Download - Curiosidades - Benefícios do cogumelo Agaricus blazei

Transcript

CÂNCER

Especialistas em biomedicina do Paraná publicaram um estudo, há cerca de três anos, em que se defende o consumo do cogumelo Agaricus blazei para ajudar a prevenir o câncer.

O motivo do cogumelo Agaricus blazei ser utilizado como substância preventiva e até redutora de tumores está associado ao polissacarídeo Beta-glucan presente em sua parede celular que pode estimular a formação de anticorpos. Os anticorpos não atuam como agentes que podem matar diretamente as células cancerígenas, no entanto, atuam como poderosos agentes secundários onde, associados à outras substâncias de procedência inorgânicas, ou seja, em combinação com quimioterápicos, podem reverter o estágio tumoral.

O Beta-glucan atua no organismo humano aumentando as atividades imunológicas, acarretando no aumento de macrófagos, Células B, Células T e Células complementares, evitando a regeneração e metástase do câncer.

Ishii,P.L.; Mauro, M.O.; Oliveira, R.J. Agaricus blazei como Alimento Funcional e suas Propriedades. Revista Terra e Cultura, - No 51 - Ano 26 – Jul./Dez 2010 EMBRAFARMA, Pharmaceutical Expertise. Agaricus blazei. Jul.2009. Disponível em: <http://www.embrafarma.com.br/novo/modules/pdf/33e75ff09dd601bbe69f351039152189.pdf>.

DIABETES

O Beta-glucan, polissacarídeo que é altamente encontrado no cogumelo Agaricus blazei, exerce importantes funções na prevenção e no tratamento do diabetes. Além disso, estudos indicam que o Agaricus blazei tem um teor considerável de zinco em sua composição. Esse micromineral tem ação hipoglicemiante por ser capaz de se ligar à insulina, melhorando a solubilidade e estocagem desse hormônio nas células β-pancreáticas. Resumidamente o zinco aumenta a atividade da insulina. Existem ainda, estudos que indicam que o zinco estimula a secreção e o receptor desse hormônio. RIBEIRO, Amanda de Oliveira et al. Atividade Antidiabética e Efeitos Fisiológicos Associados aos β-Glucanos Presentes em Rhynchelytrum repens. UNOPAR Cient., Ciênc. Biol. Saúde. 2009, v.11, n.3, p.41-5.

SENA, Karine Cavalcanti Maurício de; PEDROSA, Lucia de Fátima Campos. Efeitos da suplementação com zinco sobre o crescimento, sistema imunológico e diabetes. Rev. Nutr. [online]. 2005, v. 18, n.2, p. 251-59. Disponível em:< http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-52732005000200009&script=sci_arttext>

HIPERTENSÃO ARTERIAL

O cogumelo Agaricus blazei promove uma secreção de NO (Oxido Nítrico), um potente vasodilatador e neurotransmissor que age diretamente sobre os vasos sanguíneos. Além disso, estudos realizados para determinação química do Agaricus blazei indicam que este cogumelo apresenta um significativo teor de potássio e cálcio, onde o cálcio pode ativar canais de potássio da musculatura lisa dos vasos, provocando hiperpolarização e relaxamento, diminuindo assim a pressão arterial.

SINGI, Glenan et al. Efeitos agudos da aplicação endovenosa do cogumelo-do-sol (Agaricus blazei Murill) sobre a pressão arterial média e a frequência cardíaca de ratos anestesiados. Rev. bras. farmacogn. 2006, v.16, n.4. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102695X2006000400007&script=sci_arttext>.

COLESTEROL

As fibras apresentam mecanismos de ação no controle do colesterol tipo LDL sérico (o chamado colesterol ruim), devido à ligação das fibras aos ácidos biliares, diminuindo a reabsorção desse colesterol. As fibras são excretadas nas fezes, reduzindo a quantidade de ácidos biliares no ciclo intestino-fígado e, além disso, a degradação das fibras na flora bacteriana no intestino, também auxilia na degradação do LDL sérico.

O cogumelo Agaricus blazei contém um alto valor nutricional, é rico em proteínas, fibras e minerais, com baixo teor de lipídios e por isso é considerado como um produto hipocolesterotêmico, que pode ajudar no combate ao colesterol ruim.

OLIVEIRA, Emilia Cristina Mões et al. Composição centesimal do cogumelo do sol (Agaricus blazei). R. Uni. Alfenas, 1999, v. 5, p.169-72. Disponível em:< http://www.unifenas.br/pesquisa/download/ArtigosRev2_99/pag169-172.pdf >.

Muito se fala a respeito dos radicais livres, dos alimentos que possuem substâncias antioxidantes. Mas o que é radical livre? Como ele age? Por que eles são tão prejudiciais?

De forma bem simples pode-se dizer que apesar de o oxigênio ser fundamental para a vida e para nosso organismo, uma parte dele não é metabolizada ou "queimada" e ele fica livre entre as células. Quando as células utilizam o oxigênio para gerar energia, há uma formação de moléculas altamente reativas - os radicais livres. Eles podem afetar negativamente as células sadias e em grande escala desenvolver diversos problemas de saúde.

 

RADICAIS LIVRES

Esse processo de desgaste químico faz parte também do nosso envelhecimento natural. Daí, a importância de consumir diariamente alimentos ricos em antioxidantes, como o cogumelo Agaricus blazei, que ajudam a combater a produção dos radicais livres, impedindo danos e morte celulares e a incidência das doenças como diabetes, hipertensão, câncer e até mesmo a obesidade.

 SOARES, Andréia Assunção. Atividade antioxidante e compostos fenólicos do cogumelo Agaricus blazei Murrill. 2007. Tese de Doutorado. Tese de doutorado. Universidade Estadual de Maringá-UEM. 2007, 57 p.