07DIA.doc

3
CAMPANHA DE JEJUM Segunda-feira, 2 de Junho de 2008. 7° dia - TER DOMÍNIO SOBRE A CARNE TEXTO BASE Ester 2: 15 Ester, filha de Abiail, tio de Mordecai, que a tomara por filha, quando lhe chegou a vez de ir ao rei, nada pediu além do que disse Hegai, eunuco do rei, guarda das mulheres. E Ester alcançou favor de todos quantos a viam. Romanos 7:15 Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto. 16Ora, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. 17Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim. 18Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. 19Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. 20Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim. 21Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim. 22Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; 23mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros. 24Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? 25Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado. A carne tem inclinação para o pecado, ela é dominada pelo pecado. O apóstolo Paulo trata isso como uma escravidão, é o controle do diabo sobre o homem através da carne. Por isso o homem vive debaixo do domínio do vício e não consegue se livrar, não controla a sua própria vontade. Todo descontrole, tudo que não dominamos em nós mesmos, se constituí numa escravidão. O diabo controla o homem quando este homem anda na carne. Toma decisóes erradas, faz o que não desejava, entra por caminhos por destruição, se auto estrói, enfim, poderia ter o bem, mas na escravidão da carne faz o que o inimigo deseja. Por isso a vida de um homem sem Deus é tão destruída. UM HOMEM APOSTÓLICO CONTROLA A SUA CARNE E NÃO É DOMINADO PELO MALIGNO. 1) BUSCANDO UMA VIDA PLENA NO ESPÍRITO SANTO. Gálatas 5:16 Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Uma vida no Espírito desfaz o domínio de satanás. O domínio do diabo se dá através do pecado, do desejo da carne, mas quando andamos no Espírito, temos autoridade contra o inimigo e subjugamos a carne. Um homem apostólico pode prosperar e crescer, pois a escravidão do inimigo se desfaz numa vida espiritual debaixo do poder de Deus. 2) SENDO O AMBIENTE DA GLÓRIA DE DEUS 1 Coríntios 3:16 Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

Transcript of 07DIA.doc

Ter domnio sobre a carne

CAMPANHA DE JEJUM

Segunda-feira, 2 de Junho de 2008.7 dia - TER DOMNIO SOBRE A CARNETEXTO BASE

Ester 2: 15 Ester, filha de Abiail, tio de Mordecai, que a tomara por filha, quando lhe chegou a vez de ir ao rei, nada pediu alm do que disse Hegai, eunuco do rei, guarda das mulheres. E Ester alcanou favor de todos quantos a viam.

Romanos 7:15 Porque nem mesmo compreendo o meu prprio modo de agir, pois no fao o que prefiro, e sim o que detesto. 16Ora, se fao o que no quero, consinto com a lei, que boa. 17Neste caso, quem faz isto j no sou eu, mas o pecado que habita em mim. 18Porque eu sei que em mim, isto , na minha carne, no habita bem nenhum, pois o querer o bem est em mim; no, porm, o efetu-lo. 19Porque no fao o bem que prefiro, mas o mal que no quero, esse fao. 20Mas, se eu fao o que no quero, j no sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim.

21Ento, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim. 22Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; 23mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que est nos meus membros. 24Desventurado homem que sou! Quem me livrar do corpo desta morte? 25Graas a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado.

A carne tem inclinao para o pecado, ela dominada pelo pecado. O apstolo Paulo trata isso como uma escravido, o controle do diabo sobre o homem atravs da carne. Por isso o homem vive debaixo do domnio do vcio e no consegue se livrar, no controla a sua prpria vontade.

Todo descontrole, tudo que no dominamos em ns mesmos, se constitu numa escravido. O diabo controla o homem quando este homem anda na carne. Toma decises erradas, faz o que no desejava, entra por caminhos por destruio, se auto estri, enfim, poderia ter o bem, mas na escravido da carne faz o que o inimigo deseja. Por isso a vida de um homem sem Deus to destruda.

UM HOMEM APOSTLICO CONTROLA A SUA CARNE E NO DOMINADO PELO MALIGNO.1) BUSCANDO UMA VIDA PLENA NO ESPRITO SANTO.Glatas 5:16

Digo, porm: andai no Esprito e jamais satisfareis concupiscncia da carne.

Uma vida no Esprito desfaz o domnio de satans. O domnio do diabo se d atravs do pecado, do desejo da carne, mas quando andamos no Esprito, temos autoridade contra o inimigo e subjugamos a carne.

Um homem apostlico pode prosperar e crescer, pois a escravido do inimigo se desfaz numa vida espiritual debaixo do poder de Deus.

2) SENDO O AMBIENTE DA GLRIA DE DEUS1 Corntios 3:16

No sabeis que sois santurio de Deus e que o Esprito de Deus habita em vs?

Deus age no ambiente do Esprito, devemos ter dentro ns um ambiente de glria para que Deus possa ser recebido. Isto viver como um verdadeiro santurio, no governo apostlico.

Isaas 9:6

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo est sobre os seus ombros; e o seu nome ser: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Prncipe da Paz;

Somos governados pelo poder de Deus e exercemos esse governo em nosso corpo, sobre a nossa carne. Somos o lugar da glria de Deus e o inimigo no encontrar espao para trazer o seu domnio.3) NEGANDO A OFERTA DE SATANS, PAGAR O PREO PELA LIBERDADEDaniel 1:8

Resolveu Daniel, firmemente, no contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; ento, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse no contaminar-se.

Santidade tambm uma deciso, uma separao das coisas contaminadas pelo diabo. O controlo diabo encontra as facilidades que apresentamos a ele. Somos permissivos e no oferecemos resistncia. Daniel tomou uma deciso, no se contaminar. Um homem apostlico enfrenta a escravido e decide no fazer o que o diabo quer.

Tiago 4:7

Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugir de vs.

OCUPANDO O ESPAO DO INIMIGOQuando dominamos a carne, ocupamos o espao que antes o inimigo ocupava. Esta a razo porque um homem apostlico pode prosperar, o domnio desfeito, a escravido desfeita, se estabelece o domnio sobre a carne, o domnio sobre as aes.Quando se desgfaz a escravido, as bnos de Deus so liberadas:

1) A PLENA MANIFESTAO DO ESPRITO E DOS DONS ESPIRITUAISEf 5: 18E no vos embriagueis com vinho, no qual h dissoluo, mas enchei-vos do Esprito, 19falando entre vs com salmos, entoando e louvando de corao ao Senhor com hinos e cnticos espirituais, 20dando sempre graas por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, 2) A LIBERDADE PARA PROSPERAR E AVANARJosu 7: 10Ento, disse o Senhor a Josu: Levanta-te! Por que ests prostrado assim sobre o rosto? 11 Israel pecou, e violaram a minha aliana, aquilo que eu lhes ordenara, pois tomaram das coisas condenadas, e furtaram, e dissimularam, e at debaixo da sua bagagem o puseram.12 Pelo que os filhos de Israel no puderam resistir aos seus inimigos; viraram as costas diante deles, porquanto Israel se fizera condenado; j no serei convosco, se no eliminardes do vosso meio a coisa roubada.

3) A LIBERAO DE TUDO QUE ESTAVA RETIDO NA ESCRAVIDO, SOMOS HERDEIROS DAS RIQUEZAS DE DEUSGal 4: 1Digo, pois, que, durante o tempo em que o herdeiro menor, em nada difere de escravo, posto que ele senhor de tudo.2Mas est sob tutores e curadores at ao tempo predeterminado pelo pai. 3Assim, tambm ns, quando ramos menores, estvamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo;4vindo, porm, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, 5para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebssemos a adoo de filhos. 6E, porque vs sois filhos, enviou Deus ao nosso corao o Esprito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! 7De sorte que j no s escravo, porm filho; e, sendo filho, tambm herdeiro por Deus.