Volume 1 Outubro 1999 Número 1 Eu quero ir, mas · que se preparem para a primeira festa mundial...

4
continua na página 2, coluna 1 continua na página 2, coluna 2 Volume 1 Outubro 1999 Número 1 PARA TODOS… ARA TODOS… ARA TODOS… ARA TODOS… ARA TODOS… EM TODOS OS EM TODOS OS EM TODOS OS EM TODOS OS EM TODOS OS LUGARES LUGARES LUGARES LUGARES LUGARES Convite Aberto da Irmandade Convite Aberto da Irmandade Convite Aberto da Irmandade Convite Aberto da Irmandade Convite Aberto da Irmandade Colombiana Colombiana Colombiana Colombiana Colombiana Um dos nossos companheiros deseja partilhar sobre a importância da participação em convenções de NA. Segundo ele, se as reuniões nos ajudam a ficar limpos por vinte e quatro horas, então, a ida às convenções nos fortalece para ficarmos limpos por mais um ano – para podermos ir à próxima! Outros companheiros contam que pedem ao seu Poder Superior que os mantenha vivos e limpos, “só por hoje”, para que possam ir à próxima Convenção Mundial. Para muitos de nós, aqui na América Latina, esta será a única oportunidade de participar de uma Convenção Mundial. Acreditamos que qualquer participante da Convenção Mundial da Colômbia ficará sensibilizado pelo milagre da Eu quero ir Eu quero ir Eu quero ir Eu quero ir Eu quero ir, mas …?? , mas …?? , mas …?? , mas …?? , mas …?? Em 1993, o jovem e entusiasmado delegado da Colômbia chegava à Conferência Mundial de Serviço com um sonho. Nunca antes havia participado de uma convenção mundial, porém, acreditava ser uma experiência tão incrível para sua irmandade, que falava a respeito dela com qualquer um que se dispusesse a ouvir. A maioria ouvia por educação, jamais chegando a levar a idéia a sério. Parecia um tanto impossível. Cinco anos depois, após considerarmos outras localidades na Zona Latino-Americana, o impossível tornou-se realidade – a WCNA-28 seria realizada em Cartagena, Colômbia. A Colômbia possui a segunda maior comunidade de NA da América Latina, realizando reuniões semanais em quatorze cidades. Quando consideramos a Colômbia, conhecíamos desde o início o histórico de trinta anos de agitação civil, em grande parte restrito às áreas rurais do sul do país. Em Cartagena, nunca ocorreu este tipo de atividade; a cidade desfruta de índices bem reduzidos de criminalidade, além de ser conhecida, dentro e fora da Colômbia, como uma cidade segura para se visitar. Fica a cerca de mil milhas das áreas problemáticas, em uma península avançada para o Mar do Caribe, com uma estrada principal a fazer a ligação com o resto do país. Os problemas de Cartagena têm sido, historicamente, de natureza econômica. Uma vez que a cidade representa, primordialmente, um balneário de férias para os colombianos, a sua economia depende muito da prosperidade do país.

Transcript of Volume 1 Outubro 1999 Número 1 Eu quero ir, mas · que se preparem para a primeira festa mundial...

continua na página 2, coluna 1 continua na página 2, coluna 2

Volume 1 Outubro 1999 Número 1

PPPPPARA TODOS…ARA TODOS…ARA TODOS…ARA TODOS…ARA TODOS…EM TODOS OSEM TODOS OSEM TODOS OSEM TODOS OSEM TODOS OSLUGARESLUGARESLUGARESLUGARESLUGARESConvite Aberto da IrmandadeConvite Aberto da IrmandadeConvite Aberto da IrmandadeConvite Aberto da IrmandadeConvite Aberto da IrmandadeColombianaColombianaColombianaColombianaColombiana

Um dos nossos companheirosdeseja partilhar sobre a importânciada participação em convenções deNA. Segundo ele, se as reuniões nosajudam a ficar limpos por vinte equatro horas, então, a ida àsconvenções nos fortalece paraficarmos limpos por mais um ano –para podermos ir à próxima! Outroscompanheiros contam que pedem aoseu Poder Superior que os mantenhavivos e limpos, “só por hoje”, paraque possam ir à próxima ConvençãoMundial. Para muitos de nós, aquina América Latina, esta será a únicaoportunidade de participar de umaConvenção Mundial. Acreditamosque qualquer participante daConvenção Mundial da Colômbiaficará sensibilizado pelo milagre da

Eu quero irEu quero irEu quero irEu quero irEu quero ir, mas …??, mas …??, mas …??, mas …??, mas …??Em 1993, o jovem e entusiasmado delegado da

Colômbia chegava à Conferência Mundial deServiço com um sonho. Nunca antes haviaparticipado de uma convenção mundial, porém,acreditava ser uma experiência tão incrível parasua irmandade, que falava a respeito dela comqualquer um que se dispusesse a ouvir. A maioriaouvia por educação, jamais chegando a levar a idéiaa sério. Parecia um tanto impossível. Cinco anosdepois, após considerarmos outras localidades naZona Latino-Americana, o impossível tornou-serealidade – a WCNA-28 seria realizada emCartagena, Colômbia.

A Colômbia possui a segunda maior comunidade de NA da América Latina,realizando reuniões semanais em quatorze cidades. Quando consideramos aColômbia, conhecíamos desde o início o histórico de trinta anos de agitaçãocivil, em grande parte restrito às áreas rurais do sul do país. Em Cartagena,nunca ocorreu este tipo de atividade; a cidade desfruta de índices bem reduzidosde criminalidade, além de ser conhecida, dentro e fora da Colômbia, comouma cidade segura para se visitar. Fica a cerca de mil milhas das áreasproblemáticas, em uma península avançada para o Mar do Caribe, com umaestrada principal a fazer a ligação com o resto do país. Os problemas deCartagena têm sido, historicamente, de natureza econômica. Uma vez que acidade representa, primordialmente, um balneário de férias para oscolombianos, a sua economia depende muito da prosperidade do país.

continuação da página 1, coluna 2continuação da página 1, coluna 1

recuperação, e perceberá que não estamos sozinhos,que NA funciona, e que “juntos nós podemos”.

Durante muito tempo, alimentamos o sonho de umdia os companheiros do mundo todo virem partilharconosco seu despertar espiritual, sua alegria e seu amor,em todos os idiomas – principalmente o do coração. Échegada a hora! Ansiamos pelo momento em que umenorme círculo de corações, batendo juntos sob ainspiração da mensagem de NA, soe no abandono destaspraias. A recuperação é possível para todos os adictos,em todos os lugares, e a esperança existe, nãoimportando nosso idioma, cor da pele, idade, ou quantodinheiro haja em nossos bolsos.

NA nos ajudou a reconquistar nossas vidas e, mesmofamiliarizados com a mensagem escrita da recuperação,reconhecemos que “o problema com a literatura é alinguagem. Os sentimentos, a intensidade e a força, àsvezes, se perdem.” (Texto Básico, página 73) Por isso,precisamos ouvir suas palavras emocionadas e suapartilha sincera. Por isso, precisamos ver as lágrimasem seus olhos e todos os sorrisos espontâneos.

Queremos dar e receber abraços, passar um tempoagradável juntos, sonhar, rir, chorar e sentir o calor eamor da irmandade a nos agasalhar. Hoje, através datransformação das nossas vidas, sabemos que arecuperação está ao alcance de todos, não importa ondea pessoa viva. Portanto, venha celebrar conosco aqui,no Caribe, a mensagem que enviamos para todo omundo: NA É ESPERANÇA DE VIDA!

Recentemente, quando começou a escalada daagitação civil, acarretando seu noticiamento mais amplonos jornais e programas de TV do mundo todo,aumentaram também as consultas quanto à segurançada viagem para a convenção. Esta maior atenção tambémproduziu rumores na irmandade, nos EUA e na Europa,quanto ao cancelamento da convenção. O QuadroMundial discutiu a situação exaustivamente, durante assuas últimas duas reuniões, acreditando que apreocupação quanto à segurança, manifestada peloscompanheiros, está sendo observada através de umplanejamento cuidadoso e pela reunião de todas asinformações disponíveis.

Foram revistos sistematicamente os comunicados deórgãos consultivos governamentais dos países dos quaisnossos companheiros mais provavelmente viajarão. Oaviso do Departamento de Estado dos Estados Unidosé o mais severo de todos os que nós analisamos. Ogoverno norte-americano desencoraja enfaticamentequalquer viagem à Colômbia. O Ministério do ExteriorCanadense faz alerta semelhante quanto às viagens paraa maior parte do território colombiano, mas exclui,especificamente, Cartagena desse alerta. O governoBritânico avisa aos viajantes e identifica as áreas-problema, aconselhando que os mesmos se limitem apermanecer nas zonas urbanas, não saindo delas.Nenhum país da América Latina emitiu qualquercomunicado de alerta quanto às viagens à Colômbia.

Também consultamos diversas agênciasgovernamentais de Cartagena. Encontramo-nos com oPrefeito de Cartagena, que nos prestou seu apoio,reunindo-se em seguida com representantes da polícia,imigração, alfândega e forças armadas. O Prefeitochegara a viajar a Los Angeles (EUA) em 1997, paradiscutir com a Diretoria da Corporação da ConvençãoMundial a logística para a realização da convenção emCartagena. Temos desfrutado de excelenterelacionamento com o governo da cidade e com o “bu-reau” de convenções, no decorrer do planejamento desteevento. Continuaremos a nos encontrar regularmentecom autoridades e agências governamentais, a cada vezque visitarmos a região.

Monitoramos diariamente a evolução política e asatividades na Colômbia. Nossos companheiros emCartagena também nos mantêm informadosregularmente. Se por um lado a agitação civil e asatividades guerrilheiras têm aumentado, contudo, essasatividades continuam a ocorrer em outros pontos dopaís. Até o momento, nunca houve tais ocorrências emCartagena ou em áreas próximas à cidade.

Nosso planejamento logístico inclui arranjos paralevar o máximo possível de participantes diretamentepara o local da convenção, sem ter de fazer conexão emoutras cidades colombianas. Apesar de haver algumas

continua na página 4, coluna 1

limitações neste plano, mesmo aqueles companheirosque terão de fazer conexões poderão fazê-lo com aasssistência de pessoal de terra especialmentecontratado para este fim. Muito em breve divulgaremosdetalhes a respeito desses arranjos, juntamente com ospanfletos de inscrição para a convenção.

O Quadro Mundial está comprometido com arealização deste evento. Reconhecemos, entretanto, quepoderão surgir circunstâncias que nos obriguem a reveresta decisão. Nesse interim, estimulamos todos oscompanheiros que estejam pensando em participar daconvenção a buscarem informações sobre Cartagena, averificarem junto a seus respectivos órgãosgovernamentais quais são as recomendações de viagem,e então consultarem sua mente e coração, antes detomarem uma decisão final. Só podemos reiterar que oQuadro Mundial não tem qualquer intenção de expornossos companheiros a riscos desnecessários, e quecontinuaremos mantendo a todos informados quantoaos nossos planos.

A irmandade local está excitada com esta convençãoe a realização de seu sonho de participarem de umaconvenção mundial de Narcóticos Anônimos em seupróprio país. As outras comunidades de NA da AméricaLatina partilham do mesmo entusiasmo quanto àlocalização da WCNA-28. A recuperação está bastantevívida por lá, e eles anseiam por partilhá-la com todosvocês de uma maneira muito especial – a maneira latina.

VVVVVamos a Celebra!amos a Celebra!amos a Celebra!amos a Celebra!amos a Celebra!(Vamos Comemorar!)

WCNA-28Sim, é uma comemoração, e que lugar para se

comemorar! Denominada “Jóia do Caribe” pelo “NewYork Times”, a excitante e exótica Cartagena, naColômbia, sediará nossa próxima convenção mundial,de 31 de agosto a 3 de setembro de 2000. Assim,queremos estender a todos um grande “Bienvenido!”,e sugerir que espanem a poeira daquele dicionário deespanhol – ou, em alguns casos, quem o comprem – eque se preparem para a primeira festa mundial do novomilênio.

Reconhecida pelas Nações Unidas como uma cidadede grande relevância cultural, Cartagena tem um charmetodo próprio, tendo se transformado no mais popularbalneário de férias da Colômbia. Com a riqueza da suahistória, suas magníficas praias e majestosa arquitetura,esta “jóia” também desfruta de uma economiarelativamente estável, com seus alegres moradoreslevando vidas “normais” e ordeiras.

Conheça a fascinante história de Cartagena:Conheça a fascinante história de Cartagena:Conheça a fascinante história de Cartagena:Conheça a fascinante história de Cartagena:Conheça a fascinante história de Cartagena:Cartagena, estrategicamente localizada na costa

caribenha do norte da Colômbia, é uma cidade única,repleta de sol e mar, acalantada por séculos de mistérios.Composta por uma série de ilhas ligadas por pontes,Cartagena está dividida, através das muralhas erguidasno século XVII, entre a histórica “cidade velha” (CiudadAntigua) e a cosmopolita “cidade moderna” (CiudadNueva). Fez parte do sistema colonial espanhol e foiutilizada como “depósito central” para a armazenagemde ouro, prata e algumas das mais deslumbrantesesmeraldas do mundo. Para impedir os constantesataques e saques dos piratas franceses e ingleses, aEspanha ergueu a cidade para guardar seus preciosostesouros, com uma rede de sete fortes e muralhas dedefesa – alguns deles com mais de 12 metros de altura.Apesar das incansáveis e repetidas tentativas de conquistarCartagena ao longo dos séculos, ela resistiu e é hojeconhecida como “La Heroica,” ou Cidade Heróica.

Cartagena em romance:Cartagena em romance:Cartagena em romance:Cartagena em romance:Cartagena em romance:Você poderá sentir uma estranha familiaridade ao

caminhar pelo calçamento de pedra das ruas deCartagena. Não se preocupe! Se você assistiu aos filmes“Romancing the Stone”, com Kathleen Turner e MichaelDouglas, ou “Torquemada”, com Marlon Brando, vocêcompreenderá porque várias cenas desses filmes foramfilmadas lá.

Central Hoteleira da WCNA-28

continuação da página 3, coluna 2

Com forte influência da crescente atividade turísticaeuropéia e americana, muitas das antigas ruínas deCartagena foram restauradas. As ruas de pedra sãocurtas, levemente tortuosas e dispostas de tal forma areceber as brisas marinhas. A culinária mais refinadade Cartagena pode ser encontrada na Ciudad Nueva,onde muitas das imponentes mansões espanholas fo-ram transformadas em restaurantes. Os preços oscilamde acordo com a elegância do restaurante. Osvendedores oferecem a possibilidade de seexperimentarem os muitos sucos de frutas nativasfrescas, como manga, papaia, goiaba, nêspera, fruta-de-conde, além de outras menos comuns, como corozoe lulo. Também há uma variedade de cafeterias,aconchegadas sob a sombra das encantadoras arcadas.Outros destaques históricos são o intimidador Palaciode la Inquisición (não é aconselhado para os fracos decoração!); a mansão palaciana Casa del Marqués deValdehoyos; Museu do Ouro (Museo del Oro); e o portode Cartagena na Bahía de las Animas.

Há muitas pechinchas na Ciudad Antigua, desde umagrande variedade de artigos de couro, artefatos antigosde navios naufragados, até as mundialmente famosasesmeraldas colombianas, passando, obviamente, pelocafé. Relaxe e absorva o luminoso sol caribenho nasmacias e brancas areias das esplêndidas praias deCartagena. Há incontáveis atividades à sua escolha: jetski, mergulho, windsurf ou olhar as pessoas. A praia deBocagrande é muito movimentada, ponto de encontrode músicos ambulantes que preenchem a noite com anobre melodia de suas guitarras. Uma experiência maisserena pode-se ter nas praias de Islas del Rosario, umaseqüência de minúsculas ilhas, a uma hora de barco,que serve de retiro privilegiado a muitos colombianosnativos.

Esta Convenção Mundial não nos oferece apenas aoportunidade de partilhar em escala global a felicidadede viver em recuperação, como também de provar umpouco da cultura histórica que ajudou a formar o mundono qual vivemos hoje. Cartagena, Colombia – vamos acelebra!