Download - Edição 467

Transcript

Operações da Secretaria de Segurança e Controle Urbano (Secontru) de Osasco, com a Polícia Militar, têm colocado fim a bailes funk realizados nas ruas da periferia. Nas duas pri-meiras semanas de novembro, operações do tipo no Conjunto Vitória (zona Sul) também apre-enderam carros e motos sem documentação. Já no Centro, operações lacram estabeleci-mentos irregulares.

Marcada para o próximo dia 29, a eleição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) terá três chapas concorrentes na subseção de Osasco. Melho-rias no Fórum, cuja prometida reforma não começou, é pro-posta comun entre todos os candidatos.

A equipe do GEO se rea-presentou nesta quinta-feira, 22, de treinador novo. E o que não falta ao novo comandante é experiência no futebol. Ex--zagueiro dos clubes pernam-bucanos Sport e Santa Cruz e de times portugueses, Baltemar Brito fez carreira na Europa como auxiliar técnico de José Mourinho, atual treinador do Real Madrid e um dos mais vitoriosos do mundo.

Audiência pública em Carapicuíba discutiu nesta semana o projeto de constru-ção de uma usina de incinera-ção de lixo para produção de energia elétrica na divisa da cidade com Barueri. Projeto divide opiniões.

A Previdência Social paga, a partir da próxima segunda, 26, a segunda parcela do 13º salário aos aposentados que ganham até um salário mínimo. Pagamento vai injetar R$ 11,7 bilhões na economia.No Centro de Osasco, agentes da Guarda Civil Municipal e da Secontru lacram comércio irregular

O prefeito eleito de Itapevi, Jaci Tadeu (PV), visitou a redação do Visão Oeste e criticou a postura do vereador Teco (PSD) na campanha à Prefeitura. João Caramez “jogou duro”, o “outro grupo foi desleal”, disse.Baltemar e Mourinho na Europa

Ações da Prefeitura e PM combatem bailes funk

DISTRIBUIÇÃO GRATUITAwww.visaooeste.com.br

ano 10 - nº 467 - de 23 a 29 de novembro de 2012

Jaci Tadeu diz que Teco foi desleal

Confira na página 8 as vagas de empregos no

Banda Estatuto da Gafieira traz releituras de música brasileira no Sesc Osasco

PÁGINA 11

Sesi traz peça infanto-juvenil 1001

Fantasmas neste

domingo e segunda-feira

PÁGINA 11

Eleição da OAB opõe três chapas em Osasco

Grêmio Osasco traz técnico “internacional”

Usina de lixo na divisa causa polêmica

INSS paga parcela do 13º a aposentados

Divulgação

Repr

oduç

ão

Edua

rdo

Met

rovi

che

Lean

dro

Palm

eira

Divulgação

PÁGINA 6

PÁGINA 3

PÁGINA 12 PÁGINA 4

PÁGINA 5

PÁGINA 7

Novembro

Sábado - Sol/chuva33oC máx - 20oC mín

Domingo - chuva24oC máx - 20oC mín

Nova Crescente CheiaMinguante

13 20 286

Depois dos primeiros passos rumo ao aguardado entendimento entre o governo federal e o gover-no do estado em torno de uma política conjunta de enfrentamento da violência em São Paulo, a guerra não declarada entre o crime organizado e a polícia paulista fez uma vítima não letal que era, sob vários aspectos, também esperada: o cargo de secretário de Segurança Pública do estado. A busca por um substituto para o procurador Antonio Ferreira Pin-to teria começado há dois meses. Seria, já à época, reflexo do aumento da violência, em parte credita-da à sua visão de que a Rota – Rondas Ostensivas Tobias Aguiar – e o enfrentamento são a melhor forma de combater o crime.

Cria-se, com o novo secretário, Fernando Grella Vieira, a expectativa de uma mudança de rumos na condução da política de segurança pública para o estado. Uma que favoreça o uso da inteligência e do cruzamento de informações no estancamento daquilo que mais afeta o crime organizado: o fluxo de caixa. O currículo de Vieira, também procurador e ex-coordenador dos trabalhos dos Gaecos (Gru-pos Especiais de Combate ao Crime Organizado) parece indicar que sim. Mas apenas o trabalho do dia-a-dia e os números que virão a seguir vão dizer o que acontecerá de fato.

O fato é que o novo secretário assume com uma enorme responsabilidade nas costas. A ponto de o governo do estado antecipar a divulgação de esta-tísticas sabidamente negativas para não desgastar já de início a imagem do estreante comando da secre-taria. Enquanto isso, com medo, acuado, o cidadão comum aguarda ansioso o dia em que poderá voltar a viver a vida sem se preocupar em ser pego no meio do fogo cruzado.

opinião2

Uma vítima anunciada da violência

“Combater o crime é compatível com direitos humanos”

Fernando Grella – Secretário de Segurança Publica de SP, em discurso de posse

“Todos os denunciados, conjuntamente, exerciam a atividade criminosa em forma empresarial, com divisão de tarefas claras, não obstante cada qual atuasse com preponderância em determinada área da atividade criminosa”

Daniel Salgado e Lea Batista – Procuradores da República, em conclusão sobre nova denúncia contra o

bicheiro Carlos Cachoeira

“É uma forma de a Câmara devolver ao povo o mandato que os torturadores usurparam de seus representantes”

Luiza Erundina – Deputada Federal, sobre devolução simbólica que fará ao mandato dos deputados

cassados na ditadura militar

“O que buscamos é Judiciário célere, efetivo e justo. De nada vale o sofisticado sistema de informação, se a Justiça falha”

Joaquim Babosa – Presidente do STF, em discurso de posse

EDITORIAL ARTIGOS

23 a 29 de novembro de 2012

As opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade dos autores e não correspondem necessariamente à opinião do jornal

FRASES

Cria-se com novo secretário de Segurança expectativa de mudança

Diretor ExecutivoValter Santos

Diretor de redaçãoRenato Rovai - Mtb 23.140

EditorJeferson Martinho

([email protected])Projeto Gráfico

Carmem Machado/Publisher BrasilDiagramação

Rodrigo Domingues([email protected])

Chefe de ReportagemFernando Augusto

([email protected]) Repórter

Leandro Conceição([email protected])

EstagiárioWilliam Galvão

Depto. JurídicoEdu Éder de Carvalho

[email protected] Publicitário

[email protected]ãoFolha GráficaTiragem

35.000 exemplares

Visão Oeste é uma publicação semanal da Editora Visão Oeste.

Av. Yara, 223 - Vila Yara - Osasco - SP Cep 06028-100

Redação/publicidadeTel.: 3683-3592 - Fax.: 3681-3150

Filiado a ABRARJ / ADJORI-SPRegistro n° 3247 - 1° Oficial de Registro Civil das

Pessoas Jurídicas de Osasco

Osasco - Carapicuíba - Santana de Parnaíba - Cotia - Itapevi - Taboão da Serra - Barueri

Pirapora do Bom Jesus - Vargem GrandeEmbu das Artes - Itapecerica da Serra - Jandira

* Jean Wyllys

Eu havia prometido não responder à coluna do ex--diretor de redação de Veja, José Roberto Guzzo [ver abaixo], para não ampliar a voz dos imbecis. Mas foram tantos os pedidos, tão sinceros, tão sentidos, que eu dominei meu asco e decidi responder.

A coluna publicada na edição desta semana do libelo da editora Abril — e que trata sobre o relacionamento dele com uma cabra e sua rejeição ao espinafre, e usa esses exemplos de sua vida pessoal como desculpa para injuriar os homossexuais — é um monumento à igno-rância, ao mau gosto e ao preconceito.

Logo no início, Guzzo usa o termo “homossexualis-mo” e se refere à nossa orientação sexual como “estilo de vida gay”. Com relação ao primeiro, é necessário esclarecer que as orientações sexuais (seja você hétero, lésbica, gay ou bi) não são tendências ideológicas ou políticas nem doenças, de modo que não tem “ismo” nenhum. São orientações da sexualidade, por isso se

* Paulo Pereira da Silva

Estamos em vigília na Câmara dos Deputados para pressionar pela extinção do fator previdenciário, cujo pro-jeto queremos que seja votado ainda este ano pela Casa. A ação foi convocada pela Força Sindical e obteve a adesão das outras centrais e de parlamentares da oposição e da base aliada, como os do PDT, PR e PTB, que prometem votar a nosso favor.

Duas manifestações de protesto já foram realizadas por sindicalistas, esta semana. A proposta que defendemos permitirá que o trabalhador se aposente pela fórmula 85/95, que corresponde à soma entre idade e tempo de contribuição, para mulheres e homens, respectivamente.

Este é o momento de mobilizarmos toda a sociedade para derrubar o fator, que pode ser comparado a um assal-to praticado pelo governo contra os trabalhadores. É um absurdo não conceder uma aposentadoria digna a quem

fala em “homossexualidade”, “heterossexualidade” e “bissexualidade”. Não é uma opção, como alguns acre-ditam por falta de informação: ninguém escolhe ser homo, hétero ou bi.

O uso do sufixo “ismo”, por Guzzo, é, portanto, proposital: os homofóbicos o empregam para associar a homossexualidade à ideia de algo que pode passar de uns a outros – “contagioso” como uma doença – ou para reforçar o equívoco de que se trata de uma “opção” de vida ou de pensamento da qual se pode fazer proselitismo.

Não se trata de burrice da parte do colunista portan-to, mas de má fé. Se fosse só burrice, bastaria informar a Guzzo que a orientação sexual é constitutiva da sub-jetividade de cada um/a e que esta não muda (gosta-se de homem ou de mulher desde sempre e se continua gostando); e que não há um “estilo de vida gay” da mesma maneira que não há um “estilo de vida hétero”.

Jean Wyllys, deputado federal (PSOL-RJ). Leia este artigo na íntegra no site do Visão Oeste

trabalhou a vida inteira e colaborou para o desenvolvi-mento do país.

Criado no final da década de 90, pelo governo Fernando Henrique Cardoso, o mecanismo reduz em até 40% os valores das aposentadorias dos assalariados. Isso significa que ao menos R$ 9 bilhões são retirados todos os anos do bolso dos trabalhadores. O fim do fator chegou a ser apro-vado pelo Congresso em 2010, mas o então presidente Lula, infelizmente, vetou o projeto.

Companheiras e companheiros, não basta o Parlamen-to acabar com o fator porque o projeto pode ser vetado pela presidente Dilma Rousseff, que teme um desequilí-brio nas contas do governo. Por isso, precisamos manter a unidade na luta e intensificar a pressão sobre o Congresso e o governo federal.

* Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, é presidente da Força Sindical

Veja que lixo

Aumentar a pressão para extinguir o fator previdenciário

política 323 a 29 de novembro de 2012

As eleições para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acon-tecem no próximo dia 29 e três chapas concorrem para a subseção de Osasco.

A chapa da situação, apoiada pelo atual presidente, José Pas-choal Filho, é a “Atue – Ação, Trabalho, União e Ética”, com os candidatos Aparecido José Dias (presidente), Danilo Barbosa Quadros (vice-presidente), Clau-delice Alves de Oliveira Delchiaro (secretária-geral), Eric Antonio de Perestrelo Martins (secretário--geral adjunto) e Maria Rita Evan-gelista Cruz Silva (tesoureira).

Aparecido José é atualmente secretário-geral da OAB Osasco. Já o presidente, Paschoal Filho, não participa porque se candida-tou para o conselho seccional da OAB estadual na chapa de Marcos da Costa.

“Quero dar continuidade ao trabalho, mas temos nossas pro-postas”, diz Aparecido Dias. Entre as propostas, cobrar da Prefeitura e Câmara Municipal uma parce-ria para cessão de um terreno para construção de uma nova sede para a Justiça do Trabalho em Osasco e também intervir junto ao gover-no do estado para ampliação do Fórum da cidade, cuja obra está paralisada.

Entre os apoiadores, o presi-dente da OAB-SP, Luis Flávio Borges D’Urso, e o advogado Alexandre Luis Mendonça Rollo, especialista em direito eleitoral.

A chapa “OAB no Rumo Cer-to”, de oposição, reúne os candi-datos Libânia Aparecida da Silva (presidente), Antônio Carlos Fernandes (vice-presidente), José Gomes Carnaíba (secretário--geral), Helber Daniel Rodrigues

ELEIÇÃO

Os candidatos Mauro Smiriglio, Libânia Aparecida e Aparecido José Dias, concorrem na subseção da cidade

Três chapas disputam comando da OAB Osasco

Secretário “As obras hoje estão para-

das justamente por problemas envolvendo esse projeto, no qual não houve previsão de uma série de procedimentos necessários para sua execu-ção. Estamos até hoje aguar-dando que o governo do esta-do tome providências”, disse o secretário nesta semana, em evento onde a Prefeitura doou terreno de 500 m² para a OAB Osasco. O terreno fica ao lado da atual sede da OAB e será usado para ampliação da sede.

José DirceuNesta sexta-feira, 23, ple-

nária do deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) irá reunir líderes do partido para falar da “Ação Penal 470 e suas consequências”. O evento está marcado para às 18hs, no auditório do colégio Misericórdia, no Centro. Além de João Paulo, que foi conde-nado pelo Supremo Tribunal

Federal no processo do “men-salão”, mas ainda não teve sua pena calculada, deve par-ticipar também o ex-ministro José Dirceu, condenado a 10 anos e 10 meses de prisão.

TransiçãoApós entrevista do prefei-

to eleito de Jandira, Geraldo Teotônio, o Gê (PV), ao Visão Oeste, em que reclama de difi-culdades para realizar a tran-sição de governo na cidade, a assessoria da prefeita Anabel Sabatine (PSDB) enviou res-posta. A prefeita diz que está à disposição para fornecer ao prefeito eleito as informações necessárias e que inclusive o tem recebido em seu gabinete. “Tenho grande respeito pelo Gê. Ele pode estar certo de que as portas de nossa adminis-tração estão abertas para ele ou a quem ele designar para o trabalho de transição”, disse Anabel.

FórumPrincipal reivindicação

da advocacia de Osasco, a reforma e ampliação do Fórum está parada. O secre-tário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura, Renato Afonso Gonçalves, diz que a admi-nistração municipal “cumpriu

integralmente sua parte do con-vênio para a reforma. Mesmo com o aumento do custo pas-sando de R$ 8 milhões para R$ 40 milhões, a Prefeitura mante-ve a sua contrapartida de 20% e a doação do terreno para o novo prédio”, disse.

Em alta

Mais votada do PT em Osasco, a vereadora eleita e ex-secretária da Educação, Mazé Favarão, comemorou aniversário na quarta-feira, 21, no Clube Floresta. Expoentes da política local prestigiaram a festa, entre eles o vice-prefeito eleito, Valmir Prascidelli; o prefeito reeleito de Carapicuíba, Sergio Ribeiro; o deputado estadual Marcos Martins; os secretários Marinalva Oliveira (Educação) e Rogério Lins (SICA).

Divulgação

DivulgaçãoMelhorias no Fórum são propostas comuns

Martins (secretário-geral adjunto) e Helio Caetano da Cruz (tesou-reiro).

Libânia diz que a necessidade de mudança decorre de 12 anos ininterruptos de comando da OAB Osasco pelo mesmo grupo, e o principal objetivo da chapa é o “resgate da dignidade e união dos advogados”. “O advogado tem sido muito desprestigiado”, reclama.

Entre as propostas: reivindicar a instalação de vagas em estaciona-mentos em lugares públicos onde os advogados devam praticar atos, e trabalhar junto à seccional da OAB para que a subseção tenha orçamento próprio.

Estão entre os apoiadores da chapa o vereador Osvaldo Vergí-

nio (PSD) e o secretário municipal e vereador eleito Rogério Lins.

A chapa “Consensus – Experi-ência e Juventude” traz a seguin-te diretoria: Mauro Alessandro Smiriglio da Silva (presidente), Edson Carvalho dos Santos (vice--presidente), Marcelo Martins Cesar (secretário-geral), Monica Aparecida de Oliveira Monaco (secretária-geral adjunta) e Eliana Aparecida Santos (tesoureira).

Entre as propostas, a instala-ção de um canal de comunicação eletrônico entre os advogados e a diretoria da subseção, por onde poderão ser registradas as violações ocorridas no exercício da profissão, além de reivindicar melhores instalações e acessibili-dade nos Fóruns.

Entre os apoiadores Albertino de Souza Oliva, ex-presidente da OAB Osasco e Liebaldo Araújo Froes, ex-presidente da Associa-ção dos Advogados de Osasco.

GILLADOS – Instalações novas. Local: Av. Santo Antonio, 1.218, Bela Vista, Osasco. Próximo à Catedral de Santo Antonio, a Restaurante,

Padaria, Pizzaria e Prédios de moradia.Tratar no local ou Tel. 4556-0031.

VENDO – LOJA DE CONGELADOS E CAFÉ

ELEIÇÃO OAB OSASCOChapa 1 (oposição) – OAB no Rumo CertoPresidente: Libânia Aparecida da SilvaSite: www.oabnorumocerto.com.br

Chapa 2 (oposição) – Consensus – Experiência e JuventudePresidente: Mauro Alessandro Smiriglio da SilvaSite: www.oabvoteconsensus.com.br

Chapa 3 (situação) – Atue – Ação, Trabalho, União e ÉticaPresidente: Aparecido José DiasSite: não possui

política4 23 a 29 de novembro de 2012

não ouvi reclamação de que um bom funcioná-rio não dava bom dia. Então isso me marcou muito. Não reclamavam do aparelho porque não estava funcionando, não reclamavam do médico, porque o médico esta-va ali. Reclamavam do bom dia. Então são ações muito mais motivacio-nais, corretivas. E isso eu vou deixar pra uma equi-pe nova, que está vindo. É óbvio que os cabeças, que vão administrar essa nova equipe de saúde, está na minha cabeça e eu não abro mão de mexer. A turma fala muito em secretário, em primeiro escalão. Eu estou muito mais preocupado com o segundo escalão. Porque o segundo escalão que faz as coisas funcionarem.

Como foi durante a campanha pra você conter um pouco desse perfil de debater com as pessoas?

Olha, eu contabilizei. Eu tinha 90 dias para engolir sapo. No dia seguinte eu tinha 89, 88. E foi assim que eu con-segui. Foi exatamente. Porque se eu entrasse com a minha truculência, não ia dar certo. O pesso-al ficou mais pilhado do que eu. Achei legal isso aí (risos).

Você enfrentou, logo após a eleição, a maior enchente que a cidade

já viu. No seu programa como está o enfrenta-mento desse problema crônico de Itapevi?

O que aconteceu em Itapevi nessa última enchente, não foi o pro-blema da enchente em si. Porque a limpeza, manu-tenção dos rios, dos buei-ros foram feitas. O que não foi dado foi o escoa-mento na jusante [parte mais baixa] e, no caso, no município de Jandira. Houve o deslizamento do aterro lá, diminuiu a área do leito do rio e aquilo represou. Nós estamos canalizando o nosso rio. E a partir do momento em que canalizar, com a canalização de Jandira que tem sequência, isso resolve totalmente o pro-blema. Tecnicamente, as soluções que foram dadas vêm funcionando. E a definitiva é a canalização dos rios.

Essa obra, com recur-sos do PAC, como está?

Está na fase de detalhes finais. Acredito que no começo do ano começa a ser executada. Vai dar pra gente inicialmente fazer uma média de 100 metros de canal por mês. Então a parte crítica, que é da jusante, acredito que até o meio do ano já estará sanada.

“Temos 16 km² de zona industrial livre; temos uma Jandira para crescer só na área industrial”

ITAPEVI

“A saúde é a principal preocupação”, diz JaciEd

uard

o M

etro

vich

eCom fama de falar duro, pouco, e trabalhar mais, o vice-prefeito de Itapevi, engenheiro Jaci Tadeu, do PV, foi eleito com a pro-posta de dar continuidade à administração da atual prefeita Ruth Banholzer (PT), a quem considera “um tremendo cabo elei-toral”. Em visita ao Jornal Visão Oeste, ele falou da prioridade à Saúde, das medidas contra enchen-tes e a preocupação de ordenar o crescimento da cidade.

Qual será sua primei-ra medida ao assumir?

Eu vou começar nome-ando uma nova equipe. Tem muita especulação: quem vai, quem fica, quem é, quem não é. Ontem me ligaram per-guntando quem era secre-tário. Eu falei: dia 2 de janeiro você me pergunta. Porque dia 2 de janeiro eu sou prefeito. Até lá não, então tudo isso é especu-lação. A primeira coisa a fazer, acredito, é uma ação muito forte nas pessoas, nos cargos, objetivando o quê: a saúde. A saúde é a principal preocupação.

Os secretários, em sua maioria, serão man-tidos?

Eu não fiz as contas ainda, mas... Gostaria de fazer mais modificações, mas é claro que existe muita conversação, muito detalhe ainda tem que ser resolvido. Mas não tem que se mexer muito. Tem que aprimorar, azeitar.

Quais serão as pri-meiras medidas toma-das na área da saúde?

Eu não tive chance ain-da de me aprofundar na saúde. Tive condições de fazer isso em algu-mas secretarias, como a Educação, que é uma secretaria grande, que também é preocupante. Na Saúde serão modi-ficações pontuais. Mas sem sombra de dúvida, no atendimento. Porque nós temos médicos bons, temos bons espaços físi-cos, e às vezes pecamos no atendimento. Quan-tas e quantas vezes eu

“Eu contabilizei. Eu tinha 90 dias para engolir sapo”

Com as novas admi-nistrações eleitas há uma expectativa de for-talecimento da integra-ção regional. Você par-tilha dessa expectativa?

Completamente. Nós queríamos colocar, por exemplo, usina de reci-clagem de sólidos, de entulho. Fomos buscar dinheiro no Ministério das Cidades. Qual foi a exigência? A cada 3 muni-cípios, uma usina. E não foi conseguido colocar isso pra frente. Por quê? Porque os municípios não participavam. Sempre houve o salto alto deste e daquele prefeito. Eu já tive oportunidade de con-versar com o Gê [Geraldo Teotônio, do PV, eleito em Jandira], voltar a con-versar com outros prefei-tos, justamente pensando nisso. Porque o problema de um, é de todos. Só em Itapevi que tem trânsito? Qual a solução que os outros municípios estão dando? Nós já temos, já está em andamento. Não é um discurso político.

Qual é a solução?Primeiro, fazer o des-

vio do trânsito pesado da cidade. Nós já estamos pensando num acesso para a área industrial por dentro do município, já está em fase de desapro-priação. Temos um desvio por uma empresa que vai se instalar na entrada da cidade e a área dela vai quase à divisa de Vitápolis.

Quem vem de Vitápolis, Cardozo, São Francisco, São Luiz de Taparica, Jan-dira, não precisará entrar mais no centro da cidade. E nós tempos uma alça do viaduto para entrar para-lelamente à linha do trem. Já estamos viabilizando a verba para isso.

Itapevi teve muitas parcerias com os gover-nos do estado e federal. Foi uma das cidades da região que mais cresceu em termos orçamentá-rios...

Itapevi hoje é o terceiro orçamento da região. Esse ano de 2012 passou da ordem de R$ 660 milhões. É a empresa que veio, o comércio que veio, a gera-ção de emprego e o traba-lho dado a essas parcerias com o governo federal.

E o potencial de cres-cimento? Porque ao contrário das cidades no seu entorno, Itapevi ainda tem espaços para serem ocupados. Quais são os seus planos?

É justamente ordenar esse crescimento. Se não daqui a pouco ele deixa de ser positivo e passa a ser negativo. Vou te dar exemplos práticos disso. Se eu der viabilidade de acesso aos locais, eu valo-rizo os locais e viabilizo o empreendimento. Se eu não der ele passa a ser um gueto. Se eu não permi-tir que na área industrial haja comércio de grande porte, ele vai comer, vai abastecer, vai comprar o dia-a-dia fora. E com o centro caótico ele não vai vir para Itapevi. Vai pegar a Castello Branco. Então eu tenho que pensar em todos esses itens para dar condições de crescimento.

Qual a perspectiva de crescimento do orça-mento nos próximos 4 anos?

Eu gostaria de chegar a R$ 1,1 bilhão em quatro anos. Quase que duplicar, é minha meta. Você fala: É possível? É. Temos 16 km² de zona industrial livre. Jandira tem 17km² [de área total]. Temos uma Jandira para crescer só na

área industrial.

Já pode se dizer que o [vice-prefeito eleito] Flaudio será seu articu-lador político?

Não que ele seria meu articulador, mas tem tudo pra ser. Pela postu-ra dele, é um baita de um parceiro. Existe um nível de amizade entre a gente fora da política, um nível de respeito muito grande. Eu acredito piamente que vai ser um grande articu-lador, justamente porque ele quer que dê certo.

E como fica a relação de forças da Câmara?

Eu não estou me envol-vendo muito no Legisla-tivo por enquanto. O que deu pra sentir é que, de 17 vereadores, 11 estão conosco e tem três namo-rando. É o que eu sinto. Quem vai ser o presiden-te da Câmara? Vou deixar que eles decidam. Tem que haver essa autonomia na Câmara; tem que respeitar. E dar condições para que eles façam uma boa admi-nistração. E depois cobrar.

Essa eleição signifi-cou o fim da rivalidade com a família Caramez?

Eu não vejo como riva-lidade; me dou muito bem com ele [deputado estadual e candidato a prefeito João Caramez]. Tenho uma relação mui-to boa, até porque somos filhos da cidade. Fomos vizinhos, de pais vizinhos, tem uma história toda aí. A rivalidade maior sem-pre foi com a Ruth. Que foi rivalidade política, nada mais do que isso. E há necessidade de uma aproximação, até porque eu tenho interesse, ele também tem. Da minha parte tenho muito res-peito e diria pra você que nós vamos conversar. Eu só não conversei com ele [ainda] porque não tive tempo. Ele é uma pessoa que jogou duro, mas não foi desleal. O outro grupo [do vereador e também candidato Teco] foi desle-al. Jogar duro vale à pena.

Leia a íntegra desta entre-vista no site do Visão Oeste

cidades 523 a 29 de novembro de 2012

Carapicuíba e Santana de Parnaíba.

A usina ocupará um terreno de 37.237 m², localizado na área contí-gua à Estação de Trata-mento de Esgoto (ETE), na divisa de Barueri com Carapicuíba, local per-tencente à Sabesp. O espaço está inserido entre a bacia hidrográfica do alto Tietê e a sub-bacia do rio Cotia. O entorno do terreno é constituído das zonas urbanas dos dois municípios.

De acordo com a Polí-

tica Nacional de Resíduos Sólidos, que cria marcos regulatórios para a pro-dução de resíduos no país, o governo federal apóia o processo de implantação de incineradores como solução ambientalmente adequada. No entanto, o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) é contrário ao processo. Segundo a MNCR, “a incineração é uma ameaça à reciclagem e ao trabalho dos catadores, além de ser prejudicial à saúde”.

Por meio dos progra-mas “Minha Casa, Minha Vida”, do governo fede-ral, e do “Casa Paulista”, do governo do estado, o Município de Carapi-cuíba será contemplado com a construção de 816 casas populares divididas em três empreendimen-tos. Ao todo, serão inves-tidos R$ 78,31 milhões.

Os apartamentos serão repartidos em três resi-denciais na rua Paraguai, no Jardim Helena. Os residenciais Azaléias e Violetas terão 300 apar-tamentos, com inves-timento de R$ 28,79 milhões cada. Já o resi-dencial Girassóis vai ter 200 moradias e serão investidos R$ 20,73 milhões.

Terreno onde será construída a usina, na divisa das cidades

Rua Paraguai, no Jd. Helena, terá conjunto de apartamentos

AUDIÊNCIA PÚBLICA

HABITAÇÃO

Carapicuíba discute implantação de incinerador

Município tem repasse de R$ 78 milhões para construção de casas

William Galvão

Na quarta-feira, 21, foi realizada em Carapicu-íba a segunda audiência pública licitatória para a construção de uma Uni-dade de Recuperação Elétrica (URE), local destinado à produção de energia através da queima de lixo. A reunião levan-tou questões sobre como os resíduos sólidos serão tratados e quais impac-tos serão causados com a incineração.

O empreendimento será fruto de uma parce-ria público-privada entre a prefeitura de Barueri e a empresa Foxx. A obra levará dois anos para ser construída e vai custar R$ 160 milhões. De acordo com a Foxx, a incinera-dora vai atender 250 mil moradores de Barueri,

Repr

oduç

ãoRe

prod

ução

A troca do secretário de Segurança Pública de São Paulo vai resolver o problema da violência no estado?

Não sei. Se trocaram é porque ele não estava cum-prindo seu papel. Vamos ver como esse novo vai agir de agora em diante.

Camila Marcondes, 27 anos, vendedora, Osasco

Eu nem sabia disso. Sei que a situação de São Paulo está complicada. Agora se vai resolver só mudar o secretário eu não sei.

Mirela Souza, 25 anos, atendente, Osasco

Eu vi na TV. Pareceu ser um homem bom, pelo que ele disse deve ser um homem eficiente. Mas aca-bar com a violência é impos-sível.

Roberto Gomes, 47 anos, ambulante, Osasco

Pode ser que dependen-do do que ele fizer melhore a situação, mas só o tempo vai dizer.

Amanda de Campos, 32 anos, cabeleireira, Osasco

É difícil saber. Eu não estou acompanhando, só vejo que a cada dia morre mais gente. Já escolheram um novo porque ele deve ter alguma coisa pra mostrar.

Ana Lucia da Silva, 19 anos, desempregada,

Osasco

Não sei, depende de outras coisas também, não é só um cargo de comando. O crime ninguém comanda. Mas vamos torcer por ele.

Fernanda Mendes, 25 anos, pedagoga, Osasco

Nunca se sabe. O que todo mundo sabe é que do jeito que está não dá pra ficar.

Pedro Moraes, 28 anos, designer gráfico, Osasco

Com certeza não. Não é falta de competência do secretário, tem muita coisa que não sabemos ainda.

Ercílio Dias Carneiro, 37 anos, professor, Osasco

“Incineração ameaça a reciclagem”, diz movimento

O presidente da Câma-ra de Carapicuíba, Ale-xandre Pimentel (PT), questiona como serão atendidas as reivindi-cações propostas pelas cooperativas, ONGs e movimentos preocupa-dos com os impactos cau-sados com a construção da usina. “Para podermos discutir as compensações ambientais e sociais con-forme são citadas na lei, precisamos fazer a cor-reta demarcação da divi-sa entre Carapicuíba e Barueri onde a usina será construída”, afirma.

Além de Barueri, outros oito municípios paulistas podem aderir aos inci-neradores. São eles: São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Lore-na, Ferraz de Vasconce-los, Assis, São Sebastião, Taubaté e Canas.

Poderão ser contem-pladas as famílias com renda de até três salários mínimos e que morem em áreas de risco, fave-las, cortiços e áreas de mananciais. Segundo a

Secretaria de Habitação do Estado, o projeto já foi aprovado e a verba já está disponível para a Caixa Econômica Fede-ral. Porém, o contrato ainda não foi assinado.

cidades6 23 a 29 de novembro de 2012

De acordo com o diretor do Departamento de Con-trole Urbano, Willian de Martini, esses encontros são irregulares e prejudicam o entorno dos lugares em que acontecem, aumentando os índices de violência e per-turbação do sossego. “Não queremos proibir os bailes funk em si, não há nada con-tra eles. O que queremos é frear os transtornos que eles

causam para a população”.Segundo Martini, as ope-

rações estão sendo refor-çadas e estão programadas para acontecer todos os finais de semana. O depar-tamento possui mapeados os bairros com maior inci-dência de bailes. “Já sabe-mos onde as ações serão concentradas em cada final de semana, só não podemos divulgar”, disse.

Na quinta-feira, 22, a Secontru lacrou oito esta-belecimentos irregulares no Centro da cidade. A medida faz parte da opera-ção de controle ao comér-cio de produtos piratas, iniciada em março deste ano, em cooperação com o Ministério da Justiça, por meio do Conselho Nacio-nal de Combate à Pirataria.

Em julho, a operação apreendeu 30 toneladas de produtos ilegais na cidade. Essas interdições foram efetuadas por con-ta do descumprimento dos prazos estabelecidos nas operações anteriores. Mesmo tendo os alvarás de funcionamento, esses estabelecimentos faziam desvio das atividades.

Os comerciantes só poderão voltar à ativa após a regularização. Caso haja rompimento da medida sem autorização prévia, o comerciante poderá per-der seu alvará. As batidas estão sendo realizadas diariamente em diversos pontos da cidade. E vão continuar até dia 24 de novembro.

O Ministério da Educa-ção (MEC) divulgou nesta quinta, 22, dados referen-tes ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. A escola que obteve melhor nota na região fica em Barueri. O Colégio Anglo teve média 678,63.

Em segundo lugar apa-rece outra escola particular, mas de Cotia. O Colégio Sidarta ficou com 657,90 de média.

Os dados divulgados pelo MEC mostram a diferença de qualidade entre o ensino privado e o público. Em Osasco, entre as 25 pri-meiras classificadas, apenas cinco escolas são públi-cas. Destaque para a Etec Andre Bogasian, em Presi-dente Altino, que ficou com a sétima melhor média.

Na cidade, a melhor nota também foi para o Anglo, com 649,55, seguido pelo COC, com 621,14.

Em Barueri o ensino

Agentes da GCM e Secontru em operação no Centro

Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, divulga dados

SECONTRU

Prefeitura combate os “pancadões”Le

andr

o Pa

lmei

raWilliam Galvão

Desde o início de novembro a Secretaria de Segurança e Controle Urbano de Osasco (Secon-tru) realiza operações de combate à perturbação do sossego na cidade. Entre os principais transtornos reclamados pela população estão os bailes funk, que são realizados sem autori-zação no meio das ruas, em diversos bairros.

As operações são fei-tas com apoio da Força Tática da Polícia Militar e da Guarda Civil Muni-cipal. No primeiro final de semana de novembro, um baile realizado no Con-junto Vitória, na zona Sul, foi barrado pela opera-ção. Dez automóveis e 18 motos foram apreendidos pelo Demutran por pro-blemas de documentação. Na semana seguinte, o caso se repetiu. Foram 11 veículos guinchados.

Enem 2011 - notas

EDUCAÇÃO

Escola particular de Barueri tem maior média do Enem na região

Oito estabelecimentos são lacrados

OsascoAnglo – 649,55COC – 621,14Colégio Integrado de Osasco – 601,48Instituto São Pio X – 594,34Escola Padre Anchieta – 582,30*todos privados

municipal obteve boas notas. Institutos Técnicos Municipais só ficaram atrás dos particulares Anglo, Colégio Pueri Domus e Colégio Chalupe. Em seguida aparecem as esco-las municipais Maria The-odora Pedreira de Freitas (563,93), o ITB Brasilio

Flores de Azevedo (544,40), o ITB Prof. Munir José (534,87) e o ITB Maria Sylvia Chaluppe (514,54).

Foram divulgadas apenas as notas das instituições em que mais de 50% dos alu-nos inscritos no último ano do ensino médio fizeram a prova.

Valte

r Ca

mpa

nato

/ABr

cidades 723 a 29 de novembro de 2012

recolhimento do IPVA, 4,8 milhões estão isen-tos por terem mais de 20 anos de fabricação e cerca de 200 mil são conside-rados isentos, imunes ou dispensados do pagamen-to (taxistas, pessoas com deficiência, igrejas, enti-dades sem fins lucrativos, veículos oficiais e ônibus/micro-ônibus urbanos).

ARRECADAÇÃO

A Fazenda prevê arreca-

dar R$ 12,2 bilhões com o IPVA em 2013. Deste total, descontadas as des-tinações constitucionais, o valor é repartido 50% para os municípios de registro dos veículos e os outros 50% para o Esta-do. Dados preliminares do IPVA 2012 mostram que foram arrecadados R$ 10,9 bilhões até outubro deste ano.

Os proprietários devem respeitar o calendário de

vencimento por final de placa. O seguro obrigató-rio deve ser recolhido jun-to com a primeira parcela do imposto (para quem parcelar o pagamento) ou juntamente com a cota única.

Valor venal dos carros diminuiu devido à isenção do IPI, mas alíquota do IPVA é a mesma

O ministro do Previdência Social, Garibaldi Alves Filho

IMPOSTO

Valor do IPVA poderá ser consultado neste sábado

Mar

cello

Cas

al J

r./Ab

rA Secretaria da Fazen-da do Estado divulgou na quinta-feira, 22, a tabela do Imposto sobre Proprie-dade de Veículos Automo-tores (IPVA) para 2013. Os valores venais dos veículos ficaram 8,53% menores em relação ao ano passado, mas a alíquota é a mesma: 4% para carros de passeio, 2% para ônibus, micro-onibus e motocicletas e 1,5% para caminhões. O desconto para quem pagar o imposto à vista, em janeiro, é de 3%.

A partir deste sábado será possível consultar o valor do IPVA a ser pago no site www.fazenda.sp.gov.br/ipvanet, com o número do Renavam.

Para calcular o valor antes disso é preciso con-sultar quanto vale o veícu-lo de acordo com a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

A frota total de veículos no Estado de São Paulo é de aproximadamente 21 milhões. Destes, 16 milhões estão sujeitos ao

Tabela de vencimento do IPVA 2013Mês Janeiro Fevereiro Março

Parcela 1ª Parcela ou Cota Única Com Desconto

2ª Parcela ou Cota Única Sem Desconto 3ª Parcela

Placa Dia do Vencimento Dia do Vencimento Dia do VencimentoFinal 1 11/01/2013 14/02/2013 13/03/2013

Final 2 14/01/2013 15/02/2013 14/03/2013

Final 3 15/01/2013 18/02/2013 15/03/2013

Final 4 16/01/2013 19/02/2013 18/03/2013

Final 5 17/01/2013 20/02/2013 19/03/2013

Final 6 18/01/2013 21/02/2013 20/03/2013

Final 7 21/01/2013 22/02/2013 21/03/2013

Final 8 22/01/2013 25/02/2013 22/03/2013

Final 9 23/01/2013 26/02/2013 25/03/2013

Final 0 24/01/2013 27/02/2013 26/03/2013

Na quinta-feira, dia 29, o Senac Osasco realiza a edição 2012 do Prêmio Reconhecimento Senac, que homenageia os alu-nos que se destacaram no mercado de trabalho por meio dos cursos ofe-recidos na instituição. Ao todo, 100 estudantes

dos cursos técnicos, de aprendizagem, atendi-mento corporativo, livres e de pós-graduação serão premiados.

O evento chega a sua quarta edição na cida-de sob o tema “A Arte de Educar” e traz como convidado especial o

cantor de MPB Jair Oliveira. A proposta do encontro é apresentar o comprometimento do Senac São Paulo com a educação, que propor-ciona o desenvolvimento de pessoas e organiza-ções, e dos alunos com o seu futuro.

RECONHECIMENTO

Senac premia alunos

APOSENTADOS

INSS paga 2ª parcela do 13º salário

Valte

r Ca

mpa

nato

/ABr

A Previdência começa a fazer os depósitos da segun-da parcela do 13º salário a partir da próxima segunda--feira, 26, para quem ganha até um salário mínimo e cujo número de inscrição no INSS termina em 1.

Para quem recebe acima do mínimo, os pagamentos começam a ser feitos uma semana depois, dia 3.

O crédito a todos os contribuintes será feito até 7 de dezembro. No total, serão pagas parcelas para cerca de 25,8 milhões de beneficiários. Estima-

-se que o pagamento da segunda parcela do 13º injete cerca de R$ 11,7 bilhões na economia.

“Chamo a atenção para o que isso representa para a economia do país, sobretudo dos estados e dos municípios. O repas-se da Previdência para os municípios é superior ao repasse do Fundo de Par-ticipação”, destacou, em nota, o ministro da Pre-vidência Social, Garibaldi Alves Filho. (Da Agência Brasil)

trabalho8 23 a 29 de novembro de 2012

Essas vagas foram divulgadas na última quarta-feira e estão disponíveis nos Portais do Trabalhador da Região Oeste Rua Fiorino Beltramo, 300 – Centro – Osasco/Avenida João de Andrade, 1778 – Jardim Santo Antonio - OsascoVagas sujeitas a alterações por fluxo de atendimento. A partir do dia 7 de fevereiro, além da carteira de trabalho, será necessário apresentar o CPF para atendimento no Portal de Trabalhador devido à atualização do sistema.

Açougueirosal. R$1200 - Osasco

Açougueirosal. R$1206 - Carapicuiba

Agenciador de Propagandassal. R$15,00 por dia - Osasco

Ajudante de Carga e Descargasal. R$853 - Itapevi

Ajudante de Carga e Descargasal. R$868 - Osasco

Ajudante de Confeiteirosal. R$900 - Osasco

Ajudante de Cozinhasal. R$825 - Osasco

Ajudante de Cozinhasal. R$850 - Osasco

Ajudante de Cozinhasal. R$738,75 - Osasco

Ajudante de Cozinhasal. R$825,26 - Barueri

Ajudante de Pintorsal. R$750 - Diverssas Regiões

Ajudante de Pizzaiolosal. R$900 - Osasco

Ajudante de Serralaheirosal. R$900 - São Paulo

Alinhador de rodassal. R$1200 - Osasco

Analista Contábilsal. R$2000 - Osasco

Analista Fiscalsal. R$2000 - Osasco

Assistente de Vendassal. R$980 - Jandira

Atendente de balcãosal. R$770 - Osasco

Atendente de balcãosal. R$861 - São Paulo

Atendente de Lanchonetesal. R$825,6 - Osasco

Atendente de Lanchonetesal. R$900 - Osasco

Atendente de Lanchonetesal. R$900 - Osasco

Atendente de Lanchonetesal. R$800 - Barueri

Auxiliar de Armazenamentosal. R$1007 - Carapicuiba

Auxiliar de Cozinhasal. R$900 - Osasco

Auxiliar de Cozinhasal. R$800 - Barueri

Auxiliar de depósitosal. R$806 - Osasco

Auxiliar de Escritóriosal. a combinar - Osasco

Auxiliar de Escrituração Fiscalsal. R$1200 - Osasco

Auxiliar de Jardinagemsal. R$702 - São Paulo

Auxiliar de Limpezasal. R$1000 - Osasco

Auxiliar de Limpezasal. R$787 - Osasco

Auxiliar de Limpezasal. R$700 - Osasco

Auxiliar de Limpezasal. R$750 - São Paulo

Auxiliar de Limpezasal. R$800 - Osasco

Auxiliar de Limpezasal. R$690 - Osasco

Auxiliar de Limpezasal. R$916 - São Paulo

Auxiliar de Pedreirosal. R$979 - Osasco

Auxiliar de Pessoalsal. R$1156 - Osasco

Auxiliar de trafecosal. R$1000 - Osasco

Auxiliar Financeirosal. R$1000 - Osasco

Balconista de Lanchonetesal. R$840 - Osasco

Caldeireiro Montadorsal. R$1300 - Osasco

Camareira de Hotelsal. R$839 - Osasco

Camareira de Hotelsal. R$881,9 - Osasco

Camareira de Hotelsal. R$881 - Barueri

Camareira de Hotelsal. R$881,9 - Osasco

Chapeador de Móveis de Madeirasal. R$950 - Osasco

Chapista de Lanchonetesal. R$900 - Osasco

Chefe de Serviços de Limpezasal. R$1020 - Carapicuiba

Confeiteirosal. R$900 - Osasco

Confeiteirosal. R$1200 - Osasco

Conferente de Carga e Descargasal. R$818 - Diverssas Regiões

Cortador de Metaissal. R$1200 - Osasco

Costureira de Máquina Overloquesal. R$943 - Osasco

Costureira de Máquina Retasal. R$850 - Carapicuiba

Costureira de Máquinas Industriaissal. R$933 - Osasco

Costureira em Geralsal. R$933 - Osasco

Costureira em geralsal. R$900 - Osasco

Costureira em Geralsal. R$888 - Osasco

Costureira em Geralsal. R$820 - São Paulo

Costureira em Geralsal. R$888 - Osasco

Costureira em geralsal. R$933 - Osasco

Cozinheiro de Restaurantesal. R$1000 - Osasco

Desenhista Projetista Mecânicosal. a combinar - São Paulo

Desenhista Tecnicosal. R$950 - Osasco

Eletricistasal. R$7,50 por hora - Osasco

Eletricista de Intalaçõessal. R$1200 - Osasco

eletricista de Manuntenção em Geralsal. R$1082 - Barueri

Eletricista de Manutençãosal. R$1300 - Osasco

Empacotadorsal. R$700 - São Paulo

Fiscal de Lojasal. R$853 - Carapicuiba

Fiscal de Lojasal. R$922 - Osasco

Forneirosal. R$1000 - Osasco

Garçomsal. R$950 - Osasco

Gerente de Produçãosal. R$1100 - São Paulo

Jardineirosal. R$736 - São Paulo

Lavador de Carrossal. R$800 - Diverssas Regiões

Manobristasal. R$1004 - Osasco

Marceneirosal. a combinar - Osasco

Marceneirosal. R$1500 - Osasco

Mecânico de Manutenção de Ar de Condionadosal. R$1500 - Barueri

Motoboysal. R$6,50 por hora - Osasco

Motoboysal. a combinar - Diverssas Regiões

Motorista de Caminhãosal. R$1241,8 - Diverssas Regiões

Motorista de Ônibussal. R$1479,5 - Osasco

Motorista de Peruasal. R$1050 - São Paulo

Motorista entregadorsal. R$1093 - São Paulo

Operador de caixasal. R$922 - Osasco

Operador de Carga e Descargasal. R$785 - Barueri

Operador de Carga e Descargasal. R$916 - São Paulo

Operador de Telemarketing Ativosal. R$710 - Osasco

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivosal. R$926 - Diverssas Regiões

Operador de Vendassal. R$1100 - Osasco

Operador de Vendassal. R$922 - Osasco

Pintor à revolversal. R$1100 - Diverssas Regiões

Pìntor de Edificiossal. R$1100 - Diverssas Regiões

Pizzaiolosal. R$950 - Osasco

Pizzaiolosal. R$1200 - Osasco

Pizzaiolosal. R$1000 - Osasco

Porteirosal. R$838 - São Paulo

Porteirosal. R$838,04 - Osasco

Professor de Espanholsal. a combinar - Osasco

Professor para Cursinhosal. R$20,00 por hora - Osasco

Promotor de Vendassal. R$1000 - Osasco

Recepcionista Atendentesal. R$715 - Osasco

Recepcionista Atendentesal. R$860 - Osasco

Recepcionista de Hortelsal. R$1030 - Osasco

Recepcionista de Hortelsal. R$880 - Barueri

Repositor de Mercadoriasal. R$922 - Osasco

Salgadeirosal. R$900 - Osasco

Salgadeirosal. R$1000 - Osasco

Separador de Material Reciclavelsal. R$1000 - São Paulo

Serralheirosal. R$1200 - Osasco

Serralheiro de Aluminiosal. R$2000 - Barueri

Serralheiro de Aluminiosal. R$900 - Osasco

Soldador de Oxigással. R$1305 - Diverssas Regiões

Tecnico de Telecomunicaçõessal. R$1082 - Barueri

Tecnico Eletrônicosal. R$1500 - São Paulo

Tecnico em Manutenção de Equipamentos de Informaticasal. R$2000 - Barueri

índicesINFLAÇÃO

Setembro Outubro Ano 12 mesesIPCA 0,57% 0,59% 4,38% 5,45%

INPC 0,63% 0,71% 4,85% 5,98%

IGP-M 0,97% 0,02% 7,11% 7,52%

IPC-Fipe 0,55% 0,80% 3,59% 4,85%

ICV-Dieese 0,42% 0,81% 5,34% 6,42%

POUPANÇA* – ÍNDICE MENSALNovembro Dezembro No ano

0,500% 0,500% 6,5750%

CORREÇÃO DO FGTSSetembro - crédito em 10/10/2012 0,002466%

Outubro - crédito em 10/11/2012 0,002466%

INSS CONTRIBUIÇÃOAUTÔNOMO

Salário base (R$) Alíquota Contribuição (R$)622,00 11% 68,42622,01 a 3.916,20 20% 124,40 a 783.24ASSALARIADOS

Salário (R$) Alíquota (INSS)Até R$ 1.174,86 8,00%De 1.174,87 a 1.958,10 9,00%De 1.958,11 a 3.916,20 11,00%

DOMÉSTICOS

Alíquotas (%) Mínimo1 Máximo2

Empregado 8 a 11 R$ 49,76 R$ 430,78Empregador 12 R$ 74,64 R$ 469,94Total 20% a 23% R$ 124,40 R$ 900,72

1 Cálculo sobre um salário mínimo (R$ 622,00)2 Cálculos sobre o teto do salário máximo de contribuição (R$ 3.916,20)Obs.: Prazos para pagamentos: empresas, pagamento vence em 02/12. Para pessoas físicas, o prazo acaba no dia 15/12. Após o vencimento, o segurado fica sujeito a multas de 4% a 100% mais juros Selic, sendo 1% no mês de vencimento e 1% no mês do pagamento. Desde 01/04/2003, os segurados podem pagar de acordo com a remuneração declarada, independentemente do período de inscrição.

IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE (2012)Base de cálculo (R$) Alíquota A deduzir (R$)Até 1.637,11 Isento ---

De 1.637,12 a 2.453,50 7,5% 122,78

De 2.453,51 a 3.271,38 15% 306,8

De 3.271,39 até 4.087,65 22,5% 552,15

Acima de 4.087,66 27,5% 756,53

Deduções do IR:a) por dependente, R$ 164,56 (mensal); b) por aposentadoria ou pensão paga por previdência pública ou privada para quem tem 65 anos ou mais, R$ 1.499,15; c) pensão alimentícia integral; d) contribuição previdenciária oficial.

Telhadorsal. R$1200 - Osasco

Vendedor do Comercio Varejistasal. R$800 - Osasco

Vendedor Internosal. R$1012 - Osasco

Vendedor Internosal. R$800 - São Paulo

Vendedor Internosal. R$856 - Osasco

Vendedor Internosal. R$880 - São Paulo

Vendedor Porta à Portasal. R$800 - Diverssas Regiões

Vigilantesal. R$1024,03 - Diverssas Regiões

VAGAS DESTINADAS A PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS

Ajudante de Cozinhasal. R$740 - Diversas Regiões

Atendente de Balcãosal. R$740 - Diversas Regiões

Auxiliar de Administraçãosal. R$1000 - Santana de Parnaíba

Auxiliar de Estoquesal. R$1011 - Barueri

Auxiliar de Limpézasal. R$1214 - São Paulo

Auxiliar de Linha de Produçãosal. R$1214 - São Paulo

Operador de Empilhadeirasal. R$1178 - Barueri

Vendedor porta à portasal. R$922 - Diversas Regiões

trabalho 923 a 29 de novembro de 2012

Edua

rdo

Met

rovi

che

iro sindicaliro sindical

ESTATÍSTICA

MISSA QUALIDADE DE VIDA

Especialistas querem maior divulgação

Mesmo com escolaridade, desemprego entre pessoas com deficiência é alto

Sindicalistas celebram Consciência Negra

Vigilantes promovem corrida em São Paulo

Encontro do Espaço da Cidadania no auditório do Dieese

Auris Sousa

Embora as pessoas com deficiência tenham níveis de escolaridade semelhan-te à média da população, a taxa de desemprego entre elas continua alta. A cons-tatação foi apresentada na quinta-feira, 22, durante o 5º Encontro Anual do Espaço da Cidadania – ação social apoiada pelo Sindi-cato dos Metalúrgicos de Osasco e Região - e seus parceiros pela inclusão, que aconteceu no auditório do Dieese, em São Paulo.

O estudo foi feito pelo Espaço da Cidadania com base no Censo 2010 do Ins-

tituto Brasileiro de Geo-grafia e Estatística (IBGE) e nos resultados da Rela-ção Anual de Informações Sociais (RAIS) do mesmo ano.

De acordo com dados do IBGE, no estado de

São Paulo, ao menos 2,6 milhões de pessoas com deficiência que podem atu-ar no mercado formal de trabalho têm ensino médio ou superior completo. Esse número é 3,1 vezes superior ao de pessoas com deficiên-

“Números derrubam mito”

cia não alfabetizadas. No entanto, segundo dados da RAIS, apenas 100.305 tra-balhadores com deficiência estão no emprego formal. Em âmbito nacional, 10,2 milhões de pessoas com deficiência têm ensino médio ou superior com-pleto, mas apenas 306.013 atuam no emprego formal.

Para o coordenador do Espaço da Cidadania, Car-los Aparício Clemente, que também é vice-presidente dos Metalúrgicos de Osasco e Região, com os dados do IBGE é possível derrubar barreiras contra a inclusão de pessoas com deficiência. “A desculpa de que não exis-tem pessoas com deficiência aptas para o trabalho é um mito, os números compro-vam isso”, avalia.

Neste sábado, 24, às 20h, sindicalistas da CUT de Osasco lem-bram o Dia da Consciên-cia Negra, celebrado na terça-feira, 20, com uma missa de Ação de Graça na capela João Batista, localizada no Jardim Helena Maria.

Durante a semana, a

central sindical distri-buiu na região um jornal com informações ligadas a questão da igualdade social e racial. Além dis-so, também realizou uma Feira Afro, em Taboão da Serra, e uma missa na igreja São José Ope-rário, que fica no Jardim D’abril, em Osasco.

O Sindicato dos Vigi-lantes de Barueri promove no domingo, 25, a segunda edição paulista da competi-ção esportiva Jungle Run, no Parque Ecológico Tie-tê, núcleo Tamboré. Para incentivar a participação da categoria, os vigilantes asso-ciados da entidade podem inscrever-se gratuitamente na competição.

O evento inova no con-ceito de corridas ao unir os

desafios da modalidade ao contato direto com belas paisagens e às dificuldades dos obstáculos naturais. A organização é da empresa Dizplay, especializada na execução de provas esporti-vas. Para esta edição, foram escolhidos dois percursos: o principal, para a corrida, de 7 quilômetros, e o da cami-nhada participativa (3 a 4 quilômetros).

Segundo o presidente do

Sindicato dos Vigilantes, Amaro Pereira, a intenção é fomentar práticas que con-duzam a uma maior quali-dade de vida. “É importante que apontemos caminhos para a conquista de uma vida mais saudável pelos profissionais da segurança privada”, disse.

Com início previsto para às 9hs, a competição será aberta ao público. Mas nes-te caso o valor da inscrição

será de R$ 70,00. A taxa dá direito ao kit especial, com camiseta e brindes, que deverá ser retirado na vés-pera, na loja Bayard do sho-pping Iguatemi Alphaville, das 11 às 18h.

Os primeiros cinco colo-cados, nas categorias mas-culina e feminina, recebe-rão troféus. Já os inscritos que finalizarem o percurso receberão medalhas de par-ticipação.

Em sua fala durante palestra sobre os resulta-dos da RAIS, Alexandre Guerra, economista e coordenador do Obser-vatório do Trabalho de Osasco e Região, des-tacou a importância de tornar as informações do relatório ao alcance de todos. “Temos que lutar para que as informações sejam democratizadas”, enfatizou.

O mesmo foi defendi-do por Carlos Aparício Clemente, que considera a luta e a informação as principais ações a favor da inclusão de pessoas com

deficiência no mercado de trabalho e em todas as esferas da sociedade. “Temos que trabalhar com o conhecimento para acabar com o preconcei-to”, defendeu.

O encontro abordou diversas informações, entre elas: fiscalização da Lei de Cotas, Cenário da Deficiência nas Nego-ciações Coletivas de Tra-balho, Plano Viver Sem Limites. Autoridades, empresas, especialistas, sindicalistas e militantes pela inclusão de pessoas com deficiência partici-param do encontro.

almanaque10 23 a 29 de novembro de 2012

Sociedade em visão

Sônia Furlan entrega casa reformada a família no Vale do Sol

Prefeito de Osasco recebeu criançada do COC em seu gabinete

Sociedade em visãoSociedade em visão

Div

ulga

ção

Lean

dro

Palm

eira

Novo LarO projeto “Casas do Bem 2012”, coordenado por Sônia Furlan através do Movimento

Barueri, Sou do Bem, entregou neste mês de novembro a reforma de duas moradias, localizadas no Vale do Sol e no Jardim Tatiane, beneficiando famílias em situação de vul-nerabilidade social. No Jardim Tatiane, a obra foi executada e doada pela Construalpha, empresa que promoveu uma transformação na casa de Silvana Custódio.

NatalNo próximo dia 30, a Prefeitura de Osasco inaugura a decoração de Natal da avenida

Bussocaba. O evento, às 18h, terá show do cantor Jorge Vercilo.

IguatemiO Shopping Iguatemi Alphaville já começou

a campanha de Natal “Árvore dos Sonhos”. Os frequentadores encontram árvores dis-tribuídas pelos corredores do mall. Em cada árvore, dezenas de bilhetes trazem cartões com o nome e a idade de 400 crianças caren-tes, assistidas pelas entidades Sociedade de Apoio à Família, Associação Viva Feliz e Creche Gotinhas de Vida.

Natal solidárioOs consumidores poderão esco-

lher uma ou mais crianças que desejar presentear no Natal, com um brinquedo. Para participar, depois de retirado o cartão, com o nome da criança, o consumidor faz um cadastro no posto de coleta da campanha e entrega um brinquedo. A campanha vai até 9 de dezembro.

COCNa manhã de quarta-feira, 21 de novembro, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza,

recebeu, em seu gabinete, uma visita especial de 32 estudantes do 3º ano do Colégio Oswaldo Cruz (COC), escola situada no Jardim Wilson. “Aproveitamos o período das eleições para motivar as crianças a escreverem uma carta para o prefeito Emidio, independente da composição do Executivo na próxima gestão”, disse a professora Gisele Martins.

ÁRIES (21/03 a 20/04)Ficar com alguém que vai dar trabalho, do tipo que o carneiro

vai precisar pagar as contas, ou empres-tar dinheiro, você não vai mesmo. Na realidade, prefere curtir suas baladas em paz. Boas novidades na área profissional. Amigos estão bem.

TOURO (21/04 a 20/05Está difícil atender a todos. Você não sabe mais o que fazer para

não deixar ninguém sem atenção. Mas o taurino já decidiu que deve pensar primeiro nos seus interesses. A chefia não tem dado uma trégua sequer. Pense em frequentar academias.

GÊMEOS (21/05 a 20/06) Trabalhar com pessoas que não mostram o que produzem

por medo ou por vergonha, está muito distante do cotidiano geminiano. Você acha que deve partilhar o que fez. Senão estiver bom, o papo é dire-to com a chefia. Essa fase continua excelente.

CÂNCER (21/06 a 21/07)Nada deve ser alterado no dia a dia do canceriano. As solicitações con-

tinuam aumentando, mas você realmente não liga. Viagens agora não vão dar muito certo. O passado continua em pauta, mas você precisa trabalhar no presente. Muito sucesso.

LEÃO (22/07 a 22/08)Muito ou pouco, o leonino tem tido com o que trabalhar. Isso é

o mais importante. Precisa aprender a aceitar o que o destino manda. Não vai ter com quem discutir nesse caso. Dúvidas não vão mudar sua opinião. Visitas à praia para espai-recer.

VIRGEM (23/08 a 22/09)O virginiano não vai querer mudar de emprego agora. Mesmo com

alguns pequenos percalços, sabe que esse não é o momento. Suas saídas con-tinuam regulares e agradáveis. Agenda profissional está rigorosamente em ordem e os compromissos em dia.

LIBRA (23/09 a 22/10)Notícias de quem está longe vão deixar você muito satisfeito.

Apesar de sua solicitação crescer, não existe problema, pois não há decisões a serem tomadas. Tudo está esquematiza-do. Palestras e cursos serão satisfatórios. Sua saúde vai bem.

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11)Não adianta fazer planos com vistas ao futuro. Você quer

decidir o presente e assim deixar tudo preparado. O escorpiano sabe exatamente o que vai acontecer, mas continua fingindo que não sabe nada dessa história. Amigos continuam na torcida.

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12)Ter ideia do que o futuro lhe reserva, o sagitariano nem sem-

pre acha bom. Sabe que esse sempre está cheio de novidades, nem sempre as melhores. Apesar do trabalho continuar intenso, tem saído com os familiares. Profissionalmente, tudo bem.

CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/01)Essa semana continua com

muito trabalho como gosta o capricor-niano. Está satisfeito, pois não haverá tarefas em grupo. Viagens vão ficar para mais tarde. Sua saúde vai bem. Mas se precisar fazer exames de rotina, não será nada preocupante.

AQUÁRIO (21/01 a 19/02)O aquariano não vai querer per-der tempo consigo mesmo, pois

já percebeu que está dando voltas sem sair do mesmo lugar. O momento não é adequado para tal. Enquanto isso, vai continuar cuidando da família nas horas livres. Sucesso para você.

PEIXES (20/02 a 20/03) Um parceiro de tempos antigos voltou para visitar você. Tudo

mudou e o pisciano não é o mesmo. Continua trabalhando bastante e já perce-beu que isso vai ser uma constante. Tem estado com os amigos e participado de vários eventos familiares.

Horóscopo

E na novela...SALVE JORGESexta-feira, 23Morena aceita trabalho no exte-rior oferecido por Wanda. Diva repreende Clóvis por desistir de comprar a casa de Lucimar. Barros descobre que Santiago está envolvido no processo de tráfico de bebês. Théo se sur-preende ao saber que Lucimar foi despedida. Drica e Pepeu comemoram a nova empregada.

Sábado, 24Théo antecipa seu casamento com Morena. Wanda conversa com Lívia sobre Morena. Diva manda o marido depositar o dinheiro na conta de Thompson. Clóvis pede seu dinheiro de volta para Miro. Théo desapro-va a partida de Morena para o

exterior. Berna mente para Helô sobre a intermediadora da ado-ção de Aisha. Diva fica intri-gada ao saber que Clóvis não fez o depósito para Thompson. Wanda vai à casa de Morena.

GUERRA DOS SEXOSSexta-feira, 23Felipe e Nando se enfrentam. Ulisses ouve Carolina falar que não quer voltar com ele. Nieta reclama da prostração de Lucilene. Carolina elogia Otávio. Zenon manda flores para Vânia e Felipe fica com ciúmes. Charlô revela para Kiko que emprestou seu iate para Roberta jantar com Nando.

Sábado, 24Charlô segue Nando e Otávio

de moto. Vânia acredita que Felipe tenha mandado as flores para ela, fingindo ser outra pessoa. Nando tenta despis-tar Charlô, mas ela perde o controle e se choca contra um muro.

LADO A LADOSexta-feira, 23Laura enfrenta Catarina. Melissa revela para Catarina o nome de sua professora. Esther decide ficar no Rio de Janeiro. Berenice não deixa Elias jogar capoeira com Zé Maria. Guerra entra apressado na confeitaria ao ver Celinha sozinha.

Sábado, 24Berenice chantageia Constância por causa de Elias.

Isabel devolve a Constância o dinheiro que ela deu a Dorléa para pagar sua passagem. Zenaide nega comida para Elias. Mário sente ciúmes de Diva. Jurema afirma que Zé Maria ainda ama Isabel.

MALHAÇÃOSexta-feira, 23Ju prende Lia e Fátima no banheiro, sem suas mochilas. Marcela encontra Lorenzo na recepção do hostel. Cezar e Marcela conversam sobre rela-cionamentos sem compromis-so. Fatinha e prende as duas no banheiro, sem suas mochilas. Dinho percebe a ausência da namorada. Lia e Fatinha resol-vem sair do banheiro vestindo apenas as roupas de baixo.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2012

BANCO 8

CITRADICIONALPELEHDIE

VOSANUTAUTORIZAR

CANAICNACICLOVIASHASEIP

GEADAROSEVALDUQ

LHEICASUVULGARIDADE

MÃOUEONOONDAASA

PREDADORES

O chi-marrão,entre osgaúchos

Morrer,em inglês

Cadernosde regis-tro histó-rico anual

Letra ini-cial dosprodutosda Apple

Pistas quecircun-

dam a orlacarioca

Fenômenocomum no

invernodo Sul

Pequenofruto seco,

rico emcálcio

Unir;associar

"La Vie en (?)",canção

francesa“Deus (?)Pague”,música

de Chico

Cidade,em es-panhol

“Avenida(?)”, su-cesso daBroadway

Interjei-ção de

surpresa

OscarNiemeyer:projetouos Cieps

Os gue-pardos,para os

antílopes

Perturba-ção de ummeio está-vel (Fís.)

Membroatrofiadonas aves-

truzes

Validade(abrev.)

A arte deGentili

ExcessosensualPassadade tinta

Permitir“Yes, we

(?)”, slogande Obama

Foco dasarna

O pluralde “tu”

Óleo, eminglês

A maneira usual daredação de cláusulascontratuais referen-tes a custo e taxas

Avegregária,insetívorae negra,

comum noBrasil

SilenciouO “troco”,

no es-porte

EstimulaTerrenos alagadiços de cujo

barro as andorinhasfazem seus ninhos

Rival do ex-KGBComissão da (?):

apura violações dedireitos na Ditadura

Imagem (?):principal atraçãovisual do “post”

de blogue

Endereçodo com-putador

Atreve-se

Negrinhoperalta

Medida debebida

“(?)morning”:bom dia(inglês)

A N U

3/can — die — oil — vós. 4/good — rose. 6/ciudad. 7/charcos. 9/destacada.

cultura 1123 a 29 de novembro de 2012

Big-band transita pela música brasileira com arranjos próprios

Sesc OsascoAv. Sport Club Corinthians Paulista, 1.300, Jd. Das

Flores - OsascoDia 25/11 (Domingo, às 16h45)3184-0900Entrada Franca

Domingo e segunda feira (25 e 26/11, às 16h)Av. Getúlio Vargas, 401, Jd. Piratininga – Osasco/SP3602 6200Entrada Franca

BANDA ESTATUTO DA GAF IE IRA

1001 FANTASMAS

MÚSICA 1001 FANTASMAS

Banda Estatuto da Gafieira faz show gratuito no Sesc

Sesi apresenta peça infanto-juvenil

TRÊS HISTÓRIAS, UM DESTINODrama / 10 anosKinoplex Osasco19h00, 21h20

ATÉ QUE A SORTE NOS SEPARENacional / 12 anosKinoplex Osasco13h20 – 15h40Osasco Plaza14h00 – 16h20 – 18h35 – 20h50

AMANHECER - PARTE 2Aventura / 12 anosKinoplex Osasco13h30 – 16h00 – 18h30 – 21h00 – 23h30 (Leg)13h00 - 14h30 – 15h00 - 15h30 - 16h30 - 17h05 – 17h30 - 18h00 - 19h00 - 19h30 – 20h30 - 21h30 - 22h00 – 23h00 - 23h59 (Dub)Osasco Plaza13h40 - 14h00 - 16h00 - 16:20 – 18h35 - 20h30 – 20h50 (dub)18:15 (leg)

007 - OPERAÇÃO SKYFALLAção / 16 anosKinoplex Osasco17h50, 20h50 (dub)Osasco Plaza17h30 – 20h30 (dub)

ConexsambaNa sexta-feira, 23, a Cia.

Super Danças realiza a pri-meira edição em Osasco do projeto “Conexsamba – O Baile”, destinado aos aman-tes do samba. Na progra-mação, a conceituada banda Black Brasil, com interpre-tações de músicos brasilei-ros como Jorge Ben e Tim Maia, além de Os Mais da Gafieira e Valdeci de Souza, representantes da 1ª geração de sambistas, passando por Carlos Bolacha, Ana Paula Pereira e Mariana Gabriel. Com entrada a R$ 20,00, o evento acontece na ACM Osasco, na av. das Flores, 453, no Jardim das Flores.

ShowNeste sábado, 24, o Sesi

de Santana de Parnaíba traz apresentação o gru-po Vigna Vulgaris com o show “Um Ambiente de Esperança, Louva – Deus e Cavalo do Cão”. A ban-da, que nasceu em Forta-leza, faz uma mistura de ritmos e sons que remetem ao manguebeat e utiliza uma estética particular no palco, com uso de maquia-gem, coreografia e dança. A apresentação começa às 14h e a entrada é gratui-ta. O Sesi de Parnaíba fica na avenida Conselheiro Ramalho, 264, no bairro Cidade São Pedro.

João e MariaA casa de espetáculos

Skyline Hall, em Alphavil-le, recebe em sessão dupla no domingo, 25, às 15h e às 17h, uma nova versão do clássico dos Irmãos Grimm. A peça é uma adaptação de João e Maria pela Cia. La Plat Du Ju. Os ingres-sos custam R$ 10 ou 1 lata de leite em pó. Podem ser adquiridos na bilheteria do local de terça a domin-go, das 12h às 18h. Toda a arrecadação na bilheteria será destinada ao Grupo Socorrista. A Skyline fica na alameda América, 1.180, em Alphaville.

Endereços:Cinemark Osasco - (Shopping União): Preços (2ª, 3ª e 5ª, inteira R$ 13 / 4ª R$ 11 / 6ª, Sab, Dom e Fer, R$ 17 / preços diferenciados para as salas XD). Cartões: Visa, Mastercard e Amex. Endereço: Av. dos Autonomistas, 1.400. Fone: 3184-5120Osasco Plaza - R. Antonio Agu, 300, tel. 3682-3621. Ingr.: R$ 8 a R$ 14 (sessão pipoca: R$ 6). www.rbmcin-emas.com.br. Ar-condicionado Acesso a defcientes. Som dolby estéreo.Continental - Av. Leão Machado, 100, 3º piso, tel. 3765-3774. Ingr.: R$ 8 a R$ 14 (sessão pipoca: R$ 6). www.rbmcinemas.com.br.Kinoplex Osasco - Av. dos Autonomistas, 1.828, Osasco, tel. 3131-2004. Ingr.: R$ 10 a R$ 22 (3D). www.kinoplex.com.br. Ar-condicionado. Acesso a defi-cientes. Som digital Shopping Taboão - Rod. Régis Bitten-court, km 271,5 - Taboão da Serra. Tel: 4787-7644. Ingressos: de R$ 5 a R$ 18(3D). www.cinearaujo.com.br

Agenda CulturalCinema

Neste domingo, 25, o projeto Garimpo Sono-ro apresenta gratuita-mente no Sesc Osasco a banda Estatuto da Gafieira, big band com 10 integrantes que tran-sitam na música brasi-leira sem preconceitos. O projeto é conhecido em toda a rede Sesc por explorar o rico universo da música tradicional e contemporânea do país.

Sem a pretensão de estabelecer o que é con-siderado bom ou não na música brasileira, a ban-da Estatuto da Gafieira pretende garantir um repertório atemporal, com muito suingue e que faça todos dança-rem. Entre as técnicas está a mescla de arran-

jos consagrados de Luiz Melodia, Elza Soares e João Nogueira, por exemplo, com alguns arranjos de própria autoria.

Na estrada desde 2008, a Estatuto tem formação clássica. Com

vestibularinscrEVA-sE Jáwww.estacio.br0800 282 3231

Material didático interativo em um tablet

*

, sem custoDisponível para Direito, Engenharias, Gastronomia e Administração.

E mais:

• Mais de 40 anos de experiência em mais de 70 unidades em todo o Brasil.

• Orientação de carreira e encaminhamento para o mercado.

• FIES**: estude agora e só pague depois de se formar.

*O tablet será entregue em comodato após a renovação da matrícula para o 2º período a ser cursado em 2013.2, exclusivamente para os novos alunos que ingressarem em 2013.1 para os cursos indicados no regulamento disponível no site www.estacio.br. A extensão aos demais cursos e localidades está sob estudo. **A amortização do financiamento só é paga após a conclusão do curso: durante o curso são pagos somente os juros do financiamento. Consulte a lista dos cursos e unidades elegíveis ao FIES, bem como os pré-requisitos e as demais condições para financiamento no site www.estacio.br/fies.

conheça as unidades:

• Cotia Rua Howard A. Acheson Jr., 393 (Km 24,5 Raposo Tavares) – Granja Viana

• Ibiúna Rua Zico Soares, 108 – Centro

• Vila dos Remédios Av. dos Remédios, 810

Alessa e Cauê Benet-ti nos vocais, Eduardo

Camargo no violão, Germano Henning na percussão, Pedro Pro-ença no piano, Arnal-do Nardo na bateria, Renato Leito no baixo, Milton Rodrigues no trombone, Henrique Messias no trompete e Rodrigo do Nascimen-to no saxofone.

No repertório, de Caymmi a João Bos-co, de Wilson Batista a Zeca Pagodinho. O show começa às 16h45, na Tenda 2.

No domingo, 25, e na segunda-feira, 26, o teatro do Sesi Osas-co recebe o espetáculo infanto-juvenil 1001 Fantasmas, da Cia O Grito. A apresentação faz parte da segunda temporada do projeto “Viagem Teatral 2012”, maratona de exibição de peças gratuitas realizada todo ano pela rede.

Na trama, um garoto chamado Victor Ali-gheri vive com os pais em uma cidade grande. Tudo corre bem até a chegada do estranho tio Ademar. Fatos inusita-dos começam a acon-

tecer como um sumiço repentino de seus pais, que o deixa sozinho com o tio. Ao ler um anúncio de jornal sobre uma sociedade secreta milenar, a 1001 fantas-mas, decide escrever e pedir ajuda ao grupo. Victor passa a trocar correspondência com os associados e descobre coisas de outro mundo.

Com texto de Helo-ísa Prieto, direção de Roberto Morettho e clima de suspense no ar, a montagem tem 60 minutos de duração e começa às 16h nos dois dias.

esportes12 23 a 29 de novembro de 2012

DESTAQUES DA 37ª RODADACorinthians x Santos

sábado, 19h30Vasco x Flamengo sábado, 19h30

Palmeiras x Atlético-GO domingo, 17h

Inter x Portuguesa domingo, 17h

Ponte Preta x São Paulo domingo, 17h

Sport x Fluminense domingo, 17h

Posição Time Pontos1 Fluminense 76

2 Grêmio 67

3 Atlético-MG 66

4 São Paulo 62

5 Corinthians 56

6 Botafogo 54

7 Vasco 54

8 Internacional 51

9 Cruzeiro 49

10 Santos 49

11 Flamengo 48

12 Ponte Preta 46

13 Náutico 45

14 Coritiba 45

15 Bahia 43

16 Portuguesa 41

17 Sport 40

18 Palmeiras 34

19 Figueirense 30

20 Atlético - GO 27

Flamengo

Portuguesa

CLASSIFICAÇÃO

NOVO TÉCNICO

BRASILEIRÃO

GEO apresenta o “auxiliar do Mourinho”

Corinthians se despede rumo ao Mundial

Repr

oduç

ão

Repr

oduç

ão

Eduardo Metroviche

Torcida deve encher o Pacaembu na última partida em casa

O Grêmio Osasco apresentou na quinta--feira, 22, o novo técnico para a temporada 2013, quando a equipe disputa o Campeonato Paulis-ta da Série A2. Balte-mar Brito irá comandar a equipe e o restante da comissão técnica vai per-manecer.

Ex-zagueiro, Baltemar ficou conhecido no meio do futebol como o auxi-liar do famoso técnico português José Mouri-nho, que hoje dirige o Real Madrid.

O pernambucano Bal-temar Brito atuou no Sport e no Santa Cruz, principais equipes do seu estado, na década de 70. Em seguida foi para Portugal, onde jogou em diversas equipes.

Corinthians e San-tos fazem clássico neste sábado, 24, no Pacaem-bu, em partida que não modifica a situação das duas equipes no Cam-peonato Brasileiro (veja tabela ao lado).

No entanto, a parti-da marca a despedida do Timão do Pacaem-bu antes da disputa do Mundial Interclubes no Japão. Talvez por isso o interesse é grande. Eram 27 mil ingressos vendi-dos até quarta-feira.

Já classificado para a Libertadores, o São Pau-lo enfrenta a Ponte Preta

neste domingo, 25.A equipe do Morumbi

está mais focada na Copa Sulamericana, onde dis-puta a semifinal contra a Universidad Catolica, do Chile. O primeiro confronto aconteceu na noite de quarta-feira e terminou empatado em 1 a 1. O jogo de volta será no Morumbi dia 28.

Também neste domin-go, Palmeiras e Atléti-co Goianiense fazem o duelo dos rebaixados, no Pacaembu.

A expectativa é de mui-tos protestos da torcida Alviverde.

O trenaidor pernambucano durante apresentação em um dos clubes portugueses que dirigiu

Baltemar Brito (à esquerda) e José Mourinho

Aberto ao público em geral

COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR

www.craz.com.br

Educação Infantil, Ensino Fundamental eEnsino Médio, agora com a Metodologia

do Sistema Anglo de Ensino!

Matrículas Abertas!

nova unidade

em Osasco!

A Cruz Azul de São Paulo oferece também Cursos Técnicos e de Graduação.

Rua Jequié, 120 - Quitaúna (11) 3607-8111

Baltemar Britovolta ao Brasil

Mas foi na equipe por-tuguesa do Leiria que Baltemar se tornou auxi-liar técnico de Mourinho, um dos treinadores mais vitoriosos do mundo. De lá foram para o Porto e em seguida para a Ingla-terra, onde trabalharam

juntos no Chelsea. A parceria vitoriosa conti-nuou na Inter de Milão, na Itália.

Baltemar só não acom-panhou Mourinho no Real Madrid, pois deci-diu buscar seu espaço como treinador na Líbia.

Mas, devido aos proble-mas políticos por lá, teve que voltar ao Brasil.

“Foi uma experiência muito rica porque ele (Mourinho) me mostrou um futebol totalmente diferente do que eu esta-va habituado. Com o que

aprendi lá fora, tenho muito para contribuir com o futebol brasileiro”, disse Baltemar, em recen-te entrevista ao Globo Esporte.

ELENCO

O elenco do Grêmio Osasco também se rea-presentou quinta-feira e seguiu direto para o departamento médico, onde os jogadores passa-ram por bateria de exa-

mes. Trabalho com bola, só na semana que vem. “Vou receber os atletas no campo somente na semana que vem. Não tenho pres-sa, mas quero todos eles em total condição médica e física”, disse Brito.

A comissão técnica tem ainda o auxiliar téc-nico Rogério Fidelis, o preparador físico Sandro Sargentim e o prepara-dor de goleiros Dinei Domingues.