urbana dos mu-nicípios do Vale do Ribei-ra. Isso nos motiva a se-guir batalhando por maisprojetos que tragamconforto e segurança aosusuários das rodovias daregião", declarou o depu-tado.

Clarissa JoharaComunicação Andre do Prado

famílias serão beneficiadas,pois, importantes bairrossão servidos pela rodovia,como Lagoa do Cedro, Con-

chal Preto, Vergueiro entreoutros. Além disso, o trans-porte dos alunos é feito poresta via, sendo uma impor-

Site: www.jornalapiaitem.com.br 5J O R N A L A P I A Í T E M01 de março .2014 - Ano V - Edição Nº 236Social

Lucas Navega é o gerente interino das Per-nambucanas em Apiaí em substituição ao co-lega para merecidas férias. Lucas é de São Josédo Rio Pardo e está pela primeira vez na re-gião. Seja bem-vindo e sucesso!

Juliana está de bemcom a vida, como geren-te na loja Ricardo Men-des. A loja fica no cen-tro comercial de Apiaí,ao lado do Bradesco.Vale conferir as novida-des. Fone (15) 3552-1601.

O Paulo, da Célia Presentes, comemoramais um aniversário no dia 07/03. O empresá-rio receberá os cumprimentos dos amigos, cli-entes e familiares. Parabéns e sucesso. O dia 07/03 será especial para o jovem Erá-

clito Neto, filho do popular Jacaré (Autoesco-la 14 de Agosto). Ele estará comemorando maisum aniversário para alegria dos amigos e fa-miliares. Parabéns.

Os irmãos Eder (29 anos) e Emelyn (15 anos)comemoram mais um ano de vida nas nos dias 28/02 e 01/03 respectivamente. "Que todos os seussonhos e objetivos sejam alcançados e coisas boasaconteçam". São os desejos dos pais e familiares.Parabéns e muitas Felicidades.

A Prof.ª Maria José Dorini recebeu muitasfelicitações dos familiares e amigos por maisum aniversário comemorado no dia 25/02 emFortaleza/CE. Parabéns.

Priscila Camargo ani-versaria no dia 06/03. Ajovem, que é ligada aoesporte e juíza de fute-bol, receberá muitosabraços e felicitaçõesdos amigos e familiares.Parabéns.

Site: www.jornalapiaitem.com.brJ O R N A L A P I A Í T E M6 01 d e ma r ç o .2014 - Ano V - Edição Nº 236 Itaoca

Empresa Alto Vale contrata profissionais para Bancode Dados: Pedreiro, Carpinteiro, Armador, Operador deMáquinas, Marteleteiro e outros.

Rua Jonas de Pontes, nº 435 - Jardim Zizi - Apiaí/SPFones: (15) 3552-2414 / 9-9706-7435

A Escola Miguel de Cervantestraz novidades em 2014

Cursos de Inglês e Espanhol com aulaspresenciais, moderna metodologia,

multimídia e certificado de conclusão.Não perca tempo,

as inscrições já estão abertas!Contato: (15) 9-9643-4688 ou (15) 9-8152-1671

(15)

35522032

JORNAL

APIAÍ TEM

Site: www.jornalapiaitem.com.br 7J O R N A L A P I A Í T E M01 de março .2014 - Ano V - Edição Nº 236Editais

Câmara Municipal de ItaocaEstado de São Paulo

(15)

3552-2032

JORNAL

APIAÍ TEM

Site: www.jornalapiaitem.com.brJ O R N A L A P I A Í T E M8 01 d e ma r ç o .2014 - Ano V - Edição Nº 236 Editais

(15)

35522032

JORNAL

APIAÍ TEM

A partir de hoje, 24 defevereiro, estão abertasas inscrições para a sele-ção de 30 novos exami-nadores de trânsito paraa cidade de Apiaí.

Promovido pelo De-partamento Estadual deTrânsito de São Paulo(Detran.SP), por meio deedital público, o proces-so seletivo reforçará oquadro de profissionaisque aplicam os testespráticos de direção, como objetivo de melhorar oatendimento aos candi-datos à Carteira Nacionalde Habilitação (CNH). Aremuneração mensalpode chegar a R$ 4 mil,dependendo da catego-ria de habilitação doexaminador.

Os interessados po-dem se candidatar até 25de março deste ano. Bas-ta preencher a ficha deinscrição no portal doDetran.SP e entregar adocumentação,pessoalmenteou pelos Correios, naunidade do Detran.SPem Apiaí, localizada naRua Silvério da Silva Pe-reira, 241, Jardim CampoVelho, CEP 18320-000. Ohorário de atendimentoé de segunda a sexta-fei-ra, das 8h às 12h e 13h às

Detran.SP seleciona 30 novos examinadoresde trânsito para acidade de Apiaí

Inscrições para reforçar quadro de profissionais que aplicam testesde direção veicular começam dia 24/2 e vão até 25 de março

17h30. Informações adi-cionais sobre documen-tos necessários e o edi-tal completo estão dis-poníveis no portalwww.detran.sp.gov.br ,na aba Parceiros, link Ca-dastro de Examinadores;ou pelo atalho http://bit.ly/18wTwxQ.

Requisitos para serexaminador de trânsito

De acordo com a Re-solução 358 do ConselhoNacional de Trânsito(Contran), válida emtodo o país, para ser exa-minador de trânsito épreciso preencher umasérie de requisitos,como ter pelo menos 21anos de idade, ensinomédio ou ensino superi-or (respeitando a Reso-lução Contran 358/2010),estar habilitado h á pelomenos dois anos na ca-tegoria a ser examinada,não ter sofrido penalida-de de suspensão ou cas-sação da CNH e não tercometido infração detrânsito gravíssima nosúltimos 12 meses.

Além disso, é precisoter concluído o curso deexaminador de trânsito,com credencial expedi-da pelo Detran.SP. A lis-ta de instituições cre-

denciadas está disponí-vel no portal doDetran.SP, no link "Edu-cação para o Trânsito", ouno atalho http://bit.ly/JV220A.

A classificação dosinscritos obedece aosseguintes critérios:

1) Categoria habilita-da, na seguinte ordem:AE,AD, AC, AB;

2) Data da 1ª habilita-ção mais antiga;

3) Data de nascimen-to mais antiga.

DETRAN.SPO Detran.SP é uma

autarquia do Governo doEstado de São Paulo, vin-culada à Secretaria dePlanejamento e Desen-volvimento Regional.

Disque Detran.SP -Capital e municípios comDDD 11:3322-3333. De-mais localidades: 0300-101-3333. Atendimento:de segunda a sexta-fei-ra, das 7h às 20h, e aossábados, das 6h30 às 15h.

Fale com o Detran.SPe Ouvidoria (críticas, elo-gios e sugestões)

Acesse o portalwww.detran.sp.gov.br

na área de"Atendimento".

Site: www.jornalapiaitem.com.br 9J O R N A L A P I A Í T E M01 de março .2014 - Ano V - Edição Nº 236Editais

Prefeitura Municipal de ItaocaEstado de São Paulo

Site: www.jornalapiaitem.com.brJ O R N A L A P I A Í T E M10 01 d e ma r ç o .2014 - Ano V - Edição Nº 236 Comércio

Site: www.jornalapiaitem.com.br 11J O R N A L A P I A Í T E M01 de março .2014 - Ano V - Edição Nº 236Geral

INSTALAÇÕES E ESTOQUE - Vendo instalações e estoque de loja infantil.Interessados entrar em contato pelo fone (15) 9-9802-4637.

APARTAMENTO CURITIBA - ALUGA-SE - Aluga-se apartamento em Curitibac/ sala, coz./ garagem opcional/ lav. comunitária e academia. Ótima locali-zação - 10 minutos do centro - ao lado do Sup. Wal-Mart. Fone (41) 3257-1460 ou (15) 9-9734-8330.

CASA QUITADA - VENDE-SE - Vende-se 01 casa no CDHU-5 - conjunto mon-senhor Oscar Santos Junior - Quitada - valor a combinar - tratar pelo telefo-ne (15) 9-9713-4793

L 200 CABINE DUPLA - Vendo caminhonete L 200 Cabine Dupla, branca,diesel, 4x4 ano 2009 completa, com 102 mil Km, documento 2014, quitado.Raridade só R$ 58.000,00. Fone (15) 9-9731-3572.

GOL HIGHLINE 1.6 PRATA - Gol Highline 1.6, prata c/ rodas de liga leve,completo, som com controle no volante, 18.000 Km, licenciado 2014. Esta-do de novo, R$ 42.000,00. Fone 9-9731-3572.

LAVACAR MAITHE - Lavagem em geral de Carros, Motos, Caminhonetes eVans. Fone (15) 3552-3707/ 9-9606-3237. Rua David Carlos MacKnight, 172 -Jardim Paraíso.

DIVERSOS - 1 quebra cabeça R$ 30; 2 relógios de pulso; R$ 70, acessórios p/computador; 1 aquecedor elétrico R$ 30; 1 DVD aparelho R$ 70. Rua Jonasde Pontes, 344 - Santa Bárbara.

CASA ALUGA - Alugo casa no bairro Santa Barbara. Rua Isaias Teixeira daSilva, 358. Fone (15) 9-9642 5929 Conceição.

COMPUTADOR - Vendo um computador completo, com rack. Valor a combi-nar. Rua Monsenhor Casesse nº 266 falar com Suelen.

ClassificadosClassificados

(15)

3552-2032

JORNAL

APIAÍ TEM

Dr. Robertode Mattos Coelho

OFTOFTOFTOFTOFTALMOLALMOLALMOLALMOLALMOLOGIA CLÍNICA E CIRÚRGICAOGIA CLÍNICA E CIRÚRGICAOGIA CLÍNICA E CIRÚRGICAOGIA CLÍNICA E CIRÚRGICAOGIA CLÍNICA E CIRÚRGICA

Site: www.jornalapiaitem.com.brJ O R N A L A P I A Í T E M12 01 d e ma r ç o .2014 - Ano V - Edição Nº 236 Geral

Na tarde de terça-fei-ra (25 de fevereiro), ovice-prefeito ErisvaldoCafé e o secretário mu-nicipal de Planejamentoe Desenvolvimento, Val-mor Pontes acompanha-ram a etapa final da con-clusão de pavimentaçãoasfáltica de trecho deaproximadamente trêsquilômetros da rodoviaSP-165, entre os bairrosCordeirópolis e Palmital.A obra beneficia umaimportante via de tráfe-go do município de Api-aí. As obras estão sendoexecutadas pela empre-sa SPL Engenharia desdemeados do mês de ju-

Vice-prefeito Erisvaldo Café acompanha conclusãoda pavimentação asfáltica do bairro Palmital

nho de 2013, e se encon-tra em estágio final deconclusão das obras.Após a conclusão da pa-vimentação, restam ape-nas as obras de passeio,como calçadas, galeriaspluviais, dentre outras.O trecho contempladocom essas obras fica lo-calizado no início da ro-dovia SP-165 (AntonioHonório da Silva), queliga Apiaí a Iporanga.

A obra é mais umaconquista da atual admi-nistração do prefeito AriKinor e vice-prefeitoErisvaldo Café, que be-neficia toda a infraestru-tura viária de Apiaí. "A

obra é um sonho antigoda população dos bairrosPalmital e Campininha eadjacências e tambémde todo o município, vis-to que a nova pavimen-tação contribuirá para o

desenvolvimento da re-gião e melhorará o aces-so e a infraestrutura dosbairros", afirmou o vice-prefeito Erisvaldo Café,satisfeito com mais essabenfeitoria para Apiaí.

CAMPININHANas últimas semanas,

outra obra de pavimen-tação teve início em Api-aí no bairro Campininha.O trecho de um quilôme-tro prometido pelo go-vernador Geraldo Alck-min durante a inaugura-ção da ETE (Estação deTratamento de Água),em abril de 2013. A ben-feitoria, no valor de R$994, 869,61. A AGN Cons-truções LTDA venceu aconcorrência realizadaem novembro do anopassado e será a empre-sa responsável pela exe-cução dos serviços.

O trecho da rodovia

SP-165 a ser contempla-do com o novo asfaltoserá entre os quilôme-tros 181 e 182, tendocomo prazo o mês deabril. "A pavimentaçãode mais um trecho até obairro Campininha bene-ficiará toda a infraestru-rura viária do município,sendo também a via queliga Apiaí a Iporanga, re-duzindo o tempo de via-gem e proporcionandomelhor qualidade devida à população", disseo prefeito apiaiense AriKinor.

José NetoPMA-Assessoria

de Imprensa

No dia 24 de feverei-ro (segunda-feira), foirecebido do deputadoestadual João Caramez aimportância de R$ 6 milpara a compra de mobíli-as, para a Banda Lira BomJesus de Araçaíba. A en-trega foi realizada peloprefeito Ari K inor naCasa do Artesão, órgãovinculado à Prefeiturade Apiaí, através da Se-cretaria Municipal de Tu-rismo, Cultura e MeioAmbiente.

Estiveram presentesao evento a diretora deTurismo, Lia Camargo,diretor de Cultura, EliasMiranda, vereador Ever-son Leonardi de Paula e

Banda Lira de Araçaíba recebe recursosde deputado estadual para a aquisição de mobília

integrantes da Banda LiraBom Jesus de Araçaíba.Uma emenda parlamen-tar do deputado profes-sor Carlos Giannazi novalor de R$ 60 mil já emprocesso está em anda-mento para a aquisiçãode instrumentos e uni-formes.

O material adquiridovisa atender as necessi-dades dos músicos eaprendizagem, essa éuma conquista não so-mente de Araçaíba, masde toda a população api-aiense e região, pois abanda de música de Ara-çaíba sempre é solicita-da pelos municípios vizi-nhos para abrilhantar

seus eventos, sendo elesdesfiles, procissões reli-giosas, campeonatos defutebol, dentre outros.

Segundo os músicosmais velhos habitantesde Araçaíba, a existência

da Lira Bom Jesus, teveinício no ano de 1912,por iniciativa dos mora-dores do distrito de Ara-çaíba, que na poça cha-mava-se Capoeiras, sen-do o primeiro maestro, o

Sr. Robertinho, fazendoapresentações ao longodos anos em fonte deaprendizado de musicapara muitos alunos e in-tegrantes, algum delesassumindo o seu coman-do.

O maestro Isidoro,maestro Gregório Olivei-ra, maestro Carlos Spinodo Nascimento, maestroJosé de Oliveira Barbosa,maestro Joaquim DiasCoelho e atualmenteesta sob o comando doSr. Antonio Alves da Sil-va, filho do músico JoséAlves da Silva, que tocounessa banda musicaldesde o ano de 1948,tendo ainda muitos mú-

sicos novos e vários alu-nos em fase de aprendi-zagem.

O Decreto Municipalnº 336, de 21 de novem-bro de 2007, dispõe so-bre a criação e domina-ção da Banda de músicado Distrito de Araçaíba,diz o artigo 1º Jica cria-dor, no âmbito da Secre-taria Municipal de Turis-mo, Cultura e Meio am-biente, a Banda de Mú-sica do Distrito de Araça-íba, com a denominaçãode "Lira Bom Jesus deAraçaíba" e hoje Associ-ação Banda "Lira Bom Je-sus de Araçaíba".

José Neto - PMAAssessoria de Imprensa

Site: www.jornalapiaitem.com.br 13J O R N A L A P I A Í T E M01 de março .2014 - Ano V - Edição Nº 236Itaoca

O município de Itao-ca, no Vale do Ribeira -SP, ainda se recupera dasfortes chuvas que atingi-ram a cidade há poucomais de um mês, deixan-do 25 mortos e mais de300 pessoas desalojadas,além de pontes e viasdestruídas pelas enxur-radas.

Enquanto luta paradriblar a burocracia queenvolve a liberação deverbas estaduais e fede-rais, a prefeitura temcontado com a ajuda dospróprios moradores e dainiciativa privada. A Hus-qvarna, multinacionalsueca líder em equipa-mentos para manuten-ção de áreas verdes, éuma das colaboradoras.Sensibilizada pelo acon-tecimento, a companhiadecidiu doar 2 motosser-ras, 5 roçadeiras e 2 so-pradores para os traba-lhos de reconstrução dacidade. "A cidade estáem processo de limpezaainda, precisando remo-ver muitos entulhos dabeira dos rios e das prin-cipais vias, e nossosequipamentos poderãoauxiliar nessa retiradade galhos e madeiras,entre outras necessida-des. São produtos damais alta tecnologia quegarantirão mais veloci-dade e eficiência no pro-cesso de recuperação deItaoca", afirma JulianaFurtado, Gerente de Ma-rketing da Husqvarnapara a América Latina.

A entrega técnica dosprodutos aconteceu naúltima terça-feira, 25, nasede da prefeitura da ci-dade e contou com a pre-sença do Secretário deObras, Ricardo Dantas.

Husqvarna doa equipamentos para recuperação de ItaocaEntrega técnica das máquinas aconteceu dia 25/02 na sede da prefeitura de Itaoca, com a presença do Secretário de Obras, Ricardo Dantas.

Paulo Figueiredo ensinando a técnica do manuseio

FOTO

S: I

VA

N E

DSO

N

Ricardo Dantas, Sec. Obras ePaulo Figueiredo Téc. Produtos Husqvarna

RoçadeiraEquipamentos doados

MOTOSSERRA 288XP - A clássica mo-tosserra é produzida no Brasil edestinada ao uso profissi-onal e intensivo. A relaçãopeso/potência e as características ergonômicas sãoextraordinárias. Possui sistema Smart Start®, quepermite que o potente motor arranque com maisfacilidade e sistema antivibratório, que facilita oseu manuseio.

ROÇADEIRA 143R -As roçadeiras são equi-pamentos ideais parao corte da vegetação.O modelo 143R foi es-pecialmente desenvolvido para trabalhos pesados,intensivos e de uso profissional como, por exem-plo, em condomínios, empreiteiras, áreas milita-res, aeroportos etc. A roçadeira possui guidão comformato assimétrico, que gera melhor posição detrabalho. Apresenta também o tanque de combus-tível com resistente proteção metálica. Está dispo-nível no mercado com carretel de fio de nylon, lâ-mina de duas pontas, cinturão e proteção acolcho-ada no tubo, oferecendo ao usuário todo o confor-to durante a execução do trabalho.

"Como sempre fazemoscom nossos clientes, nãosó entregamos os equi-pamentos, mas tambémensinamos como usá-lospara garantir o melhorrendimento e também asegurança dos operado-res", completa Paulo Fi-gueiredo, técnico emprodutos da Husqvarna.

SOBRE O GRUPOHUSQVARNA

O Grupo Husqvarna,que em 2014 comemora325 anos de história, é omaior fabricante globalde equipamentos paramanejo de áreas verdes,incluindo cortadores degrama robôs, tratores dejardim, motosserras eroçadeiras. O Grupo tam-bém é líder no mercadoeuropeu de produtospara irrigação domésticae um dos líderes mundi-ais em equipamentos decorte e ferramentas dia-mantadas para indústriade pedras e construção.Seus produtos e solu-ções atendem desdeconsumidores ocasio-nais até profissionais esão vendidos em reven-das autorizadas e varejis-tas em mais de 100 paí-ses. Em 2012, o Grupoobteve receita líquida de31 bilhões de coroas su-ecas (cerca de 4,8 bilhõesde dólares) e totalizouem média 15.400 funcio-nários em mais de 40 pa-íses. A sede está locali-zada em Estocolmo, Su-écia, e suas ações são lis-tadas na bolsa NASDAQOMX Stockholm Exchan-ge.

Para maisinformações, acesse

www.husqvarna.com.br,ou ligue 0800-7732377.

LISTA DOS EQUIPAMENTOS DOADOS:

ROÇADEIRA 345 -Outro modelo de ro-çadeira de alto de-sempenho, quese adapta a qual-quer tipo de traba-lho, desde limpeza e manutenção até roçadas flo-restais em terrenos inclinados ou de difícil acesso.O equipamento é robusto, com embreagem refor-çada e durável. Além disso, possui filtro de ar quereduz o custo de manutenção e o desgaste do mo-tor.

SOPRADOR 570BTX - Soluçãoideal para o segmento de lim-peza profissional, osoprador possui altapotência e velocidade de sopro.O produto é fácil de manusear devido a seu cin-turão ergonômico e confortável. Possui ainda mo-tor com tecnologia X-TORQ®, o que permite eco-nomia de até 20% no consumo de combustível eredução de até 60% nas emissões de poluentes.Outro ponto muito importante é a economia deágua que se pode obter utilizando um produto desopro.

Site: www.jornalapiaitem.com.brJ O R N A L A P I A Í T E M14 01 d e ma r ç o .2014 - Ano V - Edição Nº 236 Comércio

Site: www.jornalapiaitem.com.br 15J O R N A L A P I A Í T E M01 de março .2014 - Ano V - Edição Nº 236Geral

Na comemoração dos38 anos da Defesa Civil,ocorrida na segunda, dia10, no Palácio Bandeiran-tes, sede do governo Pau-lista, o secretário chefe daCasa Militar e coordenadorestadual da Defesa Civil,Cel. PM Marco Aurélio rea-lizou a entrega de Meda-lhas da Defesa Civil e home-nageou o apiaiense Gilber-to Lisboa, secretario deobras e coordenador muni-cipal da defesa civil.

Na abertura foi comen-tado sobre as ações da De-fesa Civil nos últimos 38anos, o representante daOrganização das NaçõesUnidas, David Stevens, che-fe do escritório regional dasAméricas que também foihomenageado comentouque foram estabelecidasprioridades para serempostas em prática até2015. Entre elas, o fato deque "a redução do riscodeve se tornar prioridadede toda a Administraçãomunicipal". O Estado deSão Paulo ocupa o 5º. Lu-gar no mundo na preven-ção a ações de calamida-des, o programa cidades re-silientes.

A Defesa Civil Estadualtem sua origem ligada àsocorrências das décadas de60 e 70, resultado das in-tensas chuvas em Caragua-tatuba (1967) e dos incên-dios dos Edifícios Andraus(1972) e Joelma (1974), edepois, atuando no apoio agrandes ocorrências, comomais recentemente, nomunicípio de Itaóca, devas-tado pelas fortes chuvas dosdias 12 e 13 de janeiro des-te ano.

Ao longo destes 38anos, a CEDEC-SP foi se es-truturando e se dedicandopara incentivar a mudançade cultura da sociedade edivulgar a importância daprevenção, realizando par-cerias com outros órgãos

Apiaiense recebe medalha da defesa civil

Prêmios recebidos por Gilberto LisboaSecretário de Obras, Gilberto Lisboa

para treinar a populaçãoatravés de diversos meios,como os treinamentos paraOperação Estiagem e Ope-ração Verão; o curso "De-fesa Civil: A Aventura" - emformato de game e volta-do ao público jovem; e ain-da, o Sistema Integrado deDefesa Civil (SIDEC), umbanco de dados em que in-formações dos 645 municí-pios do Estado são armaze-nados para conhecimentoe consultas futuras.

Presentes autoridadesmilitares de todas as armase os ex-governadores Lau-do Natel e Paulo EgydioMartins que foram home-nageados pelo trabalhoque fizeram criando a De-fesa Civil.

O prefeito de Itaoca,Rafael, que também rece-beu a medalha fez um pro-nunciamento na cerimoniaagradecendo o apoio dadefesa civil e destacando otrabalho realizado.

A medalha e o certifica-do entregue pelo MajorWalter Nyakas ao coorde-nador de Apiaí, Gilberto Lis-boa foi por seus relevantes

serviços no município deItaoca durante as ocorrên-cias no mês de janeiro, so-bre o fato Gilberto comen-tou: "... vou solicitar aopresidente da Câmara umespaço para expor a meda-

lha que me foi entregue,para que fique exposta eque nosso povo possa visu-alizar a medalha que aju-daram a conquistar numclaro exemplo de amor aosemelhante..." Com essa

atitude pretende compar-tilhar a honraria com todos,pois, foi o esforço da popu-lação que contribuiu parao desenvolvimento da ação.

O CODEC de Apiaí passapor um processo de rees-

truturação, como parte daorganização a participaçãono 1º conferencia intermu-nicipal n a cidade de Itara-ré para qualificar a equipeem todos os aspectos, dosocorro ao treinamento vi-sual para ver quando umaárea está prestes a colocara população em perigo, apartir dai começa a tomaratitudes para evitar proble-mas, importante salientarque ser membro da defesacivil é um trabalho voluntá-rio e que a missão do CEDCde Apiaí é preservar a inte-gridade física da população.

Atualmente são 19 inte-grantes, as pessoas que es-tão ligadas a defesa civil sãoconvocadas para se apre-sentarem, fazem partefuncionários municipais, as-sociações filantrópicas,PM, Ministério Publico,empresas privadas.

Estão sendo feitos os le-vantamentos topográficos,as áreas de risco para queseja feito o muro de arrimo.

PMA - Ananias G. Pereira

Site: www.jornalapiaitem.com.brJ O R N A L A P I A Í T E M16 01 d e ma r ç o .2014 - Ano V - Edição Nº 236 Comércio