Download - Folha PUC - 557 (Retrospectiva 2014)

Transcript
Page 1: Folha PUC - 557 (Retrospectiva 2014)

Especial Retrospectiva Retrospectiva 2014-2 - Ano XXIII N. 562 - Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Projeto escolasrumo ao horizonte 60Mudanças estruturais favorecem a interdisciplinaridade,

o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação.

Page 2: Folha PUC - 557 (Retrospectiva 2014)

Pontifícia Universidade Católica de GoiásFolha PUC - Retrospectiva2

O segundo semestre de 2014 foi marcado por avanços. A universidade expandiu suas dimensões institucionais com a criação de seis escolas: Direito e Relações Internacionais, Comunicação, Artes e Arquitetura, Engenharia, For-mação de Professores e Humanidades e Gestão e Negócios. Em 2015, serão implantadas mais quatro escolas. Com essa iniciativa, a universidade se proje-ta, sob muitos aspectos, a um patamar superior e o primeiro deles é a internacionalização, modelo de organização que segue um padrão mundial.

A implantação das escolas também tem uma das mais re-centes formas de abordar a ciência, que é de um modo inter-disciplinar. Elas permitem que cada curso, com sua disciplina própria, dialogue e construa um pensamento, um compar-tilhamento das ciências. Tem um significado acadêmico e científico muito importante, do moderno e especializado jeito de construir e fazer a ciência. Existe um sentido peda-gógico educativo.

Nas escolas há uma oportunidade maior de convivência, pois não se departamentalizam as pessoas ou os processos burocráticos. Logo, há uma convergência de esforços e ênfa-se na convivência. É assim que projetamos um futuro mais amplo para a universidade: de uma instituição que não é sempre a mesma porque se renova. Se renova, porque o co-nhecimento é aplicado a serviço da vida. Onde há vida, há renovação constante. A nossa instituição responde a desa-fios, exigências e descobertas, sempre no presente, em vista do futuro. É assim que vemos esta universidade estruturada em escolas.

Diante desse macro contexto, por meio desta retrospec-tiva, você acompanhará importantes passos da instituição, que quantificam e qualificam o ensino, pesquisa, extensão e gestão. Em diálogo com o mundo, a nossa universidade reafirma seus valores e avança rumo ao seu jubileu de dia-mante. Que venham anos exitosos!

Wolmir Therezio AmadoReitor da Pontíficia Universidade Católica de Goiás

Presidente do Conselho de Reitores das Universidades BrasileirasPresidente do Conselho Superior da Associação

Nacional da Educação Católica

Irmão e irmã, chegamos ao final de mais um semestre! Passado o tempo do Advento, que instiga o ser humano a viver o desafio e a paciência da espe-ra, o filho de Deus já está entre nós e, assim como nasce o menino, a Igreja olha para Ele, renova a sua esperança e, juntamente a sociedade, reafirma seus valores de anunciar o Evangelho, sendo luz para os povos.

O papa Francisco motiva os fieis a reflexão de que a nossa Igreja é uma mãe acolhedora. Uma Mãe no sentido mais pleno da palavra, pois assume, tam-bém, uma dimensão humana: sua missão vai além da insti-tuição que se reafirma no aconchego, na escuta e no cuida-do para com o próximo. Assim, a missão de evangelizar é um ato que se faz, sobretudo, com amor e para o amor.

Com o tema Fraternidade: Igreja e Sociedade e o lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) busca, por meio da temática da Cam-panha da Fraternidade 2015, recordar a vocação e a missão de todo cristão, a partir do diálogo e atitude cidadã com a vida em sociedade.

É, agora, lançada a reflexão sobre a dimensão da vida em sociedade, na qual a Igreja missionária, evangelizadora e so-lidária renasce no coração de cada cristão e cristã, anuncian-do a Boa Nova para todos.

Que possamos ser fieis a esse chamado de Deus e que Ele revele em nós, por meio dos dons e aptidões, um chamado autêntico para colocar o conhecimento a serviço da vida.

Envio minhas especiais condolências à comunidade aca-dêmica da PUC Goiás, em seu conjunto de gestores, profes-sores, funcionários administrativos e discentes da gradua-ção e pós-graduação. Que o saber científico dialogue com a fé, possibilitando que a caminhada nesta fase da vida ultra-passe os muros da universidade e responda às demandas e aos desafios do mundo atual, em vista do bem comum. Que possamos seguir firmes no caminho da paz e do amor.

Dom Washington Cruz, CPArcebispo metropolitano de Goiânia

Grão-chanceler da Pontifícia Universidade Católica de GoiásPresidente da Sociedade Goiana de Cultura

Editoriais

renovação e trajetória ser igreja na sociedade

ExpedienteInstituição juridicamente mantida

pela Sociedade Goiana de Cultura - SGC

ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DA PUC GOIÁS

Folha PUC - Jornal da Pontifícia Universidade Católica de Goiás,

produzido pela Divisão de Comunicação Social - Dicom/GR - Tel.: 3946-1010

Diretora: Carla de Oliveira (GO n. 1076 JP)

Redação: Belisa Monteiro (GO n. 2343 JP), Dias Mendes, Diene Batista, Luisa Dias (GO

n.01181 JP), e Roldão Barros (GO n.3260 JP).

Diagramação: Adriano Abreu

Fotografias: Ana Paula Abrão, Umaitá Pires, Wagmar Alves e Weslley Cruz

Impressão: Gráfica da PUC Goiás

GRÃO-CHANCELER:Dom Washington Cruz, CPREITORProf. Wolmir Therezio AmadoVICE-REITORAProfa. Olga Izilda RonchiPRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃOProfa. Sônia Margarida Gomes SousaPRÓ-REITORA DE EXTENSÃO E APOIO ESTUDANTILProfa. Márcia de Alencar SantanaPRÓ-REITORA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISAProfa. Milca Severino Pereira

PRÓ-REITORA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONALProfa. Helenisa Maria Gomes de Oliveira NetoPRÓ-REITOR DE ADMINISTRAÇÃOProf. Daniel Rodrigues BarbosaPRÓ-REITOR DE COMUNICAÇÃO Prof. Eduardo Rodrigues da SilvaPRÓ-REITOR DE SAÚDEProf. José Antônio LoboCHEFE DE GABINETEProf. Lorenzo Lago

cAssociação Brasileira das

Universidades Comunitárias

Page 3: Folha PUC - 557 (Retrospectiva 2014)

Pontifícia Universidade Católica de GoiásFolha PUC - Retrospectiva 3

A advogada e profa. Maria Nívia Taveira Rocha é a nova diretora da Escola de Direito e Relações Inter-nacionais. Ela foi empossada no dia 17 de dezembro, no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades. Na mesma solenidade, também foram empossados os 21 coordenadores de cursos de gradua-ção das seis escolas criadas, em 2014.

O reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado, abriu no dia 16 de dezembro a primeira reunião do Se-minário de Gestores para a avaliação e restruturação do Plano de Desen-volvimento Institucional (PDI) para os próximos cinco anos. Depois das apresentações iniciais, os gestores foram divididos em nove grupos, montados de acordo com cargo, função e atividade desenvolvida e também alguns objetivos e estraté-gias do PDI. Em janeiro de 2015, o material avaliativo com os números detalhados serão reunidos e publi-cados em um livro.

Gestão

universidade empossa novos diretores

A solenidade de implantação das quatro novas escolas, da posse dos seus respectivos diretores e do pró-reitor de Saúde da PUC Goiás foi realizada depois da última Reunião dos Gesto-res do ano, no dia 10 de dezembro, no auditório da Área 4, na universidade.

O ex-diretor da Escola de Direito e Relação Internacionais, prof. José Antônio Lobo, foi empossado pró-reitor de Saúde.

escola de Direito e ri tem nova diretora

seminário dá início a reestruturação do PDi

Foram criadas a Escola de Engenharia, que terá como diretor o prof. Fábio Manoel Sá Simões; a Escola de Artes e Arquitetura, com o prof. Marcelo Granato como diretor; a Escola de Comuni-cação, que será dirigida pela profa. Sabrina Moreira de Morais Oliveira; e a Escola de Gestão e Negócios, tendo o prof. Irineu Gomes como diretor. A gestão dos diretores é para os próximos quatro anos.

Page 4: Folha PUC - 557 (Retrospectiva 2014)

Pontifícia Universidade Católica de GoiásFolha PUC - Retrospectiva4

Excelência em infraestrutura

ampliação da biblioteca do câmpus V

comunidade acadêmica conhececentro de convenções

aulas já ocorrem na escola de Formação de Professores e humanidades

sala multiuso é inaugurada

Várias obras foram executadas ao longo do ano, visando a qualificação da infraestrutura física e pedagógica da instituição. Confira, abaixo, o que foi destaque nesta esfera, na busca pela excelência.

A PUC Goiás concluiu a obra de ampliação e reforma das instalações da Biblioteca do Câmpus V, localizado no Jardim Goiás. As modificações estão em funcionamento e atendem às solicitações dos alunos dos cursos de Direito, de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo por maior espaço para o acervo e para leitura.

O Centro de Convenções PUC, construído no Câmpus II, terá o maior teatro de Goiânia com capacidade para 2.050 lugares, palco com 960 metros quadrados. Haverá salão de exposição, salas para palestras e cursos, comerciais e de gestão, restauran-te, áreas de serviços e amplo estacionamento. O local foi apre-sentado a empresários e comunidade acadêmica em diferentes eventos durante o semestre.

A Escola de Formação de Professores e Humanidades propi-cia um ambiente mais agradável e integrado de atividades de formação acadêmica, com instalações mais modernas e funcio-nais, e numa localização de fácil acesso. Além disso, permitirá a expansão dos cursos de Engenharia para a Área 2, hoje mais concentrados na Área 3.

A instituição ganhou novos espaços para a realização de eventos acadêmicos: o auditório da Reitoria, na Área 4, foi transformado em um espaço multiuso, que, com divisórias, pode dar lugar a até três salas.

obras qualificama infraestrutura

Page 5: Folha PUC - 557 (Retrospectiva 2014)

Pontifícia Universidade Católica de GoiásFolha PUC - Retrospectiva 5

Pós-Graduação e Pesquisa

semana de ciência e tecnologia mobilizacomunidade acadêmica

mestrado em letras realiza seminário internacional

Parceria entre Puc e Furnas incentiva pesquisa

Primeiro evento realizado no Centro de Convenções PUC, no Câmpus II, a Semana de Ciência e Tecnologia da universida-de ocorreu entre os dias 28 e 31 de outubro, com a presença de autoridades, pesquisadores internacionais, Reitoria, profes-sores, pós-graduandos e graduandos. Como parte da progra-mação do evento, em solenidade no Auditório 1, no Térreo, foi entregue Diploma de Mérito Científico ao prof. Lorismário Ernesto Simonassi, docente do Programa de Pós-Graduação

O Programa de Pós-Graduação em Letras (Mlet) abriu, no dia 17 de novem-bro, o I Congresso Internacional de Literatura e Cultu-ra e o I Seminário Internacional do Imaginário, da Me-mória e da Crítica Literária Contemporânea nas Literaturas Brasileira e de Língua Portuguesa, no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades, no Setor Universitário.

Acadêmicas de Engenharia Civil da PUC Goiás desenvolve-ram pesquisa sobre influência de furos e aberturas em vigas de concreto armado, por meio de convênio firmado entre a Eletrobrás Furnas e a universi-dade. Sob a orientação do prof. Manoel da Silva Álvares, as alu-

nas Isadora Aguiar Teixeira e Alana Pessoa Teixeira estudaram como furos feitos em vigas de edifícios de alto padrão podem impactar a estrutura da obra em sua totalidade.

Steven Aird, do Oknawa Institute of Science and Te-chnology, ministrou conferência sobre aplicações biomédicas de toxinas naturais

Profa. dra. Maria Zaira Turchi, abordou o tema central do evento Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social

Dante Bruce Fenolio atuará em conjunto com a PUC Goiás em projeto de conservação das espécies de peixes do Rio Xingu

em Psicologia da instituição. O evento, realizado anualmente em todo o Brasil, neste

ano discutiu o tema Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social.Durante a Semana, foram realizados quatro minicursos, exibição de 26 documentários científicos; sete conferências, quatro mesas-redondas; 15 lançamentos de livros, além de apresentação de graduandos e pós-graduandos que cursam especializações, mestrados e doutorados na PUC.

Page 6: Folha PUC - 557 (Retrospectiva 2014)

Pontifícia Universidade Católica de GoiásFolha PUC - Retrospectiva6

Arte e Cultura

semana de arte e cultura socializa trabalhos artísticos

atriz do Guará conquista prêmio em festival

noah realiza primeira apresentação internacional espetáculo emociona público na escola de circo

arte & Fatos faz pré-estreia da peça os avessos

A universidade realizou, entre os dias 1º e 3 de dezembro, a 5ª Semana de Arte e Cultura, apresentando espetáculos que foram trabalhados nas diver-sas oficinas oferecidas à comunidade no segun-do semestre. Mostras de cinema, apresentações de coral, teatro, dança do ventre, dança es-panhola, exposição de pôsteres e palestra pau-taram a programação.

A atriz do Grupo de Teatro Guará Sara Eugênia, ga-nhou o prêmio de melhor atriz coadjuvante no 37º Feste, o Festival de Teatro de Pindamonhangaba, São Paulo. Sara está no elenco da peça Farsa da Boa Preguiça, dirigi-da por Samuel Baldani.

A cia de dança Noah viajou no dia 3 de outubro para Paris, para apresentar o espe-táculo Por Goiás, na Universidade de Sorbonne. Os bailarinos fizeram um flash mob em frente ao Museu do Louvre e parti-ciparam do Festival Internacional de Dança, com perfor-mances de catira, forró, cavalhadas, entre outros.

Os alunos da Escola de Circo Dom Fernando (IDF/Proex) entraram em cena, no dia 11 de dezembro, para realizar sua última apresentação do ano, na sede da Escola. O trabalho envolveu o esforço de mais de 80 pessoas, entre artistas, equipe de apoio e coordenação técnica. A alegria do circo, a superação e desenvoltura das crianças e adolescentes foram as características marcantes do Hoje é dia de espetáculo, traba-lho que narrou a trajetória do circo em todo o mundo.

O Grupo de Teatro Arte & Fatos, da Coordenação de Arte e Cultura (CAC/Proex) da PUC Goiás, fez a pré-estreia da peça Os Avessos, adaptação do conto Sorôco, Sua Mãe, Sua Filha, de João Guimarães Rosa, no último dia 29 de novem-bro. O espetáculo é dirigido por Danilo Alencar.

Page 7: Folha PUC - 557 (Retrospectiva 2014)

Pontifícia Universidade Católica de GoiásFolha PUC - Retrospectiva 7

No dia 3 de dezembro, dom Waldemar Passini Dal-bello foi nomeado bispo co-adjutor de Luziânia pelo papa Francisco, sendo transferido da Arquidiocese de Goiânia, onde foi bispo auxiliar. Sem-pre defensor e incentivador da educação, foi professor, formador e reitor em diver-sas instituições, dedicando especial atenção ao Seminário Santa Cruz da Arquidiocese de Goiânia.

Igreja

arcebispo participa da beatificação de Paulo Vi

Frei antônio moser lança livro sobre teologia moral

Dom Waldemar é bispo coadjuntor de luziânia

arquidiocese de Goiânia ordena novos padres

livro reúne homenagens a dom tomás Balduíno

O arcebispo de Goi-ânia, dom Washington Cruz, participou, no dia 19 de outubro, da ceri-mônia de beatificação do papa Paulo VI, falecido há 36 anos. A solenidade ocorreu durante o encer-ramento da 3ª Assem-bleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Família na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Autor de 27 livros na área da Teologia, que abordam impor-tantes temáticas como a sexualidade, planejamento familiar, biogenética, biotecnologia e a terceira idade, o frei Antônio Moser lançou, no dia 10 de outubro, em Goiânia, o livro Teo-logia Moral: a busca dos fundamentos e princípios para uma vida feliz, uma publicação da Editora Vozes. A apresentação do livro ocorreu no auditório do Instituto de Teologia de Goiás (Ifiteg).

Os diáconos Jonisoncley Carvalho e Maximiliano Costa foram ordenados presbíteros no dia 12 de dezembro, durante celebra-ção presidida pelo arcebispo de Goiânia, dom Washington Cruz, na Catedral Metropolitana de Goiânia, com a participação de padres, bispos, religiosos, familiares dos novos padres, e do reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado, e sua esposa Suely Amado.

Mensagens lamentando a partida e exaltando a trajetó-ria de dom Tomás Balduíno, doutor honoris causa da PUC Goiás, foram reunidas no livro Dom Tomás é terra e dignidade, lançado pelo Centro Pastoral da Terra (CPT) no dia 20 de novembro, no Centro Cultural Cara Vídeo, em Goiânia.

Page 8: Folha PUC - 557 (Retrospectiva 2014)

Pontifícia Universidade Católica de GoiásFolha PUC - Retrospectiva8

Aniversário

universidade recebe reconhecimento pelos 55 anos de história

Pioneira no Estado e no Centro-Oeste, a PUC Goiás foi homenageada pelo poder público em sessões especiais na Câmara Municipal de Goi-ânia, no dia 7 de outubro, e na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, no dia 13 de outubro.

Na primeira solenidade, o arcebispo de Goiânia e grão-

comemorações pautam cursos de graduaçãoAinda no ritmo das comemorações do segundo semes-

tre, o curso de Direito da PUC Goiás celebrou 55 anos com solenidade especial no Teatro PUC (Câmpus V). O curso de Enfermagem (mais antigo que a própria universidade) tam-bém celebrou 72 anos com lançamento de livro, homena-gem, em evento prestigiado pela comunidade acadêmica.

Professores e funcionários que atuam na instituição há 30 anos receberam diploma de honra ao mérito

A universidade fez ani-versário, mas quem ganhou

presente foi o acadêmico: 26 mil livros foram distribuídos

nas mais diversas áreas

Depoimentos de funcio-nários, professores e egressos marcaram aniversário do curso de Direito

Lançamento de livro reco-nhece história da Enferma-

gem no estado de Goiás

Pioneiros: Design comemora 15 anos

-chanceler da instituição, dom Washington Cruz, e o reitor Wolmir Amado, receberam uma placa em reconhecimen-to ao trabalho realizado à frente da universidade. Já os pró-reitores, chefia de gabine-te, professores, funcionários e representantes de entidades estudantis foram agraciados com diploma de honra ao mé-

rito. Ao todo, 99 personalida-des ligadas à instituição foram condecoradas. Já na Assem-bleia Legislativa, o professor emérito da PUC Goiás, Paulo Motta, que atuou na institui-ção de 1979 a 1998, recebeu o título de cidadão goiano.

A comemoração institucio-nal foi pautada pela missa de aniversário, que ocorreu na

Paróquia Universitária, no dia 14 de outubro. A cerimônia reuniu funcionários, alu-nos, além de religiosos, que ouviram uma mensagem que alçou a esperança como fio condutor da instituição e de sua comunidade para os pró-ximos cinco anos dedicados à preparação para o jubileu de diamante da PUC Goiás.

Page 9: Folha PUC - 557 (Retrospectiva 2014)

Pontifícia Universidade Católica de GoiásFolha PUC - Retrospectiva 9

clínica escola Vida é habilitadacomo centro especializado

sGc e sociedade ortodoxa firmam convênio

Puc Goiás e secretaria de saúde renovam convênio para estágio

Pacientes com deficiência de Goiás contam agora com o atendimento gratui-to oferecido pelo Sistema Único de Saú-de (SUS) na Clínica Escola Vida da PUC Goiás. A unidade foi credenciada como Centro Especializado em Reabilitação, na modalidade física e intelectual (CER II), pelo Ministério da Saúde.

Ensino qualificado

Puc amplia aprovação em residência médica

universidade recebe visita de equipe do instituto innovare

A PUC Goiás am-pliou o número de formandos aprovados em residência médica. Em 2014, a aprova-ção foi de 82,5%, em residências em Goiás, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal e Tocantins. Foram 66 alunos apro-vados, sendo que deste total, 36 completarão a formação profissional fora de Goiás.

Equipes de comunicação do Ins-tituto Innovare visitaram o 3º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, sediado no Câmpus V da universidade, Jardim Goiás, no dia 19 de dezembro. O local, que fun-ciona em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, (TJGO), foi finalista na categoria Tribunal do Prêmio Innovare 2014, uma das mais importantes premiações da Justiça brasileira. O projeto é desenvolvido de forma interdisciplinar com o curso de Psicologia da instituição.

A Sociedade Goiana de Cultura (man-tenedora da PUC Goiás) firmou convênio com a Sociedade Beneficente Ortodoxa de Goiás, no dia 8 de outubro, para inter-câmbio de experiências nas áreas edu-cacional, filantrópica, científica, técnica e cultural. Pela parceria, a universidade utilizará o espaço da Escola São Nicolau, situada no Setor Oeste, para oferecer cursos no âmbito da extensão, pós--graduação lato sensu (especializações) e demais iniciativas.

A PUC Goiás e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) assinaram, no dia 6 de novembro, a renovação de convênio de estágio curricular obrigatório em seis hospitais da rede estadual, no Hemo-centro e na Central de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa. Além da PUC Goiás, outras nove instituições de ensino particulares, comunitárias e filantrópicas participam do novo acordo, que pos-sibilitará vagas para 15 mil alunos nos próximos cinco anos.

Page 10: Folha PUC - 557 (Retrospectiva 2014)

Pontifícia Universidade Católica de GoiásFolha PUC - Retrospectiva10

Prêmios

Puc conquista três categorias do PoP list

Puc tV conquista prêmio megha Profissionais

Prof. raul Francé é agraciado com medalha do mérito legislativo

Dom Washington é homenageado pelo corecon

aluna da Puc vence prêmio de jornalismo ambiental

reitor recebe troféu mecenas its é destaque na ação para o meio ambiente

O trabalho da PUC Goiás em busca da excelência no ensino, na pesquisa e na extensão foi reco-nhecido no dia 30 de outubro pelo Prêmio Pop List, promovido pelo jornal O Popular, do Grupo Jaime Câmara (GJC), em homenagem às marcas mais lembradas pelos goianos. A instituição foi a grande vencedora em três categorias: Uni-versidade, Faculdade Particular e Curso de Pós-Graduação. A soleni-dade de premiação ocorreu no CEL da OAB, em Aparecida de Goiânia, e foi prestigiada por diretores do GJC, lideranças e empresariado local.

A qualidade dos projetos desenvolvi-dos pela PUC Goiás foi reconhecida, mais uma vez. A PUC TV Goiás recebeu o prêmio Megha Profissionais 2014, promovido pela Rede Megha de Comunicação.

O coordenador do curso de Ciências Ae-ronáuticas da PUC Goiás, comandante Raul Francé Monteiro, foi agraciado, no dia 22 de setembro, com a Medalha do Mérito Le-gislativo Pedro Ludovico Teixeira, durante sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, que homenageou 33 profissionais da área de segurança pública (Polícia Militar), pecuaristas, lideranças reli-giosas, professores universitários e profis-sionais da saúde.

Em reconhecimento ao trabalho históri-co-social na área econômica, o grão-chan-celer da PUC Goiás e arcebispo de Goiânia, dom Washington Cruz, recebeu do Conse-lho Regional de Economia de Goiás (Core-con –GO), no dia 13 de agosto, a Medalha de Mérito Econômico em comemoração ao Dia do Economista.

Com uma reportagem sobre iniciativas de fazendeiros goianos que contribuem para a preserva-ção do Cerrado, a estudante do 8º período de Jornalismo da PUC Goiás, Sarah Teófilo Marcelino, venceu o 2º Prêmio Tetra Pak de Jornalismo Am-biental. A disputa é promovida pelo jornal O Estado de S. Paulo, em conjunto com a Semana Estado de Jornalismo.

Em uma noite de celebração às artes, o reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado, recebeu, no dia 17 de novembro, o Troféu Mecenas, concedido pelo Instituto Cultural Movimento Santuário da Arte (Mosarte-GO), em parceria com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Goiás (Creci-GO).

O diretor do Instituto do Trópico Su-búmido (ITS/Prope) da PUC Goiás, prof. Altair Sales Barbosa, recebeu, no dia 26 de setembro, o certificado de Personalidade do Ano na área de Meio Ambiente da Loja Maçônica Vale do Planalto n° 91.

Page 11: Folha PUC - 557 (Retrospectiva 2014)

Pontifícia Universidade Católica de GoiásFolha PUC - Retrospectiva 11

No dia 4 de novembro, durante o 3º Fórum de Reitores do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), no Plenário da Reitoria da PUC Goiás, na Área 4, além de palestras voltadas à internacionalização como indutor de qualidade para educação superior, foram apresentadas experiências positivas de diversas Instituições de Ensino Superior (IES). Para o presidente do Conselho, o reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado, as apresentações que trouxeram experiências exitosas no plano da mobilidade, da pesquisa internacional, do inter-câmbio de corpo docente e diversos outros, servem de base para que todas as universidades brasileiras se beneficiem.

A vice-reitora da PUC Goiás, profa. Olga Ronchi, e o assessor de Relações Internacionais, prof. Paulo Gonzaga, visitaram, no dia 12 de novembro, a Universidade de Cal-gary, no Canadá, quando formalizaram acordo de inter-câmbio entre as duas instituições.

A universidade canadense desenvolve o projeto Tea-ching across borders (Ensino além fronteiras), que incen-tiva a mobilidade internacional dos estudantes da área da Educação, de forma que esses discentes possam realizar estágio (voluntário) nos programas de extensão e ativida-des afins nas universidades estrangeiras parceiras.

Diálogo com o mundo

universidade se destaca na internacionalização

embaixador da alemanha visita instituição intercâmbio em números

Puc sedia o 3º Fórum de reitores do crub

representantes da Puc visitam universidade de calgary

A PUC Goiás firmou convênios de cooperação acadêmica com instituições estrangeiras do Canadá, Espanha, Estados Unidos e Portugal. Atualmente, 86 estudantes estão em intercâmbio pelos convênios bilaterais e pelo Programa Ciência sem Fronteiras.

A Assessoria de Relações Internacionais recebeu a visita de qua-tro delegações e participou de oito eventos internacionais.

A PUC Goiás recebeu, no dia 11 de novembro, o em-baixador da Alemanha no Brasil, Dick Brengelmann, em sua primeira agenda oficial após assumir o posto. Ele foi recebido pelo reitor Wolmir Amado, pelo coordenador da pós-graduação Stricto Sensu, prof. Darlan Tavares Feitosa, pelo coordenador do curso de Biomedicina, prof. Wilson de Melo Cruvinel, e pelo coorde-nador do curso de Biologia, prof. Cláudio Carlos da Silva.

58 alunos estão em mobilidade in-ternacional, por meio do Programa Ciência sem Fronteiras.

28 estudantes estão em intercâmbio pelos convênios bilaterais.

A universidade acolheu duas alunas da Universidade de Liège, Bélgica, para re-alização de intercâmbio de dois semes-tres. A PUC Goiás também recebe seis alunos africanos (Angola, Cabo Verde e Guiné-Bissau), no âmbito do Progra-ma PEC-G do Ministério das Relações Exteriores.

Page 12: Folha PUC - 557 (Retrospectiva 2014)

Pontifícia Universidade Católica de GoiásFolha PUC - Retrospectiva12

Inovação

universidade inova na comunicação

PDh lança revistasaber cidadão

exposição fotográfica dialoga com a consciência negra

Importantes passos na área da comuni-cação pautaram o segundo semestre. Em agosto, a universidade lançou a publicação PUC VC. Com textos curtos e linguagem direta, o novo jornal, pensado para os estu-dantes de graduação e de pós-graduação, conta com reportagens de comportamento, intercâmbio, carreira, cultura, entre outros assuntos, tudo para que o acadêmico esteja conectado com o que acontece na universi-dade e no mundo. Os alunos também têm acesso a conteúdos exclusivos pela internet.

No mesmo mês, a PUC TV iniciou a implantação do sistema para distribuição de sinal digital. O processo de digitalização foi planejado desde o segundo semestre de 2013, quando autorizado pelo Ministé-rio das Comunicações. Com a mudança, os telespectadores agora têm a oportunidade de assistir todo o conteúdo em HD.

O início da transmissão digital no canal UHF 24 é um dos pontos do projeto de excelência em comunicação desenvolvido pela PUC.

Jornal PUC VC foi apresentado à comunidade acadêmica duran-te reunião de gestores realizada no início do semestre.

O Programa de Di-reitos Humanos da PUC Goiás lançou a primeira edição da Revista Sa-ber Cidadão. A publica-ção foi produzida pelos alunos voluntários do PDH, com orientação dos professores. A pri-meira edição da revista traz reportagens sobre temas como o bullying, cyberbullying, mortes violentas em Goiás e homofobia.

O Coletivo de Estu-dantes Negras e Negros e o Programa de Estudos e Extensão Afro-Brasileiro (Proafro) realizaram a exposição fotográfica Negro Olhar - Omôni Kiampiuki, no hall da Biblioteca Central da instituição. Coletiva e au-toral, a exposição reúne o trabalho de fotógrafos goianos, entre eles os repórteres fotográficos da Divisão de Comunica-ção Social da PUC Goiás, Wagmar Alves e Weslley Cruz.