Download - Simulado Cora Coralina

Transcript
Page 1: Simulado Cora Coralina

S i m u l a d o d o C o r a

______________________________________________________________________________________________ CURSINHO COMUNITÁRIO CORA CORALINA (4C’s) 1

INTERDISCIPLINAR

1) (FUVEST) “Pela primeira vez na história da humanidade, mais de um bilhão de pessoas, concretamente 1,02 bilhão, sofrerão de subnutrição em todo o mundo. O aumento da insegurança alimentar que aconteceu em 2009 mostra a urgência de encarar as causas profundas da fome com rapidez e eficácia.”

Relatório da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação [FAO], primeiro semestre de 2009.

Tendo em vista as questões levantadas pelo texto, é correto afirmar que

a) a principal causa da fome e da subnutrição é a falta de terra agricultável para a produção de alimentos necessários para toda a população mundial.

b) a proporção de subnutridos e famintos, de acordo com os dados do texto, é inferior a 10% da população mundial.

c) as principais causas da fome e da subnutrição são disparidades econômicas, pobreza extrema, guerras e conflitos.

d) as consequências da subnutrição severa em crianças são revertidas com alimentação adequada na vida adulta.

e) o uso de organismos geneticamente modificados na agricultura tem reduzido a subnutrição nas regiões mais pobres do planeta.

2) (FUVEST) O Índice de Massa Corporal (IMC) é o número obtido pela divisão da massa de um indivíduo adulto, em quilogramas, pelo quadrado da altura, medida em metros. É uma referência adotada pela Organização Mundial de Saúde para classificar um indivíduo adulto, com relação ao seu peso e altura, conforme a tabela abaixo.

Levando em conta esses dados, considere as seguintes afirmações:

I. Um indivíduo adulto de 1,70 m e 100 kg apresenta Obesidade Grau 1.

II. Uma das estratégias para diminuir a obesidade na população é aumentar a altura média de seus indivíduos por meio de atividades físicas orientadas para adultos.

III. Uma nova classificação que considere obesos somente indivíduos com IMC maior que 40 pode diminuir os problemas de saúde pública.

Está correto o que se afirma somente em

a) I d) I e II.

b) II. e) I e III.

c) III.

3) Observe o quadrinho abaixo:

A personagem Mafalda, que está em Buenos Aires, olha o globo em que o Norte está para cima e afirma: “a gente está de cabeça pra baixo”. Quem olha para o céu noturno dessa posição geográfica não vê a estrela Polar, referência do polo astronômico Norte, e sim o Cruzeiro do Sul, referência do polo astronômico Sul. Se os polos do globo de Mafalda estivessem posicionados de acordo com os polos astronômicos, ou seja, o polo geográfico Sul apontando para o polo astronômico Sul, seria correto afirmar que

a) o Norte do globo estaria para cima, o Sul para baixo e Mafalda estaria realmente de cabeça para baixo. b) o Norte do globo estaria para cima e o Sul para baixo, mas Mafalda não estaria de cabeça para baixo por causa da gravidade. c) o Norte do globo estaria para cima, o Sul para baixo, e quem estaria de cabeça para baixo seriam os habitantes do hemisfério norte. d) o Sul do globo estaria para cima e o Norte para baixo, mas Mafalda estaria de cabeça para baixo por causa da gravidade. e) o Sul do globo estaria para cima, o Norte para baixo e Mafalda não teria razão em afirmar que está de cabeça para baixo.

4) Uma maneira de compreender a distribuição temporal de fenômenos ocorridos em longos períodos é situá-los em um ano de 365 dias. Por exemplo, ao transpor os 4,6 bilhões de anos da Terra para esse ano, a formação do planeta teria ocorrido em 1º de janeiro, o surgimento do oxigênio na atmosfera em 13 de junho, o aumento e a diversificação da vida macroscópica a partir de 15 de novembro e o início da separação da Pangea em 13 de dezembro.

Considere os seguintes eventos:

Evento 1. Surgimento do Homo sapiens. Evento 2. Revolução agrícola do Neolítico. Evento 3. Declínio do Império Romano. Evento 4. A colonização da América pelos europeus.

A partir das informações do texto, é correto situar os referidos eventos no mês de dezembro desse ano, no(s) dia(s)

Page 2: Simulado Cora Coralina

S i m u l a d o d o C o r a

______________________________________________________________________________________________ CURSINHO COMUNITÁRIO CORA CORALINA (4C’s) 2

5) Com base na figura e nas informações abaixo, responda.

Um viajante saiu de Araripe, no Ceará, percorreu, inicialmente, 1000 km para o sul, depois 1000 km para o oeste e, por fim, mais 750 km para o sul. Com base nesse trajeto e no mapa acima, pode-se afirmar que, durante seu percurso, o viajante passou pelos estados do Ceará,

a) Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro, tendo visitado os ecossistemas da Caatinga, Mata Atlântica e Pantanal. Encerrou sua viagem a cerca de 250 km da cidade de São Paulo.

b) Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro, tendo visitado os ecossistemas da Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado. Encerrou sua viagem a cerca de 750 km da cidade de São Paulo.

c) Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Goiás e São Paulo, tendo visitado os ecossistemas da Caatinga, Mata Atlântica e Pantanal. Encerrou sua viagem a cerca de 250 km da cidade de São Paulo.

d) Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Goiás e São Paulo, tendo visitado os ecossistemas da Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado. Encerrou sua viagem a cerca de 750 km da cidade de São Paulo.

e) Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Goiás e São Paulo, tendo visitado os ecossistemas da Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado. Encerrou sua viagem a cerca de 250 km da cidade de São Paulo.

LINGUA PORTUGUESA

A partir do trecho de Dom Casmurro de Machado de Assis responda a questão 6:

1. Tinha-me lembrado a definição que José Dias dera deles, “olhos de cigana oblíqua e 2. dissimulada.” Eu não sabia o que era oblíqua, mas dissimulada sabia, e queria ver se podiam 3. chamar assim. Capitu deixou-se fitar e examinar. Só me perguntava o que era, se nunca os vira, 4. eu nada achei extraordinário; a cor e a doçura eram minhas conhecidas. A demora da 5. contemplação creio que lhe deu outra idéia do meu intento; imaginou que era um pretexto para 6. mirá-los mais de perto, com os meus olhos longos, constantes, enfiados neles, e a isto atribuo 7. que entrassem a ficar crescidos, crescidos e sombrios, com tal expressão que... Retórica dos 8. namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de 9. Capitu. Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que eles 10. foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá idéia daquela feição nova. 11. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a 12. vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca. Para não ser arrastado, agarrei-me às outras 13. partes vizinhas, às orelhas, aos braços, aos cabelos espalhados pelos ombros, mas tão depressa 14. buscava as pupilas, a onda que saía delas vinha crescendo, cava e escura, ameaçando envolver- 15. me, puxar-me e tragar-me.

6) Com base no trecho acima, atribua V às declarações verdadeiras e F às falsas.

( ) Na expressão “Eu não sabia o que era oblíqua”, o termo em destaque tem função de substantivo. ( ) Em “Capitu deixou-se fitar e examinar”, linha 3, todos os verbos estão no infinitivo. ( ) O termo idéia, deixou de ser acentuado no novo acordo ortográfico por ser um tritongo oral crescente. ( ) A palavra dignidade, linha 9, é formada morfologicamente por prefixo e sufixo.

( ) O uso da vírgula em “Para não ser arrastado, agarrei-me às outras partes vizinhas, às orelhas, aos braços, aos cabelos espalhados pelos ombros”, tem duas funções distintas: as duas primeiras têm função explicativa, as demais servem para separar elementos de mesma função sintática.

A sequência correta é: a) F,F,V,F,V. d) F,F,F,V,V. b) F,V,V,F,F. e) F,F,F,F,V. c) V,F,F,F,V.

Page 3: Simulado Cora Coralina

S i m u l a d o d o C o r a

______________________________________________________________________________________________ CURSINHO COMUNITÁRIO CORA CORALINA (4C’s) 3

Leia o trecho a seguir do romance “Capitães de areia” de Jorge Amado e responda a questão 7:

1. O pano tinha muitos buracos também, além de um rasgão enorme que fazia o carrossel 2. depender da chuva. Já fora belo, fora mesmo o orgulho da meninada de Maceió noutros tempos. 3. Ficava então ao lado de uma roda gigante e de uma sombrinha, sempre na mesma praça, e nos 4. domingos e feriados as crianças ricas, vestidas de marinheiro ou de pequeno lorde inglês, as 5. meninas de holandesa ou de finos vestidos de seda, vinham se aboletar nos cavalos preferidos, 6. indo os menores nos bancos com as aias.

7) O verbo “depender”, linha 2, está empregado na forma nominal: a) gerúndio d) infinitivo impessoal b) infinitivo pessoal e) particípio presente c) particípio passado

Leia o fragmento do romance O cortiço de Aluísio Azevedo para responder as questões 8 e 9.

1. Bertoleza representava agora ao lado de João Romão o papel tríplice de caixeiro, de criada e 2. de amante. Mourejava a valer, mas de cara alegre; às quatro da madrugada estava já na faina 3. de todos os dias, aviando o café para os fregueses e depois preparando o almoço para os 4. trabalhadores de uma pedreira que havia para além de um grande capinzal aos fundos da 5. venda. Varria a casa, cozinhava, vendia ao balcão na taverna, quando o amigo andava ocupado 6. lá por fora; fazia a sua quitanda durante o dia no intervalo de outros serviços, e à noite 7. passava-se para a porta da venda, e, defronte de um fogareiro de barro, fritava fígado e frigia 8. sardinhas, que Romão ia pela manhã, em mangas de camisa, de tamancos e sem meias, comprar 9. à praia do Peixe. E o demônio da mulher ainda encontrava tempo para lavar e consertar, além 10. da sua, a roupa do seu homem, que esta, valha a verdade, não era tanta e nunca passava em 11. todo o mês de alguns pares de calças de zuarte e outras tantas camisas de riscado.

8) Quanto ao uso da crase nas linhas 2,6 e 9 marque a opção correta: a) Nas linhas 2 e 6 o uso é adequado por marcar o tempo e

modo respectivamente. b) Nas linhas 2 e 6 o uso é adequado por vir depois de ponto e

vírgula e vírgula. c) Na linha 9 o uso é inadequado porque não ocorre a fusão

do artigo “a” com a preposição “a”. d) Na linha 6 o uso ocorreu em função de uma locução

adverbial. e) Na linha 9 o uso é correto porque o termo “à moda de” está

implícito.

9) Marque a opção em que o numeral está classificado corretamente. a) Em “às quatro” linha 2, o numeral é do tipo multiplicativo. b) Em “às quatro” linha 2, o numeral é do tipo ordinal. c) Em “alguns pares de calças”, linha 11, o termo em

destaque é do tipo coletivo. d) Em “outras tantas camisas”, linha 11, o termo em destaque

é do tipo indefinido. e) Em “de uma pedreira que havia para além de um grande

capinzal”, linha 4, os termos destacados correspondem a numeral e artigo indefinido respectivamente.

Leia o texto para a questão 10

Filho de um empregado público e órfão aos dezoito anos, Seixas foi obrigado a abandonar seus estudos na Faculdade de São Paulo pela impossibilidade em que se achou sua mãe de continuar-lhe a mesada.

Já estava no terceiro ano, e se a natureza que o ornara de excelentes qualidades lhe desse alguma energia e força de vontade, conseguiria ele vencendo pequenas dificuldades, concluir o curso; tanto mais quanto um colega e amigo, o Torquato Ribeiro, lhe oferecia hospitalidade até que a viúva pudesse liquidar o espólio.

Mas Seixas era desses espíritos que preferem a trilha batida, e só impelidos por alguma forte paixão rompem com a rotina. Ora, a carta de bacharel não tinha grande sedução para sua bela inteligência mais propensa à literatura e ao jornalismo. Cedeu pois à instância dos amigos de seu pai que obtiveram encartá-lo em uma secretaria como praticante. Assim começou ele essa vegetação social, em que tantos homens de talento consomem o melhor da existência numa tarefa inglória, ralados por contínuas decepções. (José de Alencar, Senhora.)

10) Que fatores, segundo o narrador, teriam levado Seixas a abandonar seus estudos e entregar-se à “vegetação social”?

a) A hospitalidade oferecida por um colega e as decepções com os amigos de seus pais.

b) A injusta distribuição de renda e a escassez de bons postos de trabalho.

c) O desperdício de talento em tarefas inglórias e a falta de apoio da família.

d) As dificuldades financeiras e a falta de tenacidade para vencer obstáculos.

e) O infortúnio causado pela morte do pai e a exigência social de um diploma.

Leia o texto para a questão 11

Nicolau Maquiavel, em 1513, na Itália renascentista, escreveu:

Um príncipe não pode observar todas as coisas a que são obrigados os homens considerados bons, sendo reqüentemente forçado, para manter o governo, a agir contra a caridade, a fé, a humanidade, a religião. (...) O

Page 4: Simulado Cora Coralina

S i m u l a d o d o C o r a

______________________________________________________________________________________________ CURSINHO COMUNITÁRIO CORA CORALINA (4C’s) 4

príncipe não precisa possuir todas as qualidades (ser piedoso, fiel, humano, íntegro e religioso), bastando que aparente possuí-las. Um príncipe, se possível, não deve se afastar do bem, mas deve saber entrar para o mal, se a isso estiver obrigado.

(Adaptado de Nicolau Maquiavel. O Príncipe.)

11) Indique qual das afirmações está claramente expressa no texto:

a) Os homens considerados bons são os únicos aptos a governar.

b) O príncipe deve observar os preceitos da moral cristã medieval.

c) Fidelidade, humanidade, integridade e religiosidade são qualidades indispensáveis ao governante.

d) O príncipe deve sempre fazer o mal, para manter o governo.

e) A aparência de ter qualidades é mais útil ao governante do que possuí-las.

Leia o texto para questão 12 e 13

Pais estão reavaliando sonhos de maternidade e paternidade

Não é de hoje que o brasileiro dá sinais de que está diminuindo a resistência em adotar crianças que não sejam a sua imagem e semelhança.

No estado de São Paulo, desde 2007, os pretendentes já não fazem mais tanta questão de que o filho adotivo seja uma menina recém-nascida e branca. Os estudos também mostram que tem aumentado a aceitação para a adoção de irmãos, respeitando-se os vínculos afetivos existentes.

A boa notícia é que, a partir de dados expressivos do Conselho Nacional de Justiça, essa tendência parece ser nacional. No entanto, se há uma verdadeira mudança em curso na cultura de se querer adotar a criança idealizada e não a real, ainda é cedo para saber.

É possível, por exemplo, que o aumento da preferência por crianças negras esteja relacionado de alguma forma ao comportamento de famosos (Madonna, Angelina Jolie, Sandra Bullock), mas não é só isso. Na avaliação de profissionais que atuam no campo da adoção, as pessoas começaram a reavaliar seus sonhos de maternidade e paternidade ao perceber que aquele bebê loiro e de olhos azuis não existe nos abrigos. Talvez estejam compreendendo melhor as verdadeiras motivações da adoção e superando a ideia de que um filho adotivo deva ser a cópia do que a biologia negou.

Não existem pessoas sem desejos ou preferências, mas iniciativas de grupos de adoção e de integrantes dos Juizados da Infância, no sentido de desmistificar certas ideias equivocadas sobre a adoção, podem estar surtindo efeito.

Mas ainda há outros mitos a serem derrubados, como a indiscutível preferência dos pretendentes por meninas.

A adoção tardia também é outro desafio. Oitenta por cento dos pretendentes buscam crianças com até três anos de

idade. Às mais velhas, resta uma eventual adoção por casais estrangeiros ou a permanência nos abrigos até se tornarem adultas, vivendo sem laços familiares e abandonadas à própria sorte.

(Cláudia Collucci, Folha de S. Paulo, 08.08.2010. Adaptado)

12)De acordo com o texto, é correto afirmar que:

a) o Juizado da Infância comemora a mudança nos padrões de adoção, embora esse novo contexto restrinjase ao estado de São Paulo.

b) os parâmetros sociais para a adoção vêm se alterando, e um dos argumentos para corroborar essa afirmação é que os interessados têm se espelhado em pessoas famosas.

c) se entende por uma criança idealizada um menino branco, loiro, de olhos azuis e que tenha completado cinco anos.

d) um dos problemas a resolver, quando ocorre a adoção, é o conflito que se estabelece entre filhos biológicos e filhos adotivos.

e) a prioridade, para os casais que estão na fila de espera, é a adoção de irmãos, pois, dessa forma, os vínculos afetivos são preservados.

13) Pela leitura do quinto parágrafo, compreende-se que

a) há grupos sociais trabalhando para romper com preconceitos e esclarecer sobre o papel da adoção.

b) as pessoas não se interessam por adotar crianças porque desconhecem os trâmites legais que envolvem essa situação.

c) a função do Juizado da Infância é entrevistar futuros pais que não tenham desejos ou preferências por bebês.

d) a sociedade considera positivo o surgimento de grupos de adoção coordenados pelo Juizado da Infância.

e) a adoção de meninas vem ultrapassando as expectativas, graças aos esforços de grupos sociais.

Leia o texto para a questão 14 e 15 O labirinto dos manuais

Há alguns meses, troquei meu celular. Um modelo lindo, pequeno, prático. Segundo a vendedora, era capaz de tudo e mais um pouco. Fotografava, fazia vídeos, recebia e-mails e até servia para telefonar. Abri o manual, entusiasmado. “Agora eu aprendo”, decidi, folheando as 49 páginas. Já na primeira, tentei executar as funções. Duas horas depois, eu estava prestes a roer o aparelho. O manual tentava prever todas as possibilidades. Virou um labirinto de instruções!

Na semana seguinte, tentei baixar o som da campainha. Só aumentava. Buscava o vibracall, não achava. Era só alguém me chamar e todo mundo em torno saía correndo, pensando que era o alarme de incêndio! Quem me salvou foi um motorista de táxi.

– Manual só confunde – disse didaticamente. – Dá uma de curioso.

Page 5: Simulado Cora Coralina

S i m u l a d o d o C o r a

______________________________________________________________________________________________ CURSINHO COMUNITÁRIO CORA CORALINA (4C’s) 5

Insisti e finalmente descobri que estava no vibracall há meses! O único problema é que agora não consigo botar a campainha de volta!

Atualmente, estou de computador novo. Fiz o que toda pessoa minuciosa faria. Comprei um livro. Na capa, a promessa: “Rápido e fácil” – um guia prático, simples e colorido! Resolvi: “Vou seguir cada instrução, página por página. Do que adianta ter um supercomputador se não sei usá-lo?”. Quando cheguei à página 20, minha cabeça latejava. O livro tem 342! Cada vez que olho, dá vontade de chorar! Não seria melhor gastar o tempo relendo Guerra e Paz*?

Tudo foi criado para simplificar. Mas até o micro-ondas ficou difícil. A não ser que eu queira fazer pipoca, que possui sua tecla própria. Mas não posso me alimentar só de pipoca! Ainda se emagrecesse... E o fax com secretária eletrônica? O anterior era simples. Eu apertava um botão e apagava as mensagens. O atual exige que eu toque em um, depois em outro para confirmar, e de novo no primeiro! Outro dia, a luzinha estava piscando. Tentei ouvir a mensagem. A secretária disparou todas as mensagens, desde o início do ano! Eu sei que para a garotada que está aí tudo parece muito simples. Mas o mundo é para todos, não é? Talvez alguém dê aulas para entender manuais! Ou o jeito seria aprender só aquilo de que tenho realmente necessidade, e não usar todas as funções.

É o que a maioria das pessoas acaba fazendo! (Walcyr Carrasco, Veja SP, 19.09.2007. Adaptado)

14) Pelos comentários feitos pelo narrador, pode-se concluir corretamente que

a) a leitura de obras-primas da literatura é atividade mais produtiva do que utilizar celulares e computadores.

b) os manuais cujas diversas instruções os usuários não conseguem compreender e pôr em prática são improdutivos.

c) a vendedora foi convincente, pois o narrador comprou o celular, embora duvidasse das qualidades prometidas pelo aparelho.

d) o manual sobre computadores, ao contrário de outros do gênero, cumpria a promessa assumida nos dizeres impressos na capa.

e) os jovens deveriam ensinar computação aos mais velhos, pois, dessa forma, estes últimos entenderiam as funções básicas do equipamento.

15) Entre as características que definem uma crônica, estão presentes no texto de Walcyr Carrasco:

a) a narração em 3a pessoa e o uso expressivo da pontuação.

b) a criação de imagens hiperbólicas e o predomínio do discurso direto.

c) o emprego de linguagem acessível ao leitor e a abordagem de fatos do cotidiano.

d) a existência de trechos cômicos e a narrativa restrita ao passado do autor.

e) a ausência de reflexões de cunho pessoal e o emprego de linguagem em prosa poética.

Leia e Responda a questão 16:

Jesus Pantocrátor

Há na Itália, em Palermo, ou pouco ao pé, na igreja De Monreale, feita em mosaico, a divina

Figura de Jesus Pantocrátor: domina Aquela face austera, aquele olhar troveja.

Não: aquela cabeça é de um Deus, não se inclina. À árida pupila a doce, a benfazeja

Lágrima falta, e o peito enorme não arqueja À dor. Fê-lo tremendo a ficção bizantina.

Este criou o inferno, e o espetáculo hediondo Que há nos frescos de Santo Stefano Rotondo; Este do mundo antigo espedaçado assoma...

Este não redimiu; não foi à Cruz: olhai-o: Tem o anátema à boca, às duas mãos o raio,

E em vez do espinho à fronte as três coroas de Roma. (Luís Delfino. Rosas negras, 1938.)

Informações extras: 1- Pantocrátor: que tudo rege, que governa tudo. 2- Bizantina: referente ao Império Romano do Oriente (331-453 d.C.) e às manifestações culturais desse império. 3- Fresco: o mesmo que afresco, pintura mural que resulta da aplicação de cores diluídas em água sobre um reves tmento ainda fresco de argamassa, para facilitar a absorção da tinta. 4- Santo Stefano Rotondo: igreja erigida por volta de 460 d.C., em Roma, em homenagem a Santo Estêvão (Stefano, em italiano), mártir do cristianismo. 5- Anátema: reprovação enérgica, sentença de maldição que expulsa da Igreja, excomunhão.

16) Segundo um dos dogmas da doutrina cristã, Jesus Cristo nos resgatou e nos reconciliou com Deus por meio de seu sacrifício na cruz. Aponte o verso do poema que nega explicitamente este dogma.

a) Este do mundo antigo espedaçado assoma... b) Figura de Jesus Pantocrátor: domina c) Não: aquela cabeça é de Deus, não se inclina. d) Aquela face austera, aquele olhar troveja e) Este não redimiu; não foi à Cruz: olhaio:

Leia para responder a questão 17.

Duas igrejas, num saudoso largo, Lançam a nódoa negra e fúnebre do clero: Nelas esfumo um ermo inquisidor severo,

Assim que pela história eu me aventuro e alargo. (Césario Verde)

17) Em relação à Igreja, o eu lírico assume, nesses versos, uma posição

a) Submissa b) Anticlerical c) Ambígua d) Saudosista e) Evangelizadora

Leia o texto para responder a questão 18:

Ditadura / Democracia “A diferença entre uma democracia e um país totalitário é que numa democracia todo mundo reclama, ninguém vive satisfeito. Mas se você perguntar a qualquer cidadão de uma ditadura o que acha do seu país, ele responde sem hesitação: ‘Não posso me queixar’.”

(Millôr Fernandes, Millôr definitivo: a bíblia do caos)

Page 6: Simulado Cora Coralina

S i m u l a d o d o C o r a

______________________________________________________________________________________________ CURSINHO COMUNITÁRIO CORA CORALINA (4C’s) 6

18) O que caracteriza efeito de humor no texto de Millôr Fernandes?

a) A ambiguidade do enunciado “Não posso me queixar”. b) Falar de totalitarismo no Brasil. c) A confusão histórica realizada entre o “totalitarismo” ao invés de “ditadura”. d) A sátira da palavra democracia. e) O analfabetismo político do povo.

Utilize o texto abaixo para responder a questão 19:

As poças d’água são um mundo mágico Um céu quebrado no chão

Onde em vez de tristes estrelas Brilham os letreiros de gás Néon.

(Mario Quintana, Preparativos de viagem, São Paulo, Globo, 1994)

19) Levando-se em conta o texto como um todo, é correto afirmar que a metáfora presente no primeiro verso se justifica porque as poças

a) estimulam a imaginação. b) permitem ver as estrelas. c) são iluminadas pelo Néon. d) se opõem à tristeza das estrelas. e) revelam a realidade como espelhos.

HISTÓRIA

20) (UNIFESP-SP) "Se como concluo que acontecerá, persistir esta viagem de Lisboa para Calecute, que já se iniciou, deverão faltar as especiarias às Galés venezianas e aos seus mercadores." (Diário de Girolamo Priuli. Julho de 1501)

Esta afirmação evidencia que Veneza estava

a) tomada de surpresa pela chegada dos portugueses à Índia, razão pela qual entrou em rápida e acentuada decadência econômica.

b) acompanhando atentamente as navegações portuguesas ao Oriente, as quais iriam trazer prejuízos ao seu comércio.

c) despreocupada com a abertura de uma nova rota pelos portugueses, pois isto não iria afetar seu comércio e suas manufaturas.

d) impotente para resistir ao monopólio que os portugueses iriam estabelecer no comércio de especiarias pelo Mediterrâneo.

e) articulando uma aliança com outros estados italianos para anular os eventuais prejuízos decorrentes das navegações portuguesas.

21) (FUVEST) A produção de açúcar, no Brasil colonial

a) possibilitou o povoamento e a ocupação de todo o território nacional, enriquecendo grande parte da população.

b) praticada por grandes, médios e pequenos lavradores, permitiu a formação de uma sólida classe média rural.

c) consolidou no Nordeste uma economia baseada no latifundiário monocultor e escravocrata que atendia aos interesses do sistema português.

d) desde o início garantiu o enriquecimento da região Sul do país e foi a base econômica de sua hegemonia na República.

e) não exigindo muitos braços, desencorajou a importação de escravos, liberando capitais para atividades mais lucrativas.

22) (FUVEST) No século XVIII a produção do ouro provocou muitas transformações na colônia. Entre elas podemos destacar:

a) a urbanização da Amazônia, o início da produção do tabaco, a introdução do trabalho livre com os imigrantes.

b) a introdução do tráfico africano, a integração do índio, a desarticulação das relações com a Inglaterra.

c) a industrialização de São Paulo, a produção de café no Vale do Paraíba, a expansão da criação de ovinos em Minas Gerais.

d) a preservação da população indígena, a decadência da produção algodoeira, a introdução de operários europeus.

e) o aumento da produção de alimentos, a integração de novas áreas por meio da pecuária e do comércio, a mudança do eixo econômico para o Sul.

23) Em um engenho sois imitadores de Cristo crucificado porque padeceis em um modo muito semelhante o que o mesmo Senhor padeceu na sua cruz e em toda a sua paixão. A sua cruz foi composta de dois madeiros, e a vossa em um engenho é de três. Também ali não faltaram as canas, porque duas vezes entraram na Paixão: uma vez servindo para o cetro de escárnio, e outra vez para a esponja em que lhe deram o fel. A Paixão de Cristo parte foi de noite se dormir, parte de dia sem descansar, e tais são as vossas noites e os vossos dias. Cristo despido, e vós despidos; Cristo sem comer, e vós famintos; Cristo em tudo maltratado, e vós maltratados em tudo. Os ferros, as prisões, os açoites, as chagas, os nomes afrontosos, de tudo isto se compõe a vossa imitação, que, se for acompanhada de paciência, também terá merecimento de martírio.VIEIRA, A. Sermões. Tomo XI. Porto: Lello & Irmão, 1951.

O trecho do sermão do Padre Antônio Vieira estabelece uma relação entre a Paixão de Cristo e

a) a atividade dos comerciantes de açúcar nos portos brasileiros. b) a função dos mestres de açúcar durante a safra de cana. c) o sofrimento dos jesuítas na conversão dos ameríndios. d) o papel dos senhores na administração dos engenhos. e) o trabalho dos escravos na produção de açúcar.

24) (UFPB 2009) O mapa, a seguir, representa o Império Romano na transição entre os séculos IV e V d.C, portanto, já em sua fase de crise final.

No período ao qual o mapa se refere, o Império fragmentou-se em vários reinos, oriundos das invasões

Page 7: Simulado Cora Coralina

S i m u l a d o d o C o r a

______________________________________________________________________________________________ CURSINHO COMUNITÁRIO CORA CORALINA (4C’s) 7

bárbaras. Sobre esse processo de crise e transição, identifique as afirmativas corretas:

I. A fase final do Império Romano foi marcada pela ruralização, que substituiu, gradualmente, o escravismo pelo colonato. Neste sistema, os camponeses que cultivavam terras de grandes proprietários recebiam proteção e parte dos rendimentos.

II. Os “bárbaros” eram, em sua maioria, povos de línguas germânicas, que viviam nas fronteiras do Império. Muitas vezes, lutavam juntamente com os romanos como federados, condição essa que os obrigava a cederem soldados em troca de terras.

III. A causa imediata das invasões germânicas foi a pressão dos Hunos, um povo de cavaleiros e arqueiros que era aparentado aos mongóis. Os Hunos, que chegaram à Europa no século IV d.C, foram derrotados por uma aliança romano-germânica.

IV. A maior parte dos povos germânicos que realizaram as invasões já não vivia em sociedades “primitivas” no século V d.C. Eles já possuíam diferenças socioeconômicas e uma elite aristocrática, que aderiu a uma forma herética do cristianismo, o arianismo.

V. A principal invasão ao Império Romano foi feita pelos anglo-saxões, que saquearam Roma (410 d.C). Os anglo-saxões, que construíram um reino independente no norte da África, caracterizavam-se pela presença de uma poderosa marinha de guerra.

As afirmações corretas são a) I e II, apenas b) I, III, IV e V, apenas c) I, II, III e IV, apenas d) III e IV, apenas e) I, II, III, IV e V 25) Nos séculos XV e XVI, em sociedades do Ocidente europeu, ocorreram transformações de naturezas variadas que vieram a contribuir para a configuração de novas circunstâncias frente às que predominaram no período medieval. Assinale o item que identifica corretamente uma dessas transformações.

a) A ampliação das rotas comerciais de longa distância, com destaque para as que se estabeleceram em águas atlânticas. b) A formação de Estados monárquicos absolutistas, sustentados militarmente pelos exércitos controlados pela nobreza feudal c) A expansão da imprensa, viabilizada pelos progressos técnicos e pelo reconhecimento da liberdade de expressão. d) A difusão dos valores humanistas, como a dissociação entre fé e razão e a aplicação da tolerância religiosa. e) A mercantilização da terra, expressa na divisão e no cercamento de propriedades fundiárias

26) A imagem abaixo está em um mosaico da igreja de San Vitale, na cidade de Ravena, na Itália. A figura é de influência cultural bizantina e representa o imperador Justiniano cercado de cortesãos.

O Império Romano do Oriente tinha como capital Constantinopla. Originou-se da divisão do Império Romano em 395 d.C e, no período medieval, passou a ser mais conhecido como Império Bizantino, perdurando cerca de mil anos, até 1453 d.C, quando foi dominado pelos turcos. A sua longa duração produziu uma civilização que deixou uma herança cultural com repercussões significativas até os dias atuais.

Da herança cultural bizantina fazem parte:

I. O Corpus Juris Civilis, uma compilação da legislação e jurisprudência romanas e, também, bizantinas, base do direito civil moderno em muitos países.

II. A atitude iconoclasta, contra a adoração de imagens nas igrejas, contribuição de considerável influência sobre o catolicismo ocidental.

III. A religião cristã ortodoxa, decorrente do chamado Cisma do Oriente, devido a disputas político-religiosas com o Papado de Roma.

IV. A organização de uma cultura artística laica, desvinculada da religião, especialmente na pintura dos ícones e na arquitetura.

V. A separação entre Igreja e Estado, ardorosamente defendida pelos adeptos do Estado laico, concepção política decisiva na formação do Estado ocidental moderno.

a) I e II, apenas. b) I, III, IV, apenas. c) I, II e III, apenas. d) III e IV, apenas. e) I, II, III, IV e V. 27) Considere duas hipóteses sobre a origem do homem americano, que teria ocorrido há mais de 10.000 anos.

Hipóteses:

I. Migrações oriundas da Ásia, passando pelo estreito de Bering.

II. Migrações oriundas da Polinésia, via Oceano Pacífico.

Quanto a fatos geográficos que as sustentam, é correto afirmar que a hipótese:

a) I apóia-se em uma grande elevação do nível do mar, fato que também teria aumentado a navegabilidade nessa região.

b) I explica-se pela ocorrência de glaciações que, diminuindo o nível do mar, teriam unido o Alasca à Sibéria, por terra.

c) II associa-se à ocorrência de inúmeras glaciações que teriam melhorado a navegabilidade, justificando a vinda pelas ilhas do Pacífico.

d) II relaciona-se à existência de diversas ilhas no Pacífico, que teriam se ligado muitas vezes por terra, durante as glaciações.

e) II refere-se à ocorrência de correntes marinhas equatoriais e de glaciações, que teriam facilitado a navegação no Pacífico.

Page 8: Simulado Cora Coralina

S i m u l a d o d o C o r a

______________________________________________________________________________________________ CURSINHO COMUNITÁRIO CORA CORALINA (4C’s) 8

BIOLOGIA

28) (FUVEST) Um pesquisador estudou uma célula ao microscópio eletrônico, verificando a ausência de núcleo e de organelas membranosas . Com base nessas observações, ele conclui que a célula pertence a:

a) Uma bactéria d) Um fungo b) Uma planta e) Um vírus c) Um animal 29) (FUVEST) Em uma determinada espécie animal, o número diplóide (2n) de cromossomos é 22. Nos espermatozoides, nos óvulos e nas células epidérmicas dessa espécie serão encontradas, respectivamente:

a) 22, 22 e 44 cromossomos b) 22, 22 e 22 cromossomos c) 11, 11 e 22 cromossomos d) 44, 44 e 22 cromossomos e) 11, 22 e 22 cromossomos

30) (FUVEST) Podemos observar fases da MEIOSE em:

a) Esfregaço de mucosa da boca b) Esfregaço de sangue c) Esfregaço de mucosa vaginal d) Corte de raiz de cebola e) Biópsia de testículo de rato

31) (PUC) Quando o Blastóporo do embrião se transforma ânus no animal adulto, esse animal é denominado:

a) Protostomado b) Deuterostomado c) Protocordado d) Acordado e) Cordado

32) (FUVEST) Reservas de carboidratos nos músculos dos animais ficam na forma de:

a) Glicogênio d) Sacarose b) Lactose e) Glicose c) Amido

33) (FUVEST) Um gene de bactéria com 600 nucleotídeos produzirá uma proteína com um número de aminoácidos de aproximadamente:

a) 200 d) 1200 b) 300 e) 1800 c) 600

34) (FUVEST) Bactérias foram cultivadas em um meio nutritivo contendo timina radiotiva. Dessa cultura, foram isoladas 100 bactérias e transferidas para um meio sem substâncias radioativas. Essas bactérias sofreram 3 divisões mitóticas, produzindo 800 bactérias. A análise dos ácidos nucleicos mostrou que, dessas 800 bactérias:

a) 100 apresentavam o DNA marcado, mas não o RNA. b) 200 apresentavam o DNA marcado, mas não o RNA. c) 400 apresentavam o DNA marcado, mas não o RNA. d) 300 apresentavam o DNA marcado, mas não o RNA. e) 50 apresentavam o DNA marcado, mas não o RNA. 35) (UFRGS) Considere as seguintes etapas da síntese de proteínas.

I. Transcrição do código genético do DNA em RNA mensageira;

II. Ligação dos códons de RNA mensageiro aos anticódons correspondentes dos RNAs transportadores;

III. Fixação do RNA mensageiro aos ribossomos

Qual a sequência correta dessas etapas durante o processo?

a) I – II – III d) III – II – I b) I – III – II e) III – I – II c) II – III – I

QUÍMICA 36) (Fuvest- 2013) - Um aluno estava analisando a Tabela Periódica e encontrou vários conjuntos de três elementos químicos que apresentavam propriedades semelhantes.

Assinale a alternativa na qual os conjuntos de três elementos ou substâncias elementares estão corretamente associados às propriedades indicadas no quadro abaixo.

37) (Fatec-2013) - Em 2012, o inverno foi uma estação muito seca, em que a umidade relativa do ar esteve várias vezes abaixo do índice recomendado pela OMS, Organização Mundial da Saúde. Por isso, recomendou-se que as práticas esportivas fossem realizadas pela manhã e suspensas no período da tarde, quando a situação era mais grave. Entre outros problemas, houve também o acúmulo de poluentes atmosféricos, como observado na tabela a seguir.

Page 9: Simulado Cora Coralina

S i m u l a d o d o C o r a

______________________________________________________________________________________________ CURSINHO COMUNITÁRIO CORA CORALINA (4C’s) 9

Estrutura de Lewis

Entre os gases mencionados na tabela, o gás poluente que contribui para a acidez da chuva e apresenta geometria linear é:

a) CO d) NO2 b) CO2 e) SO2 c) O3

38) (UNICAMP - 2013) Uma prática de limpeza comum na cozinha consiste na remoção da gordura de panelas e utensílios como garfos, facas, etc. Na ação desengordurante, geralmente se usa um detergente ou um sabão. Esse tipo de limpeza resulta da ação química desses produtos, dado que suas moléculas possuem:

a) uma parte com carga, que se liga à gordura, cujas moléculas são polares; e uma parte apolar, que se liga à água, cuja molécula é apolar.

b) uma parte apolar, que se liga à gordura, cujas moléculas são apolares; e uma parte com carga, que se liga à água, cuja molécula é polar.

c) uma parte apolar, que se liga à gordura, cujas moléculas são polares; e uma parte com carga, que se liga à água, cuja molécula é apolar.

d) uma parte com carga, que se liga à gordura, cujas moléculas são apolares; e uma parte apolar, que se liga à água, cuja molécula é polar.

e) nda.

39) (FUVEST 2013) - Um funcionário de uma empresa ficou encarregado de remover resíduos de diferentes polímeros que estavam aderidos a diversas peças. Após alguma investigação, o funcionário classificou as peças em três grupos, conforme o polímero aderido a cada uma. As fórmulas estruturais de cada um desses polímeros são as seguintes:

Para remover os resíduos de polímero das peças, o funcionário dispunha de apenas dois solventes: água e n-hexano. O funcionário analisou as fórmulas estruturais dos três polímeros e procurou fazer a correspondência entre cada polímero e o solvente mais adequado para solubilizá-lo.

A alternativa que representa corretamente essa correspondência é:

Informação:

1- a água e o n-hexano possuem polaridades diferentes, sendo polar e apolar, respectivamente. 2 - fórmula: água: H2O ; n-hexano: C6H14

40) (FUVEST) Hidrogênio reage com nitrogênio formando amônia. A equação não balanceada que representa essa transformação é:

Outra maneira de escrever essa equação química, mas agora balanceada e representando as moléculas dos três gases, é:

41) (FUVEST) A concentração de íons fluoreto em uma água de uso doméstico é de 5,0 · 10–5 mol/litro. Se uma pessoa tomar 3,0 litros dessa água por dia, ao fim de um dia, a massa de fluoreto, em miligramas, que essa pessoa ingeriu é igual a: (massa molar do fluoreto: 19,0 g/mol).

a) 0,9. d) 5,7. b) 1,3. e) 15. c) 2,8.

42) (UNESP) Um químico, ao desenvolver um perfume, decidiu incluir entre os componentes um aroma de frutas com concentração máxima de 10–4 mol/L. Ele dispõe de um frasco da substância aromatizante, em solução hidroalcoólica, com concentração de 0,01 mol/L.

Para a preparação de uma amostra de 0,50 L do novo perfume, contendo o aroma de frutas na concentração desejada, o volume da solução hidroalcoólica que o químico deverá utilizar será igual a:

a) 5,0 mL. d) 1,0 mL. b) 2,0 mL. e) 0,20 mL. c) 0,50 mL.

Page 10: Simulado Cora Coralina

S i m u l a d o d o C o r a

______________________________________________________________________________________________ CURSINHO COMUNITÁRIO CORA CORALINA (4C’s) 10

43) Para o composto cujo nome I.U.P.A.C é 1,3-dietilciclobutano, a alternativa falsa é:

a) Possui 2 carbonos quartenários. b) Possui 2 carbonos terciários. c) Possui 4 átomos de carbono secundário. d) Sua fórmula molecular é C8H16. e) Apresenta cadeia carbônica saturada.

GEOGRAFIA

44) (FUVEST 2012) Do ponto de vista tectônico, núcleos rochosos mais antigos, em áreas continentais mais interiorizadas, tendem a ser os mais estáveis, ou seja, menos sujeitos a abalos sísmicos e deformações.

Em termos geomorfológicos, a maior estabilidade tectônica dessas áreas faz com que elas apresentem uma forte tendência à ocorrência, ao longo do tempo geológico, de um processo de

a) aplainamento com o desgaste das formas de relevo, decorrente do intemperismo e da erosão.

b) formação de depressões absolutas, gerada por acomodação de blocos rochosos.

c) formação de canyons, decorrente de intensa erosão eólica.

d) produção de desníveis topográficos acentuados, resultante da contínua sedimentação dos rios.

e) geração de relevo serrano, associada a fatores climáticos ligados à glaciação.

45) (FUVEST) O Intemperismo é o nome que se dá ao conjunto de processos que modificam as rochas, fragmentando-as (intemperismo físico) ou alterando-as (intemperismo químico). O predomínio de um tipo em relação a outro, nas diversas regiões da Terra, vai depender das temperaturas, combinadas ao volume das precipitações e do estado físico da água.

A: Lago Baker, Canadá. B: Murzuk, Deserto do Saara, Líbia C: Boende, República Democrática do Congo

Observando o mapa e com seus conhecimentos de clima, é correto afirmar que nas regiões A, B e C, há predomínio, respectivamente, do intemperismo:

a) químico, físico, químico d) físico, físico, químico

b) físico, químico, químico e) químico, físico, físico

c) químico, químico, físico

46) (FUVEST) Veja as imagens abaixo e responda:

Os climogramas I e II correspondem, respectivamente, às áreas assinaladas no mapa com as letras

a) A e B. b) A e D. c) B e C. d) C e D. e) D e A.

47) Observe a imagem e leia o texto.

“Por muitos anos, as várzeas paulistanas foram uma espécie de quintal geral dos bairros encarapitados nas colinas. Serviram de pastos para os animais das antigas carroças que povoaram as ruas da cidade.

Serviram de terreno baldio para o esporte dos humildes, tendo assistido a uma proliferação incrível de campos de futebol. Durante as cheias, tais campos improvisados ficam com o nível das águas até o meio das traves de gol.” (Aziz Ab’Saber, 1956.)

Considere a imagem e a citação do geógrafo Aziz Ab’Saber na análise das afirmações abaixo:

I. O processo de verticalização e a impermeabilização dos solos nas proximidades das vias marginais ao rio Tietê aumentam a sua susceptibilidade a enchentes.

II. A retificação (tornar reto) de um trecho urbano do rio Tietê e a construção de marginais sobre a várzea do rio potencializaram o problema das enchentes na região.

III. A extinção da Mata Atlântica na região da nascente do rio Tietê, no passado, contribui, até hoje, para agravar o problema com enchentes nas vias marginais.

Page 11: Simulado Cora Coralina

S i m u l a d o d o C o r a

______________________________________________________________________________________________ CURSINHO COMUNITÁRIO CORA CORALINA (4C’s) 11

IV. A várzea do rio Tietê é um ambiente susceptível à inundação, pois constitui espaço de ocupação natural do rio durante períodos de cheias.

Está correto o que se afirma em a) I, II e III, apenas. b) I, II e IV, apenas. c) I, III e IV, apenas. d) II, III e IV, apenas. e) I, II, III e IV

48) (FUVEST)Observe o Gráfico

Com base nos gráficos e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta. a) O comércio bilateral entre China e África cresceu timidamente no período e envolveu, principalmente, bens de capital africanos e bens de consumo chineses. b) As exportações chinesas para a África restringem-se a bens de consumo e produtos primários destinados a atender ao pequeno e estagnado mercado consumidor africano. c) A implantação de grandes obras de engenharia, com destaque para rodovias transcontinentais, ferrovias e hidrovias, associa-se ao investimento chinês no setor da construção civil na África. d) O agronegócio foi o principal investimento da China na África em função do exponencial crescimento da população chinesa e de sua grande demanda por alimentos. e) O investimento chinês no setor minerador, na África, associa-se ao crescimento industrial da China e sua consequente de petróleo e outros minérios.

49) (Fuvest)Observe os Gráficos

Com base nos gráficos e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta. a) Em função de políticas de reforma agrária levadas a cabo no Norte do país, durante as últimas décadas, a população rural da região superou, timidamente, sua população urbana. b) O aumento significativo da população urbana do Sudeste, a partir da década de 1950, decorreu do desenvolvimento expressivo do setor de serviços em pequenas cidades da região. c) O avanço do agronegócio no Centro-Oeste, a partir da década de 1970, fixou a população no meio rural, fazendo com que esta superasse a população urbana na região, a partir desse período. d) Em função da migração de retorno de nordestinos, antes radicados no chamado Centro-Sul, a população urbana do Nordeste superou a população rural, a partir da década de 1970. e) A maior industrialização na região Sul, a partir dos anos 1970, contribuiu para um maior crescimento de sua população urbana, a partir desse período, acompanhado do decréscimo da população rural. 50) Observe a figura e as informações abaixo:

Desde o final da década de 1970, no Brasil, os movimentos sociais urbanos têm reivindicado o chamado Direito à Cidade,em que a moradia é elemento fundamental. Acerca desse tema, considere os gráficos, seus conhecimentos e as seguintes afirmações:

I. A Região Sudeste responde por mais da metade do PIB nacional, sendo, porém, a região com maior deficit habitacional. Consequentemente, forte concentração de capital não significa acesso à moradia.

Page 12: Simulado Cora Coralina

S i m u l a d o d o C o r a

______________________________________________________________________________________________ CURSINHO COMUNITÁRIO CORA CORALINA (4C’s) 12

II. A Região Nordeste tem o segundo maior deficit habitacional e a terceira maior participação no PIB nacional. Isso significa que a histórica desigualdade social nessa região foi superada. III. A Região Norte tem o segundo menor deficit habitacional e a menor participação no PIB nacional. Isso significa que o deficit habitacional é um problema desvinculado da produção/distribuição de riqueza.

Está correto o que se afirma em a) I, apenas. d) II e III, apenas. b) I e II, apenas. e) I, II e III. c) I e III apenas.

51) Observe a figura a seguir e assinale a alternativa correta:

a) pequena quantidade de propriedades, com até 100 ha, ocupando a maior parcela da área, o que significa uma distribuição desigual da terra. b) grande quantidade de propriedades, com mais de 1000 ha, correspondendo à maior parcela da área ocupada, o que significa uma distribuição equitativa da terra. c) grande quantidade de propriedades, com até 100 ha, correspondendo às menores parcelas da área ocupada, o que significa uma distribuição desigual da terra. d) pequena quantidade de propriedades, de 100 a 1000 ha, ocupando a maior parcela da área, o que significa uma distribuição equitativa da terra. e) pequena quantidade de propriedades, com mais de 1000ha, correspondendo à menor parcela da área ocupada, o que significa uma distribuição desigual da terra.

FÍSICA

52) O diagrama representa as mudanças da velocidade escalar de um móvel, em trajetória retilínea, em função do tempo

O deslocamento escalar do móvel entre os instantes t = 1,0s e

t = 3,0s vale, em metros (m):

a) 7m d) 10m b) 8m e) 11m c) 9m

53) Um trem de comprimento L = 100m se desloca em linha reta com velocidade escalar constante 25m/s e demora um tempo T para atravessar um túnel. Se a velocidade escalar do trem duplicar, o tempo gasto para atravessar o túnel diminui em 4,0s. O comprimento do túnel vale: a) 100m b) 200m c) 250m d) 300m e) 400m

54) O gráfico abaixo indica a posição (S) em função do tempo (t) para um automóvel em movimento num trecho horizontal e retilíneo de uma rodovia.

Da análise do gráfico, pode-se afirmar que automóvel a) está em repouso, no instante 1 min. b) possui velocidade escalar nula, entre os instantes 3 min

e 8 min. c) sofreu deslocamento de 4 km, entre os instantes 0 min

e 3 min. descreve movimento progressivo, entre os instantes 1 min e 10 min.

d) tem a sua posição inicial coincidente com a origem da trajetória.

e) o valor da velocidade no instante t = 2s é maior do que a velocidade no instante 9s.

55) Um corpo é lançado para cima, com velocidade inicial de 50 m/s, numa direção que forma um ângulo de 60° com a horizontal

Dados: sen 60° = 0,87 cos 60° = 0,50 g = 10 m/s²

Desprezando a resistência do ar, pode-se afirmar que no ponto mais alto da trajetória a velocidade do corpo, em m/s, será:

a) 5 d) 40 b) 10 e) 50 c) 25 56) Para calcular a altura de uma ponte sobre o leito de um rio, um garoto abandonou uma pedra da ponte, a partir do repouso, e mediu o tempo transcorrido até que ela atingisse a superfície da água. Considere a aceleração da gravidade igual a 10m/s² e sabendo que o tempo de queda da pedra foi de 2 segundos, pode-se afirmar que a altura da ponte, em metros, é um valor próximo de:

a) 16 d) 24 b) 20 e) 48 c) 22

Page 13: Simulado Cora Coralina

S i m u l a d o d o C o r a

______________________________________________________________________________________________ CURSINHO COMUNITÁRIO CORA CORALINA (4C’s) 13

57) Um grupo de amigos compra barras de gelo para um churrasco, num dia de calor. Como as barras chegam com algumas horas de antecedência, alguém sugere que sejam envolvidas num grosso cobertor para evitar que derretam demais. Essa sugestão a) é absurda, porque o cobertor vai aquecer o gelo,

derretendo-o ainda mais depressa. b) é absurda, porque o cobertor facilita a troca de calor entre

o ambiente e o gelo, fazendo com que ele derreta ainda mais depressa.

c) é inócua, pois o cobertor não fornece nem absorve calor ao gelo, não alterando a rapidez com que o gelo derrete.

d) faz sentido, porque o cobertor facilita a troca de calor entre o ambiente e o gelo, retardando o seu derretimento.

e) faz sentido, porque o cobertor dificulta a troca de calor entre o ambiente e o gelo, retardando o seu derretimento.

58) Quando uma pessoa cozinha um ovo numa vasilha com água, pode diminuir a intensidade da chama do fogo que aquece a vasilha tão logo a água começa a ferver. Baseando-se na Física, assinale a alternativa que explica porque a pessoa pode diminuir a intensidade da chama e ainda assim a água continua a ferver.

a) Durante a mudança de estado, a quantidade de calor edido

para a água diminui e sua temperatura aumenta. b) Durante a mudança de estado, a quantidade de calor

cedido para a água e sua temperatura diminuem. c) Apesar do calor estar sendo cedido mais lentamente, na

mudança de estado, enquanto houver água em estado líquido na vasilha, sua temperatura não varia.

d) O calor é cedido mais lentamente para a água, aumentando a temperatura de mudança de estado da água.

e) O calor é cedido mais lentamente para a água, diminuindo a temperatura de mudança de estado da água.

59) Numa experiência, um gás ideal ocupa um volume de 25 litros. Após o equilíbrio, a leitura no manômetro indica 2 atm e no termômetro 27ºC. Considerando a constante universal dos gases 0,082 atm.litros/moI.K, pode-se afirmar que o número de mols do gás é de, aproximadamente: a) 0,5 b) 2 c) 20 d) 23 e) 27

MATEMÁTICA

60) (FUVEST) A soma e o produto das raízes da equação do 2º grau (4m + 3n)x2 - 5nx + (m - 2) = 0 valem, respectivamente, 5/8 e 3/32.

Então m + n é igual a:

a) 9 b) 8 c) 7 d) 6 e) 5 61) (FATEC) Se x, y e z são números reais tais que

z = 122 )(

1 yx

, então z é igual a :

a)yx

1 d)

xyyx 22

b) 22

1yx

e) 22

22

yxyx

c) x² + y²

62) ( MACK)

21

513

3235

2

022

é igual a :

a)17

3150 b)90 c)

731530

d) 315017

e) –90

63) (FATEC) Uma pessoa, pesando atualmente 70kg, deseja voltar ao peso normal de 56kg. Suponha que uma dieta alimentar resulte em um emagrecimento de exatamente 200g por semana. Fazendo essa dieta, a pessoa alcançará seu objetivo ao fim de:

a) 67 semanas. b) 68 semanas. c) 69 semanas. d) 70 semanas. e) 71 semanas.

64) (UEL) O sistema abaixo, de incógnitas x e y, é:

a) impossível, para todo k real diferente de -21;

b) possível e indeterminado, para todo k real diferente de -63; c) possível e determinado, para todo k real diferente de -21; d) possível e indeterminado, para todo k real diferente de -3; e) possível e determinado, para todo k real diferente de -1 e -63.

65) (PUC-MG) Na figura, AB = 5dm, AD = 5√7 dm, DBC = 60º e DCA = 90º. Determine a medida de CD em decímetros (dm):

a) 2 d) b) 4 e) 5

c)

Page 14: Simulado Cora Coralina

S i m u l a d o d o C o r a

______________________________________________________________________________________________ CURSINHO COMUNITÁRIO CORA CORALINA (4C’s) 14

66) (ENEM/2012) Há, em virtude da demanda crescente de economia de água, equipamentos e utensílios como, por exemplo, as bacias sanitárias ecológicas, que utilizam 6 litros de água por descarga em vez dos 15 litros utilizados por bacias sanitárias não ecológicas, conforme dados da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Qual será a economia diária de água obtida por meio da substituição de uma bacia sanitária não ecológica, que gasta cerca de 60 litros por dia com a descarga, por uma bacia sanitária ecológica? a) 24 litros. d) 42 litros. b) 36 litros. e) 50 litros. c) 40 litros.

67) (UFPI)Uma quantia foi aplicada a juros simples de 6% ao mês, durante 5 meses e, em seguida, o montante foi aplicado durante mais 5 meses, a juros simples de 4% ao mês. No final dos 10 meses, o novo montante foi de R$ 234,00. Qual o valor da quantia aplicada inicialmente?

a) R$ 150,00 d) R$ 98,00 b) R$ 66,00 e) R$ 130,00 c) R$ 162,00

INGLÊS

Examine os anúncios para responder às questões 68 a 70.

68) (UNESP) O anúncio 1 refere-se a) a uma campanha para economia do consumo de água. b) à divulgação de uma nova tinta para bancos de jardim. c) a uma campanha para embelezar a cidade de Denver. d) à divulgação de reformas nos jardins públicos em Denver. e) a uma campanha contra a destruição de patrimônio público. 69) (UNESP) Considerando-se o propósito do anúncio 2, a oração que poderia fazer parte de um texto a ser incluído nesse anúncio é: a) Turn on the lights when a room is not being used. b) Turn on the heaters and boilers on summer days. c) Turn off the lights when there is nobody in a room. d) Turn on the tap before you take a bath or a shower. e) Turn off the tap while brushing your teeth or shaving. 70) (UNESP) Os dois anúncios têm em comum o fato de a) terem sido produzidos para empresas de pequeno porte. b) terem sido produzidos para duas empresas concorrentes. c) estimularem o uso de recursos alternativos. d) terem sido produzidos pela mesma agência de publicidade. e) estimularem ações embasadas na sustentabilidade.

Page 15: Simulado Cora Coralina

S i m u l a d o d o C o r a

______________________________________________________________________________________________ CURSINHO COMUNITÁRIO CORA CORALINA (4C’s) 15

REDAÇÃO

Leia o texto a seguir que servirá de base para a sua redação.

Jovens são treinados para serem empresários

Eric Nogari Chaves já pensa em abrir seu próprio negócio. Como nunca, está de olho no mercado, conversa com empresários e imagina produtos. Tudo isso aos 16 anos.

Chaves descobriu seu perfil empreendedor ao participar de projetos da organização norte-americana Junior Achievement, que investe em adolescentes para que se tornem empresários conscientes e éticos.

Entre os objetivos da Junior Achievement, aponta a superintendente da organização, Wilma Santos, estão proporcionar uma visão clara do mundo dos negócios e despertar o espírito empreendedor dos jovens ainda na escola.

Para isso, são oferecidos diversos programas, como o Miniempresa, em que o estudante simula a abertura de sua companhia e lida com cálculos de fisco e com a elaboração de produtos. Já no Empresário Sombra, ele segue durante um dia inteiro um executivo de sucesso.

“Queremos que eles sejam empreendedores com responsabilidade socioambiental, conscientes de que a sustentabilidade pode ser encarada não com pessimismo, mas com senso de urgência”, diz Santos.

(Diogo Bercito, Folha de S. Paulo, 05.02.2008. Adaptado)

PROPOSTA

Pensando no mundo do trabalho, escreva uma dissertação sobre o tema:

Na formação do futuro empreendedor, a escola desempenha um papel significativo ou o que importa é apenas a inserção no mercado de trabalho em busca de experiência profissional?

(Mínimo 20 linhas – Máximo 30 linhas)