04-12-2012.pdf

32

description

04-12-2012.pdf

Transcript of 04-12-2012.pdf

Page 1: 04-12-2012.pdf
Page 2: 04-12-2012.pdf

02 | O PRESENTE EDITORIAL QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2012

POR ENQUANTO, É FRUETEstá certo que se trata da primeira pesquisa

sobre quem é quem nesta disputa pela Prefeitura deCuritiba. Vamos, pois, ao chavão - muita água aindavai passar por debaixo da ponte. Mas quem temiapela pouca presença do prefeito Luciano Ducci nospercentuais diante de seus mais perigosos adversá-rios, levou um susto, pois foi pior. Se Ducci for parao segundo turno com Fruet, perde de lavada, se forcontra Ratinho, chaga mais, embora a diferençaseja acentuada. É de se notar que não se trataapenas do prefeito da Capital. É ele o candidato dogovernador do Estado, de quem recebe todo o calordo apoio importante. Ainda não é para desespero,até porque, além de marcar o início oficial dassondagens, há tempo para recuperar-se. Mas não énada animador o fato de estar bem atrás não só deGustavo Fruet como de Ratinho Junior, restando-lheapenas 16%. Pouco é para qualquer um pretenden-te à chefia da Capital. Mais para Ducci, por já estarexercendo a função.

E se os índices de rejeição têm importânciajá testada em outras eleições em níveis diferen-tes, é impressionante que ela dobre (32%) dian-te de Fruet (16%).

Por isso é que ganha força o trabalho em tornode Ratinho Junior, como, aliás, vinha-se, neste espa-ço, alertando que ele estaria em posição confortá-vel, até para projetar-se em uma segunda eleição, oque não quer dizer segundo turno, claro, mas firmepara uma disputa em 2016. Dá, pois, para imaginara pressão que sofrerá para desistir, como se fala hájá bastante tempo e possa aceitar a vice de Ducci.Aí, nesta hipótese, teríamos PSB e PSC coligados erepresentando a base que apoia o governo central.Difícil, já que Ratinho Junior sempre afiançou suacondição de candidato à prefeitura, isto numa pri-meira etapa, uma vez que sua meta é o PalácioIguaçu. Louvável nisso tudo, a posição de seu pai,Carlos Massa, que poderia influenciar na participa-ção do filho num pleito importante que ele, Massapai, até que poderia disputar graças à sua reconhe-cida popularidade.

Mas se a pressão vai ser de tal tamanho queRicha - Ducci possam oferecer a vice para RatinhoJunior, é de se anotar que, isto feito, o PSDB, que jádeteve a prefeitura no primeiro mandato e mais umpouco com Beto Richa, ficaria de fora, passando oprefeito a ser ou do PDT, do PMDB, do próprio PSB - PSCe outras composições que se possam formalizar. Nãoesquecer, claro, o PT. Ao contrário, a pesquisa doIbope/Rádio CBN contém uma dose de animaçãopara a aliança entre o Partido dos Trabalhadores e oPDT, abrindo-se efetivamente a hipótese de se proje-tar a candidatura de uma petista para 2014, possi-velmente, vale repetir, contra o atual governador.

Fala-se no uso da máquina, melhor dizendo, dasmáquinas, as da prefeitura e do governo estadual,em favor de Ducci, capazes de ajudar na reversãodos índices mostrados agora. Mas, como reagirá acúpula dos tucanos em nível nacional, bem como ovirtual candidato presidencial Aécio Neves, que,perdendo o apoio da Capital paranaense, poderia,isto sim, acostumar-se à reviravolta de expectativaspor todo o Paraná?

Cedo, sim, muito cedo para especulações. Masnão para possíveis projeções. Se a primeira pesqui-sa não é a ultima palavra, pode isto sim ser indutorade uma campanha talvez acirrada, mas não nosplanos do atual situacionismo.

* O autor é jornalista em Curitiba* O autor é jornalista em Curitiba* O autor é jornalista em Curitiba* O autor é jornalista em Curitiba* O autor é jornalista em Curitiba

[email protected]@[email protected]@[email protected]

Muito tem se falado, nos últimos anos, sobreo crack e seus problemas. Isto porque esta drogatem se alastrado país afora, deixando rastros deuma realidade preocupante.

Já não se pode mais afirmar que o uso desteentorpecente devastador é coisa de cidade grande.De igual forma, os municípios do interior estãoinfestados de usuários e traficantes.

Uma recente pesquisa feita pela Confedera-ção Nacional de Municípios (CNM) junto a4,4 mil prefeituras das 5.563 existentes no paísrevelou que o uso do crack é comum em 90% dascidades pesquisadas e que a droga está substitu-indo o álcool nos municípios de pequeno porte eáreas rurais. Entre os gestores consultados,89,4% afirmaram que enfrentam problemas coma circulação de drogas em seu território e 93,9%com o consumo.

No Paraná especificamen-te, dos 349 municípios pes-quisados, 330, o que corres-ponde a 94,6%, sofrem comproblemas relacionados aouso de drogas, inclusive so-ciais. Em 324 cidades, osgestores detectaram a pre-sença de crack e outras dro-gas. Os setores públicos maisafetados no Estado são saúde(50,1%), assistência social(45,6%), segurança (33,8%)e educação (32,8%).

Como se vê, a circulaçãodo crack aumenta a cada ano e a problemáticajá virou uma “bola de neve”. Para nós, mora-dores de uma região de fronteira, a situação éainda mais crítica devido à facilidade de acessoe ao baixo custo deste entorpecente. Sem falardas consequências em termos de segurança, quesão as mais visíveis: o aumento de casos defurtos, roubos, assaltos, violência, assassina-tos, vandalismo e por aí vai.

Mas, o que fazer para acabar com isso?Afinal, quem não gostaria de colocar umponto final nestas histórias que destroemmuitas famílias, anulam tantos adolescentes

e jovens e preocupam a sociedade.A internação destes viciados seria a solução?No que tange a autoridades e profissionais,

as opiniões variam. O ministro da Saúde, Ale-xandre Padilha, por exemplo, defende a inter-nação involuntária, apoiado por psiquiatrasespecializados na área. Já o Conselho Federal dePsicologia é contra.

Quando se fala da voz do povo, 90% dosbrasileiros são a favor da internação à força, ouseja, que um adulto dependente de crack deveser internado mesmo contra a vontade. Ao me-nos é o que mostrou uma pesquisa nacional doDatafolha feita com 2.575 pessoas em 159 cida-des, recentemente.

Mas, sabemos que a internação compulsóriade dependentes de crack (se o Poder Público

julgar que é necessário, o vici-ado será internado mesmo queseja maior de idade e não con-corde com a medida), comoprevê o plano nacional de com-bate ao uso da droga, lançadono final do ano passado, não éa solução, até porque o sistemaé falho também neste sentido.É uma medida paliativa, jáque apenas tiraria muitos dro-gados das ruas e os deixariaminternados por poucos meses,sendo que o ideal é muito maisamplo que isso. Requer trata-mento de longo prazo, para

que estas pessoas ao menos possam retomar umavida familiar e profissional.

Então, como falamos em milhões de brasilei-ros usuários de crack, a situação é complexa,principalmente porque faltam profissionais ca-pacitados e verbas destinadas para a manutençãodas equipes e dos centros de atenção que deveriamestar disponíveis a estes viciados. Além do que,há carência na disponibilidade de remédios efaltam leitos para a internação.

Oxalá um dia exista condição para ofertartratamento adequado a todos estes dependentesquímicos e eliminar este mal - o crack - pela raiz.

Mal sem fim

A internação compulsória dedependentes de crack não é a

solução. É uma medida paliativa,já que apenas tiraria muitos

drogados das ruas e osdeixariam internados por

poucos meses, sendo que o idealé muito mais amplo. Requer

tratamento de longo prazo, paraque eles possam retomar uma

vida familiar e profissional

Page 3: 04-12-2012.pdf

O PRESENTE | 03QUINTA-FEIRA,12 DE ABRILDE 2012

FFFFFrase do diarase do diarase do diarase do diarase do dia“Parece inacreditável, mas não é: há

apenas três deputados (eu entre eles) numaaudiência pública sobre panorama da

educação básica”. A frase é do deputadofederal do PSOL-RJ, Jean Wyllys.

Código Florestal: votação no dia 24

Na reunião realizadana terça-feira (10)

com líderesruralistas, dentre

eles Dilceu Sperafico,o presidente

da Câmara dosDeputados, Marco

Maia, anuncioua data de votação do

novo Código Florestal

Divulgação

Disponibilidade dascontas do município

Presidente da Câmara deVereadores de Guaíra, TerezaCamilo dos Santos: acesso àscontas do exercício de 2011

promove a transparênciacom os gastos públicos

Arquivo/OP

PERGUNTAQUE NÃO CALA...

Se os bancos oficiais foram orientados pelo go-verno federal a baixar os juros praticamente pelametade é por que estavam cobrando muito mais doque o necessário, certo?

Então, o que esse governo estava fazendo durantetodo tempo, deixando que o povo fosse “explorado” poruma taxa de juros fora da realidade??? Tem coisasdifíceis de compreender, para não dizer, de aceitar.

E o mais cruel, o próprio governo anuncia quebaixando os juros dos bancos oficiais, eles tambémcairão nos demais bancos, o que parece lógico, pois éuma questão de mercado. Mas, então, por que nãofizeram isso antes?

Tinha que ser justamente agora, às vésperas daseleições?

Os governantes agem como se fôssemos verdadeirosidiotas, e, pior, é provável que eles tenham razão.

Depois de muitos anos de debates, avan-ços, recuos e contradições, o novo CódigoFlorestal deverá finalmente ter a votação en-cerrada no Congresso Nacional. O presiden-te da Câmara dos Deputados, deputado Mar-co Maia, em reunião com líderes partidários,na terça-feira (10), confirmou para o próximodia 24 a nova apreciação da proposta. Seaprovada, a matéria segue para sanção dapresidenta Dilma Rousseff.

A boa notícia aos agricultores foi dada pelodeputado federal Dilceu Sperafico, que partici-pou da reunião com Marco Maia, na condição de

um dos principais líderes da bancada ruralista.Conforme o parlamentar, como o tema é polê-mico, a análise do novo relatório e dos desta-ques só deve ser concluída no dia 25.

A nova votação do Código Florestal, que vaitirar da ilegalidade mais de um milhão deagricultores familiares de todo o país, aindaneste mês de abril, foi exigida pela bancadaruralista para a aprovação da Lei Geral daCopa pela Câmara dos Deputados, no final demarço. O governo também está prorrogandodecreto que suspende multas a agricultores,que venceu ontem (11).

Munícipes interessa-dos em acompanhar osgastos realizados pelaPrefeitura de Guaíra, noexercício financeiro de2011, poderão ter aces-so à prestação de con-tas. A informação é dapresidente do Legislati-vo municipal, Tereza Ca-milo dos Santos, segun-do a qual, os dados es-tarão disponíveis nasede da Casa de Leis,entre os dias 15 de abrile 13 de junho, em horá-rio de expediente nor-mal (das 08 às 12 horas edas 14 às 16 horas).

Conforme a vereado-ra, o período de divul-gação segue determina-ção da Lei OrgânicaMunicipal e do Regimen-to Interno da Câmara.

MUDANÇANO 1ºESCALÃO DEITAIPULÂNDIA

Assim como ocorreu emdiversos municípios do Paraná,em Itaipulândia também houvemudança no primeiro escalãoda prefeitura, em razão doprazo de desincompatibilizaçãoexigido pela Justiça Eleitoralpara quem deseja pleitearcandidatura à vereança. Trêssecretários municipais deixa-ram o cargo, sendo eles JandirAntônio Rossi (Secretaria deObras, Transporte e Infraestru-tura), Geni Terezinha Basso(Secretaria de Saúde) eGelson Lautert (Secretaria deAgricultura e Meio Ambiente).Como Rossi e Geni eramvereadores licenciados, elesreassumiram suas cadeirasno Legislativo municipal. Comisso, Adair Borges de Bar-cellos e Pedro Damin voltarampara a suplência.

Com relação à nomeaçãopara as secretarias cujostitulares se desincompatibiliza-ram, o prefeito Sidnei do Amaralnomeou os seguintes servido-res: o chefe de Gabinete Deo-clécio Groth responderá pelaSecretaria de Obras; Valdir LuisSpiecker foi nomeado comosecretário de Agricultura e MeioAmbiente; e para a Secretariade Saúde foi designada aassistente social Tânia Mahl.

Redistribuição donº de deputados

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), NancyAndrighi, convocou nesta semana audiência pública paraouvir pessoas e entidades sobre eventual redistribuição donúmero de vagas de deputados federais, estaduais e distritaisdo país. A audiência está marcada para os dias 28 e 29 de maiode 2012, em Brasília.

A decisão da convocação da audiência pública foi tomadacom base no julgamento de petição que analisou pedido daAssembleia Legislativa do Estado do Amazonas para a redefi-nição deste número.

Devem participar da audiência o presidente e demais minis-tros que compõem o TSE, os presidentes do Senado Federal e daCâmara dos Deputados, além dos demais senadores e deputa-dos federais, os presidentes de todas as Assembleias Legislati-vas e da Câmara Legislativa do Distrito Federal, os presidentesdo Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Superior TribunalMilitar (STM) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST) edemais ministros daquelas Cortes, dentre outros.

LegislaçãoCabe à Justiça Eleitoral redefinir o número de deputados

de acordo com a proporção de cada uma das populações nosEstados. De acordo com o artigo 45 da Constituição Federal,o número total de deputados, e a representação por Estadoe pelo Distrito Federal, “deve ser estabelecido por lei comple-mentar, proporcionalmente à população, procedendo-se aosajustes necessários, no ano anterior às eleições, para quenenhuma das unidades da Federação tenha menos de oito oumais de 70 deputados”.

A Lei Complementar nº 78, de 30 de dezembro de 1993,estabelece que o número de deputados não pode ultrapassar513 e que cabe ao IBGE fornecer os dados estatísticos para aefetivação do cálculo. Feitos os cálculos, o TSE deve encami-nhar aos tribunais regionais eleitorais e aos partidos políticoso número de vagas a serem disputadas.

Page 4: 04-12-2012.pdf

04 | O PRESENTE POLÍTICA QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2012

TRECHO DA BR-277

Welter: usuário vai pagarcaro pela duplicação

Termo de ajuste prevê reajuste de 3,82% a partir de dezembro de2013 e mais 3,82% em dezembro de 2014, independente dos

reajustes contratuais anuais previstos nos contratos de concessãoO líder da oposição, deputado

Elton Welter, trouxe a públicoontem (11) detalhes do termo deajuste celebrado entre o Departa-mento de Estradas de Rodagem doParaná (DER/PR) e a Concessio-nária Rodovia das Cataratas S.A(Ecocataratas) para a duplicaçãoda BR-277, no trecho de 14,37 qui-lômetros entre Medianeira e Ma-telândia, no Oeste do Estado. Có-pia do documento foi remetidonesta semana à Assembleia Legis-lativa em razão de requerimento àSecretaria de Estado de Infraestru-tura e Logística apresentado peloparlamentar em fevereiro último.

Welter lembrou que a obrahavia sido anunciada pelo go-vernador do Estado em setembrodo ano passado “como se a con-cessionária estivesse prestandoum favor ao Estado, uma vez queestaria desobrigada de realizar aobra que teria sido excluída docontrato original.”

REAJUSTES FUTUROSNo pronunciamento, Welter

destacou que “a obra é reivindi-cação antiga das lideranças e dapopulação, que querem ver du-plicada toda a extensão de Fozdo Iguaçu a Cascavel”. Porém,segundo o parlamentar, o ter-mo de ajuste firmado traz van-tagens apenas para a concessio-nária. “A obra está orçada emR$ 50.585.809.73 e, caso não seultime o que o governo chamade ‘processo de revisão amigá-vel’, consistente na revisão glo-bal dos contratos do pedágio, aEcocataratas já garantiu reajus-tes futuros sobre todas as tari-

fas praticadas nas praças do Lote3”, declarou.

O deputado petista explica que“no termo de ajuste, a concessio-nária acertou, como contraparti-da e com a anuência do secretáriode Infraestrutura e Logística e doDER/PR, um reajuste de 3,82%, apartir de dezembro de 2013, emais 3,82% em dezembro de 2014,independente dos reajustes con-tratuais anuais previstos nos con-tratos de concessão”.

TAXAWelter mencionou ainda, que

além do aumento do pedágio, oGoverno do Estado também acei-tou que as obras sejam realizadassem medição e fixou uma taxa

interna de retorno de 12%. “Estataxa é alta, se considerarmos quea ANTT (Agência Nacional deTransportes Terrestres) já anun-ciou que vai estabelecer taxa in-terna de retorno de um dígito naspróximas concessões de rodovi-as no país”, ressaltou.

O líder da oposição frisou ain-da que o governo estadual acei-tou para o cálculo da tarifa umataxa de crescimento anual do flu-xo de carros de 3,5%, quando, noperíodo de 2008 a 2010, esse cres-cimento médio foi de 7%. “O go-vernador tem negociado mal osinteresses do próprio Estado e osinteresses dos usuários. Esta ne-gociação vai custar caro ao bolsodos paranaenses”, concluiu.

Lições de casaO brasileiro assistiu com uma ponta de orgulho a presidenta

Dilma ir aos Estados Unidos (EUA), falando de igual para igualcom Barack Obama, cobrando dos países ricos, embora emdificuldades, comportamentos diferenciados em relação aocâmbio, o que tem criado problema para os emergentes. Poderia,porém, ter ouvido algumas ponderações do presidente america-no, que, possivelmente, só não as fez por necessidade de manterum bom entrosamento com o Brasil, líder de uma região ondevários países aprofundam suas tendências para a esquerda.Poderia Obama ter sugerido que o Brasil, antes de reclamar deterceiros, faça as lições de casa. Quando as reformas funda-mentais irão sair das boas intenções, das quais dizem o infernoestá cheio!? Já não é hora da nossa diplomacia, ao invés de ficaracendendo velas para Chaves, Morales e outros que tais, colocar-se em campo para cobrar posturas do Fundo Monetário Interna-cional (FMI) e da Organização Mundial de Comércio, condizentescom seus objetivos! Estas sim são posições que trariam bene-fícios às exportações brasileiras comprometidas pelos proteci-onismos praticados em países como EUA, Japão e da UniãoEuropeia. Na colcha de retalhos que se tece no Brasil, mais umamedida em aparente benefício a alguns setores industriais,depois da choradeira apresentada em Brasília na semana quepassou. Nada definitivo e geral. Apenas Merthiolate, gaze eesparadrapo sobre as chagas expostas. Enquanto recursos (dosaltos impostos) surgem para atender às necessidades de cida-des que sediarão a Copa, razão de ser de todas as iniciativas quenos últimos tempos se toma neste país em que discutir sobrecerveja ficou mais importante que cuidar da saúde, da educação,com concessões à segurança especialmente nas cidades “co-pistas”, os problemas permanentes são relegados a segundoplano. Não admira, pois, que a visita da presidenta Dilma comsuas reclamações não tenha merecido dos jornais americanosnenhum destaque em primeira página.

Em choqueInferno astral na política não dura um mês antes do aniver-

sário como na vida pessoal. Dependendo do tempo que o poderdurou é mais do que isso. Que o diga o ex-presidente da Câmaracuritibana, João Cláudio Derosso. Depois de 14 anos de mando,um nunca acabar de incômodos. Agora o Ministério Públicoquer bloquear R$ 1,6 milhão de seus bens.

Quase nadaPor esta certamente o prefei-

to paulistano Gilberto Kassab,que tenta transformar-se em li-derança nacional pela criaçãode um partido que já nasce gran-de, pela defecção nos outros,não esperava. A depender do pa-recer do procurador-geral eleito-ral, o PSD não terá nem cotas noFundo Partidário e nem partici-pação de tempo na TV. Sem isso,seu apoio em outubro significa-rá pouco mais que nada.

PreocupaçãoOs recentes e constantes

vazamentos nos campos petrolí-feros explorados na costa brasi-leira, especialmente na Bacia deCampos, têm criado preocupa-ção em relação ao futuro do pré-sal. Medidas mais duras preci-sam ser tomadas pelos órgãosfiscalizadores do setor.

Alto nívelUm bom resultado a visita de

Dilma aos EUA produziu: a assi-

natura de convênios no EnsinoSuperior. Complementando apreocupação de oferecer bolsasde estudo a universitários e cien-tistas brasileiros no exterior, oacordo de cooperação entre o ITA(Instituto Tecnológico de Aero-náutica), uma das mais impor-tantes instituições brasileiras, eo MIT (Massachusetts Instituteof Tecnology), de alto nível edu-cacional americano, deve produ-zir bons frutos.

Ele vem aí!Não, não é o Silvio Santos.

Nelson Biondi, um dos maisfestejados marqueteiros políti-cos brasileiros, uma especiali-dade que a cada dia cresce decotação no cenário publicitáriobrasileiro, deve estar aportan-do em Curitiba para comandar acampanha de Luciano Ducci,embora por enquanto o prefeitonem possa dizer que é candida-to à reeleição. Outros nomes depeso devem vir para comandaruma das mais disputadas cam-panhas do país.

Prefeito e instituto terão de devolver R$ 2,276 milhõesO prefeito de Corbélia,

Eliezer José Fontana, e o re-presentante legal do Institu-to de Desenvolvimento e In-tegração do Bem-Estar Soci-al e Cidadania de Corbélia(Indecorb), Mirivaldo Cos-ta, terão de devolver aoscofres municipais R$ 2,276milhões. O dinheiro equiva-le aos repasses do municípioà entidade nos exercícios fi-nanceiros de 2010 e 2011. Adecisão foi tomada na sessãode terça-feira (10), da Pri-meira Câmara do Tribunal

de Contas do Estado do Pa-raná (TCE-PR).

Os membros do colegiadodefiniram, ainda, a aplicaçãode multas no valor de R$2.616,96 ao prefeito e de R$1.308,48 a Mirivaldo Costa.As sanções atendem ao Arti-go 87, Inciso IV, Alínea “g”da Lei Complementar 113/05, a Lei Orgânica do TCE.

De acordo com relatóriode Tomada de Contas Extra-ordinária, instaurada peloTCE após a realização de ins-peção in loco, a entidade não

Líder da oposição,deputado Elton

Welter: “Ogovernador tem

negociado mal osinteresses do

próprio Estado eos interesses dos

usuários. Estanegociação vaicustar caro ao

bolso dosparanaenses”

realizou a prestação de con-tas para o órgão repassadordos recursos e nem para oTCE. Entre as irregularida-des apontadas constam, tam-bém, a terceirização indevi-da de mão de obra sem arealização de concurso pú-blico, cobrança de taxa ad-ministrativa, desenvolvimen-to de atividade econômicacom finalidade lucrativa e ainexistência de controles domunicípio em relação à par-ceria, sugerindo riscos nagestão de recursos públicos.

Divulgação

Page 5: 04-12-2012.pdf

O PRESENTE | 05QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2012 ESTADO

ADESÃO AO COMSUS

R$ 26 milhões são destinados aos consórcios de saúdeConsórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar), com sede em Toledo,

está entre os 24 beneficiados pelo governo estadualOs 24 consórcios intermu-

nicipais de saúde do Estado as-sinaram ontem (11) o termo deadesão ao Comsus, programado governo estadual que desti-nará este ano R$ 26 milhões aosconsórcios para qualificação daatenção secundária à saúde. OComsus (Programa de Apoioaos Consórcios Intermunicipaisde Saúde) amplia o acesso dapopulação a consultas especi-alizadas, a exames (como ultras-som, exames oftalmológicos emamografias) e cirurgias eleti-vas ambulatoriais.

O vice-governador FlávioArns disse que, em conjunto comoutros programas, o Comsuspromoverá a saúde e ajudará aprevenir doenças. “Este gover-no tem compromisso com a ci-dadania, com cuidar das pesso-as no local onde elas vivem”,destacou Arns.

“Estamos resgatando uma dí-vida histórica com os consórci-os, que durante muito tempo atu-aram no Paraná sem apoio devi-do por parte do Governo do Es-tado”, disse o secretário da Saú-de, Michele Caputo Neto. Ele

destacou que, pelo Comsus, os24 consórcios terão recursos decusteio, investimentos (obras eequipamentos) e capacitação.

RECURSOSO repasse de custeio passará

dos atuais R$ 219 mil paraR$ 1,2 milhão mensais. Para cons-trução de centros de especialida-des regionais serão destinadosR$ 9 milhões, neste ano, a quatroconsórcios que têm os projetosprontos. São os consórcios da Re-gião Metropolitana de Curitiba(Comesp), de Apucarana (Cisvir),de Pato Branco (Assims) e de To-ledo (Ciscopar). “Estamos rece-bendo projetos de outras seis re-giões e queremos atender todo oParaná”, informou Caputo Neto.

Para aquisição de equipamen-tos, a maioria dos consórcios re-ceberá repasse único deR$ 100 mil, com exceção do Cim-saúde, que atende a região de Pon-ta Grossa e Telêmaco Borba, quereceberá R$ 200 mil, e das quatromacroregiões de saúde - Curitiba,Londrina, Maringá e Cascavel, quereceberão R$ 500 mil por atende-rem especialidades médicas de

maior complexidade.O Comsus é um dos sete pro-

gramas estratégicos da Secre-taria da Saúde, dos quais qua-tro já estão implantados: o Far-mácia do Paraná, de assistênciafarmacêutica, o Apsus, que atuapara melhorar a Atenção Pri-mária do SUS em todos os mu-nicípios do Estado, o Hospsus,de apoio a hospitais públicos efilantrópicos do SUS, para me-lhorar a atenção terciária e oComsus para a qualificação daatenção secundária.

PARCERIAO presidente da Associação

dos Consórcios e AssociaçõesIntermunicipais de Saúde do Pa-raná (Acispar), Silvio Barros,disse que o Comsus vem res-taurar a parceria do Estado comos consórcios. “Este é um pro-jeto pioneiro, que vai potenci-alizar a ação dos consórcios demodo a atender a populaçãocom mais competência, mini-mizando fragilidades regio-nais”, disse Barros.

A presidente do Conselho de

Secretários Municipais de Saúdedo Paraná (Cosems), MarinaMartins, destacou a importânciados consórcios para a saúde noEstado e parabenizou a Secreta-ria da Saúde pela iniciativa defortalecê-los através do Comsus.“Essa parceria vai fazer com quepequenos municípios, que dis-põem de poucos profissionaisna área, contratem servidores eprestadores de serviços”, disseRenato Tonidandel, prefeito deSanta Lúcia e presidente do Ci-sop (10ª Regional - Cascavel).

Rogério Machado

Autoridades estaduaise representantes dos

24 consórciosintermunicipais desaúde do Estado

assinaram ontem (11)o termo de adesão ao

Comsus, programaque destinaráR$ 26 milhões

para qualificaçãoda atenção

secundária à saúde

Page 6: 04-12-2012.pdf

06 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2012

ABORTO DE ANENCÉFALOS

Com placar de 5 a 1, STF retoma julgamento hojeTendência é que o Tribunal entenda que a antecipação do parto é possível nestes casos, sob o argumento de

que o feto anencéfalo é incompatível com a vida. Assim, não se trataria juridicamente do aborto proibido em leiCom placar de 5 a 1 favo-

rável à possibilidade de in-terrupção antecipada da ges-tação de fetos anencéfalos, oSupremo Tribunal Federal(STF) suspendeu o julgamen-to da ação, realizado ontem(11). A sessão será retomadahoje (12), às 14 horas.

A tendência é que o STFentenda que a antecipação doparto é possível nestes casos,sob o argumento de que ofeto anencéfalo é incompatí-vel com a vida. Assim, não setrataria juridicamente doaborto proibido em lei.

A expectativa é que pelomenos mais dois ministros(Carlos Ayres Britto e Celsode Mello), dos quatro quefaltam voltar, opinem favo-ravelmente à autorização.

O julgamento foi suspen-so após o voto do ministro

Ricardo Lewandowski, úni-co a se posicionar até aquicontrário à permissão da an-tecipação do parto. ParaLewandowski, só o Con-gresso Nacional poderiamudar a lei e permitir oaborto nestes casos.

VOTAÇÃOOs ministros Luiz Fux e

Carmem Lúcia acompanha-ram os primeiros três minis-tros e se posicionaram favo-ráveis à antecipação tera-pêutica do parto no caso defetos comprovadamenteanencéfalos.

A ministra Rosa Weber eo ministro Joaquim Barbosajá haviam votado favoravel-mente à antecipação do partonos casos de fetos ancencéfa-los, na mesma linha do rela-tor Marco Aurélio Mello.

Ao iniciar sua argumenta-ção, Fux disse que não entra-ria na discussão sobre a valo-ração das vidas. “Não me sin-to confortável de fazer a pon-deração de que vida é maisimportante, se a da mulherou a do feto”.

Ao finalizar seu voto a fa-vor da possibilidade do abor-to em caso de fetos anencéfa-los, a ministra Cármen Lúciaafirmou que qualquer que sejaa decisão da mulher sempreserá uma “opção de dor”. Eladisse que, até então, o debateestava todo centrado nos di-reitos e na dignidade da mu-lher, mas a ministra lembrouque a questão envolve tam-bém os homens. “O útero é oprimeiro berço do ser huma-no. Quando o berço se trans-forma em um pequeno esqui-fe, a vida se entorta”, citou.

Comissão do Senado aprovaICMS único para importados

O projeto de resolução doSenado que acaba com as isen-ções do Imposto sobre Circula-ção de Mercadorias e Serviços(ICMS) para produtos impor-tados teve sua constitucionali-dade aprovada ontem (11), naComissão de Constituição eJustiça (CCJ). Agora, a matériaseguirá para a análise da Co-missão de Assuntos Econômi-cos (CAE) antes de ser votadaem Plenário. Acordo feito como Ministério da Fazenda viabi-lizou a fixação de uma alíquo-ta unificada de 4% para as tran-sações interestaduais de pro-dutos importados.

O texto aprovado pela CCJnão prevê compensações fi-nanceiras aos Estados preju-dicados com a unificação da

alíquota nem período de tran-sição para adaptação à novaregra. Hoje, Goiás, EspíritoSanto e Santa Catarina conce-dem benefícios fiscais sobre oICMS dos importados com oobjetivo de garantir a entradadesses produtos pelos seusportos marítimos e secos (nocaso de Goiás).

O líder do governo no Sena-do, Eduardo Braga (PMDB-AM), consultou autoridadesdo Palácio do Planalto e nego-cia a aprovação do projeto comos Estados prejudicados. Porisso, após a leitura do texto,será aberto na CAE um períodode consultas até terça-feira (17)“para que governadores e se-nadores possam negociar dire-tamente com a presidenta Dil-

ma Rousseff”, disse Braga. Osparlamentares dos três Estadosprejudicados consideram amatéria inconstitucional porafetar o Pacto Federativo e re-clamam que não há período detransição para adaptação ànova regra, nem mecanismosde compensação de perdas.

“O que vamos votar (na CCJ)não pode ter vencedores nemderrotados. Uma derrota, da-qui a pouco, será trágica parao governo federal porque pro-vocaria uma trinca na sólidabase governamental no Sena-do, que pode se tornar incon-tornável. Não se pode votaraqui algo que vai ser contesta-do no Supremo Tribunal Fede-ral”, advertiu Luiz Henriqueda Silveira (PMDB-SC).

TJ-PR é um dos quatrotribunais estaduais que

cumpriram metasApenas quatro tribunais

estaduais cumpriram inte-gralmente as metas nacio-nais do Poder Judiciáriopara 2011- Sergipe, Rorai-ma, Paraná e Amazonas -de acordo com relatório di-vulgado ontem (11) peloConselho Nacional de Jus-tiça (CNJ). Os índices fo-ram criados em 2009 com oobjetivo de acabar com oestoque de processos e re-duzir as taxas de congesti-onamento nos tribunais.

As metas de nivelamen-to envolvem o julgamentodos processos recebidos noano passado e mais umaparcela do estoque acumu-lado ao longo dos anos,além da criação de audiên-cias por meio audiovisuale da implantação de ges-tão estratégica e de pro-gramas de esclarecimentoao público sobre as ativida-des judiciárias.

A Justiça estadual cum-priu 88,95% da meta de jul-gamento de processos. Oscampeões foram Sergipe,que julgou 119,8% - ou seja,19,8% a mais processos querecebeu -, Roraima, com109,3%, Paraná, com 107,8%e Amazonas, com 106,57%.O tribunal que menos jul-gou processos foi o do Acre,com um índice de 50,35%.

Os tribunais com melhordesempenho vão receberum certificado do CNJ.

Os principais gargalos noatraso do julgamento de al-guns processos pode seratribuído a questões orça-mentárias. “Os tribunais de-pendem dos orçamentosque são liberados para eles.As dificuldades orçamen-tárias acabam impedindo oinvestimento em infraestru-tura e contratação”, disse oconselheiro do ConselhoNacional de Justiça, JoséGuilherme Vasi Werner.

Ainda assim, o conse-lheiro entende que há re-sultado positivo na medi-ção de desempenho. “Es-peramos que o cumpri-mento da meta, pelo me-nos, mostre que os tribu-nais estão trabalhando. Osjuízes estão, cada vezmais, superando deman-das”, completou.

Segundo o CNJ, a Justiçabrasileira julgou 16,8 mi-lhões de processos no anopassado. Com isso, cum-pre 92,39% do compromis-so de julgar todos os pro-cessos novos e parte doestoque. Ano passado, fo-ram protocoladas 18,2 mi-lhões de novas ações, volu-me 4,17% superior em rela-ção ao ano anterior.

Classe C já tem mais casas de praia e de campo do que a classe APorto Alegre, Curitiba e

São Paulo são as Capitais como maior número de pessoascom casas na praia ou no cam-po utilizadas como segundolar. Os dados constam de le-vantamento do Instituto DataPopular, especializado nomercado de baixa renda.

De acordo com o estudo, aclasse C é dona de 1,46 mi-

lhão (37,1%) de casas e apar-tamentos de veraneio, en-quanto a classe A possui 1,25milhão (ou 31,8%). Já a classeB possui 1,23 milhao (31,1%)de residências como essas.

O levantamento foi feitoa partir de dados coletadosda Pesquisa Nacional porAmostragem de Domicílios(PNAD) e dos censos de 2000

e 2010, realizados pelo IBGE.“Com mais dinheiro no

bolso, a classe média come-ça a investir em uma segun-da casa, pensando em cons-tituir patrimônio e investirno lazer da família”, dizRenato Meirelles, sócio ediretor do instituto.

O Brasil ganhou em umadécada 1,25 milhão de casas

usadas para temporada derecreação e descanso das fa-mílias, segundo dados doscensos. Em 2000, o país tinha45,8 milhões de moradias fixase 2,69 milhões de residênciasde veraneio. Dez anos maistarde, esses números passa-ram para 57 milhões e 3,94milhões, respectivamente.

O percentual de cresci-

mento das casas de praia(46,45%) é quase o dobro dode moradias fixas (24,35%).

“O aumento do trabalhoformal, além de impactar narenda dos brasileiros, possi-bilita o recebimento de fériase 13º salário. Isso contribuisubstancialmente para a bus-ca de soluções de lazer paratoda família”, diz Meirelles.

Page 7: 04-12-2012.pdf

O PRESENTE | 07QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2012 POLÍTICA

DEFINIÇÕES POLÍTICAS

PSD terá candidato àmajoritária em Rondon

Conforme líderes do partido, agremiação terácandidato a prefeito ou a vice-prefeito. Também não está

descartada a possibilidade de chapa pura

Encontro interno que deveser realizado até a próximaquarta-feira (18) promete tra-çar o rumo do PSD de MarechalCândido Rondon nas eleiçõesmunicipais. Na ocasião, inte-grantes da comissão provisó-ria, filiados e simpatizantes sereúnem para discutir sobre aparticipação do partido nopleito, que busca a indicaçãode um nome em chapa majori-tária na oposição.

Conforme o presidente doPSD, vereador Sérgio Maciel, opartido terá candidato. A defi-nição ficará por conta se será aprefeito ou a vice-prefeito. En-tretanto, informa o dirigente,caso não haja uma coligação acontento da agremiação no gru-po oposicionista, a mesma po-derá inclusive lançar chapapura. “Nós temos dentro doPSD nomes que podem saircomo candidatos a prefeito e avice-prefeito, além de que, tere-mos nomes para a proporcio-nal”, garante Maciel, que pre-fere aguardar o encontro queserá promovido para divulgarquem são os pré-candidatos.

Em relação à chapa de ve-readores, ele menciona que oPSD possui importantes no-mes em suas fileiras, mas que

o partido está aberto para for-mar coligação.

Questionado sobre quais ospartidos que estão mais próxi-mos do PSD atualmente, o vere-ador diz que estão sendo man-tidos contatos e acrescenta queas portas estão abertas paratodos os partidos que desejamcompartilhar do projeto de suaagremiação. “Estamos conver-sando com alguns partidos epré-candidatos, mas queremostomar decisões em grupo den-tro da cúpula do PSD. Por isso,vamos aguardar a reunião queacontece até o dia 18”, expõe.

Maciel volta a reafirmarque o seu partido se colocacomo oposição em MarechalCândido Rondon e como umaterceira opção para a comuni-dade rondonense.

ABERTO AO DIÁLOGOO vice-presidente da comis-

são provisória, Giovanni LuizNardello Rotta, acrescenta queo PSD está aberto ao diálogo,pois considera que esta é a basede qualquer formatação de ali-ança que pode vir a ser firma-da. “Conversamos com váriospartidos e estamos expondo onosso projeto, assim como es-tamos escutando as demais

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

Chico Alencar (@depChicoAlencar)Deputado federal do PSOL

Neymar é craque: lotou o plenário da Câmara dos Deputados numasegunda-feira cedo!

Consultor Jurídico (@Cons_Juridico)Ministro Cezar Peluso propõe, no CNJ, regra mais branda contra

nepotismo http://bit.ly/IFoJB2

Estadão (@Estadao)Burocracia dá “canseira” de 119 dias a quem pretende abrir empresa

no País: http://migre.me/8D8tY

Gol passa a cobrar pelo refrigerante: R$ 5 http://migre.me/8Da4j (via@EstadaoEconomia)

SporTV (@SporTV)Médicos acreditam que silicone pode atrapalhar desempenho das

atletas. Australiana retirou implante de olho em Londres. http://glo.bo/HKB5nG

Marcelo Tas (@MarceloTas)Apresentador do CQC

Se os prostíbulos forem legalizados, a Assembleia de Deputados doAmapá - 18 salários/ano - poderá funcionar sem medo da lei?

Jornal O Globo (@JornalOGlobo)Metade dos brinquedos nacionais vai custar até R$ 50, diz Abrinq.

http://migre.me/8D70Y

João Arruda (@joao_arruda)Deputado federal do PMDB

Foz do Iguaçu vai sediar, de 18 a 27 de outubro, a 19ª edição dasOlimpíadas Universitárias.

Zero Hora Esportes (@zh_esportes)Social do Beira-Rio avançará 15 metros e público ficará mais perto

do campo http://tinyurl.com/czp7zgq

Fábio Campana (@fabiocampana)Jornalista

Pesquisa mostra que interesse pelas eleições é só depois de junhohttp://www.fabiocampana.com.br/?p=152329

Cícero Cattani (@cicerocattani)Jornalista

A voz do silêncio. O que acontecerá quando Bibinho e Derossoresolverem falar? Vai ser um Deus nos acuda. No blog http://bit.ly/I2ggqw

Cristovam Buarque (@Sen_Cristovam)Senador do PDT

Brasil faz acordo com Harvard para Ensino Superior, mas não pagapiso salarial do professor na educação de base. Tem futuro?

Portal R7.com (@portalR7)#futebol Mesmo com histórico de lesões, Alexandre Pato está nos

planos de Mano Menezes para Londres 2012 http://r7.com/KDp7

Congresso em Foco (@congemfoco)Em queda livre, DEM pode fundir-se ao PSDB http://bit.ly/IkyNSC

Joice Hasselmann (@joicehasselmann)Jornalista

Mais um candidato a prefeito de Curitiba: Agora são 19 os pretendentesa ocupar o lugar de prefeito... http://j.mp/Is0J2e #espiala

Cesar Maia (@cesarmaia)Ex-prefeito do Rio de Janeiro

Cachoeira no Governo de Brasília do PT: saída de chefe de gabineteé ponta do iceberg.

Vice-presidente do PSD em Rondon, Giovanni Luiz Nardello Rotta, Alexandre Guerino (Suco), que é assessordo deputado federal e presidente estadual do partido, Eduardo Sciarra, e o presidente da agremiação

no município, vereador Sérgio Maciel, durante visita ao O Presnete, ontem (11)

Maria Cristina Kunzler

propostas das agremiações. OPSD ainda não tinha se mani-festado sobre as eleições por-que estava quieto, mas nãomorto. Agora, neste momentooportuno, anunciamos que opartido vai lançar candidato àmajoritária, seja ela chapa puraou para composição, e esta de-cisão será tomada por todo ogrupo”, declara.

APOIO DO PSD PARANÁO assessor do deputado fe-

deral Eduardo Sciarra, que é opresidente estadual do PSDno Paraná, Alexandre Gueri-no (Suco), menciona que o par-lamentar apoia a decisão daagremiação no município ron-donense. “Independente dadecisão que o partido tomarem Marechal Rondon, o dire-tór io estadual dará esteapoio”, comenta.

Suco enaltece que a agre-miação, inclusive, já está au-torizada a formar o diretóriomunicipal, haja vista que jáalcançou o número de filia-dos exigido para tal. “Comcerteza o deputado Sciarraestará acompanhando a deci-são que o partido tomar e es-tará no município durante acampanha”, emenda.

Page 8: 04-12-2012.pdf

08 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2012

25 A 29 DE JULHO

Victor e Leo farão show na Expo Rondon 2012Programação artística do evento também contará com Milionário & José Rico, Thaeme & Thiago,

Pedro Henrique & Fernando, a banda Nenhum de Nós e o cantor gospel André ValadãoAconteceu ontem (11), na Pre-

feitura de Marechal Cândido Ron-don, a primeira reunião da Comis-são Central Organizadora (CCO)da Expo Rondon 2012. O encontroenvolveu o prefeito Moacir Fro-ehlich, o vice-prefeito SilvestreCottica, secretários e diretores daadministração, bem como o em-presário Rolf Kaefer, representan-do a Acimacar, parceira na organi-zação da Expomar. Na oportuni-dade, foi apresentada e detalhadaa agenda de atrações previstas paraa festa, que vai marcar os 52 anosde emancipação política e admi-nistrativa do município.

A Expo Rondon vai ocorrer de25 a 29 de julho, um dia a mais doque nos anos anteriores, em fun-ção da data do aniversário domunicípio, dia 25, cair na quarta-feira. A atração que vai abrir a festaserá o desfile cívico, que terá comotema central o desenvolvimentoda cadeia produtiva no município.Na parte da tarde começa a Expo-

mar, que seguirá até no domingo(29), quando acontece a Festa Naci-onal do Boi no Rolete.

SHOWS ARTÍSTICOSUma vasta agenda artística

está sendo organizada, cujo traba-lho já iniciou há alguns meses.Uma das principais atrações, noprimeiro dia da festa, será o shownacional com a dupla Victor &Leo, muito disputado no cenárioartístico brasileiro.

No dia 26 (quinta-feira), a atra-ção será a dupla Milionário &José Rico. Será um show gratuitopara o público com uma das du-plas de maior sucesso na músicasertaneja e que continua em evi-dência. Na mesma noite, no SalãoUniversitário, acontecerá o showcom Thaeme & Thiago, uma dasmais recentes revelações do ser-tanejo universitário.

No dia 27 (sexta-feira) começao rodeio, que seguirá até o domin-go, quando ocorre a grande final.

Também no dia 27, no Salão Uni-versitário, será apresentada outrarevelação do sertanejo universitá-rio, com show de Pedro Henrique& Fernando.

O dia 28 (sábado) terá um showespecial em homenagem ao can-

tor Walter Basso, precursor do meioartístico rondonense, que levou eainda leva o nome de MarechalCândido Rondon pelo Brasil afo-ra, especialmente pelo seu grandesucesso “Castelo de Sonhos”. Ain-da nesta noite, no Salão Universi-tário, haverá show com a bandaNenhum de Nós. Para a tarde dodia 29 (domingo), após a Festa doBoi no Rolete e antes da final dorodeio, está previsto um show demúsica gospel, desta vez com ocantor André Valadão.

Durante todos os dias também

Audiências para prestação decontas são realizadas em Maripá

haverá atrações culturais na Casada Cultura, com apresentações demúsica, teatro e dança.

NOVOPRESIDENTE DA CCODurante a reunião, o prefeito

Moacir Froehlich anunciou que elee o vice-prefeito Silvestre Cotticase afastaram do comando da CCO,cuja presidência foi assumida pelosecretário de Coordenação e Pla-nejamento, Mauro Donha.

O lançamento oficial da festaserá no dia 15 de junho.

A primeira reunião da Comissão Central Organizadora (CCO) da Expo Rondon aconteceu ontem (11),ocasião em que foram apresentadas as principais atrações do evento

Audiências públicas organiza-das pela administração de Maripápara a prestação de contas referen-

te ao ano de 2011 estão ocorrendodesde a semana passada nas co-munidades do município. As lo-

calidades de Alto Aurora, Cincode Outubro e Novo Blumenau jáforam contempladas.

Segundo o secretário de Ad-ministração, Roberto Jacoby, nosencontros os secretários repas-sam à comunidade os investimen-tos feitos no ano passado, onde odinheiro está sendo aplicado,quanto o município vem arreca-dando de impostos, entre outrasinformações.

Nesta semana, reuniões já acon-teceram no distrito de Pérola Inde-pendente, na segunda-feira (09); eem Vila Candeia, na terça (10). Nodia 18 a audiência será realizada naEstrada Gaúcha. Na sede munici-pal, a prestação de contas 2011 estámarcada para o dia 19, no CentroComunitário.

Durante os encontros os secretários falam à comunidade sobre osinvestimentos feitos no ano passado, onde o dinheiro está sendo aplicado

e quanto o município vem arrecadando de impostos

Divulgação

Ademir Herrmann

Page 9: 04-12-2012.pdf

O PRESENTE | 09QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2012 GERAL

Receita apreende US$ 11 milhões em mercadoriasCONTRABANDO

Total é ainda 15% menor que o registrado no mesmo período do ano passadoO valor das apreensões de pro-

dutos contrabandeados em Foz doIguaçu no mês de março chegou aUS$ 11 milhões. O total é ainda 15%menor que o registrado no mesmo

período do ano passado, de acordocom relatório da Delegacia da ReceitaFederal divulgado na terça-feira (10).

Os produtos que apresentaramcrescimento em comparação a mar-

ço de 2011 foram mídia ótica gra-vada (56%), relógios (42%), cigar-ros (38%) e perfumes (2%). Só aapreensão de veículos somouUS$ 4 milhões. Entre automóveis,

utilitários, ônibus, caminhões, moto-cicletas e barcos foram 339 unida-des, em uma média de 11 por dia.

Eletrônicos, materiais de informá-tica, roupas e brinquedos também en-

traram na soma de US$ 11 milhões.Além das mercadorias, foram apre-

endidos 612 quilos de maconha, 956frascos de lança-perfume e quase 50quilos de crack.

Page 10: 04-12-2012.pdf

PATO BRAGADO

Servidores públicos dePato Bragado podem rea-lizar até hoje (12) inscri-ções gratuitas para parti-ciparem da 1ª Semana doServidor Público, uma ini-ciativa da administraçãomunicipal, por intermé-dio da Secretaria de Edu-cação e Cultura, nos dias23 a 27 de abril, no cen-tro cultural.

Serão cinco noites deprogramação, sendo qua-tro horas em cada noite,cumpridas em forma depalestras e teleaulas adistância, com períodospresenciais e de ativida-des variadas. O inícioserá às 19 horas e o tér-mino às 23 horas.

De acordo com a prefei-ta Normilda Koehler, pro-jetos inovadores como estasemana de capacitação vi-sam à valorização do ser-vidor, buscando resgatarsua autoestima, reconhe-cendo seu valor na realiza-ção de pequenas ou gran-des tarefas. “Com as pales-tras ‘Doenças Ocupacio-nais’, ‘Gestão de Pessoas’,‘Controle Interno e Res-ponsabilidade Fiscal’, ‘Éti-ca e Responsabilidade So-cial’ e ‘A Nova Ótica daContabilidade Pública’,queremos propiciar aconsciência de que o tra-balho colaborativo trazcomo consequência o fun-cionamento adequado dainsti tuição, no atendi-mento das obrigações doservidor público, propor-

10 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2012

Governo oferece 1ª Semana do Servidor PúblicoEm cinco noites, serão realizadas palestras em forma de teleaulas a distância,

com períodos presenciais e de atividades variadasMarili Besso

Prefeita Normilda Koehler: “Estamos primando pelo atendimentodas obrigações do servidor público, proporcionando o alcance

do sucesso nos objetivos institucionais”

cionando o alcance do su-cesso nos objetivos insti-tucionais”, salienta.

Os palestrantes convi-dados são o economista eassessor especial do procu-rador-geral do Estado deSanta Catarina, professorJosé Ademir Deschamps, eo sociólogo, mestre em Ci-ências Políticas e doutor emCiências Sociais, professorRuda Ricci.

Os participantes recebe-rão certificação da Facul-dade Cidade Verde (FCV).

CURSO SUPERIORA administração muni-

cipal também oferece, emparceria com o InstitutoFederal do Paraná (IFPR) egoverno estadual, vagaspara a segunda turma doCurso Superior de Tecno-

logia em Gestão Pública,autorizado pelo Ministérioda Educação. Além de serreferência nacional para aformação de gestores pú-blicos, o curso do IFPR con-ta com modernas técnicasde educação a distância.

O curso inicia em ju-nho, terá duração de 2,5anos e encontros presenci-ais às quartas-feiras, naEscola Municipal Mare-chal Deodoro. Inscriçõespodem ser feitas até o dia13, na secretaria. Entre osdocumentos exigidos es-tão: requerimento de ma-trícula, histórico escolar doEnsino Médio (autentica-do), certidão de nascimen-to ou certidão de casamen-to (autenticada), cédulade identidade (autentica-da) e CPF (autenticado).

Page 11: 04-12-2012.pdf

O PRESENTE | 11QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2012 GERAL

CRESOL

Comunidade quer posto avançado em Porto MendesMoradores do distrito esperam que a definição quanto à instalação da unidade aconteça amanhã (13),

durante reunião que será realizada no Clube Sempre VerdeEstá marcado para ama-

nhã (13), às 19 horas, no ClubeSempre Verde, um encontroentre diretores do Sistema deCooperativas de Crédito Ru-ral com Interação Solidária(Cresol) e moradores do dis-trito rondonense de PortoMendes e de comunidadespróximas. Na oportunidade,serão apresentados assuntosrelativos ao andamento doprocesso visando à implanta-ção de um posto avançado doCresol na localidade.

Esta é uma reivindicaçãodos moradores do distrito,que em outubro passado for-maram uma comissão, queestá trabalhando em conjun-to com representantes da co-operativa de crédito para queo objetivo seja alcançado.Ontem (11), Hilson AléssioJúnior, analista de crédito daunidade do Cresol em Mare-chal Cândido Rondon, esteveno Jornal O Presente na com-panhia de Pedro GeraldoHohmann (Pedrinho), Ago-mir Selzlein, Victor Seiboth eJúlio Cesar Podkowa, mem-bros da comissão que repre-senta a comunidade de PortoMendes. Na oportunidade,eles se mostraram otimistascom o andamento dos trâmi-tes e afirmaram que a expecta-tiva é que na reunião de ama-nhã seja “batido o martelo” eque se confirme a implanta-ção do posto avançado.

Conforme o analista doCresol, para que isso aconte-ça, é necessário que os mora-dores se associem à coopera-tiva de crédito e juntos atin-jam uma cota-capital mínimade R$ 150 mil. Os integrantesda comissão acreditam quenão haverá dificuldades ematingir essa quantia, até por-que em um trabalho inicial jáforam conseguidos cerca deR$ 50 mil. Segundo o que foirepassado pelo Cresol, umavez alcançada a cota-capitalmínima, o prazo para que oposto avançado entre em fun-cionamento em Porto Men-des é de 90 dias.

OPERAÇÕESO analista Júnior explica

que o Cresol é uma coopera-tiva de crédito que tem suaatuação voltada, principal-mente, aos agricultores fami-liares. Em um posto avança-do, os associados têm à dis-posição os serviços de aber-tura de contas, emissão detalão de cheques e de cartãode crédito, pagamento de fa-turas de água e luz e de bole-tos diversos, além do que oCresol trabalha com as linhasoficiais de financiamento dogoverno federal, como o Pro-naf, que os produtores ruraisprocuram para investir naspropriedades.

A implantação do postoavançado tem grande impor-

tância para a comunidade dePorto Mendes, uma vez que odistrito não conta com ne-nhuma agência bancária. Porisso, quando os moradoresprecisam destes serviços, pre-cisam se deslocar até a cidadede Marechal Cândido Ron-don, distante 30 quilômetros.

O Cresol conta com umaunidade na cidade de MarechalCândido Rondon há três anos edois meses e possui no municí-pio em torno de 380 associados.A sede do Cresol está em TrêsBarras do Paraná e a centralem Francisco Beltrão.

Mais informações sobreo encontro de amanhã po-dem ser obtidas pelo telefo-ne (45) 3281-1113.

Hilson Aléssio Júnior, analista de crédito da unidade do Cresol, e Pedro Geraldo Hohmann (Pedrinho),Agomir Selzlein, Victor Seiboth e Júlio Cesar Podkowa, membros da comissão popular

Cristiano Viteck/OP

Autoridades municipais e membros da AMS durante o encontrorealizado na sala de reuniões do gabinete, ontem (11)

Convênio garanteaquisição de 8,1 mildoses de sêmen suínoFoi assinado ontem (10),

na sala de reuniões do gabi-nete, convênio firmado en-tre a Prefeitura de Mare-chal Cândido Rondon e aAssociação Municipal deSuinocultores (AMS) paraaquisição de cerca de 8,1mil doses de sêmen suínode padrão genético compro-vado, que serão destinadasaos produtores rurais a fimde atender ao programa demelhoria genética. O valordo convênio é de R$ 55 mil.

O programa é adminis-trado pela Secretaria deAgricultura e Política Am-biental do município, sen-

do o material oferecidopela Central de Insemina-ção Artificial de Suínos daAMS. Com a iniciativa,aberta a todos os produto-res em escala comercial,busca-se o melhoramentoda qualidade genética dossuínos. Os interessadosdevem procurar a Secre-taria de Agricultura paramais informações.

Durante a assinatura doconvênio, o prefeito MoacirFroehlich ressaltou a impor-tância do trabalho da enti-dade, bem como a impor-tância do Programa de Me-lhoramento Genético.

Ademir Herrmann

3ª Pesca entre Casais aconteceneste fim de semana em Entre Rios

Acontece neste final de sema-na, no Parque de Lazer de EntreRios do Oeste, o 3º Torneio dePesca entre Casais ao Tucunaré,modalidade pesque e solte. A pro-moção é do Clube de Pesca Espor-tiva Marechal, com o apoio da pre-feitura, por intermédio dos Depar-tamentos de Indústria, Comércio eTurismo e de Esportes.

A programação do evento iniciano sábado (14), às 16 horas, coma realização de uma barqueata, quese deslocará do Centro de Even-tos até a praia. Em seguida, have-rá soltura de alevinos. Os partici-pantes receberão uma ficha dejantar, que acontecerá no Centrode Eventos. Já no domingo (15), ocafé da manhã, que será servidona praia, está marcado para as05h30. A largada está marcadapara as 07 horas e a prova termi-

nará ao meio-dia. O almoço seráservido às 12h30, seguido de sor-teio de brindes e entrega de premi-ação para os cinco primeiros colo-cados. Entre os prêmios estão: varade pesca, camisetas, caixa térmicae equipamentos de pesca.

Conforme o membro do Clube,Reinar Seyboth, o objetivo do torneioé oferecer entretenimento e lazer àsfamílias de Entre Rios e região, aliadoà promoção ambiental, através dadivulgação dos princípios que envol-vem a pesca esportiva, em especialà conservação do estoque pesquei-ro com a prática do pesque e solte.

A modalidade permite a capturaapenas do tucunaré, sendo neces-sário o uso exclusivo dos seguintesapetrechos de pesca: vara, carreti-lha e/ou molinete e isca artificial. Osorganizadores enfatizam que nãoserá admitido o uso de iscas vivas,

tais como lambari, morenitas, ca-marão, entre outros.

O diretor do Departamento deEsportes, Marcelo Rohde, diz queo evento é essencial para desen-volver lazer, entretenimento e con-fraternização para visitantes e en-trerrienses. “A pesca entre casaissempre gera resultados positivos,pois a cada ano recebe mais visi-tantes. Por isso, reitero meu agra-decimento às duplas e aos organi-zadores”, ressalta.

As inscrições podem ser feitasno Clube de Pesca Esportiva Mare-chal e no Departamento de Indústria,Comércio e Turismo da Prefeitura deEntre Rios. O valor por equipe é deR$ 120 e inclui todas as refeições eum boné personalizado.

Mais informações podem serobtidas pelos telefones (45) 9917-7775 ou 3257-1268.

Page 12: 04-12-2012.pdf

SESC E SINDICOMAR

12 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2012

Entidades buscam integração com empresáriosPara isso, estão sendo realizadas visitas ao empresariado. Na ocasião, também ocorre

a entrega do portfólio com as ações do Sesc

O gerente-executivo do Sescde Marechal Cândido Rondon,Gilberto Mensato, tem cumpri-do uma agenda de visitas a em-presários. O objetivo é aproxi-mar a entidade da classe, que éa que contribui para que o Siste-ma Fecomércio Sesc Senac te-nha condições de prestar o tra-balho que vem desenvolvendohá muitos anos no município,na região e no Paraná.

Durante as visitas, o gerenteestá entregando um portfóliocom as ações que a unidade ron-donense do Sesc promove emcinco programas que estão emexecução, sendo nas áreas desaúde, cultura, educação, lazere esportes. “Esta é uma forma deapresentarmos aquilo que temosa oferecer para o município eregião e é uma forma do empre-sário acompanhar as ações daunidade de Marechal CândidoRondon. Nestas oportunidades,agregamos também a visita derepresentantes do Sindicato Pa-tronal do Comércio Varejista(Sindicomar) para que possa-mos fazer um trabalho de inte-gração”, declara Mensato.

Na avaliação do gerente-exe-cutivo, o Sindicomar tem sidouma entidade que proporcionaincentivo e apoio para as açõesdesenvolvidas pelo Sesc. “Coma participação do Sindicomarnas visitas e nos eventos, eu te-nho uma segurança maior e es-tou indiretamente mais próxi-mo do presidente da Fecomér-cio, Darci Piana, pois eles (Sin-dicomar) representam o Siste-ma no município”, afirma.

Devido a isso, Mensato sali-

Tesoureiro e presidente licenciado do Sindicomar, Mauro Benvenho e JoãoOdorico de Souza, respectivamente, com o gerente-executivo do Sesc,

Gilberto Mensato: integração visa o fortalecimento da classe empresarial

Maria Cristina Kunzler

enta que é muito importante oempresário estar sindicalizadoe contribuir com o Sindicomar.“O empresário precisa enten-der que ele é uma força vivadentro do Sistema. Se não tiver-mos o empresário, não teremoso Sistema ativo. É por isso quequando conclamamos o empre-sariado para participar do Sin-dicato, seja nas ações e/ou dis-cussões, é para que fortaleça aação da própria classe e quepossamos, juntos, conseguirmais conquistas, como é o casoda construção da unidade doSenac”, opina.

UNIDADE DO SENACEm relação à construção da

unidade do Senac em MarechalCândido Rondon, que vai aten-der mais 11 municípios da re-gião, o presidente licenciado doSindicomar, João Odorico deSouza, informa que a obra deve

O Serviço Autônomo deÁgua e Esgoto (Saae) de Ma-rechal Cândido Rondon pro-moveu, na segunda-feira (09),solenidade de entrega de cer-tificados para as empresasque alcançaram os padrõesexigidos no programa de reu-so da água, promovido pelaautarquia. A iniciativaabrange estabelecimentoscomo oficinas mecânicas, au-toelétricas, retíficas, chapea-ções, serigrafias, gráficas,postos de combustíveis, pos-tos de lavagens de veículos edemais indústrias.

Receberam o certificado aMecânica e Tornearia MCR,Mecânica Lange, RemokarRetífica de Motores, KrauseMáquinas, Mecânica Kunicare NS Lavacar.

O químico e sócio-propri-etário da empresa GQA As-sessoria e Consultoria Quí-mica e Ambiental, SandroAugsten, explica que o proje-to consiste no levantamentode dados em cada empresapara avaliar quais os efluen-tes gerados e a quantidade

A Krause Máquinas Agrícolas foi uma das empresas certificadaspelo Saae. O certificado foi entregue pela diretora-executiva

da autarquia, Silvana da Silva Ramme

Vanderleia Kochepka

Empresas rondonensesrecebem certificado do Saae

produzida diariamente, as-sim como a destinação destespoluentes e se a qualidade e aquantidade de água estão as-seguradas. “Inicialmente es-tão sendo vistoriados postosde combustíveis, mecânicas etornearias na sede e no interi-or do município, sendo quetodas as empresas deste ramodeverão ser visitadas até ou-tubro”, afirma.

As empresas certificadasna segunda-feira realizaramas adequações necessárias in-dicadas pela empresa GQA e,com isso, passam a funcionarsem causar danos ao meio am-biente e utilizam de forma cor-reta a água.

A diretora-executiva doSaae, Silvana da Silva Ramme,parabenizou os empresárioshomenageados. “Além de serum exemplo para o setor em-presarial como parceiros domeio ambiente, as adequaçõesfeitas para o tratamento da águasão um atrativo a mais para osclientes, que atualmente pre-zam muito pelos cuidados coma natureza”, declarou.

TV Escola faz documentário em ItaipulândiaO município de Itaipulândia

será cenário de um documentá-rio sobre “As águas do planeta”,que está sendo produzido pelocanal TV Escola, do Ministérioda Educação. Na semana pas-

sada, estiveram no município,oriundos do Rio de Janeiro, orepórter Zeca Miranda, o dire-tor Eduardo Nunes e a produto-ra Maria Ester Rabelo. Luiz Su-zuke, representante da Itaipu

Binacional, e Igor Matthes, re-presentante do DepartamentoMunicipal de Meio Ambiente,acompanharam a equipe e par-ticiparam da formulação do do-cumentário televisivo.

Itaipulândia foi escolhidapara integrar o projeto devidoàs ações desenvolvidas pelomunicípio, em parceria com Itai-pu, com destaque para a preser-vação, recuperação, manuten-ção das matas ciliares, das áre-as degradadas e dos cuidadoscom o lixo e práticas conserva-cionistas com o solo e água.

O documentário foi gravadona propriedade do agricultoritaipulandiense Miltom Dil-mann, um parceiro e colabora-dor assíduo na preservação domeio ambiente.

iniciar no máximo até setem-bro. Na próxima semana seráassinado o projeto de constru-ção da unidade. “Houve umatraso no cronograma para co-meçar a edificação em razão detrâmites burocráticos, mas to-dos os projetos já estão aprova-dos”, comenta.

O investimento está estima-do em aproximadamenteR$ 5,5 milhões. A obra, que terácerca de 1,2 mil metros quadra-dos, será erguida em um terrenode sete mil metros quadradoslocalizado em frente ao ginásiode esportes da Vila Gaúcha, oqual já foi repassado pela prefei-tura para a Fecomércio. “A atua-ção do Sindicomar, em conjuntocom outras forças, foi decisivapara a implantação da unidadedo Senac em Marechal CândidoRondon, tendo em vista que ou-tros municípios também pleitea-vam a obra”, menciona Souza.

Equipe da TV Escola esteve no município na semana passadae nas gravações foi acompanhada de representante da Itaipu

e da administração municipal

Divulgação

Page 13: 04-12-2012.pdf

O PRESENTE | 13QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2012 GERAL

OS PAIS AGRADECEM

Brinquedos nacionais terão preços reduzidosObjetivo é ajudar a indústria nacional a enfrentar os produtos chineses, que chegaram

a representar 70% dos brinquedos vendidos no país em 2011Uma notícia divulgada

ontem (11) pela AssociaçãoBrasileira dos Fabricantes deBrinquedos (Abrinq) ani-mou os pais. Quando nor-malmente só se ouve falarem aumento de preço, a en-tidade decidiu traçar umcaminho inverso ao anunci-ar que haverá reduçãoagressiva no valor de brin-quedos produzidos no Bra-sil. A medida visa ajudar aindústria nacional a enfren-tar os produtos chineses, quechegaram a representar 70%dos brinquedos vendidos nopaís no ano passado.

De acordo com o presi-dente da Abrinq, SynésioBatista da Costa, a partir demaio, 76% de todos os brin-quedos nacionais vão custaraté R$ 50 para o consumidorfinal. “Resolvemos ‘enfiar opé na jaca’ com uma reduçãoagressiva nos preços porquenão conseguimos competircom o produto chinês, quesó tem preço, mas peca emqualidade, tecnologia, segu-rança, entre outros aspectos.A maior parte dos produtoscom preços de até R$ 50 che-ga às lojas já no mês quevem”, revela.

A entidade pretende esta-bilizar os preços dos brin-quedos nos próximos trêsanos, chegando ao patamarde 70% nacional e 30% im-portado. A ideia é que ospreços dos brinquedos fabri-cados no país caiam ao pata-mar praticado em 2009 e, as-sim, fiquem próximos ao va-lor de um produto chinêsvendido aqui. Os esforços sãorevertidos para alcançar asclasses D e E. “Já que nossopaís não vai baixar os impos-tos, que pesam muito no pre-ço do produto final ao consu-midor, decidimos jogar o jogodos chineses e oferecer op-ções realmente baratas. Va-mos transferir todo o ganhode produtividade para fazercom que o preço de brinque-do nacional em 2012 retorneaos preços praticados em2009”, comenta, segundo oqual, os incentivos ofereci-dos pelo governo, como adesoneração da folha de pa-gamento, devem oferecerapenas 1,5% de vantagemcomparativa aos rivais.

Comitiva durante visita ao Estádio Municipal 14 de Dezembro,onde será implantada a pista oficial de atletismo

MAISCOMPETITIVIDADEA sócia-proprietária da

Estação Criança, de MarechalCândido Rondon, CleriSchweinberger, admite quehoje é grande a parcela dosbrinquedos importados ven-didos no mercado nacional.Contudo, ela enaltece que a

A partir de maio, 76% de todos os brinquedos nacionais vão custar até R$ 50 para o consumidor final:medida vai representar economia para o bolso dos pais

Maria Cristina Kunzler

medida anunciada pelaAbrinq pode proporcionarmais competitividade das lo-jas do segmento da regiãocom o Paraguai, já que exis-tem muitas pessoas que sedeslocam ao país vizinho para

comprar o produto infantil.Atualmente, há uma conside-rável diferença na taxação deimpostos na comparação en-tre o governo paraguaio ebrasileiro. “Ao reduzir o va-lor do produto, acredito que

trará bons impactos para osetor no Brasil. Se os produ-tos brasileiros estiverem maisacessíveis, menos pessoas vãoao Paraguai comprar brinque-dos, pois os preços estarãomais competitivos”, avalia.

Sócia-proprietária da Estação Criança,Cleri Kawacki Schweinberger: “Se osprodutos brasileiros estiverem maisacessíveis, menos pessoas vão ao

Paraguai comprar brinquedos, pois ospreços estarão mais competitivos”

Arquivo/OP

Page 14: 04-12-2012.pdf

14 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2012

MANDIOCULTURA

Produtores buscam melhoria de técnicas de manejoHoje (12) haverá instrução prática em Novo Três Passos e Porto Mendes

Otimizar as técnicas demanejo na mandioculturacom o objetivo de ampliar opotencial produtivo dasplantas é o foco de um cursoque está sendo ministradopelo Senar em MarechalCândido Rondon, promo-vido pelo Sindicato Ruralem parceria com a AgrícolaHorizonte. A programaçãoteve início ontem (11), com adisseminação dos conheci-mentos teóricos a cargo doinstrutor do Senar, Claude-mir Grolli.

Hoje (12) o curso seguecom atividades práticas. Osparticipantes realizarão vi-sita técnica à fecularia emNovo Três Passos, tambémà estação experimental dodistrito de Porto Mendes eainda ao laboratório depragas da mandioculturada Universidade Estadualdo Oeste do Paraná (Unio-este). Durante toda a capa-citação, os envolvidos co-nhecerão mais sobre tratosculturais, desde o preparodo solo à colheita, bemcomo tendências de merca-do, histórico de preços eperspectivas futuras.

Durante a palestra deontem, Grolli destacou aopinião de pesquisadoresque defendem que a man-dioca possui potencial paraproduzir até 300 toneladaspor alqueire, o que é consi-derado muito acima damédia atualmente alcança-da na região.

Conforme o instrutor,o elemento mais impor-tante para se alcançar re-sultados produtivos signi-ficativos é a qualidade damuda. “Cerca de 70% dopotencial da planta está namuda”, ressalta.

DECISIVOSSegundo o profissional,

em geral, após implantadaa lavoura, as plantas preci-sam brotar em 15 dias.

Primeiro dia do curso foi de conhecimento teórico, enquanto hoje (12) será de atividades práticas

“Quando demora mais doque isso, perde-se tempopara emissão de raiz e daparte aérea”, justifica.

A fase do ciclo conside-rada mais decisiva, segundoGrolli, é o estágio de forma-ção de raiz, que dura entre60 e 70 dias após a brotação.“Neste período se formamtodas as raízes e ocorre adefinição de quais delas ser-virão para armazenar ami-do e quais terão a função defixar a planta e armazenarnutrientes”, explica. Eleacrescenta que, em geral, araiz mais fina não costumaser produtiva.

Além de fertilizante nasmanivas, o instrutor lembraque também é relevante aadubação de solo. “O ideal éque fosse aplicado calcário,por exemplo, cerca de 90 diasantes da implantação, masisso não costuma ocorrerdevido ao cultivo de outrasculturas”, comenta.

O pesquisador informaque cálcio e fósforo são es-senciais para a formação daraiz. “Não é a grande quan-tidade que faz a diferença,mas sim a quantidade corre-ta”, destaca.

A terceira fase da plantaé o crescimento da parte aé-rea da mandioca, que leva

em torno de 190 dias. “Se aparte aérea crescer demais,a raiz pode crescer menos,pois um crescimento exage-rado ‘rouba’ nutrientes”,lembra. Por este motivo,tudo precisa ser balanceadopara permitir um crescimen-to satisfatório da planta.

COLHEITANa região, já teve início

a colheita das primeiras la-vouras de mandioca. Deacordo com o secretário daAssociação Técnica das In-dústrias de Mandioca doParaná (Atimop), SigmarHerpich, a constatação ini-cial é de que a estiagem pro-vocou a redução da quanti-dade de amido nas raízes.“Percebemos que houveuma diminuição de cerca de15% devido à seca. Esta re-dução reflete proporcional-mente na remuneração doprodutor pelo produto co-lhido”, afirma.

Por outro lado, o técnicoda Agrícola Horizonte lem-bra que a produtividade foialta, deixando o produtor,em geral, satisfeito. O picodos trabalhos de colheitaocorrerá entre maio e julho.“No Paraná, em torno de40% das lavouras serão co-lhidas neste primeiro ciclo(ano) e 60% serão colhidasno segundo ciclo, no anoque vem”, observa.

FAVORÁVELConforme Herpich, um

fator positivo da estiagemdo início do ano foi a redu-ção da incidência de doen-ças folheares, já que o climaseco evita a proliferação.“Outro ponto favorável é aproximidade do inverno,período em que as lavourasentrarão em estágio de ma-turação, devendo recuperaro teor de amido”, expõe.

Por estes motivos, o téc-nico acredita que a mandio-ca que atualmente está no

primeiro ciclo terá potenci-al de produzir mais do que aque está sendo colhida.“Também estimamos queserá possível produzir aci-ma do que em anos anterio-res”, aponta.

DEMANDANeste ano, a previsão é

que a região Oeste do Para-

ná produza entre 550 e 600mil toneladas para fins in-dustriais, calcula Herpich.“Este volume ainda estáabaixo da demanda das in-dústrias. Por isso, as fecula-rias da região acabam im-portando produto do Noro-este paranaense e do MatoGrosso do Sul, ou até mes-mo do Paraguai”, garante.

A demanda acima daoferta, explana o técnico,tem garantido a manuten-ção do preço da mandiocaem patamar elevado, compouca variação. “Os preçossão atrativos para o produ-tor”, assegura.

Apesar do cenário fa-vorável, o aumento da áreade cultivo está sendo lento,porém gradativo, com mé-dia de 5% ao ano. “Hojenão existe disponibilidadede área para cultivo demandioca, situação queocorre em todo o Paraná.Principalmente no caso dearrendatários, que gosta-riam de ampliar a produ-ção, mas não conseguem”,explana. Além disso, o pre-ço de commodities comosoja está muito atrativopara o produtor, até mes-mo com a possibilidade decontratos futuros por cercade R$ 50 a saca, o que des-motiva muitos deles a en-trarem para a cadeia damandiocultura.

Instrutor doSenar,

ClaudemirGrolli: “Cerca

de 70%do potencial

da planta estána muda”

Fotos: Carina Ribeiro/OP

Page 15: 04-12-2012.pdf

O PRESENTE | 15QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2012 VARIEDADES

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]ÁRIES: Não deixe de daratenção aos detalhes, masnão perca a visão de conjun-to. As pedras nas quais têmtropeçado podem ser um

trampolim para novas atitudes.

TOURO: A repetição de si-tuações do passado mos-tra que é preciso evoluiremocionalmente. Desdejaneiro você vem lidando

com situações afetivas tensas e estáaprimorando a conduta.

GÊMEOS: Questões desaúde e trabalho que en-volvem membros da famí-lia têm estado em pauta.Desde o início do ano você

vem passando por uma autoanálise epercepção de erros.

CÂNCER: Evite exageros,que comprometam a saúdee o trabalho. O foco está emrelacionamentos. Fase deaprimoramento de conheci-

mentos e de suas atitudes.

LEÃO: A sua relação com amatéria, as finanças e osrecursos vem sendo questi-onada. Ser mais objetivo eeficiente ao lidar com o di-

nheiro tem sido um desafio para você.

VIRGEM: A sensação de queas coisas estão paradas, trun-cadas, irá acabar. Nos últimosmeses você tem estado commenos energia que o habitual

e lidando com velhos problemas.

LIBRA: Os primeiros meses de2012 têm se caracterizado porum período de ajustes e apri-moramento. Você está aparan-do arestas, percebendo anti-

gos erros e concluindo um grande ciclo.

ESCORPIÃO: Evite negó-cios e questões que envol-vem dinheiro. Dia de acer-tar pendências envolven-do projetos com outras

pessoas. As coisas vão mudar a partirdo final de semana.

SAGITÁRIO: Você tende ase sentir mais produtivo ecentrado. Reflexões. Aindahá pendências profissionaisque precisa resolver. E en-

tão estará pronto a uma nova etapa.

CAPRICÓRNIO: A sua ver-dade não necessariamenteé a verdade alheia e vocêdeve respeitar isso. Emba-tes mentais servem para

que você aprimore a sua conduta.

AQUÁRIO: O corpo reflete oque está ocorrendo no psi-quismo, na alma. Os desa-fios vinculados ao estilo devida, à saúde e à mudança

de hábitos têm lhe acompanhado.

PEIXES: Não queira se im-por frente aos demais. Acei-te as diferenças e trabalheno aprimoramento. Confli-tos que têm se repetido nos

relacionamentos mostram o que nãoestá resolvido.

UTILIDADE DO ALGODÃO- Joãozinho, para que serve o algodão?- Não sei, não senhor...- Pense bem! De que são feitas as suas calças?- De roupas velhas do meu pai!

VISÃO TURVAO filho vai até o bar, chamar o pai:- Papai, a mãe mandou chamar, porque você já está bêbado.Como todo bebum, o pai não admite a bebedeira:- Que bêbado, muleque? Olha lá na porta do bar, o cachorro entrando...

Se eu estivesse bêbado, veria quatro olhos, hic. Estou vendo os dois olhosdo bicho!

O menino responde:- Pai, o cachorro não tá entrando, tá saindo.

BAIXO Q.I.No jornal, o homem lê a reportagem sobre a atriz que havia se casado

com um atleta de Q.I. notoriamente baixo. Vira-se para a mulher e pergunta:- Por que os imbecis acabam sempre se casando com as mulheres mais

bonitas?A mulher sorri para ele.- Ah, querido, obrigada.

Torta de biscoitocream cracker

Modo de preparo:Cozinhe o peito de frango com os temperos de costume. Enquanto o

peito cozinha, faça a massa da torta. Processe os biscoitos até que fiquembem miudinhos, mas sem virar farinha. Se não tiver processador, bata doliquidificar. Em uma tigela, coloque o biscoito moído e vá acrescentandomargarina aos poucos e misturando com as mãos, até que vire uma massa,às vezes não é necessário usar o pote todo de margarina, mas ela tem queficar bem agregada. Em um refratário, coloque a massa e vá apertando comos dedos no fundo e nas laterais da assadeira de forma, até que ela cubratodo o fundo e as laterais do refratário. Desfie o peito de frango cozido.Em uma panela aquecida com uma colher de óleo, junto o peito de frangodesfiado, o requeijão e o creme de leite. Misture bem até ficar bemhomogêneo. Por último, acrescente o presunto e o queijo prato, já com ofogo desligado. Coloque toda essa mistura em cima da massa que vocêapertou na assadeira e leve assar em forno médio-alto por 30 minutos.Deixe esfriar e sirva com arroz como acompanhamento. Se quiser, pode-se adicionar queijo parmesão por cima antes de assar.

1 lata de creme de leite2 pacotes de biscoito tipocream cracker1 pote de margarina de 500g

Ingredientes:1/2 kg de peito de frango350 g de presunto em cubinho350 g de queijo prato em cubinhos1 copo de requeijão

VENENOUma mulher entra na farmácia e pede ao atendente que lhe traga 10g

de veneno. O rapaz, curioso, pergunta para que ela precisa a substâncialetal. Ao que ela responde, com a maior calma do mundo:

- Para matar o meu marido!- Mas senhora, isso é crime, e...Antes que o rapaz terminasse de falar, ela puxou uma foto da bolsa onde

o marido estava na cama com a mulher do atendente.Ele, com ódio, diz:- Ah, a senhora tem receita!

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição da novela.

QUINTA-FEIRA (12)

Josué tenta descobrir o que estáacontecendo com Valéria. Virgílioostenta a riqueza de Rodrigo comose fosse dele. Teresa sugere queRodrigo tente encontrar Elisa atra-vés da ONG. Gabriel e Beatriz sebeijam. Francisco repara que Reginaresponde por Michele, e a secretáriafica constrangida. Ribamar é impedi-do de colocar uma câmera em frentea sua estátua. Miriam entrega a joiaque Melissa pediu e elogia a futurasogra para Rodrigo. Gracinha e Pe-dro chegam ao Rio de Janeiro e sãorecebidos por Rodrigo.

AMOR ETERNO AMORLocanda joga as cinzas de

Felizardo na Shunel. Iara segueseu caminho no mundo espiritu-al com a ajuda de Hermanita.Antes de se mudar, Marisol sedespede de Maruschka. Desfileda Quase Shunel, desenhadopor Marisol, é um grande suces-so. Não perca o penúltimo capí-tulo de Aquele Beijo!

AVENIDA BRASILJorginho acorda na rua e Nina o

leva de volta para casa. Jair pressi-ona Tessália. Carminha agradeceNina por ter ajudado Jorginho. Mona-lisa e Olenka contam a Leleco queTessália sumiu e ele decide procurá-la. Jorginho diz a Débora que Ninaarriscou a vida para salvá-lo. Roni-quito planeja pegar as provas queSuelen tem contra Diógenes. Niloaborda Nina ao vê-la chegar à casade Lucinda. Max leva Tufão a umevento sem nenhuma importância e oex-jogador fica incomodado. Fininhodefende Jerônimo de Nilo. Lelecoprotege Tessália de Jair, mas acabasendo preso. Nilo invade a casa deTufão e Carminha fica irritada.

AQUELE BEIJO○

Laura seduz Fabiano. Déboraleva Isabela e Filipe para entrar naboate pela porta dos fundos. Maria eKiko se estranham na frente dosrepórteres. Moisés observa Gabriele Alexia. Ziggy desconversa quan-do Natália pergunta sobre o proble-ma com a iluminação da boate. Car-cará vê Kiko se aproximar de umajovem na boate e avisa a Moisés.Filipe beija Isabela na festa. Carmemvai à casa de Laura e interrompe oclima entre ela e Fabiano. Moisés seaproxima ao ver Alexia sozinha emuma mesa. Débora beija Jefferson.Gabriel vê Moisés investindo em Ale-xia e pensa em ajudá-la.

MALHAÇÃO

*

Page 16: 04-12-2012.pdf

16 | O PRESENTE

LORENA KUNZLERQUINTA-FEIRA,

12 DE ABRIL DE [email protected]

Dia 12: Alessandra Caroline KehlDia 12: Cathleen WailandDia 12: Celso Sâmis da SilvaDia 12: Darli Valdir LeonhardtDia 12: Débora MartinDia 12: José Américo RibeiroDia 12: Elenir SimsenDia 12: Francielle Caramori SchuhDia 12: Ivandro VieiraDia 12: Jorge Moacir OsmariniDia 12: Leandro TemporineDia 12: Lurdes LangDia 12: Nayara Cristina Santin FachiDia 12: Reinaldo ZinauDia 12: Roseli DinebierDia 12: Vanessa RistowDia 12: Wagner Engel

Os noivos Haide Hedel e Elmar Bischoff, que secasam sábado (14), na Igreja Luterana Cristo,

em Marechal Cândido Rondon. Após acerimônia religiosa, os convidados serão

recepcionados no Clube Concórdia

Leila Fotografias e Foto Rondon

Maria Cristina Kunzler

O comercianteMauro Benvenho

completa hoje (12)50 anos

ininterruptos deatuação no mesmoramo. Ele iniciou aatividade em 1962,

na LojaPernambucanas de

Londrina. Aindagerente, em 1978,

mudou-se paraMarechal CândidoRondon. Em 1983,

o empresárioinaugurou a LojasHelena em SantaHelena e no ano

seguinte emRondon

Evandro Rogério Roman, secretário de Esportes do Paraná, e Marcelo

Toledo, do Departamento de Esportes de Quatro Pontes, durante os

Jogos da Amizade, realizados recentemente neste município

Divulgação

Page 17: 04-12-2012.pdf

O PRESENTE | 17QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2012 SOCIAL

SHOWS DA FESTADAS NAÇÕES

A Comissão Central Organizadora (CCO) da36ª Festa das Nações de Guaíra já divulgou aprogramação do evento beneficente, que está re-cheada de ótimos shows. A dupla Thaeme e Thiagoabrirá, no dia 27 de abril, o roteiro de apresenta-ções. Os músicos finalistas do programa Astros(SBT), Rick e Deivid, se apresentam no dia 29. Nodia 30, os sertanejos Rio Negro e Solimões embala-rão o público com sucessos como “Na sola da bota”e “A gente se entrega”. Para os evangélicos, aprefeitura reservou o dia 1º de maio, data em quese apresentará o Ministério Megafone. A grandeexpectativa é para o show da cantora mineira PaulaFernandes, que acontece no dia 28. A noite daatração principal da festa será a única em que apopulação precisará pagar ingresso.

CURSOS DE ARTESANATOEM BISCUIT EPATCHWORK

A Prefeitura de Guaíra abriu, terça-feira (10), inscrições para dois cursos: deartesanato em biscuit e de patchwork (téc-nica que une tecidos com formatos varia-dos). As aulas serão realizadas na Escolado Trabalho, no período noturno, duasvezes por semana. Estão disponíveis 15vagas para cada capacitação. O curso égratuito, mas o material necessário ficarápor conta do aluno. Os interessados de-vem entrar em contato com Fabiano, naSecretaria Municipal de Educação e Cul-tura, até o dia 18. Mais informações po-dem ser obtidas pelos telefones (44) 3642-9911, 3642-9942 ou 3642-9934.

CURSO DEDANÇA DE SALÃOO Sesc de Marechal Cândido Rondon promove um curso

de dança de salão, com os estilos: valsa, vanerão, xote,marchinha e noções de tango e bolero. As aulas acontecemde 17 de abril a 17 de maio, nas dependências do SalãoSocial do Sesc, a partir das 20 horas, nas terças e quintas-feiras. É preciso acompanhante de dança. Mais informaçõespodem ser obtidas pelo telefone (45) 3909-1000.

POSSE FESTIVA DADIRETORIA DA ACITA Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit)

realiza a posse festiva dos diretores e conselheiros dagestão 2012-2013, amanhã (13), no Olinda Park Hotel.Lideranças políticas e empresariais locais, regionais eestaduais, representantes de entidades de classe einstituições, empresários e sociedade local são esperadospara a cerimônia. A solenidade será realizada no Salão deVerão, com recepção aos convidados às 19h30 e cerimonialde posse a partir das 20 horas, seguido de jantarcomemorativo e baile, com animação da Banda Viva Voz.

Olides e Edson Schneider durante o 4º Seminário Nacional DB-

DanBred (empresa de genética de suínos), que reuniu palestrantes

reconhecidos internacionalmente. O encontro aconteceu a bordo do

navio Visions of the Sea, recentemente, de Santos (SP) a Búzios (RJ)

O Presente

Page 18: 04-12-2012.pdf

18 | O PRESENTE POLICIAL QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2012

ACIDENTE

Motociclista de 19 anos morre em colisão com caminhãoRapaz era condutor de uma moto NX 150, de Missal, que colidiu com um caminhão VW 16.200

Marcelo Luis Lenz, 19anos, morreu na tarde de ter-ça-feira (10) em um acidentena PR-497, no trecho entreMissal e Itaipulândia. Ele eracondutor da moto NX 250,placa AOA-6129, de Missal,que colidiu com o caminhãoVW 16.200, placas AHZ-4332,de Santa Helena, conduzidopor Dirceu Bordin, 50 anos.Ainda estava na moto LuanCesar Horz, que sofreu feri-mentos leves.

O acidente, ocorrido nacomunidade União da Vitó-ria, foi registrado pela Polí-

cia Rodoviária de Santa He-lena. De acordo com o siteCorreio do Lago, Marcelo

colidiu na roda traseira docaminhão e morreu no local.Luan teve fratura em umadas pernas. O condutor docaminhão nada sofreu.

O site ainda informou queo caminhão transitava nosentido a Itaipulândia e oacidente ocorreu quando ocaminhoneiro foi realizaruma conversão à esquerdapara entrar numa via de aces-so à comunidade de VistaAlegre, momento em quehouve a colisão com a moto,que estava no sentido con-trário ao do caminhão.

Fotos: Gilberto Krohn

RECAPTURADODivulgação

Policiais civis da Delegacia de Guaíra prenderam ontem (11)Aldecir Lourenço, 29 anos. Ele estava foragido da cadeia de

Iporã desde o último dia 13 de outubro. O preso responde portráfico de drogas e foi reconduzido para Iporã.

Casa de luxo era usadapara contrabando

Policiais federais da Delega-cia de Cascavel apreenderam namanhã de ontem (11), em umacasa de alto padrão, no ParqueSão Paulo, em Cascavel, três ve-ículos carregados com aproxi-madamente oito mil pacotes decigarro, um revólver 38, 20 car-tuchos calibre 38, mais de R$ 4mil e três rádios transceptoresutilizados para contato clandes-tino entre contrabandistas. Qua-tro pessoas foram presas. A apre-ensão foi o desdobramento deuma investigação desencadea-da a partir de uma denúncia.

Como desfecho, os policiais vi-giaram a casa durante toda anoite e verificaram que ao menosum carro estava efetivamente

carregado com cigarro. Pelamanhã houve a abordagem,momento em que foram encon-trados os demais veículos e mer-cadorias. Um quarto veículo nãofoi apreendido.

Considerando a estruturacriminosa, o fato de todos ospresos possuem antecedentescriminais, a formação de qua-drilha, a arma e munições apre-endidas, a autoridade policialque preside o inquérito não ar-bitrou fiança aos presos, caben-do tal ato à Justiça. Os quatropresos foram encaminhados àcarceragem da 15ª SubdivisãoPolicial de Cascavel.

Veículos encontrados no local

Fotos: Divulgação

Colisãoteria

ocorridocom

roda docaminhão

Jovem morreu no local do acidente

Casa deluxo era

depósito decontrabando

Assaltos em GuaíraDois assaltos foram registrados em Guaíra na terça-feira (10). Por

volta das 03h40, na Avenida Coronel Otávio Tosta, um homem comfaca abordou a vítima e roubou sua carteira com documentos,dinheiro e um celular. O outro assalto ocorreu por volta das 08h20.A vítima trafegava pela Rua Monjoli, quando um indivíduo de calçajeans, boné e camiseta, aparentando ter 27 anos, se aproximou comuma faca e lhe tomou uma bolsa com documentos, cartão do Bancodo Brasil, Cidadão, Bolsa Família e dinheiro.

Furto em Quatro PontesPor volta do meio-dia de terça-feira (10) foram furtados R$ 815 do

caixa de uma empresa de Quatro Pontes. O caso foi comunicado àpolícia na tarde do mesmo dia. A porta da empresa estava encostada.

Até o “décimo terceiro”Uma pessoa foi vítima de um golpe em São José das Palmeiras. A

vítima contou à polícia que estava no Banco do Brasil para sacardinheiro, na segunda-feira (09), e, ao tentar fazer o ato, percebeu queseu cartão tinha sido trocado. Um funcionário do banco informou àvítima que já tinha sido feito um empréstimo de R$ 600 e antecipadoo décimo terceiro salário com o cartão da mesma, em Foz do Iguaçu.

RouboNa manhã de terça-feira (09) foi registrado um assalto na Avenida

Maripá, no Jardim Europa, em Toledo. A vítima disse que seguia paraseu local de trabalho, quando dois elementos a abordaram com umpedaço de madeira. Eles tomaram dela a carteira com documentos, R$450 e um celular.

CorajosoNa noite de terça-feira (09), na Rua dos Pioneiros, na Pioneira, uma

equipe da Polícia Militar de Toledo encontrou um casal discutindo. Foidada voz de abordagem ao casal, mas o homem se negou a colocar asmãos na cabeça e disse aos policiais que não tinha medo, não tinhanada a perder e que eles podiam atirar nele: “sei que vocês não têmcoragem de atirar”, teria dito. O rapaz ainda teria vindo em direção aospoliciais, momento em que foi contido e preso por desobediência edesacato. A mulher que estava com ele, uma gestante de sete meses,passou mal, mas fugiu do local antes de ser atendida.

Page 19: 04-12-2012.pdf

QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2012 POLICIAL O PRESENTE | 19

QUATRO PONTES

Nipol e Polícia Militar identificam assaltantesNão foi confirmada a relação do assalto com outro crime do mesmo tipo ocorrido

no interior de Toledo, na noite de terça-feira (10)O delegado Edigar Santa-

na, da Polícia Civil do Para-ná, estava ontem (11) emMarechal Cândido Rondoncom sua equipe do Núcleo deInteligência Policial (Nipol)de Toledo realizando diligên-cias na tentativa de prenderos autores do assalto ocorri-do pela manhã em QuatroPontes. No crime, que tevecomo uma das vítimas umempresário da cidade, teri-am sido subtraídos cerca deR$ 12 mil e um carro.

De acordo com informa-ções obtidas na tarde de on-tem pela reportagem do Jor-nal O Presente, autores docrime foram identificadospela polícia num trabalhoconjunto entre o Nipol e aPolícia Militar de MarechalRondon. Porém, até por vol-ta das 17 horas de ontemninguém havia sido preso.

O delegado não reveloumais detalhes sobre os sus-peitos para não comprome-ter a investigação. Tambémnão havia sido confirmada arelação do assalto com outrocrime do mesmo tipo ocorri-

do no interior de Toledo, nanoite de terça-feira (10).

ASSALTOO crime em Quatro Pon-

tes ocorreu pouco antes das06 horas. Conforme apuroua reportagem, a ação crimi-nosa foi realizada na empre-sa do quatro-pontense, quefica ao lado da residência deseus pais. Dois elementoschegaram ao local encapu-zados, com roupas pretas earmados com calibre 12 erevólver 38, e renderam osfuncionários, cerca de qua-tro, antes que o patrão che-gasse. As vítimas foram co-

Vectra foi encontrado abandonado no Anel Viário em Marechal Rondon

O Presente

A Polícia Rodoviária Federal de Guaíra recupe-rou, por volta das 03 horas da madrugada de ontem(11), a S10 roubada no interior de Toledo. O veículoestava sendo conduzido por um adolescente de 16anos, residente em Guaíra, e foi abordado em frenteao posto policial. O menor foi encaminhado para aDelegacia de Polícia Civil de Guaíra. Ele teria sidocontratado por um paraguaio, em Guaíra, paraatravessar o veículo por R$ 1 mil. O menor não soubeidentificar o “patrão”.

ASSALTOO assalto em Toledo ocorreu por volta das 22h45 de

terça-feira, no distrito de Bom Princípio, no Sítio SangaGuarani. A vítima relatou que saiu de casa com suafamília e foi até a residência de um amigo jantar. Aoretornar para casa, a vítima e sua família foramsurpreendidas por quatro elementos armados, sen-do três com pistola e um com uma calibre 12. Elesestavam encapuzados e mantiveram as vítimas pre-sas e amaradas num quarto. Os bandidos reviraramtoda a casa e roubaram a camionete S10, um televi-sor 20 polegadas, DVD, videocassete, máquina defazer pão, máquina digital, celulares, liquidificador,batedeira, R$ 900 em cédulas e R$ 2 mil em cheque.

S10 ROUBADA EMTOLEDO É RECUPERADA

locadas dentro de um baúde um caminhão. Os pais doempresário também foramrendidos. Quando ele che-gou ao local foi feito de re-fém com os pais. Os famili-ares teriam ficado tranca-dos em um quarto. Os as-saltantes, depois de teremse apossado do dinheiro, fu-giram com um Vectra rou-bado no local. Além dos ele-mentos que renderam as ví-timas, outros dois teriamdado apoio no assalto. Ocarro foi encontrado aban-donado, ainda na manhã deontem, no Anel Viário emMarechal Rondon.

Adolescente vítima de acidente sofre escoriaçõesA adolescente vítima de

um acidente ocorrido natarde de ontem (11), emSanta Helena, estava, comonão poderia deixar de ser,traumatizada. “Ela teve al-gumas escoriações e quei-maduras, acredito que emrazão do asfalto, mas nãotinha nada de grave. Sentiadores generalizadas, por-que deve ter sido muitogrande a pancada, e quei- João Batista Nunes, de São Clemente, morreu no local

O condutor do caminhão sofreu ferimentos tidos,inicialmente, como sem gravidade

Fotos: Foco SH

Ocupantes de Fiesta Sedam não ficaram feridos

maduras no tórax. Ela esta-va consciente e ficou emobservação. O pai dela fale-ceu, ela estava transtorna-da. Disse que o pai caiu nocolo dela, que achava queele tinha morrido. Foi terrí-vel, ela estava com estressedo acidente”, disse umapessoa que ajudou a meni-na antes que ela recebesse atriste notícia.

O pai dela, João BatistaNunes Alves, 35 anos, mor-reu no local do acidente, a

PR-317, no trecho entre SãoClemente (Santa Helena) eSão José das Palmeiras, per-to da Fazenda Canaã. Joãoconduzia um Fiesta que ba-teu com um caminhão usa-do no transporte de bebi-das de Foz do Iguaçu, con-duzido por Osmar Bezer-ra, que tinha a companhia

do colega Djalma Apareci-do de Oliveira.

Um Fiesta Sedam quepassava pelo local do sinis-tro, ocupado por quatropessoas, teria batido atrásdo caminhão. O acidentefoi registrado pela PolíciaRodoviária Estadual de Ma-rechal Rondon.

Page 20: 04-12-2012.pdf

20 | O PRESENTE ESPORTES QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2012

NOVA OPÇÃO

Técnica israelita de defesa é ensinada em RondonKrav maga é um sistema de defesa pessoal e de combate utilizado pelas Forças de Defesa de Israel

Há pelo menos um ano, umanova opção de treinamento dedefesa pessoal foi implantada evem sendo desenvolvida emMarechal Cândido Rondon.Ainda é novidade no municí-pio, mas o krav maga já contacom alunos. A afirmação é doprofessor Rui Carlos Bloedorn.Ele diz que a modalidade ain-da é pouco conhecida na re-gião porque se trata de um sis-tema de defesa pessoal e decombate utilizado pelas For-ças de Defesa de Israel (IDF),além de ser ensinado em nívelmilitar, civil e policial.

Bloedorn conta que faz ape-nas dois anos que treina o kravmaga e há quase um ano minis-tra aulas em Rondon e Casca-vel. “Não conhecia o sistema,mas acabei gostando porque éum método eficiente e prático.Comecei a praticá-lo pensandoem dar aulas, e como em Mare-chal Rondon ainda não existia,resolvi implantar. Ele surgiu dehabilidades de briga de rua nosanos de 1940 e após sua imigra-

ção para Israel passou a ser trei-nado em combate corpo a corpocom técnicas que hoje são co-nhecidas como krav maga”, ex-plica o profissional, acrescen-tando: “atualmente é praticadocomo disciplina imprescindívelpelo FBI, CIA, Bope, entre ou-tros. Foi adotado como ferra-menta de segurança e trabalhopor excelência. Todos os movi-mentos foram pensados nas ne-cessidades atuais”.

SISTEMA DE DEFESAO krav maga não é conside-

rado uma arte marcial e sim umsistema de defesa pessoal quetambém visa condicionamentofísico, permitindo aos pratican-tes atingir, de uma forma sim-ples, um grau de eficácia relati-vamente elevado em um curtoperíodo de instrução, revela oprofessor. “É direcionado parapessoas sem experiência porconta da sua simplicidade eabordagem realista à defesapessoal, podendo ser praticadopor homens e mulheres de to-

das as idades e capa-cidades físicas. Seuobjetivo é preservar anossa integridade fí-sica e das pessoas quenos rodeiam, prepa-rando-se para peri-gos de qualquer ori-gem. O que distingueo krav maga de todasas artes marciais é ofato de não ter tradi-ção, ou seja, não temregras, mas ensina asobreviver em uma si-tuação real de perigona rua”, declara.

O krav maga pos-

O krav maga ainda é novidade no município e já conta com alunos: o que odistingue das artes marciais é o fato de não ter tradição, ou seja, não tem

regras, mas ensina a sobreviver em uma situação real de perigo na rua

sui várias soluções para ummesmo problema, enquanto asartes marciais focam-se num sóobjetivo ou solução, relata o pro-fissional. Ele explica que sãomovimentos simples, como osusados no boxe. “São golpes empontos de dor, sendo o estôma-go, pescoço, nariz, entre outros.O intuito é neutralizar o ataqueo mais rápido possível porqueem caso de ter mais de um ata-cante há tempo para se prepararpara o próximo e quanto menosforça usar para derrubar um,mais fácil ficará para derrubaros outros”, frisa.

AULASSobre as aulas, Bloedorn en-

fatiza que são totalmente tran-quilas porque se trata apenasde simulações, sem agressivi-dade. “Não há necessidade nemde usar equipamentos de prote-ção. Isso só acontece em treina-mento militar porque são equi-

Professor Rui CarlosBloedorn: “É umaforma de observarmovimentossuspeitos, sepossível, evitarviolência física”

Fotos: Vanderleia Kochepka

Equipes jápodem serinscritaspara Jogosdo Sesi

Representantes de indús-trias de todo o Paraná já po-dem inscrever suas equipes paraos Jogos do Sesi 2012. É aprimeira fase da competição, amunicipal, que acontece deabril a julho em 24 cidades:Ponta Grossa, Jaguariaíva,Guarapuava, Irati, São Ma-teus do Sul, Telêmaco Borba,União da Vitória, Arapongas,Apucarana, Cornélio Procó-pio, Santo Antonio da Plati-na, Bandeirantes, Londrina,Cianorte, Umuarama, CampoMourão, Paranavaí, Marin-gá, Cascavel, Toledo, Mare-chal Cândido Rondon, PatoBranco, Francisco Beltrão,Ampére e Foz do Iguaçu.

Os atletas competirão em16 modalidades individuais ecoletivas: atletismo, basque-tebol, futebol, futebol sete (li-vre e máster), futsal, nata-ção, voleibol, vôlei de praia,tênis, tênis de mesa, bocha,bola 8, bolão, dominó, truco exadrez rápido.

Os vencedores da fase mu-nicipal disputam as fases regi-onais, que acontecem entreagosto e setembro em Londrina(região Norte), Pato Branco(Oeste e Sudoeste), Rio Negro(Campos Gerais) e Cianorte(Noroeste). Em Curitiba e Re-gião Metropolitana aconteceapenas a fase regional, comdisputas de abril a agosto.

A etapa seguinte é a esta-dual, que este ano aconteceem Arapongas, no feriado de15 de novembro. Participamas equipes vencedoras das fa-ses regionais. Os melhorescolocados em cada modalida-de garantem vaga para o sul-brasileiro, que reúne trabalha-dores do Paraná, Santa Cata-rina e Rio Grande do Sul. Ascompetições acontecem em de-zembro, em Blumenau (SC).Mais informações no sitewww.sesipr.org.br/jogosdosesi

pamentos de sobrevivência. Okrav maga é praticado somentepara a defesa pessoal, condici-onamento físico, resistência eainda ensina a ter atenção nodia a dia, já que grande partedas agressões acontece por dis-tração. É uma forma de obser-var movimentos suspeitos, coi-sas atípicas para, se possível,sair do ambiente e evitar violên-cia física”, comenta.

Na região, aulas de kravmaga também são ministradasnos municípios de Toledo, Cas-cavel, Foz do Iguaçu e Céu Azul.Atualmente, Bloedorn contacom seis alunos que não visamtanto à prática esportiva, mas adefesa pessoal. “A idade míni-ma dos praticantes é de 13 anos,mas a prática é direcionadapara a faixa etária de 15 até os30 anos. É uma modalidadenova, mas acredito que com opassar do tempo vai aumentara procura”, conclui.

Desafio de Arrancadas em Maripá será dia 21O grupo Automóvel Clube de

Maripá promove no próximo dia21, a partir das 14 horas, no Trato-ródromo da cidade, com apoio daprefeitura e Rádio Nova Cultura,um Desafio de Arrancadas. Segun-do os organizadores, todos os pi-lotos do município e região estãoconvidados a prestigiar e/ou tra-zer seus carros para competir. Oinício das corridas está marcado

para as 16 horas. Podem corrercarros originais ou preparados.Após o término das arrancadas, às23h30, haverá show com a duplaJoão Pedro e Rodrigo.

Toda a competição será super-visionada pela Federação Parana-ense de Automobilismo. Para maisinformações os interessados po-dem entrar em contato pelos tele-fones (44) 9865-3232 ou 9916-7521.

Page 21: 04-12-2012.pdf

O PRESENTE | 21QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2012 ESPORTES

VELHO LOBO

Zagallo é indicado para ser vice da CBFApesar da indicação, não é garantido que ele será o vice-presidente da entidade para a Região Sudeste. Nome

do ex-técnico precisa ser aprovado pelas federaçõesO ex-técnico Mario Jorge

Lobo Zagallo, 80 anos, foiindicado ontem (11) para service-presidente da Confede-ração Brasileira de Futebol(CBF) referente à Região Su-deste. A indicação foi feitapela Federação de Futebol doRio de Janeiro (Ferj).

Zagallo confirmou o con-vite, feito por Rubens Lopes,presidente da Ferj, mas nãoquis se aprofundar na fun-ção que irá exercer na enti-dade máxima do futebol bra-sileiro. “O presidente da Fe-deração do Rio fez um con-vite para me indicar a vice-

presidente da CBF à regiãoCentro-Sul e depois vou con-versar com ele. Tenho servi-ços prestados à CBD e CBFhá muitos anos e tenho queagradecer minha indicação”,afirmou o Velho Lobo. Ocargo para o qual Zagallofoi convidado está vago des-de que Ricardo Teixeira dei-xou a presidência da Confe-deração. José Maria Marin,então vice, assumiu o co-mando da entidade.

Apesar da indicação, nãoé garantido que Zagallo váser o vice-presidente da enti-dade para a Região Sudeste.

Brasil cai para sexto lugar no ranking da FifaO ranking da Fifa foi atu-

alizado ontem (11) e teve umasérie de novidades no top10. Apenas a Espanha, que semantém firme na liderança,não mudou de posto entre asprincipais seleções. O Brasil,que havia pulado da sétimapara a quinta posição na últi-ma atualização, caiu para asexta, enquanto o Uruguaiascendeu pela primeira vezao terceiro lugar.

Os uruguaios subiramuma posição, assim como aAlemanha, nova vice-líder,enquanto a Holanda, antessegunda colocada, caiupara o quarto lugar. Essa éa primeira vez desde a Copado Mundo de 2010 que osholandeses deixam o grupodos três primeiros, depois

de terem se sagrado vice-campeões mundiais na Áfri-ca do Sul.

O Brasil foi prejudicadopor não ter disputado amis-tosos em março. Anterior-mente, a vitória por 2 a 1sobre a Bósnia, em duelorealizado no final de feve-reiro, fez a seleção de ManoMenezes saltar duas posi-ções e chegar ao quinto lu-gar no mês passado.

Portugal subiu duas po-sições e assumiu o quintolugar, ultrapassando justa-mente o Brasil e a Inglater-ra, que também caiu umposto e agora figura emsétimo no geral. A Argen-tina deixou a oitava colo-cação e passou a ocupar adécima. Foi ultrapassada

por Croácia e Dinamarca,que subiram dois postoscada uma e assumiram res-pectivamente o oitavo e onono lugares. Para os dina-marqueses a ascensão foisignificativa, pois esta é amelhor colocação do paísdesde agosto de 1997.

Entre as grandes potên-cias mundiais que figuramno top 20, a Itália foi quemmais caiu ao deixar a nonacolocação e passar para a12ª. Enquanto isso a Françase manteve na 16ª posição.

A próxima atualizaçãodo ranking da Fifa aconte-cerá em 09 de maio. Nomesmo mês o Brasil dispu-tará amistosos contra Di-namarca, no dia 26, e Esta-dos Unidos, no dia 30.

O nome do ex-técnico precisaser aprovado pelas federa-ções que compõem a região.Marco Polo Del Nero, presi-dente da Federação Paulistade Futebol, é o preferido deseu Estado.

Zagallo participou pelaúltima vez em algum cargoda CBF em 2006, quando foicoordenador técnico do en-tão técnico da Seleção Brasi-leira, Carlos Alberto Parrei-ra, no Mundial de 2006, naAlemanha. Depois disso, foidispensado pela entidade,quando Dunga assumiu o co-mando técnico do time.

Jogos Abertos de Maripá começam segunda-feiraAcontece na segunda-

feira (16), às 19h15, a aber-tura da 14ª edição dos Jo-gos Abertos de Maripá,evento que ocorre a cadadois anos com o apoioDepartamento de Espor-tes e Lazer. Segundo odiretor da pasta, AdirWulf, esta edição tem omaior número de equipesinscritas. São, no total,equipes de 11 associaçõesque disputarão atletismo,bocha, bolão, canastra,

A Sadia/Prefeitura deToledo/Sesi teve mais umaatleta convocada para a Se-leção Brasileira de Ginásti-ca Rítmica. Pâmela de Oli-veira, 17 anos, foi chamadapara a Seleção Brasileiraadulto de conjunto e viajouontem (11). Ela vai se juntara Mayra Gmach, que foi con-vocada em março deste anoe já treina com a equipe emAracaju. Pamela já integrou

a Seleção Brasileira juvenil,em 2009, com apenas 13anos de idade, quando foiconvocada pela primeiravez. Nesta condição, parti-cipou e conquistou a meda-lha de prata no geral e debronze no arco nos JogosPan-Americanos Juvenil, emCuba, em 2009. Depois fo-ram mais duas convocações,na categoria adulto, em 2010e 2011.

Nova atleta de Toledo éconvocada para seleção

futebol sete, futsal, fute-vôlei , s inuca, tênis demesa, truco, voleibol, tiroao alvo, bolãzinho demesa e pôquer.

Dois ônibus sairão deVila Candeia e Pérola Inde-pendente para levar os atle-tas à abertura da competi-ção, no ginásio de esportes.

Page 22: 04-12-2012.pdf

22 | O PRESENTE - Edição 3320 GERAL/EDITAIS QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2012

JEPS

Jogos Escolares iniciamhoje em Guaíra

Abertura, com desfile dasdelegações, acontece às 19h30, noGinásio de Esportes Robinson Reis

Uma grande festa es-portiva está marcadapara hoje (12), às 19h30,na quadra do Ginásio deEsportes Robinson Reis,em Guaíra. Com a parti-cipação de aproximada-mente 450 atletas, será re-alizada a solenidade deabertura da fase munici-pal dos Jogos Escolaresdo Paraná (JEPs). Alémdo desfile das delegações,a grande expectativa épara as apresentações ar-tísticas, que já se torna-ram tradição no evento.

Na fase municipal se-rão realizadas disputasmasculinas e femininasde futsal, voleibol e vôleide areia. Na regional, osguairenses participamtambém das modalida-des de xadrez, tênis demesa, basquete masculi-no e atletismo.

Segundo o secretáriode Esportes e Lazer, Ed-son Tobias Mendes, agrande participação dosatletas guairenses é refle-xo do crescimento do se-tor no município. “O res-peito aos jogadores podeser percebido no númerode atividades que esta-mos oferecendo. É possí-vel praticar caiaque, tê-nis, futebol, voleibol, fut-sal, futebol, entre outrosesportes. São opções paraos que gostam de modali-dades coletivas e indivi-

duais”, diz. “Temos umaboa expectativa para estacompetição e a certeza deque as nossas equipes se-rão destaques em todoParaná”, completa.

PRIMEIRA ETAPAA primeira fase dos

jogos inic ia amanhã(13), às 13h30, no giná-sio. Todos os jogos dacategoria B serão reali-zados no período da tar-de. As disputas da cate-goria A acontecem noperíodo da noite.

No sábado (14), come-çam os jogos de vôlei deareia. As disputas serãorealizadas no Centro Ná-utico Marinas.

Os vencedores da eta-pa municipal poderãofazer a inscrição para aetapa seguinte direta-mente com o Núcleo Re-gional de Ensino.

ESCOLASAs escolas são repre-

sentadas por uma equipeem cada modalidade.Neste ano participam dosjogos os colégios JardimZeballos, Jaime Rodri-gues, Presidente Roose-velt, Mendes Gonçalves,Vereador Samuel Benck,Maria Bolwerk e Francis-cano Nossa Senhora doCarmo (Cofracarmo). AEscola Mário Luiz tam-bém estará nas disputas.

TENTATIVARadarbo

Luciano Rodrigues Gomes, 19 anos, foi vítima de umatentativa de homicídio na tarde de ontem (11), na Rua

Dr. Cid Marcondes de Albuquerque, próximo aoSindicato dos Trabalhadores na Indústria, no Jardim

Panorama, em Toledo. Ele foi ferido com dois tiros nascostas e socorrido pelo Corpo de Bombeiros. A vítimanão soube informar o motivo do crime. Ela foi levada

para a Casa de Saúde Bom Jesus.

Page 23: 04-12-2012.pdf

Edição 3320 - O PRESENTE | 23QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2012 EDITAIS

Page 24: 04-12-2012.pdf

24 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2012

Clube de idosos é reinaugurado em Quatro PontesPARCERIA

Espaço foi remodelado e ampliado. Poder Público contribuiu com aproximadamente R$ 27 milO Clube de Idosos e Ami-

gos de Quatro Pontes foi rei-naugurado ontem (11). A re-forma incluiu a remodelaçãoe a ampliação do espaço. Aobra foi realizada a partir deuma iniciativa do clube, emparceria com o Poder Públi-co, que contribuiu com apro-

ximadamente R$ 27 mil.De acordo com o prefeito

Rudi Kuns, a municipalidadebusca sempre dar apoio eatenção às ações da terceiraidade. “Já foram feitas ante-riormente reformas de ba-nheiros e churrasqueiras.Desta vez, colaboramos com

Momento em que autoridades, lideranças e membros do clube faziam o descerramento da faixa inaugural

a reforma da fachada do pré-dio, que agora está com ca-racterísticas germânicas, bemcomo com a ampliação doespaço, para oferecer melho-rias em termos de estrutura,proporcionando a eles maiorcomodidade em suas ativi-dades e festividades”, decla-

rou.O presidente do Clube de

Idosos, Armando Ewerling,comenta que a partir da re-modelação do espaço, serámais tranquila a recepção dossócios. “Ficamos contentescom a obra. O espaço para oalmoço agora é maior. Tam-

bém temos agora um maiorespaço para realizar nossasatividades, que nos deixammuito felizes. São encontrospara rever amigos e confra-ternizar”, destaca.

A reinauguração contoucom representantes dos po-deres Executivo e Legislati-vo e sócios do clube.

A fachada do prédio foi reformada e agoraapresenta características germânicas

Fotos: Divulgação

Page 25: 04-12-2012.pdf

O PRESENTE | 25QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2012 AGRONEGÓCIO

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Sindicato Rural terá Assembleia Geral dia 25Além da prestação de contas e apresentação de relatórios, na oportunidade

também será definida a comissão eleitoralEstá marcada para o dia

25 de abril, às 14 horas, noauditório da Associação Mu-nicipal dos Suinocultores(AMS), a Assembleia GeralOrdinária (AGO) do Sindica-to Rural de Marechal Cândi-do Rondon. Podem e devemparticipar da reunião todos ossindicalizados à entidade,porém, informa o presidenteValdemar Kaiser, têm direitoao voto aqueles que estão comas contribuições em dia. Kai-ser menciona que na pauta daAGO consta a prestação decontas do ano de 2011, a apre-ciação dos relatórios financei-ro e da diretoria, além da elei-ção da Comissão Eleitoral.

Conforme o presidente, orelatório financeiro do sindi-cato aponta sobras de

Luciany Franco/OP

R$ 119.830,23. “Dinheiro queestá investido e que servepara a manutenção do sindi-cato, bem como à contrapar-tida de benefícios para os sin-dicalizados”, expõe.

Já no relatório de ativida-des, Kaiser comenta que umdos destaques é o número decursos promovidos em 2011.Foram cerca de 85, envolven-do em torno de 1,5 mil pesso-as. “Fomos um dos sindica-tos do Paraná que mais pro-moveram eventos de qualifi-cação e reciclagem para seusassociados, no ano passado”,comemora. Ele cita, ainda, ati-vidades realizadas no senti-do de fortalecer o movimen-to em prol da votação e apro-vação do Código FlorestalBrasileiro. “Fomos em comi-

tiva a Brasília e participamosde vários outros encontros ereuniões”, acrescenta.

ELEIÇÃOA eleição da Comissão

Eleitoral, destaca Kaiser, éoutro ponto muito importan-te da AGO. O presidente doSindicato Rural explica quecinco pessoas que tenham co-nhecimento do processo vãoconduzir a eleição, que ocor-re em 2013. Contudo, já teráseu edital publicado no finalde 2012. “É melhor deixartudo organizado com ante-cedência, para facilitar o pro-cesso”, pontua.

Ao final da Assembleia,informa a liderança, os sindi-calizados presentes receberãoum brinde personalizado.

Pecuaristas de Guaíra são beneficiados pelo programa Arenito CaiuáForam aprovados em Gua-

íra os primeiros financiamen-tos do programa ArenitoCaiuá, que faz parte de umconvênio entre Governo doEstado e o Banco do Brasil(BB). Para levar mais infor-mações sobre o projeto e in-centivar a participação dosprodutores, foi realizada umareunião ontem (11), na Asso-ciação Atlética Banco do Bra-sil (AABB).

A iniciativa, que prevê me-lhorias nos lucros de produ-ção, na qualidade de vida eaumento de produtividade,contemplou quatro produto-res de leite guairenses. Fo-ram aprovados financiamen-tos no valor de R$ 98,7 mil,R$ 15 mil e dois de R$ 20 mil.Os valores serão investidos

na compra de novilhas, resfri-adores, ampliação de estreba-ria e construção de barracões.

Os produtores que tive-ram os projetos aprovadosterão até dez anos para qui-tar o financiamento, sendotrês de carência, com os jurosde 2% ao ano, o que repre-senta 0,7% por mês. “Os va-lores baixos são estímulospara que as pessoas busquemcada vez mais a diversifica-ção do seu negócio”, discorreo gerente da agência de Gua-íra, Celso Domingues.

A produtora de leite Miri-am Pereira Marques, que foiuma das beneficiadas, diz quevem buscando novas alterna-tivas para aprimorar cada vezmais a produção de leite.

Todos os produtores aten-

didos pelo programa recebe-rão assistência da Emater eda prefeitura, por intermé-dio da Secretaria de Agricul-tura e Meio Ambiente. “Omunicípio possui um conjun-to de fenação disponível paraauxiliar os bovinocultores napreparação do feno. Tambémcontratamos uma empresaespecializada em inseminaçãoartificial, que dará aos pro-dutores de leite a oportuni-dade de aprimorar seu reba-nho”, declara o chefe da pas-ta, Rogério Xavier Lima.

De acordo com o gerentedo BB de Guaíra, o programaé importante para que os pro-dutores se fortaleçam cadavez mais. “Além de oportu-nizar a melhoria do setor nomunicípio, o banco acredita

no associativismo. Pensandonisso, propomos também aorganização de diversos en-contros entre a classe, com aparticipação de profissionaisque atuam no segmento e deempresas que se interessempelo desenvolvimento do se-tor”, salienta.

Participaram da reuniãorepresentantes do Banco doBrasil, da Emater, produto-res rurais, representantes doConselho de Desenvolvi-mento Rural, Sindicato dosTrabalhadores Rurais, Sin-dicato Patronal Rural, coo-perativas, agrônomos auto-ridades e funcionários daPrefeitura de Guaíra.

PROGRAMAPor meio do programa Are-

nito Caiuá, é possível benefi-ciar proprietários rurais comfinanciamentos que podemvariar de R$ 150 mil a R$ 2

milhões. Em Guaíra, os valo-res serão direcionados prin-cipalmente para o desenvol-vimento de atividades comobovinocultura de leite e man-diocultura, que já fazem par-te da cultura da região.

Para colocar o projeto emprática, foram firmadas par-cerias com universidades,prefeituras e empresas vin-culadas com a Secretaria deAgricultura do Paraná, comoEmater. Técnicos percorre-ram as áreas do arenito paramapear as atividades agro-pecuárias desenvolvidas.Com os estudos dos parcei-ros, poderão ser definidosindicadores e metas para osgrupos de produtores.

A iniciativa irá beneficiar osetor agropecuário de 107 mu-nicípios do Noroeste do Para-ná. Segundo informações doBB, serão investidos na re-gião cerca de R$ 700 milhões.

Divulgação

Presidente doSindicatoRural deMarechalCândidoRondon,

ValdemarKaiser: “É

importante aparticipaçãode todos os

sindicalizadosna

Assembleia”

Solenidadecontou com aparticipação

de pecuaristase autoridades

Page 26: 04-12-2012.pdf

SÚMULA DEEMISSÃO DE

LICENÇAPRÉVIA

A empresa abaixotorna público que rece-beu do IAP Licença Pré-via para o empreendi-mento a seguir especi-ficado:

EMPRESA: CarlitoFincke

ATIVIDADE: Suino-cultura

ENDEREÇO: LoteRural nº 21-A, Per. K-10, linha Itapiranga

MUNICÍPIO: PatoBragado, Paraná.

VALIDADE: 27/03/2014

SÚMULA DEPEDIDO DELICENÇAPRÉVIA

A empresa L&D Mi-neradora Eireli - MEtorna público que reque-reu ao IAP Licença Pré-via para estudos de ins-talação de extração ebritamento de pedras eoutros matérias paraconstrução e beneficia-mento associado, cons-trução de rodovias ecomércio varejista deareia e pedra britada, aser implantado na Ro-dovia BR 163, km 288,s/n, município de Mare-chal Cândido Rondon,Estado do Paraná.

SÚMULA DEEMISSÃO DALICENÇA DEINSTALAÇÃO

A empresa abaixotorna público que rece-beu do IAP Licença deInstalação para o em-preendimento a seguirespecificado:

Empresa: SLA –Indústria de Placas deBateria Ltda

Atividade: Fabrica-ção de placas de bate-rias automotivas

Endereço: LR 138/C, linha Sanga Alegre

Município: Merce-des, Paraná.

Validade: 05/07/2012

26 | O PRESENTE - Edição 3320 EDITAIS QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2012

Page 27: 04-12-2012.pdf

Edição 3320 - O PRESENTE | 27QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2012 EDITAIS

Page 28: 04-12-2012.pdf

Classificados na internet: www.opresente.com.br QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 201228 | O PRESENTE

APARTAMENTO, ven-do, 146 m², suíte c/ clo-set, semi-mobiliado, noEd. Porto Britânia, sendo65% de entrada, saldo em1 ano p/ pgto sem juros.Tr. (45) 3254-3144 ou 9965-0030 com Toninha Imó-veis. Creci 9.384.

APARTAMENTO, ven-do, 150 m², no prédio daFerragens Rondon, frentep/ Av. Rio Grande do Sul,valor a combinar. Tr. (45)3254-3144 ou 9965-0030com Toninha Imóveis. Cre-ci 9.384.

APARTAMENTO, ven-do, c/ 1 suíte, 3 quartos,garagem p/ 3 carros, noEd. Di Cavalcante, na R.Men de Sá esq. c/ Ceará,R$ 200.000,00. Tr. (45)9972-5013 ou 3254-1718com Imobiliária Bier. Cre-ci 2390.

APARTAMENTO, ven-do, c/ 2 quartos, 2 salas,bwc, cozinha embutida,apto remodelado c/ deta-lhes em gesso, guarda-roupa 6 portas, garagem,no Cond. Tancredo Neves,bloco 6, terreo, em MCR,R$ 90.000,00. Tr. (45)9935-4200 ou 3254-9559.

APARTAMENTO, ven-do, c/ 2 quartos, 2 salas,bwc, cozinha embutida,apto remodelado c/ deta-lhes em gesso, guarda-roupa 6 portas, garagem,no Cond. Tancredo Ne-ves, em MCR, R$100.000,00. Tr. (45) 9935-4200 ou 3254-9559.

APARTAMENTO, ven-do, no centro de MCR, va-lor a combinar, aceito car-ro. Tr. (45) 8826-8275 .

APARTAMENTO, ven-do, no Tancredo Neves, 3ºpiso, quitado, R$75.000,00. Tr. (45) 3254-3144 ou 9965-0030 comToninha Imóveis. Creci9.384.

APARTAMENTOS, ven-do, 189 m², com 2 vagasna garagem, no Valle doReno, valor a combinar,aceito terra, estudo pro-postas. Tr. (45) 3254-3144ou 9965-0030 com Toni-nha Imóveis. Creci 9.384.

CASA, compro, em Ma-ripá, valor a combinar. Tr.(45) 9926-1071 com Eloi.

CASA, vende-se, 135m², com laje, 2 quartos, 1suíte, sala, cozinha, bwc,garagem, despensa, áreade serviço, na R. Cabral,Lot. Neitzke, R$225.000,00, pode ser fi-nanciada. Tr. (45) 3254-5000 com Certo Imóveis.Creci J-4248.

CASA, vende-se, 70m², nova, c/ laje, 2 quar-tos, sala, cozinha, bwc,lavand., garagem, na RuaTres Passos, 183, Lot.São Francisco, R$95.000,00, pode ser fi-nanciada. Tr. (45) 3254-5000 com Certo Imóveis.Creci J-4248.

CASA, vendo, 100 m²,em Umuarama, sendo 1suíte, 2 quartos, bwcsocial , sala, cozinha,área de serviço, gara-gem, R$ 180.000,00,acei to carro. Tr. (44)9836-3506 com Rosi.

CASA, vendo, 100 m²,suíte + 2 quartos, demaisdepend., ótima localiza-ção, próximo ao PostoTonin/Copagril, R$180.000,00. Tr. (45) 9969-6919 com Valdir/JF Inves-timentos.

CASA, vendo, 111 m²,suíte + 2 quartos, demaisdepend., ótimo acabamen-to, próximo ao Clube Ali-ança, R$ 175.000,00. Tr.(45) 9969-6919 com Val-dir/JF Investimentos.

CASA, vendo, 135 m²,alvenaria, c/ 3 quartos,sala, cozinha, lavand., 2bwc, garagem, terreno 500m², na Rua Cabral, nº 295,300 m do Banco do Bra-sil, R$ 138.000,00. Tr. (45)3284-1048 ou 9962-0082com Antonio Corretor deImóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 136.5 m²,suíte + 2 quartos, piso emporcelanato e laminado,acabamento em gesso,terreno 600 m², no Lot.Bem-Te-Vi, valor a combi-nar. Tr. (45) 9969-6919com Valdir/JF Investimen-tos.

CASA, vendo, 150 m²,terreno 20x40, próximo aoHospital Rondon, emMCR, R$ 185.000,00,aceito terreno. Tr. (45)3284-1048 ou 9962-0082com Antonio Corretor deImóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 157 m²,com forro de madeira, 3quartos, 2 bwc, sala, co-zinha, garagem, área defesta, terreno 14x49, mu-rada, Rua 12 de Outubro,nº 2565, no Lot. Rainha,R$ 130.000,00, pode serfinanciada. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 comAntonio Corretor de Imó-veis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 68.92m², c/ laje, 3 quartos,sala, cozinha, lavand.,bwc, garagem, no Lot.Santa Felicidade, MCR,R$ 86.000,00. Tr. (45)3284-1048 ou 9962-0082com Antonio Corretor deImóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 70 m², al-venaria, c/ laje, 2 quartos,sala, cozinha, bwc, la-vand., churrasq., terrenoc/ espaço p/ construir + 2aptos, na Rua Pernambu-co, nº 2260, próximo àUnioeste, em MCR, valora combinar, pode ser fi-nanciada. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 comAntonio Corretor de Imó-veis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 70 m², emconstrução, c/ laje, 3 quar-tos, sala, cozinha, bwc,na R. das Hortências,Bairro Higienópolis, valora combinar. Tr. (45) 9994-8275 com Eduardo.

CASA, vendo, 85 m², naR. Castelo Branco, nº3254, 500 m da rotatóriada bandeira, R$110.000,00. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 comAntonio Corretor de Imó-veis. Creci 17.145.

CASA, vendo, c/ 2 quar-tos, sala, cozinha, bwc,lavand., garagem coberta,toda cercada e murada,no Bairro São Lucas, R$65.000,00. Tr. (45) 9952-3583 com Rodrigo.

CASA, vendo, de esqui-na, aprox. 130 m², c/ 4quartos, 2 salas, bwc, co-zinha, poço de luz, la-vand., churrasq., gara-gem, 2 canis, toda cerca-da c/ cerca de 2 m de al-tura, toda c/ cerâmica, qui-tada, 800 m do centro, R$140.000,00, aceito carrocomo parte de pgto. Tr.(45) 9156-7965 com Nei.

CASA, vendo, suíte + 2quartos, 118 m², com laje,na Rua Almir Dalla Vec-chia, nº 663, terreno12x50, próximo ao PeixeFrito, R$ 240.000,00, acei-to carro. Tr. (45) 9972-5013ou 3254-1718 com Imobi-liária Bier. Creci 2390.

CASAS, vendo, 2, de al-venaria, 120 m² de frentee 80 m² a dos fundos, ter-reno 12.5x30, R. Progres-so, nº 266, no Lot. SãoFrancisco, R$ 120.000,00.Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Corre-tor de Imóveis. Creci17.145.

CASAS, vendo, conju-gadas, c / 2 quar tos ,sala, cozinha, lavand.,garagem, pelo programaMinha Casa Minha Vida,valor a combinar. Tr.(45) 9969-6919 comValdir/JF Investimentos.

CHÁCARA, vendo, 3.5alq., com casa de 3 pi-sos, açude grande, matanatural e casa para ze-lador, próxima ao novomercado da Copagri l ,R$ 580.000,00. Tr. (45)9972-5013 ou 3254-1718 com Imobil iáriaBier. Creci 2390.

CHÁCARA , vendo,33.000 m², ideal p/ in-dúst r ia ou comérc io ,frente para BR 163, pró-ximo a Novo Horizonte,valor a combinar. Tr.(45) 9969-6919 comValdir/JF Investimentos.

CHÁCARA, vendo, 4.5alq., próximo à Sperafi-co , fundos, R$250.000,00. Tr. (45)9972-5013 ou 3254-1718 com Imobil iáriaBier. Creci 2390.

MEIO TERRENO, ven-do, no Lot. Gralha Azul,R$ 27.000,00. Tr. (45)8805-8403 (tim).

SOBRADO, vende-se,331.39 m², c/ laje, usado,3 quartos, 2 suítes, 2 sa-las, cozinha, 2 bwc, escri-tório, jd. de inverno, la-vand., garagem, terreno528 m², no Lot. Lohmann,R$ 650.000,00, pode serfinanciado. Tr. (45) 3254-5000 com Certo Imóveis.Creci J-4248.

SOBRADO, vendo, 187m², c/ 2 quartos, 1 suítec/ sacada, 2 salas, bwc,cozinha, lavand., gara-gem, terreno 13x48, na R.Presidente Costa e Silva,nº 1253, em MCR, R$320.000,00. Tr. (45) 9968-8581 ou 3279-1201.

SOBRADO, vendo,259.99 m², c/ terreno de25x40, piscina, área defestas, na Rua Paraíba, nº135, R$ 380.000,00, acei-to Apartamento em Curiti-ba. Tr. (45) 3284-1048 ou9962-0082 com AntonioCorretor de Imóveis. Creci17.145.

SOBRADO, vendo, com4 quartos + 1 suíte, 5 ba-nheiros, área de festa compiscina, toda murada comcerca elétrica, alarme, to-das as dependências comares-condicionados, naRua 12 de Outubro, nº 433,20 m da Av. Rio Grande doSul, valor a combinar. Tr.(45) 3254-8586 ou 9991-2647.

Temperatura: 31º/20º Temperatura: 29º/20º Temperatura: 29º/20º Temperatura: 30º/20º Temperatura: 31º/20ºTemperatura: 29º/20º

Page 29: 04-12-2012.pdf

O PRESENTE | 29QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2012 CLASSIFICADOS

TERRA, vende-se, 2.6alq., com benfeitorias, nalinha São Cristóvão, R$140.000,00, aceito propos-tas. Tr. (45) 3254-5000com Certo Imóveis. CreciJ-4248.

TERRA, vendo, 1 alq., c/casa nova, pré-moldado,porão p/ cantina de vinho,açude, 1.400 pés de uvae 400 pés de espinheirasanta, 3 km do asfalto,saída de Quatro Pontes,R$ 230.000,00. Tr. (45)9972-5013 ou 3254-1718com Imobiliária Bier. Cre-ci 2390.

TERRA, vendo, 12 alq.,toda em pasto, em SãoJosé do Iguaçu, valor: 600scs de soja o alq. Tr. (45)9972-5013 ou 3254-1718com Imobiliária Bier. Cre-ci 2390.

TERRA, vendo, 30 alq.,em linha Petroske, valor acombinar. Tr. (45) 9994-3442.

TERRA, vendo, 4.5 alq.,c/ casa mista 126 m², gal-pão 20x10, 2 açudes,planta 2.5 alq., na linhaBaitaca, R$ 300.000,00.Tr. (45) 9969-6919 comValdir/JF Investimentos.

TERRA, vendo, 41 alq.,toda mecanizada de 1º, c/2 barracões, 2 casas,poço artesiano, 5 km doasfalto, em Japorã, Mun-do Novo, MS, valor: 900scs de soja o alq., aceitotroca. Tr. (45) 9972-5013ou 3254-1718 com Imobi-liária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 5 alq.,com 14 vacas de leite, or-denhadeira, casa boa, chi-queiro médio de alvenaria,porteira fechada, em NovoHorizonte, R$ 320.000,00,aceito casa em Rondon.Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobiliária Bier.Creci 2390.

TERRA, vendo, 60 alq.,planta 20, c/ várias benfei-torias, a 4 km do centrode MCR, próximo ao Gua-rani, R$ 2.100.000,00. Tr.(45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobiliária Bier.Creci 2390.

TERRA, vendo, 8.2 alq.,planta 4.5, ótima p/ plan-tação de eucaliptos, c/casa de madeira, galpãop/ fumo, 2 açudes, na li-nha Três Irmãs, em Mer-cedes, R$ 375.000,00. Tr.(45) 9969-6919 com Val-dir/JF Investimentos.

TERRENO, vende-se,378 m², na R. Colombo,Lot. Elio Winter, R$90.000,00, aceito veículocomo entrada. Tr. (45)3254-5000 com CertoImóveis. Creci J-4248.

TERRENO , vendo,1.000 m² (20x50), na R.Cabral, duas quadras daAv. Rio Grande do Sul,valor a combinar, aceitotroca. Tr. (45) 3254-7000.

TERRENO , vendo,12.60x40.20, no Lot. NovaAmérica, R$ 55.000,00.Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Corre-tor de Imóveis. Creci17.145.

TERRENO , vendo,12x45 (560 m²), no Lot.Bem-Te-Vi, valor a combi-nar. Tr. (45) 9982-1401.

TERRENO , vendo,13.1x37 (485 m²), comasfalto, no Lot. Vale doSol, a 2 quadras do PostoTonin, saída p/ Curvado,R$ 50.000,00. Tr. (45)9135-3475 ou 3284-2591com Cris.

TERRENO , vendo,16x31, com casa e salacomercial, na Av. Maripá,próximo à Copagril, valora combinar. Tr. (44) 8403-8010 ou (45) 9906-1147 .

TERRENO , vendo,20x40, de esquina, na Av.Cap. Heitor Mendes, emPorto Mendes, R$47.000,00. Tr. (45) 9974-3710.

TERRENO , vendo,25.5x16 (408 m²), de es-quina, no Lot. Bem-Te-Vi,valor a combinar. Tr. (45)9982-1401.

TERRENO, vendo, 390m² (13x30), no Lot. Flores-ta, próximo ao BairroFrankfurt, valor a combinar.Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Corre-tor de Imóveis. Creci17.145.

TERRENO, vendo, 400m² (20x20), no Cond. Res.das Águas, próximo aoSesc, valor a combinar,aceito troca. Tr. (45) 8805-8484.

TERRENO, vendo, 803m², 200 m da avenida, noLot. Marechal, próximo aoposto de saúde, R$58.000,00. Tr. (45) 9969-6919 com Valdir/JF Inves-timentos.

TERRENO, vendo, 805m² (14x57.5), na Av. RioGrande do Sul, Lot. Res.Vale Verde, próximo aoPosto Tonin, valor a com-binar, aceito troca. Tr. (45)3254-7000.

TERRENO, vendo, comsala comercial de 200 m²e casa de 100 m², no cen-tro de Entre Rios do Oes-te, valor a combinar, acei-to, terreno, casa, cami-nhão ou carreta. Tr. (45)9938-7738.

TERRENO, vendo, naAv. Maripá, a 1/2 quadrado Ruzza Supermerca-dos, em MCR, R$300.000,00, aceito terreno.Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobiliária Bier.Creci 2390.

TERRENOS, vendo, 812m², de esquina, na Rua 7de Setembro, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-3144ou 9965-0030 com Toni-nha Imóveis. Creci 9.384.

TERRENOS, vendo, vá-rios, no Lot. São Francis-co, valor a combinar, par-celas de 40 a 50 mesesc/ entrada de R$ 5.000,00.Tr. (45) 9978-6422 comRaimundo van den Boon.Creci-F 11955-J.

ALUGO QUARTOS,mobiliados, sendo um de-les de 4x5 m, próximo àUnioeste, em MCR, valora combinar, incluso luz,água e internet. Tr. (45)9147-3785 ou 9106-8688.

APARTAMENTO ofere-ço p/ alugar, na R. Caste-lo Branco esq. c/ MatoGrosso, em cima da Pa-daria Gula-Gula, R$550,00. Tr. (45) 8404-1596com Eloi.

APARTAMENTO, ofere-ço p/ alugar, 100 m², c/ 3quartos, demais depend.,com sacada, churrasq., 2ares-condic., garagem, in-terfone, na Av. Rio Grandedo Sul, 3º andar, PrédioMultiplex, em MCR, R$730,00, incluso condomí-nio. Tr. (45) 3284-2591 ou9135-3475.

APARTAMENTO, ofere-ço p/ alugar, 100 m², naRua Paraná, nº 1143, c/ 3quartos, sala, cozinha, la-vand., churrasq., bwc, sa-cada, sem condomínio,R$ 600,00. Tr. (45) 3254-1143 com Lurdes.

APARTAMENTO, ofere-ço p/ alugar, 110 m², c/ 3quartos, sala, cozinha,sala de jantar, garagem,lavand., valor a combinar.Tr. (45) 9961-9525 ou 9968-5467 com Milico.

APARTAMENTO, ofere-ço p/ alugar, 150 m², c/ 3quartos, 2 bwc, garagem,área de festas, em cimada Arco Iris Tintas, emMCR, valor a combinar. Tr.(45) 3254-5836 com Clau-demir.

APARTAMENTO, ofere-ço p/ alugar, c/ 3 quartos,2 bwc, 2 salas, cozinha,lavand., garagem, na Av.Maripá, nº 1751, em fren-te à Campovet, R$560,00, incluso condomí-nio e água. Tr. (45) 9807-1109 ou 9118-0058 comJuliano.

CASA, ofereço p/ alu-gar, 130 m², c/ 2 quartos,1 suíte, 2 salas, cozinha,bwc, lavand., garagem,churrasq., portão elet., naR. Amapá esq. c/ Men deSá, próximo à Unifass, R$750,00. Tr. (45) 3254-3128ou 9952-6136 com Fran-cisco Imóveis.

CASA, ofereço p/ alu-gar, alvenaria, c/ 3 quartos,sala, cozinha, bwc, gara-gem, demais depend., naR. Sergipe, nº 1529, pró-ximo ao Col. Criança Fe-liz, em MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-2195ou 9810-9060 com Celi-ta.

CASA, ofereço p/ alu-gar, alvenaria, nova, c/ laje,1 suíte, 2 quartos, gara-gem c/ portão eletr., noLot. Port III, Rua Santa Ca-tarina esq. c/ Carlos Alber-to Datch, R$ 622,00 pormês. Tr. (45) 3254-4814 ou9921-9844 com LocalizaNegócios Imobiliários. Cre-ci J 4743.

CASA, ofereço p/ alu-gar, c/ 3 quartos, sala, co-zinha, bwc, garagem, la-vand., churrasq., na Rua12 de Outubro, 1860, pró-ximo ao Sesc, R$ 600,00.Tr. (45) 3254-3128 ou 9952-6136 com Francisco Imó-veis.

CASA, ofereço p/ alu-gar, c/ laje, 10 peças, emfrente à Princesa dosCampos, valor a combinar.Tr. (45) 9974-7190 com Ze-naide.

CHALÉ, ofereço p/ alu-gar, c/ 3 quartos, no Jd.São Francisco, em MCR,R$ 380,00. Tr. (45) 3284-1594 com Janete.

SALA COMERCIAL,ofereço p/ alugar, 85 m²,na Rua 7 de Setembro, nº1004, centro, próximo àCasa Sérgio, valor a com-binar. Tr. (45) 9965-3969ou 3254-3180.

SALA COMERCIAL,ofereço p/ alugar, 90 m²,no Ed. Dom Pedro, cen-tro, valor a combinar. Tr.(45) 9966-3363 ou 3254-1857 com Nelson.

SALA COMERCIAL,ofereço p/ alugar, no Ed.Itacorá, para 2 ou 3 ambi-entes, reformada e pinta-da, no centro de MCR, va-lor a combinar. Tr. (45)9135-4616 (tim) ou 3254-2126 com Alexandre.

SALA COMERCIAL,ofereço p/ alugar, nova,240 m², 2 bwc, na Av. RioGrande do Sul, nº 7438,ao lado do Toni Bebidas,saída p/ Porto Mendes,valor a combinar. Tr. (45)3284-1325 ou 9916-2700.

Você sabia que temdireito a indenização?

Atenção vítimas de acidentedo ano de 2008 à 2011

H.J. MUNCHEN & VENGRAT

Informações (45) 9972-79239134-93843254-4503

CNPJ: 10759805/0001-77

Page 30: 04-12-2012.pdf

SALA COMERCIAL,ofereço p/ alugar, nova, c/2 bwc, na R. Cabral, nº875, próximo ao HospitalRondon, valor a combinar.Tr. (45) 9921-5407.

BLAZER 2.4, vendo, ano2001, preta, completa,equipada com som, rodas18, R$ 34.000,00. Tr. (45)9973-8096.

CAMINHÃO 3/4, vendo,Agrale 1600D, ano 86,motor MWM, 3 cc, 5º mar-cha, R$ 18.000,00. Tr. (45)9962-0267 ou 9917-2874com Antonio.

CAMINHÃO, vendo, Car-go 1517, Ford, ano 86/86,toco, c/ carroceria baixa,motor MWM, R$38.000,00. Tr. (45) 9971-1922 ou 3254-3955 comEdson.

CAMINHÃO, vendo, Car-go 2422, Ford, ano 2007/08, truck no chassi, R$126.000,00, financio. Tr.(45) 9971-1922 ou 3254-3955 com Edson.

CAMINHÃO, vendo,Mercedes Benz 1313, ano77, graneleiro, revisado,em ótimo estado, valor acombinar, aceito carro demenor valor. Tr. (45) 9982-2026.

CAMINHÃO, vendo, VW6.90, ano 83, valor a com-binar, aceito carro até R$12.000,00. Tr. (45) 9950-2032.

CHEVETTE, vendo, ano83, valor a combinar. Tr.(45) 9123-5932.

CORSA 1.0, vendo, ano2000/01, 2 portas, R$11.000,00, somente à vis-ta. Tr. (45) 8805-8403com Paulo.

CORSA CLASSIC SE-DAN, vendo, ano 2005,completo, álcool, rodasesportivas 14, pneus se-minovos, IPVA 2012 pago,dvd, 2º dono, R$20.000,00. Tr. (45) 9941-6755.

CORSA SEDAN MAXX1.8, vendo, ano 2005, me-tálico, flex, 4 portas, aro14, completo, R$24.500,00. Tr. (45) 9922-8062 com Danielli.

CORSA WAGON, ven-do, ano 2000, prata, c/ DH,placa A, pneus novos, tra-va e vidros elétricos, R$13.800,00. Tr. (45) 9914-8383 com Marcos.

CORSA WIND MPFI1.0, vendo, ano 2001/01,prata, 4 portas, baixa km,em ótimo estado, valor acombinar. Tr. (45) 9968-4052 com Juliano.

ESCORT 1.6, vendo,ano 94, prata, álcool,Ford, em ótimo estado, R$8.000,00, aceito moto. Tr.(45) 9975-0388 com Adri-ano.

F-250 XLT-L, vendo, ano2005/05, completa, c/ airbag, abs, pneus novos,particular, impecável, valora combinar. Tr. (45) 3254-9070 ou 8802-5488.

F-4000, vendo, ano 80/80, com boiadeira, carro-ceria alongada, DH, motorMWM e caixa 5º marchanovos, R$ 35.000,00. Tr.(45) 9944-7004.

FIESTA, vendo, ano 96,verde, 4 portas, Ford, mo-tor novo 1.3, completo, emótimo estado, valor a com-binar, aceito moto. Tr. (45)9975-0388 com Adriano.

FOCUS, vendo ou troco,ano 2006, prata, 4 portas,completo, R$ 25.000,00,aceito carro ou moto demenor valor. Tr. (45) 9930-5995.

GOL 1.8, vendo ou tro-co, ano 86, turbo, pistõesforjados, susp. de rosca,som, vidros, travas, alar-me, rodas orbitais 15, emótimo estado, R$10.000,00. Tr. (45) 8834-1048.

GOL G5 1.0, vendo, ano2009/10, prata, completo- DH, com 38.000 km, R$15.000,00 + 54x de R$570,00. Tr. (45) 8836-8160.

GOL SPECIAL, vendo,ano 2004/05, branco, compneus novos, álcool, par-ticular, todo original, emperfeito estado, R$13.850,00, aceito biz 2005com partida. Tr. (45) 9966-6718 ou 3284-1819.

MONTANA 1.4, vendo,ano 2007/08, econoflex,preta, c/ DH, R$22.000,00. Tr. (45) 9904-4099 com Jandir.

MONZA, vendo ou tro-co, ano 86, álcool, R$3.000,00, aceito moto. Tr.(45) 9978-4343.

PALIO 1.0 EDX, vendoou troco, ano 97, Fiat, 4portas, trio elétrico, pneusnovos, valor a combinar,troco por maior valor. Tr.(45) 9972-5812.

PALIO ELX, vendo, ano2010, completo, únicodono, preço abaixo domercado. Tr. (45) 9958-2225 ou 3254-6380 comTiago.

PALIO FIRE ECO-NOMY, vendo, ano 2010,vermelho, completo, únicodono, R$ 26.500,00. Tr.(45) 9972-0270.

PALIO WEEKEND ELX1.3, vendo, ano 2005, cin-za metal, flex, completo,R$ 23.800,00. Tr. (45)9972-0270.

PARATI 1.6, vendo, ano2008, preta, flex, comple-ta, geração 4, cd, 45.000km, manual, impecável,valor a combinar. Tr. (45)8803-6565.

PARATI CONFORTLI-NE, vendo, ano 2000, bran-ca perolizada, valor a com-binar. Tr. (45) 9921-5131.

PEUGEOT 206, vendo,ano 2007/08, prata, 4 por-tas, completo, alarme, ro-das liga leve, única dona,R$ 24.000,00. Tr. (45)3268-1317 com José ouClarice.

PICASSO GLX 1.6,vendo, ano 2007, azul,flex, completo, couro, airbag´s, computador de bor-do, cd, manual, chave re-serva, valor a combinar. Tr.(45) 8803-6565.

PICK-UP CHEVY 1.6,vendo, ano 87, gasolina,R$ 4.000,00, aceito pro-postas. Tr. (45) 9931-3874.

RANGER XLT LIMI-TED, vendo, ano 2009, pre-ta, cd, 4x4, completa +couro, placa A, únicodono, R$ 65.000,00. Tr.(45) 9972-0270.

RAV 4 2.4, vendo, ano2007, prata, 4x4, comple-ta + couro, câmbio, únicadona, placa A, R$60.000,00. Tr. (45) 9972-0270.

S10 CD 2.8, vendo, ano2009, prata, tornado, 4x4,completa, c/ piloto auto-mático, capota de fibra,R$ 65.000,00. Tr. (45)9972-0270.

30 | O PRESENTE CLASSIFICADOS QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2012

S10 CD ADV. 2.4, ven-do, ano 2008, preta, com-pleta, flex, usada p/ pas-seio, R$ 44.000,00. Tr. (45)9972-0270.

S10 CS 2.2, vendo, ano2000, azul metal, comple-ta + capota de fibra, todarevisada, R$ 19.000,00. Tr.(45) 9972-0270.

S10 TORNADO, vendo,ano 2005/05, prata, dupla,completa, com bomba in-jetora, em ótimo estado,preço da tabela Fipe. Tr.(45) 9944-7004.

SANDERO, vendo, ano2012, completo, únicodono, preço abaixo domercado. Tr. (45) 8811-2728 ou 3254-6380 comVitalino.

SANTANA, vendo, ano90, rodas orbital, som,completo, impecável, R$6.000,00, sem troca. Tr.(45) 8809-6742 com Mar-cos.

SAVEIRO CL 1.6, ven-do, ano 95, branco peroli-zado, placa A, roda aro15", pneu 195x55, capotamarítima, impecável, R$11.800,00, sem troca. Tr.(45) 9947-5651.

SAVEIRO S. SURF 1.6,vendo, ano 2003, cinzametal, completa + couro,rodas, impecável, R$23.000,00. Tr. (45) 9972-0270.

SCÉNIC EXPRESSION1.6, vendo, ano 2009, pra-ta, completa, 2º dono, pla-ca A, R$ 36.000,00. Tr.(45) 9972-0270.

SCÉNIC RXE 2.0, ven-do, ano 2002, prata, com-pleta, air bag duplo, abs,cd original, 2º dono, R$21.500,00. Tr. (45) 9972-0270.

SPORTAGE 2.0, vendo,ano 2001, bordô, turbo, di-esel, completa, 2º dono,toda original, R$25.000,00. Tr. (45) 9972-0270.

STILO DUALOGICSPORTING, vendo, ano2009, completo, c/ teto,câmbio borboleta, valor acombinar. Tr. (45) 9978-9042 com Alessandro.

STRADA FIRE, vendo,ano 2010/10, Fiat, cinzacromo, particular, valor acombinar. Tr. (45) 9919-8565 com Cícero.

STRADA TREEKINGCE 1.4, vendo, ano 2008,vermelha, completa, 2ºdono, placa A, R$28.500,00. Tr. (45) 9972-0270.

TIPO, vendo, ano 96, R$8.500,00, aceito carro demenor valor e material deconstrução. Tr. (45) 9978-4694 com Alberto.

UNO FIRE ECONOMY,vendo, ano 2009, verme-lho, 2º dono, placa A, R$17.900,00. Tr. (45) 9972-0270.

VECTRA ELITE, vendo,ano 2006, cinza, comple-to + câmbio, rodas 17 ori-ginais, couro, sensores dechuva e luminosidade, airbag´s, abs, computador,placa A, único dono, R$36.800,00. Tr. (45) 9972-0270.

VECTRA GLS 2.0, ven-do, ano 97, bordô, comple-to, em ótimo estado, R$16.500,00, aceito moto.Tr. (45) 9975-0388 comAdriano.

VECTRA GLS 2.2, ven-do, ano 99, azul metal,completo + ar digital, cd,todo revisado, R$18.800,00. Tr. (45) 9972-0270.

VECTRA, vendo, ano97, completo, placa A,manual, valor a combinar.Tr. (45) 3254-6678 ou 9965-0791.

VERONA GLX, vendo,ano 92, Ford, c/ vidros elé-tricos, rodas esportivas,valor a combinar, aceitotroca de maior valor. Tr.(45) 9992-6305 com Er-nani.

VOYAGE CL 1.8, vendo,ano 95, branco, vidros, tra-vas, alarme, cd, rodas or-bitais, pneus novos, R$10.500,00. Tr. (45) 9972-0270.

ZAFIRA ELITE, vendo,ano 2005, cinza metal,flex, completa, teto, cou-ro, câmbio, R$ 35.500,00.Tr. (45) 9972-0270.

BIZ 100, vendo, ano2005/05, azul, placa A, úni-co dono, em ótimo esta-do, revisada na concessi-onária, c/ garantia de 3meses, R$ 4.100,00. Tr.(45) 3254-4140 ou 9993-0800 com Paulinho.

BIZ + 125, vendo, ano2008, vermelha, únicadona, 11.700 km, R$5.300,00. Tr. (45) 9975-0388 com Adriano.

BIZ 125 ES, vendo, ano2007, preta, R$ 4.600,00.Tr. (45) 9975-0388 comAdriano.

BIZ 125 ES, vendo outroco, ano 2012/12, flex, 0km, com partida elétrica,valor a combinar, aceitoBiz de menor valor. Tr. (45)9989-0805.

BIZ 125, vendo, ano2007, prata, em ótimo es-tado, preço de ocasião. Tr.(45) 9936-8717 ou 3254-5793 com Paulo.

BIZ KS 125, vendo, ano2010/10, vermelha, embom estado, valor a com-binar. Tr. (45) 9911-7477.

BIZ KS, vendo, ano2005, azul, único dono, R$3.100,00. Tr. (45) 9978-4343.

CB 300, vendo, ano2010, Honda, R$10.000,00. Tr. (45) 8822-2463 ou 3284-2711 comOtelmo.

CB 500, vendo, ano2000, preta, com escapa-mento esportivo e original,em ótimo estado, R$13.800,00. Tr. (45) 8803-7456.

CBF 750F, vendo, ano88, com relação e pneusnovos, em excelente es-tado de conservação, va-lor a combinar. Tr. (45)9800-0604

CBX 250 TWISTER,vendo, ano 2007/07, ver-melha, em ótimo estado,revisada na concessioná-ria, c/ garantia de 3 me-ses, R$ 7.000,00. Tr. (45)3254-4140 ou 9993-0800com Paulinho.

CBX 250 TWISTER,vendo, ano 2008/08, pre-ta, em ótimo estado, revi-sada na concessionária,c/ garantia de 3 meses,R$ 7.700,00. Tr. (45)3254-4140 ou 9993-0800com Paulinho.

CG 150 KS, vendo, ano2009, prata, único dono,R$ 5.000,00. Tr. (45)9944-8746 ou 3254-3361.

CRYPTON T105 E, ven-do, ano 2003/03, verde,em ótimo estado, revisa-da na concessionária, c/garantia de 3 meses, R$2.900,00. Tr. (45) 3254-4140 ou 9993-0800 comPaulinho.

FAZER 250, vendo, ano2011, roxa, c/ 3.500 km,freio a disco, R$10.500,00, aceito moto demenor valor. Tr. (45) 9975-0388 com Adriano.

HORNET, vendo, ano2008, Honda, 14.000 km,R$ 26.000,00. Tr. (45)8802-5136 com Sandro.

Page 31: 04-12-2012.pdf

Recorte na linha pontilhada

Produto: ----------------------------------------------Marca: ---------------------------------Novo/usado/ano: -----------------------------------Valor: ----------------------------------Obs.: --------------------------------------------------------------------------------------------- -------------------------------------------------------------------------------------------------------------Tratar com: ------------------------------------------Fone: ----------------------------------Endereço: --------------------------------------------Cidade: --------------------------------Remetente: ------------------------------------------Fone: ----------------------------------Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------

Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presente

entre 08 e 12 horas do dia 12/04/2012.

Ofereço para alugarPreciso para alugarCompro

VendoTrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 13/04/2012R$ 2,00

PARA ASSINANTES

Edição 3320 - O PRESENTE | 31QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2012 CLASSIFICADOS

NEO AT115, vendo, ano2008/08, prata, em ótimoestado, revisada na con-cessionária, c/ 3 mesesde garantia, R$ 4.900,00.Tr. (45) 3254-4140 ou 9993-0800 com Paulinho.

NEO AT115, vendo, ano2009/10, azul, em ótimoestado, revisada na con-cessionária, c/ 3 mesesde garantia, R$ 5.300,00.Tr. (45) 3278-8001 ou 9932-3600 com Juliano.

SUZUKI AN125, vendo,ano 2008/09, preta, em óti-mo estado, revisada naconcessionária, c/ garan-tia de 3 meses, R$4.000,00. Tr. (45) 3278-8001 ou 9932-3600 comJuliano.

TITAN ES, vendo, ano2003, Honda, com partida,valor a combinar. Tr. (45)9967-5861 ou 3254-6057com Valdemar.

XRE 300, vendo ou tro-co, ano 2011/11, valor acombinar, troco por motode menor valor. Tr. (45)9979-7209.

XT 600E, vendo, ano2003/03, azul, em ótimoestado, revisada na con-cessionária, c/ garantia de3 meses, R$ 12.900,00.Tr. (45) 3254-4140 ou 9993-0800 com Paulinho.

XTZ 125, vendo, ano2005/05, Yamaha, R$3.000,00, sem troca. Tr.(45) 9971-1922 ou 3254-3955 com Edson.

XTZ 250X, vendo, ano2009/09, preta, freio a dis-co dianteiro e traseiro, ro-das em alumínio, 5.800km, único dono, em ótimoestado, revisada na con-cessionária, c/ garantia de3 meses, R$ 10.800,00.Tr. (45) 3278-8001 ou 9932-3600 com Juliano.

YBR FACTOR ED, ven-do, ano 2010, c/ partidaelétrica e freio a disco,imposto 2012 pago, valora combinar, aceito maiorou menor valor. Tr. (45)9986-5434.

YS 250 FAZER, vendo,ano 2008/08, azul, únicodono, pneus novos, emótimo estado, revisada naconcessionária, c/ garan-t ia de 3 meses, R$8.200,00. Tr. (45) 3278-8001 ou 9932-3600 comJuliano.

ALUGO cama elásticae piscina de bolinha, in-teressados. Tr. (45)3254-1637 ou 8833-7349com Soely.

AR-CONDICIONADO,vendo, Electrolux, 9.000btus, quente/frio, semino-vo, motivo mudança, R$600,00. Tr. (45) 3254-3892 ou 9914-2133 comAna Julia.

AR-CONDICIONADO,vendo, Mitsuo, 18.000btus, seminovo, motivomudança, R$ 700,00. Tr.(45) 3254-3892 ou 9914-2133 com Ana Julia.

ESTEIRA ELÉTRICA,compro, de preferênciaprofissional e em bomestado, valor a combinar.Tr. (45) 9134-9369.

FAZEMOS aterro de lo-tes sem custo, interessa-dos. Tr. (45) 3284-1230com Disk Entulhos Olé.

FILHOTES, vendo, deLhasa Apso, Pinscher eShih tzu, valor a combi-nar. Tr. (45) 3254-3025 ou9985-3400 com Nelli.

FOGÃO INDUSTRIAL,vendo, 4 bocas, semino-vo, valor a combinar. Tr.(45) 9991-4477.

FREEZER, compro, degavetas, usado, valor acombinar. Tr. (45) 3281-1128.

GELADEIRA, vendo,Brastemp Quality, 330lts, usada, R$ 300,00.Tr. (45) 9904-7446 ou9925-1334 com Andres-sa.

INSTALAÇÕES DEMERCADO, vendo, des-de panificadora e açou-gue, com todo estoque,boa c l ien te la , R$150.000,00, aceito casae terreno. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082com Antonio Corretor deImóveis. Creci 17.145.

LANCHA , vendo outroco, de fibra, 17 pés,Tropical, ano 2003/03,completa , motor Ya-maha 90, sonar, motorelétrico, som, conjuntoimpecável, valor a com-binar, troco por carro. Tr.(45) 3254-9070 ou 8802-5488 (tim).

LANCHA, vendo, leve-forte, marfim 5.0, c/ car-retinha, motor 40 HP,partida e trin, conjuntoano 98, capota, plataformada, sonar e som,R$ 15.000,00, troco porcarro ou moto. Tr. (45)9973-6011 ou 8831-9676.

LAVA SOFÁ, lavagema seco, lava, esterelizae perfuma, cama box,cobertores, edredons,tapetes, estofados deveículos, curtinas e per-sianas, interessados.Tr. (45) 3254-3943 ou9105-2280.

MERCADO , vendo,para retirar ou permane-cer no local, com ousem mercadorias, ótimalocalização, em MCR,valor a combinar, aceitopropostas. Tr. (45) 3254-7251 ou 9950-9525.

MERCEARIA, vendo,estoques + equipamen-tos, há 10 anos no mer-cado, R$ 50.000,00. Tr.(45) 9961-9525 ou 9968-5467 com Milico.

MOTOR DE POPA ,vendo, 15HP, Johnson,em ótimo estado, valor acombinar. Tr. (45) 8803-7456.

MOTORES ESTACIO-NÁRIOS, vendo, 2, embom estado de conser-vação, valor a combinar.Tr. (45) 3253-1444 ou9935-6499 com Harold.

NOTEBOOK, vendo outroco, Intelbras, 1 GBmemória, R$ 450,00, par-celo em 3 vezes. Tr. (45)9921-5131.

OFERTA DE TRABA-LHO para casal trabalharem aviár io próximo aMCR, de preferênciacom experiência, inte-ressados. Tr. (45) 8801-5163.

PANIFICADORA, ven-do, com excelente clien-tela, próximo à Faculda-de, valor a combinar. Tr.(45) 9988-3308.

PRECISA-SE de me-cânico técnico em refri-geração, interessadoslevar currículo com fotona Milksoft ou tratar (45)9904-4099.

PRECISA-SE de tor-neiro mecânico com ex-periência, interessadostratar na Milksoft, rodo-via BR 163, em MCR,com Jandir.

COLHEITADEIRA, ven-do, 3, John Deere, libe-radas e revisadas, valora combinar. Tr. (45)9955-0606 com Cristia-no.

MUDAS DE EUCALIP-TO, vendo, várias varie-dades, c/ plantio e ma-nutenção completa, valora combinar. Tr. (45)8803-0231 (tim) ou 3254-2720 com Herton.

SEGADEIRA, vendo,de tambor Lavrale, emótimo estado de conser-vação, valor a combinar.Tr. (45) 3284-1827 comJorge.

TOURINHOS, vendo,da raça Gir Leiteiro, va-lor a combinar. Tr. (45)9912-9577.

TRATOR, vendo ou tro-co, Ford, ano 94, R$30.000,00, troco por ter-reno ou casa. Tr. (45)3254-3607 ou 9930-4129com Carlos.

TRATOR, vendo ou tro-co, tobata TC 12, ano2009, com rotativa, roça-deira e carretinha, valor acombinar. Tr. (45) 3257-1415 ou 9928-2919.

Page 32: 04-12-2012.pdf