ADUFF - Boletim Eletrônico 14/Junho

6

description

Boletim Eletrônico da ADUFF - 14 de Junho

Transcript of ADUFF - Boletim Eletrônico 14/Junho

Page 1: ADUFF - Boletim Eletrônico 14/Junho
Page 2: ADUFF - Boletim Eletrônico 14/Junho

ADUFF convoca para Assembléia Geral nesta quinta

Nesta quinta-feira, 16 de junho, às 15 horas, acontecerá mais uma Assembléia Geral dos docentes da UFF. Entre os pontos de pauta estão assuntos jurídicos (3,17% e ação contra ANS para ampliar plano de saúde), com a presença do advogado da ADUFF, Carlos Boechat. Além disso, serão debatidas as restrições à participação dos docentes em estágio probatório em eleições para colegiados superiores e cargos de direção, e haverá escolha do delegado e dos observadores ao 56º Conselho do ANDES-SN (CONAD), que acontecerá em julho, em Maringá (PR).

Na Assembléia, haverá também a estréia do documentário “Lutas”, realização da ADUFF sobre as lutas do movimento docente, especialmente na UFF. A Assembléia ocorrerá na Galeria Espaço Cultural do ICHF, bloco O do Campus Gragoatá.

Page 3: ADUFF - Boletim Eletrônico 14/Junho

50 mil pessoas participam de passeata em apoio a bombeiros em greve

Cerca de 50 mil pessoas participaram de passeata pela Avenida Atlântica, em Copacabana, em apoio aos bombeiros, no último domingo, 12 de junho. Os manifestantes pediam a anistia dos 439 bombeiros que foram liberados na última sexta-feira, após passarem uma semana presos. Além disso, apoiavam as reivindicações dos bombeiros, que já estão em greve há dois meses.

Diversos movimentos sociais foram à passeata, levar sua solidariedade à luta dos bombeiros. O Sindicato dos Profissionais da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Sepe/RJ), em greve desde o dia 7, levou milhares de pessoas ao ato, onde também apresentou suas reivindicações.

O alvo principal das críticas dos manifestantes era o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. Os bombeiros questionaram como o estado que tem a segunda maior arrecadação de taxa de incêndio do país paga o pior salário do Brasil, além de não garantir condições adequadas de trabalho.

Page 4: ADUFF - Boletim Eletrônico 14/Junho

Câmara aprova MP 525/11, que precariza ainda mais a contratação de professores

A Câmara dos Deputados aprovou, no último dia 8, em votação simbólica, a Medida Provisória 525/2011, que libera a contratação de 20% dos professores das universidades públicas e instituições tecnológicas de ensino sem concurso público.

A MP estabelece que a contratação desses professores temporários atenda não apenas aos casos antes previstos na Lei 8745/93, como vacância dos cargos efetivos por morte, aposentadoria, afastamento para tratamento médico ou capacitação. Pela nova regra, os cursos criados dentro do projeto de expansão do ensino superior do governo, o Reuni, também podem contratar professores temporários, sem a obrigatoriedade de promoção de concurso público. O mesmo vale para cargos vagos em decorrência de seus titulares passarem a ocupar cargos da administração superior, como reitores, pró-reitores e diretores de campus.De acordo com o governo, a demanda total de docentes para o Reuni foi estimada em 15.755 professores de 3º grau, com base na média de 1 docente para cada 20 estudantes.

A MP 525/11 foi rechaçada pelo 30º Congresso do ANDES-SN, realizado em Uberlândia (MG), em fevereiro. Em moção de repúdio, os docentes apontaram o caráter arbitrário da medida, que reflete o contingenciamento de recursos operado pelo governo Dilma. A MP 525/11 segue para apreciação do Senado. Se aprovada, será submetida à sanção presidencial.

Page 5: ADUFF - Boletim Eletrônico 14/Junho

Adufes debate papel social da mídia

A ADUFES promove o debate “A democratização da comunicação e o papel social da mídia”, na próxima sexta-feira, 17/06, a partir das 9h, no Auditório Manoel Vereza (CCJE), Campus de Goiabeiras, em Vitória (ES). A atividade é uma iniciativa do Grupo de Trabalho de Comunicação e Artes (GTCA) da ADUFES com o apoio do Andes-SN e pretende subsidiar a discussão sobre comunicação sindical e o marco regulatório da comunicação.

O debate pretende problematizar o papel da mídia na atualidade e apontar a necessidade da democratização da comunicação. Para isso, é muito importante que sindicatos e movimentos sociais desenvolvam suas próprias ferramentas de comunicação. Além de estimular essas iniciativas, a atividade irá tratar da regulamentação dos meios de comunicação e do controle social da mídia.

A mesa será composta pela professora do Departamento de Comunicação Social da UFES, Ruth Reis, que irá abordar o papel da mídia no século XXI; o integrante do Coletivo Intervozes, Jacson Segundo, que irá tratar do controle social dos meios de comunicação; e o jornalista da Revista Fórum e blogueiro, Renato Rovai, que irá discutir as perspectivas de democratização da mídia na era digital.

Page 6: ADUFF - Boletim Eletrônico 14/Junho

Acompanhe a ADUFF nas redes sociais!

Gostaríamos de lembrar que a ADUFF está com suas redes sociais funcionando para melhor deixar os professores, técnicos e estudantes atualizados sobre as movimentações de nossa seção sindical.

Vocês podem nos acompanhar pelo Facebook, e também no Twitter: |

Além de uma ferramenta de comunicação nossa, essas redes sociais também permitem maior interação entre nosso sindicato e você. Estamos abertos a críticas, sugestões e também informes de qualquer pessoa ou movimento.Nosso site continua o mesmo e agora atualizado!

facebook.com/aduff.ssind twitter.com/aduff_ssind

www.aduff.org.br