11/07/2015 - Esportes - Edição 3.146

4
Sábado 11 DE JULHO DE 2015 FOTOS MARCELO DARGELIO, ARQUIVO Veículos das décadas de 20 e 30 estarão desfilando pelas estradas da Região da Uva e do Vinho Evento contempla os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi, Monte Belo do Sul e Farroupilha Programação 7h30min - início da vis- toria e entrega do material (adesivos) na Casa das Artes 8h45min - saída do pri- meiro carro década de 20 9h - saída do primeiro car- ro década de 40 11h30min às 14h - al- moço no Santuário de Ca- ravaggio 16h - chegada dos primei- ros carros na Casa das Artes 19h30min - entrega de certificados e reconhecimen- tos aos participantes mais re- gulares no Salão Malbec do Hotel Dall’Onder 20h30min - Jantar Categorias: Classic - composta por ve- ículos fabricados entre 1920 e 1990 e permite o uso de cronômetro e calculadora. Advanced - compreen- de veículos fabricados entre 1946 e 1999 e permite o uso de notebooks e laptops, sem conexão com a internet. Hoje é dia do Passeio dos Vinhedos O s amantes de carros an- tigos têm mais um en- contro na manhã de hoje. A partir das 8h45min, os motores vão roncar para a largada da quarta edição do Passeio Cronometrado dos Vinhedos. São esperados mais de 100 carros antigos participando do evento, que é organizado pelo Veteran Car de Bento Gonçalves. O IV Passeio Cronometra- do dos Vinhedos terá saída e chegada na Casa das Artes em Bento Gonçalves. O primeiro veículo larga às 8h45min. Será um modelo da década de 20. Em seguida, 15 minu- tos após, acontece a largada de um modelo da década de 40. Serão aproximadamente 180 quilômetros conduzidos por áreas de suaves colinas cobertas por parreirais, plá- tanos e araucárias. O Passeio, que é considera- do histórico-cultural, já tem mais de 100 carros confir- mados saindo em intervalos de um minuto. O carro mais antigo a participar do even- to será um Overland 1923. Neste ano, acontece a parti- cipação de cinco duplas fe- mininas e mais de 50 duplas formadas por casais ou pais e filhos. Carros antigos

description

11/07/2015 - Esportes - Edição 3.146 - Bento Gonçalves/RS

Transcript of 11/07/2015 - Esportes - Edição 3.146

Page 1: 11/07/2015 - Esportes - Edição 3.146

Sábado11 DE JULHO DE 2015

FOTO

S MA

RCELO DA

RGELIO, A

RQU

IVO

Veículos das décadas de 20 e 30 estarão desfilando pelas estradas da Região da Uva e do Vinho

Evento contempla os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi, Monte Belo do Sul e Farroupilha

Programação7h30min - início da vis-

toria e entrega do material (adesivos) na Casa das Artes

8h45min - saída do pri-meiro carro década de 20

9h - saída do primeiro car-ro década de 40

11h30min às 14h - al-moço no Santuário de Ca-ravaggio

16h - chegada dos primei-ros carros na Casa das Artes

19h30min - entrega de certificados e reconhecimen-tos aos participantes mais re-gulares no Salão Malbec do Hotel Dall’Onder

20h30min - Jantar

Categorias:Classic - composta por ve-

ículos fabricados entre 1920 e 1990 e permite o uso de cronômetro e calculadora.

Advanced - compreen-de veículos fabricados entre 1946 e 1999 e permite o uso de notebooks e laptops, sem conexão com a internet.

Hoje é dia do Passeio dos VinhedosOs amantes de carros an-

tigos têm mais um en-contro na manhã de hoje. A partir das 8h45min, os motores vão roncar para a largada da quarta edição do Passeio Cronometrado dos Vinhedos. São esperados mais de 100 carros antigos participando do evento, que é organizado pelo Veteran Car de Bento Gonçalves.

O IV Passeio Cronometra-do dos Vinhedos terá saída e chegada na Casa das Artes em Bento Gonçalves. O primeiro veículo larga às 8h45min. Será um modelo da década de 20. Em seguida, 15 minu-tos após, acontece a largada de um modelo da década de 40. Serão aproximadamente 180 quilômetros conduzidos por áreas de suaves colinas cobertas por parreirais, plá-tanos e araucárias.

O Passeio, que é considera-do histórico-cultural, já tem mais de 100 carros confir-mados saindo em intervalos de um minuto. O carro mais antigo a participar do even-to será um Overland 1923. Neste ano, acontece a parti-cipação de cinco duplas fe-mininas e mais de 50 duplas formadas por casais ou pais e filhos.

Carros antigos

Page 2: 11/07/2015 - Esportes - Edição 3.146

2 Sábado, 11 de julho de 2015 | Semanário

A equipe do Farrapos entra em campo hoje à tarde pela

segunda rodada do Campeonato Brasileiro de Rúgbi, o Super 8. E terá uma parada dura pela fren-te: nada mais, nada menos que o oito vezes campeão nacional São José. O confronto acontece a partir das 15h30min, no ADC Panasonics, na cidade paulista de São José dos Campos.

Os atletas do Farrapos en-tram em campo motivados a quebrar um tabu de nunca terem vencido o time paulis-ta, que levantou o título em três das últimas cinco edições da competição. Foram quatro enfrentamentos e quatro der-rotas bento-gonçalvenses. Em 2013, o time do técnico Carli-tos Baldassari chegou muito perto da primeira vitória, mas perdeu por 21 a 20.

Guilherme Coghetto, que estava fora dos jogos devido à fratura na fíbula e o rompi-mento do ligamento do torno-zelo direito pode ser um refor-ço importante na partida de logo mais. Ele não joga desde

As atividades do Programa Segundo Tempo seguem ocor-rendo na Associação de Mora-dores do Bairro Cohab II e em outros nove núcleos espalhados pela cidade. No bairro, cerca de 60 alunos do bairro praticam atividades que ocorrem no con-traturno escolar. Há, ainda, 40 vagas em aberto. São trabalha-das no bairro as modalidades de futebol, voleibol e atletismo.

Para participar do projeto é necessário entrar em contato com o professor coordenador do núcleo no bairro, Kelly Sar-tor, diretamente na Associação de Moradores, nos horários das atividades, ou pelo (54) 3055-7418. As atividades ocor-rem nas segundas e terças, das 9h às 12h e das 13h às 16h, e nas quartas e quintas das 9h às 12h. As aulas contam com o acompanhamento de um pro-fessor e um monitor contrata-dos pelo referido programa.

O Segundo Tempo faz parte do programa estruturante de governo “Viver Bem”, da ad-ministração pública municipal, e atende a cerca de 800 crian-

ças de seis a 17 anos em todo o município. O programa é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) em parceria com o Ministério do Esporte onde são aplicadas as modalidades de atletismo, basquete, dama, do-minó, futebol, futsal, lutas, gi-nástica, ginástica rítmica, han-debol, peteca, voleibol e xadrez.

De acordo com o Secretário de Juventude, Esporte e La-zer, Gustavo Felipe Sperotto, por meio do Segundo Tempo o município pretende chegar à marca de 1000 jovens aten-didos “Este projeto implica diretamente no desenvolvi-mento dentro da sala de aula. Essas crianças envolvidas em atividades esportivas estão longe do ócio e das más com-panhias”, destaca. Além do bairro Cohab II, o Programa Segundo Tempo conta com núcleos no bairro Planalto, no Vale dos Vinhedos, no Apare-cida, no Municipal, no Maria Goretti, além dos bairros Fá-tima, Zatt e Barracão.

A equipe da Linha Paulina segue com 100% de aprovei-tamento no Campeonato Dis-trital, categoria Veteranos. Jogando em seu ginásio, o time de Edegar, Diego e com-panhia venceu o clássico con-tra a Linha Eulália por 4 a 3 e abriu vantagem na liderança da competição, chegando aos 15 pontos.

A Eulália agora está em ter-ceiro, com 10, sendo supera-da pela Sertorina, que venceu a Busa por 6 a 3, nos critérios de desempate. O G-4 tem ago-ra o Barracão como último clasificado. A equipe venceu o Vale Aurora por 3 a 1 e chegou aos nove pontos.

No jogo que valia a disputa da lanterna do campeonato, o Tuiuty venceu o Veríssimo de Mattos por 3 a 1 e chegou aos quatro pontos.

Segundo tempo

Distrital de Futsal

Super 8Projeto tem vagas para aulas no bairro Cohab

Paulina vence Eulália e lidera nos Veteranos

HERM

ÍNIO

NU

NES, D

IVULG

AÇÃ

O

Equipe bento-gonçalvense quer se recuperar da derrota para o Desterro

Classificação e jogos

5ª RodadaLinha Paulina19hSertorina 6 x 3 Busa20hBarracão 3 x 1 Vale Aurora21hV. de Mattos 1 x 3 Tuiuty22hPaulina 4 x 3 Eulália

Veteranos1) Paulina 152) Sertorina 103) Eulália 104) Barracão 95) Busa 76) Vale Aurora 67) Tuiuty 4 8) Veríssimo Mattos 0

A rodadaSão José x FarraposCuritiba x PasteurSpac x JacareíDesterro x Bandeirantes

Farrapos tem parada dura contra São José

o final do ano passado, quan-do sofreu a lesão na disputa do Brasil Sevens.

A ordem dos técnicos Car-litos Baldassari e Mário Oliva é não perder a concentração, evitando dar chances ao adver-sário, como aconteceu contra o Desterro, em Santa Catarina.

Page 3: 11/07/2015 - Esportes - Edição 3.146

3Semanário | Sábado, 11 de julho de 2015

Série Ouro

GEREM

IAS O

RLAN

DI, A

RQU

IVO

No primeiro turno, time de Bento sofreu, mas venceu por 4 a 3

BGF busca recuperação em TeutôniaO Bento Gonçalves Futsal

(BGF) entra em quadra hoje à noite para fazer as pa-zes com a vitória, após três derrotas consecutivas no final do primeiro turno do Estadual Série Ouro. A partir das 20h, o time do técnico Vaner Flo-res terá uma parada dura pela frente: a boa equipe da ASTF. O confronto acontece na cida-de de Teutônia.

A ASTF é considerada adver-sário direto na briga pela clas-sificação. O jogo de hoje vale a permanência do BGF na sexta colocação. Em caso de derrota, os bento-gonçalvenses caem para a sétima colocação e co-meçam a olhar no retrovisor para acompanhar o desempe-nho de Cachoeira e AGF, que somam 15 pontos e hoje estão a sete pontos de distância.

O técnico Vaner Flores acre-dita que com 32 pontos seu time garante classificação. Es-tes 10 pontos que faltam serão buscados com os seis jogos em casa que o BGF ainda terá no segundo turno.

Resultados e jogos

Terça-feira, 7Carlos BarbosaAtlântico 0 x 1 ACBF

Quinta-feira, 9Carlos BarbosaACBF 1 x 1 ASTFGuaíbaAGF 1 x 3 Alaf

Hoje, 11, 20hCachoeirinhaAfusca x AssoevaTeutôniaASTF X BGFIbirubáAsif X AGSLTaperaAmérica x AssafCachoeira do SulCachoeira X ADS

Classificação

Equipes Pontos1º ACBF 372º Assoeva 313º Asif 304º Alaf 285º Atlântico 256º BGF 227º ASTF 218º Cachoeira 159º AGF 1510º Assaf 1411º América 1112º ADS 913º AGSL 714º Afusca 4

* Os oito primeiros coloca-dos garantem classificação à segunda fase da competição.

Page 4: 11/07/2015 - Esportes - Edição 3.146

4 Sábado, 11 de julho de 2015 | Semanário

O maior torneio de catego-rias de base no Brasil vai

ser sediado na Serra Gaúcha. Nos dias 25 a 31 deste mês, as cidades de Bento Gonçal-ves, Garibaldi e Carlos Barbo-sa estarão recebendo atletas das categorias sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17. A abertura da competição será no Mon-tanha dos Vinhedos.

Por enquanto já são 49 equipes confirmadas no even-to, representando os estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Nos próxi-mos dias será divulgada a ta-bela de jogos e os locais onde eles serão realizados.

A Brazil Cup é um dos maio-res torneios internacionais re-alizados no Brasil tratando-se de futebol de base. Em seus 15 anos de edição, possui uma in-terligação com clubes e escolas de futebol em 30 países, dentre os quais se destacam Estados Unidos, Inglaterra, México, Argentina, China, Uruguai e muitos outros. Além de ser uma competição que visa à formação de atletas, traz para as regiões onde é realizado, o turismo esportivo, dando uma grande chance para ga-rotos de determinadas regi-ões mostrarem o que sabem fazer de melhor dentro das quatro linhas. Vários atletas de grande renome já passa-ram pela Brazil Cup, como Kaká, Julio Baptista e Ander-son, e mais de 30 mil garotos de várias categorias já partici-param desta competição.

O piloto Pedro Sampaio, de 17 anos, retornou ao Brasil após a participação em seis provas na Europa no Campe-onato Europeu Stock 600cc. Com etapa dupla em Aragon (Espanha), Assem (Holanda), Imola (Itália), Portimão (Por-tugal) e Misano (Itália) esta foi sua primeira experiência em campeonatos internacionais de alto nível.

Com exceção de Aragon, onde conseguiu fazer a pré-tempora-da, nos demais circuitos o pilo-to não conhecia nenhuma pista, o que dificultou, neste primeiro ano, resultados melhores entre os 40 pilotos participantes da competição. Contando apenas com dois pilotos latino ameri-canos, Maximiliando Gerardo, do Uruguai, campeão uruguaio, argentino e brasileiro e Pedro Sampaio, vice-campeão brasi-leiro e bi-campeão gaúcho em 2014, na categoria GP 600.

A média dos resultados foi entre a 24ª e a 28ª colocação e para a temporada 2016 a estra-tégia será alterada com viagens de retorno ao Brasil para que

MotovelocidadeCategorias de baseSampaio retorna de temporada na Europa

DIVU

LGA

ÇÃO

JARO

MIR H

AVRAN

EK, DIVU

LGA

ÇÃO

Jovens dos 8 aos 17 anos participam da competição nacional

Piloto bento-gonçalvense participou do campeonato europeu

Equipes confirmadasCategoria Sub-11 - Genoma (São Sebastião do Caí), Juventus

(Teutônia), Braço do Norte (Santa Catarina), Projeto Bom de Bola (Carlos Barbosa), Esportivo (Bento Gonçalves) e Trevo (Rio Grande);

Categoria Sub-13 - Genoma (São S. do Caí), Genoma (Gra-vataí), 15 de Novembro (Igrejinha), Meninos da Vila (Caxias), For-mando Craques (Bento), Juvenil (Garibaldi), Braço do Norte (Santa Catarina), Projeto Bom de Bola (Carlos Barbosa), Esportivo (Bento), Trevo (Rio Grande), Esporte Clube 2014 (Porto Alegre);

Categoria Sub-15 - Genoma (São S. do Caí), PCA Futebol (Ipeú-na/SP), Serbi (Joinvile),15 de Novembro (Igrejinha), Prata da Casa (Ar-roio do Meio), Milan (Porto Alegre), Formando Craques (Bento), Far-roupilha (Pelotas), Bangu (Rio de Janeiro), Juvenil (Garibaldi), Braço do Norte (Santa Catarina), Projeto Bom de Bola (Carlos Barbosa), To-rino (Caxias), Esportivo (Bento), Trevo (Rio Grande), Genoma Colorado (Caxias), Esporte Clube 2014 (Porto Alegre) e Art Bloco (Guarulhos/SP);

Categoria Sub-17 - Genoma (Gravataí), 15 de Novembro (Igrejinha), Meninos da Vila (Caxias), PCA (Ipeúna/SP), Iguaçu (Curitiba), Prata da Casa (Arroio do Meio), Milan (Porto Alegre), Farroupilha (Pelotas), Bangu (Rio de Janeiro), Juvenil (Garibaldi), Torino (Caxias), Juventus (Teutônia), São Paulo (Bento), Esportivo (Bento), Genoma Colorado (Caxias), Espor-te Clube 2014 (Porto Alegre) e Art Bloco (Guarulhos/SP).

Bento Gonçalves será uma das sedes da Brasil Cup 2015

possa treinar, o que não tem ocorrido na Europa

Nos meses de julho e agos-to ocorre o recesso das com-petições européias e Pedro vai aproveitar para treinar no Brasil para disputar as duas últimas etapas, na Espanha e a final na França, em outubro.

O piloto brasileiro sentiu muito a falta de treinos que estava acostumado a praticar no Brasil: “Fui para todas as provas confiante, mas acer-tar o setup da moto em ape-nas duas entradas livres e um cronometrado também foi um obstáculo. Estou muito satis-feito por ter concluído todas as etapas”, comenta Sampaio. O bento-gonçalvense defende a Equipe Team Brazil by ASPI e tem planos de em 2016 con-ciliar o campeonato Brasileiro e Gaúcho na GP 600. Nos dias 18 a 26 de julho, o piloto vai es-tar no Salão de Motos do RGS, em Porto Alegre, lançando seu projeto 2016 que visa buscar recursos para mantê-lo com-petindo na Europa, cujo custo total é 100 mil euros anuais.