Download - Apostila De Qualidades Dos Orixás

Transcript
Page 1: Apostila De Qualidades Dos Orixás

principais características dos orixás

ASPECTOS PARTICULARES DE EXU Nomes: exu, elégua, legbá, aluvaiá, bombogira, legbará Elemento: fogo Domínio: encruzilhadas Cores: preto e vermelho Instrumento: tridente de sete pontas Saudaçao: laroiê ( salve exu ) koba laro exu; lalupo Dia da semana: segunda-feira Número: 01 Comidas: bifes mal-passados fritos no dendê e bem apimentados; galo ou frango preto; farofa de farinha com dendê, cachaça; pipoca na areia; bode preto; aprecia ainda os três primeiros acarajés fritos para oyá

Caminhos de ExuElegbara é o mesmo que exu yangi; também chamado de igbáketa baraketu obá. É o mais velho, a primeira forma a surgir no mundo. é o dono do poder dinâmico, do processo de multiplicaçao dos seres. Está ligado tanto ao ancestral masculino como ao feminino. Carrega para adoiyran, cabaça da existência que contém a força de se propagar. Companheiro inseparável de ogum a ponto de serem confundidos. Veste branco, vermelho e o azul escuro. Come bichos machos e femeas. Ygelu: associado ao wàjí, que representa o fruto da terra e por extensão o mistério oculto da vida e da multiplicação. Dele é o caracol africano. Veste azul arroxeado e as vezes o preto. Lalu: exu dos caminhos de Oxalá. Não deve beber cachaça e nem dendê.

Page 2: Apostila De Qualidades Dos Orixás

Veste-se de branco. Vem, também para outros orixás. Tem muitos filhos. Yná: é invocado no ritual do ipadê. É associado ao fogo e representa a força. é simbolizado pelo egan, pelo pássaro e pelo ikodidé, pena vermelha do papagaio odide. Tiriri: acompanha ogum pelas estradas. Usa vermelho ou todas as cores. Esta sempre nas porteiras e caminhos. Tem grande força e domina magia. É o exu preferencial de Oxossi, Rei de Keto.Elebó ou Eleru: é o senhor das oferendas, o portador e mensageiro. É sempre o primeiro a ser invocado. Veste preto e vermelho. É o dono do dendê. É ele quem carrega o dendê na peneira. Odara: invocado no ritual do padê. providencia a comida e a bebida a todos. É benéfico, não gosta de bebida alcóolica. aprecia mel e vinho. Gosta de branco, mas usa vermelho e preto. É ele quem nos dá a fortuna. Lonan: é o exu das porteira dos barracões, vigiando os caminhos. Traz os clientes e a fartura. Usa vermelho, preto e azul arroxeado. Olobé: este exu é o dono das facas. É ele que separa as frações de substâncias para formar outros seres. Muito semelhante a Ogun Xoroque, anda pelas madrugadas, sempre procurando os profanadores de oferendas postas. Sua cor é o azul arroxeado. Ele é o axogun e sacerdote, sacrificador da sociedade das yámí àjé. Alaketu:

Page 3: Apostila De Qualidades Dos Orixás

é o exu do dinheiro. veste branco, vermelho e azul escuro.Enúgbanijo: é o dono da boca, aquele que fala e traz as respostas. Akesan: é o que fala pelo jogo de búzios; traz as respostas dos orixás ao bàbáláwo. Laróyè: é astuto e gosta de provocar brigas. Sigidi: provocador de brigas

ASPECTOS PARTICULARES DE OGUM

Nomes: Ogum; gum; rocha ; macumbe ; mutacalombo ; sumbo Domínio: caminhos ; guerras ; metalurgia Cores: azul escuro ; ou vermelho e branco na umbanda Instrumento: espada de ferro Saudaçao: ogunhê ; patakori ogun ; Dia da semana: terça-feira Número: 04 Comidas: feijão fradinho ; feijão preto ; acarajé preto ; inhame assado ; doburu ; feijoada

Caminhos de Ogum

Ogun Já É o orixa da casa de oxalá, o grande guerreiro branco. Como todo ogun, come inhame, tem temperamento rabujento e solitário. Em seus assentamentos leva osun e wàjí. Não se pronuncia seu nome em vão e nem a noite. Veste branco e, também, o verde. suas contas são verde claro. Cobre-se de mariwo.

Ayres ou Waryn É perigoso e feiticeiro. Ligado aos antepassados. Tem temperamento muito difícil e autoritário. Veste verde-claro, come com yemanjá e oxala.

Page 4: Apostila De Qualidades Dos Orixás

Gosta de cabritos pequenos, carne de marreco e não come frango em suas obrigações.

Ajaká Irmão mais velho de xangô, conquistou a cidade de oyó e deu para seu irmão governar. Guerreiro sanguinário. Veste vermelho e verde escuro, suas contas são iguais a vestimenta. teria sido o primeiro rei de oyó. É agresivo e gosta de dar ordens e ser obedecido.

Ikolá É um ogun solitário que tem ligação com Xoroquê e Oxala. Come igbin e veste-se de verde escuro ou vermelho. Adora galos vermelhos e bodes com chifres grandes.

Elemoná Mora nas matas e caça muito bem. É muito sério. áspero, não se apegando a ninguém, a não ser sua própria família. Tem fundamento com Obaluaiê e Exu.

Alabedè É um grande ferreiro e ferramenteiro. Este ogun é o marido de Iemanjá Ogunté e o pai de akeko. É o mais velho, trabalhador, exigente e rabugento. Veste-se de azul arroxeado e vermelho. Come com Exu e Iemanja.

Olodé É caçador e não come animais caseiros. Amigo e conhecedor dos caminhos de Oxossi. Semelhante a oxossi, come em seus assentamentos caça. Leva um adematá e só come nos caminhos das matas.

Mege ou Mege-mege Seria o mais velho, a raiz de todos. É um ogum completo. come nos cemitérios. Solteirão e ranzinza, muito sanguinário. Suas cores são o verde claro e vermelho claro.

Menë:

Page 5: Apostila De Qualidades Dos Orixás

É um ogum jovem e guerreiro. Veste-se de verde claro. Come com Oxala e tem grande fundamento com Iemanjá.

Akorô É o irmão mais velho de Oxóssi e está ligado as florestas. É invocado no padê. Filho de Iemanjá Ogunté, jovem e dinâmico, impaciente não pensa antes de agir, mas acalma-se rápido.

Ajó Fica fora do barracao e toma conta da porteira. É o primeiro a ser saudado. Companheiro de exu, ronda as encruzilhadas comendo com exu nas estradas. contas e vestes azul arroxeado.

Onijé É o orixá que tritura, corta e provoca ferimentos. Não é aconselhável raspar este orixá. veste o verde escuro e o vermelho. Tem ligaçoes com Oyá ygbalé.

Xoroquê É um orixá das terras de gege, um tipo muito perigoso. Diz a lenda que foi amaldiçoado por seu pai e sua mãe. Conta a lenda que um vulcao entrou em erupçao e Xoroquê pulou de dentro dele, em forma de fogo. É o senhor da noite, vive nos cantos das encruzilhadas, castigando quem por ali passa e profana as oferendas. É o orixa da vingança, pois seu temperamento é muito forte. É feito no domínio do pai, Vila Mavumbe e ambos no dominio da mãe, Apandá. Tudo para ele é duplo, até o quelê. São dois assentamentos, um de exu, sem massa e outro de ogum com massa, sobre o de exu. Dança-se para exu, ogum e oxum.

ASPECTOS PARTICULARES DE OXÓSSI:

Nomes: oxóssi ; odé ; aguê ; otín ; inlé ; ibualamo ; gongobira Elemento: ar

Page 6: Apostila De Qualidades Dos Orixás

Domínio: matas e a caça Cores: azul claro Instrumento: ofá ; arco e a flecha Saudação: oke arô ; aro kokê odé ; boce arole Dia da semana: quinta-feira Número: 06 Comidas: todo tipo de caça branca ; tatau ; axoxô

Caminhos de Odé

YbualamoÉ velho e caçador. Come nas águas mais profundas. Diz o mito que ybualamo é o verdadeiro pai de logun-edé. Apaixonado por oxum e vendo-a no fundo do rio, atirou-se nas águas mais profundas em busca do seu amor. Veste azul celeste. Come com Omolu Azoani. Usa capacete de palha e saiote de palha da costa.

inle É o filho querido de Oxaguian e Iemanjá. Veste-se de branco em sua homenagem. Usa chapéu com plumas brancas e azul claro. É tão amado que Oxaguian usa em suas contas uma azul claro de seu filho. Come com seu pai e sua mãe, e tem fundamentos com Ogun Já.

Danadana: Tem fundamento com Exu, Ossain, Oxumaré e Oya. Ele é o orixa que entra na mata da morte e sai sem temer egun, é a própria morte. veste azul claro.

Akueran Tem fundamento com Oxumaré e Ossayn. Muitas de suas comidas são oferecidas cruas. Ele é o dono da fartura. Mora nas profundezas das matas. Veste-se de azul claro e tiras vermelhas.

Page 7: Apostila De Qualidades Dos Orixás

Suas contas são azul claro. Come pavão, papagaio e arara, tira-se as penas e solta-se o bicho vivo.

Otyn Guerreiro, e muito parecido com o irmão Ogun. É muito manhoso e não tem caráter fácil. Valente, está sempre pronto a sacar sua arma quando provocado. Não leva desaforos e castiga seus filhos quando desobedecido. Usa azul claro e vermelho, leva capangas, roupas de couro de leopardo e bode. Come junto com ogum

Mutalambo Tem fundamentos sérios com exu. Gongobila É um oxossí jovem. tem fundamentos com Oxalá e oxum.

Koifé Não se faz no Brasil e na áfrica, pois muitos de seus fundamentos estão extintos. Seus eleitos ficam um ano recolhidos, tomando todos os dias o banho de folhas. Veste vermelho, leva na mão uma espada e uma lança. Come com Ossain e vive escondido nas matas, sozinho. Usa um capacete que lhe cobre todo o rosto. Assenta-se Koifé e faz-se Ybo, Ynlé ou Oxum karè.

Arolé Propicia a caça abundante. É invocado no padê. É um dos mais belos tipos de OdéUm verdadeiro rei de ketu. Come com Ogum e Oxum. Veste azul claro e come carne de veado.

Odé Kare É ligado as águas e a Oxum. Porém os dois não se dão bem. Come com Oxum e Oxala.

Page 8: Apostila De Qualidades Dos Orixás

Usa azul e um banté dourado. Gosta de pentear-se, perfumes e de acarajé. Mora perto das fontes.

Odé Wawa Vem da origem dos orixás caçadores. Veste azul e branco, usa arco e flecha e os chifres de touro selvagem. Come com Oxala e Xangô. Mora debaixo da gameleira. Está extinto, assenta-se ele e faz Ayrá ou Oxum karè.

Odé Walé É velho e usa contas azul claro. É considerado como rei na áfrica, seu culto está ligado a pantera. É muito severo, austero, solteirão e não gosta das mulheres. Come com Exu e Ogum

Odé Oseewe ou Ybo É o senhor da floresta, ligado as folhas e a Ossain com quem vive nas matas. Veste azul claro e usa capacete quase tampando o rosto.

ASPECTOS PARTICULARES DE XANGÔ:

Nomes: Xangô ; Sogbo ; Zazi ; Kibuco Elemento: pedras de raio ; meteorito Domínio: pedreiras Cores: marrom e branco intercalados Instrumentos: oxé ; machado duplo ; xére ; chocalho de cobre Saudação: kaô kabecile ; obaniché kaô ; pamam kaô kabecile Dia da semana: quarta-feira Número: 08 Comidas: cágado ; abarás ; ajebós ; abala ;

Caminhos de Xangô

Page 9: Apostila De Qualidades Dos Orixás

Jacutá É aquele que atira as pedras, é a encarnação dos raios e trovões. É a própria ira de Olórun, o deus criador.

Oranifé É o justiceiro, reto e impiedoso, que mora na cidade de ifé.

Tapa É muito conhecido por seu temperamento imperioso e viril. Não perdoa os erros de seus filhos.

Aganju Quer dizer terra firme. Tem perna de pau e é casado com Iemanjá. É o filho mais novo de Oranian. É o mais cruel, é aquele que leva o coração do inimigo na ponta da lança. É o Xangô amaldiçoado que matou e comeu a própria mãe.

BaruFica no tempo e come com exu. Dependendo da época ora é Baru ora é Iroko. Tem caminhos com Oyá Topé. Não come quiabos e nem amalá. Come amendoim cozido e padê. Veste-se de marron e branco. Toca-se para Exu e Xangô.

Badè É o mais jovem vodum da famíia do raio, cujo chefe é keviosso, corresponde ao xangô jovem dos nagos. É o irmão de loko. Usa roupa azul com faixa atada atrás. Não fuma , não bebe e nem fala. Seu animal preferido é o cachorro.

Obakosso Perdeu os podres mágicos de transportar-se da terra para o céu, enforcando-se num pé de obí.

Page 10: Apostila De Qualidades Dos Orixás

Tem fundamentos com Exu e Oyá devido a sua morte.

Agodo Muito ruim e brutal, inclinado a dar ordens e ser obedecido, foi ele quem raptou Obá. Come com Iemanjá.

Afonjà É o dono do talismã mágico dado por Oyá a mando de Obatalá. É aquele que fulmina seus inimigos com o raio. Come com Iemanjá sua mãe.

Alafin É o dono do palácio real, governante de Oyó. Vem numa parte de Oxala e caminha com Oxaguian.

Obá Olubè É muito orgulhoso, intratável e bruto. Come com oyá

Olo Roquê Seria o pai de Oxum Opará. Tem fundamentos com oxóssi. Veste vermelho e branco ou marron e branco.

Alufan É identico a um Airá. Confundem ele com Oxalufan. Veste branco e suas ferramentas são prateadas.

ASPECTOS PARTICULARES DE IANSÃ:

Nomes: Oyá - Iansã ; Matamba ; Nunvurucomabuva ; Elemento: ar ( vento ) e o fogo Domínio: ventos ; tempestades ; raios Instrumentos: alfange ( espada curva ) eruêxin ; arôs de búfalo Saudação: êpahey ; epahey mèsàn òrun ; Dia da semana: quarta-feira Caminhos de Oyá

Page 11: Apostila De Qualidades Dos Orixás

Oyá Ygbalé É a deusa dos mortos. é ligada diretamente ao culto de egun, por isto é a senhora dos cemitérios. Tem pleno domínio sobre os mortos, trazendo consigo uma falange de egun que ela controla, pois todos temem seu poder. O culto a egun nasceu nas maos de Ygbalé quando ela fora buscar uma substância que permitia a Xangô soltar fogo pelas narinas. Oya ficou sabendo que o povo Tapà iria invadir a cidade de baribas, então forrou na beira de um rio um pedaço de pano vermelho, colocou algumas cabaças, evocou os mortos e aquele pano tomou vida e saiu voando na direção dos inimigos colocando-os para correr apavorados. Devido a sua ligaçao com egun é proibído vesti-la de vermelho. Sua vestimenta é branca.

Furé Usa uma foice na mão esquerda e um eruexim na direita. Veste branco e por cima das vestes a palha da costa. Dança como se estivesse carregando na cabeça uma enorme cabaça. Em suas vestes são penduradas pequenas cabaças, no tornozelo direito uma pulseira de aço. Tem ligação direta com o culto aos eguns. preside a vida e a morte.

Odo Ligada as águas e pela paixão, é muito louca por amor.

Yemesan É a que foi esposa de oxóssi, meio animal e meio mulher. Só come caça, é a mãe dos nove filhos. Come com oxóssi nas matas.

Onirá É uma ninfa das águas doces e seu culto aqui no Brasil é confundido com o culto a Oyá, por ser uma grande guerreia.

Page 12: Apostila De Qualidades Dos Orixás

Também é saudada como Oyá, sendo seu culto na áfrica totalmente diferente. Tem ligação com o culto a egun. Tem ligação com oxum pois foi ela quem ensinou opará a lutar. É muito perigosa por sua ligação e caminhos com Oxaguian, Ogum e Obaluaie. Veste coral e amarelo.

Yatopé Tem ligação com Xangô e veste-se de branco

Afefe Yku Funan É a senhora do fogo e dos ventos da morte. Caminha com Ogun e Obaluaie. Tem caminhos com egun e Iku. Veste branco e pode usar azul claro

Afakarebò Não é feita em seus eleitos. É a verdadeira dona do ebó, é a ela que se entrega todos os ebós. Seus caminhos levam diretamente a Exu e egun. Seus rituais são todos feitos no morim, cabaças e porrões.

Afefe É ela quem comanda os ventos. Tem caminhos com Obaluaie e egun. Veste vermelho e branco, também usa coral, o chorão de seu adê é alaranjado.

Bagan Não tem cabeça. Come com exu, Ogun e Oxossi. Tem caminhos com egun

Petu Ligada aos ventos e as árvores. Esposa de xangô, que vai sempre na frente anunciando sua chegada.

Egunitá

Page 13: Apostila De Qualidades Dos Orixás

Ligada ao culto dos eguns. Seu fundamento é mais forte. É a senhora que caminha com os mortos.

ASPECTOS PARTICULARES DE OXUM:

Nomes: Oxum; Aziri ; Iyalode ; cinda Elemento: águas doces Instrumento: abebê, espada. Dia da semana: sábado Caminhos de Oxum Yeye Odo É a mãe das ancestres. É muito parecida com Iemanjá. Veste branco e azul. Come com Oxala e Iemanjá

Ygemum É a senhora da fecundidade e do feitiço. É a velha e vira bruxa na beira do rio. Veste azul e rosa claro. Come com Oxala e Omolu. Não come bicho fêmea exceto pata.

Ayla ou Yala É a avó das Oxum. Muito poderosa e guerreira. Foi esposa de Ogum . Veste o amarelo e o azul claro. Come com Ogum. Mora nas matas e tem caminhos com Obaluaiê.

Ogbo Relacionada ao parto e ao nascimento. É a origem de Oxum.

Page 14: Apostila De Qualidades Dos Orixás

Seu culto é realizado nas nascentes dos rios. Veste amarelo ouro e azul claro.

Opará É a jovem guerreira, companheira de Ogum e Xangô. Veste rosa claro ou dourado. Tem caminhos muito fortes com Oxaguian. Companheira inseparável de Onira, comem juntas no bambuzal ou no rio, quando juntas são muito perigosas. Tem fundamentos com egum.

Abalu É velha e bem idosa, tem numerosos filhos e netos. É severa e autoritária. Usa o azul claro e é a verdadeira dona do leque. Come com Iemanjá no rio ou na lagoa.

Pondá ou Ypondá É guerreira, casada com Oxóssi e mae de logun-edé. Vive no mato com seu marido. Veste amarelo ouro e azul claro na barra da saia. Relacionada ao fogo e aos cemitérios, tem ligaçao com egum. A pata é a sua maior quizila, seu bicho de fundamento é a tartaruga.

Yaboto ou Boto É a oxum das nascentes e dos encontros das águas doces e salgadas. Muito bonita e vaidosa. Tem fundamentos com Iemanja e Oxala. Geralmente seus filhos são àbìkús.

Oke ou Oloko Vive no interior da matas e é associada as Iyamin. Muito guerreia e caçadora é casada com oxóssi. Veste amarelo ouro e usa ofá, traz ainda uma espada e o abebê. Come com Oxóssi e Ewa somente a caça.

Kare Muito bonita, guerreira, autoritária e agressiva.

Page 15: Apostila De Qualidades Dos Orixás

Veste saia branca com forro amarelo claro. Tem fundamentos com Oxóssi. Acompanha Iemanja e Oxala. Come na lagoa e no encontros das águas salgada com as doce. É manca da perna esquerda e só come bichos fêmeas.

ASPECTOS PARTICULARES DE OXUMARÉ:

Nomes: Oxumaré; Dã; Tyama ;Damballah-wed; Ôbessén; Abgorô; Angorô Elemento: ar e água Domínio: arco-íris Instrumento: serpente de cobre Saudação: arrugbobo ; arrobobôia

Caminhos de Oxumarê

Oxumaré Filho de Nanã e Oxala é irmão mais novo de Obaluaiê, Iroko e Exu. Mora na fonte onde ewá reina. É bissexual, tem sua fase masculina e feminina. Tem dupla representação, hora como arco-íris ora como serpente. Macho: azanaodor, akemin, botibonan, besserin, dakemin, bafun, makor e arrolo ; o mais perigoso. fêmea: danbalé, foken, drrame, araka, averecy, akoledurá, bakilá, freken ; a mais venenosa.

ASPECTOS PARTICULARES DE LOGUN-EDÉ

Nomes: logunedé ; logun-odé ; logun ; congobila Elemento: ar é água Instrumentos: ofá e abebê Saudação: loci, loci logun Dia da semana: quinta feira Caminhos de Logunedé

Page 16: Apostila De Qualidades Dos Orixás

Edé Loko Tem fundamentos com exu

Edé Ybain Leva carrinhos e bola de gude, pois, ele é um recém nascido

ApananTodos comem com Exu e Oxossi. Seus fundamentos estão em sua mãe de criação, Onira, sem ela logum não caminha. Toda pessoa de Logun tem que assentar Onira e de Onira tem que assentar logun. Assenta-se também Ybualamo, Yponda e Opará.

ASPECTOS PARTICULARES DE OSSAIYN:

Nomes: ossain ; ossanhê ; catende ; agué Instrumento: haste metálica de três pontas com um pombo no centro Saudaçao: eu, eu uaçá ; eu eu agué ; oruaça oruaxé Dia da semana: terças e quinta-feira

ASPECTOS PARTICULARES DE NANÃ:

Nomes: Nanã Buruku ; Nanã Burukê Instrumento: ibiri ( objeto feito com as nervuras da palmeira e tiras de couro, semelhante ao xaxará com uma das pontas curvas ) Saudação: saluba nana Dia da semana: terça-feira

Caminhos de Nanã

Ajapá

Page 17: Apostila De Qualidades Dos Orixás

Vive no fundo dos pântanos, ligada a terra. Orixá temido. Ligado a lama, a morte e ao renascimento

Omilaré É a mais velha, acredita-se ser a verdadeira esposa de Oxala. associada aos pântanos profundos e ao fogo. É a dona do universo. É a verdadeira mãe de Omolu Intoto. Veste musgo e cristal.

Ybain É a mais temida. Orixá da variola. Usa cor vermelha. É a principal, come direto na lagoa, dando origem a outras qualidades. Para chamá-la a ekeji tem que ir batendo com seus otás para fazê-la pegar suas filhas.

Abenegi Dessa nanã, nasceu o ibá odu, que é a cabaça que traz Oxumaré, Oxossi Olodé, Oya e Iemanjá.

Obaia É ligada a água e a lama. Mora nos pântanos. Usa contas e vestes lilás

Adjaoci É a guardiã do lado esquerdo, é guerreira e agressiva, confundida com Obá. Mora nas águas doces e veste-se de azul.

ASPECTOS PARTICULARES DE OMULU:

Nomes: omulu ; obaluaiê ; xapanã ; duzina ; sakpatá ; caviungo ; cajandá ; quincongo ; gargamela ; azoani ; intoto Instrumentos: xaxará ; feixe de palitos de dendezeiro, bordado com, palha-da-costa e muitos búzios ; e lagdibá ; colar

Page 18: Apostila De Qualidades Dos Orixás

feito com rodelas de chifre de búfalo. Saudação: atotô ; mani mani

Caminhos de Omulu

Sapona É o mais antigo. É proibido falar seu nome. Na áfrica quando se fala seu nome, coloca-se mel na boca. Come com Exu e tem fundamento nas encruzilhadas. Tem caminhos com Oxossi e é o deus da varíola e das doenças de pele. Usa contas brancas e pretas. Em sua feitura são feitas sete qualidades de comidas, colocadas na folha de mamona e levadas com uma vela para o campo. Leva dois quelês, um no pescoço e um na perna esquerda ( duas argolas de aço). No dia do recolhimento leva-se o ìyàwó na porta do cemitéio para ebó. É preparado no barro vermelho.

Azunsun É ligado ao tempo, as estações do ano e ao culto da terra. É o verdadeiro dono do cuscuzeiro. Seu assentamento é feito no barro vermelho, leva 9 olhos de boi, duas muletas pequenas de cedro, suas lanças são sete sendo uma maior que as outras, no meio leva uma bandeira de aço e na outra um tridente. Veste vermelho, preto e branco, na perna esquerda leva uma pulseira de aço.

PossunÉ o mesmo azunsun do gege, louvado como possun no ketu e na angola, tanto é Iroko como tempo. Come diretamente da terra. Sua dança mostra claramente sua ligação direta com exu e com a terra. Dança com garras na mão. Seu assentamento leva uma bola de tabatinga que representa o mundo, e pôe-se as garras.

Page 19: Apostila De Qualidades Dos Orixás

Come cágado e tatu. Tem caminhos com Intoto, Iroko e Oiá.

Intoto Sua contas são vermelho e preto. É um orixá cultuado em seu assentamento e não vira na cabeça de ninguém. Antigamente recebia sacrifícios humanos por se tratar de um orixá antropófago, come a carne e destrói os ossos. O ìyàwó é feito de Oxum ou Azoani. Dá-se comida a terra. Este orixá é àbìkú, portanto não se raspa, pois representa o fundo da terra. Come com Ewá, Oiá e Ikú. Seus assentos são cultuados ao lado de Nanã e Iemanjá.

Jagu ou Ajagun Em seu assentamento leva uma estatuazinha com olhos. Tem dois queles, um de búzios e outro de missangas. Tem caminhos com Oxala. É jovem e guerreiro. Leva na mão uma lança chamada okó. Tem caminhos com Ogun Já, Oxaguian, Ayrá, Exu e Oxalufan. É cultuado no dia 17 de dezembro. Seu cuscuzeiro leva uma seta só, vindo de dentro de uma bacia com 9 pratinhos brancos de barro. Não come feijão preto. Come miúdos de boi no azeite doce. É o único que come igbin.

Tetu É jovem e guerreiro. Come com Ogum e Oiá. Veste branco, preto e vermelho. Seu caqueiro é tampado e não se abre nunca.

Azoani É jovem, veste preto e branco. Tem caminhos com Iroko e Oxumaré.

Page 20: Apostila De Qualidades Dos Orixás

Come tatu na praia.

Afenan É velho, dança curvado, veste a estopa e carrega duas bolsas de onde tira as doenças. Veste amarelo e preto. Todas as plantas trepadeiras pertencem-lhe. Tem caminhos com Oxumaré e Oiá, de quem é companheiro, Dança cavando a terra com Intoto para depositar os corpos que lhe pertencem.

Ajunsun É extrovertido. Tem fundamentos com Ogum e Oxala

ASPECTOS PARTICULARES DE IRÔCO:

Nomes: Irôco; Loko; Kerê-kerê; Katendê Instrumento: cachimbo e cajado Saudação: iroco-i-só Dia da semana: terça feira

ASPECTOS PARTICULARES DE YEMANJÁ:

Nomes: yemanjá ; dandalunda ; pandá Saudaçao: o doia ; o do fé iaba ; eruai abana, abana Instrumento: abebê Dia da semana: sabado Caminhos de Iemanjá

Yemuo É a primeira, a mais velha e esposa de xangô. veste branco e cristal

Iyamacè ou Iyamaci-malé É a segunda, mãe de Xango e Oxumaré.

Page 21: Apostila De Qualidades Dos Orixás

Esposa de Oranian e muito festejada durante as festas consagradas a seu filho xangô. Suas contas são branco leitosas rajadas de vermelho e azul.

Yinaé ou Malelé É a terceira, aquela que os filhos sempre serão peixes. Também conhecida como Marabó, mora nas águas mais profundas. É a sereia, ligada a reprodução dos peixes. Vem sempre a beira do mar apanhar suas oferendas. Está ligada a Oxala e Exu

Ogunté É a quarta, esposa de Ogum Alakibebè, mãe de Akoro. Ogunte quer dizer aquela que contém ogum. Vive perto das praias, no encontro das águas com as pedras. Traz na cintura um facão e todas as ferramentas de Ogum. Sua maior quizila é a pata. Come carneiro e todos os bichos machos, castrados na hora do sacrifício. Come com seu filho Ogum nos campos e caminhos. Veste azul marinho e cristal, ou verde e branco.

Olossá Come com Oxum e Nanã. Veste verde claro e suas contas são branco cristal. Come carneiro castrado na hora do sacrifício.

Assaba ou sobá É a sexta. É velha, manca de uma perna, devido a uma luta com Exu. Rabujenta e feiticeira, fala de costas, fia as roupas de Oxala e comanda as camadas profundas do mar. Foi casada com Orunmilá ifá e usa uma corrente de prata no tornozelo. Come pata e tem pavor de carneiro, Come junto com Omolu, Oxum Kare e Oxala.

Yasessu Setima. É a mensageira de Olokun, o deus do mar.

Page 22: Apostila De Qualidades Dos Orixás

Vive nas águas sujas do mar e é muito esquecida e lenta. Come com Obaluaie e Ogum. Veste verde água e suas contas branco cristal. Come pata e carneiro castrado.

Akurá Vive nas espumas do mar, aparece vestida com lodo do mar e coberta de algas marinhas. Muito rica e pouco vaidosa. Adora carneiro. Come com Nanã.

Ayio Muito velha. Veste sete anáguas para proteger-se. Vive no mar e descansa nas lagoas. Come com Oxum e Nanã

ASPECTOS PARTICULARES DE OXALA:

Nomes: Oxala; Obatalá; Orinxalá; Orixáakô; Oguinhã; Oxalufá; Oxaguiã; Oxoxidiã; Adjagunã; Oulissá; Cassumbenca; Lomba Instrumento: opaxorô ; cajado de oxala ; osun Saudação: epa babá, exé ê babá Dia da semana: sexta feira

Orixá masculino, de origem ioruba (nagô) bastante cultuado no Brasil, onde costuma ser considerado a divindade mais importante do panteão africano. Na África é cultuado com o nome de Obatalá. Uma forma de a ele se referirem, Orixalá, que significa, orixá dos orixás.

Esta relação de importância advém de a organização das divindades africanas ser uma maneira simbólica de se codificar as regras do comportamento.

Assim, Oxalá não tem mais poderes que os outros nem é hierarquicamente superior, mas merece o respeito de

Page 23: Apostila De Qualidades Dos Orixás

todos por representar o patriarca, o chefe da família. Cada membro da família tem suas funções e o direito de se inter-relacionar de igual para igual com todos os outros membros, o que as lendas dos Orixás confirmam através da independência que cada um. Oxalá, porém, é o que traz consigo a memória de outros tempos, as soluções já encontradas no passado para casos semelhantes, merecendo, portanto, o respeito de todos numa sociedade que cultuava afetivamente seus ancestrais. Ele representa o conhecimento empírico, neste caso colocado acima do conhecimento especializado que cada Orixá pode apresentar: Oçanhe, a liturgia; Oxóssi, a caça; Ogum, a metalurgia; Oxum, a maternidade; Iemanjá, a educação; Omulú, a medicina – e assim por diante.

Outros se aproveitaram da quase obrigatoriedade da prática dos cultos católicos, para, ao realiza-los, efetivarem verdadeiros cultos de umbanda, apenas mascarados pela religião oficial do colonizador. Esclarecida esta questão, não negamos as funções únicas e importantíssimas de Oxalá perante a mitologia ioruba. É o princípio gerador em potencial, o responsável pela existência de todos os seres do céu e da terra. É o que permite a concepção no sentido masculino do termo. Sua cor é o branco, porque é a soma de todas as cores.

Por causa de Oxalá a cor branca está associada aos cultos afro-brasileiros em geral, e não importa qual o sento cultuado num terreiro, nem o Orixá de cabeça de cada filho de santo, é comum que se vistam de branco, prestando homenagem ao Pai de todos os Orixás e dos seres humanos.

Segundo as lendas, Oxalá é o pai de todos os Orixás, excetuando-se Logunedé, que é filho de Oxóssi e Oxum, e iemanjá que tem uma filiação controvertida, sendo mais citados Odudua e Olokum como seus pais, mas efetivamente Oxalá nunca foi apontado como seu pai.

Características dos Filhos de Oxalá

Page 24: Apostila De Qualidades Dos Orixás

Oxalá é o pai dos Orixás e, por extensão, de toda a humanidade. Estabelece, pois, entre si e os outros, uma aura não de temeridade, mas sim de carinho. Os filhos de Oxalá, portanto, são pessoas tranqüilas, com tendência a calma, até nos momentos mais difíceis; conseguem o respeito mesmo sem que se esforcem objetivamente para obtê-lo. São amáveis e pensativos, mas nunca de maneira subserviente.Sabem argumentar bem, são reservados, mas raramente orgulhosos. Seu defeito mais comum é a teimosia, será difícil convencê-los de que estão errados ou que existem outros caminhos para a resolução de um problema.No Oxalá mais velho (OXALUFÃ) a tendência se traduz em ranzinzice e intolerância, enquanto no Oxalá novo (OXAGUIÃ) tem um certo furor pelo debate e pela argumentação.Fisicamente, os filhos de Oxalá tendem a apresentar um porte majestoso ou no mínimo digno, principalmente na maneira de andar e não na constituição física; não é alto e magro como o filho de Ogum, nem tão compacto como os filhos de Xangô. Às vezes, porém, essa maneira de caminhar e postar-se dá lugar a alguém com tendência a ficar curvado como se o peso de toda uma longa vida caísse sobre seus ombros, mesmo se tratando de alguém muito jovem.

Caminhos de Oxalá

Oxalufã Ele é muito velho, idade avançada, aleijado, lento, movendo-se com muita dificuldade. Dança apoiado no opaxoró. Treme de frio e velhice. Detesta a violência, disputas e brigas. Não come sal e nem dendê. Odeia cores fortes, principalmente o vermelho. A ele pertencem os metais e substâncias brancas.

Page 25: Apostila De Qualidades Dos Orixás

Não suporta cavalos. Tem como qualidades: baba nilá ; baba ojobé ; baba otun dundun ; baba olookun ; baba ory ; yjaladé.

Oxaguian: filho de oxalufãn, é jovem e guerreiro e não perde uma oprtunidade de lutar contra omolu ou xangô. é o único que tem autorização de enfeitar seus colares brancos com pedras azuis, chamadas seguy. está ligado ao culto de yroko e dos espiritos, assim como a fertilidade e o culto ao inhame. é o pai de oxossi inlé, come com ogun já, oxossi inlé, airá, exu, oya e onira. tem muito fundamento com oya pois, é o dono do atori, fundamento que lhe foi dado por ela, motivo pelo qual as pessoas de guian devem agradar muito a oya. vem pelos caminhos de onira. tem ligaçao forte com exu. seus filhos devem evitar brigas e mentiras e principalmente, não devem enganar a ogum. não pode comer ovo frito para não esquentar o orixá, cachaça, sal e dendê. é um orixá muito perigoso.

Orunmilá ifá: é o oráculo africano. deus dos destinos que aparece no candomblé como qualidade de oxala. teria sido encarregado de estabelecer a ordem no mundo, de separar os elementos e instituira a paz entre os homens. é o dono das nozes que revelam a vontade dos deuses, senhor da adivinhação, que exprime a palavra do criador. as mulheres não podem ser sacerdotizas de ifá. não se manifesta.

Obatalá: é o mais velho dos orixás. o grande rei branco. raiz de todos os outros oxalas. ele não é feito, faz-se ayra ou oxum opara. é o pai de oxalufan que por sua vez é o pai de oxaguiã. tão grande e poderoso que é obatalá que não se manifesta, sua palavra transforma-se imediatamente em realidade. representa a massa, o ar, as águas frias e imóveis do começo do mundo, controla a formação dos novos seres, é o senhor dos vivos e dos mortos.

Okó: divindade da agricultura e colheita dos inhames novos e a fertilidade da terra. orixá nagô, pouco conhecido no brasil. na época em que os escravos aqui chegarm, não deram muita importâncoia a este orixá, considerando como orixá da agricultura, em seu lugar ogum e dos grãos obaluaie. quando manifesta-se leva um cajado de madeira que revela sua

Page 26: Apostila De Qualidades Dos Orixás

relação com a árvores, traz uma flauta de osso que lembra sua relação com a sexualidade e a fertilidade. é confundido com oxala, pois veste-se de branco. seu opaxoró, no brasil, é confeccionado em madeira. sendo um orixá raro, tem poucas qualidades conhecidas. é um orixá rico.

Etéko: caminha com oxaguiam, é inquieto. vive nas matas e come todo tipo de vcarne branca.

Lejugbë: é muito confundido com oxalá. por ser vagaroso e indeciso. muito chegado a ayrá. come com yemanja e oxalufan. come também todo tipo de carne branca.

Qualidades da orixá ewá:

gebeuyin: a primeira a surgir no mundo. faz os banhos de ervas darem positivamente e traz a abundância de alimentos. veste vermelho maravilha e amarelo claro. como com omolu, oya e oxum. nas tempestades ela pode se transformar numa serpente azulada.

gyran: ela é a deusa dos raios do sol. controla os raios solares para que eles não destruam a terra. é a formação do arco-íris duplo que aparece em torno do sol. metade é ewá e a outra é bessém. seu otá é esverdeado. platina, rubi, ouro e bronze vão em seu assentamento. come com omolu,xum e oxoossi.