Vacinas da mãe e do bebê

16

description

Trabalho sobre Vacinas

Transcript of Vacinas da mãe e do bebê

Page 1: Vacinas da mãe e do bebê
Page 2: Vacinas da mãe e do bebê

CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM TURMA 355

SAÚDE COLETIVA

VACINAS DA MÃE NA GESTAÇÃO E DO BEBÊ

Page 3: Vacinas da mãe e do bebê

A HISTÓRIA DA VACINA

Ela ajudou a salvar milhões de vidas. Mesmo assim, houve vários contratempos no caminho: levantes sociais, processos jurídicos e ligas antivacina. E até hoje há quem a rejeite*1853 A vacinação contra o sarampo se torna obrigatória para todos os bebês com até três meses de idade na Inglaterra.*1882 A Liga Antivacinação americana realiza sua primeira reunião, em Nova York.*1902 Após um surto de varíola em Cambridge, Massachusetts, todos os moradores são obrigados a tomar vacina.

Page 4: Vacinas da mãe e do bebê

O QUE É VACINA

Vacina é uma substância produzida com bactérias ou vírus (ou partes deles)

mortos ou enfraquecidos. Ao ser introduzida no corpo do ser humano, a vacina

provoca uma reação (imunização) do sistema imunológico, promovendo a

produção de anticorpos (leucócitos) contra aquela substância. Desta forma, a

vacina prepara o organismo para que, em caso de infecção por aquele agente

patogênico, o sistema de defesa possa agir com força e rapidamente. Assim a

doença não se desenvolve ou, em alguns casos, se desenvolve de forma branda.

Page 5: Vacinas da mãe e do bebê

A IMPORTÂNCIA DA VACINA

A vacinação tem como objetivo estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos para proteger o organismo, em caso de contato com algum agente infeccioso, por meio do próprio agente, ou parte dele, em sua forma inativada ou atenuada. Desta maneira, ela atua para prevenir o surgimento de doenças causadas por vírus e bactérias, sendo geralmente administrada por via injetável.

Embora todas as pessoas precisem ser vacinadas e exista um calendário específico para cada faixa etária, é importante destacar a importância da vacinação na infância, especialmente até os cinco anos de vida.

.

Page 6: Vacinas da mãe e do bebê

A IMPORTÂNCIA DA VACINA.

É importante lembrar que até o primeiro ano de vida, a criança já deverá ter tomado todas as vacinas do esquema básico. Todas essas doses, gotinhas e injeções, geralmente um “pesadelo” às crianças, são de fundamental importância para o seu desenvolvimento. As vacinas podem ser dadas em postos de saúde, cobertas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) - sem custos para os pais, ou então em clínicas privadas.

Page 7: Vacinas da mãe e do bebê

AO NASCER, A CRIANÇA NÃO POSSUI O SISTEMA IMUNOLÓGICO FORMADO, O QUE A COLOCA EM MAIOR RISCO DE CONTRAIR DOENÇAS. POR ISSO, AS PRIMEIRAS VACINAS QUE RECEBE, LOGO QUE CHEGA AO MUNDO, É A BCG, QUE PROTEGE CONTRA AS FORMAS GRAVES DA TUBERCULOSE, E A HEPATITE B - CUJA DOSE DEVE SER REPETIDA NO SEGUNDO MÊS DE VIDA E 180 DIAS APÓS O NASCIMENTO.

- Principais vacinas BCG – ID - Formas graves de tuberculoseHepatite BVacina tetravalente (DTP + Hib) - Difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo bVOP (vacina oral contra pólio)VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano) - Diarreia por rotavírusVacina tetravalente (DTP + Hib)Hepatite A Vacina contra febre amarelaSRC (tríplice viral) - Sarampo, rubéola e caxumba DTP (Tríplice bacteriana) - Difteria, Tétano e Coqueluche.Outras...

QUAIS AS VACINAS PARA CRIANÇAS

Page 8: Vacinas da mãe e do bebê

EFEITOS COLATERAIS CAUSADOS PELA VACINA

Um efeito colateral da vacina pode ser definida como uma “reação adversa” para uma vacina.

A maioria das vacinas tem alguns efeitos colaterais, como:

Locais: Dor, vermelhidão, inchaço ou um pequeno nódulo no local da injeção.

Gerais: Febre, dor de cabeça, dores musculares e dores ou erupção cutânea.

Page 9: Vacinas da mãe e do bebê

O PERIGO DE NÃO VACINAR CRIANÇAS

O perigo dessa prática, além o de expor a própria criança ao risco de contrair doenças potencialmente graves, com o passar do tempo, se mais pessoas optarem por não vacinar seus filhos, doenças como sarampo, coqueluche, caxumba, por exemplo, já sob controle no nosso país, podem tornar-se novamente problema de saúde pública, trazendo malefícios para toda a sociedade.

Page 10: Vacinas da mãe e do bebê

CADERNETA DE VACINAÇÃO

Esta é a Caderneta de Saúde da Criança, um documento importante para acompanhar a saúde, o crescimento e o desenvolvimento. Ela serve como um instrumento para a família e os profissionais de saúde nos cuidados com a criança.

A saúde, o crescimento e o desenvolvimento da criança. As vacinas do Calendário Básico de Vacinação, que protegem as crianças de muitas doenças

Contém informações sobre:

Page 11: Vacinas da mãe e do bebê

Toda mulher grávida deve tomar a dupla tipo adulto (contra tétano e difteria) a partir do segundo trimestre de gestação, cujos anticorpos são passados para a criança, e a da gripe, doença que se torna mais grave nesse período. A vacina contra a gripe é trivalente, ou seja, protege contra três tipos principais: influenza B, influenza A (H3N2) e influenza A (H1N1).

Grávidas devem se vacinar contra tétano, difteria, gripe e hepatite B. Dose contra rubéola, porém, só é indicada antes ou depois da gestação.

VACINAS QUE AS GRÁVIDAS DEVEM TOMAR

Page 12: Vacinas da mãe e do bebê

A VACINAÇÃO É A MANEIRA MAIS EFICAZ DE PREVENIR DOENÇAS. O BRASIL TEM EVOLUÍDO NOS ÚLTIMOS ANOS NESSA ÁREA, ESPECIALMENTE COM A CRIAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇÕES (PNI), EM 1973, QUE FACILITOU O ACESSO DA POPULAÇÃO ÀS VACINAS.

O cidadão tem que estar atento às campanhas e ao calendário de vacinação, que corresponde ao conjunto de vacinas prioritárias para o País. Todas elas são disponibilizadas gratuitamente nos postos da rede pública. São quatro os calendários de vacinação, voltados para públicos específicos:

PROGRAMAS E CAMPANHAS DE VACINAÇÃO

Page 13: Vacinas da mãe e do bebê

VACINAÇÃO

VOCÊ ESTÁ EM DIA COM A SUA ?

Page 14: Vacinas da mãe e do bebê

ALUNASDAIANE ALVIZE DOS PASSOSGISELE DA SILVAPATRICIA GABRIELA DOS SANTOSSANDRA R. FERNANDES DE BORBA

Page 15: Vacinas da mãe e do bebê

PROFESSORA : ELIANE ROSELI HAMMES

Page 16: Vacinas da mãe e do bebê

OBRIGADO

Agradecemos a todos pela presença!