126335296 52157128-ewe

30
EWÉ ( FOLHAS ) No culto dos Orixás temos uma interferência de algo muito importante para impor o poder dos nossos ancestrais , nossa cabeça ( ori ) magias ( ofós ) e todos os orixás isto é as folhas , sendo um requisito de grande valor terapêuticos e mágicos é o sumo das folhas ( seiva ) que é o sangue que completa uma iniciação , uma oferenda , uma transformação que permite o devir e o de ir , em comunicação com os poderes deste mundo. Sendo assim temos folhas que são da terra , do ar, e da água , sendo o seu patrono o Orixá Osoiyn junto com as suas divindades da qual delega poderes a todas as folhas deste planeta . No conceito Yoruba as folhas são um recurso necessário para completar um ato sagrado , como um egbó , uma oferenda ( oro ) iniciação , e completa a mudança de destinos e vidas . CERIMONIA DO ASÁ OSOIYN Conhecida co culto aqui no Brasil como sasnhe que traduzido para o yoruba como ( as folhas de osoiyn) que de modo geral nos mostra a imensidão do mundo espiritual da folhas sagradas , utilizadas para diversos fins religiosos O ritual de Asa deve ter o inicio antes que o sol saia em sua plenitude ir buscar em algum lugar fora do espaço urbano . isto é uma mata onde se encontra este grande orixá . Deverão os Olorixas dar o devida oferenda a exu e depois ir apanhar as folhas necessária para o culto ou para uma iniciação Deverá o sacerdote levar uma oferenda para Osoiyn e oferecer um frango e pedir licença para que ele encontre as melhores folhas e que as suas vistas enxerguem as folhas que por ventura ele irá usar na pratica de algo do culto Nunca deverá colher folhas com uma faca e sim com as suas mão pois o que se vai faca não deverá ser usado no culto do orisa , existem folhas de devem ser colhida pela manhã ou pela tarde ou a noite .. Todas as folhas colhidas serão separadas e rezadas para que ela tenha a finalidade espirituais em que se busca , o sacerdote deverá se aprofundar muito para saber quis e quantas folhas serão usada pra um determinado problema , sendo assim todas as folhas pertencem aos orixás , e é com elas que chagamos a invocar os orixás e fatalmente um iyawo irá incorporar no seu orixá , quando na iniciação de um iyawo no orixá o mesmo irá até a mata para carregar a sua cama em que irá buscar o seu renascimento ou uma mudança de vida , . No conceito yoruba todas as folhas são boas , mas ao colhermos uma determinada folha fora do seu período ela pode ser perniciosa para tal função , então tudo tem seu lado positivo e negativo . O culto do Orixá Osoiyn é muito difundido no Brasil , mas perdemos os significado das folhas , pois ouvimos sempre qual é a reza desta folha? Mas na verdade no culto deste orisa é que vemos que a rezas das folhas é o próprio nome dela . como por exemplo: 1

Transcript of 126335296 52157128-ewe

Page 1: 126335296 52157128-ewe

EWÉ ( FOLHAS )

No culto dos Orixás temos uma interferência de algo muito importante para impor o poder dos nossos ancestrais , nossa cabeça ( ori ) magias ( ofós ) e todos os orixás isto é as folhas , sendo um requisito de grande valor terapêuticos e mágicos é o sumo das folhas ( seiva ) que é o sangue que completa uma iniciação , uma oferenda , uma transformação que permite o devir e o de ir , em comunicação com os poderes deste mundo.

Sendo assim temos folhas que são da terra , do ar, e da água , sendo o seu patrono o Orixá Osoiyn junto com as suas divindades da qual delega poderes a todas as folhas deste planeta .

No conceito Yoruba as folhas são um recurso necessário para completar um ato sagrado , como um egbó , uma oferenda ( oro ) iniciação , e completa a mudança de destinos e vidas .

CERIMONIA DO ASÁ OSOIYN

Conhecida co culto aqui no Brasil como sasnhe que traduzido para o yoruba como ( as folhas de osoiyn) que de modo geral nos mostra a imensidão do mundo espiritual da folhas sagradas , utilizadas para diversos fins religiososO ritual de Asa deve ter o inicio antes que o sol saia em sua plenitude ir buscar em algum lugar fora do espaço urbano . isto é uma mata onde se encontra este grande orixá .Deverão os Olorixas dar o devida oferenda a exu e depois ir apanhar as folhas necessária para o culto ou para uma iniciação Deverá o sacerdote levar uma oferenda para Osoiyn e oferecer um frango e pedir licença para que ele encontre as melhores folhas e que as suas vistas enxerguem as folhas que por ventura ele irá usar na pratica de algo do culto Nunca deverá colher folhas com uma faca e sim com as suas mão pois o que se vai faca não deverá ser usado no culto do orisa , existem folhas de devem ser colhida pela manhã ou pela tarde ou a noite ..Todas as folhas colhidas serão separadas e rezadas para que ela tenha a finalidade espirituais em que se busca , o sacerdote deverá se aprofundar muito para saber quis e quantas folhas serão usada pra um determinado problema , sendo assim todas as folhas pertencem aos orixás , e é com elas que chagamos a invocar os orixás e fatalmente um iyawo irá incorporar no seu orixá , quando na iniciação de um iyawo no orixá o mesmo irá até a mata para carregar a sua cama em que irá buscar o seu renascimento ou uma mudança de vida , . No conceito yoruba todas as folhas são boas , mas ao colhermos uma determinada folha fora do seu período ela pode ser perniciosa para tal função , então tudo tem seu lado positivo e negativo . O culto do Orixá Osoiyn é muito difundido no Brasil , mas perdemos os significado das folhas , pois ouvimos sempre qual é a reza desta folha? Mas na verdade no culto deste orisa é que vemos que a rezas das folhas é o próprio nome dela . como por exemplo:

1

Page 2: 126335296 52157128-ewe

Ori = cabeça Pepe= permita então quando pegamos está folha para ser usada quando um determinado consulente não consegue que seu ori ( divindade pessoal ) não concorda com ele . então usamos está folha para que o ori dele passe a concordar com o seu pedido de mudança . assim por diante as folhas falam que elas são , foi o próprio orisa Osoiyn quem determinou os nomes para que se fizesse fácil para todos aqui na terra .Então podemos notar q eu o Oriki das folhas é o próprio nome dela é o que invoca o poder das folhas para que estejam presente no culto de ori , iniciação, magias , ofós, e aduras , banhos etc.

Uns dos cargos mais importantes numa casa de asé é o de Babalosoiyn ou Babaewé é quem deve conhecer e apanhar as folhas para todo o culto de orisa , e o mesmo deverá invocar e dar função as folhas , ( mas aqui no Brasil este posto é muito difícil de ser dado pois o conhecimento é menos difundido ou não , em certas casas de Orisa a função é do Babalorisa ou Yalorisa pois na falta de interesse de alguns participantes é um posto menos difundido ,pois requer conhecimento e estudo das folhas e de suas funções .Todo o culto deve-se relacionar com as folhas pois sem elas não haverá dinâmica , Osoiyn está contido nas funções do culto e sendo assim ele faz parte de todos os cultos ( yami, axexe, iniciação , ori , egbó, osé ,) sendo assim distribuídas nas função do ar, terra, e água , da qual foi dividida para todos os orixás na qual dá a função do próprio orisa é a sua ação que predomina e acontece o que o orixá deverá ajudar os seus iniciados ´e por isto que todos os orixás tem a sua folha principal ,é com o osibatá que osum se faz graciosa assim por diante .

As folhas tem o poder de estancar o sangue , de tirar dores , fechar feridas , de aliviar dores do corpo , de dar sono , etc. É este poder que buscamos para que algo aconteça a todos os iniciados no seu orixá . ( então toda casa deve cultuar o Orixá Osoiyn ) pois é necessário este recurso para fazer andar o destino de quem a procura .Algumas folhas são necessárias estar plantadas na casa de asé pois temos alguns exemplos de algumas plantas que fazem ligação da terra com o orixá no orum como o peregun o akoko, bananeiras, e pinhão roxo , pois sem estas folhas fica difícil de invocar os orixás para que eles estejam presentes na invocação do mesmo na terra .Peregun = sendo o pai de todas as folhas O akoko = é o cajado ritual que liga aiye e orum Bananeira = para ser invocado a longevidade Pinhão roxo = para afastar a morte prematura Todas as folhas tem o seu poder de algo que podemos buscar para realizar um culto ou uma oferenda pois sem elas o culto estaria feito pela metade ou não terminado assim ficando a desejar algo que ainda não chegou .Sendo assim um recurso para afastar um entrave , um mal , uma doença , uma morte prematura , ou alcançar algo de bom para o consulente , para ter dinheiro, sorte , saúde , ter filhos perfeitos, conseguir ter filhos , conseguir casar etc....

2

Page 3: 126335296 52157128-ewe

OSOIYN

Osoiyn é um AWON ORIXA L”ODE , um dos orixá de rua , trazendo consigo simbolismo da exterioridade , Patrono da vegetação, das folhas e de seus preparados .As folhas , nascidas das arvores , e as plantas constituem um emanação direta do poder sobrenatural da terra fertilizada pela a chuva e , como esse poder , a ação das folhas pode ser mútlipas e utilizadas para diversos fins .Cada folha possui virtudes que lhe são próprias , e misturadas a outras, formam preparações medicinais ou mágicas , de grande importância nos cultos ,onde nada pode ser feito sem o uso das folhas ,As folhas ,como as escamas dos peixes e as penas dos pássaros , são e representam o procriado , elas veiculam o “SANGUE PRETO” , o asé do cultoO sangue das folhas , que traz em si o poder do que nasce, do que advém, abundantemente , é um dos asé mais poderosos .Em combinações apropriadas, elas mobilizam qualquer ação ou ritual, daí a necessidade constante do seu uso .Por conseguinte , Osoiyn possui um poder ao mesmo tempo benéfico e perigoso,a depender dos vários empregos das folhas , seu culto é mais ou menos secreto e , mesmo que não constitua uma sociedade secreta seus ritos não são públicos .Osoiyn fala com uma voz peculiar atribuída a um pequeno pássaro que o representa.É o passaro EYE, nos templos consagrados a Osoiyn, na África diz-se que este passaro habita no igba Osoiyn( a cabaça consagrada a Osoiyn ) e que ele fala quando Osoiyn é consultado ,Apesar de alguns autores escreveram que os Olosoiyn não se incorporam no devido Orisa ( não entram em transes ) é um erro pois temos um ditos e presenciados em festivais realizados em IGBADAN relatam transes e temos vistos ,em diversas oportunidades ,tal situação ocorrer em seus iniciados .As folhas são divididas em quatro compartimentos : , correspondentes aos quatros elementos , classificações idênticas na que se processa com os Odus , água , ar , terra, e fogoAssim , também , cumprem o papel de reforçar o caráter essencial dos elementos , ou seja ,as folhas ao veicularem seu asé , ativam a potencialidade dos elementos ao qual o Orisa a que pertencem o individuo está ligado .Temos assim: Ewe afefe = folhas do vento Ewe inon = folhas do fogoEwe omi = folhas da água Ewe ilé ou ewe igbo= folhas da terra Outras classificações que temos em relações as folhas são :Masculinas e femininas , calmantes = ewe eró ou excitantes = gun diurnas e noturnas .

3

Page 4: 126335296 52157128-ewe

Um ditado , muito conhecido de todos os adeptos das religiões africanas e afro-decendentes diz que :“ka si ewé ka si Orisa = sem folhas ,não há Orisa “ , mais que um ditado , essa é uma verdade aceita e reconhecida por todos os Babalawos,Babalorisa e yalorisa que em todos os rituais e fundamentos ligados aos Orixá se preocupam em buscar folhas mais adequadas .no entanto , há de reconhecer que , no mundo moderno , as matas vão ficando mais distantes dos locais de cultos e onde estão os assentamentos e as comunidades religiosas e poucas casas tem em seu espaços as plantas necessário a seus dia a dia , além disso ,muitas plantas sagradas não estão disponível nas nossas matas ( algumas não são nativas ) sendo buscá-las no comércios de material de asé mas na grande maioria temos no Brasil pois alguns escravos oriundos das terras distantes trouxeram e plantaram em nosso solo e se deu muito bem ( ploriferou ) no Brasil como : akoko , obi, aridan., orogbo, odundum, iroko, awùrépépé , ojuóró , igi, òwú, òpáóka , yálódé ,àrábá , igi ogpe , ewé ajé , osibátá etc...então sabemos que o nome das folhas é o próprio Oriki da mesma ( evocação , é dizendo o nome das folhas e a mesma estão saudadas isto é se eu apanhar uma folha de osibatá e pronunciar ela mesma está invocada e poderá ser usada para o devido fim que o fez o sacerdote ir buscar a devida folha .então vamos catalogar as devidas folhas para sabermos para que serve e qual é o orisa de que cabe a estas folhas ...

AKOKO = Folha a quem pertence a todos os orixás e ancestrais ( folha do ar ) não é nativa do Brasil mas foi trazida pelos os antigos escravos , é originaria do continente africano ( folha de grande poder de ligação entre aiye e orum , sendo que de seu pau principal é que se confecciona o opasóro de osala e suas folhas são a que dão dignidade e serve para coroar e ordenar sacerdotes do culto de orisa ,pois sem ela não e tido como valido a coroação ou ordenação sacerdotal , isto é se não colocar no ori de um rei ele não é considerado um rei e isto também deve ser feito quando numa obrigação de posto ou oyé ( obrigação de 7 anos de orisa )

Ewé ófé gbogbo akoko =( akoko,é a folha de todas as pessoas inteligentes )Ewé ofé gbogbo akoko = ( akoko é a folhas de todas as pessoas inteligentes)Awá li li awá oro =( nós temos , nós somos, riquezas e saúde )Ewé ofé gbogbo akoko=( akoko é a folha de todas as pessoas inteligentes )

E alogbe agbe wa ló = ( tu que dá cambalhotas, e é o agricultor , divida e faça uso da folha de akoko ( está reza é para quina a folha de akoko)

LOJUGBÓ = folha de caiçara ) pertence a terra e a água e é do orisa ODÈ

4

Page 5: 126335296 52157128-ewe

Morinha lójubó = é cedo que se apanha lójugboMorinha lójugbó = é cedo que se apanha lójugboGbóróró = pois ela está fresca bem cedo

ÉRÓ IROKO =folha de gameleira branca , pertencente ao orisa Sangó e todos os ancestrais ,e também poderá ser usada ´para o Orisa IROKO, patrono da agricultura , no Brasil se confunde Iroko com uma qualidade de sangó , mas Sangó é um orisa e iroko é outro orisa´

Eró iroko eró = calma é de iroko Iroko iso = iroko não falha Eró iroko iso eró = calma é de iroko e a calma não falha

PEREGUN = pau d”água ou coqueiro de Vênus nativo folha da terra e da água pertence ao orisa Osoiyn e alguns orisa que lutam uma guerra

Peregun ara asó tin tuoo= peregun é uma grande roupa Peregun ara asó tin tuoo= peregun é uma grande roupa Baba peregun ala ó méré = peregun é o pai de todas as folhas Peregun ara asó tin tu oo – peregun é uma grande roupa

IBIÉRÓ = BOTO D”ÁGUA pertencente ao orisa osoiyn folha da água

O ló ibi eró = ele irá ao lugar de calma Ni ko ro baba = é o que você quer pai Aja ará ki o do = redemoinho do leito do rioAja ará ki o do = redemoinho do leito do rio

OSIBATÁ = BARONEZA = folha da água calmante anestésico pertencente ao orisa Osum

Osibatá t”ké omi = osibatá fica sobre as águas Osibata t”ké o do = osibata fica sobre os rios Osibatá t” ké omi = osibatá fica sobre as águas Osibatá t” ké o do = osibatá fica sobre os rios Awolé nidi opé = sempre juntas estão Osibatá ni lê ké o do= osibatá está sempre brilhando

OJÚ ÓRÓ gramenicia ( capim marmelada ) folha da terra a quem pertence ao orisa Osum e Orunmilá Oju oro lê ké omi = ojú oro não fica só na água Ojú oro lê ké omi – ojú oro não fica na água

5

Page 6: 126335296 52157128-ewe

IGBA AJÁ = jurubeba folha que pertence a Sangó , está folha pertence á terra .Aja wu na gbúrú = aja abre os caminhos estreitos !! !! !! !! !! !! ! !! !!aja wu na = aja abre os caminhos a wu inón = caminhos do fogo aja wu na gbúrú = aja abre os caminhos estreitos aja é um companheiro de Osoiyn nas matas , sendo também conhecido por aorni , aquele que fuma cachimbo e anda com uma única perna e tem um olho só .

EWÉ BOIY = betis cheiroso , folha da terra

Opeére Osoiyn s”ibu = Opéeré de osoiyn voa profundo Kuru ide akáká = o pequenino não muda a natureza Opee´re osiyn s”ibu baba = Opeeré de Osoiyn voa profundo , pai Kuru ide akaka = o pequenino não muda a natureza

EWÉ OBI = FOLHA DO OBI , folha do ar pertencente a todos os orisa tanto as folha como o fruto

Oiguio atárobi = fora plantando sementes de obi !! !! !! !! !! !!baba D”ogunam = pai das respostas misteriosas oigui = fora plantado oiguio atárobi = fora plantado as sementes de obi

EWÉ AFIPÁ= erva tostão =folha da terra e fogo , folha a quem pertence ao orisa ogun e ode

Afipá afipá afipá bururu ( alguns usam facas para tirar complicações )Estiponlá afipá bururu ( etiloponlá procura a força para tirar complicações )Afipá bururu = alguns usam facas para tirar complicações Etinponlá wa fipá bururu = etinponlá procura usar a força para tirar complicações

EWÉ TETEREGUN = folha de são gonsalinho folha do ar e a água pertencente ao orisa ode , ossosy, e osoiyn e ogum

E teteregun = e teteregunOjo gb”oomi wá ó teteregun= a chuva traz a água que molha teteregunOjo gb”o omi wa e jô ó teteregun = chuva traz água por favor para molhar o teteregun

EWÉ ODUNDUN = folha da costa pertencente a água , folha de ori e obatala

Odundun baba tere ré = odundun ,pai que espalha a sua calma

6

Page 7: 126335296 52157128-ewe

! ! !! !! ! !! ! ! !! ! !! !! monlé tero ré = espírito espalha a sua calma odundun baba tere ré = odundun , pai que espalha a sua calma

EWÉ OJURÓ = erva de santa luzia pertencente a água é de orisa sangó

Odojuman é kauró = os olhos do pilão não mentem Kuto kuto la odie = enérgica o pano branco que o cobre Odojuman é kauró = os olhos do pilão não mentemKuto kuto lá odie = enérgica o pano branco que o cobre

EWÉ OLOBOTUJÉ = pinhão branco folha que pertence ao ar é do orisa Obatala É gbálé = tu plantas ao redor É banan = tu colhes Sésé komo = eu encontro limpoNí sólóyo = proibido usar sal

EWÉ ETINPONLA =capeia pertencente a terra e água pertencente ao orisa Orunmila e Obatla , Osumare , e Osum

Ifá owo = orunmila traz boa sorte e dinheiro Ifá o man = orunmila é quem traz a boa sorte e o dinheiro Ifá owo Ifá o man Etiponlá ewe fabó = capeia é a folha que traz a riquezas das folhas Ifá owo = boa sorte dinheiro Ifá o man =boa sorte eu pretendo

MARUWO folha do dendezeiro ou de palmeiras , folhas do ar e terra pertencente ao orisa ogum , mas o Maruwo pako = a palmeira com espinho pertence aos orisa Ode e Ossosy.

Kilofanxe e kilofanixe ( carregar uma arma ,mais que honestidade pensa ser)Maruwo ( a folha da palmeira é forte ) Kilofaxe maruwo baba ( o pai pertence a folha da palmeira )Kilofonixe ( a folha do dendezeiro é boa )Maruwo ( a folha de dendezeiro faz bem )

OWERENJEJE= folha do ar pertencente ao orisa Sangó e oya ( folha do jequitibá ) pertencente ao anoitecer ao grande orisa Obatala

Owerenjeje owerenjeje ( folha do ar folha do ar )Kan kam ma b”Orisa ( adoramos somente o Orisa )

7

Page 8: 126335296 52157128-ewe

Igba ny baba ( a benção é do pai )Igba ny yeye ( a benção é da mãe )Má só ku aro ( direi bom dia a todos ) A fi ipá nla d”asé ( aquele que usa grande força para ordenar )Omo Obatala ( filho de Obatala ) Babá ye oba alaiyé ( pai favor rei do mundo)

E é assim por diante todas as folhas tem o seu dizer para por em movimento o poder da mesma , pois sem este poder não haverá razão para tal função , as folhas sempre estão a dispor para todos os sacerdotes da função isto é ( os Baba lasé ou baba Ewé = pai dos segredos das folhas ou guardiões dos poderes das folhas , mas no Brasil está função está quase extintas pois geralmente quem prepara as folhas é o próprio sacerdote do orixá , mas devemos resgatar este posto tão importante no culto do orisa , pois sem as folhas não haveria iniciação de orisa em nenhum ori ( isto é cabeça ) pois iniciar alguém no orisa é mesmo que incorporar o poder da natureza do orisa retentor da folha da qual ele se encontra ou vai encontrar , nas folhas estão todos os poderes contido , pois é das folhas que buscamos um equilíbrio e uma certeza da existência do orisa em seguida catalogando as folhas com os seus devidos nomes em yoruba e português e para que orisa pertence ASÈ

NOMES QUE SE REFEREM A ALGO QUE BUSCA

Afomom = são todas as parasitas ( plantas e folhas que não tem contacto com a terra são folhas do ar ) estas folhas são dadas a todos os rosas que tem uma coroa pois elas são servidas por outras plantas para sobreviverem

Adjukutu = são folhas que antes do sol sair elas estão acordadas e seus movimentos são de acordo com a luz solar ex : onze horas , dormideiras, etc..

Ahón = nome relativo as folhas de superfície ásperas ( como falso cardo , cânhamo, etc.

Alukerese = são todas as folhas que se mostram enrugada por nascimento ( como alface , almeirão, escarola , etc...

Alupáidá = são folhas que tem o formato de uma espada ( como eucalipto, pau da água , etc..

Amújé =estanca sangue , são folhas que tem anti coagulante

Bóbó áwódi = são todas as folhas que parecem com uma berinjela

Bújé =são folhas qiue tem uma tinta para fazer tatuagens e pinturas de cabelos

8

Page 9: 126335296 52157128-ewe

Dágunró = são todas as folhas que tem espinhos ( são usadas para guerra ou para tentar vencer um inimigo ) só é usada para fazer o mal a alguém

Dankó = são folhas que refletem o brilho do sol

Éékánná = são folhas que se parecem como uma garra de algum animal

Efirin = são todas as folhas que tem o poder de reter águas

Ejinrin = são folhas que tem talos que tem o poder de reter água leitosas

Ési´si =são folhas que tem pelos picantes ( como urtigas ,cansanção, guaximba etc...

Ewé afere = são todas as folhas que fazem barulhos quando o vento sopra Ewé inon = são folhas do fogo e que tem o poder de queimar alguém

Ewé koleorogba = são folhas que enfeitam a casa . folhas ornamentais

Ewé omun = refere-se todos os tipos de samambaias

Ewuró = fica de cabelos brancos = são todas as folhas que são brancas e amargas .

Igi opé = pé do dendezeiro que pertence ao grande orisa orisala e suas folhas pertence ao grande orisa ogum

Ilasá = são todas as plantas mucilaginosas ( como o quiabo, jiló , pimenta , Berinjela , chuchu , etc ...

Oworunjéje = são todas as folhas que são trepadeiras

Owú = todas as folhas que não são transplantadas , só pegam por mudas e não por sementes

Patonmnó = são folhas que tem o poder de fechar algo como um comercio , uma casa , folhas não encontradas no território do Brasil .

Ewé Saworos= são todas as folhas que imitam um sino ou flores , e algumas vagens que ao secar soltam as suas sementes que fazer um som .

Ewé rinrin pupa =são todas as folhas que tem a coloração do vermelho

Saransaran = folhas que se referem aos orixá kerejébes , mamona , omonio , sorrateira, véu de noiva , chorão , etc...

9

Page 10: 126335296 52157128-ewe

Temos também algumas folhas que trazem o nome de animais por parecerem com eles , estas folhas tem o poder de invocar a sabedoria destes animais , para dar mais poder a suas realizações...

Agogô igun = folha sino de abutre Ahón ekun =língua de leopardo Ejá omodé – peixe criança Éékánnan ékun = garra de leopardo Éékánná adiyé = garra de galinha Éémó = capim cabra Etí ologbó = orelha de gato Ewé akunkó = crista de galoEwé ikeregbe = folha do bode Igba igun = cabaça Olobotujé = pássaro pequeno , abre e come ( plantas carnívoras )

TAMBÉM TEMOS ALGUMAS FOLHAS QUE SE REFEREM A SABORES E PERFUMES

Ewé kankaranesi = folha muito azeda Ewé kankinsi = folha não azeda Ewé kaneri = folha do orvalho Ewé kukunduku = folha doce ate morrer Ewé okikan ( ekika ) folha forte , muito azeda Ewé amu = folha que bebemos Ewé muro = folha perfumadas Ewé nilá = perfume bom Ewé ologba = folha que cheira bem Ewé orisiri = folha faz bem a cabeça

Também temos folhas que qualificam as ações

Abomodá = milagre eu faço Abitolá = nascido para riqueza Agbolá = dá longa vida Ájídéré = acordando segura a riquezas Ajofá = faz escravos Akáró = dá poder ao cantor Akoko = a que dá saúde / opulência/ e inteligência Amunnimuyé = tira a consciênciaApaoká = a que não pode ser conquistada Apejé = quando chamada funciona Apejébí = quando chamada faz culpado

10

Page 11: 126335296 52157128-ewe

Aridan = a que brilha Asaragogo = a que incomoda o corpo Atóriná = vara de fogo Banjoko = vigia o caminho Ekeley = a que aponta a mentira Atitaré = limita ao que jogas as coisas boasEwé ajé = bloqueia as maldades Ewé epé = folha que roga praga Ewé firiri = folha que faz acontecer rapidamente Ewé finfin = folha que está sempre pronta Ewé jinjin = folha que encurta a distancia Ewé lara = fplha que ajuda a contar Ewé kurukuru = folha da neblina ( ela tem o poder de cegar alguém )Ewé owokowo = folha que traz muito dinheiro Ewé ojusaju = folha que faz ser o predileto Ewé to = folha que faz alcançar algo muito rápidoGbegi = folha que da febre ( faz tremer sentir frio ) Im,ó = fgolha que traz grande sabedoria Jimi = folha que faz acordar sempre na hora certa Jokojé = folha que tem o poder de fazer você descansaLagbe lagbe =folha que corta como uma faca Odundun = folha que acalma Ojuóro =folha que comanda o culto Orogbó = folha que da longa vida ( tem o poder de afastar a morte) Osibatá = folha que tem o poder de acalmar todos os orisa e as yami Papasan = folha da cura ( febres )Peregun =folha que chama o transe Segunseté = vence a paralisiaSeni = faz hoje Solé = chega na terra ( folha que tem o poder de fazer uma criança nascer )Teté = folha que tem o poder de dar as coisas em abundancia Tenubé =a boca implora ( folha que tem o poder de fazer um pedido acontecer Teteregun = que produz transe em abundância ( está folha sempre que jogada num local de culto trará com certeza muitas incorporações no dia de festa de orisas , e se for usada no ori do yawo ele fatalmente incorporará no seu orisa ) não deverá ser usada em abundância pois também tem o poder de levar a alma para orum ( usar sempre com moderação ) Awrepepe = acalma louco ( folha usada para acalmar a cólera dos iniciados no orisa ...e tem o poder de trocar a identidade das pessoas )

Então vimos que todas as folhas tem um significado para tal queira fazer algo para acontecer e até mesmo para adiantar algo na vida do consulente é dever do sacerdote estudar e pesquisar qual é a função de todas as folhas , pois em ela não deverá ter sentido o culto do orisa ......

NOMES DAS FOLHA EM YORUBA E PORTUGUES

11

Page 12: 126335296 52157128-ewe

Abafe ilé = fedegosoRékúrékú = fedegoso roxo Olugboró = fedegoso rasteiroÁbajé = folha do inhame Agbalakosé = falsa mosqueia Ariwó = chama mosca Ilákósín igbó = folha de amêndoa Ábamódá = sangue lavo Érú odudu = folha da costa Kantikanti = saião Kóronpón = coitama Ábárá oké = folha de baunilha de nitre Ábebe osun = erva capitão Abékó = arroz bravo Abéikó = folha de arroz Abíkóló = erva botão Arójóku = erva da noite Orójókú =dama da noite Áárágbá = erva meio dia Abírunpó = folha do maracujá Abitolá = cambará vermelho Abo = araticu da areia Aréré = capim matreiro Áfón = capim transassem Abo ógánmó = andrioba Éfuu yá = folha do algodão Abojájá = caruru da Bahia Ajégbéhin = bredo do campo Abo lábejábe = capim tiririca Abo réré = fedegoso verdadeiro Abo oriré = capim mata pasto Opa iku = quarana Asíwmáwú = folha de abóbora Adáwérésewéré = folha da cabaça Abo yareré = folha do pepino Afé = araticun do brejo Afegiagagaké = pinha do brejo Afóforo igigbalodé = jasmim de caiena Afóforo óyínbó = margosa Afómom = erva passarinho Áfon = espinhela falsa Ágánerigbo = capim aranha Ayáná móigbó = gloriosa Móórá = folha da amoreira

12

Page 13: 126335296 52157128-ewe

Ewéajé = fumo bravo Yángámú ódán = fumo roxo Oná pupa = erva de santa Maria vermelha Kádúnkódun = mamona branca Agemó kodún = capiçobá erva lanceta Agidimagbáyin = erva de vassorinha Ágbádó = fruto do milho Igbádo = folha do milho Oká = sabugo Yangá funfum = milho branco Eringbádó = folha do milho de pipoca Erinká = milho roxo Eginrin ágbádó = folha do quiabo roxa Elépéé inlá = folha do quiabo branca Ijééré = capim santo Ágbáon = imbaúba ou umaúbá Ágbásá = folha do aniz Átápári = pimenta dedo de moçaÁtáári órukó = pimenta malagueta Agbári óbukó = folha ardida ( qualquer folha ardida )Igi ágbón = palmeira da Bahia Agbémó = folha de batata doce Agbemó okun = folha da batata doce roxa Agogô = brinco de princesa ( todas as folhas e flores que imitam um sino )Agogô igun = crista de galo Óógun = folha que imitam uma espada ou facaOgbé akunkó = crista de galo branca Akunkó Dudu = crista de galo preta Akunkó fumfum = crista de galo branca Ahon ekú = falso cardo Ehún arúgbó = cânhamo brasileiro Ópípí = canela de velho Ópípí oko = folha de canela de velho roxa Ájágbáo = folha de tamarindo Ajígbawá = campainha vermelha Atéwó edún = campainha rosa Ájobi fumfum = aroeira branca Ájobi pupa = aroeira vermelha Jinjin = bredo da terra Ákáro = dinheiro em penca Akesse = algodão gigante ( também é dado este nome para a paineira ) Akínsálé = juá e pitanga Ejirin ajé = jeticuçu Ejirin odan = fruto da pitanga Ejirin olokun = bétis cheiroso Akoko = folha do precipício de ligação com aiye e orum Ako ire = pau cadeira

13

Page 14: 126335296 52157128-ewe

Ako ewuro adó = cruz de malta Ewúro adó = erva de santa luzia Iram = dormideira Irowo = dormideira Ikúúúkú erin = canábis sensitiva Aládé = erva de são bento Aládum =olho de cabra Ewé aladun = olho de pombo Mééssén sé itákun = ervas 9 pontos Alákéssi =são gonsalinho Aláwéré = língua de vaca Ajígbórere = beldroega grande Gburé = Mangerona Áló = cara do Pará Agandán = cará moela Ábájé = 7 sangre sangria Apépé = capim marmelada Aginipá = erva mata pintoÓparapá = erva de cavalo Óló = espanta aranha Pá-nságá = quebra demanda Álubosá = cebola branca Álubosá pupa = cebola roxa Alubosá ketá = cebola de gomos Élubósá = cebola em folha Álúbósá élewé = cebolinha branca Álukerese = jitirama Álukí = aspargos Álupáiydá = língua de galinha Amú = sete sangria Amúkú = leguminosa = malicia das mulheres Amúkúlo = erva mimosa Amúnibímo = caiapós Ánamó yáyá = ( leguminosa batata doce _Édunmisi = ( leguminosa batata comum )Kúnkunkundu = ( leguminosa batata roxa ) Ódundunku = mil homem Ánkémi léti = erva jarrinha Ápahá = procaxi da folha grande Paálá = folha de inhame Kákó = erva de banha Ápako = bambu Pákó = folha do bambu Apárum = broto do bambu Opa = a raiz do bambu Ápalá = abóbora amarela = moranga Ápáárá = sucupira

14

Page 15: 126335296 52157128-ewe

Ápáoká = folha da jaca Taponrunrin =fruto da jaqueira Ápejébi = sete sangria Aparejó = dois amores Árágbá = mafumeira Égungun águun = erva polido Éégun =sumaumeira Owó éégun = sabugueiro Ágbungun = espada se são Jorge Áridan ( leguminosa = fava ) Áidan =a folha do pé de eridan Ariwó = cânhamo Árun sánsán = metrastro Imiesú = mastruz Akó yúnyun = mastruz rasteiro Ásárágogo = vassoirinha de relógio Ásikutá = malva amarga Ásikutá ajikútú = malva cheirosa Ásínwówo = Maria preta Atá isénbáye =pimentão Atá pupa =pimentão vermelho Ataré =pimenta da costa Atá olóbénkán = pimenta malagueta Óbúró = amolo Atalé = gengibre Dánguró = capim gordura Átójó átérún = capim gomosoAtójó kérére =capim marianinha Átoríí = goiabeira Átomirina = sabugueiro Atúnmotó = andu do mato Awó erédé = manjericão Aiyrinré = coração de negro Bánbaná = salsa Aíyó = alho Ayó pupa = alho roxo Bááká = palma de santa Rita Banii =aroma Beréfutu =malmequer Burefú =fruta pão Bommubomu = flor da seda Bonníii = esponjeira Bújé =´jenipapo Dágírí dobo = trombeta Dandá labe labé =navalha de macaco Dánguró = carrapicho rasteiroDiamba =maconha

15

Page 16: 126335296 52157128-ewe

Dógbódógbó =capim de cheiroEéssun = capim elefante Éesún fun fun =capim branco Éesún pupa = capim vermelho Ésísún = cana de burro Ikésén =cna de açúcar Éékún ahún = cardo do México Eékun ahún = abacaxi Éénmó éyé = capim do pombo Éé´rú = pimenta do reino Éérunjé = malagueta preta Éfirin = assa peixe Ééfirin = manjericão Awó erédé pupa = manjericão roxo Amúnú tutu pupa = folha da beterraba Amúnú nlá ( leguminosa = beterraba )Efó tété = cauda de raposa Efó iyarin = língua de vaca Efunlé = erva corre corre Égbá = erva do mangue Igba Dudu = arvore do caranguejoAtanká = falso oro Égé = feijão branco Isé ááá – folha do feijão branco Olojú edun = feijão de fava Égé fun fun = mandioca Egélé = erva passarinhoÉgúnmó = figueira do inferno Égunmólé = erva m,oura Éhínmsówó = quebra pedra Ejáómodé ou osibatá = baronesaEjírín = balsamo Ewéejirinm = melão de são Caetano Éjirinwéré =fruto da cobra Ejó ógunm = fedegoso Réré pupa – cerne do campo Ej´pokun = café do mato Éésíny = café Ewé iná = folha do caféAwureépé = alucinógena folha da noite ´sinsin = ingá ékájú = caju ekéilé = jasmim da terra ekelegbará =Maria perpétua ekeleiyn = bonina ékó ómodé = graviola ékunkun = vácua

16

Page 17: 126335296 52157128-ewe

ékunkúnahun = ananases ékuruin = malva branca de Santarém ékunrin oko = malva guaxima elédá wóró =capim mimoso el´gué = cardo santo eleguédé = jerimum éjóju = cajueiro elékikóbiy = tâmaras elekú =cambárá roxo elésin másó = picão roxo ajísomolabiolá = carrapicho de agulha émi =limo da costa emi emi = limo do brejo émigidi = limo da terra émi gbégi =limo da água oju isin =caaxira épágidi =amendoim erééahun = feijão de cordaerú bujé = assaca erúinagbó = cravo de defunto éru isápá = fava branca eérúúgbó = vime éru óórungó =erva cidreira esá = cânhamo brasileiragbají = capim galinha gbégi = capim pé de galinha esisi =urtiga ésin = abóbora da guiné ( mugongo)esófelejé = trombeta estí = falsa erva cidreira estitáré =maricotinha éwáowo = manjericão éwá = feijão éwoá Dudu = feijão verde ew´wsugu = feijão fradinho eweajé = erva da infelicidade ewé arán = lombrigueira ewé baba = tapete de osala ewé dújútona = arrebenta pedraewé epe = cansanção branco ewé firiri = taquari ewé ida orisa = espada de são Jorge ewé inon = folha do fogoewéisin = cascaveleira ewwiyá = capeia ewé lara funfun = mamona branca ewélára pupa = mamona roxa

17

Page 18: 126335296 52157128-ewe

ewéméssan = para raio ewéodé = carrapicho beiço de boi ewéokowo = erva vintém ewé owu =algodão ewé oiyá = casuarina peregun = paud!agua peregun funfun = coqueiro de Vênus perregun mo inon = pau dagua roxo ( peregun vermelho) ewétete = bredo awuaró =afuma fálakuni = corredeira ofáetu =taquarinha gbági = pata de vaca gboroáyágbá = salsa da praiaíbépe = mamoeiro ida oiya = espada de oya ou espada de santa bárbara infin =malvaisco óóréé = junco bravo ifú =cana de vassoura igi pupa = ( toda arvore que da uma folha vermelha _) igba aja = jurubeba igédu = cana do mar igiope = dendezeiro maruwo = folha do dendezeiro kóókó = capim guiné ikó = jupatiapakó = cordão de frade óká = cordão de são Francisco ilá = quiabeiro inlá – quiabo imi iyni =capim formigueiro imi ologbó = erva ferro imu =azedinha imurin etáwa = trevo de três folhas ipá oloméregun = capim santo ipápó = ingá bravo ipólérin = babosa iréké = cana de açúcar iroko = gameleira branca iróeku = verônica isápá = quiabo roxo iséré ogu = abóbora de pescoço isin oká = castanheiro da áfrica isú = inhame isumi ure = erva de são João ita =pitangueira itété = janauba

18

Page 19: 126335296 52157128-ewe

iyábeiyn = erva mãe boa iyálodé = pinhão dos barbados abojájá =caruru do brejo ijékonjó = cipó milomem olátorijé = poejo ájofá = urtiga vermelha kajókajó = guaraná ( folha ) kálefemiji =mimosa óririjáá= bochas de cipó ( para banho ) kankinsé = maracujá kanran = ébano kanreji =carqueja óóru = cordão de frade kurukurawó = batatinha l[obótujé = pinhão roxo ilkárá = recinto lewué = pimenta macacomanturussi = erva de santa Maria obi = cola ódundun =folha da costa eleti = folha da fortuna ófia = cansanção ogédé = banana ewéopeogede = folha da bananaogédé égbágbá- banana da terra óguédé ntiti = banana nanica ógiriywi = melancia ojájkorijó = folha de são Jorge ójuporó = alface da água ojusaju = alho da água ókiká = cajazeira ewé aladun = Trentoómúm = todos os tipos de samambaia orogbó = folha do ´pé de orogbo = citrous arantinus osé igbéélújú = baoba óósun = urucum ótili = andu parufurugbá = maniçoba pamámó aluiro = dormideira patiogba = folha do fruto do inhame da água patunmó = unha de gato sájéjé = alecrim segbá =abobrinha ségunsété = amor cristalino soko y´kótó = veludo branco tabataba egusu = fumo tánrejirin = laranja ou tangerina

19

Page 20: 126335296 52157128-ewe

tétéelégunún = bredo de espinho tétégundó= cana de macaco totódun =alevante ekué = tomate yáwué =capeia yólógbá – erva quebra calçada

E ainda temos muitas folhas que no Brasil os escravo catalogaram ,pois quando eles foram trazidos não puderam trazer todas as folhas que eles utilizavam na África , mas puderam descobrir algumas da fauna e da flora do Brasil , já que está provado que muitas das ervas que tem aqui no Brasil tem na áfrica também , algumas foram trazidas escondidas para este pais como o obi , o orogbo , peregun , etc..Ainda temos no Brasil . uma grande variedades de folhas que são largamente utilizadas no culto dos Orixás ,pois a facilidade do encontro destas com a situação da precisão , os fizeram casar-se perfeitamente .Desde os tempos remotos , são usadas para banhos , chás , defumações , sacudimentos e até mesmo utilizadas pela a farmacologia em forma de remédios .Citamos aqui diversas folhas e raízes ,que mesmo sem terem sido trazidas da áfrica , aqui foram adaptada pelos os negros , criando assim mais uma vez o orisa Osoiyn no Brasil, .No Brasil , conhecemos as pessoas que vão buscar folhas e que tem um profundo saber dos segredos das mesmas , como Matreiro .sendo que por diversas vezes , estas pessoas ,não são feitas de orixá e nem mesmo são ligadas ao culto do mesmo e sendo por diversas vezes , estas pessoas por intermédio de seus ancestrais aprenderam os segredos das folhas .Algumas casa de culto de orixás ( candomblés) foram sim ,seus antepassados ,que foram ensinando seus filhos e os mesmo passaram os conhecimentos recebidos por seus filhos , como é de habito entre matreiros , até os dias de hoje .Dentro deste ciclo preparatório ,onde o matreiro ,passa seus conhecimentos a seus filhos , muitas vezes encontramos estes matreiros , também passando Ofós ( encantamentos ) que fora recebido pelos os seus antepassados ,os quais agem como ( palavras mágicas que abençoam as folhas ) sendo que muitas vezes nem conhecem os seus significados . e sendo assim sabemos de muitas folhas e pesquisando encontramos muitas folhas com seus devidos nomes e rezas para fazer este encantamento para dar o devido valor de gerar algo que alguém procura para acontecer na sua vida ... E com certeza hoje o que se encontra aqui no Brasil encontra-se hoje na áfrica onde é o berço do culto de orisa .. Vamos catalogar algumas ervas com seus nomes e seus poderes e para que servem e para qual orisa deve ser usada ....

Acácia = ( jurema ) Orisa , Ode , Oxossi e Sangó

20

Page 21: 126335296 52157128-ewe

Utilizada em banhos , ebós e lavagens de contas , poderá ser utilizadas em cancros, úlceras ,.erisipela , sendo colocadas em cimas das feridas ou mesmo lavando-as .

Rosaminuns = ( alecrim) Orisa , Obatala, Ifá e Ori Utilizadas para banhos, defumações pessoal e comerciais, estimulante geral , inclusive menstruação .Age contra afecções hepáticas e bilhares, gotas e reumatismo,é Tonico cardíaco,contra dores de cabeça , é antidepressivo,é ótimo para acalmar a alma .

Ocimum = ( alfavaca) Orisa , Oya , egungun , Obaoluwaiye Afasta o mau olhado , inveja, a morte , doenças espirituais , e a pobreza , ótima para combate de coqueluche, bronquites,e asma , sob. A forma de xaropes, ou chás , é ant. séptica e digestivas , é amplamente usada pára banhos e egbó

Alséribusn = (Alfazema ) Orisa , Obatala , Osum , Ologun-edé Utilizada em banhos , lavagens de contas, bori , defumações . o chá desta erva serve para bronquites, e tosse rebelde, ´[e um Tonico contra todos os tipos de tosse , serve para confeccionar perfumes , ótima para tirar estress é uma erva energética

Araborinus = ( Araçá ) Orisa Ode e Ossosy e Oya Utilizada para banhos , é usada contra a diarréias e obstrução renais e urinárias , folha com grande poder de chamar a fartura na casa de culto aos Orisas , folha indispensável ao culto de Ode .

Ruta graveolencis = ( Arruda ) Orisa Exu Ao utilizar está erva deverá tomar alguns cuidados ,pois está erva , não deverá ser utilizada por pessoas que não foram iniciadas de orisa , pois está ligada diretamente com o sobrenatural de o além e o devir , erva abortiva , utilizada para tirar olho gordo e inveja , é muito popular utilizadas pelas as benzedeiras do Brasil , ótima pára cura do reumatismo , contra vermes , dor de ouvidos , hesteria , digestiva , melhora o apetite , problema nos olhos , ótimo cicatrizante , é uma erva que tem o poder de fazer as coisas de exu ir mais rápido no seu pedido para exu ,.

Archangélica = ( Angélica ) Obatala , Osum ., Yewa e Oba É utilizada para escovar os dentes do iyawo quando recolhidas , serve para banhos , bem para enfeite para o quarto de Osala , folha aconselhada para confecções de cremes dental , licores, e cremes para a pele ,suas raízes é aconselhada para combater acidez estomacal é estimulante do aparelho digestivo , e é também diurética .

Pinpinéla anisun = ( anis ) Orisa Obatala , e Osum Deverá ser utilizada as suas sementes secas , estimulante do sistema digestivo , agindo contra a indisposição estomacal , gazes , diarréias e

21

Page 22: 126335296 52157128-ewe

cólicas intestinais, usada também como calmantes diuréticos , é cicatrizante ,antiflamatório é ótimo para aumentar o leite das mulheres que estejam amamentando ,largamente utilizada para pequenos licores e cosméticos em geral , devemos lembrar que Anis não é erva doce , como muitas vezes é chamado

Lllicium=estrelato = ( Anis estrelado ) Orisa , Ode, Ossosy , Orisa Oko É utilizado contra a má digestão e no preparo de carnes a serem servidas á Ode e orisa Oko , sabedores do poder aromáticos utilizam somente um grão para o tempero de peças de grande carnes , é utilizada de grande quantidade para fazer as pembas de Osala

Crokus sativo =( Açafrão ) Orisa Osum e Ologun edé Entre os matreiros , há quem diga que seje afrodisíaco , não sendo comprovado cientificamente , no ritual de Osum é utilizado o pó para o preparo do prato de xinxim de galinha e para o orisa Ologun-edé é utilizado para banhos especiais deste orisa e para pinturas do mesmo

Alliun sativo =( Alho) Orisa . Osoiyn e egungun Não é utilizado na culinária dos orisa = salvo para o orisa Osoiyn , o Alho é a mãe de grande utilidade comprovado cientificamente que é um desinfetante natural do mais poderoso , é poderoso contra prisão de ventre , defumadores , vermífugo , anti-séptico, serve para afastar cobras , eficiente no combate á doenças de via respiratórias , como: asma , enfisemas pulmonar, gangrena pulmonar e também nas intoxicação de nicotina e como Tonico nos casos de debilidade geral. O alho é considerado como umas das primeiras plantas cultivadas pelo os homens , é também conhecido como o BULBO DA VIDA Curiosidade <<<< nas pirâmides de Gisé,existem um depoimento de Heródoto , onde diz que dava alho aos escravos para que os mesmo tivessem forças para trabalhar ,na antiga Roma , o alho era conhecido entre os soldados como símbolo das virtudes militares e na \Rússia fora utilizado como dinheiro( moeda ) o alho é conhecido na arte culinária , como um dos principais temperos , sendo utilizados em todos os tipos de carne , molhos ,saladas e fritos em geral ETC;

Alliun ampelopratorum = (alho porro ) Orisa Osoiyn Possui propriedades digestivas e auxilia nas cordas vocais , entre os matreiros é conhecido como um afrodisíaco . é largamente utilizado contra a malaria e evita febres muito forte nas crianças, sendo ainda um preparo para uma oferenda para o orisa Osoiyn que é feito frito no dendê e feito uma farofa com farinha de mandioca com pimenta e alho e fumo de corda picado é uma das oferendas deste orisa para pedir licença para apanhar as folhas para a cama do iniciante de orisa ....

Capparis spinosa = ( alcaparra ) Orisa ogum e ode , oya

22

Page 23: 126335296 52157128-ewe

Ótima para abrir apetite , é um,a erva que tem um poder de fazer que as coisas sempre aconteçam ao contrario , não é utilizada na culinária do Orisa .

Carun carvi = alcaraiva ( Omolu , Nana buruku Com sabor picante e aromática é utilizada para confecção de pós para fazer as pinturas do Orisa omolu e nana e também possui propriedades digestivas Veronia polyantes = ( Assa peixe ) Orisa Osoiyn e Osum e Ologun edé É uma folha ótima para espantar a morte do consulente e do iyawo , é muito requisitada para fazer tônicos contras as tosses fortes ( chamada tosse de cachorro) é uma folha poderosa no combate as bronquites, tuberculoses , fraqueza do pulmão é utilizada também no tratamento de peles e até mesma para o câncer de pele , sem esta folha não terá o babalorisa como pedir saúde ao iniciado de orisa , é recomendado não faltar numa iniciação .

Artemisis vulgaris = ( Artemísia ) Orisa , Sangó e Obatala ( quando recolhida a noite só pertence ao mal neste período pertence as Yami Osorongá. Está folha é também conhecida como erva de São João , contento propriedade tônicas , calmante , digestiva ,que regula a menstruação ( deverá tomar cuidado com esta folha pois ela tem propriedades abortivas , não é recomendado as mulheres grávidas ingerirem está erva como chás ou comer cruas , pois tem propriedades alucinógenas ..) usar com moderação ;;;;

Adiantun capillos veneris = ( avencas ) Orisa Osum e Ologun edé e yaomoejá Está folha só se encontra em lugares fescos e molhados , suas folhas são emolientes , estimulantes e expectorantes , muito boas para pedir e alcançar a sorte e a paz em casa é recomendado ter uma em casa , quando ela vai para frente tudo vai também , mas se ela morrer tudo vai pro água a baixo ( requer muito cuidado ) e capricho

Aloe barbadense =( babosa ) Orisá Exu e Osoiyn Folha conhecida no mundo todo é originaria da África e do Brasil , estudos recentemente provaram que inibem qualquer câncer e em alguns caso houve curas total do câncer , mais conhecida como Tonico capilar , contra prisão de ventre , gastrites, ulceras estomacais , é cicatrizante , estimula a menstruação , alivia as dores de queimaduras de qualquer níveis , é bactericida , existem estudo comprovados contra a Aids , pois tem uma propriedade de regenerar as células do corpo humano ,é ótima para combater mau olhado .

Barbadetimanis = ( Barbatimão ) Orisa Yewa e Osumare Está folha é considerada pelos os africanos como umas das Igi-osun pois por muito tempo foi usada no preparo de tintas vermelhas , e ainda é muito usada nos curtume da áfrica e do Brasil , possui propriedades terapêuticas adstringentes é anti-hemorragico, depurativo, depurativo hipoglicemiantes ( age em favor do sangue ,levando oxigênio para o cérebro )

23

Page 24: 126335296 52157128-ewe

Articun iappa = ( Bardena ) Orisa Obaoluwaiye, Omolu , Nana , e Osumare É conhecida pelos os antigos Baba ewé da África como o antibiótico das matas é muito utilizada contra o reumatismo e diabetes , também é depurativa é diaforética ( faz soar ) emoliente anti-flamatoria , é ótima no tratamento de acnes e elimina crosta na cabeça ( excitem estudos comprovados de seu poder de antibiótico muito poderoso , está em estudo para combater a Aids , com resultados muitos positivo está em teste nos EUA , faze terminais deste estudo está sendo cogitado uma vacina contra o vírus do Hiv1 hivtl2 e hivtl3 , descoberto pelos os cientistas do Brasil...

Veronia condesata = ( boldo ) Orisa Obatala , Osoiyn , Ogum , e Sangó Está folha sem duvida nenhuma é mais popular de todas ,pelo o simples fato de curar ressacas alcoólicas , ótimo desintoxicaste do fígado ,é diurética e estimulador de apetite , conhecida também como alumã / boldo do Chile , boldo japonês, erva pinguço é depurativa e diurética .

Pothomorphe umbelata = ( caapeba ) Orisa , Sangó , yaomoejá , e Yewa Conhecida também por pariparoba , lençol de Santa Bárbara e malvaisco , entre os negros escravos e os índios foi muito utilizada como alimento as suas raízes , consumindo-as cruas é estimulante e digestivo contra as insuficiências renais , no culto do Orisa é considerada uma folha que se usa em coisas de difícil aceso ou impossível de acontecer

Calendula oficinalis = ( calendula ) Orisa Osum, yaomoejá, oya , e as Yami Está planta se pode aproveitar tudo as folhas as raízes seu caule e suas flores , é mais conhecida como pega mosca pois é utilizada para este fim nos jardins e em hortas , ela é também cicatrizantes, vaso dilatadora e reguladora natural da menstruação é tonificante para pele e anti-flamatoria ,muito usada pelos os antigos como banho do recém nascido para cicatrizar o umbigo

Baccharis trimera = ( carqueja ) Orisa Obaoluwaiye , Osoiyn , exu , e Oobá Está folha brota muito fácil , bastando colhê-la e não arrancar as suas raízes , é digestiva , diurética , recondicionado do fígado , e do aparelho digestivo , infamações urinarias , diabetes ,, gota , icterícias, enfermidades do baço , da bexiga, dos rins, lepra , reumatismo, vermes intestinais , má circulação do sangue e chagar veneras

Jarunibetis = ( carobinha ) Orisa Omolu , Obaoluwaiye , Oya , Ossosy É depurativa do sangue , ótima contras infecções , é cicatrizante , é usada pelos os antigos contra qualquer tipo de coceiras como sarnas e cobreiros , e coceiras em geral

Tanacetun vulgaris = ( catinga de Mulata ) Orisa Osum Oya , OOba , Yewa , Yaomoejá , e as Yami

24

Page 25: 126335296 52157128-ewe

Muito conhecida como erva lombrigueira, em razão de suas propriedades de expelir vermes , age contra dores musculares e dores nas articulações , também é conhecida como Macassá entre os iniciados de Orisa

Echinodorus = ( chapéu de couro ) orisa omolu e nana Planta nativa do Brasil , gosta de solo úmido e alagadiço Empregada como depurativo , anti reumático , combate o acido úrico , erupções cutâneas , conhecida também como erva do pântano , chá mineiro, erva do brejo, deve ser utilizada somente as folhas , sendo que as flores é utilizada em defumações de ambiente comerciais afim de atrair bons clientes

Chaliodonus majus = ( celidonia ) Orisa Omolu , Yroko , e Egungun Conhecida no Brasil como erva . calo ou erva verruga , tal qual é o seu nome já diz está folha serve para tirar calos e verrugas , agindo como sedativo local , OBS ; está erva não poderá ser ingerida por via oral pois é altamente tóxica .

Coriandrun sativun = ( coentro ) Orisa Osala e Osum é muito utilizada na culinária brasileira , é uma erva medicinal já estudada por cientista do mundo todo como purificador do sangue e regulador anti-esstres ,muito cuidado na quantidade pois tem o poder de brochar um homem , desestimula o apetite sexual da mulher e do homem ,

Syumuhytun officinalis = ( confrei ) Orisa Obaoluwaiye e Osum e Osumare , Durante a segunda grande guerra foi utilizada largamente como cicatrizante, e auxilia nas correções de fraturas ósseas , possui propriedades anti-cancerigenas , combate eczemas e bronquites , combate as rugas , deixando a pele elásticas, estáplanta não deverá ser fervidas ,,para não perder o seu principio ativo que é alantoina .

Cecropia glaziovix = ( Embauba ) Orisa Obaoluwaiye e sangó Tem o poder de agir diretamente contra a tosse , bronquite , bem como também é um excelente hipotensor e diurético

Cordia verbenácea = ( erva baleeira ) Orisa Nana Também conhecida como Maria preta e mais 15 nomes , é utilizada por citricultores para atrair insetos nocivos á lavoura ela é muito importante pois seve com inseticida natural , age contra reumatismo, anemias , infecção e problemas na coluna cervical , ótimo antibiótico muscular .

Polygonun hidropiper = ( erva de bicho ) Orisa Osoiyn , Yewa , e Omolu Conhecida como pimenta da água , curage, cataia e capiçoba , combate hemorróidas , reumatismo é ótimo cicatrizante , esta folha não deve ser utilizada por mulheres grávidas pois tem um ativo que é abortivo .

25

Page 26: 126335296 52157128-ewe

Bryophoyiliun calcycun = ( folha da fortuna ) Orisa Osala , exu ., ori , serve para todos os orisas fun fun ( do branco ) Conhecida no Brasil como roda da fortuna , folha da costa ( falsa ) croaima branca , e paratudo , está folha é muito usada para amadurecer furúnculos é cicatrizante , refrescante intestinal e ant inflamatório local , está folha tem o poder de aclamar as divindades em geral

Foenuculun oficinalis = ( funcho ) Orisa Iku , egungun Nativa do mediterrâneo é utilizada para aumentar o leite materno , diurético, Tonico em geral , combate os problemas estomacais , tem ação cicatrizante e combate a insônia

Mikania glomerata ( guaco ) Osoiyn e Osumare e Orunmila É muito utilizado pelas as casas de Orisas como chás para os iyawo é também conhecida por ewé edan , pois também é utilizada contra picadura de cobra , cobreiros , e de insetos peçonhentos, e muito boa como expectorantes pulmonares , age contra asmas , bronquites, ati-gripal , sudorífero, combate o reumatismo e é um ótimo cicatrizante .

Pilocarpus paniculatum = ( jaborandi ) Orisá Oya , Oba , Yewa , Yroko , Também é conhecida como erva de fazer babar é sudorífero , Tonico capilar , expectorante , age contra o reumatismo e antiartritico

Spilanthes oleracea = ( jambu ) Orisa Osum Ologun edé , Ode , Oya , e omolu Também conhecida como agrião do Pará / ou agrião do Brasil , jambu=Açu ou botão de ouro , largamente utilizada contra escorbutos, tosewe asmas, anemias , bronquites , suas flores são anestésicas , sendo utilizadas como extrato , afim de aliviar dor de dentes , sua flores são picantes podem ser servidas em saladas e sopas ou ensopados de carnes .

Solanium panicujlatun = ( jurubeba ) Orisa Sangó , Osoiyn , Ogum , ode Folha de grande poder de realização dentro do culto de orisa , os frutos são recomendados para combater , problemas do fígado , estomago, e baço , as folhas como , cicatrizantes e a raiz como Tonico digestivo e contra anemias

Abisituns artemísia = ( losna ) Osala , exu , Osoiyn Originaria da África , Ásia , E América , é utilizada como vermífugo contra o mau Hálito, diarréias , regulador de menstruação , excessos de gazes e febrífugos .

Lauros nobilis = ( louro ) Orisa Oya , Oba , Osum E Osoiyn . odé . Ogum folha conhecida milenarmente no mundo , conhecida na antiga Grécia , e Roma como folhas dos heróis e dos grandes homens poderosos da antiguidade , também conhecida por erva de glorias , combate as prisões de ventre e outros males da pele , quando consumida pode dar sorte , é costumes dos antigos por um ramo dentro de casa quando uma criança está por nascer pois acreditam que quando

26

Page 27: 126335296 52157128-ewe

uma alma volta para este mundo se encontrar um ramo de louro está criança vai ter muitas glorias neste mundo

Ocimun basilicun ( Manjericão ) Orisa Obatala , Orunmila , Odudua , Ori , O seu nome vem do grego que quer dizer erva Rainha , a colheita desta erva , era muito referendada pois ao colhê-la, teria que se purificar a mão direita com folhas de carvalho e a esquerda com água de teres fontes diferentes ela é uma erva Tonica e anti-séptico

Mangerona hortencis= ( Mangerona ) Orisa Obatala e osum Erva símbolo de felicidade estimula o apetite , é purgante quando usada em grande quantidade , ótima contra vermes é usada no culto contra a pobreza .

Coronopus = ( Mastruso ) Orisa Obaoluwaiye e Omolu e todos os Orisa kerejébes Conhecida também como erva se santa Maria , tem um cheiro muito forte , espanta insetos como pulgas, percevejos , traças etc. estimulante da digestão . é expectorante , ótimo contra dores musculares

Achiléia milefolun =( mil folhas ) Orisa Obaoluwaiye , osoiyn , Ode , ossosy , Oya , Popularmente conhecida como novalgina , pelos os efeitos que está planta tem em combater as dores em gerais , ótima como antialérgicas , ótima cicatrizante , bom para cálculos renais , hemorróidas combate a pele oleosas , queda de cabelos ( calvície) , o famoso oráculo chines utilizava as suas varas para fazer previsões e consultas para os senhores feudais da época

Pogostemon patcohuli = ( Patchooli ) Orisa Obatala , Ori , Exu , Osum , Oya , Muito aromático erva pouco cultivada no Brasil originaria da África , é usada no culto de todos os orisas fum fum ( do branco) ótima no poder de incorporação e visão m audição espirituais

Phiantus nururi = ( quebra pedra ) Orisa Osoiyn e as Yami E uma erva amiga pois está sempre presente pois ela aparece em qualquer lugar é conhecida também como arranca calçada ela é diurética , para cálculos renais , contra enfermidades do rins , tonificante da bexiga ótima para próstata , e relaxante muscular

Apium petroselium = ( Salsa selvagens ) Orisa Iku Egungun e Obaoluwaiye seu nome vem do grego ( petroséliun ) que quer dizer Salsão das pedras a erva destinadas a enfeitar as tumbas dos mortos , rica em vitaminas A, B , e C usada também para decoração e culinária , as pessoas iniciadas de Sangó não deverá comer está erva pois é Ewó ( proibição ) do mesmo

Sonchus major = ( serralha ) Orisa Osum , Obaoluwaiye e Osumare

27

Page 28: 126335296 52157128-ewe

Folha que o Orisa acima determinado gosta mais é um grande poder para ter dinheiro e sorte pois esta folha é um estimulante dos espíritos da terra e água , serve para banhos e alimentos para todas é conhecida como mata fome no nordeste do Brasil estimula as funções hepáticas é digestiva e diuréticas ...

Plantago major ( transagen) Orisa Yewa e Ooba , Folha que tem o poder de curar queimaduras e é diurética e abortiva , é muito usada como saladas quando uma mulher já tem ganhado criança como limpante e detergente do ovário e útero

Petiveria allfacea = ( guiné piti ) conhecida como amansa senhor ou erva guiné , é um verdadeiro escudo contra malefício, sendo usada em banhos , sacudimentos , e defumações em geral , combate vírus , fungos e bactérias .

Hibiscus esculentus = ( quiabo ) Orisa Osé ossosy e Sangó Cataplasma das folhas cozidas aplicadas no peito age contra a pneumonia e bronquites , o chá das flores é bom para fortalecer os pulmões , muito utilizadas nas casas do culto dos orisa pois sem ela acredita que não haveria justiça , O nome dela em Yoruba é Inlá , se faz uns dos pratos do orisa sangó chamado amalá ou egbiri , espiritualmente age em favor do ofertaste sendo que ele seja inocente . quando mastigado e engolido serve como detergente dos intestinos .

Viloaceace = ( viuola ) Orisa Nana e Yewa Conhecida também como viola Maria , violeta , viola Alba ,pode ser utilizada suas flores em forma de infusão para combater sarampos , tosse , coqueluche e gargarejos para combater infecção da garganta

Mas como vimos podemos fazer acontecer com todas as ervas e folhas para o bom uso do culto dos orisa pois é indispensável para realizar qualquer culto sem as folhas pois não seria feito ou dado como feito , tudo é bom tudo é ruim na medida do possível , tudo dos orixás tem uma lógica, sendo que um sacerdote deverá aprender sobre as folhas que nos ensinam como e onde utilizá-las, as folhas é um recurso que completa uma oferenda ou uma iniciação no orisa , um yawo feito sem as folhas não será reconhecido pelos os orixás , pois sem elas eles não vão reconhecer o consulente e nem as oferendas .Para um yawo ser representante dos orisa ele deverá ter sido iniciado nas folhas que o sacerdote apanhou pela manhã antes do sol sair não antes de ter dado uma oferenda ao orisa Osoiyn , para que tenha o poder da mesma para ser usada para devido fim que é buscar um equilíbrio da vida material ou espiritual do consulente , esperamos que o culto dos orisa reconheçam e façam valer este posto em todas as casas que cultuam os orixás , é comum alguns babalorisa ( ya ) não levarem os neo iniciados no orisa ao lugar de apanhar as suas folhas que serão usadas para a sua iniciação ( dizendo assim eu não faço mais isto ou aquilo ) fazendo assim estará prejudicando os mesmo no culto de orisa , pois digo e repito não serão reconhecido pelos os orixás que em tão estão supostamente

28

Page 29: 126335296 52157128-ewe

fazendo ou iniciando alguém no devido orisa ( pois sem as folhas não haverá iniciação ) as folhas tem como finalidade de por o destino para acontecer , é as folhas que tem o poder de fazer algo acontecer para o iniciado no orisa ou não , toda oferenda tem uma folha , todo egbó tem uma folha , isto prova que um ser veio da terra e vai para terra onde as folhas estão , sem este poder não podemos fazer nada acontecer ......

Ewé , ewé .ewé , ewé minhas folhas , minhas folhas Asé

29

Page 30: 126335296 52157128-ewe

30