20130304_br_metro campinas

16
MÍN: 20°C MÁX: 33°C www.readmetro.com | [email protected] | www.facebook.com/metrojornal | @jornal_metrocps CAMPINAS Segunda-feira, 4 de março de 2013 Edição nº 699, ano 3 RECICLE A INFORMAÇÃO: PASSE ESTE JORNAL PARA OUTRO LEITOR Bowie em cena do clipe da nova ‘The Stars (Are Out Tonight)’ DE VOLTA PARA O FUTURO CHEIO DE ENERGIA, NOVO DISCO ‘THE NEXT DAY’ TRAZ DAVID BOWIE EM EXCELENTE FORMA PÁG. 12 Cai número de CNHs cassadas em Campinas Motoristas atentos. Redução entre 2011 e 2012 foi de 20%, segundo dados do Detran. Especialista aponta fiscalização eficiente e educação como responsáveis pela queda. De acordo com a Emdec, reincidência de infratores é pequena e fica abaixo dos 10% PÁG. 03 Biblioteca na Unicamp pega fogo Tuberculose leva mais 859 bebês a serem investigados Unidade pertence ao Instituto de Estudos da Linguagem. Causas do incêndio ainda serão apuradas PÁG. 03 Convocações para exemes recomeçam hoje para 282 crianças nascidas no Madre Theodora PÁG. 02 Metade do local foi destruído | DIVULGAÇÃO Dança na tabela. Tricolor vence Penapolense e Ponte cai para terceiro lugar na tabela do Paulistão, já que o Mogi Mirim, agora em segundo, derrotou Bugre PÁGS. 15 E 16 Tricolor segue líder e Ponte cai para 3º Capitão do São Paulo na tarde de ontem, Rhodolfo anotou o primeiro gol tricolor em Penápolis | FERNANDO CALZANNI/SIGMAPRESS/FOLHAPRESS

description

 

Transcript of 20130304_br_metro campinas

Page 1: 20130304_br_metro campinas

MÍN: 20°C MÁX: 33°C

www.readmetro.com | [email protected] | www.facebook.com/metrojornal | @jornal_metrocps

CAMPINAS

Segunda-feira, 4 de março de 2013 Edição nº 699, ano 3

RECI

CLE

A IN

FORM

AÇÃO

: PAS

SE

ESTE

JORN

AL P

ARA

OU

TRO

LEI

TOR

Bowie em cena do clipe da nova

‘The Stars (Are Out Tonight)’

DE VOLTA PARA

O FUTURO CHEIO DE ENERGIA, NOVO DISCO ‘THE NEXT DAY’ TRAZ DAVID BOWIE EM EXCELENTE FORMA PÁG. 12

Cai número de CNHs cassadas em CampinasMotoristas atentos. Redução entre 2011 e 2012 foi de 20%, segundo dados do Detran. Especialista aponta fiscalização eficiente e educação como responsáveis pela queda. De acordo com a Emdec, reincidência de infratores é pequena e fica abaixo dos 10% PÁG. 03

Biblioteca na Unicamp pega fogo

Tuberculose leva mais 859 bebês a serem investigados

Unidade pertence ao Instituto de Estudos da Linguagem. Causas do incêndio ainda serão apuradas PÁG. 03

Convocações para exemes recomeçam hoje para 282 crianças nascidas no Madre Theodora PÁG. 02

Metade do local foi destruído | DIVULGAÇÃO

Dança na tabela. Tricolor vence Penapolense e Ponte cai para terceiro lugar na tabela do Paulistão, já que o Mogi Mirim, agora em segundo, derrotou Bugre PÁGS. 15 E 16

Tricolor segue líder e Ponte cai para 3º

Capitão do São Paulo na tarde de ontem, Rhodolfo anotou o primeiro gol tricolor em Penápolis | FERNANDO CALZANNI/SIGMAPRESS/FOLHAPRESS

Page 2: 20130304_br_metro campinas

CAMPINAS, SEGUNDA-FEIRA, 4 DE MARÇO DE 2013www.readmetro.com |02| FOCO

1FOCO

A partir de hoje, mais 282 crianças nascidas no Hos-pital Madre Theodora se-rão convocadas a passar por exames por causa de um surto de turberculose na instituição de saúde, desco-berto em setembro do ano passado. Essas nasceram en-tre dezembro e novembro de 2011. A nova convocação se deu devido à detecção da doença em dois bebês, um nascido em 2 de janeiro de 2012 e, outro, em dezembro de 2011, portanto, fora do período já investigado entre 25 de setembro de 2012 e 1º de março deste ano, referen-te aos nascidos entre janeiro e junho de 2012.

Além desses 282, os pais de outros 577 nascidos en-tre julho e outubro de 2011

também serão contatados por telefone por profissio-nais com experiência em tratamento e diagnóstico de tuberculose. Eles verifi-carão a necessidade de exa-mes detalhados, pois ou-tros dois bebês nascidos no Madre Theodora em julho e agosto daquele ano tam-bém tiveram diagnóstico de tuberculose. “Neste caso, o contato será por telefone porque a possibilidade de haver alguma ligação com a funcionária do hospital (que

estava doente e espalhou o bacilo) é pouco provável”, explica Maria Alice Satto, coordenadora do Programa-de Controle de Tuberculose.

Do grupo investigado, foram examinadas 1.054

crianças. Quatorze delas apresentaram tuberculose e 90 infecção latente – tem o bacilo mas não contrai a doença. Uma outra ainda passa por exames.

METRO CAMPINAS

Surto. Hospital Madre Theodora começa hoje exames em outras 282 crianças porque investigação teve de ser ampliada. Há ainda 577 que serão monitoradas por telefone

Surto foi descoberto no ano passado | THOMAZ MAROSTEGAN/METRO CAMPINAS

Tuberculose: mais convocações de bebês têm início

859novos bebês terão de ser investigados por causa do surto

Temporários

Inscrições para médicos serão abertas hoje

A prefeitura abre hoje as inscrições para o proces-so de contratação emer-gencial de 200 médicos, com especialidades em clínica geral (140), gine-cologia e obstetrícia (15), pediatria (40) e psiquia-tria (5). A previsão é de que estes profissionais estejam atuando na re-de a partir do dia 15 de março. O edital será pu-blicado hoje no Diário Oficial: www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial.

METRO CAMPINAS

Proibição

Emdec tira fretados do Terminal Central

A partir de hoje, os ôni-bus fretados não pode-rão circular no Terminal Central, onde, atualmen-te, nos dias úteis, são realizados cerca de 2,2 mil embarques e 1,4 mil desembarques de passa-geiros do serviço, com 357 viagens diárias de 54 empresas.

METRO CAMPINAS

O jornal Metro circula em 23 países e tem alcance diário superior a 20 milhões de leitores. No Brasil, é uma joint venture do Grupo Bandeirantes de Comunicação e da Metro Internacional. É publicado e distribuído gratuitamente de segunda a sexta em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, ABC, Santos e Campinas, somando mais de 480 mil exemplares diários.

Editado e distribuído por Metro Jornal S/A. Endereço: avenida Engenheiro Antonio Francisco de Paula Souza, 2799, CEP 13045-541, Jardim São Gabriel. Tel.: 019/3779-7421. O jornal Metro é impresso na Log&Print Gráfica e Logística S.A.

EXPEDIENTE

Metro Brasil. Presidente: Cláudio Costa Bianchini (MTB: 70.145). Diretor de Redação: Fábio Cunha. Diretor Comercial e Marketing: Carlos Eduardo Scappini. Diretora Financeira: Sara Velloso. Editor de Arte: Vitor Iwasso. Coordenador de Redação: Irineu Masiero. Gerente Executivo: Ricardo Adamo.

Metro Campinas. Editora-Executiva: Zezé de Lima (MTB: 16.231). Editor de Arte: Gustavo Moura. Gerente Comercial: Simone Monfardini.Grupo Bandeirantes de Comunicação Campinas - Diretor Geral: Rodrigo V. P. O. Neves.

A tiragem e distribuição desta edição são auditadas pela BDO.30 mil exemplares

FALE COM A REDAÇÃ[email protected]/3779-7518

COMERCIAL: 019/3779-7421

JUSTO É LEGALA integridade moral e a sua própria recompensa. Falando no português claro, ser bom, honesto, legal, como diria um amigo meu do interior, “já ta bão demais”.

Só que isso não se aplica muito nesse país onde corruptos, maus políticos, bandidos e até assassinos levam vantagem. E com a bênção das leis, na maioria das vezes.

Nosso ministro do Supremo, Joaquim Barbosa, foi claro quando disse, na semana passada, o que o que disse agora há pouco: as leis do país são frouxas para tanto bandido cada vez roubando mais, matando mais, abusando mais e escapan-do praticamente quase sempre pelas portas da impunidade.

Impunidade que às vezes é legal, está no Código. Caso do Gil Rugai, condenado por homicídio duplo qualificado em que umas das vítimas era o próprio pai e o cara sai andando pela porta da frente do tribunal da Barra Funda.

Culpa do juiz? Claro que não! Já ouvi juiz macho, tão macho que precisa ser protegido pela policia vinte e quatro horas por dia, como o Dr. Alexandre, lá do Rio de Janeiro, que chegou a dizer a um criminoso que tinha certeza de que ele era culpado, mas que, pela lei, não tinha como puni-lo.

Moral da história: sabia que o vagabundo era mesmo vaga-bundo, menos perante a nossa lei. É legal? Claro que é legal, mas é justo?

Não adianta você condenar dois canalhas, como os irmão Cravinhos que mataram sob as ordens de uma facínora, ban-

dida mesmo, como a Suzane, os próprios pais da dita cuja. Ma-taram a golpes de porrete duas pessoas dormindo. Tomaram trinta e oito anos de cadeia. O que adianta? Cumpriram onze e vão para as ruas.

Vai explicar isso para um americano... ou até para um mar-ciano. Não vai longe. Essa semana, no Brasil Urgente, mostrei um caso de um sujeito que matou a mulher a marretadas. Você entendeu? Matou a mulher a marretadas! Tomou doze anos de pena, cumpriu três, como a lei determina, deveria ter ido para o regime semiaberto, onde não havia vaga, e ganhou liberdade condicional. Livre como um passarinho. Resumindo: arrumou outra companheira e matou de novo com extrema crueldade com o aval e incompetência do Estado.

Parece até que no Brasil o crime compensa.O ministro Joaquim diz que as leis são fracas em relação aos

criminosos do mensalão e, por incrível que pareça, leio que o deputado João Paulo Cunha, um dos condenados, vai estu-dar Direito. Melhor seria se ele tivesse exercido o Direito an-tes mesmo de sentar num banco de faculdade para aprendê--lo. Qualquer cidadão, seja ele da roça ou da NASA, sabe o que é certo ou errado.

Hoje começa mais um caso pontual: o julgamento do golei-ro Bruno. Aí a Justiça, até agora, andou bem próxima da opi-nião pública do que parece ser justo, independente de famoso ou não, Bruno e sua corja estão respondendo pelo processo na cadeia, mesmo que o corpo de Eliza Samúdio não tenha apare-cido. É mais uma oportunidade para mostrarmos que o justo, na maioria gritante das vezes, é legal.

Olhar

cidadão

JOSÉ LUIZDATENA

Investigação

Deputado se defende

Acusado de enriquecimento ilícito e corrupção, o deputado federal Gabriel Chalita

(PMDB-SP) disse que abre mão de seus sigilos

bancário e telefônico para provar sua inocência. “Pode investigar tudo na minha vida”, disse

Chalita em entrevista ao “O Estado de S. Paulo.

Dólar

+ 0,20%

(R$ 1,98)

Bovespa

- 0,94%

(56.883 pts)

Euro

- 0,24%

(R$ 2,57)

Selic

(7,25%)

Salário

mínimo

(R$ 678)

Cotações

1FOCO

Page 3: 20130304_br_metro campinas

CAMPINAS, SEGUNDA-FEIRA, 4 DE MARÇO DE 2013www.readmetro.com {FOCO} |03|◊◊

O número de motoristas que recebeu o aviso de sus-pensão de CNH diminuiu em Campinas. De 2011 pa-ra 2012, a queda foi de 20%.

De acordo com núme-ros do Detran (Departa-mento Nacional de Trânsi-to), de janeiro a novembro de 2012 foram enviadas 44.197 notificações. No ano anterior foram 55.414.

De acordo com Dióge-nes Cortijo Costa, doutor em Geotecnia e Transporte da Faculdade de Engenha-ria Civil da Unicamp, uma cidade como Campinas, com fiscalização atuante, faz com que os motoristas tenham mais preocupação em levar multas.

“As campanhas educati-vas realizadas e o perfil da cidade, culturalmente bas-tante evoluída, ajuda a ter motorista mais consciente”, explica. “Em alguns casos, o motorista leva uma mul-ta por desconhecimento ou por falta de cuidado, mas em seguida fica mais atento para que isso não se repita”, completa. Costa diz que a Lei Seca vai contribuir para

que esse número caia mais.De acordo com a Emdec

– empresa que gerencia o trânsito de Campinas –, as multas, normalmente, são recorrentes a um públi-co pequeno, de menos de 10% dos motoristas.

Quem tem a carteira sus-pensa pode ficar sem diri-gir de um mês até um ano, dependendo da gravidade da infração. O infrator ain-da tem de realizar curso de reciclagem para recuperar a habilitação. Em caso de re-incidência em um período de um ano, as penas variam de seis meses a dois anos.

Mais prudência? De 2011 para 2012, o número de notificações enviadas pelo Detran caiu de 55.414 para 44.197

Motorista pode ficar de um mês a um ano sem dirigir | THOMAZ MAROSTEGAN/METRO CAMPINAS

Suspensão de CNH tem queda de 20% em um ano

Q a d c e

Quando o motorista

ultrapassa os 20

pontos em infrações

ou quando comete

infrações gravíssimas.

Automaticamente

suspensivas: dirigir

embriagado, ultrapassar

em 50% o limite de

velocidade, pilotar moto

sem capacete e a prática

do ‘racha’.

Q a d ec e

Quando recebe uma

multa que não é dele ou

que foi aplicada de uma

forma equivocada – ou

ainda quando alguns

pontos estão em recurso.

Nesse caso, existe a

espera do resultado do

recurso para saber se

haverá a suspensão. O

infrator tem 30 dias para

recorrer das penalidades.

Segundo o Detran,

apenas 10% recorrem

e 30% desse percentual

conseguem reverter a

decisão.

Suspensão da CNH

6%dos motoristas são recorrentes de forma continuada, segundo especialista. A maioria não está nas estatísticas ou recebe infração por algum descuido.

CARLOS GIACOMELI METRO CAMPINAS

Incêndio atinge biblioteca da UnicampPor volta das 6h da manhã de ontem, um incêndio des-truiu parte da Biblioteca do IEL (Instituto de Estudos da Linguagem) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). De acordo com

informações do Corpo de Bombeiros, a área do prédio é de 900 m2, sendo que 470 m2 foram consumidos pelo fogo. Ninguém ficou ferido.

O incêndio danificou computadores, móveis,

documentos e alguns li-vros. Os prejuízos quan-to ao acervo só não foram maiores porque o local atingido foi o espaço de atendimento ao público.

As causas do incêndio

ainda são desconhecidas e aguardam laudo pericial. A universidade abriu procedi-mento técnico administrati-vo, para tomar conhecimen-to das causas do incêndio.

Foram utilizadas três

viaturas do Corpo de Bom-beiros na ocorrência e no-ve homens. Não havia bombeiros de plantão na universidade na hora que ocorreu o incêndio.

METRO CAMPINAS

900metros quadrados é a área da biblioteca do Instituto de Estudos da Linguagem, atingida por um incêndio na manhã de ontem. Mais da metade da área pegou fogo.

Page 4: 20130304_br_metro campinas

CAMPINAS, SEGUNDA-FEIRA, 4 DE MARÇO DE 2013www.readmetro.com |04| {BRASIL}

DF: EMPRESÁRIO AMEAÇA ‘QUEBRAR A CARA’ DE AG-NELO. O governador do DF, Agnelo Queiroz (PT), está na mira de certo tipo de empresários. Ju-rado de morte por Dal-mo Amaral, cujas empre-sas de ônibus estão sob intervenção, também re-cebeu recado ameaçador de Paulo Eduardo Mon-tenegro, presidente do Sindvest, o sindicato de indústria de vestuário do DF, que prometeu que-brar-lhe a cara, após visi-tar o galpão onde proje-to do governo vai ensinar pessoas pobres a produ-zir roupas e uniformes, inclusive para a rede pú-blica de ensino.

CONCORRÊNCIA. O presi-dente do Sindvest-DF fi-cou exaltado ao se con-vencer de que a produção de uniformes na Fábrica Social vai arruinar sua atividade.

TESTEMUNHA. O gestor do projeto Fábrica Social ou-viu a ameaça de Monte-negro e, preocupado, le-vou-a ao governador e às autoridades de segurança.

INVESTIGAÇÃO. Com base no relato do gestor, fei-to por escrito, o che-fe do Gabinete Militar, coronel Rogério Leão, abriu o devido procedi-mento policial.

PSDB SEM ESTRATÉGIA. PSDB aninha-se no muro, diante da ofensiva do ex--presidente Lula de atrair eleitores à reeleição de Dilma em 2014 com as ca-ravanas de “resgate do le-gado do PT”. Tucanos mi-nimizam o potencial dos eventos anunciando uma

“provável” caravana do senador Aécio Neves (MG).

ME ENGANA QUE EU GOS-TO. Políticos do Rio, a co-meçar pelo governador Sergio Cabral, enganam seus eleitores ao não ad-verti-los de que é remo-ta a chance de vitória, no caso dos royalties. É só se lembrar a coleção de derrotas, a mais re-cente no STF. E o veto presidencial tem tudo para ser derrubado.

MARTÍRIO. Lula, que já se comparou a Cristo, Getú-lio Vargas e Lincoln, sabe que a glória dos três co-meçou pelo fim. É um bom começo para virar o disco.

Além de ser recebido pe-los estudantes da Universi-dade Federal de Viçosa com nacos de grama recém--plantados nos jardins da Biblioteca que havia inau-gurado, o ex-ministro Pau-lo Renato (Educação) expe-rimentou uma das maiores saias justas, na austera sa-la de reuniões da Reitoria. Foi quando o folclórico lí-der ruralista Sô Pontes en-

tregou-lhe um memorial e começou mais um de seus irados discursos contra a si-tuação. Bradou com voz for-te: “Este Brasil, ministro, só uma pessoa pode dar jeito: Deus! Por isso, vamos to-dos rezar!” E puxou, impá-vido, a oração do Pai Nosso, acompanhado pelo com-pungido Paulo Renato e to-dos os honoráveis doutores presentes...

“EM MOMENTOS DE CRISE, VOCÊ TEM UM DESEMPENHO

FRACO”

MINISTRO GUIDO MANTEGA (FAZENDA) AO TENTAR JUSTIFICAR O ‘PIBINHO’

COM ANA PAULA LEITÃO E TERESA BARROS

WWW.CLAUDIOHUMBERTO.COM.BR

Política

CLÁUDIO [email protected]

PODER SEM PUDOR

Sergio Cabral | ALE SILVA/FUTURA PRESS

Apelando aos céus

O ex-goleiro Bruno Fernan-des, 28 anos, retorna hoje ao Fórum de Contagem, região Metropolitana de Belo Hori-zonte (MG), para ser julga-do pela morte da ex-amante, Eliza Samudio, 24 anos. Com processo desmembrado des-de novembro de 2012, a de-fesa do jogador terá que en-frentar novos elementos que surgiram e que podem com-plicar sua situação.

Bruno, preso na Peniten-ciária Nelson Hungria, é acu-sado de mandar sequestrar a ex-amante, levar para seu sí-tio em Esmeraldas (MG), on-de teria sido morta. Até hoje, o corpo de Eliza não foi acha-do. Sua ex-mulher, Dayanne Rodrigues, responde em li-berdade e será julgada pelos crimes de sequestro e cárce-

re privado do filho do joga-dor com a ex-amante.

Entre os pontos que po-dem ser explorados no jul-gamento estão o atestado de óbito de Eliza Samudio, ex-pedido pela Justiça a pedido da juíza Marixa Rodrigues.

A promotoria deve ex-plorar ainda o fato de Luiz Henrique Romão, o Macar-rão, ter sido condenado e afirmado, em juízo, que Bruno foi o mandante do crime. Macarrão foi conde-nado a 15 anos de prisão por participação no crime.

Apesar de ser conside-rado uma testemunha dú-bia, o primo de Bruno, Jorge Luiz Rosa, em entrevista re-cente, deu a entender que o goleiro sabia que a ex-aman-te seria morta.

Além disso, uma testemu-nha surpresa da acusação e a inclusão de um inquérito pa-ralelo aos autos, que indica a participação de mais dois po-liciais na morte de Eliza, pro-

metem tornar o julgamento ainda mais complexo.

Segundo a juíza Marixa Rodrigues, o julgamento de Bruno deve durar pelo me-nos três dias. METRO BH

Retomada. Após 971 dias atrás das grades, ex-goleiro retorna diante de júri popular e deve encarar novos elementos, como entrevista do primo e testemunha surpresa

Bruno e Dayanne começam a ser julgados hoje | JOÃO GODINHO/O TEMPO/FUTURA PRESS

Julgamento de Bruno recomeça hoje em MG

A megaoperação de ocupa-ção nas comunidades do Complexo do Caju e da Bar-reira do Vasco, na zona nor-te do Rio, ontem, resultou na prisão de 16 suspeitos, segun-do a Secretaria de Segurança Pública.

A área é dominada por tra-ficantes da facção criminosa Comando Vermelho. Cerca de 2 mil policiais militares e 200 fuzileiros navais ocupa-ram na madrugada de ontem 13 favelas do complexo para a implantação de duas UPPs (Unidades de Polícia Pacifica-dora). A ocupação foi rápida e não houve resistência e nem troca de tiros. A polícia acre-dita que os principais che-fes do tráfico na região dei-xaram o local dias antes da operação.

O governador Sérgio Ca-bral (PMDB) comemorou a ocupação. “É o renascimen-to de uma região”, disse o go-vernador do Rio.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, esse é o último passo antes de ocupar as favelas vizinhas do Com-plexo da Maré, que tem ho-je mais de 130 mil habitan-tes. METRO

Rio de Janeiro. Polícia prende 16 suspeitos em operação

Com a morte de Pedro Fal-cão Pinheiro, 25 anos, no sá-bado, subiu para 240 o nú-mero de vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Ma-ria, no Rio Grande do Sul.

Ele foi mantido durante

os 34 dias de internação res-pirando com a ajuda de apa-relhos na UTI do hospital.

Devido à gravidade do ca-so, o estudante foi transferi-do para Porto Alegre de he-licóptero no mesmo dia da

tragédia. Pinheiro é a sex-ta vítima do incêndio que morreu após ter sido hos-pitalizado. Dos 145 feridos, ainda há 20 internados em hospitais de Porto Alegre e de Santa Maria. METRO

Sobe para 240 o número de mortos no RS

Page 5: 20130304_br_metro campinas

CAMPINAS, SEGUNDA-FEIRA, 4 DE MARÇO DE 2013www.readmetro.com {BRASIL} |05|◊◊

As fortes chuvas registra-das na capital em feverei-ro provocaram paralisações continuas nas operações de pousos e decolagens no ae-roporto de Congonhas. Os temporais prejudicaram cerca de 20 mil passageiros.

Na última terça-feira, as interrupções aconteceram mais de uma vez. Durante os 28 dias do mês passado, o aeroporto, o terceiro maior em movimentação no país com 17,6 milhões de pas-sageiros por ano, ficou fe-chado por quase seis horas,

segundo a Infraero, estatal que administra os princi-pais aeroportos do país.

Além do transtorno por causa dos atrasos nas parti-das, muitos passageiros re-clamam de falhas no aten-dimento por parte das empresas áreas, que dificul-tam a remarcação das pas-sagens ou mesmo o reem-bolso dos valores.

O Proncon-SP desta-ca que uma resolução da Anac, agência que regula o setor, determina que as em-presas devem reembolsar

integralmente os passagei-ros em caso de cancelamen-to ou de atrasos superiores a quatro horas.

A operação em Congo-nhas com chuva ainda ge-ra questionamentos desde o acidente com voo da TAM, em 2007, que resultou na morte de 199 pessoas.

As investigações do MP (Ministério Público) e da Ae-ronáutica apontaram que a pista do aeroporto não é 100% segura para pousos e decola-gens com chuva.

METRO

Transtornos. Em fevereiro, fortes chuvas prejudicaram 20 mil passageiros que passaram pelo aeroporto. Terminal ficou fechado por quase seis horas durante o mês passado

Na última terça-feira, interrupções nas operações ocorreram mais de uma vez no aeroporto | ANDRÉ PORTO/METRO

Congonhas para com os temporais

20 milé o número de passageiros afetados com atrasos e cancelamentos de voos em Congonhas devido às chuvas.

Page 6: 20130304_br_metro campinas

CAMPINAS, SEGUNDA-FEIRA, 4 DE MARÇO DE 2013www.readmetro.com |06| {MUNDO}

Os cardeais começam a rea-lizar reuniões preliminares, conhecidas como congrega-ções, para decidir a data pa-ra o conclave para escolher o sucessor de Bento 16. A primeira congregação será hoje a partir das 9h30 local (5h30 de Brasília).

A expectativa é que a eleição seja concluída até meados de março, para que o novo papa possa realizar os serviços da Semana San-ta, culminando no domin-go da Páscoa na semana seguinte.

“Não foi decidido, nem se deve esperar a decisão so-bre o início [do conclave]”, disse o porta-voz do Vati-cano, Federico Lombardi. Também não estão progra-madas missas para hoje.

Os cardeais que votam no conclave são aqueles que têm menos de 80 anos. Es-tarão aptos 115 eleitores, dos quais cinco brasileiros: dom Raymundo Damasce-no, dom Cláudio Hummes, dom Odilo Scherer, dom Ge-raldo Majella Agnelo e dom João Braz de Aviz.

A Igreja Católica Romana marcou ontem seu primei-ro domingo sem uma bên-ção papal, o que não acon-tecia desde 3 de abril de 2005, o dia após a morte de João Paulo 2. As janelas do apartamento papal com vis-ta para a Praça de São Pe-dro estavam fechadas, o que normalmente ocorre quan-do um papa está fora de Ro-ma e oferece a bênção em outro lugar. METRO

Vaticano. Primeira congregação geral para decidir data do conclave será realizada hoje

Praça São Pedro no primeiro domingo sem a bênção papal | MAX ROSSI/ REUTERS

Cardeais começam reuniões preparatórias

Cardeal britânico pede desculpas

O cardeal católico Keith O’Brien pediu desculpas ontem por uma conduta sexual sobre a qual ele disse ter “caído abaixo dos padrões esperados de mim”. O cardeal, que era o mais alto da clérigo católico da Grã-Bretanha, renunciou ao cargo de arcebispo há uma semana, depois de acusações três religiosos e um ex-padre de ter cometido assédio sexual.

METRO

Má conduta

A Justiça do Egito marcou pa-ra 13 de abril o novo julga-mento do ex-ditador Hosni Mubarak. Ele foi condenado em junho à prisão perpétua, mas a pena foi anulada. Os rebeldes que participaram de sua derrubada em janeiro de 2011 pedem que ele seja con-denado à morte.

Em visita no Cairo ao pre-sidente Mohamed Mursi, o secretário de Estado ameri-cano, John Kerry, anunciou ontem uma ajuda de US$ 250 milhões ao Egito, mas cobrou o compromisso com reformas políticas e econô-micas no país. METRO

Egito. Novo julgamento de Mubarak será em 13 de abril

Ex-ditador é visto em sua cela,

em junho de 2012 | REUTERS

Page 7: 20130304_br_metro campinas

CAMPINAS, SEGUNDA-FEIRA, 4 DE MARÇO DE 2013www.readmetro.com {MUNDO} |07|◊◊

A rainha britânica Eliza-beth 2a foi internada ontem no hospital Eduardo 7º, em Londres, com sintomas de gastroenterite. Aos 86 anos e conhecida por sua saúde robusta, a rainha foi hospi-talizada pela última vez em 2003, quando fez uma ci-rurgia no joelho.

A rainha estava no hos-pital para avaliações de pre-caução e deve permanecer lá por dois dias, disse ontem um porta-voz do Palácio de Buckingham. A última vez que esteve no hospital foi no ano passado, visitando seu marido, Príncipe Phil-lip, internado com uma in-fecção na bexiga.

A rainha Elizabeth, que comemorou seus 60 anos de reinado no ano passa-do, normalmente mantém uma agenda lotada de com-promissos públicos e pri-vados, embora nos últimos anos ela tenha reduzido seu agitado calendário de viagens ao exterior.

Todos os compromissos da monarca para a sema-na, incluindo uma viagem a Roma, foram cancelados ou adiados como medida de precaução, segundo o por-ta-voz. A rainha iria visitar a Itália como convidada do presidente Giorgio Napoli-tano entre 6 e 7 de março.

METRO

Reino Unido. Monarca apresenta sintomas de gastroenterite. Compromissos foram cancelados, incluindo uma viagem a Roma

Aos 86 anos, rainha Elizabeth é hospitalizada

Rainha Elizabeth 2ª, em foto na

quinta-feira | IAN GAVAN/REUTERS

Os cardeais começam a realizar reuniões prelimi-nares, conhecidas como congregações, para deci-dir a data para o conclave para escolher o sucessor de Bento 16. A primei-ra congregação será ho-je a partir das 9h30 local (5h30 de Brasília).

A expectativa é que a elei-ção seja concluída até mea-dos de março, para que o novo papa possa realizar os serviços da Semana Santa, culminando no domingo da Páscoa na semana seguinte.

“Não foi decidido, nem se deve esperar a decisão sobre o início [do concla-ve]”, disse o porta-voz do Vaticano, Federico Lombar-di. Também não estão pro-gramadas missas para hoje.

Os cardeais que votam no conclave são aqueles que têm menos de 80 anos. Estarão aptos 115 eleitores, dos quais cinco brasileiros: dom Raymundo Damasce-no, dom Cláudio Hummes, dom Odilo Scherer, dom

Geraldo Majella Agnelo e dom João Braz de Aviz.

A Igreja Católica Romana marcou ontem seu primeiro domingo sem uma bênção pa-pal, o que não acontecia des-de 3 de abril de 2005, o dia após a morte de João Paulo 2. As janelas do apartamento pa-pal com vista para a Praça de São Pedro estavam fechadas, o que normalmente ocorre quando um papa está fora de Roma e oferece a bênção em outro lugar. METRO

Praça São Pedro no primeiro domingo

sem a bênção papal | MAX ROSSI/ REUTERS

Novo papa. Cardeais começam reuniões preparatórias

A Justiça do Egito marcou pa-ra 13 de abril o novo julga-mento do ex-ditador Hosni Mubarak. Ele foi condenado em junho à prisão perpétua, mas a pena foi anulada. Os rebeldes que participaram de sua derrubada em janeiro de 2011 pedem que ele seja con-denado à morte.

Em visita no Cairo ao pre-sidente Mohamed Mursi, o secretário de Estado ameri-cano, John Kerry, anunciou ontem uma ajuda de US$ 250 milhões ao Egito, mas cobrou o compromisso com reformas políticas e econô-micas no país. METRO

Egito. Novo julgamento de Mubarak será em 13 de abril

Ex-ditador é visto em sua cela,

em junho de 2012 | REUTERS

Page 8: 20130304_br_metro campinas

CAMPINAS, SEGUNDA-FEIRA, 4 DE MARÇO DE 2013www.readmetro.com |08| {ECONOMIA}

A ARTE DE VENDER PARA ELAS

Dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Indepen-dentemente das homenagens que elas tanto merecem (deixo aqui meus parabéns e desejo felicidades a todas elas), a data tem também forte apelo comercial. Sua proximidade é acompanhada de inúmeras propagan-das do comércio direcionadas ao público feminino. Po-rém, quantos dos que voltam seus esforços de marke-ting para elas fazem um discurso vazio ou realmente têm algo diferenciado a oferecer-lhes? Será que o vare-jista sabe vender para esse público?

Homens e mulheres reagem de forma diferente a estímulos de consumo, portanto os desiguais devem ser tratados de forma desigual.

As mulheres são mais detalhistas que os homens, gostam mais de comprar, ato que para elas é uma expe-riência mais rica e demorada do que para eles. Envol-va-a em uma boa conversa, em um ambiente bonito e agradável e a possibilidade de sucesso aumenta.

Elas prezam muito o atendimento e falhas são capa-zes de minar o relacionamento com a loja. Levantamen-to da empresa de pesquisa Sophia Mind aponta que 41% das mulheres vão embora do ponto de venda e não re-tornam por conta de mau atendimento. E mais: 23% não compram e ainda falam mal do estabelecimento nes-sa situação. Portanto, o vendedor (ou vendedora) tem de fazer o papel de consultor pessoal, mostrar sensibilida-de no trato e paciência para agradá-la, nem que seja pa-ra mostrar todo o estoque da loja para a cliente.

As mulheres precisam ser atraídas pela vitrine (va-le para comércio virtual também), que deve apresentar combinações de roupas e acessórios e variadas opções. O visual é fundamental para conquistá-las. O aspecto sensorial faz diferença, pois a consumidora quer ser envolvida naquele ambiente.

Engana-se o varejista com a ideia ultrapassada de que o público feminino só compra itens de valor baixo. Elas são relevantes consumidoras de produtos de luxo, carros, imóveis e artigos eletrônicos.

O comerciante que quiser aproveitar o Dia da Mu-lher para impulsionar seu faturamento precisa estar atento a esses aspectos. Tratar o sexo feminino de forma especial é o que faz a diferença entre o mero discurso e a real oferta de um diferencial.

Empreendedorismo

[email protected]

Bruno Caetano é diretor superintendente do Sebrae-SP e mestre e doutorando em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. O Sebrae-SP é uma instituição dedicada a ajudar micro e pequenas empresas a se desenvolverem e se tornarem fortes. Saiba mais em www.sebraesp.com.br

A vida não anda fácil para o pequeno investidor brasi-leiro. Em um cenário de in-flação alta e juros baixos, as suas tradicionais aplicações financeiras vêm oferecendo ganhos bem menores.

No mês passado, assim como aconteceu em janei-ro, os investimentos per-deram mais uma vez para inflação. Se a previsão de IPCA de 0,43% em feverei-ro se confirmar, o investi-dor verá outro mês em que suas aplicações foram cor-roídas pela alta de preços.

A melhor rentabilidade ficou com a poupança anti-ga, com depósitos feitos até 3 de maio, que oferecem ga-nho mensal de 0,50%. Em se-guida, vieram as cadernetas novas, com rendimento de 0,41%. Os fundo DI apresen-taram o mesmo ganho, mas sem descontar o Imposto de Renda. Já a alta da renda fixa foi de apenas 0,27%.

“Há cinco anos o mundo não consegue sair dessa cri-se, que está afetando os in-vestimentos. Nesse cenário, os países estão pagando ju-ros menores e isso faz com que o investidor tenha de se adaptar a uma nova rea-lidade”, afirma Luiz Cala-do, vice-presidente do IBEF (Instituto Brasileiro dos Exe-cutivos de Finanças).

Para o economista, isso significa que o investidor

terá de assumir um pouco mais de riscos se quiser ga-nhar da inflação, podendo até perder dinheiro em al-guns momentos. “O mun-do mudou. Todos estão perdendo no atual cenário econômico e não há sinais de grandes mudanças no futuro”, afirma.

Na sua avaliação, en-tram como opções fundos multimercados e os fundos de ações – aplicações mais arriscadas em um momen-

to de incertezas – ou inves-timentos de longo prazo, como o Tesouro.

Em fevereiro, o ouro foi o pior investimento, com per-das de 6,54%. A bolsa apare-ce na sequência com uma queda de 3,19% na rentabi-lidade. Depois, vem o dó-lar, que fechou o mês com um recuo de 0,65%. “O in-vestidor precisará pesquisar e aprender a acompanhar a tendência do mercado”, diz o economista. METRO

Seu bolso. Caderneta de poupança lidera o ranking de investimentos no mês de fevereiro. Para economista, com juro baixo e inflação alta, será preciso assumir mais riscos em 2013

POUPANÇA NOVA

FUNDODI

RENDA FIXA

DÓLAR BOLSA OURO IGP-M IPCA*

FONTE: ANBIMA, BANCO CENTRAL E FGV *PROJEÇÃO DO MERCADO

RANKING Rendimento em fevereiro, em % Mês Ano

0,41 0,410,83 1,02

0,27

0,98

-3,19

-5,79

-0,65

-3,99

-6,54

-8,68

0,290,63 0,43

1,29

INFLAÇÃO

Ganho de aplicações perde para inflação

Bancos começam a oferecer linha para antecipar IR Os bancos já começaram a oferecer a antecipação do IR (Imposto de Renda) aos clientes. As linhas já estão disponíveis em instituições como Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e HSBC. A Caixa e o Santander ainda não in-formaram quando vão libe-rar a modalidade de crédito.

A antecipação do IR pode ser uma oportunidade para trocar uma dívida cara por outra mais barata. As taxas cobradas pelas instituições financeiras variam de 1,89% ao mês a 2,99% ao mês. No crédito pessoal, por exem-plo, a taxa média mensal de

juros nos bancos estava em 2,93% em janeiro, segundo a Anefac (Associação Nacio-nal dos Executivos de Finan-ças). Já no cartão de crédito a taxa é de 9,3% ao mês.

Os valores dos emprésti-mos vão de 75% a 100% da res-tituição. Em geral, o teto varia de R$ 20 mil a R$ 30 mil, con-forme o banco. METRO

O governo formalizou na última sexta-feira o au-mento de 20% para 25% da quantidade de etanol que é misturada na gasolina, a partir do dia 1º de maio. A Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) garan-te que não haverá dificul-dade para atender a de-manda devido ao aumento na mistura.

De acordo com a enti-dade, a expectativa do se-tor é de uma safra maior em 2013/2014. Na safra 2010/11, o Brasil produziu aproximadamente 620 mi-lhões de toneladas de cana, matéria-prima utilizada pa-ra a produção de 37,8 mi-lhões de toneladas de açú-car e 27,4 bilhões de litros de etanol. METRO

Gasolina. Mistura de etanol aumenta em maio

Os analistas do mercado fi-nanceiro apostam na ma-nutenção da taxa básica de juros, a Selic, na segunda reunião de 2013 do Comi-tê de Política Monetária do Banco Central, que aconte-ce amanhã e quarta-feira. E a expectativa é de a Selic continue nos atuais 7,25% ao ano por mais tempo.

Apesar da pressão infla-cionária, que fez parte do mercado acreditar em uma alta em abril, a taxa deve permanecer no mesmo pa-tamar para impulsionar a economia, que cresceu ape-nas 0,9% em 2012. METRO

Selic. BC deve manter taxa em 7,25%

Taxas mensais das linhas para antecipar o IR

Ba c d B a i 2,13%

B ade c 1,89%

Cai a Ainda não

definida

HSBC 2,99%

I a 1,9%

Sa a de De 2,99% a

3,59%

Confira

“O mundo mudou e todos estão perdendo. O investidor

precisará se adaptar a esse novo cenário e assumir mais riscos para ganhar da inflação.”

LUIZ CALADO, ECONOMISTA

1,89%é a menor taxa entre os maiores bancos para antecipar o IR.

Page 9: 20130304_br_metro campinas

CAMPINAS, SEGUNDA-FEIRA, 4 DE MARÇO DE 2013www.readmetro.com BELEZA} |09|◊◊

Make up liberado? O uso de maquiagem em crianças é, sem dúvida, um tema muito polêmico. Ao ver a mãe usando os produ-tos, a menina logo quer imi-tar, mas o uso de rímel, som-bra, gloss, blush e batom ultrapassam o aspecto visual e podem ter sérios impactos na saúde das crianças.

Segundo o dermatologis-ta João Paulo Junqueira Ma-galhães Afonso, do Com-plexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, o uso de ma-quiagem não é recomenda-do para crianças com menos de 6 anos devido à falta de entendimento delas quan-to aos cuidados de não es-

fregar os olhos com o pro-duto aplicado ou até mesmo de ingeri-los. A partir dessa idade, maquiagens “recreati-vas” desenvolvidas para este público podem ser utilizadas com cautela. “Deve-se sem-pre evitar substâncias mui-to próximas aos olhos, como rímel e sombras. Elas ofere-cem grandes riscos de irrita-ções”, explica.

Ainda de acordo com o médico, a pele das crianças, assim como todo seu orga-nismo, não está plenamente desenvolvida e não tem uma barreira de defesa completa. Isso a torna mais sensível e facilita o surgimento de aler-

gias que podem, inclusive, ser definitivas.

Entre as opções menos nocivas, estão as linhas de-senvolvidas para o público infantil compostas por dife-rentes fórmulas com subs-tâncias hipoalergenas e de fácil remoção, oferecendo assim menos riscos que as maquiagens comuns. Con-tudo, sempre se deve valo-rizar produtos registrados e com selos de certificação de órgãos governamentais competentes. Estes produ-tos terão a indicação de ida-de segura para sua utilização e contraindicações.

PORTAL DA BAND

Crianças. Uso de maquiagem nos pequenos requer cuidados. Veja quais produtos devem ser usados e quais devem ser evitados

+PLUS

Cautela na escolha dos produtos para as ‘pequenas’ | DIVULGAÇÃO

Page 10: 20130304_br_metro campinas

CAMPINAS, SEGUNDA-FEIRA, 4 DE MARÇO DE 2013www.readmetro.com |10| {SAÚDE E BEM-ESTAR

Companhias de todo o país tentam cada vez mais limi-tar a contratação de usuá-rios de drogas.

Segundo o Laboratório de Análises Toxicológicas da USP e o Maxilabor - que, juntos, realizam testes toxi-cológicos para empresas do país -, o número de interes-sadas no monitoramento dos hábitos de seus funcio-nários e também de futuros empregados praticamente dobrou entre 2011 e 2012.

“De 230 empresas, em 2011, passamos a aten-der 500 no ano seguinte. Neste período, realizamos 41 mil exames toxicológi-cos”, conta o toxicologis-ta e diretor do Maxilabor, Anthony Wong.

As companhias aéreas, de transporte rodoviário e ma-rítimo, as metalúrgicas e as empresas de segurança pa-trimonial estão entre as que mais requisitam o exame.

“São companhias cujos funcionários desempenham

atividades consideradas de risco. Quando o exame é solicitado, é porque estão preocupadas com a segu-rança no trabalho”, alega Maurício Yonamine, diretor do laboratório da USP.

Mas nem todos pen-sam assim. Segundo o CFM (Conselho Federal de Medi-cina), a solicitação de exa-mes de monitoramento de drogas ilícitas para permi-tir o acesso ao trabalho não é eticamente aceitável.

“O pedido fere aspec-tos trabalhistas, bem co-mo o código de ética mé-dica, que estabelece sigilo entre o médico e o pacien-te”, argumenta o relator do parecer 26/12 do CFM, Her-mann Alexandre Vivacqua von Tiesenhausen.

Para ele, muitas em-presas estão aproveitando a ‘onda’ dos exames para evitar prejuízos financei-ros. “Trabalhadores que usam drogas custam mais, na medida em que exigem

um período de afastamen-to maior”, diz.

A funcionária de uma empresa aérea que não quis se identificar revelou que acha a medida invasi-va. “Querem exigir que to-dos façam o exame na nos-sa empresa e acho isso preconceituoso”, diz a jo-vem que é usuária de ma-conha. “O que o funcio-nário faz quando está de folga não é da conta da em-presa”, diz a jovem.

A medida, no entanto, está prevista pelos órgãos responsáveis. Uma resolu-ção da Anac (Agência Na-cional de Aviação Civil) do ano passado prevê a rea-lização de antidoping em pilotos, mecânicos e em outros profissionais que atuem em atividades ‘de risco’ na aviação.

Toxicológico. Consumo de drogas por funcionários e futuros colaboradores passa a ser monitorado por empresas. Para o Conselho Federal de Medicina, exigência é ‘antiética’

Pedido de antidoping divide opiniões

ELIANE QUINALIAMETRO SÃO PAULO

A volta da cocaína

Antes de 2007, a maconha era a droga mais detectada em exames toxicológicos. No entanto, segundo Anthony Wong, gradativamente a cocaína passou a ser mais ob-servada nas amostras, sendo atualmente a droga mais presente nos resultados. “Ela costuma ser mais encon-trada nos exames de profissionais que atuam no merca-do financeiro”, diz o médico.

A exigência e a intimidadeSe a atividade para a qual o empregado for contrata-do for perigosa, o exame poderá ser exigido, sim. No entanto, para o exercí-cio de atividades que não causam riscos aos indiví-duos, como, por exemplo, uma atividade intelectual, a exigência do exame fere a intimidade e a vida pri-vada. Se não quiser se ex-por, a pessoa tem todo o direito de recusar-se à rea-lização do exame. Em con-sequência, ela pode ser dispensada da empresa, mas não por justa causa, já que a exigência do toxi-cológico não está prevista na legislação brasileira.

FABÍOLA MARQUESAdvogada, Abud e Marques Advogados Associados

Análise

Page 11: 20130304_br_metro campinas
Page 12: 20130304_br_metro campinas

CAMPINAS, SEGUNDA-FEIRA, 4 DE MARÇO DE 2013www.readmetro.com |12| {CULTURA

À espera. Filho de Michael Jackson estreia como atorAos 16 anos e já com pinta de astro, Prince Michael I, o filho mais velho do rei do pop Michael Jackson, morto em 2009, não vê a hora de estrear em Hollywood como ator de cinema. Enquanto a oportunidade não surge, ele dá seus primeiros passos ru-mo à fama – por conta pró-pria – na TV. O adolescente, que recentemente foi anun-ciado repórter especial do programa “Entertainment Tonight”, está gravando par-ticipação no episódio final desta quinta temporada da série “90210”.

Na atração, exibida no Bra-sil pelo canal Sony Spin, às terças, 21h, Prince Michael será Cooper, jovem cheio de problemas que se envolve com Silver (Jessica Stroup).

Com os primeiros traba-lhos na TV, como ator e re-pórter, o herdeiro de Michael Jackson espera conseguir lon-ga carreira na indústria do entretenimento.

“Eu estou querendo ser produtor, diretor, roteiris-ta e ator. Eu fui criado em torno de coisas como es-sas, então foi diferente ser o entrevistador, em vez de quem está sendo entrevis-tado’’, afirma Prince, que já entrevistou, no “Entertain-ment Tonight”, os atores Ja-mes Franco, Zach Braff e o diretor Sam Raimi, do filme “Oz: Mágico e Poderoso”.

No cinema, ele quer tra-balhar com Peter Jackson, “Eu amo suas produções. Adoro o jeito que ele filma”, confessa Prince. METRO RIO

Prince Jackson está com 16 anos | VALERIE MACON/GETTY IMAGES

Não é só a capa do vigoro-so “The Next Day”, novo ál-bum de David Bowie, que faz referência à “Heroes” (veja o texto ao lado).

Logo na primeira faixa, “The Next Day”, outra lem-brança do álbum da década de 1970 surge quando Bowie canta com energia como há muito não se via em seus dis-cos – e que pode ser compa-rada às músicas de “Heroes”, como “The Secret Life of Ara-bia” ou “Blackout”.

A sequência do novo, lan-çado na última sexta em streaming no iTunes, reme-te também às lembranças de seu melhor período criativo, a chamada “fase Berlim”, que engloba ainda “Low” (1976) e “Lodger” (1979).

Para ir mais longe nas re-ferências, escute “Valentine’s Day” com suas guitarras, vio-lões e até backing vocals qua-se como uma homenagem ao período Space Oddity, entre 1969 e 1973.

Disponibilizar o álbum pa-

ra streaming foi o segundo lançamento de Bowie nos úl-timos dias. Antes, o “cama-leão” apresentou o clipe de “The Stars (Are Out Tonight)”, com a atriz Tilda Swinton.

O jornal The Independent classificou “The Next Day” co-mo o “maior retorno na his-tória do rock’n’roll”, enquan-to o The Guardian diz que “embora contenha referên-cias ao trabalho passado de Bowie, o novo álbum não se tornou uma memória sonora de uma carreira musical este-lar”. Com muita dignidade e em ótima forma, David Bowie surge com novo disco sem pa-recer uma caricatura de si.

Disponível para pré-ven-da no iTunes (R$ 20), o álbum tem uma versão delux, com mais três músicas inéditas (R$ 26). A data oficial de lan-çamento está marcada para o próximo dia 11.

Novo disco. Após dez anos sem um álbum de inéditas, cantor lança, em streaming no iTunes, o vigoroso ‘The Next Day’

Álbum é o 24º de estúdio na carreira de Bowie | JIMMY KING/DIVULGAÇÃO

Um e outro

O designer Jonathan Barn-brook, criador da capa de “The Next Day”, escreveu em seu site, VirusFonts, sobre o conceito da arte. Para ele, “‘Heroes’, coberta pelo qua-drado branco, é sobre o es-pírito da grande música pop e rock que é ‘do momento’, que se esquece do passado, ou o faz desaparecer.”

“Heroes” (1977)

“The Next Day” (2013)PAULO BORGIA METRO SÃO PAULO

Chegou ao fim a promoção ‘Encontro Marcado com Justin Bieber”, um concur-so cultural criado pelo Me-

tro em todo mundo e que tem como prêmio a chance de um fã de ficar bem per-tinho do ídolo teen.

A grande vencedora da premiação foi a peruana Valeria Viteri, de 15 anos. Além de ter sua foto esco-lhida por um júri especial, a jovem ainda conseguiu incríveis 9.022 votos do pú-blico no Facebook (www.fa-cebook.com/metrojornal). Para se ter uma ideia, a se-

gunda colocada, uma chi-lena, obteve 4.878 votos. A terceira na competição foi uma brasileira, que obteve 3.093 “curtidas”.

Para participar da pro-moção, o fã precisava ti-rar uma foto com o anún-cio do concurso publicado diariamente no Metro des-de o dia 15 de fevereiro. Es-sa imagem deveria ser feita em um lugar especial para o qual você gostaria de levar Bieber em um encontro.

A partir de um júri es-colhido pelo Metro, as me-lhores fotos, somados ao

número de “likes” no Fa-cebook, apresentariam os melhores colocados no re-sultado final.

Agora, Valeria Viteri vai acompanhar um show de Justin Bieber durante a tur-nê europeia do álbum “Be-lieve Acoustic”, com passa-gem e hospedagens pagas. Para completar, e o mais importante, ela vai po-de conhecer o cantor no backstage da apresenta-ção, de pertinho, com di-reito a beijos, abraços e fo-tos. É ou não é um grande prêmio? METRO

Veja quem ganhou a promoção para encontrar com Justin Bieber

Bieber durante show em dezembro do ano passado | CHRIS MCKAY/GETTY IMAGES

2CULTURA

Michelle Pfeiffer

TCM faz

homenagem

às mulheresCanal vai exibir até sexta, às 22h, cinco filmes que mostram personagens femininos marcantes.

Hoje é a vez da Mulher Gato (foto), em “Batman –

O Retorno”.

O retorno de David Bowie

Page 13: 20130304_br_metro campinas

CAMPINAS, SEGUNDA-FEIRA, 4 DE MARÇO DE 2013www.readmetro.com {CULTURA |13|◊◊

Mulheres comandando a música eletrônicaElas são belas, ativas, ou-sadas e estão em evidência na e-music nacional, prin-cipalmente este mês, que marca o Dia Internacional da Mulher. Por isso, para celebrar a data, está pro-gramada uma maratona feminina no comando da música eletrônica da Deep House Night. Todas as sex-tas-feiras do mês uma Dj será convidada para agitar a noite do Iff ! Bar.

Quebrando preconceitos, conquistando seus espaços e provando que são tão ca-pazes quanto o sexo oposto,

não é preciso tanto esfor-ço para notar que a música é mais uma das tantas con-quistas culturais femininas,

No eletrônico nacional, as primeiras donas das pick ups brasileiras começaram a aparecer na década de 70. E, desde então, deixam sua marca pelas pistas.

As beldades e também muito talentosas, come-çam a festa a partir das 19h. O Iff ! Bar fica na av. José de Souza Campos, 425, Cambuí. Informa-ções: (19) 3755-8027.

METRO CAMPINAS

E-music. Djs femininas agitam as pistas de Campinas no mês das mulheres

Mês das mulheres apresenta várias Djs na cena eletrônica de Campinas | DIVULGAÇÃO

O documentário “Conexão Arte e Asfalto”, produzido por alunas de jornalismo da PUC-Campinas, será exi-bido hoje, às 19h, no MIS (Museu de Imagem e Som) de Campinas.

O vídeo tem como pro-posta mostrar os desafios e dificuldades que um ar-tista de rua enfrenta ao se apresentar nas ruas da ci-dade São Paulo.

Abordando a escolha da rua como palco para expor sua arte e cultura, o vídeo conta com a participação de cincos artistas de rua que possuem formação acadê-mica, sendo dois deles vin-dos do exterior. Os artis-tas se apresentam em casas noturnas, circos e teatros, mas voltam para a rua por-que acreditam que este é o melhor lugar para serem reconhecidos e mostrarem seus talentos.

O MIS fica localizado na rua Regente Feijó, 859, Cen-tro. Entrada gratuita. Infor-mações (19) 3733-8800.

METRO CAMPINAS

MIS. Vida de artistas de rua em vídeo

Confira as mulheres que comandam a Deep House Night este mês:

Dia Dj Lara Gerin

Dia Dj Analy

Dia Dj Van Storck

Dia Dj Pri Goés

Programação

Page 14: 20130304_br_metro campinas

CAMPINAS, SEGUNDA-FEIRA, 4 DE MARÇO DE 2013www.readmetro.com |14| VARIEDADES

Metro Pergunta

Siga o Metro no Twitter: @jornal_metroCPS

Você tem dificuldades

para fazer a declaração

do Imposto de Renda

pela internet?

Leitor fala

@paulohakmeNunca tive dificuldades. Só não deixo para o último dia. Fazer a declaração é que traz algumas dúvidas.

@MaranhaoAntonio

O sistema trava muito e acaba dificul-tando a declaração.

@livia_rp

Com a correria do dia a dia, é bem mais fácil e rápido fazer a declaração de imposto de renda pela internet.

Municipalização do ambulatórioO conselho (de saúde) é um organismo infectado pelo interesse político-parti-dário, cuja última preocupação é a saú-de pública.É daquelas coisas que uma vestal, que nunca enfrentou a realidade, inventou.O problema é que agora esses elemen-tos aboletados no conselho ficam im-pingindo sua ideologia e fazendo po-liticalha sem se importarem com a realidade e a população.O partido acima de tudo e de todos!CLAUDIO PIRES– CAMPINAS, SP

PSDB no governo JonasAh, os aposentados! É muita covar-dia de certos administradores! Quan-do não são os empréstimos consigna-dos para empurrar os coitados para um buraco no orçamento, é a falta de correção nos vencimentos. Sempre be-neficiando um banco pequeno em de-trimento dos bancos sólidos.Agora estão investindo R$ 9 milhões dos coitados em bancos falidos...Demorou para esta representação ser protocolada no Ministério Público.FULGÊNCIO FILHO – CAMPINAS, SP

Para falar com a redação:

[email protected] Participe também no Facebook:

www.facebook.com/metrojornal

Metro web

Os invasores

Cruzadas

Sudoku

Horóscopo

Áries (21/3 a 20/4) Dia de atropelos e com situações que esta-

rão acontecendo com muita rapidez. Procure ser focado para não

perder tempo demais com coisas que não interessam.

Touro (21/4 a 20/5) Grandes ideias e projetos mirabolantes po-

dem acabar absorvendo todo o seu tempo e todas as suas ener-

gias. Procure não se aventurar demais, controle-se.

Gêmeos (21/5 a 20/6) Pensamentos positivos e atitudes coe-

rentes podem trazer destaque pessoal e brilho para a sua carrei-

ra. Organize as suas ideias e mostre que você é capaz.

Câncer (21/6 a 22/7) Novidades causando muito estresse para

você, tanto no trabalho quanto na vida amorosa. Dia de correr

atrás de muitas coisas para poder abrir os seus caminhos.

Leão (23/7 a 22/8) Força pessoal e grande capacidade de arti-

culação, bom momento para fazer parcerias que lhe tragam van-

tagens imediatas e também para realizar bons discursos.

Virgem (23/8 a 22/9) Dia de mostrar serviço e acabar lideran-

do as pessoas com as suas ideias e com a sua grande capacidade

de comunicação. Estresse devido ao excesso de trabalho.

Libra (23/9 a 22/10) Vontade de ousar e se aventurar mais

pode trazer novas atividades e algumas preocupações. Procure

não criar coisas se você não tiver tempo para continuá-las.

Escorpião (23/10 a 21/11) Procure se adaptar às novidades ra-

pidamente, algumas mudanças estão acontecendo e se você de-

morar para reagir poderá ficar cada vez mais difícil assimilá-las.

Sagitário (22/11 a 21/12) Paixões e extravagâncias podem agi-

tar o seu dia deixando tudo muito excitante. Procure não se separar

demais dos seus objetivos, curta a vida com moderação.

Capricórnio (22/12 a 20/1) O mundo está girando um pou-

co mais rápido hoje e você precisa acelerar o seu ritmo para poder

acompanhar os acontecimentos. Não fique parado, agilize-se.

Aquário (21/1 a 19/2) Muita pressa e muitas ideias na cabeça,

o apoio de pessoas importantes poderá impulsionar os seus ob-

jetivos, mas será preciso atenção para não se perder.

Peixes (20/2 a 20/3) Hoje o coração tem boas chances de bater

mais forte. Pessoas interessantes cruzando o seu caminho ou no-

vas experiências para curtir no relacionamento atual.

Está escrito nas estrelas www.estrelaguia.com.br

DE VOLTA À BASE O planeta Terra sustenta a vida há 3,5 bilhões de anos. Os insucessos e os sucessos evolutivos criaram o mundo como é hoje. A natureza possui uma rede de vida que mantém cada parte deste planeta conectado de forma sustentável. Até quando?

O crescimento humano chegou ao patamar dos sete bilhões, que consomem mais que este plane-ta pode suportar. O humano criou uma estratégia de sociedade que não corresponde ao processo na-tural de seleção através do desenvolvimento lento. A produtividade favorecida pela Revolução Indus-trial e o aumento do conhecimento da Revolução Científica afastaram o humano da natureza. Es-te hiato fez com que nos supuséssemos melhores, mais fortes, mais adaptados.

Agora começamos a perceber que os recursos na-turais escasseiam, as mudanças climáticas se torna-ram realidade e o mundo superlotado tenta encon-trar saída nas mesmas fontes que o trouxe até aqui. Existe uma crise de inovação. E não estamos encon-trando soluções a partir dos modelos que temos na modernidade.

É hora de voltarmos à base. Que base? A casa, a Terra, Gaia. A natureza é o maior exemplo de sucesso de manutenção da vida. Cada forma de vida no plane-ta possui a sabedoria de sobrevivência de 3,5 bilhões de anos. O ponto de mutação da sociedade está em passar a olhar a vida ao redor como fonte inspiradora.

A biomimética fala disso: olhar a natureza co-mo fonte inspiradora para as questões atuais, tra-zendo as soluções pela observação dos modelos das expressões de vida e dos ciclos naturais. A vol-ta à base consiste em usar a natureza como men-tora – o que podemos aprender com ela, não o que podemos extrair dela. Esta é uma chance de solu-cionarmos as questões ambientais, reconhecen-do as leis naturais e efetivando a sustentabilidade: mover-nos pela energia solar, não gastar energia desnecessária, reciclar tudo, cooperar, respeitar a diversidade e não ter excessos.

Estas leis naturais são nossas conhecidas de longa data. Vamos pensar nisso?

Ecoinovação

ANDRÉ J. A. GABRIEL

André J. A. Gabriel é coordenador do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Metodista de São Paulo. É engenheiro químico (UFRRJ), especialista em psicologia junguiana (IJEP), mestre em química orgânica (UFRRJ) e doutor em ciências (USP).

Page 15: 20130304_br_metro campinas

CAMPINAS, SEGUNDA-FEIRA, 4 DE MARÇO DE 2013www.readmetro.com {ESPORTE |15|◊◊

Santos e Corinthians não fi-zeram um jogo daqueles pa-ra entrar na história cente-nária do clássico alvinegro. Se, em 22 de junho de 1913, no primeiro confronto en-tre os clubes, o Peixe venceu por 6 a 3, ontem o placar fi-cou inalterado no Morumbi.

Um pouco por falta de tentativa, um pouco por falta de pontaria. Fato é que o em-pate não pareceu incomodar as equipes, ao contrário dos 17.155 torcedores pagantes.

Obrigado a mandar o jo-go longe da Vila Belmiro, o Santos deu a primeira in-vestida aos 7 minutos, com Cícero, de cabeça. O meia, porém, estava em posição irregular e o gol não valeu.

O vacilo acordou o Corin-thians, que passou a domi-nar o confronto. Alexandre Pato e Renato Augusto, titu-lares, comandavam a movi-mentação da equipe. E dá--lhe gols perdidos. Aos 33, Guerrero recebeu passe de Pato e foi travado no mo-mento do chute. Aos 38, foi a vez de Paulinho errar.

No início do 2º tempo, Renato Augusto tentou en-cobrir Rafael, sem sucesso. Neymar, pouco aparecia. Quando não tentava resol-ver sozinho, cavava pênal-tis, o que lhe rendeu cartão

amarelo e suspensão da par-tida contra o Atlético Soro-caba, domingo.

Aos 34, quando o empa-te parecia ser o melhor para todos, veio a melhor chance do Peixe: Marcos Assunção acertou o travessão de Cás-sio. E foi só.

Rafael; Galhardo (Bruno Peres), Edu Dracena, Durval

e Léo; Arouca, Marcos Assunção , Cícero e Montillo (Felipe Anderson); Neymar e André (Giva). Técnico: Muricy Ramalho

Cássio; Edenilson , Gil, Paulo André e Igor; Ralf, Paulinho, Danilo (Douglas)

e Renato Augusto; Pato (Romarinho) e Guerrero (Emerson). Técnico: Tite

0

0 E ádi Morumbi, em São Paulo. A b i age Guilherme Ceretta de Lima, auxiliado por Alberto

Poletto Masseira e Maria Nubia Ferreira Leite (SP).

SANTOS

CORINTHIANS

Clássico centenário e sem festa à alturaApós perder a dianteira

momentaneamente para a Ponte Preta, o São Paulo voltou à ponta do Campeo-nato Paulista. Em Penápo-lis, o Tricolor venceu os do-nos da casa por 2 a 0 e, com um jogo a menos do que os demais clubes, chegou à li-derança isolada do estadual com 22 pontos.

O time volta a campo na próxima quinta-feira, con-tra o Arsenal de Sarandí (ARG), no Pacaembu, pela Taça Libertadores.

Reservas resolvemPoupando o time titular pa-ra o duelo na competição continental, o técnico Ney Franco escalou a equipe com 11 reservas, entre eles, o meia Paulo Henrique Gan-so e o zagueiro Rhodolfo.

E foi o defensor que abriu o caminho da vitória: Cañe-te levantou bola na área e o capitão tricolor empurrou para as redes, logo aos 4 mi-nutos da etapa inicial.

Ganso arriscava passes, mas esteve longe de fazer a diferença. O Penapolense até tentava atacar, mas pa-rava no goleiro Dênis.

O atacante Ademilson, que foi o melhor tricolor no jogo, deu números fi-nais aos 24 minutos do 2º tempo em chute certeiro de fora da área. METRO

No interior. Liderança é com o Tricolor

Neymar disputa bola com o corintiano Edenilson no Morumbi | RODRIGO COCA/FOTOARENA

Sem problemas

KleberS dad ece e e e

e Pa ei a a aca e

K ebe d G ê i ad i i

e e a iaa Ve dã

de de ai def a

c bada fi de

Nã e ia b e a

e h di e G adiad

à Rádi Ba dei a e

3ESPORTE

CLASSIFICAÇÃO

P V GP SG

1º SÃO PAULO 22 7 19 10

2º MOGI MIRIM 20 6 19 10

3º PONTE PRETA 20 5 14 8

4º SANTOS 18 5 18 5

5º BOTAFOGO 18 5 15 4

6º LINENSE 17 4 15 4

7º PALMEIRAS 16 4 18 7

8º CORINTHIANS 15 3 15 6

9º PENAPOLENSE 13 4 11 -3

10º PAULISTA 13 3 10 1

11º BRAGANTINO 13 3 17 -1

12º MIRASSOL 11 3 14 -1

13º OESTE 11 3 8 -6

14º XV PIRACICABA 10 2 17 -2

15º ITUANO 10 2 9 -5

16º A. SOROCABA 9 2 14 -2

17º SÃO BERNARDO 9 2 10 -6

18º GUARANI 8 2 13 -7

19º U. BARBARENSE 5 1 6 -9

20º SÃO CAETANO 5 1 10 -13

Classificados para a fase finalRebaixados para a Série A2

C fi a e ede ac e

e ã f ibe c á -ic de e e eSa

eC i hia M bi

RAFAEL PATO

MONTILLO GUERRERO

Sobe e desce

MATHEUS ADAMI METRO SÃO PAULO

Decepcionante. Duelo entre alvinegros tem poucas chances de gol e pontaria fraca

Esvaziado. No Morumbi,

apenas 17.155 torcedores assistem ao duelo alvinegro

“Já estou em um ritmo bom, quero melhorar sempre para ir para a equipe titular.” GANSO, MEIA DO SÃO PAULO

Page 16: 20130304_br_metro campinas

CAMPINAS, SEGUNDA-FEIRA, 4 DE MARÇO DE 2013www.readmetro.com |16| {ESPORTE

O Guarani voltou a tro-peçar ontem à noite. Des-sa vez, diante do Mogi Mi-rim, que marcou dois gols enquanto o Bugre não fez nenhum. Com a derrota, o time de Campinas afunda mais no Campeonato Pau-lista. O time soma agora apenas 8 pontos e se man-tém na zona de rebeixa-mento, na 18ª posição.

No entanto, a vitória le-vou o Mogi Mirim a desban-car a Ponte Preta na tabela. O time assumiu o segundo lugar, enquanto a Macaca pulou para terceiro.

A inferioridade do Gua-rani ficou clara mais uma vez ontem. Mas há quem aposte que os problemas internos do time também influenciaram no desem-

penho dos jogadores na partida.

Os gols, que saíram ape-nas no segundo tempo, fo-ram marcados por Roger Gaúcho, logo aos sete mi-nutos, e pelo zagueiro Wag-ner que, aos 38 minutos, garantiu o seu de cabeça.

Na próxima partida, o Bugre pega o Mirassol, na casa do adversário, domin-go, dia 10, às 18h30.

METRO CAMPINAS

Perigo. Derrota por 2 a 0 em casa deixou o time na 18ª posição na tabela. Depois de semana complicada dentro do clube, problemas pareceram entrar em campo também

Bugre criou poucas oportunidades em campo | FERNANDA SUNEGA/FUTURA PRESS

Guarani tropeça diante do Mogi Com a vitória do São Pau-

lo em cima do Penapolense ontem, a Ponte perdeu posi-ções na tabela do Campeo-nato Paulista. A Macaca caiu para terceiro, já que o Mogi Mirim, que venceu o Bugre, assumiu o 2º lugar.

O vacilo foi o empate do último sábado com o Linen-se. Na casa do adversário, a Macaca ficou no 0 a 0, em um jogo marcado pelo posi-cionamento defensivo. Por um lado, o time até criou al-gumas chances, mas, por

outro lado, errou muitos passes no meio-campo.

O próximo jogo da Ma-caca será domingo, dia 10, às 18h30, contra o São Cae-tano, no Estádio Moisés Lucarelli.

METRO CAMPINAS

Ponte jogou de forma defensiva sábado | JOSÉ LUIS SILVA/FUTURA PRESS

Classificação. Ponte Preta empata e cai para terceiro lugar na tabela

8é o número de pontos que soma o Guarani na série A do Campeonato Paulista. Mogi Mirim soma 20 e é vice-líder.

20é o número de pontos da Ponte Preta no Campeonato Paulista.