Voz de Nazaré

24
ARQUIDIOCESE DE BELÉM PE. FLORENCE DUBOIS FUNDADOR www.fundacaonazare.com.br ANO CI - Nº 634 - PREÇO AVULSO: R$1,00 D O JORNAL CATÓLICO DA FAMÍLIA D BELÉM, DE 26 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO DE 2014 Encontro do Papa com idosos Representantes da Pastoral da Pessoa Idosa participam do evento que acontece no domingo, 28, em Roma. CADERNO 2, PÁGINA 12. E D IVAN CARDOSO/ARQUIVO Respeitando a decisão do Ibama, após o relatório de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Arquidiocese de Belém e Diretoria da Festa informaram que não haverá o tradicional show pirotécnico. CADERNO 2, PÁGINA 7 Suspensos fogos no fim do Círio de Nazaré w DECISÃO termina com tradição que já acontecia há 150 anos dentro do calendário oficial do Círio A corda do Círio já está em Belém Um dos principais símbolos de fé dos católicos paraenses chegou esta semana. A corda mede 800 metros. CADERNO 2, PÁGINA 9. w SÍTIO MARIA DE NAZARÉ recebe moradores de rua, trabalho de acolhida ao irmão Imagem Peregrina emocionando fiéis Continuam intensas as peregrinações da imagem Peregrina em diversos setores da cidade. CADERNO 2, PÁGINA 8. w CORDA deste ano foi produzida em Santa Catarina, serviço de transporte foi doado A missão da Paróquia de Cristo Rei Acará festeja Perpétuo Socorro Comunidade da Ilha do Maracujá realiza procissão fluvial em homenagem à santa. CADERNO 2, PÁGINA 4. Detalhes da solenidade da Dedicação da igreja na Guanabara, em Ananindeua. CADERNO 2, PÁGINA 1. Acolhida ao irmão Obra religiosa Missão Belém amplia trabalho feito com moradores de rua inaugurando novo espaço localizado em Benevides. CADERNO 2, PÁGINA 3. Jurunas em festa pela padroeira Programação religiosa segue intensa em homenagem à Santa Teresinha. CADERNO 2, PÁGINA 11. LUIZ ESTUMANO LUIZ ESTUMANO

description

Edição de 26 de Setembro a 02 de Outubro de 2014

Transcript of Voz de Nazaré

ARQUIDIOCESE DE BELÉM

PE. FLORENCE DUBOISFUNDADOR

www.fundacaonazare.com.br

ANO CI - Nº 634 - PREÇO AVULSO: R$1,00D O JORNAL CATÓLICO DA FAMÍLIA DBELÉM, DE 26 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO DE 2014

Encontro do Papa com idosos Representantes da Pastoral da Pessoa Idosa participam do evento que acontece no domingo, 28, em Roma. CADERNO 2, PÁGINA 12.

ARQUIDIOCESE DE BELÉM

ARQUIDIOCESE DE BELÉMARQUIDIOCESE DE BELÉM

IVAN CARDOSO/ARQUIVO

Respeitando a decisão do Ibama, após o relatório de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Arquidiocese de Belém e Diretoria da Festa informaram que não haverá o tradicional show pirotécnico. CADERNO 2, PÁGINA 7

Suspensos fogos no fi m do Círio de Nazaré

w DECISÃO termina com tradição que já acontecia há 150 anos dentro do calendário oficial do Círio

A corda do Círio já está em BelémUm dos pr inc ipa i s s ímbolos de fé dos catól icos paraenses

chegou esta semana. A corda mede 800 metros. CADERNO 2, PÁGINA 9.

w SÍTIO MARIA DE NAZARÉ recebe moradores de rua, trabalho de acolhida ao irmão

Imagem Peregrina emocionando fi éis Continuam intensas as peregrinações da imagem Peregrina em

diversos setores da cidade. CADERNO 2, PÁGINA 8.w CORDA deste ano foi produzida em Santa Catarina, serviço de transporte foi doado

A missão da Paróquia de Cristo Rei

Acará festeja Perpétuo Socorro Comunidade da Ilha do Maracujá realiza procissão fluvial em homenagem à santa. CADERNO 2, PÁGINA 4.

Detalhes da solenidade da Dedicação da igreja na Guanabara , em Ananindeua. CADERNO 2, PÁGINA 1.

Acolhida ao irmãoObra religiosa Missão Belém amplia trabalho feito com moradores de rua inaugurando novo espaço localizado em Benevides. CADERNO 2, PÁGINA 3.

Jurunas em festa pela padroeira Programação religiosa segue intensa em homenagem à Santa Teresinha. CADERNO 2, PÁGINA 11.

LUIZ ESTUMANO

LUIZ ESTUMANO

Fun da do em 5 de ju lho de 1913

FUNDADORPe. Flo ren ce Du bois, bar na bi ta

PRESIDENTEDom Alberto Taveira Corrêa

Arcebispo Metropolitano de Be lém do Pa ráVICE-PRESIDENTE

Monsenhor Marcelino FerreiraVigário geral da Arquidiocese de Belém do Pa rá

DIRETOR GERALDiácono Antônio Carlos Gomes de Freitas

DIRETORA ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO Marluce Guerreiro Milhomem

DIRETOR DE COMUNICAÇÃO Mário Jorge Alves

DIRETOR DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS Arnaldo Pinheiro

COORDENAÇÃOBernadete Costa (DRT/PA 1326)

CONSELHO DE PROGRAMAÇÃO E EDITORAÇÃO João Car los Pe rei ra

Padre Nilton Cezar ReisPadre Cláudio de Souza BarradasEDITORAÇÃO ELETRÔNICA

Sérgio Santos (DRT/PA 579)As si na tu ras, dis tri bui ção, ad mi nis tra ção e re da ção

Ave ni da Go ver na dor Jo sé Mal cher, Edi fí cio Pau lo VI, 915CEP: 66055-260, Bair ro Na za ré, Be lém - Pa rá

Te le fo nes: (91) 4006-9200/ 4006-9209. ARQUIDIOCESE DE BELÉM-PARÁ

Fax: (91) 4006-9227Re da ção: (91) 4006-9200/ 4006-9238/

4006-9239/ 4006-9244/ 4006-9245Site: www.fundacaonazare.com.br

E-mail: [email protected] veí cu lo da

Fun da ção Na za ré de Co mu ni ca ção CNPJ nº 83.369.470/0001-54

Im pres so no par que grá fi co de O Li be ral

FUNDAÇÃO NAZARÉ DE COMUNICAÇÃO

Jornalista e professor

O assunto da semana passada foi o assalto do qual foi víti-ma o Cardeal Tempesta, que

vem a ser o ex-arcebispo de Belém, o nosso D. Orani. Os bandidos pararam o carro em que ele estava e surrupiaram tudo, de todo mundo. Os objetos mais valiosos para o Cardeal eram sua cruz e o anel. Levaram celulares e a máqui-na fotográfica de um dos ocupantes do veículo. Momentos depois, os pertences foram recuperados - menos a máquina fotográfica - e um dos assaltantes, reco-nhecendo o religioso, pediu perdão. D. Orani não apenas perdoou, como disse uma frase que os jornais repercutiram: “vá em paz, meu filho”.

Chamar um assaltante de “meu filho” e mandar que ele seguisse “em paz” são gestos de uma grandeza sem tamanho. João Paulo II deve ter tido palavras de carinho para o terrorista turco que tentou matá-lo, durante a visita que lhe fez na prisão. A imprensa teve acesso somente à imagem do Papa e do criminoso, numa cena que entrou para a história. A impressão que se tinha é de que ali não estavam um Papa e o homem que desejou matá-lo, mas um padre e um pecador arrependido.

Não sei se Ali Agca algum dia se arrependeu te ter atentado contra a vida de um homem que, trinta e cinco anos depois do haver sido baleado, na praça de São Pedro, dia de Nossa Senhora de Fátima, foi declarado santo. João Paulo II sobreviveu - eu acredito nisso - graças à ajuda da Mãe de Deus para poder exercitar sua santidade. Na época, ele era Papa há apenas três anos e o mundo já o amava.

Perdoar um agressor, abençoá-lo e desejar que siga em paz são gestos sublimes. A violência no Rio - e no Brasil, como um todo - assusta os homens de bem. Quando ela chega ao carro de um Cardeal, é indicativo de que todos os sinais de alerta já foram emitidos. Mas o amor é mais forte e, enquanto se esperam providências para estancar a onda de criminalidade, resta confiar na providência divina.

A violência que não tem fim

João Carlos [email protected]

Economista e escritor

Encontrei um Santinho referente ao “Dia da Bíblia”,(que comemoramos neste domingo), com a seguinte le-

genda: “Deus faz-se estória na Sagrada Escritura: introduz-se poderosamente na história do homem, incapaz de guiar-se a si mesmo no caminho da felicidade; ele o toma, instrui-o, guia-o e não mais o deixará até que alcance o seu destino eterno e bem-aventurado.”

Nunca tinha lido um resumo tão concludente como es te sobre as Escrituras Sagradas.

Necessitamos nós, católicos atuais, tão perturbados por tantas tecnologias, e pelas chamadas “redes sociais”, que propagam relatividades efêmeras, passar a dar melhor atenção à Palavra do Senhor.

Muitos católicos deixam de ir à Missa Dominical, para não perder o lazer. Vejamos o que nos dizem as leituras

deste Domingo:“Quando um ímpio se arrepende

da maldade que praticou e observa o direito e a justiça, conserva a própria vida. Arrependendo-se de todos os seus pecados, com certeza viverá, não morrerá”.(Ez. 18,27-28).

“Irmãos: Se existe consolação na vida em Cristo, se existe alento no mútuo amor, se existe comunhão no Espírito, se existe ternura e compaixão, tornai então completa a minha alegria:

Aspirai a mesma coisa, unidos no mesmo amor; vivei em harmonia, procurando a unidade. (Fl.2,1)

“Um homem tinha dois fi lhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: ‘Filho, vai trabalhar na minha vinha!’ O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de opinião e foi. O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Esse respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’, mas não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai?” (Mt.21,28-31).

Os textos são de fácil interpretação. Basta um pouco de boa vontade e de espírito de fidelidade a Deus, para segui-los.

Seria bom que os promesseiros dos programas políticos os interpretassem e respeitassem mais os eleitores.

“Dia da Bíblia”

José Pereira [email protected]

Panorama

CHARGE DOANDRÉ ABREU

Comente esta charge: [email protected]

Alegria de ser católico

Engenheiro civil e escritor

Palavra da Salvação

Ivens Coimbra Brandã[email protected]

Encontro Fraterno

BELÉM, DE 26 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO DE 20142

Opinião

Quando participamos da Mis-sa, ou mesmo de outras ce-lebrações, uma vez lido um

trecho do Antigo Testamento (AT), ou livros do Novo Testamento (NT), co-mo as Cartas dos apóstolos, os Atos, e o Apocalipse, as pessoas presentes respondem: “Palavra do Senhor”. No entanto, quando lido um trecho de um dos quatro Evangelhos, a resposta é: “Palavra da Salvação”. Sem dúvida, a Palavra é do Senhor, mas o caminho da Salvação está em Jesus Cristo.

No início, quando não havia escrita, as pessoas transmitiam as mensagens que recebiam de Deus, de geração pra geração, por tradição oral. Só oito séculos depois de Abraão, no ano 1.000 a.C. é que foram reunidas aquelas tradições, surgindo os primeiros escritos. A Bíblia foi escrita por várias pessoas, em mutirão,

se constituindo em uma obra coletiva. Desconhecendo os vários escritores, o povo atribuiu às suas lideranças a autoria dos textos. Assim, os primeiros cinco livros da Bíblia, o Pentateuco, tiveram sua autoria atribuída a Moisés, o ‘pai espiritual’ do povo hebreu.

A maioria dos livros do AT foi escrita em hebraico, a antiga língua dos hebreus, “menos os últimos, que foram redigidos em grego: Judite, Tobias 1 e 2 Macabeus, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc, alguns trechos de Ester e os capítulos 13 e 14 de Daniel” (cf. Encontros de Catequese nas Comunidades, pág. 51 - Diocese de Lins SP - Paulinas, 1987). Os livros do NT foram escritos uns em hebraico e outros no grego, este, o idioma universal, na época. No século IV, o Papa Dâmaso I designou São Jerônimo (342-420), Doutor da Igreja, para refazer a tradução da Bíblia, que ficou conhecida como ‘Vulgata’ (tradução feita para o povo) reconhecida como a Bíblia oficial da Igreja Católica durante os quinze séculos seguintes.

Que a Palavra da Salvação seja sustento em nossa caminhada neste mundo.

Buscaria ter conhecimento em libras, para conseguir me comunicar bem, pois é desesperador não conseguir comunicar-se com eles.

TATIELLE GRENNE, 19 anos, estudante

Usaria gestos mais claros possíveis para ajudá-los a compreender o que eles não entendem facilmente.

JÉSSICA BRITO,17 nos,estudante

Sua voz

Seria o mais atenciosa possível. Falaria sempre de forma clara e gesticulada para facilitar a leitura labial.

BIANCA BRITO, 22 anos, atriz

O que você faria para ajudar uma pessoa com deficiência auditiva?

s

BELÉM, DE 26 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO DE 2014 3

Em todas as celebrações eucarísticas ouvimos a proclamação da Igreja,

que ressoa a Escritura: “Felizes os convidados para a Ceia do Senhor” (Cf. Ap19, 9). E é grande a alegria por saber que o chamado de Deus quer incluir a todos. Na oração do Rosário, o terceiro mistério luminoso nos faz contemplar justamente o chamado à conversão, que ocorre com o anúncio do Reino de Deus. É que da parte do Senhor existe a clara vontade de salvar a todos, envolvendo as diversas gerações e situações humanas. Ao se trata de uma grande consolação, resulta igualmente provocante a responsabilidade entregue à liberdade humana, pois Deus não impõe, mas convoca e convida. Conversando com um jovem em recuperação na “Fazenda da Esperança”, Comunidade Terapêutica presente em tantas partes de nosso país e do mundo, ouvi uma afirmação surpreendente. Dizia ele que seu drama maior era uma porteira aberta, por saber que, se quisesse, poderia ir embora. Sabia que o maior presente dado por Deus era entrar pelos umbrais da liberdade que o conduziam, pela estrada do Evangelho, a uma vida nova!Jesus estabeleceu contato com todas as classes de pessoas, pelo que escandalizava a muitos. Era uma multidão de estropiados, rejeitados da sociedade, doentes de toda ordem, gente solitária, publicanos, pecadores de qualquer classificação. O Evangelho apenas permite entrever os dramas humanos que se apresentavam ao Senhor. Não muito diferente das imagens oferecidas ao vivo e a cores em nossos dias, com pessoas sofrendo toda espécie de miséria. As guerras localizadas ou espalhadas por nossas cidades pela violência e a miséria mostram um mundo machucado e desorientado, carente de encontrar aberta a porta do Reino de Deus! Que seja uma imensa procissão em busca de Deus! Que a meta seja o regaço misericordioso daquele que veio para os pecadores!Também nossa história pessoal é repleta de idas e vindas, marcadas pelo mistério do pecado, malgrado o desejo de acertar esteja presente, pela própria vontade de Deus que nos criou. Muitas vezes damos nossa resposta positiva aos apelos de Deus e depois seguimos por outra estrada, cedendo ao egoísmo, turrões, cabeças duras que pretendem ser donas da verdade. Podemos ser também como o filho pirracento do primeiro momento que depois se converte e obedece ao Pai. “Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de atitude e foi. O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu:’ Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi” (Mt 21, 28-30). Cada pessoa sabe de sua aventura humana de liberdade, quedas, arrependimento, coragem para recomeçar, pedidos de perdão aos milhares, encontros com a misericórdia de Deus. Escute a palavra de Deus: “Quando um ímpio se arrepende da maldade que praticou e faz o que é direito

e justo, conservará a própria vida. Arrependendo-se de todos os crimes que cometeu, ele certamente viverá, não morrerá” (Ez 18, 27-28)O contato de Jesus com as pessoas é marcado pelo chamado constante à conversão. O início de sua pregação resume a proposta que faz à humanidade: “Depois que João foi preso, Jesus veio para a Galiléia, proclamando a Boa Nova de Deus: Completou-se o tempo, e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede na Boa-Nova” (Mc 1, 14-15). Os cobradores de impostos convertidos e as prostitutas que acreditaram em Jesus, mudando radicalmente sua vida, são referências da possibilidade de transformação inscrita por Deus no coração humano (Cf. Mt 21, 28-32).Os publicanos, cobradores de impostos, traidores do povo por trabalharem para os romanos, manipulavam a fonte permanente de tentação para o ser humano, o dinheiro! A malversação das verbas públicas e as torneiras abertas, pelas quais passam milhões e bilhões, ainda estão expostas diante de nossos olhos, nos dias que vivemos. Multiplicam-se os escândalos, revelam-se operações fraudulentas, mas o “deus dinheiro” continua atraindo as pessoas, traindo-as mesmo quando, confrontadas com acusações e provas dizem não saber de nada. A conversão passa pelo bolso, pois exige um uso dos bens segundo o plano de Deus, fundamentado na partilha e na comunhão. Chamem-se Mateus ou Zaqueu, ou quem sabe estejam no templo orando ao lado de um fariseu, é possível e desejável que os homens e mulheres, todos nós, mudemos o modo de usar os bens da terra!Outro campo delicado é o da afetividade e da sexualidade e a degradação do uso de tais realidades,

sob o título de prostituição. O corpo continua a ser vendido, não só nas zonas de prostituição de nossas cidades. Há outras formas de negociá-lo! Até se enfeita mais este comércio, justificando-o com a falsa liberdade de expor a intimidade das pessoas. Entretanto, o Evangelho de todos os tempos dará nome de Mulher adúltera, ou Samaritana, Prostituta

A porta do Reino

s

ss

Arcebispo

Para entrar no Reino de Deus , as condições são o reconhecimento sincero da condição de pecadores(...)

Dom Alberto Taveira CorrêaArcebispo Metropolitano de Belém do Pará

Conversa com meu povo

DIVULGAÇÃO

ou outros qualificativos e profissões, a muitas pessoas que creem em Jesus Salvador e a Ele se convertem, mesmo depois de uma vida de miséria e sofrimento.Com os publicanos e as prostitutas, amplie-se o horizonte para se sentirem envolvidos no chamado á conversão todos os homens e mulheres de nosso tempo, cada um de nós em primeiro lugar, seja qual for o nosso currículo! Encontram-se abertas as portas e as inscrições! Para entrar no Reino de Deus, as condições são o reconhecimento sincero da condição de pecadores, a coragem do arrependimento, a força para recomeçar

quantas vezes for necessário, a sinceridade do olhar que se encontra com a misericórdia de Deus. Vale ainda olhar ao nosso redor e fazer festa com aqueles muitos que, também pecadores, são nossos companheiros, irmãos e irmãs que peregrinam na estrada da conversão, sem julgá-los ou pretender excluí-los.É tempo de pedir com sinceridade: “Ó Deus, que mostrais vosso poder, sobretudo no perdão e na misericórdia, derramai sempre em nós a vossa graça, para que, caminhando ao encontro das vossas promessas, alcancemos os bens que nos reservais”.

LiturgiaBELÉM, DE 26 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO DE 20144

veio até vós, num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os cobrado-res de impostos e as prostitutas creram nele. Vós, porém vendo isso, não vos arrependestes pa-ra crer nele”.

B) COMENTÁRIO

A questão central desta intervenção de Jesus é: “Qual dos dois fez a vontade do pai?” Vale mais a prática do que a teoria, os atos, que as palavras. Em decorrência disto, há o tema da conversão. Ou seja, vem o valor da conversão, da mudança de atitude; mudar para recuperar. O mestre mesmo já nos ensinara a pedir ao pai na oração, que se fizesse a sua vontade “assim na terra como no céu” (Mt 6,10). Que devo mudar para fazer a vontade do Pai? A conversão é mudança. Que devo mudar em mim, para os ajustes à vontade de Deus? Quando devo começar?

Ora, o pai é o responsável primeiro pela educação dos filhos. No texto vemos um pai com dois filhos, como no caso do “filho pródigo” (Lc 15,11-32). Em qualquer situação da vida, eu serei sempre um, entre dois filhos; Sou 50% dos herdeiros. É assim que devemos pensar, para melhor atuar. Se eu me recuso a mudar para melhor, devo estar ciente de que a metade da humanidade está desguiada do bem.

No caso apresentado, há dois filhos com respostas contrastantes ao convite do pai: Temos um não, transformado logo em sim; e um sim que na prática, tornou-se um não. Claro que o melhor seria respostas positivas, com atos coerentes a elas. Porém no compito final, o que conta mais são as atitudes, as práticas mais que as palavras; como agiu este ou aquele? Qual dos dois fez a vontade do pai? Somente o filho que foi trabalhar na vinha, realizou o desejado por seu pai.

A aplicação é transparente.

O filho ou o discípulo como autentico candidato ao prêmio eterno, é aquele que vivifica a sua fé com operosa adesão a vontade de Deus; não quem só diz: “Senhor, Senhor” (Mt 7,20).

E s t a é u m a p a r á b o l a e s c a n d a l o s a , p o i s p o d e despedaçar os nossos esquemas e realidades em saber decifrar os limites entre os bons e os maus, entre pecadores e santos.

Pavorosa conclusão: certos justos, “herdeiros natos” do Reino de Deus, poderão ser condenados a dar lugar aos pecadores, estremecendo de espanto. Assim aflora a falsa segurança dos “bons” de todos os tempos; pois tal inversão de posição deriva do arrependimento e da fé em Jesus como resultado da necessária mudança de vida.

No juízo final, corremos o risco de ver a chegada antecipada daqueles que antes tínhamos condenado; pois é mais fácil fazer exame de consciência nos outros do que em nós mesmo.

Formado em Exegese pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma

A) Texto: Mt 21,28-32

Jesus disse aos sacerdotes e anciãos do povo: 28 “Que vos parece? Um homem ti-

nha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: filho, vai trabalhar hoje na vinha! 29 O filho respondeu: Não quero. Mas depois mudou de opinião e foi. 30 O pai dirigiu-se ao ou-tro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: Sim senhor, eu vou. Mas não foi. 31 Qual dos dois fez a vontade do pai? Os sumos sacerdotes e os anci-ãos do povo responderam: “O primeiro”. Então Jesus lhes dis-se: “Em verdade vos digo que os cobradores de impostos e as prostitutas vos precedem no reino de Deus. 32 Porque João

Padre Romeu [email protected]

Homilia Dominical

Liturgia da Semana

26/09 - SEXTA-FEIRASão Cosme e Damião - Médicos e Mártires

Nunca é demais repetir a história desses dois médicos do século III a IV, porque ainda se vê cristãos católicos co-memorando eles no dia 27, e distribuin-

do bombons parecendo mais um gesto umbandista do que católico. E quando se vai explicar, falam que fazem isso desde criança. Cosme e Damião incomodavam o imperador Diocle-ciano com o cuidado que eles tinham com os doentes. Hoje, devemos incomodar a falsa tradição que se fi rmou em torno deles. Foram mortos por decapitação. Então irmão e irmã, não perca a cabeça. Caminhe com o que diz a sua Igreja.

27/09 - SÁBADOSão Vicente de Paulo - Sacerdote e Confessor

E o verdadeiro santo do dia 27 foi grande na caridade, um francês, que viveu de 1581 a 1660. Fundou as con-gregações: a Confraria das Damas da

Caridade; Os Servos dos Pobres; Os Padres da Missão; Os Pa-dres Lazaristas e as Filhas da Caridade. Contribuiu muito para a reforma da França que viria sofrer depois com a Revolução Francesa. Canonizado em 1737, é festejado no dia de sua morte, pelos seus fi lhos e fi lhas espalhados nos quatro cantos do mundo. Sei que a explicação pra pessoas de coração duro é difícil, mas não devemos desistir do resgate dos irmãos.

28/09 - 26º DOMINGO DO TEMPO COMUMSão Lourenço Ruiz de Manila e 15 companheiros - Mártires

Na primeira metade do século XVII, entre 1633 a 1637, na cidade de Naga-saki, Japão, entregaram suas vidas, em

datas diferentes, pelo amor a Cristo. Eram nove sacerdotes; dois irmãos religiosos; duas virgens consagradas e três leigos da Ordem de São Domingos, entre eles o fi lipino Lourenço Ruiz, superior deles. Lourenço vinha semeando a fé desde sua terra natal, passando por Taiwan e, fi nalmente, Japão. O Papa João Paulo II, em 1981, beatifi cou e centralizou a todos no dia 28. Lourenço foi canonizado em 1987.

30/09 - TERÇA-FEIRASão Gregório, o Iluminador - Bispo e Apóstolo da Armênia

Cronologicamente tivemos: S. Gre-gório, o Iluminador, o napolitano que tornou-se o “Apóstolo da Armênia” e ilu-minou aquele povo antes pagão. Após

ter curado o rei milagrosamente, este, se converteu, e todo o rei-no tornou-se católico. Também temos Gregório de Nanzianzo, . Gregório de Nissa. Gregório I, o Magno, papado de 590 a 604. Gregório II, papado de 715 a 731; Gregório III, papado de 731 a 741; e Gregório VII, papado de 1073 a 1085. Esse nome signifi ca: “o vigilante”. E tivemos mesmo muitos vigilantes da fé, fora os não canonizados.

01/10 - QUARTA-FEIRABeato João Perez Carmelo Rodriguez - subdiácono e Mártir

Natural de Vimianzo, Espanha, 1908. Falecido em Madrid, 1936, durante a perseguição religiosa. Tinha

acabado de retornar de Turim nesse ano, onde foi estudar Teologia e Filosofi a. Também no mesmo ano, o jovem fi lho de Dom Bosco recebera o subdiaconato (este nível do Sa-cramento da Ordem, foi mais tarde, 1972, abolido por Paulo VI). Chegou a ser preso e liberado mas, posteriormente, ao ser descoberto como religioso, foi morto a tiros imediatamen-te. Beatifi cado por Bento XVI em 2007.

02/10 - QUINTA-FEIRASantos Anjos da Guarda - Memória

São Basílio disse: “Cada fi el é ladea-do por um Anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à Vida”. Não só São Ba-sílio, mas muitos outros compreenderam

essa missão dos anjos para conosco. Na própria Bíblia, como estes exemplos: Gn 16, 7-12; Ex 23, 20; Nm 20, 16; bem explí-cito em Mt 18, 10. Nossa Senhora, Rainha dos Anjos, é a prote-tora máxima, mas eles, em particular, individualmente, caminham conosco. Em uma enquete na Internet, soube que um grande nú-mero de pessoas rezam para seus Anjos da Guarda, “Angelum Custodem”. Isso é maravilhoso nesses tempos difíceis.

Benedito Otávio ([email protected])

Santos da semana

29/09 - SEGUNDA-FEIRABeato José Villanova Tormo - Mártir

Natural da Espanha, cidade de Turís Tormo, 1902. Fez os votos sale-sianos com 18 anos em Carabanchel Alto, Madrid e, aos 27 anos, o gran-de sim ao sacerdócio e dedicou-se ao ensino. Suas aulas eram como prega-ções de Santo Antonio, cheios de sa-bedoria. Com a explosão da guerra civil espanhola (1936 a 1939), veio a perseguição aos padres e religio-sos. Muitos se esconderam, mas José e outros, de diversas congregações, escolhidos por Deus para abraçarem a fé através do martírio, fi caram em suas funções, até serem presos e mor-tos. Beatifi cado em 2007.

w Dia 26, sexta-feiraCor (vermelho)Primeira leitura (Ecl 3,1-11)Responsório (143)Evangelho (Lc 9,18-22)w Dia 27, sábadoCor (branco)Primeira leitura (Ecl 11,9-12,8)Responsório (89)

Evangelho (Lc 9,43b-45)w Dia 28, domingoCor (verde)Primeira leitura (Ez 18,25-28)Responsório (24)Segunda leitura (Fl 2,1-11)Evangelho (Mt 21,28-32)w Dia 29, segunda-feiraCor (branco)

Primeira leitura (Dn 7,9-10.13-14)Responsório (137)Evangelho (Jo 1,47-51)w Dia 30, terça-feiraCor (branco)Primeira leitura (Jó 3,1-3.11-17.20-23)Responsório (87)Evangelho (Lc 9,51-56)w Dia 1, quarta-feira

Cor (branco)Primeira leitura (Jó 9,1-12.14-16)Responsório (87)Evangelho (Lc 9,57-62)w Dia 2, quinta-feira Cor (branco)Primeira leitura (Ex 23,20-23)Responsório (90)Evangelho (Mt 18,1-5.10)

BELÉM, DE 26 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO DE 2014 5

Vaticano

O caminho do cristão cumpre-se na Ressurreição - essa foi a mensagem essencial do Papa Francisco na homilia da manhã de sexta-feira, 19, na Casa Santa Marta.

O Santo Padre, comentando as palavras de S. Paulo na Primeira Carta aos Coríntios, destacou que os cristãos parecem ter dificuldade em acreditar na transformação do próprio corpo após a morte. Centralizou a sua homilia, sobretudo, na primeira leitura onde São Paulo tem que fazer uma “correção difícil”, “a da Ressurreição”. O Apóstolo dos gentios dirige-se à comunidade de cristãos de Corinto, eles acreditavam que “Cristo ressuscitou” e “ajuda-nos do céu”, mas não estava claro para eles que “também nós ressuscitaremos”. Tal como São Pedro ou Maria Madalena na manhã da Ressurreição que pensavam ter sido roubado o corpo de Jesus - observou, ainda, o Santo Padre que recordou quando São Paulo vai a Atenas e começa a falar da Ressurreição de Cristo, os gregos sábios e filósofos, ficaram assustados:

“Mas a ressurreição dos cristãos é

um escândalo, não podem entendê-la. E é por isso que Paulo faz este raciocínio, raciocina assim, de modo claro: “Se Cristo ressuscitou, como podem dizer alguns entre vós que não há ressurreição dos mortos? Se Cristo ressuscitou, também os mortos serão ressuscitados’. Há resistência à transformação, a resistência para que a obra do Espírito que recebemos no Batismo nos transforme até ao final, até à Ressurreição. E quando falamos disto, a nossa linguagem diz: ‘Mas, eu quero ir para o Céu, não quero ir para o inferno’, mas paramos ali. Nenhum de nós diz: “Eu ressuscitarei como Cristo’: não. Também para nós é difícil entender isso.”

Esta “ tentação de não crer na Ressurreição dos mortos - prosseguiu o Santo Padre - nasceu” nos “primeiros dias da Igreja”. E quando Paulo teve de falar sobre isso aos Tessalonicenses, “no fim, para consolá-los, para encorajá-los disse uma frase mais plena de esperança que está no Novo Testamento. Disse assim: “No fim, estaremos com Ele”. Eis, pois, como é a identidade cristã:

MISSA - SANTA MARTA

A identidade cristã cumpre-se com a nossa ressurreição, afirma Papa Francisco

w PASTORES que caminham à frente, no meio e atrás do rebanho

FOTOS: DIVULGAÇÃO

“Estar com o Senhor - afirmou o Papa Francisco:

“Este é o futuro que nos espera e este é o fato que nos leva a fazer tanta resistência: resistência à transformação do nosso corpo. Também, resistência à identidade cristã. Direi mais : ta lvez não tenhamos tanto pavor do Maligno do Apocalipse, do Anticristo que deve vir primeiro; talvez não tenhamos tanto

“Pastores que caminham à frente, no meio e atrás do rebanho” - esta é a recomen-

dação final do Papa Francisco aos No-vos Bispos, recebidos na quinta-feira, 18, pela manhã, no Vaticano. Como “sentinelas” que são, o pontífice de-sejou-lhes “fecundidade, paciência, humildade e muita oração”.

Papa Francisco quis “falar com simplicidade sobre temas que (lhe) estão muito a peito, recordando antes de mais, como indispensável ao crescimento do rebanho, “a presença estável do Bispo” no meio do seu povo.

Qualquer autêntica reforma da Igreja começa pela presença - a de Cristo, que nunca falta, mas também a do Pastor que rege em nome de Cristo. Não se trata de uma piedosa recomendação! Quando falta o Pastor, ou não é abordável, ficam em jogo a cura pastoral e a salvação das almas.

Evocando um Decreto do Concílio de Trento sobre a reforma da Igreja, o Papa sublinhou que “é nos Pastores que Cristo mesmo dá á Igreja que Ele ama a sua Esposa e dá a vida por ela”. Como entre os esposos que acabam por se assemelhar, após tantos anos de convivência e de amor recíproco, assim na relação entre os Pastores e a sua comunidade.

É preciso intimidade, assiduidade, constância, paciência.

Não basta Bispos contentes à superfície - advertiu o Papa: há que escavar em profundidade para descobrir o que o Espírito continua a inspirar à sua Esposa.

Não sois bispos a prazo, que t ê m n e c e s s i d a d e d e m u d a r constantemente de orientação, como os remédios que com o tempo perdem a capacidade de curar, ou como os alimentos já deteriorados que têm que ir para o lixo.

O Papa Francisco advertiu contra “a tentação de andar para trás e para a frente, sem uma meta”. Não há vento propício para quem não sabe para onde ir! “Nós sabemos para onde vamos: vamos sempre em direção a Jesus. Procuramos conhecer “onde mora”, porque nunca se esgota a

Papa Francisco: O Pastor deve estar junto do povo, acolher sem discriminaçõesRecomendação para os Bispos que estiveram no congresso em Roma

NOVOS BISPOS

resposta que ele deu aos primeiros: “Vinde e vereis”.

Para habitar plenamente nas vossas Igrejas, é necessário habitar sempre com Ele, não fugir d’Ele. Permanecer na sua Palavra, na sua Eucaristia, nas coisas do seu Pai e, sobretudo, na sua cruz.

Papa Francisco pediu aos novos Bispos que não se iludam com “a tentação de mudar de povo”.

Amai o povo que Deus vos deu, mesmo que tivessem cometido

grandes pecados, sem vos cansardes de subir ao encontro do Senhor, para obter perdão e um novo início.

Aprendei o poder humilde, mas irresistível, da substituição vicária, que é a única raiz de toda a redenção.

Ainda no que diz respeito à relação do Bispo com o seu povo, Papa Francisco insistiu que não é questão de multiplicar os meios de comunicação à disposição, mas antes de alargar “o espaço interior que ofereceis para acolher as pessoas e as

suas necessidades concretas”.O acolhimento seja para todos, sem

discriminações, oferecendo a firmeza da autoridade que faz crescer e a mansidão da paternidade que gera.

E, por favor, não cedais à tentação de sacrificar a vossa liberdade interior circundando-vos de cortesãos, de pessoas da mesma linha, de coros de consenso, pois nos lábios do Bispo a Igreja e o mundo têm o direito de encontrar sempre o Evangelho que os torna livres.

Quando falta Deus numa sociedade, mesmo a prosperidade aparece acompanhada por uma terrível pobreza espiritual. (23 de setembro)

Queridos jovens, escutai dentro de vós! Cristo bate à porta do vosso coração. (20 de setembro)

Maria, dai-nos a graça de sermos jubilosos na liberdade dos filhos de Deus. (18 de setembro)

pavor da voz do Arcanjo ou do som da tromba: mas, será a vitória do Senhor. Mas pavor da nossa ressurreição: todos seremos transformados. Será o fim do nosso percurso cristão, essa transformação.

w PAPA O caminho do cristão cumpre-se na Ressurreição

BELÉM, DE 26 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO DE 20146

Igreja no Brasil

Conversão Pastoral da Paróquia foi tema central da Assembleia do Norte 1Reunião discutiu sobre conversão pastoral para que as paróquias sejam evangelizadoras

REGIONAL

Mais de 450 lideranças de pastorais participaram da 39ª Assembleia Diocesana de Joinville (SC). Um dos temas principais de reflexão foi o “Ano da Família”, em processo de organização. A proposta do evento foi apresentada durante o encontro, que consiste em evangelizar a família, fortalecendo os valores cristãos em vista da construção de uma sociedade

justa e fraterna.O B i s p o d i o c e s a n o , D o m

Irineu Roque Scherer, destacou a importância do “Ano da Família” e pediu as lideranças engajamento na preparação desta atividade de evangelização. O tema será “Berço das Vocações” e lema “Permaneçam no meu amor!” (Jo 15,9).

A temática sobre os “Desafios e

possibilidades dentro da realidade familiar” foi apresentada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família da CNBB. Na ocasião, os participantes debateram as dificuldades que a família enfrenta nos dias atuais, a importância e a necessidade da Pastoral Familiar nas dioceses, em unidade aos trabalhos da Comissão Vida e Família, a partir das

dimensões eclesial, social e formativa.Ainda, na reunião, os agentes de

pastorais avaliaram o cronograma anual da diocese, como também o planejamento das atividades para o próximo ano.

A 39ª Assembleia Diocesana de Pastoral foi realizada nos dias 12 e 13 de setembro, no Centro Diocesano em Joinville (SC).

Ano da Família é proposto em Assembleia da diocese de Joinville

Simpósio sobre Vida Consagradarecordará Concílio Vaticano II

Os desafios e perspectivas para a Vida Consagrada, presentes nas reflexões do Concílio Vaticano II, que completou 50 anos, serão abordadas no Simpósio Teológico organizado pela Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro. O evento ocorrerá de 28 a 30 de outubro, no auditório do Colégio São Bento.

Entre as temáticas previstas estão “A dimensão Eclesiológica da Vida Consagrada”, “Fidelidade ao carisma e a espiritualidade”, “A vida fraterna em comunidade”, entre outros.

O Papa Francisco convocou, para 2015, o Ano da Vida Consagrada, cujo início será no próximo dia 30 de novembro, com a conclusão em 2 de fevereiro de 2016. A proposta é

ressaltar as várias dimensões da missão dos consagrados na Igreja. Neste contexto, o Seminário Teológico será uma oportunidade de aprofundar alguns dos princípios relevantes que devem nortear a vida consagrada, além de um espaço para avaliação dos desafios e perspectivas.

As conferências serão ministradas por padres e bispos, entre eles, Cardeal Orani João Tempesta, Dom Murilo Krieger, Dom Jaime Spengler, Dom Giovanni Crippa, Dom Filipe da Silva, Dom Airton José dos Santos, Dom Paulo Cezar Costa, padre Antônio Robson Gonçalves.

Informações e inscrições: www.faculdadesaobento.org.br ou pelo telefone: (21) 2206-8281

Bispos, coordenadores de pasto-ral, responsáveis por pastorais e organismos, representantes

da vida religiosa do Regional Norte 1 (norte do Amazonas e Roraima) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reuniram-se na 42ª As-sembleia Regional, realizada em Ma-naus (AM), de 15 a 18 de setembro.

A Assembleia teve como tema central o documento 100 da CNBB, “Comunidade de comunidades: a conversão pastoral da paróquia”. A assessoria esteve a cargo do Arcebispo de Manaus e presidente da comissão que preparou o documento, Dom Sérgio Castriani. “Discutimos o tema aprovado em 2014, cuja palavra-chave é a ‘conversão pastoral’ no sentido que as paróquias sejam evangelizadoras. Para isso, precisam ser missionárias, acolhedoras, misericordiosas, lugares de comunhão. Ao aprofundar o tema vimos qual é o papel do bispo, do padre, do religioso e da religiosa, do leigo e da leiga, da família, do jovem e do idoso”, explicou Dom Sérgio.

Aprovado em maio deste ano pelos bispos do Brasil durante a 52ª Assembleia Geral, o documento 100 propõe ações práticas para uma conversão pastoral da paróquia e tem entre seus objetivos dinamizar a vida de comunidade. É composto por seis capítulos: Sinais dos Tempos e Conversão Pastoral, Palavra de Deus, Vida, Missão nas Comunidades, Surgimento

DIVULGAÇÃO

da Paróquia e sua Evolução , Comunidade Paroquial, Sujeito e Tarefas da Conversão Paroquial.

CRISTÃOS LEIGOS

A Assembleia do Regional Norte 1 contou com a presença dos leigos. “Tivemos uma participação massiva de leigos, cerca de 80% dos presentes eram coordenadores de pastorais e outros convidados especificamente para a discussão deste tema. Foram levantadas grandes reflexões sobre a relação do leigo com clero, a questão da participação do leigo na política e enquanto sujeito eclesial. Acredito

que o evento foi um sucesso”, disse o Arcebispo de Manaus.

O Estudo 107 da CNBB, “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”, foi assessorado pelo Bispo de São Gabriel da Cachoeira e Secretário do Regional, Dom Edson Damian. Para ele, a assembleia esteve em sintonia com a caminhada proposta pela CNBB. “Desde o documento de Santarém, de 1972, descobrimos que há tempo estamos priorizando a valorização das comunidades eclesiais de base e formando agentes de pastoral, principalmente leigos, devido à carência de padres. Esse documento sobre cristãos leigos vem confirmar

a caminhada que estamos fazendo e isso nos enche de muita alegria. A presença de leigos e leigas deu destaque e um colorido especial nesta assembleia, com contribuições muito importantes para a regional”, afirmou Dom Edson.

O Estudo 107 da CNBB também foi aprovado durante a Assembleia Geral dos Bispos do Brasil. O texto é baseado no método Ver, Julgar e Agir e está dividido em três partes: “O Mundo Atual: Esperanças e Angústias”, “O Sujeito eclesial: Cidadãos, Discípulos e Missionários”, e “A ação Transformadora na Igreja e no Mundo”. O Estudo 107 pretende animar o laicato na compreensão de sua atuação como sujeitos eclesiais nas diversas realidades em que estão inseridos. Está disponível no site da CNBB para download e estudo nas dioceses, que deverão enviar novas contribuições. O texto será retomado na Assembleia da CNBB e, possivelmente, aprovado como documento da Conferência.

Durante a Assembleia do Regional, os participantes partilharam as atividades e conquistas referentes a 2013 e 2014 nas igrejas locais, prelazias e dioceses. Também trataram de temas como a Campanha da Fraternidade 2015 sobre “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o 11º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude, a ser realizado em Manaus, de 18 a 25 de janeiro. O evento deverá reunir cerca de 600 jovens de todo o Brasil.

w PARTICIPAÇÃO representantes da vida religiosa reunidos no evento

Igreja no MundoBELÉM, DE 26 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO DE 2014 7

Divulgada Oração do Papa para o SínodoO último domingo do mês de setembro será dedicado à oração pela III Assembleia Geral Extraordinária

28 DE SETEMBROO último domingo do mês de setembro, dia 28, será dedica-

do à oração pela III Assem-bleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, em agenda de 5 a 19 de outu-bro, no Vaticano, com o tema “Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização”.

U m c o m u n i c a d o difundido pela Secretaria do S ínodo conv ida a s dioceses, Igreja particulares, comunidades paroquiais, Institutos de vida consagrada, associações e movimentos a rezarem nas celebrações eucarísticas e em outros momentos celebrativos, nos dias anteriores e durante os trabalhos sinodais.

Em Roma, a oração será feita todos os dias na Capela da Salus Populi Romani, da Basílica de Santa Maria Maior. A proposta é motivar os fiéis a rezarem por todas as famílias.

A Secretaria do Sínodo publicou um breve subsídio, em diversas línguas, com a Oração da Sagrada Família, composta pelo Papa Francisco, e algumas intenções propostas para a Oração Universal. Divulgamos ambas aqui:

I - ORAÇÃO À SAGRADA FAMÍLIA

Jesus, Maria e Joséem vós nós contemplamoso esplendor do verdadeiro amor,a vós dirigimo-nos com confiança.

Sagrada Família de Nazaré,faz também das nossas famíliaslugares de comunhão e cenáculos de oração,autênticas escolas do Evangelhoe pequenas igrejas domésticas.

Sagrada Família de Nazaré,nunca mais nas famílias se vivam experiênciasde violência, fechamento e divisão:quem quer que tenha sido ferido ou escandalizadoreceba depressa consolação e cura.

Sagrada Família de Nazaré,o próximo Sínodo dos Bispospossa despertar de novo em todos a consciênciada índole sagrada e inviolável da família,a sua beleza no desígnio de Deus.Jesus, Maria e Joséescutai, atendei a nossa súplica.

II - ORAÇÃO UNIVERSAL

Irmãos e irmãs!

Como família dos filhos de Deus e animados pela fé, elevemos as nossas súplicas ao Pai, a fim de que as nossas famílias, sustentadas pela graça de Cristo, se tornem autênticas igrejas domésticas onde se vive e se dá o testemunho do amor de Deus.

Oremos e, juntos, digamos:

Senhor, abençoai e santificai as nossas famílias

Pelo Papa Francisco: que o Senhor, que o chamou a presidir à Igreja na caridade, o sustente no seu ministério ao serviço da unidade do Colégio episcopal e de todo o Povo de Deus, oremos:

Pelos Padres sinodais e pelos outros participantes na III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos: que o Espírito do Senhor ilumine as suas mentes, a fim de que a Igreja possa enfrentar os desafios sobre a família, em fidelidade ao desígnio de Deus, oremos:

Po r a q u e l e s q u e t ê m responsabilidades no governo das Nações: que o Espírito Santo inspire projetos que valorizem a família como c é l u l a f u n d a m e n t a l d a sociedade, segundo o desígnio divino e sustentem as famílias em situações difíceis, oremos:

Pelas famíl ias cr is tãs : que o Senhor, que pôs na comunhão esponsal o selo da sua presença, faça das nossas famílias cenáculos de oração, íntimas comunidades de vida

w SÍNODO DOS BISPOS em outubro, com o tema "Os desafios pastorais da família"

DIVULGAÇÃO

e de amor, à imagem da Sagrada Família de Nazaré, oremos:

Pe l o s c ô n j u g e s e m dificuldade: que o Senhor, rico em misericórdia, os acompanhe mediante a ação maternal da Igreja, com compreensão e paciência, no seu caminho de perdão e de reconciliação, oremos:

Pelas famílias que, por causa do Evangelho, devem deixar as suas terras: que o Senhor, que com Maria e José experimentou o exílio no Egito, os conforte com a sua graça e lhes abra caminhos de ca r idade fraternal e de solidariedade humana, oremos:

Pelos avós: que o Senhor, que foi recebido no Templo pelos Santos anciãos Simeão e Ana, os torne sábios colaboradores dos pais na transmissão da fé e na educação dos filhos, oremos:

Pelas crianças: que o Senhor da vida, que no seu ministério os acolheu, fazendo deles modelos para entrar no Reino dos Céus, suscite em todos o respeito pela vida nascente e inspire programas educativos em conformidade com a visão cristã da vida, oremos:

Pe l o s j ove n s : q u e o Senhor, que santif icou as bodas de Caná, os leve a redescobrir a beleza da índole sagrada e inviolável da famíl ia no des ígnio divino e sustente o caminho dos noivos que se preparam para o matrimonio, oremos:

Ó D e u s , q u e n ã o abandonais a obra das vossas mãos, escutai as nossas invocações:

Enviai o Espírito do vosso Filho para iluminar a Igreja no início do caminho sinodal a fim de que, contemplando o esplendor do verdadeiro amor que resplandece na Sagrada Família de Nazaré, dela aprenda a liberdade e a o b e d i ê n c i a p a r a enfrentar com audácia e misericórdia os desafios do mundo de hoje.

Por Cristo nosso Senhor

Lançado nos EUA livro escrito por cinco cardeais sobre a doutrina da Igreja sobre o matrimônio

Cinco membros do Colégio de Cardeais se uniram para escrever um livro em defesa da doutrina da Igreja sobre os católicos divorciados em nova união e afirmaram que se trata do enfoque mais misericordioso que se pode esperar.

O livro “Remaining in the Truth of Cristo: Marriage and Communion in the Catholic Church” (Permanecendo na verdade de Cristo: Matrimônio e comunhão na Igreja Católica) oferece uma resposta à proposta do Cardeal Walter Kasper para que os católicos divorciados em nova união possam receber a Eucaristia.

Os cinco cardeais autores do livro são Gerhard Müller, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé; Raymond Leo Burke, Prefeito do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica; Walter

Brandmüller, presidente emérito do Comitê Pontifício de Ciências His tór icas ; Car lo Caffarra , Arcebispo de Bolonha e um dos teólogos mais próximos a São João Paulo II em questões de moralidade e família; e Velasio Di Paolis, Presidente emérito da Prefeitura para os Assuntos Econômicos da Santa Sé.

Além dos cardeais, quatro professores e teólogos peritos também fizeram contribuições ao livro: Robert Dodaro (OSA), o editor John Rist, o jesuíta Paul Mankowski e o Arcebispo Cyril Vasil.

Segundo a editora Ignatius Press, o livro aborda argumentos bíblicos sustentados pela atual doutrina da

Igreja assim como os ensinamentos e práticas da Igreja primitiva.

No seu site, Ignatius Press explica que o livro “percorre a história de séculos de resistência católica” à recepção da comunhão por parte de católicos divorciados em nova união . Do mesmo modo, revela “sérias dificuldades teológicas e canônicas inerentes nas práticas do passado e presente da Igreja Ortodoxa”.

“Em nenhum destes casos, bíblicos ou patrísticos, estes estudiosos encontram argumentos a favor do tipo de ‘tolerância’ que o Cardeal Kasper propõe com respeito aos matrimônios civis que se divorciam”, assinala a editora.

Em fevereiro, o Cardeal Kasper, presidente emérito do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, referiu-se ao matrimônio e a vida familiar, dedicando a última parte de seu discurso ao “problema dos divorciados recasados” e propôs que os divorciados recasados possam receber a Comunhão.

Ignatius Press sustenta que os diversos estudos analisados no livro “levam à conclusão de que a fidelidade de muitos anos da Igreja à verdade do matrimônio constitui o fundamento irrevogável de sua resposta misericordiosa e amorosa à pessoa que está civilmente divorciada e recasada”.

Nazaré RepórterBELÉM, DE 26 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO DE 20148

FM 91 .3 MHZRÁDIONAZARÉ

REDE NAZARÉ DETELEVISÃO CANAL 30

Falta pouco para as Eleições 2014. Você já escolheu seu candidato? Ainda não!? Então, acompanhe pela Rádio Nazaré FM (91.3) o Programa Educação e Cidadania, que será apresentado nos dias 24 de setembro e 1º de outubro, às 16h. O assunto será Educação Política, com entrevis ta da advogada Mary Cohen, membro da Comissão de Justiça e Paz (CJP) da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O voto consciente para Igreja é uma atitude da vivência dos mandamentos

de Jesus Cristo, pois hoje a CNBB tem incentivado os cidadãos primeiramente fazer uma análise dos candidatos que estão na disputa. No programa serão apresentadas orientações aos eleitores para que exerçam o seu voto de forma consciente e quais critérios poderão analisar na hora de escolher o seu candidato . L igue para o número 4006-9211. Participe! Tire suas dúvidas ou sugira novos temas para os Programas de Cidadania. A sua participação é muito importante para nós!

l RÁDIO NAZARÉ FM: RETA FINAL DA ELEIÇÕES 2014

RÁDIO NAZARÉ FM – 91,3. A SERVIÇO DA VIDA. RUMOAOS 400 ANOS DE EVANGELIZAÇÃO NA AMAZÔNIA.

WWW.

FUNDACAONAZARE.

COM.BRPORTAL

NAZARÉ FUNDACAONAZARE.

FUNDACAONAZARE.FUNDACAONAZARE.

l INTERNAUTAS BUSCAM PALAVRA ETERNA

O Por tal da Fundação Nazaré de Comunicação é o espaço onde é possível acessar os conteúdos que são exibidos na TV Nazaré, na Rádio Nazaré e no Jornal Voz de Nazaré. No dia, 22, o programa Palavra de Vida Eterna | São Lucas 8,16-18, apresentado por Dom

Alberto Taveira, Arcebispo Metropolitano de Belém, teve mais de 15 mil visualizações. O programa Nazaré Notícias apresentado por Marcos Valério, deste mesmo dia alcançou cerca de 12 mil visualizações. O Porta pode ser acessado pelo site: www.fundacaonazare.com.br

J FESTIVIDADE DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

A Paróquia da Santíssima Trindade comemorará a Festividade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, do dia 3 ao dia 7 de outubro. Todos os dias, após a missa, haverá arraial em frente à Igreja, com apresentação de grupos musicais. As celebrações contarão com a presença de Dom Alberto, no dia 3; Dom Teodoro, no dia 5 e Dom Vicente Zico no dia 6. O encerramento, dia 7, contará com missa presidida por Dom Irineu. Todos estão convidados a participar da festa, preparada com esmero para homenagear a Mãe de Deus.

LUIZ DIVULGAÇÃO

E m p a r c e r i a c o m a F u n d a ç ã o N a z a r é d e C o m u n i c a ç ã o , o Departamento Intersindical de Es tat ís t ica e Es tudos Socioeconômicos (DIEESE/Pa), traz informações através de pesquisas a nível de economia e cultura, durante todo o período

do Círio de Nazaré. Essas orientações são repassadas pelo diretor técnico do DIEESE, Roberto Sena e também pelo economista e encarregado de pesquisas, Everson Costa. A participação ocorre todas às quintas-feiras às 12h, no telejornal Nazaré Notícias.

l TV NAZARÉ MOSTRA IMPACTOS DO CÍRIO NO PARÁ

Novo Tempo é um pro-grama que fala sobre

fé, otimismo e motivação. Nele também é feita a lei-tura do Evangelho e dos aniversariantes do dia. É apresentado por Vera Sam-paio de segunda a sexta-feira com a duração de 20 minutos, e em está com um novo horário, às 7h50, de-vido a propaganda política. Vera Sampaio tira dúvidas através de redes sociais e te-

lefone, tendo uma grande participação dos ouvintes. O programa é um grande momento de reflexão.

O programa Pa-lavra de Vida

Eterna é uma pro-gramação que leva o telespectador a experimentar a graça de Deus diariamente, através da Palavra e também faz a reflexão sobre o Evangelho do dia de forma clara. Tem a apresentação do Arcebispo Metropolita-no de Belém, Dom Alberto

Taveira Corrêa, sempre às 6h55, 16h, 18h50 e 23h.

Eleições 2014. Cidadão consciente, voto consciente!

LUIZ ESTUMANO

DIVULGAÇÃO

J CÍRIO COMUNITÁRIO DA UEPA

O projeto ‘Círio Comunitário’, realiza ações educativas e de lazer para alunos e professores da escola estadual Vera Simplício, em Belém. A iniciativa é do Grupo de Pesquisa Sociedade, Ciência e Ideologia, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Universidade do Estado do Pará. A programação sócio-cultural-religiosa conta com diversas atividades, entre elas as Oficinas Reciclart Uepa, promovidas por alunos do Curso de Licenciatura Plena em Ciências da Religião, que iniciaram no dia 22 e será realizada também na próxima segunda-feira, 29 de setembro, às 10h. A oficina trabalhará com produtos recicláveis que resultarão em candelabros feitos de garrafas Pet`s e oratórios produzidos de caixas reaproveitadas de sucos. Este projeto é importante para a população, por ser um evento católico que valoriza a cultura paraense. O projeto já existe há quase 10 anos.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está se aproximando e os alunos do ensino médio da rede de escolas particulares e públicas procuram por uma prepação maior. Por isso, será realizado o projeto “Cinema, Música e História no Vestibular”, na Fundação Tancredo Neves (FCPTN). São palestras que servirão como uma grande revisão envolvendo exercícios com assuntos importantes de história para o dia da prova. Por meio dos filmes “Carlota Joaquina” e “Tiradentes”, os professores farão análise de assuntos desde o descobrimento do Brasil até a Proclamação da República, passando pela Independência do Brasil, vinda da Família Real e o Período Regencial. Os alunos também terão uma bate-papo com os professores sobre os

J ENEM É TEMA DE CINEMA NO CENTUR

Tancredo Neves (FCPTN). São palestras que

Tancredo Neves (FCPTN). São palestras que Tancredo Neves (FCPTN). São palestras que

No domingo, 28, a Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade do Pará (ABCMI/PA) promove o 24 ° Festival do Açaí e 22ª Feira do Artesanato, no Horto Municipal de Belém, localizado na rua dos Mundurucus, esquina com Dr. Moraes, de 9h às 15h. Haverá vendas de comidas típicas, artesanatos e diversas atrações. A entrada é franca.

J FESTIVAL DO AÇAÍ E FEIRA DO ARTESANATO, NO HORTO.

O Instituto Evandro Chagas (IEC) convoca a Imprensa para coletiva sexta-feira, 26, às 9h, no auditório do restaurante existente no local.O médico Pedro Fernando da Costa Vasconcelos, chefe da Seção de Arbovirologia e Febres Hemorrágicas (SAARB), prestará esclarecimentos sobre a febre Chikungunya, que apresenta registro de vítimas no Brasil. O IEC é referência nacional em diagnóstico do Chikungunya.

J ENTREVISTA SOBRE A FEBRE CHIKUNGUNYA

assuntos abordados. Para participar do projeto, basta comparecer a Fundação Cultural Tancredo Neves. As aulas serão ministradas dia 27, às 9h, no Centro de Eventos Ismael Nery, que fica no primeiro andar. O projeto é uma iniciativa conjunta de professores de ensino pré-vestibular em parceria com a Biblioteca Pública Arthur Vianna, do Centur.

J SEMANA DA JUVENTUDE DA PARÓQUIA NATIVIDADE DE NOSSO SENHOR

A Paróquia Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo, pertencente à Região Episcopal São João Batista, localizada avenida Ariri, Conjunto Sideral, Nova Marambaia, está promovendo desde o dia 24 de setembro a Semana da Juventude. Foram abordadas várias temáticas no encontro, dentre eles “Famílias e seus desafios na atualidade;

Gravidez na adolescência e suas conseqüências e Redes sociais benefícios de malefícios”. No dia 27, será realizada a caminhada da juventude, com saída da Comunidade São Sebastião seguindo até a matriz. Na chegada haverá animação com louvor. A Semana da Juventude encerra no dia 28 com missa, às 19h.

J ESTUDO DA CARTILHA ELEIÇÕES 2014 NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO AMPARO

A Paróquia Nossa Senhora do Amparo, localizada travessa SN 3, entre WE 31 e 32, na Cidade Nova 8, Ananindeua, realiza na sexta-feira, 26, às 20h, o estudo da Cartilha Eleições 2014. O objetivo é esclarecer às pessoas sobre o voto consciente e suas conseqüências à sociedade.

Fundação NazaréBELÉM, DE 26 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO DE 2014 9

SEXTA - FEIRA

00h00 - Palavra de Vida Eterna00h05 - Mulher.com02h30 - Caminhando Na Fé02h45 - A Palavra de Deus é Luz02h50 - Palavra de Vida Eterna03h00 - Evangeliza Show03h55 - Palavra de Vida Eterna04h00 - Diálogo Aberto05h00 - Caminhando Na Fé05h15 - A Palavra de Deus é Luz05h20 - Palavra de Vida Eterna05h25 - Fazendo Esperança05h55 - Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 - Abertura da Programação da TV06h00 - Terço Doloroso06h30 - Caminhando Na Fé06h45 - A Palavra de Deus é Luz06h55 - Palavra de Vida Eterna07h00 - Santa Missa 08h00 - Palavra de Vida Eterna 08:05 - Mulher.com 10h15 - De Mãos Dadas 10h55 - Palavra de Vida Eterna 11h00 - Atelier na TV11h45 - Desenho12h00 - Nazaré Notícias12h45 - Novena de Nossa Senhora de Nazaré 12h55 - Palavra de Vida Eterna 13h00 - HORÁRIO POLÍTICO 13h50 - Caminhando Na Fé14H00 - Despertai Para o Amor 14h30 - Religare15h00 - De Coração15h30 - De Mãos Dadas16h10 - Desenho16h30 - Fazendo Esperança17h00 - Caminhando na Fé 17h15 - Sinais do Sagrado17h30 - Terço Doloroso18h00 - Santa Missa 18h55 - Palavra de Vida Eterna 19h00 - Nazaré Notícias 19h45 - Caminhando na Fé 20h00 - Terra Santa News 20h20 - Palavra de Vida Eterna 20h25 - Retratos da Amazônia 20h30 - HORÁRIO POLÍTICO 21H20 - Clip Show 22h20 - Nazaré Notícias23h05 - Espaço Cultural23h58- Encerramento da Programação TV

SÁBADO

00h00 - Música Mensagem02h00 - De Coração02h30 - Conversa com Meu Povo03h00 - Clip Show04h00 - Espaço Cultural05h00 - Evangeliza Show05h55 - Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 - Abertura da Programação da TV06h00 - Terço Gozoso06h30 - Conversa Com Meu Povo 06h55 - Palavra de Vida Eterna

07h00 Notícias Pastorais07h45 - Eu Creio07h50 - Maria de Todos os Povos08h00 - Viola Brasil08h30 - Conversa com Meu Povo09h00 - Missa no Rio de Janeiro-RJ10h00 - Clip Show 11h00 - Pesca Amazônia12h00 - Notícias Pastorais12h45 - Eu Creio12h50 - Maria de Todos os Povos13h00 - HORÁRIO POLÍTICO 13h50 - Desenho 14h00 - Pensando Bem15h00 - Santa Missa e Adoração em São Paulo -SP 16H45- Notícias Pastorais 17h30 - Terço Gozoso 18h00 - Especial Musical 18h55 - Palavra de Vida Eterna 20h00 - Conversa com Meu Povo20h30 - HORÁRIO POLÍTICO21H20- Viagem Pela Amazônia 21h50 - Notícias Pastorais 22h35 - Conversa com Meu Povo 23h00 - Palavra de Vida Eterna 23h05 - Espaço Cultural 23h59- Encerramento da Programação TV DOMINGO

00h00 - Música Mensagem02h00 - Vida Consagrada03h00 - Clip Show04h00 - Igreja que Sofre04h30 - Música Arte e Vida05h30 - Igreja no Brasil05h45 - Maria de Todos os Povos05h55 - Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 - Abertura da Programação da TV06h00 - Terço Glorioso07h00 - Missa Dominical - Paróquia Cristo Rei08h00 - Notícias das Pastorais 08h45 - Eu Creio 08h50 - Maria de Todos os Povos 09h00 - Desenho 09h30 - Viagem pela Amazônia 10h00 - Diálogo Aberto 11h00 - Pesca Amazônia 12h00 - Notícias das Pastorais 12h45 - Clip Show 13H40 - Encantos da Amazônia 14h40 - Ângelus14h55 - Palavra de Vida Eterna15h00 - Vida Consagrada16h00 - Palavra de Vida Eterna16h05 - Dedo de Prosa17h00 - Desenho17h30 - Terço Glorioso17h55 - Palavra de Vida Eterna18h00 - Missa Santuário Nacional de Aparecida 19h00 - Instrumental Sesc Brasil 20h00 - Janela Aberta21h00 - Espaço Cultural22h00 - Terra Santa News22h20 - Caminhando na Fé22h30 - Palavra de Vida Eterna

22h35 - Questão de Fé 23h58 - Terço Glorioso

SEGUNDA - FEIRA

00h00 - A Palavra de Deus é Luz00h05 - Mulher.com02h30 - Caminhando Na Fé02h45 - A Palavra de Deus é Luz02h50 - Palavra de Vida Eterna03h00 - Encantos da Amazônia04h00 - Clip Show05h00 - Caminhando Na Fé05h15 - A Palavra de Deus é Luz05h20 - Palavra de Vida Eterna05h25 - Fazendo Esperança05h55 - Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 - Abertura da Programação da TV06h00 - Terço Gozoso06h30 - Caminhando Na Fé06h45 - A Palavra de Deus é Luz06h55 - Palavra de Vida Eterna07h00 - Santa Missa08h00 - Palavra de Vida Eterna08h05 - Mulher.com10h15 - De Mãos Dadas11h00 - Atelier na TV11h45 - Desenho12h00 - Nazaré Notícias12h45 - Novena de Nossa Senhora de Nazaré 12h55 - Palavra de Vida Eterna 13h00 - HORÁRIO POLÍTICO 13h50 - Caminhando Na Fé14h00 - Despertei Para o Amor 14h30 - Religare15h00 - Dialogo Aberto16h00 - De Palavras16h30 - Fazendo Esperança17h00 - Caminhando na Fé 17h15 - Sinais do Sagrado 17h30 - Terço Gozoso 18h00 - Santa Missa 18h55 - Palavra de Vida Eterna 19h00 - Nazaré Notícias19h45 - Caminhando Na Fé20h00 - Fazendo Esperança20h30 - HORÁRIO POLÍTICO 21h20 - Janela Aberta22h20 - Nazaré Notícias23h05 - Caminhando na Fé23h20 - Mãe Maria23h30 - Religare 23h58- Encerramento da Programação TV TERÇA - FEIRA

00h00 - Palavra de Vida Eterna00h05 - Mulher.com02h30 - Conversa com Meu Povo03h00 - Janela Aberta03h55 - Palavra de Vida Eterna04h00 - Diálogo Aberto05h00 - Conversa com Meu Povo05h30 - Sobre Todas as Coisas05h45 - Palavra de Vida Eterna05h50 - Eu Creio05h55 - Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 - Abertura da Programação da TV

06h00 - Terço Doloroso06h30 - Conversa com Meu Povo06h55 - Palavra de Vida Eterna07h00 - Santa Missa08h00 - Palavra de Vida Eterna08h05 - Mulher.com10h15 - De Mãos Dadas11h00 - Atelier na TV11h45 - Sobre Todas as Coisas12h00 - Nazaré Notícias12h45 - Novena de Nossa Senhora de Nazaré 12h55 - Palavra de Vida Eterna 13h00 - HORÁRIO POLÍTICO 13h50 - Conversa com Meu Povo14h20 - Desenho15h00 - Novena do Perpétuo Socorro15h40 - Sobre Todas as Coisas16h00 - De Palavras16h30 - Conversa com Meu Povo17h00 - Desenho 17h15 - Sinais do Sagrado 17h30 - Terço Doloroso 18h00 - Santa Missa 18h55 - Palavra de Vida Eterna19h00 - Nazaré Notícias19h45 - Sobre Todas as Coisas20h00 - Conversa com Meu Povo20h30 - HORÁRIO POLÍTICO 20h50 - Palavra de Vida Eterna 20h55 - Retratos da Amazônia 21h20 - Questão de Fé 22h20 - Nazaré Notícias23h00 - Conversa com Meu Povo23h30 - Despertai para o Amor 23h58- Encerramento da Programação TV QUARTA - FEIRA

00h00 - A Palavra de Deus é Luz00h05 - Mulher.com02h30 - Caminhando Na Fé02h45 - A Palavra de Deus é Luz02h50 - Palavra de Vida Eterna03h00 - Novena do Perpétuo Socorro03h40 - Mãe Maria03h55 - Palavra de Vida Eterna04h00 - Questão de Fé05h00 - Caminhando Na Fé05h15 - A Palavra de Deus é Luz05h20 - Palavra de Vida Eterna05h25 - Fazendo Esperança05h55 - Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 - Abertura da Programação da TV06h00 - Peregrinação de Nazaré06h30 - Caminhando Na Fé06h45 - A Palavra de Deus é Luz06h55 - Palavra de Vida Eterna07h00 - Santa Missa08h00 - Palavra de Vida Eterna08h05 - Mulher.com10h15 - De Mãos Dadas11h00 - Atelier na TV11h45 - Desenho12h00 - Nazaré Notícias12h45 - Novena de Nossa Senhora de Nazaré 12h55 - Palavra de Vida Eterna 13h00 - HORÁRIO POLÍTICO

13h50 - Caminhando Na Fé14h00 - Deus com a Gente14h30 - Religare15h00 - Pensando Bem16h00 - De Palavras16h30 - Fazendo Esperança17h00 - Caminhando na Fé 17h15 - Sinais do Sagrado 17h30 - Peregrinação de Nazaré 18h00 - Santa Missa 18h55 - Palavra de Vida Eterna19h00 - Nazaré Notícias19h45 - Caminhando Na Fé20h00 - HORÁRIO POLÍTICO21h20 - Vida Consagrada 22h20 - Nazaré Notícias23h05 - Caminhando Na Fé23h20 - Retratos da Amazônia 23h25 - Palavra de Vida Eterna 23h30 - Deus com a Gente23h58- Encerramento da Programação TV QUINTA-FEIRA

00h00 - Palavra de Vida Eterna00h05 - Mulher.com02h30 - Conversa com Meu Povo03h00 - Vida Consagrada 03h55 - Palavra de Vida Eterna04h00 - Clip Show05h00 - Conversa com Meu Povo05h30 - Sobre Todas as Coisas05h45 - Palavra de Vida Eterna05h50 - Eu Creio05h55 - Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 - Abertura da Programação da TV06h00 - Peregrinação de Nazaré06h30 - Conversa com Meu Povo 06h55 - Palavra de Vida Eterna07h00 - Santa Missa08h00 - Palavra de Vida Eterna08h05 - Mulher.com10h15 - De Mãos Dadas11h00 - Atelier na TV11h45 - Sobre Todas as Coisas12h00 - Nazaré Notícias12h45 - Novena de Nossa Senhora de Nazaré 12h55 - Palavra de Vida Eterna 13h00 - HORÁRIO POLÍTICO 13h50 - Conversa com Meu Povo14h20 - Desenho15h00 - Diálogo Aberto16h00 - De Palavras16h30 - Conversa com Meu Povo17h00 - Desenho 17h15 - Sinais do Sagrado17h30 - Peregrinação de Nazaré18h00 - Santa Missa 18h55 - Palavra de Vida Eterna 19h00 - Nazaré Notícias 19h45 - Sobre Todas as Coisas 20h00 - Conversa com Meu Povo20h30 - HORÁRIO POLÍTICO21H20 - Evangeliza Show 22h20 - Nazaré Notícias23h05 - Conversa com Meu Povo23h30 - Religare23H58 - Encerramento da Programação TV

Escute na Rádio Nazaré FM 91.3 Ligue: (91) 4006-9251

Assista na TV Nazaré - Canal 30

SEXTA - FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h00 - Lírio Mimoso05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Laudes05h30 - Oração do Terço - Mistérios Dolorosos06h00 - A Voz do Pastor06h15 - Estudo bíblico06h30 - Jornal Brasil Hoje06h45 - Bom dia Belém - Prefeitura de Belém07h00 - Horário Político07h50 - Novo tempo08h10 - Igreja ponto a ponto08h55 - Plantão RCR09h00 - Nazaré em revista09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h30 - A voz do pastor11h45 - Momento de Oração - Ângelus, Pai - nosso.12h00 - Horário Político12h50 -Cardápio Instrumental14h00 - Estação Segurança14h30 - Informe Noticias15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Noticias15h55 - Plantão R C R16h00 - Varanda Musical16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h45 - Ângelus - Liturgia das Horas - Vésperas17h55 - Oração do Ângelus18h00 - A Voz do Pastor18h15 - Oração do Terço - Mistérios Dolorosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Saudade em Versos e Canções22h00 - A voz do pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - Mensagem de Encerramento00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

SÁBADO

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h00 - Lírio Mimoso05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes05h30 - Oração do Terço - Mistérios Gozosos06h00 - A Voz do Pastor06h30 - Jornal Brasil Hoje07h00 - Horário Eleitoral08h00 - Conhecendo Jesus10h00 - Maria de Todos os Povos

11h55 - Momento de Oração - Ângelus, Pai - nosso12h00 - Horário Político12h50 - A voz do pastor14h00 - Caminho Aberto15h00 - Criança Evangelizando Criança16h00 - Evangelizando Através do Dizimo17h00 - Musical Nazaré17h45 - Ângelus - Liturgia das Horas - Vésperas18h00 - A Voz do Pastor18h15 - Oração do Terço - Mistérios Gozosos18h30 - Musical Mariano18h30 - Preparando a Festa19h00 - Musical Nazaré22h00 - A voz do Pastor22h15 - Domínio jovem23h50 - MENSAGEM DE ENCERRAMENTO00h00 - Rede Milícia Sat

DOMINGO

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h00 - Lírio Mimoso05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Laudes05h30 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos06h00 - A Voz do Pastor06h30 - Preparando a Festa07h00 - Santa Missa 08h00 - Vem e Segue-me10h00 - Domingo Alegre11h55 - Momento de Oração - Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do pastor12h15 - Cardápio Instrumental14h00 - A Vida e o Tempo15h00 - As Mais Tocadas18h00 - A Voz do Pastor18h15 - Ângelus - Liturgia das Horas - Vésperas18h30 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos19h00 - Clássico Nazaré20h00 - Circuito M P B22h00 - A voz do Pastor22h15 - Especial PE. Zezinho23h50 - MENSAGEM DE ENCERRAMENTO00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

SEGUNDA - FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h00 - Lírio Mimoso05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Laudes05h30 - Oração do Terço - Mistérios Gozosos06h00 - A Voz do Pastor06h15 - Estudo bíblico

06h30 - Jornal Brasil Hoje06h45 - Bom dia Belém - Prefeitura de Belém07h00 - Horário Político07h50 - Novo tempo08h10 - Igreja ponto a ponto08h55 - Plantão RCR09h00 - Nazaré em revista09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h30 - A voz do pastor11h45 - Momento de Oração - Ângelus, Pai - nosso.12h00 - Horário Político12h50 - Cardápio Instrumental14h00 - Varanda Musical14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Notícia15h55 - Plantão R C R16h00 - Saúde e Cidadania16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h45 - Ângelus - Liturgia das Horas - Vésperas18h00 - Voz do Pastor18h15 - Oração do Terço - Mistérios Gozosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Crescendo na Fé21h00 - Orando com Você - Com. Maíra22h00 - A voz do pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - MENSAGEM DE ENCERRAMENTO00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

TERÇA - FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h00 - Lírio Mimoso05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Laudes05h30 - Oração do Terço - Mistérios Dolorosos06h00 - A Voz do Pastor06h15 - Estudo bíblico06h30 - Jornal Brasil Hoje06h45 - Bom dia Belém - Prefeitura de Belém07h00 - Horário Político07h50 - Novo tempo08h10 - Igreja ponto a ponto08h55 - Plantão RCR09h00 - Nazaré em revista09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h30 - A voz do pastor11h45 - Momento de Oração - Ângelus, Pai - nosso.12h00 - Horário Político

12h50 - Cardápio Instrumental14h00 - Varanda Musical14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Notícia15h55 - Plantão R C R16h00 - Direito e cidadania16h30 - Informe Notícia17h25 - Informe Notícia17h30 - Ângelus - Liturgia das Horas - Vésperas17h45 - Voz do Pastor18h00 - Novena Nossa Senhora Perpétuo Socorro18h30 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Família em Ação22h00 - A voz do pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - MENSAGEM DE ENCERRAMENTO00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

QUARTA - FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h00 - Lírio Mimoso05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Laudes05h30 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos06h00 - A Voz do Pastor06h15 - Estudo bíblico06h30 - Jornal Brasil Hoje06h45 - Bom dia Belém - Prefeitura de Belém07h00 - Horário Político07h50 - Novo tempo08h10 - Igreja ponto a ponto08h55 - Plantão RCR09h00 - Nazaré em revista09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h30 - A voz do pastor11h45 - Momento de Oração - Ângelus, Pai - nosso.12h00 - Horário Político12h50 - Cardápio Instrumental14h00 - Varanda Musical14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Noticia15h55 - Plantão RCR16h00 - Educação e Cidadania16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h45 - Ângelus - Liturgia das Horas - Vésperas18h00 - A Voz do Pastor18h15 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos18h40 - Musical Mariano

19h00 - Voz do Brasil20h00 - Musical Mensagem21h00 - Orando com Você - Com. Mar adentro.22h00 - A voz do pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - MENSAGEM DE ENCERRAMENTO00h00 - Rede Milícia Sat – Igreja no Rádio

QUINTA - FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h00 - Lírio Mimoso05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Laudes05h30 - Oração do terço - Mistérios Luminosos06h00 - A Voz do Pastor06h15 - Estudo bíblico06h30 - Jornal Brasil Hoje06h45 - Bom dia Belém - Prefeitura de Belém07h00 - Horário Político07h50 - Novo tempo08h10 - Igreja ponto a ponto08h55 - Plantão RCR09h00 - Nazaré em revista09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h30 - A voz do pastor11h45 - Momento de Oração - Ângelus, Pai - nosso.12h00 - Horário Político12h50 - Cardápio Instrumental14h00 - Entre nós14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da Misericórdia15h15 - Musical Nazaré15h30 - Informe Notícia15h55 - Plantão R C R16h00 - Varanda Musical16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h45 - Ângelus - Liturgia das Horas - Vésperas18h00 - A Voz do Pastor18h15 - Oração do Terço - Mistérios Luminosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Musical Mensagem21h00 - Orando com Você - Com. Shalon.22h00 - A voz do Pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - MENSAGEM DE ENCERRAMENTO00h00 - Rede Milícia Sat – Igreja no Rádio

Santa MissaBELÉM, DE 26 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO DE 201410

Horários de Missas na Arquidiocese de Belém

Entre em contato com seu pároco ou com a secretaria da sua paróquia e solicite que nos informem para podermos publicar.

Não encontrou o horário da sua paróquia aqui?

REGIÃO EPISCOPAL DE SANT’ANA

Nossa Senhora da Graça(Catedral)Cidade Velha - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h e 19hTelefone: 3223-2362/3225-2715

Igreja N. S. das Mercês(Reitoria)Comércio - BelémSábado: 12h e 17hDomingo: 12h e 17hTelefone: 3212-3102

Sant'Ana da CampinaComércio - BelémSábado: 12h (Igreja Matriz) Domingo: 7h (Col. D. Bosco) 9h (Igreja Matriz)Telefone: 3230-3734

São Judas TadeuCondor - BelémSábado: 18hDomingo: 7h, 9h e 18hTelefone: 3283-6020 Sta. Terezinha do Menino JesusJurunas - BelémSábado: 6h30 e 18h30Domingo: 6h30, 8h30 e 18hTelefone: 3272-2251 Santo Antônio de LisboaBatista Campos - BelémSábado: 6h30, 12h, 17h e 18h30Domingo: 8h, 11h, 17h, 18h30 e 20hTelefone: 3215-7004/ 3222-0097 Santíssima TrindadeCampina - BelémSábado: 16hDomingo: 7h, 10h, 11h30, 17h30 e 19hTelefone: 3215-7007/ 3242-4917 N. S. da ConceiçãoCidade Velha - BelémSábado: 18h30Domingo: 7h00, 9h00 e 18h00Telefone: 3215-7006 São JoséUmarizal - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 11h e 19hTelefone: 3230-4916

Santa LuziaJurunas - BelémSábado: 7h, 17h e 19hDomingo: 7h30 e 19hTelefone: 3271-2146

João Paulo II Souza - Belém Sábado: 18hDomingo: 8h e 18hTelefone: 3277-4062

Santa Maria de Belém Terra Firme - BelémTerça: 19h Sábado: 19hDomingo: 7h30 e 19hTelefone: 3253-5422

Divina Misericórdia Águas Negras - Icoaraci Terça: 18hQuinta: 18h e 19hDomingo: 7hTelefone: 3116-7730

Nossa Senhora de Lourdes Coqueiro - Ananindeua Seg a Sex: 18hSáado: 7h e 17hDomingo: 7h e 19hTelefone: 3275-2391

Santa Maria do Bom Futuro Cabanagem - Belém Sábado: Domingo:Telefone:

REGIÃO EPISCOPALSANTA MARIA GORETTI

São Pedro e São Paulo

Guamá - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h e 18h30Telefone: 3283-6021/3259-0413 São José de QueluzCanudos - BelémSábado: 6h30 e 20hDomingo: 7h, 8h30, 17h30 e 20hTelefone: 3226-2151/ 3226-2612

São Domingos de GusmãoTerra Firme - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 8h30 e 19h30Telefone: 3253-2656

São MiguelCremação - BelémSábado: 18h30Domingo 7h30, 11h e 18h30Telefone: 3283-6022

Nossa Senhora de FátimaFátima - BelémSábado: 17h30Domingo: 6h45, 8h30, 17h30e 19h30Telefone: 3228-0864

Paróquia Santa Maria GorettiGuamá - BelémDomingo: 9h30 e 18hTelefone: 3283-6023

N. S. de Nazaré (Basílica Santuário)Nazaré - BelémSábado: 7h, 8h30,12h,17hDomingo: 6h30, 8h, 10h,16h30, 18h, 20hTelefone: 4009-8400

São Francisco de Assis(Capuchinhos)São Brás - BelémSábado: 19h30Domingo: 6h, 7h30,9h30,18h, 20hTelefone: 3073-1500

Santo Antônio do TucundubaGuamá - BelémSábado: 19h30Domingo: 7h e 19h30Telefone: 3274 -9001

REGIÃO EPISCOPALSANTA CRUZ

Imaculada ConceiçãoCastanheira - BelémSábado: 17hDomingo: 7h e 19hTelefone: 3277-4642

São SebastiãoSacramenta - BelémSábado e domingo: 7h; 17h e 19hTelefone: 3264-9060/3254-7354

Jesus RessuscitadoMarambaia - BelémSábado: 18hDomingo: 8h e 18hTelefone: 3277-4643

São Geraldo MagelaVal de Cans - BelémSábado: 19hDomingo: 7h30, 10h30 e 18hTelefone: 3257-7950 N. S. do Perpétuo SocorroTelégrafo - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 8h30, 17h30 e 19hTelefone: 3264-9061

São JorgeMarambaia - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h, 17h, 19hTelefone: 3277-4641

São Raimundo NonatoUmarizal - Belém.Sábado e domingo: 6h30 e 18hTelefone: 3277-4644

Santa CruzMarco - BelémSábado: 7h e 18h30Domingo: 7h, 9h, 11h30 e 18h30Telefone: 3277-4640/3276-0941

Nossa Senhora daConceição AparecidaPedreira - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h, 19hTelefone: 3233-4224/3276-9573

São Francisco XavierMarco - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h, 18hTelefone: 3283-3052

Nossa Senhora Mãeda Divina ProvidênciaVal de Cans - BelémSábado:19hDomingo: 7h e 19hTelefone: 3257-2388

Sagrada FamíliaCurió Utinga - Belém. Sábado: 7h e 19h30Domingo: 7h, 9h e 19h30

REGIÃO EPISCOPALSÃO JOÃO BATISTA

São João Batista eNossa Senhora das GraçasIcoaraci - Belém.Sábado: 6h30 e 20hDomingo: 7h, 10h, 18hTelefone: 3297-7250 São Francisco de AssisTapanã - BelémDomingo: 7h e 18h30Telefone: 3258-8036

Nossa Senhora de FátimaIcoaraci - BelémSábado: 20hDomingo: 7h, 19hTelefone: 3297-7251

Jesus Bom SamaritanoTapanã - Belém.Sábado: 7hDomingo: 7h30 e 19h30Telefone: 3033-2004

São Francisco das IlhasCotijuba - BelémSábado: 19h30;Domingo: 8h, 9h30, 19h30Telefone: 3247-1438

Santa EdwigesNova Marambaia - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h30, 18hTelefone: 3279-1654

N. S. Rainha da PazBengui - BelémDomingo: 7h, 9h, 18h30Telefone: 3277-4645

Coração Eucarístico de JesusCatalina - BelémSábado: 19h30Domingo: 7h, 10h e 19h

N. S. da Imaculada ConceiçãoOuteiro - BelémSábado: 8hDomingo: 7hTelefone: 3277-4648

N. S. do Bom RemédioConjunto Satélite - BelémSábado: 17h30Domingo: 7h, 18h30Telefone: 3289-5355

Natividade de NossoSenhor Jesus CristoConjunto Sideral - BelémDomingo: 7h, 9h, 18hTelefone: 3288-4250

Santo Antônio de PáduaCoqueiro - AnanindeuaSábado: 19h Domingo: 7h e 18hTelefone: 3237-8350

Santo Afonso de LigórioPratinha - BelémSábado: 19hDomingo: 8h30, 19hTelefone: 3258-1554/3274-8281

Arcanjo São Miguel Una - Ananindeua

Sábado: 19hDomingo: 7h30 e 19hTelefone: 3234-4674

Região Episcopal São João BatistaParóquia Santa Teresinha do Menino Jesus -TenonéHorário: Domingo. 7h e 18hTelefone: 3289-5368

REGIÃO EPISCOPALMENINO DEUS

N. S. AuxiliadoraAnita Gerosa(Aurá) - AnanindeuaDomingo: 7h e 18hTelefones: 3255-3828

N. S. das VitóriasAlmir Gabriel - Marituba Sábado: 19hDomingo: 7h, 19hTelefone: 3256-7655

Sagrado Coração de JesusJúlia Seffer - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h30, 9h, 18hTelefone: 3265-5413

Sagrado Coração de JesusDistrito Industrial - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h, 8h30, 17h30Telefone: 3255-9475

Menino DeusCentro - Marituba Domingo: 6h, 8h30, 18hTelefone: 3237-8351

N. S. de NazaréColônia - MaritubaDomingo: 8h30Quinta: 19hTelefone: 3279-2624 N. S. das GraçasCentro - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h, 19hTelefone: 3255-2654

N. S. do ÓVila - MosqueiroSábado: 19h30Domingo: 6h30, 9h30, 19h30Telefone: (91) 3771-1278

São Pio XÁguas Lindas - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 10h e 19hTelefone: 3215-7003

Santa Rosa de LimaIndependente - BenevidesSegunda a Sexta :18hSábado:17hDomingo: 07h30 e 19h30Telefone: (91)3724- 2565

Bom Pastor Nova Marituba - Ananindeua Segunda a Sexta: 18hSábado: 6h, 09h30 e 19hDomingo: 6h, 09h30 e 19hTelefone: 4106-0202

Nossa Senhora da Conceição Praça Matriz - Benfica Sábado:Domingo:Telefone: 3450-8147

Nossa Senhora da Conceição Carananduba - Mosqueiro Ter e Sex: 18h30Sábado: 18hDomingo: 7h e 19h Telefone: 37721183

Santa Bárbara Centro - Santa Bárbara Domingo: 7h30 e 19h

Telefone: 3776-1529

São Marcos São João - Marituba Terça: 19hDomingo:7h e 19hTelefone: 3237-8351

REGIÃO EPISCOPALSÃO VICENTE DE PAULO

Cristo ReiGuanabara - AnanindeuaDomingo: 7h, 9h30, 19h30Telefone: 3235-1405

Divino Espírito SantoCoqueiro - AnanindeuaSábado: 7hDomingo: 7h, 9h e 18hTelefone: 3263-0603

Santo Antônio de PáduaCoqueiro - AnanindeuaSábado: 19h Domingo: 7h e 18hTelefone: 3237-8350

Santo Inácio de LoyolaIcui Guajará - AnanindeuaDomingo: 7h e18hTelefone: 91541971

São Lucas EvangelistaGuajará - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h e 9hTelefone: 3279-2621

Santa TeresinhaÁguas Lindas - AnanindeuaDomingo: 7h30, 18hTelefone: 3237-1489

N. S. de GuadalupeCoqueiro - AnanindeuaTerça a sexta: 19hSábado: 18h30Domingo: 7h ,11h e18hTelefone: 3245-7440

Cristo PeregrinoJaderlândia - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h,17h e19hTelefone: 3237-9891

Santa Paula FrassinettiCidade Nova VI - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h, 8h30 e18hTelefone: 3279-2620

Transfiguração do SenhorCuruçambá - AnanindeuaSábado: 18h30, 20hDomingo: 7h e 18h30Telefone: 3286-8570

Santa Rita de CássiaCidade Nova V - Ananindeua.Sábado: 6h30, 17h30Domingo: 6h30, 8h30,17h30, 19h30.Telefone: 3273-3191/ 3273-3310

São Vicente de PauloPaar - AnanindeuaDomingo: 7h, 8h30, 19hTelefone: 3283-8400

São José OperárioConj. Carnaúba, IcuíDomingo: 7h e 18hTelefone: (91) 3295-3545/3031-1172

Nossa Senhora do AmparoCidade Nova 8 - AnanindeuaSábado: 7h e19hDomingo: 7h, 9h e 18hTelefone: 3287-2418

Curato Santo André Apóstolo Coqueiro - Ananindeua Sábado: 19hDomingo:8hTelefone: 8845-9115

BELÉM, DE 26 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO DE 2014 11

A Semana

Ajude a manter a Fundação Nazaré de Comunicação. Ligue para 4006-9200 e seja sócio da Família Nazaré.

Parabéns para você!

AGENDA DE DOM TEODORO TAVARES

n De 26 de setembro a 2 de outubro de 2014

w SEXTA, 26 DE SETEMBROEncontro (Bispos referencias para o Ecumenismo)w SÁBADO, 27 DE SETEMBRO8h30 - Reunião (Instituto Regional para Formação Presbiteral - IRFP)19h - Missa (Igreja Matriz de São Francisco - Tapanã)w DOMINGO, 28 DE SETEMBRO11h - Missa (Comunidade Cristo Peregrino - Paróquia Cristo Rei - Guanabara)19h - Missa (Igreja Matriz São Vicente de Paulo - Paar)w SEGUNDA, 29 DE SETEMBRO8h30 - Audiências18h - Missa (Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo - Cremação)w TERÇA, 30 DE SETEMBRO9h - Visita (Centro de Recuperação do Coqueiro)18h30 - Missa e visita com a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré (Banpará - Senador Lemos)w QUARTA, 1 DE OUTUBRO9h - Missa e visita da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré (Tribunal de Contas dos Município - TCM)19h30 - Missa (Igreja Matriz de Santa Terezinha do Menino Jesus - Tenoné)w QUINTA, 2 DE OUTUBRO9h - Visita e bênção (EMEF Antônio Carvalho Brasil - Condor)14h - Programa Entre Nós - Rádio Nazaré FM19h30 - Missa (Igreja Matriz São Francisco de Assis - Ilha de Cotijuba)

Os compromissos de Dom Teodoro Mendes Tavares podem sofrer alterações sem aviso prévio.

n De 26 de setembro a 2 de outubro de 2014

AGENDA DE DOM IRINEU ROMAN

w SEXTA, 26 DE SETEMBRO9h - Visita (Casas Penais - Benevides)15h30 - Visita (Centro de Internação - Sideral)19h30 - Missa (Capela de Lourdes)w SÁBADO, 27 DE SETEMBRO8h - Simpósio do Evangelii Gaudium (Colégio Dom Bosco)19h - Missa e Crisma (Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Distrito Industrial)w DOMINGO, 28 DE SETEMBRO8h - Espiritualidade (Curso Bíblico - CCFC)19h - Missa (Paróquia Arcanjo São Miguel - Una)w SEGUNDA, 29 DE SETEMBRO8h30 - Visita (Casas Penais - São Brás)10h30 - Visita (Casas Penais - Cremação)19h - Missa (Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus - Jurunas)w TERÇA, 30 DE SETEMBRO A QUINTA, 2 DE OUTUBROVisita Pastoral (Paróquia Santa Luzia - Jurunas)

n De 26 de setembro a 2 de outubro de 2014

AGENDA DE DOM ALBERTO CORRÊA

Os compromissos de Dom Alberto Taveira podem sofrer alterações sem aviso prévio.

w SEXTA, 26 E SÁBADO, 27 DE SETEMBROConselho Nacional da RCC (Aparecida - SP)w DOM 28 DE SETEMBRO09h30 - Retiro de Catequistas da Região Menino Deus (Casa dos Barnabitas – Benevides)19h30 - Missa na Paróquia de São Francisco das Ilhas (Ilha de Cotijuba – Belém)w SEGUNDA, 29 DE SETEMBRO7h45 - Aulas (Instituto Regional Para A Formação Presbiteral)13h - Reitoria da UEPA15h - Gravações16h - Reunião - XVII Congresso Eucarístico Nacional19h - Missa (Paróquia do Arcanjo São Miguel - Uma)w TERÇA, 30 DE SETEMBRO06h15 - Missa (Residência das Irmãs Paulinas)09h - Visita às Casas Penais (Centro de Recuperação Feminino – CAIXAPARAH)11h - Encontro com os Presbíteros15h - Gravações (FNC)19h - Missa (Paróquia Santa Teresinha do Tenoné)w QUARTA, 1 DE OUTUBRO08h - Missa (Carmelo - Benevides)11h - Missa (Seminário Propedêutico)15h - Gravações (FNC)19h - Missa (Santa Teresinha - Jurunas)w QUINTA, 2 DE OUTUBRO08h - Gravações (FNC)09h30 - Audiências19h - Missa (Comunidade Mar a Dentro)

Agradeço a Deus pelo dom da vida, por tudo de mais precioso que Ele me deu: família e amigos, e também por me fazer sentir verdadeiramente Sua filha amada e de nossa mãe, Maria Santíssima.

LÍLIAN MENDESACATAUASSU NUNES, 56 anos, 27 de setembro

DIVULGAÇÃO

Testemunho de Fé Envie seu TESTEMUNHO para: [email protected]ÇÃO

Em 2012, tive uma parada cardíaca em consequência de uma infecção alimentar e minha mãe fez uma promessa para São Miguel Arcanjo pedindo a minha cura, e que se eu sobrevivesse, iria acompanhar uma missa em homenagem a São Miguel. Tive a parada cardíaca e fui para UTI

no mesmo dia e fiquei durante duas semanas. Depois passei para enfermaria onde permaneci mais duas semanas, completando assim um mês. Consegui me recuperar e pude acompanhar a missa. Hoje em dia estou bem, e eu e minha família temos muita fé e somos todos devotos de São Miguel

Arcanjo devido à essa graça alcançada.

FERNANDO SANTOS, 22 anos, músico

26/09Dirce Maués BraboFrancisca Bezerra da SilvaLeomar Cabral NevesLeonildo de Oliveira BorgesLibéria Elizete da Silva

Os compromissos de Dom Irineu Roman podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Olinda Monteiro da CostaRafael Dalmacio Piedade De JesusRaimundo Calixto de Souza 27/09Antonio de Jesus Martins de AlmeidaDanielle Negrão Nepomuceno de JesusJorge Trindade LagoIno CorreaLilian Mendes Acatauassu NunesLuis Cláudio Bentes do RosárioMaria Alice da Silva AndradeMaria Nazarena Viana OliveiraMaricléa de Nazare Cardoso dos SantosVanda Pereira JaquesValdomiro Catani 28/09Amanda Silva SilveiraAna Balieiro da SilvaBadeia Maria Dahas RossyLucia Gabriela Ferreira LucasMaria de Fátima Dantas AnaissiMaria Lucilene Lopes CordeiroRaimunda Esolina da Silva Maues 29/09Arlete Resque De LimaDalila Brito MeirelesDolores Miranda CardosoDivia Daniele de MacedoMaria de Jesus Pires FariasMery Maria da Fonseca SantosMiguel da Silva SantosRaimunda Braga Silva 30/09

28/09 - André Gamba28/09 - Pe. Ilario Govoni28/09 - Jaime Bernardi29/09 - Pe. Giovanni Martoccia01/10 - Pe. André Luiz Maia Teles

w Aniversário de ordenação dos padres e diáconos diocesanos

26/09 - Diác. Leonildo de Oliveira Borges29/09 - Pe. Frei Hermano José Schwarbeck30/09 - Pe. Claydson Fraga Lacerda

w Aniversário natalício de padres e diáconos diocesanos

Alnice Garcia de AmorimAlex Mota de SouzaElzemann S. CardosoFrancisco de Sousa NevesGuilhermina da Conceição CaldasJeronimo Correa SodréJose Alexandre Moraes PachecoMaria Ivone R. De SouzaMaria de Fátima Melo de BarrosMaria Iris Sampaio de MeloOsmarina Praia Anselmo 01/10Almerinda Pantoja FerreiraAlmir Ribamar SilvaCleonice Saraiva de Sousa DamascenoElaine Cristina dos Santos Cunha De Oliveira

João Pedro Castelo Branco MacedoMaria Francisca dos Santos GomesMaria De Nazaré Caleja SemblanoMaria Do Carmo Ribeiro MeloMaria De Nazaré Borges FernandesMaria Albanisa Rola da SilvaTerezinha Silva do Nascimento 02/10Adriana Goncalves de Azevedo LameiraAntonia Eunice Sales MoreiraJanair Correa PachecoMaria de Nazare Espinheiro do NascimentoMaria da Conceicao Vera da CostaMariana De Assis SouzaOdinay de Jesus Costa do CarmoSandra Suely Nunes Rodrigues

BELÉM, DE 26 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO DE 201412

Entretenimento

A história da freira brasileira beatifica-da que ficou conhecida como o “anjo bom da Bahia”, Irmã Dulce, será re-

tratada em uma cinebiografia. O longa-me-tragem chega aos cinemas em novembro e mostra ao público em duas fases, juventude e adulta, os momentos em que Irmã Dulce lutou pelos mais necessitados. O trailer ofi-cial já está disponível na internet.

A produção que conta com roteiro de L. G. Bayão e Anna Muylaert e a direção de Vicente Amorim narra de forma emocionante a vida da freira baiana que foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz, chamada em vida de “Anjo Bom da Bahia” e de Bem-aventurada Dulce dos Pobres, foi beatificada pelo Papa Bento XVI em 2011. Irmã Dulce tinha um único objetivo

que era confortar os necessitados, cuidar dos doentes, amparar os miseráveis – a qualquer custo, com a ajuda de quem fosse.

O filme se passa em dois momentos, no primeiro momento vivido pela atriz Bianca Comparato. A juventude de Irmã Dulce é retratada, quando entrou para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, na cidade de São Cristóvão, em Sergipe (PE). Na fase adulta, interpretada por Regina Braga a produção conta as inúmeras conquistas da freira, como o Hospital Santo Antônio. Estão também no elenco Gracindo Jr. que vive o pai de Irmã Dulce, Glória Pires (mãe de Irmã Dulce), Malu Valle (Madre Fausta), Zezé Motta (Mãe Menininha) e Zezé Polessa (Dulcinha, irmã de Irmã Dulce).

ANDRÉ ABREU

Q U A D R I N H O S P A L A V R A S C R U Z A D A S

eu indico

NASSRALLA

Concebido como “livro-presente”, algo que possa marcar a g randeza e a impor tânc ia da data da primeira eucaristia na vida de um adolescente, um jovem ou um adulto, a obra desenvolve, em linguagem simples, uma ve rdade i ra t eo log ia da eucaristia. Na obra predomina o diálogo com Deus, sendo ressaltados os diversos aspectos do sacramento da eucaristia, tanto como renovação do sacrifício da Cruz, como na qualidade de sacramento.

A velhice não é mais o que era. As pessoas são mais ativas e vivem mais, mas perceber-se “idoso” e ser subitamente incluído na chamada “terceira idade” é ainda uma passagem difícil. O autor observa as mudanças socioculturais e alerta, sobre a necessidade de rever conceitos e deixar de lado ideias preconcebidas sobre a velhice. A proposta é levar à redescoberta dos valores realmente importantes em qualquer idade, afinal, a velhice não é uma doença e muito menos o fim da jornada.

n ENVELHECER SEM FICAR VELHO – A aventura espiritual (PAULINAS R$ 14,30 PÁGS)

n NO DIA DA PRIMEIRA EUCARÍSTIA – Ceia do Senhor (PAULINAS R$ 16,02 PÁGS 48)

alerta, sobre a necessidade de rever conceitos

alerta, sobre a necessidade de rever conceitos alerta, sobre a necessidade de rever conceitos

LIVROS E CD'SBOA DICA

eucaristia. Na obra predomina o diálogo com

eucaristia. Na obra predomina o diálogo com eucaristia. Na obra predomina o diálogo com

DIV

ULG

ÃO

Eu indico o livro O Discípulo Da Madrugada, porque este livro nos inspira, fazendo com que reflitamos e nos libertemos de nós mesmos e nos encontrarmos, aproximando-nos ainda mais de Deus. Antes eu não conhecia o livro. Foi uma amiga minha que me apresentou e agora eu leio constantemente. É meu livro de cabeceira. Indico a todos.

JHESSIK MELO, 19 anos, estudante

Vida de Irmã Dulce no cinemaLonga-metragem estreia em novembro nas salas do Brasil

w CINEBIOGRAFIA conta história da Irmã Dulce e sua ajuda aos mais necessitados

DIVULGAÇÃO

BELÉM, DE 26 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO DE 2014BELÉM, DE 26 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO DE 2014

BELÉM, DE 26 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO DE 2014BELÉM, DE 26 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO DE 2014

DCaderno ois

Raimundo Nonato Melo de Sou-za rececebeu do Padre Vicente Lotte uma plaqueta. Ele foi uma

das pessoas que recebeu uma pla-queta entregue pela Paróquia Cristo Rei a muitas pessoas que represen-taram todos os braços responsáveis pela conclusão da obra que resultou na vistosa igreja, localizada no bairro da Guanabara, localizada às proxi-midades da Rodovia BR-316, princi-pal via de chegada por via terrestre à Região Metroplitana de Belém.

A igreja, geograficamente pertence ao município de Ananindeua, mas alegra também quem passa por ali a caminho de Belém. No dia 14 de setembro de 2014, muitas pessoas que lotaram a igreja para a solenidade da Dedicação, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, ocasião em que a comunidade de fiéis do bairro da Gunabara, tendo à frente o pároco Vicente Lotte, oficialmente entregaram a nova igreja para a Arquidiocese de Belém.

O rito da Dedicação foi conduzido por Dom Alberto, acompanhado do Bispo Auxiliar Dom Teodoro Mendes Tavares, pelo Arcebispo Emérito de Belém, Dom Vicente Joaquim Zico, e ainda por 24 sacerdortes de várias Regiões Episcopais e, ainda, diáconos auxiliares nas comuniaddes pertencentes à Matriz Cristo Rei. Dom Irineu Roman, Bispo Auxiliar de Belém, não compareceu devido a compromissos em Roma.

A celebração iniciou com longa fila à entrada da igreja, pois a comunidade fez questão de assinar o livro de presença à ceromônia da Dedicação.

Ás 18h, a cerimônia religiosa teve início. O engenheiro Túlio Cei, designado reprsentante da comunidade, fez o pronuciamento solenede entrega da igreja para Dom Alberto, como representante máximo da Arquidiocese de Belém. Em seguida, o Padre Vicente Lotte fez um breve resumo do trabalho realizado ao longo de sete anos para levantar a igreja. O pároco frisou para Dom Alberto a importância da comunidade no processo de construção da Paróquia. "Não posso deixar de lhe dizer que esta comunidade aqui foi incansável parceira e contribuiu com cada tijolo, cada elemento necessário para fazermos esta obra", afirmou.

Dom Alberto recebeu solemente a igreja e passou a conduzir o rito da Dedicação, referindo-se com gradidão ao Padre Lotte. "Quero dizer aos seus pais que eles nos presentearam com uma pérola que é a presença do senhor entre nós, Padre Lotte. Muito obrigado!", disse o Arcebispo ao se dirigir aos familiares do sacerdote que estavam presentes à cerimônia.

A igreja foi aos poucos sendo tomada por fiéis que demonstravam grande satisfação em ver o resultado da obra. "Estou encantada!", disse Kátia Araújo, ao término da missa. A missa foi o ápice da programação e em tudo, refletiu a participação da comunidade: o coral de crianças e o cora l adul to executaram belas composições litúrgicas que

PARÓQUIA CRISTO REI

Obra da messe para o Rei do UniversoComunidade viveu dia de emoção ao entregar a nova igreja para a Arquidiocese de Belém

FOTOS: DIVULGAÇÃO

ressoavam com grande harmonia a parte cantada da solenidade. Vozes masculinas do Coral da Guarda da Basílica Santuário também foram um detalhe harmonioso p a ra q u e m e s t ava p re s e n t e .

As dependências inteiramente

tomadas pelos fiéis foram todas abençoadas por Dom Alberto durante o rito da Dedicação: das paredes e colunas ao altar, tudo foi ungido consagrado: "Agora teremos a alegria maior desta casa de Deus que é o lugar sagrado da Santa

Eucaristia", disse Dom Alberto.A paróquia está guardada por Santa

Rosa de Lima e São Luís Orione, cujas relíquias foram colocados no altar juntamente com o pergaminho contendo a ata solene da Dedicação.

A igreja ostenta no altar central duas peças aratísticas confeccionadas em vitra l com as imagens de Nossa Senhora e de São Luís Orione. Após os ritos religiosos, a comunidade dirigiu-se ao salão paroquial para a confraternização.

Naquele local, algumas plaquetas de homenagem foram entregues a pessoas que ajudaram na obra. Depois, houve momento cultural c o m a p re s e n t a ç ã o d e d a n ç a p o r u m g r u p o s d e m e n i n a s .

A história da obra na Paróquia Cr i s to Rei , a todo tempo se comentava e foi destacada por meio de um grande telão, onde as imagens eram pro jetadas .

A festa, toda preparada com carinho pelos paroquianos, levou para a igreja pessoas que se colocaram a serviço da solenidade, auxiliando em tudo, até o encerramento.

w COMUNIDADE Braços fortes que assumiram com o Padre Vicente Lotte a construção da Paróquia

w CONSAGRAÇÃO Após a Dedicação, a Eucaristia tornou o centro da celebração litúrgica na nova igreja

w BÊNÇÃO Dom Alberto conduz o rito de Dedicação

BELÉM, DE 26 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO DE 20142

Panorama Caderno Dois

Desde 27 de setembro de 1980, é celebrado pela Organização Mundial do Turismo (OMT) co-

mo o Dia Mundial do Turismo. O dia foi estabelecido pela terceira Conferên-cia da Assembleia Geral da OMT na ci-dade de Torremolinos, na Espanha, em setembro de 1979. A escolha da data se deu em homenagem à implanta-ção do Estatuto da entidade, adotado desde 1970. O dia serve para lembrar a importância do setor que movimen-ta renda, serviços e pessoas.

O turismo é uma atividade relacionada ao entretenimento. Além disso, é tido como a área profissional que cuida de toda a movimentação, conjunto de serviços que a área gera, com o intuito de promover o bem-estar dos visitantes ou turistas, sendo que seu maior objetivo é de que o viajante se sinta satisfeito e retorne ao local.

S e g u n d o o D e p a r t a m e n t o Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) no ano passado mais de 900 mil turistas nacionais e internacionais visitaram o Estado do Pará, um aumento de 12% em relação a 2012. Ainda de acordo com o balanço do Dieese divulgado no início deste ano, quase 400 mil postos de trabalho formal foram criados em 2013 no Estado, com as atividades ligadas ao transporte, alimentação e alojamento em alta.

Para o Supervisor Técnico do Dieese, Roberto Sena “O turismo é dos setores que mais dão retorno e continuam gerando empregos”. Segundo ele é preciso fazer investimentos na área, “Precisamos melhorar o turismo e suas vertentes, enfrentar os problemas logísticos para que mais turistas venham ao Estado”, avalia Sena.

Para Teresa Jacqueline, Diretora de Marketing da Paratur, departamento ligado a Secretaria de Turismo do Estado (Setur), é importante investir

DIA MUNDIAL

Turismo - movimentando renda, serviços e pessoas Atividade relacionado ao entretenimento e ao bem-estar de todos

sempre na área. “Melhorias estão sendo feitas para tornar os atrativos turísticos produtos viáveis, dotando-os de infraestrutura para o consumo do turista”, ressalta a diretora. Ações como a participação em eventos turísticos nacionais e internacionais; feiras e workshops; publicidade em mídia impressa, realização de pesquisas focada no perfil do consumidor, produção de material promocional, divulgação em mídias sociais, são algumas das medidas tomadas.

DIA DO BACHAREL EM TURISMODia 27 de setembro também é

comemorado o Dia do Bacharel em Turismo ou turismólogo. Ele é o profissional que cuida do planejamento, organização, promoção e divulgação de viagens, eventos e atividades de lazer e negócios, gerenciando feiras, congressos e exposições. Além disso, gerencia atividades em hotéis, empresas de transporte e empreendimentos de lazer, como parques temáticos e guias. A profissão foi reconhecida no Brasil por meio da lei nº 12.591.

O t u r i s m ó l o g o d eve e s t a r preparado para atuar em qualquer á r e a d o t u r i s m o , p o r é m a abrangência da atividade requer

deste alguma especialização, caso queira se destacar. As possibilidades são nas áreas de hotelaria; agência de v iagens , eventos , á rea de educação; com consultorias de cunho de pesquisa de mercado e levantamento de dados de uma determinada área, no marketing voltado para o turismo.

Além da graduação, o turismólogo deve ter outras qualificações. “O mercado necessita que o profissional do turismo esteja sempre atualizado então os profissionais que atuam nesta área no mínimo devem possuir nível superior ou técnico, um curso de idioma, especializações, pois o mercado é muito amplo e necessita de especialistas”, ressalta Pedro Rodrigues, bacharel em turismo. Segundo ele para acompanhar as tendências os profissionais devem procurar seminários, palestras, feiras de turismo e workshops.

Os profissionais no Estado do Pará no mês de outubro tem uma chance de atuar na área do turismo religioso, devido a maior festa paraense, o Círio de Nazaré. Em outras épocas o grande foco do turismo é o receptivo por conta do centro histórico onde é a melhor vertente, mas em outras épocas voltado para os patrimônios histórico da região.

wPARÁ Grande potencial turístico, aumento da demanda durante o Círio

PARATUR/DIVULGAÇÃO

No atual contexto de mundo g lobal izado faz -se necessár io saber falar e entender diversos idiomas, pois a comunicação com outras culturas exige isso. Para assistir filmes, documentários, jogos internacionais, até mesmo a Santa Missa celebrada pelo Papa Francisco, em latim e uma infinidade de outras coisas nós precisamos muitas vezes de um tradutor e intérprete. Por isso, no dia 30 de setembro comemora-se o Dia Internacional da Tradução.

Essa data é uma referência ao dia de São Jerônimo, conhecido como tradutor da Bíblia do grego antigo e do hebraico para o latim. São Jerônimo nasceu na Dalmácia, antiga Iugoslávia, no ano de 342, teve pais com condição financeira muito boa que puderam lhe enviar para realizar estudos em Roma. Lá aprendeu o latim com o auxílio de um professor, grego e outras línguas af ins . São Jerônimo dedicava horas do dia a leituras de livros de autores latinos entre eles Heráclito e gregos como Homero e Platão. Além disso, foi também autor de importantes livros sobre a arte de traduzir e é considerado padroeiro dos tradutores.

Após seu contato com o mundo cristão e depois de fazer inúmeras traduções, São Jerônimo percebeu que as traduções bíblicas, naquele c o n t e x t o , e ra m i m p e r f e i t a s na l inguagem e recheadas de imprecisões. E então iniciou o

trabalho de tradução bíblica, que foi realizado com bastante apuro, foram traduzidos todos os livros da Sagrada Escritura, do Gênesis ao Apocalipse.

São Jerônimo preocupou-se em fazer a tradução para que o povo entendesse de maneira simples. Mais tarde a forma ficou conhecida como vulgata, que na tradução significa vulgar ou comum.

São Jerônimo possui grande importância para a Igreja e seus fiéis, visto que ele encontrou o caminho para servir a Deus através da Bíblia. Por intermédio dele hoje é possível que se façam estudos bíbl icos , que se entendam as mensagens do Senhor e que se viva a partir do ensinamento dela.

PROFISSIONAIS DA TRADUÇÃOO d i a d o t r a d u t o r o u d a

tradução passou a ser comemorado oficialmente em 1991, quando foi proposta pela Federação Internacional de Tradutores (FIT). O principal objetivo do dia é mostrar à sociedade e a comunidade de tradutores o valor desses profissionais, que se esforçam para expandir a comunicação em distintos dialetos.

Ser um profissional do campo da tradução exige muito estudo e disciplina. Para quem quer ingressar nesta área é preciso fazer cursos de idiomas, e até mesmo uma faculdade em Letras. Nesse curso, algumas pessoas se especializam no estudo de alguma língua moderna como inglês, francês, alemão e

São Jerônimo - padroeiro dos tradutoresespanhol, porém podem se dedicar as línguas clássicas, entre elas o latim e o grego. O principal campo de trabalho para os profissionais de letras são escolas, editoras e nas áreas de interpretação, secretariado bil íngue. A diferença é que o tradutor trabalha com textos e o intérprete com a oralidade.

De acordo com o tradutor e intérprete Francisco França, hoje em dia há uma confusão sobre o ofício. Para ser um profissional da área é imprescindível uma formação

em bacharelado em Letras. Pois só um curso de idiomas não capacita a pessoa na profissão, já que é uma disciplina de constante estudo.

“A importância desse dia é muito grande, pois saber um idioma não capacita as pessoas a serem tradutores intérpretes. É preciso antes um treinamento e diversos estudos para a formação e habilitação desse profissional ao mercado. A divulgação desse dia pela mídia esclarece diversas dúvidas sobre a formação exigida a esse trabalho”, disse Francisco.

3BELÉM, DE 26 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO DE 2014

Arquidiocese Caderno Dois

RUMO AOS

ANOS

4 0 0

EVANGELIZAÇÃO

Missão Belém inaugura sítio de acolhida para moradores de ruaO Sítio Maria de Nazaré fica em Benevides, abriga cerca de 120 pessoas

A obra religiosa Missão Belém inaugurou no domingo, 21 de se-

tembro, no município de Benevides, Região Metro-politana de Belém, o sítio Maria de Nazaré que acolhe moradores de rua. Na inau-guração houve celebração eucarística presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Ta-veira Corrêa e concelebrada pelo padre André Heijligers, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Benevides. O local abriga cerca de 120 pessoas e acolhe através da evangelização.

Durante a missa, em sua homilia, Dom Alberto Taveira Corrêa falou sobre aqueles que são acolhidos, são os filhos de Deus e serão potenciais evangelizadores através de seu testemunho, comentou sobre a salvação, lembrou também de quando era Capelão de um hospital e viu muitos se arrependerem no leito de morte. Por fim, conclui com votos de sucesso para a obra religiosa, “Aqui na Missão Belém nós recebemos um tesouro, porque quem chega são os filhos de Deus, que aqui seja um lugar de evangelização e Eucaristia”, destacou o Arcebispo.

O sítio que fica a oito km do centro de Benevides já existe há dois anos e possui um espaço amplo que abriga 120 pessoas. A inauguração simboliza a integração dos idosos que ficavam em outro espaço e agora contam com moradia própria no sítio.

Atualmente existe no sítio Maria de Nazaré grande fluxo de pessoas, no decorrer do mês, cerca de 15 a 30, dessas passam por lá, ficando de fato entre 20 a 22 pessoas; a partir daí fazem o processo de restauração num espaço de tempo de um ano. São oito casas de dois pavimentos que comporta 15 pessoas em cada. A obra é coordenada por dois seminaristas e duas irmãs.

I r m ã o D a n i e l , coordenador do sít io e um dos representantes da Missão Belém conta como é feita acolhida dessas pessoas no espaço, “Aqui na casa nós trabalhamos uma

espiritualidade muito forte e voltada para Palavra de Deus. Ao mesmo tempo em que eles estão se restaurando, também fazem um grande retiro catequético e formativo de um ano; durante esse tempo tem o processo de formação catequética, humana e o de formação básica no qual ao final desse ano ele já pode ter recebido o batismo, a Primeira Comunhão, a Crisma e já podem assumir algum papel na comunidade”, explica o coordenador.

“ E s s e t ra b a l h o p a ra nós é muito importante porque o Cristo vivo no meio dos pobres, para nós a importância é ser aquele bom samaritano indo ao encontro daquela pessoa caída não importa quem seja, olhando quem está precisando da gente e estendendo a mão”, assegura irmão Daniel.

TESTEMUNHOA fraternidade na casa

de acolhida é cultivada e facilmente notada, os

integrantes desenvolvem um laço de irmãos, e isso colabora para permanência dos novos hospedes. Rogério Lobato que chegou em junho do ano passado conta que assim como foi ajudado pelos missionários da Missão Belém ele procura ajudar os novatos, “A convivência da casa é um náufrago salvando um náufrago, um irmão ajudando o outro através da palavra, dos conselhos e orações diárias. O nosso convívio é muito bom,

com cada um respeitando o espaço do outro, jamais forçando alguém a querer fazer algo”, comenta.

Ele confessa que estava já desacreditado antes de entrar na casa, mas que Deus mostrou para ele como poderia ser outra pessoa e que o quanto pôde mudar. Atualmente com o ofício de marceneiro ajuda construindo móveis para a casa dos jovens e dos idosos, e com a formação básica que a comunidade dispõe, vai ter a possibilidade de passar os conhecimentos para os outros.

Com o trabalho realizado, outras pessoas são alcançadas. “Com o restauro dos irmãos que perderam o sentido da vida, a dignidade nós damos sentido de novo, então com a restauração desses irmãos na rua transformamos eles, de tal forma que ele volte para sociedade com mais força que antes, com a força da evangelização. Através da vivência com Jesus ele muda a família dele, como já aconteceu”, ressalta Divan de Sousa, coordenador. Ele informou que há um projeto de ampliação das moradias e com isso há uma previsão para atender mais de 300 pessoas.

A Missão Belém surgiu em 2005 na cidade de São Paulo (SP) e desenvolve um trabalho de acolhida com moradores de rua através da evangelização. No Pará já atua há seis anos com trabalho missionário. Atualmente, a obra religiosa está presente em três países ao todo são 100 casas espalhadas nesses países, com 1.400 pessoas fazendo parte do trabalho desenvolvido pela obra. Para manter esse trabalho a ajuda de benfeitores se faz necessária.

w CELEBRAÇÃO Dom Alberto destaca a importância da acolhida ao irmão que chega

FOTOS: LUIZ ESTUMANO

w AMPLIAÇÃO Projeto vai concretizar a construção de novas moradias para acolhida

BELÉM, DE 26 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO DE 20144

Compêndio do Catecismo da Igreja Católica

CAPÍTULO TERCEIRO (Segunda Seção PARTE 1)

A Igreja no desígnio de Deus

Para reflexões durante o Ano da Fé, o jornal Voz de Nazaré continua, nesta edição, a publicação do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica. De maneira concisa, a publicação apresenta todos os elementos essenciais e fundamentais da fé da Igreja numa visão de conjunto, todo o panorama da fé católica.

“Creio na Santa Igreja Católica”

231 O que é a graça sacramental?

A graça sacramental é a graça do Espírito Santo, dada por Cristo e própria de cada sacramento. Essa graça ajuda o fiel no seu caminho de santidade, bem como a Igreja no seu crescimento de caridade e de testemunho. [1129-1131 1134-2003]

232 Qual é a relação entre os sacramentos e a vida eterna?

Nos sacramentos, a Igreja recebe já uma antecipação da vida eterna, enquanto fica “aguardando a ditosa esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo” (Tt 2,13). [1130]

Caderno DoisIgrejaPROTEÇÃO

Semana Nacional da VidaA vida do ser humano deve ser respeitada desde o ventre da mãe

SERVIÇO

O subsídio “Hora da Vida”, já pode se adquirido na Pastoral Familiar, as terças e quintas, das 9h às 12h, na Cúria Metropolitana de Belém, localizada na Avenida Governador José Malcher, 915, bairro Nazaré ou nas Paróquias da Arquidiocese de Belém.

Em 2005, durante a 43° Assem-bleia Geral da CNBB, foi institu-ída a Semana Nacional da Vida.

O Dia do Nascituro é em homena-gem ao novo ser humano, à criança que ainda vive dentro da barriga da mãe, e, que já tem o direito à proteção de sua vida e saúde, à alimentação, ao respeito. Pela organização e vivência das atividades de evangelização destas datas, é oferecido o subsídio “Hora da Vida” 2014, através da Comissão Epis-copal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB e da Comissão Nacional da Pastoral Familiar.

O subsídio “Hora da Vida”, em sua 4° edição convida a sociedade para a celebração da Semana Nacional da Vida, de 1° a 7 de outubro, e Dia do Nascituro comemorado no dia, 8. Durante este período todo o país fica mobilizado com programações que ocorrem nas dioceses, paróquias e comunidades.

O objetivo da Semana Nacional da Vida (SNV) é proporcionar a sociedade iniciativas, através de debates sobre os cuidados, proteção e a dignidade da vida humana, que corresponde a toda fase da vida, sendo desde a concepção até a partida, ou seja, a vida do ser humano deve ser respeitada, em primeiro lugar. As dioceses são convidadas a desenvolver atividades, com foco no direito à vida e à preservação da dignidade humana.

A 4° edição traz o tema de reflexão “Vida e Missão: lançar as redes em águas mais profundas”, na proposta de sete encontros, com diferentes abordagens. O primeiro tema tratado

é “Vida e cultura do encontro”, com base nos ensinamentos da primeira Exortação Apostólica do Papa Francisco, “Evangelli Gaudium”. Outras temáticas estão inseridas para as reuniões, entre eles: responsabilidade política e social, educação para o amor, memória e gratidão, em que todos são voltados para a reflexão sobre a vida.

A Comissão da Pastoral Familiar

da Região Sul 4 da CNBB tem colaboração com o subsídio “Hora de Vida”, deste ano. O material é composto de homilias do Papa Francisco sobre a missão e a vida. Há, também, reflexões do Pontífice a respeito da proteção do nascituro. O material contém sugestões às comunidades de celebrações e roteiros de vigílias de oração, bênção para crianças, pessoas idosas e enfermas.

A Comissão Nacional destaca que se organizem reuniões familiares, comunitárias e de grupos, em todos os ambientes para aprofundar o valor único e próprio da vida.

Durante a primeira semana do mês de outubro muitas atividades ocorrem no Brasil, em defesa da vida nas Igrejas e, não será diferente, em Belém. “A Semana Nacional da Vida defende a vida desde o ventre até o fim, para que todos tenham vida plena e vida com dignidade até sua morte”, disse Edinéia Reis, secretária da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Belém. O dia do nascituro, dia 8, fecha o período que objetiva suscitar nas consciências, nas famílias e na sociedade, o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos.

DIVULGAÇÃO

A Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de Belém promoveu quinta-feira, 25, uma audiência p ú b l i c a p ro p o s t a p e l o vereador Abel Loureiro (DEM), Vice-Presidente da Comissão de Saúde da CMB, sessão em homenagem ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, instituído pela Lei Federal nº 11.584/2007. Tema oportuno na semana em que a CNBB coloca a vida em primeiro plano nas programações alusivas à Semana Nacional da Vida.

Doações de órgãos é tema de debate na Câmara Municipal

Bombeiros do Pará se mobilizam para doação de sangue“Vidas alheias e riquezas salvar”

foi o lema do Corpo de Bombeiros Militar do Pará no dia 24 setembro, durante a ação que encaminhou 30 bombeiros voluntários ao Hemopa para a doação de sangue. Visando colaborar no reforço do banco de sangue da Fundação Hemopa, que vêm enfrentado dificuldades com a redução de quase 15% no número de comparecimentos na sede do hemocentro, em Belém. O Hemopa funciona para coleta de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. E-mail: [email protected]. Alô Hemopa: 0800 280 8118. O calendário das próximas campanhas está disponível no site www.hemopa.pa.gov.br w BANCO DE SANGUE do Hemopa está em baixa e precisa de doações

DIVULGAÇÃO

5BELÉM, DE 26 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO DE 2014

Igreja Caderno Dois

YOUCAT PRIMEIRA PARTE

Em que cremosEm preparação à Jornada Mundial da Juventude Rio

2013, o jornal Voz de Nazaré realizou seus estudos sobre o YOUCAT, que é o Catecismo da Igreja Cató l ica, escr i to para JOVENS que querem saber em que acreditam.

Sim. Desde o início da Igreja tem-se tido a experiência de que Maria ajuda. Milhões de cristãos dão testemunho disso. [967-970]

Enquanto mãe de Jesus, Maria também é nossa mãe. As boas mães responsabilizam-se sempre pelos filhos. Esta mãe não foge à regra. Já na Terra, ela mobilizou-se junto de Jesus pelos outros, como o caso

das bodas de Caná, em que ela salvou o casal de noivos de uma situação complicada. Na sala do dia de Pentecostes, ela orava com os discípulos. Porque o seu amor por nós não acaba,podemos estar certos de que ela se comprometeu por nós nos dois momentos mais importantes da nossa vida: Agora e na hora da nossa morte. [85]

148 Pode Maria ajudar-nos realmente?

DIA DA BÍBLIA

Palavra de Deus, luz no caminho do homem para o reino de DeusReflexão sobre o Dia da Bíblia completa reportagens sobre as Sagradas Escrituras

Durante as edições do mês de setembro o Jornal Voz de Nazaré

abordou temas referentes à Bíblia Sagrada. Falou-se do tema deste ano “Discípu-los missionários a partir do Evangelho de Mateus” e da estrutura desse livro. No dia 30 de setembro, a Igreja e seus fiéis celebram o Dia da Bíblia Sagrada.

O termo “Bíblia” tem origem do grego biblíon (livro) e Bíblia (livros). Ela é constituída por 73 livros que falam acerca da aliança e sobre o plano de salvação de Deus à humanidade. A Palavra de Deus foi escrita pelo homem, que utilizou a inspiração de Deus para a composição.

A B í b l i a t a m b é m é conhecida como Sagrada Escritura, Escritura ou Palavra de Deus. O Antigo Testamento começou a ser escrito por Moisés, em torno do ano de 1250 antes de Cristo. Três idiomas diferentes foram utilizados para a grafia, entre eles o hebraico usado na redação do Antigo Testamento; o aramaico (l íngua falada por Jesus ) , e scr i to em alguns trechos do Antigo Testamento e no original Evangelho de Mateus; o grego, que fez parte de alguns livros do Antigo Testamento e do Novo Testamento. Os livros do Novo Testamento só ficaram completos, no ano 90 da Era Cristã, aproximadamente.

A primeira tradução foi feita por São Jerônimo, no século quatro e recebeu o nome de “Vulgata latina”. O Dia da Bíblia passou a ser comemorado no dia 30 de setembro, dia também de São Jerônimo. No entanto, a Celebração em homenagem a Bíblia começou a ser feita no último domingo do mês de setembro pelas Igrejas.

P a r a f a c i l i t a r a compreensão e leitura, em 1228, cada livro foi d iv idido em capítulos ,

posteriormente, em 1528, cada capítulo do Antigo Testamento foi dividido em versículos. Hoje, a Bíblia é traduzida para quase todos os idiomas. As cópias mais antigas encontram-se na Biblioteca do Vaticano e no Museu Britânico.

BÍBLIA: LÂMPADA DO MUNDOCons iderado o l i v ro

mais lido no mundo, mais estudado em toda a história da literatura, a Palavra de Deus é considerada para muitos a “lâmpada que ilumina os caminhos”, é nela que os cristãos encontram abrigo em meio a aflições e momentos difíceis, assim como também formas de agradecer a graças e exemplos a serem seguidos. Viver rigorosamente a Palavra de Deus permite aos fiéis alcançarem um estado de graça inimaginável em relação às experiências no mundo.

Os principais objetivos da Sagrada Escritura são a revelação e a vivência. “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus; mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, este entrará no reino dos céus” (Mt. 7,21).

O Padre Romeu Oliveira da Silva explica que a Palavra

w A BÍBLIA tem 73 livros que falam acerca da aliança e sobre o plano de salvação

DIVULGAÇÃO

Caminhada no Dia da BíbliaNo domingo, 28, a comunidade da

Paróquia Santa Rita de Cássia, pertencente à Região Episcopal de São Vicente de Paulo, localizada na Cidade Nova V, em Ananindeua, realizará uma Caminhada em homenagem ao Dia da Bíblia. Antes de iniciar o percurso será celebrada Santa Missa, às

6h30. A Caminhada sairá da Paróquia de Santa Rita em direção a Praça da Bíblia, localizada na estrada da Providência, na Cidade Nova III. Serão feitas 7 paradas que pregarão o amor de Deus, haverá música durante o percurso e na chegada louvor. A realização é da Escola de Evangelização Santo André.

de Deus não é algo para ser memorizado, mas sim, vivido todos os dias. “A Palavra de Deus deve ser vivida na prática e não somente verbalizada. Ele tem que ser colocada nas ações e nas vivências diárias”, disse.

Esforçar-se para colocar a Palavra de Deus como prioridade na vida é um fundamento sólido da obra da sa lvação. O Senhor diz que “Todo aquele que ouve a Palavra e a põe em prática será semelhante a um homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha firme. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa, mas ela não desabou, porque estava edificada sobre a rocha. (Mt 7, 24-25)

“Deus é o engenheiro maior. O homem deve firmar as suas bases nos estudos e ensinamentos passados por Jesus, pois ele é o verdadeiro caminho”, afirmou o Padre Romeu.

Deus ama a todos os seus filhos, mas só terá a salvação e a vida eterna àquele que segue seus ensinamentos. Viver sob a Luz da Palavra é estar aberto e atento à vontade de Deus e a ação do Espírito Santo. “Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14, 5-6). Um feliz Dia da Bíblia a todos! w PADRE ROMEU a Palavra de Deus é para ser vivida

LUIZ ESTUMANO/ARQUIVO

BELÉM, DE 26 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO DE 20146

Caderno DoisCírio 2014VISITAS

Peregrinação de Nossa Senhora à PrefeituraA imagem foi recebida pelo prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho e por servidores municipais

A Prefeitura de Belém recebeu a visita da Imagem Peregrina

de Nossa Senhora de Nazaré no dia 22. Na ocasião, a Imagem foi acolhida na Secretaria M u n i c i p a l d e A d m i n i s t r a ç ã o ( S e m a d ) p e l o p r e f e i t o d e Belém Zenaldo Coutinho, pelo S e c r e t á r i o d e Administração, Augusto Coutinho, e por servidores. A imagem foi conduzida por Arna ldo Pinhei ro ,

Diretor Emérito do Círio de Nossa Senhora de

Nazaré e Diretor de Captação de Recursos

da Fundação Nazaré d e C o m u n i c a ç ã o . D u r a n t e a

permanênc ia da Imagem naquele

ó r g ã o , f o r a m p r e s t a d a s h o m e n a g e n s a V i r g e m d e

Nazaré, e para os devotos presentes, foram momentos de oração e louor em atenção à Mãe de Jesus.

Prefeitura de Belém

Prefeitura de Belém Prefeitura de Belém

recebeu a visita da

recebeu a visita da recebeu a visita da

Imagem Peregrina

Imagem Peregrina Imagem Peregrina

de Nossa Senhora de

de Nossa Senhora de de Nossa Senhora de

Nazaré no dia 22. Na

Nazaré no dia 22. Na Nazaré no dia 22. Na

ocasião, a Imagem foi

ocasião, a Imagem foi ocasião, a Imagem foi

acolhida na Secretaria

acolhida na Secretaria acolhida na Secretaria

M u n i c i p a l d e

M u n i c i p a l d e M u n i c i p a l d e

A d m i n i s t r a ç ã o

A d m i n i s t r a ç ã o A d m i n i s t r a ç ã o

Diretor Emérito do Círio

Diretor Emérito do Círio Diretor Emérito do Círio

de Nossa Senhora de

de Nossa Senhora de de Nossa Senhora de

Nazaré e Diretor de

Nazaré e Diretor de Nazaré e Diretor de

Captação de Recursos

Captação de Recursos Captação de Recursos

da Fundação Nazaré

da Fundação Nazaré da Fundação Nazaré

d e C o m u n i c a ç ã o .

d e C o m u n i c a ç ã o . d e C o m u n i c a ç ã o .

D u r a n t e a

D u r a n t e a D u r a n t e a

p e rmanênc ia da

permanênc ia da permanênc ia da

DIVULGAÇÃO

w VISITA na Secretaria Municipal de Admnistração foi marcada pela emoção e fé

w REPRESENTANTES junto da Imagem Peregrina da Virgem de Nazaré na visita

DIVULGAÇÃO

Momentos de preparação para o CírioEm preparação ao Círio de Nazaré

em 12 de outubro, os funcionários da Fundação Nazaré de Comunicação (FNC) realizam desde o dia 19, peregrinações nos diversos setores da Instituição, neste dia houve Missa de abertura na Capela da Fundação.

O pr ime i ro se to r a receber a Imagem Peregrina da Virgem foi o da Administração no dia 22. Na quarta-feira, 24, foi a vez da Rádio Nazaré e o terceiro local foi a Redação do Jornal Voz de Nazaré que englobou as equipes do impresso, Portal Nazaré e Suporte Técnico.

Na segunda-feira, 29, o encontro será no Setor de Apoio Cultural da FNC. No dia 1º será a Técnica de TV que receberá a Imagem, e no dia 3 de outubro o setor da TV Nazaré e Criação. As peregrinações vão até o dia 6, com missa de encerramento na Capela da Fundação, às 14h30.

A Arquidiocese de Belém e a Diretoria da Festa do Círio de Nazaré convidam os profissionais da mídia que estão em preparação para fazer a cobertura da maior manifestação

de fé da América Latina, o Círio de Nazaré, a participarem da Celebração Eucarística que ocorrerá no dia 6 de outubro de 2014, às 18h, na Basílica Santuário de Nazaré.

O Círio de Nazaré 2014 está se aproximando e várias são as formas de saber um pouco mais sobre a história do Círio e suas tradições. Nesta segunda-feira, 29, será lançado o vídeo documentário “O Legado de Plácido”, que contará a história do Círio e toda a história desde quando Plácido achou a

imagem em um rio da cidade. O documentário também conta com depoimentos do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e do Arcebispo Emérito de Belém, Dom Vicente Zico. A exibição acontece no Cinépolis Boulevard, sala 2, às 19h30. Participe!

Lançamento de vídeo sobre Plácido

Missa para os profissionais da imprensa

LUIZ ESTUMANO/ARQUIVO

7BELÉM, DE 26 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO DE 2014

Círio 2014 Caderno Dois

FOGOS DE ENCERRAMENTO

Arquidiocese acata decisão do IBAMAe não haverá show pirotécnico em 2014 Tradicional queimade fogos realizadapor 150 anos está suspensa

A Arquidiocese de Belém e a Diretoria do Círio de Nazaré informaram na última terça-

feira, 23, que não haverá o tradicio-nal show pirotécnico que costumava marcar o encerramento da festa em honra de Nossa Senhora de Nazaré. A informação oficial foi divulgada por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, por meio de entrevista coletiva à Imprensa, na Cúria Metropolitana. A suspensão da queima de fogos es-tá baseada em decisão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Iba-ma), após fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sem-ma), acompanhada pelo Ministério Público Estadual.

Dom Alberto informou que ao suspender o show pirotécnico, a Arquidiocese de Belém e a Diretoria da Festa estão respeitando a decisão do Ibama, após considerar o relatório de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), documento que expõe como justificativa a preservação dos periquitos que se abrigam nas árvores existentes na Praça Santuário e no estacionamento do Centro Social de Nazaré.

A decisão do Ibama termina com uma tradição que já acontecia há 150 anos dentro do calendário oficial do Círio de Nazaré. O espetáculo de fogos durava em média 12 minutos e emocionava milhares de fiéis, que sempre estavam presentes na Praça Santuário, assim como nas imediações da Basílica Santuário e do estacionamento do Centro Social de Nazaré para assistir ao show pirotécnico que, ao longo dos Círios, transformou-se em tradição que anunciava of ic ia lmente a última noite da festividade dedicada pelos paraenses a Nossa Senhora de Nazaré.

DECISÃOO processo de suspensão do show

pirotécnico surgiu quando houve a operação Fogos de Artifícios, coordenada pelo Ministério Público Estadual (MPE), em outubro de 2013, que teve como objetivo o monitoramento e a fiscalização do impacto ambiental causado pelos shows p i ro técn ico e musical de encerramento das festividades do Círio de Nazaré.

Diante das ponderações oficiais dos órgãos competentes na área da ambiental, a Arquidiocese de Belém,

as Obras Sociais da Paróquia de Nazaré e a Diretoria da Festa, informaram à Imprensa que

resolveram acatar a decisão da suspensão do show pirotécnico d o e n c e r r a m e n t o d a s festividades de Nossa Senhora

de Nazaré, determinada pelo Instituto Brasileiro do Meio

Ambiente e dos Recursos Natura i s Renováve i s (Ibama). O pronunciamento foi feito pelo Arcebispo

Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, na presença do Diretor da Festa, Jorge Xerfan e do Diretor de Assessoria

w INFORMAÇÃO divulgada por Dom Alberto em coletiva à imprensa

w TRADIÇÃO Show pirotécnico era parte integrante do Círio

Jurídica do Círio, Tito Valente.O comunicado feito por Dom

Alberto ressa l ta que “o show pirotécnico era parte integrante efetiva do evento religioso de Nossa Senhora de Nazaré, pelo que esse tipo de proibição acaba por interferir direta e indiretamente na religiosidade e cultura do povo paraense, principalmente, porque desde o final do ano passado, o Círio de Nazaré foi declarado como patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco”.

O Arcebisbo disse ainda que antes da coletiva recebeu um telefonema do Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, garantindo o apoio da Prefeitura para tentar reverter a determinação antes do Círio. Para Dom Alberto a decisão é lamentável, porém, deve ser acatada. “Nós fomos colhidos por esta proibição por parte do Ibama, que é responsável justamente por essa providência. Nós temos o dever de manifestar que existem alternativas, e que todas as orientações que nos foram dadas pela autoridades ambientais no ano passado, foram cumpridas, entretanto, devemos acatar o que foi determinado”, enfatizou o Arcebispo.

D o m A l b e r t o c o m e n t o u que a Prefeitura de Belém está acompanhando a questão e que a Arquidiocese de Belém irá aguardar os desdobramentos em torno da decisão que até o momento interfere na programação oficial do Círio, uma vez que não poderá mais ser realizado o show pirotécnico.

O Diretor da Festa, Jorge Xerfan, também comentou sobre a decisão. “É com muita tristeza que nós recebemos essa notícia do Ibama cancelando o show pirotécnico que é uma tradição de muitos anos, mas, como bem disse nosso Arcebispo, vamos acatar a decisão do órgão. Porém, aguardamos ainda que eles reformem essa decisão, uma vez que a nossa defesa ainda não foi julgada”.

Além do show pirotécnico, o Círio Musical também foi questionado, mas foi autorizado e a Diretoria da Festa garantiu que os 15 dias de show na Concha Acústica da Praça Santuário serão mantidos.

LUIZ ESTUMANO

O processo de suspensão do show

O processo de suspensão do show O processo de suspensão do show

pirotécnico surgiu quando houve

pirotécnico surgiu quando houve pirotécnico surgiu quando houve

a operação Fogos de Artifícios,

a operação Fogos de Artifícios, a operação Fogos de Artifícios,

coordenada pelo Ministério

coordenada pelo Ministério coordenada pelo Ministério

Público Estadual (MPE), em

Público Estadual (MPE), em Público Estadual (MPE), em

outubro de 2013, que teve como

outubro de 2013, que teve como outubro de 2013, que teve como

objetivo o monitoramento

objetivo o monitoramento objetivo o monitoramento

e a fiscalização do impacto

e a fiscalização do impacto e a fiscalização do impacto

as Obras Sociais da Paróquia de

as Obras Sociais da Paróquia de as Obras Sociais da Paróquia de

Nazaré e a Diretoria da Festa,

Nazaré e a Diretoria da Festa, Nazaré e a Diretoria da Festa,

informaram à Imprensa que

informaram à Imprensa que informaram à Imprensa que

resolveram acatar a decisão da

resolveram acatar a decisão da resolveram acatar a decisão da

suspensão do show pirotécnico

suspensão do show pirotécnico suspensão do show pirotécnico

d o e n c e r r a m e n t o d a s

d o e n c e r r a m e n t o d a s d o e n c e r r a m e n t o d a s

festividades de Nossa Senhora

festividades de Nossa Senhora festividades de Nossa Senhora

de Nazaré, determinada pelo

de Nazaré, determinada pelo de Nazaré, determinada pelo

Instituto Brasileiro do Meio

Instituto Brasileiro do Meio Instituto Brasileiro do Meio

IVAN CARDOSO/ARQUIVO

BELÉM, DE 26 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO DE 20148

Círio 2014 Caderno Dois

Na última quarta-feira, 17, o Sebrae no Pará recebeu a visita da imagem Peregri-

na de Nossa Senhora de Nazaré. Na ocas ião , o Arceb i spo

Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, presidiu a visita finalizando com a bênção a todos colaboradores, Diretoria Executiva, Conselheiros e vizinhos que moram nos arredores do prédio da instituição. ‘’O Círio de Nazaré envolve a sociedade, aproxima e cria laços. A visita da imagem, como ícone, é oportunidade de oração, aprimoramento de valor e principalmente para o Sebrae, significa apoio ao trabalho realizado aqui’’, disse o Arcebispo.

A colaboradora Uyara Póvoas descreveu a identificação que sente

com a representação da imagem. ‘’Me identifico como mulher, como mãe e, de certa forma, como protetora. Nós mulheres, somos em terra, a representação e semelhança de Nossa Senhora’’, afirma Uyara.

S e g u n d o o D i r e t o r -superintendente, Vilson Schuber, o momento é de compartilhar o espírito do Círio vivido internamente. ‘’Festa de alegria, recolhimento, reflexão e oração’’, finalizou.

Participaram da celebração A r n a l d o P i n h e i ro , D i re t o r d e C a p t a ç ã o d a Fu n d a ç ã o Nazaré de Comunicação, o vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Pará, Carlos Xavier; o conselheiro Miguel Sampaio e a diretora técnica, Domingas Ribeiro.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

w IMAGEM é recebida pela segunda vez no shopping, em Belém

w CELEBRAÇÃO DE FÉ na praça central para receber a visita da imagem Para prestar homenagens à pa-droeira dos paraenses, o Sho-pping Pátio Belém realizou

programação especial, uma cele-bração de fé na Praça Central para receber a visita da Ima-gem Peregrina de Nossa Se-nhora de Nazaré, no domin-go, 21, o shopping a recebeu pela segunda vez.

Neste ano, o Pátio contou com uma estrutura mais completa para receber Nossa Senhora. Segundo o gerente de marketing, Antônio Carlos Maziviero, as mudanças foram feitas para proporcionar conforto para os clientes e lojistas que participaram

da programação. A Praça Central foi transformada em um grande santuário que ganhou um altar

para a celebração da Santa Missa presidida pelo Arcebispo Emérito de Belém, Dom Vicente Zico.

“ A e q u i p e d o P á t i o s e e n vo l ve u b a s t a n t e n o s p r e p a r a t i v o s d a

programação, que neste ano contou com queima de fogos e música ao vivo, com a participação do

cantor Samaroni Lacerda. Estima-se que cerca de mil pessoas

estiveram presentes, entre clientes, colaboradores e lojistas”, ressaltou o gerente.

Neste ano foi montada uma estrutura maior para receber a imagem de Nossa Senhora

Shopping center recebe a visita da imagem Peregrina

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

ara prestar homenagens à pa-

ara prestar homenagens à pa-ara prestar homenagens à pa-

droeira dos paraenses, o Sho-

droeira dos paraenses, o Sho-droeira dos paraenses, o Sho-

pping Pátio Belém realizou

pping Pátio Belém realizou pping Pátio Belém realizou

programação especial, uma cele-

programação especial, uma cele-programação especial, uma cele-

bração de fé na Praça Central

bração de fé na Praça Central bração de fé na Praça Central

para receber a visita da Ima-

para receber a visita da Ima-para receber a visita da Ima-

gem Peregrina de Nossa Se-

gem Peregrina de Nossa Se-gem Peregrina de Nossa Se-

nhora de Nazaré, no domin-

nhora de Nazaré, no domin-nhora de Nazaré, no domin-

go, 21, o shopping a recebeu

go, 21, o shopping a recebeu go, 21, o shopping a recebeu

da programação. A Praça Central

da programação. A Praça Central da programação. A Praça Central

foi transformada em um grande

foi transformada em um grande foi transformada em um grande

santuário que ganhou um altar

santuário que ganhou um altar santuário que ganhou um altar

para a celebração da Santa Missa

para a celebração da Santa Missa para a celebração da Santa Missa

presidida pelo Arcebispo Emérito

presidida pelo Arcebispo Emérito presidida pelo Arcebispo Emérito

de Belém, Dom Vicente Zico.

de Belém, Dom Vicente Zico.de Belém, Dom Vicente Zico.

“ A e q u i p e d o P á t i o

“ A e q u i p e d o P á t i o “ A e q u i p e d o P á t i o

s e e n vo l ve u b a s t a n t e

s e e n vo l ve u b a s t a n t e s e e n vo l ve u b a s t a n t e

n o s p r e p a r a t i v o s d a

n o s p r e p a r a t i v o s d a n o s p r e p a r a t i v o s d a

Imagem Peregrina visitou o Sebrae

w A VISITA da imagem, como ícone, é oportunidade de oração

w DIRETORES o momento é de compartilhar o espírito do Círio

9BELÉM, DE 26 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO DE 2014

Em Nazaré Caderno Dois

Será realizada dia 10 de outubro, na quadra da Escola Superior de Educação Física, a Adoração Especial do Círio. A partir da segunda-feira, quem quiser participar da Adoração, poderá vir a Basílica de Nazaré e trocar um 1kg de alimento por um ingresso. O objetivo desse encontro especial é celebrar o Círio de Nazaré por meio do louvor e adoração ao Santíssimo, que será presidida pelo Padre Geffison Silva e convidados.

Desde a última quarta-feira, 24, chegou a Belém um dos principais símbolos de fé dos católicos paraenses: a corda do Círio 2014. O objeto, que tem espaço disputado por centenas de fiéis durante as duas principais Romarias, Trasladação e Círio, mede 800 metros de

Uma missa de envio será cele-brada pelo pároco da Basílica Santuário, Pe. Waldeci Silva,

neste sábado, às 10h. Segundo o religioso, a romaria tem o objetivo de permitir às crianças conhecerem o amor de Deus por meio de Maria. Ano passado, aproximadamente 350 mil pessoas participaram da romaria. “A romaria é um grande evento inau-

gurado pelo Padre Silvio e que a cada ano, se desenvolve de maneira signifi-cativa, principalmente, na evangeliza-ção”, explicou Padre Waldeci.

Depois da celebração, será apresentado o cartaz oficial da Romaria das Crianças. Cerca de 10 mil cartazes serão distribuídos. A Romaria será no dia 19 de outubro, às 8h, com saída da Praça Santuário de Nazaré.

Histórico - A primeira Romaria foi realizada em 21 de outubro de 1990, contou com cerca de 1.500 participantes. No ano de 1994, o andor foi substituído por um “cibório” colocado em um carro. Até 1999, as esposas dos diretores da festa que coordenavam a procissão. Mas, desde 2000, a pastoral da catequese organiza a romaria.

EVANGELIZAÇÃO

Missa de envio da Romaria das crianças será sábado, dia 27A 24ª edição da Romaria das Crianças será no primeiro domingo após o Círio de Nazaré

PERCURSO

Saída da Praça Santuário de Nazaré, segue pela Av. Nazaré, Av. Alcindo Cacela, Av. Gov. José Malcher, Tv. Doutor Moraes e volta pela Av. Nazaré até o ponto de partida.

w A CADA ANO aumenta número de participantes de todas as idades w ROMARIA objetiva permitir às crianças conhecer o amor de Deus

LUIZ ESTUMANO/ARQUIVODIVULGAÇÃO

Tradicional símbolo do Círio, acorda, já chegou à capital paraense

Adoração

comprimento e 50 milímetros de diâmetro, assim como a do ano passado. Para muitos, “Ir na corda”, é uma das maiores homenagens à Mãe Sant í s s ima , é uma demonstração de devoção quase inacreditável.

A corda deste ano foi produzida em Santa Catarina e, depois de breve escala em São Paulo, chegou à capital, fretada pela transportadora Novo Progresso, que fez a doação do serviço. A corda é feita de sisal e seus 800 metros serão divididos em dois pedaços menores, cada um com 400 metros. Um deles será usado na Trasladação e outra metade na grande romaria do domingo, dia 12 de outubro.

HISTÓRICO - A corda foi usada pela primeira vez durante as procissões em 1855, quando a berlinda que conduzia a imagem de Nossa Senhora ficou imóvel durante uma das romarias e precisou ser puxada. Desde então, foi incorporado às festividades e passou a ser o elo entre Nossa Senhora de Nazaré e os fiéis.

w SÍMBOLO de fé. Ir na corda é uma das maiores homenagens

LUIZ ESTUMANO

BELÉM, DE 26 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO DE 201410

Opinião Caderno Dois

Chiara LubichPalavra de vida“Eu sou o pão da vida. Quem

vem a mim não terá mais fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede.” (Jo 6,35)

João narra no seu Evangelho que Jesus, depois de ter multiplicado os pães, diz, entre outras coisas, no grande discurso feito em Cafarnaum: “Trabalhai não pelo alimento que perece, mas pelo alimento que permanece até à vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará” (Jo 6,27).

Para seus ouvintes, é evidente a referência ao maná, como também à expectativa do “segundo” maná que descerá do céu no tempo messiânico.

Pouco depois, no mesmo discurso, diante da multidão que ainda não tinha chegado a entender, o próprio Jesus se apresenta como o verdadeiro pão descido dos céus, que deve ser aceito por meio da fé:

“Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede.”

Jesus já se vê como pão. Portanto, é este o motivo final de sua vida aqui na terra. Ser pão para ser ingerido. E ser

pão para nos comunicar a sua vida, para nos transformar Nele. Até esse ponto é claro o significado espiritual dessa Palavra, com suas referências ao Antigo Testamento. Mas o discurso se torna misterioso e duro quando, mais adiante, Jesus diz, a respeito de si mesmo: “O pão que eu darei é a minha carne,entregue pela vida do mundo” (Jo 6,51b) e “se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós” (Jo 6,53).

É o anúncio da Eucaristia, que escandaliza e distancia muitos discípulos. Mas é o maior dom que Jesus quer dar à humanidade: a sua presença no sacramento da Eucaristia, que confere saciedade à alma e ao corpo,a plenitude da alegria como fruto da íntima união com Jesus.

Quando estamos nutridos por esse pão, nenhum outro tipo de fome tem mais razão de existir. Todo desejo nosso de amor e de verdade é saciado por aquele que é o próprio Amor, a

própria Verdade.

“Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede.”

Portanto, esse pão nos nutre de Jesus já a partir desta terra, mas nos é dado para que possamos, por nossa vez, saciar a fome espiritual e material da humanidade que nos rodeia.

O mundo recebe o anúncio de Cristo não tanto da Eucaristia quanto da vida dos cristãos nutridos por ela e pela Palavra. E eles, pregando o Evangelho com a vida e com a voz, tornam Cristo presente no meio dos homens.

A vida da comunidade cristã, graças à Eucaristia, torna-se a vida de Jesus. Uma vida, portanto, capaz de doar aos outros o amor, a vida de Deus.

“Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede.”

Creio que uma das mais va-liosas práticas que aprendi nesta vida foi poder tocar

um instrumento. Lembro quando menino ainda, com pouco mais de 9 anos ganhei de presente meu vio-lão; era de madeira simples mas de um brilho que vinha refletindo a alegria dos meus olhos de aprendiz, ávido por extrair do pinho os seus primeiros sons. Com cordas de aço, meu primeiro violão me fez sofrer a dor do nascimento dos calos e a sensibilidade conquistada no suor e no sangue, na ponta dos dedos, na extensão de seu braço. Não, nunca pensei em desistir de aprender, tan-to que até hoje, anos depois, ainda espero muito nesta arte da música, nela decidi continuar e nada me-lhor que o tempo para cicatrizar os cortes e criar resistência para poder tocar com vigor os acordes que não passavam de dez ou doze inicias e que teimavam em não harmonizar com as músicas que tanto ousava tentar tocar à revelia dos ouvidos de heroicos solidários que me ouviam, mais desafinar que cantar, nas mú-sicas dos caderninhos de cifras que “devorava” sempre que chegavam às bancas de revista trazendo as harmonias das canções mais atuais ou das melodias da música pop, da jovem guarda ou da bossa, das can-ções italianas e francesas que tanto

aprendi com o gosto musical de mi-nha madrinha.

Foi um tempo bom e o violão tantas vezes foi meu companheiro, confidente e “ganha-pão”; Nas bandas com a turma ou como músico solo o que me importava era viver as palavras e os textos musicais como que incorporando os personagens de cada estória contada e cantada em tons, rimas e versos. A música fazia assim, dia a dia, morada em minha alma e tocar e cantar me alegra a vida até hoje, principalmente se estiver ligada à liturgia que desde o começo me encantou com a beleza de suas letras, a riqueza de suas melodias, o canto gregoriano, vivendo as celebrações e os momentos solenes dos tempos litúrgicos, como a sempre emocionante liturgia do Advento e do Natal, o canto introspectivo e de esperança da Semana Santa, a festa da Páscoa e os tantos momentos bonitos do tempo comum. Lembro dos cursos com a irmã Miria Kolling e sua alegria contagiante ao cantar o Evangelho e retirar tantos sons que me deixavam maravilhado com sua

riqueza musical, das músicas tão simples e belas do Padre Zezinho, que embalaram minha infância e juventude, muitas vezes, na voz de minha saudosa mãe que às vezes trocava as letras mas era fiel ao amor contido naquelas canções.

Dediquei-me assim ao canto litúrgico e ecoar o amor de Deus em canções e versos, elevar a voz para cantar o som do céu nas palavras dos santos, dos doutores da Igreja, dos inúmeros compositores que me chegam em tantas vias; pela rádio tv, na web; enfim, nas mais variadas formas de continuar tendo a certeza que cantar o amor de Deus é valioso demais e que o dom de poder tocar um instrumento e de cantar só tem sentido e fecundidade se partilhado com as pessoas cuja música, tantas vezes, invade a alma e cura até os mais resistentes, massageando a vida com a ternura dos sons.

A música sempre me aproximou do amor de Deus, disso eu tenho a certeza, pois é como, de alguma forma, um mistério que não se pode traduzir em palavras mas que se

Leno Carmo ([email protected])

Sal e Luz

Quando a música nos aproxima de Deus

sente bem no fundo do coração, na alma da gente, sei que Ele escuta quando o Espirito canta em nós. É por isso que resolvi escrever, para convidar a tantos irmãos e irmãs que mesmo nas celebrações permanecem calados, não sei se por vergonha, medo ou outro sentimento que os impedem de participar por meio da música no mistério que se celebra. Deixem se embalar nas notas das canções que fazem a nossa liturgia. Cantem, abram o sorriso na alegria do canto e caminhem com os músicos e os cantores, cuja responsabilidade é grande em estudar para cantar bem e cantar com o coração, com responsabilidade, com discernimento, com lealdade, com coerência e o sorriso nos lábios, com a alegria de sentir que são amados por Deus.

Canta-se para encher a vida; a nossa e a dos outros, com sons agradáveis e amorosos que, quando bem harmonizados e vividos, permitem e convidam, nem que seja por segundos, a tocar o caminho do céu, onde os anjos certamente, cantam o amor de Deus na perfeição da melodia do autor maior da música, daquele que compõe a cantiga dos ventos, da brisa, da voz materna a embalar o berço ou a rede do filho amado. Cantar é declarar o amor na reverberação da alma que ama.

Com a metáfora do pão, Jesus nos ensina também o modo mais verdadeiro, mais “cristão” de amar o nosso próximo.

Com efeito, o que significa amar?Amar significa “fazer-se um” com

todos, “fazer-se um” em tudo aquilo que os outros desejam, nas coisas mais pequeninas e insignificantes e naquelas que talvez não tenham importância para nós, mas importam aos outros.

E J e s u s e x e m p l i f i c o u maravilhosamente esse modo de amar, fazendo-se pão para nós. Ele se faz pão para entrar em todos, para tornar-se comestível, para “fazer-se um” com todos, para servir, para amar a todos.

Também nós, portanto, devemos “fazer-nos um” até o ponto de nos deixarmos ingerir.

O amor é isto: “fazer-se um” de modo que os outros se sintam nutridos pelo nosso amor, confortados, aliviados, compreendidos.

CHIARA LUBICHEste comentário à Palavra de Vida foi

publicado originalmente em agosto de 2000.

O exorcismo é na Igreja Ca-tólica uma prática iniciada pelo seu próprio fundador

Jesus Cristo, que a realizou em toda a sua vida histórica, e ainda a conce-deu como herança, a partir dos Após-tolos, pelo poder - serviço de expulsar demônios, afirmando que, entre os si-nais que acompanhariam os que cres-sem, estaria a expulsão dos espíritos imundos (cf. Mc 16,17).

O Exorcismo na Igreja Católica não é um sacramento. É um sacramental. Está presente na liturgia. Por exemplo, no batismo, quando o ministro da celebração ou o sacerdote pergunta: Renuncias a Satanás? Renuncio! Pronto, está feito o exorcismo! Mais poderosa do que o Exorcismo é a penitência, a confissão sacramental. Foi o Papa Leão XIII que proclamou o Arcanjo São Miguel patrono e príncipe da Igreja e criou o pequeno exorcismo de são Miguel.

A AÇÃO DO EXORCISMO É FEITA,

Exorcismo do Arcanjo São MiguelQUANDO A IGREJA PEDE A DEUS COM AUTORIDADE, EM NOME DE JESUS CRISTO, QUE UMA PESSOA OU OBJETO, SEJAM PROTEGIDOS CONTRA A AÇÃO DO MALIGNO E TIRADOS DO SEU DOMÍNIO.

O Exorcismo exerce grande atração entre as pessoas e é muito explorado pelo cinema e, igualmente, por muitos “líderes religiosos”, como forma de garantir audiência e renda. A IGREJA SÓ PERMITE O EXORCISMO - EXCETO AQUELES QUE ESTÃO INTEGRADOS DENTRO DE OUTROS RITOS - QUANDO TEM CERTEZA MORAL DE QUE ALGUMA PESSOA ESTÁ SENDO ATORMENTADA PELO DEMÔNIO. Embora todos os padres sejam exorcistas, em vista do próprio sacerdócio, só poderão praticar, com a devida licença do Bispo diocesano.

Satanás é o Pai da mentira, cheio de artifícios e de fraudes para enganar as pessoas, a fim de evitar o exorcismo. Entretanto, a prudência deve estar sempre presente na ação da Igreja que verifica o que realmente é possessão demoníaca e o que realmente é uma doença, sobretudo, de ordem psíquica ou algum fenômeno paranormal. Nem tudo é doença apenas e, nem tudo é possessão demoníaca. A Igreja nos alerta para a grande tentação, de levar-nos a acreditar que o demônio não existe ou de que ele não atua na história humana dos tempos pós-modernos como se, pelo fato de que na sua existência, alguém não acreditar, poderá se livrar de suas insídias. Por outro lado, a presença do mal no mundo

é uma manifestação patente de que Deus existe. É uma boa lembrança para aqueles que, apelando para a liberdade de consciência e de religião, pretendem banir da esfera pública, toda alusão a Deus. E se Satanás tem algum poder, é limitadíssimo diante do infinito poder de Deus. Jesus é o Sol invicto! É o vencedor, enquanto Satanás é o derrotado. SÃO MIGUEL

NOS RECORDA CONSTANTEMENTE ESTA REALIDADE, AO ESMAGAR COM O PÉ A CABEÇA DO DRAGÃO E QUE O CRISTÃO É MAIS PODEROSO DO QUE O MALIGNO, POIS É FILHO ABENÇOADO DE DEUS. Diz a oração da novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: “Não temerei aos demônios, porque vós sois mais poderosa do que todo o inferno”.

Padre Moacir RobledoParóquia Arcanjo São Miguel([email protected])

11BELÉM, DE 26 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO DE 2014

Arquidiocese Caderno Dois

HOMENAGEM

Festa de Santa Teresinha emocionou fi éis no Jurunas Programação religiosa e cultural foi intensa para a comunidade

w PROCISSÃO percorreu várias ruas do bairro do Jurunas

A festa em homenagem à Santa Teresinha do Menino Jesus, no bairro do Jurunas, segue com

programações especiais até a próxi-ma quarta-feira, 01. A paróquia, que leva o nome da santa, localizada na avenida Roberto Camelier, está em festa desde o dia 18, e reflete sobre o tema “Teresinha, Servidora da Comunhão e da Cultura do Encon-tro”.

No dia 20, os paroquianos e fiéis de Santa Teresinha que foram participar da festa, tiveram um momento de especial ao viver a celebração da Santa Eucaristia, presidida por Dom Teodoro Mendes Tavares, Bispo Auxiliar de Belém. A missa animada pela Pastoral do Dízimo aconteceu às 19h.

A m i s s a d a s 6 h 3 0 a b r i u a programação do dia 21, animada wpor integrantes do Movimento Legião de Maria. Às 8h, houve a tradicional Procissão das Crianças que percorreu várias ruas do bairro até chegar à Igreja Matriz. A última celebração do dia 21, aconteceu às 18h, presidida pelo Monsenhor Marcelino Ferreira, que é o pároco da Paróquia. Segundo Monsenhor Marcelino, a cada missa a Igreja Matriz fica repleta de fiéis que acompanham as celebrações com grande fervor esesse momentos de evangelização, desde o início da preparação da festa.

A programação continua nesta semana de maneira muito especial. No dia 28 haverá missa às 6h30, 8h30 e às 18h, sendo que esta última será seguida de procissão com a imagem de Santa Teresinha do Menino Jesus, com itinerário passando pelas ruas Roberto Camelier, Mundurucus, Tupinambás, São

Miguel até chegar à Igreja Matriz, onde será recebida com uma queima de fogos.

No dia 29, a Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus, receberá a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, às 18h, um dos momentos mais aguardados pela comunidade, e que já tornou-se uma tradição na Paróquia.

A visita da imagem antecede a

celebração eucarística das 19h que será presidida pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman, animada pelo Apostolado de Oração.

Monsenhor Marcelino Ferreira está há 25 anos à frente da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus e disse que a festa é um momento de responsabilidade e de dedicação. “Na minha vida sacerdotal procuro fazer de cada dia como se fosse o primeiro.

A comunidade do Baixo Acará fez bonita festa para homenagear Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na ilha do Maracujá. Alegres, os moradores da localidade realizaram uma procissão fluvial, na manhã de domingo, dia 21.

Barcos enfeitados percorreram a região fluvial às proximidades da ilha, lotados por fiéis que cantavam e rezavam no interior das embarcações com a intenção de homenagear a padroeira da comunidade do Maracuja.

A procissão foi acompanhada sempre de perto por uma embarcação de Batalhão Ambiental da Polícia Militar a fim de proporcionbar segurança aos tripulantes.

A Ir. Carmen Silva, da equipe da Pastoral das Ilhas, acompanhou

a procissão. "Festa muito especial com intensa participação dos nossos irmãos ribeirinho", resumiu a religiosa. De fato, a alegria foi o ponto alto da homenagem que contou com a participação de uma banda de música.

A presença festiva da comunidade na procissão foi um detalhe muito especial. As embarcações lotadas conduziam também muitas crianças que emprestaram aos fiéis muita alegria, algumas portavam bandeiras de suas comunidades e uma delas conduzia a bandeira do Estado do Pará.

A chegada da procissão à ilha do Maracujá culminou com uma reverência especial a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro por parte de crianças vestidas de marinheiro.

PASCOM/SANTA TERESINHA

Procuro fazer tudo bem feito, com entusiasmo e alegria. Em qualquer lugar eu sempre dou o melhor de mim, mesmo com minhas limitações. Então nós procuramos realizar a festa não só em homenagem à Santa Teresinha, mas para o próprio crescimento da comunidade e da vida da Paróquia”, explicou o pároco.

No dia 1, haverá missa para a bênção das rosas, às 7h, presidida pelo Arcebispo Emérito de Belém, Dom Vicente Zico. A Tv Nazaré transmitirá ao vivo às 19h, o encerramento da festa com missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

MISSA AO VIVO NA PARÓQUIA DE SANTATERESINHA DO MENINO JESUS

Não perca neste domingo, 01, a Santa Missa que será transmitida ao vivo pela TV Nazaré, canal 30, a partir das 19h, direto da Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus (Jurunas), localizada no bairro do Jurunas.

Já era tarde e o I Encontro da Pastoral das Ilhas acontecia no salão paroquial da Paróquia São Francisco da Ilhas quando um grupo de missionários da Região do Baixo Acará chegou a Cotijuba. Animados, quebraram o protocolo estabelecido pela coordenação da reunião.

Esse foi apenas um dos momentos mais emocionantes de uma Igreja "que sai atrás daqueles que ainda necessitam muito da Palavra de Deus", destacou Dom Teodoro Mendes, Bispo Auxiliar de Belém e Coordenador da Pastoral das Ilhas.

A reunião , denominada de Encontrão, aconteceu na manhã do dia 21, na ilha de Cotijuba. Lideranças de todas as paróquias riberinhas estiveram presentes, assim como sacerdotes e diáconos

que no seu cotidiano evangelizam a região dos rios, sob a coordenação da Arquidiocese de Belém.

O encontro ocupou toda a manhã. Cada uma das regiões puderam falar sobre as suas atividades e também das dificuldades enfrentadas para levar o Evangelho para as comunidades. Dentre as realidades testemunhadas por cada um, o tráfico de pessoas foi citado como fato preocupante .

A partilha teve um tempo para apresentação de propostas para fortalecer a Pastoral das Ilhas e por deliberação plenária, os participantes decidiram que a próxima reunião anual será em Outeiro.

A Santa Missa encerrou o encontro que deixou a todos "encantados por este belo encontro", declarou ao final, Dom Teodoro.

Missionários ribeirinhos reuniram-se em Cotijuba

w ENCONTRO Reunião anual aconteceu na igreja Matriz

Festa no Acará para Senhora do Perpétuo Socorro

w RIO Barcos enfeitados para saudar Nossa Senhora, no Acará

DIVULGAÇÃO

IR. CARMEM

BELÉM, DE 26 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO DE 201412

Igreja Caderno Dois

A Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese de Belém celebra a Semana do Idoso de 21 a 28 de setembro. A comemoração alusiva ao Dia Nacional e Internacional do Idoso ocorrerá no período de 27 de setembro a 1° de outubro com atividades como: caminhadas, missas, cafés da manhã para os idosos

cadastrados e ação de cidadania, dentre outras. Se na sua paróquia ainda não tem a Pastoral da Pessoa Idosa, converse com seu pároco e procure na Cúria Metropolitana, de segunda a sexta-feira pela manhã. Acolhamos aqueles “que são um testouro precioso”, como diz o Papa Francisco.

Pastoral promove Semana do Idoso

DIVULGAÇÃO

TERCEIRA IDADE

Pastoral da Pessoa Idosa participa de Encontro com o Papa Francisco Evento acontece no dia 28 de setembro, na Praça São Pedro, em Roma

Na carta ao Papa, Dom José Antonio Peruzzo, Bispo designado pela CNBB para a Pastoral da Pessoa Idosa, faz uma apresentação do trabalho da Pastoral no Brasil, relatando um pouco do histórico, quando foi fundada pela doutora Zilda Arns e assumida pela Igreja do Brasil. “Hoje é uma importante ação evangelizadora voltada para uma parte bastante ignorada do nosso povo: os idosos pobres. Como em outras partes do mundo, também entre nós eles, os idosos pobres são numerosos e largamente esquecidos”, destaca o Bispo.

Dom José Antonio Peruzzo enfatiza a “comoção e gratidão que experimentam todos os evangelizadores da Pastoral da Pessoa Idosa, cada vez que Vossa Santidade se recorda e menciona os idosos”. E continua: “Em tempos atuais, se quisermos ser uma Igreja que ame os pobres, temos sim que ter um grande apreço a causa dos idosos. Vossa Santidade nos lembra enfaticamente deste compromisso de caridade pastoral”.

Repercutindo a atuação da Pastoral da Pessoa Idosa no Brasil, o Bispo ressalta o engajamento e evangelização. “Já estamos em 185 Dioceses do Brasil. Nosso trabalho fundamental é visitar mensalmente os idosos em seus domicílios, especialmente aqueles em condições humanas mais dramáticas. Os visitadores lhes levam afeto, espiritualidade, fé partilhada

e formação personalizada (educação sobre os direitos, sobre saúde, sobre a fé que professamos)”.

O texto da carta evidencia mais adiante a entrega dos voluntários. “O que impressiona e comove, querido Papa Francisco, é o grande número de voluntários com que nossa Igreja pode contar nesta missão. Mesmo com recursos escassos, apesar das imensas distâncias desse nosso país, podemos contar com o coração e a fé engajada de quase 25 mil colaboradores. Fazem-no com gratuidade porque querem responde à gratuidade de Deus. Viajam em barcos, na Amazônia, onde há estradas seguem em ônibus, muitas vezes fazem longos percursos caminhando (. . . ) Com carinho achegam-se aos idosos que sentem a dor da miséria, ou da solidão ou do abandono”.

Finalizando a carta, Dom José Antonio Peruzzo, agradece a realização, no dia 28 de setembro, do evento dedicado ao tema “A benção de uma vida longa”. “Isso nos faz perceber que a causa dos idosos será uma nobre preocupação e uma feliz inspiração no Sínodo sobre a família. Encontros voltados à sabedoria dos idosos renovam a juventude da nossa Igreja. Seria motivo de imenso júbilo se a nossa Pastoral da Pessoa Idosa recebesse uma saudação de Vossa Santidade. Nossos milhares de voluntários multiplicariam suas motivações e sua criatividade”.

Irmã Terezinha Tortelli - Coordena-dora Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa vai participar do Encontro

Internacional com o Papa Francis-co e Pessoas Idosas, com o tema “A benção de uma vida longa”. O evento acontece no próximo dia 28 de setem-bro, na Praça São Pedro em Roma. Irmã Terezinha leva no coração todos os milhares de voluntários e pessoas idosas acompanhadas da PPI. É um momento de grande importância e

alegria para todos nós - neste ano em que celebramos os 10 anos de missão da Pastoral da Pessoa Idosa no Brasil.

Como parte da celebração dos 10 anos, Dom José Antonio Peruzzo, Bispo de Palmas/Francisco Beltrão e Presidente da PPI, escreveu uma carta ao Papa Francisco apresentando a Pastoral e seus milhares de voluntários que desenvolvem grande missão junto às pessoas idosas mais vulnerabilizadas de nosso país.

Carta ao Papa Francisco na celebração dos 10 anos da Pastoral

w CARIDADE PASTORAL Papa nos lembra desse compromis com idosos