ANÁLISE ERGONOMIA

7
Página 1 de 7 ANÁLISE ERGONÔMICA ANÁLISE ERGONÔMICA EMPRESA ANALISADA: Clínica Radiológica de Londrina ENDEREÇO: Rua dos Médicos, 111 – Centro / Londrina-PR /CEP: 86.000-000 FONE: (43) 3331-2121 ________________________ _____ AVALIADOR: PROFISSIONAL RADIOLOGISTA: Erickson D. Coelho CONTER: 1234/10 DATA AVALIAÇÃO: 01/10/2010 – 05/10/2010 VALIDADE: 12 Meses

Transcript of ANÁLISE ERGONOMIA

Página 1 de 5

ANÁLISE ERGONÔMICA

ANÁLISE ERGONÔMICA

EMPRESA ANALISADA: Clínica Radiológica de Londrina

ENDEREÇO: Rua dos Médicos, 111 – Centro / Londrina-PR /CEP: 86.000-000

FONE: (43) 3331-2121

_____________________________

AVALIADOR:

PROFISSIONAL RADIOLOGISTA:Erickson D. CoelhoCONTER: 1234/10

DATA AVALIAÇÃO:

01/10/2010 – 05/10/2010

VALIDADE:

12 Meses

ANÁLISE ERGONÔMICA

EMPRESA ANALISADA: Clínica Radiológica de Londrina

ENDEREÇO: Rua dos Médicos, 111 – Centro / Londrina-PR /CEP: 86.000-000

FONE: (43) 3331-2121

_____________________________

AVALIADOR:

PROFISSIONAL RADIOLOGISTA:Erickson D. CoelhoCONTER: 1234/10

DATA AVALIAÇÃO:

01/10/2010 – 05/10/2010

VALIDADE:

12 Meses

Página 2 de 5

DESCRIÇÃOPOSTO DE TRABALHO: Setor de Raio-X

NÚMERO DE TRABALHADORES: 12 (doze)

HORÁRIO DE TRABALHO: 08 horas/dia - Segunda a Sexta

TRABALHADORES POR PERÍODO: Manhã: 06 profissionais / 4 horas trabalhadas

Tarde: 06 profissionais / 4 horas trabalhadas

REGIME DE CONTRATAÇÃO: CLT (Consolidação das Leis do Trabalho)

CONSELHO REGIONAL: Conter/PR

HORAS DE TRABALHO PERMITIDO: 4 (Quatro) horas/dia – Máx. 20 (vinte) horas/Semanais

ANÁLISE ERGONÔMICA

ANÁLISE DA DEMANDA: Em média são realizados 15 (quinze) exames de raios-x de natureza diversa por profissional/hora. São divididos dois profissionais por sala de exame.

PROBLEMA PRIMÁRIO: Excesso de radiação absorvida segundo laudo do dosímetro mensal/emitido.

PROBLEMAS SECUNDÁRIOS: Afastamento por reclamação dor óssea e muscular, Afastamento por tendinite, afastamento por queimaduras de pele, afastamento para desintoxicação radioativa conforme orientação sindical.

ANÁLISE DA TAREFA:

AMBIENTE / ESTRUTURAL

SALA 1 E 2

45m₂ (quarenta e cinco) metros quadrados de área útil. Contém um vestiário com 5m₂ (cinco metros quadrados) metros quadrados. Iluminação adequada. Paredes: Pé

Página 3 de 5

direito 5m (cinco) metros. Pintura nova e em bom estado de conservação. Porta pumblífera com vedação total quando da realização de exame.

SALA 3

30m₂ (trinta) metros quadrados de área útil. Sem vestiário. Iluminação adequada. Paredes: Pé direito 5m₂ (cinco) metros. Pintura desgaste do tempo, apresenta partes com infiltrações. Porta pumblífera com vedação total quando da realização de exame.

SALA – REVELAÇÃO DIGITAL

16m₂ (dezesseis) metros quadrados de área útil. Iluminação adequada. Paredes: Pé direito 5m (cinco) metros. Pintura nova e em excelente estado de conservação.

AMBIENTE / MOBÍLIA E EQUIPAMENTO

SALA 1

Mesa radiológica em excelente estado de conservação, hidráulica em total funcionamento. Aparelho radiológico da marca SIEMENS, 4 (quatro) anos de fabricação e 2 (dois anos) de uso. Revisões de qualidade de emissão de raios-x todas realizadas e datadas por profissional do fabricante do equipamento, não apresentou alterações e nenhuma recomendação importante. Estativa e/ou Buck vertical, novo e hidráulico. Mesa de comando digital com capacidade de regulagem de 300 mA /Exame, 200 mAs /Exame, 180 Kv.

Obs. abreviações: mA – miliamperagem, mAs – miliamperagem por segundo, Kv – kilovoltagem.

SALA 2

Mesa radiológica em excelente estado de conservação, hidráulica em total funcionamento. Aparelho radiológico da marca PHILIPS, 10 (dez) anos de fabricação e 10 (dez) de uso. Revisões de qualidade de emissão de raios-x todas realizadas e datadas por profissional do fabricante do equipamento, não apresentou alterações e nenhuma recomendação importante. Estativa e/ou Buck vertical, 10 (dez) anos de uso da mesma marca do equipamento, uso manual. Mesa de comando digital com capacidade de regulagem de 300 mA /Exame, 200 mAs /Exame, 180 Kv.

Obs. abreviações: mA – Miliamperagem, mAs – miliamperagem por segundo, Kv – kilovoltagem.

SALA 3

Página 4 de 5

Mesa radiológica em bom estado de conservação, hidráulica em total funcionamento. Aparelho radiológico da marca PHILIPS, 20 (vinte) anos de fabricação e 14 (quatorze) de uso. Revisões de qualidade de emissão de raios-x todas realizadas e datadas por profissional do fabricante do equipamento, apresentou três trocas de ampola e juntamente com cabos de energia devido ao aquecimento quando em uso. Estativa e/ou Buck vertical, 14 (quatorze) anos de uso da mesma marca do equipamento, uso manual. Mesa de comando digital com capacidade de regulagem de 200 mA /Exame, 150 mAs /Exame, 150 Kv.

Obs. abreviações: mA – Miliamperagem, mAs – miliamperagem por segundo, Kv – kilovoltagem.

SALA – REVELAÇÃO DIGITAL

Equipamento de revelação CR-850 digital, marca: Kodak, tempo de revelação e digitalização 30s (trinta) segundos/por chassi, novo (menos de 1 (um) ano de fabricação) em garantia. Nenhuma revisão realizada. Impressora específica para revelação de exames, marca: Kodak – (menos de 1 (um) ano de fabricação) em garantia. Nenhuma revisão realizada, tempo para impressão 40s (quarenta) segundo por imagem. Mesa de escritório padrão, cadeira móvel padrão para escritório. Ventilação artificial: Ar condicionado em temperatura de manutenção de 15 graus para resfriamento do equipamento de revelação CR, conforme orientação do fabricante.

PROTOCOLO DE TRABALHO

Recebimento do pedido médico, anamnese do paciente, solicitação de preparo para o exame (vestuário correto), posicionamento técnico e específico (conforme pedido médico) escolha da técnica correta (avaliação de estrutura física do membro a ser radiografado), uso de IPI adequado e realização de exame.

ANÁLISE DA ATIVIDADE / CLASSIFICAÇÃO DE GESTOS

ESPECIFICAMENTE MANUAL

Disparo de Raios-X e aplicação de técnicas em painel radiológico.

NÃO ESPECIFICAMENTE MANUAL

Posicionamento do paciente (alinhamento central do paciente na mesa em decúbito dorsal, acondicionamento dos MMSS e MMII). Colocação de Chassi no Buck / vertical e horizontal. Preenchimento de ficha de controle interno e em prontuário médico, arquivamento de processos e de chassi.

Página 5 de 5

ANÁLISE DA ATIVIDADE / CLASSIFICAÇÃO DE POSTURA

131 – Tronco Reto / Dois Braços Para Cima / Duas Pernas Retas;

211 – Tronco Inclinado / Dois Braços Para Baixo / Duas Pernas Retas;

321 – Tronco Reto e Torcido / Um Braço Para Cima / Duas Pernas Retas.

PROPOSTA E RECOMENDAÇÕES DE MELHORIA

Conforme análise feita da SALA 3 a mesma precisa imediatamente ser desativada para reforma.

Recomenda-se a verificação imediata da infiltração de água e a verificação de um possível vazamento radiológico, refazer pintura e reboco danificado.

Recomenda-se a construção de um vestiário para sala. Manter as revisões periódicas dos equipamentos.

Recomenda-se a criação de sala de descanso para técnicos, com móveis adequados.

Recomenda-se a substituição regular de IPIs, cumprindo o prazo de validade e conservação dos mesmos.

Recomenda-se criar um plano de conscientização de uso de IPIs e a verificação de uso do equipamento no processo radiológico.

Recomenda-se a ampliação do quadro funcional da empresa, para o atendimento da demanda de exames realizados por dia/hora.

Data realização: 01/10/2010 – 05/10/2010

_______________________________ERICKSON DAVID COELHO

PROF. RADIOLOGISTACONTER 1234/10