Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de … · 2015-09-03 · Universidade do...

1
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED Departamento de História pac lab Hassis o arquivista: problematizando a preservação de arquivos sonoros. Localizada na cidade de Florianópolis-SC a Fundação Hassis é responsável pelo armazenamento e divulgação de um importante acervo produzido e guardado por Hiedy de Assis Corrêa, o Hassis, arsta plásco de grande relevância dentro do circuito de arte catarinense. Na Fundação que leva o seu nome estão abrigadas obras de arte produzidas pelo arsta, bem como fotografias, slides, livros, recortes de jornal e fitas VHS e K7 relacionados à arte em Santa Catarina, que durante anos foram por ele recolhidas e guardadas. O projeto de pesquisa intulado Um acervo autobiográfico: preservação, patrimonialização e memória na Fundação Hassisnha como principal objevo trabalhar com a preservação de parte deste acervo. Durante a duração do projeto foram então higienizados e digitalizados cerca de 950 slides. Foram também digitalizadas 16 fitas K7 que contém entrevistas cedidas por Hassis a jornalistas catarinenses, e gravações produzidas por ele nas quais encontramos depoimentos seus, e relatos de parentes próximos, como sua mãe Laura Corrêa e sua a, apelidada “Tia Bola”. Somente foram transcritas as fitas onde aparecem os depoimentos do arsta, pois além de atentar para a preservação do acervo o projeto visava incenvar a ulização destes suportes sonoros como “fontes orais”. Karla Simone Willemann Schütz Acadêmica do curso de Historia da UDESC, bolsista do Projeto “Um acervo autobiográfico: preservação, patrimonialização e memória na Fundação Hassis”. Viviane Trindade Borges Professora do Departamento de História da UDESC. Coordenadora do Projeto “Um acervo autobiográfico: preservação, patrimonialização e memória na Fundação Hassis”. Referências: BORGES, Viviane Trindade. As falas gravadas pelos outros: fontes orais, arquivos orais e arquivos sonoros, inquietações da história do tempo presente. Argo aceito para publicação pela Revista Diálogos, 2012. FRANK, Robert. Questões para as fontes do presente. In: CHAUVEAU, Agnès; TÉTARD, Philippe. Questões para a história do presente. Bauru, SP: EDUSC, 1999. VOLDMAN, Danièle. A invenção do depoimento oral. In: Usos & abusos da historia oral. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2006. FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína. (orgs)

Transcript of Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de … · 2015-09-03 · Universidade do...

Page 1: Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de … · 2015-09-03 · Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED

Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESCCentro de Ciências Humanas e da Educação - FAED

Departamento de Históriapaclab

Hassis o arquivista:problematizando a preservação de arquivos sonoros.

Localizada na cidade de Florianópolis-SC a Fundação Hassis é responsável pelo armazenamento e divulgação de um importante acervo produzido e guardado por Hiedy de Assis Corrêa, o Hassis, artista plástico de grande relevância dentro do circuito de arte catarinense. Na Fundação que leva o seu nome estão abrigadas obras de arte produzidas pelo artista, bem como fotografias, slides, livros, recortes de jornal e fitas VHS e K7 relacionados à arte em Santa Catarina, que durante anos foram por ele recolhidas e guardadas.

O projeto de pesquisa intitulado “Um acervo autobiográfico: preservação, patrimonialização e memória na Fundação Hassis” tinha como principal objetivo trabalhar com a preservação de parte deste acervo. Durante a duração do projeto foram então higienizados e digitalizados cerca de 950 slides. Foram também digitalizadas 16 fitas K7 que contém entrevistas cedidas por Hassis a jornalistas catarinenses, e gravações produzidas por ele nas quais encontramos depoimentos seus, e relatos de parentes próximos, como sua mãe Laura Corrêa e sua tia, apelidada “Tia Bola”. Somente foram transcritas as fitas onde aparecem os depoimentos do artista, pois além de atentar para a preservação do acervo o projeto visava incentivar a utilização destes suportes sonoros como “fontes orais”.

Karla Simone Willemann Schütz Acadêmica do curso de Historia da UDESC, bolsista do Projeto

“Um acervo autobiográfico: preservação, patrimonialização e memória na Fundação Hassis”.

Viviane Trindade Borges Professora do Departamento de História da UDESC. Coordenadora

do Projeto “Um acervo autobiográfico: preservação, patrimonialização e memória na Fundação Hassis”.

Referências:BORGES, Viviane Trindade. As falas gravadas pelos outros: fontes orais, arquivos orais e arquivos sonoros, inquietações da história do tempo presente. Artigo aceito para publicação pela Revista Diálogos, 2012.FRANK, Robert. Questões para as fontes do presente. In: CHAUVEAU, Agnès; TÉTARD, Philippe. Questões para a história do presente. Bauru, SP: EDUSC, 1999.VOLDMAN, Danièle. A invenção do depoimento oral. In: Usos & abusos da historia oral. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2006. FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína. (orgs)