ABC n 309 Compact

25
P O R T U G A L M A I S  P E R T O PORTUGUESE CANADIAN NEWSPAPER JORNAL DE GRANDE CIRCULAÇÃO NO ONTÁRIO Segunda-Feira, 16 de Maio 2016 Ano VI N.º309 www.pcnewsnetwork.com  DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Sales Representative Sutton Group Realty Systems Inc. Brokerage 2 Ravenal St. Newly renovated located at Runnymede & St.Clair, Large Lot, Full Basement….. More on Page 4 2 Ravenal St. Renovada de novo. Localizada na area da Runnymede & St.Clair. Um grande lote.  Uma cave cheia….. Mais na Página 4  Atractiva e imponente CARASSAUGA JÁ “MEXE”... Reconhecidos os nossos  Voluntários Pag 4 e 5 São 5 anos de um Rancho que é... uma Pérola! A Casa dos Açores esteve em festa!  A ACAPO cresceu mais... e olha o FUTURO 8/9 7 21 Portugal  vestiu  vermelho P I C O

Transcript of ABC n 309 Compact

Page 1: ABC n 309 Compact

7/26/2019 ABC n 309 Compact

http://slidepdf.com/reader/full/abc-n-309-compact 1/24

P O R T U G AM A I S  P E R T

PORTUGUESE CANADIAN NEWSPAPER 

JORNAL DE GRANDE CIRCULAÇÃO NO ONTÁRIO

Segunda-Feira, 16 de Maio 2016 Ano VI N.º309 www.pcnewsnetwork.com  DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Sales Representative

Sutton Group Realty Systems Inc. Brokerage

2 Ravenal St.

Newly renovated

located at Runnymede

& St.Clair, Large Lot,

Full Basement…..

More on Page 4 

2 Ravenal St.Renovada de novo.

Localizada na area daRunnymede & St.Clair.

Um grande lote.

 Uma cave cheia…..

Mais na Página 4

 Atractiva e imponente

CARASSAUGA JÁ “MEXE”...

Reconhecidosos nossos

 VoluntáriosPag 4 e 5

São 5 anode um Ranch

que éuma Pérola

A Casa dos Açores esteve em festa!

 A ACAPO cresceu

mais... e olha o FUTURO 8

7

21

Portuga vesti

 vermelh

PICO

Page 2: ABC n 309 Compact

7/26/2019 ABC n 309 Compact

http://slidepdf.com/reader/full/abc-n-309-compact 2/24

Ficha técnicaPropriedade:ABC Portuguese Canadian Newspaper Ltd

Director:Fernando Cruz Gomes

Conselho Empresarial: Fernando Cruz G omes, Presidente; PauloFernando, Vice-Presidente; Carlo Miguel, Tesoureiro;

e Lara Ingrid, Secretária.

Redacção e Cronistas:António Pedro Costa (Ponta Delgada), António dos Santos

Vicente, Carlo Miguel, Conceição Baptista, Cristina Alves(Lisboa), Custódio António Barros, Edgar Quinquino(Hamilton), Fernando Cruz Gomes, Fernando Jorge,

Filipe Ribeiro (ABC Turismo), Guida Micael, Helder Freire(Lisboa), Humberto Costa (Luanda), Lara Ingrid, Luis Esgáio,

Luky Pedro ,Maria João Rafael (Lisboa), Pedro Jorge CostaBaptista, Sérgio Alexandre, Sónia Catarina Micael.

Secretária de Redacção:Lara Ingrid

Chefe Gráfico:Sérgio Alexandre

Telefones:416 995-9904 * 647 962-6568 * 416 828 6568.

E-mail: [email protected]  [email protected]

[email protected] College St. PO Box 31064 TORONTO ON M6G 1C0

Pedro Jorge Costa B. de Barros [email protected]

16 Maio 20162 . Nossa Gente

Emigração em debateCompreender a política

As eleições para a presidência nos EUA estão cada vez mais inte-ressantes e cada vez mais se torna aparente que nada vai ficar namesma. Agora a corrida é só de um lado, pois o candidato DonaldTrump pelo partido republicano já não tem opositores. Concorresozinho para ter a nomeação.

Contudo, apesar disso, o partido republicano e a sua liderançae elite não parecem abraçá-lo e/ou aceitá-lo. O que está a gerarmuita contestação e a levantar muitas perguntas sobre a funcio-nalidade do sistema político dos EUA.

Já o partido democrata continua com dois: o senador Bernie San-ders e a antiga secretária Hilary Clinton. Também no partido de-mocrata estão a ser levantadas questões sobre o sistema político,as elites, e os partidos políticos nos EUA.

O problema está que os partidos políticos não parecem quereraceitar o voto popular e, ao fazê-lo, estão a ignorar um dos prin-cípios da democracia. Esse princípio é respeitar votos e a voz dequem vota.

 No caso do partido republicano que é de longe o mais complica-

do e complexo de analisar temos que se isto continua arriscamosque o partido poderá ficar partido e irreconhecível. Já no caso dopartido democrata temos o caso dos super delegados.

Está a ser claro que os super delegados são redundantes e desne-cessários.

De facto eles só fazem sentido num sistema em que se pretendecontrolar a democracia e a escolha popular. Ao invés de se confiarque a população é madura e educada. Não se espera isto de umpaís como os EUA.

Temos que compreender e é mesmo importante compreenderque, nada vai ficar como antes.

O sistema pode não mudar mas mostra as falhas e as rachas que veio a desenvolver mas mais importante as que sempre teve. As-

sim é é exatamente por isso que nós observamos isto.

ATÉ PARA A SEMANA!

Quinta-feira, a secção local do PSD achou que era capaz de ser in-teressante levar a cabo uma reunião de esclarecimento acerca dostemas que, mesmo entre nóps, têm estado em foco. Muita gente es-teve presente.Anabela Nunes, especialista nestes temas, esteve a abordar os temasali em foco. A dizer, afinal, o que pensar sobre alguns dos problemasque afectam a nossa gente. Ali, o interessante foi até o estilo des-contraído de toda a sessão. Paula Medeiros, por exemplo, chegoua desafiar designadamente o repórter. E a dar sugestões para ouvireste e aquele. O que até ajudouDe facto, até fomos seguindo as sugestões. E fomos ouvindo pessoas

que, directa ou indirectamente, estão relacionadas com as facilida-des – ou dificuldades – da emigração.Duarte Lino e Mário Craveiro até nos disseram da sua satisfa-ção em estar por ali, designadamente para ouvir soluções para de-terminados casos. Não se queixaram de nada em termos pessoais,.

Mas entenderam que valeria a pena haver mais reuniões do gLeila Couto é advogada portuguesa. Estava também por látende o que por ali se vai passando. Reconhece os problempresença e acha que todos deveriam estar informados de tudManuel Alexandre também temn a sua opinião. Presente nnião, entende o muito que por ali se passou. E o interesse cotodos, de uma forma geral, abordaram os temas. De resto, ainhá muito, juntamente com Ricardo Viveiros, esteve em Otavacom determinados deputados acerca do momentoso problemPara Paula Medeiros, valeu bem a pena. Satisfeita, designada

com a ader|encia das pessoas. Disse-se satisfeita e acha – penos assim o ouvimos – que vale a pena continuar com este e ogéneros de esclarecimento.Decerto que valeu a pena. E quevale a pena fazer votos por qseja a última reunião.

 V a m o s  c o n t i n u a r  j u n t o s ?

 -  C r e m o s  ( e  q u e r e m o s... )  i r  c r e s c e r  a i n d a

  m a i s

Somos um Jornal di feren te!

- Nós sabemos e em 20 15 pro vámo-lo! 

Page 3: ABC n 309 Compact

7/26/2019 ABC n 309 Compact

http://slidepdf.com/reader/full/abc-n-309-compact 3/24

EDITORIAL

Uma Associação“em forma”

 António Pedro CostaPonta Delgada

O Espírito Santo dos AçoresEstamos a celebrar a festa das festas açorianas, o Espírito Santo,e com ela comemoramos o Dia dos Açores, uma data instituídaem 1980 e destinada a exaltar a açorianidade, coincidindo com amaior festa religiosa e cívica de toda a nossa Região Autónoma.Desde então, as comemorações oficiais aliam-se aos festejos que opovo açoriano realiza com devoção, em cada esquina das nossasilhas, levando-se a cabo festividades despretensiosas, mas cheiasde simbolismo social, num gesto de grande e manifesta unidadedo povo açoriano, quer viva nestas ilhas, quer viva na diáspora.

Estes festejos constituem também um sinal da universalidade daidentidade deste povo ilhéu, pois ultrapassou fronteiras e foi leva-do para o novo mundo, onde conhece uma grande pujança e é umreferencial insubstituível do modo do viver insular, com um alcan-ce político, social e cultural da maior relevância fora das fronteirasdos Açores.

As festas do Espírito Santo constituem, desde os primórdios dopovoamento, uma celebração da solidariedade e da festa da pró-pria vida, entrelaçando-se com as mais nobres tradições cristãsque o povo açoriano sempre cultivou.

Celebrar a açorianidade e a autonomia de forma muito expressi- va e intensa, é um modo dos açorianos reconhecerem o valor dassuas raízes e da sua memória, ultrapassando barreiras de séculosde costas voltadas e vencendo desconfianças e velhas rivalidadesentre ilhas.

  Material Editorial .16 Maio 2016

Quem anda nestas andanças de informar... depara-se muitas vezes com situações que acabam por nos alegrar o dia e deixamentender a certeza de que podemos estar em caminho seguro efirme, rumo ao Futuro.

Há dias, num sábado de uma certa acalmia nas intempéries, lámais para cima, na Mississauga formosa e em crescimento diário,

passámos parte da noite com a Associação Portuguesa da Univer-sidade de oronto. Vimos o entusiasmo dos mais jovens. Ano-támos o apoio de alguns que têm o “cabelo branco” dos temposidos.

E ao ver o andamento geral de uns e de outros, convencemo-nos deque é possível chegar a bom porto, mesmo no mar encapelado dosnossos dias.

Por um lado, anotámos que a tal Associação poderia ter mais gente,sim, mas não deixámos de anotar, também,, que os componentesda organização têm força anímica para dar e vender, como é vulgardizer-se.

Vimos, ainda – e isso é importante ser sublinhado – que os mais ve-lhos, os pais e avós, acompanham o “arranque” dos que estão agoranos bancos das Escolas superiores. E houve a entrega de Bolsas de

Estudo – talvez poucas para as necessidades – e palavras de incen-tivo de quanto baste.

Nestas três décadas de Autonomia Politica, Administrativnanceira um dos traços e a própria força da açorianidade pena vitalidade com que se comemora este Dia, seja na mais pepovoação ou nas comunidades de açorianos espalhadas pelodo, mantendo um profundo significado desta maneira simcelebrar a nossa história e a nossa cultura.

O nosso sistema Autonómico constitui o reconhecimento p

de uma diferença, não apenas geográfica e histórica, mas idrio da cultura própria do povo açoriano, moldada pela vivênque é viver no isolamento das ilhas.

A Autonomia de hoje não é comparável ao conceito do passtempo de Aristides Moreira da Mota, pois ela tem de estaràs novas realidades em que a Região está inserida. Não pouma Autonomia estanque, só para dentro de portas, mas afido-a perante os desafios da integração na União Europeia, pe os desafios da globalização e perante os desafios que o de

 vimento do país exige.

Por isso, celebrar o Espírito Santo e o Dia dos Açores, é hogear com respeito todos os açorianos, quer vivam dentro duma das nossas belas ilhas, quer labutem em qualquer partmundo, reafirmando a forte convicção de que o simbolismodata nos aproxime e nos incentive a trabalhar cada vez ma

prol deste pequeno torrão que tanto amamos.

bidos com a lhanezac de trato que mereciam?– Pois sim! Ao contrário, andampor aí cabis-baixos e ao sabor das ondas dos que acredi-tam, hoje, na sua inocência e amanhã mudamde ideias. Têm de fazer pela vida, começandotudo pelo princípio que não é, de forma al gu-ma, o que desejariam e mereceriam.

Aos queixosos... nada acontece. São bemcapazes de dizer até que a “libertação” ou o“apagar das culpas” não foram mais do quemanigâncias de uma Justiça que – dizem... –está sempre ao lado dos que têm nome so-nante na Informação cor de rosa que noticia

As incongruências da vida. As centelhasde fulgor que se perdem. Os nomes maisou menos bem aceites por todos que pas-sam a ser, de um dia para o outro, parteda escória da sociedade. Passam a ser éforça de expressão, porque grande partedas vezes aparecem os Tribunais a pôrtudo no são... e a dizer que o que se afir-

mou não passa de balela sem sentido eofensas que o não eram.E o que é facto é que aparecem senadoresa ser acusados de peculato doentio, apa-recem locutores a passarem pela ignomí-nia de uns quantos crtimes de agressãosexual, às vezes até a colegas de profissãoou a gente que, com eles, bebia do fimo...E a verdade é que, durante meses, paranão dizermos anos, andam eles na bocado mundo, com o nome em tudo o queé Jornal. A perder credibilidade que, emprincípio, tinham. E, naturalmente, agastar dinheiro em advogados caros e em vias de defesa que não são nada baratas.E o que lhes acontece depois? Quando voltam ao seu normal... será que são rece-

Faz agora seis anos que oPapa Bento Dezasseis sedeslocou a Portugal. Embreve, segundo dizem, seráa vez do Papa Francisco.alvez muito poucos espe-rassem, mas Bento XVI aca-bou por se referir à situaçãoeconómica que Portugal e aEuropa vivem. Com pala-

 vras soltas, refer iu-se à criseeconómica e financeira queestá a abalar o País e a esta-bilidade europeia. Para ele,a prioridade hoje é fazer decada mulher e homem cris-tão “uma presença irradian-te da perspetiva evangélicano meio do mundo, na famí-lia, na cultura, na economia,na política”, como disse.

Ainda no avião, na viagementre Roma e Portugal, alu-diu à crise que se vive atual-mente na Europa, referindoque o pragmatismo econó-mico não traz resultadospositivos e cria “problemasinsolúveis”. E hoje... a criseeconómixca mantém-se.

O Sumo Pontífice não o sa-beria, mas a verdade é quecom a Europa a pressionarpor mais (e austeras) me-didas, o FMI de sobreavisoe um calendário apertado,dificilmente se entende ocompasso de espera. Nes-te contexto, Bento XVI erasimultaneamente Chefe deEstado e líder religioso. Eisso tornava-o uma figuraúnica em termos de visitan-te oficial. Afinal, os papasestão ligados à história por-tuguesa desde o primeiro

Como presidente da Associação, uma jovem – a Catarina Ra– que tinha a seu lado a Mãe e o Pai. Ambos a lembrarem qsonharam os mesmos sonhos, também na mesma universida

Para a Catarina, a lembrança – e ela lembrou – da avó BrGomes, cujo nome vai agora fazer parte do Portuguese WaFame, face ao seu trabalho em prol da Comunidade. E entroutorgantes de uma das Bolsas de Estudo, Frank Alvarez, o sidente da CIRV Radio e da FPV, que na conversa que entlámos nos teceu considerações interessantes acerca do camque todos estamos a trilhar. Que todos deveríamos trilhar,lhor dizendo.

O caminho é esse, sim. Os mais novos a entender e a segulegado dos mais velhos. E estes a ajudar a que tudo marche a tento.

só o que lhes interessa...Locutores. Senadores. Gente fina. Destenham dinheiro... são terreno fértil ecido para o “mastigar” do bom nometuralmente, para uma extorsão de dque às vezes acontece...

Locutores. Senadores. Gente fina. Ccasa, não temos senadores. Não temestirpe de gente fina. E locutores temguns. Não entram, porém, na “roda vivse género de agressões sexuais. São cde não merecer, por isso, o “desgaste” que alguns dos outros têm... - CG

 A “roda viva” dos que gostamde navegar em certas águas...

momento. Basta pensar queAfonso Henriques escreveua Inocêncio II a prestar ho-menagem em 1143, ano doratado de Zamora.E que em 1494, quando Por-tugal e Espanha repartiram omundo no ratado de orde-silhas, foi de novo um Papa,Alexandre VI, a reconheceràs coroas ibéricas o direitode conquista. ivemos aindaum breve Papa português,João XXI, há mais de 700anos.

Por outro lado, o Vaticanodeve também muito a Portu-gal, esse país que nasceu daReconquista Cristã e que de-pois criou pelo mundo terrasde gente católica, nas Amé-ricas, em África, na Ásia. Omaior país católico do mun-do, o Brasil, fala português.

Por tudo isso, o papa Ben-to XVI – e, decerto, agora omesmo acontece com o PapaFrancisco - pediu a Portugalque ajude a afirmar a matrizcristã na Europa à semelhan-ça do que fez durante os Des-cobrimentos, quando foi umdos principais promotoresda fé católica no mundo. AEuropa – de que Portugal fazparte – é bem capaz de serum elemento fundamentaldas preocupações de muitos.

Do Papa Francisco tambémo será, agora que estamosa celebrar mais um aniver-sário da aparição de NossaSenhora aos pastorinhos deFátima.

A Religiãoe a criseeconómica

Page 4: ABC n 309 Compact

7/26/2019 ABC n 309 Compact

http://slidepdf.com/reader/full/abc-n-309-compact 4/24

16 Maio 20164 . Comunidades

Sales Representative

Sutton Group Realty Systems Inc. Brokerage

134 Beaver Terr.

Beautiful Large 3 Bedroom Home With

Built-In Garage + 1 Extra Parking Space.

Living & Dining Rooms With Wood Flooring,

SOLD OVER ASKING IN 10 DAYS!

49 Prennan Ave. W.

One of a kind custom European inspired

home features: imported kitchen, hand

crafted doors + More!

Bedrooms: 4 +1 Bathrooms: 5

2 Ravenal St.

Two Bedroom

Detached Brick Corner

Lot Bungalow.

ONLY $449,000

Bela. Grande 3 quartos de cama. Casa com Garagem+ 1 extra espaço de estacionamento. Quartos e salasde jantar com Wood Flooring, Venda por mais doque pedido EM 10 DIAS.

Uma bela casa de tipo personalizado com caracte-rísticas inspiradas no estilo europeu. cozinhaimportada, portas trabalhada à mão + Mais!Quartos: 4 1 Casa de Banho,: 5

Dois quartos. Separada. Cantocom tijolo. Lote de Bungalow..SOMENE $ 449.000

 Na passada segunda e terça-feira, realizaram-se duas

cerimónias para homenagear 136 indivíduos que têm

contribuido signicativamente como voluntários nas suascomunidades.

O Governo do Ontário, através do Ministério de Cidadania,Imigração e Comércio Internacional, lança anualmente

os Prémios para Serviços Voluntários (Ontario VolunteerService Awards). Os prémios reconhecem voluntários com5, 10, 15, 20, 25, 30, 40, 50 e 60 ou mais anos de serviço

contínua a uma organização. Este ano marcou a 30ª edição

desta iniciativa.

A cerimónia teve lugar no Sony Centre na baixa da cidadede Toronto. Cristina Martins, na função de AssistenteParlamentar do Ministro de Cidadania, Imigração e ComércioInternacional e Deputada para a Davenport, esteve presente

e entregou certicados e “Trillium Pins” aos recipientes, perante a audiência composta de familiares e amigos.

Governo do Ontario reconhece

Imóveis... com Matthew Fernandes

Esta semana, Mat-thew pretende ajudaros nossos leitores areconhecer as diferen-ças entre comprar umcondomínio ou umacasa para uma família.

A grande diferençaentre os dois casos é,no fundo, o tipo depropriedade.

Como dono de umacasa, você compra aterra com a proprieda-de e você é responsávelpor toda a manuten-ção de ambos os casos,propriedade e terra.

Com um “condo”, com-pra a unidade em que vive e essencialmente édono de partes (shares)do prédio e os elemen-tos comuns, tais comoa piscina, o chamado

 vestíbulo e os terrenoscomuns e o estaciona-mento.

No fundo, ao compraro apartamento, vocêcompra uma parte deuma corporação.

O “condo” tem uma Di-recção… com directo-res a tomarem decisões

e até regras, regmentos e a gerêngeral do condomín

Se quiser, pode pguntar a MatthewPrós e Contras p

cada tipo de propdade.

De resto, na próxsemana, Matthew meça a dar a explção sobre os “pró“contras”. Mais: se ser, pode telefonaMatthew que lhe dtodas as informaçõ

Esta semana, continuamos a nossa coluna de Real Estate, abordando o tecom um dos especialistas na matéria de imóveis, Matthew Fernandes.

fundo, ele responde a perguntas que têm a ver com a compra e vendapropriedades, bem como dá uma panorâmica do mercado de Real EstMatthew foi licenciado, há mais de seis anos, com a Sutton Group ReaGanhou já muitos prémios designadamente o Prémio Platina da Sutto

Page 5: ABC n 309 Compact

7/26/2019 ABC n 309 Compact

http://slidepdf.com/reader/full/abc-n-309-compact 5/24

  Comunidades . 516 Maio 2016

Mais de seis milhões de voluntários contribuem m860 milhões de horas de trabalho voluntário anualmenOntário.

“Orgulho-me por ter muitas organizações, dirigidavoluntários ativos, no meu bairro. O trabalho alcançadvós tem um impacto enorme na qualidade de vida de mi

de moradores da Davenport” disse Cristina Martins.

Este ano o governo do Ontário reconhecerá mais de 1voluntários em 54 cerimónias por toda província, Março e nais de Junho.

Inscrições para 31ª edição dos prémios Ontario VolService Awards (entregues em 2017) já estão abertas ado portal: www.ontario.ca/honoursandawards.

destes prémios, atribuídos anualmente pelo governo provincial, e incentivou-os a nomearem os seus voluntários.A Deputada diz-se orgulhosa do resultado. Mais uma vez70% dos recipientes do bairro da Davenport são membrosda comunidade Luso-Canadiana, a segunda vez que háum número tão signicativo de recipientes portugueses aserem reconhecidos pelo seu voluntarismo, pelo governo do

Ontário.

Os voluntários são fundamentais para o decorrer das nossasorganizações comunitárias. Sem eles, muitos dos programas,serviços e eventos não existiriam. Os seus esforços inspiramoutros a darem também do seu tempo e das suas habilidades.Eles são modelos para uma nova geração de jovensvoluntários.

Entre os 136 recipientes do bairro da Davenport, cerca de

65 são voluntários da comunidade Luso-Canadiana deToronto: dirigentes de Clubes e Associações, OrganizaçõesSem-Fins Lucrativos, Ranchos Folclóricos etc., que foramhomenageados pela primeira vez pelo governo provincial.

Em destaque este ano estiveram voluntários da Casados Açores, Casa da Madeira, Casa das Beiras, Estrelasdo Norte, Associação 25 de Abril, Music Society of St.

Helen’s, Arsenal do Minho, Associação Cultural do Minho,Associação Migrante de Barcelos, RF Transmontano e aACAPO.

Desde Outubro de 2014, Cristina Martins, atravês do seugabinete, deu conhecimento aos clubes e associações

Na Câmara dos Comuns, falou-se, ainda agora, em Portugal enos Portugueses. E isto porque,na proximidade do 25 de Abril,

Julie Dzerowicz, deputada fede-ral pelo círculo da Davenport,entendeu falar na Revoluçaodos Cravos, enaltecendo Portu-gal e a “força” anímica do Povo,que ajudou a mudar a situiaçãoem Portugal.

Disse, desde logo, querer usarda palavra “para homenagear oaniversário da Revolução dosCravos, que teve lugar no passa-do mês, no dia 25 de abril”.

Lembrou, ainda, que “a come-moração anual do 25 de Abril,como é conhecida na comuni-dade portuguesa - que compõeo maior grupo étnico no meucírculo eleitoral de Davenport,

oeste de oronto - comemorao fim de quase 40 anos do go- verno autoritário com o maiorperíodo de vida na Europa Oci-dental.

O 25 de abril de 1974 marcouo dia que efetivamente mudouo governo Português para umademocracia”.

Julie Dzerowicz acentuou que“a revolução começou comoum golpe militar, mas logo setransformou numa campanhapopular de resistência civil. Estaé chamada de Revolução dosCravos, porque praticamentenão foram disparados nenhuns

e homenageia Voluntários

Deputada da Davenport  A “Revolução dos Cravoabordada no Parlamende Otava

tiros para acabar com a dra e, quando a populaçãàs ruas, foram colocadosnas bocas das espingardauniformes dos homens dcito, com a população a afim da ditadura”.

Julie afgradeceu a Carlogadinho e ao resto do exda Associação CulturalAbril os seus esforços “prantir que a lição da Revdos Cravos jamais será eda – e uma vez que a demcia está conquistada, depermanecer vigilantes sempre contra quaisquerças à nossa democraciamos votar e estar sempre vidos - seja em PortugaCanadá, este país abenque temos a sorte de podmar de nossa pátria”.

abrangência cultural que resulta, explicitamente, das funções e doscontactos com culturas e problemáticas de âmbito internacional.

 No quadro da missão do Camões IP, esta mostra tem por objetivoreforçar o conhecimentosobre a Língua Portuguesa e assim contribuir ativamente para a suavalorização e difusão nomundo.

O Consulado-Geral de Portugal lrmbra, agora, que a exposição“Escritores Diplomatas” se encontra patente na Galeria Almada

 Negreiros até 27 de maio de 2016.

Organizada sob o patrocínio do Camões I.P., a mostra é constituída por uma seleção de 10escritores que foram diplomatas. Iniciando com Eça de Queiroz(séc. XIX) e nalizando com Luís Filipe Castro Mendes, autorcontemporâneo, em todos se encontra subjacente uma visão de

“Escritores Diplomatas” em exposição

Ali, a partir das 3.30 h., fez-se a abertura do Altar do Divino,seguido-se de almo¬ço das tradicionais sopas do Espírito Santo ecozido (à moda da Graciosa).Claro, houve baile animado por DJ Martins.COISAS

A Graciosa Community Centre de Toronto levou, ontem, domingo,a efeito, as Festas em honra do Divino Espírito Santo.Assim, ontem, à 1.30 da tarde, houve Missa da coroação celebradana Igreja de Santa Inês, por intenção dos sóçios falecidos. Às 3horas, realizou-se o chamado Cortejo procesional até ao salão nobredo Graciosa Community Centre of Toronto, no 279 DovercourtRoad.

Festas do Espírito Santo no Graciosa

Redondo chegaram a Penacova por volta da hora de almoço edeverão retomar a peregrinação ao início da noite. O grupo deveráchegar a Fátima na próxima terça-feira.A mesma fonte avançou ainda que, em breve, também a direçãofará a caminhada a Fátima, uns movidos pela fé e outros porsolidariedade.Depois da festa pela permanência na I Liga de Futebol, equipatécnica e jogadores despedem-se dos seus adeptos na próximaquarta-feira, com um treino aberto, agendado para as 17:00.

O treinador do Tondela, Petit, e a sua equipa técnica partiram a péem direção a Fátima na madrugada de hoje, de forma a agradecer o‘milagre’ da permanência na I Liga de futebol, revelou fonte ocialdo clube.De acordo com a mesma fonte, Petit, equipa técnica e um diretordesportivo do Tondela arrancaram em direção a Fátima perto das04:00 da madrugada de hoje, depois de terem participado nosfestejos da manutenção no escalão maior do futebol.Petit, José Vilaça, Nuno Pereira, Pedro Pereira, Paulo Silva e João

Petit partiu a pé rumo a Fátima para agradecer‘milagre’ da permanência

Page 6: ABC n 309 Compact

7/26/2019 ABC n 309 Compact

http://slidepdf.com/reader/full/abc-n-309-compact 6/24

16 Maio 20166 . Comunidades

Ontem, Domingo 15 de Maio, em manhã fria, de chuva, e porvezes também até com neve à mistura, escreveu-se mais uma

 pagina de historia no nosso meio. O segundo ano, coroado desucesso... à volta de uma... grande VOLTA. (Perdão pelo mini-

 jogo de palavras, não poderíamos resistir.) Esta causa nobre, e quemerece todo o apoio e a solidariedade da nossa sempre generosacomunidade portuguesa, Volta Luso Charities, voltou... para car.Para os atletas (e menos atletas) que quisessem, andar de bicicletaou a pé, correr ou mesmo só contribuir com qualquer donativomonetário; VOLTA Luso Charities veio para car e dar a sua“caminhada” para fazer parte de uma nova realidade e tradiçãoanual no nosso meio. Para quem marcou presença no ano passado,como foi o nosso caso, viram-se grandes e enormes diferençasentre o primeiro e o segundo ano da Volta Luso Charities. A maiorentre as diferenças tem de ser simplesmente de este ano ter havidomuito maior numero de participantes – triplicou!!! Embora noano passado o local escolhido de Adjala-Tosorontio Township,em Simcoe County, reunia as condições perfeitas para qualquercorrida, este ano por ser em Mississauga, tão perto de Toronto,talvez também ajudasse e se calhar foi melhor por outros motivos.O Centro Cultural Português de Mississauga foi a base perfeita

 para em boa parte servir os atletas e participantes.

Atmosfera de “calor humano”Este ano, a Liuna Local 183, Canadian Council of Constructions

Unions, Liuna Ontario Provincial District Council foram os principais patrocinadores do evento. Não restam duvidas para oPresidente de Luso Charities Jack Prazeres, ontem foi “um diade divertimento, um dia de vários quilómetros de bicicleta, etambém de vários quilómetros a pé. Um dia que estamos cá todosreunidos para aquecer a atmosfera em varias maneiras e uma delasé de calor humano.” como disse no ano passado... e se no ano

 passado estavam pouco mais de 300 participantes este ano forammais do triplo. Durante o almoço que foi preparado por o próprioPCCM (Padarias Caldense confecionaram o pequeno almoço)Lena Barreto a Vice Presidente falava ao microfone e desaavaos presentes a imaginar como será este evento daqui a 5 anos...Wow!!!O ano passado este mesmo evento aconteceu também numDomingo, que para nos, Jornal ABC - o primeiro com as noticiasfrescas na banca é sempre tarefa difícil. E se tentássemos a VoltaLuso Charities no Sábado??? hmmm? Só uma sugestão... Bem,no ano passado esquecemos de mencionar o trabalho incansávelde 88.9 CIRV FM /FPTV que estiveram, no ano passado, comotambém este outra-vez presentes desde o principio ao m. Sabemoso que custa trabalhar, e respeitamos o trabalho dos outros.

Aplaudimos a incitava da VOLTA Luso Charities e aplaudimosquem dedicou o seu tempo para organizar uma iniciativa (que eraaté aqui) inédita na nossa comunidade a favor da “nossa” própria

caridade... Este ano elementos deste seu Jornal ABC quiseram juntar-se aos heróis e voluntários da Luso Charities para ajudarde uma maneira diferente. Quem escreve esta mesma pagina,teve o prazer de levar os mais novos com ele e cou contente eemocionado ao vê-los a participar também... e para o ano ouvimos

dizer que você também vai la estar. Para aqueles que quiseremcontribuir ainda ha varias maneira de o fazer; Luso CanadianCharitable Society, através do http://lusoccs.org/events/volta-luso-charities/ tel.416-761-9761 Janice Furtado Ext. 204 [email protected], Marilene Santos at Ext. 201 [email protected] ouliguem para CIRV FM.

 – Carlo Miguel Cruz Gomes / ABC

VOLTA LUSO CHARITIES 2016 Lista dos Patrocinadores:Patrocinador Principal - Liuna Local 183, Canadian Council ofConstructions Unions, Liuna Ontario Provincial District CouncilCommunity Sponsor Portuguese Cultural Centre of Mississauga:Route Sponsor BMO Bank of Montreal; Main Jersey SponsorIUPAT Internation Union of Painters & Allied TradesCyclist Water Bottle Sponsor Masters Insurance Limited; WaterBottle Sponsor Antonio Medeiros - Royal LePage; Patrocinador/ Apoio T-shirt * The Stockyards Dental * Sheet Metal Workers’Local Union 30 * Dundas Woodwindows & Specialties Inc. * Royal

LePage Supreme Realty * Cervini Painting & Decorating  Naswire Inc. * Churrasqueira Martins * Eurostar LandscaPaul Clara – RBC * Correia Windows and Doors * Capela SInc. * Filipe Ferreira - Royal LePage * Eddy Smart Home So* Ratex Electrical Supply * North America General Contra

Sovereign Asset Management Inc. * Downtown Lumber *Produce Ltd. * RDC Construction Ltd. Refreshment SponsoFood Wines of Portugal Fruit Sponsor Tel Blue Guia Snack SPepper’s Café

Volta Luso Charities CommitteeLena Barreto * Jack Prazeres * Nelson Cidade * Alfred* Filipe Ferreira * Pedro Nascimento * Frank Alvarez Fortunato * Manuel DaSilva * Marilene Santos * Janice FuVoluntários? Muitos. RBC Group walk pit stop & followed

 Ninette Noronha, Laert Fociro, Sygnus Matthew, Elena OEleni Vlachogianni, Cherral Isa, Clara Noronha,Danielle McMahon, Daniela & Sabrina (greeters). Manuela(registrations & donations), Otilia Prazeres (registration),

 Nunes (photography), Alberto Nogueira (photography)Lisa Nunes (walk warmup), Marta Pita (walk leader), Goncalves, Bryan Goncalves & Brendan Sisco (jersey & handout), Michelle & Christine Barreto (route drivers & prelief), Carlo Miguel & Sonia Miguel (cyclist pit stop), Dav

(route driver), Julio De Jesus (various), Paula Esteves (cycstop), Tony Barreto (food preparation). E Portuguese CCentre of Mississauga volunteer group

Volta Luso Charities voltou...para fcar

Page 7: ABC n 309 Compact

7/26/2019 ABC n 309 Compact

http://slidepdf.com/reader/full/abc-n-309-compact 7/24

16 Maio 2016   Comunidades 

umna maravilha! E é!Muita gente. Tanta que foi difícil trabalhar. Difícil daglomerado das pessoas.

Portugal também está presente, como é evidente. O CCultural Português de Mississauga é o organizador trião das coisas portuguesas. Na edição de 2016, pod

dizer-se que o nosso Clube Português de Mississaugaxem chamar-lhe assim – se vai esmerar para que nadtasse.

Volta ao Mundo em três dias e Portuganão fca atrás

“É um orgulho enorme saber que o Pavilhão Portuguêsé sempre um dos mais visitados, um dos melhores, senãoo melhor. Ganha sempre muitos prémios, todos os anos,foi um dos originais que começou tudo isto, quando eramsó cinco.”.A verdade é que o Pavilhão Português nunca desistiu. Oque é de admirar. Até por ser trinta anos a receber prémios.“Como os Portugueses sabem, o Pavilhão Português estásempre cheio. E das outras nacionalidades, elas própriasgostam de visitar o Pavilhão Português... até por causada comida...”

 Jack Prazeres deixa mesmo a ideia de que vale a pena ircom tempo,. Porq ue o Pavilhão Português está semprecheio.

 No Centro Cultural Português de Mississauga, mora, anal,o “coração” português da Carassauga. Uma nova forma devisitar o Mundo... sem sair de casa. Ou melhor, neste caso,sem sair daquela associação multicultural.

Os preparativos estão em adiantada fase de concretização.

Tudo para dar a entender quem somos e... como somos. In-

teressante é que todos os preparativos têm uma tendência euma... “explicação”. Como tem a explicação a alegria e asatisfação da Mayor de Mississauga. Para ela, tudo aquilo é

Chama-se Festival Internacional Carassauga. No fundo, émostra interessante do que se passa no mundo, em matériade tradições, usos e costumes. O m-de-semana de 27, 38 e29 de Maio vai ser um “chamariz” inrteressante para umainiciativa que tem muito que se lhe diga. Vai, decerto, levarmuita gente aos diferentes pavilhões representativos de vá-

rios Países.

Um m de semana, como que à volta do mundo. Assim oouvimos,quinta-feira, quando em conferência de Impren-

sa, se anunciava o Festival Internacional da Carassauga, umFestival que começa a entrar na História

Umas quantas meninas a chamar a atenção para as suas dan-

ças e, vamos lá, para os seus trajos típicos. Mississauga vaiainda ser mais conhecida, se assim nos podemos expressar.Aquele m-de-semana pode ser o m-de-semana da Caras-

sauga. No seu calendário, pode marcar os dias 27, 28 e 29. Etentar ir até Mississauga por que vale a pena...

Mississauga já estava no mapaMississauga já estava no mapa. Vai car ainda mais, a ava-

liar por tudo aquilo que está previsto. Jack Prazeres é gura

dominante de tudo aquilo. Figura dominante que tem à suavolta muitos e muitos voluntários... porque Carassauga me-

rece.. E mesmo não estando só “à volta” dos Portuguesesnão deixa de ser, também, dos Portugueses.

O remorso é mais forteque a gratidão?

*Carassauga nos dias 27, 28 e 29 de Maio

É do Fernando Rio este pedaçode prosa, feita lembrança.Há um provérbio que diz, arazão que os mortos recebemmais flores que os vivos, é que oremorso é um sentimento maisforte que a gratidão.

Isso fez-me lembrar de um as-sunto muito falado na nossa co-

munidade nas últimas semanas.O facto de saber se a Parada vaicontinuar na Dundas, mudarpara outro local, ou até a possi-bilidade de acabar.

Confesso que fiquei feliz porhaver uma discussão sobre a Pa-rada, antes da semana de Portu-gal. É que, na minha opinião, aParada estava a ter o sintoma decasamento longo e cansado emque até ao dia do desfile passavadespercebida, toda a gente sabiaque ia acontecer, e então tudodeveria estar bem...

Para dar continuação a essa dis-cussão saudável, aqui vai um

bocado da realidade, não só arespeito da parada, mas das ce-lebrações da semana de Portu-gal em geral.

Estou a falar obviamente docusto financeiro necessário paraexecutar o vasto programa dasemana de Portugal. odos osanos, como tudo o mais na vida,os custos têm aumentado aoponto do Executivo enfrentar arealidade de ter que cortar aoprograma, ou criar novas aveni-das para angariar fundos extras,e assim manter um programa dequalidade, ao qual a comunida-de se habituou.

No passado, para não se der exclusivamente das sas patrocinadoras da comunidade, recorreu-spetáculos em circuito fcom bilheteira a pagar. Dmuito criticada por aquedefendem a ideia que otos da semana de Portug

de ser grátis. Apesar, digpassagem, do preço dostes serem uma fração, durante o ano se paga potáculos de menor qualidaganizados por empresasdas. A realidade é que, atrabalho dos voluntárioé grátis. Artistas têm de gos, a produção dos espetem de ser paga, a segtem de ser paga,etc, etc, e

Por isso faço um apelo aso bom povo generosodurante as celebraçõesano, quando virem iniinovadoras para angde fundos, contribuam

generosos. e para acabo provérbio que comecnham gratidão, para quenão seja necessário ter sos. Não vamos só dar vque temos depois de o perdido.

Also, I Appeal to the bcommunity along Dundto step up and show hoportant the PARADE is fbusiness, and the commugeneral.Por nós, batemos palmdizemos, como o faz FerRio, Feliz semana de Por

Fernando Rio enviou para a nossa lembrança... um artigo qumesmo, lembrança. Do que se fez. Do que se pode fazer. Ele é, etos casos, um “farol” que valeria a pena ter em atenção.

Page 8: ABC n 309 Compact

7/26/2019 ABC n 309 Compact

http://slidepdf.com/reader/full/abc-n-309-compact 8/24

8. Comunidades 16 Maio 2016

Uma noite cheia de entusiasmo

A cidade de Toronto é cada vez mais um local onde um vasto con-

 junto de pessoas promovem iniciativas de angariação de fundos para alguma causa local ou que visa ajudar projetos a edicar nasterras de origem.

Este é apenas mais um exemplo. Um grupo de amigos de São Mar -tinho – O Solidário, promoveu uma angariação de fundos para o

monumento que será implantado na zona da rotunda da Igreja deSão Martinho, diocese do Funchal, Madeira.A ideia pertence a um grupo de pessoas de dentro e fora da fregue-

sia, e passa por edicar uma estátua em honra do padroeiro SãoMartinho, um bispo que viveu nos primeiros tempos da Igreja, mui-to conhecido pela sua caridade e atenção aos outros.

A iniciativa parece estar a ser muito acarinhada, com outras comu-

nidades espalhadas pela diáspora, onde há pessoas da região de SãoMartinho, a querer contribuir de alguma forma para a concretizaçãodo projeto que deverá ser edicado em breve.O projeto será realizado pelo escultor Ricardo Veloza. Foi aindaaberta uma conta na CGD para recolher todas as ofertas e dona-

tivos.

A Paróquia de São MartinhoA paróquia de São Martinho louva o trabalho que está a ser feito

 pela Comissão “O Solidário”, mas esclarece que o projeto é umainiciativa dos cidadãos. No entanto, tem procurado apoiar a ideia

no sentido de dar a conhecer o projeto e ajudar nas iniciativas deangariação de fundos realizadas pelo grupo de pessoas e comissão

que decorre junto das empresas ou pessoas individuais.À frente de uma comissão de elementos em Toronto, que inclui ain-

da os nomes de Carlos Martins, Luís Bettencourt, Manuel Batista,Jaime Martins, José F. Castro, Luís da Corte e Salomé Gonçalves,o líder Décio Gonçalves conta que teve conhecimento do projeto edecidiu ajudar.

Durante a festa organizada na Casa da Madeira de Toronto, na noitede sábado, o grupo de amigos tinha a expetativa de angariar ummontante de cinco mil dólares. Muito ou pouco, o valor era maisum pequeno passo para cobrir um custo nanceiro de um projetoque, de acordo com Décio Gonçalves, deverá situar-se nos 35-60mil euros.

Décio Gonçalves lembrou ainda que as pessoas podem até nal de julho depositar um valor monetário numa conta aberta no Scotia-

 bank com o nome dos amigos de São Martinho. “Depois, no mde julho, eu vou ter a oportunidade de estar numa digressão pelaMadeira, para fazer vários espetáculos, e então levarei o cheque emsi, já convertido em euros”, disse.O programa da noite incluía a atuação dos artistas locais CarlosMartins, Manuel Augusto, Porfírio Ribeiro, Luís Lourenço, Chan-

telle Costa, Décio Gonçalves, Breanna da Silva, John Neves, VictorMartins, Ricardo Cidade e João Marques.Houve ainda lugar ao sorteio de prémios e leilão de um conjuntode artigos.

História de São MartinhoA lenda de São Martinho conta que, certo dia, um soldado romanochamado Martinho, estava a caminho da sua terra natal. O tempoestava muito frio e Martinho encontrou um mendigo cheio de frioque lhe pediu esmola. Martinho rasgou a sua capa em duas e deuuma ao mendigo. De repente o frio parou e o tempo aqueceu. Este

acontecimento acredita-se que tenha sido a recompensa por Marti-nho ter sido bom para com o mendigo.

A tradição do Dia de São Martinho é assar as castanhas e beber ovinho novo, produzido com a colheita do verão anterior.

Por norma, na véspera e no Dia de São Martinho o tempo melhorae o sol aparece, tal como sucedeu com São Martinho. Este aconte-

cimento é conhecido como o verão de São Martinho.

Amigos de São Martinho promovemangariação de fundos em Toronto

Que, mesmo que às vezes o não pareça, está unida para as grandescausas. E a prova disto esteve bem patente nas últimas horas.

Muita gente e muito entusiasmo

Sábado à noite, no salão principal da Local 183, disponib para o efeito, decorreu o Jantar de Gala da Local 183. Era a ede Bolsas de Estudo a vários alunos luso-canadianos, quehoje nos bancos das Escolas a preparar o seu e nosso futuroHelder Correia começou a “dança” no melhor sentido do Fê-lo com palavras de quanto baste para chamar a atenção dse ia passar. Com agradecimentos, designadamente a Jack OlBusiness Manager da Local 183. O plano municipal estavarepresentado. John Tory, anunciado no programa, não poud

 presente. Presidente de Câmara, sim, esteve Nelson Santos, de Kingsville.

 Nelson Santos a tecer considerações interessantes acerca  própria comunidade e do esforço que há que ter em mentapoiiar os jovens que são, de facto, o nosso futuro.O plano municipal em grande. Os vereadores Frank MonteCambridge, Martin Medeiros, de Brampton, César Palacio

Bailão, de Toronto.Outros políticos de grande mnopmeada estavam presentes,

Charles Sousa, Ministro das Finanças e a Deputada ProvCristina Martins.Quando começou o seu discurso, Joe Eustáquio centrou a

 palavras no apoio e incentivo aos mais jovens. A gala desta nomesmo para os mais jovens, “o futuro da nossa comunidade”

As últimas horas foram de satisfação plena para os desígnioscomunitários. No salão da Local 183 desenrolou-se o jantar degala da entrega de Bolsas de Estudo da ACAPO. Com os clubesa juntarem esforços e a pôr mais uma pedra no monumento

da construção do futuro desta comunidade. E foram os clubescomponentes da ACAPO que alinharam na iniciativa. Comoalinharam no apoio ao lembrar a memória do Armando Costa(Rilhas) e do Professor Damião Costa, com mais Bolsas que levamo nome daqueles que tanto deram a esta comunidade.

Felicitações a Joe Eustáquio e a Cátia Caramujo, respectivamente presidente do Executivo e presidente do Conselho de Presidentes?- Decerto que sim. Mas felicitações também ao todo geral de umacomunidade que está a provar, em cada dia que passa, que sabeolhar o Futuro, sem esquecer o passado que só nos honra a todos.Grande comunidade é a nossa.

Dra. Ema SeccaADVOGADA em Portugal

Pode resolver-lhe todos os assuntoem qualquer área jurídica

CONTACTE E TERÁBONS RESULTADOS

Tel: 214418910 (Lisboa)Cel: 918825577

e-mail: [email protected]

 T.L.DUTRA  

Professional Legal Servi

Immigration - Small Claims Court- Criminal Summ

Landlord & enant / Ontario Court of Justice / Lab

 Tony L. Dutra533 College Street , Suite 306, Toronto ON,

Canada M6G 1A8elephone: (416) 532-8400 - Fax (416) 532-6906

E-Mail: [email protected]  L.S.U.C - P00

* ACAPO fez a sua Gala anual

Page 9: ABC n 309 Compact

7/26/2019 ABC n 309 Compact

http://slidepdf.com/reader/full/abc-n-309-compact 9/24

16 Maio 2016   Comunidades .

e amor à comunidadedisse. Até levou o seu entusiasmo a saudar o seu lho Nicholas, querecebeu uma calorosa salva de palmas. “Por favor, não esqueçama vossa comunidade”, insistiu Joe Eustáquio, falando para os mais

 jovens, mesmo para aqueles que receberiam as Bolsas de Estudodestinadas a impulsionar o seu avanço no caminho da prossecução

dos seus estudos.

Jack Oliveira haveria de lembrar os muitos membros que são,de facto, membros da grande comunidade portuguesa e luso-

canadiana.

A “terceira geração” em focoCharles Sousa entendeu falar, e com destaque, à terceira geração.Disse da sua satisfação em falar à nossa gente mais nova. Antes,era Frank Alvarez a entrar no conjunto da reportagem e a dizer-nos,a nosso pedido, o que gostaria de perguntar ao ministro CharlesSousa. E ele gfostaria de perguntar, tão sómente, se os lhos deCharkles Sousa queriam seguir as suas pisadas políticas. Comoresposta, Charles disse-nos que agora era mais importante que elescontinuassem os estudos.

O Cônsul-Geral de Portugal em Toronto, Rui Barrios, teceuconsiderações que entraram, todas, no mesmo sentido. “Tudo isto –ele o disse – se faz com trabalho, dedicação e amor”.

A deputada federakl. Julie Dserowicz, também nos conou a suamensagem. Dirigida aos jovens, naturalmente. Com ideia de quemestá atenta aos problemas da nossa gente.

Merit Award para Manuel da Costa e MariaMeloPara a outorga da ACAPO Merit Award ... uma alteração. Este ano,foram outorgadas duas dessas distinções.

A primeira foi para Manuel da Costa, que ao agradecerinteressantes considerações fazendo distinção entre oPortuguês” e “Amar a Cultura Portuguesa”.A outra Merit Award foi para Maria Melo, proposta pela AssoCultural do Minho, onde a agraciada tem vindo a levar meritória acção há cerca de 33 anos. Uma vida de dedicaclube e à Cultura Porttuguesa.Ainda voltaremos aio tema.

Page 10: ABC n 309 Compact

7/26/2019 ABC n 309 Compact

http://slidepdf.com/reader/full/abc-n-309-compact 10/24

16 Maio 201610. Casos da semana

Costa recorda Humberto Delgadna cerimónia de mudançade nome do aeroporto

O aeroporto de Lisboa chama-se, a partir de ontem, domin-go, Aeroporto Humberto Delgado. Na cerimónia de mudan-ça de nome, António Costa recordou e elogiou os feitos doGeneral.

«A memória de Humberto Delgado reafirma este justo

nhecimento. O nome de Humberto Delgado é um símde resistência, de coragem, de determinação e de sacpela liberdade», começou por referir o primeiro-minnuma cerimónia onde também esteve presente o Presda República, Marcelo Rebelo de Sousa.

«As gerações novas ao ouvirem este nome, quando partirem ou aqui chegarem, vão interrogar-se sobre qaquele que tinha este nome e ficarão a saber que a libeque hoje nos é tão natural como o ar que respiramos nlongamente negada e que por ela combateram, sofremorreram tantos portugueses. Por isso, a atribuição dode Humberto Delgado a este aeroporto representa a nagem a um herói da liberdade, mas também a todos ocombateram por um Portugal democrático que o 25 defundou», acrescentou António Costa.

“É GOLPE”. Dilma reage a destituição*Reação publicada na página oficial de Dilma Rousseff no Facebook.O senado brasileiro deu ‘luz verde’ ao processo de destitui-ção. Dilma Rousseff está suspensa de funções e já não é apresidente do Brasil.

A primeira reação de Dilma surgiu através das redes sociais,numa publicação na página oficial que mantém no Facebook.“É golpe”, escreve em letras maiúsculas, num texto em que

diz que, “sem conseguir apontar o crime cometido, o SFederal decidiu” afastá-la, ao dar seguimento ao proceimpeachment.No mesmo texto cita-se ainda José Eduardo Cardozo, qa sua defesa na sessão no Senado que começou ontemque só hoje terminou.Esta é “uma injustiça histórica, em que procedimentoso direito de defesa, são usados para oferecer legitimidum processo que rasga a Constituição”, critica-se.

Ora aí está...De ter feito leis que acele-raram mais roubos no quetoca aos malabarismos daPetrobrás e do Lavajacto.Renan Calheiros, o presi-dente do Senado, que atétentou defender Dilma,

tem também acusaçõescontra si. Como o (agora)presidente. Como AécioNeves, que perdeu paraDilma nas eleições de2014. Este, então, já vaino terceiro caso do géne-ro. Agora até agradeceuo facto de o terem acusa-do... uma vez que, comoaconteceu nas outras duas vezes, vai sair impune epor cima...Tudo demasiadamen-te mau para se percebercabalmente. Se a Justiçaandar em frente, podeacontecer que o país-ir-mão Brasil e o seu povo,

saiam mais “limpos” des-te lamaçal imundo emque a Política do Brasil setornou. Só que já poucosacreditam nisso. E as For-ças Armadas, pelos vistos,não estão viradas para o jogo que muitos lhes vati-cinavam. Parecem enten-der mal a situação. Ficam,assim, à margem de umprocesso que está a preju-dicar o Brasil e vai aindadar muito que falar.O Brasil – o Brasil-povo,entenda-se – não mere-ceria passar por isto. Bemao contrário...

Ora aí temos nós mais umcaso que vai ainda fazercorrer muita tinta. No Se-nado do Brasil, após umasquantas horas, foi decidfi-do afastar Dilma Rousseff.Já há muito se esperava a

decisão. Dilma vai deixarde estar à frente dos des-tinos daquele belo e pro-gressivo País. Pelo menosdurante uns quantos meses– fala-se em 180 dias – vaiestar em julgamento.Após umas 20 horas desessão, o Senado afastou,então, a Presidente, queserá substituída por Michelenner. Para já, e antes dadecisão, Dilma exonerouquase todos os ministrosdo seu Gabinete – 28 de 31– incluindo Lula da Silvaque, em boa verdade, nun-ca chegou a exercer fun-ções ministeriais.

Para já, é preciso esperarpara ver o que o vice-presi-dente – agora presidente –irá fazer com o Poder, quelhe foi dado em bandeja deque se não conhecem aindatodos os contornos.De Dilma, sabe-se que achefe de Estado tem à suaespera acusações menores,se comparadas com mui-tas outras, designadamentedo vice-presidente (agorapresidente). Acusam-nade ter permitido jogos debastidorers que levaram aodescalabro.

Destituição aprovada. Dilma afastada da Presidência*Vice-presidente do Brasil assume interinamente.Dilma Rousseff está afastada da Presidência do Brasil. Depois dequase 20 horas, os senadores aprovaram o pedido de destituição dapresidente brasileira, com 55 votos a favor e 22 votos contra. Dilmaé assim suspensa do cargo para ser julgada pelo crime de responsa-bilidade fiscal.A presidente abandona as funções por um período de 180 dias, du-rante o qual terá oportunidade de se defender. Substitui-a o vice-presidente Michel emer.

A discussão sobre o processo de impeachment iniciou-se esta quar-ta-feira, às 9 horas locais (13h00 em Lisboa) e contou com os dis-cursos de 68 senadores. Para que o pedido de destituição fosse aceiteeram precisos os votos favoráveis de 41 dos 81 senadores.“Impeachment é um verdadeiro golpe”

Dilma Rousseff reage ao processo de destituição. E sucedem-se asmanifestações por todo o Brasil. Manifestante atira foguete em es-planada. Dilma Rousseff fez uma declaração à imprensa, na quinta-feira, após aprovação da sua destituição.A Presidente brasileira defendeu que o que está em jogo neste pro-cesso é o “respeito do resultado das urnas, é as conquistas dos últi-mos 13 anos.”

Dilma acredita que está a ser alvo de uma farsa por nunca ter “acei-tado nenhuma chantagem de qualquer natureza” e acrescenta queos factos que a denunciam são um risco para o futuro do Brasil eque se trata de um impeachment fraudulento. Acusou também aoposição de conspirar contra si e afirmou que o seu governo “temsido alvo de intensa e sucessiva sabotagem”.

Afirmou ainda “que cometeu erros, nunca crimes” e que está a seralvo de uma farsa jurídica.erminou a dura declaração dizendo que “ao destituir o governo,querem impedir a execução do programa dos votos maioritários de54 milhões de brasileiros. Um golpe que ameaça a democracia e asconquistas que a população alcançou na última década”, mas mes-mo assim “nunca vai desistir de lutar”.

Page 11: ABC n 309 Compact

7/26/2019 ABC n 309 Compact

http://slidepdf.com/reader/full/abc-n-309-compact 11/24

16 Maio 2016   Desporto . 11

337 Symington Avenue, Suite 203, Toronto M6P 3X1 • 416.536.5961 • portugalweek @acapo.ca

www.acapo.ca acapo.ca acapo.ca acapo_ca

Sunday, June 12 at 11:00amDundas St. W., between Lansdowne Ave. & Trinity Bellwoods Park

Presented by

#PortugalWeek

Benfca vence Nacional e sagra-se tricampeãoapós recuperação notávelO Benfica sagrou-se tricampeão nacional de futebol ao ven-cer hoje o Nacional por 4-1, na Luz, a culminar recupera-ção notável depois de um início de campeonato periclitante,

numa luta sem tréguas com o Sporting.Como se esperava, o Benfica só sentiu alguns problemas pe-rante o Nacional até marcar o primeiro golo, por Nico Gai-tán, aos 23 minutos, que quebrou a pressão de ganhar paraser campeão que ´pesava’ sobre os ombros dos seus jogado-res e soltou-os para uma exibição e um triunfo tranquilos.Aos 39 minutos, Jonas fez o 2-0 e o Benfica ficou com o ca-minho desbravado para um título que teve na vitória quealcançou em Alvalade por 1-0, ainda numa fase de plena re-cuperação, um marco decisivo.Na segundaparte, o Ben-fica limitou-sea gerir a van-tagem, semfacilitar, su-ficiente para

consolidar otriunfo commais dois go-los, o primei-ro por Gaitán,que bisou, aos 65 minutos, e por Pizzi, aos 84, com o nacionala reduzir já em período de compensações por Salvador Agra.A equipa de Alvalade somou a sua nona vitória consecutivano campeonato em Braga, ao golear a equipa bracarense por4-0, mas não conseguiu evitar a conquista do ‘tri’ pelo Ben-fica, a despeito da fortíssima ponta final de prova que prota-gonizou.Um Sporting de Braga, focado na final da aça de Portugal esem alguns titulares, fac ilitou a tarefa dos ‘leões’, cuja entradaforte no jogo cedo fez pender a balança para o seu lado, queainda se inclinaria mais quando aos 24 minutos Arghus foiexpulso pelo árbitro Hugo Miguel, deixando a sua equipa em

inferioridade numérica.

O Sporting confirmou o bom momento que atravessa, comuma exibição determinada e categórica, como os números da

 vitória sobre o Sporting de Braga demonstram, mas pagou

caro uma quebra no início da segunda volta, que lhe custoualguns pontos preciosos que fizeram a diferença.Finalmente, o Moreirense venceu o Marítimo por 2-1, comdois golos de Rafael Martins, aos 20 e 57 minutos, a abri-

ram o caminho do triunfo, ultrapassando a equipa ina tabela classificativa, ao classificar-se em 12º lugar, cpontos, depois de ter andado meses consecutivos a lutapermanência.O Marítimo ainda fez o seu golo de honra aos 90+1 por

mas nunca pôs em causa o triunfo da equipa local, acabpor se quedar num modesto 13º lugar que culmina umca dececionante, que nem a entrada de Nelo Vingado comando técnico, a render Ivo Vieira, conseguiu rev

O CONSELHO É NOSSOMAS... A DECISÃO É SUA!No InvernoPNEUS e BATERIASSÃO A PARTE MAIS IMPORTANTEDO SEU CARRO

BENTO´S AUTO Service Centre

2000 Dundas St. W. 416 533 2500  

A B E R T O  H O R A SP O R  D I A

NÓS SÓ ACONSELHAMOS!A DECISÃO É SUA!

Agora no Invernoo seu carrotem de estar

em BOAS CONDIÇÕES! 

BENTO´S AUTO Service CentreABERTO 24 HORAS POR DIA 

2000 Dundas St. W. 416 533 2500

RESULTADOSDA ÚLTIMA JORNADA 

- Sábado, 14 mai:FC Porto – Boavista, 4-0

Arouca – Vitória de Guimarães,2-2

ondela – Académica, 2-0Vit. Setúbal – Paços de Ferreira,

0-0

União da Madeira – Rio Ave,1-2

Belenenses – Estoril-Praia, 2-1- Domingo, 15 mai:

Moreirense – Marítimo, 2-1Benfica – Nacional, 4-1

Sporting de Braga – Sporting,0-4

Page 12: ABC n 309 Compact

7/26/2019 ABC n 309 Compact

http://slidepdf.com/reader/full/abc-n-309-compact 12/24

12 . Desporto 16 Maio 2016

Felizes pelo “tri” e ainda mais felizes por ter sido em Bragaque Jorge Jesus “viu o título por um canudo”, centenas de

adeptos do Benfica saíram à rua naquela cidade minhotapara festejar a vitória no campeonato.“Este é um título que tem um sabor muito, muito especial,nunca desejei tanto que o Benfica fosse campeão. E tudo porcausa da léria, da arrogância e da ingratidão do [Jorge] Jesus”,referiu Paulo Ferreira, à Lusa.Este adepto do Benfica regozijou-se ainda pelo facto de tersido em Braga que Jorge Jesus disse adeus ao título.“Infelizmente, não posso dizer que ele viu Braga por um ca-nudo, porque o Sporting veio aqui ganhar, e logo por 4-0.Mas estou muito feliz por poder dizer que foi em Braga queele viu o título por um canudo”, acrescentou.Jorge Jesus foi treinador do Benfica nas duas épocas anterio-res, mas entretanto transferiu-se para o Sporting.Apesar de ser adepto do Benfica “desde que nasceu”, Paulo,de 60 anos, confessou que já não se lembrava do ano em queo clube da Luz tinha festejado pela última vez o tricampeo-

nato.

Adeptos do Benca felizes por ser em Bragaque Jesus viu o título por um canudo

“Já foi há tanto tempo? Penso que foi em 1960 e tal, nãoatirou.

O Benfica já não era tr icampeão há 39 anos, pelo que ode hoje teve um cunho revivalista para os adeptos malhos e um sabor inédito para os mais jovens.“Este título, para mim, vale por 10”, dizia Mário Gonçde 71 anos, confessando que “nunca mais” perdoará aa forma como saiu do Benfica e a “guerra” que alimen

longo desta época com o clube da Luz.

2nd DRIVER FREE & DRIVERS 18 YEARS AND OLDER ARE WELCOME TO CONTINENTAL PORTUGAL * TICO LIC # 42214

Welcometo Portugal  We areTHE Expertsfor travelingto Portugal!!!

* ALL RATES INCLUDE: UNLIMITED MILEAGE, PUBLIC LIABILITY, CDW, TP, V.A.T., ROTAX, AIRPORT TAX, AFTER HRS FEE, TOLL ROAD DEVICE & ADDITIONAL DRIVER *

L O W E SC O S T S

Bento’s Tours Inc (416) 588-200

 Avançado benfquistaJonas melhor marcadorcom 32 golos

O avançado brasileiro Jonas, do Benfica, sagrou-se hoje me-lhor marcador da Liga portuguesa de futebol pela primeira

 vez, ao terminar a edição 2015/16 com 32 golos, o melhorregisto desde 2001/2002.Jonas, que hoje marcou o segundo tento na receção ao Na-cional (4-1), na 34.ª e jornada do campeonato, sucede na listados vencedores ao colombiano Jackson Martínez, vencedor,ao serviço do FC Porto, dos três anteriores troféus.O último jogador a ultrapassar os 30 golos tinha sido o tam-bém brasileiro Mário Jardel, que apontou 42 em 2001/2002,ao serviço do Sporting, depois de já se ter sagrado, quatro

 vezes ‘rei’ dos goleadores pelos portistas.

Uma exibição categórica, a provar a razão pela qual o títulofoi discutido até à derradeira jornada, permitiu ao Sportingterminar o I Liga de futebol com uma goleada, por 4-0, no

sempre difícil terreno do Sporting de Braga.Um ‘bis’ do Bryan Ruiz e outros dois golos a dividir pelo co-lombiano eo Gutiérrez e o argelino Islam Slimani fecharamas contas dos ‘leões’, que terminaram a competição no se-gundo posto, com 86 pontos, a dois do tricampeão nacionalBenfica, o que, de alguma forma, valeu o apoio final reveladopelos seus milhares de adeptos presentes nas bancadas da‘Pedreira’.Os bracarenses, reduzidos a 10 unidades desde o minuto 24,por expulsão do central brasileiro Arghus, bem tentarammanter-se em jogo, mas, sem perder dignidade, Paulo Fon-seca ‘desistiu’ de discutir o resultado, tendo poupado Rafa,substituído já na segunda parte, de modo a não desgastar umdos seus melhores elementos antes da final da aça de Portu-gal, a 22 de maio, frente ao FC Porto.O esquema de Jesus foi letal: sem poder contar com o casti-gado Adrian, promoveu o regresso de João Mário ao ‘onze’,colado a William Carvalho no meio-campo, com Slimani eeo Gutiérrez, na frente, apoiados por Bryan Ruiz na esquer-da e Gelson Martins na direita.Paulo Fonseca, por seu lado, introduziu uma nova dupla decentrais - Ricardo Ferreira e Arghus, nos lugares de Boly, le-sionado, e de André Pinto -, e estreou ainda o médio brasi-leiro Alef, de 20 anos, poupando Luiz Carlos para a final daaça de Portugal.Os ‘arsenalistas’ baquearam perante a grande intensidade‘leonina’, que originou um par de oportunidades de golo logonos primeiros minutos, materializados pouco depois pelocolombiano eo Gutiérrez (20 minutos) e o argelino Slima-ni, de cabeça (32), assistidos, desde o corredor esquerdo, porBryan Ruiz e Bruno César, das duas vezes para o coração daárea.O segundo tento do Sporting foi conseguido já com os bra-carenses reduzidos a 10 unidades, por expulsão de Arghus,num lance em que travou William Carvalho na sua ‘cavalga-da’ para a área, o que levou Hugo Miguel a apontar a marcade grande penalidade, antes de emendada a decisão e assi-nalar falta falta fora da área por indicação de um dos seusassistentes.André Pinto acabou por entrar em jogo antes da meia hora,

para o lugar doexpulso Arghus,

sendo WilsonEduardo o sacri-ficado, tendo emconta a necessi-dade de recom-por o centro dadefesa.Mas antes, aos17 minutos, Je-sus foi obrigado a substituir o uruguaio Coates, por entrando para o seu lugar Paulo Oliveira.E foi com o Sporting em alta que se chegou ao intervalosim continuou após o reatamento, obrigando Paulo Foa ceder à gestão do plantel, com vista ao confronto dano domingo seguinte, e fez descansar Rafa, entrando seu lugar Pedro Santos (54), e a seguir Alef (com probmusculares), rendido por Luiz Carlos (69).Para Jorge Jesus não foi o melhor que ganhou...

Para Jirge Jesusu, “neste Campeonato não foi o melhoganhou». Jorge Jesus diz que o Sporting cumpriu a suagação no jogo com o SC Braga, lamentando que não conseguido chegar ao título de campeão nacional.

«A nossa obrigação, entre aspas, era vencer e foi o qumos. Não é fácil conseguir isso em Braga, por isso dparabéns aos jogadores e também a toda a massa asso

 va. Mostrámos que somos um clube nacional, hoje pque estávamos a jogar em Alvalade. Os adeptos acredisempre na equipa até ao último segundo. Só não conmos chegar ao título um pouco contranatura, uma vez qpontos não chegaram para ser campeão», referiu Jorge

Questionado sobre a justiça do Campeonato, o treinadonino referiu:

«Nem sempre o melhor ganha e neste Campeonato nãmelhor que ganhou. Mas o futebol também é ingrato, foi principalmente no jogo que fizemos contra o nosso

Goleada de ‘leão’a provar como se luta até ao fm

Page 13: ABC n 309 Compact

7/26/2019 ABC n 309 Compact

http://slidepdf.com/reader/full/abc-n-309-compact 13/24

16 Maio 2016   Desporto . 1

Old Trafford evacuado

por ameaça de bombaO estádio de Old rafford, onde se deveria realizar na tarde

de ontem, domingo, a partida entre o Manchester United e o

Bournemouth, referente à 38.ª e última jornada da Premier

League, foi evacuado por ameaça de bomba, instantes antes

da hora a que se deveria dar início ao jogo.

A evacuação do local foi feito após ter sido lançado um alerta

de segurança, mas ainda não há explicações oficiais para o

Corrupçãotambém no Futebol?

Os jogadores do Oriental Ra-fael Veloso, João Pedro, AndréAlmeida e Diego avares foramdetidos pela Polícia Judiciá-ria após o jogo com o Atlético,na apadinha, que a equipa deMarvila venceu por 3-2 – de re-ferir que as duas equipas acaba-ram por descer de divisão.

Mal acabou a partida, os joga-dores em causa foram detidos,conduzidos para carros desca-racterizados da Polícia Judiciá-ria que estavam na apadinhae levados para interrogatório –dos quatro futebolistas, apenasDiego avares não foi utilizado,mas encontrava-se no recinto aassistir ao encontro e foi igual-mente detido.

Desconhecem-se, para já, as ra-

zões que conduziram a esdida por parte das autorque pode ter a ver com alresultados combinados.

O presidente do OJosé Nabais, contactado BOLA, confirmou os nomes em causa e manise surpreendido.

«É tudo estranho… Ass jogos todos… A políciafazer o seu trabalho e de confiar. Foi uma surdisse, garantindo apoio atas… se for esse o caso:

«Daremos todo o apoiSão nossos atletas. Mas tatemos interesse em escesta situação e iremos quem merecer esse apoio

sucedido, embora a comunicação social avance que foi en-

contrado um pacote suspeito nas bancadas.

Segundo o jornal Te Mirror, as bancadas evacuadas foram

a Strefford End e a Sir Alex Ferguson e o encontro entre as

duas equipas, que deveria ter começado às 15 horas, foi adia-

do por questões de segurança.

Page 14: ABC n 309 Compact

7/26/2019 ABC n 309 Compact

http://slidepdf.com/reader/full/abc-n-309-compact 14/24

16 Maio 201614 . Desporto

Refugiada síria carregatocha olímpica no Brasil

Bárbara Ferreira Santos conta que uma refugiada síria deapenas 12 anos foi escolhida para carregar a tocha olímpi-ca em Brasília, capital do Brasil, para representar o espíritoolímpico de união, solidariedade e paz entre os povos.Rodeada por brasileiros, Hanan Daqqah ergueu a tochaolímpica e conduziu-a por cerca de 200 metros na Esplanadados Ministérios, no passado dia 3, em Brasília, no início dorevezamento que percorrerá o país anfitrião dos Jogos Olím-

picos marcados para Agosto.Hanan Daqqah mudou-se para o Brasil com os pais e doisirmãos no ano passado para fugir da guerra que assola seupaís natal.Hoje, ela e afamília moram num pequeno apartamento comoutras seis pessoas no centro de São Paulo, a maior cidadedo país.A família de Hanan vivia em Idlib, no norte da Síria, uma dascidades mais afectadas pela guerra.Antes de chegar ao território brasileiro, eles viveram por doisanos no campo de refugiados de Al Zaatari, na Jordânia.Como o tio da adolescente já morava em São Paulo, a famíliadecidiu pedir o visto para o Brasil.Adaptou-se bemE Hanan adaptou-se bem ao novo país, aprendeu em apenasseis meses a falar português, estuda numa escola pública, fazaulas de ballet e um curso de costura.Com um sorriso no rosto, ela diz que agora se sente segura e

 já se considera uma brasileira.

“Lá na Síria há muita guerra. A gente já se acostumou com oBrasil e é nosso país. Se eu, meu pai ou minha mãe voltarmospara a Síria vai ser por uns 10 dias e depois voltaremos para oBrasil e viver aqui mesmo. Aqui é a minha casa”, disse.A adolescente foi escolhida pelo C omité Organizador dos Jo-gos Olímpicos Rio 2016 para carregar a tocha a partir de umaproposta da Agência da ONU para Refugiados no Brasil.A tocha vai passar por diversas cidades brasileiras até o co-meço das Olimpíadas, no dia 5 de Agosto, quando a PiraOlímpica será acesa.

Hanan conta que o convite para carregar a tocha olímpica foiuma surpresa e diz que está feliz por fazer parte desse mo-mento histórico dos Jogos no Brasil, depois de ter passadopor tanto sofrimento na Síria.

“Eu quase chorei. Eu estava como refugiada, sem nada. Edepois mudei para um país que não tem nada de guerra, aspessoas são boas”, regozijou-se.

A família de Hanan ainda tem mais motivos para comemo-rar. A mãe dela está grávida e no final deste mês a adolescente

 vai uma receber uma irmã brasileira.

 Académica vai a eleiçõesa 11 de junho

O presidente da mesa da As-sembleia Geral da Académica,Alfredo Castanheira Neves,anunciou esta terça-feira a de-missão da direção liderada por

José Eduardo Simões e a convo-cação de novas eleições para odia 11 de junho.“Na segunda-fei ra, recebi umcomunicado da direção da As-sociação Académica de Coim-bra - Organismo Autónomo deFutebol, endereçado pelo seupresidente, a transmitir a de-missão da direção”, disse o res-ponsável, numa conferência deimprensa, em que José EduardoSimões esteve a seu lado, semresponder a perguntas.

A demissão surge depoissábado, várias dezenas detos da Académica terem pa demissão da direção doapós o empate sem golosSporting de Braga, que ddescida do clube de CoimII Liga de futebol, após 1cas consecutivas de permcia.

Coates fca mais um ano

em AlvaladeClube acionou cláusula de op-ção para mais uma época deempréstimoSebastián Coates vai continuarno Sporting até 2017. O Spor-ting acionou esta terça-feirauma cláusula para o emprésti-mo do jogador por mais umatemporada, tal como ficou acor-dado com o Sunderland, poraltura da sua transferência, em janeiro.“A Sporting Clube de Portugal,Futebol, SAD informa que che-gou a acordo com o SunderlandAFC e com o atleta SebastiánCoates para prolongar o em-préstimo até final da época2016/2017. A Sporting SAD de-seja as maiores felicidades pro-fissionais e pessoais a SebastiánCoates”.

O jogador chegou a Alvaladeem janeiro último, na reabertu-ra de mercado, e tem sido peçafundamental na defesa ‘leoni-na’, tendo realizado 12 partidaspara o Campeonato Nacional eum para a Liga Europa com oemblema do Sporting ao peito”,lê-se no comunicado.

*Clube anunciou a demissão de Jorge Eduar

Simões e marcou novas eleições

*Hanan Daqqah diz sentir-se em casa no Brasil.

Page 15: ABC n 309 Compact

7/26/2019 ABC n 309 Compact

http://slidepdf.com/reader/full/abc-n-309-compact 15/24

  Desporto . 1516 Maio 2016

O Feirense subiu hoje à I Liga portuguesa de futebol,ao empatar a um no reduto do Desportivo de Chaves,que também já havia assegurado a promoção, na 46.ª eúltima jornada da II Liga.

A formação de Santa Maria da Feira fechou a compe-tição no terceiro posto, com 78 pontos, os mesmos doPortimonense, quarto, que se ficou por um empate azero na casa do Varzim e tem desvantagem no confron-to direto.Quanto à manutenção, salvaram-se Académico de Vi-

seu, Benfica B e Leixões, ao contrário de Mafra, Atléticoe Farense, que se juntam a Oriental e Oliveirense.A prova foi conquistada pelo FC Porto B, que totalizou86 pontos, contra 81 do Desportivo de Chaves.

Feirense promovido à I Liga, Mafra,Atlético e Farense descem

*Vítor Oliveira, treinador que fez subir o Desportivo de Cha- ves à I Liga, revelou na terça-feira à Agência Lusa que vai dei-xar o comando técnico da equipa flaviense no final da época.“Não, não vou continuar. Já reuni com o presidente do clubee já lhe comuniquei a minha decisão”, disse Vítor Oliveira.Aos 62 anos, o antigo futebolista, natural de Matosinhos,que já orientou quase duas dezenas de emblemas, operou oregresso dos transmontanos entre os ‘grandes’, depois de 17

anos da última presença, somando a nona subida da carreirae a quarta consecutiva, em 16 presenças no segundo escalão.O ‘rei das subidas’ afirmou que ainda não tem clube, masdecidiu que tinha de sair. “Já recebi algumas propostas, masainda não tenho nada definido”, adiantou.

Uma história de sucessosHá 11 meses, Vítor Oliveira já tinha conduzido o União daMadeira ao escalão máximo do futebol português, depoisde ter igualmente participado nas campanhas profícuas deArouca (2012/13) e Moreirense (2013/14) na II Liga.A ‘ligação’ de Oliveira ao segundo escalão começou no iní-cio da década de 90, liderando o Paços de Ferreira à I Liga,em 1990/91, algo que voltaria a alcançar com Académica(1996/97), União de Leiria (1997/98), Belenenses (1998/99)e Leixões (2006/07).

Manchester Unite vira-separa João Mário

 várias sondagens. Pornúmeros sugeridos (en35 e os 40 milhões de não são do inteiro agra

administração da SADnina, que não pretendo negócio por menos milhões de euros.

O objetivo do clube é, tanto, manter João Máclube por, pelo menosuma temporada, sendestá no plano de inteda SAD um aumento denado para o jogador

Concretizada a transferênciade Renato Sanches (Benfica)para o Bayern de Munique,João Mário passou a ser alvo

prioritário do ManchesterUnited. Segundo o jornal ABOLA, o clube inglês apontaagora baterias para o médiodo Sporting e é possível queuma proposta chegue a Al-

 valade ainda antes do iníciodo Campeonato da Europa.

O Manchester United temrelatórios detalhados sobreo número 17 dos leões e aAlvalade já terão chegado

ambém nesses anos, o técnico optou por não continuar comos emblemas que orientava, exceção feita ao Paços de Fer-reira, no qual se manteve na temporada seguinte à subida,terminando no 12.º posto da I Liga 1991/92.Na divisão maior, Vítor Oliveira contabiliza 14 presenças, aúltima das quais ao comando do Moreirense, em 2004/05,quando não terminou a época, sendo substituído por JorgeJesus, a três rondas do final da prova.Entre os desempenhos na I Liga, sobressai um sétimo lugarpelo Portimonense, em 1985/86, bem como um oitavo e umnono pelo Gil Vicente, respetivamente em 2002/03 e 1992/93.

Vítor Oliveira deixa o Chavesno fnal da época

clarificou aquilo que p

de fazer:

«Vou ficar no FC Por2018. Estou satisfeito lliz.»

Casillas ainda ambmarcar presença no peu:

«Estou a aguardar, comperança de voltar a gcom a seleção. A minhbição é estar entre a lis23.»

O guarda-redes espanhol

Iker Casillas afastou porcompleto a hipótese de sairdo FC Porto e garantiu queo seu objetivo é permanecerde azul ao peito até 2018.

«Foi um ano de muitas mu-danças na metade da tempo-rada e pagámos a fatura. e-mos de ter forças para a finalda aça de Portugal», afir-mou Iker Casillas, à margemde um evento em Madrid.

O guardião também abor-dou o seu futuro no dragão e

«Vou fcar até

2018» – Casilla

Resultados- Sexta-feira, 13 maiVitória de Guimarães B – FC Porto B, 3-1

- Sábado, 14 maiAcadémico de Viseu – Sporting da Covilhã, 2-0

Oliveirense – Leixões, 1-2Gil Vicente – Farense, 2-3

Varzim – Portimonense, 0-0Atlético – Oriental, 2-3

Desportivo de Aves – Mafra, 1-1Benfica B – Freamunde, 5-0

Desportivo de Chaves – Feirense, 1-1Penafiel – Famalicão, 1-1

Sporting de Braga B – Sporting B, 1-1Olhanense – Santa Clara, 1-0

Page 16: ABC n 309 Compact

7/26/2019 ABC n 309 Compact

http://slidepdf.com/reader/full/abc-n-309-compact 16/24

16 . Portugal 16 Maio 2016

JSD questiona ERC e Governo 

Alegadas pressões à RTPe Rodrigues dos Santos?A Juventude Social-democrata (JSD) acaba de anunciar quequestionou o regulador dos media ERC e o ministro da Cul-tura sobre as alegadas pressões à RP e ao jornalista da tele-

 visão pública José Rodrigues dos Santos.“Na sequência da polémica que envolve o PS e o pivô do ca-nal público, os deputados da JSD à Assembleia da Repúblicasubmeteram à ERC [Entidade Reguladora para a Comunica-ção Social] e ao Governo perguntas sobre pressões de figurassocialistas à RP e a José Rodrigues dos Santos”, refere a JSDem comunicado.Em causa está uma notícia na abertura do elejornal RP, na

semana passada, sobre dívida pública, apresentada por JoséRodrigues dos Santos, que suscitou reação dos socialistasJosé Magalhães e João Galamba.“José Magalhães e João Galamba usaram um tom e expres-sões inaceitáveis para com a comunicação social”, refere opresidente da JSD, o deputado Simão Ribeiro, citado em co-municado. A intenção seria “descompor o jornalista e pres-sionar o canal”, adianta a JSD.Conduta “rotineira”?

Por isso, pergunta à ERC “se considera que a peça da RPextravasou a função informativa e se o jornalista José Rodri-gues dos Santos ultrapassou os limites de ‘expressão e cria-

ção’, inscritos na Lei de Imprensa”.

A JSD “vê nas afirmações de João Galamba e José Magalhãesuma nítida pressão aos responsáveis editoriais da RP” e“pede também ao regulador que se pronuncie sobre isso”.Questiona ainda o ministro da Cultura, que tem a tutela da

RP e da Lusa, sobre “que iniciativas tomará para evitar ou-tros condicionamentos políticos à liberdade de imprensa”.A JSD salienta que “não se pode tolerar mais esta conduta,que se está a tornar rotineira no PS, de intimidação sobre acomunicação social”.

O “Dia da Europa”, a 9 de Maio, provocou todaonda de debates e de declarações. E deveria aprovocar mais... Pelo menos assim o pensamo

anotar algumas dss declarações ouvidas. Declarque, enchendo (como encheram e estão a enchos orgãos de Informação, não parecem ter entna mente dos que vão ainda mandando numa sa” a que chamaram “União”, mas que não pser mais do que uma “manta de reta lhos”. Ondetudo mas desde que não belisque o “status quo”tenha ideias firmes sobre o que é (e deveria ser)

 verdadeira União.Alguém dizia que a famosa UE será, quando mcomo uma bicicleta sem ar nos pneus. Disse-orazão. Com uma clarividência que vai fa ltando atas cabeças coroadas do sistema (ainda por definque puzeram o nome de União Europeia. alveisso os mentores do “jogo” europeísta usam todtruques para manter o tal sistema.Martin Schultz, que é o Presidente do Parlam

Europeu, e parece ter um nome que o define àtida, achou que deveria elogiar o Presidente MaRebelo de Sousa – que a si próprio se denomino“europeísta incorrigível” – que entendeu, no seucurso de 13 de Abril, afirmar, em plena sede danão ser, de forma alguma, contra a Europa, maa favor da Europa.

A um Presidente que foi eleito, logo à primeirata, com a maioria dos votos que teve... não podnem devemos criticar. Concordamos que Pornão deve ser contra a União Europeia. Não o é mo. Nós não somos, de facto, contra a Europa. Oo nosso Presidente se esqueceu foi de dizer qu

 vezes, a Europa é que é contra Portugal. Ou, pelonos, parece ser.O “Dia da Europa” deveria fazer pensar. Não t

como o está a fazer a Inglaterra, que poderá esbeira de... bater com a porta. Mas fazer pensar, etamente, no que Portugal era, no que é e no quenum futuro próximo. Se a Europa mãe não for sada como mãe, mas sim como madrasta má...

 Viva... a União Europeise não nos mataros sonhos...

Fernando Cruz Go

Homem que esfaqueou mortalmenteflho condenado a pena máxima

O ribunal de Cascais condenou, na terça-feira, o homemacusado de esfaquear mortalmente o filho de seis meses emabril do ano passado, em Linda-a-Velha, a 25 anos de prisão.

O tribunal deu como provado que o homem agiu por vin-

gança contra a companheira, que queria pôr fim à relação.

No entanto, a defesa do arguido já fez saber que vai recorrerda sentença.

CASCAIS   

Page 17: ABC n 309 Compact

7/26/2019 ABC n 309 Compact

http://slidepdf.com/reader/full/abc-n-309-compact 17/24

  Portugal . 116 Maio 2016

Fernanda Câncio critica relação de Sócrates com amigo

Ex-namorada fala de situação“eticamente reprovável”.

É assim que a jornalista Fernanda Câncio, ex-namorada deJosé Sócrates, comenta os avultados empréstimos em dinhei-

ro que o ex-primeiro ministro admite ter recebido do empre-sário Carlos Santos Silva.

Num longo artigo que faz capa da edição desta quarta-feirada revista ‘Visão’, Câncio defende a sua inocência no caso emque José Sócrates e Santos Silva são suspeitos de corrupção ebranqueamento de capitais (entre outros crimes).

Argumenta que nunca teve conhecimento de qualquer tran-sação financeira suspeita. E explica que sempre teve ideia queSócrates era rico.

“Se fizesse ideia da relação pecuniária entre Carlos SantosSilva e José Sócrates teria feito perguntas por considerar asituação, no mínimo, eticamente reprovável.”

A vítima foi acolhida, mantida e retida contra a sua vontadee explorada laboralmente em trabalhos agrícolas e no tra-tamento de gado, sem que alguma vez lhe tivesse sido pagaqualquer remuneração”, adianta a PJ no comunicado.A fonte explica ainda que, “para além da exploração perma-nente da vítima, pelo menos durante os últimos oito anos, amesma era também alvo de maus-tratos e agressões físicaspor parte dos suspeitos”.Três freiras e um padre suspeitos de escravidão em convento

Escravidão, maus tratos e rapto. É destes três crimes quetrês freiras e um padre da Fraternidade Missionária CristoJovem, convento situado em Requião, Famalicão, são sus-peitos.Os quatro foram constituídos arguidos, segundo o Jornal deNotícias, depois de a PJ ter realizado buscas ao convento.

Em declarações à Lusa, o advogado da instituição, ErnestoSalgado, disse que as buscas da PJ ao convento realizaram-sequinta-feira entre as 07:00 e 13:00, tendo sido apreendidosobjetos e documentos.A denúncia de cárcere, escravidão e maus-tratos partiu detrês noviças (denominação dada à pessoa que se prepara,no noviciado, sob a direção de um mestre ou mestra, paraa sua consagração religiosa), com idades entre os 20 e 30anos, que, ao longo dos últimos dois anos, abandonaram oconvento de “livre vontade”, adiantou.“As noviças decidiram não seguir a vida religiosa e saíram dainstituição, tendo agora a sua vida pessoal”, frisou.Ernesto Salgado realçou que as freiras são as fundadoras doconvento e o padre é o atual dirigente.

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou a detenção de quatro ho-mens e de uma mulher, da mesma família, por tráfico depessoas, sequestro e escravidão, na zona de Gouveia e tam-bém em várias localidades de Espanha.Segundo uma nota do Departamento de Investigação Cri-minal da PJ da Guarda, os cinco detidos, com idades entreos 21 e os 52 anos, estão “fortemente indiciados” pela autoriados crimes de tráfico de pessoas, de sequestro e de escravi-dão.Os crimes terão ocorrido de forma continuada, no concelhode Gouveia, distrito da Guarda, e também em várias loca-lidades de Espanha, tendo como vítima um homem atual-mente com 62 anos.

Detidos cinco suspeitos de tráfco

de pessoas, sequestro e escravidão

Os deputados da comparlamentar de Negóciotrangeiros aprovaram unanimidade o assentimà alteração da deslocaç

Marcelo Rebelo de SoAlemanha.A 31 de março, o parlamtinha aprovado dois ptos de resolução dando duas deslocações oficiaPresidente da Repúblicaa Moçambique - que decentre 3 e 7 de maio - e ouAlemanha.As deslocações oficiais dofe de Estado de Portugasam sempre pelo parlamefim de merecerem o avalrável dos parlamentares.Desde a posse, a 9 de mo Presidente da Repúbl

 visitou o Vaticano, EspItália e Moçambique.

Visita do chefe de Estado àAlemanha esteve inicialmentemarcada para os dias 23 e 24de maioO Presidente da República,Marcelo Rebelo de Sousa, des-loca-se à Alemanha nos dias29 e 30 deste mês, segundouma alteração hoje aprovadapela comissão parlamentar deNegócios Estrangeiros e Co-munidades Portuguesas.A visita do chefe de Estado àAlemanha esteve inicialmentemarcada para os dias 23 e 24de maio.

Presidente da República visita Alemanha em 29e 30 de maio

Carga scal aumentou 4,4% e atingiu

 valor mais alto desde 1995imposto municipal sobre imó- veis (7,7%), no imposto sobre veículos (22,8%) e no impos-to municipal sobre as trans-missões onerosas de imóveis(20,8%).As contribuições sociais efetivastambém cresceram 4%, resulta-do que foi influenciado pelo au-mento do número de beneficiá-rios com remunerações declaradas à Segurança Social.Ainda assim, e excluindo os impostos recebidos pelas Instituiçõesda União Europeia, Portugal manteve, em 2015, uma carga fiscalinferior à média da União Europeia - 34,3%, em comparação com39,0% para a UE28.

A carga fiscal aumentou 4,4% no ano passado, mantendo a tendên-cia crescente registada nos últimos anos - corresponde agora a cercade 34,5% do PIB (34,2% no ano anterior), o valor mais alto desde1995.Este aumento foi determinado pela evolução positiva da receita dosimpostos diretos (2,6%), dos impostos indiretos (6,0%) e das con-tribuições sociais (4,0%).Relativamente às receitas com impostos diretos, apesar da quedade 1,4% no IRS, houve um aumento de 15,7% no imposto sobre orendimento de pessoas coletivas (IRC).Ao nível dos impostos indiretos, destaca-se a subida de 4,7% da re-ceita do IVA e o aumento de 10,4% da receita com o imposto sobreprodutos petrolíferos e energéticos (ISP). A receita com o impostosobre o tabaco, por outro lado, voltou a diminuir (-1,1%).Continuaram a registar-se crescimentos acentuados da receita no

mais alto. É uma honra pPaís. Numa modalidadconheço muito bem, psou apreciador há muitopo, como Presidente da Rblica aprecio muito o qufeito para prestigiar o nomPortugal”, declarou Maque é fã da modalidade.

O Presidente da República es-teve no Clube de Ténis do Es-toril e posou para os fotógra-fos com o tenista João Sousae Carlos Carreiras, autarca deCascais.O Presidente da República,Marcelo Rebelo de Sousa, fezuma curta visita ao EstorilOpen, a decorrer no Clube deTénis do Estoril. O chefe deEstado recebeu uma raquetadas mãos de João Sousa e enal-teceu o contributo dado pelo

tenista para o prestígio de Por-tugal lá fora.“Chegou onde ninguém tinhachegado em termos mundiaise penso que pode chegar ainda

quarta-feira, pelas horas.

O homem e a mulher encostados um ao oapresentam ferimentocabeça e aparentam se vens. A mulher tinhasigo um peluche. O casser agora investigadoPolícia Judiciária.

Cadáveres de um homeme uma mulher foram en-contrados, esta quarta-fei-ra, numa zona de mato emCastro Marim, Faro, emavançado estado de decom-posição.

O alerta foi dados às auto-ridades por um popular,

Marcelo Rebelode Sousa “acarinhadono Estoril Open

Casal encontradomortoem Castro Marim

*Indivíduos, entre os 21 e os 52 anos, foram detidosem Gouveia e outras localidades de Espanha

Page 18: ABC n 309 Compact

7/26/2019 ABC n 309 Compact

http://slidepdf.com/reader/full/abc-n-309-compact 18/24

Conceição Baptista

16 Maio 201618 . Ler e contar

Deixem que vos diga que este cantinho está, hoje, a

transbordar de orgulho e ternura, pela minha terra e pela minha gente! É que por aqui... nesta teimosia de

mantermos a nossa identidade, vamos continuando,ano após ano, a promover e a divulgar tradições. Com a

importante nalidade de as passarmos aos mais novos,

que agora até parece não apreciarem muito... mas que,

com o tempo, darão o devido valor a tudo isto.

 Na Região Autónoma dos Açores, de onde venho, por este

tempo as nossas Ilhas recebem, de braços abertos, os seuslhos que vivem por esse mundo fora, mas que guardam

num cantinho da sua alma as mais vivas lembranças daslindas Ilhas de Bruma. E que vão lá pagar promessas e

agradecer ao Divino Espírito Santo até pelo regresso á

terra, que os viu nascer.

Assim, Maio é o mês da nossa Região. O mês das

recordações, deixando para os outros meses do ano

apenas a responsabilidade da continuação dos folguedose das festas...

Por esta época, as grandiosas festividades do Espírito

Santo animam todas as Ilhas, as suas freguesias e cidades,

com os lindos tronos enfeitados, os terços cantados à

noitinha, em louvor do Divino. Os seus bailes e cantorias.As dispensas dos Impérios a abarrotar de massa sovada e

 bolos de vésperas, os tradicionais Bodos de Leite, os alegres

Arraiais. E ainda as mais lindas Coroações, de meninas

e meninos, vestidos a rigor - sempre acompanhadas aosom das brilhantes Bandas Filarmónicas, que são um dos

maiores orgulhos da nossa gente!

O povo Ilhéu, é autor de um calendário de festas, tão

 preenchido, que até faz inveja. E é de salientar, em todas

estas festas, a grande participação da juventude.

E mesmo por aqui... muitos dos nossos mais novos

não conhecem a terra de seus pais. Nunca foram visitarPortugal, nunca foram visitar as lindas Ilhas dos Açores e

até podem nunca lá ir... Mas, na sua expressão cultural, na

sua participação nas Filarmónicas, nos alegres e coloridos

Ranchos Folclóricos, no valoroso trabalho voluntário nos

nossos Clubes e Associações, são bem autênticos. E em

todas essas ocasiões está bem estampado nos seus rostos

o orgulho das suas Raízes!

  E foi assim que cantou Natália Correia...

“Deram frutos a fé e a rmeza

 No esplendor de um cântico novo

Os Açores são a nossa certeza

 De traçar a glória de um povo” 

 Papa lamenta quem sente compaixão por animais, mas...

O Santo Padre criticou quem sente indiferença por outros. O papaFrancisco lamentou este sábado que algumas pessoas sintam com-paixão pelos animais, mas depois mostrem indiferença perante asdificuldades de um vizinho, numa reflexão sobre o conceito de “pie-dade” durante uma audiência geral na Praça de São Pedro.

Francisco falava perante dezenas de milhares de pessoas, debaixo dechuva, naquilo a que se chama uma audiência jubilar, cerimónia quese realiza um sábado por mês, e alertou que não se deve confundir apiedade com a comiseração hipócrita.O papa disse que é preciso “não confundir a piedade com a comi-seração, que consiste apenas numa emoção superficial, que não sepreocupa com o outro”, afirmou.

E perguntou: “Quantas vezes vemos pessoas que cuidam de cães e depois deixam sem ajuda o vizinho que passa fome?se pode confundir com a compaixão pelos animais, que exaginteresse para com eles, enquanto fica indiferente perante omento do próximo”, acrescentou.

O papa explicou aos fiéis que, para Jesus, sentir piedade é “cotilhar a tristeza de quem se encontra, mas ao mesmo tempo primeira pessoa para transformá-la em alegria”.Francisco apelou por isso ao cultivo da piedade, “sacudindo d[de si próprios] a indiferença” que impede cada um de reconhsofrimento dos outros e liberdando-se da “escravatura do bemmaterial”.

 À Minha Terra...e à Minha Gente!

 Alerta de perigo para vulcãode “O Senhor dos Anéis”

O vulcão Ruapehu, na Nova Zelândia, utilizado nos filmes“O Senhor dos Anéis” como a montanha onde Sauron forjouo anel, mostra sinais crescentes de atividade, o que levou asautoridades a pedir aos caminhantes a manterem-se longe dacratera.

O nível de alerta foi atualizado para 2, que indica “ag vulcânica moderada a elevada”. “emos alguns episódagitação, mas muito poucas erupções”, afirmou à CNNScott, vulcanologista da GNS Science.Por precaução, os caminhantes deverão manter-se

menos dois quilómetros de distância da cratera do vsituado no Parque Nacional ongariro.

Segundo a informação avançada pela CNN, nas duas úsemanas e meia, a temperatura no lago da cratera do vRuapehu subiu cerca de 25 graus, dos 20 para os 45. O nologista explica que desde 2010 se registaram oito epidestes, mas nenhum resultou em erupção.No entanto, já em 2012, a proteção civil neozelandesa apara um aumento da pressão subterrânea, indício depossível erupção.

Banco Mundial vai investir 25 milhões

de dólares em Cabo Verde em 2016O Banco Mundial (BM) pretende investir cerca de 25 mi-lhões de dólares em Cabo Verde no próximo ano, disse naterça-feira, na cidade da Praia, a directora de operações dainstituição para a região.

Ao falar com jornalistas depois de um encontro com o Go- verno cabo-verdiano, Louise Cord, que lidera uma missão aopaís, explicou que o BM pretende ajudar a definir os projec-tos a financiar, particularmente nos sectores da estabilidademacroeconómica, redução do peso do Estado, desenvolvi-mento do sector privado e criação de emprego para os jovensmais vulneráveis.Louise Cord, que assume agora a direcção de operações doBanco Mundial para o Senegal, Cabo Verde, Gâmbia, Guiné-Bissau e Mauritânia, revelou ainda a realização de “estudo de

diagnóstico sistemático do país para identificar os famais importantes e que poderão dar o enfoque da notratégia”.A visita de Cord termina hoje.

Page 19: ABC n 309 Compact

7/26/2019 ABC n 309 Compact

http://slidepdf.com/reader/full/abc-n-309-compact 19/24

  Fernando

Cruz Gomes

Matei a mãe...

16 Maio 2016   Ler e contar . 1

Morte... morte – assim o pensei – foi quando apareceamor novo. Um casamento apressado. Uma vida a

onde não cabiam três. Matei-a. Entendi que a gura dadeveria desaparecer. Não mais os seus conselhos que evezes nem pedia e interpretava como ordens.

Pois... mas bastou nascer-me a primeira lha para ela vViva! E mais viva parecendo! É que ao bicho-mãe suceo bicho-avó. Mais vigoroso. Mais duro.

Já nem a tentei matar dessa vez. Fui-me sentindo distante. Mais longínquo. Mais eu...! A despeito de elaentão, ja avó e ainda mãe – se atravancar no meu camO nal da história – que nem é minha, já que lhe vapenas, outra roupagem – foi feito, anal, por ela. Poque eu matei vezes sem conta. Quando menos se espe

quando menos eu esperava, até, foi-se ela embora. Mela. Desabridamente. Sem se despedir. Sem me dar conselhos, mais sermões. Sem um abraço de despedidE eu, que a matei várias vezes, queria agora ter podforça para lhe dar vida... a vida que ela me deu, anal

Na sua intervenção na segunda-feira, Barack Obama come-çou por lembrar que os Estados Unidos têm uma das maisbaixas taxas de participação eleitoral em todo o mundo.

Barack Obama pergunta a recém formados...por que não votam

A única coisa que se dizé que o líder reliigioso´seencontra, aparentemente,

numa prisão nos arredores

de Luanda

A família do líder religiosoJulino Kalupeteka aindanão foi informada do seu

 paradeiro, disse à Voz daAmérica o seu lho Elias.

 Na semana passada,

Kalupeteka, líder da seitareligiosa, “Luz do Mundo”,foi subitamente transferido

da cadeia no Huambo onde

se encontrava a cumprir a

sua pena de prisão para lugar

incerto.

Família de Kalupeteka não

sabe do seu paradeiro

O Presidente norte-americano desafiou quadros recém for-mados negros da Universidade de Howard, em Washington,a combaterem a problemática da abstenção ao dizer que nãotêm desculpas para não votarem e levantarem a sua voz.

Meios de informaçãoangolanos disseram que

Julino Kalupeteka estavaagora numa cadeia em

Viana, nos arredores deLuanda.

Mas o seu lho Elias disseque não recebeu qualquer

informação nesse sentido

sabendo apenas o que foi

 publicado nos jornais

As autoridades tambémainda não informaram a

família por que motivo foi

decidido transferi-lo da

cadeia onde se encontrava,

no Huambo.

O incidente ocorreu, cerca das 5h00, e, segundo as testemu-nhas, durante o ataque o individuo gritou “Alá é grande”.Segundo a porta-voz da polícia, Michaela Grob, o suspeito jáfoi detido e estão a tentar identificá-lo.O jornal alemão Süddeutesche Zeitung, afirma que uma pes-soa morreu e que as outras três ficaram feridas, duas comgravidade.O BR24, outro meio de comunicação social alemão, afirma

que o suspeito é alemão e tem 27 anos. Já o indíviduo quemorreu, tinha 50 anos.Apesar de ainda não se saber ao certo, as autoridades alemãspensam que o motivo deste ataque pode ter motivações ter-roristas.

Homem grita “Alá é grande”e ataca passageiros com faca

Na estação de comboio de Grafing, em Munique, um homematacou com uma faca entre quatro a cinco passageiros, sen-do que uma das vítimas morreu, segundo contam os vários

 jornais alemães.

“Vocês não acham que isso [a abstenção] faz diferentermos de constituição do Congresso?”, perguntou odente americano que desafiou os jovens a votar.

“Qual é a vossa desculpa para não votarem?”, pergObama, lembrando que eles “não têm de arriscar a vid

 votar”, como aconteceu com os seus antepassados.

“Outras pessoas já fizeram isso por vocês. Os vossosos vossos bisavós, podiam estar aqui hoje. Eles estivetrabalhar para isso. Qual é a vossa desculpa?”, questionpetidamente Barack Obama, que terminou a sua intervcom um desafio à sua imagem:

“Quando o vosso caminho vos parecer demasiado difquando pensarem que devem desistir, devem repetir pacês mesmos uma pequena frase que nestes últimos oitconsiderei apropriada: Yes,we can”.

Acho que a matei mesmo. Ou, pelo menos, tivea intenção de a matar. Uma e muitas vezes. Esó me não vou entregar à Polícia, porque eles,lá dentro, eram bem capazes de me considerardoido... doido varrido.

E, no entanto, acho que a matei, pela primeira vez quando,

com 7 anos, me preparava para ir para a Escola. Comaquela idade, não a queria junto a mim no meu primeiro diade aulas. Poucas semanas, depois, reparei – aliviado e mais

aliviado querendo parecer – que ela, anal, não morrera.Ainda lá estava. Para me defender de uns certos tipos quetambém andavam na escola e me iam fazendo a vida negra.Ainda lá estava, anal, para me ajudar nuns certos trabalhosde casa, que a professora mandara. Não a matei, anal.

Matei-a, sim, mais tarde, quando, com os meus 14 anos,queria ser eu... sair com uns amigos e umas amigas. Beberuns copos. Não a queria a impôr-me regras e a estabelecerlimites. Eu é que sabia o que era bom para mim. Não ela!Só que, logo a seguir, porém... logo a seguir à minha

 primeira bebedeira... e sem saber como, dei comigo a entrar

em casa. Onde ela estava. Viva, bem viva. Tão viva queme ajudou a curar a ressaca. E me deu conselhos que ainda

hoje vou seguindo. Não bebas! Não bebas! Já viste comoestás?! Aquela mulher... aquela mulher!

Matá-la... matá-la... aconteceu aos 18 anos. Fora para aFaculdade. Arranjei um quartinho alugado. Tinha amigose companheiros. Não havia lugar para ela. Não a queria

agarrada às minhas calças... a dizer-me o que eu deveriafazer. O que é que os outros – e as outras, claro – diriam se avissem por ali, como se fosse ela a comandar-me, a dar-me

as suas ordens. Fiz bem em matá-la... não acham?!Pois... enganei-me de novo! É que dei comigo a ir até lá...a esclarecer algo da minha luta política, quando havia uns

quantos tipos atrás de mim, para se aproveitarem da minhaingenuidade. Queria conselhos. E ela... lá estava. Nãomorrera, anal.

*Numa estação de metro em Munique, Alemanha, um homem atacou passageiros

Page 20: ABC n 309 Compact

7/26/2019 ABC n 309 Compact

http://slidepdf.com/reader/full/abc-n-309-compact 20/24

20 . Automobilismo 16 Maio 2016

 Paulo Alves – Carlos MorNico Rosberg: “A Ferrari

parece estar mais forte” Nico Rosberg estabeleceuo melhor tempo na segun-

da sessão de treinos livres

do GP de Espanha, depois

de a Ferrari ter dominado a

 primeira sessão. Para o ale-mão, a Mercedes está no

 bom caminho, mas há queter atenção à equipa italiana:“Senti-me muito confortávelno monolugar com algumas

das novas peças introduzidas

no W07 e parece que elasfuncionaram bem. A Ferraritambém parece mais forteneste circuito, por isso estou

ansioso para o terceiro trei-

no livre, bem como para a

qualicação, e aí ver qual onosso desempenho.” Quan-

to à presença em Barcelona,Rosberg arma:

 ABC ACEIAM-SE

PEQUENOS ANÚNCIO1325 St Clair Av 

Falar com Solangeel 416 603 0842

“É ótimo voltar à Europa eestar de volta a Espanha. Foi

 Audi SQ7

Quando se tem como cartão-de-visita um V8 DI com 435 CVe 900 Nm às 1000 rpm, não sobra muito para dizer. Apenas queapenas que chega em julho.O S chegou finalmente ao maior dos SUV da Audi. Uma es-pera longa, plenamente justificada pela tecnologia envolvidano novo V8 DI. O bloco de quatro litros estreia uma combi-nação de dois turbos e um compressor elétrico para eliminaro atraso típico dos turbos.

O resultado são 435 CV e 900 Nm de binário disponível pou-co acima do ralenti. As acelerações são brutais, não precisade mais de 4,9 segundos para chegar aos 100 km/h, e a neu-tralidade da carroçaria em curva impressionante.

Chega em julho com um preço de 120 000€ ao quais vai serimprescindível acrescentar um valor ainda não determina-do para o pack de equipamento dinâmico. Este inclui eixotraseiro direcional, barras estabilizadoras ativas e diferencialtraseiro desportivo. De série traz o sistema de tração integralpermanente, a suspensão pneumática adaptativa e jantes de20’’.

Celebração em Portugaldos 100 Anos BMW arrancaeste sábadoA evento “Roads of omorrow – Te Next 100 Years” decorreentre 14 e 22 de maio no Autódromo do Estoril

Está marcado para este sábado o arranque de um evento únicoe que irá juntar num só espaço toda a família do Grupo BMW,onde além dos automóveis da marca bávara também estarão

presentes os modelos da Mini e as motas da BMW Motorrad.Batizado de “Roads of omorrow – Te Next 100 Years”, estainiciativa decorrerá ao longo de nove dias, entre 14 e 22 demaio, e o Grupo germânico espera a presença de mais de 4000convidados e clientes, que são desafiados a ficar com uma visãomais abrangente da oferta do Grupo BMW.

Para isso a BMW, Mini e BMW Motorrad vão disponibilizarpara testes um total de 80 veículos, entre modelos de pista e es-trada, além de decorrerem muitas outras atividades em áreasespecialmente preparadas para o efeito, como a pista todo-o-terreno para os BMW X. Entre outros dos atrativos do “Roadsof omorrow – Te Next 100 Years”, a BMW destaca a exposi-ção dedicada ao centenário do fabricante, os workshops técni-cos, as outras atividades específicas para cada modelo e aindaa existência de uma zona dedicada aos mais novos.

Renault quer Red Bullcom os seus motores em 2017

Apesar de tudo, alerta: “Há uma relação que pode conse chegarmos a um acordo, o que ainda não é o caso

 vamos falar em valores. A Red Bull é mais que bem vficar como cliente da Renault. Para ser mais específico,desejo. Agora temos de fazer por merecer diante da petiva técnica e competitiva do nosso produto. É o que impara a Red Bull, e nos testes do próxima semana em Mmeló vamos introduzir as nossas atualizações, é o momcerto”, disse Cyril Abiteboul.

Depois de muita hesitação e um clima de instabilidade na re-lação Renault/Red Bull no último ano, com o início da tem-porada de 2016 do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 ea já realização de quatro corridas, tudo parece estar de voltaà normalidade, e a ‘desavença’ entre ambas as estruturas jáparece ser algo que apenas ao passado pertence.

Prova disso é que a Renault já apresentou uma proposta àRed Bull para que a marca de bebidas energéticas continuea utilizar os seus motores em 2017, conforme confirmou odiretor geral da Renault, Cyril Abiteboul:

“É o momento de fazer uma oferta antes de se chegar a umacordo. A Red Bull tem uma oferta nossa. Sendo sincero, seme perguntassem sobre isso há um ano, não poderia dar umaresposta com total segurança. Mas não estamos na mesma si-tuação, ainda que também seja difícil apostar num resultadoconcreto nas negociações comerciais dentro de um negóciocomo é o da Fórmula 1”, disse, confessando: “Espero que, secontinuarmos a demonstrar que o produto que fornecemospode melhorar e que podemos oferecer um motor que ospermita lutar por pódios e títulos, haja um interesse mútuoem continuar esta relação.”

um bom começo com os dois

treinos livres. Os tempos pa-

recem bons nos stints l

e também nos stintscurtos”, nalizou.

Page 21: ABC n 309 Compact

7/26/2019 ABC n 309 Compact

http://slidepdf.com/reader/full/abc-n-309-compact 21/24

  De tudo um pouco . 216 Maio 2016

 A  ç o r e s . . . 

 Q u e m  D i r i a ?

 !

Podemos talvez ter a impressão, não conhecendo as Ilhas,que estariam bem longe umas das outras. Só que, no casodo triângulo Faial, Pico e São jorge não é assim. A ilha doPico fica a menos de 30 minutos por barco de passagem doFaial. Na realidade também nos apercebemos que o progres-so também se aplica já a outros campos nomeadamente ao

transporte entre as ilhas.O barco de passagem foi eficiente e tinha também a opçãode poder transportar vários veículos, permitindo, portanto,a possibilidade de visitar várias ilhas com o seu próprio veí-culo, simplesmente por fazer a tal travessia de menos de 30minutos com o seu carro como que... na sua algibeira.Lembrando a imponente imagem do Pico do ponto de vistado Faial, foi com muito interesse que saímos em direção àMadalena. Só a travessia de barco proporcionou vistas lindasdo mar, de paisagens costais tanto do Faial como do Pico. Onovo porto do Pico na Madalena já permite vários negóciosprincipalmente de turismo a florescer na Madalena.Vários letreiros são vistos, com informações sobre escursõespara ver baleias, pescar, mergulhar, etc. Obviamente, o tu-rismo começa a ser extremamente importante para todas asilhas. anto na Sessão de Políticas ambientais nos Açores,como pela atitude claramente demonstrada pelo povo Aço-

riano com quem tivemos a oportunidade de intercambiarideias, notamos que manter o ambiente verde é uma priori-dade nos Açores.

Imagens antásticas... em ilha antásticaA Ilha do Pico proporcionou-nos imagens fantásticas. Como

Guia tivemos o previlégio de ter o sr. Manuel Serpa que,como alguns Açoreanos devem saber, já os representou noparlamento Portugûes. Numa paragem, tivemos o privilégiode apreciar as famosas paredes do Pico.Chamo-as de paredes mas são muito mais que isso, já são

 A imponência da Ilha do PicoPaulo Antunes

património da Unesco que reconheceu o enorme trabalho dehomens e mulheres, no Pico, que em outros tempos, devidoa agreste terra do Pico, tiveram que inventar um sistema quepermitiria plantar vinhas. Estas paredes estendem-se porquilómetros e sem elas era impossível plantar no Pico. De-ram origem ao famoso vinho Verdelho assim como erantese Arinto.

Imaginem! Paredes formadas à mão de 1 metro por 3 cada

uma fechando uma videira ou duas. A força de vontade dohomem perante dificuldades que pareceriam impossíveis desuplantar... Enfim, até mais ou menos o seéculo 19 essas uvaspuseram o pico no mapa. Mais tarde uma doença atingiu as

plantas e poucas sobreviveram. Hoje os Açores estãoconstruir pacientemente o que a Unesco apreciou compatrimónio mundial. Os vinhos brancos do Pico são bem vistos mundialmente.

Subindo a montanha do Pico, e vendo a paisagem dessede vista, apercebemo-nos ainda mais da enorme belezaassim como da irmã (Faial) que é vista claramente. Papor uma das crateras do Pico sentimos o poder da natude como a atividade vulcanica deve ter sido impressionUm convento transormado em pousadaParagem na pousada da Juventude. Imagine um con

transformado em poCom a beleza originalas amenidades dos t

modernos. Para os qutariam de visitar váriaseria um método efiassim como barato, dzer. As pousadas da Jude já se encontram emilhas.Uma outra paragem e acolhidos pelo grupclórico da Casa do poCriação Velha, várias típicas que nos enriquemais sobre a cultura dambém tivemos a onidade de visitar o CelO bar que ganhou o pda melhor arquitetura

bar em 2015 em toda apa. Mais uma vez...Seoutro sinal que os Acontinuam a progredirMuito difícil, conseguitudo sobre o que vimo

 vimos e sobre o impaco Pico teve sobre nósdúvida, o melhor seritar e ter o previlégio dcom imagens inesquna sua mente e no seução. A ver vamos de qtras maneiras os Açorimpressionaram no prartigo...

Para que se saiba...a entrar e sair dos clubes e as-sociações em festa... sem comernada. Entende-se cá em casaque os clubes têm as suas despe-sas várias e não têm que pagar jantares ou almoços a orgãos deInformação. Nós fazemos isso.Poucos entre os nossos confra-des fazem isso.Voltando à vviagem aos Aço-res... entendemos que os colegasque lá foram tiveram, decerto,a mesma hiopótese que nós,ABC. Pagando – como nós fize-mos – poderiam levar os fami-liares mais chegados.No fundo, pretende-se ati-rar lama aos colegas, Dar-lhesamargos de boca. Permitir-nosatirar aos ares a gargalhada sa-dia que nós, outros, atiramosquando anotamos o descasoque certos Jornais fazem, no pa-gamento a colaboradores e noamesquinhar dos outros.Valha-nos um burro aos coicese outros aos pinotes. A algunsmelhor seria encomendar outrosermão. Que olhem para as suaspáginas e vejam o que lhes falta,pelo menos em ética...

Há por aí um Jornal, cujo proo-prietário e director, gosta mui-to de navegar em águas turvas.Como barco, tudo lhe serve.Como barco, até as meias ver-dades e as mentiras lhe servem.Serve-se de umas e de outraspara tentar enlamear os outros.Vai daí, esta semana, achou quedeveria rematar as suas aleivo-sias feitas prosa... para dizer

que, na recente deslocação aosAçores, houve quem achassepor bem levar a esposa. Insi-nuando que isso só prejudica- va o erário público – leia-se oGoverno Regional – que sairia,assim, defraudado.Antes de continuarmos, di-remos, desde já, que ABC foirepresentado por um dos seussócios, o Paulo Fernando. Que,atendendo a que a esposa nuncatinha visitado aquelas ilhas demaravilha, perguntou à orga-nização se a esposa pioderia ir,pagando ele todas as despesas.Assim se fez. Assim se cumpriuo hábito generalizado cá decasa. Que leva os seus pruridos

The Portuguese Cultural Club Of VaughanAnd Casa Do Alentejo Community Centre

SATURDAY, JUNE 4CASA DO ALENTEJOCOMMUNITY CENTRE1130 DUPONT ST, TORONTO

Dinner & Show$40 Members $50 Non-Members

FEMALE VOICES:GUIDA FIGUEIRA & CLARA SANTOSMALE VOICES:PAULO FILIPE & MARIO JORGEINSTRUMENTS:HERNANI RAPOSO, PEDRO JOEL,VALDEMAR MEJDOUBI,MANUEL MOSCATEL& SERGIO SANTOS

In collaboration with

PRESENTS

    N   o    i    t   e     d   e

The Portuguese Cultural Club Of VaughanAnd Casa Do Alentejo Community Centre

SATURDAY, JUNE 4CASA DO ALENTEJOCOMMUNITY CENTRE1130 DUPONT ST, TORONTO

Dinner & Show$40 Members $50 Non-Members

FEMALE VOICES:GUIDA FIGUEIRA & CLARA SANTOSMALE VOICES:PAULO FILIPE & MARIO JORGEINSTRUMENTS:HERNANI RAPOSO, PEDRO JOEL,VALDEMAR MEJDOUBI,MANUEL MOSCATEL& SERGIO SANTOS

In collaboration with

PRESENTS

    N   o    i    t   e     d   e

Page 22: ABC n 309 Compact

7/26/2019 ABC n 309 Compact

http://slidepdf.com/reader/full/abc-n-309-compact 22/24

PIB cresceu apenas 0.1% no 1.º trimestre…

A semana cou essencialmente marcada pela divulgaçãoda estimativa rápida do PIB do 1.º trimestre, publica -da pelo INE, que revelou um crescimento em cadeia de0.1%, desacelerando face ao acréscimo de 0.2% obser -vado no trimestre anterior, saindo aquém da mediana das projeções das instituições contactadas pela Bloomberg(+0.4%) e das nossas perspetivas ligeiramente mais oti-mistas (entre +0.4% e +0.6%).

… suportado unicamente pela procura interna

 Na ótica da procura, o nosso erro de previsão terá cadoa dever-se essencialmente às exportações líquidas, queterão evidenciado um contributo negativo mais intensodo que o inicialmente estimado, reetindo uma quedadas exportações superior à que estávamos a admitir, bemcomo à formação bruta de capital xo (FBCF), que teráregressado aos crescimentos, mas avançando menos do

que o que tínhamos inicialmente estimado.Já o comportamento das restantes principais componentesdo PIB terá sido sensivelmente em linha com o que te -mos vindo a defender. Assim, continuamos a estimar queo consumo privado tenha registado um forte acréscimono 1.º trimestre, apontando-se para um crescimento entre0.8% e 1.3%, depois de ter expandido 0.2% no 4.º trimes-tre de 2015, com o consumo a dever ter sido suportado pe-las vendas de carros, mas também pelas vendas a retalho e pelo consumo de serviços.

Também o consumo público terá crescido ligeiramente,depois da estagnação observada no trimestre anterior.Do lado do investimento, o investimento em capital xo(FBCF) terá, como antecipado, regressado aos cresci-mentos, mas com esse crescimento a dever ter sido, comoreferido, inferior ao inicialmente estimado, não devendoter sido suciente para reverter a queda de 1.6% obser -vada no 4.º trimestre 2015, ao passo que a variação deexistências terá apresentado um contributo sensivelmente

nulo para o crescimento do PIB (+0.1 p.p. no trimestreanterior), em linha com as nossas expectativas iniciais,levando o investimento total a registar uma subida, mastambém inferior à que se estimava, devendo apenas ter re -vertido parte da queda registada no 4.º trimestre de 2015(-1.3%).

Já a procura externa líquida terá, como referido, contri- buído negativamente para o crescimento em cadeia doPIB e numa intensidade superior à inicialmente perspe-tivada, regressando aos contributos negativos, após doistrimestres a puxar pela economia (+0.3 p.p. no 4.º tri-mestre e +0.6 p.p. no 3.º trimestre), com estes resultadoa reetir uma queda das exportações (+1.5% no trimestreanterior), que terão sido fortemente penalizadas designa-damente pela queda das exportações para Angola, mastambém pelas greves dos trabalhadores da renaria de Si-nes realizadas ao longo do 1.º trimestre (que terão tido umimpacto superior ao por nós inicialmente antecipado), eum acréscimo das importações (+0.8% no 4.º trimestre de2015), esta últimas impulsionadas pelo consumo privado

e pela FBCF.

 Previsão de crescimento para 2016: revisto em baixa de1.7% para 1.5%

Reetindo o facto de os dados do PIB terem cado aquémdo esperado neste início de ano, revimos em baixa as nos-sas previsões de crescimento do PIB para 2016, de 1.7% para 1.5%, previsão que se mantém rodeada de riscos des-cendentes, mas que reavaliaremos aquando da divulgaçãodos dados nais do PIB do 1.º trimestre 2016 (dia 31 demaio), então já com os dados em detalhe para as compo-nentes do PIB.

Esta nossa previsão tem implícita uma expectável ligeiracorreção, no 2.º trimestre, dos fatores pontuais que pena-lizaram a atividade económica no arranque do ano, apon-tando-se para um crescimento médio de cerca de 0.6%entre o 2.º e o 4.º trimestre do ano. Esta nossa previsão decrescimento anual de 1.5% em 2016, que, a conrmar-se,

representará a manutenção do crescimento observado em2015, mas contabilizando o 3.º ano consecutivo de cres-cimento após a saída do país de recessão e ao maior rit-mo desde 2010 (+1.9%), acaba por car em linha com osvalores previstos pela Comissão Europeia (CE) e apenasligeiramente acima dos 1.4% previstos pelo FMI, afas-tando-se mais dos 1.8% antecipados pelo Governo no OE2016.

A economia deverá voltar a ser suportada apenas pela pro -cura interna, antecipando-se que o consumo privado possacrescer cerca de 2% (Governo +2.4%), mas prevendo-seagora que a FBCF cresça a um ritmo inferior ao de 2015(+3.7%) – anteriormente previa-se um crescimento simi-lar –, enquanto as exportações líquidas poderão acabar porter um contributo ligeiramente negativo (anteriormente, previa-se um contributo sensivelmente nulo) e a var iaçãode existências e o consumo público, contributos sensivel-mente nulos, embora, no último caso, se antecipe algumcrescimento.

 Previsão de crescimento para 2016 permanece rodeadade riscos tanto ascendentes, como descendentes (maio-ritários)

O baixo preço do petróleo (valor médio anual mais baixoem mais de uma década), o euro fraco (acima da média de2015, mas historicamente baixo) e as novas medidas doBCE colocam riscos ascendentes à nossa previsão. Acres-ce a possibilidade de a economia espanhola poder conti-nuar a crescer acima do estimado, algo relevante atenden-

Comentário Semanal de Economia e Mercados Parceria ABC / MontePio – Semana de 9 a 13 de maio

Na Economia Portuguesa PIB cresceu mas poucodo ao elevado peso que ainda tem nas trocas comecom o nosso país (não obstante o esforço de diverção, as exportações ainda estão muito direcionadaos nossos parceiros europeus, nomeadamente para nha – que representaram, em 2015, cerca de um quatotal das exportações de bens portugueses).

Os riscos descendentes a nível interno prendem-sea instabilidade política, a que acresce a ainda difítuação do mercado de trabalho, do sistema nancei

objetivos de consolidação adicional das nanças púe a recente pressão sobre as yields da dívida portugresultante dos receios dos mercados relativamente àtégia orçamental do Governo.

Externamente os riscos estão relacionados com a inza geopolítica no Médio Oriente, no Leste da Europrelação à Grécia e devido aos abrandamentos de divmercados emergentes, como a China, Brasil ou A(em 2015, as exportações portuguesas para este paíram um pouco mais de 1.0 mM€, com o respetivono total das exportações portuguesas a passar de 6.62014 para 4.2% em 2015).

 Não obstante os riscos externos, admite-se que a atde na Zona Euro possa acelerar (suportando as expções) e que, ao nível interno, os maiores receios emda situação do sistema nanceiro português já se tedissipado, a avaliar designadamente pelo comportam

do indicador de sentimento económico, que se encrelativamente próximo dos níveis máximos desde jade 2008 (atingidos em abril) e revelando-se compcomo acréscimos em cadeia do PIB superiores aonós perspetivados.

 José Miguel Mo

 JoseMoreira@Montep

16 Maio 201622 . De tudo um pouco

O empresário destacou que “o futebol é um bom

 para investir, mas ainda não há nenhum plano estra

denido”.

Além do futebol, o empresário sublinhou que o

também poderá investir nos sectores do imobi

antiguidades, turismo, alta tecnologia e nanceiro,

inclusivamente mostrado a sua convicção que o Banco será comprado por um investidor chinês.

“Vamos iniciar o investimento na Europa a par

Portugal. Podemos avançar com pequenos investimna ordem dos 50 milhões de euros até um total de

milhões de euros”, adiantou, assinalando que a asso

que representa conta com cerca de 2.000 empresário

mais fortes da China”.

Zengh Yonggang rematou que o grupo prefere invesPortugal do que em Espanha, apontando para a hirelação de amizade entre os dois países.

*Associação de Novos Empreendedores

de Xangai tem 10 mil milhões de euros

 para investir em Portugal 

O representante da Associação de Novos Empreendedores

de Xangai, Zengh Yonggang, avançou que a entidade pode

investir até 10 mil milhões de euros em Portugal em vários

setores de atividade, entre os quais o futebol.

“Gosto de Portugal, de desporto e de futebol. Estamos

a estudar o mercado, estivemos já a almoçar com Luís

Filipe Vieira e vamos estar com Rui Costa”, presidente

e administrador do Benca, respetivamente, começou

 por armar o responsável, que também é o presidente da

ShanShan Group.

O responsável adiantou ainda que na segunda-feira esteve

reunido com Luís Figo em Madrid e com o presidente do

Real Madrid, Florentino Pérez.

“Gostamos muito do futebol ibérico”, revelou.

Sem fechar a porta a nenhum negócio Num encontro com jornalistas numa unidade hoteleira de

Lisboa, o empresário não fechou a porta a nenhum negócio,

explicando que tanto pode investir no futebol de formação

como na compra de participações de capital nas SAD

(Sociedades Anónimas Desportivas).

“Podemos investir no futebol de formação, mas também

na compra de quotas em SAD, bem como participar em

operações de transferências internacionais de jogadores”,

vincou.

Luís Filipe Vieira reuniu-se

com investidores chineses

Economia portuguesa – PIB cresceu apenas 0.1% no 1.º trimestre, desacelerando face ao acréscimo de 0.2%

observado no trimestre anterior e saindo aquém da mediana das projeções das instituições contactadas pela

Bloomberg (+0.4%) e das nossas perspetivas ligeiramente mais otimistas (entre +0.4% e +0.6%); revimos em

baixa o crescimento anual para 2016, para 1.5%

Page 23: ABC n 309 Compact

7/26/2019 ABC n 309 Compact

http://slidepdf.com/reader/full/abc-n-309-compact 23/24

Por: Antonio Custodio Barros(NhP 7132)

 OFERTAS DE EMPREGO

Tel. 416 533-8907 

Estes são fundamentais para o organismo. Necessitamos

deles para que o organismo funcione. Existem mais de 500conhecidos e nem todos têm a mesma importância.

 No entanto queria chamar a atenção para pelo menos dois.

Um deles é a L-Glutamina e a outra é o 5-HTP.

O primeiro é importante na absorção de proteínas e naresistência muscular. Sendo por isso ideal para atletas e para pessoas que querem perder ou controlar o peso se tiverem

 problemas com a absorção de proteínas. Neste caso podemos

usar também enzimas digestivas.O segundo o 5-HTP tem sido objecto de estudo e deinvestigação. Os estudos apontam que a sua controlada

ingestão em alguns casos pode ser útil e ajudar em casos deinsônia e de nervosismo.O 5-HTP pode ser usado com ervas para melhores resultados,

 pode-se juntar o GABBA e a vitamina B6, e a melatomina.As doses devem ser controladas e baixas para melhoresresultados.

Uma boa semana!

  ERVANARIA LAGOA AZUL- FLORA UNIVERSAL IN

1227 DUNDAS ST WEST TORONTO ONTARIO M6J-1X6 CANADA

Consultas por marcacao 416 533-8907 fax-416-533-5324email [email protected]

Os aminoácidos  Coisas e loisas . 2316 Maio 2016

Empregadapara firmade Marketing e Promoções.com experiênciaem Microsof, Word e Exele com experiênciaem trabalho ao teleone.Contacte para o 416 258 8104

ALUGA-SEESCRITÓRIOS1227 DUNDAS ST. W-

Ideal para Contabilista,Advogado ou Arquitecto.

416 854 2019

Precisa-se de pessoalpara relva.

Inorma Paulo Medeiros,647 678 6537.

SENHORA PORTUGUESA

Precisa-se de senhora portuguesaentre os 25 a 40 anos, para limpar duas casas.

Bom salário. Contactar 905-764-2939

FAST, EFFECTIVE DRUG FREE PAIN RELIEFF R E E  1  m i n u t e  p a i nr e l i e f   t r e a t m e na v a i l a b l e  h e r e

 P a s s e

 p e l o  n o s s o

 E s t a b e l e c i m e

 n t o !

 V E J A   O  Q U E  P O

 D E M O S

 F A  Z E R  P O R  S I !

   T R Y  I T  I N S I D E

   T O D A  Y

 E X  A  C T O !  H O J E  M

 E S M O !

Um novo serviço ACEITAM-SEPEQUENOS ANÚNCIOS1325 St Clair Av 

Falar com SolanTel 416 603 08

ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA PRAIA DAVITÓRIA - 22 de maio, Convívio anual na Casa dos

Açores, em Toronto, com a presença do presidente dacâmara da Praia da Vitória Roberto Monteiro, Tibério

Dinis, vereador da Cultura, e José Avelino Borges,diretor das Festas da Praia. Atuam os artistas TonyCâmara, Francisco Simões e José Avelino Borges.Informações 416-588-2000 (António Rodrigues).

CASA DA MADEIRA - 28 de maio, com início às 19h00,

53º aniversário. Madeira de Honra, seguido de Jantarde Gala, com a atuação de Tony Câmara e do conjuntoSonhos.

CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS DEMISSISSAUGA – Dias 27, 28 e 29 de Maio, Carassauga

 – Festival de Culturas de Mississauga..GRACIOSA COMMUNITY – Sábado, 28, Baile do

Milho Torrado com o vonjunto The Ritz. Informações,416 537 9697.

PENICHE COMMUNITY CLUB – Domingo, dia29 de Maio, Concurso Anual de Pesca em PORT

MAITLANDE, com a abertura das inscrições às 7a.m. e o inicio do concurso às 8 a.m. Haverá prémiospara todas as categorias, estando o evento inserido

nas comemorações do Dia de Portugal. Informações,Fernando Maia, ( 416 ) 561 5466 ou ( 416 ) 536 7063.

Clubes e AssociaçõesSPORTING CLUBE PORTUGUÊS DE TORON- 28 de maio, 17h00, 5º aniversário da Sporting

Academy no Oasis Convention Centre (1036 LakeRd. E., em Mississauga), com a presença de Ped

Morgado da direção do SCP, de Ricardo Daniel e Barbosa, e Maria Ramires.

Procura trabalhoSenhora procura trabalho

em limpezas na áreade North York e GTA,

de preerência de manhã.Contactar 647 882 1303.

Escritório em Toronto precisa de recepcionista fluente em Português eInglês. 416 522 3366

Precisa-se de ajudante de pintor com experiência.Contactar Antonio 647 200 1641.

Procura-se pessoa com experiência em serviço a balcão, decoração debolos, e fluente em Português e Inglês para padaria em Brampton. Con-

tactar Kathleen 647 504 8779.Companhia de transportes em Milton procura condutores e com carta AZ.

416 906 7828.Precisa-se de soldador com experiência em aço inoxidável. 647 225 6918.

Loja de instrumentos musicais procura funcionários. 416 651 3332.Precisa-se de empregados para servir ao balcão, embaladores, cortadores

e assistente de gestão para a area de Hamilton. 416 729 6038.Padaria/Pastelaria procura empregadas de balcão e mesa. 416 535 9993.

Precisa-se de ajudante de cozinha. Contactar Adélia 416 603 6522.Precisa-se de estudantes para trabalhar no serviço de limpeza durante a

época de férias. 416 904 4406.

Empresa de rega procura empregados a tempo parcial.Telefone para Jose 416 676 9468.

Precisa-se de pessoa com experiência em agencia de viagens e fluente emInglês e Português. 416 249 2011.

Companhia de armários de cozinha em Etobicoke procura ajudantes deinstalação. 416 220 9514.

Precisa-se de secretária a tempo parcial e fluente em Português e Inglêspara escritório de agência imobiliária. 416 658 1300.

Page 24: ABC n 309 Compact

7/26/2019 ABC n 309 Compact

http://slidepdf.com/reader/full/abc-n-309-compact 24/24

Blake Lively, Naomi Watts, Anna Kendrick, Eva Longoria...Alguns dos que mais brilharam na cerimónia de abertura da69ª edição do Festival de Cinema de CannesO prestigiado festival de cinema que, todos os anos, trans-forma a Côte d’Azur num epicentro mediático, arrancou naquarta-feira. Cafe Society , o novo filme de Woody Allen, fezo seu debute.O elenco da longa-metragem, encabeçado por KristenStewart, Blake Lively e Jesse Einseberg, marcou presença napassadeira vermelha.Pela Promenade de la Croisette passaram também nomes daSétima Arte como Susan Sarandon, Naomi Watts e JulianneMoore.

Grandes momentos da passadeira vermelh

60 DIIORIO Cl - $899,244Uma mansão inesquecível. $ quartos 5 Quartos debanho na área melhor de Hamilton. Estacinamento

para 6 carros, enfm veja para crer.

19 Adair Av. N $449,900

Novinha em folha com enorme garagem e estaci

namento para mais de 5 carros. Só em hamiltonpossível.

 

Paulo Antunes

SALES REPRESENTATIVE

O NOVO NOME DE COMPETÊNCIA

E HONESTIDADE É PAULO

BUSINESS 905-308-8333

MOBILE 289-440-1319

FAX 905-387-3551 www [email protected]

Service also offered in:Spanish • Portuguese • French

HAMILTON511 Wilson Av.- $

479,900

5 Apartamentos 3de 2 quartos e 2 de1 quartos,todos ar-rendados será por

120 Gibson av.$ 259,900

Cuidadosamenterenovada perto do

centro da cidade deHamilton. A estepreço não durarámuito tempo no

 C a n n e s 

 2 0 1 6