Download - Folha PUC - 558

Transcript
Page 1: Folha PUC - 558

Além do Folha PUC, a universidade oferece outra publicação mensal: o Jornal PUC VC, voltado exclusivamente ao acadêmico de graduação e pós-graduação. A novidade foi anunciada pela diretora de Comunicação Social, jornalista Carla Oliveira, durante a abertura da Se-mana de Integração Acadêmica e Planejamento. Com uma linguagem mais jovem, o produto transpõe a esfera do jornalismo impresso e está presente no ambiente digital. Página 6

Jornal da Pontifícia Universidade Católica de Goiás Goiânia, agosto de 2014 - Ano XXIII N. 558

Dicom lança nova publicação Novos alunos são acolhidos na universidade

A universidade preparou uma programação especial de boas-vin-das aos mais de 4 mil calouros: durante dois dias, os novos estudantes puderam conhecer os coordenadores de seus respectivos cursos, ter uma visão global sobre a universidade e assistir a apresentações cultu-rais. O encontro com a Reitoria da instituição e com representantes do DCE pautou o último dia do evento. Página 3

Projeto Escolas é debatido na Semana de Planejamento

Caminhada Ecológica mobiliza estudantes da universidade. Página 2

Gastronomia realiza aula inaugural. Página 6

Em Foco: novas parcerias, premiações e temas acadêmicos em pauta. Página 8

Estudantes foram recepcionados com extensa programaçãoJornal PUC VC é dirigido aos acadêmicos

Profa. Sônia Margarida na abertura da Siap, realizada no dia 31 de julho, no Auditório da Área 4

A construção dos projetos pedagógicos das Escolas, que estão substituindo gradati-vamente os departamentos, foi o tema central da Semana de Integração Acadêmica e Planejamento da PUC Goiás (Siap), que mobilizou gesto-res e docentes de 31 de julho a 2 de agosto, por meio de uma programação que reuniu debates e oficinas. Na oca-sião, foram homenageados os diretores dos antigos depar-tamentos e tomaram posse os 44 coordenadores dos cursos que integram as escolas. Páginas 4 e 5.

Page 2: Folha PUC - 558

Folha PUC 558Goiânia - Agosto de 2014 2

Equipe PUC GoiásO trabalho das equipes de apoio foi

fundamental para o bom desempenho dos atletas. Formada por estudantes, egressos e professores da universidade, dos cursos de Nutrição, Fisioterapia e Enfermagem, as equipes foram distribuídas em vans que acompanharam todo o trajeto e mantive-ram-se sempre próximas para assistir os atletas caso necessitassem. Copinhos com água mineral, barras de cereais, rapadura ou frutas foram ofertados a todo momento pelas equipes, além de toda atenção dada para verificar possíveis dores musculares ou a necessidade de curativos. Segundo José Renato, a PUC Goiás, por meio dos es-tudantes, egressos e professores, possibili-tou competência de atuação no evento. “A PUC Goiás nos trouxe tranquilidade, já que os professores nos enviam seus melhores alunos, o que garante qualidade técnica ao evento“, explica o coordenador. José Rena-to ainda enfatiza o diálogo entre as equipes e o trabalho colaborativo entre elas. “As equipes discutem juntas. Não existem opi-niões isoladas”.

O Folha PUC passou por readequações e agora é destinado prioritariamente a você, que é gestor (a), funcionário (a) docente e adminis-trativo de nossa universidade. A publicação terá periodicidade mensal e traz uma visão glo-bal dos principais acontecimentos acadêmicos, todavia, com algumas novidades editorais, entre elas, a coluna Em Foco, que destaca im-portantes parcerias, convênios de cooperação, visitas de personalidades proeminentes e prê-mios de relevância conquistados pela comuni-dade acadêmica.

Juntamente com o novo jornal PUC VC, a universidade reitera o seu diálogo com gestores, docentes, funcionários e acadêmicos, colocando em circulação duas publicações mensais, para informar a todos, com conteúdos direcionados a cada público de interesse.

Neste momento de início e retomada das atividades, é importante que estejamos motivados para receber os nossos estudantes, no mo-

Carta do Reitor

Extensão

Palavras de acolhida

Expediente

INSTITUIÇÃO JURIDICAMENTE MANTIDAPELA SOCIEDADE GOIANA DE CULTURA - SGC

ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DA PUC GOIÁS

Folha PUC - Jornal da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, produzido pela Divisão de Comunicação Social - Dicom/GRTel.: 3946-1010Diretora: Carla Oliveira (GO n. 1076 JP)Redação: Belisa Monteiro (GO n. 2343 JP), Diene Batista, Luisa Dias (GO n.01181 JP), Maiara Dourado, Letícia Santana e Roldão Barros (GO n.3260 JP)Diagramação: Adriano AbreuFotografias: Ana Paula Abrão, Wagmar Alves, Umaitá Pires e Weslley Cruz Impressão: Gráfica da PUC Goiás

GRÃO-CHANCELER:Dom Washington Cruz, CP

REITORProf. Wolmir Therezio AmadoVICE-REITORAProfa. Olga Izilda RonchiPRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃOProfa. Sônia Margarida Gomes SousaPRÓ-REITORA DE EXTENSÃO E APOIO ESTUDANTILProfa. Márcia de Alencar SantanaPRÓ-REITORA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISAProfa. Milca Severino PereiraPRÓ-REITORA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONALProfa. Helenisa Maria Gomes de Oliveira NetoPRÓ-REITOR DE ADMINISTRAÇÃOProf. Daniel Rodrigues BarbosaPRÓ-REITOR DE COMUNICAÇÃO Prof. Eduardo Rodrigues da SilvaCHEFE DE GABINETEProf. Lorenzo Lago

cAssociação Brasileira das

Universidades Comunitárias

cAssociação Brasileira das

Universidades Comunitárias

Caminhada Ecológica integra cursos da graduação

A 23ª Caminhada Ecológica, realizada pelo Jornal O Popular, do Grupo Jaime Câ-mara, com apoio científico da PUC Goiás, teve nesse ano, pela primeira vez, a Basílica de Trindade como ponto de partida. De lá saíram 29 atletas rumo a jornada de cinco dias e aproximadamente 310 km. Um per-curso que envolveu dez cidades (Trindade, Goianira, Brazabrantes, Caturaí, Inhumas, Itauçu, Itaberaí, Goiás, Faina, Araguapaz), até a chegada a seu destino final em Arua-nã. Motivados pela proposta do evento de conscientização e preservação ambiental, os participantes da Caminhada deixaram suas famílias e vida pessoal para colaborar, mes-mo que de forma simbólica, com a causa.

Vindos de vários municípios do estado de Goiás, os atletas (25 homens e 4 mulheres) pro-moveram uma verdadeira festa a cada cidade que passaram. Pra quem participa pela oitava vez, como Adenir Santana, de Goianira, o de-safio é o mesmo e cada nova edição é como se fosse a primeira vez. “A caminhada tá no san-gue, você vai a primeira vez daí é difícil não voltar”, conta o atleta que é motivado pelos familiares que vão recepcioná-lo em Aruanã.

Wolmir Therezio AmadoReitor da Pontíficia Universidade Católica de Goiás

Presidente do Conselho de Reitores das Universidades BrasileirasPresidente do Conselho Superior da Associação Nacional da Educação Católica

mento em que a universidade avança na implantação do Projeto Esco-las com a posse dos novos coordenadores de curso – um marco histó-rico nesta instituição - fato que requer dedicação e empenho de nossos líderes e suas respectivas equipes, para fortalecer as nossas ações na esfera do ensino, pesquisa, extensão e gestão.

No final de julho e início de agosto, durante a Semana de Integra-ção Acadêmica e Planejamento, todos os professores da instituição vi-venciaram um momento de partilha de experiências, planejamento das atividades e reflexões acerca do projeto pedagógico para a acolhida dos mais de 26 mil alunos (calouros e veteranos) que ingressam e retomam os estudos nesta universidade.

Também acompanhamos, pelos veículos de comunicação, impor-tantes eventos históricos no Brasil e no mundo e não podemos conti-nuar inseridos na realidade sem transformá-la e deixar-se transformar por ela: todos nós, em sua respectiva área do conhecimento, podemos dialogar com o mundo e colocar os dons profissionais e pessoais para atender as demandas e desafios do mundo contemporâneo.

Um semestre exitoso a todos!

Atletas percorreram 310 km em cinco dias

Page 3: Folha PUC - 558

Folha PUC 558Goiânia - Agosto de 2014 3

Ingresso

Acolhida e motivação marcam início do semestre

Três gerações unidas por um só futuro – a educação – passaram pela PUC Goiás duran-te a Calourada 2014/2, realizada nos dias 4 e 5 de agosto. Marivalda, Kelly e Heloísa – avó, filha e neta, respectivamente - participaram do evento que, tradicionalmente, dá boas--vindas aos novos estudantes da universida-de. No total, 4 mil calouros foram recepcio-nados pela Reitoria, pelos departamentos e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Aluna do 2º período de Pedagogia, Mari-valda Pereira da Costa deu exemplo e, aos 40 anos, ingressou na instituição, por meio do Vestibular Social. Sua filha, Poliana Costa Oliveira, 20, resolveu seguir o mesmo cami-nho, apesar dos cuidados com a pequena He-loísa, de apenas 3 meses.

Também aprovada para Pedagogia, curso que integra a recém-criada Escola de Forma-ção de Professores e Humanidades, e com

Calourada em família: Marivalda, 40 anos, ingressa na instituição junto com a filha Acadêmicos receberam as boas-vindas da Reitoria

o benefício de desconto de 50% na mensali-dade, Poliana começou sua jornada na PUC Goiás junto com a filha. “Quero estudar e dar exemplo para ela”, afirmou Kelly, ao lado da mãe, que emendou: “Trouxemos a Heloísa, assim, minha neta já aprende a gostar desse ambiente”.

Primeiro passoReitor da PUC Goiás, o prof. Wolmir Ama-

do lembrou, durante a calourada, que esses pri-meiros passos dentro da universidade são fun-damentais para a continuidade da graduação. “É durante a calourada que o aluno conhece a instituição e o curso em que está ingressando”, explica, referindo-se aos conteúdos repassados ao longo do evento, como os projetos pedagó-gicos e as possibilidades oferecidas pela uni-versidade para além do ensino, como pesqui-sa, extensão e intercâmbio.

“Esse primeiro passo é importante para que a caminhada seguinte tenha êxito. Os pais efamiliares de Goiás

e de outros Estados enviam seus filhos para estudar aqui.”Prof. Wolmir Amado, reitor

“A calourada já faz parte do projeto pedagógico da PUC Goiás. Recebemos esses alunos com espírito de alegria

e solidariedade.”Profa. Olga Izilda Ronchi, vice-reitora

“A PUC Goiás se preocupa não só com a formação técnica do aluno, mas com uma educação que estabeleça pontes

entre o acadêmico e a sociedade.”Profa. Clélia Brandão, diretora da Escola de Formação de Professores e Humanidades

“Nosso curso costuma aproveitar essa oportunidade para mostrar o universo de possibilidades que a PUC pode oferecer”.

Prof. Irineu Gomes, diretor do Departamento de Administração

Por Diene Batista

Gastronomia prepara programação especial de acolhida

Com a intenção de recepcionar calouros e veteranos neste início de semestre, o curso de Gastronomia da PUC Goiás realizou, no dia 7 de agosto, a sua aula inaugural. Mais de 100 alunos assistiram, no Auditório da Área 3, no Setor Universitário, aos relatos de Thia-go Meneses e Felipe Prigol, que trocaram ex-periências sobre o mundo dos vinhos - fasci-nante aos olhos de profissionais e leigos - e o intercâmbio como chef de um navio.

Acadêmicos assistiram a palestra sobre vinhos e cozinha de navio

Para Thiago, o trabalho no navio foi duro, mas incrível. “Você está ali para trabalhar muito, mas quando desce em cada parada a recompensa é enorme. Conhecer novos países, culturas e ter contato na prática com uma cozinha altamente industrial como a de um navio é algo que te en-grandece de diversas formas”, acrescentou. Ele trabalhou por nove meses em um cruzeiro na Europa. Antes já tinha com-pletado quatro anos de carrei-

ra em Goiânia. “Seu currículo é supervalori-zado na volta”, garante.

A troca de experiências entre os profissio-nais e os alunos desperta o desejo dos alunos e aumenta as possibilidades, explica a coor-denadora do curso, Cristiane Souza. “Esses encontros servem para dar o start, levantar o interesse. Gastronomia é algo macro. Tenho certeza que os relatos mexem um pouquinho com cada um”.

Page 4: Folha PUC - 558

Folha PUC 558Goiânia - Agosto de 2014 4

Oficinas e reuniões envolvendo os cursos de graduação, pós-graduação e projetos de extensão da PUC Goiás mo-vimentaram a 35ª Semana de Integração Acadêmica e Planejamento (Siap), re-alizada de 31 de julho a 2 de agosto. A construção dos projetos pedagógicos das Escolas, que estão substituindo grada-tivamente os departamentos, foi o tema central do evento. Ainda foi discutido o planejamento das atividades acadêmicas para este semestre.

Para o reitor da PUC Goiás, prof. Wol-mir Amado, a Semana destacou-se como um momento de integração e preparação dos docentes para a acolhida dos mais de 26 mil alunos da universidade, que retor-naram às aulas em agosto.

Durante a reunião, a pró-reitora de Graduação, profa. Sônia Margarida, apresentou os eixos e as diretrizes do projeto de ensino que devem ser traçados para a concretização dessa mudança no plano pedagógico e enfatizou a missão dos professores e gestores em disseminar informações sobre a mudança acadêmica organizacional empreendida pela criação das Escolas.

O modelo das escolas é um dos mais adotados no organograma das Institui-ções de Ensino Superior no cenário in-ternacional e permite um maior grau de integração e interdisciplinaridade, de-mandando uma reorganização acadêmica e um redimensionamento das funções dos gestores. “Não é um ajuntamento, é uma integração”, reafirma a profa. Sônia.

Gestores lotaram o Auditório da Área 4, na solenidade de abertura da Siap

Diretores dos departamentos extintos receberam homenagem da Reitoria

Gestão

Semana de Integração Acadêmica e Planejamento discute projeto pedagógico das escolas

O regime departamental foi criado na PUC Goiás, na época UCG, na década de 1960 e era caracterizado por unidades que incluíam pelo menos um curso de gradu-ação. O modelo, em vigor até hoje, agora é substituído gradualmente pelo sistema orga-nizacional das Escolas. Os 22 departamentos

Como uma das atividades da Siap, coor-denadores de curso, professores e gestores da Escola de Direito e Relações Internacio-nais reuniram-se no dia 31 de julho para discutir o projeto pedagógico da Escola, tomando como base a integração e uma maior sinergia entre os cursos de gradua-ção, os programas de pós-graduação e seus projetos de extensão. Os cursos de Direito e Relações Internacionais possuem linhas

Dos departamentos às escolas

Escola de Direito e Relações Internacionais discute projeto pedagógico

da instituição serão transformados em dez escolas, atendendo ao projeto de Reforma Universitária do Ministério da Educação, que prevê um novo modelo de instituição impli-cando em uma nova estrutura organizativa que pressupõe avanços epistemológicos e in-terdisciplinaridade.

acadêmicas e epistemológicas próximas e que podem ter disciplinas comuns, desen-cadeando um maior aproveitamento de dis-ciplinas e uma unicidade entre os cursos. Uma disciplina que é pré-requisito para estudantes de Direito do primeiro período pode ser pré-requisito para estudantes de quinto período de Relações Internacionais, reunindo, qualificando e otimizando a pro-gramação de ensino acadêmica.

Page 5: Folha PUC - 558

Folha PUC 558Goiânia - Agosto de 2014 5

Coordenadores de 44 cursos de graduação receberam a imagem de Nossa Senhora Aparecida

No dia 31 de julho, duran-te a abertura da 35ª Semana de Integração Acadêmica e Plane-jamento (Siap) da PUC Goiás, foram empossados os novos coordenadores de 44 cursos da instituição. Eles permanecerão nas funções até o final do se-mestre, período o qual será uti-lizado também para realização de um processo de escolha dos coordenadores que assumirão em 2015, para um mandato de 4 anos. Além das portarias de nomeação, os novos coordena-dores também receberam uma

A PUC Goiás firmou convê-nio de cooperação acadêmica com uma das mais prestigiadas instituições de ensino da Europa, a Universidade do Porto. Com origens que remontam ao século XVIII, possui mais de 30 mil es-tudantes, 2.300 professores e pes-quisadores e 1.600 funcionários que frequentam as suas 15 escolas (Arquitetura, Belas Artes, Ciên-cias, Ciências da Nutrição e da Alimentação, Desporto, Direito, Economia, Engenharia, Farmácia, Letras, Medicina, Medicina Den-tária, Psicologia e de Ciências da Educação, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e Porto Business School), além de 60 uni-dades de investigação, distribuí-das por três polos universitários localizados na cidade do Porto.

A instituição também ofe-rece mais de 600 programas de formação (dos bacharelados aos doutoramentos, passando pela

Gestão

Internacionalização

Novos coordenadores são empossados

imagem de Nossa Senhora Apa-recida. Os diretores dos depar-tamentos extintos, em função da criação das duas primeiras Escolas do novo modelo de or-ganização da universidade, fo-ram homenageados durante a solenidade.

O reitor Wolmir Amado ex-plica que esses novos coorde-nadores estão assumindo as atribuições para um período de seis meses. “São atribuições am-pliadas, com responsabilidade maior e que também se torna uma função gratificada”.

Universidade do Porto é a nova parceira da PUC Goiás

Ao longo do semestre, cada curso de graduação conduzirá o processo de escolha do próximo coordenador. As congregações deverão apresentar uma lista trí-plice de postulantes à função, da qual será escolhido o novo coor-denador. “A noite de hoje é um marco muito importante, por-que já significa a implementação das Escolas, não só do ponto de vista organizacional, mas tam-bém com foco especial para os coordenadores dos cursos de graduação”, assinalou reitor.

A professora Danya Ribeiro

foi uma das coordenadoras em-possadas durante a solenidade, realizada junto com a abertura da 35ª Semana de Integração Acadêmica e Planejamento. Ela, que integra a comunidade da PUC Goiás desde 1988, assume a coordenação do curso de Fo-noaudiologia. “Fico muito con-tente. É uma sensação de gratifi-cação pelo trabalho que estamos desempenhando durante esses anos todos”. As outras oito es-colas, cuja criação já foi aprova-da, serão implantadas gradati-vamente.

Instituição oferece mais de 600 programas de formação

educação contí-nua). A qualifica-ção de excelência do corpo docente (81% dos docen-tes e pesquisado-res são doutores) garante a eleva-da qualidade da formação da uni-versidade, sendo a instituição de ensino superior portuguesa a mais procurada pelos candida-tos e a preferida dos estudantes com as mais al-tas classificações escolares.

Todos os anos, cerca de 3.700 estudantes estran-geiros, de 146 diferentes países, frequentam a Universidade do Porto. A instituição é responsá-

vel por mais de 23% dos artigos científicos portugueses indexa-dos anualmente na ISI Web of Science.

Mais informações sobre o con-vênio na Assessoria de Relações Internacionais (ARI): 3946-1239/ [email protected]

Page 6: Folha PUC - 558

Folha PUC 558Goiânia - Agosto de 2014 6

Estudantes aprovam novo projeto

Programação da PUC TV passa por alterações

Equipe da Dicom foi agraciada com medalha de honra ao mérito, durante abertura da Siap

A equipe da Divisão de Co-municação Social (Dicom) da PUC Goiás traz novidades para os acadêmicos: já está circulando na universidade, desde o último dia 11, o novo jornal PUC VC, publicação voltada exclusiva-mente aos alunos de graduação e pós-graduação. Com esse novo projeto, a PUC Goiás passa a ter dois jornais com periodicidade mensal.

Com textos curtos e lingua-gem direta, o PUC VC conta com reportagens sobre comportamen-to, intercâmbio, carreira, cultura, entre outros assuntos que vão além dos muros da universidade, de forma que o acadêmico esteja “conectado” com o que acontece na universidade e no cenário cul-tural goianiense.

A marca forte da publicação é a interatividade: o leitor, além de ser público-alvo do jornal, pode sugerir pautas e enviar fotos do Instagram que podem ser veicu-ladas na publicação. O site puc.vc também já está no ar e traz a ver-são ampliada das matérias espe-ciais e galerias de fotos. O jornal oferece também um QR Code, de forma que os alunos possam con-ferir o conteúdo diretamente nos aparelhos celulares. Por meio do site, o acadêmico poderá sugerir temas para reportagens, eventos acadêmicos e programação para roteiro cultural.

De 19 de agos-to a 3 de outubro haverá altera-ções na grade de programação da PUC TV Goi-ás por conta do horário político eleitoral obriga-tório. Das 12h às 12h30 será apresentado o Brasil Esportes (em Rede Nacio-nal); das 12h30 às 12h40 será o PUC TV Esportes. Das 12h40 às 13 horas, será transmitido o TJ Goiás. Das 13h às 13h50 é o mo-mento do horário eleitoral obri-gatório. Depois a programação continua com o Auto Motor,

No dia 11 de agosto, em co-memoração ao Dia do Estudan-te, começou a circular em todas as áreas da universidade, a pri-meira edição do jornal PUC VC. A força tarefa mobilizou diver-sos funcionários administrativos que auxiliaram no processo de divulgação e entrega do material aos alunos. A acadêmica do 4º período do curso de Jornalismo, Kássia Xavier, aprovou o proje-

PUC VC começou a ser distribuído no dia 11 de agosto: linguagem voltada ao acadêmico

Comunicação

Novo jornal, voltado ao estudante, já circula na universidade

to. “Além de ficar por dentro das notícias, é uma oportunidade para sabermos de outros assun-tos que vão além da esfera do ensino, tais como intercâmbio e extensão”, opinou. O colega de curso, Matheus Perdiza, também pontuou a relevância do novo produto. “Ter contato com um jornal voltado ao estudante é de grande valia para a nossa forma-ção acadêmica”, refletiu.

O novo produto foi apresenta-do durante a abertura da Semana de Integração Acadêmica e Plane-jamento (Siap), no dia 31 de julho, ocasião em que a equipe da Di-com foi agraciada com uma me-dalha de honra ao mérito, entre-gue pelo reitor da universidade, em reconhecimento aos serviços relevantes prestados à comunida-de acadêmica.

das 13h50 às 14 horas.

A emissora ainda informa que o PUC Acontece terá apenas uma exibição (grava-da) no horário das 20h15 às 20h30. O programa Auto Motor, além da edição de 10 mi-nutos no horário do almoço, fica

mantida a exibição de 30 minutos à noite. Aos sábados, o Programa Raízes será exibido das 12h30 às 13 horas. O Programa Vidati-va passará para o domingo, das 19h30 às 20 horas. Mais informa-ções pelo telefone 3946-1950.

Page 7: Folha PUC - 558

Folha PUC 558Goiânia - Agosto de 2014 7

Inaugurado em maio, museu conta história da universidade e suas relações com a sociedade

Ambientes interativos permitem a exploração dos visitantes

Termina no dia 22 de agosto o período de requisição de bolsa de estudos para docentes, funcionários administrativos e dependentes. Os interessados devem procurar a Se-ção de Desenvolvimento de Recur-sos Humanos (DRH) pessoalmente, no Câmpus V. Mais informações: 3946-3080 ou 3085.

Estão abertas até 31 de agosto as ins-crições de trabalhos científicos na Semana de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás. O evento será realizado de 28 a 31 de outu-bro. Os interessados devem acessar o site www.pucgoias.edu.br para submeter os trabalhos. Mais informações pelo telefone 3946-1073/1431 ou pelo e-mail [email protected].

Desde o dia 15 de julho, o mu-seu histórico da universidade (Mu-seu PUC) integra o banco de dados do Cadastro Nacional de Museus (CNM), organizado pelo Instituto Nacional de Museus (Ibram) / Mi-nistério da Cultura.

Esse cadastro tem por objetivo conhecer e integrar o campo museal brasileiro, por meio da coleta, regis-tro e disseminação de informações, como distribuição de museus em estados e municípios, endereço, con-tatos, tipologia de acervo e infraes-trutura para turistas e pessoas com deficiência. Criado em 2006, o CNM já mapeou mais de 3.200 instituições museológicas em todo o País. Goiás tem 72 museus mapeados, sendo 23 desses em Goiânia, incluindo o Mu-seu PUC.

O estado brasileiro que tem maior número de museus é São Paulo, com 602, seguido do Rio Grande do Sul, com 437, e Minas Gerais, com 367. Os dados são da Coordenação de Produção e Análise da Informação do Ibram, que divulga seus resulta-dos no site do Instituto e por meio de publicações como Guia dos Museus Brasileiros e Museus em Números. Conheça a base de dados on-line do Cadastro Nacional de Museus – 2.0.

A exposição O Corpo na Arte Africana (foto), criada pela Funda-ção Oswaldo Cruz, está aberta a visitação de 22 de agosto a 30 de setembro, na Galeria da Área 3, no Setor Universitário. São cerca de 50 etnias representadas em 140 obras de arte, divididas em cinco módu-los. Visite de terça a sexta-feira, das 9h às 12 horas, das 14h às 17 horas e das 19h às 21 horas. Aos sábados, das 9h às 11 horas. A entrada é franca.

22 de agostoA Coordenação de Assuntos Es-

tudantis (CAE) está com inscrições abertas, até o dia 22 de agosto, para os Grupos de Desenvolvimento de Habi-lidades para Comunicação Interpessoal e em Público, voltados para alunos de graduação. A participação é gratuita e os encontros ocorrem uma vez por se-mana, sempre na quarta ou quinta-feira. Informações: 3946-1062 ou 1063.

27 de agostoÚltimo dia para inscrição no Progra-

ma de Apoio ao Aluno de Graduação da PUC Goiás. Acesse cead.pucgoias.edu.br.

30 de agostoÚltimo dia para inscrição nas especia-

lizações em Diagnóstico por Imagem e em Direito Tributário da PUC Goiás. Acesse www.pucgoias.edu.br e veja todos os cursos de pós-graduação oferecidos.

30 de agostoTambém termina o prazo para

candidatura em doutorado pleno nos Estados Unidos pelo Programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal. Acesse www.cienciasemfronteiras.org.br e confira.

Bolsas de estudo para funcionários

Semana de Ciência e Tecnologia

Museu PUC integra cadastro nacional

O Corpo naArte Africana

Programe-se

Cultura

Agenda

Page 8: Folha PUC - 558

Folha PUC 558Goiânia - Agosto de 2014 8

Em

Novo reitor da UCB visita a universidade

Biomedicina em Seminário nos Estados Unidos

Profa. Sandra de Faria toma posse na Conap

Acadêmicas prestigiam Diáspora Negra

Psicologia socializa pesquisas em Istambul

PUC Goiás no Encontro Internacional de Reitores

Prof. Nelson é campeão de paraquedismo

Professores conferem andamento das obras na Área 6O novo reitor da Uni-

versidade Católica de Brasília (UCB), frei Gilberto Gonçalves Garcia, foi re-cebido pelo reitor Wolmir Amado no dia 25 de julho. Os gestores discutiram a conjuntura da educação su-perior no Brasil e também sobre parcerias de coopera-ção acadêmica entre ambas as instituições.

A acadêmico do 3º período de Biomedicina, Caio Felipe, foi o único monitor biomédico do I Seminário Internacional de Anato-mia Cirúrgica, realizado no Miami Anatomical Research Center (Marc), em Miami, Estados Unidos, nos dias 27 e 28 de julho.

A docente do Departa-mento de Serviço Social da PUC Goiás, profa. Sandra de Faria, agora é membro permanente da Comissão Nacional de Acompanha-mento e Controle Social do Programa Universidade para Todos (Conap).

A PUC Goiás marcou presença no Festival da Diáspora Ne-gra em Brasília, que ocorreu de 23 a 26 de julho. Participaram do evento, as acadêmicas Alessandra Soares e Maria das Neves (foto), além das professoras Fátima Regina Almeida de Freitas e Janira Sodré Miranda, coordenadora do Programa de Estudos e Exten-são Afro-Brasileiro (Proafro).

A profª dra. Ana Cristina Resende socializou pesquisas realizadas no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC Goiás, durante o XXI Congresso Internacional de Rorschach e Métodos Pro-jetivos, na Universidade de Istambul, na Turquia, do dia 15 a 19 de julho.

O reitor da PUC Goiás e pre-sidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), Wolmir Amado, apre-sentou o tema Universidade e Professores, no dia 29 de julho, durante o III Encontro Interna-cional de Reitores, ocasião em que destacou a importância do docente ter avaliação e forma-ção contínua.

O prof. Nelson Jorge da Silva Jr. (Departa-mento de Biologia / Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde) conquistou o título de campeão brasileiro sênior na categoria por equipe, modalidade 8-way, durante o Cam-peonato Brasileiro de Paraquedismo, realiza-do na cidade de Boitu-va (SP), nos dias 29 e 30 de julho.

A Reitoria da instituição, juntamente com a diretora da Es-cola de Formação de Professores e Humanidades, profa. Clélia Brandão, o coordenador do curso de Pedagogia, prof. Romilson Martins Siqueira, e a profa. Eliane Silva conferiram, no último dia 6, o andamento das obras na Escola de Formação de Professores e Humanidades.