Download - Folha PUC 525

Transcript

Jornal da Pontifícia Universidade Católica de Goiás Goiânia, 1ª quinzena de setembro de 2012 - Ano XXIII N. 525

PUC Goiás conquista prêmio Mais Admirados do Direito em Goiás. (Página 12)

Novos diretores da Santa Casa de Misericórdia e DSG são empossados. (Página 2)

Anec abre série de pré-congressos em Goiânia. (Página 5)

Bolsistas do Ciência sem Fronteiras se reúnem na Reitoria. (Página 9)

Encontro de tradições folclóricas no Memorial do Cerrado

Mais de 30 mil pessoas e um mundo de tradições para des-vendar. Durante quatro dias, estudantes de todos os níveis de ensino e comunidade em geral tiveram, no Câmpus II, no Jar-dim Mariliza, um encontro com a tradição folclórica regional e brasileira, durante a XII Sema-na do Folclore da PUC Goiás. Oficinas, minicursos, apresen-tações culturais e manifestações folclóricas coloriram o ambiente, num movimento de valorização da cultura popular do cerrado. A programação também incluiu sessões de cinema, lançamentos e voos no balão do projeto Rios Voadores. Páginas 6 e 7

Globo Repórter exibe imagens do acervo de Adrian Cowell

Imagens do acervo do docu-mentarista Adrian Cowell, que foi doado por ele em vida à PUC Goiás, foram utilizadas para aju-dar a contar os últimos 100 anos de história da Floresta Amazô-nica, no programa Globo Repór-ter, exibido no dia 17 de agosto, na TV Globo. O olhar do docu-mentarista, que dedicou boa

Curso de Letras recebe nota 4 em avaliação do MEC

O curso de Letras da PUC Goiás (foto) recebeu nota 4, em escala que varia de um a cinco, em avaliação feita por uma co-missão do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní-

Produção de farinha: resgate da tradição rural

Imagem de Cowell mostra devastação da floresta

parte de sua vida a expedições pela Amazônia, revelou histó-rias da própria floresta e das co-munidades que nela vivem, bem como a destruição provocada ao longo de décadas. O acervo de Cowell está sob a guarda do Ins-tituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA) da PUC Goiás. Página 8

sio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC). A nota foi atribuída ao curso, reconhecido em 1952, após vi-sita realizada no período de 19 a 22 de agosto. Página 10

Acer

vo IG

PA

Goiânia, 1ª quinzena de setembro de 2012 Folha PUC 525 - 2

Em agosto, pela décima segun-da vez, a PUC Goiás movimentou o corpo de funcionários, acadêmicos e docentes para a organização e a re-alização do evento de maior expres-são cultural da instituição, que é a Semana do Folclore. Realizada no Memorial do Cerrado, a programa-ção é motivo de orgulho para toda a universidade, porque mostra a capacidade reflexiva e transformadora do ensino junto à comunidade. Nas oficinas e nas apresentações culturais, o conhecimento é repassado para crianças, adolescentes e adultos abertos a valorizar a cultura dos povos do Cerrado.

Recebemos, em nossa instituição, oficineiros e artistas que mantiveram em seus ofícios as tradições centenárias do povo goiano, como o artesanato,a dança e a música. Foram eles, junto aos nossos acadêmicos, que receberam os mais de 30 mil participantes do evento, nos quatro dias de programação e compartilharam conhecimento, técnica e valores que referendam a nossa existência em comunidade e a nossa trajetória.

Estes grandes eventos promovidos pela PUC, em diver-sas áreas, como a Semana do Folclore, finalizada com su-cesso, e a Semana de Ciência e Tecnologia, que irá reunir várias fontes de conhecimento em outubro, têm um papel muito importante para a instituição, que é a partilha do saber com a comunidade.

O conhecimento à serviço da vida não é um slogan e sim uma missão de toda a instituição, que deve sempre se ocupar na criação de ferramentas e estruturas para trazer a população do nosso estado para dentro da PUC Goiás. O ensino superior não deve nunca se afastar das diversas instâncias sociais, isolando-se em sua própria prática, mas sim estar pautado pela comunhão do saber.

Que, à exemplo da Semana do Folclore, quando nos unimos para a realização deste belo evento, os próximos eventos abram ainda mais as nossas portas para aqueles que valorizam a cultura e a ciência.

Wolmir Therezio AmadoReitor da Pontíficia Universidade Católica de Goiás

Vice-presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras

Expediente Instituição juridicamente mantidapela Sociedade Goiana de Cultura - SGC

ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DA PUC GOIÁS

Folha PUC - Jornal da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, produzido pela Divisão de Comunicação Social - Dicom/GR - Tel.: 3946-1010Diretora: Carla de Oliveira (GO n. 1076 JP)Redação: Belisa Monteiro (GO n. 2343 JP), Carla de Oliveira (GO n. 1076 JP) e Luisa Dias (GO n.01181 JP) .Diagramação: Adriano AbreuFotografias: Wagmar Alves, Weslley Cruz e Umaitá PiresImpressão: Gráfica da PUC Goiás

GRÃO-CHANCELER:Dom Washington Cruz, CPREITORProf. Wolmir Therezio AmadoVICE-REITORAProfa. Olga Izilda RonchiPRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃOProfa. Sônia Margarida Gomes SousaPRÓ-REITORA DE EXTENSÃO E APOIO ESTUDANTILProfa. Márcia de Alencar SantanaPRÓ-REITORA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISAProfa. Sandra de Faria

PRÓ-REITORA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONALProfa. Helenisa Maria Gomes de Oliveira NetoPRÓ-REITOR DE ADMINISTRAÇÃOProf. Daniel Rodrigues BarbosaPRÓ-REITOR DE COMUNICAÇÃO Prof. Eduardo Rodrigues da SilvaPRÓ-REITOR DE SAÚDEProf. Sérgio Antonio MachadoCHEFE DE GABINETEProf. Lorenzo Lago

Carta do Reitor Representação

Tradição e culturaDois sítios goianos devem entrar na rota da escravidão

Foi realizado, no final de agosto, no Museu Nacional da República e no Hotel St. Peter, em Brasília, o Seminário Inter-nacional Herança, Identidade, Educação e Cultura: gestão de sítios históricos ligados ao tráfico negreiro e à escravidão. A PUC Goiás foi representada no even-to, que começou no dia 21 e foi até o dia 23, pela profa. Janira So-dré Miranda, coordenadora do Programa de Estudos e Extensão Afro-brasileiro da instituição.

O evento, que teve o objetivo incentivar o turismo de memória

nos locais ligados ao tráfico ne-greiro e à escravidão, é resultado de uma parceria entre a Funda-ção Cultural Palmares (FCP) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), com o apoio dos Ministérios da Cultura, Edu-cação, Turismo, Relações Exte-riores e patrocínio dos Correios. Em Goiás, no projeto da Unesco A Rota do Escravo, lançado em 1994, apenas a Terra Kalunga era reconhecida. Com proposição da PUC, outros dois sítios poderão ser reconhecidos.

PUC sedia reunião de Comitê de Combate a Dengue

Gestores e docentes da PUC Goiás participaram, no dia 28 de agosto, de reunião ordinária do Comitê Estadual contra a Dengue, realizada no Plenário da Reitoria. O evento contou com a participa-ção de 96 prefeitos e de represen-tantes e secretários municipais da Saúde dos 29 municípios goianos classificados de alto risco para o desenvolvimento da dengue (30 casos para cada mil habitantes).

Na reunião, a equipe da Ge-rência de Vigilância Epidemio-lógica de Doenças Transmis-síveis da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa),

apresentou estatísticas recentes sobre os casos de dengue em Goiás, referentes ao período de 1º de janeiro a 18 de agosto des-te ano. Foram notificados 24.219 casos de dengue no estado goia-no, número que expressa uma redução de 31.64% em relação ao ano passado.

A PUC Goiás, representada pela professora Maria Aparecida da Silva, do curso de Enferma-gem, participa efetivamente do Comitê com ações de conscien-tização, mobilização, monitora-mento e varredura dos focos de dengue.

Professora Janira Sodré representou a PUC no evento

Goiânia, 1ª quinzena de setembro de 2012 Folha PUC 525 - 3

Professora Cybelle Musse assumiu a DSG

Saúde

Santa Casa de Misericórdia e DSG têm novos diretores

O economista José Rubens Pe-reira, o Rubão, tomou posse, no dia 8 de agosto, no Plenário da So-ciedade Goiana de Cultura, como diretor administrativo da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, hospital-ensino da PUC Goiás. A Divisão de Serviços Gerais (DSG) da PUC Goiás, há seis anos sob a gestão do diretor, passa a ser con-duzida pela engenheira civil, pro-fa. Cybelle Luiza Barbosa Musse.

A solenidade, marcada por depoimentos e discursos emocio-nantes, foi prestigiada pela Reito-ria, representantes e funcionários da PUC Goiás e Arquidiocese de Goiânia, além dos familiares dos gestores. O mandato de José Ru-bens segue até agosto de 2016 e o

Economista José Rubens Pereira tomou posse como diretor administrativo da Santa Casa

da professora Cybelle vai até se-tembro de 2013.

Emocionado, o economista Rubão agradeceu a todos os co-legas da DSG pelo companhei-rismo de jornada durante os seis anos que dirigiu a Divisão, aos fa-miliares pelo apoio e aos gestores da instituição pela confiança de-positada para assumir a direção de um hospital que é referência no estado de Goiás.

A professora Cybelle, egressa da então da Universidade Cató-lica de Goiás, lembrou sua traje-tória na universidade como alu-na, funcionária administrativa e docente. Ela agradeceu à Reitoria pela contribuição significativa na sua formação como gestora.

Busto de Gercina Borges volta para unidadeO busto em homenagem a dona

Gercina Borges Teixeira (foto), fundadora da Santa Casa de Mi-sericórdia de Goiânia (SCMG), foi reinstalado na entrada da unidade. A peça havia sido retirada devido a recentes obras que foram realiza-das nas entradas do Centro Médi-co e Internação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Funcionários da Santa Casa concluem curso de segurança

O diretor geral da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia (SCMG) e pró-reitor de Saúde da PUC Goiás, prof. Sérgio Antonio Machado, entregou a cinco fun-cionários da gerência operacional seus certificados de qualificação profissional. Eles concluíram o curso de Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade (NR 10). A solenidade foi realizada, no início de agosto, na unidade.

O curso financiado pela Santa

Casa, com duração de 40 horas, foi ministrado pela Escola Senai Vila Canaã. De acordo com o professor Sérgio, a qualificação do funcio-nário além de melhorar o desem-penho profissional, melhora a autoestima do trabalhador. Entre-garam os certificados aos qualifi-cados o professor da PUC Goiás, Giuzeppe Bertazzo; o gerente ope-racional da SCMG, Fernando e o gerente de patrimônio da SCMG, Donizete.

Colaboradores receberam certificados de qualificação profissional

Diretores da Santa Casa recebem cheque da presidente da OVG, Valéria Perillo

Convênio com OVG leva novos equipamentos para hospital

Convênio firmado entre a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) vai permitir a aquisição de no-vos equipamentos hospitalares para a unidade, entre eles um aparelho de Raio-X. Assinatu-ra do documento e repasse do recurso foi realizada, em agos-to, em solenidade ocorrida no hospital-ensino da PUC Goiás, que é vinculado a Arquidiocese de Goiânia. Estiveram presentes o pró-reitor de Saúde da PUC Goiás e diretor geral da SCMG, prof. Sérgio Antonio Machado, e a presidente da OVG, Valéria Perillo.

O diretor geral explicou que a Santa Casa possuía três apare-lhos de Raio-X, que permitiam a realização de 100 a 120 exames por dia. Um deles estragou e devido ao longo tempo de uso não foi possível realizar o con-serto. Com a aquisição do novo equipamento, o pró-reitor espe-ra retomar o número de exames realizados anteriormente.

Nos últimos dois anos, a Organização das Voluntárias de Goiás repassou ao hospital alimentos, produtos de higiene e limpeza, cobertores, cadeiras de rodas e mil lençóis. A OVG já realizou também a doação de três ambulâncias para a instituição.

Goiânia, 1ª quinzena de setembro de 2012 Folha PUC 525 - 4

Extensão

Mais de 370 alunos começam semestre na UnatiMais de 370 alunos estão

matriculados nas 35 oficinas gratuitas oferecidas pelo curso Universidade Aberta da Tercei-ra Idade (Unati) da PUC Goiás. Cada aluno pode frequentar até três oficinas, além de poder par-ticipar dos seminários, palestras, confraternizações, viagens e ou-tras programações especiais. A abertura das aulas do curso, no segundo semestre, foi realizada no dia 22 de agosto, no Auditó-rio da Área 2 da universidade.

Mais de 400 pessoas, 370 delas alunos calouros e vete-ranos, estagiários, professores e funcionários, participaram da atividade que contou com a presença do reitor da PUC Aluna da Unati recebe Bíblia personalizada

Representantes do Departamento de Zootecnia recebem chave do laboratório

Atividade promove integração entre alunos

PUC Idiomas realiza Open Day festivo para receber os alunos

As aulas na PUC Idiomas começaram com festa na segun-da edição do projeto Open Day 2012, realizada em agosto. Alu-nos do centro de línguas, loca-lizado no Setor Marista, partici-param de atividades culturais, lúdicas e interativas que reforça-ram o ensino dos idiomas.

O evento contou com a pre-sença do reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado, da pró--reitora de Extensão e Apoio Estudantil, Márcia de Alencar Santana, e da coordenadora de

Lapoa é integrado à matriz curricular dos cursos de ciências agrárias e biológicas

Goiás, prof. Wolmir Amado, da pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, profa. Márcia de Alencar Santana, da coordena-dora geral de Estágio e Exten-são, profa. Cejana Baiochi, e da coordenadora de Arte e Cultu-ra, Beth Barros. Durante a aula inaugural, a técnica da Secreta-ria Municipal de Saúde, Dalva Alves Pereira, apresentou pa-lestra sobre Atenção Integral à Saúde do Idoso.

Segundo a coordenadora do Programa de Gerontologia So-cial da PUC Goiás, Marli Bueno da Costa, a demanda pelas ofi-cinas aumentou neste semestre e foram criadas oito novas tur-mas para abrigar os calouros.

Cursos, Eventos e Projetos Es-peciais, Maria Tereza Miranda. Mais de 1.100 alunos, com idade a partir de 8 anos, estão matricu-lados nos cursos de línguas da instituição.

De acordo com o diretor da PUC Idiomas, Patrick O’Sullivan, o Open Day tem papel importan-te na apresentação da escola para os calouros e de integração entre as turmas. “Temos essa prática integrada e de vivência da lín-gua, o que é possibilitado nestas agendas especiais”, explicou ele.

O Laboratório de Pesquisas e Organismos Aquáticos (Lapoa), do Departamento de Zootecnia da PUC Goiás, foi efetivamente integrado à matriz acadêmica e curricular dos cursos de gradu-ação e pós-graduação da área de ciências agrárias e biológicas da PUC Goiás. As atividades do Lapoa foram oficialmente iniciadas, no dia 24 de agosto, no Câmpus II, com a presença da pró-reitora de Pós-Gradu-ação e Pesquisa, profa. Sandra de Faria, que entregou as cha-ves do Laboratório ao diretor do Departamento de Zootecnia,

prof. Bruno de Souza Mariano, e à coordenadora da Estação de Piscicultura, profa. Delma Ma-chado Cantisani Pádua.

O Lapoa, juntamente com a Estufa de Piscicultura, compõe o Setor de Piscicultura da PUC Goiás, que desenvolve ativi-dades de piscicultura em geral (larvicultura, berçário, alevi-nagem, cria, recria, engorda e reprodução de peixes), limno-logia aplicada à aquicultura; alimentação e nutrição de pei-xes; técnicas de conservação e beneficiamento de pescado, en-tre outras.

Comissão de Admissão Discente visita escolas do ensino médioA Comissão de Admissão Discente

da PUC Goiás (CAD) visitou, no período de 14 a 28 de agosto, oito escolas do en-sino médio, em Goiânia e cidades vizi-nhas. Os alunos receberam informações sobre a instituição e material de divul-gação dos processos seletivos realizados a cada semestre. Durante as visitas, a

professora Thelma Iris Perini, do De-partamento de Fonoaudiologia da uni-versidade, falou sobre a estrutura física e a metodologia de ensino adotada pela PUC Goiás a cerca de 3,4 mil alunos das escolas distribuídas por Goiânia, Inhu-mas e Aparecida de Goiânia. Ao final de cada apresentação, os alunos tiveram a

oportunidade de fazer perguntas à equi-pe da CAD. Nos dias 23 e 28 de agosto, alunos da Escola Estadual José Candido Rosa, de Aragoiânia, foram recepciona-dos pela CAD, na Área 5. Após recebe-rem material de divulgação do processo seletivo, os visitantes conheceram o La-boratório de Anatomia.

Goiânia, 1ª quinzena de setembro de 2012 Folha PUC 525 - 5

Formação

Professora Márcia de Alencar fala no encerramento das atividades

Pré-Congresso discute educação católica em Goiás

Mais de 550 educadores par-ticiparam do Pré-Congresso Regional de Educação Católica, realizado entre os dias 16 e 18

de agosto, no Teatro Madre Es-perança Garrido, em Goiãnia. O evento apresentou palestras e cases baseados no tema central

Conferência discute mercado de trabalho na área de computação

Escola de Formação de Conselheiros conclui primeiro módulo

Mestrado em Letras participa da 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

A 1ª Conferência de Compu-tação da PUC Goiás, promovida em agosto, contou com a pales-tra da diretora da PC Sistemas, Denise Patrus. O tema discu-tido foi o mercado de trabalho na área de tecnologia da infor-

A Escola de Formação de Operadores do Sistema de Ga-rantia de Direitos, projeto lança-do pela PUC Goiás, através do Instituto Dom Fernando (IDF) em parceria com Secretaria de Direitos Humanos da Presidên-cia da República (SDH/PR), en-cerrou o primeiro módulo de for-mação voltado para conselheiros tutelares. A primeira turma reu-niu 60 conselheiros dos direitos de crianças e adolescentes de 20 municípios goianos.

Eles participaram da aula inaugural com o tema Concepções de infância e adolescência nos con-textos sócio-históricos: implicações na prática e defesa da criança e do adolescente, ministrada pela pro-fessora Florença Ávila. O objeti-vo da Escola é formar 1.000 con-selheiros dos 246 municípios até 2013.

De acordo com a profa. Már-

A coordenadora do mestrado em Letras da PUC Goiás, Maria de Fátima Gonçalves Lima, inte-grou a comitiva que prestigiou o Espaço Goiás – Maria do Rosário Cassimiro, na 22ª Bienal Inter-nacional do Livro de São Paulo, realizada de 9 a 19 de agosto, no pavilhão de Exposições do Anhembi. A literatura produzi-da em Goiás teve um espaço ex-clusivo, montado pelas Editoras

Kelps (Antônio Almeida) e Leart Editora e Distribuidora (Leandro Almeida).

Na oportunidade, além da homenagem à profa. Maria do Rosário Cassimiro, os intelectu-ais goianos presentes no evento refletiram sobre o tema da bie-nal Livros transformam o mundo, livros transformam pessoas e pon-deraram sobre o livro e as novas tecnologias.

Evento debateu possibilidades para uma nova educação

Uma nova educação é pos-sível?

De acordo com o secretário-executivo da Anec, Daniel Cerqueira, o objetivo principal deste congresso foi estimular os participantes a deba-terem e a refletirem sobre a temática. “Em 2013, o tema do nosso congresso responderá que é possível uma nova educação. Este é o início de um processo de reflexão e um desafio para todos nós”, expli-cou ele. Mais de duas mil pessoas participarão das quatro fases que antece-

dem o congresso nacional. O pré-congresso em Goiás

foi aberto com a presença de várias autoridades, entre elas o

reitor da PUC Goiás, prof. Wol-mir Amado, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, dom Waldemar Passini Dalbello, o representante da Secretaria Es-tadual de Educação, Dalson Borges, e a representante da Re-gional da Anec em Goiás, profa. Júlia Curi.

Para o prof. Wolmir, que tam-bém é diretor do Conselho Su-perior da Anec, o evento foi mo-mento único para a discussão da educação católica. “Somos mais de duas mil escolas em todo o País e temos a responsabilidade de educar, do maternal ao ensino superior, comprometidos com o desenvolvimento do País”, falou, lembrando a herança e tradição do ensino católico, que começou ainda na época do descobrimen-to do Brasil.

mação. O evento foi prestigia-do por professores, diretores e coordenadores dos cursos de Engenharia e Ciências da Com-putação, além de representantes da Coordenadoria de Assuntos Estudantis e acadêmicos.

cia de Alencar Santana, pró-rei-tora de Extensão e Apoio Estu-dantil, este trabalho acrescenta à trajetória da PUC Goiás na “de-fesa dos mais necessitados”. Ela afirmou a satisfação da institui-ção em receber os conselheiros para a formação. “Nosso objetivo maior, com este projeto, é contri-buir para um futuro melhor para as crianças e adolescentes de Goiás”, explicou.

Até 2013, serão realizados três cursos gratuitos, sendo um introdutório e dois de aprofun-damento. Ministrados por pro-fessores palestrantes com expe-riência na temática, os cursos de capacitação visam fornecer aos conselheiros dos direitos e tute-lares subsídios para reflexão e aperfeiçoamento das práticas so-ciais em atendimento, promoção, proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Profa. Maria de Fátima com a comitiva que foi à Bienal

Goiânia, 1ª quinzena de setembro de 2012 Folha PUC 525 - 6

Folclore

Valorizando a cultura popular

“Evocamos o passado, apontamos para o futuro e damos às novas gerações o saber sobre os que os antecederam.”Wolmir Amado, reitor da PUC Goiás

“Buscamos divulgar a cultura do Cerrado e, junto a ela, as culturas folclóricas do País. O bom profissional, hoje, precisa ser um cidadão e compreender a cultura.”Sandra de Faria, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC Goiás

“Pelos elogios recebidos, certamente será lembrada, na hora de tomada de decisão por milhares de crianças que passaram pelo Memorial do Cerrado, nos três dias do evento.” Altair Sales Barbosa, diretor do ITS

“Precisamos da cultura erudita, mas temos também a cultura popular. É muito importante que as crianças participem e vivenciem essas manifestações e percebam o passado para que possam estabelecer o presente e o futuro.”Neyde Aparecida, secretária municipal de Educação

Representantes da PUC Goiás e parceiros durante abertura do evento

Valorizando a cultura popular

Mais de 30 mil pessoas e um mundo de tradições para desvendar. Durante quatro dias, estudantes de todos os níveis de en-sino e comunidade em geral tiveram, no Câmpus II, no Jardim Mariliza, um encontro com a tradição folclórica regional e brasi-leira, durante a XII Semana do Folclore da PUC Goiás. Oficinas, minicursos, apresen-tações culturais e manifestações folclóricas coloriram o ambiente, num movimento de valorização da cultura popular do cerrado. Realizado entre os dias 22 e 25 de agosto, o evento trouxe várias novidades para sua dé-cima segunda edição, dentre elas, destaque para a Exposição Rios Voadores.

De acordo com a organização, a progra-mação marca a identidade da PUC Goiás com os processos socioculturais e ambien-tais, que moldaram um pouco da ancestra-lidade rural do homem do cerrado. A aber-tura oficial da Semana, realizada na noite do dia 22, na Vila Cenográfica do Memorial do Cerrado, reuniu autoridades da área da educação e do meio ambiente, que prestigia-ram a apresentação de espetáculos folcló-ricos de manifestação da cultura popular e do Cerrado, em uma das mais importantes programações de valorização da cultura do povo goiano.

Estiveram presentes na solenidade, re-alizada ao ar livre na Vila Cenográfica, o reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado, a vice-reitora Olga Ronchi, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Sandra de Fa-ria, o diretor administrativo e financeiro da Fundação Aroeira, Leonardo Guedes, a secretária municipal de Educação, Neyde Aparecida, o secretário municipal de Cul-tura, Joaquim Jayme e a secretária estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jac-queline Vieira. Eles foram brindados com a interpretação do hino nacional pela cantora do grupo Sons do Cerrado, Alba Franco.

A Semana do Folclore foi uma realização do Instituto do Trópico Subúmido da PUC Goiás, da Fundação Aroeira e da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, com apoio das seguintes instituições: Sebrae, Mito Produções, Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Companhia Me-tropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), Sistema de Cooperativas de Crétido do Bra-sil (Sicoob), Agência Municipal de Obras (Amob), Serviço Nacional de Aprendiza-gem Rural (Federação de Agricultura de Goiás), Polícia Militar de Goiás, Corpo de Bombeiros, Saneago, Programa Frutos da Terra e Polícia Florestal.

Goiânia, 1ª quinzena de setembro de 2012 Folha PUC 525 - 7

Fiandeiras demonstram trabalho secular

Estudantes lotaram Vila Cenográfica durante evento

Folclore

Espaço para ensinar e aprender

A diversidade das manifesta-ções folclóricas e culturais apre-sentada fez da XII Semana do Folclore da PUC Goiás um espa-ço de ensinamento e aprendiza-do mútuos. Grupos tradicionais mostraram seus trabalhos para crianças e jovens maravilhados com a riqueza da cultura popu-lar goiana. Cerca de 30 acadê-micos da PUC Goiás participou como monitores das 14 oficinas oferecidas pelos mestres da cul-tura na programação.

Segundo a professora Verô-nica Aldé, da Comissão Organi-zadora do evento, eles têm um papel importante no acompa-nhamento dos convidados e na instrução durante as oficinas.

Alunos da rede municipal de ensino participam de oficina

Manisfestação folclórica abriu atividades da Semana

Uma das novidades da Semana do Folclore foi a ex-posição Rios Voadores, cujo projeto de origem, de mesmo nome, é patrocinado pela Pe-trobras, por meio do Progra-ma Petrobras Ambiental.

O projeto estuda o fenô-meno rios voadores que são cursos de água atmosféri-cos, invisíveis, que transpor-tam vapor de água da Bacia Amazônica para outras regi-ões do país.

A exposição reuniu fo-tografias e animações digi-tais transmitidas em telas de TV, além da apresenta-ção de vídeos com depoi-mentos de especialistas em hidrologia, meteorologia, ecologia, geofísica e ciên-cias atmosféricas.

Rios Voadores atrai olhares curiosos

“Além da importante parceria com a Secretaria Municipal de Educação nesta edição, conta-mos sempre com nossos acadê-micos que participam ativamen-te da organização e da execução deste projeto”, explica ela.

Os minicursos abrangeram temas diversos educaram e di-vertiram todos os públicos. Um deles, Brinquedos Cantados, mostrou as práticas acerca dos Brinquedos Cantados (música e movimento) e seus elementos. No Bordando com a Bordana (junção de bordado e Ana), o objetivo principal é desenvol-ver ações sociais voltadas para o atendimento de jovens, mulhe-res e crianças.

Goiânia, 1ª quinzena de setembro de 2012 Folha PUC 525 - 8

Vicente Rios e Adrian Cowell durante filmagens na Amazônia

Cena do espetáculo montado pelo Grupo de Teatro GuaráLara Moreira e Alexandre Afonso, egresso da PUC, venceram categoria Cartão de Visita

História

Olhar de Adrian Cowell sobre Amazônia é tema do Globo Repórter

Amor por Anexins tem projeto aprovado em lei de incentivo

O acervo do documenta-rista Adrian Cowell foi tema do programa Globo Repórter, exibido pela Rede Globo, no dia 17 de agosto. O programa mostrou a Amazônia por meio das histórias, personagens e a vivência de Cowell em suas expedições pela região. Todo o acervo de Adrian Cowell foi doado em 2005 para a PUC Goi-ás, por meio do Instituto Goia-no de Pré-História e Antropo-logia (IGPA), que é responsável pela gestão de 10 mil rolos de imagens fílmicas. O material refere-se a cerca de 50 anos de trabalhos de Adrian na região Amazônica, no Brasil, que teve

A peça Amor por Anexins, encenada pelo grupo de teatro Guará, vinculado à Coordenação de Arte e Cultura da PUC Goi-ás, teve projeto aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Dirigido por Samuel Baldani, o espetáculo começou a ser encena-do, em agosto, em diversos espa-ços de Goiânia com o objetivo de levar cultura à população, formar público e valorizar espaços da ci-dade, possibilitando um pouco de

Professora da PUC recebe troféu Aquino Porto

A professora da do curso de Publicidade e Propaganda da PUC Goiás, Lara Moreira, e o egresso da instituição, o publi-citário Alexandre Afonso, só-cios da empresa Quatro Mãos Comunicação, receberam o tro-féu Aquino Porto, na categoria Cartão de Visita, como melhor projeto gráfico.

A premiação da 8ª edição do Prêmio Aquino Porto de Exce-lência Gráfica Criação e Produ-ção foi realizada no dia 23 de

CAC tem inscrições recordes A Coordenação de Arte e Cul-

tura (CAC), ligada à Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil da PUC Goiás, recebeu 1.019 ins-crições neste segundo semestre

agosto. Ao todo foram mais de 600 inscrições no concurso. O julgamento das peças foi feito pela Associação Brasileira das Indústrias Gráficas (Abigraf), em São Paulo.

O Prêmio, organizado pelo Sindicato da Indústria Gráfica do Estado de Goiás (Sigego) é considerado o concurso mais importante do segmento na Re-gião Centro-Oeste, com a parti-cipação de agências, gráficas e fornecedores de insumos.

o apoio da universidade.Na primeira vez que Adrian

Cowell esteve na Amazônia, em 1957, seu objetivo era fazer um filme sobre uma montanha. Ele tinha 23 anos e seus companhei-ros de viagem eram pouco mais velhos. Mas a viagem para o Monte Roraima se mostrou mui-to mais transformadora para a vida desse jovem britânico nas-cido na China do que a aventura que ele esperava. Pelos 54 anos seguintes, Cowell viajaria com frequência para a floresta Ama-zônica, acompanhando de perto a colonização subsequente e a destruição da floresta e dos po-vos indígenas.

poesia no cotidiano das pessoas. “O grupo mantém a sua tra-

dição de investir num teatro po-pular, mantendo as pesquisas e propostas que vem desenvol-vendo ao longo de sua trajetória. Procuramos construir um espe-táculo que possa ser apresentado nas ruas, nas praças e dentro dos teatros tradicionais e que estabe-leça uma forte comunicação com o público”, ressaltou Baldani so-bre as apresentações.

Termina neste mês sabatina com candidatos a prefeitoA PUC TV Goiás termina no

dia 26 a sabatina, iniciada em agosto, com todos os candidatos a prefeito de Goiânia. Cada um de-les participou de duas entrevistas,

veiculadas sempre às segundas--feiras, no TJ Goiás, e às terças--feiras, no Mais Esportes. No dia 1º outubro, está prevista a realização de um debate ao vivo, às 20h30.

de 2012 para diversas oficinas. É o maior número de inscritos na história das oficinas de artes da instituição. No semestre passa-do foram 921 inscrições.

Acer

vo IG

PA

Goiânia, 1ª quinzena de setembro de 2012 Folha PUC 525 - 9

Estudantes foram recebidos pelo reitor Wolmir Amado e pelas pró-reitoras Sandra de Faria (Prope) e Sônia Margarida (Prograd)

Dimas Pereira durante 54º Encontro de Americanistas Abordagem radical-local é discutida em evento

Internacionalização

Bolsistas do Ciência sem Fronteiras se reúnem antes da partida para intercâmbio

Dez dos 12 alunos da PUC Goiás benefi-ciados pelo programa Ciência sem Fronteiras (CsF) com intercâmbios em Portugal e Espa-nha se reuniram, no dia 27 de agosto, com a Reitoria da PUC Goiás. Eles ouviram as reco-mendações do reitor Wolmir Amado, acom-panhado da pró-reitora de Graduação, Sônia Margarida Gomes Sousa, da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Sandra de Faria, e da coordenadora de Pesquisa da PUC Goi-ás, Maria José Faria Viana, antes de embarcar

para os dez meses de estudo nos países eu-ropeus.

Os alunos foram recebidos, em institui-ções dos países europeus, em programa pro-movido pelos Ministérios da Ciência, Tec-nologia e Inovação e da Educação, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordena-ção de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Segundo a pró-reitora Sandra de Faria,

Professor da PUC coordena simpósio em Viena

Seminário da Educação recebe pesquisadores dinamarqueses

O professor doutor Dimas Pereira Duarte Júnior, do Departamento de Ciências Jurídi-cas e do Mestrado em Direito, Relações Inter-nacionais e Desenvolvimento da PUC Goiás, coordenou um dos simpósios que compuse-ram o 54º Encontro de Americanistas, ocor-rido em Viena, Áustria, no mês de julho. O simpósio, intitulado Direitos Humanos e Relações Internacionais na América Latina, contou com a participação de professores e acadêmicos do México, Argentina, Estados Unidos, Peru, além de brasileiros de São Paulo, Paraná e da própria PUC Goiás. Esse encontro ocorre uma vez a cada triênio, e al-terna-se entre Europa e América.

O Programa de Pós-Graduação em Edu-cação da PUC Goiás realizou, no dia 14 de agosto, juntamente com o Mestrado em Edu-cação em Ciências e Matemática da UFG e o Centro de Estudos e Pesquisas em Didática, o Seminário Internacional Ensino, Desenvolvi-mento Humano e Diversidade Sociocultural: a abordagem radical-local. O evento voltado para professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação Stricto Sensu foi realizado no Auditório da Área 2, com a presença dos professores pesquisadores estrangeiros dra. Marianne Hedegaard (University of Bath) e dr. Seth Chaiklin (University of Oxford e University of Copenhagen).

esta será uma grande experiência de mobi-lidade internacional para os alunos da PUC. Ela enalteceu o grupo que foi escolhido por critérios acadêmicos e estudantis e farão par-te do número histórico de mais de 100 mil estudantes que devem participar do CsF até 2014. Foram beneficiados pelas bolsas alunos de graduação da PUC dos cursos de Design, Engenharias de Computação, Civil, Elétrica, Produção e Controle Mecatrônica, Matemáti-ca e Fisioterapia.

Programa abre inscrições para universidades do Chile

Governo suíço oferece bolsas de pós-graduação para brasileiros

O Programa de Bolsas de Mobilidade In-ternacional Ibero-Americanas, patrocinado pelo Santander Universidades, abriu edital para mobilidade entre janeiro e agosto de 2013. As inscrições podem ser realizadas até 11 de setembro.

A PUC Goiás foi contemplada com cinco vagas, sendo duas vagas para a Universidade Católica Del Norte (Chile) e três para a Pon-tifícia Universidade Católica do Chile. Cada estudante selecionado receberá uma bolsa no valor de três mil euros para cobrir as despe-sas no exterior. Mais informações: 3946-1239.

O governo suíço oferece bolsas para es-tudos de pós-graduação para brasileiros. As bolsas serão destinadas exclusivamente a es-tudantes brasileiros já graduados, jovens pes-quisadores e cientistas, para aprofundar seus conhecimentos ou realizar pesquisas nas áre-as nas quais as universidades suíças possuem excelência. Mais informações: http://www.eda.admin.ch

Goiânia, 1ª quinzena de setembro de 2012 Folha PUC 525 - 10

Reconhecimento

Curso de Letras da PUC Goiás recebe avaliação positiva do MEC

O curso de graduação em Le-tras da PUC Goiás foi avaliado por comissão do Instituto Nacio-nal de Estudos e Pesquisas Edu-cacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educa-ção, entre os dias 19 e 22 de agos-to, e recebeu avaliação positiva. A nota 4, em uma escala de 1 a 5, foi divulgada, no dia 28 de agosto, para a universidade.

Reconhecido em 1952, o curso de Letras recebeu os avaliadores para a renovação de reconheci-mento da graduação. Foram ava-liadas as informações divulgadas pelo curso e veiculadas na inter-

Pós-graduação abre turma de Comunicação Estratégica

A terceira turma de pós-gra-duação em Comunicação Estra-tégica da PUC Goiás foi aberta, no dia 24 de agosto, na Área 4, com aula do professor Celso Or-lando, do Departamento de Ad-ministração da universidade. Os alunos foram acolhidos pela co-ordenadora do curso, professora Patrícia Quitero, que abordou o projeto e a projeção mercadológi-ca do curso. A professora Mércia

net. Nas considerações da comis-são, as políticas institucionais para o curso foram consideradas bem implementadas.

O Inep também considerou que os objetivos são apresentados de forma clara, apresentando o perfil do egresso. Outro quesito positivo foi a relação entre vagas oferecidas e corpo docente e os convênios com as redes públicas de ensino. O corpo docente, a co-ordenação e a estrutura física fo-ram avaliadas e somaram para a conquista da nota, festejada pelos alunos e professores da licencia-tura em Letra.Nota 4 foi concedida após visita de avaliadores do Inep

Professor Celso Orlando ministra aula inaugural

Mendonça Lisita, que represen-tou a coordenadora da Pós-Gra-duação Lato Sensu, Helena Bea-triz de Moura Belle, reforçou as boas-vindas à nova turma e fez um apanhado da pós-graduação na PUC Goiás.

Atualmente existem 200 tur-mas nos estados de Goiás, Acre, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Piauí e Distrito Federal.

PUC Goiás participa do VI Congresso de Rorschach e Métodos Projetivos

Alunas apresentam trabalhos científicos em congresso internacional

A professora do Departamen-to de Psicologia da PUC Goiás, Ana Cristina Resende, e 13 aca-dêmicas do curso participaram do VI Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Méto-dos Projetivos, realizado em Bra-sília, entre os dias 2 e 4 de agosto.

As acadêmicas de Fisiotera-pia da PUC Goiás, Lara Patrícia Bastos Rocha (bolsista do Pibic/CNPq) e Letícia Gomes Martins (bolsita do BIC/Prope) partici-pam do 6° Congresso Interna-cional de Fisioterapia, que ocor-re de 13 a 16 de setembro, em

Alunos de especialização começam estágio na Paraíba

PDH promove simpósio sobre sistema punitivo

Os alunos do curso de espe-cialização em Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia, realizado na cidade de João Pes-soa (Paraíba), em parceria com o Centro de Pesquisa e Pós-Gra-duação da PUC Goiás, iniciaram as atividades práticas de estágio supervisionado nos últimos dias 17 e 18 de agosto. A coordena-dora de Pós-Graduação Lato Sensu, professora Helena Bea-

O Programa de Direitos Hu-manos da Coordenação de Está-gio e Extensão da PUC Goiás, em parceria com o Grupo de Estu-dos e Pesquisa Criminal (Gepec), realizou, de 30 de agosto a 1º de setembro, o VII Simpósio Crítico de Ciências Penais com o tema Sistema Punitivo: o neoliberalis-mo e a cultura do medo, no Au-ditório da Associação dos Magis-trados de Goiás (Asmego).

A equipe apresentou 11 traba-lhos acadêmicos que abordaram a avaliação de personalidade, validação e normatização de ins-trumentos psicológicos. O tema geral do encontro foi Métodos pro-jetivos e avaliação psicológica: atuali-zações, avanços e perspectivas.

triz de Moura Belle, em visita à turma, falou sobre a importância do projeto do curso, realizado também em Cuiabá, Ribeirão Preto, Porto Velho e Belém, sob a coordenação do professor Luiz Antônio Bailão, doutor em Gi-necologia e Obstetrícia. O curso oferece disciplinas teóricas e prá-ticas e viabiliza benefícios sociais à população de baixa renda em diversos municípios.

Participaram, como pales-trantes, Débora Regina Pastana, Gerivaldo Alves Neiva, Alexan-dre Matzenbacher, Antonio Tovo Loureiro, Alexandre Bizzotto, Marcelo Semer, Cecília Olliveira, Rafson Ximenes, Diogo Malan, e terão ainda como mediadores os professores Eliane Rodrigues Nunes, Marcelo Bariatto, Rosân-gela Magalhães e Maximiliana Queiroz Moraes.

Natal, no Rio Grande do Norte. As acadêmicas desenvolvem projetos de iniciação científica na área de neuropediatria e são orientadas pelas docentes Ce-jane Prudente e Maysa Ribeiro, ambas do curso de Fisioterapia da PUC Goiás.

Goiânia, 1ª quinzena de setembro de 2012 Folha PUC 525 - 11

Família PUC

Programe-se

Trabalho de designer da PUC ganha o mundoO professor do curso de Design da PUC

Goiás, Maurício Azevedo, foi um dos desig-ners convidados da exposição From de Mar-gin to de Edge: Brasilian art and design in the 21st century, que ficou aberta ao público até o início deste mês, na Somerset House, em Lon-dres. Natural de Macaé, Rio de Janeiro, a obra do arquiteto, que tem foco na aplicabilidade de madeiras nativas e em sistemas estruturais, faz parte da história do design brasileiro e já rece-beu diversos prêmios no Brasil e no mundo.

Maurício, que também é designer, pesquisador e autor de peças, já expôs seu trabalho no Museu de Artes de São Paulo (Masp), em São Paulo, na Galeria de Arte Contemporânea, em Goiânia, na OXO Gallery, em Londres, e na Galerie Debret, em Paris. Os trabalhos, que remetem a temas como meio ambiente, identidade e cultura, também integram acervos do Palácio da Alvorada, em Brasília, do Sítio Burle Marx, no Rio de Janeiro, Fundação Mário Soares, em Lisboa, de em-baixadas no Brasil, entre outros. A trajetória profissional do professor foi destaque na edição de agosto da Revista Kaza, que é referência para os profissionais da área.

Este filme podem ser encontrado na Caravídeo, que oferece desconto de 20% nas locações para alunos, professores e funcionários da PUC Goiás.

Rua 10, qd. 44, Setor Central - Informações: (62) 3223-6622

Dicas de filmes

A PUC Goiás realiza, de 16 a 19 de outubro, a Semana de Ciência e Tecnologia, cuja programação inclui a 7ª Mostra de Produção Científica da Pós-Graduação Lato Sensu da PUC Goiás. Docentes e acadêmicos interessados em apresentar seus tra-balhos durante o evento têm até 20 de setembro para se inscrever.

Ciência e Tecnologia

Teoria ArqueológicaO Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA) da

PUC Goiás realiza, de 17 a 21 de setembro, o VI Congresso Inter-nacional de Teoria Arqueológica da América do Sul (TAAS) em conjunto com a III Jornada de Arqueologia do Cerrado, Fórum Re-conhecimento da Profissão e a Oficina de Elaboração de Projetos de Pesquisa para Submissão a Wenner-Gren Foundation for Anthropo-logical Research. A conferência será realizada na Área 2 da institui-ção, no Setor Universitário.

O 8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero está com inscrições abertas até 17 de setembro. O projeto, promovido pelo Programa Mulher e Ciência, tem o objetivo estimular a produção científica e a reflexão crí tica acerca das desigualdades. Os alunos da PUC Goiás interessados em participar podem enviar redação ou artigo científico sobre a situação das mulheres no Brasil. Infor-mações: www.igualdadedegenero.cnpq.br.

Igualdade de gênero

Ebruc inscreve até dia 19Vai até 19 de setembro o prazo para inscrições no 2º Encontro

Brasileiro de Universitários Cristãos (Ebruc), no site www.ebruc.setoruniversidades.org.br. O evento, que ocorre de 12 a 14 de outubro em Curitiba, no Paraná, é uma realização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por meio do Setor Universidades da Comissão Episcopal Pastoral para Educação Cultura, e da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec).

PUC Acontece estreia novo quadroO programa PUC

Acontece (Canal 24 UHF e 20 da NET) estreou, no dia 30 de agosto, o quadro Como se faz?. A proposta é mostrar como são fabricados produtos do uso cotidiano, como são processados alimen-tos industrializados e como funcionam mecanismos, serviços e processos que estão presentes na vida do cidadão. Nas reportagens são simuladas situações nos laboratórios da PUC, com a participação de alu-nos e professores.

“A intenção do quadro é mostrar que todo conhecimento humano, do mais simples ao

mais complexo, pode ser encontrado na uni-versidade e que qual-quer pessoa pode ter acesso a este conheci-mento. Procuraremos, assim, despertar no nosso telespectador a curiosidade científi-ca”, informa a coorde-nadora de Produção da PUC TV Goiás,

Consuelo Gobbi. No primeiro quadro, o

repórter Alex Atanázio, com a ajuda dos acadêmicos e profes-sores do curso de Química, vai mostrar como se faz um sabão líquido. Em função do horá-rio eleitoral, o programa PUC Acontece está sendo transmitido às 12h50.

Instrumentos jurídicos para a implementação do desenvolvi-mento sustentável, publicação da FGV em coedição com a Editora PUC Goiás, traz os temas tratados na Rio+20. São artigos em portu-guês, inglês, espanhol e francês tendo como objeto de estudo os instrumentos jurídicos, nacionais e internacionais, neste setor.Organizadores: Carina Costa de Oliveira; Rômulo Silveira da Ro-cha Sampaio

Editora PUC

Instrumentos jurídicos para a implementação do desenvolvimento sustentável

A publicação deste livro sur-giu a partir da experiência-pilo-to da Câmara Centro-Oeste de Extensão do ForExt, a partir de pesquisa conjunta entre a Uni-versidade de Brasília, Universi-dade Dom Bosco e PUC Goiás. A edição traz uma reflexão diferen-ciada da extensão, objetivando um debate constante e articulado com os segmentos que compõem o comunitário. Organizador: Luiz Síveres

Processos de aprendizagem na extensão universitária

Conta uma história emocionante de Evan, garoto criado em um orfanato, que possui um dom musical impressionante. Ele é o fruto do encontro apaixonado da violoncelista Lyla e do roqueiro Louis, que foram tragicamente separados pelo pai de Lyla. Cada um se-guiu seu caminho, sem saber que Evan estava vivo, e com a única certeza de que haviam sido feitos um para

o outro. Evan, em seu coração, nunca perdeu a esperança de encontrar seus pais. Em sua incrível busca, ele foge para Nova York, onde recebe a ajuda do “Mago”, um empresário de rua. Uma história comovente sobre a magia da música e o poder do amor.

Som do Coração (EUA/2007)

Goiânia, 1ª quinzena de setembro de 2012 Folha PUC 525 - 12

Reconhecimento

PUC Goiás conquista prêmio Mais Admirados do Direito em Goiás

A PUC Goiás conquistou o 2º Prêmio Mais Admirados do Direito em Goiás, realizado pela Contato Comunicação, na categoria Facul-dade de Direito. A entrega da premiação ocorreu no dia 23, no Park Line Urban House, no Setor Marista. A universidade foi representa-da pelo diretor do Departamento de Ciências Jurídicas, prof. dr. José Antônio Lobo, que destacou a importância e a responsabilidade que a premiação acarreta.

De acordo com o professor, o prêmio é o reconhecimento, fruto de uma avaliação externa, vai ao encontro do projeto trabalhado no curso para um ensino de qualidade e excelência. “Essa avaliação nos traz a responsabilidade de continuar fomentando e buscando novas propostas para o curso, para que estejamos atentos às necessidades do mercado jurídico”, assinala.

Pró-reitor de Comunicaçãorecebe homenagem do Corecon

O professor e economista Eduardo Rodrigues da Silva, pró--reitor de Comunicação da PUC Goiás e diretor geral da PUC TV, foi homenageado, na noite de 15 de agosto, pelo Conselho Regio-nal de Economia (Corecon) du-rante a abertura da VII Semana do Economista 2012, no auditó-rio da Associação Comercial de Goiás. Ele recebeu a Medalha do Mérito Econômico pelo trabalho realizado como economista e pela defesa da categoria junto a dois outros expressivos economistas, o deputado estadual Bruno Peixoto

Acadêmicos conquistam terceira colocação no Prêmio IEL de Estágio

Os acadêmicos da PUC Goiás, Letícia Maria Sil-va (Engenharia Elétrica) e Rafael Cardoso Fernan-des Sousa (Engenharia da Computação) conquista-ram a terceira colocação no 8º Prêmio IEL de Está-gio, nas categorias Grande e Pequena Empresa, res-pectivamente. A solenida-de, realizada no dia 17, no auditório do Sesi, foi pres-tigiada por autoridades e familiares dos premiados.

No último dia 24, eles foram recebidos pelo reitor Wolmir Amado, na sala de Reuniões da Reitoria, que parabenizou os es-tudantes pelas conquista. O en-contro contou com a participação da pró-reitora de Graduação, Sônia Margarida Gomes Sousa, dos diretores dos Departamentos

Rede de pesquisa regional pode ser exemplo nacionalO ministro

de Ciência, Tec-nologia e Inova-ção em exercício, Luiz Antonio Rodrigues Elias, afirmou que a Rede Centro--Oeste de Pós-Graduação, Pes-quisa e Inovação pode se tornar um exemplo para todo o Brasil na congregação de vários agentes da sociedade e pelo trabalho em prol de políticas públicas para o setor.

A declaração foi dada no en-cerramento do I Encontro da Rede Centro-Oeste de Pós-Graduação,

Fundação Aroeira comemora 13 anosA Fundação Aroeira comemorou

13 anos, no último dia 10 de agosto, em solenidade prestigiada pela direto-ria executiva, membros dos conselhos de curadores e fiscais, além de pró-rei-tores da universidade (foto). A Funda-ção foi criada em 11 de agosto de 1999 e instituída pela Sociedade Goiana de Cultura, mantenedora da PUC Goiás.

Prof. dr. José Antônio Lobo e o presidente da Academia Goiana de Direito, o juiz Ary de Queiroz

e conselheiro federal de Econo-mia, Júlio Paschoal.

A honraria foi entregue ao pró-reitor pelo reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado, que prestigiou a cerimônia. “Esta homenagem recebida pelo prof. Eduardo e pelos dois outros ho-menageados, também graduados na PUC Goiás, destaca um dos nossos cursos pioneiros e reco-nhece não só estes importantes economistas, mas também a nos-sa universidade”, afirmou ele, ressaltando a importância do cur-so para a instituição.

de Computação, profa. Míriam Gusmão, e de Engenharia, prof. José Alves, além dos professores orientadores e da assessora de Es-tágio da Prograd, Ana Flávia. “Es-tamos celebrando uma conquista individual, mas também dos seus respectivos cursos. Quando uma pessoa brilha é a universidade toda que brilha”, frisou o reitor.

Rafael Cardoso e Letícia Maria durante premiação

Professor Eduardo Rodrigues da Silva recebeu Medalha do Mérito Econômico

Pesquisa e Ino-vação, em agosto, em Brasília. Elias acrescentou que a estruturação desta rede é um formato único dentro dos parâ-

metros das políticas públicas bra-sileiras e que o projeto já pode ser considerado um exemplo nacio-nal. A pró-reitora profa. Sandra de Faria (Prope), representou a insti-tuição no evento. Ela também é coordenadora regional do Centro--Oeste do Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa.