Download - 31/01/2015 - Empresas - Edição 3.100

Transcript
Page 1: 31/01/2015 - Empresas - Edição 3.100

Com o slogan ‘De Bem Com a Vida’, colaboradores comemoram aniversário e festejam conquistas de prêmios

CARLOS EDUARDO BENINI

Semanário | Bento Gonçalves, sábado, 31 de janeiro de 2015

Empresas Empresários&Multimóveis celebra 20 anos de história

O ano de 2015 marca os 20 anos de fundação da Multi-móveis Indústria de Móveis, empresa que começou com a fabricação de móveis infantis e hoje é referência nesse seg-mento. A empresa foi fundada em 1º de janeiro de 1995.

Sob o comando dos empre-sários Ivo Cusin, Euclides Lon-ghi e Maristela Cusin Longhi, se tornou uma das maiores fábri-cas especializadas do setor mo-veleiro com as linhas Multimó-veis Baby, Multimóveis Decor, Multimóveis Export e as marcas Multipla e EKO Ambientes.

Em uma área de 22,5 mil me-tros quadrados, a Multimóveis conta com quase 250 funcio-nários e alia equipamentos de última geração à capacitação profissional de sua equipe. Para Ivo Cusin, diretor industrial, a Multimóveis hoje é um sonho que se tornou realidade. “Nada foi fácil, mas com pensamento positivo e esforço atingimos uma maturidade importante e temos total consciência de que nossas responsabilidades au-mentam. Na parte social temos muitas pessoas que diariamente dependem da empresa e isso nos motiva a deixarmos nossa marca ainda mais forte e res-peitada no segmento moveleiro para que, um dia, nossos suces-sores possam dar continuidade aos negócios, com a mesma

motivação”, ressalta Cusin.

2014: reconhecimentos

Preparada para o mercado nacional e internacional, em 2014 a Multimóveis foi reco-

nhecida por meio de prêmios que confirmam a seriedade e qualidade do trabalho nesses 20 anos de trajetória. O Prê-mio Exportador, na categoria Destaque Setorial – Móveis, foi conquistado com a Mul-

timóveis Export que atua em mercados da América Latina, África e Oriente Médio e re-presenta 23% do faturamen-to do grupo. O Prêmio Exce-lência Movergs, na categoria Média Empresa – Mercado

Interno, também foi um re-conhecimento pelo trabalho de excelência desenvolvi-do nos últimos anos com o apoio incondicional de toda a equipe.

Outra importante conquista recente foi a classificação en-tre as dez empresas interna-cionalizadas pelo projeto Bra-zilian Furniture, desenvolvido pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abi-móvel) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A Multimóveis ganhou des-taque entre as 48 companhias ligadas ao projeto.

Euclides e Maristela Lon-ghi, respectivamente diretor comercial e diretora adminis-trativo-financeira, lembram que chegar aos 20 anos soli-difica uma história marcada por grandes ideias, dedicação, trabalho e profissionalismo. “O nosso slogan “De Bem com a Vida” passou a ser uma filosofia de vida a qual procuramos empregar todos os dias, pois a empresa não é simplesmente um negócio, é parte de nossas vidas, é isto que faz toda a diferença. Que venham muitos e muitos anos e que possamos sempre brin-dar e festejanr o crescimento e o sucesso da Multimóveis”, concluem.

Page 2: 31/01/2015 - Empresas - Edição 3.100

DIVULGAÇÃO

- Sábado, 31 de janeiro de 20152 Empresas Empresários&

CIC/BG realiza Curso de Examinador

Envie seus comentários e/ou sugestões para [email protected]

Adelgides Stefenon é economista, mestre em marketing, consultor nacional e internacional, professor universitário.

Adelgides stefenon, Msc.

negócios

eMpresAs&

A culpA é de são pedro?“No inverno deste ano, reclamávamos que não parava de chover.

Passaram-se 3 meses e começamos a reclamar da seca. Será que nin-guém sabe que períodos de seca ou muita chuva acontecem? Será que nossos governantes, em todas as esferas ( municipal, estadual e federal ) não sabem que podem ocorrer secas ou enchentes?

Quando eu tinha 10 anos de idade já ouvia que no Nordeste havia seca. E isto já faz muitos anos. Um pouco depois, comecei a ouvir e ver que Bagé ( e região ) sofria pelo problema da seca. E isto também faz muitos anos. 3-4 anos atrás mais de 460 municípios do RS tiveram problemas com a seca. Pergunto a você: mas afinal, o que falta então para reduzirmos os problemas das enchentes e das secas?

Eu acredito que você saiba a resposta, mas vou ajudar. Falta vontade dos go-vernantes deste país para estabelecerem políticas públicas que criem condições estruturais para que as cidades e as po-pulações enfrentem com mais infraes-trutura estas situações. O que está sendo feito nas cidades para limitar os efeitos da seca? Pouca coisa com certeza. Por que não penalizar quem não investiu em no-

vas fontes de suprimentos de água nos últimos 50 ou 100 anos? E por aqui, como está?

Precisamos de soluções duradouras, investimentos públicos e/ou privados no fortalecimento de critérios mais concretos do que ideias emergenciais. Governantes que solucionem as dificuldades e não as empurrem para frente.

Quando acontece o problema, os primeiros a irem para a televi-são falar e aparecer são os gover-nantes dizendo que vão fazer isto ou aquilo, que vão cortar a água se o povo não poupar, que vão fazer estruturas para segurar as encostas dos morros, que vão fazer calçadas ou passarelas para as pessoas não mais serem atropeladas ( vejam como ainda está a curva do barracão onde morreram aqueles 3 ir-mãos jovens atropelados, que bela calçada NÃO tem lá, só mato ), tudo paliativo para que a população pense que agora vai. Vai nada. Normalmente, é só da boca para fora. Por que não fizeram antes? Faltou dinheiro? Quando falta dinheiro numa empresa ou em casa, o que temos que fazer? Cortar gastos desnecessários é o primeiro caminho. Por que os governos não fazem o mesmo?

Ano que vem vão ocorrer períodos de seca ou de enchente. E no outro também. Será que precisa ser muito esperto para saber que ano que vem, ou no outro isto vai voltar a acontecer? O que estamos fazendo para prevenir? Acredito que quase nada.

Portanto, a culpa não é de São Pedro (ou de São Miguel) pelas enchentes ou pela seca. Isto vai voltar a acontecer. Chega de culpar outros e, ainda mais, os Santos. Eles fazem o bem. Precisamos, isto sim, trabalhar e PLANEJAR as ações humanas para ações concretas e profundas no prevenir. Do contrário, nunca vamos solucionar estas questões. Serão precisos governantes que tenham pulso para coman-dar ações realmente importantes neste setor. E precisamos parar de causar danos ao meio ambiente. O resto é desculpa esfarrapada.

Será que veremos isto começar pelo menos em 2012? Ou será que ainda vamos torcer para termos sorte que não chova demais nem faça seca?

Pense nisto e sucesso”.

Esta coluna foi publicada em 24.12.2011 com o título “Secas e Enchetes: falta vontade”. Há 3 anos atrás eu já falava da falta de pla-nejamento governamental. Nada mudou. Pergunto: os governos de SP e RJ estão se escondendo? E por aqui, como está? Onde estão os governos ?

Meber recebe troféu Mérito Lojista 2014

Empresa recebeu prêmio na categoria Materiais de Construção e Revestimento, no segmento MetaisFONTE: GUIAME.COM.BR

SERÁ QUE PRECISA SER MUITO ESPERTO PARA SABER QUE SECAS OU ENCHENTES VOLTARÃO A ACONTECER?

féu Bronze, Prata e Ouro, de acordo com o nível de capacita-ção obtido no treinamento.

Os pré-requisitos para os in-teressados participarem do treinamento são: ter realizado a capacitação no curso Inter-pretação dos Critérios de Ava-liação, nos ciclos de avaliação SAG 2011/2012/2013/2014 ou PQRS 2012/2013/2014 e Pré--Curso 2015 (EAD), disponível no site www.mbc.org.br/mbc/pgqp/hot_sites/premio2015/,

para realização dos exercícios an-tes do início do curso presencial.

O investimento é de R$ 280,00 para associados ou com Termo de Adesão (TA) e R$ 350,00 para não associados ou sem TA. Inscrições podem ser efetuadas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (54) 2105-1999. Confirmações de-vem ser feitas até 7 de fevereiro. O curso somente será realizado com número mínimo de inscri-tos até a data limite.

O Centro da Indústria, Co-mércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG) e o Co-mitê Regional da Qualidade Bento Gonçalves promovem o curso de Examinador, nos dias 11 e 12 de fevereiro. Nas 16 horas a serem ministradas por Cláudio Luiz Turatto, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h30, no Salão de Eventos do CIC, os examinadores serão habilitados a atuarem nas diversas modali-dades: medalha de Bronze, tro-

Em uma das mais significa-tivas distinções conferidas ao varejo gaúcho, a Meber recebeu o reconhecimento pelo com-promisso com a excelência em sua atuação. Por mais um ano, a empresa foi premiada com o troféu Mérito Lojista 2014, como melhor fornecedora na categoria Materiais de Constru-ção e Revestimento, segmento Metais. A premiação, promovi-da pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS, é considerada a mais importante do setor no Estado. A soleni-dade ocorreu em dezembro, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

O recebimento da homena-gem assinala de forma positiva um ano especial na história da empresa, com a mudança para o novo parque fabril, e inspira o grupo a trabalhar em busca da continuidade de uma trajetória

de sucesso escrita há mais de 50 anos. “Esse reconhecimento é fruto do comprometimento co-letivo com a busca pelo aperfei-çoamento constante dos produ-tos e serviços que oferecemos. O resultado é motivo de orgu-lho para toda a equipe e sintetiza o êxito de uma parceria de longa data entre fabricante e varejista que a Meber construiu e preten-de manter sempre fortificada”, afirma o diretor Carlos Bertuol.

Em sua 27ª edição, o Prêmio Mérito Lojista é um marco que reconhece os parceiros da in-dústria e prestadores de servi-ços que fazem do setor varejista gaúcho um dos mais fortes e im-portantes da economia. Através de uma pesquisa feita junto aos mais de 40 mil associados das Câmaras de Dirigentes Lojis-tas (CDLs) do RS, a premiação aponta as empresas que tiveram posição de destaque.

Outra importante homena-gem conquistada pela empresa veio por meio da Redemac, que conferiu a Meber o troféu For-necedor Destaque 2014. A mar-ca teve votação diferenciada na opinião dos associados – vare-jistas do segmento de materiais de construção do Rio Grande do Sul – considerando critérios como negociação, atendimento, entrega, participação nas ações da Rede e relacionamento. A Redemac é uma associação de lojas de materiais de constru-ção, com cerca de 70 pontos de venda no Rio Grande do Sul, todas tradicionais e já consoli-dadas no mercado.

Com mais de uma década de atuação, é uma das fortes redes originadas do projeto Redes de Cooperação da Sedai (Secretaria do Desenvolvimento dos As-suntos Internacionais do Estado do Rio Grande do Sul).

Page 3: 31/01/2015 - Empresas - Edição 3.100

DIVULGAÇÃO

JUCILENE FESTA

Pizzaria Sapore Sublime aposta em mais sabores

Patrícia Miller, Paulo Lorenzoni e Caroline Muller conferiram novidades

Costaneira visita fábrica da Incepa

3Empresas Empresários&- Sábado, 31 de janeiro de 2015

Saborosa e de aroma irre-sistível, a pizza combina in-gredientes que, além de ape-titosos, podem ser fonte de nutrientes importantes. E, para garantir a qualidade das pizzas, a Sapore Sublime conta com o trabalho da nutricionista, Taíse Rigo. “Estamos trabalhando junto a todos os funcionários o Manual de Boas Práticas”, comenta Taíse. Segundo ela, o objetivo é oferecer um cardá-pio saudável e preparado den-tro de todas as normas da An-visa, com os devidos cuidados desde o armazenamento até a preparação. “Acompanho todo o processo, desde a produção

do molho, até quando saí do forno”, destaca. Taíse trabalha em parceria com o chef de co-zinha, Catalan Pires de Olivei-ra Terebinto, em todas etapas da composição das pizzas

O proprietário, Ronei Fer-nando da Silva, revela que tem novidades no cardápio. “Lan-çamos neste verão os sabores de rã e tilápia ao molho branco e aceitação está sendo ótima”, afirma Ronei. A Sapore Subli-me conta pizzas sem glúten e sem lactose. “Percebemos que o segmento de clientes que consome essas pizzas está cres-cendo muito”, complementa Ronei. A Sapore Sublime ofe-

rece rodízio de pizza com mais de 100 sabores, entre salgadas e doces ou a opção à la carte. O local oferece uma vasta car-ta de vinho, mais de dez tipos de cervejas artesanais e chopp da marca Lorenna.

O restaurante está loca-lizado na rua Hugo Henry Dreher, 540 e funciona de ter-ça a domingo, das 19h às 23h. O telefone para reservas, mais informações e tele-entrega é 3451-3160. A pizzaria Sapore Sublime pode ser conferida ainda no site www.saporesu-blime.com.br, na fanpage face-book.com/saporesublime e no tripadvisor.com.br.

A Costaneira visitou a fá-brica da Roca/Incepa, loca-lizada em Campo Largo, no Paraná, no dia 19 de janeiro. Representaram a Costaneira a vice-presidente Caroline Mul-ler, o diretor comercial Paulo Lorenzoni e coordenadora de compras Patrícia Miller.

No encontro foram apre-sentadas as próximas ten-dências e lançamentos de produtos que estarão na feira ExpoRevestir 2015. Confor-me o representante comer-cial da Roca/Incepa Fabricio Loss, as novidades vão sur-preender e inspirar profis-sionais da área. A Costaneira também conferiu as novas

instalações da fábrica de por-celanatos polidos do grupo Roca. O espaço será inau-gurado em fevereiro, e conta

com equipamentos de última tecnologia. A fábrica é a pri-meira instalação do porte nas Américas.

O Chef Catalan, o sócio-proprietário Ronei e a nutricionista Taíse desenvolvem um trabalho em conjunto

Page 4: 31/01/2015 - Empresas - Edição 3.100

LUCINARA MASIERO

4 Empresas Empresários& - Sábado, 31 de janeiro de 2015

O Boticário tem promoção especial

Liquida Hering com preços imperdíveis neste sábado

Coleção verão da Hering com descontos de até 60%

DireitoEmpresarialAlini Pegoraro Vieira - OAB/RS 57.144*

*Alini Pegoraro Vieira é Advogada, Especialista em Direito Empresarial OAB/RS 57.144 - Fone: (54) 3451.6980 |[email protected]

“ ”A líder no afastamento

do ambiente de trabalho é a dor nas costas,

responsável por 160 mil licenças anuais

Doenças ocupacionais são as que estão diretamente relaciona-das à atividade desempenhada pelo trabalhador ou às condições de trabalho às quais ele está submetido. As mais comuns são as Lesões por Esforços Repetitivos ou Distúrbios Osteomolecu-lares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT), que englobam cerca de 30 doenças, entre elas a tendinite (inflamação de ten-dão) e a tenossinovite (inflamação da membrana que recobre os tendões). As LER/Dort são responsáveis pela alteração das estruturas osteomusculares, como tendões, articulações, múscu-los e nervos.

Outras queixas comuns são dores no corpo, hérnias, depres-são e problemas no coração são as principais doenças que afas-tam os funcionários do ambiente de trabalho. Anualmente, isso na última década, foram registradas cerca de 600 mil licenças trabalhistas com duração superior a 15 dias, uma média de 65 licenças por hora, segundo os registros do Ministério da Previ-dência Social.

A líder no afastamento do ambiente de trabalho é a dor nas costas, responsável por 160 mil licenças anuais. O segundo sin-toma mais frequente são as dores nos joelhos, ao afastar cerca de 107 mil funcionários por ano.

Para especialistas, as dores musculares são intensificadas pela falta de atividade física, carregamento de peso de forma incor-reta, obesidade e ergonomia inadequada no trabalho. O fumo e a bebida também prejudicam a coluna ao interferir no metabo-lismo e alterar os níveis de cálcio.

As más condições do local de trabalho e o excesso de servi-ço são outros fatores que afetam a saúde do funcionário. Sem qualidade de vida e com muito estresse, o trabalhador até pode desenvolver quadros depressivos. Transtornos de humor, em especial a depressão, também são responsáveis pelo alto índice de afastamentos. A doença também pode ter sintomas físicos como dores profundas nas costas.

Para diminuir a incidência de doenças o empregado deve op-tar por hábitos saudáveis e fazer check-ups regularmente. A em-presa também deve contribuir com o bem-estar da equipe.

O certo é, que quanto mais o trabalhador tiver uma vida sau-dável, com atividade física, evitando cigarro e abuso de álcool, melhor a qualidade de vida será. Não apenas no trabalho, mas também no dia a dia.

Ter tempo para a família e atividades com amigos é impor-tante para um melhor rendimento no trabalho e na vida pes-soal. Os exames médicos também devem estar em dia. O que pode parecer uma bobagem hoje, pode se transformar num monstro amanhã.

Se o trabalhador estiver com uma doença ocupacional grave, tem direito a pedir afastamento do trabalho e ingressa no INSS com o pedido de auxílio-doença. Para isso, deve passar por uma perícia médica, que fará a avaliação do quadro da doença. Ele também precisa comprovar que a doença está relacionada ao seu emprego atual e, além disso, pode evoluir para incapacidade parcial ou permanente, podendo ser deferida inclusive a aposen-tadoria por invalidez.

A saúde ocupacional é uma importante estratégia para garan-tir o bem-estar dos trabalhadores e contribuir efetivamente para a produtividade, motivação e satisfação no trabalho.

Doenças que afastam funcionários do trabalho

Os homens brasileiros es-tão cada vez mais vaidosos e atentos à importância de uma boa apresentação tanto na vida profissional, como na pessoal. Segundo dados do Instituto Data Popular, 67% deste público acredita que estar bonito é importan-te. Para dar uma força para esses homens, O Boticário faz, desde 26 de janeiro, uma grande promoção com des-contos de até 30% em seu portfólio masculino. São mais de 100 itens com re-

dução de preços, entre eles Malbec Absoluto, sucesso de vendas em edição limitada no ano passado, que volta ao portfólio com desconto de 15% já no relançamento.

“O que percebemos é que os homens estão cada vez mais preocupados com a apa-rência. Eles investem cada vez mais em produtos de be-leza e valorizam esse cuidado, não apenas por estética, mas como forma de inserção so-cial”, diz a diretora de Marke-ting de Produtos de O Boti-

cário, Isabella Wanderley. “Em paralelo, a indústria

vem investindo para ampliar a oferta, com portfólio varia-do e mais elaborado para eles. Agora, eles têm a possibilida-de de investir ainda mais ne-les com preços ainda melho-res”, completa Isabella.

Também participam da promoção alguns dos clássi-cos da perfumaria de O Boti-cário, como Malbec, Quasar e Egeo, além dos itens da linha de cuidados pessoais O Boti-cário Men.

Aproveite o verão para re-novar o armário com a linha básica e a moda democrática da Hering. A Líquida Hering entra em sua segunda fase, agora com descontos de até 60%.

Para refrescar o bolso dos seus clientes, a Hering de Ben-to aproveita essa nova etapa da promoção e lança preços imperdíveis e únicos somente para este sábado.

A Liquida Hering segue até o dia 17 de fevereiro, mas, especialmente, hoje (31), a Hering Bento pratica valores muito mais atraentes.

A loja oferece calças jeans a partir de R$ 49,99, shorts e bermudas a começar por R$ 39,99 e blusas em geral com preços que iniciam em R$ 19,99, além da linha kids com preços a partir de R$ 14,99. São peças que trazem o co-lorido do verão e o conforto que a estação exige, com mo-delagens diferenciadas.

Mas também é possível en-contrar camisetas, vestidos

perfeitos para as altas tempe-raturas do período.

Além dos preços altamen-te atrativos, a Hering Bento também oferece outra vanta-gem. É o Cartão Hering, que permite ao consumidor fazer suas compras e pagar em cin-co vezes sem juros.

A Hering Bento atente nes-te sábado, das 9h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

A loja oferece estaciona-mento rotativo para clientes com entrada pela Saldanha Marinho, no Centro. O telefo-ne para mais informações é o 3055-3095.

Collecione marca presença na FENINA 19ª FENIN Outono/In-

verno, foi realizada no parque de Eventos da Fundaparque, de 20 23 de janeiro. Reconhe-cida como a maior e a melhor feira do vestuário da América Latina, contou com a apre-sentação e desfiles das novi-dades de marcas consagradas

para a próxima temporada.A proprietária da Collecione, Izabel Cristina Prior, e a ge-rente de relacionamentos, Gabriela Paludo, estiveram no evento e ficaram por den-tro de todas as tendências, desde casacos até acessórios, que irão predominar na pró-

xima estação. Mas o verão ainda está co-

lorindo os dias e são vários motivos para aproveitar o Li-quida na Collecione. São rou-pas e acessórios com até 50% de desconto. A Collecione está na Júlio de Castilhos e Saldanha Marinho.