Voz da São Charbel · 2018-02-16 · nos destes o mistério do Vosso Santíssimo Corpo como penhor...

4
Voz da São Charbel Informativo da Paróquia Maronita São Charbel Igreja Oriental Siríaco - Aramaica Antioquena Maronita Católica Apostólica Romana ANO XII - EDIÇÃO Nº 62 - JUNHO 2017 - DISTRIBUIÇÃO INTERNA E GRATUITA “Ó Cristo, Palavra do Pai eterno, que Vos tornastes homem para nos salvar, obedecestes às leis do Antigo Testamento para nos conduzir à adoração em espírito e em verdade; lavastes os pés dos Vossos discípulos para nos ensinar a humildade e o amor; comestes o cordeiro da páscoa com eles e Vos tornastes a nossa páscoa e o nosso cordeiro. Nós Vos agradecemos e Vos louvamos porque entregastes a Vós mesmo como vítima da Páscoa eterna, nos destes o mistério do Vosso Santíssimo Corpo como penhor da ressurreição e da nova vida e fizestes participar do Vosso sacerdócio eterno os Vossos discípulos e seus sucessores que são os sacerdotes da Nova Aliança, oferecendo-Vos, Vós mesmo, por suas mãos, ao Pai como sacrifício puro e aceitável.” 15 de junho, quinta-feira 10h30 - Missa e procissão de Corpus Christi

Transcript of Voz da São Charbel · 2018-02-16 · nos destes o mistério do Vosso Santíssimo Corpo como penhor...

Voz da São CharbelInformativo da Paróquia Maronita São Charbel

Igreja Oriental Siríaco - Aramaica Antioquena Maronita Católica Apostólica Romana

A N O X II - E D I Ç Ã O N º 62 - JUNHO 2 0 1 7 - D I S T R I B U I Ç Ã O I N T E R N A E G R AT U I TA

“Ó Cristo, Palavra do Pai eterno, que Vos tornastes homempara nos salvar, obedecestes às leis do Antigo Testamentopara nos conduzir à adoração em espírito e em verdade;lavastes os pés dos Vossos discípulos para nos ensinara humildade e o amor; comestes o cordeiro da páscoa com elese Vos tornastes a nossa páscoa e o nosso cordeiro.Nós Vos agradecemos e Vos louvamos

porque entregastes a Vós mesmo como vítima da Páscoa eterna,nos destes o mistério do Vosso Santíssimo Corpocomo penhor da ressurreição e da nova vida e fizestes participardo Vosso sacerdócio eterno os Vossos discípulose seus sucessores que são os sacerdotes da Nova Aliança,oferecendo-Vos, Vós mesmo, por suas mãos,ao Pai como sacrifício puro e aceitável.”

15 de junho, quinta-feira10h30 - Missa e procissão de Corpus Christi

Editorial

2 Junho 2017Voz da São Charbel

1. Lanciano – Itália – aprox. ano 700Este milagre aconteceu no Mosteiro de S. Legoziano, dos mon-

ges de S. Basílio. Foi submetido à análise científica dos Drs.Odoardo Linoli, Chefe de Serviço dos Hospitais Reunidos deAresto e livre docente de anatomia e histologia patológica e dequímica e microscopia clínica; Dr. Ruggero Bertelli, prof. Eméritode anatomia humana normal na universidade de Sena. Resulta-dos: Relatório de 4 de março de 1971:

a – A carne é verdadeira carne.b – O sangue é verdadeiro sangue.c – A carne é do tecido muscular do coração (miocárdio,

endocárdio, nervo vago).d – A carne e o sangue são do mesmo tipo AB e pertencem à

espécie humana. Obs: é o mesmo tipo de sangue encontrado noSudário de Turim.

e – Trata-se de carne e sangue de uma pessoa viva, pois queesse sangue é o mesmo que tivesse sido retirado, naquele mesmodia de um ser vivo.

f – No sangue foram encontrados, além das proteínas nor-mais, os seguintes minerais: cloretos, fósforos, magnésio, potás-sio, sódio e cálcio.

g – A conservação da Carne e do Sangue, deixados em estadonatural por 12 séculos e expostos à ação de agentes atmosféricose biológicos, permanece um fenômeno extraordinário.

Disseram os cientistas aos frades: “E o Verbo se fez Carne!”2. Orvieto – Bolsena – Itália – 1263Jesus tinha pedido à Beata Juliana de Cornillon (?1258) a in-

trodução da festa de “Corpus Domini” no calendário litúrgico daIgreja. O Pe. Pedro de Praga, da Boêmia, celebra uma Missa nacripta de Santa Cristina, em Bolsena, e então, ocorre o milagre:da hóstia consagrada caem gotas de sangue sobre o corporal… OPapa Urbano IV (1262-1264), residia em Orvieto e ordena ao Bis-po Giacomo levar as relíquias de Bolsena a Orvieto. O Papa emi-tiu a Bula Transiturus de mundo, em 11/08/1264, onde prescre-veu que na 5ª feira após a oitava de Pentecostes, seja celebrada afesta em honra do Corpo do Senhor. São Tomás de Aquino foiencarregado pelo Papa para compor o Ofício da celebração. Em1290 foi construída a Catedral de Orvieto, chamada de “Lírio dasCatedrais”.

3. Ferrara – 28/03/1171Aconteceu este milagre na Basílica de Santa Maria in Vado.

Propagava-se com perigo a heresia de Berengário de Tours, quenegava a Eucaristia. Pe. Pedro de Verona, com três sacerdotescelebravam a Missa de Páscoa; a Hóstia se transformou emcarne, saiu sangue que atingiu o altar, cujas marcas são visí-veis ainda hoje.

Documentos: Breve do Cardeal Migliatori (1404). – Bula deEugênio IV(1442), encontrada em Roma em 1975.

Em Londres, em 1981, foi encontrado um documento de 1197narrando o fato.

4. Offida – Itália – 1273Ricciarella Stasio – devota imprudente, realizava práticas su-

persticiosas com a Eucaristia; esta se transforma em carne e san-gue numa dessas sessões. Foram entregues ao pe. GiacomoDiattollevi – conservadas até hoje. Há muitos testemunhos his-tóricos.

5. Sena – Itália – 1330Um sacerdote colocou indevidamente uma Hóstia dentro do

seu Breviário para levá-la a um enfermo grave. A Hóstia se li-quefez em sangue e molhou as páginas do Livro. Essas páginassão veneradas em Cássia, na Basílica de Santa Rita de Cássia,como “Corpus Domini”.

6. Turim – Itália – 1453A igreja e o sacrário da Catedral de Milão foram saqueados e

o ostensório de prata foi roubado e colocado em uma carruagem,e levado a Turim. Alí o cavalo parou diante da igreja de S.Silvestre,o ostensório caiu no chão, e levantou-se pairando no ar, comgrande esplendor, como o Sol. O bispo Ludovico Romagnano foichamado. O ostensório caiu no chão e a hóstia ficou pairando noar. Desceu em seguida dentro de um cálice seguro pelo bispo.

7. Sena - 1730Na Basília de São Francisco, em Sena, foram jogadas no chão

223 hóstias consagradas, por ladrões que roubaram a igreja. Fo-ram achadas entre as esmolas e outros papéis. Guardadas não seestragaram. A partir de 1914 foram feitos exames químicos quecomprovaram pão em perfeito estado de conservação.

Fonte: http://cleofas.com.br/os-milagres-eucaristicos-mais-conhecidos/

Diretor Responsável: Pe. Antonio Bosco da SilvaColaboração: Subdiácono Thiago C. Regini

Diagramação:TSS (97963-6521) - [email protected]ão: Central Cópias

DISTRIBUIÇÃO INTERNA e GRATUITA

Voz da São Charbel

Os Milagres Eucarísticos mais conhecidos

INTENÇÕES DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Pela Evangelização: Pelos responsáveisdas nações, para que se empenhem decidi-damente em pôr fim ao comércio de armas,que provoca tantas vítimas inocentes.

3Junho 2017 Voz da São Charbel

A Eucaristia: memorial dapáscoa do Senhor

Que significa a palavra de Jesus “fazei isto em memória demim?” Certamente que não apenas uma lembrança de aconteci-mentos passados, mas a proclamação das maravilhas que Deusrealizou (e realiza) por meio de seu Filho. A celebração litúrgicadesses fatos (paixão, morte e ressurreição do Senhor) torna-os atu-ais: celebrando a Páscoa do Senhor, os fiéis deverão conformarsuas vidas à vida do Senhor.

A obra da redenção realizada por Cristo torna-se presente eatual pelas celebrações litúrgicas, sobremodo a Santa Eucaristia,pela qual Cristo nos dá seu próprio Corpo e Sangue, isto é, suapessoa entregue por nós na Cruz. A Eucaristia, pois, torna presen-te o sacrifício da cruz. A Igreja, esposa de Cristo, nascida de seulado aberto, participa da oferta do Senhor Jesus: “a vida dos fiéis,seu louvor, seu sofrimento, sua oração, seu trabalho, são unidosaos de Cristo e à sua oferenda total, e adquirem assim um valornovo. O sacrifício de Cristo presente no altar dá a todas as gera-ções de cristãos a possibilidade de estarem unidos à sua oferta.”(Catec.n.1368) Os fiéis que já atingiram a glória eterna também seunem à oferenda de Cristo, por isso são nomeados na OraçãoEucarística a Virgem Maria, os Apóstolos e os santos. Igualmenteos que já partiram são beneficiados pela graça da Eucaristia.

A Eucaristia: presença realdo Senhor

Cristo está presente em sua Igreja de diversas maneiras: na suaPalavra, na sua Igreja reunida em oração, nos pobres, doentes,prisioneiros, nos sacramentos, no sacerdote que age em sua pes-soa. Sobretudo, está presente de modo único, real e excelente nosdons eucarísticos. Quando se afirma que essa presença é real, nãose negam suas outras formas de presença, mas se ressalta que pelaSanta Eucaristia Cristo se torna presente por completo. O pão e ovinho eucarísticos se convertem realmente no Corpo e no Sanguede Jesus, vivo!. Quem torna essa presença real é o próprio Senhorpela ação de seu Espírito. O sacerdote que preside a santa eucaris-tia pronuncia as palavras do memorial, mas é o Espírito quetransforma os dons no Corpo e Sangue do Senhor. A adora-ção eucarística professa a fé nessa presença real, prolongan-do a ação de graças.

A Eucaristia: alimento que nosconforma ao Senhor

Participando do santo sacrifício, comungando da Palavra e doCorpo e Sangue do Senhor, o fiel torna-se um com o Senhor, carnede sua carne, osso de seus ossos, qual nova Eva remida pelo san-gue divino. “Tendo recebido o dom do amor, morramos para opecado e vivamos para Deus.” (Catec. n.1394) Pela Santa Comu-nhão Eucarística, somos capacitados para toda obra boa,prefigurando a comunhão eterna.

Eucaristia Maria, mulhereucarística

Seguindo os passos de Maria, va-mos percebendo como de fato, ela éa Mulher Eucarística. Já na anun-ciação se encontra uma comparaçãoprofunda entre o “sim” pronuncia-do por Maria e o “amém” que o fieldiz ao receber o Corpo de Senhor,na sagrada comunhão. A atitude queune o fiel a Maria é a fé, pela qualMaria acreditou no mistério daencarnação, antecipando a fé euca-rística da Igreja.

Maria é a arca da nova aliançaA visita de Maria a Isabel nos permite vislumbrar seu sentido

“eucarístico”. No paralelismo com o transporte da arca da alian-ça, o evangelista Lucas quer transmitir a convicção que Maria é aarca da nova aliança, o lugar incorruptível da presença do Se-nhor. A encíclica de João Paulo II, já mencionada, lê de modosugestivo o dado bíblico como antecipação do que acontecerácom a Eucaristia. “Na visitação, quando Maria leva em seu ven-tre o Verbo encarnado, de certo modo Ela serve de « sacrário » –o primeiro « sacrário » da história –, para o Filho de Deus, que,ainda invisível aos olhos dos homens, se presta à adoração deIsabel, como que « irradiando » a sua luz através dos olhos e davoz de Maria” (EE 55).

Relendo, em perspectiva eucarística, o Magnificat cantado porMaria em sua visita a Isabel nos permite descobrir que “na Euca-ristia, a Igreja une-se plenamente a Cristo e ao seu sacrifício, como mesmo espírito de Maria. De fato, como o cântico de Maria, aEucaristia é primeiramente louvor e ação de graças. Quando ex-clama: « A minha alma glorifica ao Senhor e o meu espíritoexulta de alegria em Deus meu Salvador », Maria traz no seuventre Jesus. Louva o Pai « por » Jesus, mas louva-o também « em» Jesus e « com » Jesus. É nisto precisamente que consiste a verda-deira « atitude eucarística », (EE 58).

São iluminadoras são as palavras de São João Paulo II: “Se aEucaristia é um mistério de fé que excede tanto a nossa inteligên-cia que nos obriga ao mais puro abandono à palavra de Deus,ninguém melhor do que Maria pode servir-nos de apoio e guianesta atitude de entrega. Todas as vezes que repetimos o gesto deCristo na Última Ceia, dando cumprimento ao seu mandato,(Fazei isto em memória de Mim), ao mesmo tempo acolhemos oconvite que Maria nos faz para obedecermos a seu Filho semhesitação: « Fazei o que Ele vos disser » (Jo 2, 5). Com a solicitudematerna manifestada nas bodas de Caná, Ela parece dizer-nos: «Não hesiteis, confiai na palavra do meu Filho. Se Ele pôde mudara água em vinho, também Ele é capaz de fazer do pão e do vinhoo seu corpo e sangue, entregando-nos, neste mistério, o memorialvivo da sua Páscoa e tornando-se assim o “pão de vida” (EE 54) ».Amém!

As 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus1ª Promessa: “A minha bênção permanecerá sobre as casas

em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sa-grado Coração”;

2ª Promessa: “Eu darei aos devotos de Meu Coração todas asgraças necessárias a seu estado”;

3ª Promessa: “Estabelecerei e conservarei a paz em suasfamílias”;

4ª Promessa: “Eu os consolarei em todas as suas aflições”;5ª Promessa: “Serei refúgio seguro na vida e principalmente

na hora da morte”;6ª Promessa: “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus tra-

balhos e empreendimentos”;7ª Promessa: “Os pecadores encontrarão, em meu Coração,

fonte inesgotável de misericórdias”;8ª Promessa: “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prá-

tica dessa devoção”;9ª Promessa: “As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a

uma alta perfeição”;10ª Promessa: “Darei aos sacerdotes que praticarem espe-

cialmente essa devoção o poder de tocar os corações maisendurecidos”;

11ª Promessa: “As pessoas que propagarem esta devoção terãoo seu nome inscrito para sempre no Meu Coração”;

12ª Promessa: “A todos os que comunguem, nas primeiras sex-tas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseve-rança final e da salvação eterna”.

4 Junho 2017Voz da São Charbel

Glorioso padre Charbel,que lograstes sublime santidadePor ter seguido o Cristo,o caminho, a vida e verdade.Vos pedimos: rogai por nós.

Glorioso padre Charbel,que subistes ao cume da ascesePor ter sempre vividocasto, pobre, humilde, obedienteVos pedimos: rogai por nós.

Glorioso padre Charbel,que na vida passastes como mortoE tendo vós morrido vosso corpoperdura incorrupto.Vos pedimos rogai por nós.

Glorioso padre Charbel,que morrestes ao mundo para DeusE Deus vos conserva para o mundoexcelso taumaturgo.Vos pedimos: rogai por nós.

HINO DE SÃO CHARBEL

11/06 II Domingo de PentecostesDomingo da Santíssima TrinidadeRm 11,25-36 - Mt 28,16-20

14/06 Quarta-feira (II de Pentecostes)At 4,23-31 - Jo 15,15-17

15/06 Corpus Christi1Cor 11,25-29 - Jo 6,35-40.47-51

16/06 Sexta-feira (II de Pentecostes)At 5,12-21 - Jo 15,22-27

18/06 III Domingo de Pentecostes- O Espírito ensina1Cor 2,1-10 - Jo 14,21-27

21/06 Quarta-feira (III de Pentecostes)At 7,1-8 - Jo 16,16-20

23/06 Sexta-feira (III de Pentecostes)At 7,17-29 - Jo 16,25-28

25/06 IV Domingo de Pentecostes- Jesus exulta no Espírito1Cor 2,11-16 - Lc 10,21-24

28/06 Quarta-feira (IV de Pentecostes)At 8,1-8 - Mt 18,11-14

30/06 Sexta-feira (IV de Pentecostes)At 8,26-40 - Mt 18,21-35

Liturgia

Campanha pararestauro da imagem

de São Charbel(com pedestal em mármore)

Total R$ 10.000Colabore!

Retire seus envelopes nasecretaria ou no final das missas

01 – S. Justino, mártir03 – Ss. Carlos Lwanga e comps. Mártires04 – Pentecostes05 – S. Bonifácio, bispo e mártir09 – S. José de Anchieta, sacerdote11 – Santíssima Trindade S. Barnabé, apóstolo13 – S. Antonio de Pádua, sacerdote e doutor21 – S. Luis Gonzaga, religioso23 – Sagrado Coração de Jesus24 – Imaculado Coração de Maria Natividade de S. João Batista28 – S. Irineu, bispo e mártir29 – S. Pedro e S. Paulo

Santos do Mês - JUNHO

PROGRAMAÇÃO PAROQUIALMissa: Quarta-feira, 15h - (Novena de N. S. Desatadora)

Missa: Domingo, 11h30 - Missa: Sexta-feira, 15hCenáculo: Sexta-feira, 16h

Novena de São Charbel: Domingo, 11h10Rua Francisco Foot, 13 – Gopoúva

Guarulhos – SP - CEP 07051-090 - Tel. 2440-7374(ao lado do Teatro Padre Bento)

www.scharbel.com.br - www.igrejamaronita.org.brwww.facebook.com/paroquiasaocharbelguarulhos

DIZIMISTAS ANIVERSARIANTES03/06 .... MASAKATU IWAOKA07/06 .... PRISCILA ALVES DUARTE09/06 .... LAYDE BARBOSA LAFRATTA11/06 .... DALAL MIKHAEL EL KHOURI13/06 .... MARCIA HELENA MORAES14/06 .... ANGELA MARIA14/06 .... MABEL GOMES DA SILVA15/06 .... MARIA DE LOURDES G. RAMOS17/06 .... REGIANE ANDREIA FERREIRA CANJIRANA18/06 .... OTÍLIA LOPES CRUZ19/06 .... BENEDITA MARIANA BARBOSA20/06 .... PRISCILA BERNARDO DA SILVA20/06 .... ELIZABETH DA SILVA BERNARDO21/06 .... MARIA ALICE C. DE CARVALHO COSTA24/06 .... JOANINHA APARECIDA PERCEBAM28/06 .... MARIA MADALENA NOVAES

Parabéns a todos os dizimistasaniversariantes e que Deus os abençoe

Dízimo - JUNHO

Você que sente o chamado para ser dizimista de nossaparóquia, nos procure e ajude-nos a continuar a levar aPalavra de Deus para aqueles que ainda não conhecem.

Graças a sua ajuda e genero-sidade já alcançamos 28% do valor que precisamos parasanar a nossa despesa . Contamos com a ajuda de todos. Eque Deus abençoe a todos.